Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

Me atualizei no save.

Seu time deu uma boa melhorada em, essa mudança tática realmente deu certo.

Gostei bastante das contratações tbm, tem conseguido bons jogadores por excelentes preços, que no futuro vão garantir um bom retorno pro clube, e como vc já falou, futebol português não tem muita renda e para clubes se manterem bem financeiramente, precisa vender bem jogadores toda temporada.

Quanto a derrota na taça, uma pena, ainda mais depois de classificar contra um gigante, e ainda pelo pênaltis, tendo perdido pelo mesmo placar inclusive, o que mostra que os jogadores vacilaram bastante em, mas faz parte. Agora uma coisa é certa, com tanto vice já tá na hora de mudar o nome do treinador e o do clube, CD Vasco Nacional. ?

Pelo menos na liga o time vai bem, e apesar da concorrência, acredito que pega uma vaga na UEL.

Vamos ver o que acontece. Boa sorte.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta
17 horas atrás, baltazar disse:

Me atualizei no save.

Seu time deu uma boa melhorada em, essa mudança tática realmente deu certo.

Gostei bastante das contratações tbm, tem conseguido bons jogadores por excelentes preços, que no futuro vão garantir um bom retorno pro clube, e como vc já falou, futebol português não tem muita renda e para clubes se manterem bem financeiramente, precisa vender bem jogadores toda temporada.

Quanto a derrota na taça, uma pena, ainda mais depois de classificar contra um gigante, e ainda pelo pênaltis, tendo perdido pelo mesmo placar inclusive, o que mostra que os jogadores vacilaram bastante em, mas faz parte. Agora uma coisa é certa, com tanto vice já tá na hora de mudar o nome do treinador e o do clube, CD Vasco Nacional. ?

Pelo menos na liga o time vai bem, e apesar da concorrência, acredito que pega uma vaga na UEL.

Vamos ver o que acontece. Boa sorte.

E aí Balta! Bem vindo de volta! ?

A mudança funcionou mesmo, né? E o mais legal é que foi utilizando minha formação e forma de jogo preferidas - 4-4-2 losango/variações e sem pontas, com "super laterais" que atacam e defendem. Houve um momento em que achei que a única forma de ter sucesso no FM 17 fosse utilizando pontas, mas descobri que não necessariamente. O uso da mentalidade mais baixa veio ao encontro desse sucesso, uma pena que batemos na trave na Taça da Liga. Era um ótimo título pra começar a construir um time campeão e consolidar de vez essa nossa forma de jogo.

Quanto ao Vasco Nacional, melhor não...hahahahaha

Vamos seguir trabalhando pela vaga na Liga Europa, importante o time manter a pegada para não "Danutar" nessa reta final.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena ter perdido mais uma final, ainda mais sendo de uma copa, pois enquanto o time não se encorpar de vez ela é uma alternativa bacana para ganhar títulos.

E essas finanças ruins, fica complicado. Mas também deve estar no limite para um clube promovido, manter o elenco para disputar contra os maiores do país.

E essa tática nova promete, seria ela uma 4-2-3-1 Mac ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena a perca do título para o Aves, mas como vc falou, o time ta ganhando casca, ta se acostumando a decisões e isso vai fortalecer a equipe para desafios futuros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2018 at 14:09, felipevalle disse:

Que pena ter perdido mais uma final, ainda mais sendo de uma copa, pois enquanto o time não se encorpar de vez ela é uma alternativa bacana para ganhar títulos.

E essas finanças ruins, fica complicado. Mas também deve estar no limite para um clube promovido, manter o elenco para disputar contra os maiores do país.

E essa tática nova promete, seria ela uma 4-2-3-1 Mac ?

Sim, batemos na trave novamente, em uma competição na qual tínhamos todas as condições de vencer. Mas como comentei, o Nacional está crescendo e começando a se tornar uma equipe acostumada a disputar decisões, algo que nunca fez parte de sua história na vida real.  Então esses tropeços são normais, estamos ganhando "casca". 

Estamos no limite das finanças mesmo, sem a classificação continental vai ficar complicado continuar crescendo. Por isso a vaga na Europa é tão importante.

Vamos ver o que o treinador vai aprontar em termos táticos ?

Obrigado pelo comentário!

22 horas atrás, lakers20 disse:

Uma pena a perca do título para o Aves, mas como vc falou, o time ta ganhando casca, ta se acostumando a decisões e isso vai fortalecer a equipe para desafios futuros.

Sim, de fato, esses tropeços em fases decisivas fazem parte do crescimento da equipe. 

Obrigado Lakers!

@André Honorato, estava te devendo o print da classificação dos clubes na Uefa. Ainda estamos atrás de diversos clubes portugueses que têm uma situação até pior que a nossa, acredito que muito em função do histórico de participações continentais.

Europa_-Clubes-Coeficientes.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LaSgLvliHeozkBXdqQtXfUTh-I544qfFylNtpRgJ

O tiquitaca madeirense
Temporada 6 - parte 6

Após permanecer no terceiro lugar da Primeira Liga por boa parte da temporada 2021-2022, o Nacional apresentou uma queda de desempenho no final do turno/início do returno e se estabeleceu um pouco mais abaixo, disputando uma vaga na Liga Europa (quarto ou quinto lugar).

Não conseguir a vaga continental significará uma temporada perdida, já que fomos eliminados pelo Sporting da Taça de Portugal e perdemos a Taça da Liga para o Aves, nos pênaltis, após derrotarmos de forma heróica o Porto (na fase de grupos) e o Benfica (nas semifinais).

