Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Posta um print da avaliação do seu assistente do seu elenco no atual momento. Talvez a tática que você esteja insistindo não seja a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta
6 horas atrás, Vannces disse:

Tsuru, vejo que você é bem exigente com o time, o que mostra grande empenho na tentativa de acerto. Mas olhando (meu olhar otimista, rs) de outra forma, você fez 12 jogos com 4 vitórias,  6 empates e apenas 2 derrotas o que, para mim, não chega a ser um desastre.

Vejo que os jogadores que você tem, na tática escolhida, não mostram posicionamento completo (aquele verdinho que indica a melhor posição em campo), poderia isso fazer alguma diferença no seu time?

Enfim, o que mais pode preocupar nesse momento, certamente, é a satisfação da diretoria, pois se a decisão vier de cima, treinador não continua no cargo de forma alguma. Já no vestiário umas duas vitórias podem fazer a diferença a seu favor.

O desafio é grande e continua, mas para mim, ainda está sendo um trabalho, no mínimo mediano. Acompanhando.

Então, nem são os resultados que me preocupam tanto...é de fato não saber como podemos melhorar. Não dá pra empatar desse jeito, o desempenho em campo está muito abaixo do que poderia.

Sobre a formação, entendo que é o melhor que podemos fazer. Se passar a jogar sem pontas, ficam cinco pontas encostados. E ainda tem três MACs que não tenho como simplesmente encostar, então acabam improvisados na função de médio central que ataca.

Pra usar pontas e MACs teria que ser um 4231, mas não temos time pra jogar dessa forma mais aberta - infelizmente. Mesmo que fosse um 4411, por exemplo, nenhum dos atacantes é 100% bom como avançado mais recuado (um é Jogador Alvo e outro PL Fixo), e nenhum dos pontas sabe perfeitamente jogar como extremo mais recuado ou médio ala. Já tentei o PL Fixo no 4123, mas aí o meio fica longe demais do ataque.

Já tentei usar pontas abertos no 4123 também, mas eles teimam em carregar a bola e cruzar de forma pouco inteligente. E se atuam como Avançado Interior, perdem a bola de maneira boba ou insistem em chutar de longe, e desobedecem as instruções coletivas e individuais para não driblar tanto ou não chutar tanto. Sinceramente, não sei qual seria a solução.

Obrigado pelo comentário e pelas sugestões.

3 horas atrás, marciof89 disse:

Eu tenho o mesmo pensamento do Vannces, e a impressão de que tenho é que a maior parte de seus jogadores simplesmente não estão se adaptando as posições definidas. Além disso, o retrospecto realmente não é de todo ruim, inclusive a média dos jogadores nem está mal. A partida contra o Benfica foi importante, mas acho que seu desempenho está ok, apesar de poder melhorar. Sei que você bate no limite chato das transferências e limite salarial, mas talvez seja bacana procurar jogadores mais adaptáveis as táticas que você quer introduzir, ou até mesmo adaptar sua tática para os seus jogadores. Já aconteceu de eu tentar uma tática redonda e não funcionar pq a maioria dos jogadores não eram 100% recomendados para as posições, ai adaptei a tática para a maioria se sentir confortável e as coisas andaram. Pode funcionar.

Como comentei, eu não sei qual seria a formação mais adequada nesse caso. Tem cinco pontas que sabem jogar melhor como extremos, três MACs, vários meias centrais, um PL Fixo e um Jogador Alvo. Dá um 4231, mas nos testes que fiz a equipe ficava escancarada e perdia força defensiva. E os extremos não sabem jogar direito como meias abertos mais recuados, ou seja, cairia no mesmo problema. Já tentei usar o 4123 com as melhores funções de cada jogador e não resolveu. Como respondi ao Vancces, não sei como resolver esse problema.

E o time será esse mesmo, não temos dinheiro pra contratar mais ninguém.

Obrigado pelo comentário e pelas sugestões.

