Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TSV 1860 München - De volta ao topo - Aguardando avaliação


Marcolation

Posts Recomendados

Eu não sei não, mas acho que essa diretoria aí é tipo uns e outros que dizem que vão fazer e acontecer, mas na hora do vâmo ver, não fazem o que prometem. Sendo assim, acho que você não será demitido se não conseguir a promoção, desde que faça uma boa campanha na 2.Bundesliga.

Se pensarmos no tempo que você está na 2.Bundesliga e no comando da equipe e no fato de ter o melhor elenco que já formou é hora de mostrar maior competência e sua equipe está bem cotada e em uma posição em que pode conseguir mais. É preciso calma para não perder pontos bobos e se inteligente partida a partida.

Torcendo pelo 1860.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto a diretoria falou que agora "ou vai ou racha", vamos ver se a pressão faz bem para o clube.
Eu ia comentar a mesma coisa que o Tsuru mencionou acima, são poucos jogadores com mais de 3 estrelas de capacidade. Claro que pode ter relação com a qualidade nos atributos de observação do preparador que avalia o elenco e as estrelas não são estáticas e podem variar no decorrer da temporada, mas é algo para ficar atento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando uma olhada na tela do elenco, a impressão que eu tenho é que o sistema defensivo é fraco para o nível da 2.Bundes. Não sei, chegar aos playoffs parece cada vez mais distante.

#zicareversa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que acreditar. As movimentações foram interessantes, mas lhe falta uma coisa, jogadores sulamericanos, não se pode ficar sem o nosso futebol moleque.

Eu não sei se tu tem as ligas sulamericanas carregadas, mas mesmo assim eu mandaria um olheiro para a Colômbia agora mesmo, eles podem te salvar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2021 em 10:22, Tsuru disse:

Caramba, sétima temporada na 2.Bundesliga...eu que passei três ou quatro no Lecce na Série B já achava muito, imagina sete!

A situação financeira realmente complica demais a vida e para mim parte da dificuldade vem daí mesmo. Olhando a avaliação do adjunto sobre o elenco, reparei que ele só avalia três jogadores como acima da média (mais de três estrelas), quatro na média (três estrelas) e os demais parecem mesmo abaixo da média da divisão. Isso talvez ajude a explicar os problemas da equipe, de repente falta qualidade para criar chances e para aproveitar as que aparecem. 

Assim, não me leva a mal, é uma sugestão baseada na impressão mesmo: pra mim o problema é mais financeiro/gestão de elenco, acho que arrumando isso o progresso do time vai vir naturalmente.

Boa temporada e que consiga alcançar os playoffs!

Fala maestro, 

O pior é que estou gostando, a 2.Bundesliga onde tem briga e equilíbrio sempre parece bem melhor que lutar para não cair na Bundesliga por enquanto, e é um baita desafio para um treinador com pouca experiência - principalmente com um time que, apesar de não ser ruim, está longe de ser favorito. 

Financeiramente estamos colhendo os frutos de investimentos na base, lucrando muito com vendas, e sem gastar tanto até essa temporada que dei um "all-in" para não ser demitido. 

Pessoalmente não ligo tanto para a avaliação do elenco, apesar de ser útil para ter uma ideia geral. Acho que ao menos o time titular é bem forte: o goleiro é pior que o Riart, mas é muito bom; a zaga é mal avaliada mas é ótima para o que o time precisa e até o reserva é bom; o meio é ótimo, mesmo o Le Roux tendo um problema grave de só usar o pé direito... Acredito que o maior problema é, e era, o ataque. Para isso gastei o que tinha e não tinha no Fernández (o melhor jogador que já passou pelo clube, nem acredito que consegui um cara desse nível por só € 5,5M) e no Otto, que nem é tão bom assim mas é completo para jogar de AvR, AT ou qualquer outra se eu resolver mudar.

Concordo plenamente que não é só um problema tático, e a falta de grana diminui muito a profundidade do elenco. Até agora me arrependo por ter que vender o Seguin no meio da temporada retrasada (ou foi antes?) e não conseguir repor, talvez já desse para ter conseguido ali o Playoff, enfim... 

Valeu pelas dicas e pelo comentário!

 

23 horas atrás, ggpofm disse:

Eu não sei não, mas acho que essa diretoria aí é tipo uns e outros que dizem que vão fazer e acontecer, mas na hora do vâmo ver, não fazem o que prometem. Sendo assim, acho que você não será demitido se não conseguir a promoção, desde que faça uma boa campanha na 2.Bundesliga.

Se pensarmos no tempo que você está na 2.Bundesliga e no comando da equipe e no fato de ter o melhor elenco que já formou é hora de mostrar maior competência e sua equipe está bem cotada e em uma posição em que pode conseguir mais. É preciso calma para não perder pontos bobos e se inteligente partida a partida.

Torcendo pelo 1860.

Fala gg, 

O que sei é que não dá pra contar muito com isso, até agora cumpri todos os requisitos "Exigidos" pelo clube, mas espero que esteja certo e se não der para ir ao Playoff me deem mais tempo.

O time está cada vez mais forte, acho que é questão de tempo a subida por isso fiquei receoso com essa possibilidade de demissão se não conseguir a 3ª posição nessa temporada.

É hora de superar os erros repetidos, e apesar de você ter dito que não acredita muito nos amistosos, acho que as poucas mudanças táticas que fiz se mostraram ótimas neles e estou confiante pra temporada. 

Valeu pelo comentário e por seguir acompanhando!

 

3 horas atrás, div disse:

Pelo visto a diretoria falou que agora "ou vai ou racha", vamos ver se a pressão faz bem para o clube.
Eu ia comentar a mesma coisa que o Tsuru mencionou acima, são poucos jogadores com mais de 3 estrelas de capacidade. Claro que pode ter relação com a qualidade nos atributos de observação do preparador que avalia o elenco e as estrelas não são estáticas e podem variar no decorrer da temporada, mas é algo para ficar atento.

Fala div,

Dessa vez a diretoria cansou de ficar no "quase". Uma pena, porque os adversários são bem fortes e pro nosso orçamento seria justo manter a expectativa de apenas metade superior da tabela.

Como respondi para o Tsuru, concordo que o time não é espetacular mas a avaliação é bem enganosa.

 Valeu pelo comentário!

 

21 minutos atrás, Johann Duwe disse:

Dando uma olhada na tela do elenco, a impressão que eu tenho é que o sistema defensivo é fraco para o nível da 2.Bundes. Não sei, chegar aos playoffs parece cada vez mais distante.

#zicareversa

Fala Johann,

Apesar da avaliação baixa, acho que o sistema defensivo é bom pro nosso nível, e atende bem ao que queremos de cada jogador. Na lateral-esquerda falta um reserva de mais peso, mas fora isso estou satisfeito.

Essa zica espero que pegue, hahaha. Sei que dá para chegar, mas tenho que parar de cometer os mesmos erros.

Valeu pelo comentário! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedroJr14 disse:

Tem que acreditar. As movimentações foram interessantes, mas lhe falta uma coisa, jogadores sulamericanos, não se pode ficar sem o nosso futebol moleque.

Eu não sei se tu tem as ligas sulamericanas carregadas, mas mesmo assim eu mandaria um olheiro para a Colômbia agora mesmo, eles podem te salvar!

Fala Pedro, 

Acho que o time ficou forte, mas realmente perdemos a alma sulamericana com a saída de um argentino, um venezuelano, um paraguaio e do prodígio brasileiro da base na mesma janela. 

Vou te dizer... Talvez pela nacionalidade do treinador ser brasileiro, o que não falta é sugestão de contratação de Brasil, Argentina e Colômbia pelos olheiros, mas meu espírito mão de vaca não me deixa olhar a fundo praticamente nenhum pelo custo extra de observação. Talvez a salvação esteja aí, hahahaha. 

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Johann Duwe disse:

Sobre a tática, se importa em mostrar ela e as instruções para nós?

Vou trazer na próxima atualização, com mais detalhes do que venho trazendo geralmente para entender bem a ideia de jogo e as mudanças ao longo do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi uma fase final aos solavancos e uma vez mais o meio da tabela. Apostaste forte neste mercado e esperamos uma época melhor. Sou um adepto exigente, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Cadete213 disse:

foi uma fase final aos solavancos e uma vez mais o meio da tabela. Apostaste forte neste mercado e esperamos uma época melhor. Sou um adepto exigente, hehe.

Fala Cadete, 

A temporada foi um pouco decepcionante novamente e a nova diretoria já chegou com o pé na porta. Tivemos que gastar bem o dinheiro, e espero que dê para agradar a torcida e salvar o pescoço do treinador. 

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente muito tempo na Bundes 2 e o mais frustrante é que as campanhas se repetem muito, tanto nos acertos quanto nos erros, sempre parece faltar aquelas 2 ou 3 vitórias a mais, que escapam normalmente para times sem muitas aspirações, para que a pontuação te permita brigar com mais afinco na reta final.

Acho que está no caminho certo, lembro de falar sobre as dificuldades ofensivas e ainda acho que o seu time marca muito menos que os rivais de acesso, o que pesa mas não pode ser só isso que justifica.

E não tem outra alternativa, é manter o trabalho e esperar que a persistência seja enfim recompensada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Peepe disse:

É realmente muito tempo na Bundes 2 e o mais frustrante é que as campanhas se repetem muito, tanto nos acertos quanto nos erros, sempre parece faltar aquelas 2 ou 3 vitórias a mais, que escapam normalmente para times sem muitas aspirações, para que a pontuação te permita brigar com mais afinco na reta final.

Acho que está no caminho certo, lembro de falar sobre as dificuldades ofensivas e ainda acho que o seu time marca muito menos que os rivais de acesso, o que pesa mas não pode ser só isso que justifica.

E não tem outra alternativa, é manter o trabalho e esperar que a persistência seja enfim recompensada.