 

yKpXXoJiXVxk63IewR5QgWAmsM6JYFu4YwjTw-Im

 

Tentando melhorar nosso desempenho defensivo e ao mesmo tempo potencializar a maior força da equipe - que são os meias ofensivos - armei o Nacional em um 4-2-3-1 fechado, com três MACs (um Médio Ofensivo em Apoiar e dois em Atacar) para enfrentarmos o Sporting Covilhã. A ideia era igualar numericamente nosso meio campo ao dos rivais (que atuavam no 4-1-2-3), evitando por exemplo que um jogador adversário ficasse sempre “sobrando” e abrisse espaço para as famigeradas jogadas de cruzamento.

Como passamos a atuar sem volante, coloquei um dos nossos zagueiros com tarefa “Bloquear” e outro “Cobrir”, pus um Armador Recuado para proteger mais a defesa, e mantive os dois laterais como “Defesa Lateral”, sendo um Apoiar e outro Atacar. E continuei usando mentalidade “Defensiva” e largura "Mais Largo" (para usarmos de forma mais incisiva as laterais do campo).

Tivemos mais volume, mas a movimentação dos meias e do atacante único não deu muito certo e eles se embolavam o tempo todo. Saímos na frente e o adversário empatou logo depois, em uma falha bisonha - lançamento longo na direção da nossa defesa, um dos zagueiros saiu para cortar a bola, errou, o jogador do Covilhã ficou com uma avenida pela frente e só teve o trabalho de avançar e tocar para o gol.

Continuamos pressionando e fizemos o segundo, mas logo depois o Covilhã empatou de novo em uma jogada idêntica a do primeiro gol deles. Já nos acréscimos, o menino Luís Vasconcelos escorou uma bola cruzada e marcou o gol da suada vitória.

 

-BZ5JLKLizHVEv6a3k7sVyFkR82XFqrKFKsIAxtu

 

Para enfrentar o Aves fora de casa, fiz um ajuste nas instruções e passei a usar Defesa em Linha e zagueiros com tarefa Defender, tentando tornar o time defensivamente mais compacto.

Novamente tivemos mais volume de jogo, e novamente a movimentação do meio e do ataque continuava muito embolada - independente de usar o atacante único mais recuado ou mais avançado, seja em função de suporte ou de marcação de gols. Por outro lado, a zaga melhorou e o adversário quase não nos ameaçou.

Já estava conformado com o empate quando Suagher mostrou aos homens de frente como se faz, e desviou cobrança de escanteio para marcar o gol da vitória.

 

94VhKnL7XSlTzPOGQqKp-Q0jwH0nO1bozSA705bg

 

O jogo seguinte era contra o Paços de Ferreira no Estádio da Madeira. Estava pensando no que fazer para o ataque render mais e, observando os slots de formação, achei “perdido” um 4-3-2-1 Árvore de Natal (o comum, três meias e sem volante) que tinha botado o time para treinar e nem lembrava. Bom, se a equipe estava adaptada a ele e a ideia era usar cinco meio campistas, imaginei que não custava nada tentar a troca.

Segundo uma sugestão do @vinny_dp, coloquei os dois laterais como “Defesa Lateral - Atacar”. Mantive a largura equilibrada (pensando em aumentar se fosse necessário) e a linha defensiva no padrão da mentalidade, com um Armador Recuado defendendo, um Meia Área a Área, um Meia Central - Atacar, e na função de MAC, um meia ofensivo apoiando e um atacando, com o atacante único com a função de marcar gols (não lembro exatamente qual era).

O resultado foi um jogo extremamente sólido em todos os setores do campo. Durante a partida ajustei um dos MACs para Avançado Sombra e o atacante único como Recuado, o rendimento do time aumentou e vencemos com tranquilidade, engatando a terceira bolinha verde consecutiva.

 

qk_y8I5J7ASdKX2NO08z4IxwMLzR13To02agaVqV

 

O Guimarães é um time chato, mas o Nacional não lembrou disso e seguiu jogando muito bem na rodada seguinte. Abrimos 2 a 0 e vimos o adversário descontar num contra-ataque, que encaixaram no fim do jogo antes que eu pudesse pedir para a equipe segurar a posse de bola. A partir daí administramos a vantagem até o apito final.

 

vcrZmIunw5mFwhHv2wkGKGyS9cCKVmMk0DvjKzCo

 

E será que a equipe renderia bem com um tempo um pouco mais lento e um toque de bola de pé em pé, usando por padrão a instrução “Manter a Posse de Bola”? Fizemos a prova contra o Setúbal e fomos envolvendo o time deles bem devagar, num verdadeito tiquitaca madeirense. Foi assim que construímos nossa quinta vitória seguida. Foi lindo, do jeito que o treinador gosta.

 

nw-tDjybZV8i0CF5pEvMwD5TcsAVaMs-l_8TzF3k

 

Em seguida viajamos até Coimbra para enfrentar o Acadêmica, que veio em um 4-4-2 losango. Abrimos 2 a 0, apesar de o ataque apresentar dificuldades (meias e atacantes voltaram a se embolar), mas de qualquer forma parecia ser mais uma vitória tranquila. Porém, não conseguimos segurar a pressão do adversário e cedemos o empate no fim.

Seria um sinal de que os adversários aprenderam a nos enfrentar, ou foi apenas um dia em que a defesa falhou?

 

eyWad0GVOjA-bWutjr7H2ScUILuGrk3XMyW7I2Po

 

A atualização terminaria aqui, mas eu só tinha o print da classificação após o jogo seguinte. Então vamos um pouquinho além.

Ver a evolução de um time, muitas vezes, é observar como certos adversários perdem o status de “bicho papão”. Há seis temporadas o Rio Ave era o “quinto time” português, sempre brigando por vaga na Liga Europa, e algumas vezes complicou nossa vida. Mas agora as coisas são diferentes e mostramos aos vilacondenses porque tomamos deles o posto de quinta equipe do país.

