Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Boteco 3.0


Jirimias

Posts Recomendados

3 minutos atrás, Tsuru disse:

Para o pessoal que posta imagens dos jogos nas histórias: como vocês editam/cortam a parte das estatísticas? Sempre fica muito largo, deixa a imagem grande e fica ruim para ver no celular.

Levo pro Photoshop e uso a ferramenta de seleção quadrangular. Seleciono o espaço sobressalente, deleto e junto as partes que sobram. No fim, aplico as bordas e redimensiono para 800 pixels de largura. Aprendi isso num dos tutorias aqui da área, se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo de quanta estatística tu quer trazer, não tem muito como trazer em 800 pixels, mesmo cortando e redimensionando. Eu colocava a imagem de tal forma que clicando em cima aumenta ela, se não me engano é colocando uma imagem maior que 800 pixels e diminuindo ela arrastando a borda mesmo, aqui no fórum já. Daí ela vai com 800 pixels e dá pra clicar pra aumentar (acho que é assim que faz, se não for não lembro). Não sei se fica bom no celular, mas foi o melhor que consegui.

A alternativa é diminuir o que tu traz mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer post duplo, mas é que os assuntos são muito diferentes, achei ruim trazer no mesmo post.

Eu tô tentando aprender a mexer no paint.net, e resolvi fazer alguns banners de equipes, só para ir vendo o que eu consigo fazer, como faz e tal. Até fiquei relativamente feliz com os resultados, mas descobri que eu tenho uma dificuldade enorme em arrumar uma forma legal de colocar o texto de título do save no banner (não que eu realmente vá fazer o save, o título é só fictício, para eu ver como fica um banner pronto). Em especial, fiz um banner onde eu não consegui de jeito nenhum colocar o texto sem achar que o banner ficasse horrível. O banner inicial é o que tá no spoiler abaixo. Alguém teria alguma sugestão de como colocar o título no banner (que posição, uma fonte que ficaria legal, cor e tal)? Pensei no título "Uma cidade, um projeto, um objetivo". Já tentei umas tantas fontes diferentes, parece que nada ficou legal :/

E em nota relacionada: alguém que entenda mais do assunto se dispõe a dar uma olhada nos outros banners que eu fiz para me dar umas críticas construtivas? Tô começando agora e acho que seria legal ouvir de alguém outro o que ficou legal e o que não ficou legal nas minhas ideias.

 

Spoiler

https://lh3.googleusercontent.com/P3UqD2EUPBtNvVw5RClkykthCg2mWIkx5W4IU5LG16J6zOAv8GpGkeGF73x0Qg2RcBVRdlWDVam8NilP_V3llUa0stUjiOuZec1wLJydvO9WB5vH06X7o95X4cZg-9J1SLrehNs9IeQQeq8JNNykPjaze5YkHZkJxSHwpLKn1k1YgF9SgumGesUri0VUBIu0ASt4q8xxjeRNewlauI3D7NDR37EkLiQ-b6E_zvfdOJDfOV7sfRMYUVMbibK8Yro_uQ6apYNHCJqGa2WxlnarhU9npbXL8Csu7qxh3tmALQ4TqJpYjDT9R0nXd00ItWFxvuoVt5_bIaPLBFrFyHJ2nX_qsZfLqkNbKDNN1_9R-NTLjPzTLjMv8Xla1yPs1yJr2CZ2vvtWMJrHoOTbXYiGw_Ctuh6HCSVT4eOOooJKT7qu_8PZwrvipiUOxB92G5nrsAqgXC2o3U1x-C1YM-RnL6hoelj3rdVBqsqhNTOBirLdB5cOnAxHmvkEiYReyeNZVGkoMuJYGI_5T2F3NdfxryobRux5H_Q2jaEJlTjHbwSg95P5IXilPYLRt-XvKzPplYXMa1BL1SK8xUxT5zQd89mS-Mfxf_PtncveqR6MK7YunsDnvnYw=w780-h282-no

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, o banner ficou legal Danut, legal mesmo. Parabéns.

Olha, acho que posso te ajudar um pouco com isso.

Vê soh, artisticamente falando toda imagem que nós produzimos possui equilíbrio, pois tudo q agt faz tem inspiração no mundo natural e lah tudo eh equilibrado. Transportando isso pra o nosso caso específico, eh preciso buscar esse equilíbrio na hora de fazer um banner.

O equilíbrio vem de vc conseguir dispor as imagens de uma forma que o espectador não sinta que uma parte tem mais informação visual que outra, ou seja, se vc coloca um elemento na diagonal superior esquerda eh aconselhável que coloque algo de proporção semelhante na diagonal inferior esquerda, e assim vai.

