Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time (Atualizado em 09/06/17)


GG.

Posts Recomendados

fgBNK2j.png

 

O "Princípio 323": como distribuir tarefas por um time
Por ggpofm


O Football Manager (FM) é um jogo envolvente. A possibilidade de atuar como um treinador que comanda e/ou influencia várias áreas de um clube é cativante, mas sabemos que muitos dos que estão dando os primeiros passos no FM se sentem um pouco perdidos em vários aspectos do jogo, inclusive naquele momento de colocar o time em campo.

Para tentar ajudar quem é iniciante no FM, resolvi contribuir com um texto sobre a distribuição de tarefas na formação tática um time. Espero que as ideias que serão apresentadas possam ajudá-lo de alguma forma, mas tenha em mente que elas não são uma receita de bolo e nem a solução para todos os seus problemas. É fundamental a leitura de outros textos que abordam outros aspectos do jogo e também a compreensão de que o jogo simula o futebol e como tal, muitos acontecimentos em campo ocorrem de forma ocasional.

Desde o FM 2010, a Sports Interactive (SI) introduziu o “Criador de Táticas” com objetivo de facilitar o trabalho de quem vai controlar um time. Com ele é possível organizar de forma intuitiva como um time se estruturará taticamente para as partidas. Mesmo assim, um dos aspectos do “Criador de Táticas” que podem gerar confusão para quem está dando os primeiros passos no mundo do FM é a definição das tarefas dos jogadores.


As tarefas no FM

No FM há seis opções de tarefas: defesa, apoio (suporte), ataque, cobertura, bloqueio e automática. Para algumas funções existe apenas uma tarefa, como por exemplo, o Primeiro Volante, que possui somente a tarefa defender. Para outras existem quatro tarefas, como por exemplo a função de Meia Central, com as tarefas de defesa, apoio, ataque e automática. Enfim, para cada posição em campo é possível escolher algumas funções e cada uma delas possui um número de tarefas pré-definidas pelo FM.

7oElvgr.png

Escolher bem as tarefas de um time permitirá que ele se torne equilibrado em campo, mantendo seus três setores (defesa, meio-campo e ataque) conectados, facilitando que os jogadores desenvolvam o modelo de jogo pretendido.

Para o que nos interessa precisamos apenas nos concentrar nas tarefas básicas do FM: as tarefas de defesa, apoio e ataque. O motivo para isso é que as tarefas de bloqueio e cobertura são na realidade adaptações da tarefa defender, enquanto a tarefa automática reúne as três tarefas fundamentais (defesa, apoio, ataque) em uma só. Os mais experientes fazem uso da tarefa automática de forma precisa, mas para quem está iniciando eu acredito que é mais educativo controlar as tarefas que cada jogador executa em campo em determinado momento de uma partida, do que deixar que a inteligência artificial do jogo controle isso por conta própria.

 

O que é o “Princípio 323”

E como essas três tarefas devem ser distribuídas por um time? Quantas tarefas de defesa um time precisa ter? E quantas de apoio e ataque? Todos os jogadores de defesa devem ter tarefas de defesa e os jogadores de ataque devem ter tarefas de ataque?

As respostas para essas e outras questões estão no que eu batizei de “Princípio 323”. A primeira vez que eu vi essa ideia apresentada de forma clara foi no “Tactical Theorems and Frameworks 09” (TT&F 09), dos idealizadores do “Criador de Táticas”, Richard Claydon (wwfan) e Gareth Millward (Millie).

Todo time deve ter jogadores que foquem seu jogo intensivamente na defesa (tarefa defender), jogadores que foquem seu jogo intensivamente no ataque (tarefa atacar) e aqueles que jogam de forma mais equilibrada nas duas tarefas (tarefa apoiar). Para os autores do TT&F 09, para um time alcançar o equilíbrio tático é preciso que entre os 10 jogadores de campo exista o mínimo de três jogadores com tarefa defender, dois jogadores com tarefa apoiar e três jogadores com tarefa atacar.

Sendo assim, quando se distribui as tarefas seguindo o “Princípio 323” entre os 10 jogadores de campo de um time, oito terão que estar distribuídos como a forma enunciada acima, enquanto a tarefa dos outros dois jogadores que sobraram serão designadas de acordo com a postura que for adotada em um determinado momento da partida.

