Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Boteco 3.0


Jirimias

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente
7 horas atrás, alissonlcunha disse:

Isto, as "primeiras informações" seriam a Central de informações... hahahaha

Já li várias histórias, por isso mesmo queria fazer uma.

Lancei a minha história ontem a noite. Ainda preciso de uma banner mais legal que aquele que eu fiz... Ele tá como tampão apenas. Hahahaha

Se alguém puder me ajudar, seria muito legal! :)

 

Caso alguém queira conferir: Paraná Clube: Por você, torci a vida inteira!

Você pode visitar e utilizar algum banner da Galeria de Gráficos do fórum também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. changed the title to O Boteco 3.0
  • Henrique M. featured e pinned this tópico

Recentemente eu fiz um do Paraná. Achei que poderia adaptá-lo pra vc, mas, o Save para o qual fiz parece que ainda anda ativo, embora não seja atualizado a um tempinho.

Vê se vc gosta desse:

Spoiler

AOO7XT0.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bega Gomes disse:

Recentemente eu fiz um do Paraná. Achei que poderia adaptá-lo pra vc, mas, o Save para o qual fiz parece que ainda anda ativo, embora não seja atualizado a um tempinho.

Vê se vc gosta desse:

  Ocultar conteúdo

AOO7XT0.jpg

 

Poxa cara! SENSACIONAL!!!!!!!!!

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém Poderia fazer um Banner do América de PE geral e dois (Transferências e Jogos) para eu poder iniciar minha história com o América de PE?

 

Um obrigado a quem me puder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 09/07/2017 at 8:36 PM, Interior said:

Alguém Poderia fazer um Banner do América de PE geral e dois (Transferências e Jogos) para eu poder iniciar minha história com o América de PE?

 

Um obrigado a quem me puder ajudar.

Seria possível antes do Central SC de PE para eu poder começar a história.

Obrigado a quem ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Interior disse:

Seria possível antes do Central SC de PE para eu poder começar a história.

Obrigado a quem ajudar.

Bem-vindo à área. Já deu uma olhada na Galeria de Gráficos? Lá existem vários modelos e você pode adaptá-los para seu save, como o @DiogoHernandes fez no tópico com o Venezia ou como o @Henrique M. está fazendo no save do Shamrock. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutes ago, ggpofm said:

Bem-vindo à área. Já deu uma olhada na Galeria de Gráficos? Lá existem vários modelos e você pode adaptá-los para seu save, como o @DiogoHernandes fez no tópico com o Venezia ou como o @Henrique M. está fazendo no save do Shamrock. ;)

Já mais ta osso que eu entendo porra nenhuma de Photoshop ou edição de imagem rsrsrsrs.

 

Obrigado pelas ideias mais sou ruim mesmo nesses bagulhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

Galera, estou com uma ideia de fazer uma carreira com meu time focando "hardmente" em desenvolver jogadores da base. Então postulei aqui umas regras e uns objetivos rapidamente. Gostaria de saber o que vocês acham? Tem alguma sugestão ou crítica?

(antes da resposta em si, um pequeno adendo: eu tenho mania de escrever muito, e isso assusta as pessoas. O básico do que tenho para te dizer está nos dois primeiros parágrafos aqui. No resto eu fui passando pedaço a pedaço qual minha opinião. Espero que tu não leve a mal, a ideia é realmente ajudar a mostrar o que eu acho que tá errado com os objetivos listados, de forma a que tu possa entender como teu save pode funcionar melhor.)

Eu vou começar sendo bem direto. Olhando a tua lista de objetivos, eu acho que ela sofre de um grande problema: parece mais um roteiro exato do que tu vai fazer no save do que uma lista de objetivos que tu quer atingir. 

É comum quando vamos começar um save pensar em várias ideias legais do que podemos fazer nele. Eu sofro do mesmo mal - penso em muitas coisas, e quero colocar todas elas como fixas. Mas isso acaba não dando certo. Se tudo já está muito definido, sobra muito pouco espaço para tu manobrar dentro do save. E se as coisas não saíram bem como o planejado? Algumas regras podem deixar o save mais interessante, mas acho que é melhor não exagerar nos detalhes. Eu diminuiria tua lista para uma com no máximo uns cinco objetivos.

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

Regras

* Não contratar jogadores diretamente para o profissional (a menos que o mesmo seja especulado no clube na vida real ou que seja um jogador revelado em Xerém ou o Fred)

* Ter metade do time ou mais formado em Xerém

Essas duas regras me parecem boas. Pessoalmente, não sou nem um pouco fã da ideia de contratar gente com base nas especulações da vida real, mas já vi o @Silveira. fazer isso em um save com o Liverpool, e o save funcionou. Então, se tu acha que quer isso, vai em frente.

Quanto à segunda, eu só buscaria esclarecer o que conta como "formado em Xerém". Eu não tenho ideia do que é que seja Xerém, então talvez para quem saiba o que é seja mais claro, mas no geral saves que procuram ter jogadores formados no clube se distinguem entre aqueles que entendem que o jogador precisa ser surgido na base do clube no FM, aqueles que entendem que o jogador precisa adquirir status de formado no clube (existe isso no Brasil ou é só para a UEFA?) e aqueles que entendem que o jogador só precisa ter passado uns meses na base primeiro. Todos são objetivos válidos, mas é legal colocar bem claramente no save. 

