Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os Azuis do Restelo - Os Belenenses


Fujarra

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Campanha irretocável. Agora, mais do que a campanha essa fornada de bons jogadores é bastante animadora, quero ver alguns deles já figurando entre o plantel principal na próxima temporada hein? Hahahaha. Brincadeiras à parte, o trabalho foi MUITO bem feito, tá de parabéns.

Agora é pensar na reestruturação do elenco já mirando um sarrafo mais alto da divisão de cima. Estou curioso por isso!

 

Avante, Belenenses!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/11/2021 em 12:04, Peepe disse:

É até difícil dizer isso mas depois da janela e dos reforços pontuais, o time cresceu e até em números parece ter melhorado. Depois de sobrar de tal maneira, a expectativa é de brigar forte na divisão de cima, tem que aproveitar o embalo para tal.

Por fim, contratar Boquita de forma tão aleatória me lembrou o @Nei ofna janela de transferências. Bom que a tua aposta deu certo, ele termina com algum destaque nos passes mesmo dentro do próprio time. 

Parabéns pela conquista!

Eu fiz contratações pontuais pra dar uma reforçada na equipe, me valendo da regra que... não tem regra de inscritos hahahaha mas isso vai "dificultar" um pouco pra próxima temporada, ainda mais que eu já havia assinado com alguns atletas a custo zero pra próxima temporada (me valendo claro da parte em que estava assinando contrato amador antes do clube se tornar profissional), o que acabou inflando o elenco. Mas isso fica pra próxima att.

Pior que nem contratei ele de forma aleatória, ele apareceu nos relatórios e eu pensei: Pq não? Eu precisava mesmo de um meia construtor e ele no fim até que ajudou, conforme o possível.

Valeu Peepe!

 

Em 01/11/2021 em 18:01, Guilhererme disse:

Não é que a pontuação centenária veio mesmo cara, Belenenses realmente estava em outra prateleira agora vamos ver aí se como vai ser o próximo passo 

O problema da carreira do Boquita foi realmente ter sido uma promessa do Corinthians se ele surgisse nas divisões inferiores de Portugal com certeza não teria flopado kkk

Toda vez que vejo uma fornada da base espetacular me da raiva que nesse FM em questão ainda não acertei nenhuma boa cara, pelo menos para as proximas divisões o time vai estar bem servido de jogadores jovens que vão agregar muito no elenco 

 

Boa Sorte na próxima temporada Marcin

Perder só 7 pontos no campeonato foi algo surreal, o nível do Belenenses é muito acima da divisão mesmo.

hahahahah não sei não, viu? Ele fez uma carreira longa na Portuguesa, não sei se foi próspera, mas com certeza longa kkkk

Assim, claro que a análise da fornada foi influenciada pela divisão que estamos, mas spoiler: a próxima o diretor já disse que é de nível igual. Aparentemente o Belenenses vai ter um baita elenco de pratas da casa, se tudo der certo.

Valeu Guilherme!

 

Em 01/11/2021 em 18:11, div disse:

Fim de temporada como se esperava, campeão com muita antecedência e com muita distância para o 2º colocado.

MDS essa fornada... Uns com tanto, outros com tão pouco haha

Sobramos de forma até ridícula, era "oto patamá" mesmo kkkkkkkk

Cara, como falei aqui em cima, acredito que a análise seja influenciada pela divisão em que estávamos, mas ainda assim foi bem legal, tem uns bons jogadores ali com potencial até pra primeirona a longo prazo. E a próxima tbm promete hahahah

Valeu Div!

 

Em 01/11/2021 em 19:53, Danut disse:

Bom, tem nem muito o que falar dessa temporada né? Passeou pela divisão. Só o nível da fornada mostra como o time tá fora do lugar que lhe pertence.

Agora vamos ver como se sai com status profissional e obrigação de pegar o elevador. Acho que ainda vai chegar lá sem grandes dificuldades, mas espero que seja um pouquinho mais emocionante que esse último ano.

Exatamente, o nível da fornada já mostra que a gente tá muito além dessa divisão. O lateral de 15 anos que eu promovi pra primeira equipe na atual temporada já é considerado o melhor lateral da equipe, nível bem alto. Agora, o problema nem é a profissionalização (apesar de que ela vai criar um rombo nas finanças), mas sim as regras de divisão. No quarto e terceiro nível são só 5 não formados em Portugal por partida. A partir do segundo nível, apenas 3 formados em Portugal devem estar na súmula, porém até chegar lá serão pelo menos (sendo otimista num elevador, claro) 2 anos. A montagem do elenco foi quase do zero, deu muita dor de cabeça, mas foi tbm bem divertida.

Mas sobre essa falta de dificuldade... não sei tão bem assim não. hahahah

Valeu!

 

23 horas atrás, Rubismo Barrichello disse:

Difícil pontuar algum comentário, haha.

Foi um rolo compressor na divisão, mostrando que este não é o lugar do Os Belenenses original. Frias foi um monstrinho.

Agora é ver o que a divisão superior reserva. Boa sorte!

Frias foi um monstro realmente. Foi o primeiro que procurei pra assinar contrato profissional na primeira oportunidade que tive hahahaha

Acho que a próxima divisão deve ser mais difícil, naturalmente. Se mais difícil a ponto de não subir, não sei, mas difícil com ctz vai ser.

Valeu Nismo!

 

14 horas atrás, Leho. disse:

Campanha irretocável. Agora, mais do que a campanha essa fornada de bons jogadores é bastante animadora, quero ver alguns deles já figurando entre o plantel principal na próxima temporada hein? Hahahaha. Brincadeiras à parte, o trabalho foi MUITO bem feito, tá de parabéns.

Agora é pensar na reestruturação do elenco já mirando um sarrafo mais alto da divisão de cima. Estou curioso por isso!

Avante, Belenenses!

Rapaz, foi uma ótima fornada mesmo, mas temos 2 problemas (um deles me fez até ficar "feliz" por não ter optado em um save de base). Primeiro problema: falei ali em cima, mas acho que o nível da fornada se baseia na divisão em que estamos, e aí, acaba não sendo muito animadora né? Porém claro que jogadores com nível pra divisão em que estamos é sempre um ótimo norte a se ter! Segundo problema: Jogadores da base não vem com status de "formado na divisão/pais/clube" assim que chegam ao clube, achei que sim, mas não é o caso. Isso tá dificultado bastante escalar o jovem lateral na quarta divisão atualmente, fora alguns outros da base que gostaria de dar uma chance ou outra. Isso acabou me obrigando a contratar quase um time inteiro novamente pro Belenenses. Mas queria muito, dava pra aproveitar alguns jovens desde já!

Mas as contratações foram legais (a parte mais divertida do save até agora, e uma das que mais gosto no FM hahaha), vou dedicar uma parte da próxima atualização pra destrinchar bem isso.

Valeu Leho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 2.1 - Renovação.

Na última atualização, vimos que a Belenenses sobrou no Campeonato distrital de Portugal. Com as finanças em dia e otimismo para o futuro, como seria a segunda temporada do técnico a frente do clube?

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Com a subida para o Campeonato de Portugal (4º nível), tivemos que nos adaptar a algumas regras da liga. A mais incômoda é que precisamos ter inscritos para cada partida 13 jogadores formados em Portugal. Ou seja, de 18 jogadores, só 5 podem fugir da regra. Lembrando que são jogadores FORMADOS em Portugal e não necessariamente portugueses.

Pra que vocês tenham uma ideia, do elenco campeão da temporada passada, apenas 3 cumpriam esse requisito. Foi uma enorme dor de cabeça, que me obrigou basicamente a montar o time quase que totalmente do zero. A parte boa é que, agora com o time sendo profissional, poderíamos firmar contratos profissionais, pagando salário e etc, mas a parte ruim é que muitos bons jogadores que tentamos contratar, acabaram aceitando propostas de outras equipes. Com o elenco sendo remontado, alguns equívocos acabaram acontecendo, de tal forma que alguns jogadores reservas tem salários maiores do que titulares (até por falta de base minha pra saber quanto os jogadores mereciam receber).

Sendo assim, trarei aqui o panorama de todos os jogadores do elenco. Mas para que tenham noção do nível do Belenenses para a liga, atentem-se ao nível de estrelas do jogador:

4+ Estrelas: Nível pra Segunda Liga;
3,5 estrelas: Nível pra Terceira Liga;
2 a 3 estrelas: Nível pro Campeonato de Portugal.

GOLEIRO:

O gol era, para mim, obrigatório conseguirmos algum jogador formado em Portugal, já que eu precisava me concentrar em renovar com os destaques da temporada passada. Emanuel Novo foi então o escolhido para essa vaga, após intensa busca por alguém que se encaixasse nesse perfil. Formado na base do Rio Ave, tem passagens também por Famalicão, Chaves e estava na última temporada no Penafiel, onde era goleiro reserva. Fabrício havia sido contratado ainda na temporada passada, tendo ainda contrato amador com o clube, e chegou do Bahia para ser o reserva imediato na posição, podendo evoluir e ser útil no futuro do Belenenses. Zeus de la Paz segue no clube por consideração, mas se receber uma proposta para atuar em outro lugar, eu não prenderei o arqueiro.

LATERAL ESQUERDO:

Para a lateral esquerda, era simplesmente PRIMORDIAL renovar com André Frias, craque da equipe, algo que consegui sem grandes dificuldades, oferecendo um salário aceitável e 3 anos de contrato profissional, que foram suficientes para manter a cria do Belenenses conosco. O reserva, tecnicamente, é Álvaro Milhazes, que também pode atuar como volante. Tem passagens por Varzim, Leixões e Paços de Ferreira, até começar a peregrinar por pequenos clubes portugueses.

LATERAL DIREITO:

Assim como do lado esquerdo, renovar era questão de obrigação com João Oliveira. Recebendo um pouco menos que André, mas com o mesmo tempo de contrato, a ideia aqui é tê-lo como titular nesta temporada, preparando o terreno para Daniel Félix, cria da base que sinceramente, já tem nível para ser titular. O problema é que ele ainda não é considerado formado no país. A data prevista é para o fim da temporada, então por enquanto ele fica conosco no elenco principal, treinando e sendo tutorado pelos mais velhos. O reserva real então acaba sendo Zé Diogo, que também é reserva imediato da lateral esquerda. Por quê? Por que ele joga bem nas 2 faixas do campo e é bem melhor que Milhazes. Tem passagens por Rio Ave, Varzim, e sua última temporada foi como titular pelo Merelinense.

ZAGUEIRO:

Outro da série "obrigação de renovar", Suently Alberto é craque e, mesmo que cismem em chamá-lo de lateral esquerdo, eu só vejo um zagueiro nele. Contrato de 4 anos para o curaçauense e não se fala mais nisso. Com Miltão também sendo um jogador fora da regra da liga, busquei um novo zagueiro pra ser parceiro de Alberto, e Nuca foi escolhido após várias decepções tentando contratar outros zagueiros, que acabavam assinando com clubes da Terceira Liga. Ao menos o currículum do rapaz é bom: Formado na base do Vitória de Guimarães e com passagem pelo Benfica. O reserva titular é Diogo Nunes, formado no Leixões e com passagem por Sporting e Arouca, com Pedro Marques, cria do Porto, encorpando o setor em caso de extrema necessidade.

VOLANTE:

Kiko Rodrigues foi contratado para substituir Francesco (ainda no clube), recebendo o segundo maior salário da equipe. O problema é que, apesar de entregar alguns bons números, estes eram insuficientes (a meu ver) para o nível que eu esperava pra uma contratação de peso, formado na base do Benfica e com longa passagem (com direito a alguns jogos) pelo Vitória de Guimarães, e com um certo ganês que já estava no clube se destacando mais no setor, ele acabou virando reserva. O reserva de emergência (como o próprio tempo de jogo dele diz) é Miguel Vinagre, que muito provavelmente fará bem poucos jogos pelo clube. Com passagens por pequenos clubes de Portugal, a Belenenses acaba sendo o primeiro grande clube do rapaz.