2 horas atrás, Herr Jones disse:

Eu concordo com o pessoal, me parece que o time não está tão mal quanto parece. O retrospecto mostra que o time está mostrando consistência, com apenas duas derrotas em 12 jogos; o fato de ter 6 empates nessa sequência mostra que o time tem sabido se defender, mas não esteja plenamente apto a executar os ataques, limitando o índice de gols marcados na liga, já que a maioria das vitórias acabaram vindo das taças (e as derrotas também). O que pode estar pegando mesmo é que os jogadores não estejam tão confortáveis quanto poderiam estar executando suas funções principais e estejam, de alguma forma, meio perdidos com as funções que estão a cumprir, o que de certa forma limita o próprio rendimento dos jogadores.

Como você tem dado uma revisada nos jogos completos, pode ser interessante ver qual dos jogadores têm se mostrado mais limitados em determinada função e tentar adequar ao que ele se sente mais confortável; talvez deixar uma ou duas funções mais estáticas como fundamentais para o funcionamento do seu sistema enquanto adapta as demais para tirar o máximo dos demais jogadores seja um bom caminho a ser observado para o time passar às vitórias.

Cara, a fórmula tem se repetido...a gente ataca, ataca, e quando consegue enfim fazer um gol, a muito custo, o adversário vem pra cima e empata. Nossa defesa parece uma peneira, não segura pressão de ninguém, independentemente das instruções pra isso, e usar os jogadores nas funções deles não fez muita diferença. Tá bem complicado.

Obrigado pelo comentário e pelas sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time não está tão mal, está sendo razoável pra bom. O que pode te fazer perder o emprego é a satisfação da diretoria e a má harmonia da equipe. E creio que não preciso falar mais nada, o que você pode fazer para melhorar é fazer os jogadores jogarem nas suas funções mais efetivas.

Tem uma foto da classificação?

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Henrique M. disse:

Posta um print da avaliação do seu assistente do seu elenco no atual momento. Talvez a tática que você esteja insistindo não seja a melhor opção.

Oi Henrique. Pois é, ouvindo as opiniões aqui do tópico, estou começando a achar que sim.

Seguem abaixo os prints do elenco.

Olhando os jogadores, além do 4123, eu enxergo um 4231 (que como comentei aqui acabou deixando o time muito escancarado) e talvez uma formação com pontas no meio-campo, um 442, 4141 ou 4411. A questão aí seria se os pontas mais avançados conseguiriam se adaptar a posições mais recuadas. Mas pode ser também que haja alguma outra formação que eu não esteja enxergando.

Algo que eu não estava vendo e que passei a pensar ontem, depois dos comentários aqui, é que talvez o estilo de jogo se encaixe com um passe mais direto, por termos jogadores que sabem atuar como Extremos, Jogador Alvo e Ponta de Lança Fixo.

IJTNLJ6CYS44eP-kD4hl0Fr-5ftEsueabofplfMACiSMG2qFxM1RmKIlYUzg04OgHPANuKjTCiMmDcSh

52 minutos atrás, MitoMitológico disse:

O time não está tão mal, está sendo razoável pra bom. O que pode te fazer perder o emprego é a satisfação da diretoria e a má harmonia da equipe. E creio que não preciso falar mais nada, o que você pode fazer para melhorar é fazer os jogadores jogarem nas suas funções mais efetivas.

Tem uma foto da classificação?

Boa Sorte!

Rapaz, eu ia postar no tópico e acabei esquecendo. Vou até atualizar lá.

4xQLlPtn3YTXgkbsW0MDW0L-9ZMz_6Cl_WYAkt_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 18/03/2018 at 15:46, Tsuru disse:

Oi Henrique. Pois é, ouvindo as opiniões aqui do tópico, estou começando a achar que sim.

Seguem abaixo os prints do elenco.

Olhando os jogadores, além do 4123, eu enxergo um 4231 (que como comentei aqui acabou deixando o time muito escancarado) e talvez uma formação com pontas no meio-campo, um 442, 4141 ou 4411. A questão aí seria se os pontas mais avançados conseguiriam se adaptar a posições mais recuadas. Mas pode ser também que haja alguma outra formação que eu não esteja enxergando.

Algo que eu não estava vendo e que passei a pensar ontem, depois dos comentários aqui, é que talvez o estilo de jogo se encaixe com um passe mais direto, por termos jogadores que sabem atuar como Extremos, Jogador Alvo e Ponta de Lança Fixo.