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Emprestar jogadores da categoria de base que estiverem com mais de 20 e não estejam sendo utilizados no profissional

* Emprestar pelo menos 6 jogadores ao Projeto Flu Europa (STK Flu Samorín-ESL) por temporada

* Jamais vender o Gum Guerreiro (em nome da gastação)

Aqui tu já começa a ser específico demais, e acho que isso é problemático. A primeira regra ainda é passável. Acho ela desnecessária - se teu objetivo é formar os jogadores, tu vai emprestar eles quando achar que isso é o melhor para o desenvolvimento, não vejo por que seria necessário uma regra fixa te forçando a fazer isso sempre. Além de poder te causar alguns problemas - e se tu não conseguir arrumar nenhum interessado em um jogador? O objetivo vai ser considerado como falhado? Mas se tu quiser muito insistir com ela, acho que ainda dá para usar, sim. 

As outras duas são mais complicadas. Esse tal projeto Flu Europa aí joga onde? É uma divisão jogável no FM? Se não for, teus jogadores vão fazer o que por lá? Tu quer desenvolver a base, mas vai deixar os jogadores emprestados a um time onde eles vão muito provavelmente estagnar? Isso muito provavelmente te levaria a emprestar os refugos do time só para cumprir com o número. Aí qual seria o sentido?

Sem falar nas possibilidades de problemas. E se os jogadores não quiserem ir para lá? Acho bem provável que isso ocorra. Também não sei qual o tipo de parceria existente entre os clubes (imagino que ela já exista no FM, se não existir é mais complicado ainda porque nada te garante que vai conseguir ela). Se for uma parceria que pode ser quebrada, quem te garante que isso não ocorra durante o save? 

Muito mais produtivo nesse caso seria tu dizer que quer tentar fortalecer a equipe do Flu Europa. Um objetivo mais genérico mesmo. E aí tu vai fazendo o que for possível no FM, empresta quem tu achar que pode ajudar por lá e tal. Isso se for uma equipe de divisão jogável. Se não for, acho que não tem o que fazer mesmo. 

Por fim, quanto ao jogador, também acho meio complicado listar isso como objetivo. Acho que tu até pode colocar isso durante o save. Se renovar o contrato do jogador, menciona que tu quer ver ele se aposentar no clube. Algo assim. Mas acho pouco necessário colocar como objetivo. Primeiro, porque é algo que deixa o leitor com mais informação para processar já no início do save (eu tive que jogar no google pra saber que é esse tal de Gum Guerreiro, se lesse sobre no primeiro post do save ia ser informação inútil, ia ignorar). Depois que, de novo, a situação de jogo pode te levar a outros caminhos.

Em save anterior meu eu tinha como objetivo pessoal (não listado nos objetivos do save) ver o goleiro se aposentar no clube. Com 30 e pouco anos, depois de uma década de clube quase, ele veio me pedir para sair, pois queria ser titular em outro lugar. Embora sempre tenha pensado em ver ele se aposentar pelo clube, ele nem segundo reserva era mais. Fazia algum sentido obrigar o ídolo do time a ficar na terceira posição do banco de reservas, insatisfeito, só pra dizer "o ídolo se aposentou no clube"? Eu acho que não. Decidi deixar ele sair. Como não era um objetivo do save, pude fazer isso. Nada te impede de tomar decisões para manter o jogador ainda que não seja o melhor do ponto de vista do FM (os saves mais interessantes tomam decisões que não são as melhores do ponto de vista do FM), mas acho melhor deixar em aberto a possibilidade de fazer diferente se perceber que é melhor para a história. 

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

Objetivos

* Ficar cinco temporadas seguidas no azul

* Fazer um jogador da base virar uma lenda do time (prov. Scarpa)

Primeiro dos dois acho ok. O segundo também, mas tu vai precisar considerar que é um objetivo de longo prazo. Se esse tal Scarpa acabar saindo do clube por motivo de força maior (proposta muito alta, não aceitar renovar contrato, sei lá), tu vai ter fôlego para encarar esperar um jogador realmente bom surgir na base e jogar o suficiente até virar lenda? Se sim, segue em frente com o objetivo.

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Fazer um jogador da base passar toda a carreira no time e se aposentar aqui (prov. Scarpa)

Mesma coisa do objetivo anterior.

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Trazer o Fred de volta para encerrar a carreira no tricolor

Mesma situação do objetivo do Gum. Acho que tu pode ter isso como objetivo pessoal, e se der certo mencionar no save "estou trazendo de volta o Fred, pois acho que ele é importante na história do clube e tal e quero ver ele encerrar a carreira aqui". Mas não acho que seja um bom objetivo para o save. Quem garante que o Fred vai aceitar voltar? Quem garante que ele não vai acabar em outro clube? Não acho que a lista de objetivos do save seja o lugar para colocar esse tipo de coisa. 

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Ter como filial o Nova Iguaçu (que possui uma ótima categoria de base na vida real)

Qual a viabilidade do objetivo? Se deixar nas mãos da diretoria, seria muita coincidência conseguir justamente essa equipe. Por vezes podemos escolher nós mesmos, mas nem sempre isso ocorre. Outra vez, acho que isso é algo que tu pode buscar durante o save, mas não sei se deveria ser um objetivo do save em si. 