Fala Peepe, 

Pode ser porque não sou um treinador experiente no FM, mas nem acho que seja tanto tempo assim na 2.Bundesliga. Somos um time que estava quebrado, com pouca receita de bilheteria por não ter estádio próprio, e usando um com 15000 lugares que apenas 15% da receita era para o clube. Também com muitos gastos em infraestrutura nos primeiros anos, incluindo o novo estádio...

Mas você tem razão, temos sempre aquela sensação que está tão perto, um ou outro tropeço virando vitória e poderíamos brigar efetivamente para subir, nem que pelo Playoff. 

Sobre o problema ofensivo, em muitas temporadas tive problema para criar oportunidades, agora o problema parece ser mais convertê-las. Não gosto de adiantar coisas das atualizações que ainda não postei, mas ao menos por enquanto essa dor de cabeça com o ataque continua...

O jeito é trabalhar para buscar a subida, não estou preparado para dar fim ao save ainda, e espero que o @ggpofmesteja certo e o papo da diretoria seja só gogó se não conseguirmos. 

Valeu pelo comentário!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner_1860_Munchen_Aj_borda9dc02a918442

 

 

 

TEMPORADA 2026/27

 

Quando tudo parece dar errado

 

TÁTICA

Taticas75f81c9791d31715.png

 

Já há algum tempo minha ideia tática para o 1860 München tem sido baseada em um 4231 que concentra o jogo pelo meio e os laterais são responsáveis por dar amplitude e aproveitar os espaços criados nos lados. Nessa primeira metade de temporada, fiz algumas mudanças em cima dessa abordagem tática, alterando um pouco em relação à última temporada.

Começando pelos lados do campo. Durante toda a última temporada para enfatizar a ideia tática utilizei as instruções individuais para os dois pontas de "Encurtar Linhas", enquanto ambos os laterais tinham "Manter-se Aberto". Funcionava até certo ponto, mas nessa temporada tirei todas essas instruções. O ponta-esquerdo passou a ser um AI-Atacar ao invés de Apoiar, com a instrução de "Chegar Mais Longe", para enfatizar sua chegada na área, mas ainda é a posição que menos rende no time quando Duffy não está em campo. A outra mudança foi no lateral-direito: o Ala-Atacar tem seus problemas com cruzamentos em cima da defesa, mas o Ala Completo, tanto em Apoiar quanto em Atacar não deu o que eu esperava na última temporada. O Completo por ter liberdade demais para se movimentar para dentro, acaba não exercendo o papel bem aberto que quero, e ao mesmo tempo tem preocupação de menos com a defesa... Decidi por um Ala-Apoiar com todas as instruções da tarefa Atacar: "Fintar Mais", "Cruzamento da Linha" e "Cruzamento mais Frequente", seguindo uma dica que lembro ter lido faz tempo em algum dos posts táticos traduzidos aqui no fórum.

A grande mudança foi na volância, mais especificamente no primeiro volante. Há bastante tempo venho utilizando a mesma ideia aqui: do lado direito para cobrir a subida do lateral um MRB-Defender ou Trinco, e do lado esquerdo um SV-Atacar, a melhor função do FM20. Fui buscar mais sobre que dupla utilizar com o SV e me deparei com essa solução no Reddit que escolhi: um MD-Apoiar. Peço apenas para ele "Aguentar Posição", e a função funciona perfeitamente tanto cobrindo a subida do lateral, quanto servindo como uma opção de passe no ataque para reter a posse. As demais funções se mantêm no meio, com o SV-Atacar sendo pedido para "Pressionar Mais" e com o CJA-Atacar e o AT-Atacar sem instruções.

Com bola:

As instruções de equipe pedem para o time com bola trabalhar com passes mais curtos, não quero lançamentos diretos porque precisamos de tempo até os jogadores atraírem o adversário para o meio, e da mesma forma tempo para a linha de volantes subir e os laterais também. Mesmo com passes curtos, nossa ideia não é um tiki-taka, rolar a bola indefinidamente pelo espaço. Pelo contrário, quero passes assertivos e movimentos verticais, por isso o ritmo mais alto.

Novamente por uma dica que encontrei fuçando a internet, a opção de "Passar ao Espaço" é importante, se meu estilo de jogo pede criar espaços nos lados jogando pelo meio, temos que explorar esse espaço que o adversário deixa, e se quando não deixar, teremos superioridade numérica no meio e precisamos que os jogadores aproveitem isso para fazer 1-2 que é facilitado pela instrução. A instrução de jogar a partir da defesa é para começarmos o jogo sem lançar bolas longas, uma vez que não temos gente no ataque para aproveitá-las, além de atrair o adversário mais para frente.

Por último, mas não menos importante, utilizo bastante as instruções de "Ser mais Expressivo" quando o adversário recua muito suas linhas - quase o tempo todo - e quando os pontas são desarmados muito facilmente a opção de "Driblar Menos" - metade do tempo.

Transição:

A única instrução que utilizo é a de Contra-Pressão. Jogando no ataque com muitos jogadores, é importante não dar muito tempo para o adversário na bola após perda de posse para impedir que sejam armados contra-ataques e a pressão permite que a gente: consiga desarmar no ataque e contragolpear ou ganhar tempo para a defesa se reorganizar ou forçar lançamento longo e ganhar a bola de volta na defesa/meio.

 Sem bola:

Aqui entra o segredo para uma defesa que sofreu pouquíssimos gols. Após muitos testes com a linha ao longo dos anos, decidi finalmente por uma linha de defesa alta, que faz todo o sentido com a Contra-Pressão e nosso estilo de jogo. A linha de pressão mantenho normal, pois já é um pouco empurrada pela defensiva e mentalidade, e quero um time um pouco mais compactado para reduzir os espaços ao pressionar o adversário com mais de um jogador. Falando em pressão, seguimos a ideia de tempo de pressionar mais, importante pelo mesmo motivo da Contra-Pressão.

Na largura defensiva entra a maior mudança: já usei as três em muitos momentos, mas dessa vez fui com a defesa compactada, um pouco contra intuitivo, mas que deu muito certo vendo o desempenho defensivo do time. Linhas mais compactas para não permitir ao adversário atravessar nossa defesa e ser obrigado a jogar por fora e buscar mais cruzamentos.

Como a atualização vai mostrar, a tática deu certo em melhorar a quantidade de chances criadas e o domínio das partidas. Jogamos muito bem a maior parte dos jogos, mas tem uma coisa, um pequeno detalhe muito importante que não até o fim do ano não deu certo: os gols. E isso faz toda a diferença, e quem sabe pode até ter decretado a data de fim desse save precocemente.

 

Veremos...

 

 

2.BUNDESLIGA

R1163e111c544d9aa4.png

 

Rodada 1 - Mainz 05 (Cotado para 2º)

Não temos mais margem para errar. Esta temporada é vai ou racha com a nova diretoria exigindo ao menos o Playoff e é isso que vamos tentar. As contratações já chegaram, o elenco está mais forte que nunca e as mudanças táticas parecem ter tornado o time mais consistente ao menos nos amistosos. Temos tudo que precisamos, o que falta agora é ir à campo colocar nossa pré-temporada à prova e já temos uma prova de fogo na estreia.

O jogo no 1T foi bem favorável para nós, mas faltou achar chances de mais perigo com nossas trocas de passe, mesmo controlando a posse. Conforme a etapa avançou, o máximo que conseguimos foi uma bola na trave após escanteio até perdermos o ímpeto e permitirmos ao Mainz crescer na partida. No fim, nenhum dos dois times conseguiu criar boas chances e fomos ao vestiário empatados.

No 2T, o jogo passou a pender mais para o lado vermelho, e aos 14' em bate rebate na área após escanteio o Mainz abriu o placar com Adzic: 0x1. Não tardou para termos oportunidade também na bola parada aos 21', quando Bekiroglu cobrou falta perigosa do lado direito por fora da barreira e guardou a meia altura: 1x1. O jogo não rendeu muito mais apesar do alto número de finalizações, e convivemos com uma noite de pontaria muito ruim para decretar a igualdade no placar.

J_Mainz6cde1a0cc6f8a45a.png

 

Rodada 2 - Union Berlin (Cotado para 4º)

Partida traiçoeira, começamos melhor, mas em um cruzamento despretensioso Bormuth puxou o adversário e fez pênalti infantil que nos colocou atrás no placar após Beste converter a cobrança: 0x1. Nas costas da defesa após irmos ao ataque tomamos o segundo gol, em contragolpe que terminou em finalização forte de fora da área: 0x2. Aos 36' novamente contragolpe no nosso lado esquerdo, que vem sendo um ponto fraco, e o 0x3. Aos 41' conseguimos descontar em cruzamento de Weiss que Otto desviou livre: 1x3. Aos 46' ainda tivemos mais um susto em gol sofrido em bola enfiada, mas o VAR nos salvou para o pequeno alívio antes do intervalo.

O 2T foi uma tristeza para nós, e ambos os times caíram demais de rendimento. Poucas chances criadas, muitos erros de passe, e algumas faltas que quebraram o ritmo de partida não permitindo mais mudanças no placar.

J_Berlindbffa8acaadaa212.png

 

Rodada 3 - Karlsruher (Cotado para 17º)

Precisamos urgentemente nos recuperar para não cairmos demais nesse início de temporada e já poderá ser tarde demais. É preciso lembrar que precisamos de Playoff para garantir o emprego do treinador.

Jogo muito igual entre os dois times, mas quem conseguia chegar com mais perigo éramos nós. O 1T transcorreu sem gols até os 46' após sofrermos pênalti convertido por Le Roux: 1x0.

No 2T demos mole e logo aos 7' sofremos o empate após erro de passe na defesa aproveitado por Hofman em chute de longe: 1x1. Aos 20' mais um balde de água fria: Nzita expulso após entrada forte. Fomos com um a menos com muita raça e conseguimos acertar uma bola nas costas da defesa para Le Roux marcar cara a cara com o goleiro: 2x1. Fechamos a casinha e levamos um resultado heroico para casa!