Talvez vc esteja sentido dificuldade em inserir o texto pq está criando uma imagem equilibrada que se desequilibra qd o texto entra. Eh o mesmo caso de quando agt faz uma arte para um cartaz de um evento e depois precisa inserir os textos obrigatórios como data, local e hora. Qd o texto entra mela tudo pq, na maioria das vezes, nós não desenvolvemos a arte pensando nele e sim na beleza e harmonia das imagens.

O conselho que dou eh desenvolver o banner já pensando onde o texto virá e qual espaço irá ocupar.

Meu espaço preferido eh o canto inferior direito, pois vai de acordo com a linha de leitura ocidental (de cima pra baixo, da esquerda pra direita), mas, já fiz banners com textos no centro e na esquerda.

Evito tb colocar textos na metade superior.

Quanto à fontes, procure por aquelas mais espessas se for um título curto. Se for um título com mais de três palavras procure mesclar uma fonte mais fina com uma mais espessa. Dê preferência a fontes sem serifas (o Google te ajudará a entender o que são serifas). Faça testes que envolvam tb fontes cursivas misturadas a fontes sem serifas.

Outro conselho que dou eh de sempre prezar pelo uso da cor branca no título. Em algumas vezes vc vai perceber que o branco pode não estar gerando o contraste necessário, daí vc pode pensar em outra cor, de (minha, kkk) preferência clara.

Editei que tenha te ajudado em algo, q coisa eh soh perguntar.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Tsuru disse:

Para o pessoal que posta imagens dos jogos nas histórias: como vocês editam/cortam a parte das estatísticas? Sempre fica muito largo, deixa a imagem grande e fica ruim para ver no celular.

 

10 horas atrás, Henrique M. disse:

Eu ainda estou tentando me encontrar com isso, até a última oficina, eu nem me preocupava com essa questão, postava como se todo o universo tivesse a mesma configuração que a minha história. Revi isso e mesmo assim, até hoje, não achei um meio termo (espero que tenha achado para quem lê, mas na minha cabeça ainda existem situações) entre o que acho que é legal para mim e o que é legal para quem vê no celular.

Fala galera, eu acho que entendi o que vocês quiseram dizer. Aqui na área tem um tutorial para o Paint.Net mas o conceito é o mesmo em todos os editores de imagem. A primeira parte do tutorial que mostra a tabela de classificação explica direitinho o que vocês estão falando ter dificuldades. A única coisa que faço diferente é que deixo o espaçamento maior para a imagem ficar com um 800px de largura.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria que se alguém pudesse fazer um banner pra mim de uma saga que estou querendo iniciar,desde já agradeço a quem fizer,seguem imagens abaixo

17hNIPL.pngico.jpg

e nem me atentei ao texto rs,Colocar Campusca : De volta ao topo !

Editado por TicianoB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Danut disse:

Vou fazer post duplo, mas é que os assuntos são muito diferentes, achei ruim trazer no mesmo post.

Eu tô tentando aprender a mexer no paint.net, e resolvi fazer alguns banners de equipes, só para ir vendo o que eu consigo fazer, como faz e tal. Até fiquei relativamente feliz com os resultados, mas descobri que eu tenho uma dificuldade enorme em arrumar uma forma legal de colocar o texto de título do save no banner (não que eu realmente vá fazer o save, o título é só fictício, para eu ver como fica um banner pronto). Em especial, fiz um banner onde eu não consegui de jeito nenhum colocar o texto sem achar que o banner ficasse horrível. O banner inicial é o que tá no spoiler abaixo. Alguém teria alguma sugestão de como colocar o título no banner (que posição, uma fonte que ficaria legal, cor e tal)? Pensei no título "Uma cidade, um projeto, um objetivo". Já tentei umas tantas fontes diferentes, parece que nada ficou legal :/

E em nota relacionada: alguém que entenda mais do assunto se dispõe a dar uma olhada nos outros banners que eu fiz para me dar umas críticas construtivas? Tô começando agora e acho que seria legal ouvir de alguém outro o que ficou legal e o que não ficou legal nas minhas ideias.