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Jogar 50% de uma edição do carioca com a equipe B

Fácil de atingir. Mas qual o sentido de ser um objetivo? Tu pode usar o time B no carioca porque quer descansar os jogadores, dar tempo de jogo aos reservas, qualquer coisa assim. Fazer isso porque tu listou no começo do save como algo que precisa ser atingido não me parece ideal. 

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Ter 60% do time formado em Xerém

* Ter 70% do time formado em Xerém

* Ter 80% do time formado em Xerém

* Ter 90% do time formado em Xerém

* Ter 100% do time formado em Xerém

Possível de atingir mas, dependendo do que tu considere ser "formado em Xerém" (ver acima) vai ser algo beeem longo. Se é teu primeiro save na área, te recomendaria considerar muito fortemente quanto tu realmente acha que é capaz de fazer no jogo. E depois cortar esse número bastante, porque todo mundo sobrestima quanto tempo consegue se animar em um mesmo save (e subestima o trabalho que dá postar algo legal por aqui). 

Se a ideia é ter um time 100% formado na base no FM mesmo (jogadores saídos da fornada de base), então tu pode te planejar para algo que dure de 20-40 temporadas, imagino eu. É viável?

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Ganhar o Carioca

* Ser tricampeão Carioca

* Voltar a ser o maior campeão carioca da história

Os dois de baixo acho bem ok, mas não vejo tanta necessidade do primeiro. Tu é o Fluminense, tu quer ter o maior número de títulos da história. É tão importante assim ganhar uma edição do torneio para que isso mereça destaque como um objetivo do save? Acho que os objetivos devem ser os planos em um prazo maior. É claro que tu vai entrar na competição querendo ganhar. Mas não vejo necessidade de listar isso.

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Ganhar a Primeira Liga com o time B

Mesma coisa do "ganhar o carioca". Se essa competição é tão insignificante, há necessidade de listar ela nos objetivos do save? Pensa assim: se o time tiver lá comemorando o quinto gol do Scarpa sobre o Boca Juniors, na 3ª final seguida de Libertadores que o Fluminense ganha, tu vai parar e pensar "poxa vida, legal isso tudo e tal, mas a gente ainda não conseguiu ganhar a Primeira Liga com o time B, tá faltando esse objetivo"? Não vai né.

Se não é algo que vai te fazer diferença no save se tu não atingir, então não é um objetivo. Se tu planeja jogar a Primeira Liga com o time B, vai lá e faz isso. Mas colocar isso de objetivo é, mais uma vez, usar os objetivos como roteiro, não como objetivo. 

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Ganhar a Copa do BR

* Ser tricampeão da Copa do BR

Ok, mas de novo tu vai precisar pensar em qual a longevidade do save. Se tu usar muito a base, isso pode levar muito tempo. Se usar pouco, pode até ser fácil, mas depois do segundo ano seguido ganhando tudo o jogo começa a ficar chato. 

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Ficar no G4

* Ficar no G4 três vezes seguidas

Acho desnecessário listar como objetivo. 

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Ser campeão brasileiro 

* Se firmar como um time que fica no máximo um ano fora da Libertadores

O primeiro ok. O segundo é genérico demais. No máximo um ano fora em quanto tempo? E se o time ficar dois anos seguidos fora? Vai acabar o save porque o objetivo falhou? Vai resetar o contador e dizer "agora preciso jogar mais 10 temporadas sem ficar duas vezes seguidas fora da libertadores, para cumprir o objetivo"? Ou vai simplesmente ignorar e dizer "ok, não atingi isso"? Se for o terceiro caso (que acho o mais provável), isso é mesmo um objetivo? Todos queremos que nossa equipe vá tão bem como possível no save, esse desejo genérico de ir bem já não cobre esse aspecto?

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Chegar às quartas da Libertadores

* Chegar às semis da Libertadores

* Chegar à final da Libertadores

* Ser campeão da Libertadores

O último ok. Os anteriores são apenas fases para atingir o último. Não vejo razão para listar como objetivos.

 

Em 05/07/2017 at 16:27, Carlos Vinícius Cruz disse:

* Derrotar grandes times dos outros países da América e do mundo (amistosos contam)

Achei desnecessário e vago. Vencer amistosos como objetivo do save? E o que seriam grandes times. Como tu define se o objetivo foi atingido? Como tu define se ele falhou? O que tu faz se ele falhar? De novo, acho válido tu dizer no save que quer testar a equipe contra grandes equipes em amistosos, e mencionar isso quando marcar amistosos/falar dos amistosos jogados. Não vejo razão para colocar como objetivo.  

 

 

Para encerrar: eu realmente espero que tu não te assuste. É super normal que se exagere nos objetivos, especialmente quando se está estreando na área. Muita gente faz uma lista parecida com essa tua. Infelizmente, a maior parte desses casos acabam não funcionando bem. O FM não segue sempre aquilo que nós gostaríamos, então todo save de sucesso precisa ter alguma margem para lidar com os problemas que o jogo colocar à nossa frente. O fato de tu vir aqui pedir sugestões/críticas antes de postar o save é algo que, na minha opinião, pode ajudar muito a que o save funcione melhor. Minha sugestão final é que tu dê uma olhada nos tópicos que temos na área de Histórias Memoráveis e veja como eles listaram seus objetivos. Os tópicos ali incluídos são todos ótimos exemplos para quem está começando. Se tu olhar, vai observar que há um certo padrão de objetivos, que são bem menos específicos e extensos do que aqueles que tu listou aqui. Tenta fazer algo nesse sentido que vai funcionar melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Interior disse:

Já mais ta osso que eu entendo porra nenhuma de Photoshop ou edição de imagem rsrsrsrs.

