Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

Boa tarde, voce carregou so brasil e portugal???

 

e nao era bem isso que eu queria ver, e sim o ranking de clubes da uefa, e ver qual posição se encontrava o nacional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta
35 minutos atrás, André Honorato disse:

Boa tarde, voce carregou so brasil e portugal???

e nao era bem isso que eu queria ver, e sim o ranking de clubes da uefa, e ver qual posição se encontrava o nacional

Estranho, carreguei também outros países, mas quando clico "Mundo" ele só mostrou Brasil e Portugal, deve ter algum filtro que não vi.

Vou printar o ranking de clubes da Uefa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, essa semana e na próxima devo diminuir o ritmo de atualizações e respostas, e mesmo de frequência na área, por conta de compromissos pessoais. Obrigado a todos que têm acompanhado e comentado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que você mostrou, parece faltar muito pouco para o Nacional conseguir ultrapassar o Braga em reputação e figurar de vez como um dos grandes do futebol português. Claro que muito trabalho ainda pela frente, mas da forma como vai conduzindo a equipe, essa conquista não tardará acontecer. Você já passou por momentos complicadíssimos, mas continuou e aos poucos foi conseguindo galgar degraus. 

Quanto a não conseguir postar com a mesma frequência, é normal. Ficaremos aguardando as novas atualizações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/05/2018 at 11:39, Tsuru disse:

Pessoal, essa semana e na próxima devo diminuir o ritmo de atualizações e respostas, e mesmo de frequência na área, por conta de compromissos pessoais. Obrigado a todos que têm acompanhado e comentado!

Tranquilo, Tsuru! Todo save aqui passa por essas fase(até o meu haha), então é normal isso, os compromissos pessoais da vida realmente tomam conta de nosso tempo e mesmo que não gostamos de muitos, devemos colocá-los acima do FM. Espero que retorne em breve!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Tsuru... Será que neste ano chega a tão sonhada vaga para a Europa League? Outra coisa, o ataque tem funcionado muito bem, parece que só falta alguns ajustes para o time ter uma defesa mais sólida, mas cuidado para não perder esta força no seu ataque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2018 at 15:42, Tsuru disse:


IFJmarjw0Do1Ay67P6gVoYUTFSDUktJWbkr6AkZz

Me chamou a atenção que tu só tem 1.500 bilhetes anuais vendidos. Fui ver o meu FC United aqui e vendemos o dobro jogando na quarta divisão...

E isso sem tocar no preço. O bilhete anual aqui é 1.730 reais. Ou seja, ganhamos uns 5 milhões de reais com isso, enquanto tua equipe não ganha nem 500 mil. Rapaz, quando tu fala que o futebol português é pobre, tu não tá brincando mesmo.

Curiosamente o bilhete avulso não tem tanta diferença de preço. No meu caso custa 50, o que é um bom tanto a mais que os 31 daí, mas nada comparável com a distância dos bilhetes anuais.

 

Enfim, me desculpa o off-topic, mas achei legal fazer essa comparação da realidade dos dois saves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2018 at 01:02, Danut disse:

Me chamou a atenção que tu só tem 1.500 bilhetes anuais vendidos. Fui ver o meu FC United aqui e vendemos o dobro jogando na quarta divisão...

E isso sem tocar no preço. O bilhete anual aqui é 1.730 reais. Ou seja, ganhamos uns 5 milhões de reais com isso, enquanto tua equipe não ganha nem 500 mil. Rapaz, quando tu fala que o futebol português é pobre, tu não tá brincando mesmo.

Curiosamente o bilhete avulso não tem tanta diferença de preço. No meu caso custa 50, o que é um bom tanto a mais que os 31 daí, mas nada comparável com a distância dos bilhetes anuais.

Enfim, me desculpa o off-topic, mas achei legal fazer essa comparação da realidade dos dois saves.

Pois é, o futebol português é deficitário mesmo. Tua comparação foi excelente, temos valores abaixo da 4ª divisão inglesa mesmo sendo uma equipe de primeira divisão, de um país que é top 6 na Europa. 

Eu acho que essa situação ainda é agravada pela realidade da Ilha da Madeira - são cerca de 260 mil habitantes, pouco mais de um quinto da população de Porto Alegre (considerando os 1,4 milhões de 2010). Isso significa uma população esportivamente ativa muito pequena. Mesmo que a gente continue crescendo, acho muito difícil termos um estádio maior que o do Marítimo (10 mil lugares), ou seja, não dá pra contar com receita de bilheteria.

Pra brigar pelos títulos portugueses e ir além das fases eliminatórias em nível europeu, o Nacional vai precisar do dinheiro das vendas de jogadores e das participações continentais, especialmente na Liga dos Campeões. A primeira parte está começando a funcionar, falta a segunda ?

Pessoal, sigo jogando e espero conseguir voltar à área na semana que vem. Como estou quase terminando a temporada (faltam 3 jogos), tenho pensado em fazer um post maior, único, juntando o que seriam três/quatro atualizações, até pra que a coisa não se estenda muito. Mudaria momentaneamente a forma de atualizar, mas não ficaria tão distante do ponto atual no jogo. Opiniões sobre isso são bem vindas. 

Obrigado a todo mundo que tem acompanhado e comentado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente não curto essas mudanças de ritmo de atualização. Mas sei que tu tem pouco tempo pra postar, e que daí ficaria difícil recuperar logo o atraso. Nesse caso faz sentido uma mudança - acaba sendo o menor dos males.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Tsuru disse:

Pessoal, sigo jogando e espero conseguir voltar à área na semana que vem. Como estou quase terminando a temporada (faltam 3 jogos), tenho pensado em fazer um post maior, único, juntando o que seriam três/quatro atualizações, até pra que a coisa não se estenda muito. Mudaria momentaneamente a forma de atualizar, mas não ficaria tão distante do ponto atual no jogo. Opiniões sobre isso são bem vindas. 

O mais importante para mim é você voltar a postá-lo. Estou curioso para ver como o Nacional está saindo em sua mãos, ainda mais que você tem lido bastante sobre o FM.

Aí depende Tsuru. Se você que ter um pouco mais de tempo para respirar e não ter que correr para atualizar seus próximos posts, dividi-lo será uma excelente opção, pois isso lhe dará o tempo que precisa. Mas se você quer encerrar logo essa temporada para começar outra e por isso precisa fazer uma atualização grande, então faça. Reafirmo, o importante é você voltar a postar o save.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Danut disse:

Pessoalmente não curto essas mudanças de ritmo de atualização. Mas sei que tu tem pouco tempo pra postar, e que daí ficaria difícil recuperar logo o atraso. Nesse caso faz sentido uma mudança - acaba sendo o menor dos males.

 

7 horas atrás, ggpofm disse:

O mais importante para mim é você voltar a postá-lo. Estou curioso para ver como o Nacional está saindo em sua mãos, ainda mais que você tem lido bastante sobre o FM.

Aí depende Tsuru. Se você que ter um pouco mais de tempo para respirar e não ter que correr para atualizar seus próximos posts, dividi-lo será uma excelente opção, pois isso lhe dará o tempo que precisa. Mas se você quer encerrar logo essa temporada para começar outra e por isso precisa fazer uma atualização grande, então faça. Reafirmo, o importante é você voltar a postar o save.?

Obrigado pelas opiniões pessoal. Sempre importante!

Eu já tinha deixado a atualização seguinte escrita, só faltava editar as imagens, e a seguinte da seguinte já estava encaminhada. Por isso acho que vou manter o mesmo formato que já vinha seguindo, pra não jogar fora esse material todo. O que vou tentar fazer é diminuir um pouco o intervalo entre as postagens pra não ficar tão atrasado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po cara, particularmente não me incomoda que você faça uma atualização grande não. Por mim, o mais importante é você se sentir confortável com isso e poder voltar a nos contar a história do Nacional ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, marciof89 disse:

Po cara, particularmente não me incomoda que você faça uma atualização grande não. Por mim, o mais importante é você se sentir confortável com isso e poder voltar a nos contar a história do Nacional ?

Obrigado Marcio! 

Como comentei com o Gilson e o Danut, eu já tinha o próximo post praticamente pronto, então achei que seria um desperdício jogar esse material fora. Vou seguir da mesma forma, só tentando atualizar com um intervalo de tempo menor. 