IJTNLJ6CYS44eP-kD4hl0Fr-5ftEsueabofplfMACiSMG2qFxM1RmKIlYUzg04OgHPANuKjTCiMmDcSh

Rapaz, eu ia postar no tópico e acabei esquecendo. Vou até atualizar lá.

4xQLlPtn3YTXgkbsW0MDW0L-9ZMz_6Cl_WYAkt_-

Acho que a tática utilizada está correta, só achei que você tem muitos construtores de jogo na sua equipe. A saída talvez seja utilizar o tiki-taka original mesmo, não o de Guardiola. Aquele que procura ficar com a bola e criar espaços, ficar com a bola tira os riscos para a defesa e cansa menos. Outra coisa que percebi é que muitos dos seus titulares são muito jovens e como você fez essa transição repentina de filosofia, isso pode estar prejudicando. Por mim, eu terminaria essa temporada, tentando mudar esse cenário atual e recuperar no campeonato. Você também pode aproveitar que a equipe está mal das pernas e armar uma tática mais defensiva para conseguir pontos e tratar como se estivesse acabado de subir e não ser rebaixado é o que importa. Contudo, abandonar uma política de uso de jovens logo na primeira temporada porque os resultados não vem, é errado, já que eles precisam de tempo no FM também, principalmente quando eles tem que ser os responsáveis por setores inteiros da equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Henrique M. disse:

Acho que a tática utilizada está correta, só achei que você tem muitos construtores de jogo na sua equipe. A saída talvez seja utilizar o tiki-taka original mesmo, não o de Guardiola. Aquele que procura ficar com a bola e criar espaços, ficar com a bola tira os riscos para a defesa e cansa menos. Outra coisa que percebi é que muitos dos seus titulares são muito jovens e como você fez essa transição repentina de filosofia, isso pode estar prejudicando. Por mim, eu terminaria essa temporada, tentando mudar esse cenário atual e recuperar no campeonato. Você também pode aproveitar que a equipe está mal das pernas e armar uma tática mais defensiva para conseguir pontos e tratar como se estivesse acabado de subir e não ser rebaixado é o que importa. Contudo, abandonar uma política de uso de jovens logo na primeira temporada porque os resultados não vem, é errado, já que eles precisam de tempo no FM também, principalmente quando eles tem que ser os responsáveis por setores inteiros da equipe.

Então, em algumas partidas eu tentei adotar um estilo de mais posse de bola. O problema é que, provavelmente por falta de suporte, os pontas perdem a bola assim que a recebem. Já usei tanto Avançado Interior quanto Extremo, mas o adversário tende a marcá-los com dois, três ou quatro jogadores, e eles são desarmados facilmente. Eu busquei algumas combinações de tarefas no meio campo para solucionar o problema, procurei colocar o time mais estreito e mais estruturado, já tentei adiantar os laterais, mas continuava da mesma maneira. Fora que o ritmo de jogo mais lento facilita demais para os rivais "estacionarem o ônibus", e aí na hora que abro mais o time buscando o ataque, eles fazem gol nos contragolpes. E se sou eu quem tenta os contragolpes, o adversário vem para cima até fazer gol.

Apesar de concordar que o 4-1-2-3 é a tática correta, talvez seja mesmo o momento de buscar uma alternativa, até porque como você comentou a prioridade é não ser rebaixado. Como falei, estou pensando em algo mais simples mesmo, que faça o básico e traga resultados. Isso inclusive pode encaixar melhor com o fato de ser uma equipe muito jovem, que talvez tenha dificuldade de assimilar uma formação mais específica ou um estilo de jogo mais definido, e até mesmo a responsabilidade de setores inteiros do time.

E não pretendo abandonar a política de uso de jovens não, ao contrário. Eu tô gostando bastante de trabalhar com os "miúdos" e vou insistir com eles, até por entender que é o melhor caminho para o sucesso do clube.

Obrigado pelo comentário e pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, o time parece ter muitas opções boas e com futuro promissor. A não ser que o nível dos seus olheiros seja muito baixo, está faltando alguma coisa para tirar o máximo deles.