 

Obrigado pelas ideias mais sou ruim mesmo nesses bagulhos.

Fala @Interior, o @ggpofm marcou o meu save na resposta a você e espero que você tenha visto tanto ele quanto o do @Henrique M. e tenha achado o resultado legal.

Eu vi que você já colocou um banner lá na sua história, então não sei se a dica é válida ainda, mas os banners da Galeria dos Gráficos são muito fáceis de customizar e sempre ficam com um resultado bem legal mesmo pois os caras que os criaram manjam bastante de estética. Vale a pena passar algumas horinhas tentando customizar eles a seu gosto ainda mais que no youtube há várias aulas sobre photoshop, ou qualquer outro editor de imagem gratuito, eu mesmo uso o GIMP. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Danut disse:

(antes da resposta em si, um pequeno adendo: eu tenho mania de escrever muito, e isso assusta as pessoas. O básico do que tenho para te dizer está nos dois primeiros parágrafos aqui. No resto eu fui passando pedaço a pedaço qual minha opinião. Espero que tu não leve a mal, a ideia é realmente ajudar a mostrar o que eu acho que tá errado com os objetivos listados, de forma a que tu possa entender como teu save pode funcionar melhor.)

Eu vou começar sendo bem direto. Olhando a tua lista de objetivos, eu acho que ela sofre de um grande problema: parece mais um roteiro exato do que tu vai fazer no save do que uma lista de objetivos que tu quer atingir. 

É comum quando vamos começar um save pensar em várias ideias legais do que podemos fazer nele. Eu sofro do mesmo mal - penso em muitas coisas, e quero colocar todas elas como fixas. Mas isso acaba não dando certo. Se tudo já está muito definido, sobra muito pouco espaço para tu manobrar dentro do save. E se as coisas não saíram bem como o planejado? Algumas regras podem deixar o save mais interessante, mas acho que é melhor não exagerar nos detalhes. Eu diminuiria tua lista para uma com no máximo uns cinco objetivos.

 

Essas duas regras me parecem boas. Pessoalmente, não sou nem um pouco fã da ideia de contratar gente com base nas especulações da vida real, mas já vi o @Silveira. fazer isso em um save com o Liverpool, e o save funcionou. Então, se tu acha que quer isso, vai em frente.

Quanto à segunda, eu só buscaria esclarecer o que conta como "formado em Xerém". Eu não tenho ideia do que é que seja Xerém, então talvez para quem saiba o que é seja mais claro, mas no geral saves que procuram ter jogadores formados no clube se distinguem entre aqueles que entendem que o jogador precisa ser surgido na base do clube no FM, aqueles que entendem que o jogador precisa adquirir status de formado no clube (existe isso no Brasil ou é só para a UEFA?) e aqueles que entendem que o jogador só precisa ter passado uns meses na base primeiro. Todos são objetivos válidos, mas é legal colocar bem claramente no save. 

 

Aqui tu já começa a ser específico demais, e acho que isso é problemático. A primeira regra ainda é passável. Acho ela desnecessária - se teu objetivo é formar os jogadores, tu vai emprestar eles quando achar que isso é o melhor para o desenvolvimento, não vejo por que seria necessário uma regra fixa te forçando a fazer isso sempre. Além de poder te causar alguns problemas - e se tu não conseguir arrumar nenhum interessado em um jogador? O objetivo vai ser considerado como falhado? Mas se tu quiser muito insistir com ela, acho que ainda dá para usar, sim. 

As outras duas são mais complicadas. Esse tal projeto Flu Europa aí joga onde? É uma divisão jogável no FM? Se não for, teus jogadores vão fazer o que por lá? Tu quer desenvolver a base, mas vai deixar os jogadores emprestados a um time onde eles vão muito provavelmente estagnar? Isso muito provavelmente te levaria a emprestar os refugos do time só para cumprir com o número. Aí qual seria o sentido?

Sem falar nas possibilidades de problemas. E se os jogadores não quiserem ir para lá? Acho bem provável que isso ocorra. Também não sei qual o tipo de parceria existente entre os clubes (imagino que ela já exista no FM, se não existir é mais complicado ainda porque nada te garante que vai conseguir ela). Se for uma parceria que pode ser quebrada, quem te garante que isso não ocorra durante o save? 

Muito mais produtivo nesse caso seria tu dizer que quer tentar fortalecer a equipe do Flu Europa. Um objetivo mais genérico mesmo. E aí tu vai fazendo o que for possível no FM, empresta quem tu achar que pode ajudar por lá e tal. Isso se for uma equipe de divisão jogável. Se não for, acho que não tem o que fazer mesmo. 

Por fim, quanto ao jogador, também acho meio complicado listar isso como objetivo. Acho que tu até pode colocar isso durante o save. Se renovar o contrato do jogador, menciona que tu quer ver ele se aposentar no clube. Algo assim. Mas acho pouco necessário colocar como objetivo. Primeiro, porque é algo que deixa o leitor com mais informação para processar já no início do save (eu tive que jogar no google pra saber que é esse tal de Gum Guerreiro, se lesse sobre no primeiro post do save ia ser informação inútil, ia ignorar). Depois que, de novo, a situação de jogo pode te levar a outros caminhos.

