Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

Poxa, que pena. O time deu uma danutada nesse final, e não venceu jogos que eram obrigação, como contra o Marítimo e o Fafe. Acabou ainda chegando com chances até na última rodada, mas não era para ser.

Achei muito curiosos os sete minutos de acréscimos na primeira etapa, o que é que aconteceu ali? E esse Roberto Dinamite aí? É regen ou existe mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta
10 horas atrás, baltazar disse:

É, infelizmente não deu pra buscar vaga na UEL.

Pelo que vc falou todo mundo tem um pouco de culpa. Espero que próxima temporada arrume esse problemas, para que assim o time consiga finalmente dar um salto, pois já está na hora. 

Boa sorte. 

Não deu, foi por muito pouco, mas ao mesmo tempo os pontos perdidos ao longo da temporada pesaram demais. Como você comentou, todo mundo tem um pouco de culpa, inclusive o treinador. 

Também acho que já é hora da gente buscar voos mais altos. O time cresceu, se estruturou, passou a militar na parte de cima da tabela e entendo que agora precisamos avançar um pouco mais, brigando definitivamente pelas taças portuguesas e por uma vaga na Liga dos Campeões. 

Obrigado pelo comentário!

10 horas atrás, Danut disse:

Poxa, que pena. O time deu uma danutada nesse final, e não venceu jogos que eram obrigação, como contra o Marítimo e o Fafe. Acabou ainda chegando com chances até na última rodada, mas não era para ser.

Achei muito curiosos os sete minutos de acréscimos na primeira etapa, o que é que aconteceu ali? E esse Roberto Dinamite aí? É regen ou existe mesmo?

Danutamos totalmente hehe, acho que é a melhor definição. Ao mesmo tempo, ficou bem claro pra mim que a reação na penúltima sequência de jogos tinha sido muito mais um lampejo do que uma recuperação de fato. Como comentei, não fiquei chateado, é melhor a gente errar agora e consertar na pré-temporada do que se iludir com uma vaga continental e achar que está tudo bem.

Que eu me lembre não aconteceu nada que justificasse os sete minutos, o árbitro simplesmente foi esticando o jogo, lembro inclusive que fiquei desesperado porque ele simplesmente não apitava o intervalo. Seria leviano da minha parte dizer que ele ficou enrolando até o Guimarães abrir o placar, mas quem visse de fora poderia até achar que era isso mesmo :P

Pelo que eu saiba esse Dinamite é um regen, genérico daquele que atuou no Vasco, mas vou confirmar no jogo e te falo.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena não ter conseguido a vaga para a Liga Europa. Esteve perto, mas quando foi preciso decidir, a equipe fraquejou. Contudo, ter ficado no meio da tabela depois de um começo muito ruim pode ser visto como algo bom. Pelo menos vejo dessa forma. Vale lembrar que no início da temporada você chegou a escrever: "Realmente não sei mais o que fazer para o time dar a volta por cima. Se alguém tiver alguma sugestão..."

Levando em conta que a equipe conseguiu melhorar o desempenho no restante da temporada, eu diria que você tem tomado mais decisões certas do que erradas e isso é bom. Agora é esperar para ver como será a próxima temporada e se conseguirá atuar nas áreas onde teve esses problemas e se conseguirá melhorá-las. Esse será o prinicipal desafio. Boa sorte.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que partida foi essa contra o Tondela. O número de finalizações em direção ao gol foi maior que o total deles, sem falar que foi um massacre em finalizações, mas só o resultado foi negativo. Li sobre esse primeiro jogo e escrevi para depois ler o resto. Ao fazer a leitura com calma e olhando as estatísticas dos jogos percebi que o time está voando no ataque, mas não consegue aterrizar em frente ao gol adversário e empurrar a bola para dentro. Volume de jogo tem em todas as partidas, mas a concretização é que peca. Como você disse, o ataque não consegue fazer seu trabalho e talvez seja apenas isso que falte à equipe, atacante que empurre a bola para dentro, porque parece estar fazendo tudo certo até chegar a essa problema. Terá dinheiro para fazer alguma contração para esse setor? Bom trabalho na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Uma pena não ter conseguido a vaga para a Liga Europa. Esteve perto, mas quando foi preciso decidir, a equipe fraquejou. Contudo, ter ficado no meio da tabela depois de um começo muito ruim pode ser visto como algo bom. Pelo menos vejo dessa forma. Vale lembrar que no início da temporada você chegou a escrever: "Realmente não sei mais o que fazer para o time dar a volta por cima. Se alguém tiver alguma sugestão..."

Levando em conta que a equipe conseguiu melhorar o desempenho no restante da temporada, eu diria que você tem tomado mais decisões certas do que erradas e isso é bom. Agora é esperar para ver como será a próxima temporada e se conseguirá atuar nas áreas onde teve esses problemas e se conseguirá melhorá-las. Esse será o prinicipal desafio. Boa sorte.