Espero que consiga isso em breve, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As coisas estão complicadas na Madeira, mas há perspectiva de melhora. Fico satisfeito em saber que você pretende manter a política de usar mais jovens na equipe principal, mesmo sabendo que o momento é difícil. 

Quanto a opiniões sobre a tática, irei me abster por enquanto, até porque acredito que a galera já te trouxe uma variedade de ideias para trabalhar. Mas nessa hora, sempre lembro do @ggpofm, que comenta que mudanças sutis são mais efetivas do que as drásticas em tais situações.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2018 at 21:55, PedroJr14 disse:

Rapaz, o time parece ter muitas opções boas e com futuro promissor. A não ser que o nível dos seus olheiros seja muito baixo, está faltando alguma coisa para tirar o máximo deles.

Espero que consiga isso em breve, boa sorte!

Cara, desculpe a demora em responder...eu achei que já tivesse feito isso!

Na verdade os jovens são promissores, mas precisam de tempo para se desenvolverem. E às vezes é complicado lançar eles "na fogueira", a pressão é grande e não conseguem render tudo o que podem. Mas vamos ver se conseguimos fazer isso aos poucos.

Obrigado pelo comentário!

1 minuto atrás, vinny_dp disse:

As coisas estão complicadas na Madeira, mas há perspectiva de melhora. Fico satisfeito em saber que você pretende manter a política de usar mais jovens na equipe principal, mesmo sabendo que o momento é difícil. 

Quanto a opiniões sobre a tática, irei me abster por enquanto, até porque acredito que a galera já te trouxe uma variedade de ideias para trabalhar. Mas nessa hora, sempre lembro do @ggpofm, que comenta que mudanças sutis são mais efetivas do que as drásticas em tais situações.

Boa sorte.

Oi Vinny!

Sim, a ideia é usar os jovens mesmo, e nesse sentido acho que vai se aproximar de um "desafio de usar a base". Ou seja, a equipe deve sofrer um pouco no começo, até os garotos crescerem e amadurecerem, mas quando isso acontecer, a perspectiva é muito boa.

Acho que estou conseguindo caminhar na parte tática e tem a ver com seu comentário...confere no próximo post que está saindo do forno!

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena que os resultados não estejam de acordo com o que tu esperava. Mas vou concordar com os demais comentários por aqui: as eliminações são ruins, mas a equipe sequer foi derrotada pela liga. Ok, as vitórias não estão vindo. Porém não é como se estivesse sendo goleado todo jogo - que é o tom que teu post dá à situação. 

Não vou me meter muito a falar sobre táticas, pois vi que tu já está discutindo isso no Centro Tático, e não acho que eu tenha muito a acrescentar nesse momento. Mas uma coisa preciso perguntar: por que a linha defensiva com um em defender e outro em cobrir? Considerando que tu acha que a defesa está vulnerável, me parece fazer mais sentido manter tudo simples, e usar uma linha com dois defender simplesmente. 

De todo modo, me parece que o maior problema está com o gerenciamento das expectativas mesmo. Segurando as finanças (que já não são boas) e apostando em jovens, pode demorar até os resultados aparecerem. Vai com calma. 

 

 

PS: A segunda imagem do post (a que vem depois do resultado dos jogos) não está aparecendo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

x_Hyrn7KyglcFUekKWpNtyuL2ZQG7GgViEQn-ixK

Dança das cadeiras
Temporada 5 - parte 6

Depois de um início muito ruim, o Nacional engatou uma série de partidas sem vencer, o moral do elenco despencou e a diretoria começava a perder a confiança em mim. Para piorar, a zona de rebaixamento era uma realidade muito próxima.

Era hora de tentar arrumar a casa, corrigir o que não estava bom e buscar uma reação para, pelo menos, evitar uma descida à Segunda Liga, o que jogaria por terra todo o árduo trabalho das últimas cinco temporadas.

MsLOQVwBqP0sn6maoPH4Z5MepisfDFYGH-0AX8uE

Na abertura da janela de inverno, concretizamos a contratação de mais alguns jovens talentos, mantendo a política de pensar no futuro do clube.