Em save anterior meu eu tinha como objetivo pessoal (não listado nos objetivos do save) ver o goleiro se aposentar no clube. Com 30 e pouco anos, depois de uma década de clube quase, ele veio me pedir para sair, pois queria ser titular em outro lugar. Embora sempre tenha pensado em ver ele se aposentar pelo clube, ele nem segundo reserva era mais. Fazia algum sentido obrigar o ídolo do time a ficar na terceira posição do banco de reservas, insatisfeito, só pra dizer "o ídolo se aposentou no clube"? Eu acho que não. Decidi deixar ele sair. Como não era um objetivo do save, pude fazer isso. Nada te impede de tomar decisões para manter o jogador ainda que não seja o melhor do ponto de vista do FM (os saves mais interessantes tomam decisões que não são as melhores do ponto de vista do FM), mas acho melhor deixar em aberto a possibilidade de fazer diferente se perceber que é melhor para a história. 

 

Primeiro dos dois acho ok. O segundo também, mas tu vai precisar considerar que é um objetivo de longo prazo. Se esse tal Scarpa acabar saindo do clube por motivo de força maior (proposta muito alta, não aceitar renovar contrato, sei lá), tu vai ter fôlego para encarar esperar um jogador realmente bom surgir na base e jogar o suficiente até virar lenda? Se sim, segue em frente com o objetivo.

 

Mesma coisa do objetivo anterior.

 

Mesma situação do objetivo do Gum. Acho que tu pode ter isso como objetivo pessoal, e se der certo mencionar no save "estou trazendo de volta o Fred, pois acho que ele é importante na história do clube e tal e quero ver ele encerrar a carreira aqui". Mas não acho que seja um bom objetivo para o save. Quem garante que o Fred vai aceitar voltar? Quem garante que ele não vai acabar em outro clube? Não acho que a lista de objetivos do save seja o lugar para colocar esse tipo de coisa. 

 

Qual a viabilidade do objetivo? Se deixar nas mãos da diretoria, seria muita coincidência conseguir justamente essa equipe. Por vezes podemos escolher nós mesmos, mas nem sempre isso ocorre. Outra vez, acho que isso é algo que tu pode buscar durante o save, mas não sei se deveria ser um objetivo do save em si. 

 

Fácil de atingir. Mas qual o sentido de ser um objetivo? Tu pode usar o time B no carioca porque quer descansar os jogadores, dar tempo de jogo aos reservas, qualquer coisa assim. Fazer isso porque tu listou no começo do save como algo que precisa ser atingido não me parece ideal. 

 

Possível de atingir mas, dependendo do que tu considere ser "formado em Xerém" (ver acima) vai ser algo beeem longo. Se é teu primeiro save na área, te recomendaria considerar muito fortemente quanto tu realmente acha que é capaz de fazer no jogo. E depois cortar esse número bastante, porque todo mundo sobrestima quanto tempo consegue se animar em um mesmo save (e subestima o trabalho que dá postar algo legal por aqui). 

Se a ideia é ter um time 100% formado na base no FM mesmo (jogadores saídos da fornada de base), então tu pode te planejar para algo que dure de 20-40 temporadas, imagino eu. É viável?

 

Os dois de baixo acho bem ok, mas não vejo tanta necessidade do primeiro. Tu é o Fluminense, tu quer ter o maior número de títulos da história. É tão importante assim ganhar uma edição do torneio para que isso mereça destaque como um objetivo do save? Acho que os objetivos devem ser os planos em um prazo maior. É claro que tu vai entrar na competição querendo ganhar. Mas não vejo necessidade de listar isso.

 

Mesma coisa do "ganhar o carioca". Se essa competição é tão insignificante, há necessidade de listar ela nos objetivos do save? Pensa assim: se o time tiver lá comemorando o quinto gol do Scarpa sobre o Boca Juniors, na 3ª final seguida de Libertadores que o Fluminense ganha, tu vai parar e pensar "poxa vida, legal isso tudo e tal, mas a gente ainda não conseguiu ganhar a Primeira Liga com o time B, tá faltando esse objetivo"? Não vai né.

Se não é algo que vai te fazer diferença no save se tu não atingir, então não é um objetivo. Se tu planeja jogar a Primeira Liga com o time B, vai lá e faz isso. Mas colocar isso de objetivo é, mais uma vez, usar os objetivos como roteiro, não como objetivo. 

 

Ok, mas de novo tu vai precisar pensar em qual a longevidade do save. Se tu usar muito a base, isso pode levar muito tempo. Se usar pouco, pode até ser fácil, mas depois do segundo ano seguido ganhando tudo o jogo começa a ficar chato. 

 

Acho desnecessário listar como objetivo. 

 

O primeiro ok. O segundo é genérico demais. No máximo um ano fora em quanto tempo? E se o time ficar dois anos seguidos fora? Vai acabar o save porque o objetivo falhou? Vai resetar o contador e dizer "agora preciso jogar mais 10 temporadas sem ficar duas vezes seguidas fora da libertadores, para cumprir o objetivo"? Ou vai simplesmente ignorar e dizer "ok, não atingi isso"? Se for o terceiro caso (que acho o mais provável), isso é mesmo um objetivo? Todos queremos que nossa equipe vá tão bem como possível no save, esse desejo genérico de ir bem já não cobre esse aspecto?

 

O último ok. Os anteriores são apenas fases para atingir o último. Não vejo razão para listar como objetivos.

 

Achei desnecessário e vago. Vencer amistosos como objetivo do save? E o que seriam grandes times. Como tu define se o objetivo foi atingido? Como tu define se ele falhou? O que tu faz se ele falhar? De novo, acho válido tu dizer no save que quer testar a equipe contra grandes equipes em amistosos, e mencionar isso quando marcar amistosos/falar dos amistosos jogados. Não vejo razão para colocar como objetivo.  

 

 

Para encerrar: eu realmente espero que tu não te assuste. É super normal que se exagere nos objetivos, especialmente quando se está estreando na área. Muita gente faz uma lista parecida com essa tua. Infelizmente, a maior parte desses casos acabam não funcionando bem. O FM não segue sempre aquilo que nós gostaríamos, então todo save de sucesso precisa ter alguma margem para lidar com os problemas que o jogo colocar à nossa frente. O fato de tu vir aqui pedir sugestões/críticas antes de postar o save é algo que, na minha opinião, pode ajudar muito a que o save funcione melhor. Minha sugestão final é que tu dê uma olhada nos tópicos que temos na área de Histórias Memoráveis e veja como eles listaram seus objetivos. Os tópicos ali incluídos são todos ótimos exemplos para quem está começando. Se tu olhar, vai observar que há um certo padrão de objetivos, que são bem menos específicos e extensos do que aqueles que tu listou aqui. Tenta fazer algo nesse sentido que vai funcionar melhor. 

(Rapaz, de fato você realmente escreve muito. Gostaria de dar uma resposta a altura para todos os pontos que destacou, mas digitar no tablet não é tão agradável quanto pelo PC para mim. Então vou me esforçar)

Quanto a especificidade que mencionou, de fato existe bastante. Me parece algo problemático realmente, irei tentar me dar uma margem de manobra maior.

No que toca a uma quedinha mais para um roteiro do que uma lista de objetivos concordo. Esse seria um tinteiro que gostaria de seguir, e ficaria satisfeito em alcanca-lo pelo menos em 2/3. Sendo assim, como você mencionou muitos não são propriamente objetivos, e podem acabar me travando um pouco e fazendo-me falhar em atingí-los devido a questões que estão fora do meu controle, exemplo: "e se o Fred se aposentar?" Aqui não apenas isso como diversos outros pontos que acentuou se encaixam.

Referente aos amistosos contra equipes famosíssimas seria mais uma espécie de "charme especial", e por isso ao pensar melhor não se trata de um objetivo.

Como ja pode perceber, estou respondendo fora de ordem, desculpe por difícil ter as coisas assim haha.

Quanto a duração penso em fazer algo dentro de uma faixa de 15-20 temporadas. E escolhi o clube de coração justamente porque isso seria uma motivação extra para dar seguimento ao save. Mas esse tempo, de fato, pode ficar curto demais para atingir um objetivo como ter o elenco todo forma do nas categorias de base do clube, ou que chegaram e ficaram alguns meses na academia antes de subir para o profissional (estou contando que se enquadram nesse grupo como também formados na base, jogadores que terminaram a base no clube).

Falando um pouco dos empréstimos, é redundante colocar "emprestar jogadores que não tenham espaço" como um objetivo ou simplesmente mandar um bando de fulanos para atingir o número de jogadores emprestados na filial. Irei me atentar mais sobre isso

E sobre uma parceria com o Nova Iguaçu também contaria como um charme, afinal nem espero que a base deles seja tão boa no jogo quanto é na vida real. Melhor riscar mesmo esse objetivo da lista.

Vou dar uma olhada nos objetivos estabelecidos por outros autores lá naárea mencionada. Acompanho diversas histórias lá, mas confesso que gosto de pegar as que já são bem extensas e para não já entrar sabendo o que vai acontecer acabo passando os olhos muito rápido para não ver quando determinado objetivo foi alcançado, e como isso não me atento muito para isso. Gosto de simplesmente ler o conteúdo e acabo tentando assim evitar um tipo de "spoiler haha.

Gostaria de dar uma resposta mais tendo em visto suas mais diversas dicas ao decorrer da sua resposta. Vou prestar mais atenção em alguns pontos que falou, tentar puxar daqui e de lá para ficar mais redondinha a lista de objetivos. Muito obrigado pelos toques, sem dúvidas vão me ajuda muito, e nao assutar haha. Abraços :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Passando para lembrar a todos que estamos com duas atividades abertas na área nesse momento. A primeira delas é a fase de inscrições de saves da Oficina. Se você gostaria de receber dicas e sugestões sobre como melhorar seu save, a Oficina é o espaço mais adequado para isso. O prazo para inscrição encerra hoje (23h59min). Inscreva seu save!

A segunda atividade no momento é a Entrevista da Área. Essa edição será com o @vinny_dp. Contamos com a colaboração de todos enviando suas perguntas ao entrevistado, de modo que a atividade possa ser bem sucedida. Quem estiver sem ideia do que perguntar pode dar uma olhada no subfórum das entrevistas antigas e ver o que foi perguntado em entrevistas anteriores. Vocês já mostraram muitas vezes que podem movimentar as atividades aqui da Profissão: Manager. Esperamos que isso se repita. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoas, tudo bem?