O saldo final foi bom, sim. Houve um momento em que eu realmente não sabia o que fazer, mas consegui descobrir e a equipe reagiu. Uma pena que a reação não foi suficiente para nos colocar na competição continental mas, como comentei, foi bom enxergar os erros agora para termos possibilidade de corrigir depois.

Tenho certeza que, arrumando isso, a equipe virá bem mais sólida na temporada que vem. Espero continuar tomando as decisões corretas para chegar lá.

Obrigado Gilson!

34 minutos atrás, Vannces disse:

Que partida foi essa contra o Tondela. O número de finalizações em direção ao gol foi maior que o total deles, sem falar que foi um massacre em finalizações, mas só o resultado foi negativo. Li sobre esse primeiro jogo e escrevi para depois ler o resto. Ao fazer a leitura com calma e olhando as estatísticas dos jogos percebi que o time está voando no ataque, mas não consegue aterrizar em frente ao gol adversário e empurrar a bola para dentro. Volume de jogo tem em todas as partidas, mas a concretização é que peca. Como você disse, o ataque não consegue fazer seu trabalho e talvez seja apenas isso que falte à equipe, atacante que empurre a bola para dentro, porque parece estar fazendo tudo certo até chegar a essa problema. Terá dinheiro para fazer alguma contração para esse setor? Bom trabalho na sequência.

Cara...imagina meu desespero. A gente dominou praticamente todas as partidas e não venceu nenhuma; na única que não dominou, vencemos, justamente quando Zé Nuno Xavier resolveu fazer o que não fez a temporada inteira: gols.

Isso só me deixou com mais certeza do que você disse, nosso ataque está ineficiente e pecando na finalização. Se fosse sistema de jogo/construção de jogadas, a bola provavelmente não chegaria e não teríamos esse volume todo.

Já venho trabalhando para resolver essa questão ofensiva desde a metade do campeonato, buscando oportunidades de jogadores em fim de contrato e também de aquisição. Acabei falando pouco sobre nossas finanças, mas ao longo da temporada chegamos a ter 1 milhão em caixa disponível para transferências (descontado o que a diretoria tira para pagar dívidas), grana que decidi investir justamente em um reforço para o ataque.

Posso adiantar que é um jogador brasileiro, que hoje (2018) é uma promessa de um grande clube carioca e que, apesar de não ser espetacular, está num nível muito bom para os padrões portugueses.

Buscando jogadores sem contrato, encontrei também um jovem meia que já é uma realidade de um grande clube carioca, também num nível bastante bom para os padrões portugueses, e que tem totais condições de atuar como atacante recuado. Fiquei inclusive surpreso pelo fato de ele estar sem clube e fechamos com ele.

Os nomes virão no próximo post :)

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente a vaga não veio mas como vc falou essa vaga poderia criar um ilusão que ta tudo bem. Agora é fazer os ajustes e voltar mais forte na próxima temporada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o saldo final da temporada, mesmo tendo deixado escapar a vaga pra Liga Europa no final, foi bom. Conseguiu reverter todo o problema de rendimento que encontrou dificuldades em gerir no começo e já fez um planejamento mais estratégico para entrar em melhor pé de igualdade com os adversários já nessa próxima temporada. Ansioso para ver as movimentações do time no mercado para entender melhor o que essa ressignificação tática teve como impacto no plantel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante perceber que você fez uma autocrítica por entender que poderia ter feito mais, isso é primordial pra gente entender o que está dando errado. Pelo menos já sabe que deve contratar melhor na próxima temporada. De qualquer forma eu fico triste, eu achei que você conseguiria a vaga, inegavelmente o Nacional perdeu para si. Mas o mais curioso foi esse jogador ai, Roberto Dinamite! HUAHAUHA ele é um newgen?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lakers20 disse:

Infelizmente a vaga não veio mas como vc falou essa vaga poderia criar um ilusão que ta tudo bem. Agora é fazer os ajustes e voltar mais forte na próxima temporada. 

Exato, como aliás já aconteceu antes. Da forma como foi, podemos melhorar o que não está bom para sonharmos com voos ainda mais altos.

Obrigado pelo comentário!

2 horas atrás, Herr Jones disse:

Acho que o saldo final da temporada, mesmo tendo deixado escapar a vaga pra Liga Europa no final, foi bom. Conseguiu reverter todo o problema de rendimento que encontrou dificuldades em gerir no começo e já fez um planejamento mais estratégico para entrar em melhor pé de igualdade com os adversários já nessa próxima temporada. Ansioso para ver as movimentações do time no mercado para entender melhor o que essa ressignificação tática teve como impacto no plantel.

Disse tudo, viramos o jogo e estamos nos preparando para uma sexta temporada ainda melhor. 

Já joguei a pré-temporada toda, posso adiantar que a mudança tática teve impacto muito importante, não só no plantel como na forma de jogo. Definir a formação de maneira antecipada foi fundamental para podermos gastar bem e de forma mais cirúrgica, sem deixar jogadores sobrando nem faltando.

Obrigado Herr Jones!

1 hora atrás, marciof89 disse:

Interessante perceber que você fez uma autocrítica por entender que poderia ter feito mais, isso é primordial pra gente entender o que está dando errado. Pelo menos já sabe que deve contratar melhor na próxima temporada. De qualquer forma eu fico triste, eu achei que você conseguiria a vaga, inegavelmente o Nacional perdeu para si. Mas o mais curioso foi esse jogador ai, Roberto Dinamite! HUAHAUHA ele é um newgen?

Foi primordial para mim também. Como eu comentei, não gosto de culpar os jogadores, mas quando você os substitui e outros rendem mais que eles, é no mínimo suspeito. E quando em seis jogos os meias fazem praticamente todos os gols, em partidas onde você domina e não vence, as suspeitas aumentam e te deixam quase com certeza de qual é o problema. Sem resolver essa questão não vamos conseguir ir muito mais longe.

Sobre contratar melhor, estava bem complicado por questões financeiras, mas vamos ver se conseguimos driblar essa dificuldade.

Como comentei com o Danut, não sei se o Dinamite é um newgen mas é bem provável. Vou checar no jogo e posto aqui ;)

Obrigado Marcio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que lindo esse Arouca na última rodada.

Acredito que essa temporada tenha lhe ensinado a como não montar um elenco, além é claro que ter lhe dado outras ideias sobre os problemas ofensivos que a equipe enfrenta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Johann Duwe disse:

Que lindo esse Arouca na última rodada.

Acredito que essa temporada tenha lhe ensinado a como não montar um elenco, além é claro que ter lhe dado outras ideias sobre os problemas ofensivos que a equipe enfrenta.

Não achei bonito não hahahaha

De fato, depois dessa temporada eu passei a analisar com mais cuidado os atributos dos jogadores, confiando menos nos olheiros, e a tentar equilibrar mais custo e benefício (principalmente em termos de salários). Vamos ver quais resultados essas mudanças trarão a partir da próxima temporada.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, você tropeçou legal nessa reta final. Eu ia falar que você "Danutou"(não podia deixar de usar essa referência), porém você não despencou muito na tabela, o 8º lugar é uma boa colocação, mas é triste ver que você criou uma certa expectativa para brigar por uma vaga na Europa League e acabou não conseguindo no final, muito por incompetência da sua equipe.

Pelo visto você fez uma má montagem do elenco. O jeito é consertar arrumar tudo isso na próxima temporada, rever o elenco, ver quem fica, quem sai e contratar uns pontas "decentes". Creio que já deve ter um certo dinheiro(não á nível de Porto e Benfica, mas algum dinheiro, me corrija se eu estiver errado), então o certo é investir forte para que no próximo ano o Clube possa finalmente engrenar de uma vez.

Um ponto positivo é a ascensão de Garcês na equipe principal.

Boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MitoMitológico disse:

Nossa, você tropeçou legal nessa reta final. Eu ia falar que você "Danutou"(não podia deixar de usar essa referência), porém você não despencou muito na tabela, o 8º lugar é uma boa colocação, mas é triste ver que você criou uma certa expectativa para brigar por uma vaga na Europa League e acabou não conseguindo no final, muito por incompetência da sua equipe.

Pelo visto você fez uma má montagem do elenco. O jeito é consertar arrumar tudo isso na próxima temporada, rever o elenco, ver quem fica, quem sai e contratar uns pontas "decentes". Creio que já deve ter um certo dinheiro(não á nível de Porto e Benfica, mas algum dinheiro, me corrija se eu estiver errado), então o certo é investir forte para que no próximo ano o Clube possa finalmente engrenar de uma vez.

Um ponto positivo é a ascensão de Garcês na equipe principal.

Boa sorte na continuação.

O time decepcionou mesmo mas, como comentei, ficou bem claro para mim que a boa sequência anterior tinha sido um lampejo e não algo consistente. É em cima disso que eu pretendo trabalhar para a próxima temporada.

A montagem foi ruim sim, mas muito pela estratégia escolhida. Eu deveria ter por exemplo investido mais em qualidade, independente se o jogador era do Nacional ou emprestado. Passei as últimas temporadas fugindo de empréstimos para ter uma base montada e acabou que não adiantou nada, da mesma maneira eles vêm, ficam uma temporada e vão embora, não fez a menor diferença. Aprendi a lição.

Temos algum dinheiro em caixa sim e vamos ver como investimos. A princípio não quero jogar com pontas não, acho um saco arrumar o posicionamento deles e do atacante único, o 4-2-3-1 expõe demais a defesa e o 4-1-2-3 depende demais do atacante de frente, tô fora. Meu esquema preferido com pontas é o 4-2-1-3 com dois volantes, mas todos os testes que fiz foram um desastre, nem vou me aventurar.

Além do Garcês, que vem muito bem, Gomelt também é destaque. É um jogador fantástico, cumpre o que promete e é capaz de atuar em várias funções do meio campo.

Obrigado pelo comentário Mito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LaSgLvliHeozkBXdqQtXfUTh-I544qfFylNtpRgJ

Bruxaria sem fim
Histórias da terrinha

Se do lado azul do futebol português estava tudo - azul - com o Porto conquistando a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes, em Lisboa as coisas não iam tão bem assim. Além de ver o arquirrival no topo do mundo, o Benfica não conseguia vencer um troféu continental desde 1962, e parecia mesmo ter sido "amaldiçoado" pelas palavras de Bela Guttman. O técnico húngaro, aliás, morreu em 1981 e foi enterrado em Viena, na Áustria.

Ignorada a princípío e tratada como uma espécie de folclore, a bruxaria do húngaro começava a incomodar o lado vermelho de Lisboa. Em 1983 os Encarnados chegaram à final da Copa da Uefa, retornando a uma decisão continental após quinze anos, mas perderam por 1 a 0 para o Anderlecht na Bélgica (gol de cabeça do atacante Kenneth Brylle - foto abaixo) e empataram em 1 a 1 no Estádio da Luz, ficando com mais um vice europeu.

IXSFvw6lArFzq_xVyJmkTjyiUSEZ4cvBgLXZD8NC

 

Cinco anos depois (temporada 87-88), o Benfica fez novamente uma ótima campanha continental, dessa vez na Liga dos Campeões, e chegou à final contra os holandeses do PSV., que contavam com o zagueiro Ronald Koeman no 11 inicial.

Já entre os titulares da equipe portuguesa estava o zagueiro brasileiro Mozer, ex-Flamengo, que virou ídolo do clube - é curioso observar como muitos brasileiros tiveram papel de destaque nas equipes lusas ao longo da história.

Após um 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis - nada mais dramático. Era hora de colocar fim à maldição com uma vitória heróica, ou os Encarnados amargariam mais um vice campeonato?

Opção 2: Veloso desperdiçou a última cobrança, o PSV venceu por 6 a 5 e ficou com a taça.

8FkYBbgoe5R-P9oQtf_eTpusML-kv0VaEfqsiJzR

Presente naquele dia, Mozer não acredita na influência da feitiçaria húngara. “Essa situação de maldição serve para encobrir um certo insucesso. Se você não tiver capacidade para lutar, para se superar, depois arruma um subterfúgio para dizer que há uma maldição. Se o Benfica não venceu nenhuma final desde 1962, é porque os adversários tiveram mais determinação e qualidade", ponderou o ex-jogador. "Não houve pressão extra por causa desta história. Nós não tínhamos um time com capacidade para lutar de igual para igual com o PSV. Tínhamos uma equipe limitada”, afirmou o zagueiro ao Globoesporte.com.

Uma curiosidade: foi exatamente em 1987-1988 que o Nacional da Madeira conquistou o vice-campeonato da Segunda Liga e garantiu o direito de disputar a primeira divisão pela - primeira - vez em sua história. O alvinegro permaneceria no principal escalão português por três temporadas, até ser rebaixado novamente em 1990-1991.

De volta a Lisboa, em 1990 o Benfica chegou mais uma vez à final da Liga dos Campeões. Treinado pelo sueco Sven-Göran Eriksson, os encarnados tinham os brasileiros Aldair, Ricardo Gomes e Valdo. Do outro lado estava o lendário Milan de Arrigo Sacchi, com Van Basten, Rijkaard, Gullit, Costacurta e companhia. Para dar ares ainda mais folclóricos ao jogo, a decisão seria em...Viena.

Hora de vencer uma final europeia, exatamente no local onde o Feiticeiro Húngaro estava enterrado, e acabar de vez com a bruxaria. Não podia dar errado.

u9JLi1_mPZtTu6ftb6N9AEfVx5OqITxwq69oGCqp

Mas sempre pode. Apesar de já não estar em seu auge - os desgastes começavam a aparecer e Sacchi deixaria a equipe no ano seguinte - o MIlan era muito forte, e bastou uma desatenção da defesa benfiquista para Rijikaard marcar o gol do título. Final 1 a 0 e mais um vice continental para os portugueses.

E assim o Benfica entrava na última década do século 20 ainda assombrado - com trocadilho -  pela maldição do mesmo treinador que levou o clube às maiores glórias de sua história.

Cinco anos depois (1995), na Ilha da Madeira, um menino assinava contrato para jogar na base de um certo clube alvinegro, jurando que um dia seria o melhor jogador do mundo...

jaeONESMZ2JVN1w1gNQSuE_x5YqEAmAALoOlYL1Q

Continua!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, que bacana. Não sabia que teve essa praga aí, não. Hahahaha! Pegou mesmo, hein? Os benfiquistas vão ter que apelar pra alguma entidade pra ver se tira.

No aguardo dessa continuação - e do save também :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, que praga essa do Benfica hein! Tá na hora dessa sina acabar kkk quem sabe o Benfica um dia consiga uma Liga Europa e acabar com isso.

Eu tinha me esquecido, mas que bom que você me lembrou que o seu Nacional foi um dos primeiros clubes de Cristiano Ronaldo. Curioso isso, espero que em seu save alguém passe pela base do Nacional e seja promissor a nível de seleção, assim como o CR7.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A história foi bem elaborada, mas infelizmente bem triste para o lado vermelho de Lisboa. Fico imaginando hoje em dia sendo ainda mais difícil o time conseguir um título internacional com tanta concorrência superior na Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha. E que genial essa foto do CR7, é história viva. Será que ele com toda a fama que tem, se lembraria dessa época? Parabéns pela postagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Herr Jones disse:

Poxa, que bacana. Não sabia que teve essa praga aí, não. Hahahaha! Pegou mesmo, hein? Os benfiquistas vão ter que apelar pra alguma entidade pra ver se tira.

No aguardo dessa continuação - e do save também :)

Rapaz, elas já fizeram de tudo - vou inclusive falar mais sobre isso mais alguns posts para a frente - mas parece que não sai de jeito nenhum. Até quem não acreditava tá começando a acreditar hahaha

A espera vai valer a pena, tem muitas histórias legais sobre o futebol luso ainda. E deve pintar atualização do save na semana que vem!

Obrigado pelo comentário!

15 horas atrás, MitoMitológico disse:

Nossa, que praga essa do Benfica hein! Tá na hora dessa sina acabar kkk quem sabe o Benfica um dia consiga uma Liga Europa e acabar com isso.

Eu tinha me esquecido, mas que bom que você me lembrou que o seu Nacional foi um dos primeiros clubes de Cristiano Ronaldo. Curioso isso, espero que em seu save alguém passe pela base do Nacional e seja promissor a nível de seleção, assim como o CR7.

Boa Sorte.

O Benfica tentou tudo, mas por enquanto não conseguiu. Será que eles vão ter que esperar até 2062? Muito cruel né.

Ainda falaremos mais sobre CR7 e sua relação com o Nacional, aguarde os próximos posts ? Eu diria que o Garcês tem potencial para chegar lá, vamos ver como ele se desenvolve. 

Obrigado pelo comentário!

11 horas atrás, Danut disse:

Muito legal o post histórico, como sempre ?

Valeu Danut!

10 horas atrás, Vannces disse:

A história foi bem elaborada, mas infelizmente bem triste para o lado vermelho de Lisboa. Fico imaginando hoje em dia sendo ainda mais difícil o time conseguir um título internacional com tanta concorrência superior na Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha. E que genial essa foto do CR7, é história viva. Será que ele com toda a fama que tem, se lembraria dessa época? Parabéns pela postagem.

E não é rapaz? Quanto mais o Benfica faz, mais parece que o negócio "pega". E como você comentou, a situação só piorou nas últimas décadas, com o futebol português cada vez mais pobre e os rivais europeus enriquecendo.

Como comentei com o Mito, ainda falarei mais sobre o CR7, tem muitas histórias legais dele no início da carreira. Apesar de ter se formado na base do Nacional, hoje ele é muito mais ativo no terceiro clube da ilha, o União da Madeira - também falarei mais sobre isso em breve.

De qualquer forma, é um sinal de que ele não esquece as origens que teve. E nem a Madeira esquece de seu filho ilustre, que é sempre recebido com festa e inclusive dá nome ao aeroporto local.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que soube da história da maldição do Béla Guttmann eu fiquei bastante impressionado e aí depois do que aconteceu nos últimos anos, fiquei mais ainda. Tudo por causa da porcaria de um aumento, isso que dá ser mão de vaca hahaha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2018 at 21:03, vinny_dp disse:

Desde que soube da história da maldição do Béla Guttmann eu fiquei bastante impressionado e aí depois do que aconteceu nos últimos anos, fiquei mais ainda. Tudo por causa da porcaria de um aumento, isso que dá ser mão de vaca hahaha

Acho que nunca o Benfica se arrependeu tanto de ter recusado um aumento salarial. Hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LaSgLvliHeozkBXdqQtXfUTh-I544qfFylNtpRgJ

Os homens fazem planos, os deuses riem deles
Temporada 6 - parte 1

Após começar com três surpresas, a quinta temporada do Nacional terminou como a mais complicada desde que cheguei ao clube. Então, com seu fim, era hora de continuar o planejamento para o que viria a seguir..

2U5n6IVKW8JUayZTw73I8TBRcQbF1ntrOABFGblr

A política de transferências do Nacional seguiu sempre uma estratégia. É bem verdade que ela mudou bastante ao longo de cinco temporadas, mas fato é que sempre existiu alguma. Como ponto de partida para o que estava por vir, tínhamos uma formação razoavelmente consolidada (4-1-2-2-1), embora precisasse de ajustes, e um time base:

vq_ijU67JnE1cMcTEQiS1QAZxfcobXEVgF4TRmir

O plano, portanto, girava em torno de reforçar essa equipe e agregar mais jovens ao elenco principal. Mas, como diz o ditado, “os homens fazem planos, os deuses riem deles”.

Numa tacada só, ficamos sem o goleiro titular e o reserva: Mario Barra não quis renovar e José Sá foi para o Krasnodar (Rússia) por 2,5 milhões, deixando apenas o jovem Hugo Martins para a posição.

Perdemos também o zagueiro irlandês O´Connell, que foi para o Rio Ave por 4 milhões à vista, podendo chegar a quase 6 dependendo de algumas condições. E teve saída também no ataque: o West Ham levou o “miúdo” Bruno Machado, que já havia pedido para sair caso chegasse uma proposta de 975 mil ou maior. 

Ao mesmo tempo despachei muitos jogadores para ganharem experiência em outros clubes, avaliando que estavam muito “verdes” para o time principal. No total, entre emprestados, dispensados e vendidos, 30 jogadores deixaram a Ilha da Madeira.

is6vzqCnf8TAJpItOayxCQr37VzPi87QnScA8hG1

Olhando os zagueiros “Nunos”, Afonso e Martins, entendi que eles teriam condição de atuarem como titulares. Nos amistosos, porém, vi um festival de notas baixas e atuações bisonhas. Imaginei então que precisavam amadurecer mais e emprestei os dois.

Foi também um fim de ciclo, com a partida de jogadores como Facundo Silva (ninguém quis comprá-lo), Lozano (não aceitou renovar), e dos “três terrores da Madeira” - Sodiq Fatai, Michael Morais e Zé Nuno Xavier. Acabei desistindo também de manter Meza e Aboagye porque havia opções melhores no mercado, mais jovens e com salário mais baixo.

No caso do Xavier, até dei algumas chances a ele e ao Valdu Té na pré-temporada, mas digamos que eles não aproveitaram muito bem. Nesse caso, achei melhor desmanchar mais o time base do que correr o risco de continuar com o ataque ineficiente. Então ficamos assim:

PhQ9XFby8OmUjhtjW6Y40xWO0Ipvwj8EZjgfVmqy

Era hora, portanto, de encaixar nele alguns reforços com os quais já havíamos acertado, e de buscar outros para preencher as lacunas.

Cansado de tentar ajustar os meias ofensivos e o atacante único nessa formação - ou ficava muito isolado ou jogava muito longe do gol - decidi fazer uma mudança simples e passar definitivamente para o 4-4-2 losango, trocando o segundo meia ofensivo por um segundo atacante.

As funções e instruções específicas aos jogadores ainda estão em definição, bem como a filosofia e o estilo de jogo. Quando a coisa estiver mais madura voltaremos a falar da parte tática.

pIIG-I2T0vPNJBbjXt-JTy58XwkA2xprFkAsUADT

Goleiros

doJ14pbIfG_py_dqBAn-pJ7kbcTIIu8A5t2GB-tq

A fim de fortalecer a posição, fomos buscar o cabo-verdiano Bruno Varela no Vitória de Setúbal. Pagamos 950 mil podendo chegar a 1,3 milhão, valor na média das contratações em Portugal.

8uD8ZXMeinbs8vLhfajR_Qcl56Qbn1u38vz3g2Nh

Como Hugo Martins é muito jovem e não havia outros arqueiros de preço médio no mercado, resolvi renovar com o camaronês Framelin (que entre idas e vindas está no clube desde que cheguei) para ser o reserva/atuar em jogos menos importantes.

Trouxe também o “miúdo” Rui Fontes junto ao Gondomar, por enquanto ele irá para nossas categorias de base.

2-vwPqaLNHYkmVeGtQkZGURsDHgbLuTW5Y-E1Wuc

Zaga

jpdn8RQPMtqFk9kraotG9fWrPV63K4Op3i-qZWh0

Para o miolo de zaga, chegaram dois reforços por empréstimo: o croata Kalaica, do Benfica (pagamos o salário dele) e o irlandês Lee O´Connor, do Manchester United (totalmente de graça). Os dois são jovens, estão em seu último ano de contrato com os respectivos clubes, e vêm para serem titulares.

6jlRshFgVvP6RXczARE8GaU5AE0aG1KCl-OxBpGb

72vaE1BHAu65YWy1vOd5cN4xrqxo0nBqd_gdUA4P

A princípio Vítor ficará no banco de reservas, podendo atuar em partidas menos importantes, enquanto Connor e Kalaica vão se revezar com Suagher e Marco Silveira.

Nas laterais, Noblejas ficou sem reserva após a saída de Elias Figueiredo (que não quis renovar), e por isso fechamos com Luís Mata, que estava sem clube. Extremo de origem, ele também sabe atuar muito bem na lateral esquerda.

spuUvzlliO_zCv57MSEN0crlm2Bo7VxRchzmWRlu

E pensando no futuro, já que Noblejas faz 30 em breve, contratamos também o “miúdo” Sérgio Morgado junto à Naval. A ideia é que ele fique no banco de reservas e vá ganhando experiência aos poucos.

KZlMTEK5Uo_7WAjLMzdWqc6A6OkDo90SJOlOx5Rz

Meias e volantes

yLIE4ySd_0sM7eODdLIZdhu-2pk5Y4oDWkyaycM6

Não contratei nenhum volante, já que nossos "miúdos" são os donos da posição. Luka Jokanovic e Wellington Luis vão se revezar como titulares, e André Roxo ficará no banco de reservas (podendo atuar em jogos das copas).

Para se revezar com Gomelt na função de Médio Área-a-Área, trouxe o experiente Éber Bessa de graça após o fim do vínculo dele com o Belenenses.

nZrY0y7O5agwCraSm1T0qAfmKZWrfmD42JcC2b8Q

Faltava um nome para se revezar com David Garcês. Depois de muito procurar encontrei Rafael Barbosa, que para mim se encaixa perfeitamente no papel de MC - Atacar. Ele estava encostado no Paços de Ferreira, com o contrato expirando, e seu ex-time não fez força para segurá-lo.

O olheiro também não recomendou a contratação, mas gostei muito do jogador e banquei sua vinda. Destaque para seus ótimos atributos mentais.

OnNbMK3R36trz0klB_Gb3PmAUiLu69qZJJnpWOZc

Outro jogador de quem sou fã e que estava sem clube era Lucas Paquetá, ex-Flamengo, que fechou rapidamente conosco. Versátil, ele é capaz de atuar em diversas posições do meio e até mesmo mais adiantado. Ainda não bati o martelo, mas devo utilizá-lo como segundo atacante.

52gFklKftarXtPCcR5bGYQOp3ghDRLwE1R9LX1MA

Meias ofensivos

TtrQIUFJ4sQHCPOKoD4JnxeI-3GM5M7Z5mUN229Z

A fim de não deixar Tomás Silva sozinho, trouxe Adryan, ex-Flamengo, de graça após o fim do contrato dele com o nosso arquirrival Marítimo. Nada como virar a casaca para o lado certo, não é mesmo?

jfQQwvKJIUyTvjjHDypmlmnBJTnL-tibwOjzu89d

Outro ótimo reforço é o “miúdo” André Franco, dispensado pelo Sporting e que também veio de graça. Considero esse um excelente negócio.

Anelaqe8dpc4CnfMwIfAkbhw-boN-txrvtjZzrLp

Atacantes

cqxwmthUkFQGh34x_dLviTvemFXoTzyX2Cw_mR2z

O setor mais delicado da equipe desde que cheguei ao clube (alguém andava sentindo saudades do Luís Peralta?). Iniciei a temporada disposto a investir alto e resolver o problema.

O primeiro reforço foi Hugo Borges, cria da base do Vasco da Gama, e que em um universo paralelo é ídolo do Tupi-MG (alô @marciof89!). O centroavante nos custou 900 mil junto ao Moreirense, e era um antigo sonho nosso que se tornou realidade. Curiosamente, pela idade que tem, Borges deve ter sido rival do Paquetá quando ambos jogavam na base.

y_iduT9OnhDP09YMCMgY23zX9DcnnDs0BmfE_djZ

Mas achei que era pouco para “segurar a marimba” e fui atrás de outro sonho: o croata Ivan Saponjic, que se destacou no Chaves e estava no rebaixado Tondela. Muito forte fisicamente, ainda tem bons atributos mentais e finaliza bem. Pagamos 900 mil por seu passe, podendo chegar a 1,1 milhão.

esjq7h2GSdBxYVZvcgTsKQIENcFzTvJfD5sPX2dv

A ideia era que os dois se somassem aos “miúdos” Luís Vasconcelos e Marco Dantas, podendo Paquetá também jogar ao lado deles. Para mim, com esse quinteto o ataque estava resolvido.

Foi quando os deuses riram de novo, e nos convidaram para rir também: o Palermo queria vender Antonino La Gumina (alô @Maiiron_!) e o agente dele veio oferecê-lo ao Nacional. Não apenas isso, como custava exatamente o dinheiro que tínhamos em caixa (1,7 milhão) e nossa margem salarial estava bem folgada (500 mil abaixo do permitido). Achei que era uma oferta irrecusável e fechamos com ele.

dxyCylxCn8YDNf7z0YrHJHec0izTsCnt0VgVXuaA

Porém, nosso olheiro avalia que o bambino é pior que Zé Nuno Xavier, e que não deveria nem estar na Madeira. Para mim esse é um bug, porque considero que os atributos de La Gu são muito bons para o nosso nível atual.

Seja como for, La Gumina, Paquetá, Saponjic e Hugo Borges vão se revezar entre os titulares, e os meninos Luís Vasconcelos e Marco Dantas ficarão como opções no banco de reservas. 

Ao todo, gastamos cerca de 4,5 milhões nas contratações, e o elenco completo ficou assim:

i826Ysktccu6jR9dwlMLB-vBtY6ErSH0D41-KSl4

3IyZ39_M3xWq6wyhZPZEsb5xw7hvUO_bWNZzxbPG

As finanças seguem mais ou menos no mesmo panorama das últimas temporadas  os salários estão bastante sob controle (cerca de 400 mil abaixo do teto estabelecido), o clube recebe um patrocínio principal bastante generoso (20 milhões por ano), mas as receitas não são suficientes para cobrir as despesas.

tj_IZLFO_5f5n1QxdB6tdA36nINBEyFjS3C1-81O

Desisti de tentar resolver isso por enquanto, pois sem um estádio maior e/ou participações na Liga dos Campeões, não há como gerar mais receitas (o velho problema do futebol luso). E se cortarmos mais em salários perderemos qualidade e não vamos conseguir competir nem com os rivais lusitanos.

A partir da próxima temporada não devo mais organizar excursões, preferindo jogos no próprio Estádio da Madeira a fim de reduzir as despesas com viagens.

3sdddW4XRmlGt-FhYcxxcdEsiMFqCWFjE4yfE7Iq

Abrimos a temporada com a Taça Cidade do Funchal, na qual derrotamos o convidado Aston Villa e levamos o título, me surpreendendo pelo bom desempenho. A impressão que deu é que a equipe parece ter encaixado logo de cara.

VLyjzfiRRN0KqC9qTciPvFssR7yRlJIR85Fd9u8z

Em seguida fizemos duas excursões à Dinamarca e à França, com bons resultados. Mas é claro, esses jogos não são parâmetro para nada, e o mais importante foi dar ritmo de jogo à equipe.

Lembrando que La Gumina não jogou nenhuma dessas partidas porque só foi oferecido após retornarmos da França.

78zNnqLNRgfbyHh-YxHwWIMJOBJ7i3NxwDm85GI6

O calendário foi um pouco mais generoso dessa vez? De certa forma, é melhor começar contra Moreirense e Arouca do que contra o Porto; por outro lado logo em seguida temos o Benfica e o Estoril, que sempre complica quando atua em sua casa. Vamos ver se o Nacional encaixou mesmo e como se comportará quando a bola rolar para valer.

A diretoria quer que fiquemos em uma posição de meio de tabela na Primeira Liga, alcancemos a 5a eliminatória da Taça de Portugal e a semifinal da Taça da Liga. Minha meta é um pouco mais ambiciosa: retornar à Liga Europa e conquistar uma das duas taças portuguesas.

zBbhd011YUVEI5tcsX5zEJMZyqklCDGhostK0ect

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, cortou na carne pra fazer esse time. Paquetá e La Gumina foram ótimos achados, sem falar no Adryan (que eu acho que a torcida devia ter tido mais paciência). Me parece um time bem mais qualificado do que o anterior, mas só os jogos oficiais vão dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Cheio de brasoleiro, e ainda com direito a um punhado de ex-fla nessa lista. Acho que montou bem a equipe e teremos uma boa temporada na Madeira dessa vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vc se enganou com a Primeira Liga, achou que era a competição do BR e não de Portugal, porque o que tem de BR nesse time é brincadeira. ?

Agora achei muito boas as contratações. E essa avaliação do italiano tá bem baixa mesmo em, será que foi bug ou falta de conhecimento do staff?

Vamos ver como se sairá nessa temporada, eu tbm estou com vc, espero que consiga uma vaga na UEL, pois o time precisa melhorar as receitas para poder continuar crescendo.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...