PiWVtKRieBu9HmHxIH1a-2d5n7SWEVA8MkmY7pzj

João Duarte | Cristiano Maia

O destaque do trio é o volante Wellington Luís, que tem atributos impressionantes para a idade que possui. Não à toa ele já faz parte da seleção sub-18 brasileira, e considero que sua contratação foi uma pechincha - basta observar o quanto ele já está valendo.

DZjWgedAEfwi-1Eo6zauSrQKVnoOQ-SAXp7GStvA

Outra mudança que fiz foi trazer de volta o zagueiro Suagher, que estava emprestado. Como nossa margem salarial está folgada, arcávamos com 70% dos vencimentos dele e estamos com dificuldades na defesa, fazia mais sentido tê-lo no nosso elenco.

Após o retorno do jogador, conversei com ele e firmamos um novo contrato por mais dois anos - o máximo permitido - com um salário dentro da realidade do clube (177 mil por mês, razoável para um jogador chave).

uCJMMFaxQTKh50JjTyZLNathY_ZvFHG0ylB_x_mx

Desanimado com os resultados do 4-1-2-3, experimentei uma mudança para o 4-4-1-1. Até começamos bem contra o Braga, com Zé Nuno Xavier marcando aos 4 minutos, mas o adversário virou o jogo com certa facilidade e decretou mais uma derrota do Nacional.

3O7k6E0gbha6B9cQ4_DZj3klQh-jhY8AjAvue-eB

A rodada seguinte também era fora de casa, contra o Arouca. Começamos tentando atuar nos contragolpes, mas nosso time não encaixava e o adversário abriu o placar aos 17. Já sem paciência, mandei o Nacional atacar, aproveitando o recuo total da equipe da casa. A pressão deu resultado no segundo tempo, quando Facundo Silva e Elias Serrano viraram o jogo em cinco minutos.

Porém, como tem sido a tônica da temporada, basta o adversário se soltar um pouco, pressionar e sofremos gol - Rafaelson tratou de provar essa teoria empatando a partida. Já estava desanimado com o empate quando Nuno Martins aproveitou cobrança de escanteio e, de cabeça, marcou o terceiro, garantindo uma suada e importante vitória.

V8pOWpVcu65dioUYCtOKAKGwF7UcZSxyBwjf1YOg

Apesar de termos vencido, eu continuava insatisfeito com a equipe. Independente da formação, me irritava a incapacidade dos pontas de criar jogadas - fosse qual fosse a função/tarefa - e a capacidade que tinham de errar os lances mais fáceis. Trocando uma ideia no Clube Tático, comecei a suspeitar que o problema eram os jogadores, não as funções ou a formação.

Para tirar a prova, afastei Sodiq Fatai e Michael Morais, encostei Fernando Cruz e Salem Benhamlat - que são muito novos ainda - e voltamos ao 4-1-2-3, por proteger mais a defesa e por ser uma formação a que o Nacional já está bem acostumado. Em vez de Extremos, decidi usar Atacantes Interiores e escolhi dois jogadores que não são naturais da posição, embora tenham atributos para atuar nela: o destro Max Meza na esquerda e o canhoto Gomelt na direita. 

Foi assim que viajamos para enfrentar o Vitória de Guimarães, com pontas “novos”, uma formação já conhecida e um jeito de jogar mais cauteloso, buscando os contragolpes em velocidade. Nesse jogo em específico coloquei Facundo Silva como meia central mais avançado.

Foi um jogo sofrido, o adversário chegou a mandar uma bola na trave, mas não conseguia abrir o placar. Já o Nacional teve poucas chances e não conseguiu aproveitar nenhuma.

Faltando dez minutos para o fim e satisfeito com o empate, decidi arriscar: tirei Facundo Silva e coloquei Aboyagye, e mandei a equipe atacar. Após ótima troca de passes pelo lado direito, André Vidigal serviu Gomelt, que cortou para dentro e cruzou rasteiro; Aboagye entrou como uma bala pelo meio da defesa e fez o clássico “elemento surpresa”, empurrando a bola com raiva para o fundo da rede. Uma vitória para lavar a alma e mostrar que estamos de novo no caminho certo.