A partir desse princípio, os desdobramentos são lógicos. De forma geral, se em algum momento da partida o objetivo é atacar serão necessários mais jogadores com tarefas ofensivas e se em outro pretende-se defender, haverá necessidade de mais jogadores com tarefas defensivas. A conclusão para uma proposta defensiva, uma equilibrada (neutra) e uma ofensiva, a distribuição de tarefas entre os 10 jogadores de campo será a seguinte:

 
  • Postura defensiva: cinco com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;

  • Postura equilibrada: três com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;

  • Postura ofensiva: três com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e cinco com tarefa atacar.

 

Observe que em todas as três propostas acima sempre existe o mínimo proposto pelo “Princípio 323”, ou seja, três jogadores com tarefa defender, dois de apoio e três com tarefa atacar.

Espero que não, mas alguém pode imaginar que as tarefas de defesa devem ser dadas aos defensores, as tarefas de apoio aos meio-campistas e as tarefas de ataque aos atacantes. Nada mais equivocado!

Para um time alcançar o equilíbrio tático, evitando-se que a defesa, o meio-campo e o ataque fiquem desconectados, é preciso misturar as tarefas pelos três setores de um time para que exista movimento entre eles. Por isso, não basta saber a quantidade de tarefas necessárias em um time. É importantíssimo saber distribuí-las pelos três setores do time.

 

“O Princípio 323” na prática

Não tenho a intenção de apresentar imagens de várias formações táticas e sugestões de distribuição de tarefas porque não é meu desejo transformar o “Princípio 323” em algo a ser seguido às cegas e sem nenhuma reflexão por parte de quem irá usá-lo. Se pelo “Princípio 323” tenho um modelo a ser seguido que “exige” o mínimo de três jogadores com tarefa de defesa, três de apoio e três com tarefas de ataque, espero que ao distribuir as tarefas pelos setores de um time, você pare, pense e consiga distribuí-las de forma racional, lembrando-se que durante os 90 minutos de partida existem vários momentos diferentes e que, talvez, em cada um deles seu time precise de uma distribuição de tarefas diferente para conseguir jogar de forma equilibrada.

Mesmo assim, vou apresentar um exemplo simples com uma formação que já foi muito usada no FM, o 4-4-2 inglês. Como você deve saber, essa formação tática utiliza os três setores em linha (quatro defensores, quatro meio-campistas e dois atacantes).

EQvuyrQ.png

Como toda e qualquer formação tática, ela só funcionará bem se conexões foram criadas entre os setores e por isso, o 4-4-2 inglês precisa de defensores que se aproximem do meio-campo ou que o ultrapasse, de meio-campistas que ajudem a defesa, de meio-campistas que ajudem o ataque e atacantes que ajudem o meio-campo.

Seguindo as diretrizes do “Princípio 323” uma das maneiras possíveis de distribuir as tarefas do 4-4-2 inglês é a seguinte:

te4v2hI.png

Como é possível ver acima, existem três jogadores com tarefas defensivas (dois zagueiros e um meio-campista central), dois com tarefas de apoio (um meio-campista central e um atacante) e três com tarefas de ataque (um atacante e dois meio-campistas laterais). Também existem os dois laterais para os quais as tarefas não foram definidas.

Determinadas escolhas parecem óbvias, mas outras nem tanto. O meio-campo é sempre problemático porque ele precisa executar várias atividades simultâneas. Ele é o setor que conecta a defesa e o ataque, mas também precisa proteger a defesa e se aproximar do ataque para não deixá-lo isolado. Por isso é comum que se tenha as três tarefas distribuídas por ele.

q6CQdpH.png

Como é possível ver na imagem, existe um meia-central com tarefa defender que será o jogador mais recuado do meio-campo e que auxiliará na proteção da defesa, dois meio-campistas laterais que procurarão chegar ao ataque e um meia-central com tarefa de apoio que ajudará na ligação defesa e ataque.

No ataque, há outro jogador com uma tarefa que não parece óbvia, o atacante com tarefa apoiar.

TFzKn2a.png

Ele é responsável por impedir que o ataque se desconecte do restante da equipe, por isso ao receber a tarefa de apoio ele fica mais recuado. É um tarefa parecida com a do meia-central com tarefa defender que é o responsável por impedir que o meio-campo se desconecte da defesa.

Observe que as ideias apresentadas no “Princípio 323” estão presentes no 4-4-2 inglês apresentado. O mínimo exigido pelo “Princípio” foi respeitado e as tarefas foram distribuídas entre os três setores do time garantindo que eles fiquem conectados e que exista movimento entre os jogadores desses setores.

Ainda restam dois jogadores que fazem parte de um tipo de reserva: os dois laterais. Eles se adaptam dependendo do que se queira em determinado momento de uma partida.