J_Karlsruhe19c5bfaa14f0715d.png

 

Rodada 4 - Darmstadt (Cotado para 11º)

Com o ambiente ruim pela enxurrada de propostas e assedio sobre meus jogadores e ainda com lesão séria no reforço Otto, fomos para tentar iniciar uma sequência de vitórias nesse início de temporada.

O jogo era muito equilibrado e de poucas chances quando abrimos o placar aos 24' após Kaastrup aproveitar desatenção de um defensor para roubar a bola e dar em Leroy, que bateu firme de primeira com o goleiro vendido: 1x0. O restante da primeira etapa foi de pouca emoção, e o Darmstadt não chegou a constituir ameaça.

Para o 2T seguimos com a mesma abordagem e um jogo de ataque vs contragolpe se intensificou mesmo a vantagem estando do nosso lado. Assim levamos a partida sem dar espaços, mas criando pouco até fecharmos o placar no apagar das luzes em escanteio desviado por Leroy: 2x0.

 

Rodada 5 - Heidenheim (Cotado para 8º)

Para começar já perdemos nosso atacante Leroy por 5 semanas, e agora teremos apenas Uzun como atacante de ofício por um bom tempo. Para a partida fomos testando Le Roux no comando de ataque depois da última partida.

Jogo bem equilibrado, mas fomos mais ameaçados do que ameaçamos, errando muito no ataque e perdendo a batalha pelo meio-campo. O que chegou mais perto de estufar as redes foi um chute de Beki que pegou no travessão, mas o jogo ficou no 0x0 até o intervalo.

No 2T, melhoramos no ataque e abrimos o placar aos 11' após cruzamento da esquerda que Uzun, que entrou no intervalo, desviou: 1x0. Aos 24' sofremos após lateral mal batido e bola perdida na lateral que gerou ataque rápido do Heidenheim e finalização de Deckert: 1x1. Fomos ao ataque após o empate e quase desempatamos duas vezes, mas boas defesas do goleiro garantiram um pontinho para o adversário.

 

Rodada 6 - SpVgg Greuther Fürth (Cotado para 14º)

Abrimos o placar cedo na partida, após boa jogada individual de Fernández pela direita cortando para a entrada da área e batendo no cantinho de canhota: 1x0. Apesar de não ter criado grandes oportunidades de finalização fomos muito superiores no 1T, jogando sempre no campo de ataque e não permitindo subidas do adversário que sequer chutou na primeira etapa.

O 2T viu uma grande melhora do adversário, chegando a perder uma chance clara ainda nos primeiros minutos, mas ainda fomos superiores e controlamos as ações para levar os 3 pontos para casa.

 

R2955be487ccc9b702.png

 

Rodada 7 - Holstein Kiel (Cotado para 12º)

Mais uma lesão importante antes da partida, Bekiroglu ficará fora por pelo menos 2 meses, o que traz uma perda técnica inestimável para nós.

Bom começo de jogo para nós novamente, abrindo o placar aos 9' após Nzita lançar a bola da esquerda para Kinsombi bater forte da entrada da área: 1x0. Mais uma vez éramos muito dominantes em campo, mas não conseguimos converter o domínio em muitas chances, trocando passes demais no entorno da área e tendo nossos cruzamentos cortados por um Kiel que buscava apenas contragolpear.

Logo na saída de bola pro 2T tivemos um belo gol em troca de passes até a área anulado pelo VAR, dando indícios que a dinâmica continuaria a nosso favor. Foi mais ou menos por aí, mas só ampliamos o marcador aos 29' após Weiss entrar na área pela direita e receber com espaço para bater: 2x0. Assim seguimos, com o Kiel até crescendo um pouco na partida, mas sem conseguir vencer nossa boa defesa até o apito final.

 

Rodada 8 - Osnarbrück (Atual 18º)

Com apenas dois dias de descanso da última partida, fomos à casa do Osnarbrück enfrentar o lanterna da competição para manter a sequência de bons resultados.

Logo aos 4' tivemos um pênalti marcado para nós, mas Le Roux acabou desperdiçando. Tivemos controle e algumas outras oportunidades muito boas, mas não conseguimos transformar a superioridade em gol. Os mandantes sequer chegavam ao ataque, e dominamos a posse e finalizações do início ao fim.

No 2T, continuamos jogando melhor, mas sem conseguir criar chances claras. Aos 26', quando finalmente criamos uma boa chance que Uzun converteu o VAR deu as caras para tirar o doce da nossa boca. No fim, ficou a frustração por criarmos e dominarmos totalmente o jogo, mas não levar a vitória para casa, perdendo ainda um pênalti.

J_Osnarbruck9eaf528ecc1adfb1.png

 

Rodada 9 - Arminia Bielefeld (Atual º)

Para nos recuperar do tropeço anterior, temos uma partida complicada contra o Arminia que costuma nos dar muito trabalho.

Início de jogo bem mais equilibrado do que os últimos, mas ainda assim tivemos alguma superioridade sobre os visitantes no 1T.

No 2T o jogo ganhou mais velocidade e ainda éramos um pouco superiores, chegamos a ter duas chances cara a cara com o goleiro nos últimos 10 minutos, mas Le Roux não conseguiu vencer a parede e Duffy, já aos 45', acertou o travessão. Quando já esperava o apito final com o time todo para frente, aproveitamos uma saída ao ataque que terminou com boa chance chutada para fora do Arminia para armar um belo contragolpe pela direita: Pollersbeck bateu tiro de meta rápido para Dehm que tinha o corredor livre na direita e já no campo de ataque tocou em Otto entrando na área. O centroavante bateu em cima do goleiro a primeira, mas aproveitou o próprio rebote para marcar o gol da vitória merecida e muito sofrida do Sechzig - 1x0.

 

Rodada 10 - Hoffenheim (Atual 2º)

Luta pelas primeiras posições fora de casa, enfrentamos o rebaixado Hoffenheim que vem fazendo ótima campanha. Os desfalques são muitos, mas ainda temos um bom time para enfrentá-los e nossa abordagem vai ganhando forma com menos instruções de equipe, e gerando um futebol bonito e de muitas chances criadas apesar de estarmos com um caso sério de falta de frieza e pontaria em frente à baliza: somos o time com mais oportunidades criadas com 30 até então, mas apenas 11 gols marcados - marca que nos deixa apenas como o 9º melhor ataque da competição. Fiquei na dúvida de como abordar a partida, se seguindo com nossa tática comum bem ofensiva ou se iria reviver o 4231 recuado das duas primeiras temporadas para confiar na defesa e contragolpe - apostei na primeira.

Como esperado, fomos pressionados no nosso campo e mesmo buscando atacar acabamos ficando à mercê das poucas chances de saída rápida permitidas pelos mandantes, que nos bombardeavam de dentro da área para o brilho do goleiro Pollersbeck. O 1T acabou terminando no 0x0 mas havia a certeza de que era questão de tempo até o Hoffenheim achar o caminho das redes.

Adotando uma mentalidade cautelosa no 2T, melhoramos bastante no jogo por conseguir achar as aberturas que o ataque do mandante deixava. Foram muitas chances do lado de lá, e apenas duas reais para nós, mas nem um nem outro conseguiram aproveitar e comemorei bastante o resultado pela forma como o jogo se desenhou. Poderíamos ter saído zerados e conseguimos um ponto importante na disputa pela parte de cima da tabela.

J_Hoffenheim30ecbe0c114e2a7c.png

 

Rodada 11 - Dynamo Dresden (Atual 16º)

Mais uma vez começamos bem dominantes na partida, criando ótimas chances que o goleiro conseguiu defender, mas logo aos 18' conseguimos abrir o placar em falta perigosa cobrada muito bem por Le Roux que o goleiro não teve chance de chegar: 1x0. Aos 31', após martelar bastante ampliamos em jogada dentro da área que sobrou para Kinsombi fora da área e o volante soltou a bomba de primeira no canto direito: 2x0. Aos 36' ainda estávamos no ataque e sofremos uma bola nas costas da zaga que Ndlovu tocou na saída do goleiro (primeiro gol sofrido desde sua chegada): 2x1.

No 2T continuamos no ataque apesar da vantagem perigosa, e perdemos ótimas chances com Otto, que acabou saindo ainda cedo na segunda etapa. Mesmo seguindo em cima, acabamos não conseguindo ampliar o marcador, mas o Dynamo também desperdiçou sua chance e a vitória veio para manter a boa forma dos Leões.

 

Rodada 12 - Ingolstadt (Atual 5º)

Confronto direto entre o 4º e 5º colocados, hora de ver se conseguimos mesmo elevar o nível nessa temporada nessa partida fora de casa. O histórico do confronto não é favorável, são apenas 1V com 8E e 5D, então uma vitória nessa partida pode ser a diferença que precisamos para essa temporada mudar de cara.

Apesar de um mal início de jogo, após inventar de mudar a função do ponta esquerdo para PLA antes da partida e dar errado, voltamos à estratégia padrão e melhoramos bastante, igualando a partida que ficou bem aberta no 1T com uma chance clara para cada lado, apesar de dominarmos 60% da posse de bola.

Num 2T novamente equilibrado e aberto, criamos algumas vezes mas acabamos cedendo o 0x1 em boa jogada pela esquerda que terminou com cruzamento para Osabutey testar sem chance para Pollersbeck. Até tentamos, mas não tivemos força para nos recuperar e chegar ao empate, aumentando nossa freguesia para o Ingolstadt por mais um tempo.

 

R38fa47110578357b2.png

 

Rodada 13 - Paderborn (Atual 12º)

Outro 1T de muito domínio e chances criadas, foram 3 chances claras um placar de 15x1 nas finalizações. Poderíamos tranquilamente estar já a frente no placar, mas não foi possível e essa dificuldade em converter chances está começando a ficar frustrante, pois pode custar meu emprego ao fim da temporada.