Não foi uma partida brilhante, o ataque voltou a ter dificuldades e as mexidas que fiz nas funções e tarefas não resolveram esse problema. Mas o importante é que vencemos mais uma.

 

-Nf-RasH-ImY5dS9NoYonlWKYW7IpT4QgY-EkINA

 

O saldo final foi excelente, com seis vitórias e um empate em sete jogos disputados. Ao todo foram catorze gols marcados e apenas quatro sofridos, um sinal de que nossa defesa melhorou bastante com os ajustes feitos a partir do jogo contra o Paços de Ferreira.

 

tngFoHp6tSh0ru8Dsr8Ws7XLEJEtDYmSkpgk7QER

 

Com isso o Nacional praticamente se garantiu na Liga Europa, abrindo dez pontos para o quinto colocado e doze para o sexto. Se não me engano, nunca antes na história do save abrimos essa distância faltando cinco rodadas para o fim do campeonato.

 

Ld1u8T9VZBkWBfD85p25fsw6BUZVl9MR6bmpNKK_

 

Eu até arriscaria dizer que temos chances de ir à Liga dos Campeões, mas para isso precisaremos derrotar o Sporting e o Porto nos jogos que faltam, e torcer contra o Benfica. Fácil não é, mas o bom desempenho e o bom momento da equipe tornam isso perfeitamente possível.

 

ss56kfahXEXSmhWMJvdgf3_CbGml9xnmlgUfWRSt

 

Vamos fazer a nossa parte e trabalhar; se for para ir à Liga dos Campeões, acontecerá, se não for, a Liga Europa está de bom tamanho.

 

hlUDS16GwVQ-q6ej4zOWIfB7l3JCIOTN6uVPeL2Z

 

Achei essa fornada bem sem graça. O melhor jogador é um goleiro, posição em que estamos muito bem servidos com Bruno Varela, Ohoulo Framelin e Hugo Martins. E os jogadores três estrelas são MACs, posição em que a concorrência é muito alta. É bem provável que eu não contrate ninguém.

 

3RmqQMRCjLhJLV0evVueNv8dvOO20wfiXejogPxw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Acho que finalmente a equipe vem demonstrando o que esperamos dela. E o importante é que além a vaga quase garantida na ainda tem esperanças de chegar até a Champions League e até terminar numa posição de vice-campeão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que desempenho foi esse rapaz, sensacional.

Vaga na UEL como vc falou já ta garantida, ninguém tira essa diferença, agora UCL acho difícil, mas ainda é possível, quem sabe não surpreenda com uma vitória sobre os grandes e algum tropeço do Benfica, até porque jogará em casa contra Porto e Sporting.

Quanto a fornada, é complicado msm, no meu save acontece de vir muitos jovens para posições que eu já tenho em excesso, nesse caso eu treino pra outra posição, mas quando é goleiro, ai complica. ^^

Vamos ver o que vem por ai, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que atualização boa para a equipe. Entrou de vez na briga pela Liga dos Campeões. Se vencer o Sporting, já iguala eles em pontos (assumindo que os dois vençam o jogo antes). Dá para acreditar, sim.

E como tu mesmo disse: se a vaga na UCL não vier, ao menos a da UEL já está garantida. Não tem mais como perder ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique M. disse:

Acho que finalmente a equipe vem demonstrando o que esperamos dela. E o importante é que além a vaga quase garantida na ainda tem esperanças de chegar até a Champions League e até terminar numa posição de vice-campeão.

Sim, acho que enfim o Nacional está se encontrando em campo e fora dele, e os resultados refletem isso. Depois de muito tempo enfim eu me sinto satisfeito com o time.

Tudo pode acontecer na reta final e alcançarmos tanto a Liga dos Campeões quanto o vice, o que seria fantástico. De qualquer maneira atingimos o principal objetivo da temporada, que era retornar à Europa, e por si só isso já me deixa bem satisfeito.

Obrigado Henrique!

1 hora atrás, baltazar disse:

Que desempenho foi esse rapaz, sensacional.

Vaga na UEL como vc falou já ta garantida, ninguém tira essa diferença, agora UCL acho difícil, mas ainda é possível, quem sabe não surpreenda com uma vitória sobre os grandes e algum tropeço do Benfica, até porque jogará em casa contra Porto e Sporting.

Quanto a fornada, é complicado msm, no meu save acontece de vir muitos jovens para posições que eu já tenho em excesso, nesse caso eu treino pra outra posição, mas quando é goleiro, ai complica. ^^

Vamos ver o que vem por ai, boa sorte.

Tudo deu certo e jogamos muito bem nesse mês. A fase é tão boa que, mesmo sem conseguir acertar o ataque, não perdemos nenhuma vez.

Vamos depender de um pouco de sorte para chegarmos na Liga dos Campeões, além de vencermos jogos difíceis como Porto e Sporting, mas é a primeira vez no save que essa chance é real. E isso me deixa muito feliz, afinal é mais um sinal de crescimento da equipe. Entendo que participar seguidamente da UCL será fundamental para que o Nacional cresça financeiramente e consiga se aproximar do trio de ferro português, tanto pelas receitas de TV quanto de patrocínio.

A fornada me deixou decepcionado mesmo, vamos precisar continuar contratando jovens promessas de outros clubes portugueses. Seria um pouco ousado demais tentar retreinar o goleiro pra jogar na linha hehe

Obrigado Balta!

52 minutos atrás, Danut disse:

Que atualização boa para a equipe. Entrou de vez na briga pela Liga dos Campeões. Se vencer o Sporting, já iguala eles em pontos (assumindo que os dois vençam o jogo antes). Dá para acreditar, sim.