 

  Mostrar conteúdo oculto

https://lh3.googleusercontent.com/P3UqD2EUPBtNvVw5RClkykthCg2mWIkx5W4IU5LG16J6zOAv8GpGkeGF73x0Qg2RcBVRdlWDVam8NilP_V3llUa0stUjiOuZec1wLJydvO9WB5vH06X7o95X4cZg-9J1SLrehNs9IeQQeq8JNNykPjaze5YkHZkJxSHwpLKn1k1YgF9SgumGesUri0VUBIu0ASt4q8xxjeRNewlauI3D7NDR37EkLiQ-b6E_zvfdOJDfOV7sfRMYUVMbibK8Yro_uQ6apYNHCJqGa2WxlnarhU9npbXL8Csu7qxh3tmALQ4TqJpYjDT9R0nXd00ItWFxvuoVt5_bIaPLBFrFyHJ2nX_qsZfLqkNbKDNN1_9R-NTLjPzTLjMv8Xla1yPs1yJr2CZ2vvtWMJrHoOTbXYiGw_Ctuh6HCSVT4eOOooJKT7qu_8PZwrvipiUOxB92G5nrsAqgXC2o3U1x-C1YM-RnL6hoelj3rdVBqsqhNTOBirLdB5cOnAxHmvkEiYReyeNZVGkoMuJYGI_5T2F3NdfxryobRux5H_Q2jaEJlTjHbwSg95P5IXilPYLRt-XvKzPplYXMa1BL1SK8xUxT5zQd89mS-Mfxf_PtncveqR6MK7YunsDnvnYw=w780-h282-no

 

O "problema" desse teu banner é que ele não tem espaço pra colocar o texto, como bem disse o @Bega Gomes, falta equilibrio. Metade do espaço é utilizado pelo escudo e a outra metade pela foto dos jogadores. Eu acho que o banner tem que mostrar sobre o que é teu save, se é algo de clube de espaço para colocar o escudo e texto, se for save carreira, uma imagem ligada ao que tu pretende mostrar no save e o texto.

PS: Outra a coisa a se atentar é ao tamanho do banner e relacionar ele ao tamanho do texto. Wurzburger Kickers é um nome longo e talvez precise de um banner mais largo do que um PSV, mesmo que tu quebre o nome 2 linhas (por que ai fica difícil deixar proporcional).

Acho que fica melhor se mostrar uns exemplos aqui: 

B1Cgabf.png

Escudo de um lado destacando que é save de clube, título do outro e a imagem é apenas um detalhe bem ao fundo (não sei se tem como mexer com transparencias no paint net).

about-soccer-banner_1.png
Banner bem simples e muito funcional. Imagem e texto bem encaixado, sem muitas firulas.

banner2.png

Outro bem simples e lindão (repare que tudo gira em torno das cores do escudo, fundo e bordas). 0 texto e muito funcional. 

k4XHB1C.png

Esse aqui é mais parecido com a tua ideia. Mas veja bem, um dos lados todo pra imagem e o escudo divide bem sua parte com o texto. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-7 at 01:55, Danut disse:

Vou fazer post duplo, mas é que os assuntos são muito diferentes, achei ruim trazer no mesmo post.

Eu tô tentando aprender a mexer no paint.net, e resolvi fazer alguns banners de equipes, só para ir vendo o que eu consigo fazer, como faz e tal. Até fiquei relativamente feliz com os resultados, mas descobri que eu tenho uma dificuldade enorme em arrumar uma forma legal de colocar o texto de título do save no banner (não que eu realmente vá fazer o save, o título é só fictício, para eu ver como fica um banner pronto). Em especial, fiz um banner onde eu não consegui de jeito nenhum colocar o texto sem achar que o banner ficasse horrível. O banner inicial é o que tá no spoiler abaixo. Alguém teria alguma sugestão de como colocar o título no banner (que posição, uma fonte que ficaria legal, cor e tal)? Pensei no título "Uma cidade, um projeto, um objetivo". Já tentei umas tantas fontes diferentes, parece que nada ficou legal :/

E em nota relacionada: alguém que entenda mais do assunto se dispõe a dar uma olhada nos outros banners que eu fiz para me dar umas críticas construtivas? Tô começando agora e acho que seria legal ouvir de alguém outro o que ficou legal e o que não ficou legal nas minhas ideias.

 

  Mostrar conteúdo oculto

https://lh3.googleusercontent.com/P3UqD2EUPBtNvVw5RClkykthCg2mWIkx5W4IU5LG16J6zOAv8GpGkeGF73x0Qg2RcBVRdlWDVam8NilP_V3llUa0stUjiOuZec1wLJydvO9WB5vH06X7o95X4cZg-9J1SLrehNs9IeQQeq8JNNykPjaze5YkHZkJxSHwpLKn1k1YgF9SgumGesUri0VUBIu0ASt4q8xxjeRNewlauI3D7NDR37EkLiQ-b6E_zvfdOJDfOV7sfRMYUVMbibK8Yro_uQ6apYNHCJqGa2WxlnarhU9npbXL8Csu7qxh3tmALQ4TqJpYjDT9R0nXd00ItWFxvuoVt5_bIaPLBFrFyHJ2nX_qsZfLqkNbKDNN1_9R-NTLjPzTLjMv8Xla1yPs1yJr2CZ2vvtWMJrHoOTbXYiGw_Ctuh6HCSVT4eOOooJKT7qu_8PZwrvipiUOxB92G5nrsAqgXC2o3U1x-C1YM-RnL6hoelj3rdVBqsqhNTOBirLdB5cOnAxHmvkEiYReyeNZVGkoMuJYGI_5T2F3NdfxryobRux5H_Q2jaEJlTjHbwSg95P5IXilPYLRt-XvKzPplYXMa1BL1SK8xUxT5zQd89mS-Mfxf_PtncveqR6MK7YunsDnvnYw=w780-h282-no

 

Eu gostei do banner.