Daqui a pouco tem atualização!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LaSgLvliHeozkBXdqQtXfUTh-I544qfFylNtpRgJ

A maldição do pé torto
Temporada 6 - parte 5

A sexta temporada do Nacional seguia surpreendente. Inicialmente éramos cotados para o meio de tabela; ao mesmo tempo, troquei a equipe praticamente inteira e ela precisava encaixar, daí a minha expectativa ser uma briga pelo 5º lugar. Mas o entrosamento veio mais rápido do que eu imaginava e, apesar de algumas dificuldades na defesa, começamos bem e passamos parte do primeiro turno em 3º.

Porém, após uma sequência menos boa, caímos para a 5ª posição. No início do returno o Nacional havia disputado 16 partidas, com 8 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, 31 gols marcados (segundo melhor ataque, atrás apenas do Porto) e 20 sofidos (apenas a 12ª melhor defesa). O desafio, portanto, era arrumar a “cozinha” para continuar brigando por uma vaga na Liga Europa - algo que não tínhamos mais chances de conseguir via Taça de Portugal, pois demos azar de pegar o Sporting no sorteio e fomos eliminados.

Já na Taça da Liga, nos classificamos em um grupo difícil, com Tondela, Porto e Setúbal, após uma inesquecível goleada por 4 a 1 sobre os Dragões na toca deles. Na semifinal enfrentaríamos o Benfica, e o vencedor pegaria o Sporting ou o Aves na grande decisão.
 

AXhx_B3Bbv1_z4ARoV5xLn7Vo7jEFrdtJOl_tfYa
 

Iniciamos a sequência enfrentando o Moreirense fora de casa. Foi um jogo bastante parecido com o do primeiro turno e o resultado acabou sendo o mesmo também - com a diferença de que dessa vez sofremos a virada e Saponjic nos salvou da derrota com um gol a cinco minutos do apito final.
 

Sdvnp8EuileSy5aWuRg92fC-zH_2o7bzN05Kyr7i


Em seguida recebemos nosso arquirrival em um “clássico clássico”, com tudo o que tem direito. Abrimos o placar, fizemos 2 a 0 e jogávamos muito melhor, mas a partida estava muito violenta e acabei esquecendo de substituir Wellington Luis, que já tinha amarelo; ele foi corretamente expulso, o Marítimo diminuiu, mas teve um jogador também expulso. Mandei o time segurar o jogo e nosso rival conseguiu um empate heróico no fim (ou deixamos eles empatarem, não sei). Foi um jogaço, mas ficamos com gosto de derrota na boca.
 

fkVTJQatAD9WC3PBbNoggbYHrjcGnE4V-PZtpW5h
 

A terceira partida foi contra o Arouca, em casa. Abrimos 2 a 0 sem muita dificuldade e, seguindo o protocolo, bastou eles nos atacarem para diminuir o placar - em jogada de cruzamento, claro. A diferença é que dessa vez conseguimos segurar o resultado até o apito final.
 

V1KxBJDMjHfCDyUwkGZ-rIjvtaKmcXgBznLpEBeo

 

Após essa partida, a Primeira Liga deu uma pausa para a disputa da Taça da Liga.
 

Pj5nAd9LPkFrWN6Cx6dBzxf1oKkYWGtOAw0Ihopp
 

Para encarar o Benfica decidi fazer um ajuste no 4-4-2 losango, recuando o meia ofensivo para a meia central, num 4-1-3-2. Também baixei a mentalidade para “Defensiva”, inspirado no sucesso do jogo com o Porto, e desci a linha defensiva, apesar de ter mantido a filosofia “Fluida”. O objetivo era claro: colocar mais jogadores na nossa intermediária, valorizar a posse de bola e minimizar as chances do adversário. Para a partida, porém, não teríamos Lucas Paquetá nem Ivan Saponjic, machucados.

A estratégia deu certo e fizemos um jogo muito bom, criando as melhores oportunidades. Porém, nossos jogadores sofreram com a “maldição do pé torto” e não conseguimos concretizar as chances que criamos. Depois de muito insistir, enfim abrimos o placar com Suagher, de cabeça.

Não deu nem tempo de comemorar, pois no lance seguinte os Encarnados “acharam” um gol num chute de longe. Continuamos jogando melhor e chegamos a ter mais uma chance clara de fazer o segundo, mas Zaldivar mandou a bola para fora. Será que foi praga do Hugo Borges?