E como tu mesmo disse: se a vaga na UCL não vier, ao menos a da UEL já está garantida. Não tem mais como perder ela.

Dá sim, seria excelente para o Nacional. O maior desafio vai ser derrotar o Sporting, mesmo jogando na Ilha da Madeira. Talvez ajude um pouco o fato de que eles não têm mais chance de título e estão focados na decisão da Taça de Portugal, na qual vão enfrentar o Moreirense. Por outro lado, se tomarmos deles a vaga na Liga dos Campeões eles terão de iniciar a temporada na Liga Europa, algo que há algum tempo não acontece. Tem tudo para ser um jogaço.

Também estou tranquilo quanto à vaga na Liga Europa, são 15 pontos em disputa e temos 12 de diferença para o sexto colocado. Até por isso já iniciei o planejamento para a temporada que vem, definindo quais jogadores vão ficar, quais vão sair e quais posições precisam de reforços, imaginando um retorno nosso à competição continental.

Obrigado Danut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom @Tsuru, time bem melhorando, nao sei se é possivel, tenta postar o ranking sempre, pra vermos esse tipo de evoluçao tambem, principalmente quando participar das competiçoes europeias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2018 at 20:15, André Honorato disse:

muito bom @Tsuru, time bem melhorando, nao sei se é possivel, tenta postar o ranking sempre, pra vermos esse tipo de evoluçao tambem, principalmente quando participar das competiçoes europeias

Oi André. Vou tentar postar sim, pelo menos de duas em duas temporadas ?

Pessoal, conforme prometido, vou antecipar a próxima atualização aproveitando que estou mais adiantado no jogo. Daqui a pouco estará no ar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LaSgLvliHeozkBXdqQtXfUTh-I544qfFylNtpRgJ

Liga Europa ou Liga dos Campeões?
Temporada 6 - última parte

Depois de um ótimo início na Primeira Liga, o Nacional teve uma pequena queda de desempenho e se estabeleceu um pouco mais abaixo na tabela. Após as derrotas na Taça de Portugal e na decisão da Taça da Liga, para o Aves, o Alvinegro Nacionalista emplacou uma sequência de seis vitórias em sete jogos e se estabeleceu em quarto lugar, abrindo dez pontos de diferença para o Braga, quinto colocado.

Com a classificação continental praticamente assegurada, restava apenas uma pergunta a ser respondida: a vaga seria para a Liga Europa ou para a Liga dos Campeões?

 

-fF6y4cGT4ZIX2Dr7AoU-qi2qAUO8USUTUDStdCj

 

Assim como o Rio Ave, outra equipe que já complicou bastante a nossa vida foi o Chaves. Mas hoje eles já não nos recebem com pancada, e o resultado é que mesmo atuando fora de casa jogamos bem melhor que os Flavienses.

Uma pena que de novo o ataque embolou muito, fazendo o Nacional depender demais dos chutes de longe e das jogadas de bola parada; além disso, outra vez não conseguimos segurar a vantagem e cedemos a virada, precisando ir busca do empate. A expulsão de um jogador adversário acabou sendo tardia e não interferiu no resultado.

Como resultado em si não foi ruim, mas que dava para ter vencido, dava...

 

n22Op5zWl_E3cWvsOAs_jojpS-CInO-eYd2z0-Bd

 

A hora da verdade seria contra o Sporting, na rodada seguinte. Para minha surpresa, a imprensa colocava o Nacional como favorito; ainda assim tratei de tirar a pressão dos jogadores, pois sabia que a partida seria muito complicada.

Fui surpreendido novamente com a atuação do Alvinegro em campo, que entrou muito bem e parecia querer se vingar da derrota na Taça de Portugal. Abrimos o placar com Éber Bessa, o “Ebergol”, em um chute que desviou na zaga adversária; no segundo tempo fiz ajustes na frente para tentar desembolar o ataque e deu resultado. Fizemos mais dois gols, carimbamos uma vitória fantástica e nos garantimos oficialmente na próxima Liga Europa.

 

GlVarqhubNAcBWgH2T6VPmw6uuVOriCmDuHRpp6g

 

Com a vitória, assumimos a terceira posição e agora precisávamos vencer o Marítimo, o Belenenses e o Porto, bem como torcer contra Sporting e Benfica, para irmos à Liga dos Campeões.

Faltava combinar com os russos, ou melhor, com os portugueses. Mesmo sem nada a disputar na competição, o Marítimo conseguiu nos anular no primeiro tempo ao abdicar do jogo. Eles contaram ainda com a fase horrível do nosso ataque, que continuou muito embolado e perdendo um caminhão de gols.

Para piorar, no segundo tempo nosso arquirrival aproveitou um contra-ataque rápido e marcou o único gol da partida. Foi o terceiro jogo seguido sem vitória contra eles.

 

LtNv8iWB5a50dvE5XG_upRqtMQ3pAccO4W5ixADu

 

Com a derrota, a Liga dos Campeões ficou mais distante e daríamos adeus definitivo a ela se não vencêssemos o Belenenses. Assim como o Marítimo, os Azuis do Restelo complicaram nossa vida ao abdicar do jogo, e mesmo pressionando muito não conseguíamos abrir o placar.

Menos mal que no segundo tempo conseguimos botar a bola na rede duas vezes e levamos os três pontos para casa.

 

dEYfnj9Dttq9QAk4Vhn6sLdxyWE8_8d8HGFw-RgU

 

Última rodada, jogo com o campeão Porto, valendo nada para eles, e quem sabe para nós uma vaga continental inédita em nossa história. Mas quem achou que ia ser tranquilo se enganou.

André Villas-Boas nos deu uma aula de estratégia, e organizou seu 4-2-3-1 profundo para anular nosso 4-3-2-1 Árvore de Natal. Pensando bem, faz sentido: ele tem dois volantes que anulam nossos dois meias ofensivos e isolam o atacante único; ao mesmo tempo, tem um meia ofensivo, dois pontas e um atacante contra uma defesa sem volante, que joga em linha e que depende das subidas dos laterais para ter largura.

Para vocês terem ideia, até o fim do primeiro tempo o Nacional não tinha sequer passado da intermediária portista, e não conseguimos dar um chute a gol sequer. O 1 a 0 para o Dragão ficou barato, bem barato, e as mudanças que fiz não surtiram efeito.

No intervalo troquei o Nacional para o 4-2-3-1 com três meias ofensivos, tentando entender se o problema era a formação. E me parece que sim, porque crescemos na partida e tivemos algumas chances de empatar o jogo. Não deu, mas amenizou bastante o nó tático que levamos.

 

1iJWCZpiXFy8KhtQIQG8oXFbEubZGNHd3_YZLEcL

 

Parece que os adversários observaram nosso sucesso e entenderam como jogar contra nós, visto que nessas últimas cinco partidas o Nacional apresentou mais dificuldades do que nas anteriores. Menos mal que não fez diferença e atingimos nosso principal objetivo na temporada!

 

jvtE8YaAkVTcfkPFNcyy_bM8lZRwqXYBl35ybCoo

 

Como surpresa destaco o rebaixamento do Belenenses, que conseguiu fazer uma temporada pior do que o Covilhã. Também considero muito bom o desempenho do Aves e do Marítimo, que ficaram a frente de equipes teoricamente mais fortes como Rio Ave, Paços de Ferreira e Moreirense.

 

Cnj44tWlnybbcAKy4DiMu9bP8hgf7_kdF1vEJSTB

 

Curioso é que, pelas regras do campeonato, o quarto colocado da Primeira Liga vai direto para a fase de grupos da UEL. Mas já estou mais avançado no jogo e posso afirmar que isso não aconteceu - entramos na disputa na 3ª Eliminatória.

Fiquei procurando entender o motivo e acho que descobri: se o vencedor da Taça não estiver entre os cinco primeiros da Liga, é ele quem vai para a fase de grupos da UEL, “derrubando” o quarto colocado para as fases eliminatórias.

Confuso, eu diria, e o curioso é que não achei essa informação de forma oficial em lugar nenhum. Só fui descobrir porque o Moreirense venceu a Taça e entrou na UEL direto na fase de grupos.

 

g1VXBOChNi-fjAHJkgGoLZj60wCOrI0foHUVF6BI

 

O desempenho de nossos atacantes caiu de forma assustadora nessa reta final, em que vencemos muitas vezes graças a jogadas de escanteio e chutes de longe.

O maior destaque da equipe no returno foi Éber Bessa, que jogou demais nessas últimas doze partidas. A fase dele era tão boa que modifiquei o rodízio que costumo fazer e o deixei em campo em praticamente todos os jogos, recebendo de volta excelentes atuações.

 

TSbqloDVndfp4CbiGO7uES2aeNgHwI328p52NEKx

 

Houve jogos em que La Gumina e Saponjic chegaram a ficar com notas 6.4 e 6.2. É claro que eu relacionei isso à nossa transição ofensiva “embolada” demais. Mesmo Ricardo Lima, que passou a atuar como Atacante Sombra - sua posição favorita - não conseguiu render e fez poucos gols.

Para esse problema eu tenho uma teoria: nossos adversários usam linha defensiva e pressão tão baixas que o Sombra é obrigado a virar um meia ofensivo “comum”, pois não tem espaço para tabelar e penetrar em direção ao gol. Como ele é a principal fonte de gols, o time acaba tendo problemas na hora de finalizar.

Essa questão é a mesma que acontecia quando eu usava Atacantes Interiores, que também não conseguiam partir em direção ao gol. Portanto, o desafio na próxima temporada é ajustar a equipe para atuar sem Avançado Sombra e sem Atacante Interior.

Também devo tirar a instrução “Manter a Posse de Bola”. Eu adoro o tiquitaca, mas ficou bem claro para mim que no FM ele torna o ataque previsível demais, por reduzir muito o ritmo de jogo, e corta por exemplo viradas de jogo e lançamentos mais longos, que às vezes são necessários. Por isso vou deixá-lo para ser usado em situações mais específicas.

A outra meta para o futuro próximo é reforçar setores pontuais da equipe, mantendo a base atual, até porque o tempo de pré-temporada será menor devido à Liga Europa e não haveria tempo para entrosar uma equipe inteira.

 

rCc8cJ9hdEZI7aIx-w_d2x5eBE_SmSzf9gTRFkg3

 

Destaque para Javi Noblejas, ídolo da torcida, que completou cinco temporadas no clube e foi merecidamente eleito o jogador do ano, com larga vantagem sobre o lateral direito Pedro Almeida e o xerifão Suagher.

 

LQ3EakfAQ4ej7K3dpkRo3wFRU5ZSM4W8aiAj20H3

 

Me surpreendeu que Tomás Silva tenha sido escolhido o melhor meia ofensivo da equipe, visto que teve algumas boas atuações mas considero algo pontual.

Também fiquei feliz com a inclusão de Rafael Barbosa entre o melhor onze, já que fui eu quem bancou sua contratação. Não apenas isso, como ele entrou também para a equipe do ano da Primeira Liga, em um time dominado por jogadores do Benfica e do Porto. Nada mau.