Logo aos 2' do 2T nossa frustração virou euforia após Deminguet cobrar escanteio na pequena área e Fernández conseguir desviar para marcar: 1x0. Aos 26', ainda controlávamos totalmente o jogo até Lavinas receber a bola na ponta esquerda e, em jogada inacreditável, levar para a linha de fundo driblando 4 marcadores até a pequena área onde só rolou a bola para Mesquita sem goleiro tocar para as redes: 1x1. Fomos para cima, mas o nervosismo não nos deixou mais acertar os passes no campo de ataque e o massacre que se desenhava desde o apito inicial se encerrou em um melancólico empate com 28x4 nas finalizações.

J_Paderborn27edff391ec447c4.png

 

Rodada 14 - Wiesbaden (Atual 11º)

Dois resultados adversos seguidos é mais do que podemos nos dar ao luxo, então precisamos muito do resultado fora de casa diante do Wiesbaden.

A partida começou mais lenta que o comum, mas aos 12' em lance de muita sorte (ou azar para os mandantes) abrimos o marcador após cruzamento longo de Le Roux da direita ser desviado para dentro pelo goleiro adversário: 1x0. Não tivemos o domínio de costume no 1T, mas fomos a melhor equipe e merecíamos a vitória parcial.

No 2T, o Wiesbaden parecia querer arriscar mais, mas aos 9' fomos nós que ampliamos, depois de ganhar a segunda bola no ataque, Weiss tocou e recebeu na frente pela direita para cruzar na entrada da área, onde Otto desviou para frente e Kaastrup apareceu para completar: 2x0. Aos 21' novo ataque pela direita, e dessa vez Fernández foi quem cruzou para a área para a chegada de Kaastrup de cabeça para fazer o 3x0. Aos 32' bobeamos na defesa e permitimos a chegada de Djuricic livre no segundo pau para desviar cruzamento da direita: 3x1. E assim terminou a partida, a primeira em que desencantamos e marcamos mais de 2 gols num mesmo jogo na 2.Bundesliga nessa temporada.

 

Rodada 15 - VfL Bochum (Atual 12º)

Fomos para o jogo sem nossos dois laterais titulares com lesões, mas o resultado da última partida ainda animava. Mais uma vez, a ânsia de fazer mudanças táticas venceu e mudei dessa vez a função do MOC para Engnche, para ver se criava mais espaço para os atacantes na frente.

O 1T foi bem complicado para nós, e apesar de criarmos uma ou outra chance o jogo era muito equilibrado e até mais favorável aos mandantes. Logo a entrada do Enganche se mostrou um erro, pois além de quase não receber a bola, quando recebia era longe de qualquer local onde pudesse fazer mais que tocar para trás. Com a mudança desse para um Trequartista o jogo passou a fluir mais, mas não houve tempo para muitas emoções.

O 2T foi tão movimentado quanto o primeiro, mas ambos os times erravam muito no último terço e os contragolpes também não encaixavam. Já aos 44' veio como um soco no estômago o gol da partida: escanteio passou por todo mundo até o lado esquerdo, o cruzamento foi desviado para trás pelo adversário livre e, ainda mais livre, Bennasser pegou de primeira uma bola da entrada da área na veia para marcar o gol do jogo - 0x1. Uma coisa é certa: chega de mudar quando já deu certo!

 

Rodada 16 - Nürnberg (Atual 11º)

Com 17 dias de descanso, a partida contra o Nürnberg veio para voltarmos à boa forma antes do fim do 1º turno e precisávamos muito conseguir essa vitória. Infelizmente, teríamos de fazer isso sem ambos os jogadores da ponta-direita, lesionados durante o período entre as partidas, mas ao menos tivemos a volta do lateral-esquerdo Nzita.

Com 1' tivemos pênalti assinalado após puxão na área na cobrança de escanteio, mas Le Roux bateu na trave. Outra vez o roteiro se repetiu: domínio total, muitas finalizações e chances, mas nada de gol sair e vem aquela descrença nesse time.

Dá para imaginar como foi o roteiro do 2T, não? Mais um tempo de muitas chances, domínio completo e sabe-se lá como nossos jogadores não conseguiram colocar uma bola entre as traves. O goleiro vira Neuer, as mais absurdas bolas são chutadas para fora, enfim... tudo parece conspirar contra nós, levando a crer que o fim dessa jornada está próximo. Para se ter uma ideia, foram (contando o pênalti perdido) 31 finalizações e incríveis 4 delas na trave. Não tem mais o que o treinador fazer, é entregar os coletes e torcer para alguém aprender a chutar.

J_Nurnberg50efc8167abaa00a.png

 

Rodada 17 - Duisburg (Atual 17º)

Com mais 16 dias de descanso para a última partida do primeiro turno, só penso em acabar com essa seca de gols e encontrar alguém para consertar esse problema na janela de inverno. Já estamos a 7 pontos de diferença para o 3º colocado e 9 para o 1º, não tem espaço para perder pontos, mas o problema ofensivo permanece. Ao menos, teremos praticamente todo o elenco à disposição para a partida.

O roteiro do 1T foi bem diferente das últimas partidas: muitos erros e cedendo à pressão adversária, não conseguimos criar muito e a etapa foi de muita igualdade, mas apenas uma chance em todos os 45 minutos levou real perigo - um lançamento para Le Roux nas costas da defesa que o goleiro abafou bem.

O 2T foi de pouca movimentação e guardou a emoção para o final: aos 43' avançamos demais e Hoffmann recebeu lançamento nas costas dos zagueiros para tocar na saída de Pollersbeck: 0x1. Aos 49', conseguimos sair pelo lado direito com Kaastrup que desarmou no meio-campo e lançou Otto em velocidade para bater cruzado de primeira: 1x1.

 

Rodada 18 - Mainz 05 (Atual 3º)

Preciso dizer alguma coisa? Se não vencer esse jogo e baixar a distância para a zona de Playoff acho que já era qualquer chance de atingir a meta da diretoria nessa temporada.

Se eu reclamava da dominância sem gols até agora, o 1T da partida contra o Mainz foi de total pressão do adversário, que abriu o placar em cobrança de escanteio aos 8': 0x1. Aos 32', quando as finalizações já eram 9x0 para o mandante o placar aumentou em novo escanteio: 0x2. Aos 39', nossa primeira finalização veio em grande estilo, jogada mais lenta no lado e de repente Tchimbembé descolou um ótimo passe para Otto invadindo o espaço bater de primeira e marcar: 1x2.

Voltei ao 2T com uma ingênua esperança, mas aos 17' sofremos o terceiro em jogada trabalhada para finalização de fora: 1x3. A partir daí até passamos a jogar, mas já estava tudo perdido.

 

Só um verdadeiro milagre nos leva ao Playoff depois de um 1º turno como esse.

 

Classificação

2.Bundesliga

Classificacao888bac050fda745a.png

 

DFB POKAL

 

1ª Eliminatória - Koblenz (F)

Enfrentando o modesto Koblenz, nossa obrigação é vencer a partida de goleada mesmo indo com um time praticamente reserva.

1T como esperado: jogo de um time só, 70% da posse para o nosso lado e 12x0 nas finalizações, mas gol que é bom só conseguimos um aos 28 em jogada tabelada pelo meio que terminou com finalização precisa de fora de Kaastrup: 1x0.

No 2T o jogo continuou no mesmo ritmo, e aproveitei para fazer algumas alterações táticas e ver como funcionam em campo. Aos 14' pênalti por falta na entrada da área e ampliamos com Le Roux: 2x0. Aos 21' nova penalidade convertida por Le Roux para dilatar para 3x0. Aos 37' virou goleada após bom cruzamento de Schulz para Bredahl testar na pequena área: 4x0.

Favoritismo confirmado, atuação segura e classificação para a 2ª Eliminatória garantida.

Pokal1a2c90084dc09d1fb6.png

Pokal1bfb6d671116af44db.png

 

2ª Eliminatória - Nürnberg (F)

Uma partida bem difícil para nós na 2ª Eliminatória, mas fui confiante em novamente conseguir passar de fase na copa, algo que só conseguimos uma vez em jogo de muita emoção nos pênaltis. Apesar de não contar com Bekiroglu para o jogo, vínhamos jogando bem, mas pecando na finalização, algo que poderia custar caro em jogos eliminatórios então fui para a partida com mais ênfase em achar a melhor oportunidade possível de marcar com a instrução de "Levar a Bola até a Área".

1:45 - foi esse o tempo necessário para abrir o placar na partida em belo chute da entrada da área de Eisenhuth. O prognóstico era o melhor possível, e o jogo era nosso: 70% de posse da bola, poucas chances do Nürnberg sequer ir ao campo de ataque, mas aos 26' sofremos o empate após confusão na área depois de escanteio que Schonlau aproveitou: 1x1. Sem motivo para pânico, apesar de não finalizar muito o domínio do jogo era nosso... era o que pensava quando aos 36' o Nürnberg saiu ao ataque pela direita e Bormuth desviou contra a própria meta cruzamento rasteiro que não chegaria a ninguém: 1x2. Mais uma vez fomos a melhor equipe, mas em lances fortuitos ficamos em desvantagem. Será que um dia isso muda?

O 2T não começou melhor, logo aos 3' demos espaço para o ataque pela direita que terminou em finalização bloqueada e ninguém conseguiu dar o bico pra frente que salvaria a bola no travessão e o rebote pro gol de Lucca: 1x3. Em um lá e cá tremendo, conseguimos descontar aos 44' com Kaastrup recebendo dentro da área puxando pro meio e batendo forte: 2x3. O ponta ainda teria outra boa chance antes do fim da partida, mas não aproveitou e fomos mais uma vez eliminados na 2ª Eliminatória da DFB-Pokal.