Gostei do escudo do clube que transborda os limites do banner e gostei das imagens dos jogadores em vermelho e preto. Vi também que você colocou o nome do clube de fundo, passando por toda a extensão do banner.

Para mim, nesse caso, a melhor cor da fonte do título seria o branco, por conta do contraste com o fundo vermelho e compondo com o escudo em branco. Acho que seria o caminho mais coerente a ser seguido. 

O que vejo como problema é que ao colocar o título no lado onde estão os jogadores as imagens (nome do clube, imagens dos jogadores e o título) começam a brigar pela atenção de nossa visão. Nesse caso eu amenizaria ainda mais a intensidade do nome do clube e das imagens dos jogadores para que o título conseguisse se destacar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-5-6 at 22:28, Henrique M. disse:

Eu ainda estou tentando me encontrar com isso, até a última oficina, eu nem me preocupava com essa questão, postava como se todo o universo tivesse a mesma configuração que a minha história. Revi isso e mesmo assim, até hoje, não achei um meio termo (espero que tenha achado para quem lê, mas na minha cabeça ainda existem situações) entre o que acho que é legal para mim e o que é legal para quem vê no celular.

Entendi. É o que eu tenho tentado fazer também, utilizando imagens menores e mais compridas do que largas. A única coisa que "pega" é mesmo a tela com os resultados de jogos - resultado e estatística ficam largos mesmo e eliminar os espaços é mais complicado.

Em 2017-5-6 at 22:30, Bega Gomes disse:

Levo pro Photoshop e uso a ferramenta de seleção quadrangular. Seleciono o espaço sobressalente, deleto e junto as partes que sobram. No fim, aplico as bordas e redimensiono para 800 pixels de largura. Aprendi isso num dos tutorias aqui da área, se não me engano.

Valeu pela dica, Bega. Vou tentar aqui. Eu estava eliminando os espaços arrastando parte da tela pra esquerda, mas dá um trabalhão e pra deixar proporcional é bem difícil.

Em 2017-5-7 at 01:41, Danut disse:

Dependendo de quanta estatística tu quer trazer, não tem muito como trazer em 800 pixels, mesmo cortando e redimensionando. Eu colocava a imagem de tal forma que clicando em cima aumenta ela, se não me engano é colocando uma imagem maior que 800 pixels e diminuindo ela arrastando a borda mesmo, aqui no fórum já. Daí ela vai com 800 pixels e dá pra clicar pra aumentar (acho que é assim que faz, se não for não lembro). Não sei se fica bom no celular, mas foi o melhor que consegui.

A alternativa é diminuir o que tu traz mesmo.

Então, pra quem vê no celular fica bem ruim clicar em qualquer coisa. Quanto mais eu conseguir trazer a imagem "pronta" e mais comprida que larga, melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, já que eu sou iniciante.

 

Quando vocês fazem as Sagas e até mesmo ao jogarem alguma carreira sem levar ao fórum, vocês vêem os jogos de maneira completa ou apenas os momentos chaves?

Em jogos mais importantes, como finais, clássicos, etc a abordagem acima muda? Ex: se vocês jogam vendo apenas os momentos chaves, nos jogos importantes vocês utilizam a visualização do jogo completo?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao tenho paciencia de ver o jogo muito menos jogo completo, geralmente vejo apenas a narracao no modo mais rapido, as vezes vejo os momentos chaves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, DRMoreira04 disse:

Pessoal, boa tarde.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, já que eu sou iniciante.

 

Quando vocês fazem as Sagas e até mesmo ao jogarem alguma carreira sem levar ao fórum, vocês vêem os jogos de maneira completa ou apenas os momentos chaves?

Em jogos mais importantes, como finais, clássicos, etc a abordagem acima muda? Ex: se vocês jogam vendo apenas os momentos chaves, nos jogos importantes vocês utilizam a visualização do jogo completo?

Obrigado.

Então Moreira, qd comecei no FM (ano passado, diga-se de passagem) eu jogava no modo completo pra tentar entender melhor como as coisas funcionavam, como meu esquema atuava, onde aconteciam as piores falhas etc. O grande problema disso tudo era o tempo que levava pra que jogasse uma temporada, eram uns 15 minutos pra cada partida. Com o tempo fui me adaptando a jogar nos momentos-chaves, independente do que estava disputando.