Se a ideia é que a defesa fique postada e resista à pressão do adversário, os laterais serão colocados com tarefa defender.

z7CwGKf.png

Se quiser que os laterais vão à frente em busca de criar sobreposições e superioridade numérica no campo ofensivo, eles devem ser colocá-los com tarefa atacar.

hRIoL5r.png

E se o objetivo é que eles subam ao ataque, mas de forma paciente, sem se descuidar da defesa, os laterais devem ter tarefas de apoio.

NSgPCg1.png

 

As variações no “Princípio 323”

Com esse exemplo do 4-4-2 inglês não quero dizer que outras combinações de tarefas não são possíveis. Isso depende do elenco de que se dispõe e também do modelo de jogo que se pretende jogar.

Por usar há vários anos o “Princípio 323”, consigo manejá-lo com maior flexibilidade, inclusive “desrespeitando-o” algumas vezes, como por exemplo, ao usar apenas dois jogadores com tarefa de ataque em vez do mínimo de três que o princípio pede.

Outros autores também sugerem combinações diferentes. Por exemplo, The Hand of God sugere no artigo “The Mentality Ladder: A Practical Framework for Understanding Fluidity and Duty” três jogadores com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar. Já o Llama3 em seu artigo “Pairs and Combination: The Complete Guide” sugere como regra que um time tenha três jogadores com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar.

A minha sugestão para quem está começando é que o ideal é seguir as ideias aqui expostas à risca e só quando a compreensão sobre como funcionam as dezenas de variáveis do FM se tornar maior, que se flexibilize o “Princípio 323”.

Agora é com você. Boa diversão!

 

Download da 1ª parte em pdf

Download da 2ª parte em pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo texto, ajuda bastante quando estamos tendo alguma dificuldade em montar uma tática balanceada e para mudar o estilo do time durante a partida

Orientação perfeita, muito bem ilustrada e objetiva, parabéns!

Muito bom! Tenho utilizado esse princípio desde que você me apresentou ele. Parabéns pelo trabalho!

Obrigado pelos elogios. Espero que seja útil aos novatos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tenho que te agradecer. Você tem toda razão na sua teoria. Eu investiguei um pouco sobre a movimentação do meu time com este teorema e percebi que meus alas estavam sempre atrasados na marcação e, além disso, percebi que eu tinha poucas opções para conduzir a bola. Fiz o seguinte, alas com a opção de apoio (contra times fortes principalmente), meu volante/Armador apoiador e, dos 3 meias atacantes ( eu jogo com o 4-2-3-1 com um falso nove), o MAD eu defini como apoio, juntamente com o Douglas ( Que gosta de voltar para carregar a bola). Deu certo, fiz um magro 1 x 0, e no sufoco, mas tive mais opções de condução da bola, enquanto meus alas só subiam quando davam, parando o meio de campo construtivo do Corinthians...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, deveríamos ter mais pessoas com a tua disposição para explicar todo o jogo.

Obrigado pela explicação, vou tentar aplicar esse princípio (estou perdendo muito nos jogos...).

Realmente precisamos de mais textos em português,  mas eu não posso me incluir no grupo das pessoas com disposição para explicar o jogo, pois raramente escrevo sobre ele.

O princípio por si só não funciona. Ele é apenas uma variável de um jogo com centenas de variáveis se você levar em conta, por exemplo, que cada jogador tem mais de 40 atributos entre visíveis e ocultos 

Olha, eu tenho que te agradecer. Você tem toda razão na sua teoria. Eu investiguei um pouco sobre a movimentação do meu time com este teorema e percebi que meus alas estavam sempre atrasados na marcação e, além disso, percebi que eu tinha poucas opções para conduzir a bola. Fiz o seguinte, alas com a opção de apoio (contra times fortes principalmente), meu volante/Armador apoiador e, dos 3 meias atacantes ( eu jogo com o 4-2-3-1 com um falso nove), o MAD eu defini como apoio, juntamente com o Douglas ( Que gosta de voltar para carregar a bola). Deu certo, fiz um magro 1 x 0, e no sufoco, mas tive mais opções de condução da bola, enquanto meus alas só subiam quando davam, parando o meio de campo construtivo do Corinthians...

 

A teoria não é minha. Apenas dei o nome a ela para facilitar a memorização dela e a divulgação do que ela é. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente material Gilson!

Utilizo esse princípio desde uma vez q conversamos sobre isso qndo acompanhei um save seu, lá pro FM 12 por aí e desde então utilizo isso sempre.

