Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os Azuis do Restelo - Os Belenenses


Fujarra

Posts Recomendados

22 horas atrás, victor095 disse:

Parabéns pelos 100 jogos com muitos motivos de comemorar. Equipe segue firme em mais uma caminhada de acesso (e deve ter caminho tranquilo até o fim da temporada), já começa a ter janelas mais importantes e a diretoria dando total apoio.

Uma pena a queda na copa, mas fez um bom papel mesmo assim.

Obrigado! hahahaha

Eu to empolgadasso, a atualização deve sair hoje e vc vai entender! kkkkkkkkkk

A queda na copa foi triste, mas fica uma boa perspectiva para a próxima temporada tbm, acho que fizemos um ótimo trabalho no fim das contas.

Valeu Victor!

 

21 horas atrás, div disse:

Pelo título da atualização imaginei que estaria na liderança, só não imaginava que a distância seria tão grande para o segundo colocado. Realmente parece que estão fazendo força pra não brigar pelo título haha

Momentos complicados na janela de transferências, mas, entre mortos e feridos, salvaram-se todos. E ainda teve espaço pra contratar um ícone do Tupi, muito legal.

Na verdade eu quis fazer uma brincadeira com o título da atualização anterior que era "perseguido". De repente a gente sprintou ali e disparou na liderança, mas nunca se sabe o que pode acontecer, né?

Sua frase resumiu bem. Fica o lamento em perder 2 ótimas promessas, mas a esperança de que na próxima temporada as coisas se acertam também.

Kadu é cracasso, mas não rendeu (até pelo pouco tempo, veio já no último dia de transferências) e vai acabar saindo. É uma pena, pois ele não tem nível pra divisão de cima. Queria que tivesse!

Valeu Div!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 3.4 - Cem.

Sem enrolação, vamos a parte final da temporada!

 

Os-Azuis-do-Restelo61b8b011bb35ede2.jpg

Assim como na temporada passada, nossa fornada não foi de abrir os olhos, mas teve 3 elementos que podem dar caldo (e um ELIAS MALUCO na fornada, devidamente contratado).

 

Fornadaeedd6bb99c773bda.png

 

347a274999d9a7616.png

Samuel Costa com certeza vai se tornar um jogador interessante no futuro. Com atributos técnicos muito bons para sua idade e bons mentais também, só peca na parte física mas, se trabalhar isso, acredito que poderá vir a ser até um elemento de destaque em sua seleção.

 

2d55e3ddd87163117.png

O tal "centroavante" de destaque que falaram na pré-fornada é Rúben Loureiro. Sinceramente, não tenho taaaaaaantas esperanças nele, mas quem sabe, né?

O terceiro melhor jogador da fornada foi Tiago Varandas, que pelo perfil já dá pra ver que a fornada não foi incrível.

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

 

FEVEREIRO:

F - Marinhense - Terceira Liga: 2x2

Achei que nunca falaria isso, mas não merecemos o empate, já que o Marinhense jogou o fino da bola. Se não fosse por Lekbab operar 2 milagres, a derrota tava feita.

C - Valadares Gaia - Terceira Liga: 3x1

Voltamos aos trilhos vencendo de forma satisfatória o Valadares Gaia, que pouco nos ameaçou. Quaresma fez um jogo brilhante, marcando um golaço e ainda dando um passe para gol. Reta final de aposentadoria em grande estilo para o cigano.

F - Paredes - Terceira Liga: 3x0

Dois de Roka e um de Rui Coentrão, foi assim que vencemos o Paredes sem nenhuma dificuldade.

 

MARÇO:

C - Leixões - Terceira Liga: 2x3

Abrimos 2x0 ainda no primeiro tempo com Marcelinho e Quaresma. No segundo tempo porém, todo o bom futebol apresentado foi pro saco. Nossos zagueiros batiam cabeça, o goleirão estava totamente sem inspiração e o ataque pouco produzia. Foi um jogo em que cada equipe deu o seu melhor num tempo, com o Leixões sendo mais eficiente ao marcar um gol a mais do que nós.

F - Trofense - Terceira Liga: 1x1

Esse é um daqueles jogos que o FM gosta de dizer que "tivemos um desaire decepcionante", ainda mais por termos enfrentado o lanterna. Não jogamos nem metade do que podemos jogar, e ainda quase perdemos, já que o Trofense desperdiçou um pênalti. A gordura na liderança só vai caindo...

C - Cova da Piedade - Terceira Liga: 2x1

Quando a fase é ruim até os goleadores sofrem. Roka conseguiu a proeza de chutar 2 vezes seguidas na trave (trave, no rebote trave de novo). Sorte que havia o cabeceamento milagroso de Suently Alberto para garantir os 3 pontos pra gente já nos acréscimos do segundo tempo.

F - Lusitânia de Lourosa - Terceira Liga: 0x0

Jogo sem basicamente nenhuma emoção (de nenhum dos lados, pra ser justo ao menos).

 

ABRIL:

C - Olhanense - Terceira Liga: 2x1

E mais uma vez havia uma trave impedindo Roka de marcar o gol... Sorte que dessa vez no rebote ele conseguiu anotar. Nunca é tarde para corrigir os erros do passado!

F - 1º Dezembro - Terceira Liga: 2x0

Num jogo de poucas chances, Roka agarrou elas para marcar os gols da nossa vitória. Um jogo ensosso, mas que cravou a Belenenses matematicamente na Segunda Liga! Com 92 pontos e o Vilafranquense com 80, já era impossível ser alcançado pelo terceiro colocado a 4 jogos do fim do campeonato (até poderia mesmo com nosso saldo de gol a mais de 20 gols maior que o deles, mas como eles vão enfrentar o segundo colocado, alguém vai perder pontos e ficar de fora). Subimos!

C - Fafe - Terceira Liga: 2x0

Para rubricar com 100% de certeza o acesso, vencemos o Fafe em casa sem grandes dificuldades. Roka (que já assinou contrato de mais um ano de empréstimo) e Pablo foram os donos da bola e marcaram os gols da vitória.

F - Vizela - Terceira Liga: 4x0

Uma coisa curiosa sobre esse jogo: Eu joguei o primeiro tempo todo, inclusive fomos para o intervalo vencendo por 1x0, golaço de Roka. Daí fui pegar um copinho d'água, coisa e tal, quando voltei o segundo tempo tinha acabado. Mas eu tinha pausado!!! Que doideira, o jogo foi sozinho kkkkkkkkkkk acabou que o jogo do título eu sequer vi como foi, mas Roka meteu um hat-trick, nada mais justo para o artilheiro do time no jogo do título.

 

MAIO:

C - Torreense - Terceira Liga: 2x1

Já em ritmo de fim de festa, derrotamos o Torreense por 2x1, em um bom jogo de Secretário, que deu as duas assistências dos nossos gols. Com essa partida, chegamos a mais de 100 pontos no campeonato.

F - Gondomar - Terceira Liga: 2x0

Finalizando a temporada, enfrentamos o nosso companheiro de subida Gondomar, que até chegou a ficar em boas posições no início da temporada, mas caiu muito de rendimento e já chegou ao último jogo rebaixados, uma pena pois achei que eles conseguiriam permanecer na divisão. Sobre o jogo, que curiosamente finaliza a nossa temporada que nem foi a temporada passada, não tivemos grandes dificuldades contra uma equipe já desmotivada. Dominamos a partida por completo, onde até Abdul Samed, que andava apagado, deixou sua marca. Para demonstrar gratidão aos 2 futuros funcionários do clube, botei nos últimos 10 minutos Rolando e Quaresma, para que recebessem a ovação dos torcedores pelos bons serviços prestados. Enfim, foi um bom desfecho de temporada!

 

Rolou um "ensaio" pra dar merda, mas no fim a gente retomou as rédeas em abril, não dando chance para ninguém.

Calendarioc75d143175c460fb.png

 

1205bbd167a9b8817.png

Em sua segunda temporada, batemos o recorde do Sporting B, que subiu fazendo 86 pontos. Além disso, passar da marca dos 100 pontos é sempre algo bem animador, apesar de terem sido 46 longas rodadas.

 

Classificacaoef5da806ed1f3c3a.png

 

Estatistica-Clube50e2e0649566e577.png

Não tivemos o artilheiro do campeonato, mas fomos a equipe mais goleadora. Também fomos a equipe que mais chutou e a que menos permitiu chutes à nossa meta.

 

Estatistica-Jogador2dd01e456c56792b.png

Rodrigo Macedo foi monstruoso nesta temporada, marcando 42 gols em 45 partidas disputadas, nem Roka teve chance. Aliás, Roka ficou em terceiro, logo atrás do brasileiro Matheus João, que fez a mesma quantidade de gols mas que jogou menos minutos.

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

Bom, em todas as atualizações desta temporada eu comecei falando de Roka, e o fim da mesma mostra bem o porquê: 38 gols, 6 assistências e simplesmente 13 vezes o melhor em campo. O cara sobrou demais no clube, ao ponto de não me fazer sentir nenhuma falta da partida de Renan. Logo atrás temos Marcelinho, que liderou o quesito assistências (18) e ainda anotou 18 gols, sendo o segundo maior goleador do clube na temporada. Suently Alberto, Rolando e Anthony Correia lideraram o sistema defensivo do Belenenses na temporada, todos de parabéns. A nota geral de Emerson Lopes caiu já que, quando foi recontratado por empréstimo seus números na temporada resetaram, mas teria facilmente terminado com média superior a 7.