MEIO-CAMPO:

De longe o setor mais inchado do clube. Salis Abdul Samed foi um dos primeiros jogadores procurados para renovar contrato, tendo sido um dos destaques do clube na temporada passada. Mas como falei logo acima, as inconstâncias de Kiko me fizeram testá-lo por ali, e o ganês se saiu bem. O titular ao seu lado era Braga, veteraníssimo de 38 anos que assinou recebendo salário quase simbólico. Tem atributos técnicos e mentais excepcionais para a liga, pecando apenas, obviamente, nos físicos. Mas como atua numa faixa do campo que pouco se exige nesse aspecto, acabei nem pensando 2 vezes para contratá-lo. Com Samed sendo deslocado para a volância, precisei contratar outro jogador com status de titular, e foi assim que chegamos a última contratação do Belenenses na janela. Pepo sai caro aos cofres do clube (28m p/m é o salário mais alto do elenco disparado), mas acredito que agrega muito ao lado de Braga, com ambos se complementando. Curiosamente, tem passagens apenas por clubes médios e pequenos de Portugal, como Cova da Piedade, Leixões e União de Leiria.  O reserva imediato é Pedro Aparício, jogador que fez carreira quase inteira no Beira-Mar. Poderia até não ter trazido Pepo e promovido a entrada dele no time titular, mas Pepo é BEM melhor. Daí temos Vítor Pisco, contratado para dar suporte no setor, e 2 jogadores com contrato amador. O primeiro é Boquita, que... sinceramente só permaneceu no clube por que gosto da folcloridade dele. O outro é Jad Mouaddib. Quem? Poisé, mesmo caso do goleiro brasileiro, assinamos ainda na temporada passada com a intenção de chegar ainda em 2020, mas ele só podia entrar no clube nessa temporada. Chegou e se lascou, pois quase não vai ter oportunidades, já que não cumpre as regras da liga (e só não dispensei pois ele até que tem alguma qualidade).

PONTA-ESQUERDA:

A ponta-esquerda era um setor em aberto até mesmo na temporada passada, onde não havia encontrado nenhum jogador decente para a posição. A ideia era não buscar jogadores fora da regra, mas Marcelinho é ridículo: 18 anos, ótimos atributos físicos e bom potencial para evolução. É jogador pra que, caso tudo dê certo, chegue com a gente na Liga NOS. Estava na base do Palmeiras. O reserva dele é Bacar Baldé, jogador de Guiné-Bissau que, curiosamente mesmo não sendo nada demais, fez os adeptos ovacionarem em sua estreia, talvez por ser jogador da seleção.

PONTA-DIREITA:

Um dos poucos da temporada passada que cumprem as regras, Mauro Antunes teve seu contrato renovado. A ideia era tê-lo como titular, mas o moçambicano Pablo vem jogando muita bola. Formado em Moçambique e com passagem pelo Nacional de Madeira, teve sua primeira convocação para a seleção à serviço do Belenenses. É outro que acredito ter capacidade pra trilhar futuro conosco por alguns anos, sobretudo por ser jovem que nem Marcelinho. Tavinho foi contratado apenas para ser reserva de emergência e acredito até que tenha sido uma contratação errada da minha parte.

CENTROAVANTE:

Primeiramente, estava difícil renovar com Renan, e com ele sendo bastante sondado por outros clubes, apostei minhas fichas na contratação do também brasileiro Paollo Madeira. Com carreira inteiramente feita em Portugal e passagens por Estrela da Amadora e Farense, a intenção é que fosse naturalmente o titular do time, com António Xavier contratado pra ser o reserva. Mas eis que Renan foi tocado por algum anjo e aceitou reduzir a pedida salarial dele pela metade (o garoto queria quase 40 mil por mês), assinando então por 3 temporadas a um salário mais interessante ao clube.

 

a2fb2e03c13ba8a15c.png

Bom, para essa temporada teremos além do Campeonato de Portugal, a volta da Belenenses à Taça de Portugal (que engloba times de diversas divisões do país) e a disputa da Supertaça de Lisboa, já que vencemos copa e liga de Lisboa na temporada passada, sendo jogo único contra o nosso vice em ambos os torneios, o Malveiras.

 

No Campeonato de Portugal, caímos no grupo D ao lado de alguns clubes interessantes, com grande destaque para o clube B da Belenenses SAD, além do Real do @thyagocda e do curioso Oriental Dragon, que fomenta o desenvolvimento de jogadores chineses em Portugal.

Grupoc2f968ebe48434b4.png 

 

Mesmo recém-promovida, a Belenenses está cotada em 4º lugar (numa divisão de 64 clubes) para subir. O problema é que o Real está em 3º e também faz parte do nosso grupo, além de B-SAD B e Oriental Dragon que estão também ali no bolo. O sistema de promoção é simples: São 5 grupos na divisão, o primeiro de cada grupo e os 3 melhores segundos colocados jogam quartas, semi e finais, com os finalistas sendo promovidos. Como dá para perceber, a divisão tem vários clubes tradicionais, como o Vitória de Guimarães (elenco fortíssimo), Estrela da Amadora, Beira-Mar, o próprio Real e claro, a Belenenses. 

Previsao19304e66a52076bc.png

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

Primeiramente fizemos 4 amistosos para dar um pouco de entrosamento à equipe, e acho que foram jogos satisfatórios. Mesmo contra o time B do Benfica (sempre muito forte), jogamos bem e eles venceram na sorte.

Captura-de-tela-2021-11-03-1538117f4d54e

 

AGOSTO:

F - Belenenses SAD B - Campeonato de Portugal: 1x2

Quis o destino que nossa estreia na divisão fosse contra o time B do Belenenses SAD, e o primeiro tempo já mostrou que nossa vida talvez não fosseas mil maravilhas que foi a temporada passada. Após falta desnecessária do estreante Kiko, os donos da casa abriram o placar de pênalti. Já pertinho do fim do jogo, Pablo empatou o jogo. Com a gente dominando as estatísticas, achei que o empate seria injusto, mas aceitável. Até que eles marcaram nos acréscimos, alimentando mais ainda a rivalidade que eu já tenho pelos SAD.

C - Coruchense - Campeonato de Portugal: 4x0

Um jogo teoricamente mais tranquilo segundo a mídia, apesar de um primeiro tempo sem nenhuma sorte. Digo isso pois acertamos 2 vezes a trave, a bola tava sendo maltratada pelos nossos jogadores. Porém, após o resultado final, fiquei perplexo com nossa superioridade em um jogo no escalão maior. Será que vai ser assim sempre e o jogo contra a SAD foi apenas um tropeço de novo?

N - Malveira - Supertaça da AF Lisboa: 2x0

Poisé, tem uma supertaça na cidade de Lisboa! Como vencemos tanto taça quanto o campeonato na temporada passada, fomos designados a enfrentar o Malveira, que foi vice em ambos os torneios. Sendo um jogo sem restrição de jogadores escalados, pude lançar alguns jogadores aleatórios para a partida, incluindo alguns jogadores que fizeram a história acontecer na temporada passada, como Francesco, de la Paz e Boquita. Em campo, vencemos por 2x0 em um bom jogo até que equilibrado contra a boa equipe do Malveira.

F - Real - Campeonato de Portugal: 4x1

Contra o maior e único Real possível, vencemos por 4x1 um jogo que até parece que foi fácil, mas que teve seus contornos de dificuldade. Abrimos 2x0 no primeiro tempo, mas no segundo eles cresceram e marcaram com Tshabalala (head cha la). Quase empataram nos acréscimos, mas nas 2 oportunidades a gente marcou no contra-ataque e no fim, ficou esse placar elástico.

 

SETEMBRO:

C - Elvas - Campeonato de Portugal: 4x0

Outra vitória fácil. Talvez realmente o nível do Belenenses esteja bem desequilibrado mesmo para algumas equipes.

C - Juventude de Évora - Campeonato de Portugal: 1x1

Ou é o que eu pensava. Apesar de termos finalizado mais, foi um jogo, a meu ver, bem equilibrado, e o empate não sai de todo injusto. Produzimos mais? Sim, mas o adversário soube se defender e buscar contra-ataques. 2 pontos importantes perdidos em casa.

C - Penafiel - Taça de Portugal: 3x0

Pegamos logo de cara um clube do segundo escalão que está na parte de cima da tabela, baita azar. Ainda assim, Renan e Mauro Antunes (constamente menosprezado pelo meu treinador adjunto, que o manda tirar todo jogo) selaram a vitória maiúscula por 3x0, num jogo bem equilibrado, com direito a Emanuel Novo, goleiro dispensado pelo Penafiel, saindo como um dos melhores do jogo.

 

OUTUBRO:

C - Leça - Taça de Portugal: 2x2

Pela terceira fase da copa, recebemos o Leça, time atualmente no terceiro escalão português e também na parte de cima da tabela. Mas é aquilo, quem venceu time da segunda divisão, vence o da terceira, né? Não senhor. Começamos o jogo bem, impondo o ritmo e abrindo o placar, mas Marcos Júnior marcou duas vezes de fora da área, as duas vezes do mesmo lugar e dois golaços com diferença de 6 minutos para cada um. Depois disso, nossa vida virou um eterno jogo de corre-atrás do prejuízo, sempre martelando mas pouco conseguindo, até que Zé Diogo conseguiu o empate, deixando novamente o jogo aberto pra qualquer uma das equipes. E empate na Taça de Portugal significa prorrogação, e lá ninguém marcou novamente. Daí não teve jeito né, pênaltis. E bom... não deu. Kiko e Abdul Samed erraram suas cobranças, enquanto o Leça acertou todas as 4 que cobrou. Fim da linha de uma copa que tínhamos tudo pra chegar um pouco mais longe.

F - Pinhalnovense - Campeonato de Portugal: 3x1

Enfrentando o penúltimo lugar do nosso grupo, começamos tomando gol logo aos 3'. Sorte minha que Renan segue inspirado nessa temporada também, marcando 2 dos 3 gols da nossa vitória.

C - União de Almeirim - Campeonato de Portugal: 1x0

Com a contratação de Pepo, alguém perderia vaga no meio-campo. Optei por tirar Abdul Samed por conta da qualidade de Braga (que apesar do gabarito, ainda não havia feito um jogo bom pelo Belenenses). Com o veterano fazendo péssimo jogo, decidi substituí-lo no segundo tempo pelo ganês e adivinhem só? Marcou assim que pisou em campo. Entendi o que você quis dizer, Samed!

 

NOVEMBRO:

F - Oriental Dragon - Campeonato de Portugal: 2x0

Fora de casa, não tivemos muitas dificuldades para enfrentar o clube português que contrata chineses para a equipe sênior. Renan ainda marcou um gol que foi estranhamente anulado.

C - Cova da Piedade B - Campeonato de Portugal: 5x0

No jogo contra o lanterna do grupo, Renan tratou de marcar 3 dos 5 gols da nossa goleada. Passeamos em campo.

 

DEZEMBRO:

F - Lusitano de Évora - Campeonato de Portugal: 0x0

Jogo xoxo, bem sem graça como qualquer 0x0 geralmente é. Nada a se destacar.

C - Oriental de Lisboa - Campeonato de Portugal: 1x0

Fizemos um jogo bem difícil e pegado contra o vice-líder do nosso grupo, onde vencer era muito importante para nos distanciarmos na classificação. Eles estavam mais cirúrgicos, mas nós saímos com os 3 pontos após bonito gol de Marcelinho em chute cruzado.

 

Tirando o resultado negativo no início da temporada, até que a campanha é sólida. Não tão fácil quanto na temporada passada, mas com algumas goleadas distribuídas aqui. Nossa defesa segue a tendência da temporada passada, sofrendo poucos gols. O destaque negativo fica mesmo por conta da Taça de Portugal, pois acredito que dava pra gente ter passado do Leça. Passando, tínhamos totais condições de chegar até as oitavas, pois eles depois enfrentaram o Amora (clube da nossa divisão), até cair nas oitavas para o Portimonense. Outra curiosidade da taça é que o Benfica pegou o Sporting ainda na quarta eliminatória, eliminando os leões cedo demais.