REleWI_vPy8m6Yj-j9JZgwS35JpJqN9o4znlTKJV

O mais cruel disso tudo é que parecemos ter achado o caminho, mas nele estava o Porto em sua casa. É muito cruel enfrentar o Dragão em sua toca, porque por mais que se tenha estratégia e organização, parece que simplesmente não adianta, a qualidade técnica deles é infinitamente superior. E o resultado diz o quanto.

4qhRHdqp4aZqdDWDZVChxqT8eUTUFDcD5fqBmAyn

Não deixei a equipe se abater e lembrei a eles que o campeonato continua. Para enfrentar o lanterninha Fafe na Choupana, armei o Nacional no ataque, novamente com Meza na esquerda e Gomelt na direita, e dessa vez escalei Valdu Té como Falso 9. A ideia era que Valdu abrisse espaços na retranca adversária e fizesse assistências para o argentino fazer os gols.

A estratégia deu certo, com Meza marcando logo aos 9 minutos e Gomelt aos 18. Três minutos depois, o argentino acertou um chutaço da entrada da área para fazer um golaço por cobertura, o segundo dele no jogo e um dos mais bonitos que marcamos esse ano.

Com o jogo ganho, recuamos e passamos a contra-atacar, transformando Valdu Té em um ponta de lança clássico, para tentar aproveitar os lançamentos nas costas da zaga. Mesmo sem ser muito veloz, o guineense ainda marcou o quarto ao receber de Aboagye, ganhar dos zagueiros rivais e acertar um chute fortíssimo no ângulo.

No segundo tempo o Fafe marcou o gol de honra em uma falta, mas a vitória já estava mais que garantida.

Detalhe que poderia ter sido até mais, se David Garcês não tivesse chutado em cima do goleiro após receber lançamento primoroso de Meza e sair sozinho nas costas da defesa. O argentino foi eleito com justiça o homem da partida e está mais do que aprovado como nosso novo ponta esquerda.

kNPgmCYSBX3dgCLp7uHOL6dobxSY42HDO49kp78x

xbYEqkJ8y98juYXnJXKDu3w4zrPBVlcNxQIN8Dov

Com os resultados, conseguimos subir na tabela e estamos a quatro pontos da zona de classificação para a Liga Europa.

t7zYNVurZHNPIaPhpcj9XnlZ2BotQxazh1MOM8sA

Acho (muito) pouco provável que a gente consiga a vaga, o que deve acontecer é ficarmos mesmo pelo meio da tabela. Mas o importante agora é seguir longe do rebaixamento e começar os preparativos para a temporada que vem.

YKPrsQun657b6mIfKh9xH54mjpGcCen4x95i9gH1

A derrota para o Benfica havia nos deixado em uma situação bastante complicada. Até conseguimos vencer o Arouca mas o Benfica também fez isso e, quando entramos em campo para enfrentar o Braga, já estávamos eliminados.

arouca-tliga.jpg

RT7O_rJw5ME995VL1GGYtur6s5D26xB9nM4gVlQf

Os Encarnados não tropeçaram nenhuma vez e conquistaram sem problemas a vaga para a próxima fase. 

vC9cqYDXGsgEJuMhdoL18W2xxlFVO3QgDJDE0H_h

q5OYsereQ9nUTzk9YILo_o04CBs7YKhK0nHdaPOu

A prioridade nesse momento é resolver a questão do atacante veloz e dos pontas abertos (extremos), já que Fatai e Morais também não conseguem render nessa função, que considero essencial para quando precisamos atuar de forma mais reativa - inclusive estou pensando em vender os dois pois já perdi toda a paciência com eles. 

Uma opção seria ensinar os laterais Noblejas e Vidigal a atuarem como extremos, já que eles têm bons atributos para isso. Jaime Pinto até sabe também, mas eu o prefiro atuando como Atacante Interior na direita, se revezando com Gomelt para não sobrecarregar o croata.