O elenco se portou bem, me fazendo crer que bastam apenas alguns investimentos pontuais na equipe titular para que sejamos competitivos no segundo nível português. Agora, caso eu queira pegar o elevador de novo, acredito que o nível de investimento tenha que ser maior mas não acredito que o clube terá cacife para bancar isso, sendo assim, o otimismo me faz crer que nossa vida na próxima temporada será de manutenção na divisão.

Visando isso, corri atrás de renovar contrato com alguns dos bons jogadores. Roka (ainda muito caro para comprarmos considerando nossos padrões financeiros) aceitou um novo empréstimo, assim como Emerson Lopes. Ismael Lekbab está refletindo se aceita a renovação, enquanto Anthony Correia estava em fim de contrato com o Braga e eu sugeri um pré-contrato. Mesmo com proposta inferior em salário, ele decidiu aceitar a proposta do Braga. Sendo assim, não quis cogitar um novo empréstimo, já que sou orgulhoso entendo que o jogador tem mais que se ferrar buscar espaço no clube em que aceitou ficar encostado um novo contrato. Também ofereci um novo contrato a Marcelinho, estipulando 8M de cláusula de rescisão, caso algum clube queira tirá-lo de nós. Ainda acho que ele vale mais, mas acho que já é suficiente para afastar possíveis interessados. Também ofereci novo contrato a Leonardo Buta, que substituiu muito bem André Frias, mas ele ainda está estudando a oferta. Os jogadores com contrato até 6/23 que estão em definitivo ou emprestados ao Belenenses que eu não mencionei, serão dispensados.

 

Jogador8c53d5628a24f30b.png

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

Cai cai balão, cai cai balão...

 

Financas3a0ebd6416c08437.png

 

Bom, aumentamos um pouco nossos gastos salariais comparado à temporada anterior, mas quem vem me acompanhando sabe que eu não uso tudo que o clube me disponibiliza, me concentrando apenas em tentar ser eficiente. Sendo assim, o rombo aumenta mas menos do que se o técnico da Belenenses fosse um maluco hahaha.

Despesasab0b132c403c806e.png

 

Mas é importante prestar atenção que a gente lucrou muito mais com as nossas partidas, e isso tem 2 explicações. A mais óbvia é que subimos de patamar (e melhoramos mais ainda a média de público), mas somado a isso, fizemos quase o dobro de partidas nessa temporada do que fizemos na anterior (foram 50 nessa temporada contra 30 na anterior). Mais jogos em casa = mais grana num geral.

Receitas1e613d059ee7230f.png

 

Por fim, melhoramos todos os números de receitas fixas, exceto às relacionadas a transmissão de jogos. Mas a queda foi bem pequena. Fica a curiosidade também que nem Quaresma e nem Rolando impulsionaram as vendas, mas Kuk-Chol que fez apenas 7 partidas, ficou em terceiro lugar entre as maiores vendas (acredito que o Kim Jong-un sozinho deve ter comprado todas as camisas do rapaz).

Camisetinhasf402b14144f117f8.png

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

Finalizamos a temporada com 100% do amor da diretoria renovada. Eles não tem realmente do que reclamar, afinal de contas eles acharam que a gente lutaria para não cair e no fim, subimos com pontuação recorde (que nunca mais será batida, já que a Terceira Liga passará a ter apenas 18 clubes a partir de agora). Batemos quase todas as metas, exceto a de jogar futebol direto.

 

Satisfa7b5d23d4a54c0cbe.png

 

Os próximos passos para a próxima temporada são esses. A cultura do clube não mudou, mas agora eles incluíram um pedido de "lucrar com venda de jogadores contratados". Ok, acho válido. Já as previsões desportivas são de que a gente fique no meio da tabela da Segunda Liga. É exatamente o que eu acho possível.

Proximos-passosc31249849a07a679.png

 

Aliás, quebramos a barreira dos 4 dígitos no público, botando pouco mais de 10 mil pessoas no Restelo para assistir Belenenses x Cova da Piedade.

 

Sobre a equipe da temporada, zero defeitos.

Time-ideal-do-ano42efe8757dae22f0.png

 

Agora que já temos 3 temporadas completas, vale a pena falarmos dos "ícones" do Belenenses, e aqui cabe mais discussão.

Lekbab foi importante nesta temporada, mas acredito que Zeus de la Paz foi muito mais icônico na campanha da distrital. Na zaga, Miltão foi bem menor que Rolando, enquanto nas laterais zero erros com a atual definição: Para mim, Frias e Oliveira são facilmente ídolos para o Belenenses. Abdul Samed corretíssimo, enquanto no meio Pepo fez por merecer, jogando sempre de forma sólida. Não renovarei o contrato dele por uma questão do teto máximo dele enquanto jogador, mas tenho certeza que ele será capaz de ajudar outros clubes na Terceira Liga. Já Pedro Aparício não faz nenhum sentido, porém entendo que não tivemos outro meia marcante por aqui. Já nas pontas, Marcelinho é, para mim, unânimidade, já Mauro Antunes... não. Ele foi reserva na campanha da quarta divisão e na distrital era um dos jogadores mais "normais" dentre os que jogavam. Pablo foi (e é) muito mais importante. Por fim, Roka e Renan é um páreo duríssimo. Renan foi mais decisivo (a campanha na distrital foi uma putaria, pelo amor), mas Roka terá totais condições de me fazer mudar de ideia na próxima temporada.

11-melhoresa843cfcd56aa59a9.png

 

Quaresma e Rolando, gratidão eterna. Seguirão conosco, agora metendo a mão na massa do lado de fora das 4 linhas.

Ah, o Nacional que nos eliminou nas oitavas chegou nas finais, tá? Eles enfrentaram o Vitória de Guimarães nas quartas e o surpreendente Vitória de Setúbal (atualmente na quarta divisão) nas semifinais. Só pararam no Benfica!

 

Que venha a Segunda Liga!

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C3.3) - Cem. [Att: 07/12]
  • Diretor Geral

Cacetada, 104 pontos!!! Impressionante! Realmente o lugar do Belenenses não é na Terceirona, hahahaha... e o trabalho do treinador e desse elenco até aqui tem sido irrepreensível. Campanha fantástica e o acesso mais que merecido.

Roka é um absurdo mesmo, hahaha que centroavantaço! Pena que ainda não consiga contratá-lo em definitivo, mas tenho certeza que é o nome mais entoado pelas bancadas do Restelo. Por outro lado, fiquei surpreso com as renovações de Rolando e Quaresma, eles ainda têm lenha pra queimar na sua opinião?

 

No mais, as finanças infelizmente continuam a desmoronar, espero que as vendas de bons jogadores ajudem a amortizar essa questão, talvez nesse próximo escalão da Segundona por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcin está simplesmente viciado em bater os 100 pontos 2 vezes em 3 temporadas, falando nisso meu Deus já esta na segundona do portuguesa, já já o nosso Belenenses volta a seu lugar de direito na Liga NOS

Que temporada absurda do Eusébio dos pobres ein, digna de tentar mais um empréstimo 

E assim na seleção de ícones tira o Pedro Aparício e coloca o Renan e joga num 4-2-4 pra frente como Belenenses 

MEU DEUS EU QUASE ESQUEÇO DE FRISAR O ELIAS MALUCO, que fornada Marcin além do Maluquete, teve o Patacão e Felizberto que é um nome que já ouvi falar vez ou outra mas que não perde seu brilho, grande nomes da fornada, talento nem tanto, mas isso aí é secundário

Mas será que agora finalmente vai ter dificuldades no novo nível? espero que não Boa Sorte Marcin

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ver que voltei aqui apenas para confirmar que a minha previsão estava correta hahaha. Subiu sem tantas dificuldades e o finalzinho onde parecia engatar uma série negativa foi rapidamente deixado para trás. 

104 pontos, 107 gols e Roka marcando 38 tentos na temporada. São números espantosos que só reforçam como o Belenenses era grande demais para a divisão e agora está em um patamar mais próximo da sua realidade. Inclusive já se mexeu bem renovando contratos de empréstimo e em definitivo, bons para manter a espinha dorsal do clube em um ano crucial que é o primeiro em uma nova liga. Com as finanças sangrando bastante, não vejo nada muito diferente de você em relação a manutenção. Depois fico na torcida pelo acesso rápido. 

Agora contratando um vietnamita e um norte-coreano logo poderá dizer que a nossa bandeira será vermelha sim hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi a melhor das fornadas jovens, mas os resultados apresentados em campo pela primeira equipa foram fenomenais. Época para mais tarde recordar e cada vez mais perto da Primeira Liga. Gratidão eterna ao Rolando e Quaresma...mas mais ao cigano talentoso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bateu a meta dos 100 pontos e conquistou o titulo. Agora é se preparar bem para a segundona, apesar de acreditar que não terá tanta dificuldade assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2021 em 09:24, Leho. disse:

Cacetada, 104 pontos!!! Impressionante! Realmente o lugar do Belenenses não é na Terceirona, hahahaha... e o trabalho do treinador e desse elenco até aqui tem sido irrepreensível. Campanha fantástica e o acesso mais que merecido.

Roka é um absurdo mesmo, hahaha que centroavantaço! Pena que ainda não consiga contratá-lo em definitivo, mas tenho certeza que é o nome mais entoado pelas bancadas do Restelo. Por outro lado, fiquei surpreso com as renovações de Rolando e Quaresma, eles ainda têm lenha pra queimar na sua opinião?

 

No mais, as finanças infelizmente continuam a desmoronar, espero que as vendas de bons jogadores ajudem a amortizar essa questão, talvez nesse próximo escalão da Segundona por exemplo.

Ter feito 46 jogos ao invés de 38 ajudou um pouquinho tbm né? ahhahahah mas realmente, a gente se saiu muito bem e a reta final foi muito boa. Unido a isso, os times colados na gente na tabela desistiram de querer subir, o que facilitou também as coisas.

Roka se eu puder eu renovo até onde der, e se um dia eu tiver grana, vai estar nas minhas maiores prioridades com certeza. Só descobrir como tapar essa sangria das finanças hauhauahuah sobre Quaresma e Rolando, eles assinaram como olheiro e preparador, respectivamente!

Bom, sobre venda de jogadores, é exatamente o que aconteceu. A próxima atualização vai mostrar um técnico muy ativo no mercado de transferências.

Valeu Leho!

 

Em 08/12/2021 em 13:57, Guilhererme disse:

Marcin está simplesmente viciado em bater os 100 pontos 2 vezes em 3 temporadas, falando nisso meu Deus já esta na segundona do portuguesa, já já o nosso Belenenses volta a seu lugar de direito na Liga NOS

Que temporada absurda do Eusébio dos pobres ein, digna de tentar mais um empréstimo 

E assim na seleção de ícones tira o Pedro Aparício e coloca o Renan e joga num 4-2-4 pra frente como Belenenses 

MEU DEUS EU QUASE ESQUEÇO DE FRISAR O ELIAS MALUCO, que fornada Marcin além do Maluquete, teve o Patacão e Felizberto que é um nome que já ouvi falar vez ou outra mas que não perde seu brilho, grande nomes da fornada, talento nem tanto, mas isso aí é secundário

Mas será que agora finalmente vai ter dificuldades no novo nível? espero que não Boa Sorte Marcin

hahahahaha eu tinha até esquecido que fizemos isso na primeira temporada! Mas a primeira nem contava, o time era umas 5x melhor que qualquer outro da divisão, já na terceirona confesso que fui pego de surpresa. E que Deus te ouça, quero chegar logo nas cabeças!

Roka foi surreal, já nem lembro mais quem foi Renan. Se der pra comprar eu compro!

4-2-4... já somos ofensivos, por que não ser MAIS? 😂

Elias Maluco foi foda HAUHUAHSUHAS eu nunca tinha visto isso, espero que não apareça um Fernandinho Beira-Mar tbm. Aqui na base tem tbm o Joaquim Encarnação, top demais

Vamos ver. Eu acho que temos time para sermos competitivos, o que pra mim já é suficiente por ora.

Valeu Guilherme!

 

 

Em 08/12/2021 em 14:05, #Vini disse:

Bom ver que voltei aqui apenas para confirmar que a minha previsão estava correta hahaha. Subiu sem tantas dificuldades e o finalzinho onde parecia engatar uma série negativa foi rapidamente deixado para trás. 

104 pontos, 107 gols e Roka marcando 38 tentos na temporada. São números espantosos que só reforçam como o Belenenses era grande demais para a divisão e agora está em um patamar mais próximo da sua realidade. Inclusive já se mexeu bem renovando contratos de empréstimo e em definitivo, bons para manter a espinha dorsal do clube em um ano crucial que é o primeiro em uma nova liga. Com as finanças sangrando bastante, não vejo nada muito diferente de você em relação a manutenção. Depois fico na torcida pelo acesso rápido. 

Agora contratando um vietnamita e um norte-coreano logo poderá dizer que a nossa bandeira será vermelha sim hahaha

Subimos realmente bem, eu achei por um tempo que seria difícil mas no fim, deu bom! huahauhauha

Na verdade todo ano foi um ano novo numa nova liga né? Mas eu entendi o que vc quis dizer hahaha e realmente, anos de FM deixam a gente escaldado, a ideia é tentar renovar e manter a espinha dorsal, mas sabemos que é difícil. A partir da Segunda Liga, qualquer jogador meia boca de bom que se destaca começa a ser sondado. Vai ser uma temporada interessante, principalmente pois, como estamos com essa sangria aí ferrada, acho que vamos ter saídas importantes.

E no fim é isso ai mesmo, eu acho que a gente se mantém na divisão. Pensar em acesso de novo eu acho que é sonhar alto demais. A campanha foi muito boa nessa temporada, mas vamos com calma.

Nossa bandeira jamais será de outra cor! HAHHHA

Valeu Vini!

 

Em 08/12/2021 em 14:29, Cadete213 disse:

Não foi a melhor das fornadas jovens, mas os resultados apresentados em campo pela primeira equipa foram fenomenais. Época para mais tarde recordar e cada vez mais perto da Primeira Liga. Gratidão eterna ao Rolando e Quaresma...mas mais ao cigano talentoso. 

Só a primeira fornada foi boa, mas para a próxima temporada já vou puxar mais 2 jogadores para a equipe principal, a categoria de base está dando frutos. E inclusive ela vai receber (muitos) reforços para a próxima temporada.

Rolando e Quaresma foram monstros demais. Eu fico muito feliz quando contrato jogadores já acima da idade que correspondem.

Valeu Cadete!

 

Em 09/12/2021 em 10:27, LC disse:

Bateu a meta dos 100 pontos e conquistou o titulo. Agora é se preparar bem para a segundona, apesar de acreditar que não terá tanta dificuldade assim.

Dificuldade eu também acho que não teremos, mas não espero um mar de rosas! No fim, acho que estamos preparados.

Valeu LC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 4.1 - Mirando o Futuro.

Fomos campeões! A temporada 22/23 do Belenenses foi sensacional, chegamos às oitavas da Taça de Portugal e ainda vencemos a Terceira Liga de forma incontestável, isoladíssimo em primeiro lugar. Mas a Segunda Liga é bem mais pesada, muitas equipes tradicionais sedentas para pegar um pedacinho no mais alto escalão. E a montagem do elenco? Vamos ver agora!

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Nenhuma janela de transferências foi tão movimentada para nós do que essa, seja nas (sentidas) saídas, seja nas (inúmeras) entradas.

Bom, as regras dessa temporada são muito mais tranquilas. Basicamente, precisamos ter apenas 3 jogadores formados em Portugal na convocatória, com um jogador sendo obrigatoriamente um sub-23. Isso abriu uma margem enorme de facilidade nas transferências, o que me permitiu pensar mais à frente e buscar opções criativas dentre os inúmeros relatórios que meus olheiros trouxeram para mim.

Vamos falar primeiro das saídas. Alguns jogadores não tiveram seus contratos renovados para esta temporada, muito por conta dos seus atuais níveis. Kadu Fernandes, Emanuel Novo, Pepo, Pedro Aparício e Nuca eram alguns desses casos. Com todos recebendo na faixa dos 20 ~ 40 mil, achei por bem dar espaço para novos rostos, principalmente por quase todos desses serem reservas. O segundo passo foi negociar os indesejados que ainda tinham contrato. O primeiro a sair foi o ídolo máximo André Frias. Desde a temporada passada ele já vinha pedindo para sair por não ter espaço, sendo assim, o ofereci no mercado e o Fontinhas da Terceira Liga o levou por 16 mil. Sou muito grato pelas 3 temporadas conosco, tendo sido absolutamente importante nesse tempo. Foram 78 partidas, 27 gols e 40 assistências. O angolano Daniel Liberal tinha alto salário e não era mais do que um reserva de luxo, com o Levadeiakos já demonstrando interesse nele na temporada passada, dei graças a Deus que fizeram uma proposta  de 340 mil para levá-lo. O volante Manuel Mané de 21 anos era tido como uma promessa para a primeira equipe, mas não passou disso e eu não esperava maior evolução do garoto para esta temporada. Sendo assim, o negociei para o Famalicão por 57 mil.

Se estas fossem as únicas saídas eu teria ficado feliz. O problema é que 2 jogadores importantíssimos nas últimas 2 temporadas vinham sendo seguidamente sondados por clubes de maior reputação e eu sabia que uma hora eu não conseguiria mais segurá-los, sendo assim, o máximo que pude foi tentar apertar a laranja ao máximo para garantir uma graninha. Ambas as transferências aconteceram no último dia da janela, o que me obrigou a fazer contratações de última hora. O primeiro a sair foi o moçambicano Pablo, que recebeu uma proposta mixuruca de 1M do Brest da França. Com o garoto implorando pra sair, joguei a proposta pra 10M e vi que eles queriam negócio. No fim, chegamos ao valor de 4,5M com mais 2M por metas atingidas (além de 50% dos direitos do jogador). A segunda saída foi muito sentida, ainda mais que havíamos renovado o contrato de Marcelinho na temporada passada justamente prevendo isso. Bom, o que está feito está feito, e após receber uma proposta de 4M do Celta de Vigo, ele ficou maluco para jogar a La Liga. Cancelei a transferência e arrumei um problema gigante. Com nada mais a ser feito, consegui tirar mais dinheiro dos espanhóis (8M + 2M de bonificações para ser mais exato), mas metade dessa grana ficou para o Navegantes, clube que ele havia atuado por empréstimo antes de vir para cá (o que não faz o menor sentido, mas ok).

Além destes jogadores, alguns jogadores saíram em empréstimo. Nguyen Quang Hai não me impressionou na reta final da última temporada e, pior ainda, pediu para sair assim que contratei Inbula (ver perfil mais abaixo) para o setor. Sem nenhum time interessado em adquiri-lo permanentemente, consegui um empréstimo interessante junto ao Fafe, que estipula valor de compra de 180 mil ao fim do empréstimo caso eles tenham interesse no vietnamita. 

Com tanta movimentação nas saídas, era óbvio que traríamos muitos rostos novos. Vamos a eles.

 

GOLEIRO:

Vladimir Stojkovic - Último clube: Beira-Mar: Eu até tenho um bom goleiro da base em vias de pedir passagem, mas acho que ainda é importante ter uma opção mais segura ao Lekbab, que renovou contrato de empréstimo conosco ainda na temporada passada. O sérvio cumpre bem essa proposta.

 

LATERAL ESQUERDO:

Lukas Willen - Último clube: Volendam: Cria do Club Brugge, o belga de 20 anos já estava acertado desde a temporada passada conosco, mas só chegou ao clube agora. A intenção é que ele e Buta (também jovem) briguem por vaga ali na esquerda e evoluam no processo, mas que não fique só restrito à Lateral esquerda, já que o garoto pode jogar também de zagueiro, ala, volante e até meia.

 

LATERAIS DIREITO:

Guilherme Mantuan - Último clube: Fafe: Quem é corinthiano sabe daonde esse rapaz surgiu hahaha. O lateral havia feito uma temporada regular pelo Fafe na última Terceira Liga mas por algum motivo não renovou contrato. Eu sentia necessidade de um titular após a saída de Daniel Félix e a inconstância da promessa Mário Secretário e acredito que Guilherme possa cumprir este papel.

Philippe Boueye - Último clube: Lyon: Aqui foi negócio de oportunidade, com intenção inicial de emprestá-lo, mas não consegui. Sendo assim, o jovem francês fica pelo menos por enquanto na equipe de cima.

 

ZAGUEIROS:

Marcão - Último clube: Marítimo: O brasileiro estava no Marítimo já a 3 temporadas, acumulando boas médias tanto na equipe principal quanto na equipe B, que milita na quarta divisão. Não acho ele tecnicamente maravilhoso, mas tem bons atributos físicos e mentais, o que me faz crer que ele pode ser uma boa opção como o famoso zagueiro-zagueiro.

Maxence Chapuis - Último clube: Annecy: Cria do Saint-Etiénne, fez na verdade carreira nas divisões inferiores da França. Com dificuldades de encontrar zagueiros experientes, ele vem para ser a opção "jogador que não sene a pressão" no caso de ausências do time titular.

Bobby Riley - Último clube: Lincoln Red Imps: Eu trouxe muitos jovens de nacionalidades estranhas nessa janela, a maioria para a base. Mas nenhum foi um caso mais bizarro do que esse. O jovem de Gibraltar na verdade é um jogador bem interessante, com bons atributos técnicos e margem para se tornar jogador de primeiro topo em Portugal. Estava sem contrato (imagino que o pobre time de Gibraltar não tenha conseguido convencê-lo a renovar seu contrato) e se ofereceu para nós. Nem pensei duas vezes!

 

VOLANTES:

Birama Touré - Último clube: Clermont Foot: Com passagens por Brest, Standard Liège e Auxerre, o experiente volante de Mali vem para ser uma opção segura a Emerson Lopes.

Elijah Eboh: Último clube: Chelsea: Para um jovem de 18 anos, o nigeriano tem excelentes atributos e uma boa margem de evolução. Será que a base do Chelsea é tão boa assim para que eles dispensem uma joia bruta dessas? Bom, melhor para nós.

 

MEIAS:

Giannelli Imbula - Último clube: Yeni Malatyaspor: Bom, se fosse para ter uma boa opção defensiva no meio, essa teria sido uma contratação bem capenga, mas essa função Abdul Samed já cumpre bem, sendo assim, era importante buscar uma opção que desse mais poder de construção, e isso o congolês cumpre bem.

Leonardo Straccio - Último clube: Internazionale: Cria da base da Inter, o jovem é o mesmo caso do congolês: defensivamente meio ruim, mas até que interessante no setor de criação. Diferente de muitos jovens contratados nessa janela, acredito que ele não vá evoluir muito, mas era uma das poucas opções de reserva com maior qualidade que achei.

 

PONTA-ESQUERDA:

Marcelinho - Último clube: Torreense: Sai um Marcelinho e entra outro! Esse veio direto da Terceira Liga, onde não teve contrato renovado com o Torreense. Inferior ao antigo Marcelinho, cheguei a pensar em deixar o setor a cargo de Kuk-Chol, mas o norte-coreano também não empolga. Espero que a concorrência faça um dos dois (ou os 2) crescerem.

 

PONTAS-DIREITA:

Christian Luzardo - Último clube: Delfines del Este: Cria do Vélez e com passagem pelo Independiente, o ponta argentino estava fazendo sabe-se lá o que na liga da República Dominicana. Pior que, apesar de não ser um driblador nato, acredito que ele seja uma opção até melhor que Pablo era.

Manuel Dias - Base da Belenenses: Surgido na nossa base, Manuel Dias foi puxado para ser sombra a Luzardo.

 

Além dos jogadores para o time principal, contratei alguns jogadores que imediatamente já foram emprestados. Um caso curioso é o de Thomas Van Bommel. Veio de graça do MVV Maastricht da Holanda (tinha contrato amador) e pediu 70 mil mensais para fechar conosco. Pelos relatórios eu achei que ele era um cracasso de bola, com o relatório dando mais de 80% de certeza nisso. Com pressa para montar o elenco, acabei contratando mas, ao chegar aqui, vi que seus atributos não eram TÃO BONS quanto pareciam ser haahahah, erro bobo para quem já é burro velho de FM. Pelo menos emprestei ele ao Oriental Dragon, que paga 20% dos salários do jovem.

Rafael Alexandre Bandeira veio do Amiens e tem uma temporada no Amora para me convencer que merece ter o contrato renovado. O mesmo pode se dizer de Luis Sprekelmeyer, zagueiro que chega do Osnabruck da Alemanha e que foi emprestado ao Marinhense. Cyrille Ouédraogo é um caso a parte: o burquinense foi descoberto no seu país e tem um potencial enorme, tão grande que achei melhor que ele jogasse regularmente pelo Real na Terceira divisão do que se fosse mantido no nosso plantel apenas para ser opção.

 

 

a2fb2e03c13ba8a15c.png

Essa temporada vai ser bem cheia, pois o Belenenses volta a disputar a Taça da Liga após alguns anos longe. Além desta, teremos também a tradicional Taça de Portugal e claro, a Segunda Liga.

 

Segunda-Liga-ANtes902bab2a81ead0d3.png

Como pode-se ver, enfrentaremos algumas equipes bem tradicionais de Portugal, como Arouca, Chaves, Famalicão, Marítimo, Penafiel, Tondela e claro, o Nacional, que nos eliminou na Taça de Portugal na temporada passada. Mesmo assim, a imprensa acha que temos força para terminar no meio da tabela. Já a Taça da Liga é formada por times da primeira e segunda divisão.

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

Os amistosos foram bem misturados: Um time da Primeira Liga, um da Terceira Liga e um da Distrital. Vencemos todos.

 

Captura-de-tela-2021-12-10-20202782898c5

 

JULHO:

C - Chaves - Taça da Liga: 3x3

Inauguramos a temporada com um jogaço de bola. Com 10 minutos de jogo o Chaves já vencia por 2x0, o que me obrigou a gritar da beira do gramado que eles estavam de sacanagem comigo. Rapidamente Suently Alberto e Marcelinho marcaram, buscando o empate ainda antes do segundo tempo. Aos 65', David Simão marcou de pênalti e botou novamente os visitantes na frente, mas Roka, sempre ele, empatou de novo. Nos pênaltis, 5 cobranças para cada, e coube a Pablo cobrar o tento da classificação.

 

AGOSTO:

C - Vitória de Guimarães - Taça da Liga: 0x2

Um time que detém os direitos de Roka e o empresta pois não tem espaço para ele claramente é um time com peças muito melhores do que as nossas. Aqui, o Vitória de Guimarães mostrou que tem um bom time e, mesmo jogando fora de casa, fez corpo duro e tirou nossa vaga na fase de grupos da Taça. Mesmo assim, como costuma ser nas derrotas, gosto de tirar pontos positivos, e acho que o time jogou muito bem mesmo contra uma equipe tão complicada quanto a deles.

F - Caldas - Segunda Liga: 1x0

Nossa estreia na Segunda Liga foi contra o Caldas fora de casa, um jogo difícil que foi definido mesmo nos detalhes. E o detalhe tem nome e sobrenome: Suently Alberto, que marcou um golaço após Mário Secretário bater falta diretamente nos pés dele. Os 3 primeiros pontos vieram logo de cara, mas essa partida já deixa um gosto de que nossa vida talvez não vá ser tão fácil quanto foi antes.

F - Braga B - Segunda Liga: 1x0

3 dias depois e já estávamos enfrentando o time B do Braga, que tem que ficar muito satisfeita de ter saído apenas perdendo por 1x0. Primeiro que tiveram um jogador expulso por conta de um carrinho horrível, e segundo que, pela quantidade de finalizações nossas, é quase um milagre só terem tomado um gol de falta. Aliás, o herói do jogo novamente foi Suently Alberto.

C - Marítimo - Segunda Liga: 3x1

Recebemos então o tradicional Marítimo na nossa casa e fizemos uma excelente partida, onde Emerson Lopes enfim marcou seu primeiro gol pelo Belenenses: um chute de muito fora da área, que pegou até a mim de surpresa. Pablo e Roka completaram o placar, que ainda teve pênalti convertido pelos verde-rubros, mas quando já vencíamos por 3x0.

F - Sporting da Covilhã - Segunda Liga: 0x1

A gente até estava jogando bem, mas já nos acréscimos do fim do jogo Paulinho marcou o único gol do jogo para os nossos adversários. Torta de climão pra quem achou que a gente iria engatar a quarta vitória seguida.

C - Louletano - Segunda Liga: 6x2

Reencontramos nossos colegas de acesso e Roka meteu 4 e saiu com nota 10, ele é um deboche kkkkkkkk.

F - Penafiel - Segunda Liga: 6x2

Exatamente o MESMO roteiro da partida anterior: 4 gols de Roka nota 10, fomos pro intervalo vencendo pro 6x1 e o adversário só marcou o segundo gol no fim do jogo. O tipo de coincidência que pode seguir acontecendo que eu não vou me importar! Esta foi a última partida de Marcelinho e Pablo pelo Belenenses.

 

SETEMBRO:

C - Benfica B - Segunda Liga: 1x1

As equipes B do Porto e do Benfica são as equipes B mais fortes em Portugal, seguidas de perto pela do Sporting. E aqui, mesmo jogando em casa, não tivemos molezinha, com o empate tendo ficado justo. O novo Marcelinho estreou muito mal neste jogo.

F - Leça - Segunda Liga: 1x2

Meu adjunto sugeriu algumas mudanças na escalação e eu decidi testá-las. Retirei o Marcelinho que foi mal e avancei Buta para sua posição, transferindo Suently Alberto para a lateral esquerda (posição que é a natural dele e que ele quase nunca jogou pelo clube) e promovi a entrada de Eboh na zaga ao lado de Marcão. Por ironia do destino, Alberto se lesionou no primeiro tempo e eu tive que voltar a configuração normal. Moral da história: Não deu certo e acabamos por perder.

 

Acho que fizemos bons jogos nesse período, uma previsão bem melhor do que eu tinha antes de começar a temporada. A queda na Taça da Liga era plausível, e a campanha na Segunda Liga vem sendo até aqui bem interessante.

189506f036dc7b817.png

 

 

15b32bba73f3d5943.png

Estamos em quarto lugar, num campeonato ainda muito embolado em que muita coisa pode acontecer. Hoje estaríamos no playoffs, já que o Porto B não sobe. Destaque negativo fica para o Marítimo, sofrendo o pão que o diabo amassou até aqui.

Classificacaob233caec287a113a.png

 

Roka lidera (com bastante folga) a artilharia e qualquer outra estatística baseada em chutes à gol.

Estatisticas-Jogadores3e9efe3781660321.p

 

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

O tempo passa e Roka segue absoluto. Em 10 jogos, já são 12 gols e 1 assistência, completamente monstruoso. Antes das saídas, Marcelinho e Pablo lideravam as estatísticas, mas com suas saídas, sobra a Emerson Lopes e Suently Alberto uma posição de destaque nas estatísticas. Com muitas contratações nessa temporada, entendo que alguns jogadores ainda estão se adaptando ao clube.

 

Os-Azuis-do-Restelo01aa27bdba6f10f4.png


 

Os-Azuis-do-Restelo61b8b011bb35ede2.jpg

Essa seção tende a ficar um pouco longa, então, caso você não tenha interesse em conhecer os jovens do clube, pode pular para o fim da postagem.

Após 3 fornadas e algumas contratações para a base, posso dizer que hoje tenho uma academia bem recheada, pronta para gerar retorno financeiro e desportivo ao clube.

Quem prestou atenção na última atualização, viu que a diretoria quer que eu contrate jogadores jovens e faça dinheiro vendendo eles. Eu não vinha dando muita bola para isso, mas meus olheiros andaram inspirados e eu decidi me movimentar, trazendo nada menos que 20 jogadores jovens que não integram o time de cima (e com mais 9 jogadores com entrada já engatilhada). O que me causa curiosidade é que os olheiros costumam trazer relatórios bem variados, observando competições de base de seleções e clubes por todos os lugares, o que acaba trazendo uma margem interessante de nacionalidades. Posso dizer que minha base já é bem cosmopolita.

 

01272af356b5f0dce5.png

Todos os 5 goleiros da base são promissores, mas nenhum é tão promissor quanto Vitor Vargas. Surgido na primeira fornada (a famosa fornada que nos proporcionou Daniel Félix e Emerson Lopes), o goleiro de 18 anos já está em vias de integrar o time de cima. Até por isso, sequer emprestei o garoto. Logo atrás temos Stephan Ackermann, que estava perdido num clube distrital da Alemanha e que pode se tornar um bom ativo no futuro breve, tendo sido emprestado para se desenvolver (e já vem impressionando no Campeonato de Portugal). Paulo Messias, Diogo Besugo (que foi "roubado" do Beira-Mar) e Gonçalo Silvestre fecham o quinteto de goleiros da base.

 

010c543082975b7d61.png

A lateral esquerda não tem jogadores que mereçam destaque, mas Guilherme Marques talvez se torne um bom lateral para a segunda divisão. Henry Touré apesar de maliano também surgiu na nossa base, mas não espero muita coisa do africano. Tem contrato de formação e mais uma temporada para me mostrar que pode surpreender. Kyllian Potier chegou a custo zero após seu contrato com o Stade Lavallois da segunda divisão francesa acabar e é o mesmo caso do africano, tem uma temporada para me mostrar que vale o investimento.

 

01ee6b0b337ddab2da.png

A lateral direita possui uma das maiores joias atuais do Belenenses, Gonçalo Lacerda. Ele poderia até estar no time de cima, mas acho que ele vai ganhar mais emprestado (dá pra perceber que tem desenvolvido bem seus atributos enquanto emprestado ao Real). Curiosamente o reserva dele lá é Suhail Al-Braiki, que foi sugerido por Quaresma e que estava sem contrato após não renovar com o Dhofar lá do Omã. Com nível para a Terceirona portuguesa, acredito que possa dar um caldo e até render uma grana no futuro. Dafydd Davies não teve contrato com o Bournemouth renovado e veio pedir abrigo na nossa base. Se não é bom tecnicamente, mental e fisicamente o jovem galês dá um caldo. O problema é a personalidade dele, mas com contrato de 1 ano, quem sabe não me convence? Vítor Lourenço veio na última fornada e só foi contratado mesmo pois na ocasião não tínhamos reserva para Gonçalo. Por fim, Theric Quandt assinou contrato ainda na primeira temporada quando tinha apenas 16 anos e só chegou na temporada passada (a perceber que tem contrato amador, inclusive). Na época nós tinhamos um scout bem diferente e o olheiro nos garantiu que o jovem era bom. Bem... não é. Mas eu tenho pena de dispensar o garoto de Aruba hahahaha

 

01f84001540c8d952c.png

De todos os zagueiros da base, nenhum é tão promissor quanto Dhieguinho. Não sei por que cargas d'água o Flamengo dispensou, mas vejo nele potencial para muito em breve estar no nosso time principal. O afegão Shahar Mohammadi é outro que eu imagino que pode se tornar um jogador útil ou pelo menos um ativo financeiro para nós. Dispensado do Roda JC da Holanda, planejo emprestá-lo para ver se ele consegue se desenvolver.  Isaac Monteiro é o único jovem ainda na base que estava no time antes de eu chegar. Atualmente está emprestado no Berço (na quarta divisão), onde vem sendo utilizado como reserva e é outro que eu acredito que possa se tornar ao menos útil. Carlos Dias foi captado do Beira-Mar e é outro que planejo emprestar. Rui Serrador veio na fornada 20/21 e na ocasião foi contratado mais por não termos muitos jogadores na base. João Lopes foi contratado pelo mesmo motivo, porém vem da fornada 21/22. Davrick Joseph (base do Wolverhampton) e Franklin Méndez (veio do futebol guatemalteco) são 2 casos parecidos com o do arubano: enganaram meus olheiros (e a mim) e agora estão conosco.

 

1a23c1c4d57eeab61.png

Entre os volantes, Samuel Costa veio na última fornada e é o craque da mesma. Eu acho que o angolano tem tudo para ser melhor até do que Emerson Lopes. Alfa Camará era um dos patinhos feios da nossa primeira fornada, mas conseguiu aos trancos e barrancos evoluir, já tendo acumulado até convocações para o sub-18 de Guiné-Bissau. Zhong Jun tem nome de chinês, mas nasceu em Portugal! Se o nosso Xiaomi conseguir evoluir seu jogo de marcação, acredito que ele possa até dar um caldo. Por fim, Diogo Rodrigues que até poderia evoluir bem, mas com personalidade acomodada, só está na base mais mesmo para dar cobertura ao time.

 

163bd93e00bc06c4c.png

Não temos nomes tão promissores assim entre os meias centrais, mas Agida Machava até que se destaca dentre os demais. Fruto de um bom trabalho de captação na África, estava no Black Bulls de Moçambique antes de assinar conosco. Com personalidade Ambiciosa, talvez ele nos surpreenda. Outro que pode surpreender é Adérito Rodrigues, surgido na base 21/22. É determinado e só tem 16 anos, quem sabe o que o futuro reserva para o jovem de Cabo Verde? Samuel Grygar veio da base da Internazionale na última temporada e na verdade não me impressionou. Vou tentar emprestá-lo para ver se ele consegue me impressionar. Tiago Varandas é o luso perdido no meio dos demais e curiosamente o mais fraquinho.

 

177fb43b14c6728f6.png

Pela esquerda, todos os 4 pontas tem nível bem semelhante, mas acredito que Michael Solomon é o que mais pode se destacar no futuro, além de ser o único natural na posição. Vítor Madureira, André Cardoso e Joaquim Encarnação correm por fora.

 

18bd1ebd9ffd17b06.png

O único meia atacante na base é João Cardoso, que só contratei mesmo pela capacidade potencial na época em que surgiu na base. Não planejo utilizar meia-atacantes no Belenenses, mas espero que ele consiga se adaptar bem como atacante no futuro.

 

1ea5a8f422841f8be.png

Com a subida de Manuel Dias ao time principal, sobraram apenas 2 pontas pela direita na base. Brima Bah me parece levemente superior, mas Sebastião Ezequiel é um ano mais novo.

 

13717c5aac57fcbbd.png

Andy Millington é outro caso de jovem do Chelsea jogado fora. Eu acho que esse moleque pode arrebentar no futuro. Dos centroavantes que ainda estão no clube, acho que Rosélio é quem pode mais surpreender. Cria do CSA, chegou nessa temporada indicado pelos olheiros e o único problema que vejo é a sua personalidade. Tomás Almeida também é outro que pode dar canja. Rúben Loureiro me impressiona mais pela sua vontade de melhorar do que pelos seus atuais atributos, para ser sincero. Por fim Jonathan Antersijn que veio junto ao seu colega de base arubano e é o mesmíssimo caso do anterior.

Perdido entre os relatórios, temos ainda o maravilhoso Elias Maluco, que na verdade é horrível e ainda por cima é Ala. Mas o cara se chama Elias Maluco, como eu mando embora um elemento desses?!

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

Com as vendas de Pablo e Marcelinho, conseguimos diminuir a já meio caótica dívida do clube. Mas já dá pra perceber que logo logo voltaremos a dever 14M.

 

Financasd12cc810ed50f030.png

 

E para quem se pergunta "mas com tantas entradas de jogadores, você não está onerando demais a folha salarial do Belenenses?". Pois bem, continuo gastando o mesmo de sempre e lucrando em bilheterias o mesmo que gasto em salários. A intenção com a entrada de tantos jovens é justamente tentar gerar renda futura. 

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

De boas na lagoa. Mais um bom início de temporada nos deixa bem confortáveis com a direção (recém reeleita, inclusive).

 

Captura-de-tela-2021-12-10-231431e6e0acc

 

Toda temporada a gente bate recordes de público e o jogo contra o Benfica B foi lindo. Detalhe que a gente já tinha batido o recorde na liga antes disso hahahahha 

Quebrando-recordes1e2662e0644957b9.png

 

Pausa dramática: Aumentamos as vendas dos bilhetes de época!!!!

tnc-kkkkkkkkkkkkkkkkdc88b21fc1f48f82.png

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C4.1) - Mirando o futuro. [Att: 10/12]

Gostei dos reforços e a equipa entrosou bem. Bons resultados mas derrotar o Guimarães era pedir muito...por agora. Que bom ver Caldas, ou mesmo Leça e Louletano na Liga 2...mas mau ver os 2 clubes da minha terra, Marítimo e Nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o começo foi melhor do que eu esperava também, qualquer acesso sempre dá aquela interrogação sobre em que nível nosso time está comparando com a nova divisão. Parece que pode mesmo brigar pelo acesso pelo menos.

Ah, e fez um belo mercado, acredito que a dívida está naquele patamar aceitável, ainda mais levando em conta que futuramente deve ter boas vendas em janelas seguidas.

obs: Elias Maluco não se avalia, apenas se contrata, não tem jeito. Atitude correta🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas transferências e seria maluco se mexesse com o "Elias Maluco". Deixa o moleque quieto no canto dele ou Araruama vai ficar pequena para você se esconder.🤣🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temporada 3

Mais uma vez atropelou a competição e teve poucos problemas para se sagrar campeão subindo para a segundona. Nesse ritmo não demora a chegar na Liga NOS, e deve logo se consolidar como um time grande novamente.

Para a terceira divisão, achei uma baita janela de meio de ano e fiquei até surpreso do tal Kadu ser reserva na zaga, pois achei muito bom para o nível da liga, o que só mostra a distância entre o Belenenses e os demais.

Gostei da fornada, apesar de tudo, e além do óbvio de contratar Elias Maluco (surreal o nome dos newgen) para sua família não correr perigo, o volante parece ter muito futuro como MRB, ainda que falte um pouco nos físicos, e o atacante tem mentais bons e boa velocidade, acho que é questão de descobrir onde ele pode render e evoluir de verdade - talvez como Extremo Defensivo.

 

Temporada 4

Até agora vai muito bem, surpreendendo apenas à imprensa esportiva que não sabe nada de futebol. A torcida (e os leitores) já esperavam uma campanha na metade de cima e quem sabe dá até para sonhar com mais.

Confesso que não entendi a decisão de deixar o Pepo sair sem tentar renovação: foi o líder da equipe em assistências, média acima de 7 e ainda fez seus gols. Só vejo idade e salário impagável como razões para se livrar de alguém assim, foi o caso ou dentro de campo viu algo que os números não mostram?

Boa sorte na sequência, acredito que dá para subir logo nessa ou na próxima temporada. De toda forma, é questão de (pouco) tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Cadete213 disse:

Gostei dos reforços e a equipa entrosou bem. Bons resultados mas derrotar o Guimarães era pedir muito...por agora. Que bom ver Caldas, ou mesmo Leça e Louletano na Liga 2...mas mau ver os 2 clubes da minha terra, Marítimo e Nacional.

A equipe deu uma boa entrosada, mas era mais porque no ataque o povo tava se acertando. Com a saída de Marcelinho e Pablo, muita água vai passar de novo debaixo dessa ponte.

E Marítimo e Nacional estão muito mal, inclusive. Estou de olho neles tbm!

Valeu Cadete!

 

6 horas atrás, victor095 disse:

Com certeza o começo foi melhor do que eu esperava também, qualquer acesso sempre dá aquela interrogação sobre em que nível nosso time está comparando com a nova divisão. Parece que pode mesmo brigar pelo acesso pelo menos.

Ah, e fez um belo mercado, acredito que a dívida está naquele patamar aceitável, ainda mais levando em conta que futuramente deve ter boas vendas em janelas seguidas.

obs: Elias Maluco não se avalia, apenas se contrata, não tem jeito. Atitude correta🤣

Eu confesso que fiquei empolgado, mas como sempre falo: um empolgado com os pés no chão hahahah se a gente puder brigar pelo acesso maravilha, mas minha intenção é permanecer na divisão sem sustos primeiramente.

A ideia é essa ai mesmo, começar a vender jogador no futuro breve. Eu vi um monte de jovem promissor sem contrato e "opa, vem cá".

HAHAHAHAHHA essa do Elias Maluco foi bizarra 🤣

Valeu Victor!

 

1 hora atrás, LC disse:

Boas transferências e seria maluco se mexesse com o "Elias Maluco". Deixa o moleque quieto no canto dele ou Araruama vai ficar pequena para você se esconder.🤣🤣🤣

Elias Maluco vai dominar essa cidade aqui! Ainda bem que eu "to em Portugal" hahahaha

 

53 minutos atrás, Marcolation disse:

Temporada 3

Mais uma vez atropelou a competição e teve poucos problemas para se sagrar campeão subindo para a segundona. Nesse ritmo não demora a chegar na Liga NOS, e deve logo se consolidar como um time grande novamente.

Para a terceira divisão, achei uma baita janela de meio de ano e fiquei até surpreso do tal Kadu ser reserva na zaga, pois achei muito bom para o nível da liga, o que só mostra a distância entre o Belenenses e os demais.

Gostei da fornada, apesar de tudo, e além do óbvio de contratar Elias Maluco (surreal o nome dos newgen) para sua família não correr perigo, o volante parece ter muito futuro como MRB, ainda que falte um pouco nos físicos, e o atacante tem mentais bons e boa velocidade, acho que é questão de descobrir onde ele pode render e evoluir de verdade - talvez como Extremo Defensivo.

 

Temporada 4

Até agora vai muito bem, surpreendendo apenas à imprensa esportiva que não sabe nada de futebol. A torcida (e os leitores) já esperavam uma campanha na metade de cima e quem sabe dá até para sonhar com mais.

Confesso que não entendi a decisão de deixar o Pepo sair sem tentar renovação: foi o líder da equipe em assistências, média acima de 7 e ainda fez seus gols. Só vejo idade e salário impagável como razões para se livrar de alguém assim, foi o caso ou dentro de campo viu algo que os números não mostram?

Boa sorte na sequência, acredito que dá para subir logo nessa ou na próxima temporada. De toda forma, é questão de (pouco) tempo.

Realmente foi um atropelo na Terceira Liga. Digo, a gente ensaiou algumas vezes uma queda de rendimento, mas logo recuperamos o bom funcionamento do time.

Cara, Kadu é um zagueiraço (pro nível da divisão), mas a gente tinha outros melhores que ainda por cima cumpriam bem as regras da liga. Se não fosse por isso, ele tinha chegado pra ser titular ao lado de Anthony (e aí eu jogaria o Suently pra volante ou lateral direito).

Exato, eu gostei demais do perfil do angolano e acho que se ele conseguir evoluir mais a parte física e mental dele, ele pode realmente ser um bom MRB, apesar de hoje vê-lo mais como um trinco (que pensa menos). Já ter 16 de desarme ainda com 16 anos é ridículo hahahahah já o atacante eu vejo exatamente como você vê, e a intenção é emprestar ele pra ver se ele evolui nesse aspecto.

Sobre a atual temporada, subir eu acho surreal, mas a permanência é o foco total. Bom que já fiz gordura pra manter esse sonho vivo, caso a gente tenha queda de produção. Falando sobre o Pepo, ele foi o único que eu dispensei que eu realmente gostaria de manter, mas pesava (muito) o salário que era o maior salário do elenco, se pedisse pra renovar ele provavelmente pediria um aumento salarial que eu não estava disposto a pagar. Eu realmente achei que encontraria um meia de mais qualidade para a equipe e bom: Não achei. Mas faz parte, nem sempre a gente acerta na montagem do elenco hahahaha

Valeu Marcolation!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título da Terceira Liga e já tem um bom começo na Segunda Liga, brigando na parte de cima.

O rombo financeiro parece estar começando a ser estancado, mesmo que à base de vendas (o que, salvo engano, é a receita para estabilidade financeira em Portugal).

E olha que a torcida tá aumentando, daqui a pouco vão faltar bilhetes de época haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui Mantuan é outro que me enganou, gostava dele na base mas assim o que ele era cabeço e juvenil é sacanagem, maluco não tinha muito noção das coisas mas espero muito que funcione no Belenenses 

Dinheiro é psicológico no futebol Marcin fica tranquilo, nada vai acontecer de verdade huehueh

Se tu mandasse embora o Elias maluco pode ter certeza que os muros do CT pichados

Mas boa sorte na campanha na segundona Marcin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retormando a leitura.

Capítulo 3.3 - Perseguido.

Se já é ruim um profissional quando decide deixar o clube, pior ainda é o caso de um jogador amador. Não tem muito o que fazer. Um pena, mas vamos em frente.

Belenenses mostrou maior constância em seu desempenho e já abriu uma vantagem que pode encaminhar a promoção e até o título. 

 

Capítulo 3.4 - Cem.

Confirmou mais uma promoção esperada, mostrando escolhas acertadas e sem sentir a pressão de ser o favorito, pelo menos, para vários leitores.

 

Capítulo 4.1 - Mirando o Futuro.

Não ficaria assustado se o Belenenses subisse mais uma vez, ainda mais indicado como possível meio de tabela. Contudo, você sabe, vou torcer para que isso não aconteça até mesmo para termos uma ideia melhor de como toda a parte financeira funciona na 2ª divisão portuguesa e também para lhe dar tempo de formar um elenco mais forte se valendo de contratações de jogadores de um nível mais elevado.

Já começou bem... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2021 em 09:56, div disse:

Parabéns pelo título da Terceira Liga e já tem um bom começo na Segunda Liga, brigando na parte de cima.

O rombo financeiro parece estar começando a ser estancado, mesmo que à base de vendas (o que, salvo engano, é a receita para estabilidade financeira em Portugal).

E olha que a torcida tá aumentando, daqui a pouco vão faltar bilhetes de época haha

Obrigado Div!

É, realmente o rombo só vai ser contido, num primeiro momento, fazendo isso. A questão é vender bem, né? A venda do Marcelinho e do Pablo não eram planejadas, confesso que não queria, mas eram necessárias nesse aspecto.

AHAHAHAHHAHAH essa dos bilhetes é foda, sempre que eu vejo me pega muito

Valeu!

 

13 horas atrás, Guilhererme disse:

Gui Mantuan é outro que me enganou, gostava dele na base mas assim o que ele era cabeço e juvenil é sacanagem, maluco não tinha muito noção das coisas mas espero muito que funcione no Belenenses 

Dinheiro é psicológico no futebol Marcin fica tranquilo, nada vai acontecer de verdade huehueh

Se tu mandasse embora o Elias maluco pode ter certeza que os muros do CT pichados

Mas boa sorte na campanha na segundona Marcin

Rapaz, como vou postar a att em breve (talvez hoje mesmo) eu já posso adiantar que Mantuan foi um PÉSSIMO negócio kkkkkkkk o bicho é ruim demais. Contratei com intenção de por ele como titular pela direita mas é só decepção. Ele não foi o único, mas puta merda viu?

AAHAHAHAHAHHA tomara que seja mesmo!

Elias Maluco jamais será mandado embora. E inclusive, a despeito de eu achar ele um jogador ruim, já recebi uns relatórios do preparador dizendo que ele está se desenvolvendo bem na base. Será que ele tá botando medo nos técnicos? 🤣

Valeu Guilherme!

 

2 horas atrás, GGilson disse:

Retormando a leitura.

Capítulo 3.3 - Perseguido.

Se já é ruim um profissional quando decide deixar o clube, pior ainda é o caso de um jogador amador. Não tem muito o que fazer. Um pena, mas vamos em frente.

Belenenses mostrou maior constância em seu desempenho e já abriu uma vantagem que pode encaminhar a promoção e até o título. 

 

Capítulo 3.4 - Cem.

Confirmou mais uma promoção esperada, mostrando escolhas acertadas e sem sentir a pressão de ser o favorito, pelo menos, para vários leitores.

 

Capítulo 4.1 - Mirando o Futuro.

Não ficaria assustado se o Belenenses subisse mais uma vez, ainda mais indicado como possível meio de tabela. Contudo, você sabe, vou torcer para que isso não aconteça até mesmo para termos uma ideia melhor de como toda a parte financeira funciona na 2ª divisão portuguesa e também para lhe dar tempo de formar um elenco mais forte se valendo de contratações de jogadores de um nível mais elevado.

Já começou bem... 

Fala Gilson!

É, realmente a perda dos 2 jogadores foi muito sentida por mim, acho que uma das perdas mais sentidas nos meus anos de FM e muito por conta de terem saído de graça num clube já em processo de reestruturação. Pelo menos o volante segue conosco emprestado (e num ótimo nível).

A equipe evoluiu quando precisava na Terceira Liga. Eu confesso que temi um pouco, mas as próprias equipes competidoras também relaxaram, o que permitiu que a gente desse um belo sprint na reta final e garantisse o acesso/título.

Sobre o comentário da última att, parece que eu chegamos a esse momento: vamos passar dificuldades. Vou fazer a att em breve e já adiantando, os jogadores que eu trouxe, talvez pela urgência em achar substitutos para os que saíram, não corresponderam (quase) nada, (inclusive, tenho feito atts muito perto umas das outras, to refletindo se não vale a pena dividir a temporada em 2 postagens só, Portugal tem menos partidas, enfim). Passamos por maus bocados, viu? Dito isso, concordo contigo que é mais emocionante sair da zona de conforto, mudar um pouco a mentalidade tática, buscar novas soluções... talvez realmente uma permanência na segunda divisão traga algo que se eu subisse, não traria. Você vai entender melhor na próxima att.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 4.2 - Capotando o Corsa.

Na primeira atualização da quarta temporada, vimos que o Belenenses começou bem o campeonato, com a moral de ter sido campeão na temporada passada e dando esperanças à torcida de que o acesso até a Primeira Liga pegando o elevador é muito possível. Mas será que é isso mesmo?

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Com a janela de transferências fechada, só podíamos trazer jogadores sem contrato. Sem muitas opções, trouxe apenas um jogador nesse meio tempo.

 

VOLANTE:

Anderson Esiti - Último clube: Cádiz: Podendo jogar de volante, meia ou até zagueiro, o nigeriano Esiti junta boas características, podendo ser importante para a sequência do campeonato num time ainda bem jovem.

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

 

OUTUBRO

F - Diogo Cão - Taça de Portugal: 3x1

Com o time parado por 10 dias e com jogo só daqui 6 dias, nem pensei duas vezes em escalar o time titular, a despeito de estarmos enfrentando um time da distrital. E pra quem pensou que a gente teria vida fácil, se enganou totalmente, pois o jogo foi para a prorrogação. SIM! Fizemos um gol no primeiro minuto de jogo e eles fizeram um gol no último minuto do segundo tempo. Só na prorrogação que desencantamos, com Roka marcando os 2 gols que selaram nossa vitória.

C - Famalicão - Segunda Liga: 0x1

Contra o Famalicão, até tentamos mais, mas acabamos perdendo após o solitário gol de pênalti dos tradicionais adversários. Derrota triste.

F - Louletano - Taça de Portugal: 2x2

Pela segunda fase da Taça, encontramos nosso parceiro de subida de divisão, e o jogo foi bem mais equilibrado do que o último encontro. Na casa dos adversários, começamos bem o jogo, com Roka marcando 2 gols aos 9' e 21'. O Louletano conseguiu diminuir ainda no primeiro tempo, marcando o gol de empate aos 63'. O jogo estava  bem equilibrado em todos os quesitos, parecendo que qualquer time poderia a qualquer minuto marcar o gol da vitória. Pois bem, fomos para a prorrogação e nem lá o jogo se definiu, e aí tivemos que ir para os pênaltis. Com 5 cobradores para cada lado, 3 dos nossos falharam, enquanto só 2 deles erraram, decretando nossa queda na Taça, bem mais cedo do que na temporada passada.

F - Santa Clara - Segunda Liga: 1x5

A má fase escancarou aqui. Desde que Pablo e Marcelinho saíram, o time não vem se encontrando, mas aqui, minha nossa senhora, todo mundo decidiu jogar mal e só Roka se salvou com o gol marcado. Marcelinho (o segundo) até aqui não fez uma boa partida, Imbula aqui fez péssima partida e Guilherme Mantuan até gol contra fez. Noite para se esquecer.

C - Nacional - Segunda Liga: 1x1

Não é nossa temporada mesmo. Jogamos bem mais que o Nacional, demoramos até os 81' para marcar nosso gol e o time da Ilha de Madeira conseguiu o empate nos acréscimos. Broxante demais.

 

NOVEMBRO

F - Oliveirense - Segunda Liga: 1x2

Pra dificultar mais ainda nossa busca por reabilitação, enfrentamos o líder do campeonato fora de casa. E por muito que a derrota fosse esperada considerando o nível que andamos apresentando, não jogamos mal, apenas o adversário jogou um pouco mais do que nós.

C - Arouca - Segunda Liga: 1x0

Depois de uma sequência negativa de 5 jogos sem vencer (6 jogos se considerar só os jogos da Liga), senti que não era hora de apenas culpar os contratados mas sim, de mudar as táticas (falarei sobre isso mais a frente). A mudança deu certo: Vencemos o Arouca jogando bem em um jogo equilibrado. As vezes é preciso olhar um pouco mais fora da casinha.

F - Chaves - Segunda Liga: 2x5

Segundo jogo com a nova mentalidade e tudo parecia ir bem: O estreante Davies marcou um golaço e deu passe para outro gol, tudo ainda antes dos 10' do primeiro tempo. Tudo corria bem até que o Chaves conseguiu o empate com Skoglund e Fabro. tudo bem, estamos enfrentando uma equipe forte e fora de casa, o empate não seria de todo ruim. De repente no segundo tempo houve um apagão: Os 2 zagueiros muito mal na partida erraram a marcação nos 3 gols seguintes do adversário, uma farra horrorosa. Que falta que Suently Alberto anda fazendo.


DEZEMBRO:

C - Académico de Viseu - Segunda Liga: 1x1

Roka lesionou no jogo contra o Chaves, ficando mais de um mês fora de combate. Mesmo que o jogo tenha sido quase um mês atrás, ele ainda estava indisponível. Como se não bastasse as dificuldades da equipe, ainda tinha esse problema a resolver... sorte que Luzardo desencantou, marcando um golaço que impediu nossa derrota. Do jeito que as coisas estão, tô comemorando até empate.

F - Tondela - Segunda Liga: 1x1

Mais um empate, dessa vez fora de casa contra o Tondela. A equipe até que jogou bem, mas Roka realmente faz falta: Matos não acertou um único chute, todos foram isolados.

C - Porto B - Segunda Liga: 1x0

7 partidas e mais de um ano e meio após ser contratado: Enfim Ricardo Matos marcou um gol. Foi de pênalti? Foi. Mas o importante é que esse gol foi o gol da vitória contra a chatíssima equipe do Porto B.

C - Caldas - Segunda Liga: 1x1

Em campo, massacramos o Caldas. O placar? 1x1.

 

Foi um péssimo trimestre, o primeiro período "ruim" à frente do clube. Apenas 10 pontos em 30 possíveis. Isso sem falar na eliminação precoce para um time que dois meses antes havíamos goleado.

Calendario78757a4d06a2aedf.png

 

15b32bba73f3d5943.png

Perdemos muito terreno na disputa por acesso/playoffs. São 9 pontos do G3 e 10 do Z2. A grosso modo, não acho a campanha ruim, estamos fazendo o campeonato que a diretoria queria, o problema é a exibição nos jogos, que anda horrível, e isso tem alguns motivos, os quais destrincharemos na próxima seção.

 

Classificacao2f802c35c401e55a.png

 

Mas pelo menos Roka segue isoladíssimo na artilharia.

Estatisticas-Jogadorescc106804c60aeb43.p

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

Vamos falar dos (poucos) que se destacaram no período, a começar óbvio por Roka: Sozinho, ganhou 4 pontos para o clube, e de 15 gols marcados no período, 9 saíram dos pés dele, o que mostra uma "rokadependência" no Belenenses. Mas muito disso é culpa de um mercado que não resolveu. Se por um lado Luzardo foi uma opção confiável para substituir Pablo, Marcelinho até aqui vem muito mal. O jogador, maior salário do elenco junto do atual volante contratado, vem jogando muito (mas muito) mal. Só deu uma assistência em 14 partidas disputadas, já amargando o banco em algumas oportunidades. Seu substituto natural, Kang Kuk-Choi também não corresponde. Estou tendo que improvisar Buta, lateral de origem na função e jogando Suently Alberto para a lateral esquerda, inclusive o rapaz de Curaçao joga aonde o técnico escalar ele, fazendo partidas muito sólidas na medida do possível.

Outra contratação que não vem correspondendo é Guilherme Mantuan: Minha nossa senhora, o cara não acerta um cruzamento, perde bolas fáceis e tomamos alguns gols por erros dele. Marcão vinha sendo titular, mas nem o alto salário dele me fez seguir escalando ele como titular: Preferi recuar Emerson Lopes para a zaga, ao lado de Elijah Eboh. Uma zaga com 2 garotos de 18 anos de idade vem dando muito mais conta do recado do que antes. Ou seja: das contratações feitas para suprir as saídas, só Christian Luzardo dentre os mais experientes vem correspondendo. De resto, apenas jovens valeram a pena.

Se fosse uma questão apenas de falta de entrosamento, eu teria percebido, mas aqui o caso parece ser realmente de jogadores que não estão encaixando. Talvez eu tenha que tentar uma última cartada na próxima janela.

 

1f9bfea6b0135120b.png

 

Os-Azuis-do-Restelo82a48d4126e2b3f3.png

Sentindo que o Gegenpress não vinha dando resultado numa liga superior da pirâmide nacional, decidi testar uma tática mais conservadora, que me permita oscilar durante a partida entre ataque e defesa. O desempenho melhorou um pouco, mas poderia ter melhorado mais. De qualquer forma, trocar o pneu com o carro já andando é sempre mais difícil mesmo.

 

Tatica-27dd6b8edb71e845f.png

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

Como era de se imaginar, a moral com a direção segue normal, afinal de contas, estamos entregando a posição que eles imaginam de nós. Mas os jogos desanimam e é preciso voltar a fazer boas partidas.

 

Direcao4d6e354087fc5b01.png

 

Sobre novos jogadores, parece que ninguém vai se destacar muito positivamente na próxima fornada, que a cada ano que passa, parece pior.

Fornada2f22b8797ee2202d.png

 

Mas dentre muitas notícias ruins na qualificação do elenco, uma mereça (talvez) aplausos:

Simplesmente-Rokaae20838e4d5f8722.png

Sim, eu taquei o louco e contratei Roka em definitivo. Primeiro: Eu sabia que se ele voltasse para o Vitória de Guimarães no fim da temporada, corria o risco dele ser aproveitado por lá, assim como a possibilidade do próprio jogador rejeitar empréstimo. No momento em que descobri que a transação era possível, eu apenas pensei: Vamos botar na mão de Deus.

Não foi uma transação fácil, ela envolveu abrirmos mão de uma joia que não vinha se desenvolvendo bem (Mário Secretário), 750 mil à vista, 2.5M divididos por 3 anos e uma cláusula de 1,4M caso ele alcance 50 gols (a partir de quando assinou o contrato), marca que obviamente ele vai alcançar. Foi uma contratação imprudente? Foi, eu tenho consciência disso. Mas ele é importantíssimo para o futuro breve do clube e, mesmo que saia, acredito que possa gerar um valor muito maior do que esse investido, afinal, ainda é um jogador de 19 anos. E lembrando: Detemos 100% dos direitos dele, nada ficou para trás. Nem a diretoria reclamou no fim das contas.

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C4.2) - Capotando o Corsa. [Att: 13/12]

Dificuldades normais nesta fase. Esta deverá ser uma época de adaptação. Estou incrédulo com Marítimo e Nacional...FM deve ter algo contra as equipas madeirenses. Deve ser por causa do CR7 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente notícia a contratação do Roka, em meio a todas essas dúvidas recentes. Pelo menos ganhou uma garantia pro futuro e menos um problema pra arrumar nas próximas janelas. A diretoria não reclamou, mas tenho certeza que o VP  de finanças ficou maluco HAHAHAHA

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Início claudicante esse da equipe. Vai ter que acertar essa defesa ou infelizmente o viés de queda irá continuar. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Fujarra disse:

Não foi uma transação fácil, ela envolveu abrirmos mão de uma joia que não vinha se desenvolvendo bem (Mário Secretário), 750 mil à vista, 2.5M divididos por 3 anos e uma cláusula de 1,4M caso ele alcance 50 gols (a partir de quando assinou o contrato), marca que obviamente ele vai alcançar. Foi uma contratação imprudente? Foi, eu tenho consciência disso. Mas ele é importantíssimo para o futuro breve do clube e, mesmo que saia, acredito que possa gerar um valor muito maior do que esse investido, afinal, ainda é um jogador de 19 anos. E lembrando: Detemos 100% dos direitos dele, nada ficou para trás. Nem a diretoria reclamou no fim das contas.

Tá certo. Tem que ser ousado. Aposto que isso vai render bons frutos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2021 em 20:34, Fujarra disse:

Sobre novos jogadores, parece que ninguém vai se destacar muito positivamente na próxima fornada, que a cada ano que passa, parece pior.

Sei como se sente haha

Realmente foi um momento complicado no comando do clube, mas vinha evoluindo muito bem até aqui e uma folga na Segunda Liga pode ajudar a ter um elenco melhor pra estreia na Primeira Liga.

Roka vale isso tudo aí mesmo. Normalmente prefiro ter promessas no time, mas nesse caso Roka é o craque do time e vale a pena trocar um jovem (mais uma grana) que não se sabe se vai vingar mesmo por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que a perde de dois jogadores importantes e mais todas as demais mudanças no elenco estão pesando para o Belenenses na atual temporada. E ainda tem a contusão do Roka. Dureza...

A temporada mais desafiante até o momento pode virar a favor do Belém no returno. Ainda há espaço. Contudo, até agora não há nenhuma demonstração de que isso possa acontecer.

Teremos emoção a seguir. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses
  • Fujarra featured this tópico
  • div unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...