Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os Azuis do Restelo - Os Belenenses


Fujarra

Posts Recomendados

Em 14/12/2021 em 08:01, Cadete213 disse:

Dificuldades normais nesta fase. Esta deverá ser uma época de adaptação. Estou incrédulo com Marítimo e Nacional...FM deve ter algo contra as equipas madeirenses. Deve ser por causa do CR7 😂

Marítimo e Nacional em um desaire decepcionante, como o FM gosta de falar hahahha mas pode ficar tranquilo, eles sobrevivem a Segunda Liga. Fazem vergonha, mas sobrevivem! 🤣

 

20 horas atrás, victor095 disse:

Excelente notícia a contratação do Roka, em meio a todas essas dúvidas recentes. Pelo menos ganhou uma garantia pro futuro e menos um problema pra arrumar nas próximas janelas. A diretoria não reclamou, mas tenho certeza que o VP  de finanças ficou maluco HAHAHAHA

Boa sorte!

VP de Finanças era ninguém mais ninguém menos que LEVEN SIANO hauhauhauhauhauahuah

Mas tem que fazer, ele é um jogador muito bom e que, por que não, pode sair no futuro gerando muito mais renda do que essa. Foi uma contratação muito importante, sem sombra de dúvidas.

Valeu Victor!

 

18 horas atrás, LC disse:

Início claudicante esse da equipe. Vai ter que acertar essa defesa ou infelizmente o viés de queda irá continuar. Boa sorte na sequência.

A sorte é que começamos muito bem a temporada, senão essa gordura não serviria. Não fizemos um único jogo realmente BOM nesse trimestre, olha, coisa triste demais hahahah

Valeu LC!

 

16 horas atrás, Pimpolho_do_Furacão disse:

Tá certo. Tem que ser ousado. Aposto que isso vai render bons frutos

Era importante demais, a contratação do garoto é um pontapé de mudança no clube.

Valeu!

 

14 horas atrás, div disse:

Sei como se sente haha

Realmente foi um momento complicado no comando do clube, mas vinha evoluindo muito bem até aqui e uma folga na Segunda Liga pode ajudar a ter um elenco melhor pra estreia na Primeira Liga.

Roka vale isso tudo aí mesmo. Normalmente prefiro ter promessas no time, mas nesse caso Roka é o craque do time e vale a pena trocar um jovem (mais uma grana) que não se sabe se vai vingar mesmo por ele.

hahahahha é triste, achei que a base traria ótimos frutos, mas eles no fim, estão sendo importados 🤣

É verdade. Talvez as mudanças extremas junto ao rejuvenescimento do elenco tenham pesado demais. Mas também acho que a saída de Pablo e Marcelinho pesaram.

Roka vale até mais, eu pagaria tranquilamente 10 milhões por um jogador que fede a gol igual a ele. Só mostrando vídeo mesmo, não tem bola perdida pra ele, e a facilidade com a qual ele sai dos marcadores é monstruosa. Ele não tem atributos técnicos incríveis, mas o físico dele faz ele vencer quase todas, é surreal. Talvez só na Primeira Liga que ele comece a parecer um pouco mais normal hahahha

Valeu div!

 

4 minutos atrás, GGilson disse:

Parece que a perde de dois jogadores importantes e mais todas as demais mudanças no elenco estão pesando para o Belenenses na atual temporada. E ainda tem a contusão do Roka. Dureza...

A temporada mais desafiante até o momento pode virar a favor do Belém no returno. Ainda há espaço. Contudo, até agora não há nenhuma demonstração de que isso possa acontecer.

Teremos emoção a seguir. 

Eu tinha vindo responder o pessoal, vi que você tinha curtido a postagem e esperei pra te responder junto hahahah

Como em toda equipe que está em busca de crescimento, a perda dos pilares pode por tudo a perder. Marcelinho e Pablo eram pilares, não tenho dúvidas quanto a isso. Aliado à isso, contratar de surpresa no último dia da janela se mostrou muito difícil, o que me fez cometer equívocos e confiar até demais nos olheiros (não olhei atributos, médias por times, nada, só confiei e fui). No fim, estamos passando por esse momento.

Mas é isso daí. É com o desafio que a gente realmente cresce. Eu cansei de passar por isso em saves anteriores, o mais importante é buscar alternativas e tentar tirar o que há de melhor do elenco. Quando jogo no Brasil, alguns fatores complicam pois apesar de termos elencos cheios por conta da quantidade alta de reservas no banco por jogo, raramente você tem um jogador polivalente. Na Europa, você se vê obrigado a ter esses jogadores polivalentes, então as vezes a resposta está no próprio elenco, escondido num zagueiro que pode ser um bom volante, um meia que pode ser um bom lateral... Ser criativo é bacana nesses casos.

A próxima att vai ser do fim da temporada, então já vai dar pra ver se fomos, se ficamos ou se voltamos. 🤣

Obrigado pelo comentário Gilson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 4.3 - Renascimento.

Depois de 2 vendas importantes e contratações bastante equivocadas, o Belenenses teve uma queda brusca de rendimento, deixando a equipe quase que inteiramente nas costas de Roka, e no momento em que ele se lesionou também, aí que tudo desmoronou mesmo. Será que conseguimos inverter essa situação?

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Foram poucas contratações para a reta final da temporada, mas todas bem importantes.

LE - Djevencio Van der Kust - Emprestado pelo Utrecht: O lateral surinamês veio em empréstimo gratuito, o que foi ótimo, já que ele recebe quase 200 mil p/m, totalmente impraticável para os nossos cofres.

MC - Mathias de Wolf - Emprestado pelo NEC: Outro que veio "de grátis" para nós, vem para dar um pouco mais de qualidade e profundidade no meio-campo da equipe.

PE - Tshabalala - Último clube: Real: Aqui foi um negócio interessante. Tshabalala é um jogador que eu acompanho no Real desde o início do save, pois uma vez jogando contra ele, ele mandou em campo. Deixei ele ali na minha lista de interesses, mas por não ter grana para trazer ele para o clube, fiquei na minha. Eis que o Real passou a demonstrar interesse no norte-coreano Kang Kuk-Chol. Pensei "e se eu propor uma troca?". No fim eles aceitaram e todo mundo saiu ganhando: Eu trouxe um jogador já em fim de contrato por lá que estava doido pra mudar de ares e eu mandei para lá um jogador que eles queriam e que não se adaptou ao nosso clube.

PE - Marcelinho - Emprestado pelo Celta de Vigo: Poisé meus caros, Marcelinho está de volta, com salário completamente compatível ao nosso orçamento. Mas como? Eu não sei. O Celta queria emprestar ele para dar mais rodagem, já que por lá era só reserva. Sabendo do salário alto que recebe na Espanha, tentei pedir ele por empréstimo mais para sanar minhas dúvidas, e para minha total surpresa, ele estava lá, disponível para nós e com a gente pagando só 10% do salário. A felicidade meu Deus! Com a chegada dele no início de fevereiro, o Marcelinho que já estava no elenco virou apenas Marcelo, já que bem, só existe um Marcelinho.

Dentre as saídas, a mais relevante realmente foi a do norte-coreano, trocado pelo Tshabalala, mas também emprestamos Bobby Riley ao Oliveira de Hospital, para ele ter mais rodagem.

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

 

JANEIRO:

C - Braga B - Segunda Liga: 1x0

Dando início a Janeiro, vencemos o Braga B pelo placar mínimo, com gol de Esiti, que fez uma bela partida como meia central ao invés de volante, que era onde eu vinha o escalando.

F - Marítimo - Segunda Liga: 0x2

Fora de casa, não tivemos qualquer chance contra o Marítimo, que dominou o jogo do início ao fim. Nosso melhor jogador foi na verdade Lekbab, que fez 4 defesas difíceis, a despeito de ter levado 2 gols.

C - Sporting da Covilhã - Segunda Liga: 3x2

Desencantou, Marcelinho! Digo, agora é Marcelo. Pela primeira vez na temporada o ponta fez um bom jogo, marcando um gol e dando passe para outro gol na difícil vitória contra o Sporting da Covilhã. Van der Kust também estreou bem, marcando um dos gols na partida.

F - Louletano - Segunda Liga: 3x0

Desde a saída de Pablo e Marcelinho (ou seja, quase 5 meses depois), essa é a primeira partida realmente BOA que fazemos. Que saudade que eu estava do meu time ativo em campo, sem deixar espaços para o adversário!

C - Penafiel - Segunda Liga: 5x1

A gente já começou o jogo perdendo de 1x0, o lateral deles meteu um golaço cruzado que nem o Neuer pegaria. Aí o mesmo camarada 10 minutos depois mete um carrinho criminoso em Roka dentro da pequena área e é expulso. Pior ainda: Emerson Lopes quem bateu e desperdiçou. Seguido a isso, nos acréscimos do primeiro tempo, Luzardo meteu-lhe gol após cobrança de escanteio, se aproveitando da falta de um homem na marcação individual. Na volta pro segundo tempo, eles meteram a formação "coraçãozinho": Um líbero, dois zagueiros, dois alas, um volante e 3 meias, com os meias das pontas de mezalla. Certinho um coração! E como bom Marcinho, o Penafiel queria falar de amor, mas eu estava aqui para maltratar este pobre coração. E lá estavam eles de novo para fazer outro pênalti. Ô povo que gosta de um penal... dessa vez o próprio sofredor da falta bateu e converteu a gol, no caso Van der Kust. A partir daí abriu a porteira: Roka meteu dois, Marcelo um e fechamos o placar.

 

FEVEREIRO:

F - Benfica B - Segunda Liga: 3x1

Cara, o gol do Roka... foi simplesmente sensacional: Tirou 3 da jogada vindo lá de trás, tirou o goleiro e chutou já quase sem nenhum ângulo. É gol digno de melhor gol do campeonato. O segundo foi com passe de quem? Marcelinho, o único! Ainda teve De Wolf marcando o primeiro pelo Belenenses e um gol bizarraço contra de Eboh. Que saudade desse tipo de desempenho!

C - Leça - Segunda Liga: 5x0

Atropelo! É como podemos chamar essa partida, e as estatísticas não me deixam mentir, pois podia ter sido até mais largo esse placar. Roka 2, De Wolf 2 e Luzardo com passe de Marcelinho.

F - Famalicão - Segunda Liga: 1x1

Não dá pra dizer que o empate foi ruim. Jogamos bem mas o adversário também, anulando Roka e fazendo com que nossa vida fosse difícil na partida. Se não fosse pelo gol achado de Suently Alberto, nem com um ponto debaixo do braço a gente saia.,

 

MARÇO:

C - Santa Clara - Segunda Liga: 1x0

Na última atualização eu mencionei que quando a fase é ruim, tudo dá errado. O mesmo dá pra aplicar quando a fase é boa, né? Jogo dificílimo contra o líder do campeonato, eis que eles tem um jogador expulso na metade do primeiro tempo. Roka, de cabeça, marcou o único tento da partida, que nos deu 3 pontos importantíssimos e até inesperados.

F - Nacional - Segunda Liga: 3x2

Essa partida aqui foi de tirar os cabelos da cabeça na base do puxão. Começamos bem, impondo nosso ritmo, logo, foi questão de tempo até que Eboh achasse de cabeça o primeiro gol da partida. Daí veio o juizão dando não um, mas DOIS pênaltis seguidos para os donos da casa, ambas decisões muito estranhas, pois não vi sequer falta. Pênaltis convertidos, 2x1 para eles... Roka foi lá e imediatamente 1 minuto após o segundo gol, empatou. Bonito, lindo, mas eles não queriam o empate, estavam todos mordidos, o vestiário estava irritado... Coube então a Straccio, reserva do reserva que estava de titular por conta de inúmeras lesões, marcar o gol que selou nossa vitória, já no finzinho do jogo. Aqui não juizão!

 

ABRIL:

C - Oliveirense - Segunda Liga: 5x1

Roka 4 x Belenenses 1 x Oliveirense 1.

F - Arouca - Segunda Liga: 3x1

Esse foi um daqueles jogos que a gente pode dizer que venceu mais na base da sorte, pois o Arouca jogou bem, mas a gente teve mais competência para aproveitar as oportunidades.

C - Chaves - Segunda Liga: 2x3

Voltamos a perder para o Chaves no campeonato, apesar de ter sido menos feio dessa vez. Jogamos bem, Roka deu esperança para nós quando o jogo estava 2x0, mas logo após eles marcaram o terceiro. Van der Kust ainda descontou, mas já nos acréscimos finais, sem quase nenhuma chance de um possível terceiro gol do empate. A invencibilidade de 10 partidas enfim caía.

F - Académico de Viseu - Segunda Liga: 2x0

O jogo foi meio morno até os 80'. Marcelinho tinha marcado antes, mas mesmo assim o jogo tava bem sem graça. Aí Roka foi cobrar um pênalti e acertou o travessão. Logo ele, o artilheiro dos artilheiros falhando pênalti? A moral dele caiu, nota dele tava 6,1, pior nota que eu já vi ele alcançar em jogo. Eis que perto do fim, a bola sobra pra ele, num sprint só ele tira 3 marcadores de cima dele e chuta pra fazer lindo gol. Esse moleque é mesmo o novo Eusébio.

 

MAIO:

C - Tondela - Segunda Liga: 1x2

A sequência muito positiva nessa reta final nos fez sonhar com o Top-3, e o jogo contra o Tondela era imprescindível para isso, afinal, eles eram até aqui o segundo lugar no campeonato, a 2 pontos da gente. Vencer era rubricar nossa vaga ao menos nos playoffs a 2 rodadas do fim do campeonato. Uma partida decisiva em nossa casa. Como era de se imaginar, o jogo começou bem difícil, com ambas as equipes se fechando e tentando aproveitar os poucos espaços dados, e foi num desses espaços dados que João Ribeiro abriu o placar para os visitantes. Faltando poucos minutos para o fim do primeiro tempo, Roka deu uma de garçom e lançou assistência para o jovem Manuel Dias, que substituia o suspenso Luzardo, marcar o primeiro gol dele como profissional. O segundo tempo foi bem parecido, as equipes fazendo o possível num cenário de muitos toques de bola e muita movimentação mas poucas concretizações reais. E mais uma vez, numa das poucas brechas dadas, João Ribeiro foi lá e marcou o segundo dele, sacramentando a vitória do Tondela.

F - Porto B - Segunda Liga: 3x1

Justo no último jogo da temporada Lekbab se lesionou, nos obrigando a recorrer ao nosso segundo goleiro, Stojkovic. Sorte nossa que ele acabou sendo até pouco acionado, pois vencemos até de forma confortável a equipe B do Porto. Mas vencer não era suficiente para pegar a vaga nos playoffs, o Chaves também precisava perder para o Sporting da Covilhã. Infelizmente para nós, eles meteram 5x0 no Sporting, adiando o sonho do retorno a Primeira Liga em pelo menos mais um ano.

 

Nem parece o mesmo time que estava capengando na última atualização. Se não fossem as derrotas especificamente para Chaves e Tondela, nós tínhamos a chance de subir sem precisar nem dos playoffs mas, em todo caso, mais uma temporada na Segunda Liga pode vir a calhar para dar mais cancha a um time tão jovem como o nosso. 

 

Calendarioc17ec03779796cef.png
Agora que estou de monitor novo, posso tirar prints maiores, tava sentindo falta de mostrar os goleadores das partidas kkkk

 

15b32bba73f3d5943.png

Foi realmente por muito pouco, até se tivéssemos empatado ambos os jogos contra Tondela e Chaves, a gente subia sem precisar dos playoffs. Mas foi uma bela campanha de recuperação, só o fato de ter dado esperanças à torcida, para mim, já vale bastante. 

Nacional e Marítimo, que estavam capengando, conseguiram se salvar. Famalicão, que caiu na última temporada, decepcionou bastante.

Tabela-de-Classificacao-Final6a94325a668

 

Apesar de termos desatado a meter goleadas, o Santa Clara ainda conseguiu terminar a temporada com mais gols do que a gente. E nas assistências, como sempre, seguimos bem dominantes.

Estatisticas-Timesd3cda7586431d63c.png

 

O vice-líder na artilharia era do time campeão e marcou 18 gols. Roka fez 35, risos. Eu deixei a estatística de "remates" ali também para demonstrar o quanto esse garoto é monstruoso. Buta também se destacou nas estatísticas.

Estatisticas-Jogadores96a2c96029b417eb.p

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

Terminamos a temporada com um elenco bem enxuto, contando graças a Jeová com poucas lesões e, quando necessário, recorrendo ás camadas jovens. 

Roka mais uma vez foi o destaque máximo. Média de 7,5, 40 gols, 4 assistências e 11 vezes melhor em campo na temporada. Marcelinho também voltou para salvar o clube, e se estivesse ali somadas as estatísticas de antes de ser vendido no início da temporada, terminaria com média bem maior. Leonardo Buta e Suently Alberto também fizeram boa temporada, ambos jogando tanto de laterais como em posições improvisadas. Inclusive, Alberto é lateral esquerdo de origem e quase nunca jogou nessa posição, sobretudo após a chegada de Buta.

Dentre as novas contratações, me surpreendi muito com o garoto Elijah Eboh, da Nigéria. Jogando tanto de volante como de zagueiro o garoto não decepcionou, e já vem despertando interesse de alguns clubes da Primeira Liga. Ele tem cláusula alta, graças a Deus hahaha. Luzardo também fez boa temporada, um baita ponta achado na segundona argentina. Já os brasileiros Marcelo e Mantuan não empolgaram, e a tendência é que eu busque vendê-los na próxima temporada, enquanto Marcão apenas não terá seu contrato renovado. Apesar de não ter feito uma temporada ruim, tem salário muito alto e não fez por onde para renovarmos, além de termos bons jogadores voltando de empréstimo para a posição.

 

Elencoae57e8af02bcdd93.png

 

Segundo os torcedores, o nosso time ideal de 23/24 foi esse aqui.

Os-Azuis-do-Restelo61b8b011bb35ede2.jpg

Bom, como eu já havia previsto, a fornada não foi lá essas coisas. Os que merecem algum destaque são Sebastião Camões, Djaniny Almeida e Mats Peters. Camões inclusive acredito que possa vir a se tornar um jogador interessante para a primeira divisão, já Djaniny e Peters eu não acredito nem nisso.

 

Academia-de-Jovensd61d75733df37f22.png

 

Mas dentre os jovens que chegaram ao clube nessa reta final, o que mais me desperta esperanças veio na verdade lá da África. Fortunato Calei assinou conosco a 2 anos atrás, quando ainda tinha 16 anos e acabado de surgir na base do Petro de Luanda. Já deu pra perceber que eu gosto muito de reforçar a nossa base, né?

110990f06a994ba9a.png

 

E reforçar a base nos rendeu frutos:

Sub-196955b78f62d9351b.png

 

Vencemos a principal divisão sub-19 do país, ficando a frente até mesmo do Benfica. Os times do Porto e Sporting foram eliminados nas prévias.

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

Já chegamos aos 20M de dívida no clube, mas conseguimos reduzir em pouco menos de 5M essa dívida, se considerarmos a temporada passada. Isso se vale muito das vendas de Marcelinho e Pablo, que seguraram bem a onda, sem isso, estaríamos bem pior, o que mostra que na próxima temporada é extremamente importante que mais vendas aconteçam para equilibrar esse combalido caixa.

 

Financase24d8f702cc2ddef.png

Receitas - Despesas

 

O sumário comercial mostra que conseguimos melhorar um pouco nosso recebimento em patrocínios e receitas dde TV, mas diminuímos o faturamento no que tange dias de jogos. Isso se explica por termos feito 12 partidas à menos na liga nesta temporada, já que fizemos bem menos jogos.

No mais, Marcelo ter sido a terceira maior venda de camisas na temporada me assusta bastante.

Financas264318b79d11c3ece.png

 

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

Não esperava menos, né? Depois dessa recuperação fantástica, se a moral com a direção caísse seria sacanagem. No fim, superamos as expectativas deles num geral, só falhando na taça, onde gostariam que a gente tivesse chegado uma fase a frente.

 

Cpmfoama845f55873aa6e665.png

 

As expectativas para a próxima temporada são basicamente as mesmas.

Expectativas-24252172a89265f42707.png

 

Batemos mais um ano a média de torcedores no estádio, esses torcedores só sabem nos dar orgulho!

 

E o orçamento vai ser o mesmo para o ano que vem. Ou seja: Precisaremos de muita criatividade, como sempre, portanto, esperem muitas contratações de jovens novamente.

Orcamento-Salariale8c61d117be43f65.png

 

Agora, precisamos falar sobre Roka:

- Recorde de gols na Segunda Liga;
- Melhor jogador jovem;
- Melhor jogador da liga num geral.

Esse garoto vale cada centavo investido nele.

Ah, o Portimonense me propôs uma entrevista de emprego, prontamente negada. Já havia recebido algumas propostas, mas de time da primeira divisão foi a primeira vez.

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C4.3) - Renascimento. [Att: 16/12]

Marítimo e Nacional lá se safaram e inclusivé acabas perdendo contra os verde-rubros. Foi um belo renascimento mas infelizmente não foi o suficiente para conseguir a subida. Acredito que na próxima época consigas subir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena não ter subido, mas acredito que o empate com o Famalicão foi fatal. Seriam 2 pontos cruciais. Fez bem em ficar, mesmo o Portimonense estando na primeira divisão. Boa sorte na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia visto uma chance de reação do Belenenses no returno e quase deu, mas só com a chegada de Marcelinho isso se tornou realidade. Acha que sem ele o Belém conseguiria a reação?

Ficou perto de subir e para a próxima temporada é possível esperar a luta pela promoção se contratar alguns jogadores para as posições mais carentes. A contratação do Roka se mostrou totalmente acertada. Parabéns. Dinheiro bem gasto. Como eu disse no início de temporada, preferia que não subisse por vários motivos. Pegar o elevador é bom, massageia o ego, mas geralmente idica que o save está em um nível inferior ao nível do treinador humano. Ter um pouquinho de dificuldade forma caráter.😄

Avante, Belenenses!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi no detalhe, ainda mais levando em conta que amassou o Chaves e teve um jogo equilibrado com o Tondela. Realmente foram jogos cruciais, a tabela já diz tudo.

Curioso pra saber quem caiu👀

Próxima temporada é ter essa consistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Contratação inconsequente nada, ROKA É FODA MEU PARCEIRO! Vale cada centavo realmente. Gostei!

Essa temporada foi realmente uma montanha-russa, e acho que tem bastante a ver com o mercado bastante agitado. É mt nome chegando, nome saindo, e aí até o time encaixar levou tempo, depois vem a oscilação natural de rendimento (pra baixo) e por fim uma correção de rota do treineiro que quase trouxe uma promoção de acesso.

Ponto positivo pra base, o trabalho de captação tá sendo mt bem feito! O caneco do Sub-19 ilustra bem isso.

 

No mais, acho que manter uma base pro ano que vem, promovendo alguns poucos enxertos com reforços é o melhor caminho. Ah, e claro: tentar fazer dinheiro com boas vendas de destaques do plantel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou no quase e tem tudo pra conseguir a vaga na próxima temporada.

Roka foi simplesmente maravilhoso com seus 40 gols, mas Marcelinho também fez a diferença com 6 assistências em 11 jogos, ótimo retorno. Espero que consiga renovar o empréstimo mais um ano.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div featured this tópico
Em 16/12/2021 em 19:52, Cadete213 disse:

Marítimo e Nacional lá se safaram e inclusivé acabas perdendo contra os verde-rubros. Foi um belo renascimento mas infelizmente não foi o suficiente para conseguir a subida. Acredito que na próxima época consigas subir.

Foi uma campanha bem intensa, com muitos altos e baixos, no fim, não deu mas foi bem perto! Próxima temporada realmente promete.

 

Em 16/12/2021 em 21:42, LC disse:

Uma pena não ter subido, mas acredito que o empate com o Famalicão foi fatal. Seriam 2 pontos cruciais. Fez bem em ficar, mesmo o Portimonense estando na primeira divisão. Boa sorte na próxima temporada.

Esse empate foi complexo mesmo, mas perder justamente para os concorrentes diretos foi crucial para definir nosso destino, mas enfim, faz parte. É bom pois dá mais tempo de maturar esse elenco.

Valeu LC!

 

Em 17/12/2021 em 09:18, GGilson disse:

Eu havia visto uma chance de reação do Belenenses no returno e quase deu, mas só com a chegada de Marcelinho isso se tornou realidade. Acha que sem ele o Belém conseguiria a reação?

Ficou perto de subir e para a próxima temporada é possível esperar a luta pela promoção se contratar alguns jogadores para as posições mais carentes. A contratação do Roka se mostrou totalmente acertada. Parabéns. Dinheiro bem gasto. Como eu disse no início de temporada, preferia que não subisse por vários motivos. Pegar o elevador é bom, massageia o ego, mas geralmente idica que o save está em um nível inferior ao nível do treinador humano. Ter um pouquinho de dificuldade forma caráter.😄

Avante, Belenenses!

Marcelinho foi bastante importante, mas confesso que achei que ele desequilibraria até mais. Os números dele são bons: Foram 7 jogos, 2 gols e 3 assistências no início da temporada e 11 jogos, 1 gol e 6 assistências na volta ao clube. Comparado ao "Marcelo", ele foi muito melhor, mas acredito que ele somou numa equipe que evoluiu junto a ele próprio.

Na próxima temporada, a ideia é contratar jogadores para posições carentes (ponta direita e um meia principalmente), aproveitar para ver os jogadores emprestados que voltam em condições de jogar e entender o estilo do jogo. Se encaixar, espero lutar mesmo na parte de cima da tabela.

Confesso que eu não liguei muito para permanecer na divisão, como você mesmo disse. A gente está jogando bem, mas as saídas mostraram que nosso time tem dificuldade de encaixar no caso de uma venda inesperada. Se fosse na Primeira Liga, seria um retrocesso se acontecesse e cair, é melhor subir com caminho já pavimentado para não cair.

Valeu Gilson!

 

Em 17/12/2021 em 09:35, victor095 disse:

Foi no detalhe, ainda mais levando em conta que amassou o Chaves e teve um jogo equilibrado com o Tondela. Realmente foram jogos cruciais, a tabela já diz tudo.

Curioso pra saber quem caiu👀

Próxima temporada é ter essa consistência.

O jogo contra o Chaves foi muito bacana, mas no fim realmente os jogos mais importantes a gente deu mole. Não merecemos a subida mesmo.

Olha... Casa Pia (que tinha subido na temporada passada) e a Acadêmica de Coimbra, time bem tradicional. Não espero por moleza não hahaha

Valeu Victor!

 

Em 17/12/2021 em 16:23, Leho. disse:

Contratação inconsequente nada, ROKA É FODA MEU PARCEIRO! Vale cada centavo realmente. Gostei!

Essa temporada foi realmente uma montanha-russa, e acho que tem bastante a ver com o mercado bastante agitado. É mt nome chegando, nome saindo, e aí até o time encaixar levou tempo, depois vem a oscilação natural de rendimento (pra baixo) e por fim uma correção de rota do treineiro que quase trouxe uma promoção de acesso.

Ponto positivo pra base, o trabalho de captação tá sendo mt bem feito! O caneco do Sub-19 ilustra bem isso.

No mais, acho que manter uma base pro ano que vem, promovendo alguns poucos enxertos com reforços é o melhor caminho. Ah, e claro: tentar fazer dinheiro com boas vendas de destaques do plantel!

HAHAHAH realmente, o cara VALE. O tanto que esse garoto corre e marca gol não é brincadeira, na moral.

Você tá certissimo, eu fiz contratações demais, o time ficou muito diferente e, no fim, demorou para adaptar. As contratações também não ajudaram a manter o nível, ao ponto de, se aparecerem interessados, devo dar novos ares para eles. Mas no fim, conseguimos buscar a recuperação para pelo menos sonhar com a promoção.

A captação de jovens é algo bem curioso. Eu imagino que algumas pessoas devem achar que eu uso a ferramenta de busca, mas na real não faço: Eles se oferecem para jogar aqui, eu chamo em teste, vejo que eles tem algum futuro e contrato. Eu vou literalmente usar o Belenenses nesse começo da mesma forma que usam os times portugueses na vida real: porta de entrada na Europa para revenda. Já posso adiantar que apareceram uns newgens muito interessantes para a próxima temporada, incluindo um atacante que é MELHOR que o Roka.

De resto, é como você falou: manter a base, tentar contratar para posições precárias e fazer a reposição dos que não agradaram. Se der pra lucrar, melhor ainda! hahahahah

Valeu Leho!

 

16 horas atrás, div disse:

Ficou no quase e tem tudo pra conseguir a vaga na próxima temporada.

Roka foi simplesmente maravilhoso com seus 40 gols, mas Marcelinho também fez a diferença com 6 assistências em 11 jogos, ótimo retorno. Espero que consiga renovar o empréstimo mais um ano.

Foi muito quase mesmo, mas a gente perdeu justamente pra quem não podia perder, foi crucial no fim das contas.

Roka e Marcelinho são os motores, como eu falei até na postagem, esses garotos são acima da média para a liga. Renovar nem deve ser difícil, o problema vai ser conseguir renovar pelo valor que estamos pagando (to pagando mensalmente ao Marcelinho menos do que pagava quando ele tinha contrato hahhaahaha).

Valeu Div!

 

12 horas atrás, Bahiajoaao disse:

Esse Roka tem tudo pra fazer mais história no clube!

Espero que ele se torne uma lenda por aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 5.1 - Por onde anda Roka?

E chegamos então à quinta temporada dos Belenenses. O time teve uma bela oscilada na temporada passada, mas depois engatou uma bela sequência de vitórias e por pouco não disputou o acesso para a Primeira Liga. Será que nessa temporada vai?

Essa temporada vai ter apenas 2 atualizações. Fim de ano foi corrido, não estava conseguindo postar, mas consegui jogar mais do que o ponto de atualização. Pra não travar tempo demais esperando, preferi dividir a temporada em 2 semestres, então essa postagem fique um pouco longa.

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Vamos falar primeiro sobre as saídas, que não foram poucas e que ajudaram a dar um belo gás nos nossos combalidos cofres.

Saidas28ae79dc13298c6d.png

Como podem ver, a maior saída disparada foi a de Leonardo Buta. Titular na lateral esquerda a 2 temporadas, recebi uma proposta muito boa do Leganés e, com necessidade de equilibrar as contas, não pensei 2 vezes. Ainda mantive 50% dos direitos dele numa futura venda (aliás cláusula essa que serve para quase todas as saídas desta janela).

Outra saída importante, nem tanto financeiramente mas mais desportivamente mesmo é a de Salis Abdul Samed. Com proposta do Greuther Furth (que já vinha demonstrando interesse nele a 2 temporadas), o jogador bateu o pé e pediu para sair a todo custo. Com medo de criar caso no elenco e por ele ser um jogador muito influente, decidi por não brigar. Com isso, só sobrou Suently Alberto da primeira temporada no clube.

Das demais saídas, Marcelo fez uma péssima temporada e rumou para o Alverca. Guilherme Mantuan também deixou a desejar e foi para o Lusitânia de Lourosa (ambos times da Terceira Liga) e os demais eram jovens contratados na última temporada e que não se desenvolveram o suficiente para justificar mais tempo no clube.

Dentre as saídas a fim de contrato, só Marcão foi uma saída mais significativa, porém o zagueiro não impressionou e, com salário alto, decidi dispensá-lo.

 

Sobre as entradas, foram muitas, para a equipe titular foram 10, além das renovações de todos os empréstimos da temporada passada: Marcelinho, Lekbab, Emerson Lopes, van der Kust e De Wolf (os 2 últimos novamente sem pagar um centavo).

 

GOLEIRO:

Carlos Miguel - Último clube: 1º Dezembro: Goleiro com excelente alcance aéreo, ótima impulsão e 2 METROS e quatro centímetros, é a sombra perfeita para o marroquino Lekbab. Inclusive não sei como ele estava apenas na quarta divisão portuguesa, mas assina por 2 temporadas e será possivelmente o próximo titular da meta do Belenenses ao fim do contrato de Lekbab.

 

LATERAIS ESQUERDO:

Com a saída de Buta e apenas o curaçauense Alberto pra posição, decidi trazer 2 jogadores para a posição.

Mustafa Mohammad - Último clube: Al-Zawra'a: Sugerido pela direção nos relatórios pré-temporada, o lateral iraquiano fez toda a carreira no clube iraquiano, chegando à custo zero após ter seu contrato encerrado. A princípio, chega para suprir a lacuna deixada por Buta.

José Gomes - Último clube: Chaves: Jogador de reserva em 4 temporadas no Chaves, vai ter o mesmo destino aqui conosco, apesar de não ser tão pior que o iraquiano.

 

ZAGUEIROS:

A posição de zaga estava bem servida no clube, com Elijah Eboh tendo evoluido imenso na última temporada e Cyrille Ouédraogo mais ainda em seu período de empréstimo no Real. Além deles, ainda temos Suently Alberto e Emerson Lopes para a posição. Inicialmente, pensei apenas em contratar um reserva de emergência, mas o olheiro me trouxe um jogador extremamente interessante e acabei assinando com 2 peças para a posição e aí com isso, eu que me vire para encaixar todo mundo em campo.

Ali Faez - Último clube: Al-Shorta: Se vocês acharam que só teria um iraquiano no clube, acharam errado! Como zagueiro, o jogador é bem ok, diria até que medíocre se comparado aos 2 jovens que já estão no clube. Porém ao ver o relatório trazido pelo olheiro, percebi que o cara era um baita cobrador de faltas e de escanteio, algo que pode ser primordial numa divisão como a nossa. Paguei 100m, acertei um salário alto para os padrões do clube (porém apenas pouco mais da metade do que ele recebia no Iraque) e assinei por 2 anos com um cara que pode fazer a diferença na temporada.

Diogo Marques - Último clube: Louletano: Mesmo caso de José Gomes, jogador para completar elenco e ser reserva.

 

MEIAS CENTRAIS:

Com a saída de Abdul Samed, ficamos com um buraco no meio e apenas Esiti (que na verdade é volante) e De Wolf na posição. Com isso, fui atrás de 3 reforços, mas posso adiantar que não sai muito satisfeito com as transferências e todos os 3 (além de De Wolf) lutam por 2 vagas no meio em "pé de igualdade"

Klismahn - Último clube: Estoril: Formado na base do Desportivo Brasil, foi cedo para o Estoril Praia e inclusive foi cedido ao Trofense uma vez em empréstimo, mas o jogador só teve 2 sequências na carreira: 20/21 no próprio Trofense e 22/23 quando jogou muitos jogos pelo Estoril na Segunda Liga. Fora isso, me parece que foi reserva, entrando pouco em campo, mas sempre com médias sólidas. Podendo jogar mais avançado e também como ponta pela direita, acredito que o jogador pode ter uma sólida carreira conosco e nos ajudar.

Francesco Deli - Último clube: Cremonese: Jogador mediano que sempre peregrinou por clubes da segunda e terceira divisão italiana, foi um dos poucos que consegui trazer de fato, basicamente "vai ter que se contentar com isso daí mesmo".

João Mendes - Último clube: Leixões: Um pouco melhor que o italiano em alguns quesitos, um pouco pior em outros, teve uma excelente temporada 22/23 pelo Leixões com 7 gols e 16 assistências, mas na temporada passada jogou metade dos jogos e só fez 1 gol e 1 assistência. Será que ele se recupera aqui?

 

PONTA DIREITO:

Com Luzardo sendo apenas o único ponta direito de origem e com alguma grana em caixa para tentar trazer alguém, fui atrás de algum jogador que chamasse a responsabilidade para si e aumentasse um pouco o patamar dos Belenenses.

Lucas Venuto - Último clube: RB Bragantino: Jogador surgido na base do RB Brasil, logo foi para o RB Leipzig, de onde foi emprestado para vários clubes austríacos, como Liefering, Grodig e Austria Wien, sempre colecionando bons números. Em 2019, foi para o Santos, mas por lá pouco jogou, sendo emprestado para o Vancouver Whitecaps e Sport, sem muito destaque. Na temporada 2021, foi para o Cruzeiro e por lá ficou 3 temporadas, sendo importante no acesso da celeste para a Série A. Foi aí que o Massa Bruta comprou ele por 2M em 2023, mas por lá fez poucos jogos e acabou sendo posto na lista de transferências. E foi assim que ele chegou aqui: Pagamos 1M (500m no ato e 500m divididos em 3 anos) envolto num misto de pensamentos. Jogador veloz, baixinho, com atributos técnicos razoáveis para a divisão. Será que foi um bom negócio?

 

CENTROAVANTE:

Mathieu Andre - Último clube: Golden Lion: Pra quem já está seguindo o save desde o início, sabe que volta e meia me aparecem esses jogadores de lugares extremamente aleatórios, dessa vez foi um martinicano. Com a base feita na pequena ilha francesa e sem nunca ter feito um jogo profissional, o garoto estava livre no mercado e veio fazer testes no clube, mas quando vi, o garoto tinha imenso potencial e decidi trazer ele direto para a equipe principal.

 

Além desses jogadores, alguns jovens assinaram devido a seus potenciais e podem vir a figurar no time de cima nas próximas temporadas. A maioria deles já emprestados para times do segundo, terceiro e quarto escalões portugueses.

Prodígios africanos: Pedro Jacinto - Danny Sakala - Stélvio Vilinga - Salem Fazzani - Aboubacar Bangoura - Modeste Camara - Abdoul Nana
Prodígios asiáticos: Tang Van Cuong - Sonny Lestaluhu
Prodígios europeus: Darren Johnson - Ângelo Rodrigues Özgün Biricik - Adrián Briceño - Sylvain Bernard
Prodígio norte-americano: Herbert Contreras

 

a2fb2e03c13ba8a15c.png

As mesmas competições da temporada passada: Segunda Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.

A liga conta com as novidades Casa Pia e Académica de Coimbra, rebaixados do primeiro escalão e Fafe e Vilafranquense que sobem da Terceira Liga. Nossa previsão é ficar no Top 5, algo positivo para quem quer brigar pra subir.

Tabela-sem-jogosf41f1334eff85c46.png

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

Sinceramente, fizemos amistosos bem ruins, com destaque pro vareio levado pra Farense, clube da Primeira Liga.

Amistosos0eef6870bc29dd7b.png

 

AGOSTO:

F - Vitória de Guimarães - Taça da Liga: 2x0

Com a boa campanha na Segunda Liga da última temporada, não precisamos participar da primeira eliminatória, já indo direto para a segunda fase. E lá, por acaso, o mesmo Vitória de Guimarães que nos eliminou na temporada passada. Só que dessa vez a equipe era outra: Mais jovem e ao mesmo tempo mais madura, conseguimos fazer um jogo de igual para igual contra uma grande equipe e faturando o jogo pelo lado esquerdo: Gols de Van der Kust e Marcelinho, ambos que atuam pela esquerda.

C - Nacional - Segunda Liga: 5x1

Quem vê esse placar elástico, acha até que foi fácil. O jogo mal havia começado e já estávamos perdendo de 1x0. Pra piorar, Roka se lesionou aos 15' e Ouédraogo teve gol anulado. O jogo parecia que seria um daqueles, sabe? Daí Venuto também sentiu lesão antes de irmos para o intervalo. Só conseguia pensar: f****. Na volta pro segundo tempo, Eboh também sentiu lesão, meu Deus do céu, o que tá acontecendo? Mas aí a primeira aposta da temporada mostrou que vai ser muito útil exatamente pelo motivo que foi contratado: Faez marcou golaço de falta, e voltaria a marcar no fim do jogo outro de pênalti. Luzardo, que entrou no lugar de Venuto, fez o segundo. Andre, que entrou no lugar de Roka, fez o quinto. O terceiro foi de Marcelinho, que tentou, tentou, tentou até dexiar o dele. Uma noite feliz cheia de momentos tensos.

F - Chaves - Segunda Liga: 1x1

A gente anda engasgado com o Chaves desde a temporada passada, e nessa, pelo menos por enquanto, seguimos com a mesma sensação. Jogo difícil, muitas paralizações por conta de falta e muita dificuldade para furar o forte (e veloz) bloqueio defensivo do adversário. Só no finzinho do jogo que conseguimos empatar com Marcelinho.

C - Oliveirense - Segunda Liga: 1x0

O tipo de jogo truncado que quase ninguém gosta de ver. Aqui, as defesas se sobressaíram em ambos os lados mas, num geral, foi um jogo bem feio de se assistir. Mas bem, vencemos né? Melhor 3 pontos em um jogo feio do que 1 em jogo bonito.

C - Porto B - Segunda Liga: 1x0

Mesmo roteiro do jogo contra o Oliveirense: Jogo feio, estranho, mas saímos com os 3 pontos, então tudo certo.

F - Leça - Segunda Liga: 2x2

Que jogo difícil! A gente chutava, chutava, chutava e era o Leça quem fazia gol. Jardel fez 2 e botou os adversários com 2 gols de vantagem no placar. Marcelinho conseguiu descontar aos 60', mas o empate não vinha nem a pau. Marcelinho, já cansado, deu lugar a Tshabalala, e foi dos pés do angolano que saiu o gol do empate. Suado.

C - Casa Pia - Segunda Liga: 2x2

Jogaço. O Casa Pia foi um dos rebaixados da Primeira Liga e, como tal, dava para esperar uma partida bem pegada e foi exatamente o que aconteceu. Mesmo jogando em casa, fomos muito pressinados e por várias vezes achei que daria ruim. Eles largaram marcando aos 15, mas o estreante Mohammad empatou tudo alguns minutos depois. Já no segundo tempo, Christian marcou de pênalti e botou o Casa Pia de volta na frente, mas 4 minutos depois Venuto marcou um golaço num chutaço que bateu no travessão e entrou. Valeu o ingresso.

 

SETEMBRO:

F - Benfica B - Segunda Liga: 1x2

Começamos o jogo muito bem, marcando após bom escanteio de Faez para Marcelinho escorar de cabeça. O Benfica não mostrava muita coisa e eu achava que aquela partida se encaminharia para uma vitória tranquila. De repente eles meteram um 4-3-3 e aumentaram consideravelmente a intensidade. Meus jogadores não conseguiram reagir, mesmo comigo tentando adaptar a tática, e vimos eles marcarem 2 gols no segundo tempo, virando a partida para eles.

C - Sporting da Covilhã - Segunda Liga: 1x1

Confesso que não esperava por esse empate, pois o Sporting é uma equipe bem ok de enfrentar. O papo deles foi se defender e esperar que a gente desse mole. Deu certo pra eles.

C - Santa Clara - Taça da Liga: 0x1

Chegar até a fase de grupos da Taça da Liga já é um feito importante, mas sonhar em passar de fase a partir daqui é quase impossível, já que todo grupo tem um dos 4 grandes de Portugal e só passa o primeiro colocado. Sendo assim, o máximo que posso sonhar é em ser competitivo. Aqui, fizemos o que dava e jogamos o melhor jogo possível, mas não conseguimos vencer o atual campeão da Segunda Liga, porém, demos trabalho e por pouco não empatamos.

F - Estrela da Amadora SAD - Taça de Portugal: 3x1

À essa altura do campeonato, eu achei que a Estrela da Amadora estaria já na Segunda Liga, mas eles passaram 3 temporadas seguidas na quarta divisão e só subiram para a Terceira Liga na última temporada, mesmo tendo uma folha salarial igual a nossa (e estão em último no campeonato, vale salientar). Em campo, comprovamos a superioridade vencendo sem grandes dificuldades.

 

OUTUBRO:

F - Porto - Taça da Liga: 0x6

O jogo simplesmente começou e a gente levou um gol. Golaço, diga-se de passagem. O nível de intensidade do time do Porto é surreal, algo muito difícil de acompanhar sinceramente. E só não foi 7x0 pois Lekbab defendeu um pênalti. Aliás, única atuação digna de nota é realmente a do goleirão pois nessa noite não teve Marcelinho, Roka nem ninguém que salvasse. Mas é importante salientar que jogamos a partida com a mesma tática ofensiva de sempre, pois não quis abdicar do estilo de jogo do Belenenses por conta de um torneio em que era óbvio nossa eliminação.

C - Belenenses SAD - Taça de Portugal: 3x1

Já estava com saudade de Roka marcando gols, melhor ainda se for contra a Fake-Belenenses. Mais uma vez não demos a menor chance para os fajutos, vencendo a partida ainda no primeiro tempo, com dois de Roka e um de Venuto. No segundo tempo eles até cresceram e ameaçaram um pouco, mas o máximo que conseguiram foi um gol de honra. A B-SAD não tem um dia de descanso contra nós.

C - Famalicão - Segunda Liga: 3x0

Depois de 4 jogos seguidos pelas taças, estava na hora da gente voltar para o que interessa, que é a campanha na Segunda Liga. E por aqui, tudo muito bem obrigado, com vitória imponente diante de um adversário em má fase. Com um esquema de 2 atacantes e 2 pontas (para aproveitar Andre e Roka), nós não demos chance alguma para o Famalicão.

F - Fafe - Segunda Liga: 3x0

Repetimos a dose fora de casa, vencendo confortavelmente por 3x0, agora com dois de Roka e 1 de Gonçalo Lacerda, seu primeiro gol pelo Belenenses.

C - Vilafranquense - Segunda Liga: 0x3

Terceiro 3x0 seguido, mas dessa vez contra a gente. Jogamos mal, mas muito mal mesmo, sem conseguir desenvolver as jogadas. Acredito que quatro jogos seguidos com pouco intervalo entre eles tenha cansado os jogadores o suficiente para fazer o desempenho cair.

 

NOVEMBRO:

F - Louletano - Segunda Liga: 0x1

Muitas tentativas, nenhuma concretização eficiente. Jogo bem ruim.

C - Penafiel - Segunda Liga: 3x0

Vencer o Penafiel de 3x0 é quase que rotina na nossa vida, e os 3 pontos vem em muito boa hora, já que o campeonato tá bem embolado lá em cima. Depois de algumas partidas inventando 2 atacantes, decidi recuar Roka para a ponta direita e deu certo: marcou um gol e deu passe para um dos gols de Andre.

F - Marítimo - Segunda Liga: 2x0

Os caras tiveram 2 jogadores expulsos na partida, virou quase uma obrigação vencer. Depois que o segundo foi expulso, até reduzi a intensidade pra ver se poupava um pouco mais nossos jogadores, afim de reduzir chances de lesão. Inclusive, Roka saiu desta partida lesionado (de novo, já tá virando rotina).

C - Casa Pia - Taça de Portugal: 4x0

Simplesmente passeamos, mesmo jogando fora de casa contra o Casa Pia. A equipe inteira jogou bem, com nenhum jogador saindo de campo com menos de 7 de média, algo bem raro, mas muito satisfatório. Destaque para Venuto, que deu 2 assistências além do seu gol.

F - Académica de Coimbra - Segunda Liga: 1x1

Considerando o nível do time enfrentado (que atualmente é líder) e ainda por cima na casa deles, acho que o empate saiu de bom tamanho para nós. Vale lembrar que o gol deles foi de pênalti.

 

DEZEMBRO:

C - Caldas - Segunda Liga: 5x1

Depois de enfrentarmos o líder, pegamos o lanterninha da competição. E aqui não teve zebra não, foram logo 5 gols para sacramentar a vitória d'os Belenenses. Destaque para os 2 primeiros gols, idênticos em cobrança de escanteio para cabeceamento de Eboh.

F - Arouca - Segunda Liga: 1x1

Outro daqueles jogos que a gente não faz ideia de como não venceu. Mas não perdemos também, o que impediu do próprio Arouca nos passar na tabela.

F - Nacional - Segunda Liga: 0x0

Inaugurando o returno, enfrentamos o Nacional lá na Ilha de Madeira e fizemos um jogo bem feio, sem nenhum grande atrativo, ficando apenas o lamento de perdermos 2 pontos.

F - Portimonense - Taça de Portugal: 2x4

O Portimonense é uma equipe ali da segunda, terceira prateleira do futebol nacional, sempre fazendo campanhas sólidas na Primeira Liga, enfrentá-los fora com certeza seria algo muito difícil e assim foi. Até tivemos bons momentos, com o gol de Roka e o golaço de Marcelinho, fuzilando o goleiro adversário, mas o austríaco Adrian Grbic estava em noite inspirada, marcando nada menos que um hat-trick para impulsionar o Portimonense para a próxima fase da competição. E foi o jogo do ano pra ele até aqui, que só havia feito um gol em 15 jogos na temporada.

F - Rio Ave - Taça da Liga: 2x3

Só 3 dias depois e com uma renca de jogadores pedindo arrego por estarem maratonando jogos, decidi escalar uma equipe totalmente alternativa para a partida pela Taça da Liga, afinal, já estávamos mais do que desclassificados. Até jovem da base ia começar a partida como titular. E a considerar o time que foi a campo, o resultado foi bastante satisfatório: Demos calor ao Rio Ave, vi bons desempenhos de alguns reservas e Roka voltou a ter uma partida de destaque após meses. Carlos Miguel também se saiu muito bem no gol em sua estreia extremamente atrasada (mesmo sofrendo 3 gols).

C - Chaves - Segunda Liga: 0x1

Finalizando o ano contra o Chaves, seguimos nossa sina de não vencermos o time deles na Liga. Até jogamos bem, mas um erro individual deixou Ricciulli livre para marcar o solitário gol dos adversários.

 

Começamos bem o ano, derrapamos em setembro, nos recuperamos na liga nos 2 meses seguintes e depois voltamos a ter uma queda de desempenho no fim do ano.

Jogosa1b4422ea697b654.png

 

15b32bba73f3d5943.png

Até aqui, estamos no mesmo Top-5 que a imprensa dizia que estaríamos, mas se não fossem as derrapadas no fim do ano, talvez a gente estaria ali em terceiro lugar. Campanha surpreendente do Vilafranquense, recém-promovido, enquanto a Académica liderando não tem nada de surpresa. Se não houver mudança nesse panorama, a gente deve batalhar ponto a ponto contra Arouca, Nacional e Marítimo pela vaga nos playoffs.

 

Tabela8beaee3a08f1a835.png

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

Quem diria, não é mesmo? Contratamos em definitivo Roka, fizemos um esforço e agora ele parou de corresponder. Ok, ele se lesionou 2 vezes na temporada, mas ele não é nem o segundo goleador da temporada, ficando atrás de Mathieu Andre (10) e Marcelinho (9). Com sua queda de produção e ausências, Andre tomou seu lugar, tentei encaixar ele no sistema das formas que podia: tentei esquema com 2 atacantes, tentei botar ele na ponta direita, mas por enquanto o garoto não quer mais mostrar que vai ser o novo Eusébio.


O maior destaque da temporada vai sendo então, incrivelmente, Ali Faez. Partidas sólidas, bem defensivamente, marcou seus 2 golzinhos de falta e ainda deu 5 assistências (todas em cobrança de escanteio). Já o martiniquense não tem a mesma veia goleadora de Roka, mas vem se destacando conforme pode. Outro que venho gostando muito de ver jogando é Gonçalo Lacerda, cria da base. Emprestado na última temporada, se tornou titular após saída do fraco Mantuan. Elijah Eboh também vem surpreendendo, mas o jovem zagueiro nigeriano está em fim de contrato e não quer renovar conosco (aparentemente sem nenhum motivo: só diz que está insatisfeito. Ou seja: quer ir para um time maior). É possível que eu tente vendê-lo antes de seu contrato acabar pra ver se fico com alguma coisa de seus direitos, o que é uma pena, pois gosto muito dele. Olho também em Samuel Costa, angolano surgido na nossa base e que já está no nível dos titulares da equipe. Próxima temporada eu talvez nem tente renovar o empréstimo de Emerson Lopes.

Entre as decepções, além de Roka, o fraco desempenho dos meias contratados. Nenhum encheu meus olhos. Mustafa Mohammad também não justificou a titularidade pela esquerda e com isso, o eterno tapador de buracos Suently Alberto vai fazendo a função.

 

Elenco3bdf0e5ea188f002.png

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

Vender, vender e vender. Terminamos a temporada passada com um rombo de quase 20M nos cofres, mas com as vendas, mecanismos de solidariedade e afins, conseguimos chegar a 7M de dívida ao fim da janela de transferências, que óbvio, já aumentou conforme os meses foram passando, mas ainda ostento um superávit de 8,9M no período. Com a janela de janeiro, talvez faça mais alguma grana e possa terminar o ano com uma dívida menor que a da temporada passada. Não tem jeito: a saída é essa.

Captura-de-tela-2021-12-30-190215a556d27

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

Com um início meio estranho na liga e as eliminações, nossa vida parece razoavelmente controlada, mas com um sinal de alerta ligado.

visao3d75d40750756499.png

 

A fornada parece que vai definindo a nossa tendência: revelar bons laterais e volantes, mas só também. Até agora, nenhum meia, ponta, zagueiro ou atacante oriundos de nossa própria base realmente se destacaram. Até tive Manuel Dias (que é ponta direita) no time de cima na última temporada, mas ele não se desenvolveu bem e foi emprestado nessa temporada para o Torreense, onde até vem se destacando. No gol, tenho Paulo Messias e principalmente Vitor Vargas como promessas para o futuro, mas por ser uma posição mais específica, não conto muito.

Fornada3121fbcc35d7e63e.png

 

Como boa notícia, consegui fazer a diretoria aceitar o número de preparadores no clube. Isso é fantástico, ainda mais para um clube cheio de jovens jogadores se desenvolvendo.

Numero-equipe-tecnica-aumentada34de52215

 

Por fim, a piada que nunca perde a graça:

AAA48a8ff4921c846d4.png

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C5.1) - Por onde anda Roka? [Att: 30/12]

Plantel interessante e os amigáveis deixaram algo a desejar. Depois lá endireitaste e a equipa está dentro das previsões, no top 5. O lugar de play-off está perto, já que o Benfica B não sobe. Taça da Liga foi uma boa campanha e na Taça, nada como derrotar o Fake Belenenses. Um dos melhores dias da história do clube. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Você e a B SAD já militaram na mesma divisão nesse save? Aqui em Portugal existe um debate enorme dizendo que esse confronto em uma divisão nacional não vai poder acontecer, caso o Beleneses suba as divisões todas ou eles se encontrem no meio do caminho numa Segunda Liga da vida. Duvido muito que o FM tenha essa mecanismo, porque para todos os efeitos, são dois clubes distintos no jogo. Mas fiquei curioso de toda maneira.

A campanha é razoável e a concorrência para subir é muita, com algumas equipes francas favoritas para as vagas diretas. Vamos ver como as coisas correm no returno e se a equipe é capaz de fazer uma ameaça aos lugares diretos para a elite portuguesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha de certa forma boa, pois existes equipes melhores. Boa sorte na sequência.

PS: 6 bilhetes de época vendidos? Acho melhor mandar esse seu diretor de marketing embora.🤣🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Importante estar ali no bolo do acesso, tem algumas decepções no elenco mas que ainda podem dar a volta por cima.

obs: acho que se você conseguir o acesso pra elite, a torcida vai em peso comprar ingresso de temporada e acredito que podem até dobrar esse número hahahahaha

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na temporada passada o Belenenses teve dificuldades, mas quase foi promovido. Para esta temporada a promoção volta a entrar na pauta, ainda mais com uma equipe cotada entre as primeiras. O elenco teve várias mudanças e começou bem a temporada e as partidas da Taça da Liga serviram mais para atrapalhar o calendário dos Belenenses. O B-SAD foi despachado na Taça de Portugal, mas o Belenenses também já se despediu da taça.

A promoção é totalmente possível e com o Benfica B ali, o Belenenses está próximo de superar o Arouca e assumir uma das vagas do acesso. Acho que dá para subir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Cadete213 disse:

Plantel interessante e os amigáveis deixaram algo a desejar. Depois lá endireitaste e a equipa está dentro das previsões, no top 5. O lugar de play-off está perto, já que o Benfica B não sobe. Taça da Liga foi uma boa campanha e na Taça, nada como derrotar o Fake Belenenses. Um dos melhores dias da história do clube. 

É sempre interessante ver equipes B ali em cima pois parece que dá uma chacoalhada maior no campeonato, pois a qualquer momento eles podem sair e embolar mais ainda a classificação.

E é sempre bom eliminar a B-SAD, e já é a segunda vez que fazemos isso ahahaha

Valeu Cadete!

 

5 horas atrás, Henrique M. disse:

Você e a B SAD já militaram na mesma divisão nesse save? Aqui em Portugal existe um debate enorme dizendo que esse confronto em uma divisão nacional não vai poder acontecer, caso o Beleneses suba as divisões todas ou eles se encontrem no meio do caminho numa Segunda Liga da vida. Duvido muito que o FM tenha essa mecanismo, porque para todos os efeitos, são dois clubes distintos no jogo. Mas fiquei curioso de toda maneira.

A campanha é razoável e a concorrência para subir é muita, com algumas equipes francas favoritas para as vagas diretas. Vamos ver como as coisas correm no returno e se a equipe é capaz de fazer uma ameaça aos lugares diretos para a elite portuguesa.

Por enquanto não, a B-SAD sempre esteve na Primeira Liga, nunca nem correram risco de cair, vivo vendo o desempenho deles. E no save eu sei que dá pra gente estar na mesma divisão, o jogo inclusive nos encara como rivais e já os enfrentamos 2x na Taça. E acredito que até na vida real possa acontecer, pois são instituições diferentes hoje (ainda mais depois da mudança de nome e símbolos pela B-SAD) mas aí é mais achismo meu mesmo.

Acredito que Académica e Vilafranquense estão muito bem cotadas para subir e não as vejo caindo de rendimento. A Vilafranquense inclusive me surpreende, pois nunca foi um time muito forte, subiu na temporada passada e vem fazendo uma campanha excelente, mesmo com uma folha salarial baixa (mais baixa que a nossa, que não é das maiores). Dito isso, acho que nossa briga é pela vaga no playoff mesmo.

Valeu Henrique!

 

4 horas atrás, LC disse:

Campanha de certa forma boa, pois existes equipes melhores. Boa sorte na sequência.

PS: 6 bilhetes de época vendidos? Acho melhor mandar esse seu diretor de marketing embora.🤣🤣🤣

hahahahha essa piada dos bilhetes vendidos nunca perde a graça, todo ano é pouco assim, no início eram só 2, ai conforme a gente sobe de divisão, aumenta em 1 ou 2 kkkkkkkkkkk

 

33 minutos atrás, victor095 disse:

Importante estar ali no bolo do acesso, tem algumas decepções no elenco mas que ainda podem dar a volta por cima.

obs: acho que se você conseguir o acesso pra elite, a torcida vai em peso comprar ingresso de temporada e acredito que podem até dobrar esse número hahahahaha

boa sorte!

Exatamente. Diferente da temporada passada, nessa eu não quero desistir tão rápido dos jogadores que estão decepcionando, inclusive nem planejo contratar na janela de meio de temporada pra ver se incentivo os caras a jogarem mais.

HAHAHAHAHHA se não vender pelo menos 10 bilhetes de temporada eu nem saio de casa!

Valeu Victor!

 

5 minutos atrás, GGilson disse:

Na temporada passada o Belenenses teve dificuldades, mas quase foi promovido. Para esta temporada a promoção volta a entrar na pauta, ainda mais com uma equipe cotada entre as primeiras. O elenco teve várias mudanças e começou bem a temporada e as partidas da Taça da Liga serviram mais para atrapalhar o calendário dos Belenenses. O B-SAD foi despachado na Taça de Portugal, mas o Belenenses também já se despediu da taça.

A promoção é totalmente possível e com o Benfica B ali, o Belenenses está próximo de superar o Arouca e assumir uma das vagas do acesso. Acho que dá para subir.

Vejo essa temporada na mesma situação da passada, algumas dificuldades, jogadores que não estão desempenhando bem e como você disse, as Taças mais atrapalharam do que ajudaram, com muitos jogos colados uns nos outros, ao ponto de eu ter que realmente enviar equipes reservas as vezes, ainda mais que dessa vez chegamos nas oitavas tal como foi na campanha na Terceira Liga. Tem jogador que já tá fadigado, volta e meia recebo pedido de descanso e ainda teve algumas lesões importantes. Ufa! hahaha

Acredito que nossa disputa vai ser pelos playoffs, vejo os outros 2 times de cima muito bem na disputa. O Arouca é forte, tem tbm o Marítimo, mas se fizermos o dever de casa, podemos lutar por essa vaga sim, e aí, contar com a sorte de enfrentar um time acessível nessa eliminatória.

Valeu Gilson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Roka é jovem, pode ser que esteja na fase de oscilação. O problema em depositar toda a responsabilidade do ataque num garoto é esse, ele vai oscilar hahahahah! E aí o time sofre ofensivamente, não tem jeito.

De qualquer modo gostei das contratações, o elenco continua equilibrado mesmo com as vendas necessárias pra amortizar os cofres no vermelho. E o desempenho meio que acompanha as excpetativas, né? Se conseguir oscilar menos e vencer alguns jogos a mais, acho que dá pra brigar melhor pelo acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2022 em 16:30, Leho. disse:

Roka é jovem, pode ser que esteja na fase de oscilação. O problema em depositar toda a responsabilidade do ataque num garoto é esse, ele vai oscilar hahahahah! E aí o time sofre ofensivamente, não tem jeito.

De qualquer modo gostei das contratações, o elenco continua equilibrado mesmo com as vendas necessárias pra amortizar os cofres no vermelho. E o desempenho meio que acompanha as excpetativas, né? Se conseguir oscilar menos e vencer alguns jogos a mais, acho que dá pra brigar melhor pelo acesso.

Eu pensei exatamente isso, acho que Roka está naquela fase onde realmente você descobre em que nível o garoto está, e isso faz parte. Na sequência da temporada, eu o adaptei para jogar de ponta (aproveitando a incrível velocidade do pirralho) e, bem, veremos na próxima postagem!

Tentei fazer menos contratações mas acabei fazendo várias de novo por necessidade, mas dessa vez acho que contratei bem, considerando os combalidos cofres hahaha. Sobre a briga, é isso daí mesmo, se o time estabilizar e entrosar, dá pra pensar melhor na corrida rumo ao acesso.

Valeu Leho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 5.2 - Lugar de Origem.

Primeiramente, gostaria de falar sobre as postagens do save. Por ter ficado bastante ocupado nessa reta final de ano, acabei dividindo as postagens em 2 semestres, e confesso que gostei do formato. Sendo assim, por ora, irei manter essa pegada de 6 em 6 meses. Se no futuro eu achar que apertou ou que está perdendo o dinamismo, eu passo a atualizar de novo em maiores partes.

Pois bem, começamos a temporada no 220w, jogando várias competições e sofrendo na Liga por conta das taças, mas com pontuação que nos dava chances de sonhar com acesso, fosse diretamente, fosse por playoffs. Com o elenco já basicamente montado, o que a gente aprontou na reta final?

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Bom, não trouxemos ninguém para o time principal. Senti que o elenco estava redondo e, mais do que isso, que os problemas com os jogadores que não estavam correspondendo deveriam ser contornados com eles mesmos. Ou seja: eu deveria insistir nos caras sem desistir tão cedo. Sendo assim, ninguém chegou na segunda janela, exceto o miúdo Felipe Jorge, oriundo da base do Coritiba e que pode se desenvolver para se tornar um goleiro interessante no futuro, ao menos pensando numa futura venda.

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

 

JANEIRO:

F - Oliveirense - Segunda Liga: 1x1

Iniciamos o ano jogando fora de casa contra o Oliveirense, e apesar de termos jogado melhor, não saímos do empate. Roka deixou o dele, mas só isso foi positivo no jogo.

F - Porto B - Segunda Liga: 3x1

Depois de uma sequência negativa, enfim voltamos a fazer 3 pontos na Liga, ao vencermos por 3x1 o time B do Porto. Roka novamente fez um bom jogo, Marcelinho esteve bem também e Esiti marcou um golaço de longe, algo incomum para ele. O time parecia estar em boa forma aqui.

C - Leça - Segunda Liga: 3x2

Faez, o homem das bolas paradas! O iraquiano achou por duas vezes Emerson Lopes livre de marcação na cobrança de escanteio e não titubeou em botar na cabeça do jovem volante, 2 gols seguidos iguaizinhos! O contestado Klismahn também deixou o dele, em uma partida que o adversário chegou a assustar já no fim, diminuindo o placar nos acréscimos, mas sem conseguir mais do que isso após aumentar a intensidade.

F - Casa Pia - Segunda Liga: 3x2

Melhor partida de Francesco Deli até aqui: Brigou, lutou pela bola, deu sprint, marcou gol e ainda sofreu o pênalti que Faez converteu. Já tava desanimando com o italiano. De resto, mesmo script do jogo passado, após abrirmos 3x1, o Casa Pia decidiu ir pro tudo ou nada, ainda conseguindo marcar um gol com Miguel Tavares mas, no fim, ficou por isso mesmo. E ainda derrubamos o técnico adversário.

 

FEVEREIRO:

F - Benfica B - Segunda Liga: 3x1

Mathieu Andre, que andava apagado, marcou 2 aqui. Já Klismahn seguiu jogando mal e não justificando o salário dele. Já o Benfica, bem, eles até começaram bem, mas depois não conseguiram suportar nossa pressão e acabaram por ficar só no primeiro gol deles mesmo. Pra completar, Lopes mais uma vez marcando de cabeça após escanteio de Faez, já é a jogada ensaiada preferida dos Belenenses.

F - Sporting da Covilhã - Segunda Liga: 2x1

Vencemos a quinta partida seguida, mais uma vez com grande destaque de Ali Faez e gols de Emerson Lopes e Mathieu Andre. O jogo ainda teve 3 gols invalidados, 2 do nosso lado e 1 do lado deles. De fato, teria sido até injusto se eles tivessem empatado o jogo, dada a nossa qualidade ofensiva nessa partida.

C - Marítimo - Segunda Liga: 3x0

Mais uma vitória e mais uma grande partida de Francesco Deli, que marcou 2 gols, e de Roka, mostrando de vez que a má fase já passou (apesar de mais uma vez ter se lesionado). O Marítimo quase nem teve chances contra nós.

 

MARÇO:

F - Famalicão - Segunda Liga: 0x2

Esiti foi expulso ainda aos 8', é o que tem pra comentar sobre esse jogo.

C - Fafe - Segunda Liga: 4x0

Enfrentando o penúltimo colocado na tabela, definimos o jogo ainda no primeiro tempo, com 2 de Marcelinho, 1 de Andre e 1 de Emerson Lopes (a jogada ensaiada que a gente já conhece). O Fafe nem jogou, pra ser sincero.

 

ABRIL:

F - Vilafranquense - Segunda Liga: 1x1

Jogo bem equilibrado contra o atual vice-líder da liga, apesar da nossa maior qualidade na finalização. Emerson Lopes imperou no campo, mas o gol mesmo foi de Roka. Já do lado de lá, um pênalti bobo cometido por Faez deu a chance que o Vilafranquense estava querendo no jogo todo, e no fim, ficou no 1x1 mesmo.

C - Louletano - Segunda Liga: 4x1

Mais uma grande partida nossa, com Suently Alberto mostrando que é ainda muito relevante para o nosso plantel. O Louletano quase não teve chances, em uma até faturou o gol, mas nós estamos em outro nível, ao que parece.

F - Penafiel - Segunda Liga: 2x0

Outra vitória importante na nossa tentativa de entrar no G3, agora contra o Penafiel. O destaque do jogo não fica para Marcelinho, Roka, Deli ou Faez, e sim para nosso goleirão Lekbab, que defendeu 3 chutes à queima-roupa no jogo, "si consagrando" como melhor do jogo e garantindo nossos 3 pontos.

C - Académica de Coimbra - Segunda Liga: 3x2

E chegamos à reta final da temporada novamente dependendo apenas da gente pra entrar na zona de classificação, pois a sequência é o líder do campeonato, o lanterna e depois um time que está disputando diretamente vaga conosco.
Pois bem, aqui tivemos provavelmente o melhor jogo da temporada por vários aspectos. Abrimos 2x0 no primeiro tempo, após golaços de Andre e Roka. Nós jogávamos de forma incontestável, não oferecemos uma única chance a eles e tudo parecia encaminhar para um massacre no Restelo. Eis que a famosa "sorte de líder" apareceu, e a Académica encontrou 2 gols em apenas 3 tentativas diretas a gol, sendo o segundo já no fim do jogo. A sensação de injustiça tomava conta das arquibancadas, quando Venuto recebeu livre para marcar o gol da vitória... só que não, o juiz apontou impedimento de jogador que sinceramente, nem vi participar da jogada. A tensão cada vez maior, já estava largando a toalha quando Andre achou o gol no último instante, de fora da área, da forma que dava e bom, a injustiça não se fez: vencemos. Duvida? Veja as estatísticas do jogo.

 

MAIO

F - Caldas - Segunda Liga: 2x1

O campeonato simplesmente embolou, pois a diferença do primeiro para o quinto lugar era de apenas DOIS pontos: Vilafranquense liderando com 63, nós logo atrás com a mesma pontuação, Académica com 62 e Arouca e Nacional com 61. Ainda havia a Oliveirense com remotas chances de entrar na zona de playoffs com 57. A gente poderia sacramentar um lugar no G3 agora, enfrentando o Caldas, lanterna e com apenas 19 pontos no campeonato e já rebaixada. E quem achou que seria fácil (eu próprio) foi enganado, pois o Caldas jogou muito bem o primeiro tempo, diria até melhor do que a gente, e inclusive buscando o empate. Se não fosse a jogadinha manjada Faez + Emerson Lopes pra botar a gente de novo na frente do placar, estaríamos em maus lençóis. O goleirão deles ainda pegou um penal, pra mostrar que o Caldas estava realmente afim de complicar a nossa vida.

C - Arouca - Segunda Liga: 0x0

Rodada final. Seguimos em segundo, com a mesma pontuação do Vilafranquense: 66. Académica logo atrás com 65, Nacional com 64 e Arouca com chances matemáticas de entrar na zona de playoffs com 62. Aqui no nosso jogo não fizemos por merecer, jogo morno, chato, até diria que burocrático. Nenhum jogador se destacou em campo em nenhum dos lados e no fim, quase que ficamos de fora do G3, pois o Nacional atingiu a mesma pontuação que a nossa mas, por sorte, a gente tem um saldo muito positivo. Mas nem tudo estava perdido, pois conseguimos chegar ao menos nos playoffs.

C - Mafra - Playoffs Primeira/Segunda Liga: 2x2

O Mafra, que havia subido a 2 temporadas passadas, venceu apenas 5 jogos na Primeira Liga e só fez 25 pontos. Mas pensa naquele jogo que nada estava dando certo... Primeiro: O goleirão do Mafra defendeu 2 chutes à queima-roupa de Roka em sequência. Segundo: na primeira tentativa deles no jogo, marcaram gol. Aí o juizão com a ajuda do VAR encontrou um pênalti pra eles, perfeitamente convertido. E isso com a gente macetando eles sem parar, mas nada funcionava. No segundo tempo, Andre foi derrubado na pequena área e Faez estava lá para diminuir o placar também de pênalti, mas seguia o tal de Thiago, goleiro deles, fazendo milagres atrás de milagres, incluindo um lançamento genial direto nos pés do atacante deles, que num sprint quase marcou, se não fosse interceptação também divina de Ouédraogo. Se nenhum dos nossos homens de frente estavam resolvendo, o improvável acabou rolando e Gonçalo Lacerda veio lá de trás pra pegar uma bola espirrada e chutar de muito longe para conseguir o empate. E ficou por isso mesmo, deixando tudo aberto pra ser decidido na casa deles.

 

JUNHO:

F - Mafra - Playoffs Primeira/Segunda Liga: 3x0

Era a hora da verdade, e logo no primeiro lance o contestadíssimo Klismahn abriu o placar após lançamento de Gonçalo Lacerda. O frio na espinha bateu com Roka se lesionando, mas logo na volta pro segundo tempo, Emerson Lopes marcou daquele jeitinho que a gente sabe como. E o Klismahn ein? Achou Andre livre e lançou pro martiniquense marcar o terceiro dos Belenenses. A temporada inteira jogando muito mal e no jogo mais importante da temporada ele intercedeu diretamente marcando um gol e dando passe para outro. Simplesmente memorável: Estamos na Primeira Liga!

 

Apenas 1 derrota e 3 empates em 15 jogos na liga e mesmo assim a gente só ficou em terceiro, as campanhas da Académica e do Vilafranquense foram muito boas. Mas por incrível que pareça, eu tinha esperanças de passar pelos playoffs por conta do desempenho recente enfrentando os times da Primeira Liga, e minha intuição não me traiu, conosco buscando a tão volta ao primeiro escalão nacional.

Agenda0a7d9cd31ffaf053.png

 

15b32bba73f3d5943.png

Como falei anteriormente, a campanha do Vilafranquense foi simplesmente sensacional: Campeões da Terceira Liga e campeões da Segunda Liga em sequência, que fase! Académica também garantiu a volta após cair na temporada passada e com eles nós, dividindo os holofotes na imprensa após conseguirmos, enfim, voltar para o lugar de onde nunca devíamos ter saído.

Os times de Madeira se saíram melhor nessa temporada, mas não tiveram força para subir. Já o Famalicão decepcionou, sobretudo por ter um time com muitos jogadores de qualidade. Se não fossemos tão pobrinhos, tentaria "assaltar" alguns deles na próxima temporada!

 

Classificacao-FInalecb4907fe68dab65.png

 

Não fomos a equipe mais goleadora, mas passamos bem perto disso (lembrando que os jogos dos playoffs não contam). Uma coisa bacana de perceber é a estatística "gols de cantos", fizemos simplesmente 11! Alguém tem coragem de dizer que o investimento no iraquiano foi à toa? Bolas paradas salvam vidas!

Também fomos a equipe que menos sofreu gols, a que menos teve remates contra (amém sistema defensivo) e a que mais rematou (amém sistema ofensivo). Dados que, para mim, são muito relevantes e que mostram que a equipe talvez precise apenas de um refino no elenco para aguentar a próxima temporada.

Estatisticas-Clube2ce9296ac7b63832.png

 

Pra quem andava acostumado com o demolidor Roka metendole gols, nessa temporada o nosso artilheiro foi Mathieu Andre, mas bem longe de Thierry Ambrose, que marcou nada menos que 11 gols a mais que o segundo colocado, monstruoso. Ali Faez se destacou nos passes decisivos e Roka dominou outra estatística: Fintas. Outra coisa curiosa é que o time campeão não teve artilheiro na competição, o que demonstra grande força do coletivo deles.

Estatisticas-Jogadordd4359d38976183a.png

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

Primeiramente, queria pedir desculpas mas salvei o print errado e esqueci de pegar a parte inferior do elenco, mas só tinham reservas pra baixo então no fim não é muito relevante.

Vamos começar falando do maior destaque da temporada e do jogador que mais jogou: Ali Faez. O iraquiano fez jus ao alto salário, maior do elenco, e simplesmente resolveu, seja ofensivamente, seja defensivamente. Fez 4 gols, deu 11 assistências (todas as situações em bola parada) e saiu quatro vezes como o melhor de campo. Monstro demais!

Outro jogador que se destacou nessa temporada foi Emerson Lopes, que nunca foi muito goleador, mas que nessa temporada teve como aproveitar sua altura de 1,92m para marcar gols de cabeça. Já está de contrato renovado para a próxima temporada!

Cyrille Ouédraogo foi um jogador que eu contratei como aposta, emprestei na temporada passada e voltou cravando seu lugar no 11 titular. O burquinês é muito forte no ar e também no chão, um jogador que consigo ver tendo um futuro brilhante, seja conosco ou em uma outra liga mais competitiva. Que seja por nós!

Roka melhorou bastante na segunda parte da temporada, com sua média sendo afetada pela primeira parte ruim que fez. Chegou à vice-liderança da artilharia, foi o segundo jogador a mais dar assistências (o primeiro com bola rolando) e se adaptou perfeitamente ao papel de ponta-direita. É ali que ele vai iniciar a próxima temporada.

De negativo, fica o desempenho bem abaixo do esperado para Lucas Venuto que até teve bons momentos na temporada, mas que não justificou o investimento financeiro. Outro que desapontou, mas por outros motivos, foi Elijah Eboh, de malas prontas de volta à Premier League. Tentei renovar o contrato dele o máximo que deu, mas no fim, o nigeriano decidiu sair pelas portas dos fundos ao receber proposta vantajosa por lá. Fez jus à sua personalidade "mercenário".

 

Elencoc970af75030f391c.png

 

Os-Azuis-do-Restelo61b8b011bb35ede2.jpg

Pior que a da temporada passada, nossa academia de jovens começa a dar mostras de que está um fiasco. Prova disso é que o jogador com maior potencial é desinteressado e dificilmente vai ser alguém na vida.

 

Camadas-Jovens0846428c8e4511fd.png

 

Dos jogadores que me chamaram atenção, acredito que Germano António é quem mais pode surpreender, já tendo um bom primeiro toque, mas com ainda muito caminho pela frente em seu desenvolvimento.

3dd42819ca154dbb5.png

 

O mauritano Mohamed Soueid também pode surpreender, assim como António Martins, cada um por um lado do ataque (o africano precisando se adaptar no treinamento). Mas no fim, se você me perguntar se eu guardo expectativas dessa fornada, eu vou dizer que nem um pouco.

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

Vendemos jogador pra cacete e terminamos a temporada devendo quase que o mesmo que na temporada passada. Não sei se o panorama vai mudar na Primeira Liga, mas torço para que sim, senão, o buraco vai ficar cada vez mais fundo, já que nem toda temporada é garantia de vendas. Bom, até tenho esperanças de conseguir uma boa grana com Mathieu Andre, que tem multa rescisória de 40M, mas duvido que alguém a acione por agora.

 

Financas3e88515b72c6a3fe.png

 

Tivemos um aumento tímido no arrecadamento, algo que também espero que melhore na próxima temporada.

Financeirof174ef719bea21f6.png

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

Com mais um acesso, seria estranho se a diretoria estivesse "de mal" com a gente, né? Estamos indo bem, inclusive com presidente reeleito e contrato assinado para mais 3 anos!

 

Moral0c6fbede847831f8.png

 

Pela primeira vez, consegui negociar para tirar "praticar futebol direto" da cultura do clube. Amém! Não quero ser julgado por algo que eu realmente não irei fazer.

Quanto as expectativas, é importante não cair na próxima temporada e a diretoria pensa o mesmo que eu. Importante também salientar que conseguimos aumentar a reputação do clube, o que era esperado após o acesso.

Expectativascda6bc546fda3471.png

 

A diretoria decidiu também chutar o balde e aumentar em muito os limites da equipe técnica. Agora poderemos ter 12 preparadores, 2 fisioterapeutas, 5 olheiros, 3 analistas de recrutamento e 3 de desempenho. Só não liberaram um gestor de jogadores emprestados, mas eu me viro bem cumprindo esse papel. Com isso, provavelmente gastaremos mais na Primeira Liga, já que eu acho primordial melhorar nesse aspecto, ainda mais tendo jogadores jovens na equipe principal. Além disso, agora a gente poderá observar em qualquer lugar do mundo.

E claro, recebi novamente uma proposta de emprego, agora do Braga. Prontamente recusada.

 

Por fim, simplesmente ELIAS MALUCO:

ELIAS-MALUCOc39dcd1a45445e1c.png

Ele ainda faltaria mais 2 partidas pelo mesmo motivo. O garoto está curtindo bem as noites portuguesas.

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C5.2) - Lugar de Origem [Att: 02/01]

Excelente temporada e agora é tentar ter os pés no chão para fazer uma boa Primeira Liga. No aguardo para ver quem você irá trazer para qualificar a equipe.

PS: O Elias Maluco...Sendo maluco. Putz.🤣🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fase muito positiva mesmo e consegues a subida de divisão, mesmo através do play-off. Esse Maluco, nem sei que dizer...mas as noitadas em Lisboa são espetaculares, ali no Bairro Alto, etc...e cuidado com os pásteis de belém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Sua categoria de base sofre por estar no mesmo lugar de Benfica e Sporting, mas, com o tempo, investindo bem, deve conseguir contornar isso.

Quanto a temporada, chegou aos playoffs, que parecia que era o possível por causa da Vilafranquense e da Académica, e fez bonito diante do Mafra, conquistando a promoção de maneira inquestionável ao sapecar três na casa deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande returno que o Belenenses fez, mas o Nacional fez um ainda melhor. Ele deve lamentar muito a perda da vaga nos playoffs por conta do saldo. A promoção contra o Mafra foi conquistada fora de casa, depois daquele empate no Restelo. A partida de volta foi um show em Mafra, com os donos da casa pouco fazendo durante os 90 minutos. Parabéns pela promoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegamos no tão aguardado dia, na elite, e pra ficar! Fez uma grande returno principalmente.

Ao meu ver, podemos dizer que foi o primeiro grande objetivo conquistado. Agora é torcer pelo combo de valorização de jogadores, aumento de receitas, dos malditos ingressos de temporada, enfim, uma graninha ajuda o resto todo a funcionar hehe. Boa sorte nesse planejamento pra próxima temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses
  • div unfeatured this tópico
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...