Outra solução caseira seria passar Aboagye para a ponta esquerda, se revezando com Meza, e deslocar Facundo Silva para o papel de atacante veloz, já que Zé Nuno Xavier está em uma fase horrível e mostrou não ter estofo para ser titular. Nesse caso, os "miúdos" Tomás Silva, David Garcês e David Gonçalo passariam a disputar duas vagas na meia central, numa verdadeira dança das cadeiras madeirense.

Vou fazer essas experiências durante a nossa próxima sequência de partidas que, apesar de ser teoricamente mais fácil, tem Sporting fora e o empolgado Chaves na casa deles. Ou seja, só é mais fácil na teoria mesmo.

proximos-jogos1f43d2fe224bdf76.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tsuru, espetacular as suas mudanças e a forma como elas foram feitas. Avaliações minuciosas e apostas que acabaram dando certo, principalmente no afastamento de jogadores que você considerava incapaz de servir ao time. Parece ter conseguido detectar, no mínimo, a raiz do problema que atrapalhava o rendimento da equipe. Tomara que a campanha possa continuar com o melhor desempenho conseguido até o momento.

O jovem Wellinton Luis de apenas 19 anos é um atleta de altíssimo nível. Acredito que os atributos físicos desse jogador já podem ser comparados ao de qualquer jogador top da liga sem dúvida. Boa sorte na sequência!

E uma curiosidade (fora do save) que eu já queria ter dito a você antes: toda vez que leio suas postagens, me vem na mente (naturalmente) a voz do maestro Junior, A imagem que você usa no perfil, obviamente, é a responsável por isso, rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressionante a melhora que a equipe apresentou nos últimos jogos. Parabéns pelas contratações, esses garotos vão te render um bom futebol e quem sabe uma boa grana no futuro, para ajudar a fortalecer ainda mais a equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(Levantando a placa de "EU ACREDITAVA") eu sabia que você seria capaz de dar a volta por cima! A equipe vem jogando bem melhor e isso e isso é fruto das mudanças do técnico.

Agora, o mais impressionante é realmente os status deste jovem jogador, o Wellinton Luis. Tu basicamente roubou o garoto do Boavista, e é certeza que ele vá lucrar muito no futuro. Tomara que deslanche de vez no Nacional. É importante perceber também que você está com os pés no chão e pensa na temporada seguinte, talvez dessa forma você consiga realmente dar ao Nacional o devido destaque que ele merece Boa sorte Tsuru!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que dureza, hein Tsuru?

Bom que conseguiu recuperar a equipe nas rodadas mais recentes. Parece ter encontrado um caminho para manter o Nacional na 1ª divisão, o que é muito mais importante nesse momento do que qualquer sonho com uma vaga continental. Se eu fosse você esqueceria que uma dia o Nacional esteve próximo de se estabelecer como uma equipe que chegou a sonhar com a UCL. Foram muitos erros cometidos e talvez, o grande aprendizado do save sejam as dificuldades vivenciadas e todo processo de tomadas de decisão que tem sido adotado. Títulos? Pode ser que venham, mas isso não faz de um save mais ou menos legal.

Mesmo com essa recuperação é preciso que você faça uma auto-crítica do seu trabalho que parece totalmente sem rumo em vários aspectos, passando por contratações, escolhas táticas e principalmente suas ações dentro das partidas. Minha impressão é que é tudo muito aleatório, tudo na tentativa e erro e sem muito fundamento, pegando uma coisa de um, outras de outro, misturando várias abordagens, muitas vezes divergentes.

Força na continuação, seu save continua sendo um dos mais interessantes da área. ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá complicado esse processo de reavaliação, mas acho que tem encontrado aos poucos um ponto de referência para colocar novamente o time nos eixos. Tanto que conseguiu se recuperar bastante no campeonato e agora já vê mais aliviado a permanência na primeira divisão, o que, no momento, é o mais importante para o clube.