Captura-de-tela-2021-11-03-16044182b2f57

 

Os-Azuis-do-Restelobd061a722b689d25.png

Estamos em primeiro lugar, mas não tão confortáveis quanto na campanha passada. Real está bem na nossa cola, esperando apenas um tropeço, com B-SAD B e Oriental de Lisboa correndo por fora. Claro que os 3 melhores segundo colocados também se classificam mas, não vamos querer correr esse risco desnecessário, né?

 

Captura-de-tela-2021-11-03-161137a9aebb3

 

Diferente do que alguns possam pensar, não somos o clube que mais fez gols na divisão, ficando esta posição para o surpreendente Condeixa (que é só terceiro colocado de seu grupo). Porém no quesito torcedores, a Belenenses segue dando banho, tendo quase o dobro de média de torcedores a mais que o também tradicional Vitória de Setúbal. 

Captura-de-tela-2021-11-03-161427b8c8d9f

 

Renan não é o artilheiro, mas é o vice, com 11 gols até aqui. Outra coisa curiosa é que o angolano Tshabalala (ali junto a Renan e outros 2 como melhor em campo) quase foi contratado por nós, mas após salários e tudo mais já acertados, descobri que ele não era formado em Portugal, me fazendo desistir da contratação do jovem. Melhor para o Real.

Captura-de-tela-2021-11-03-161427e2045b1

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

Basicamente todos os jogadores remanescentes da temporada passada que assinaram contrato profissional seguem se destacando, com destaque para o trio Renan/Frias/Alberto. O zagueiro de Curaçao volta e meia é sondado por clubes da segunda divisão, mas por enquanto estamos conseguindo mantê-lo no elenco. Entre os contratados nesta temporada, tenho gostado muito de Marcelinho. Pepo ainda fez poucos jogos, mas acredito que possa se tornar jogador chave nessa Belenenses. Ainda assim, o elenco está bem inchado, o que me faz pensar se já não vale a pena dispensar mais alguns desses jogadores sem contrato.

 

Os-Azuis-do-Restelo125e88c6b3d75ed1.png

 

Os-Azuis-do-Restelo82a48d4126e2b3f3.png

Em time que está ganhando a gente não mexe, correto? Quase.

Como a gente jogou a temporada passada inteira muito bem, decidi não mexer na mentalidade, tampouco no estilo tático. Não faz sentido. Outra coisa que não faz sentido é "ter diferentes táticas" pois, sinceramente, a gente vai ser favorito quase sempre e, quando não for, provavelmente vai ter nível parelho. Então, é questão de apenas insistir na tática e os outros que lutem. Porém fiz algumas pequenas mudanças sutis.

 

Captura-de-tela-2021-11-03-17135893c7b2b

 

Primeiro, sai o volante MRB e entra o Trinco. Aqui, acho que a mudança é até óbvia, já que o Trinco cobre melhor os zagueiros, sobretudo num esquema tão ofensivo. Outra mudança fica por conta do setor de construção: sai o MC Ap e o CJA At  e entram o MC At e o CJ De. É basicamente a mesma coisa que antes, com a diferença que acho o Médio Centro mais dinâmico para construir jogadas e atacar, enquanto que o Construtor de Jogo defensivo ajuda bastante o volante enquanto pouco se movimenta, posição mais que perfeita para um veterano de 38 anos. Por fim, saem os extremos e entram os famosos Avançados Interiores. A ideia é tentar afunilar o jogo mais para o meio, tirando a responsabilidade apenas de Renan em marcar gols e deixando os alas livres para irem e virem conforme a necessidade. 

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

O que estava bom, foi pras cucuias.

Aquele time que estava com gordura no caixa... onde foi parar essa grana?

Captura-de-tela-2021-11-03-1626418467b3c

Aí você me fala "ah, mas são os salários de jogadores". Sim, eles são uma despesa importante, mesmo comigo tendo optado em gastar menos da metade do que a diretoria me disponibilizou. Só que a gente arrecada quase isso em dias de jogos com bilheteria e merchandising, então era pro clube estar se pagando, certo?

Não.

O custo com camadas jovens, juros e manutenção de campo são bastante onerosos para um clube da nossa divisão, algo que está pesando bastante no orçamento. Eu não tinha opção, precisava contratar jogadores e, apesar de uma ou outra contratação equivocada, o rombo não condiz com a folha. No fim da temporada, trarei um panorama mais detalhado, mostrando os valores totais.

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

A moral com a diretoria está "normal". Eles não parecem felizes com o clube numa divisão tão inferior e simplesmente não estão muito afim de ficar batendo palmas pra boa campanha. 

 

Captura-de-tela-2021-11-03-170029ae99eae

 

Com mais detalhes, podemos perceber que a diretoria está satisfeita com nossa base e por estarmos conseguindo jogar um futebol que defende bem e que consegue contra-ataques. Mas eu não vou jogar futebol direto nem ferrando, simplesmente pela Belenenses ter muito futebol pra ter que depender de chuveirinho e lançamentos longos à toa. Dá pra gente trabalhar a bola no pé sem sufoco e eu espero que a diretoria perceba isso. E quanto a contratar jogadores jovens, bom, a gente precisava montar uma equipe quase do zero, então...

Captura-de-tela-2021-11-03-170533d45eabc

Outra coisa curiosa é que mesmo com a gente liderando nosso grupo, eles estão incomodados com a campanha. Segundo eles, "deveríamos estar lutando pela promoção". Mas... a gente não está?

Bom, pelo menos eles decidiram bancar o meu curso de treinador. E enquanto isso, o famoso "Dia do Adepto" segue sendo um grande sucesso para nós.

Agora, foco na informação mais importante da atualização:

Risos958a082f4eccc74e.png

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C2.1) - Renovação. [Att: 3/11]

Boquita basicamente não tem vaga num time de 4º divisão de Portugal esse era o volante moderno que surgiu em 2008

Mas o salto de qualidade do elenco foi muito bom de um ano para o outro, eu realmente achava que quando o Renan fosse renovar ia ser a mais difícil já que o maluco fede a gol, ainda bem que tu tem o contato direto dos anjos pra te ajudar aí kkkk

Belenenses é basicamente um foguete não quer ficar muito tempo lá em baixo não viu, vitória essencial e Maiúscula sobre o Real que é um grande de um desafio no grupo, a baixa fica de perder pro time B do SAD kkk, tem que mostrar que o original ta voltando pô kkk

diretoria completamente Celso Roth das ideia viu kkk, ta chateada com você por ficar com essa tal de posse de bola

Fica tranquilo Marcin eu compraria o bilhete de temporada pra ver o Beleneses jogar kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais 5 bilhetes vendidos, enfim. Campeonato de Portugal tem essas regras e acho excelentes para potenciar os jogadores portugueses. Liga 3 também as tem e salvo erro só a partir da 2a Liga já reduz o numero de jogadores formados em Portugal. Até dói ver o Vitória de Setúbal (não o de Guimarães), Beira-Mar e o Estrela Amadora nesse campeonato, estes históricos do futebol português. As finanças do clube não são as melhores de momento mas dentro das 4 linhas a equipa está a responder muito bem, agora se for para perder não podia ser com a Belenenses Sad B...mas estás acima deles e é o mais importante. Na Taça, lotaria dos penalties é mesmo lixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Belenenses tem cinco torcedores muito fiéis pelo visto haha

Remontar uma equipe do zero já é uma tarefa penosa, com essa restrição de formação em Portugal deve ser mais ainda. Felizmente André Frias permaneceu no time e não conta para os "estrangeiros".

Fico imaginando uma reunião de equipe com a diretoria puta porque o time não tá brigando pela promoção, o treinador apontando pra tabela num telão e a diretoria sem ouvir, só reclamando haha

Apesar do que a diretoria enxerga, a liderança é sólida e ainda tem um confronto direto com o Real em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha bem positiva até aqui, segue um ou dois degraus acima do que a sua divisão atual. Curioso o duelo entre Belenenses, até porque eu desconhecia a existência de dois times com esse nome e imagine 3, o torneio Belenense de pré-temporada podia sair para incorporar o folclore do save. No mais, desafios a parte para montar o elenco (era tão mais fácil estipular limite de estrangeiros) e finanças caindo, o trabalho vem sendo bem imposto e vai classificar nesse grupo atual. 

De resto, não entendi porque a diretoria reclama do jogo direto se você não adota isso propriamente dito mas tem algumas instruções que se aproximam muito dessa proposta. Dá vontade de mandar o presidente treinar o time quando isso acontece hahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro parabéns pelas taças da temporada anterior, subiu com moral e fechou a época como deve ser.

Acho que o trabalho foi muito bem feito na divisão atual, conseguiu reconstruir o elenco quase do zero, encaixou direitinho e a campanha tá até acima do que eu esperava. Assim, eu sei que o nível não é alto, mas pra um time recém-montado em uma divisão nova tá bom demais. E ainda bateu o Real, que parece ser o principal adversário...

Tô achando que vem mais uma subida por aí e que veremos o Belenenses no terceiro escalão na temporada que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2021 em 19:27, Guilhererme disse:

Boquita basicamente não tem vaga num time de 4º divisão de Portugal esse era o volante moderno que surgiu em 2008

Mas o salto de qualidade do elenco foi muito bom de um ano para o outro, eu realmente achava que quando o Renan fosse renovar ia ser a mais difícil já que o maluco fede a gol, ainda bem que tu tem o contato direto dos anjos pra te ajudar aí kkkk

Belenenses é basicamente um foguete não quer ficar muito tempo lá em baixo não viu, vitória essencial e Maiúscula sobre o Real que é um grande de um desafio no grupo, a baixa fica de perder pro time B do SAD kkk, tem que mostrar que o original ta voltando pô kkk

diretoria completamente Celso Roth das ideia viu kkk, ta chateada com você por ficar com essa tal de posse de bola

Fica tranquilo Marcin eu compraria o bilhete de temporada pra ver o Beleneses jogar kkk

Na verdade ele até tem nível pra jogar na quarta divisão, o problema é que o elenco tá cheio de jogadores melhores kkkkkkkk ai fica complicado pro menino Boquita.

Renan foi o único que dificultou, mas como ele tinha contrato amador, só deixei pra lá e depois tentei de novo. Aí ele aceitou um salário mais condizente com a realidade do clube. Até botei uns adicionais de aumento caso a gente suba, pra ele ficar um pouco mais feliz kkkkkk

Não sei se a gente é um foguete, mas a ideia é pelo menos chegar na Segunda divisão sem sofrer muito. Mas a vida na quarta divisão já não tá tão mais fácil quanto na distrital.

Os caras querem jogar na base do chutão mano, ce tá maluco, um dos melhores elencos da divisão e eu vou ficar brincando, até parece hahahah

Por favor! To precisando de mais gente comprando esses bilhetes! 

Valeu Guilherme! XD

 

Em 04/11/2021 em 09:30, Cadete213 disse:

Mais 5 bilhetes vendidos, enfim. Campeonato de Portugal tem essas regras e acho excelentes para potenciar os jogadores portugueses. Liga 3 também as tem e salvo erro só a partir da 2a Liga já reduz o numero de jogadores formados em Portugal. Até dói ver o Vitória de Setúbal (não o de Guimarães), Beira-Mar e o Estrela Amadora nesse campeonato, estes históricos do futebol português. As finanças do clube não são as melhores de momento mas dentro das 4 linhas a equipa está a responder muito bem, agora se for para perder não podia ser com a Belenenses Sad B...mas estás acima deles e é o mais importante. Na Taça, lotaria dos penalties é mesmo lixado.

Pelo menos os adeptos são bem fiéis hahahha

É exatamente isso, a partir da 2ª Liga a obrigatoriedade cai para apenas 5 por súmula, salvo engano. Eu acho restritivo, mas é uma regra bacana justamente pelo que você disse, a possibilidade de desenvolver bem estes jogadores.

Muitos clubes tradicionais em campeonatos menores é sempre muito estranho de se ver, ainda mais quando se pensa na B-SAD existindo na Primeira Liga. O que torna mais dolorosa ainda a derrota para seu time B, mas a desculpa é que faltava entrosamento.

O jogo da taça me deixou triste, senti que dava pra ter ido mais longe. A vitória em cima do Penafiel (time que luta para subir para a primeira divisão) me iludiu demais.

Obrigado Cadete!

 

Em 04/11/2021 em 11:07, div disse:

A Belenenses tem cinco torcedores muito fiéis pelo visto haha

Remontar uma equipe do zero já é uma tarefa penosa, com essa restrição de formação em Portugal deve ser mais ainda. Felizmente André Frias permaneceu no time e não conta para os "estrangeiros".

Fico imaginando uma reunião de equipe com a diretoria puta porque o time não tá brigando pela promoção, o treinador apontando pra tabela num telão e a diretoria sem ouvir, só reclamando haha

Apesar do que a diretoria enxerga, a liderança é sólida e ainda tem um confronto direto com o Real em casa.

São os torcedores que devem ter refundado a Belenenses hauhuahuaha

Foi difícil pacas montar o time, principalmente pq alguns ótimos jogadores sondados decidiram ir para outros lados. Tive até que aumentar o sarrafo sobre a campanha na Taça pra poder desbloquear uma graninha pra contratações (pouca, mas suficiente pra divisão). Mesmo assim, contratei pagando acho que só uns 4 jogadores.

Não fala não hahahah eu ainda acho absurda essa diretoria, totalmente maluca, reclamando da campanha do time. Mas o FM é doido assim mesmo, eu lembro no save do Elliot que em algum clube, não lembro qual, estava em primeiro no meu grupo da Série D, mas somando todos os grupos, estávamos em sexto. Pra diretoria, aquilo significava que a gente não estava lutando para subir (pois sobem só 4). O jogo não consegue computar a campanha baseada nas regras e sim só na posição geral, acho bem merda isso hauhauahuah

Esse jogo contra o Real é importantíssimo. Não quero contar com a sorte de ser um dos 3 melhores segundos não, temos que ser os primeiros.

Valeu Div!

 

16 horas atrás, Peepe disse:

Campanha bem positiva até aqui, segue um ou dois degraus acima do que a sua divisão atual. Curioso o duelo entre Belenenses, até porque eu desconhecia a existência de dois times com esse nome e imagine 3, o torneio Belenense de pré-temporada podia sair para incorporar o folclore do save. No mais, desafios a parte para montar o elenco (era tão mais fácil estipular limite de estrangeiros) e finanças caindo, o trabalho vem sendo bem imposto e vai classificar nesse grupo atual. 

De resto, não entendi porque a diretoria reclama do jogo direto se você não adota isso propriamente dito mas tem algumas instruções que se aproximam muito dessa proposta. Dá vontade de mandar o presidente treinar o time quando isso acontece hahah

hahahah existe a Belenenses original e a Belenenses-SAD, que é o time surgido da ruptura da Belenenses com a SAD. Esse B-Sad tem um time B, já que ela mesma está na primeira divisão. É uma treta grande, mas daria pra tentar fzr uma pré-temporada contra eles mesmo hauhauha seria legal.

As finanças vão despencar, tenho que descobrir um jeito de conseguir aumentar a renda, mas isso provavelmente só vá rolar quando o clube chegar na primeira divisão. Fora isso, vamos depender de investimentos da direção mesmo, mas paciência, é o que tem pra hoje.

Poisé! huahauhauh eu nem tento entender mais, são coisas que só o FM explica.

Valeu Peepe!

 

2 horas atrás, Tsuru disse:

Primeiro parabéns pelas taças da temporada anterior, subiu com moral e fechou a época como deve ser.

Acho que o trabalho foi muito bem feito na divisão atual, conseguiu reconstruir o elenco quase do zero, encaixou direitinho e a campanha tá até acima do que eu esperava. Assim, eu sei que o nível não é alto, mas pra um time recém-montado em uma divisão nova tá bom demais. E ainda bateu o Real, que parece ser o principal adversário...

Tô achando que vem mais uma subida por aí e que veremos o Belenenses no terceiro escalão na temporada que vem.

Valeu Tsuru, obrigado!

Realmente, para um time que foi reconstruído pra se adaptar as regras, eu tbm acho que fizemos bem. Alguns jogadores são de níveis da divisão acima e outros até da Segunda Liga. A facilidade de treinar um time tradicional se vê na hora que você faz proposta por jogadores e eles pelo menos te ouvem!

A vitória contra o Real foi muito importante, mas nada está garantido. Tem muito jogo pela frente.

Obrigado o comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não me engano foi nessa divisão que o último save do Henrique deu uma empacada boa. Contudo, não penso que você terá o mesmo problema com os Belenenses, afinal o clube é muito maior do que era o do Henrique.

Na Série D são só dois turnos né? O Beira-Mar foi meu 2º time a jogar no FM depois do America (RJ). Carinho especial pelo aurinegro que também foi destroçado por uma SAD com um charlatão. Interessante o Oriental Dragon. Dá um bom save.

Bom que teve condições de formar o elenco para a competição. Mérito por ter lido as regras antes, afinal é responsabilidade do todo manager conhecer as regras do campeonato. E do 8º para baixo disputa a despromoção, né?

Fora da derrota para o B-Sab B e a eliminação da Taça de Portugal, a campanha é muito boa, mas o número pequeno de partidas limita a possibilidade de erros durante a disputa, se quiser ficar em 1º lugar. O mata-mata deve ser emocionante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2021 em 16:43, GGilson disse:

Se eu não me engano foi nessa divisão que o último save do Henrique deu uma empacada boa. Contudo, não penso que você terá o mesmo problema com os Belenenses, afinal o clube é muito maior do que era o do Henrique.

Na Série D são só dois turnos né? O Beira-Mar foi meu 2º time a jogar no FM depois do America (RJ). Carinho especial pelo aurinegro que também foi destroçado por uma SAD com um charlatão. Interessante o Oriental Dragon. Dá um bom save.

Bom que teve condições de formar o elenco para a competição. Mérito por ter lido as regras antes, afinal é responsabilidade do todo manager conhecer as regras do campeonato. E do 8º para baixo disputa a despromoção, né?

Fora da derrota para o B-Sab B e a eliminação da Taça de Portugal, a campanha é muito boa, mas o número pequeno de partidas limita a possibilidade de erros durante a disputa, se quiser ficar em 1º lugar. O mata-mata deve ser emocionante.

Foi nessa divisão mesmo, o Campeonato de Portugal. É uma divisão muito difícil, principalmente pela quantidade de times na divisão e só subirem 2. É aquele momento em que qualquer deslize é fatal. E no caso dele, tinha um plus que o time dele não era profissional, o que dificultava bastante para ele.

Isso, 2 turnos, os melhores de cada grupo e os 3 melhores segundos colocados passam. E o Beira-Mar é um clube bem tradicional também, né? Num save anterior, eles costumavam pegar bem no nosso pé.

Essa é a parte curiosa, não tem disputa de despromoção não, é geral rebaixado mesmo. A divisão ainda está se adaptando as regras da criação da terceira liga, mas na próxima temporada os grupos vão estar do jeito certo. Eu não sei exatamente quantos clubes por grupo serão, mas sei que estabiliza.

É isso daí, como falei antes, qualquer deslize é fatal, ainda mais em mata-mata, ainda mais se considerar que tem muitos clubes tradicionais por ai nos outros grupos. É uma temporada que promete bastante!

Valeu Gilson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 2.2 - Quase.

Com o Real na cola, uma derrota amarga para a B-SAD B e uma eliminação na Taça de Portugal, a campanha da Belenenses não era ruim, mas inspirava cuidados. Um campeonato com poucos jogos, a emoção sempre é na próxima rodada. Vamos ver como foi a metade final da temporada dos azuis.

 

Os-Azuis-do-Restelo61b8b011bb35ede2.jpg

Sem jogadores contratados para a segunda perna da temporada (na verdade um, mas só vem para a próxima temporada), a Belenenses acabou se concentrando na academia de jovens. E se os miúdos da temporada anterior foram surpreendentemente bons, nessa não dá pra gente ficar tão empolgados. Contratei do cabo-verdiano para cima.

Camadas-Jovensb4a7884539b5c8a1.png

 

O maior potencial da fornada fica para Tomás Almeida, que até tem alguns bons atributos, mas seu mental é ruim e, mesmo sendo alegre, não guardo muitas esperanças para ele. Talvez se torne um bom jogador para a segunda ou terceira divisão de Portugal.

3c10e86b578cbb0d7.png

 

Quem talvez surpreenda é Zhong Jun, português com descendência chinesa e que é mentalmente bem mais forte, porém tecnicamente mais fraco. Para o início da carreira, todo mundo sabe que o mental é que conta mais e, ainda com 15 anos, acredito que o português oriental possa surpreender mais que seu colega.

2bfe3bd966a14a10d.png

 

Fica a surpresa também para o goleiro surgido na base, se considerarmos que só tínhamos um goleiro lá e ele era bem ruim. Não que Paulo Messias deva se tornar um craaaaaaque, mas nunca se sabe.

12e055bb47fd3e1d3.png

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

 

 

JANEIRO:

C - Belenenses SAD B - Campeonato de Portugal: 1x0

No jogo da revanche contra a BeleSAD-B, estávamos sem Mauro Antunes, lesionado por 1 mês. Com Pablo em sua posição, não tínhamos reserva para a posição. Eis que me lembro de ter contratado um certo príncipe de Brunei para a equipe, e, com espaço para um não-formado em Portugal na seleção, decidi levá-lo como reserva. Daí que Pablo não jogou NADA no jogo e, com razão, decidi substituí-lo. E não é que Bolkiah não deu o passe pro único gol da partida? Ele é ruim que dói, mas a estrela de príncipe falou mais alto.

F - Coruchense - Campeonato de Portugal: 2x1

Fora de casa, tivemos um jogo difícil, em que o adversário jogou até mais do que nós, algo que costuma ser bem raro. Ainda bem que a sorte estava do nosso lado e conseguimos garantir os 3 pontos.

F - Elvas - Campeonato de Portugal: 2x1

Outro jogo bem difícil, apesar dos números apontarem que não. O Elvas ficou bem fechadinho, dificultando nossas subidas. Com um time esfaçelado por conta das lesões principalmente de Renan e Emanuel Novo, foi um sufoco alcançar o gol da vitória, saído dos pés de 2 reservas: Passe de António Xavier para Baldé.

 

FEVEREIRO:

C - Real - Campeonato de Portugal: 0x1

E daí a falta de inspiração num time sem seus melhores jogadores (dessa vez sem André Frias também) atingiu de vez num dos jogos mais importantes dessa primeira fase. Contra o Real, segundo colocado, nada fizemos e pouco construímos. Um deserto de ideias, segundo o FM. Melhor para eles, que acharam um gol suado pra vencer o jogo.

 

MARÇO:

F - Juventude de Évora - Campeonato de Portugal: 3x0

Vínhamos de 3 jogos ruins (que por sorte, 2 vencemos) e Pablo era de longe a maior decepção, chegando a sair com nota 6,0 do último jogo. Aqui o moçambicano lavou a alma: 1 passe e 2 gols. Vitória boa para levantar a moral da equipe.

C - Pinhalnovense - Campeonato de Portugal: 7x2

Com menos de 20 minutos de jogo perdíamos de 2x0. Ao fim do jogo, 7x2. Dos 7 gols, Pablo deu assistência pra 4 e marcou 2, o garoto simplesmente desencantou.

 

ABRIL:

F - União de Almeirim - Campeonato de Portugal: 1x1

Braga finalmente desencantou, marcando o primeiro gol dele pela Belenenses. Pena que o gol não foi suficiente para selar nossa vitória. Empate que nos deixava a 2 pontos apenas do segundo colocado.

C - Oriental Dragon - Campeonato de Portugal: 3x0

Eles até que jogaram bem e mantiveram o jogo bem equilibrado, mas nós é que conseguimos aproveitar bem nossas chances jogando em casa, marcando 3 gols contra os dragões chineses.

F - Cova da Piedade B - Campeonato de Portugal: 5x0

Assim como no primeiro turno, vencemos por 5x0 a fraca equipe B do Cova de Piedade, que só venceu uma partida até agora no campeonato. Os jogadores nem saíram cansados do jogo, tão fácil foi conduzir a bola ali.

 

MAIO:

C - Lusitano de Évora - Campeonato de Portugal: 3x0

Os caras tem um jogador chamado Picamilho, é isto. Com a vitória, nos garantíamos no playoff de acesso para a Terceira Liga.

F - Oriental de Lisboa - Campeonato de Portugal: 4x1

Cumprindo tabela, vencemos confortavelmente o Oriental de Lisboa, mesmo com alguns desfalques (o mais importante de Marcelinho, convocado para a seleção sub-20 do Brasil para o torneio de Toulon e que desfalca o time por pelo menos um mês, justo na fase final do campeonato!)

 

Se comparado ao primeiro turno, tivemos uma leve melhora: De 8V 2E 1D fomos para 9V 1E 1D, com mais gols marcados também, mas mais gols sofridos. Apesar dos pesares, acredito que a campanha na primeira fase foi sólida.

Jogo1720d455a5b315ced.png

 

No fim das contas, a arrancada de 4 vitórias seguidas e as 2 derrotas e 2 empates do Real fizeram o clube deles despencar na tabela ao ponto de verem o Oriental de Lisboa garantir a vaga de segundo lugar no nosso grupo, nos deixando tbm a 11 pontos do segundo colocado e com saldo de gols monstruoso.  Nossa campanha foi a segunda melhor da fase de grupos, perdendo apenas para o Beira-Mar, que fez 55 pontos.

Classificacaoe8d54e47c94197bb.png

 

Classificados então para o playoffs de acesso, a  Belenenses esperou o sorteio para descobrir qual seria o seu adversário: O Berço. A equipe deles terminou em segundo no Grupo B, com 11V 9E 2D e 42 pontos. Dentre as segundo colocadas, é a que teve a pior campanha.

Eliminatoriaad49ac82eb3c185d.png

 

F - Berço - Campeonato de Portugal: 0x2

Jogamos com o time novamente desfalcado, dessa vez sem Suently Alberto também, por convocação. Com muita dificuldade de concretização do nosso lado, coube ao Berço embalar 2 gols e nanar a vitória que os bota na frente do confronto eliminatório.

C - Berço - Campeonato de Portugal: 3x0

Com o time ainda sofrendo com desfalques, decidi escalar o melhor time possível, recuando Renan para a ponta-esquerda, promovendo a entrada de Paollo Madeira no ataque e jogando o jovem Daniel Félix para sua oportunidade da vida no lugar do suspenso João Oliveira, já que, com Marcelinho convocado, abriu-se um espaço para um não-formado. O objetivo era claro: Vencer por 2x0 já nos botava nas semifinais, já que tivemos melhor campanha que o Berço. No fim, deu tudo certo: Vencemos por 3x0, tirando qualquer necessidade das regras. Mas isso me mostra que nos grandes jogos, a ausência dos melhores jogadores é sentida, e isso deve ser levado em consideração nas semifinais.

 

Ec30863f64c4a823e.png

Nas semifinais, o adversário acabou sendo o surpreendente amora, que eliminou o tradicional Beira-Mar no critério de gols marcados fora.

 

F - Amora - Campeonato de Portugal: 0x1

Que nhaca. O time deles atacou até fazer o gol aos 5'. Depois disso, meteram um 4-5-1 e que se dane. Toda subida nossa tinha uns 2 jogadores pra cada jogador nosso, e mesmo com alguns lampejos de qualidade, não conseguimos buscar o empate.

C - Amora - Campeonato de Portugal: 4x0

Mas tal como nas quartas-de-final, o jogo em casa foi um atropelo, agora contando com a volta de Marcelinho, inspirado e entre os marcadores do encontro. O torcedor da Belenenses pode comemorar, pois mais um passo rumo à primeira divisão foi dado: Subimos!

 

E11e4cb749f0320a4.png

O adversário na grande final seria o Gondomar.

 

N - Gondomar - Campeonato de Portugal: 0x0

Em campo neutro e jogo único, a Belenenses já tinha o acesso garantido, mas o título ainda estava em disputa. Jogamos o que sabíamos, mas a bola não quis entrar, num jogo que no tempo regulamentar, foi equilibrado, talvez um pouco melhor para nós mas, no fim, o Gondomar também merecia. Com o 0x0, fomos para os pênaltis e bem, nos pênaltis... fomos até o 9º cobrador de cada time. Do lado de lá, acertaram todos, do nosso, o zagueiro Nuca errou a sua cobrança, dando o título da 4ª divisão para a valente equipe do Gondomar.

 

E0b1287ea9eb57000.png

Não foi a temporada para decidir jogos nos pênaltis. Mas bem, antes subir do que nem isso.

 

Várias equipes tradicionais ficaram pelo caminho: Vitória de Setúbal e Beira-Mar não passaram das quartas, enquanto que Real e Estrela da Amadora sequer passaram da primeira fase. Já o Gondomar estava cotado em 9º e no fim foi campeão.

Os-Azuis-do-Restelo6fce8f3080113993.png

 

O excelente segundo turno nos catapultou a equipe que mais fez gols no campeonato (claro que temos que ressaltar o fato de termos feito 5 jogos a mais que o Condeixa e 3 a mais que o Beira-Mar), mas no fim, o que importa é o recorte final. Fomos destaque em vários pontos no campeonato, destacando a assistência média e equipe que menos sofreu gols (esse sim, surpreendente por termos feito mais jogos que os demais).  

208c6d90688c4892c.png

 

Nos destaques entre jogadores, Emanuel Novo com mais jogos sem sofrer gols e Suently Alberto com maior % de passes completados se destacam. Renan não foi artilheiro, mas ficou perto de Abdul Fadil (já até mandei o olheiro dar uma olhada no burkinense). 

1b271f4a2f8a11d68.png

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

A temporada acabou com poucas surpresas no elenco. Suently Alberto termina com a melhor média (7,46), se destacando principalmente na porcentagem de passes certos, tendo anotado ainda 3 gols na temporada. Renan, assim como na temporada passada, foi a força goleadora, com 20 gols marcados e 8 assistências. André Frias segue sendo um dos melhores "desarmadores" do clube, junto a Abdul Samed. Entre os recém-contratados, destaque para Nuca e claro, Marcelinho (que segundo o olheiro, já tem nível para a primeira divisão e talvez seja difícil segurá-lo para a próxima temporada).

Com um elenco ainda muito inchado (e algumas promoções do sub-19/23, como podem observar), é certo que a equipe sofrerá uma boa enxugada na próxima temporada, a começar que não teremos mais jogadores com contratos amadores: ou tem nível para fazer parte do elenco, ou vai procurar outra freguesia para se exibir. Jogadores com contrato terminando que ainda não foram procurados, dificilmente ficam para a temporada 22/23.

 

Os-Azuis-do-Restelo8fda1b9643d0e41c.png

Prêmio melhores do ano.

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

Socorro!

 

Financas722951121be6d771.png

 

O dinheiro tá esvaindo como sangue de veia aberta, mané.

 

Financas18e0a938976d72d27.png

Entre as receitas, dá pra perceber que a bilheteria anda muito bem, assim como em dias de jogo.

 

Financas29bc161b8e10e2382.png

E como eu havia falado na última atualização, as despesas salariais com jogadores meio que "se bancam" com as tais receitas com dias de jogo. O problema é que a gente gasta quase o mesmo de salário da comissão técnica com as camadas jovens e ai, realmente, fica difícil.

 

Mas apesar do rombo nas finanças, a direção definiu um orçamento semelhante para a próxima temporada. Minha ideia é seguir tentando montar uma equipe competitiva usando pouco do orçamento salarial. Se vou conseguir, são outros 500.

Orcamentos039c797d09b55b12.png

Atividade comercial do clube

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

A moral deu uma melhoradinha após o acesso. Acredito que com título estariam melhores mas, em último caso, estamos indo bem. Entre as críticas recentes, o mau futebol de Pablo se destaca (algo que eu concordo veemente).

 

Captura-de-tela-2021-11-07-222939e8743f0

 

Para a próxima temporada, meio da tabela na Terceira Liga já é suficiente. Particularmente? Acho que dá pra fazer um pouco melhor que isso. Quanto ao futebol direto, tentei negociar para tirar mas não consegui. Pior pra eles, pois me recuso a jogar assim (e pra mim já que vou ter que sempre ter resultados para garantir minha cabeça no emprego inclusive meu contrato acaba na próxima temporada risos).

Captura-de-tela-2021-11-07-222939bc8b683

 

Pedi a diretoria por um clube parceiro que nos permitisse enviar jogadores por empréstimo, pra ver se eles se desenvolvem. Eles recusaram e eu tive que ser muito incisivo, até que com muito sacrifício, já na última rodada de argumentos, eu consegui. O clube escolhido foi o Seixal, clube que tem alguma história em Portugal mas que atualmente está meio mal das pernas. Gosto da ideia de ajudá-los a subir de divisão.

Clube-Parceiro8e76a02da3597420.png

 

O dia do adepto segue dando orgulho, e quase batemos a marca de 7 mil no estádio. Será que na próxima temporada a gente consegue?

E por falar em estádio, a diretoria malucamente quer trocar o Restelo. Pelo amor de Deus, por quê? POR QUÊ? Espero que mudem de ideia e que tentem apenas fazer a manutenção do estádio.

Novo-Estadioa9f8cdf63c57992f.png

 

Por fim, a diretoria do Real me procurou oferecendo emprego. Mas como assim oferecendo emprego? Eu já tenho o trabalho dos sonhos.

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C2.2) - Quase. [Att: 7/11]

Quando li ali o "quase" eu achei que não tinha conseguido subir. No fim subiu, fez mais uma ótima temporada e isso é o mais importante. Daqui há dez temporadas, quando estiver na Primeira Liga e brigando por outras coisas, ninguém vai ligar pro fato de não ter vencido a quarta divisão hehehe

Parabéns por mais um acesso, o clube vai indo muito bem. Agora é que a porca vai começar a torcer o rabo, a onça vai beber água e a cobra vai fumar: a terceira liga já tem outro nível em termos de jogadores, tem equipes mais tradicionais e é uma briga de foice pra subir. Tomara que o Belenenses consiga mostrar mais uma vez a força que tem e encare esse novo desafio com toda a naturalidade que vem tendo até aqui.

Bom trabalho na pré-temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esperava mais do Real, mas como você disse, um desempenho ruim nas rodadas finais tiraram o clube da disputa e no fim o Belenenses sobrou novamente na tabela com um desempenho muito acima dos demais.

Me animei com a disputa no mata-mata para ver quem subiria e na esperança de ver o Belenenses tropeçando e sendo eliminado.😛 O Berço quase colocou os Belenenses para dormir com dois golpes na partida de ida, mas a reação da equipe do Restelo diante de sua torcida foi marcante. Mesmo uma nova derrota, fora de casa, para o Amora não abalou seu time que devolveu o placar ruim com uma goleada ainda mais marcante. No fim, acabou derrotado nos pênaltis pelo Gondomar. Vice-campeão com sabor de promoção. Parabéns. 

O mais importante foi a promoção e o Belenenses segue subindo sem muito problemas. Não sei o que você está vendo, mas arrisco dizer que continuará subindo, mesmo com as finanças em vermelho, muito provavelmente porque os demais também não estão muito diferentes ou você acha que a coisa ficará complicada a partir de agora?

A Diretoria parece muito exigente porque mesmo com duas promoções seguidas. O moral subiu um pouco, mas pelo sucesso merecia um pouco mais.

Sair do Restelo? Tão malucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, até agora, sem sustos. No entanto, já está sentindo os efeitos de jogar em Portugal, com o rombo crescente nas finanças. Resta saber se irá aguentar o tranco na Terceira Liga e assim tentar acelerar o processo de fechamento da sangria. Espero que a Diretoria não resolva dificultar mais ainda saindo do Restelo, o que seria um aumento desnecessário das despesas.

Muito legal o save, e que bom que está de volta. 

Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que pena que vais sair do lindíssimo estádio do restelo. a campanha foi extremamente positiva mas ainda apanhaste aí uns valentes sustos nos play-offs, onde perdeste sempre fora e recuperaste em casa. Valeu pela promoção e só faltou a cereja no topo do bolo. Atenção é às finanças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o Belenenses resolveu brincar com o perigo no mata-mata é sacanagem, teve que virar um 2x0 logo de cara para mostrar que o Belenenses não tem medo de nada, apenas de decisão por pênaltis, mas parabéns pelo acesso foi uma ótima campanha

Você e a diretoria estão muito em sintonia mesmo ein kkkk, o time que mais troca passes no campeonato e a diretoria querendo um futebol direto kkkkk, pelo visto enquanto funcionar tu vai ficar o problema é se começar a dar errado

Fico imaginando a reunião da diretoria e os cara do financeiro falando "nossa as finanças não estão muito legais, temos que cortar gastos ou aumentar as receitas", "ah podia aumentar a bilheteria né" e alguém lá no fundo fala "E se a gente meter um estádio novo pra atrair púbico" e assim veio a ideia genial kkk

 

Enfim boa sorte Marcin, vamos ver se consegue continuar subindo sem parar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantas atualizações! Nem tive tempo de fazer comentários esdrúxulos sobre a atuação do Linda-a-Velha!

O time tá voando e deixando os adversários de nomes cômicos para trás. Bom ver que isso serviu de incentivo para a torcida aderir a ponto de precisar de um estádio novo.

Ainda assim, a situação financeira é meio preocupante. Espero que esse elenco inchado e a colheita constante da base sirvam para fazer algum caixa para a próxima temporada.

No mais, é bom ver que pelo menos uma cruz de malta te traz alegria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira fase sem sustos, ainda mais com a queda do Real na reta final. O mesmo não dá pra dizer do mata-mata, que sufoco!

Infelizmente não deu pra levar o título, mas isso que dá confiar em jogador chamado Nuca, uma hora vai dar pra trás haha

Se tu tá otimista pra próxima temporada, então imagino que tenha boas chances de algo bom sair dela.

As regras de inscrições pra 3ª divisão mudam em alguma coisa ou continua tendo que reforçar a equipe majoritariamente com jogadores formados em Portugal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/11/2021 em 23:04, Fujarra disse:

Não que Paulo Messias deva se tornar um craaaaaaque, mas nunca se sabe.

O problema é achar que ele vai ser um Messias...

obs: toda atualização tem chance de rolar uma piadinha infame, impressionante bicho.

No mais, também caí na pegadinha do quase, achei que não ia ter acesso mas foi um quase menos dolorido.

O mata mata já se mostrou um campeonato bem diferente, aliando isso com acesso, dificuldades financeiras e uma última fornada não tão boa, meu primeiro palpite é prever mais dificuldades na nova divisão, mas na prática pode ser diferente. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2021 em 09:11, Tsuru disse:

Quando li ali o "quase" eu achei que não tinha conseguido subir. No fim subiu, fez mais uma ótima temporada e isso é o mais importante. Daqui há dez temporadas, quando estiver na Primeira Liga e brigando por outras coisas, ninguém vai ligar pro fato de não ter vencido a quarta divisão hehehe

Parabéns por mais um acesso, o clube vai indo muito bem. Agora é que a porca vai começar a torcer o rabo, a onça vai beber água e a cobra vai fumar: a terceira liga já tem outro nível em termos de jogadores, tem equipes mais tradicionais e é uma briga de foice pra subir. Tomara que o Belenenses consiga mostrar mais uma vez a força que tem e encare esse novo desafio com toda a naturalidade que vem tendo até aqui.

Bom trabalho na pré-temporada.

Escola Profissão: Manager de criar títulos que confundam as pessoas. Eu quase botei "Danutada", mas ai seria sacanagem demais hahahah e é isso daí mesmo, ninguém vai ligar que não fomos campeões (mas eu queria).

O que me faz ter esperança por dias semelhantes na Terceira Liga é que ela é, basicamente, um catadão dos times que conseguiram subir da 4ª divisão no momento da construção da liga a 1 temporada atrás. Mas por outro lado, tivemos dificuldades contra algumas equipes nessa temporada, então é sempre bom ficar de olho. 

Valeu Tsuru!

 

Em 08/11/2021 em 10:07, GGilson disse:

Esperava mais do Real, mas como você disse, um desempenho ruim nas rodadas finais tiraram o clube da disputa e no fim o Belenenses sobrou novamente na tabela com um desempenho muito acima dos demais.

Me animei com a disputa no mata-mata para ver quem subiria e na esperança de ver o Belenenses tropeçando e sendo eliminado.😛 O Berço quase colocou os Belenenses para dormir com dois golpes na partida de ida, mas a reação da equipe do Restelo diante de sua torcida foi marcante. Mesmo uma nova derrota, fora de casa, para o Amora não abalou seu time que devolveu o placar ruim com uma goleada ainda mais marcante. No fim, acabou derrotado nos pênaltis pelo Gondomar. Vice-campeão com sabor de promoção. Parabéns. 

O mais importante foi a promoção e o Belenenses segue subindo sem muito problemas. Não sei o que você está vendo, mas arrisco dizer que continuará subindo, mesmo com as finanças em vermelho, muito provavelmente porque os demais também não estão muito diferentes ou você acha que a coisa ficará complicada a partir de agora?

A Diretoria parece muito exigente porque mesmo com duas promoções seguidas. O moral subiu um pouco, mas pelo sucesso merecia um pouco mais.

Sair do Restelo? Tão malucos.

Eu também esperava mais do Real, pelo menos que se classificassem em segundo, mas a queda de produção deles foi absurda demais.

O jogo contra o Berço eu achei que a gente ia pro brejo, o primeiro jogo foi horrível e eu estava mesmo duvidando da equipe (sobretudo por estarmos bem desfalcados), mas o Restelo e nossos torcedores realmente se provaram vitais para a campanha nessa temporada, 2 jogos intensos em casa que nos classificaram. Dá pra dizer que os 5 torcedores que compram os tickets no início da temporada são, simbolicamente, as almas que estão empurrando a Belenenses pra cima. E talvez até por isso que não conseguimos sair do empate (e no fim eliminados) na final, pois em campo neutro não havia esse calor do Restelo.

E por falar do Restelo, a diretoria está completamente gagá das ideias. E pior que sem grana, nem dá pra argumentar. Eu apenas espero que a ideia não vá pra frente por justamente não terem grana.

A diretoria talvez esteja irritada que não subimos campeões, mas ainda assim também não entendi muito bem. Importante é não cair pra menos de 12 essa moral, enquanto ficar entre 14~15 está bom hahaha

Valeu Gilson! 

 

Em 08/11/2021 em 16:11, #Vini disse:

Rapaz, até agora, sem sustos. No entanto, já está sentindo os efeitos de jogar em Portugal, com o rombo crescente nas finanças. Resta saber se irá aguentar o tranco na Terceira Liga e assim tentar acelerar o processo de fechamento da sangria. Espero que a Diretoria não resolva dificultar mais ainda saindo do Restelo, o que seria um aumento desnecessário das despesas.

Muito legal o save, e que bom que está de volta. 

Boa sorte! 

Com certeza o maior problema é o rombo: as competições não dão grana nem pra quem vai bem, falta espaço pra contornar isso. Acredito que só chegando na primeirona que isso comece a ficar "melhor", pois na Terceira Liga a tendência é a mesma viu? Dinheiro esvaindo. E até por isso acho desnecessária (além do simbolismo do local) a ideia de trocar o Restelo. Não estamos nem na Primeira Liga pra justificar essa troca.

Valeu Vini!

 

Em 08/11/2021 em 16:39, Cadete213 disse:

que pena que vais sair do lindíssimo estádio do restelo. a campanha foi extremamente positiva mas ainda apanhaste aí uns valentes sustos nos play-offs, onde perdeste sempre fora e recuperaste em casa. Valeu pela promoção e só faltou a cereja no topo do bolo. Atenção é às finanças.

Uma pena completamente, gostaria de chegar na Primeira Liga jogando no estádio, ainda estou na torcida de que essa ideia da diretoria "flope".

Os play-offs foram magníficos e cheios de emoção, como muitos gostam (menos eu). Ainda assim, o importante é subir e mesmo sem ser campeão, conseguimos nosso objetivo primário.

Estou tentando controlar as finanças da melhor forma possível, mas por enquanto está difícil. Não sei nem muito o que fazer, espero apenas conseguir tapar esse buraco antes de chegar a Primeira Liga (o que duvido).

Valeu Cadete!

 

Em 08/11/2021 em 19:36, Guilhererme disse:

O que o Belenenses resolveu brincar com o perigo no mata-mata é sacanagem, teve que virar um 2x0 logo de cara para mostrar que o Belenenses não tem medo de nada, apenas de decisão por pênaltis, mas parabéns pelo acesso foi uma ótima campanha

Você e a diretoria estão muito em sintonia mesmo ein kkkk, o time que mais troca passes no campeonato e a diretoria querendo um futebol direto kkkkk, pelo visto enquanto funcionar tu vai ficar o problema é se começar a dar errado

Fico imaginando a reunião da diretoria e os cara do financeiro falando "nossa as finanças não estão muito legais, temos que cortar gastos ou aumentar as receitas", "ah podia aumentar a bilheteria né" e alguém lá no fundo fala "E se a gente meter um estádio novo pra atrair púbico" e assim veio a ideia genial kkk

Enfim boa sorte Marcin, vamos ver se consegue continuar subindo sem parar

Po bicho, esse mata-mata foi uma sacanagem do cacete HUAHAUHASUHA esse jogo fora de casa contra o Berço eu achei que ia dar merda, mas no fim passamos. Contra o Amora eu sabia que era possível e o Gondomar me surpreendeu. Mas o importante é subir!

AHUAHUAHUAHUA eu não vou deixar de trocar passes não, eu sou maluco, mas jamais vou fazer um time com tantos bons jogadores ficar jogando "jogo feio". Se eu estivesse com um time mais azarão com certeza estaria optando por essa estratégia, mas aqui o que vale é subir, se subir eles calam a boca.

Essa ideia do estádio é de jerico de todos os ângulos possíveis kkkk a verdadeira diretoria da Belenenses nunca aceitaria isso. 🤣

Valeu Guilherme!

 

21 horas atrás, LuisSilveira disse:

Quantas atualizações! Nem tive tempo de fazer comentários esdrúxulos sobre a atuação do Linda-a-Velha!

O time tá voando e deixando os adversários de nomes cômicos para trás. Bom ver que isso serviu de incentivo para a torcida aderir a ponto de precisar de um estádio novo.

Ainda assim, a situação financeira é meio preocupante. Espero que esse elenco inchado e a colheita constante da base sirvam para fazer algum caixa para a próxima temporada.

No mais, é bom ver que pelo menos uma cruz de malta te traz alegria!

O pai tá on! 🔥 Fiquei tanto tempo fora que to empolgado (mas na vdd é ridiculamente mais fácil atualizar save que não tem ficção).

Infelizmente os nomes cômicos estão ficando pra trás, ontem eu tava rodando no save e achei um time com nome engraçado (mas esqueci o nome), vou tentar lembrar pra atualizar aqui.

Meio? A situação financeira é muito preocupante, e olha que eu só to usando pouco mais da metade do disponibilizado pra salários. Se eu fosse mais babaca, esse time já tava enterrado em dívida HAHAHAHAHAH o que me sobra é vender jogador mesmo, mas por enquanto eu duvido bastante de fazer dinheiro assim, talvez daqui algumas temporadas.

#bullying

 

19 horas atrás, div disse:

Primeira fase sem sustos, ainda mais com a queda do Real na reta final. O mesmo não dá pra dizer do mata-mata, que sufoco!

Infelizmente não deu pra levar o título, mas isso que dá confiar em jogador chamado Nuca, uma hora vai dar pra trás haha

Se tu tá otimista pra próxima temporada, então imagino que tenha boas chances de algo bom sair dela.

As regras de inscrições pra 3ª divisão mudam em alguma coisa ou continua tendo que reforçar a equipe majoritariamente com jogadores formados em Portugal?

A primeira fase teve até alguns sustos, mas nada que tirasse muito o sono. Já o mata-mata eu tive que ficar atento pois achei que a vaca ia pro brejo.

Nuca permanece para a próxima temporada! (coitado, nem é ruim ele) hahahahaha

Eu fico otimista mais pelo nível da divisão ser basicamente o mesmo da atual, afinal, são um catadão dos "melhores" da quarta divisão, já que a divisão foi formada basicamente desses times.

De seleção não, é a mesma coisa: só 5 não formados em Portugal por partida. A questão é que agora o elenco só pode ter 25 inscritos. Naturalmente isso é suficiente mas, em último caso, detesto ter restrição de inscritos (por isso adoro jogar no Brasil, pq simplemente foda-se quandos jogadores vc tem hahahah).

Valeu Div!

 

18 horas atrás, victor095 disse:

O problema é achar que ele vai ser um Messias...

obs: toda atualização tem chance de rolar uma piadinha infame, impressionante bicho.

No mais, também caí na pegadinha do quase, achei que não ia ter acesso mas foi um quase menos dolorido.

O mata mata já se mostrou um campeonato bem diferente, aliando isso com acesso, dificuldades financeiras e uma última fornada não tão boa, meu primeiro palpite é prever mais dificuldades na nova divisão, mas na prática pode ser diferente. Boa sorte!

HAHAHAHAHAH se não for um certo Jair tá bom.

Acredite, Portugal é um antro de quinta série pra nós, brasileiros. Ainda vai ter muito disso!

Foi até menos dolorido, mas sofrido com certeza foi, importante é que subimos. Os 2 problemas ficam pela falta de dinheiro e a fornada de fato (essa segunda, acho que influenciou o profissional que cuidava da base ter recebido proposta da primeira divisão e ter ido embora).

Valeu Victor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 3.1 - Só há espaço para um Belenenses.

Enfim, chegamos a terceira divisão! Até aqui tivemos poucos problemas, apesar de termos sofrido um pouco nos playoffs de acesso do Campeonato de Portugal. Na temporada passada tivemos um calendário bem tranquilo, tendo meses com só 2 jogos, mas agora a realidade será bem diferente (e até um tanto caótica). Pra quem gosta do calendário brasileiro, prato cheio. 

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Com uma nova subida, temos que nos movimentar novamente no mercado para adaptarmos a realidade da Belenenses à nova divisão. Com um orçamento salarial quase idêntico ao da última temporada, não foi muito difícil achar jogadores para o clube.

Como na temporada passada, as regras para dias de jogo são as mesmas: máximo de 5 jogadores não-formados na liga por súmula. Logo, meu foco foi em trazer jogadores com status de formados na liga local para reforçar o clube, com um ou outro fugindo à regra. Porém uma outra regra mexe um pouco com a montagem do elenco: Só 25 jogadores inscritos por clube para o campeonato (jogadores de 18 anos ou menos estão livres desta regra).

Primeiramente: todos os jogadores com contrato amador foram dispensados. Jogadores importantes na primeira temporada como Miltão, Boquita, Francesco e Zeus de la Paz foram dispensados, já que pouco agregariam ao elenco e não cumpriam as regras de elegibilidade. Dentre os dispensados após fim de contrato, o mais relevante era António Xavier, jovem e que poderia até ter permanecido no elenco, mas preferi dispensá-lo. Quase nenhum jogador dispensado conseguiu contrato profissional após sair do clube, com uma ou outra exceção. Ou estão jogando de graça em algum canto, ou se aposentaram. Entre os jogadores que ainda tinham contrato, só 2 foram vendidos: Kiko Rodrigues para o Arouca e Mauro Antunes para Sporting de Covilhã.

Vamos então ao resumo dos setores do clube e os reforços para cada local.

 

GOLEIROS:

Ismael Lekbab - Empréstimo junto ao Vitória de Guimarães: Não é um goleiro absurdamente alto, mas tem ótimos atributos técnicos para a divisão (peca mentalmente, mas quem se importa?). Vem pra ser o titular.

Emanuel Novo - no clube desde 21/22: Com contrato até o fim do ano, fica no clube para ser o reserva imediato do marroquino. Já com 30 anos, não tenho intenção em renovar o contrato ao fim dele.

Brian Araújo - Último clube: Coimbrões: Com apenas 22 anos, acredito que possa evoluir um pouco e se tornar útil pelo menos por umas 2 temporadas. Problema é seu atributo posicionamento.

 

LATERAIS ESQUERDOS:

Leonardo Buta - Último clube: Braga: O momento de buscar um substituto para André Frias chegou. Bem físico, o lateral que também pode atuar como ponta ainda tem 20 anos e até acho estranho ter sido dispensado pelo Braga.

André Frias - no clube desde 20/21: Cria da base, peregrinou por alguns clubes portugueses e estava no elenco antes de eu chegar ao clube. É um dos poucos remanescentes do elenco do campeonato distrital, mas na terceirona já sente o peso da divisão. Tem contrato até 23/24.

Álvaro Milhazes - no clube desde 21/22: Na temporada passada só fez 3 jogos e só permanece no clube por não ter ninguém interessado nele. Com contrato até 23/24, é um jogador que eu gostaria de dispensar, mas por ora, compõe elenco.

 

LATERAIS DIREITOS:

Daniel Félix - Base do clube geração 20/21: Com a melhora na qualidade do jogador, não fui ao mercado para trazer peças para a direita. Uma das maiores esperanças para o futuro, é um jogador que eu imagino que tenha bom potencial de venda nos próximos anos. Vira formado na liga em outubro de 22, liberando um espaço na equipe.

João Oliveira - no clube desde 19/20: Jogador com mais tempo de casa, participou da campanha ainda na segunda divisão distrital de Lisboa, antes de que eu chegasse ao clube. Como seu companheiro Frias, tem contrato até 23/24.

 

ZAGUEIROS:

Rolando - Último clube: Braga: Jogador de mais gabarito que trouxe para o clube nessas 3 temporadas, jogou por 5 temporadas pelos azuis em seus primeiros passos como jogador profissional, antes de passar por Porto, Napoli, Internazionale, Anderlecht, OM e Braga, além da seleção portuguesa. Com grande paixão pela Belenenses, volta ao clube para encerrar carreira.

Suently Alberto - no clube desde 20/21: Ainda com ótimo nível e mais um dos remanescentes da minha primeira temporada, segue sendo sondado por clubes da segunda divisão portuguesa, mas valentemente vou conseguindo mantê-lo no clube. Tem contrato até 24/25, um dos contratos mais longos do clube.

Anthony Correa - Empréstimo junto ao Braga: Jovem e com bons números pela equipe B do Braga, é uma opção interessante no elenco e a intenção é que seja titular em alguns jogos, seja por uma queda futura no rendimento de Rolando, seja por convocações e deslocamentos de posição de Alberto.

Nuca - no clube desde 21/22: Contratado com status de titular incontestável na temporada passada e com o segundo maior salário atualmente no elenco, sentiu muito a mudança de divisão e acabou se tornando apenas opção no setor. Contrato encerra ao fim da temporada e a tendência é que fatalmente seja dispensado, apesar de despertar a algum tempo interesse da Tondela (façam uma proposta!!!!). 

Pedro Marques - no clube desde 21/22: 5ª opção no setor, fica no clube pra suprir alguma emergência no setor, mas deve jogar muito pouco. Contrato encerra ao fim da temporada e é outro que deve ser dispensado.

 

VOLANTES:

Emerson Lopes - Base do clube geração 20/21: Outro jovem que tem muito potencial, só está esperando entrar nas regras da liga pra poder virar titular, algo que acontecerá em outubro, junto do seu colega Félix.

Manuel Mané - Último clube: Lusitano de Vildemoinhos: Cria do Porto e vindo de uma ótima temporada no Lusitanos, fico na dúvida entre dar a titularidade a ele ou a Suently Alberto ali naquela faixa de jogo enquanto Emerson Lopes não pode ser escalado frequentemente. Tem 2 temporadas para me provar que pode competir com Lopes.

 

MEIAS:

Salis Abdul Samed - no clube desde 20/21: Outro que já estava no clube quando cheguei, vai pra sua terceira temporada como titular e já vem sendo sondado constantemente por times da segunda divisão portuguesa e alemã, o que deve desestabilizar um pouco o jogador.

Pepo - no clube desde 21/22: Terminou a última temporada como titular e começará essa com o mesmo status. Tem o maior salário do elenco e contrato até o fim da temporada, então vai ter que me mostrar o que veio mostrando na temporada passada para merecer renovação de contrato.

Pedro Aparício - no clube desde 21/22: Com contrato até o fim do ano, é outro que vai ter que provar que merece renovar contrato. Gosto do futebol dele e reveza banco e titularidade constantemente.

 

PONTA ESQUERDA:

Marcelinho - no clube desde 21/22: Craque do time, perdeu a reta final da última temporada por estar convocado a seleção sub-21 brasileira. Acredito que tem futebol pra chegar com a Belenenses na primeira divisão, apesar de ter contrato até 23/24.

Rui Coentrão - Último clube: Varzim: Contratado para ser sombra de Marcelinho e cobrir a equipe em eventuais ausências do titular, o ponta de 30 anos tem contrato de 1 ano.

 

PONTA DIREITA:

Pablo - no clube desde 21/22: O moçambicano terminou a temporada passada oscilando ótimos e péssimos momentos. Por ora, ganhará outra chance e iniciará o ano como titular, mas com contrato até o fim do ano, tem permanência no clube atrelada a boa média nessa temporada.

Daniel Liberal - Último clube: Trofense: O famoso coringa, atua na verdade nas duas pontas, apesar de ser natural à direita. O angolano é jovem, mas não tem nível para ser mais do que reserva no clube. Contrato de 2 temporadas.

Ndazione - Último clube: Petro de Luanda/ANG: Outro que joga dos 2 lados do campo, foi a primeira contratação do clube ainda na temporada passada, assinando pré-contrato com a Belenenses. Na ocasião, o olheiro disse que ele tinha "nível de segunda divisão". Ao chegar, mal tem nível para a divisão atual (apesar de considerá-lo melhor que Liberal). Pesa contra ele o fato de não ser formado na nossa liga. Costuma ser sempre convocado a seleção de Malauí.

Faiq Bolkiah - no clube desde 21/22: Caso mais curioso do clube: Chegou com o nome de ser o príncipe de Brunei na temporada passada e já não tinha nível pra quarta divisão, quem dirá para a terceira? tentei emprestar mas ninguém quis, tentei mandar para nosso clube afiliado, mas ele não quis ir. Com 24 anos, já não tem mais idade para atuar pelo sub-23. Com contrato até o fim da atual temporada, só foi inscrito na liga por ter sobrado vaga.

 

CENTROAVANTES:

Roka - Empréstimo junto ao Vitória de Guimarães: Aquele famoso caso do FM de inventar que um jovem jogador é o futuro alguém, no caso de Roka, o futuro Eusébio. Não vejo isso tudo no jogador, porém, tem nível para sobrar na nossa divisão e chega para ser titular.

Renan - no clube desde 20/21: O último dos 5 veteranos da primeira temporada. Tem contrato por mais 2 anos e vai começar a temporada no banco, muito por conta das regras da liga e por já estar um pouco aquém na liga. Mas tem moral: Até aqui, foram 69 jogos e 62 gols, média de quase 1 gol por jogo!

Ricardo Matos - Último clube: Ascoli/ITA: Jovem, é opção para o setor por ser formado em Portugal mas, teoricamente, é segundo reserva do setor.

 

a2fb2e03c13ba8a15c.png

Nessa temporada, jogaremos a Terceira Liga e novamente a Taça de Portugal. Como já vimos como funciona a Taça, vou me concentrar no campeonato.

O formato é bem simples: 24 clubes, todos contra todos ida e volta (sim, 46 RODADAS!). Nessa temporada caem 8 e sobem 2 pra segundona. Da quarta divisão, sobem 2 para que a divisão se estabilize com 18 clubes. Ou seja: a disputa na parte de baixo tende a ser muito complicada, enquanto que pra subir, qualquer deslize é fatal. Entre as equipes na divisão, algumas tradicionais são o Vizela, Leixões, Lusitânia de Lourosa, Cova da Piedade e União de Leiria.

Promovidos na última temporada, estamos novamente entre os times com chances de subir, mas dessa vez sem tanto favoritismo.

Captura-de-tela-2021-11-10-231208305ded2

 

Com a diretoria pedindo para que a gente só se concentre em "não cair", acredito que a gente tenha futebol para, pelo menos, ser competitivo na divisão.

Expectativas8a8522b633275000.png

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

Tradicionalmente, os amistosos da temporada não significam muito para mim, já que costumo contratar os jogadores durante esse período de amistosos, então nem serve tanto para entrosamento, mas é bom sempre para ver como estão os jogadores que já estão no clube e ir dando ritmo de jogo aos que vão chegando. Mas chama a atenção a boa vitória contra o Mafra, time da primeira divisão.

 

Captura-de-tela-2021-11-10-2315183a01c71

 

AGOSTO:

F - Vilafranquense - Terceira Liga: 1x2

Continuando nossa tradição de estrear perdendo, fizemos um jogo bem meia-boca contra o Vilafranquense, num jogo que foi definido nos primeiros 5 minutos de jogo: Pepo marcou de pênalti aos 3', André Dias empatou pra eles aos 4' e Leandro Antunes virou aos 5'. Nenhum estreante jogou bem.

F - Alverca - Terceira Liga: 5x0

Já conhecemos a equipe B do Alverca, que enfrentamos pela divisão distrital de Lisboa. Lembram por quanto nós os vencemos? Exatamente, 5x0. Garoto Roka estreou já metendo hat-trick. Entramos como azarões pro jogo e saímos vencendo de goleada.

C - São Martinho - Terceira Liga: 3x0

Com um time quase misto após 3 lesões na equipe, conseguimos uma boa vitória por 3x0. Roka voltou a marcar, enquanto Pablo fez 2. 

F - Águeda - Terceira Liga: 1x1

Jogamos melhor mesmo fora de casa, mas não conseguimos passar do 1x1 contra o Águeda. Parece mais que faltou pontaria do que outra coisa.

C - Benfica e Castelo Branco - Terceira Liga: 2x0

O time dos caras não tinha jogador no banco de reservas - não sei se por conta das regras da liga ou por falta de jogadores mesmo - e aí não teve jeito né? Se a gente não vencesse era vergonha.

F - Rio Ave B - Terceira Liga: 3x1

Com o calendário caótico, jogadores lesionados e convocados, escalei uma equipe mais aleatória para dar um descanso aos jogadores diante de um time teoricamente bem mais fraco que o nosso. Em campo os jogadores não decepcionaram, com Renan (que não pisava em campo desde que subimos) guardando um e Roka dois. Teve espaço até para o príncipe de Brunei entrar em campo (não fez nada, mas jogou!).

 

SETEMBRO:

C - Vitória de Guimarães B - Terceira Liga: 2x1

Jogo perigoso e difícil, abrimos 2x0 no início do jogo, mas eles deixaram o deles nos acréscimos do primeiro tempo. O segundo tempo foi bem pegado, com uitas faltas nossas e bastante dificuldade na criação. Quase vimos algumas vezes o adversário empatar, mas sorte também entra em campo as vezes.

C - Caldas - Taça de Portugal - 4x1

Novamente sorteados contra um time da Segunda Divisão, demos um show em casa e não tivemos qualquer dificuldade no jogo. Pablo inspirado marcou 2, enquanto Roka e Buta deixaram os outros dois. E sabe o que é mais legal dessa classificação:

 

Risos11637cecbe3dc8a8.png

 

F - Fontinhas - Terceira Liga: 1x0

Primeiro tempo do jogo só teve um chute a gol, por acaso nosso. O segundo tempo teve uma melhora nas finalizações (só por nossa parte), mas gol mesmo só nos acréscimos, com Renan garantindo os 3 pontos pra nós.

C - União de Leiria - Terceira Liga: 2x1

Pensa num jogo que a gente dominou do início ao fim. Agora, pensa num jogo suado pra vencer? Só ganhamos por que os nossos 2 gols saíram de pênalti. Eles com um chute a gol fizeram o deles. Papo de maluco.

C - Belenenses SAD - Taça de Portugal: 2x1

O primeiro duelo da Belenenses contra um time da primeira divisão seria justamente contra a B-SAD, as ironias da vida novamente. O jogo encara essa partida como de muita rivalidade, tal como imagino que vá acontecer na vida real. É isso: escalei o que tínhamos de melhor e fomos pra jogo contra um adversário que vem de 3 derrotas seguidas na Primeira Liga. O primeiro tempo foi muito pegado, conosco fazendo muitas faltas e o gol de Marcelinho aos 32', que nos deixou com esperanças de matar o jogo cedo, mas Néné empatou para os intrusos (não vou chamar nem de visitantes) já próximo do fim do primeiro tempo. Aumentei a pressão e joguei o time para o ataque, mas só aumentamos a quantidade de remates, não a de gols. Eles, recuados, viam a gente jogar e tentavam no desespero dos contra-ataques fazer o que dava, mas não acertavam nada. Mas apesar do nosso atropelo, o jogo foi para a prorrogação. Logo no início dela, Pedro Aparício marcou o segundo nosso, e prontamente após o gol tirei um meia e botei outro volante pra reforçar a defesa. A partir daí, foi administrar o jogo e expurgar do Restelo esses impostores. Eliminamos o mal da Taça e estamos na próxima fase!

F - Louletano - Terceira Liga: 0x2

1 gol nos primeiros 5 minutos do primeiro tempo, 1 gol nos primeiros 5 minutos do segundo tempo. E pronto, o Louletano vence a Belenenses, com alguns desfalques que descansavam por conta do jogo contra a B-SAD.

 

Começamos essa maratona com uma derrota e terminamos ela com uma derrota. Porém, no meio dessas partidas, 10 jogos de invencibilidade.

Captura-de-tela-2021-11-10-2330349d42df2

 

Com 7V 1E 2D, estamos em primeiro lugar, algo que me surpreende muito. Achei que a gente tinha futebol pra sobreviver sem sustos na divisão, mas estar disputando título a essa altura é algo que me surpreende. Porém, a derrota justamente para o segundo colocado na última rodada deixou tudo emocionante e, com apenas 3 pontos separando o 1º do 6º colocado, tudo ainda é possível. 

Captura-de-tela-2021-11-10-23401267be26e

 

Na Taça, nosso próximo adversário é o já conhecido Penafiel, que na temporada passada tomou um 3x0 nosso pra ficar esperto. E não, se passarmos a gente não pega o Benfica, pois a eliminatória é sorteada (bom, talvez a gente enfrente né, mas é sorteio hahaha). O interessante dos sorteios da Taça de Portugal é que não tem divisão de nível, dá pra rolar Sporting e Porto já na terceira eliminatória, se calhar no sorteio. Dito isso, várias equipes de divisões inferiores a nossa ainda estão vivas e se enfrentando, então caso a gente passe e tenha alguma sorte, dá pra pegar uma mamata nas oitavas.

Captura-de-tela-2021-11-10-234318ef6f7e3

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

Roka, com seus 8 gols e 1 assistência, vem sendo a melhor contratação da temporada até então. Bastante cirúrgico, joga bem também na ponta-direita e já é um jogador que eu cobiço contratar em definitivo se tiver a oportunidade. Mas é Pablo quem tem chamado atenção: Se antes eu tinha dúvidas sobre suas oscilações, até aqui o moçambicano vem calando minha boca, provando que pode sim jogar na Belenenses. Outro que vem surpreendendo é Rolando, que do alto dos seus 37 anos vem fazendo partidas sólidas na defesa da equipe. Dos veteranos, Suently Alberto tem jogado muito de volante e não está decepcionando. Já entre os reservas "de luxo", João Oliveira e Pedro Aparício estão "aparecendo".

 

Os-Azuis-do-Restelod1a49d63f7b701f1.png

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

Risos.

 

Captura-de-tela-2021-11-10-2353056acc42d

Bem, já haviam me alertado que jogar em Portugal era isso daí mesmo, rombo atrás de rombo nas finanças. Por enquanto, fica a esperança de que subindo para a Segunda Liga essa sangria melhore um pouco. Também não vi muito sinal da diretoria em pegar empréstimo, então, estamos na merda mesmo hahaha

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

Em primeiro lugar na Terceira Liga e mandando bem na Taça de Portugal, a direção está rindo de orelha a orelha. Eles seguem enchendo o saco por causa do futebol de pressão mas, em último caso, isso não tem afetado mais do que a alegria por estarmos superando expectativas (se passarmos de fase na Taça, superamos as expectativas lá também).

 

Captura-de-tela-2021-11-10-235524a01c5e1

 

Tanta alegria fez a diretoria me procurar pouco mais de 6 meses para o fim do meu contrato para assinar um novo, este dessa vez, indo até 06/25.

Contrato4b1228efd93f2a71.png

 

Uma coisa "simbólica" que decidi fazer foi contratar Tengarrinha como meu auxiliar. Para quem não sabe, ele faleceu recentemente após ter lutado por algum tempo contra uma doença rara. Ele era jogador de futebol, mas interrompeu a carreira ainda aos 28 anos para se tratar e, desde então, vinha sendo auxiliar do sub-23 do Vitória de Guimarães. Meu antigo auxiliar foi para outro clube e, ao botar vaga de emprego, ele foi o que pareceu mais interessado. É a forma que eu encontrei de prestar uma homenagem a Tengarrinha, que tinha minha idade.

Tengarrinhaffdd9608cab7e0ea.png

 

E vocês acharam que os 5 fiéis torcedores deixariam de comprar os bilhetes de época? Acharam errado!

kkk420f4fd7ac64c251.png

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C3.1) - Só há espaço para uma Belenenses. [Att: 11/11]

Plantel bem interessante com jogadores experientes. Os resultados estão à vista e a liderança é justificada. A subida poderá ser uma realidade, apesar da estreia a perder. Na Taça, nem mais, Belenenses só há um. Curioso como perdes a época passada com a equipa B e ganhas agora a principal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Virou passeio! Virou passeio!". Hehehe. Pelo jeito a previsão que fiz antes estava certa: o Belenenses tem uma camisa com uma força absurda, daquelas que dá muita tranquilidade aos jogadores, e nenhum desafio parece impossível. Some-se a isso o bom trabalho no mercado de transferências e a boa gestão dos demais aspectos e temos um time a caminho de um novo acesso, quiçá com título. Para melhorar, ainda despachou o falso Belenenses na taça. Tá bom demais.

Sobre o jogador dispensado pelo Braga, isso é uma das coisas legais/interessantes de jogar em Portugal. Porto, Benfica, Sporting e Braga têm tanto dinheiro e tanta força em relação aos demais que os bons jogadores abundam por lá. E é uma abundância tão grande que eles "transbordam" jogadores, não tem espaço pra tanta gente boa e muitos acabam dispensados ou emprestados. Nisso aí um outro clube com dinheiro e boa estrutura se dá bem, porque acaba atraindo essas "sobras" que ainda são bem acima do nível geral da liga.

Não sabia dessa história do Tengarrinha, tenho quase certeza que ele foi meu jogador no Nacional. Muito legal a homenagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonita homenagem ao Tengarrinha.

As finanças negativas não deviram assustá-lo, já que normalmente é o que acontece em divisões inferiores de muitas ligas. Só espero que não vendam o clube.

Depois de passar pelo Caldas e bater o rival B-SAD, o Belenenses se prepara para pegar o Penafiel. Torcer para uma boa vitória e avançar um pouco mais na Taça. Quem sabe não dá sorte no sorteio?

O Belenenses deu uma grande arrancada na liga, mas é de se observar que perdeu para o 2º e 3º colocados. Eu acho que vai subir pela 3ª vez consecutiva porque voxcê parece bastante convicto do que precisa ser feito para conquistar a promoção, só não pode perder o fôlego no longo campeonato. Mas, você sabe, eu torço para esse elevador estragar.😄

A Belenenses? Que sacrilégio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses
  • Fujarra featured this tópico
  • div unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...