Já pensando nos pênaltis, fiz as substituições com bastante critério, evitando deixar só os “miúdos” na equipe (guardem bem essa informação), pois sei que eles sucumbem mais à pressão. E fiz certo porque, apesar de soltar o time no final, mandando o Nacional atacar, a decisão acabou indo para as penalidades mesmo.

Na hora de escolher os batedores, deixei a última cobrança para nosso xerifão Suagher. Para quem não se lembra, foi ele quem marcou o gol contra na decisão da Taça de Portugal que deu o título ao Belenenses, há duas temporadas. Então pensei: “Suagher já fez um de cabeça, vai bater o último pênalti e se consagrar. É a hora e a vez dele.”

Dito e feito: depois de quatro cobranças certas para cada lado, Varela pegou a quinta do Benfica, Suagher bateu o pênalti no ângulo e carimbou a vaga para a grande decisão.
 

tSdaB3MoNFFAY8Cmb_id4ev0Xm-8CXhu9kkEhEhd

 

Surpreendentemente, o Aves derrotou o Sporting por 1 a 0 e seria nosso adversário na grande final, disputada apenas três dias depois da semi. Mais uma vez repeti o 4-1-3-2 e a mentalidade Defensiva mas não quis escalar Paquetá, que apesar de recuperado estava sem ritmo de jogo.

Em campo, mais uma vez o Nacional jogou muito melhor. Dessa vez o adversário claramente queria levar a decisão para os pênaltis e só se defendia; fui ficando mais nervoso vendo o relógio correr e nossa equipe perder chances atrás de chances. Não sei se foi o nervosismo, mas nessa hora cometi um erro: fiz as substituições sem reparar que o time que ficou em campo no segundo tempo era praticamente só de “miúdos”.

E de novo tivemos pelo menos uma grande chance de marcar o gol, mas dessa vez o atingido pela “maldição do pé torto” foi o menino Marco Dantas. A essa altura eu já estava achando que era mesmo coisa do Hugo Borges...

Quando o juiz apitou e fomos para as decisões por pênaltis, cadê os jogadores experientes para cobrar? Foi quando percebi que só tinha a garotada. Nessa hora eu senti que a pressão era grande demais e que o título não viria.

Como de fato não veio: após uma série alternada emocionante, o Aves acertou a última cobrança e ficou com a taça.
 

08D88uYr_u4cFYTlvYRtf9glqTMoSxa_KWXvZ1Kh
 

apZlYT3t1YrtpzbVU3vjDd5yq7CbYDqAjQPoKt-W


Foi nosso terceiro vice-campeonato em seis temporadas. É claro que eu preferia ter vencido pelo menos uma das taças, mas sei que o Nacional está ganhando “casca” pela presença frequente em decisões, e que se mantivermos essa pegada os títulos virão. Sem falar que recebemos quase dois milhões em dinheiro pelo vice campeonato, além de superar a expectativa da diretoria (que era uma semifinal).

Terminada a participação na Taça da Liga, retornamos à disputa da Primeira Liga contra o Estoril, em casa, e satisfeito com o desempenho da equipe, decidi que manteríamos o 4-1-3-2.
 

AXhx_B3Bbv1_z4ARoV5xLn7Vo7jEFrdtJOl_tfYa
 

O jogo contra o Estoril em casa parecia a oportunidade perfeita para dar o troco pela derrota no primeiro turno e, ao mesmo tempo, voltar a vencer depois da perda da Taça da Liga.

Porém, o Nacional ainda estava de ressaca (alguns jogadores inclusive desinteressados da partida), minhas instruções de equipe não funcionaram e tudo se somou em um desempenho horrível, um dos piores na temporada. O jogo foi tão ruim que até Zaldivar fez gol (com sorte, diga-se de passagem).

Perdemos feio e podia ter sido pior, porque eles desperdiçaram algumas chances quando já venciam por 3 a 1, e o gol de Tomás Silva no final não adiantou muita coisa. É claro que o esporro comeu no vestiário.

 

yQ13fHvxMhGVcKerkqLV-Er3AX_eqauhcd0ALpzg
 

Para complicar um pouco nossa vida, a partida seguinte era contra o Benfica fora de casa. Mesmo com um a mais, não tivemos a menor chance e o 1 a 0 acabou ficando barato.
 