 

Py4Y1X3DFgR_q2EANeodHEn5vZWWxakLDWNDWz1A

 

As finanças do clube continuam bastante ruins, mas como todos sabemos, a curto prazo não há solução. A melhor forma de amenizar nossas dificuldades será ir o mais longe possível na Liga Europa.

 

Eii8Qot72RXHxoeilzpES1sdgkphCz67u1gigNe7

 

Tenho tentado ajudar a diretoria da melhor forma, mantendo a folha salarial abaixo do limite, não fazendo loucuras na hora de contratar e lucrando com vendas de jogadores. Acho também que a manutenção da base vai ajudar nesse processo - é mais barato renovar contratos do que gastar com aquisições.

Por falar em dinheiro, a diretoria decidiu aumentar de 2 para 3 milhões o teto mensal para salários - ou seja, o anual subirá de 24 para 36 milhões, um salto bastante considerável. Já o valor disponível para transferências será de 3 milhões.

Temos muito trabalho e muitos desafios pela frente, mas estou bastante empolgado. Que venha a sétima temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela retorno à Europa. Torço para que esse seja o primeiro passo de uma nova fase na história do Nacional. Agora é ver se isso se confirma na próxima temporada, não é mesmo? Essa será sua missão, mas fico sem saber se conseguirá levar as duas competições mais importantes da temporada (Liga e UEL) em bom nível.

Terminou a temporada com 15 jogadores com média acima de 7. Desses quantos foram contratados no início da temporada? De todos, quais você acha que vingou? E os brasileiros?

Já joguei em alguns saves com o 4-2-3-1 e o 4-3-2-1, ambos sem pontas. A experiência mais recente foi no save dos EUA. Gostaria de vê-lo insistindo mais nessas formações. Elas têm alguma perspectiva para a nova temporada?

Boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ggpofm disse:

Parabéns pela retorno à Europa. Torço para que esse seja o primeiro passo de uma nova fase na história do Nacional. Agora é ver se isso se confirma na próxima temporada, não é mesmo? Essa será sua missão, mas fico sem saber se conseguirá levar as duas competições mais importantes da temporada (Liga e UEL) em bom nível.

Terminou a temporada com 15 jogadores com média acima de 7. Desses quantos foram contratados no início da temporada? De todos, quais você acha que vingou? E os brasileiros?

Já joguei em alguns saves com o 4-2-3-1 e o 4-3-2-1, ambos sem pontas. A experiência mais recente foi no save dos EUA. Gostaria de vê-lo insistindo mais nessas formações. Elas têm alguma perspectiva para a nova temporada?

Boa sorte na continuação.

Obrigado Gilson!

Eu também espero que seja um novo momento para a equipe. Da outra vez nós chegamos à Liga Europa mas fomos eliminados tão cedo que pareceu precoce - ou seja, a equipe não parecia preparada para o desafio. E também por isso, não chegamos a levar duas competições ao mesmo tempo, portanto será uma experiência nova.

A principal estratégia para seguir bem em ambas será explorar ao máximo a rotação da equipe, algo que já tenho o hábito de fazer. Ter praticamente dois times, mais a garotada, é fundamental para evitar lesões, jogadores muito cansados e ao mesmo tempo garantir qualidade máxima em todas as frentes.

Dos 15 jogadores com média acima de 7, sete foram contratados nessa temporada (Kalaica, Éber Bessa, La Gumina, Adryan, Rafael Barbosa, Pedro Almeida e Sérgio Morgado). Não por acaso, para mim são exatamente os que vingaram. O oitavo dessa lista é o Paquetá, que se machucou em um momento importante (semifinal da Taça da Liga) e quando voltou estávamos na transição para um sistema com atacante único; como temos muitos MACs, ele acabou não conseguindo ter muita regularidade. De qualquer forma conto com ele para a temporada que vem. E o nono é o Saponjic - eu sei que ele pode jogar mais do que jogou, mas ainda não encontrei a melhor função para que ele possa brilhar.

Entre os brasileiros o único que não deu certo foi Hugo Borges. Ele e o Zaldivar são, para mim, as maiores decepções da temporada, tiveram um desempenho muito abaixo da média sem uma explicação lógica. Os demais brasucas - Wellington Luis, Eber Bessa, Adryan e Paquetá - foram todos muito bem.

Sobre as formações, eu pretendo voltar ao 4-4-2 em losango, porque como comentei, os adversários andam jogando com linha defensiva tão baixa que fica difícil colocar um dos meias ofensivos para ser um "atacante que vem de trás". Eu tentei de tudo, mas o atacante único na Árvore de Natal ou fica muito isolado, ou longe do gol, e os meias não conseguem se aproximar da baliza, independente da função ou tarefa. De qualquer forma, o 4-3-2-1 e o 4-2-3-1 sem pontas continuarão sendo treinados pela equipe e usados em amistosos, pois pretendo aperfeiçoá-los como alternativas de jogo - seja para um momento de necessidade em uma partida, seja para uma situação onde nossa formação principal fique "decorada" e seja necessário mudar as coisas. 

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi bem na reta final, mesmo que tivesse conseguido vencer Marítimo e Chaves, não conseguiria chegar entre os 3. A equipe está cada vez melhor, é o que já venho dizendo há algum tempo. A equipe está amadurecendo talvez a conquista da liga nacional esteja mais próxima do que imaginamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabéns por ter conseguido chegar a UEL. Alguns deslizes na temporada te tiraram a chance de disputar a Champions, mas são ossos do ofício. O importante é que a equipe fez uma temporada sólida e isso vai ser importante a longo prazo. Aliás, pretende trazer alguém para a próxima temporada? Achei que os jogadores tiveram boa média, então não sei dizer se está plenamente satisfeito com o elenco, mas como vai disputar duas frentes, talvez precise de gente com bagagem. Só essas finanças que são uma tristeza, mas como vc mesmo disse, por ora não dá pra fazer muita coisa. A parada é continuar entrando pelo menos na UEL pra faturar um $$ hahaha boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, PedroJr14 disse:

Foi bem na reta final, mesmo que tivesse conseguido vencer Marítimo e Chaves, não conseguiria chegar entre os 3. A equipe está cada vez melhor, é o que já venho dizendo há algum tempo. A equipe está amadurecendo talvez a conquista da liga nacional esteja mais próxima do que imaginamos.

É, não era pra ser, mesmo. Pra alcançarmos a UCL teríamos que ter tropeçado um pouquinho menos...mas tudo a seu tempo.

Curioso, eu também tenho essa sensação de que o título da Primeira Liga não vai demorar tanto quanto parece. Com calma sei que chegaremos lá.

Obrigado Pedro!

17 minutos atrás, marciof89 disse:

Primeiramente parabéns por ter conseguido chegar a UEL. Alguns deslizes na temporada te tiraram a chance de disputar a Champions, mas são ossos do ofício. O importante é que a equipe fez uma temporada sólida e isso vai ser importante a longo prazo. Aliás, pretende trazer alguém para a próxima temporada? Achei que os jogadores tiveram boa média, então não sei dizer se está plenamente satisfeito com o elenco, mas como vai disputar duas frentes, talvez precise de gente com bagagem. Só essas finanças que são uma tristeza, mas como vc mesmo disse, por ora não dá pra fazer muita coisa. A parada é continuar entrando pelo menos na UEL pra faturar um $$ hahaha boa sorte!

Obrigado Marcio! Os tropeços fazem parte mesmo, a gente não vai ganhar sempre, o mais importante foi que, como você comentou, a temporada no geral foi muito boa. E por muito pouco não foi melhor ainda com o título da Taça da Liga.

Sobre as contratações, temos uma base já formada e estou satisfeito com ela. Ainda assim, pretendo buscar reforços pontuais: jogadores na faixa dos 23 aos 28 anos, com alguma experiência, que cheguem para dar qualidade a algumas posições que já defini (zagueiro, lateral esquerdo, meia central e atacante). Nós vamos disputar competições internacionais e quero que essa experiência se mescle com a força dos "miúdos" que já fazem parte da equipe, para que o Nacional sinta menos a pressão natural dos jogos europeus. 

Outra mudança será reduzir um pouco o elenco. Na última temporada cheguei a formar três equipes: duas que se revezavam como titulares e uma inteira de reservas, quase que só de "miúdos". Acabou sendo meio exagerado e dá pra trabalhar com menos atletas.

E vamos com tudo para avançar o mais longe possível na Liga Europa e encher nossos cofres! Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Desportivo Aves e Moreirense conquistaram taças e nada do Nacional, que vergonha.

Já chegou nessa fase uma vez no save, mas não foi capaz de criar um momento positivo, vamos esperar que seja um momento definidor novamente, mas que para frente e não para trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curioso que até mesmo tu (que eu vejo como alguém com olhar clínico pra táticas) pode tomar nó tático do jogo. O ruim dessas situações é que normalmente a gente não sabe como contra-atacar; se o adversário nos anula, deveríamos ter já uma carta na manga pronta pra esse cenário. Mas falar isso é fácil, na prática é muito difícil fazer isso. No fim das contas o time não conseguiria a vaga na UCL mesmo se vencesse o Porto. A temporada ficou com saldo positivo ainda assim, mesmo que pudesse ser melhor com a taça perdida pro Aves. Boa sorte na próxima temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2018 at 12:57, Henrique M. disse:

Desportivo Aves e Moreirense conquistaram taças e nada do Nacional, que vergonha.

Já chegou nessa fase uma vez no save, mas não foi capaz de criar um momento positivo, vamos esperar que seja um momento definidor novamente, mas que para frente e não para trás.

Eles têm mais tradição do que o Nacional, o Aves inclusive já venceu a Taça de Portugal (na vida real e no próprio save) e o Moreirense esteve nas competições europeias algumas vezes. Não acho que seja uma vergonha ?

O Nacional hoje vive outro momento, eu entendo que a tendência é ser definidor, mas pra frente.

Obrigado Henrique.

Em 25/06/2018 at 22:30, DiogoHernandes disse:

Que bela temporada o Nacional fez, espero que está temporada na UEL ajude o clube a sanar um pouco das dívidas.

Boa sorte na sequência.

Foi muito boa mesmo, mais um pouco e tínhamos ido à Liga dos Campeões e ficado com a Taça da Liga. Vamos ver se a competição europeia ajuda o clube esportivamente e financeiramente.

Obrigado Diogo!

Em 26/06/2018 at 18:50, Leonardo Moreno disse:

Curioso que até mesmo tu (que eu vejo como alguém com olhar clínico pra táticas) pode tomar nó tático do jogo. O ruim dessas situações é que normalmente a gente não sabe como contra-atacar; se o adversário nos anula, deveríamos ter já uma carta na manga pronta pra esse cenário. Mas falar isso é fácil, na prática é muito difícil fazer isso. No fim das contas o time não conseguiria a vaga na UCL mesmo se vencesse o Porto. A temporada ficou com saldo positivo ainda assim, mesmo que pudesse ser melhor com a taça perdida pro Aves. Boa sorte na próxima temporada!