Minha "tática" hoje eh jogar somente com momentos-chaves, me ligar na posse de bola e no desempenho de cada jogador. Ao final do primeiro tempo, se penso em substituir alguém que esteja muito abaixo daquilo que considero normal, vou nas estatísticas do time e vejo os números detalhados dele. Se o cara realmente não tiver rendendo nada eu troco, se não, se for uma circunstância do jogo eu dou uma segunda chance até os 15', caso o cara não apresente melhoras, aí eh tchau.

Bom, no fim das contas, cada um joga da maneira que mais lhe convém e, na minha opinião, FM eh um jogo de paciência, MUITA paciência, independente do tempo que vc dedique às partidas.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DRMoreira04 disse:

Pessoal, boa tarde.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, já que eu sou iniciante.

 

Quando vocês fazem as Sagas e até mesmo ao jogarem alguma carreira sem levar ao fórum, vocês vêem os jogos de maneira completa ou apenas os momentos chaves?

Em jogos mais importantes, como finais, clássicos, etc a abordagem acima muda? Ex: se vocês jogam vendo apenas os momentos chaves, nos jogos importantes vocês utilizam a visualização do jogo completo?

Obrigado.

Desde o primeiro FM eu sempre joguei em momentos chaves, só no FM16 eu passei a jogar no modo amplo porque me da mais oportunidade de corrigir pequenos defeitos no time. Mas essa mudança só aconteceu por que eu não consegui obter o mesmo sucesso que eu tinha nos FMs anteriores neste FM16. Hoje não sei se consigo assistir um jogo em momento chaves, parece que me falta informação das partidas.

Agora tudo é uma questão de adaptação, tem gente que acha tedioso demorar muito em cada jogo enquanto eu não gosto de ver estatísticas durante os jogos, eu vou mais pelo feeling do que estou vendo do time em campo.

Espero que você encontre uma forma de jogar que lhe de um bom divertimento. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DRMoreira04 disse:

Pessoal, boa tarde.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, já que eu sou iniciante.

 

Quando vocês fazem as Sagas e até mesmo ao jogarem alguma carreira sem levar ao fórum, vocês vêem os jogos de maneira completa ou apenas os momentos chaves?

Em jogos mais importantes, como finais, clássicos, etc a abordagem acima muda? Ex: se vocês jogam vendo apenas os momentos chaves, nos jogos importantes vocês utilizam a visualização do jogo completo?

Obrigado.

Sempre lances chaves desde época do CM03-04. A engine do jogo mostra defeitos suficientes da tática nos lances chaves a longo prazo. Pois há jogos que tem pouquíssimos lances chaves e vc não conseguirá tais informações para fazer os acertos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera!!

Bom, tava querendo começar um a contar um save aqui no forum a muuuuuito tempo mas a falta de tempo não deixava (faculdade, trabalho, etc.). Agora consegui um bom tempo na minha vida e quero pôr a mão na massa.

Eu tive a ideia de fazer um técnico jovem de uns 20-22 anos que foi um jogador de seleção base mas teve que se aposentar cedo e foi estagiar num grande clube (no caso, o Santos FC) e que por causa de um fator, acabou virando técnico interino do clube. Iria colocar ele com a licença Nacional A e experiencia Professional (Nivel nacional) ou abaixo.

Como vou fazer uma pequena história, queria introduzir um jogador que vai ser criado por mim e colocado na base do time para ser um amigo de infância do jogador, além de adicionar alguma relações com outros jogadores que irão participar brevemente da história.

Teria algumas restrições como: Não contratar staff e só contratar jogadores que apareçam em relatórios de olheiros.

 

Preciso de uma opinião sobre essa proposta, se é boa ou não. Aceito sugestões!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Luydi Bertolazzo disse:

Fala galera!!

Bom, tava querendo começar um a contar um save aqui no forum a muuuuuito tempo mas a falta de tempo não deixava (faculdade, trabalho, etc.). Agora consegui um bom tempo na minha vida e quero pôr a mão na massa.

Eu tive a ideia de fazer um técnico jovem de uns 20-22 anos que foi um jogador de seleção base mas teve que se aposentar cedo e foi estagiar num grande clube (no caso, o Santos FC) e que por causa de um fator, acabou virando técnico interino do clube. Iria colocar ele com a licença Nacional A e experiencia Professional (Nivel nacional) ou abaixo.

Como vou fazer uma pequena história, queria introduzir um jogador que vai ser criado por mim e colocado na base do time para ser um amigo de infância do jogador, além de adicionar alguma relações com outros jogadores que irão participar brevemente da história.

Teria algumas restrições como: Não contratar staff e só contratar jogadores que apareçam em relatórios de olheiros.

 

Preciso de uma opinião sobre essa proposta, se é boa ou não. Aceito sugestões!

 

Abraços!

Olá Luydi.

Bem-vindo ao PM.

Legal que você queira compartilhar seu save conosco. Eu sempre acho que o melhor save para compartilhar é aquele que queremos jogar e não o que outros gostariam que jogássemos. No entanto, algumas questões podem ser colocadas.

Você é iniciante no FM? Se for, você poderá encontrar dificuldades ao treinar o Santos, demorar para ser respeitado pelos jogadores, ter dificuldades táticas e técnicas e demorar para conseguir títulos e quem sabe até correr risco de demissão, mas se você tiver alguma experiência, creio que rapidamente você alcançará sucesso e aí eu pergunto se você mesmo não ficaria desanimado com a facilidade que encontrará, pois sabemos que jogar com clubes grandes quando dominamos o FM não é uma experiência das mais exigentes. Acho que vale a pena você fazer essa reflexão. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Olá Luydi.

Bem-vindo ao PM.

Legal que você queira compartilhar seu save conosco. Eu sempre acho que o melhor save para compartilhar é aquele que queremos jogar e não o que outros gostariam que jogássemos. No entanto, algumas questões podem ser colocadas.

Você é iniciante no FM? Se for, você poderá encontrar dificuldades ao treinar o Santos, demorar para ser respeitado pelos jogadores, ter dificuldades táticas e técnicas e demorar para conseguir títulos e quem sabe até correr risco de demissão, mas se você tiver alguma experiência, creio que rapidamente você alcançará sucesso e aí eu pergunto se você mesmo não ficaria desanimado com a facilidade que encontrará, pois sabemos que jogar com clubes grandes quando dominamos o FM não é uma experiência das mais exigentes. Acho que vale a pena você fazer essa reflexão. ;)

Valeu ggpofm pelo retorno,

Então, já sou meio "velho de guerra" no FM e pensei nessa parte de eu enjoar de realizar o save, pois meu primeiro save desse FM17 foi com o Santos e eu ganhei tudo que disputei logo na primeira temporada com direito a colocar o Real Madrid na roda no mundial. Mas fiquei interessado em saber como vai ser um "zé ninguém" treinar um time grande e estava pensando em adotar algumas regras mais rígidas para dificultar um pouco. Eu tenho um plano B, que seria o Londrina e um plano C que seria o Paraná, ambos da série B e com a parte financeira bem ruim.

Algo que não sei se seria interessante para história, era ela não se passar somente em um time, podendo o técnico ir para a Europa ou algo assim.

Eu vou fazer um breve teste pra ver como as coisas fluem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Luydi Bertolazzo disse:

Valeu ggpofm pelo retorno,

Então, já sou meio "velho de guerra" no FM e pensei nessa parte de eu enjoar de realizar o save, pois meu primeiro save desse FM17 foi com o Santos e eu ganhei tudo que disputei logo na primeira temporada com direito a colocar o Real Madrid na roda no mundial. Mas fiquei interessado em saber como vai ser um "zé ninguém" treinar um time grande e estava pensando em adotar algumas regras mais rígidas para dificultar um pouco. Eu tenho um plano B, que seria o Londrina e um plano C que seria o Paraná, ambos da série B e com a parte financeira bem ruim.

Algo que não sei se seria interessante para história, era ela não se passar somente em um time, podendo o técnico ir para a Europa ou algo assim.

Eu vou fazer um breve teste pra ver como as coisas fluem.

De nada.

Eu não acredito que a reputação mais baixa irá lhe causar tantas dificuldades. Poderá no máximo atrasá-lo um pouco. Como santista, talvez se você começasse em um clube bem pequeno e fosse crescendo até alcançar o Santos e realizar algo inovador e/ou desafiante lhe deixasse mais motivado e mais distante de ganhar tudo. É um caso a se pensar. Mas no final o que vale é você se divertir. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, ggpofm disse:

De nada.

Eu não acredito que a reputação mais baixa irá lhe causar tantas dificuldades. Poderá no máximo atrasá-lo um pouco. Como santista, talvez se você começasse em um clube bem pequeno e fosse crescendo até alcançar o Santos e realizar algo inovador e/ou desafiante lhe deixasse mais motivado e mais distante de ganhar tudo. É um caso a se pensar. Mas no final o que vale é você se divertir. ;)

Achei bacana a ideia de treinar o Santos ser um objetivo. Acho que vou acabar começando com o Londrina pelo fato de que na história, o técnico ter sido jogador da base deles e também pelo meu estado e do técnico (Paraná) não ter representante na série C. Já vou preparando os banners e logo em breve vou estar estreiando nessa área.

 

Mais um vez, muito obrigado pelo retorno!

Editado por Luydi Bertolazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2017 at 02:30, Bega Gomes disse:

Putz, o banner ficou legal Danut, legal mesmo. Parabéns.

Olha, acho que posso te ajudar um pouco com isso.

Vê soh, artisticamente falando toda imagem que nós produzimos possui equilíbrio, pois tudo q agt faz tem inspiração no mundo natural e lah tudo eh equilibrado. Transportando isso pra o nosso caso específico, eh preciso buscar esse equilíbrio na hora de fazer um banner.

O equilíbrio vem de vc conseguir dispor as imagens de uma forma que o espectador não sinta que uma parte tem mais informação visual que outra, ou seja, se vc coloca um elemento na diagonal superior esquerda eh aconselhável que coloque algo de proporção semelhante na diagonal inferior esquerda, e assim vai.

Talvez vc esteja sentido dificuldade em inserir o texto pq está criando uma imagem equilibrada que se desequilibra qd o texto entra. Eh o mesmo caso de quando agt faz uma arte para um cartaz de um evento e depois precisa inserir os textos obrigatórios como data, local e hora. Qd o texto entra mela tudo pq, na maioria das vezes, nós não desenvolvemos a arte pensando nele e sim na beleza e harmonia das imagens.

O conselho que dou eh desenvolver o banner já pensando onde o texto virá e qual espaço irá ocupar.

Meu espaço preferido eh o canto inferior direito, pois vai de acordo com a linha de leitura ocidental (de cima pra baixo, da esquerda pra direita), mas, já fiz banners com textos no centro e na esquerda.

Evito tb colocar textos na metade superior.

Quanto à fontes, procure por aquelas mais espessas se for um título curto. Se for um título com mais de três palavras procure mesclar uma fonte mais fina com uma mais espessa. Dê preferência a fontes sem serifas (o Google te ajudará a entender o que são serifas). Faça testes que envolvam tb fontes cursivas misturadas a fontes sem serifas.

Outro conselho que dou eh de sempre prezar pelo uso da cor branca no título. Em algumas vezes vc vai perceber que o branco pode não estar gerando o contraste necessário, daí vc pode pensar em outra cor, de (minha, kkk) preferência clara.

Editei que tenha te ajudado em algo, q coisa eh soh perguntar.

Abs.

Cara, valeu pelas dicas. Acho que essa questão que tu falou de ter criado a imagem equilibrada sem o texto é o ponto central mesmo. Eu não tenho experiência né, então fui criando a imagem toda e vendo como ela ficaria legal, mas não pensei onde iria colocar o texto nela. Quando a imagem já estava "pronta", não havia espaço para o texto. Vou considerar mais isso quando for fazer outras tentativas no futuro.

Quanto às demais dicas, também vão ajudar. Obrigado :)

Em 07/05/2017 at 21:58, Iagotta disse:

O "problema" desse teu banner é que ele não tem espaço pra colocar o texto, como bem disse o @Bega Gomes, falta equilibrio. Metade do espaço é utilizado pelo escudo e a outra metade pela foto dos jogadores. Eu acho que o banner tem que mostrar sobre o que é teu save, se é algo de clube de espaço para colocar o escudo e texto, se for save carreira, uma imagem ligada ao que tu pretende mostrar no save e o texto.

PS: Outra a coisa a se atentar é ao tamanho do banner e relacionar ele ao tamanho do texto. Wurzburger Kickers é um nome longo e talvez precise de um banner mais largo do que um PSV, mesmo que tu quebre o nome 2 linhas (por que ai fica difícil deixar proporcional).

Deletei as imagens pra não ficar um quote gigantesco, mas assim como foi o caso do Bega, tuas dicas ajudaram bastante. Deu para entender melhor qual é o problema. Obrigado :)

 

Em 12/05/2017 at 16:52, DRMoreira04 disse:

Pessoal, boa tarde.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, já que eu sou iniciante.

 

Quando vocês fazem as Sagas e até mesmo ao jogarem alguma carreira sem levar ao fórum, vocês vêem os jogos de maneira completa ou apenas os momentos chaves?

Em jogos mais importantes, como finais, clássicos, etc a abordagem acima muda? Ex: se vocês jogam vendo apenas os momentos chaves, nos jogos importantes vocês utilizam a visualização do jogo completo?

Obrigado.

Eu jogo sempre no modo amplo. Acho que os outros modos não mostram o suficiente. A exceção é quando eu tô com a partida ganha/perdida já, as vezes daí troco para estendido ou lances chave. Mas acho que se perde muita informação nesses modos. Quanto ao completo, não costumo utilizar. Já tentei utilizar em final, mas aí eu ficava muito nervoso e mudava a tática inteira a cada cinco minutos, não deu certo. Ainda quero fazer um save só utilizando ele, mas por enquanto prefiro o modo amplo mesmo.

 

Em 12/05/2017 at 18:21, DiogoHernandes disse:

Desde o primeiro FM eu sempre joguei em momentos chaves, só no FM16 eu passei a jogar no modo amplo porque me da mais oportunidade de corrigir pequenos defeitos no time. Mas essa mudança só aconteceu por que eu não consegui obter o mesmo sucesso que eu tinha nos FMs anteriores neste FM16. Hoje não sei se consigo assistir um jogo em momento chaves, parece que me falta informação das partidas.

Agora tudo é uma questão de adaptação, tem gente que acha tedioso demorar muito em cada jogo enquanto eu não gosto de ver estatísticas durante os jogos, eu vou mais pelo feeling do que estou vendo do time em campo.

Espero que você encontre uma forma de jogar que lhe de um bom divertimento. :)

Uma coisa que é importante aqui: nos FMs mais antigos não havia o modo estendido. Então o modo de lances chave desses FMs (salvo engano, é até o FM15, mas teria que conferir) mostrava mais coisa, ele é mais ou menos o mesmo que o modo estendido do FM16. O lances chave do FM16 mostra bem menos coisa do que o dos FMs antigos. Talvez isso contribua para tu achar que falta informação hoje em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma pergunta: alguém aqui se interessaria por uma história narrando uma carreira no Motorsport Manager, em vez do FM? Com uma corrida por post e tal. Comprei o jogo e achei que podia ser interessante ir aprendendo a jogar compartilhando aqui. Mas não sei se teria qualquer público.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Pessoal, uma pergunta: alguém aqui se interessaria por uma história narrando uma carreira no Motorsport Manager, em vez do FM? Com uma corrida por post e tal. Comprei o jogo e achei que podia ser interessante ir aprendendo a jogar compartilhando aqui. Mas não sei se teria qualquer público.

Eu acompanharia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Danut disse:

Pessoal, uma pergunta: alguém aqui se interessaria por uma história narrando uma carreira no Motorsport Manager, em vez do FM? Com uma corrida por post e tal. Comprei o jogo e achei que podia ser interessante ir aprendendo a jogar compartilhando aqui. Mas não sei se teria qualquer público.

Eu acho legal quando outros saves de outros jogos managers são postados aqui na área. Pena que são poucos. No celular achei bem legal, mas o nível de dificuldade não era tão alto. Não sei como será no PC, mas seria legal para tirar essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Danut disse:

Pessoal, uma pergunta: alguém aqui se interessaria por uma história narrando uma carreira no Motorsport Manager, em vez do FM? Com uma corrida por post e tal. Comprei o jogo e achei que podia ser interessante ir aprendendo a jogar compartilhando aqui. Mas não sei se teria qualquer público.

Acompanharia fácil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ggpofm disse:

Eu acho legal quando outros saves de outros jogos managers são postados aqui na área. Pena que são poucos. No celular achei bem legal, mas o nível de dificuldade não era tão alto. Não sei como será no PC, mas seria legal para tirar essa dúvida.

Joguei um pouco no tablet esses dias, aproveitando que o jogo estava de graça. Foi legalzinho para a situação em que estava, sem acesso a computador e meio sem o que fazer por uns dois dias. Mas é bem fácil mesmo, ganhei a divisão mais baixa na primeira temporada mesmo com vários erros de estratégia. A versão para PC é mais complexa e difícil (joguei já uma temporada na versão pirata antes de me decidir por comprar o jogo, então não estou começando completamente do zero agora).

Quanto a ter poucos saves de outros jogos, acho que é porque é mais difícil de se saber como fazer. Eu mesmo estou bem em dúvida sobre como narrar a história. A edição de imagens é mais complicada (o fundo não é uniforme, então se cortar as partes da imagem fica uma colcha de retalhos), a narrativa não está estabelecida (vou contar a corrida falando sobre cada x número de voltas, uma corrida por post? Vou fazer um parágrafo sobre cada corrida apenas e contar uma temporada/meia temporada em um post? Como abordar as questões fora da corrida?). É bem mais difícil do que pegar o FM e contar uma história, que é algo já mais estabelecido.

No mais, obrigado @Iagotta e @Bigode. pelas respostas. Acho que vou me arriscar nisso então. Não tenho muita certeza de que vai ficar bom, mas no mínimo pode servir de aprendizado sobre como não fazer uma história com o jogo :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...