RNqLruSKq482OkKkKiKSq6MtDx5lVYbdx2AQqLDY

 

Com receio de perder para o Braga e nos complicarmos na disputa da Liga Europa, decidi retornar ao 4-4-2 losango. Era uma partida difícil, fora de casa, mas o Nacional voltou a jogar bem e logo abrimos 2 a 0 com Saponjic. Os bracarenses diminuíram e temi um empate - ou a virada - mas Sapo fez o terceiro, fechou um hat-trick espetacular, e voltamos a vencer depois de três partidas. 
 

priOauzl2Vi9xzq1xhoSB0Ki1wSOZ40W2SIdEvRb
 

qEDp5flchzSwFUiTiHCQbZ-CqxFAKZz6K4DAW8CE


A vaga na Liga Europa continua bem disputada, e seguimos com todas as condições de chegar lá. Mas, para isso, precisamos manter o mesmo espírito com que derrotamos o Braga.
 

9QxinPWSQzb7oH0-i2DqkLPgkuL1EKoZmJZYN_HP
 

A próxima sequência é, em tese, um pouco mais fácil. É hora de aproveitar esse momento, somar pontos em casa e nos assegurar de vez na disputa continental.
 

7FuOuQTiArMLpMuDaniDk9SYWqAKvDfxVOGkEaBe
 

Nesse meio tempo tivemos ainda o fechamento da janela de inverno, que trouxe algumas novidades...
 

1_ucG-1Y2v2SuSmWoUPI8fC6o4K29LyQveqxs70T

 

Quando o Braga ofereceu 4 milhões pelo André Franco (que foi contratado de graça), podendo chegar a 5,2 milhões, não pensei duas vezes e aceitei. A posição de meia ofensivo é uma das mais bem servidas - além do Franco, temos Lucas Paquetá, Tomás Silva, Ricardo Lima, Rafael Barbosa e Adryan, embora nem todos eles joguem como tal - ou seja, não é uma perda significativa.

Outro que deixou o clube foi o lateral Luís Mata. Eu queria mantê-lo, mas o Bétis pagou a cláusula de rescisão (1 milhão) e Luis claramente queria sair, porque fui propor um novo contrato e ele pediu um salário fora da real. Como temos “Super Noblejas” e o miúdo Sérgio Morgado, não é nenhuma perda dramática.

 

aG8Gx4cvjxVFfBigInF2TFSDNyPrPg41LuxJiWcm


Com essas duas vendas, atingimos um recorde de arrecadação de transferências, superando a marca de 22 milhões de reais. Como gastamos cerca de 6 milhões em contratações, o saldo ficou positivo em aproximadamente 16 milhões, o melhor resultado desde que cheguei ao Nacional. 

Mesmo assim, nossas finanças continuam no vermelho, muito em função de não termos receita suficiente para cobrir despesas mínimas. 

Como boas notícias, renovei com Adryan e com Noblejas por mais dois anos - só faltavam eles -  fechando o projeto de manter uma base para o time principal e ir agregando qualidade de forma mais pontual, além de investir prioritariamente nos jovens.

A diretoria também veio me procurar e perguntou se eu queria aumentar as expectativas, o que significava mais dinheiro para salários e prêmios, desde que a meta fosse chegar à Liga Europa em vez de ficarmos no meio da tabela. Decidi arriscar e aceitei - só não consegui encontrar o print dessa diferença, se localizar posto aqui.
 

UzkDHuNgSlIC3NwTp47BA4gA9L1EPjk8K9Ug6bFY
 

O destaque do time é Antonino La Gumina, com nove gols e sete assistências. Outro que vem muito bem é Ivan Saponjic, artilheiro da equipe com onze gols, desbancando os mais badalados Hugo Borges (que já deixou o clube) e Zaldivar (o "Mexicano Maldito").

Destaque ainda para o índice de passes certos do time, que em geral é bem alto. A medalha de ouro nesse quesito é de Éber Bessa, seguido de perto por Rafael Barbosa e Tomás Silva.
 

p_ZHVLIMW-WpnrajQfAyYk6w0pzzrCTkHKTAJiRA
 

Entre os meias ofensivos o mais consistente é Adryan, com quatro gols e quatro assistências. Já Paquetá, que é um “curinga” de meio e de ataque, tem jogado um pouco abaixo das expectativas, talvez exatamente por não ter encontrado ainda sua melhor posição/função.

Olhando para o time, hoje eu vejo os meias ofensivos como a grande “alma” do Nacional. E após o jogo com o Braga, decidi que queria ajustar o 4-4-2 losango para exaltar esse ponto forte. Quem sabe, talvez atuar com dois meias ofensivos? Ou com três? Mas me perguntava como fazer isso na reta final de um campeonato. Ou será que o melhor seria deixar para a próxima temporada?

A resposta virá na próxima atualização. Até lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A disputa por pênalti é uma loteria mesmo. Dificilmente para garantir que o time passará, independente do jogador que escolha, é claro que ficou pouco do título. A competição nacional está bem acirrada e a vaga na competição continental pode ganhar ares dramáticos. Você falou sobre ajustar a tática pensando em conseguir mais rendimento ainda no meio. Um atacante, com o outro dando lugar para o meio campo seria um erro nesse momento? De qualquer forma uma mudança radical pode colocar tudo a perder. O que fazer? Boa decisão e boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada tem sido muito boa, mas o fato é que o campeonato está embolado e não dá para vacilar.

Achei que dessa vez que o título viria, mas não veio. O descuido dos miúdos pode ter custado caro, mas faltou mesmo foi acertar o alvo diante do Aves na decisão. Vou fazer uma pergunta idiota, mas quando você diz que "Mais uma vez repeti o 4-1-3-2 e a mentalidade Defensiva mas não quis escalar Paquetá, que apesar de recuperado estava sem ritmo de jogo.", você quer dizer que só usou essa mentalidade para começo de partida, mas que durante ela, você a modificou, não é mesmo?

Sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Vannces disse:

A disputa por pênalti é uma loteria mesmo. Dificilmente para garantir que o time passará, independente do jogador que escolha, é claro que ficou pouco do título. A competição nacional está bem acirrada e a vaga na competição continental pode ganhar ares dramáticos. Você falou sobre ajustar a tática pensando em conseguir mais rendimento ainda no meio. Um atacante, com o outro dando lugar para o meio campo seria um erro nesse momento? De qualquer forma uma mudança radical pode colocar tudo a perder. O que fazer? Boa decisão e boa sorte na sequência.

Pois é, disse tudo. E eu que achava que dessa vez seria mais tranquilo para chegarmos à Liga Europa, estou vendo que pelo jeito não vai ser. Se vacilarmos ficaremos de fora mais uma vez.

Então, a mudança poderia ser tirar um atacante e colocar mais um meia atacante, algo que não é tão radical; ou então tirar um atacante e um meia central e colocar o time com três meias ofensivos, que é uma mudança maior. Eu só não sei realmente se é o momento, essa é a dúvida para a sequência.

Obrigado pelo comentário!

17 minutos atrás, ggpofm disse:

A temporada tem sido muito boa, mas o fato é que o campeonato está embolado e não dá para vacilar.

Achei que dessa vez que o título viria, mas não veio. O descuido dos miúdos pode ter custado caro, mas faltou mesmo foi acertar o alvo diante do Aves na decisão. Vou fazer uma pergunta idiota, mas quando você diz que "Mais uma vez repeti o 4-1-3-2 e a mentalidade Defensiva mas não quis escalar Paquetá, que apesar de recuperado estava sem ritmo de jogo.", você quer dizer que só usou essa mentalidade para começo de partida, mas que durante ela, você a modificou, não é mesmo?

Sorte na continuação.

Se vacilarmos vamos cair de novo na zona da marola, que é algo que eu realmente não queria. 

E sim, faltou acertar a pontaria e ainda errei na hora das substituições, acho que acabou sendo uma soma de fatores. 

Sobre a mentalidade, eu modifiquei no final da partida, trocando de "Defensiva" para "Controlar", da mesma maneira que fiz contra o Benfica na semifinal. E se não me engano eu coloquei mais jogadores com tarefa "Atacar", também, não me lembro se passei os laterais para a função de Ala mas acho que sim. Era pra ir pro tudo ou nada, mas não deu certo.

Em circunstâncias normais - leia-se, sem títulos em jogo - eu não faria essa modificação. Mesmo com mentalidade "Defensiva" meu time é bastante ofensivo e cria diversas oportunidades. Inclusive a mentalidade mais baixa tem sido muito útil para "abrir" as defesas rivais mesmo quando atuam muito fechadas, algo que nunca consegui fazer usando mentalidade e pressão mais altas. É claro que tem uma instrução em especial que tem ajudado nesse processo - falarei mais sobre isso na próxima atualização ?

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Tsuru disse:

Sobre a mentalidade, eu modifiquei no final da partida, trocando de "Defensiva" para "Controlar", da mesma maneira que fiz contra o Benfica na semifinal. E se não me engano eu coloquei mais jogadores com tarefa "Atacar", também, não me lembro se passei os laterais para a função de Ala mas acho que sim. Era pra ir pro tudo ou nada, mas não deu certo.

Em circunstâncias normais - leia-se, sem títulos em jogo - eu não faria essa modificação. Mesmo com mentalidade "Defensiva" meu time é bastante ofensivo e cria diversas oportunidades. Inclusive a mentalidade mais baixa tem sido muito útil para "abrir" as defesas rivais mesmo quando atuam muito fechadas, algo que nunca consegui fazer usando mentalidade e pressão mais altas.

Fiquei surpreso com essa informação, pois se eu tivesse em seu lugar, eu não teria a menor dúvida de trocar para "Controlar" quando eu percebesse que o adversário estava sem interesse em atacar, assim como colocaria cinco jogadores com tarefa atacar. Contudo, percebo que você está receoso com isso. Como não dá para mudar isso na marra, daqui a algum tempo quando sua equipe voltar a ser melhor ranqueada, você verá por conta própria como a mentalidade defensiva não vai dar o que você espera dela. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, ggpofm disse:

Fiquei surpreso com essa informação, pois se eu tivesse em seu lugar, eu não teria a menor dúvida de trocar para "Controlar" quando eu percebesse que o adversário estava sem interesse em atacar, assim como colocaria cinco jogadores com tarefa atacar. Contudo, percebo que você está receoso com isso. Como não dá para mudar isso na marra, daqui a algum tempo quando sua equipe voltar a ser melhor ranqueada, você verá por conta própria como a mentalidade defensiva não vai dar o que você espera dela. ?

Então, quando a equipe estiver melhor ranqueada, teremos jogadores melhores e poderemos correr mais riscos, e aí sim avaliaremos uma mudança. Mas nessa partida não tinha motivo pra isso - o Nacional estava jogando bem, pressionando, criou inúmeras oportunidades, poderia de fato ter vencido no tempo normal. Eu entendo que aumentar o risco não ajudaria a abrir a defesa rival e ainda nos deixaria mais exposto aos contragolpes.

Além disso, eu prefiro uma abordagem que modifica funções, tarefas e faz substituições antes de pensar em mexer na mentalidade. Nesse sentido você tem razão, eu de fato deveria ter colocado mais jogadores em atacar. Mas do outro lado também tinha um adversário que soube se fechar bem e nos anular, mesmo quando fomos para cima, e a estratégia deles se revelou mais eficiente que a nossa. Cabe a nós encontrar maneiras de driblar essa dificuldade sem precisar modificar risco que estamos dispostos a correr ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Perder título para Desportivo das Aves é o fim do mundo. Aposto que escutou gritos de ÔÔÔÔÔ QUEREMOS TREINADOR! depois dessa presepada.

Quanto ao restante do campeonato, vai fazendo uma temporada melhor, mas quando a gente olha para a duração o seu save é singular que a equipe ainda lute para se estabelecer no pelotão de quem vai para a Europa já tendo começado na 1ª divisão, mas antes assim, do que sair ganhando tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, quando não é pra ser, não é de fato. Perdeu o título pro Aves, que sacanagem.

Jogos equilibrados no campeonato. 2V 2E 2D não ajudam muito, mas pelo menos está no pelotão de cima. Que continue assim!

Agora é ver aonde tudo isso vai dar. A equipe ficou baqueada por perder a final da taça, ou seguiu o baile? Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Henrique M. disse:

Perder título para Desportivo das Aves é o fim do mundo. Aposto que escutou gritos de ÔÔÔÔÔ QUEREMOS TREINADOR! depois dessa presepada.

Quanto ao restante do campeonato, vai fazendo uma temporada melhor, mas quando a gente olha para a duração o seu save é singular que a equipe ainda lute para se estabelecer no pelotão de quem vai para a Europa já tendo começado na 1ª divisão, mas antes assim, do que sair ganhando tudo.

Hahahahaha, nem tanto...eles já foram à Liga Europa algumas vezes no save, já venceram a Taça de Portugal no FM e na vida real, nessa temporada mesmo, vencendo o Sporting. Jogamos melhor, mas não era pra ser, mesmo.

Acho que tem duas questões nesse lance de ir para a Europa: as dificuldades do treinador com o FM e a natureza do futebol luso, que é desigual demais e deficitário demais. Não que eu culpe isso, mas é que você precisa tirar mais dos jogadores que tem, e muitas vezes isso exige maior experiência no jogo (que eu ainda não tenho).

Obrigado pelo comentário!

10 horas atrás, marciof89 disse:

Nossa, quando não é pra ser, não é de fato. Perdeu o título pro Aves, que sacanagem.

Jogos equilibrados no campeonato. 2V 2E 2D não ajudam muito, mas pelo menos está no pelotão de cima. Que continue assim!

Agora é ver aonde tudo isso vai dar. A equipe ficou baqueada por perder a final da taça, ou seguiu o baile? Boa sorte!

Imagina, perder o título nos pênaltis depois de jogar melhor a partida inteira, com direito a chance clara de gol...mas enfim, a estratégia deles acabou se revelando melhor que a nossa, não era pra ser.

Vamos brigar para continuar lá em cima. O time sentiu a derrota sim, tanto que tivemos problemas contra o Estoril e o Benfica, mas parece que a ressaca passou e derrotamos o Braga, o lance é manter essa pegada.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, que pena que não levou o título. Quando vi quem seria o adversário na final pensei "agora vai". Mas infelizmente o time não conseguiu entregar. Nem sequer incomodou o goleiro adversário, pois foi apenas uma bola no alvo em todo o jogo. E nas penalidades realmente parece ter faltado experiência. Merece os parabéns por atingir a final, mas isso acaba sendo pouco para quem poderia estar soltando o grito de campeão.

Na liga as coisas estão indo bem, mas como outros já disseram, está tudo bem embolado. Espero que consiga a vaga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É triste bater na trave, mas é pior ainda passar longe de conquistar alguma coisa. O nacional continua a sua evolução para se tornar um dos maiores de Portugal e na próxima temporada tem tudo para se consolidar entre eles. 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danut disse:

Poxa, que pena que não levou o título. Quando vi quem seria o adversário na final pensei "agora vai". Mas infelizmente o time não conseguiu entregar. Nem sequer incomodou o goleiro adversário, pois foi apenas uma bola no alvo em todo o jogo. E nas penalidades realmente parece ter faltado experiência. Merece os parabéns por atingir a final, mas isso acaba sendo pouco para quem poderia estar soltando o grito de campeão.

Na liga as coisas estão indo bem, mas como outros já disseram, está tudo bem embolado. Espero que consiga a vaga.

Sim, tem razão, criamos mais chances, mas a maior parte não foi na direção do gol. É algo que me incomoda mas não sei se tem muito como corrigir isso, porque independente do tempo/ritmo ou da mentalidade - correndo mais ou menos riscos -, ou de colocar por exemplo o treino com mais foco ofensivo, o time continua perdendo gols demais. Tem horas que acho que é da qualidade dos jogadores mesmo, porque o encaixe está sendo feito e as chances estão aparecendo, tanto que o volume de jogo tem sido maior.

Foi legal ter chegado na final, mas sem título acaba sendo pouco, mesmo. Ao menos acho que o time está ganhando experiência nesse tipo de disputa - e tenho certeza que isso se transformará em algo de concreto em breve.

Vamos trabalhar para não cair no meio dessa embolada e ficar com a vaga na liga.

Obrigado Danut!

2 minutos atrás, PedroJr14 disse:

É triste bater na trave, mas é pior ainda passar longe de conquistar alguma coisa. O nacional continua a sua evolução para se tornar um dos maiores de Portugal e na próxima temporada tem tudo para se consolidar entre eles. 

Boa sorte!

Disse tudo, o crescimento realmente é visível a cada ano e o time tem conseguido crescer mesmo com as dificuldades da liga portuguesa. Vamos ver se conseguimos a Liga Europa e seguirmos com a ascensão da equipe.

Obrigado Pedro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...