É complicado mesmo, ainda mais no FM. Por mais que a gente com o tempo aprenda a reconhecer os comandos/ferramentas que o jogo dá, não temos como saber se isso vai realmente gerar o efeito que a gente deseja. Do tipo, quando uso uma instrução de equipe pra fazer meus laterais jogarem com passes mais simples, natural que eu espere deles uma forma mais segura de jogo - do tipo, vão procurar o passe mais fácil. Mas já aconteceu de usar a instrução e eles começarem a errar passes bobos, armando contra-ataques do adversário. Provavelmente isso se deve às muitas variáveis envolvidas (qualidade dos jogadores, funções e tarefas, condições do gramado, postura do rival etc.). Então em um momento de "nó tático" fica até complicado saber o que mudar, ou como resolver. Nesse caso específico, optei por trocar a formação inteira e acabou "dando certo" - passamos a jogar melhor e poderíamos mesmo ter empatado.

Faltou a taça para fechar a temporada, mas o mais importante é que cumprimos o principal objetivo.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vaga na UEL já foi de bom tamanho pro clube, pois importante é sempre estar disputando as competições continentais já que as nacionais não tem te dado muito dinheiro, e como a situação financeira do clube não tá nada boa, essas premiações da UEL serão muito importantes.

Gostei bastante do desempenho dessa temporada no geral, acredito que o elenco não está ruim, mas faltam algumas peças pro time dar um salto e sonhar com algo melhor na próxima temporada, talvez quem sabe buscar de fato uma vaga na UCL, a qual poderia finalmente sanar esse déficit nas finanças caso o clube chegue a fase de grupos.

Vamos ver o que acontece, espero que o clube se dê bem no mercado.

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sofreu com uma ligeira queda de rendimento, mas só uma catástrofe o tiraria da UEL e isso não aconteceu. Acho justo que o campeão da Taça vá com uma vaga direta, pois afinal ele ganhou uma Taça e acho que isso deve valer mais em uma competição continental. Só que entendo que isso é algo muito subjetivo, então sigamos. 

Eu entendo que o Henrique disse. Acho que está em um ponto em que alguma taça poderia ter sido conquistada e ver equipes em patamares inferiores ou similares ao seu é algo para se atentar sim. 

São muitos fatores e só recentemente você conseguiu sair de uma estagnação que caminhava para uma regressão, então ainda tem muitos fatores para lidar antes de pensar em títulos. Um deles é fazer uma campanha decente na competição continental para que entre caixa suficiente para melhorar esse balanço, que pode tornar sua vida bem mais complicada nas próximas temporadas, caso nada seja feito. 

Acredito que essa UEL pode ser o turning point do save. Veremos. 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2018 at 23:16, baltazar disse:

A vaga na UEL já foi de bom tamanho pro clube, pois importante é sempre estar disputando as competições continentais já que as nacionais não tem te dado muito dinheiro, e como a situação financeira do clube não tá nada boa, essas premiações da UEL serão muito importantes.

Gostei bastante do desempenho dessa temporada no geral, acredito que o elenco não está ruim, mas faltam algumas peças pro time dar um salto e sonhar com algo melhor na próxima temporada, talvez quem sabe buscar de fato uma vaga na UCL, a qual poderia finalmente sanar esse déficit nas finanças caso o clube chegue a fase de grupos.

Vamos ver o que acontece, espero que o clube se dê bem no mercado.

Boa sorte.

De fato Balta, só vamos resolver os problemas financeiros do Nacional com competições continentais, venda de jogadores e conquista de títulos internos. Acho pouco provável que o clube consiga construir um estádio muito maior que o atual, e as receitas em geral são baixas. Então a ideia é nos tornarmos um "pequeno gigante": um clube com dinheiro, boa estrutura, com presença frequente na Europa, mas consciente das suas limitações de crescimento espacial. Uma espécie de "Japão do futebol".

Sobre o elenco, ainda dependeremos bastante das contratações a custo zero, pois o dinheiro para investir é pouco (embora venha aumentando). A estratégia é contratar a custo zero o máximo possível e ao mesmo tempo para reforçar posições carentes, e usar a grana para posições onde não tem ninguém disponível gratuitamente. Acho que assim conseguiremos montar uma equipe cada vez melhor e alcançarmos a fase de grupos da UCL.

Obrigado pelo comentário!

Em 01/07/2018 at 21:13, vinny_dp disse:

Bom, sofreu com uma ligeira queda de rendimento, mas só uma catástrofe o tiraria da UEL e isso não aconteceu. Acho justo que o campeão da Taça vá com uma vaga direta, pois afinal ele ganhou uma Taça e acho que isso deve valer mais em uma competição continental. Só que entendo que isso é algo muito subjetivo, então sigamos. 

Eu entendo que o Henrique disse. Acho que está em um ponto em que alguma taça poderia ter sido conquistada e ver equipes em patamares inferiores ou similares ao seu é algo para se atentar sim. 

São muitos fatores e só recentemente você conseguiu sair de uma estagnação que caminhava para uma regressão, então ainda tem muitos fatores para lidar antes de pensar em títulos. Um deles é fazer uma campanha decente na competição continental para que entre caixa suficiente para melhorar esse balanço, que pode tornar sua vida bem mais complicada nas próximas temporadas, caso nada seja feito. 

Acredito que essa UEL pode ser o turning point do save. Veremos. 

Boa sorte.

Então Vinny, eu acho normal esse tipo de queda...o Nacional jamais ganhou um título em sua história, ao contrário por exemplo do Aves e do Moreirense, além de ser uma equipe bem menos acostumada às disputas continentais, onde a pressão é maior. Então nessas horas a camisa pesa, mesmo. Por outro lado, estamos chegando em um ponto onde já temos alguma "casca" (foram três vices, afinal), e daqui por diante sim, será preciso ficar atento se essa história de "morrer na praia" continuar acontecendo.

Vamos ver se a UEL consegue ajudar o clube financeiramente e esportivamente a alcançar outro patamar.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...