Hoje em dia com um pouco mais de domínio as vezes fujo um pouco dessa regra, mas normalmente ela me acompanha.

Os gráficos ficaram excelentes para passar a mensagem.

Leitura obrigatória pra qualquer jogador de FM.

Temos que fixar este tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente, Gilson!

Valeu.

Excelente material Gilson!

Utilizo esse princípio desde uma vez q conversamos sobre isso qndo acompanhei um save seu, lá pro FM 12 por aí e desde então utilizo isso sempre.

Hoje em dia com um pouco mais de domínio as vezes fujo um pouco dessa regra, mas normalmente ela me acompanha.

Os gráficos ficaram excelentes para passar a mensagem.

Leitura obrigatória pra qualquer jogador de FM.

Temos que fixar este tópico!

Aproveito para agradecer pela ajuda que você me deu. Acabou que a parte final do texto foi totalmente modificada. ;

Eu penso como, você, o @guigasparotto e outros. Acho que tudo que aprendemos sobre o FM, inclusive o  "Princípio 323", não pode ser uma camisa-de-força que nos aprisione, mas sem conhecimento acabamos tomando atitudes sem sentido.

Valeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que esse princípio não se aplique à determinadas formações?

Fiz essa pergunta porque só fui aprender de fato a montar uma tática com duas linhas (4-4-2, 4-4-1-1) no FM12. Consegui resultados expressivos, venci campeonatos e minhas equipes jogavam um bom futebol. No entanto, eu "burlava" esse princípio: a primeira linha era defensiva; na linha de meio campo, os extremos atacavam e os centrais apoiavam (sendo um criador/medio-centro/área-a-área) e outro recuperador de bolas. Dessa forma, seriam 4 defensores, 3 apoiadores e 3 atacantes.

Antes de "padronizar" as funções "corretas" de um 4-4-2 britânico, testei várias maneiras de distribuir funções, inclusive a deste tópico. A única que verdadeiramente funcionou foi essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que esse princípio não se aplique à determinadas formações?

Fiz essa pergunta porque só fui aprender de fato a montar uma tática com duas linhas (4-4-2, 4-4-1-1) no FM12. Consegui resultados expressivos, venci campeonatos e minhas equipes jogavam um bom futebol. No entanto, eu "burlava" esse princípio: a primeira linha era defensiva; na linha de meio campo, os extremos atacavam e os centrais apoiavam (sendo um criador/medio-centro/área-a-área) e outro recuperador de bolas. Dessa forma, seriam 4 defensores, 3 apoiadores e 3 atacantes.

Antes de "padronizar" as funções "corretas" de um 4-4-2 britânico, testei várias maneiras de distribuir funções, inclusive a deste tópico. A única que verdadeiramente funcionou foi essa.

Dá pra não aplicar sim, mas no caso do exemplo que você citou está caracterizado o "Princípio 323".

4 defensores, 3 apoiadores e 3 atacantes = 3 defensores, 2 apoiadores e 3 atacantes

A aplicação se dá quando 8 jogadores estão distribuídos dessa forma. Os outros 2 você decide conforme a proposta de jogo. 

No seu caso além dos 8 no "Principio 323", vc decidiu por ter mais um defensivo e outro apoiador nos dois jogadores restantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que esse princípio não se aplique à determinadas formações?

Já consegui fazer esquemas vencedores usando ou não essa regra.

Com o Princípio 323 e com a leitura de um tópico que esqueci onde li, consegui montar uma boa tática focada no domínio da posse de bola e vario entre 4-3-3, 4-4-2, 4-4-1-1. O 4-4-2 foi a base de tudo, já que uso três jogadores defender (dois zagueiros e o MC Armador Recuado/Defender), dois jogadores apoiar (MC Médio Centro/Apoiar e Avançado Recuado/Apoiar) e três atacar (Avançado Completo/Atacar ou Centroavante e os dois jogadores abertos da segunda linha como Médio/Ala Atacar).

Partindo dessa "filosofia", inclusive, venci a minha primeira UCL com o Liverpool logo na primeira temporada.
http://www.fmanager.com.br/topic/119614-como-está-o-seu-jogo-conte-nos/?do=findComment&comment=1062568280 e http://www.fmanager.com.br/topic/119614-como-está-o-seu-jogo-conte-nos/?do=findComment&comment=1062568676

Já no FM16 uso uma tática que foge um pouco desse princípio, mas ainda falta testar bastante até chegar numa versão final desse 4-4-2 losango.

T_ticas.png

E para melhorar a discussão, sugiro que postem suas táticas que encaixem nesse princípio e deixem de ficar apenas nos elogios kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que esse princípio não se aplique à determinadas formações?

Fiz essa pergunta porque só fui aprender de fato a montar uma tática com duas linhas (4-4-2, 4-4-1-1) no FM12. Consegui resultados expressivos, venci campeonatos e minhas equipes jogavam um bom futebol. No entanto, eu "burlava" esse princípio: a primeira linha era defensiva; na linha de meio campo, os extremos atacavam e os centrais apoiavam (sendo um criador/medio-centro/área-a-área) e outro recuperador de bolas. Dessa forma, seriam 4 defensores, 3 apoiadores e 3 atacantes.

Antes de "padronizar" as funções "corretas" de um 4-4-2 britânico, testei várias maneiras de distribuir funções, inclusive a deste tópico. A única que verdadeiramente funcionou foi essa.

O "Princípio" é apenas uma sugestão sobre um aspecto do jogo. Não é algo que não possa ser "burlado" como você fez e outros também fazem. Seu próprio relato mostra que um time pode funcionar com outras configurações.

E é como eu disse, é acima de tudo uma ajuda para os novatos.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A definição das tarefas dessa sua tática tb se enquadra dentro do Princípio Renato. =)

Até agora sim né, mas como estou testando principalmente o que posso fazer com os alas e os dois meias centrais ela não está 100% pronta, diferente das táticas em que uso pontas (MD/ME ou MAD/MAE). O objetivo é imitar a tática do Lyon na vida real e como eu acredito bastante no equilíbrio entre as tarefas, é capaz que mude algo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora sim né, mas como estou testando principalmente o que posso fazer com os alas e os dois meias centrais ela não está 100% pronta, diferente das táticas em que uso pontas (MD/ME ou MAD/MAE). O objetivo é imitar a tática do Lyon na vida real.

Entendo. De qqer forma a ideia inicial do tópico é demonstrar pra quem está começando a jogatina no FM um modo base para "espalhar" as funções Atacar/Apoiar/Defender pelo campo. 

Eu já consegui fazer funcionar sem ser nesse princípio, mas não durante uma partida inteira e sim com objetivos específicos como retrancar um jogo ou ir pro tudo ou nada em outros nos minutos finais. 

De um modo geral acho o Principio um fundamento básico que o pessoal que está começando deveria procurar absorver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo. De qqer forma a ideia inicial do tópico é demonstrar pra quem está começando a jogatina no FM um modo base para "espalhar" as funções Atacar/Apoiar/Defender pelo campo. 

Eu já consegui fazer funcionar sem ser nesse princípio, mas não durante uma partida inteira e sim com objetivos específicos como retrancar um jogo ou ir pro tudo ou nada em outros nos minutos finais. 

De um modo geral acho o Principio um fundamento básico que o pessoal que está começando deveria procurar absorver.

Com certeza. Eu, por exemplo, tive uma melhora imensa nos resultados quando passei a focar na forma como quero que a minha equipe joga. Esse Princípio 323 é só um dos aspectos que considero base e uma discussão num tópico na área de táticas no fórum da SI ajuda muito a quem procura ajuda para montar a sua tática.

O ideal é já chegar no jogo com certeza absoluta sobre como você quer que sua equipe jogue e, após isso, o próximo passo é definir as funções e tarefas de cada jogador e é aí que esse tópico aqui se torna muito útil. Depois, se baseando na forma como você quer que sua equipe jogue, é definir as instruções da equipe e individuais e começar a assistir os jogos, de preferência no modo mais completo possível seguindo as suas dicas, e ir corrigindo cada detalhe pra alcançar o jogo coletivo ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Topico GG!

 

Millie e WWFAN continuam ativos no forum da SI apos o desfecho fo FMBritain? 

Faz muito tempo que não acompanho o forum da SI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Topico GG!

 

Millie e WWFAN continuam ativos no forum da SI apos o desfecho fo FMBritain? 

Faz muito tempo que não acompanho o forum da SI.

Valeu, Beraldo.

Não tenho visto posts deles por lá, mas não tenho estado atento a isso. ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico @ggpofm! Mesmo sendo de ajuda para iniciantes, eu não sabia do 323, mesmo sabendo utilizar as tarefas.

[...]

Não tem problema os jogadores estarem sobrepostos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa se estiver postando no canto errado, mas sumiu do meu jogo aquela informação se o jogador está ou não habituado à função. Aquele circulo, no canto direito superior do quadrado na tática. Alguém sabe como reativar? Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...