Alguém tem disponibilidade de me ajudar numa ideia para o meu save aqui da área? Quero fazer uns "mini banners" das competições que o meu time disputa. 
Se alguém de bom coração tiver disponibilidade para me ajudar, pode me chamar no PV.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 2017-7-17 at 10:55, Danut disse:

Olá pessoal,

passando para lembrar que hoje é o último dia para enviar perguntas para nossa próxima entrevista da área. Se você ainda não enviou suas perguntas, acesse o tópico e participe!

Fique absorvido no Stardew Valley e deixei de dar um pouco de atenção para a área e acabei perdendo o prazo. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique M. disse:

Fique absorvido no Stardew Valley e deixei de dar um pouco de atenção para a área e acabei perdendo o prazo. :(

Tu tava com medo que a entrevista acabasse tendo mais perguntas que a tua que eu sei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente sou adepto dos mini objetivos e vi que sua proposta está repleta deles. Gosto dessa ideia pq eh um bom motivador pra que possamos ir levando a história em frente. Muito provavelmente não os colocaria numa história minha como por exemplo, chegar às quartas, semi, final e vencer a libertadores, pois, como bem disse Danut, o último resultaria na conquista dos outros. Fico feliz em ver que vc considerou alguns pontos da colocação do Modera e torço pra que encontre um "caminho do meio" para iniciar sua história. Por fim vou deixar só dois relatos da minha experiência com o Confiança (SE), baseado em seus objetivos.

Em 10/07/2017 at 19:47, Danut disse:

Quem garante que o Fred vai aceitar voltar?

Olha, eu tentei isso com Diego Costa. Imaginei que ele ficaria no Save até uns 36 anos o que me daria mais ou menos umas 05 temporadas pra montar uma equipe onde ele sentisse algum prazer em terminar sua carreia e que fosse capaz de pagar um salário justo, porém, não contava que aos 32 anos Diego viesse a se aposentar, ainda com muitos atributos bons pra sua posição. Bom, fiquei triste, mas, segui em frente. No seu caso, não acho que seja tão improvável que Fred queira jogar e encerrar a carreira no Fluminense, mas, não se desmotive caso não ocorra.

Em 10/07/2017 at 19:47, Danut disse:

então tu pode te planejar para algo que dure de 20-40 temporadas

Mesmo finalizado aqui na área, ainda jogo o Save com o Confiança. Acabei de começar a 14ª Temporada e até agora estou com apenas 07 jogadores na equipe principal e só 01 deles eh titular, e olha que uma parte desses nem mesmo surgiram na Fornada, uns 02 ou 03 vieram de outros clubes com idades entre 15 e 17 anos, passando um mínimo de 02 anos jogando pelos Reservas e/ou Sub20.

Claro que devo levar em consideração a diferença entre Fluminense e Confiança. Eu tive que formar a reputação do clube, torná-lo respeitado, e fundar do "0" boas estruturas de treino para a base e a equipe principal. Vc já vai vir com isso no pacote então a estrada tende a ser mais curta em cerca de 20%, acredito.

O clube foi crescendo muito mais do que sua capacidade de revelar talentos, fora que, mesmo com um CT Juvenil de boa qualidade e um nível de observação estabelecido, poucas são as promessas trazidas por olheiros que realmente se encaixam no plano de jogo e naquilo que eu acho interessante à equipe (isso eh outro fator) e nem garantir que o potencial deles se torne realmente sua capacidade. Nos meus planos tenho apenas mais 03 ou 04 jogadores que vão subir nos próximos 02 anos, ou seja, vamos pra 10 (ou 11) num universo de 23-24 jogadores e nem passa pela minha cabeça que eles serão suficientes pra me fazer manter o nível que a equipe está hoje, ou seja, ainda vou depender por muito tempo de contratações.

Penso que se eu tivesse focado no desenvolvimento da base estaria num lugar completamente diferente do qual estou agora. Provavelmente, não teria ganho o que ganhei, porém, teria bem mais jogadores da base no elenco principal. Vc foca em ganhar títulos importantes e desenvolver a base. Particularmente, em mais de um ano de fórum (o que é bem pouco) não vi ninguém conseguir conciliar os dois de acordo com aquilo que acho coerente. Acredito que possa até ter já que não li todos os Saves que surgiram nesse período, porém, tenho certeza que podemos contar em uma mão os casos. Espero muito que vc consiga, pois sou um órfão de "A base do Sucesso 2". Muita sorte e perseverança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2017 at 10:26, dantenetocosta disse:

Olá a todos,
Alguém poderia fazer um algum banner do Aimoré-RS ?

http://3.bp.blogspot.com/-r1RudY6ikzM/TuBNB6fie8I/AAAAAAAAFT8/cV0TlVrzIDk/s1600/Dsc08495.jpg

Peguei a imagem na net e apenas inseri o texto. Dá uma olhada:

 

uxMpT1J.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa dica já foi dada aqui no Boteco, mas é sempre bom relembrar. Existe uma extensão para o Firefox e para o Chome que eu uso e serve para visualizar link externos sem precisar abrir: O Imagus.