Pokal2a5d449a08d2771c21.png

Pokal2bd3d94c9f2d7148bc.png

 

VISÃO DO CLUBE

Visao7b80622c625ab76a.png

 

ESTATÍSTICAS

 

Estatísticas Defensivas:

15º em Total de Desarmes e 5º em % (21 por partida / 88%) | 13º em Faltas Cometidas (8,5 por partida) | 15º em Cartões Amarelos e 6º em Vermelhos (19 Amarelos / 1 Vermelho) | 4º em Jogos sem Sofrer Gols (7 partidas) | 4º com Menos Gols Sofridos (15 gols)

 

Estatísticas Ofensivas:

6º em Posse de Bola (53%) | 7º em Passes Completados e 5º em % (399 por partida / 83%) | 7º em Oportunidades Criadas (2,6 por partida) | 7º em Faltas Sofridas (11,5 por partida) | 4º em Chutes à Gol (7,9 por partida) | 14º em Gols Marcados (19 gols)

 

Estatísticas dos Jogadores:

Bormuth 1º em Interceptações (71) | Fernández 6º em Oportunidades Criadas (10)

 

NOTÍCIAS DO CLUBE

Estamos na corda bamba. Apesar de todo o esforço tático empregado ao longo das temporadas para amadurecer o 4231 parece que nosso repertório não é suficiente para subir de divisão. Há, claro, o fator sorte em muitas das partidas, com empates onde perdemos pênaltis, gols fortuitos e tudo mais, além de um pelotão de cima do campeonato um pouco fora da curva em pontuação, mas após 18 partidas com apenas 19 gols marcados, não dá para atribuir tudo ao acaso, à coincidência ou ao azar...

Assumo a culpa por não conseguir encontrar uma solução que transforme nossas chances em gols, esse é o papel do treinador, apesar dos jogadores terem que aproveitar em campo o que é facilitado pelo ‘pofexô’. Mais uma vez, o que se via dentro de campo não correspondeu aos resultados conseguidos, acredito que merecíamos muito melhor sorte até agora, mas não há tempo para continuar apostando na mesma coisa esperando resultados diferentes quando a corda no pescoço começa a apertar.

Já estou testando novas possibilidades para o restante da temporada e serão muitos amistosos para testar à exaustão a parte tática e avaliar muito bem o que vem acontecendo de errado com nosso ataque principalmente. Espero trazer boas notícias na próxima atualização do save, mas já estou me resignando e preparando para uma possível demissão e fim da jornada em Munique...

 

 

Estatísticas do Elenco | Dinâmica | Confiança da Diretoria | Fornada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | Quando tudo parece dar errado | Att: 29/08

Como você disse na resposta ao Peepe, para um treinador com pouca experiência no FM o tempo que o Munique 1860 está na 2.Bundesliga não é muito. Para alguém com mais experiência já teria passado da hora de subir para a Bundesliga e para piorar a nova diretoria do clube também espera mais do treinador. 

Os amistosos mais uma vez iludiram a torcida e 1º turno parece deixar claro que o Union Berlin, o Mainz e o Hoffenheim disputarão as três vagas disponíveis, mas ainda há o returno e é preciso acreditar e continuar trabalhando para, pelo menos, colocar o 1860 nos primeiros 5 lugares. O time tem a 4ª melhor defesa, mas ela está sendo penalizada pelo 14º pior ataque da divisão. O time continua com os problemas nas partidas fora de casa, tendo conquistado apenas 10 pontos em 30 disputados, enquanto, nas partidas em casa, conquistou 18 de 24 pontos disputados. O problema é que parece que o Munique 1860 está em um viés de baixa com quatro partidas sem vencer e precisa interromper isso.

Fora a pressão da diretoria, sua situação é complicada por conta do desempenho da equipe. O Munique 1860 não é ruim. É um bom time, acima da média, mas não tão bom para subir para a Bundesliga. E aí que mora o perigo. É preciso mexer para melhorar a equipe, mas as mexidas não podem piorá-la sob pena de perder tudo o que construiu até o momento. É um encruzilhada complicada, como eu disse, mas interessante..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, estás mesmo na corda bamba. Os resultados não são assim tão maus mas arrisco-me a dizer que esperávamos melhor. Próximos meses serão interessantes e decisivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nove pontos de diferença para o primeiro dos playoffs não é tanto assim, mas considerando que o time está numa fase menos boa a coisa fica mais complicada. É o momento de encontrar soluções na dificuldade e tentar estabilizar o desempenho para voltar a sonhar com o playoff.

Eu podia te dizer também que tudo tem um tempo certo e que não adianta subir correndo pra depois cair de volta sem chance de permanecer. O problema é que a diretoria não pensa dessa maneira, aí é complicado mesmo. 

Sobre a tática, se me permite dizer não gostei. Acho essa formação complicada de trabalhar, as funções e tarefas não me agradaram e as instruções também não. Não que eu ache que tática é tudo, mas um bom encaixe sempre ajuda. Se você quiser eu posso detalhar um pouco mais porque penso dessa forma.  😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo sua explicação sobre a tática, me veio uma dúvida: Pq o SV é a melhor função do FM20, na sua opinião? Pergunto isso porque nunca utilizei, já que não costumo jogar com MD (só MC) nos meus esquemas.

Começo complicado na Liga, como tu comentou, o time está fazendo pouquíssimos gols (praticamente 1 por jogo). Não sei se tu faz isso, mas algo que ajuda quando o time cria e não marca é colocar treinamentos de concretização de oportunidades e bolas paradas ofensivas durante a semana. Falando em bolas paradas, dê uma olhada em como o seu time está em relação aos outros em gols de bola parada, se não estiver muito bem, talvez seja bom dar uma ajustada nelas (inclusive porque às vezes elas acabam se desconfigurando por alguma mexida na tática), bolas paradas dão pontos preciosos.

Na Copa, parece que o time tem uma maldição com a 2ª eliminatória, só pode.

No mais, boa sorte, espero que consiga melhorar o desempenho e mudar a cabeça da direção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time faz uma campanha modesta, mas não é um absurdo sonhar com o acesso, se vai acontecer ou não, aí é outra coisa.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/08/2021 em 17:23, ggpofm disse:

Como você disse na resposta ao Peepe, para um treinador com pouca experiência no FM o tempo que o Munique 1860 está na 2.Bundesliga não é muito. Para alguém com mais experiência já teria passado da hora de subir para a Bundesliga e para piorar a nova diretoria do clube também espera mais do treinador. 

Os amistosos mais uma vez iludiram a torcida e 1º turno parece deixar claro que o Union Berlin, o Mainz e o Hoffenheim disputarão as três vagas disponíveis, mas ainda há o returno e é preciso acreditar e continuar trabalhando para, pelo menos, colocar o 1860 nos primeiros 5 lugares. O time tem a 4ª melhor defesa, mas ela está sendo penalizada pelo 14º pior ataque da divisão. O time continua com os problemas nas partidas fora de casa, tendo conquistado apenas 10 pontos em 30 disputados, enquanto, nas partidas em casa, conquistou 18 de 24 pontos disputados. O problema é que parece que o Munique 1860 está em um viés de baixa com quatro partidas sem vencer e precisa interromper isso.

Fora a pressão da diretoria, sua situação é complicada por conta do desempenho da equipe. O Munique 1860 não é ruim. É um bom time, acima da média, mas não tão bom para subir para a Bundesliga. E aí que mora o perigo. É preciso mexer para melhorar a equipe, mas as mexidas não podem piorá-la sob pena de perder tudo o que construiu até o momento. É um encruzilhada complicada, como eu disse, mas interessante..

Fala gg,

Para um primeiro save não está assim tão mal, e acho uma pena fazer essa temporada tão ruim logo quando estamos sob mais pressão interna.

Os três citados por você realmente despontam como muito favoritos, o Berlin inclusive tem uma verdadeira seleção pros níveis de 2.Bundes e está com um ataque implacável. O que posso almejar agora é exatamente isso, subir na tabela e fazer um segundo turno quase impecável para não ficar tantos pontos atrás do objetivo do Playoff, além de torcer para isso ser suficiente para a diretoria.

Nosso grande problema para resolver hoje é a parte ofensiva. Já tivemos fases de menos gols, menos chances criadas, mas nada como o que foi visto até agora. O 5º pior ataque do campeonato, e o pior é que as chances aparecem mas teimamos em errar desvios na pequena área, chutes cara a cara com o arqueiro,  até pênalti temos errado em sequência.

Nossa sequência final foi ruim mas ainda temos tempo e um bom mês de intertemporada para voltarmos aos eixos e consertar os problemas do ataque sem perder muito da boa defesa que temos.

Estamos numa encruzilhada que vai definir nosso futuro, mas acredito que podemos dar a volta por cima e ao menos sair com a cabeça erguida, seja qual for a decisão da diretoria ao fim da temporada.

Valeu por comentar e acompanhar até aqui! 

 

Em 30/08/2021 em 06:00, Cadete213 disse:

bem, estás mesmo na corda bamba. Os resultados não são assim tão maus mas arrisco-me a dizer que esperávamos melhor. Próximos meses serão interessantes e decisivos.

Fala Cadete,

Estamos por um fio, e com certeza era de se esperar mais, talvez o pior início de temporada após a subida depois da inaugural na 2.Bundesliga.

Temos que encontrar uma solução, e temos que encontrar rápido.

Valeu por acompanhar e comentar! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2021 em 06:01, Tsuru disse:

Nove pontos de diferença para o primeiro dos playoffs não é tanto assim, mas considerando que o time está numa fase menos boa a coisa fica mais complicada. É o momento de encontrar soluções na dificuldade e tentar estabilizar o desempenho para voltar a sonhar com o playoff.

Eu podia te dizer também que tudo tem um tempo certo e que não adianta subir correndo pra depois cair de volta sem chance de permanecer. O problema é que a diretoria não pensa dessa maneira, aí é complicado mesmo. 

Sobre a tática, se me permite dizer não gostei. Acho essa formação complicada de trabalhar, as funções e tarefas não me agradaram e as instruções também não. Não que eu ache que tática é tudo, mas um bom encaixe sempre ajuda. Se você quiser eu posso detalhar um pouco mais porque penso dessa forma.  😉

Fala Tsuru, 

A distância pode não parecer muita, mas os três times de cima vem em uma temporada acima do comum, enquanto nós temos que nos reencontrar para fazer as pazes com as redes. Acho bem difícil o Playoff, mas nada é impossível.

A mudança de diretoria acelerou demais os planos, e causou um problema que na minha opinião foi desnecessário... Estamos evoluindo ano a ano financeiramente, e em breve poderíamos lutar para subir com mais chances de manutenção.

Com certeza quero saber o que acha da parte tática, estou trabalhando bastante em uma solução e a visão de alguém que sabe muito disso no FM só tem a agregar. Fica a vontade para criticar ou dar dicas, estou sempre querendo aprender um pouco mais.

Valeu por comentar, maestro!

 

Em 30/08/2021 em 15:26, div disse:

Lendo sua explicação sobre a tática, me veio uma dúvida: Pq o SV é a melhor função do FM20, na sua opinião? Pergunto isso porque nunca utilizei, já que não costumo jogar com MD (só MC) nos meus esquemas.

Começo complicado na Liga, como tu comentou, o time está fazendo pouquíssimos gols (praticamente 1 por jogo). Não sei se tu faz isso, mas algo que ajuda quando o time cria e não marca é colocar treinamentos de concretização de oportunidades e bolas paradas ofensivas durante a semana. Falando em bolas paradas, dê uma olhada em como o seu time está em relação aos outros em gols de bola parada, se não estiver muito bem, talvez seja bom dar uma ajustada nelas (inclusive porque às vezes elas acabam se desconfigurando por alguma mexida na tática), bolas paradas dão pontos preciosos.

Na Copa, parece que o time tem uma maldição com a 2ª eliminatória, só pode.

No mais, boa sorte, espero que consiga melhorar o desempenho e mudar a cabeça da direção.

Fala div, 

Sobre o SV, não é nada de outro mundo: a função funciona com diversos tipos de jogador e cumpre bem demais a função defensiva e ofensiva. Já usei alguém praticamente B2B, hoje uso dois tipos de Armadores na função e cada um trás uma dinâmica interessante para o time. A ligação defesa-ataque que o SV-Atacar trás mudou totalmente o rumo da tática e foi mais um comentário exaltado/emocionado que uma avaliação criteriosa... Fica a dica para testar em algum save!

Tentei essa solução de treinar bola parada e concretização, mas nada parece resolver a síndrome de pé-torto do time inteiro, daria uma temporada inteira de Inacreditável FC na TV.

Sobre as bolas paradas, é a única parte que não mexo nem um pouco. Mesmo quando sofremos uma quantidade absurda ou fazemos mais que o normal, deixo quieto para não explorar a ME nem ferrar ainda mais meu time.

A maldição da 2ª Eliminatória continua, mas nada como um dia após o outro...

Estamos torcendo juntos, hahahaha.

Valeu pelo comentário!

 

Em 30/08/2021 em 16:21, PedroJr14 disse:

O time faz uma campanha modesta, mas não é um absurdo sonhar com o acesso, se vai acontecer ou não, aí é outra coisa.

Boa sorte!

Fala Pedro,

Eu acho que é algo muito distante já neste ponto pensar em acesso. Temos muitos problemas para resolver e muitos tropeços dos adversários para torcer.

Vamos ver o que acontece.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Marcolation disse:

Fala Tsuru, 

A distância pode não parecer muita, mas os três times de cima vem em uma temporada acima do comum, enquanto nós temos que nos reencontrar para fazer as pazes com as redes. Acho bem difícil o Playoff, mas nada é impossível.

A mudança de diretoria acelerou demais os planos, e causou um problema que na minha opinião foi desnecessário... Estamos evoluindo ano a ano financeiramente, e em breve poderíamos lutar para subir com mais chances de manutenção.

Com certeza quero saber o que acha da parte tática, estou trabalhando bastante em uma solução e a visão de alguém que sabe muito disso no FM só tem a agregar. Fica a vontade para criticar ou dar dicas, estou sempre querendo aprender um pouco mais.

Valeu por comentar, maestro!

Oi Marco. Então vamos lá, vou explicar um pouco como tenho pensado a parte tática no FM e talvez isso possa te ajudar.

Para mim o mais importante é sempre a distribuição das funções e tarefas dentro da formação. Eu entendo que, se você tiver uma boa distribuição mas as instruções forem por exemplo conflitantes, seu time tende a ir melhor do que, por exemplo, se a distribuição em si for ruim. E da mesma forma, se você não usar nenhuma instrução mas a distribuição for boa, seu time provavelmente vai bem. 

E uma boa distribuição tem alguns elementos importantes: equilíbrio dos flancos, cobertura defensiva e ofensiva, ocupação de espaços, movimentação com e sem a bola e bom número de jogadores atacando a grande área. Pode parecer complicado mas não é, vou explicar analisando a formação que você vem utilizando:
 

Taticas75f81c9791d31715.png


Na linha defensiva e na linha de volantes em geral me parece em geral tudo bem (embora eu até prefira a combinação Ala Atacar-Trinco na direita, mas é questão de gosto). O problema é na linha de frente, e para mim as dificuldades para fazer gols vêm exatamente daí.

Do lado direito tudo certo: você tem um volante mais contido, que fica mais recuado, de forma que quando o AI-Ap se movimenta para dentro, ocupa um espaço vazio na intermediária adversária e abre o corredor para a passagem do ala. Mas observe que na esquerda você tem ali um "engarrafamento": quando o Segundo Volante sobe, ao mesmo tempo o AI-At vai por dentro na mesma direção do SV e o CJA At ataca o centro, ou seja, ao mesmo tempo você tem três jogadores ocupando em teoria o mesmo espaço. E se parar para pensar, você tem dois AIs, um CJA, um Segundo Volante e um Trabalhador, todos buscando o centro do campo ao mesmo tempo. Fica congestionado, previsível e fácil de defender: o adversário sabe que, se fechar o centro, seu time vai ter dificuldades para atacar. 

O que eu sugiro testar? Tira esse Atacante Interior da esquerda e põe um Extremo Apoiar. Assim você vai ter um ponta que "abre" para o flanco, busca o corredor e o drible e, quando faz isso, a movimentação lateral dele abre espaço para o SV por dentro. Cria ainda um dilema para a zaga adversária: se ela for atrás do Extremo, o SV fica livre para pisar na área; se for atrás do SV, o Extremo fica com espaço para cruzar a bola em uma situação de perigo.

Se você não tiver um ponta canhoto velocista, o plano B é usar um Extremo Invertido em Apoiar na esquerda, mas com as instruções de "Manter-se aberto". Não é o ideal, mas ao menos ele vai procurar mais o flanco e ajudar a abrir mais os espaços.

Seja como for, optando pelo velocista aberto na esquerda, troca o lateral daquele lado por um DL Apoiar. Ele é essencialmente um Ala Apoiar mais contido, vai fazer a sobreposição mas de maneira mais cautelosa, e como você já vai ter o extremo aberto buscando o flanco, o lateral pode ficar mais alerta para cobrir as subidas do SV.

Eu também sugiro testar a troca desse CJA AT por um MO Apoiar. A ideia é simples: você vai ter um meia ofensivo que recua para perto do meio campo para armar o jogo e, quando faz isso, cria outro problema para a defesa adversária. Se eles forem atrás dele, abrem um buraco que permite a movimentação do AI, do Extremo, do SV e do Trabalhador. Se não fizerem nada, seu MO tem toda a liberdade para armar o jogo mas de uma posição muito mais difícil de marcar do que a meia lua da grande área.

Fora que isso cria uma movimentação ofensiva muito interessante: ao recuar, o MO tem como opção de passe o extremo aberto e o SV em velocidade na esquerda, e na direita, tem o atacante interior encostando nele e o ala passando em velocidade pelo flanco, além da movimentação do AT mais adiante. Se um lado estiver fechado, ele tem o outro. E se as instruções do CJA AT forem importantes para você, pode testar colocá-las no MO Apoiar (todas ou algumas) e ver como ele se comporta.

Sobre as instruções de equipe eu estou numa fase um pouco "cética", acho sinceramente que estilo de jogo depende muito dos jogadores que você tem e que, se o estilo não encaixar com a capacidade deles a coisa simplesmente não vai funcionar. O FM já teve uma fase em que o técnico conseguia se impor e forçar uma equipe a jogar do jeito que ele queria, o que eu observo hoje é que se isso não começar na gestão de elenco (ou seja, contratando jogadores capazes de fazer o que o treinador quer), a tendência é a equipe ficar irregular porque não consegue sempre executar bem o que foi pedido. 

Por outro lado sua defesa sofreu poucos gols e você parece satisfeito com a Contra-Pressão, então eu sinceramente mexeria apenas nas instruções com a posse de bola, ao menos nesse primeiro momento.

Das cinco que você utiliza, eu vejo quatro como muito complicadas: Jogar a Partir da Defesa, Ritmo Mais Alto, Ser Mais Expressivo e Passar para o Espaço. 

Em 29/08/2021 em 17:16, Marcolation disse:

Novamente por uma dica que encontrei fuçando a internet, a opção de "Passar ao Espaço" é importante, se meu estilo de jogo pede criar espaços nos lados jogando pelo meio, temos que explorar esse espaço que o adversário deixa, e se quando não deixar, teremos superioridade numérica no meio e precisamos que os jogadores aproveitem isso para fazer 1-2 que é facilitado pela instrução.

Não é exatamente isso que eu entendo que "Passar para o Espaço" faz. Grosso modo, ela é o contrário da antiga instrução "Manter a Posse de Bola", ou seja, em vez de tocar a bola mais no pé e fazer um jogo mais controlado, seus jogadores vão passar a simplesmente tocar menos no pé e lança-la no espaço, no "ponto futuro". O problema é que todos os jogadores da sua equipe fazem isso o tempo todo, o que soa ridículo: basicamente até seus zagueiros começam a lançar a bola mais a frente dos laterais, por exemplo, o que não faz muito sentido.

Fora que soa meio contraditório você usar, ao mesmo tempo, "Passar para o Espaço", "Passes mais Curtos" e "Jogar a Partir da Defesa". Essencialmente você está pedindo, ao mesmo tempo, para que os seus jogadores façam um jogo de mais controle e mais toque de bola, saindo da defesa com passes curtos,  e ao mesmo tempo façam menos isso, jogando mais a bola no espaço, e com "Ser mais Expressivo" dá liberdade a eles para desobederecem tudo o que você pediu antes...eu como jogador ficaria confuso.

Cuidado, muito cuidado com Jogar a Partir da Defesa. Essa instrução não é apenas sobre sair jogando com passes curtos, ela pede a todo o seu time para recuar mais e ficar mais compacto para facilitar a saída de bola. Mas o que eu observo é que os zagueiros e laterais recuam muito e ficam longe do meio campo, o que permite ao adversário apertar a sua saída de bola e fazer uma festa com pressão mais alta. Já sofri vários gols assim com o jogador imbecil de defesa perdendo a bola para o adversário e não foi nada legal. Se você não quer chutão na saída, pode tentar reduzir a mentalidade ou simplesmente pedir aos zagueiros e volantes, em instrução individual, para fazer passes mais curtos.

Cuidado, muito cuidado com a combinação Passes Mais Curtos + Ritmo Mais Alto. Eu já tive um monte de problemas com isso: em teoria é ótimo, jogar com passes curtos e rápidos. O problema é que o FM tem uma dificuldade enorme para entender isso, às vezes parece uma linguagem binária: ou você joga em velocidade e com passes diretos, ou joga mais devagar e com passes curtos. Observa que todos os estilos de posse e controle de bola que o jogo sugere usam "Ritmo Mais Baixo" e acho que isso não é por acaso. Toda vez que eu subia o ritmo com passes curtos ou meu time perdia a bola de forma besta, ou ficava afobado e errava tudo no último lance.

Se eu fosse você, escolhia um caminho mais definido dentro da realidade do jogo: ou você joga com passes mais curtos sem tanta intensidade, ou põe intensidade e fica com menos controle da bola. 

Considerando que estamos na metade da temporada, eu não mexeria excessivamente agora, apenas deixaria o "Passes Mais Curtos" nas instruções com a bola, tirava as demais e ia observando, nos jogos, se tem mais alguma coisa que seja realmente necessária. Não é nem questão de eu achar necessariamente bom ou ruim, é que muitas mudanças nesse sentido a essa altura do campeonato (literalmente) exigiriam mais testes e observação e poderiam colocar em risco o que foi feito até aqui. Então acho que é preciso ajustar sim, mas no limite do essencial. E por fim, eu deixaria o "Ser Mais Expressivo" para situações mais extremas, tipo um fim de jogo contra uma defesa muito fechada ou a busca desesperada por um gol de empate, por exemplo. 

Outra coisa que eu ia te perguntar: você organiza as rotinas de bola parada? Não lembro mesmo se já comentou isso aqui, mas enfim, é um ponto muito importante em equipes menores, mesmo que você use as rotinas de outra pessoa em vez de criar as suas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/09/2021 em 06:37, Tsuru disse:

Oi Marco. Então vamos lá, vou explicar um pouco como tenho pensado a parte tática no FM e talvez isso possa te ajudar.

Para mim o mais importante é sempre a distribuição das funções e tarefas dentro da formação. Eu entendo que, se você tiver uma boa distribuição mas as instruções forem por exemplo conflitantes, seu time tende a ir melhor do que, por exemplo, se a distribuição em si for ruim. E da mesma forma, se você não usar nenhuma instrução mas a distribuição for boa, seu time provavelmente vai bem. 

E uma boa distribuição tem alguns elementos importantes: equilíbrio dos flancos, cobertura defensiva e ofensiva, ocupação de espaços, movimentação com e sem a bola e bom número de jogadores atacando a grande área. Pode parecer complicado mas não é, vou explicar analisando a formação que você vem utilizando:
 

Taticas75f81c9791d31715.png


Na linha defensiva e na linha de volantes em geral me parece em geral tudo bem (embora eu até prefira a combinação Ala Atacar-Trinco na direita, mas é questão de gosto). O problema é na linha de frente, e para mim as dificuldades para fazer gols vêm exatamente daí.

Do lado direito tudo certo: você tem um volante mais contido, que fica mais recuado, de forma que quando o AI-Ap se movimenta para dentro, ocupa um espaço vazio na intermediária adversária e abre o corredor para a passagem do ala. Mas observe que na esquerda você tem ali um "engarrafamento": quando o Segundo Volante sobe, ao mesmo tempo o AI-At vai por dentro na mesma direção do SV e o CJA At ataca o centro, ou seja, ao mesmo tempo você tem três jogadores ocupando em teoria o mesmo espaço. E se parar para pensar, você tem dois AIs, um CJA, um Segundo Volante e um Trabalhador, todos buscando o centro do campo ao mesmo tempo. Fica congestionado, previsível e fácil de defender: o adversário sabe que, se fechar o centro, seu time vai ter dificuldades para atacar. 

O que eu sugiro testar? Tira esse Atacante Interior da esquerda e põe um Extremo Apoiar. Assim você vai ter um ponta que "abre" para o flanco, busca o corredor e o drible e, quando faz isso, a movimentação lateral dele abre espaço para o SV por dentro. Cria ainda um dilema para a zaga adversária: se ela for atrás do Extremo, o SV fica livre para pisar na área; se for atrás do SV, o Extremo fica com espaço para cruzar a bola em uma situação de perigo.

Se você não tiver um ponta canhoto velocista, o plano B é usar um Extremo Invertido em Apoiar na esquerda, mas com as instruções de "Manter-se aberto". Não é o ideal, mas ao menos ele vai procurar mais o flanco e ajudar a abrir mais os espaços.

Seja como for, optando pelo velocista aberto na esquerda, troca o lateral daquele lado por um DL Apoiar. Ele é essencialmente um Ala Apoiar mais contido, vai fazer a sobreposição mas de maneira mais cautelosa, e como você já vai ter o extremo aberto buscando o flanco, o lateral pode ficar mais alerta para cobrir as subidas do SV.

Eu também sugiro testar a troca desse CJA AT por um MO Apoiar. A ideia é simples: você vai ter um meia ofensivo que recua para perto do meio campo para armar o jogo e, quando faz isso, cria outro problema para a defesa adversária. Se eles forem atrás dele, abrem um buraco que permite a movimentação do AI, do Extremo, do SV e do Trabalhador. Se não fizerem nada, seu MO tem toda a liberdade para armar o jogo mas de uma posição muito mais difícil de marcar do que a meia lua da grande área.

Fora que isso cria uma movimentação ofensiva muito interessante: ao recuar, o MO tem como opção de passe o extremo aberto e o SV em velocidade na esquerda, e na direita, tem o atacante interior encostando nele e o ala passando em velocidade pelo flanco, além da movimentação do AT mais adiante. Se um lado estiver fechado, ele tem o outro. E se as instruções do CJA AT forem importantes para você, pode testar colocá-las no MO Apoiar (todas ou algumas) e ver como ele se comporta.

Sobre as instruções de equipe eu estou numa fase um pouco "cética", acho sinceramente que estilo de jogo depende muito dos jogadores que você tem e que, se o estilo não encaixar com a capacidade deles a coisa simplesmente não vai funcionar. O FM já teve uma fase em que o técnico conseguia se impor e forçar uma equipe a jogar do jeito que ele queria, o que eu observo hoje é que se isso não começar na gestão de elenco (ou seja, contratando jogadores capazes de fazer o que o treinador quer), a tendência é a equipe ficar irregular porque não consegue sempre executar bem o que foi pedido. 

Por outro lado sua defesa sofreu poucos gols e você parece satisfeito com a Contra-Pressão, então eu sinceramente mexeria apenas nas instruções com a posse de bola, ao menos nesse primeiro momento.

Das cinco que você utiliza, eu vejo quatro como muito complicadas: Jogar a Partir da Defesa, Ritmo Mais Alto, Ser Mais Expressivo e Passar para o Espaço. 

Não é exatamente isso que eu entendo que "Passar para o Espaço" faz. Grosso modo, ela é o contrário da antiga instrução "Manter a Posse de Bola", ou seja, em vez de tocar a bola mais no pé e fazer um jogo mais controlado, seus jogadores vão passar a simplesmente tocar menos no pé e lança-la no espaço, no "ponto futuro". O problema é que todos os jogadores da sua equipe fazem isso o tempo todo, o que soa ridículo: basicamente até seus zagueiros começam a lançar a bola mais a frente dos laterais, por exemplo, o que não faz muito sentido.

Fora que soa meio contraditório você usar, ao mesmo tempo, "Passar para o Espaço", "Passes mais Curtos" e "Jogar a Partir da Defesa". Essencialmente você está pedindo, ao mesmo tempo, para que os seus jogadores façam um jogo de mais controle e mais toque de bola, saindo da defesa com passes curtos,  e ao mesmo tempo façam menos isso, jogando mais a bola no espaço, e com "Ser mais Expressivo" dá liberdade a eles para desobederecem tudo o que você pediu antes...eu como jogador ficaria confuso.

Cuidado, muito cuidado com Jogar a Partir da Defesa. Essa instrução não é apenas sobre sair jogando com passes curtos, ela pede a todo o seu time para recuar mais e ficar mais compacto para facilitar a saída de bola. Mas o que eu observo é que os zagueiros e laterais recuam muito e ficam longe do meio campo, o que permite ao adversário apertar a sua saída de bola e fazer uma festa com pressão mais alta. Já sofri vários gols assim com o jogador imbecil de defesa perdendo a bola para o adversário e não foi nada legal. Se você não quer chutão na saída, pode tentar reduzir a mentalidade ou simplesmente pedir aos zagueiros e volantes, em instrução individual, para fazer passes mais curtos.

Cuidado, muito cuidado com a combinação Passes Mais Curtos + Ritmo Mais Alto. Eu já tive um monte de problemas com isso: em teoria é ótimo, jogar com passes curtos e rápidos. O problema é que o FM tem uma dificuldade enorme para entender isso, às vezes parece uma linguagem binária: ou você joga em velocidade e com passes diretos, ou joga mais devagar e com passes curtos. Observa que todos os estilos de posse e controle de bola que o jogo sugere usam "Ritmo Mais Baixo" e acho que isso não é por acaso. Toda vez que eu subia o ritmo com passes curtos ou meu time perdia a bola de forma besta, ou ficava afobado e errava tudo no último lance.

Se eu fosse você, escolhia um caminho mais definido dentro da realidade do jogo: ou você joga com passes mais curtos sem tanta intensidade, ou põe intensidade e fica com menos controle da bola. 

Considerando que estamos na metade da temporada, eu não mexeria excessivamente agora, apenas deixaria o "Passes Mais Curtos" nas instruções com a bola, tirava as demais e ia observando, nos jogos, se tem mais alguma coisa que seja realmente necessária. Não é nem questão de eu achar necessariamente bom ou ruim, é que muitas mudanças nesse sentido a essa altura do campeonato (literalmente) exigiriam mais testes e observação e poderiam colocar em risco o que foi feito até aqui. Então acho que é preciso ajustar sim, mas no limite do essencial. E por fim, eu deixaria o "Ser Mais Expressivo" para situações mais extremas, tipo um fim de jogo contra uma defesa muito fechada ou a busca desesperada por um gol de empate, por exemplo. 

Outra coisa que eu ia te perguntar: você organiza as rotinas de bola parada? Não lembro mesmo se já comentou isso aqui, mas enfim, é um ponto muito importante em equipes menores, mesmo que você use as rotinas de outra pessoa em vez de criar as suas.

Entendo seu ponto de vista e consegui compreender bem essa ideia da ocupação de espaços. Começando pelo engarrafamento na zona central, com o CJA + AI + SV + AT, ao menos a princípio essa é mesmo a ideia: sobrecarregar a defesa na faixa central/em frente à área, enquanto os espaços se abrem dos lados para os alas explorarem. Desde que abdiquei de um extremo aberto e um invertido vem dando mais ou menos certo, mas acho que seguir nesse plano faz mais sentido agora do que voltar para o que fazia antes que foi sua sugestão. Talvez no FM esse jogo mais concentrado no meio não seja o ideal, e realmente temos bastante dificuldade em algumas partidas contra 3 zagueiros pela falta de números pelos lados, mas ainda assim vou insistir mais um pouco nessa ideia de jogo, até por ter o elenco montado para usar dois pontas de pé trocado.

Dito isso, já passei por testes de muitas coisas que você sugeriu, e outras testei nos amistosos de agora pelo seu comentário, mas discordo bastante dessa visão sobre as instruções com bola de "Passes mais Curtos" junto de "Ritmo mais Alto". Entendo que parece ser contraditório a nível de FM, mas parece ser a única combinação que funciona para meu estilo de jogo: se deixo os passes no padrão, ocorre o que você disse de lançar a bola a esmo, se baixo o ritmo, os jogadores parecem esquecer que o objetivo do futebol é o gol e seguram demais a bola até perderem para a marcação.

Já a instrução de "Jogar a partir da Defesa" foi o que mais bugou meu cérebro. Acho que li sobre ela antes por você mesmo explicando esses problemas que podem acontecer. Usei por um tempo a distribuição do goleiro para laterais/zagueiros, mas talvez pelo ritmo mais alto o que deu certo foi sair pela defesa. Os zagueiros pararam os chutões,  o time passou a iniciar mais aberto e ficou mais compacto verticalmente na saída de bola, o que surpreendentemente foi muito importante para exatamente vencer a pressão alta. De início foi uma instrução que eu usava apenas contra times que pressionam muito à frente, mas passei a usar sempre para simplificar e não devo mexer nisso também.

Por fim, nas discordâncias entra o "Passar para o Espaço". Acho que essa instrução é a mais importante de todas no estilo de jogo, e descobri por acaso que poderia funcionar em um post no reddit que falava sobre a dificuldade de fazer o time jogar pela parte central no FM. Um comentário deu essa dica da instrução e parece ter funcionado, inclusive todos os testes que fiz depois sem a instrução deram bastante errado.

Pode parecer que apenas estou desconsiderando todas as dicas que você deu, e não foram poucas... Mas pelo contrário, foi importante para eu definir o que é fundamental taticamente para achar nosso estilo de jogo no meio da temporada. 

Misturei alguma das suas dicas, como usar o MO-Apoiar que não costumava funcionar para mim, com outra dica do @ggpofmpara função do centroavante, além de ter me feito pensar com a questão do Extremo Invertido e dar mais atenção para a ocupação dos espaços, e onde eles estão aparecendo.

Acho que cheguei a um bom caminho tático  agora vou ver se consigo ter sucesso no restante da temporada. Ao menos vai ser possível tentar. 

Valeu pelas dicas, Maestro!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta boba: você costuma fazer alguma alteração na equipe durante as partidas? Por exemplo, você muda a mentalidade dele, ou altera a função de algum jogador durante os 90 minutos, ou muda por exemplo a tarefa de alguns deles no decorrer da partida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi que ficou sem resposta a pergunta do @Tsurusobre as bolas paradas: como respondi em algum comentário antes, não mudo nada do padrão do que já vem da tática. Na verdade, não mexi desde o início do save em nada das bolas paradas exceto os cobradores (mesmo esses às vezes esqueço de trocar com as entradas e saídas do clube).

 

1 hora atrás, ggpofm disse:

Uma pergunta boba: você costuma fazer alguma alteração na equipe durante as partidas? Por exemplo, você muda a mentalidade dele, ou altera a função de algum jogador durante os 90 minutos, ou muda por exemplo a tarefa de alguns deles no decorrer da partida?

Durante as partidas costumo mexer apenas quando o plano não dá certo, ou quando somos muito superiores. 

Quando o time perde muita bola tentando driblar coloco o "Driblar Menos", às vezes diminuo ou aumento a largura para me adequar melhor à defesa adversária, mudo a distribuição do goleiro para alguma zona específica, para acelerar ou diminuir as saídas, mas tudo muito no olho.

A única coisa que mudo sempre agora, por ter cedido muitas vantagens ao longo das temporadas, é outra dica do Tsuru: vantagem magra no fim da partida é "Desperdiçar Tempo"  no máximo e "Jogar para as bolas Paradas", além de baixar a mentalidade para Equilibrada ou Cautelosa, a famosa cera.

Não costumo mexer em Funções e Tarefas, e ainda menos na Formação, exceto em caso de expulsão.

A mexida certa é mentalidade Atacar quando somos muito favoritos depois dos 10'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Marcolation disse:

Pode parecer que apenas estou desconsiderando todas as dicas que você deu, e não foram poucas... Mas pelo contrário, foi importante para eu definir o que é fundamental taticamente para achar nosso estilo de jogo no meio da temporada. 

Misturei alguma das suas dicas, como usar o MO-Apoiar que não costumava funcionar para mim, com outra dica do @ggpofmpara função do centroavante, além de ter me feito pensar com a questão do Extremo Invertido e dar mais atenção para a ocupação dos espaços, e onde eles estão aparecendo.

Acho que cheguei a um bom caminho tático  agora vou ver se consigo ter sucesso no restante da temporada. Ao menos vai ser possível tentar. 

Valeu pelas dicas, Maestro!

Oi Marco.

De maneira nenhuma, eu entendo perfeitamente seu ponto de vista. E assim, mesmo que você desconsidere, não tem problema. Da mesma forma que, sei lá, eu sou um treinador conservador, que não gosta de esquemas que fazem mais gols que sofrem, tem gente que é o contrário e não conseguiria jogar da maneira que eu jogo. Tática não é uma ciência exata, podemos ter visões diferentes e o importante é você estar confiante e sobretudo se divertir com o jogo, fazer algo que te agrade, senão não faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo - Aguardando avaliação
  • Marcolation changed the title to TSV 1860 München - De volta ao topo | Em casa Leão, fora de casa... | Att: 02/03
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • div featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Bundesliga de 2023–24 será a 61ª edição da primeira divisão do futebol alemão. Começará em 18 de agosto de 2023 e está programado para terminar em 18 de maio de 2024.
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão
       
      Últimos vencedores
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      O Brasil começou sua jornada hoje (24 de julho) na Copa do Mundo Feminina de 2023, que teve início sexta-feira, dia 20. A Seleção já deu seu primeiro passo com o pé direito, ao vencer convincentemente o Panamá por 4x0, com 3 gols de Ary Borges e 1 de Bia Zaneratto. Sábado, às 7h, enfrentaremos a França, adversária que em tese é a mais complicada do grupo, mas já tropeçou ontem num empate em 0x0 contra a Jamaica. 
      Não somos considerados primeira prateleira no futebol feminino, mas podemos brigar pra conquistar a primeira estrela. O bom futebol de hoje é um sinal disso, apesar do adversário fraco, debutante em Copas. 
       
      A Copa tem transmissão dos Canais Globo e da CazéTV.
       
      Tabela com os grupos do torneio:

       
      Por fim, fiquem com o golaço que fez a Bia Zaneratto hoje:
       
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...