Fez boas apostas para o futuro, com destaque para o Wellington Luis que me parece ser um bom jogador desde já para o Nacional. Entretanto, pelo momento de reestruturação do clube, acho que seja mais sensato mesmo que ele fique no aguardo de melhores oportunidades na próxima temporada, embora possa ir ganhando alguns minutos por enquanto em jogos mais confortáveis pra ele se aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Vannces disse:

Tsuru, espetacular as suas mudanças e a forma como elas foram feitas. Avaliações minuciosas e apostas que acabaram dando certo, principalmente no afastamento de jogadores que você considerava incapaz de servir ao time. Parece ter conseguido detectar, no mínimo, a raiz do problema que atrapalhava o rendimento da equipe. Tomara que a campanha possa continuar com o melhor desempenho conseguido até o momento.

O jovem Wellinton Luis de apenas 19 anos é um atleta de altíssimo nível. Acredito que os atributos físicos desse jogador já podem ser comparados ao de qualquer jogador top da liga sem dúvida. Boa sorte na sequência!

E uma curiosidade (fora do save) que eu já queria ter dito a você antes: toda vez que leio suas postagens, me vem na mente (naturalmente) a voz do maestro Junior, A imagem que você usa no perfil, obviamente, é a responsável por isso, rsrs.

Pois é...depois de muito mexer nas instruções, na posição e na forma de jogo, enfim eu encontrei o problema. Registre-se, com a ajuda do @Thiago Anjo lá no Clube Tático, afinal ele foi o primeiro a desconfiar que eram os jogadores que não estavam rendendo e me incentivou a testar na posição outros que não eram naturais dela. Também espero que a gente siga firme e subindo na tabela.

O Wellington foi um achado mesmo, custou pouco e já chega para ser titular, isso aos 19 anos! Imagina quando ele evoluir, tem tudo para ficar monstruoso.

Sobre o Maestro, seria um sonho ter ele narrando meu save hahahahaha, não sabia que a imagem dele tinha todo esse magnetismo ;)

Obrigado pelo comentário!

14 horas atrás, PedroJr14 disse:

Impressionante a melhora que a equipe apresentou nos últimos jogos. Parabéns pelas contratações, esses garotos vão te render um bom futebol e quem sabe uma boa grana no futuro, para ajudar a fortalecer ainda mais a equipe.

E não é? Posso te falar pelos jogos também, pelo que tenho visto das partidas, parece outro time em campo. Não só organização tática, mas atitude, firmeza, postura mesmo. Acho que isso vem das mudanças e o fato de termos voltado a vencer, o que sempre aumenta a confiança.

Tomara que os garotos ajudem a equipe e nos tragam frutos para o futuro, é o melhor caminho para o crescimento do Nacional.

Obrigado pelo comentário!

13 horas atrás, marciof89 disse:

(Levantando a placa de "EU ACREDITAVA") eu sabia que você seria capaz de dar a volta por cima! A equipe vem jogando bem melhor e isso e isso é fruto das mudanças do técnico.

Agora, o mais impressionante é realmente os status deste jovem jogador, o Wellinton Luis. Tu basicamente roubou o garoto do Boavista, e é certeza que ele vá lucrar muito no futuro. Tomara que deslanche de vez no Nacional. É importante perceber também que você está com os pés no chão e pensa na temporada seguinte, talvez dessa forma você consiga realmente dar ao Nacional o devido destaque que ele merece Boa sorte Tsuru!

Obrigado pela confiança! Eu já estava desanimado quando o Arouca empatou, achei que não tinha jeito mesmo, mas conseguimos dar a volta por cima. Ver essa transformação foi legal demais.

Wellington é mesmo incrível né? Ele foi uma descoberta do olheiro que observa jovens promessas da liga. A vantagem de jogar em Portugal é que os times vivem sem grana, então qualquer proposta de 300 mil por uma jovem promessa já te dá chance de levá-la. Tenho seguido essa política e "roubado" vários meninos de outros clubes, que se somam aos que já surgem na nossa base. Estamos montando um verdadeiro esquadrão para o futuro e, se tudo der certo, dentro de dois ou três anos eles estarão arrebentando no time principal.

Eu bem que gostaria de fechar essa temporada com a vaga continental, mas pra isso teríamos que fazer uma campanha de time campeão. Não é impossível, mas acho bem difícil, então prefiro me concentrar em arrumar a casa para a próxima temporada. