Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os Azuis do Restelo - Os Belenenses


Fujarra

Posts Recomendados

Parabéns pela grande temporada. Uma pena a derrota para os Leões na final da Taça de Portugal. Ainda está um pouco longe dos grandes de Portugal, mas aos poucos começa a superar um aqui e outro ali. Boa sorte na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra! As coisas estavam a correr super bem e até pensei que irias acabar além do 4º/5º lugar. No entanto, a fase final da época (concretamente os meses de abril e maio) foram muito maus e a equipa entrou numa espiral negativa. O Rio Ave ficou mesmo ali à perna. Felizmente chegaste à final da Taça de Portugal e a vaga europeia estaria sempre devidamente acautelada. 

Seria pouco inteligente dizer que não se tratou de uma excelente época, porque de facto se tratou. Chegar ao Jamor não é para todos e fico muito contente que tenhas lutado até ao fim e honrado a camisola do clube, mesmo perante um Sporting fora.

Melhores dias virão, terás uma nova direção e a Europa (inevitavelmente) fará o clube crescer. Estou curioso para ver a tua abordagem ao mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente rompeu a barreira europeia e agora vamos ver o que o Belenenses pode fazer na Conference, além de trazer uma grana interessante para os cofres do clube.

Trouxe bastante gente boa e soube reaproveitar os lucros da janela investido em infraestrutura. Essas melhorias serão importantes para que o clube seja capaz de seguir firme na briga pelas vagas europeias, além de, quem sabe, poder manter o elenco durante mais tempo e ir construindo seu legado.

Uma pena o resultado da taça, mas o importante é chegar. Uma hora vai rolar.

P.s.: na atualização anterior, fiquei triste pq goleou o Berço e não houve nenhum trocadilho a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLHA AÍ, enfim o sonhado passo europeu, parabéns e vamos ignorar essa final de taça, não valeu hahahahaha oq eu importa é a vaga continental, que aliás, claro que a gente quer é jogar as maiores, mas a Conference é maneira hein bicho? Curioso pra ver a tua campanha aí e os caminhos.

Essa do estádio foi dura, mas o orçamento apertou um pouco, então normal. Prioridade é melhorar essa base aí mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/02/2022 em 05:07, Cadete213 disse:

Goleiro em grande e arranque fantástico deste segundo turno, que quase era estragado com a fase final. Finalmente europa mas ainda melhor, acima daquela SAD que todos nós conhecemos. Desculpa, melhor mesmo é ficares no Restelo. Boa sorte na final da taça após a bela eliminação do Porto.

Paulo Messias é um goleiro magnífico realmente, e a reta final foi emocionante, mas mais emocionante ainda foi a B-SAD nos ajudando com a vaga! hahahah

Chegamos a primeira final importante, é torcer pra conseguirmos manter esse ritmo.

Valeu Cadete!

 

Em 14/02/2022 em 07:40, GGilson disse:

Sim, essa mesmo. Ela não apresenta gols marcados, gols sofridos.

Ah sim, entendi seu ponto. Eu não trazia ela antes pois meu monitor era muito pequeno, 15 polegadas e nada de resolução, aí ela ficava toda deformada.

 

Em 14/02/2022 em 09:05, LuisSilveira disse:

Foi interessante ver como o mercado funcionou para o Belenenses nessas últimas duas atualizações. Muitas vendas e aquisições estratégicas (que às vezes flopam, mas a vida é assim). O mal desse fenômeno pode ser justamente a tendência para a oscilação, já que é difícil estabelecer um entrosamento. Fico curioso para checar como vai ser o mercado da próxima temporada e se haverá uma manutenção do 'núcleo duro' do time.

Bom, pelo menos a fake Belenenses ficou para trás no campeonato. E um vice na Taça também é uma conquista a ser comemorada. Por hora, o time é aquele típico agente de meio de tabela mas deve ser questão de tempo até realmente começar a incomodar Porto e cia.

Contratações que flopam fazem parte da vida de qualquer time, quem nunca gastou quase todo o orçamento trazendo aquele maluco com pinta de craque e o cara flopou fortemente? As vezes tu gasta nada e traz um que resolve. Eu tento usar um pouco do bom senso pra fazer a montagem do elenco, seja pro time principal, seja pensando em desenvolvimento/venda futura. Mas é o que vc falou de fato, o problema é que o time nunca entrosa. Na última temporada a gente conseguiu entrosar a dupla de zaga, mas quem garante que o cara fica nessa temporada? Complexo demais ahhaha mas vamos que vamos, uma hora o dinheiro fica no clube pra gente conseguir manter o elenco.

Tu usou o termo correto, a gente é agente de meio de tabela, sobrevivendo como pode, mas essa temporada pode ter sido uma temporada de virada.

Ou não. hahahaha

Valeu Luis!

 

Em 14/02/2022 em 22:01, Danut disse:

Bah, mas aí tu pediu também né. Contratou alguém pra ser substituto do cara que já sabia que ia perder pela multa rescisória, mas aí aceitou botar uma multa menor no substituto? Essa aí a torcida tem razão se ficar puta :P

Curioso pra ver como o Casemiro vai se sair. Minha experiência com atleta assim em fim de carreira nunca é boa, mas vamos ver se tu consegue tirar mais dele.

Já o Diogo Nascimento precisa arrumar um empresário melhor. Que salário mixuruca pra um jogador do nível dele. Excelente negócio pro clube.

Essas compras de resultado estão cada vez mais absurdas...

Bom, depois disso tomei spoiler acidental porque não vi que tinha duas atualizações e acabei indo direto pra tabela da atualização errada. Então nem vou comentar sobre a má fase do time na primeira metade do campeonato, que já sei que deu a volta na situação.

Passando para a última atualização (agora sim), começou o turno com tudo, mas deu uma bobeada forte nas rodadas decisivas. Ainda assim, vai ter jogo internacional no próximo ano. Quem diria que a vaga continental viria justamente com uma vitória do maior rival. Pena que não conseguiu o título na taça, mas com o que vinha jogando nas últimas partidas perder só por 3 a 2 já surpreende. Parece um time do Mathis Liam isso aí.

Eles iriam pra Conference, não? Porque não faz sentido tu, que está abaixo deles, pegar uma vaga na UEL e empurrar eles pra uma competição melhor. Ou estou perdendo algo nessa história?

(Edit: vi que já respondeu isso ao Henrique. Larga de ser preguiçoso e corrige lá no texto, rs).

E o Casemiro realmente não entregou grandes coisas. Pior média entre quem jogou bastante na temporada, mostrando inclusive o outro grande problema de contratar nomes famosos em fim de carreira: o cara acaba tendo vaga no time mesmo sem jogar nada.

Eu não "aceitei" botar, eu fui obrigado hahahah vamos por partes: O Nigeriano foi contratado para ser reserva e eu não achei que o maluco ia simplesmente empilhar gols, virar titular e não aceitar renovação. Essa contratação foi bem aleatória na época e eu não dava nada por ele (nem o olheiro). A multa parecia razoável naquela altura (não que fosse mudar algo, é sempre uma merda pra remover essas cláusulas ou até aumentar elas). No fim das contas, contei com o bom-senso, mas não tem bom-senso no dia do fechamento da janela de transferências rs pelo menos o colombiano que veio para o lugar dele(s) é interessante também.

Casemiro... Então, ele não jogou lá essas coisas, mas fez algumas boas partidas. Ele chegou a fazer 2 golaços de fora da área, mas num geral realmente entregou pouco. Não vou te dizer que PERDEMOS por algum erro dele (tirando o último jogo na Liga que ele foi expulso, aí não tem desculpa), mas com certeza o meio de campo ficou mais pesado, dava pra sentir nos jogos. É uma pena, um jogador tão técnico sendo destruído por essa arrombagem do FM de acabar com os atributos físicos de quem envelhece. Mas o Diogo Nascimento sim, não faço ideia de como consegui contratar ele, nem como ele tava na Bélgica antes. Bom, ele foi vendido, mas ajudou e é o que importa.

A reta final foi o mesmo problema da reta final do primeiro semestre, muitos times difíceis. Mesmo o Vilafranquense é bem encardido de enfrentar, ainda assim conseguimos um empate contra o Porto e jogamos bem contra o Sporting, levando o jogo pra prorrogação. Se fosse um dia melhor, eu diria que a gente tinha condições de vencer essa partida, mas tá tranquilo, faz parte do processo de amadurecimento perder finais antes de vencê-las (tentei falar bonito) :P

Já corrigi a sigla da Conference hahahahha porra mané, na minha cabeça tava certo UCL - UEFA Conference League, mas é Europa no lugar da UEFA. De qualquer forma confundiria todo mundo.

Valeu Danut!

 

Em 14/02/2022 em 23:26, PedroJr14 disse:

Garantiu o Belenenses numa competição continental e anda deixou para trás a cópia barata. A temporada podia ser ainda melhor caso aquela derrota dolorida na final da taça não tivesse acontecido. Mas você tem que ver o lado bom, a cada temporada o progresso é maior e maior, o que dá margem para sonhar.

Em breve veremos o Belenenses no topo da Liga. Boa sorte!

Sim, com certeza, já dá pra vislumbrar o crescimento do clube no médio prazo, mas tem sido um trabalho muito árduo e cansativo. Porém realmente, ver a B-SAD fora das competições europeias e a gente lá me enche de determinação hahahahah

Valeu Pedro!

 

Em 15/02/2022 em 12:29, Tsuru disse:

Se eu disser que tá me lembrando de novo o save com o Nacional vou estar me repetindo né? Da mesma maneira lembro que vencemos o Porto numa das taças, fomos até a final e perdemos - naquela ocasião pro Aves, quando na primeira temporada perdemos na final para o próprio Porto. 

Então assim, acho que o time tá começando a sair daquela fase em que sofre com as retrancas, entrando em outra fase onde começa a aparecer nos campeonatos europeus e já entra na briga por títulos nacionais. O dinheiro continental deve dar uma boa ajuda para equilibrar as contas e permitir, senão a permanência dos principais destaques, ao menos reposição à altura.

Tua política de contratação continua muito boa e acertando sempre a mão, dá pra ver que isso tem feito toda a diferença. Que continue fazendo agora na competição continental, vai ser mais necessário que nunca.

Nossa, perder uma final de taça em Portugal para um time que não seja do trio de ferro deve ter sido horrível, eu não lembrava disso. Aliás fiquei curioso pra saber onde tá o Aves por aqui. Sei que foi difícil perder essa final, mas eu entendo que "ainda" não é a hora. Não sei quando vai ser a hora, mas ela deve chegar hahaha

Eu espero que sim, as competições europeias dão uma grana bacana, o que me deixa um pouco empolgado. Por outro lado, confesso que fico preocupado com a quantidade anormal de jogos, e graças a Jeová que em Portugal são só 18 times na primeirona.

Uma coisa curiosa é que agora que chegamos numa competição europeia, a gente precisa ter time reserva mais qualificado, e pra isso precisa de dinheiro. Os dramas de jogar em Portugal nunca acabam! hahahah

Valeu Tsuru!

 

Em 15/02/2022 em 15:26, Peepe disse:

Que ano! Dá pra dizer que a primeira metade da temporada foi no ritmo de sempre, um começo bom mas o fôlego colocou o time pra baixo e não se recuperou, ficou perdido no meio das derrotas, só que o segundo turno e semestre foi espetacular, era tanta bolinha verde que eu perdi as contas na metade e sobrou até pro Porto. Grande temporada, um ano maravilhoso e uma vaga merecida num torneio que tem chances de brigar.

Agora, sem querer ser o pessimista, que pecado é fazer uma sequência como essa e ganhar "só" 3 posições. A caminhada em Portugal vai ser longa e tortuosa mas o futuro promete, o caminho é bem trilhado e, se as multas rescisória não desmontarem o time de novo, o ano que vem já começa até melhor do que o atual.

Então, eu li seu comentário todo pensando A MESMA COISA. E mesmo antes na boa sequência a gente ficou por ali entre o quinto, quarto lugar... Portugal é um pais muito desequilibrado, a gente vai ter que tomar o título no assalto (não de assalto, no assalto mesmo, à mão armada, pq tá foda hahaha).

A intenção é manter essa base titular para a próxima temporada, mas acho difícil de novo. Quando não é multa rescisória é a diretoria vendendo sem a gente querer que venda. 🤣 

Valeu Peepe!

 

Em 15/02/2022 em 18:14, LC disse:

Parabéns pela grande temporada. Uma pena a derrota para os Leões na final da Taça de Portugal. Ainda está um pouco longe dos grandes de Portugal, mas aos poucos começa a superar um aqui e outro ali. Boa sorte na próxima temporada.

Foi uma pena mesmo, mas eu senti que dava, até pq perdemos na prorrogação. Frustrante como deveria ser, mas dá combustível! Uma hora vai!

Valeu LC!

 

14 horas atrás, Martini Branco disse:

Porra! As coisas estavam a correr super bem e até pensei que irias acabar além do 4º/5º lugar. No entanto, a fase final da época (concretamente os meses de abril e maio) foram muito maus e a equipa entrou numa espiral negativa. O Rio Ave ficou mesmo ali à perna. Felizmente chegaste à final da Taça de Portugal e a vaga europeia estaria sempre devidamente acautelada. 

Seria pouco inteligente dizer que não se tratou de uma excelente época, porque de facto se tratou. Chegar ao Jamor não é para todos e fico muito contente que tenhas lutado até ao fim e honrado a camisola do clube, mesmo perante um Sporting fora.

Melhores dias virão, terás uma nova direção e a Europa (inevitavelmente) fará o clube crescer. Estou curioso para ver a tua abordagem ao mercado.

Eu também achei, ficar só em sexto foi muito frustrante depois da recuperação magnífica que tivemos, mas a gente pegou uma sequência ruim (como sempre, parece uma maldição nossa que num campeonato só com 3 equipes realmente acima das demais a gente enfrente as 3 quase em sequência hahahah) e aí foi difícil. Mesmo assim consegui um empate contra o Porto e quase conseguimos cometer o crime contra o Sporting na final da Taça. Teria sido lindo, mas faz parte!

Mas é o que disse, concordo que foi uma boa temporada, a melhor desde que subimos, e agora a gente tem a expectativa de jogar na Europa (e com isso inflar o calendário, precisamos de reservas à altura!!! hahaha)

Valeu Martini!

 

13 horas atrás, #Vini disse:

Finalmente rompeu a barreira europeia e agora vamos ver o que o Belenenses pode fazer na Conference, além de trazer uma grana interessante para os cofres do clube.

Trouxe bastante gente boa e soube reaproveitar os lucros da janela investido em infraestrutura. Essas melhorias serão importantes para que o clube seja capaz de seguir firme na briga pelas vagas europeias, além de, quem sabe, poder manter o elenco durante mais tempo e ir construindo seu legado.

Uma pena o resultado da taça, mas o importante é chegar. Uma hora vai rolar.

P.s.: na atualização anterior, fiquei triste pq goleou o Berço e não houve nenhum trocadilho a respeito.

Finalmente veremos as famosas noites europeias neste save! hahahaha realmente, eu já tava ficando frustrado por essa vaga não vir, amém que veio.

Eu não queria ficar gastando, gastando, mas investir é importante pois ajuda os jogadores a quererem assinar/ficar né, então se pinga dinheiro e a gente pode, vamos à isso! Próxima temporada vou tirar o escorpião do bolso também, pois preciso qualificar o elenco de apoio também, só temos um time titular bom né?

Rapaz, essa zueira com o Berço... hahaha eu pensei, mas esqueci. Acho que desde que cheguei na Primeira Liga e os nomes começaram a ficar mais "normais" eu perdi a veia de @Tsuru HAUHAUAHUSH

Valeu Vini! 

 

3 horas atrás, victor095 disse:

OLHA AÍ, enfim o sonhado passo europeu, parabéns e vamos ignorar essa final de taça, não valeu hahahahaha oq eu importa é a vaga continental, que aliás, claro que a gente quer é jogar as maiores, mas a Conference é maneira hein bicho? Curioso pra ver a tua campanha aí e os caminhos.

Essa do estádio foi dura, mas o orçamento apertou um pouco, então normal. Prioridade é melhorar essa base aí mesmo.

Não valeu mesmo! Hahahahah po quem me dera, foi uma baita partida, achei que dava mas acabou não fondo.

Essa vaga europeia é muito importante e a Conference nos permite jogar contra equipes acessíveis de fato, além de dar grana. Vamos ver até aonde a gente chega nessa primeira brincadeira.

Exatamente, tem que melhorar as condições de trabalho. Estádio a gente vê outro dia. hahahah

Valeu Victor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela vaga na Conference League. Achei que aquelas derrotas ao final poderiam custar caro, mas felizmente os meses anteriores foram muito bons e conseguiu se garantir mesmo assim.

E que bela campanha na Taça de Portugal, eliminado o Porto e dando bastante trabalho pro Sporting na final.

O time parece que tá evoluindo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, div disse:

Parabéns pela vaga na Conference League. Achei que aquelas derrotas ao final poderiam custar caro, mas felizmente os meses anteriores foram muito bons e conseguiu se garantir mesmo assim.

E que bela campanha na Taça de Portugal, eliminado o Porto e dando bastante trabalho pro Sporting na final.

O time parece que tá evoluindo mesmo.

Opa, Valeu Div!

Realmente, o início do segundo turno foi ótimo, se não fosse por ele a gente tinha ficado fora da Conference. Isso mostra como que a liga portuguesa é difícil, mesmo com um sprint tão bom, a gente quase ficou de fora.

A campanha na taça "foi linda", como diria Abel hahaha agora é trabalhar para chegar em outras finais.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 10.1 - Oitenta.

Enfim, a décima temporada! Em nossas bodas de estanho do casamento que me trouxe ao Belenenses, debutamos na Conference League, uma competição que já almejamos a algum tempo e que eu sempre imaginei ser acessível para nós. Mas será que a ótima arrancada da última temporada se reflete aqui? Vamos conferir!

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Por incrível que pareça, não perdemos muitos titulares, e gastamos quase o mesmo que vendemos, algo inédito por aqui. Vamos começar falando das saídas mais importantes. Diogo Nascimento, o meia que chegou como quem não quer nada e conquistou o coração da torcida recebeu uma proposta de 57,5M da Fiorentina e não teve jeito, tanto ele quanto a diretoria queriam que o negócio se concretizasse e o excelente meia rumou para a Serie A. Fica aqui o sentimento de gratidão por um jogador excepcional com quem tive o prazer de trabalhar.

O segundo titular a sair foi Esteban Vente. Poisé, eu não queria vender o zagueirão, mas recebemos uma proposta de 70M (22M a vista e o resto parcelado) do Southampton e a diretoria, novamente, aceitou. Não tive nem como protestar, só podia pedir demissão. O jogador não queria sair, recusou a primeira vez, mas eles vieram de novo com a mesma proposta e ele triste por eu ter aceitado a proposta, decidiu sair. Alguém fala pro garoto que eu NÃO queria a saída dele? hahahah

Além destas saídas, tivemos algumas outras que levaram um pouco de dinheiro para nossos cofres: Lucas Vera e Gonzalo Escobar, os argentinos trintões do clube estavam no último ano de contrato e com poucas expectativas de serem úteis, mas curiosamente jogarão juntos na próxima temporada, já que assinaram pelo Tigre/ARG por 5,5M e 2,2M, respectivamente. Já Nigel Lonwijk chegou para ser reserva na zaga / lateral direita mas já na temporada passada não gostou dessa designação e vinha pedindo para sair. Como não tenho muita paciência para jogador que pede vaga no time titular, botei ele à venda e ele foi para no Huesca por 3,5M.

Além destas vendas, fiz diversas vendas de jogadores jovens que vinham sendo emprestados ao longo das temporadas e que não se desenvolveram como deviam. Dentre eles, Sandro Pacheco e Manuel Dias, jogadores que chegaram a jogar pelo time principal mas que não atingiram o nível necessário para justificarem sequência no time. O meia, que chegou do Alverca por 550m na época com a gente pagando sua cláusula junto ao Alverca, foi atuar pelo Vilafranquense, enquanto que o ponta-direita era cria da base e chegou a fazer 49 jogos pelo Belenenses (a grande maioria vindo do banco), marcando 2 gols. nas duas últimas temporadas foi emprestado, sem impressionar na Segunda Liga, e por 750m ele foi jogar o campeonato grego pelo OFI. As demais vendas foram dinheiro pingado, mas que no somatório geral, a venda desses 26 jogadores rendeu 100M aos cofres.

 

Entre os reforços, vieram 6 jogadores contratados, mais um que estava emprestado e que se desenvolveu o suficiente para ser opção para nós. Como a temporada vai ter muitos jogos, decidi trazer mais jogadores para encorpar o elenco. Vamos aos nomes:

 

🇨🇴 Z/LE - Juan David Bueno - Último clube: Millonarios (COL): Zagueiro alto, pesado e com boa impulsão, chega para ser opção no banco, principalmente por poder atuar também como lateral esquerdo. Achei 12M caro, mas era a melhor opção possível considerando custo/benefício.

🇨🇴 LD/Z - Camilo Ortíz - Emprestado pelo Porto: Bem melhor que seu companheiro que chegou contratado em definitivo, o jovem lateral colombiano foi emprestado pelo Porto conosco pagando apenas os salários e acredito que tenha capacidade de ser titular, apesar de não ser um lateral ofensivo. Ele curiosamente surgiu na base do Porto.

🇵🇪 LD/PD - Juan Carlos Ruíz - Último clube: Alianza Lima (PER): Jogador bastante interessante, pode atuar em todas as faixas da direita, mas o que me interessa mesmo é jogar na lateral e na ponta. Havia assinado conosco um pré-contrato e chegaria apenas em janeiro, mas perguntado se queria comprar o jogador no ato, o Alianza pediu só 1M e eu decidi pagar.

🇷🇸 M - Savo Djukic - Último clube: Vojvodina (SER): Com a saída de Diogo Nascimento e precisando de um meia, recorri ao mercado "iugoslavo" novamente, trazendo esse interessante meia, muito sólido em seus atributos. Podem não ser incríveis, mas as vezes é bom ter um cara que seja pelo menos razoável em tudo o que se pedir dele. Nos custou 9M, com gatilhos que podem render mais 2M para o time sérvio.

🇷🇸 PD - Milenko Petrovic - Último clube: Partizan (SER): Estamos construíndo a república iugoslava no Belenenses? Bom, esse garoto já entrou para a história do clube como a contratação mais cara até aqui, já que havia estreado a pouco tempo no time sérvio, que fez jogo duro para liberar: 18M à vista, 22M parcelados em 3 anos e 3M em gatilhos. Eu particularmente acho que foi um bom investimento, o jogador ainda é muito jovem e já tem ótimos atributos, se continuar evoluindo, pode se tornar um ponta interessantíssimo para a Primeira Liga.

🇵🇹 CA/PD - Roka - Último clube: Sevilla: Senhoras e senhores, o homem está de volta, pela segunda vez comprado por nós. Por 6,5M, Roka volta ao Belenenses, após 3 temporadas ridículas no clube espanhol: nunca jogou pela equipe principal, sendo relegado ao Sevilla Atlético. Pensei em pedir ele por empréstimo algumas vezes, mas o alto salário (e a zero vontade do clube em dividir os salários) impediram o negócio de se concretizar. Já no último ano de contrato, aceitaram um valor acessível e o próprio jogador aceitou reduzir pela metade seu salário para voltar a jogar pelo clube onde é ídolo. A princípio vem para revezar no ataque com Ramos e Van Cuong.

 

RETORNANDO DE EMPRÉSTIMO:

🇱🇾 V/M - Ahmed Al-Shafi: Contratado a 4 temporadas atrás a custo zero, o volante/meia foi emprestado para Torreense, Académica, Oliveirense e por fim ao Rio Ave, tendo feito sempre partidas sólidas por onde passou e fazendo por merecer uma chance na equipe principal.

 

a2fb2e03c13ba8a15c.png

Enfim temos novidades! Além de jogarmos a Primeira Liga, a Taça da Liga e a Taça de Portugal, enfim debutaremos em um campeonato continental, a Europa Conference League. Como sexto colocado do campeonato, entramos na segunda eliminatória.

 

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

 

Visando a nova competição, a direção marcou 3 amistosos contra times estrangeiros, pensando talvez na adaptação. O jogo contra o Ipswich foi por conta de acordo de venda de um jogador. Eu não jogo os amistosos, sempre envio o adjunto, já se foi a época que eu via, mas sempre analiso os relatórios e vejo os melhores momentos, afim de ver alguns jogadores em campo.

Amistosos7c1310f5d7a67273.png

 

JULHO:

🟢 C - AIK - Europa Conference League: 1x0

Ano novo, novos desafios. Começamos a temporada estreando na nossa primeira competição européia em décadas, a Conference League. Pela ECL, fomos sorteados para enfrentar o AIK da Suécia, time que costuma revelar alguns bons talentos suecos. A mídia nos botava como franco-favoritos mas, apesar de termos dominado o jogo, vencemos apenas pelo placar mínimo.

 

AGOSTO:

🟢 F - AIK - Europa Conference League: 5x4

Para o jogo de volta, decidi testar uma nova tática com 2 atacantes, um 4-2-4 pra ser mais exato, pois quero começar a testar táticas mais ofensivas para enfrentar equipes mais frágeis. Só que como o AIK é uma equipe muito ofensiva também (jogam no 4-3-3), eu imaginei que poderia haver um confronto de ideias e no fim foi isso que aconteceu, chegamos a abrir 5-1, mas os suecos já no fim marcaram 3 gols, se aproveitando do nosso cansaço. No fim não importa, pois garantimos a classificação e no fim, até que gostei da tática.

🟢 C - Rio Ave - Taça da Liga: 2x1

A besta que aqui fala esqueceu que na Taça da Liga precisa ter 2 jogadores com 21 anos ou menos portugueses no 11 inicial. Devido a essa burrice, tive que escalar 2 jogadores cinzas na linha, o que com certeza prejudicou nossa performance no primeiro tempo, onde tomamos um gol. Já no intervalo, troquei eles por 2 jogadores nossos e aí conseguimos a virada, com Van Cuong (que entrou) marcando 1 e Rúben Loureiro o outro.

🟢 F - CSKA Sofia - Europa Conference League: 2x0

Viajamos para a Bulgária para nosso próximo confronto pela ECL, e mesmo diante de um ferrolho búlgaro, nós conseguimos a vitória. Petrovic teve uma estreia sólida, mas os gols foram de Djukic e Rúben Loureiro. Muito interessante também saber que o técnico de Portugal esteve no estádio para ver os nossos 3 portugueses em ação.

🟢 C - CSKA Sofia - Europa Conference League: 5x1

Diante de nossa torcida, atropelamos o time búlgaro, que só assistiu a gente jogar praticamente o jogo todo. Petrovic em seu segundo jogo já marcou 2, com Martinez, Ramos e Van Cuong deixando os seus também.

🟢 F - Paços de Ferreira - Primeira Liga: 3x1

O Paços já é um time que eu odeio por conta da temporada passada, e aqui eels abriram o placar aos 23', o que deu mais combustível ainda para os jogadores. No vestiário, dei aquela inflada básica nos ânimos e isso surtiu efeito. Apesar de terem feito muitas faltas, conseguiram marcar 3 gols, e Petrovic ainda teve gol anulado. Não vou negar, vencer eles fora de casa deu uma lavada na minha alma.

🟢 F - Universitatea Craiova - Europa Conference League: 4x0

Viajamos para a Romênia e saímos de lá com 4 gols de vantagem para o jogo de volta, simplesmente dizimamos os romenos, que assim como os búlgaros, só assistiram a gente jogar. A dupla Ramos/Van Cuong vem dando muito certo nesse início de campeonato.

🟢 C - Portimonense - Primeira Liga: 1x0

Vitória importante, jogamos bem mas faltou mais pontaria. Importante é que conseguimos impedir as jogadas do adversário.

🟢 C - Universitatea Craiova - Europa Conference League: 3x0

Não tivemos dificuldades para garantir nosso bilhete na fase de grupos da ECL, após vencermos novamente o Craiova, agora em casa. Van Cuong meteu 2, Martinez fez o terceiro num jogo em que dominamos do início ao fim.

 

SETEMBRO:

🟢 F - Sporting - Primeira Liga: 2x1

Mesmo jogando com um time misto por conta da sequência de jogos, não só conseguimos suportar a pressão do Sporting lá no José Alvalade como vencemos eles. A estrela, mais uma vez, Van Cuong, marcando os 2 gols do jogo.

🟢 C - Feirense - Primeira Liga: 5x1

Atropelo. O Feirense começou o jogo marcando no primeiro minuto, depois fez algumas jogadas bem perigosas, mas na maior parte do tempo teve trabalho até mesmo para gerir a posse de bola, com suas chances saindo mais nos contra-ataques. Já a gente teve muita felicidade, marcando logo cinco.

🟢 C - Borac Banja Luka - Europa Conference League: 3x0

Contra a equipe da bósnia, conseguimos uma boa vitória, até já esperada pela campanha da equipe até aqui na temporada. Eles quase não nos incomodaram, apesar de terem acertado uma bola venenosa no travessão.

🔴 F - Felgueiras - Taça da Liga: 4x5

Eles abriram 2x0, a gente foi lá e empatou. Eles fizeram 4x2, empatamos de novo. Aí eles fizeram o quinto, eu quis me jogar pela janela. E sim, o Felgueiras é da Segunda Liga. Ah, vale lembrar que o time aqui era quase todo reserva.

🟢 C - Académica de Coimbra - Primeira Liga: 4x1

Voltamos a vencer, agora enfrentando a Académica pela liga. Logo aos 5' eles tiveram um jogador expulso (tesourou e ainda lesionou Djukic), daí a gente só teve que fazer nossa parte. Abrimos 2x0, eles diminuíram numa bobeirinha logo no segundo tempo, mas Van Cuong e Ramos (que já tinha marcado um) finalizaram o placar.

 

OUTUBRO:

🔴 C - Standard Liège - Europa Conference League: 1x2

O primeiro tempo desse jogo foi simplesmente horrível. Não jogamos nada mesmo, e o Liège aproveitou pra marcar 2 gols em 2 bolas paradas. No segundo tempo ensaiamos uma reação, mas só conseguimos marcar um gol, com Van Cuong. Resultado péssimo.

🟢 C - Arouca - Taça da Liga: 3x2

Pela segunda rodada da Taça da Liga, vencemos o Arouca, mas foi apertado. Abrimos 3x0 no placar, Van Cuong, Ângelo Carlos (garoto da base) e Karic (de falta) marcaram pra gente. No segundo tempo, talvez com algumas pernas já cansadas, o Arouca começou a gostar do jogo, como diria Galvão Bueno, e marcou 2 gols, quase marcando o terceiro inclusive, mas conseguimos segurar o placar.

🟢 F - 1º de Maio - Taça de Portugal: 5x0

Com o time reserva em campo, passamos o carro por cima do 1º de Maio. Roka inclusive relembrou seus dias de glória e meteu um hat-trick.

🔴 F - Athletic Bilbao - Europa Conference League: 2x4

Fora de casa, um jogo dificílimo contra o Athletic, que desde o início se impôs, marcando 3 gols ainda no primeiro tempo. No segundo, conseguimos diminuir com Ramos e Van Cuong, mas eles ampliaram. Eles trabalharam tão bem que nosso goleiro saiu de campo com nota 9,4 mesmo tomando 4 gols.

🟢 F - Famalicão - Primeira Liga: 4x1

Outra partida que começamos jogando mal, mas conforme o tempo foi passando a gente se encontrou. Começamos tomando gol logo aos 7' e demoramos até os 30' pra conseguir empatar. Já no segundo tempo, Roka entrou no lugar do péssimo Petrovic e já marcou logo de cara, virando o placar. Já perto do fim, Barry e Ramos ampliaram o placar, o gol de Barry foi simplesmente magnífico com uma troca intensa de passes até deixarem o senegalês livre para marcar.

🟢 C - Vilafranquense - Primeira Liga: 3x0

3x0, 3 gols de Roka, substituindo o lesionado Van Cuong. Não tem jeito, o lugar dele é aqui. Aqui, um caso raríssimo de gol anulado que foi validado com o VAR.

 

NOVEMBRO:

🔴 F - Farense - Primeira Liga: 1x2

A invencibilidade no campeonato caiu para o Farense, fora de casa. Jogando com reservas visando a partida pela ECL, até tentamos, mas nossos jogadores não deram conta e acabaram por falhar. No segundo tempo ainda rolou uma tentativa, mas nada feito.

🟢 C - Athletic Bilbao - Europa Conference League: 1x0

Conseguimos contornar a frustração do jogo de ida, vencendo o Athletic pelo placar mínimo. Foi fácil? Não, foi no sufoco, mas conseguimos. Se fosse eliminatória, estaríamos eliminados. Feliz inclusive por fazer o técnico adversário engolir as palavras dele.

🟡 C - Rio Ave - Primeira Liga: 1x1

O Rio Ave já é um adversário tradicional do save que sempre dá muito trabalho, e aqui não foi diferente. Esperando pelos nossos vacilos, marcou em jogada de contra-ataque em que nossa defesa simplesmente moscou. No segundo tempo foi a vez da gente marcar em lance idêntico. No fim, um jogo muito faltoso (da nossa parte) e bem ruim em vários aspectos.

🟡 F - Vizela - Taça de Portugal: 3x3 (7x8)

Pela segunda fase da taça, escalei reservas pensando de novo no jogo da ECL, mas dessa vez minha escolha se mostrou equivocada. Não conseguimos vencer no tempo regulamentar, conseguindo no máximo o empate. Na prorrogação, cada time marcou um gol e aí foi tudo para os pênaltis. Vocês lembram qual foi a última vez que vencemos nos pênaltis? Pois eu não. O que eu sei é que não vencemos de novo. Acho que já é a terceira eliminação para time pequeno na Taça que a gente acumula, patético.

🟢 F - Borac Banja Luka - Europa Conference League: 4x0

Era de se imaginar que o time bósnio seria saco de pancadas nesse grupo, né? Bom, vencemos sem grandes dificuldades, enquanto que lá na outra partida o Liège perdeu para o Bilbao. Emoção à vista.

 

DEZEMBRO:

🔴 F - Benfica - Primeira Liga: 0x1

Só posso dizer uma coisa sobre esse jogo: Ter perdido só de 1x0 foi um milagre.

🟢 C - Braga - Primeira Liga: 2x0

Voltamos às vitórias na liga vencendo o Braga em casa por 2x0. Dobradinha Barry com assistência de Martinez e Martinez com assistência de Barry.

🟢 F - Belenenses SAD - Primeira Liga: 3x0

Comemore torcedor da verdadeira Belenenses, pois enfim conseguimos vencer a impostora, e com baile de Roka, que marcou 2 gols. Foi um jogo bem faltoso, o que se espera de um clássico, mas com pouca qualidade do lado de lá. Abel Ferreira (que aqui treina a B-SAD) deve ter saído bem triste desse jogo, já que cansa de falar que é melhor do que a gente.

🔴 F - Standard Liège - Europa Conference League: 0x1

Lutamos, tentamos mas não conseguimos. Não vou mentir que jogamos bem, pois não jogamos, e Roka perdeu não só uma mas duas chances cara-a-cara com o goleiro adversário. Não era nosso dia e a gente não merecia se classificar pelo jogo de hoje. Tava bem difícil de acreditar que a gente conseguiu vencer o Athletic mas não conseguiu vencer o Liège. Depois dessa partida eu fui dar uma olhada no time titular do Liège e os jogadores do clube recebem infinitamente mais do que os nossos (o craque do time recebe quase o que a gente gasta de folha salarial risos), e um dos encostados lá jogaria facilmente por nós, então eu meio que aceitei que o Liège não é tão fraco quanto parece.

🟢 F - Tondela - Primeira Liga: 3x1

"Hoje tem gol de Rokamar" foi a música mais cantada no estádio hoje. Roka fez 2, deu passe para o gol de Martinez e merecidamente sai como o melhor de campo, num jogo muito, mas muito difícil que fizemos (não se deixe enganar pelo placar).

🔴 C - Benfica - Taça da Liga: 1x2

O time do Benfica é muito chato.

🟢 C - Gil Vicente - Primeira Liga: 2x1

Esse jogo entra naquela linha de raciocínio "2 tempos diferentes". Jogamos tudo no primeiro tempo mas não jogamos merda nenhuma no segundo. Ainda bem que o que jogamos no primeiro tempo foi suficiente pra garantir a vitória.

 

Ufa, teve foi jogo nesse primeiro semestre! Do fim de julho até o meio de setembro, só vencemos, mas o destaque fica para o poderio ofensivo da equipe: Oitenta gols em 34 jogos. Outra coisa curiosa é que só empatamos 2 vezes no período, e isso diz muito sobre a tática que decidi usar (abordarei ela mais a frente). Apesar do retrospecto bem positivo, perdemos justamente jogos que não podíamos perder, sendo eliminados da ECL e das Taças. Paciência.

Calendario19c46c0217400339.png

 

14b352c812454fadd.png

Com 11 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, estamos em 4º lugar no campeonato, posição que considero surreal se considerarmos que disputamos 4 competições em simultâneo com vários jogos seguidos. Com 1 jogo a menos e a 5 pontos do líder Sporting, não seria absurdo dizer que hoje somos candidatos outsiders ao título. Claro que com (vários) pés no chão, afinal de contas ainda temos muito o que evoluir. O mais importante é que estamos a 11 pontos do sétimo colocado, o que nos dá uma boa margem de folga para acreditar na vaga europeia novamente.

Outros destaques ficam para a campanha repetacular do Farense, em segundo lugar, para a campanha estranha do Porto, ainda em sexto e com um jogo a disputar (por acaso o jogo atrasado é contra nós) e para a péssima campanha do Braga, em último e correndo sérios riscos de rebaixamento.

 

Classificacao1582366323742884.png

 

Os-Azuis-do-Restelof79a984d49aa3f56.png

Sem nenhum exagero, caímos no grupo mais complicado da competição. Os outros times de mais tradição na ECL são a Fiorentina, o Wolfsburg, o Feyenoord e o Fenerbahçe, mas todos caíram em grupos mamatinhas, que nos permitiria tentar a vida contra os demais integrantes. Tiro como um aprendizado essa primeira participação na competição, onde patrolamos nas fases eliminatórias e na fase de grupos conseguimos uma vitória importante contra o Bilbao. Pena que o Liège foi superior a nós nos 2 jogos, e o campeonato para nós, no fim, era contra eles.

 

Conference1a9e48b2bd395f44.png

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png,

Antes de começar a falar sobre o elenco, gostaria de chamar atenção para uma coisa interessante: O fato de estarmos bem na liga e a campanha na Conference fez com que o valor de mercado de nossos jogadores simplesmente disparasse. Isso se torna mais absurdo ainda quando reparo que o valor de mercado de Van Cuong é atualmente 82,5M, sendo que no fim da temporada passada ele valia 6,5M. E vamos começar falando dele mesmo.

Van Cuong marcou nada menos que 22 gols em 22 jogos, risos. O (já não tão) jovem vietnamita tem uma trajetória muito bacana no time, pois chegou ainda na temporada 24/25, foi emprestado na ocasião para o Fontinhas e não jogou. Na temporada seguinte, foi reserva e marcou 2 gols, mas sem atuações que enchessem os olhos, sendo assim, foi emprestado para o Famalicão na temporada 26/27, atuando razoavelmente por lá. No ano seguinte, foi reserva por aqui de novo e mais uma vez, não teve um desempenho que enchesse os olhos, mas na temporada passada tudo começou a mudar. Lesões, vendas de jogadores importantes e coisas do tipo foram dando espaço para o jogador, que gradativamente foi se mostrando útil, importante e por fim indispensável. Sua qualidade e importância hoje são tamanhas que eu mudei a tática da equipe APENAS para encaixá-lo em campo.

O segundo monstro sagrado da temporada é um velho conhecido de todos. Hoje vai ter gol do Rokamar, já ecoa no Restelo! Chegou para ser reserva, ganhou oportunidade nas taças e falou "reserva é o caralho!". Se eu adaptei a tática para hoje atuar com 2 atacantes, era pensando em Carlos Ramos como centroavante fixo e Van Cuong recuado, mas hoje a vaga de Ramos é totalmente de Roka, e o colombiano só segue titular pois o vietnamita se lesionou. Ainda no setor ofensivo, quero falar do curioso caso de Petrovic, que chegou imponente e de repente passou a fazer péssimas partidas, ficando hoje relegado ao banco. Claro que pode ser só uma fase, mas já liguei o sinal de alerta. Além destes, Barry e Martinez como reservas vem se saindo muito bem, com Rúben Loureiro fazendo alguns bons e maus jogos.

Indo para a (agora) rasa meiúca, Emerson Lopes e Savo Djukic tem dado conta do recado, fazendo boas partidas e com o sérvio até tendo anotado alguns golzinhos. Já na defesa, o maior destaque segue sendo Paulo Messias. É justo dizer que eu tenho uma muralha no gol. A zaga segue sólida, e mesmo Siame que não é da mesma qualidade de Eid e Karic os substitui bem quando entra. Já os laterais, tirando Mingyang ninguém tem enchido muito meus olhos, algo que preciso ver mais para frente.

 

Elencocd1bb12101189bf6.png

 

Os-Azuis-do-Restelo82a48d4126e2b3f3.png

Algo que eu não fazia a muito tempo era mudar a tática. Digo, até tentei algumas vezes, mas não durava o suficiente para eu me alongar aqui, sempre voltando para o Gegenpress no 4-3-2-1. Dessa vez eu decidi inovar, montando uma tática mais ofensiva, me valendo tanto dos bons talentos lá na frente quanto da dificuldade em achar bons meias. Não vou me alongar falando das escolhas que fiz pois sei que quem gosta de falar de táticas vai falar sobre ela (alô @Tsuru), mas até aqui tenho estado bem satisfeito com os resultados, vendo toques de bola com qualidade e um poderio ofensivo que não via a algumas temporadas.

 

Taticasdc6da4386b5ba2a4.png

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

Com muitas compras e os investimentos nos CT's da base e do profissional, hoje não temos tanto dinheiro como já tivemos antes, mas o aumento no valor de mercado dos meus jogadores me deixa otimista em pensar que qualquer venda já vai entornar um bom caldo ali.

 

Financas8268be03c89d730f.png

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

Apesar da diretoria estar decepcionada com as campanhas na Conference (onde queriam chegar nas eliminatórias) e a Taça de Portugal (onde queriam chegar nas quartas), a campanha na Primeira Liga é a cereja aqui. Eles estão muito satisfeitos com a campanha e acreditam que hoje lutamos pelo título (torcedores, calma!).

 

Captura-de-tela-2022-02-17-234236d0bf120

 

Pela primeira vez (que eu me lembre) eu venci o prêmio de treinador do mês. YAY!

Deus-e-maisf22d270fe79f9798.png

 

Eu falei lá em cima sobre a melhoria na camada jovem, mas não havia noticiado ela antes, mas é porquê ela aconteceu no finzinho da última temporada. Isso explica a falta de dinheiro em caixa.

CAMADA-JOVEMead7a3d1e2b70c18.png

 

E lá vou eu ficar empolgado de novo com a fornada...

Base6e1c6730153c646b.png

 

Gostaria também de trazer algumas informações a título de curiosidade: Hoje temos 150 JOGADORES, somados equipe principal, Sub-23 e Base. O mais interessante é que a grande maioria não onera nossos cofres, sendo emprestados para os clubes, que pagam seus salários. Hoje posso dizer que estou ajudando a alavancar a liga portuguesa. São 5 jogadores emprestados para times da Primeira Liga, 32 para times da Segunda Liga, 5 para times da Terceira Liga, 16 para times do Campeonato de Portugal e 5 atuam hoje na Distrital. O recorde de emprestados para o mesmo time é o Arouca, que tem hoje 6 jogadores nossos atuando por eles na segunda divisão.

Mas não para por ai, pois espalhados pelo mundo são 31 jogadores pela Europa (com destaque para a França com 9), 6 na África, 3 na América do Sul e 1 na América do Norte.

Já sobre as nacionalidades, dados interessantes que comprovam que hoje realmente somos uma equipe cosmopolita. Temos 82 jogadores de nacionalidades europeias, impulsionados claro pela alta taxa de portugueses (28), mas com alguns ativos da Itália (7), Bélgica e Irlanda (5) e Grécia e Sérvia (4) como expoentes. Já da África são 38 jogadores, e as nacionalidades com mais jogadores são Angola, Cabo Verde, Senegal e Zâmbia com 3. Indo para a América do Sul, são 16 jogadores, com destaque para a Colômbia com 6 jogadores. Para um time português, ter apenas 3 brasileiros num elenco tão grande é até curioso, sendo este o mesmo número de argentinos. Da América do Norte despontam 8 jogadores, com 3 deles sendo de Honduras. Hoje temos 5 asiáticos, dentre eles, 2 na equipe principal. Por fim, temos um jogador da base de Papua Nova Guiné, não tão promissor mas interessante para uma segunda divisão.

 

E finalmente:

RISOS4fbd1d338dd047ae.png

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C10.1) - Oitenta. [Att: 17/02]

Temporada meio esquisita até aqui. Time tá indo bem, excelente posição na liga. Só que fica o gostinho de ter perdido justamente os jogos que não podia.

Curiosa a história do vietnamita que de repente virou craque do time. Inclusive senti falta do perfil dele, tem como trazer?

Das contratações eu ia dizer que gostei muito do ponta de 19 anos, mas tu já disse que ele não esteve jogando bem. Espero que seja só uma fase, porque ele parece ter tudo pra ser craque.

A tática me surpreendeu. Pra que ter meio de campo? Aliás, eu que estou tendo muita dificuldade com os homens de meio campo no meu save, de repente devia tentar uma tática dessas... Ainda por cima joga com passe curto numa equipe tão segmentada entre defesa e ataque. Eu realmente não entendo como essa tática pode funcionar - mas achei legal ver que está funcionando.

150 jogadores com gente emprestada em todo canto... Teu modelo é o Chelsea?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou ganha ou perde, gostei hahahaha

Tem uma graninha bacana em caixa e o time ta mandando bem, to gostando, boa sorte na continuação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tática arrojada que está a funcionar e o Belém está na mó de cima. Farense a surpreender e SAD ainda perto (que irritante). a participação na conference league foi sem dúvida uma boa experiência para a equipa se acostumar a essas andanças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje me pergunto porque os portugueses decidiram abrasileirar o calendário deles com a Taça da Liga.

Faltou explicar como funciona a ECL. Só fui entender quando vi o calendário.

O Belenenses faz uma progressão desejada e esperada na liga portuguesa. Em três temporadas alcançou a zona europeia e agora parece que se tornará um candidato ao título ou pelo menos repetirá a dose europeia. Parabéns.

Fez uma campanha muito boa na ECL, mas quando começou a afunilar, o Belenenses não conseguiu superar os belgas e deu adeus à competição. Nesse momento, nem acho ruim, prefiro uma colocação melhor na liga portuguesa.

Nunca pensaria em usar algo assim e se usasse meu laterais não estariam em defender, mas em apoiar. Mas é como eu digo, o que importa é se funciona e se a equipe vence. Qualquer explicação tática pode ser demolida se não funciona bem nas partidas.

As coisas realmente estão mudando para melhor lá para os lados do Restelo. Agora é importador e exportador de talentos. É isso?

E o B-SAD...

E essa ONU informal? Acho que nunca vi um elenco tão diverso em um save e ainda tem o vietinamita artilheiro. Muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutes ago, GGilson said:

Até hoje me pergunto porque os portugueses decidiram abrasileirar o calendário deles com a Taça da Liga.

Faltou explicar como funciona a ECL. Só fui entender quando vi o calendário.

O Belenenses faz uma progressão desejada e esperada na liga portuguesa. Em três temporadas alcançou a zona europeia e agora parece que se tornará um candidato ao título ou pelo menos repetirá a dose europeia. Parabéns.

Fez uma campanha muito boa na ECL, mas quando começou a afunilar, o Belenenses não conseguiu superar os belgas e deu adeus à competição. Nesse momento, nem acho ruim, prefiro uma colocação melhor na liga portuguesa.

Nunca pensaria em usar algo assim e se usasse meu laterais não estariam em defender, mas em apoiar. Mas é como eu digo, o que importa é se funciona e se a equipe vence. Qualquer explicação tática pode ser demolida se não funciona bem nas partidas.

As coisas realmente estão mudando para melhor lá para os lados do Restelo. Agora é importador e exportador de talentos. É isso?

E o B-SAD...

E essa ONU informal? Acho que nunca vi um elenco tão diverso em um save e ainda tem o vietinamita artilheiro. Muito bom.

Não te preocupes que nós também perguntamos a mesma coisa. Não faz sentido nenhum ter uma fase de grupos. A disputar, deveriam ser só eliminatórias a uma mão, mas é só a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começo sensacional de temporada, avançando na Conference até a fase de grupos e com rodadas iniciais realmente ótimas na Primeira Liga. Em novembro o time perdeu um pouco o rendimento. 

De todo modo, a campanha na Conference foi boa, considerando que tinha dois clubes tradicionais no grupo. E na primeira liga tá tudo muito embolado e ainda tem um jogo a menos. Vai que dá! Hahaha

Ah sim, e como não destacar o retorno do craque. Roka voltou pra onde nunca devia ter saído haha

Só falta repatriar Elias Maluco pra ter as duas maiores figuras do Belenenses de volta ao clube hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Danut disse:

Temporada meio esquisita até aqui. Time tá indo bem, excelente posição na liga. Só que fica o gostinho de ter perdido justamente os jogos que não podia.

Curiosa a história do vietnamita que de repente virou craque do time. Inclusive senti falta do perfil dele, tem como trazer?

Das contratações eu ia dizer que gostei muito do ponta de 19 anos, mas tu já disse que ele não esteve jogando bem. Espero que seja só uma fase, porque ele parece ter tudo pra ser craque.

A tática me surpreendeu. Pra que ter meio de campo? Aliás, eu que estou tendo muita dificuldade com os homens de meio campo no meu save, de repente devia tentar uma tática dessas... Ainda por cima joga com passe curto numa equipe tão segmentada entre defesa e ataque. Eu realmente não entendo como essa tática pode funcionar - mas achei legal ver que está funcionando.

150 jogadores com gente emprestada em todo canto... Teu modelo é o Chelsea?

Engraçado, né? Exatamente como você disse, perdemos os jogos que não podíamos perder, mas olhando a grosso modo, a campanha é boa. Eu fui eliminado na Taça pois joguei com time bem reserva (achando que isso seria suficiente para enfrentar um time do terceiro escalão), mas me ferrei. Já na Conference, acho que as pernas cansadas cobraram o preço, além de que o Liège é mesmo um bom time.

O vietnamita é esse safado aqui, eu não costumo trazer perfil de quem eu já apresentei no passado pra não sobrecarregar as postagens (eu sempre acho que estão enormes ahahah)

Captura-de-tela-2022-02-18-110525b477170

O Petrovic é realmente um jogador muito interessante, jovem e com muita margem de desenvolvimento, mas simplesmente parou de encaixar. Ele começou muito bem e de repente despencou, atuações nota 6.0, coisa de louco. Por enquanto tá esquentando banco, mas vai ter chance de se provar de novo.

Sobre a tática: Originalmente eu pensei nela com 2 meias, um fazendo papel defensivo, mas aí pensei "porra, meu melhor jogador é um volante, eu não posso deixar ele de fora". Poderia até usar ele como zagueiro, pois ele também é bom ali, mas preferi deixar o papel de coração do time só pra um meia mesmo (até por isso botei ele como área a área), e tem dado certo pra caramba. A gente toma muito contra-ataque? Sim. Mas aí eu confio nos defensores. O ônus de ser muito ofensivo é esse. E tem dado certo. Eu inventei mesmo, achei que podia dar errado, fui vendo dar certo e falei "pq não?" XD

Meu modelo é ganhar dinheiro. HAHAHAHAHAH

Valeu Danut!

 

6 horas atrás, Cattani disse:

Ou ganha ou perde, gostei hahahaha

Tem uma graninha bacana em caixa e o time ta mandando bem, to gostando, boa sorte na continuação

Aqui não tem essa de empate não hahahah

A graninha não é tããão bacana pois to jogando em reais, mas tem dinheiro em caixa então é o que importa!

Valeu Cattani!

 

5 horas atrás, Cadete213 disse:

tática arrojada que está a funcionar e o Belém está na mó de cima. Farense a surpreender e SAD ainda perto (que irritante). a participação na conference league foi sem dúvida uma boa experiência para a equipa se acostumar a essas andanças.

O bom do FM é que a gente pode testar umas táticas malucas assim sem medo de ser feliz, e eu fui feliz nessa hahaha

Farense surpreende a várias temporadas já, tem sido interessante, triste é o Porto!

Vamos ver se nos acostumamos a participar das competições europeias tbm!

 

2 horas atrás, GGilson disse:

Até hoje me pergunto porque os portugueses decidiram abrasileirar o calendário deles com a Taça da Liga.

Faltou explicar como funciona a ECL. Só fui entender quando vi o calendário.

O Belenenses faz uma progressão desejada e esperada na liga portuguesa. Em três temporadas alcançou a zona europeia e agora parece que se tornará um candidato ao título ou pelo menos repetirá a dose europeia. Parabéns.

Fez uma campanha muito boa na ECL, mas quando começou a afunilar, o Belenenses não conseguiu superar os belgas e deu adeus à competição. Nesse momento, nem acho ruim, prefiro uma colocação melhor na liga portuguesa.

Nunca pensaria em usar algo assim e se usasse meu laterais não estariam em defender, mas em apoiar. Mas é como eu digo, o que importa é se funciona e se a equipe vence. Qualquer explicação tática pode ser demolida se não funciona bem nas partidas.

As coisas realmente estão mudando para melhor lá para os lados do Restelo. Agora é importador e exportador de talentos. É isso?

E o B-SAD...

E essa ONU informal? Acho que nunca vi um elenco tão diverso em um save e ainda tem o vietinamita artilheiro. Muito bom.

Também acho a Taça da Liga um desperdício e eu realmente a jogo sem nenhum interesse. Se um dia passar de fase beleza, mas não ligo.

Não expliquei mesmo, desculpa. Na verdade eu não entendia ela muito bem, mas basicamente o sexto colocado da liga entra na segunda rodada eliminatória, são 4 no total para o caminho da liga e 4 para o caminho dos vencedores (esquema parecido com os demais campeonatos europeus). Depois divide em 8 grupos de 4 times.

Eu confesso que estou surpreso com a campanha, isso vale em muito pela invencionice com a tática. Já aproveitando pra falar dela, eu tentei usar os laterais de 3 formas: Atacar, defender e apoiar. No primeiro, abria um espaço enorme pra contra-ataque e eles não conseguiam recompor direito. Depois em apoiar, sentia pouca participação deles. Como defender, eles se atentam mais aos contra-ataques e participam mais na marcação, além de estarem numa faixa de campo que facilita o toque de bola para o meia/ponta. Inclusive eu testei também a linha defensiva bem adiantada e tomei muitos gols (mas também fiz muitos gols), pensando no equilíbrio, ajustei para ser um pouco menos ofensivo lá atrás pra compensar lá na frente. Daí ficou assim. O que costuma acontecer é os jogadores cansarem no segundo tempo e abrir mais espaços para o adversário, aí preciso contar com a prestação dos defesas, que geralmente cumprem bem o papel.

Vencemos a B-SAD e eu dei uma bela comemorada aqui em casa. hahahah

Eu contrato muitos jovens, e assim como na vida real, uns deslancham, outros se tornam úteis e um monte flopa, faz parte. Mas é bom pois sempre tem uma surpresa agradável por ali. Nessa temporada por exemplo tem esse líbio que voltou prontinho para ajudar quando necessário. Era um hábito de quando estávamos nos estruturando e por enquanto eu to seguindo, a tendência é diminuir um pouco isso conforme as temporadas passarem, mas de venda em venda eu consegui um bom valor por diversos jogadores maturados sem espaço aqui.

Valeu Gilson!

 

 

2 horas atrás, Cadete213 disse:

Não te preocupes que nós também perguntamos a mesma coisa. Não faz sentido nenhum ter uma fase de grupos. A disputar, deveriam ser só eliminatórias a uma mão, mas é só a minha opinião.

Concordo totalmente!

 

40 minutos atrás, div disse:

Começo sensacional de temporada, avançando na Conference até a fase de grupos e com rodadas iniciais realmente ótimas na Primeira Liga. Em novembro o time perdeu um pouco o rendimento. 

De todo modo, a campanha na Conference foi boa, considerando que tinha dois clubes tradicionais no grupo. E na primeira liga tá tudo muito embolado e ainda tem um jogo a menos. Vai que dá! Hahaha

Ah sim, e como não destacar o retorno do craque. Roka voltou pra onde nunca devia ter saído haha

Só falta repatriar Elias Maluco pra ter as duas maiores figuras do Belenenses de volta ao clube hehe

A perda do rendimento eu credito as pernas cansadas e lesões, eu tentei inchar um pouco o elenco mas ainda não estou no nível de dizer que temos um ELENCO robusto, os reservas são realmente reservas, mas faz parte, importante é que estamos aguentando o tranco conforme possível hahaha

Também acho que a campanha foi boa, a diretoria pedir pra passar da fase de grupos foi um pouco ilusório para um time que até 4 temporadas atrás tava na segunda divisão mas enfim, fizemos bonito e ainda vencemos o Bilbao!

Roka pertence aos Belenenses e isso não pode mudar mais hahaha contrato vitalício já!

Elias Maluco... cara, vou até ver onde ele tá pois já até tinha esquecido dessa lenda 😂

Valeu div!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tática boa é a que funciona né? Isso é o mais importante. Foi muito bem na Conferência, fez boa campanha nas taças e tá indo muito bem na Primeira Liga, a caminho ali de conquistar uma nova vaga continental. Nesse momento do time acho que isso é o principal, aos poucos vai se aproximando da luta pelo título.

Tem uns treinadores que se especializam em base, outros em tática, o teu negócio é desenvolver e colocar pra jogar atletas de regiões de futebol pouco atraente. Primeiro foi aquele búlgaro (ou era croata?) no save do Tupi, agora já teve o cara da Martinica e agora tem Van Cuong. 

Impressionante também como o Roka vira outro com a camisa do Belenenses. Tem casos em que jogador e clube foram mesmo feitos um pro outro.

E sim, o Benfica é chato. O Paços também. E o Estoril também. Vai se acostumando hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena a eliminação na Conference, pois estava torcendo para o Belenenses e claro, para o Athlétic. Vida que segue.

Começou forte na Liga e espero que possa terminar entre os 3 primeiros.

Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nível de Primeira Liga, o trabalho feito até então tem que ser tido como algo de excelência. Começaste muito bem e ocupas um excelente 4º lugar! Farense e Rio Ave foram dois jogos que deixaram algum gosto esquisito, uma vez que são adversários mais do que ao alcance do nosso Belenenses. No entanto, há também excelentes resultados e a vitória em Alvalade tem que ser obviamente ressalvada.

Na Europa, a derrota em casa com os belgas do Standard foi o ponto mais negativo e acabou por ser crucial na saída da equipa das provas europeias. Caso contrário, podíamos estar a falar de algo mais. Ainda assim, foi uma boa prestação e prova que o clube está a crescer.

Nas Taças, caíste em Vizela em jogo a contar para a prova rainha. Na Taça da Liga interpretas como eu... eu rodo sempre a equipa e desvalorizo a prova em si. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse tanto de jogadores da ex-iugoslávia, e jogadores da África e América do Sul também dá pra dizer que o Belenenses emula o terceiro mundo da Guerra Fria hahaha

No campo, gostei da invenção tática que permitiu o time romper a barreira do sétimo lugar logo no primeiro turno. Com a entrada na ECL, creio que mesmo que sofra com vendas no meio da janela, não será da mesma maneira que em anos anteriores por causa do quanto seus jogadores valem. E até pelo time agora disputar competições continentais.

E por falar nela, fez tudo o que poderia fazer numa estreia e acho que está de bom tamanho. Protagonizou ótimos jogos e bateu no teto contra o time belga. Agora é seguir firme para conquistar novamente a vaga nela ou em outra competição europeia.

Achei legal a quantidade de empréstimos que você tem e sem onerar a folha. Acaba sendo uma boa fonte de desenvolvimento esportivo e financeiro para o clube.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem não gosta da Conference boa pessoa não pode ser. Claro que queremos sempre jogar a principal hahahaha mas é bem divertida, ainda mais nesse primeiro estágio de evolução do clube. Uma pena que caiu num grupo enjoado logo de cara, mas vida que segue.

Na liga, pensando que conquistou a vaga europeia aos 45 do segundo tempo temporada passada, vem tendo um início bem promissor, perdeu só pra times que estão na sua frente e ainda bateu o líder.

Eu já nem sei o que falar dos ingressos de temporada, acabou meu estoque hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/02/2022 em 12:24, Tsuru disse:

Tática boa é a que funciona né? Isso é o mais importante. Foi muito bem na Conferência, fez boa campanha nas taças e tá indo muito bem na Primeira Liga, a caminho ali de conquistar uma nova vaga continental. Nesse momento do time acho que isso é o principal, aos poucos vai se aproximando da luta pelo título.

Tem uns treinadores que se especializam em base, outros em tática, o teu negócio é desenvolver e colocar pra jogar atletas de regiões de futebol pouco atraente. Primeiro foi aquele búlgaro (ou era croata?) no save do Tupi, agora já teve o cara da Martinica e agora tem Van Cuong. 

Impressionante também como o Roka vira outro com a camisa do Belenenses. Tem casos em que jogador e clube foram mesmo feitos um pro outro.

E sim, o Benfica é chato. O Paços também. E o Estoril também. Vai se acostumando hahahaha

Exatamente! hahahah e é aquela parada, sem testar não dá pra saber se ela é boa. Tomamos gols? Tomamos, mas também fizemos. Me lembrei de uma frase que o quase finado Elliot McNamara falava: Pode tomar gol, só tem que fazer mais do que toma!

Assim, booooooa campanha nas taças não foi. Na Taça da Liga foi o de sempre, o que eu acho ok, na Taça de Portugal nós fomos eliminados para um time do terceiro escalão, então não foi aquela maravilha, inclusive a direção ficou bem puta, mas a campanha na Primeira Liga tá dando uma segurada. Já na Conference, acho que fizemos um papel legal, o grupo era difícil (para nossas condições claro).

Foi búlgaro, famoso Kikarin, aliás naquele save eu tbm cheguei a contratar um chéquio que não lembro agora o nome e teve um outro europeu também. Aqui teve o Mathieu Andre e o Van Cuong como os mais "exóticos" vamos dizer assim hahaha mas é isso, se tem talento a gente garimpa!

Cara, exato. O Roka tem atributos até medianos, se comparado com outros jogadores da liga, mas ele veste a camisa e sei lá. Mas também tem que jogar de centroavante, se jogar na ponta (que é o que a comissão técnica sugere) ele não rende porcaria alguma.

HAHAHAHAHAHHA o Estoril já é passado, mas o Paços, puta merda...

Valeu Tsuru!

 

Em 18/02/2022 em 17:06, Johann Duwe disse:

Não sei se já foi questionado, mas essa questão da venda de ingressos é bug né? Certeza que é, muito estranho.

Só pode ser cara, o time lota estádio em clássico, não faz nenhum sentido essa venda ridícula. Dinheiro que faz falta, aliás.

 

Em 18/02/2022 em 17:22, Nei of disse:

Como todo mundo falou o que era necessário, esse 13 é proposital né?

E você acha que não? #lacrei

 

Em 18/02/2022 em 18:56, LC disse:

Uma pena a eliminação na Conference, pois estava torcendo para o Belenenses e claro, para o Athlétic. Vida que segue.

Começou forte na Liga e espero que possa terminar entre os 3 primeiros.

Boa sorte na sequência.

Queria ter passado com o Bilbao, foi um rival interessantissimo de enfrentar e eu confesso que vou até tentar um amistoso com eles na próxima temporada.

Também espero isso! Classificar para a Champions seria a cereja do bolo dessa temporada.

Valeu LC!

 

6 horas atrás, Martini Branco disse:

A nível de Primeira Liga, o trabalho feito até então tem que ser tido como algo de excelência. Começaste muito bem e ocupas um excelente 4º lugar! Farense e Rio Ave foram dois jogos que deixaram algum gosto esquisito, uma vez que são adversários mais do que ao alcance do nosso Belenenses. No entanto, há também excelentes resultados e a vitória em Alvalade tem que ser obviamente ressalvada.

Na Europa, a derrota em casa com os belgas do Standard foi o ponto mais negativo e acabou por ser crucial na saída da equipa das provas europeias. Caso contrário, podíamos estar a falar de algo mais. Ainda assim, foi uma boa prestação e prova que o clube está a crescer.

Nas Taças, caíste em Vizela em jogo a contar para a prova rainha. Na Taça da Liga interpretas como eu... eu rodo sempre a equipa e desvalorizo a prova em si. 

Poisé, esses jogos contra a Farense e o Rio Ave foram estranhos, mas a Farense é um time bem sólido aqui no save, já o Rio Ave é chato mesmo hahah e se você gostou da vitória no Alvalade, vai gostar mais ainda do que rolou no segundo turno contra eles hahaha

Perder para o Liège foi determinante para selar nosso destino, pois achava que o Bilbao daria mesmo trabalho, a nossa luta era contra os belgas e perdemos ela. Mas tudo bem, como eu falei, dei azar de cair literalmente no grupo mais difícil da ECL.

A Taça da Liga sinceramente só serve para ver alguns jovens em ação. Ângelo (garoto da base) inclusive jogou muito bem, curti a prestação dele nos jogos que escalei.

Valeu Martini!

4 horas atrás, #Vini disse:

Com esse tanto de jogadores da ex-iugoslávia, e jogadores da África e América do Sul também dá pra dizer que o Belenenses emula o terceiro mundo da Guerra Fria hahaha

No campo, gostei da invenção tática que permitiu o time romper a barreira do sétimo lugar logo no primeiro turno. Com a entrada na ECL, creio que mesmo que sofra com vendas no meio da janela, não será da mesma maneira que em anos anteriores por causa do quanto seus jogadores valem. E até pelo time agora disputar competições continentais.

E por falar nela, fez tudo o que poderia fazer numa estreia e acho que está de bom tamanho. Protagonizou ótimos jogos e bateu no teto contra o time belga. Agora é seguir firme para conquistar novamente a vaga nela ou em outra competição europeia.

Achei legal a quantidade de empréstimos que você tem e sem onerar a folha. Acaba sendo uma boa fonte de desenvolvimento esportivo e financeiro para o clube.

A meta é trazer a vingança contra o primeiro mundo hahahahahah

É o que eu falei para o Tsuru né, a gente tem que inventar, senão nunca vamos descobrir do que somos capazes. E eu achava que o gegenpress já tava muito batido, os times já tinham um pouco de controle em cima da gente, era hora de inovar.

Estar participando de campeonatos internacionais é vital para aumentar o valor dos jogadores, reparei que a prestação do Van Cuong na ECL foi determinante para aumentar ridiculamente o preço dele. Se ele sair (o que pode acontecer já que ele começa a ambicionar outras ligas), vai ser por uma montanha de dinheiro, pelo menos espero eu hahaha

O time belga é forte, eu mesmo os subestimei, achei que eram mais acessíveis, mas como eu falei, o craque deles recebe por mês quase o que a gente gasta por mês com a folha inteira. É um outro nível, a gente ainda não rompeu nem a barreira de pagar 500m p/m pra um jogador, enquanto eles pagam em média mais de 1M. Importante é que fizemos frente contra o Bilbao e vendemos caro os jogos para eles.

Poisé, alguns empréstimos os clubes inclusive pagam. O que eu faço: Quando o jogador atinge 22 anos, eu decido se ele vale a pena ser mantido para o elenco ou se tá na hora de vender. O resto eu vou analisando a maturação e decidindo pelo reempréstimo ou manutenção no clube, e tem dado um retorno bem ok no meu ponto de vista. Não tendo preju, tá ótimo.

Valeu Vini!

 

4 horas atrás, victor095 disse:

Quem não gosta da Conference boa pessoa não pode ser. Claro que queremos sempre jogar a principal hahahaha mas é bem divertida, ainda mais nesse primeiro estágio de evolução do clube. Uma pena que caiu num grupo enjoado logo de cara, mas vida que segue.

Na liga, pensando que conquistou a vaga europeia aos 45 do segundo tempo temporada passada, vem tendo um início bem promissor, perdeu só pra times que estão na sua frente e ainda bateu o líder.

Eu já nem sei o que falar dos ingressos de temporada, acabou meu estoque hahahaha

Cara, não é? Eu achava que esse torneio seria uma besteirinha, mas na verdade é muito divertido de jogar, além de analisar diversos times de países periféricos, que podem fornecer bons jogadores para a gente. E realmente, era o pior grupo.

Exato. Eu acho que dessa vez a vaga em competições europeias tá bem encaminhada, só me basta saber qual competição a gente vai entrar, pois eu acredito hahaha

Cara, essa parada dos ingressos kkkkkkkkkkkkk queria que mudasse, mas não sei mais o que fazer.

Valeu Victor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 10.2 - Os quatro grandes.

Apesar de eliminados em todas as taças nacionais e na ECL, o Belenenses teve um início excepcional na Liga, sonhando até com um até então improvável título. Com jogos atrasados e o foco apenas na Primeira Liga, o que será que os Belenenses arrumaram?

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Em questões de saída, perdemos apenas 2 reservas, muito queridos por mim, mas que já vinham reclamando pedindo por oportunidades, algo que vinha sendo difícil de oferecer para eles. O primeiro foi Denilson Ferreira. O bom meia cabo-verdiano chegou ainda em 25/26 logo assim que chegamos a Primeira Liga e foi titular por 3 temporadas. Já não entregando tanto, foi relegado primeiro ao banco e nessa temporada mal jogou, fazendo apenas 5 jogos. Foi jogar no Cádiz, saindo por 6,5M. 135 jogos, 16 gols e 17 assistências. O outro foi João Mário, um dos poucos não newgens do elenco já estava com 30 anos e aquela sensação de que logo logo teria uma queda em seus atributos. Preferindo não pagar para ver e com ele pedindo para sair, achei por melhor liberar. Saiu baratinho, por muito menos do que pagamos, mas acho que ele cumpriu bem seu papel no clube e merece buscar novos ares. Foram 4 temporadas, 67 jogos, 9 gols e 9 assistências. 

Já as entradas também foram tímidas, na verdade mais negócios de oportunidade com alguns jovens e 2 entradas para o time principal que na verdade chegam para, vejam só, suprir as vagas de quem saiu. Ou seja, reservas. Vamos a eles:

 

🇮🇸 M - Freyr Magnússon - Último clube: Stjarnan (ISL): Jovem, chega naquele projeto de valorização etc e tal. Acho que tem potencial para ser útil na Primeira Liga. Chega a custo zero.

🇮🇷 LE/PE - Jafar Dehghan - Último clube: Persepolis (IRA): Ainda com algum dinheiro em caixa e precisando de um lateral esquerdo/ponta reserva, paguei 3,5M ao Persepolis e trouxe um iraniano promissor para o futebol europeu. Achei os atributos físicos dele um esculacho, mas precisa evoluir na questão técnica.

 

Fechando as transferências então, recebemos mais do que gastamos, e é de se lembrar que muitas destas grandes transferências de entrada foram parceladas. Acho que dizemos um bom mercado nessa temporada. 

Transferencias745cc6ff0647a383.png

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

 

JANEIRO:

🟢 F - Porto - Primeira Liga: 2x1

Entramos na década de 30 com o pé direito, vencendo o Porto por 2x1 num jogo daqueles de arrancar os cabelos. Começamos muito bem, abrindo 2x0 no placar com gols de Barry e Djukic (uma pintura). Ainda no primeiro tempo, eles diminuiram. Na volta pro segundo tempo, decidiram vir com toda a carga ofensiva possível, e aos 70 decidi tirar um atacante e prender a bola, tocando com calma e diminuindo o ritmo do jogo. Com isso passamos a fazer mais faltas, mas a estratégia deu certo e consegui sair de campo com um bom resultado mesmo fora de casa.

🟢 F - Feirense - Primeira Liga: 2x1

Outro 2x1, outro jogo difícil. Conseguimos nos impor no primeiro tempo, já no segundo com pernas cansadas, foi difícil, tomamos um gol, mas fizemos bonito.

🟡 C - Paços de Ferreira - Primeira Liga: 2x2

Dramático, triste e injusto. O Paços faz parte dos times que eu odeio e esse é um dos motivos: Tiraram um empate de dentro daquele lugar já nos acréscimos. Puta time enjoado do cacete de enfrentar. Fica de positivo a volta de Van Cuong com gol, após meses parado.

🟢 C - Vitória de Guimarães - Primeira Liga: 2x1

Aqui teve lei do ex, não que Roka precise disso para marcar gols, né? Começamos o jogo perdendo, e isso jogando mal, o que costuma dificultar as coisas. No vestiário dei aquele esporro básico, o time decidiu jogar futebol e marcou os 2 gols em lançamentos longos para Roka. Deus é fiel.

🔴 F - Portimonense - Primeira Liga: 2x3

Apesar de terem aberto o placar logo aos 4', tudo demonstrava que seria uma partida tranquila, Roka marcou um gol de placa deixando 3 defensores para trás, Barry marcou golaço em chute cruzado... aí nos últimos 10 minutos de jogo eles fizeram 2 gols que eu fiquei assim ???????????

🟢 C - Sporting - Primeira Liga: 5x2

Se no primeiro turno a gente venceu pro 4x2, aqui a gente aumentou o placar. Roka meteu um hat-trick, menino Petrovic entrou e marcou o dele e ainda teve gol de Barry nesse meio tempo. Isso pq o Sporting chegou a vencer de 2x1. Excelente resultado contra o líder.

🟢 F - Nacional - Primeira Liga: 3x1

Matamos o jogo no primeiro tempo, mais especificamente antes dos 20 minutos. E ainda teve pênalti desperdiçado por Barry, que poderia ter marcado o hat-trick se tivesse marcado. Ah, e teve gol de Roka sim.

🔴 F - Vitória de Guimarães - Primeira Liga: 1x2

Jogo equilibrado nem sempre é reflexo de jogo bom, e aqui perdemos nos detalhes. Foi um jogo ruim de se assistir num geral.

 

FEVEREIRO:

🟢 C - Tondela - Primeira Liga: 3x1

Conseguimos voltar ao caminho das vitórias batendo o Tondela em casa por 3x1, num jogo em que mais uma vez Roka decidiu com 2 gols. Saímos na frente do placar, mas o time conseguiu dar a volta por cima.

🔴 F - Académica - Primeira Liga: 1x3

Aqui eu joguei a toalha pela disputa do título. Eu mantinha 4 pontos de distância do Sporting, mas quando aumentou pra 7 e eu fui passado pelo Benfica eu já sabia que era impossível. Não ter ainda um banco qualificado faz com que a gente tenha que ficar jogando jogos com time misto por que tem gente cansada e aí acontece umas bizarrices dessas, a gente tomando sufoco e perdendo para a Académica. Nosso campeonato ainda não é pra ser campeão. Mesmo assim, o fato de a 10 rodadas já termos ultrapassado nosso recorde de pontos na liga é algo a se comemorar.

🟢 C - Famalicão - Primeira Liga: 2x0

E o que eu quis dizer no jogo passado se escancara aqui. Com o time titular, não tivemos a menor dificuldade para vencer o Famalicão, massacramos eles nas estatísticas e podia ter saído até mais gols, mas não aconteceram nem por falha de pontaria e sim pela qualidade da defesa do adversário. Paulo Messias mesmo só trabalhou nos acréscimos do segundo tempo, defendendo bola venenosa.

🔴 F - Vilafranquense - Primeira Liga: 2x4

Bicho, tomamos 3 gols de falta e 1 de fora da área.

 

MARÇO:

🟢 C - Farense - Primeira Liga: 3x0

Enfim um período de descanso para os jogadores, parece que a gente estava jogando todo dia. E com os jogadores descansados, não tivemos dificuldades para despachar o Farense. Rúben Loureiro e Roka 2 vezes foram os pais das crianças.

🟢 F - Rio Ave - Primeira Liga: 2x0

Vencemos o Rio Ave com gol até de herói improvável, já que Mingyang nunca havia marcado até então. Além dele, Paulo Messias saiu como melhor de campo após catar um penal. Bom jogo.

🔴 C - Benfica - Primeira Liga: 0x2

O time do Benfica é muito chato.

 

ABRIL:

🟢 F - Braga - Primeira Liga: 2x0

Ajudamos a dar mais uma empurradinha pro Braga cair, vencendo por 2x0 sem muitas dificuldades. Barry atuou bem como centroavante improvisado, marcando um gol.

🔴 C - Belenenses SAD - Primeira Liga: 1x2

Se a gente venceu no primeiro turno, aqui o Abel Ferreira levou a melhor sobre a gente. O jogo em si foi bem equilibrado, mas acho que o pênalti para eles foi o ponto fora da curva, pois ele foi bem desnecessário. Aliás, é o segundo pênalti que Ortíz comete a toa.

🟢 C - Nacional - Primeira Liga: 2x1

Contra o Nacional, abrimos o placar no primeiro tempo com Barry, meio que sem querer ele ia cruzar mas entrou, lindo. Na volta pro segundo tempo, Tiago Reis (ele mesmo, ex-Vasco) empatou, e o jogo ficou assim, no sufoco eles se defendendo e a gente no sufoco atacando. No último lance da partida Barry de novo marcou, agora querendo por querer.

 

MAIO:

🟡 F - Gil Vicente - Primeira Liga: 0x0

Já em ritmo de fim de festa, fizemos um jogo bem pouco inspirado contra o Gil Vicente, que até tentou mais, mas parou no paredão Paulo Messias.

🟢 C - Porto - Primeira Liga: 4x3

O último jogo da temporada foi o clássico "azul" num Restelo lotado que viu uma partida épica. Pedrinha abriu o placar para os dragões aos 9' e 10 minutos depois a gente buscava o empate com Van Cuong. Com o jogo empatado, fomos para o intervalo com a certeza de que dava para virar, e conseguimos, com Roka aos 48'. Porém, alguns minutos depois eles não só empataram mas viraram: Pedrinha aos 54' e Morante aos 57'. Parecia que ia ficar por isso mesmo, apesar da partida equilibrada. Foi quando que, talvez impulsionados pela torcida, Barry marcou um golaço: Um chute fortíssimo de fora da área, pela direita, fuzilando o goleiro que sequer viu daonde veio aquela bala de canhão, isso já aos 88'. Já nos acréscimos, Roka simplesmente fez o estádio vir abaixo, marcando por cobertura numa cavadinha daquelas bem debochadas. Termina assim a temporada, com uma partida que eu considero uma carta de amor para uma torcida que foi tão machucada nos últimos anos e que viu nessa temporada um time que sonhou com o título e que, apesar dele não ter vindo, tem mais a comemorar do que lamentar.

 

O segundo turno reservou ótimas partidas contra Porto (2 vitórias) e uma goleada no Sporting, porém ainda não foi nessa temporada que vencemos o Benfica. Além disso, todos os times que costumam nos apurrinhar nos tirou pontos, exceto Gil Vicente e a Académica, que foram inusitados e eu contava com a vitória, mas o Gil Vicente já foi no fim de temporada, então...

Agendad07c406ff1efe75e.png

 

1b1dce9d26321132b.png

Apesar dos tropeços, a inédita vaga (na história do clube) para a Champions veio! A disputa pelo título foi acirrada, mas no fim da temporada o Benfica deu um sprint memorável vencendo diversos jogos em sequência, garantindo assim o tetra. Já o Porto quase teve que se contentar com a Conference, mas eles venceram a Taça de Portugal, então vão para a UEL. Na parte de baixo, o vexame do rebaixamento para o Braga, que caiu junto do Feirense. Já o Rio Ave se safou nos playoffs.

Com o desempenho na liga, entraremos na Taça da Liga diretamente na fase de grupos. Será que já podemos dizer que Portugal tem novamente 4 grandes clubes?

Classificacao-Final39804c6a2350dd3e.png

 

Já na artilharia não teve jeito: Roka BROKA. Simplesmente 7 gols a mais do que o segundo colocado.

Artilheiro6774364d57a9d950.png

 

Nas demais competições o Porto venceu tanto a Taça da Liga quanto a Taça de Portugal, como eu falei antes, enquanto o Feyenoord superou o Nice na final da Conference.

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

Os nomes dessa temporada, sem sombra de dúvidas foram Roka e Tang Van Cuong. Juntos, marcaram nada menos que 57 gols, sendo vitais para a excelente campanha do clube nessa temporada. O vietnamita, que ainda deu 17 assistências, vem sendo observado por alguns clubes e pode ser que venha a sair, mas com a Champions como atrativo, eu torço para conseguir a permanência dele. Ainda falando sobre ataque, Abdou Barry marcou 18 gols atuando como ponta, o que do meu ponto de vista é um ótimo registro, ainda mais porque ele nem foi titular em todos os jogos. Rúben Loureiro se destacou com várias assistências também e foi importante, porém em menos intensidade. Tentei contratar ele a custo zero do Milan, mas o Torino ofereceu um caminhão de dinheiro para ele e ele decidiu voltar para a Itália.

Na defesa, é vital falarmos de Paulo Messias. A Muralha do Restelo fez sua segunda temporada magnífica e ainda assim não foi nem sequer indicado para melhor goleiro do campeonato, ridículo! Ao menos ele conseguiu o inimaginável: Ser convocado para a seleção portuguesa que vai para a Copa de 2030, mesmo sem ter sido convocado antes. Uma salva de palmas para o rapaz!

Ainda falando sobre defesa, a saída de Vente abriu espaço para que Mostafa Eid voltasse ao time titular, e ele não decepcionou. Na verdade nem ele e nem Dejan Karic. Claro que houveram algumas falhas, mas para quem jogou numa tática kamikaze a temporada toda, tenho que parabenizar os dois por terem aguentado o tranco. Foi uma boa temporada num geral, e pra mim o único que não entregou o que eu esperava que entregaria foi Milenko Petrovic, mas como ele é jovem, fico na torcida para que ele evolua mais na próxima temporada.

 

Elenco8de7b3f4eb7f1e61.png

 

Nas premiações da temporada, Van Cuong foi o artilheiro da Conference League e consequentemente o craque do torneio, além de vencer o prêmio de melhor jovem da Primeira Liga. Já Roka foi recordista de gols no campeonato, sendo escolhido para o 11 da temporada (11 que teve 9 do Benfica risos).

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

Com o fim da temporada, dá pra ver que estamos no limite. Na verdade, quando acabou a Primeira Liga, a gente estava no vermelho, mas o dinheiro de participação na ECL pingou e conseguimos fechar no positivo.

 

Financasaa7c219d29573cda.png

 

Roka, como era de se esperar, puxou as vendas de camisas, enquanto que demos um salto gigantesco em faturamento após participar na ECL. E a tendência é que todos esses números aumentem mais na próxima temporada, se tudo der certo.

YAY1a596520847f016d.png

 

E outra boa notícia:

UAU376dc08fce908e9e.png

 

Os-Azuis-do-Restelo61b8b011bb35ede2.jpg

Nessa temporada, enfim, tivemos 2 promessas para o meio-campo: Larry Parkinson é promissor, enquanto Élio Verdade corre por fora. Para todos os efeitos, contratei até o Romeno.

 

Fornada6144f68876463e7c.png

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

Depois de levar o time para a primeira Champions de sua história, eu achei que a moral estaria maior, mas tá beleza. Pelo menos cumprimos um objetivo que a diretoria pediu antes do tempo.

 

Diretoria1731e80c8fe67dd6.png

 

Mas nem só de time principal vive o homem, e o Belenenses venceu a Taça sub-23 e a Liga sub-23!

Bele23654c1caf527ba6fe.png

 

Já entre os convocados para a Copa do Mundo, contribuímos com 6 jogadores, dentre eles, 3 do elenco principal. E dá pra ver que a gente gosta de hondurenhos né? hahaha 

Convocacaob0a3b7dcaef3b4f5.png

 

Já a Copa do Mundo de 2030, já no formato infame de 48 seleções pela terceira vez, foi na Itália e teve 3 seleções estreantes: República Centro-Africana, Burkina Faso e Tailândia. Todas as 3 caíram ainda na primeira fase. Já o Brasil caiu na primeira eliminatória para o México, que viria chegar nas quartas de final, caindo para a Colômbia. Mas a campeã mesmo foi a Argentina, que depois de enfrentar a Síria na primeira eliminatória só pegou pedreira, vencendo Alemanha, França, Bélgica e a Espanha na final. Lautaro Martínez foi o nome da campanha, buscando o título que nem Messi conseguiu.

Interessante é que descobri que a campeã da última edição foi a... Rússia. Venceram o Brasil na final por 1x0 na prorrogação. A Rússia vencendo o Brasil nos EUA parece até sacanagem.

a7c322d40f1245dda.png

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C10.2) - Os quatro grandes. [Att: 22/02]

Porto está um papa-Taças enquanto o Belenenses está um papa-Porto, haha. Que época sensacional e onde acabas por golear o Sporting e derrotar o Braga. O terceiro lugar é algo que surpreende muita gente mas o que odeio é ver a SAD mesmo atrás de ti...enfim, vida que segue. E lá levaste um islandês para o plantel, hehe. Ninguém que se aproveite no Vikingur Reykjavik?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses
  • div unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...