Basta passar o Mouse em cima da palavra que a imagem aparece sem você precisar abrir uma nova página:

 

NZqbEeB.jpg

 

Com essa dica você vai poder visualiza melhor as imagens que posto, não só no meu save, mas em todos os saves que usam palavras com links esternos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Imagus é bem legal. Pena que o Fórum não gosta que eu tenha qualquer coisa instalada no meu navegador. Depois de tantos problemas que já tive por aqui, prefiro nem arriscar a tocar nele de novo. (EDIT: Nele -> no navegador, no sentido de mudar algo. Nunca tive problema com o Imagus especificamente, e não deve dar pros outros. Achei bom esclarecer)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iqdoqPdkbyycACUWmGO51stQcVfruIyGpHDwrkHX94Mvq5UkSzANYG4sA9ur4I6vwvItZEMI2D3nZMEbuiX38OturD-RTXkSRRHGAFLUTz512-h0Fr9Hw08B8bixgFYnYI54WlFBbAj0x4Q3xmuyUXj-ak60lK-c2wO3zjmU8k6gVDGEQwH3pglKHhahN2qqoeJc-6UUn3UWaPBAJMgrf-Jbk8yUMxC7TWKiEuBjqrSyIhuwgR37I2FkZz1AL27m1aZDBTM1Wd6sT8Y-Duq8Cu2d-IuOC6HmWhovsbhHnF2f_Bc4InDQSOT7jpBMBFTIyWIKfS9Pmi4_s68NgFkJWqpzDbxmOqTxMgY0spXkbN5LjnYk0VKKR0nSbVJyrLS64hi3jRjL6k15QyfA0J-j4BvEk9nCF6Piz8uZzMMdDikgYN21RQOzAwN5jdBi4HXeOUAeXnIfMBsLTfNHYpwyNH-EbEONyiMqgREdDDjd4wcmkWp9Lmb777U4NID7XsSpYglDIcQW1DJk6W5VLeUzaeUrvzKCjlM5GSBzL4Z_c0cfQfkBs3T84-UnOq5TjhiUB3WVEKuqweaL47RCacXGBuVKQV7cW4yP5GG__pJo6jWmp25vFjc-B5ZRCKv6lUyMtfNbMCUu8xMh02Mca5hbCY1B0jZU8r0R8niYQTEZNnHZ=w600-h100-no

 

Olá,

Estamos criando esse tópico para informar algumas mudanças na moderação da área.

Após três anos e meio, o @guigasparotto decidiu que esse é o momento de se retirar da equipe. Sua contribuição durante todo esse período foi fundamental para ajudar a dar a nossa área a cara que ela tem hoje.

Para repor a saída, anunciamos a entrada do @DiogoHernandes no quadro de moderadores da "Profissão: Manager". O DiogoHernandes vêm se destacando por uma excelente participação na área, seja como leitor, seja como autor - e também nas atividades que são regularmente organizadas.  

Com a saída do guigasparotto, o cargo de "Líder" passa a ser atribuído ao @vinny_dp, com o @Danut e o @DiogoHernandes completando a equipe.

Por fim, queremos agradecer ao guigasparotto por todo o trabalho realizado na moderação e liderança da área e dar as boas-vindas ao DiogoHernandes.

Att.,
Moderação "Profissão: Manager"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos últimos meses a rotina da área, não apenas como moderador, se tornou desgastante para mim. Não por uma questão de tempo disponível para dedicar ao fórum, mas por não estar mais encontrando o mesmo prazer de antes em compartilhar e acompanhar as histórias. Não seria justo comigo seguir uma rotina intensa e que não estava mais me dando o mesmo prazer. Por isso, conversei com os colegas da moderação há algumas semanas e informei a minha intenção de me afastar da área.

Nesse primeiro momento eu vou ficar um pouco ausente, mas pretendo seguir participando do fórum, provavelmente dando mais atenção para as outras áreas de FM também, mas sem deixar de dar uma olhada na "Profissão: Manager", acompanhando uma ou outra história. Não posso dizer que não voltarei a compartilhar, mas nesse momento não está nos meus planos, pois sinto que preciso de um descanso.

Acredito que a moderação da área ficará em boas mãos, pois o @vinny_dp e o @Danut se mostraram muito competentes em momentos que eu precisei me ausentar. Tenho certeza que a escolha pelo @DiogoHernandes foi muito acertada. Por fim, agradeço à todos que me ajudaram durante essa passagem pela moderação da área, especialmente ao @Jirimias e ao @ggpofm, além dos outros moderadores que citei anteriormente.

 

Editado por guigasparotto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal da moderação pela confiança ao me escolherem. Espero poder contribuir da melhor forma possível para manter o bom andamento da área. E um obrigado especial ao @guigasparotto que durante o tempo que frequento o fórum foi um moderador exemplar, sempre muito solícito com os membros, espero que depois desta ausência volte revigorado e continue frequente na área pois sua contribuição como autor e leitor é de muita qualidade.

E assim como o Gui mencionou moderadores de sua época espero aprender muito com o @vinny_dp e o @Danut, que são também dois caras sensacionais e vêm fazendo um ótimo trabalho na moderação da Profissão: Manager.

 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo @DiogoHernandes! Que seja um período proveitoso pra você a frente da moderação da nossa tão querida PM. Ao @guigasparotto obrigado pelo trabalho e pela solicitude. Bom descanso, recupere as energias pois sua presença e suas histórias sempre acrescentaram bastante a área!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A área está em um momento muito bom, com muitas histórias boas surgindo e muitas se mantendo ativas. E certamente isso se deve ao trabalho do @guigasparotto à frente da moderação, junto com o @vinny_dp e o @Danut.

Seja bem-vindo @DiogoHernandes, que você tenha um período proveitoso no time da moderação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Troca na Moderação da Profissão: Manager
  • Fujarra featured e pinned this tópico
  • Fujarra pinned e featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...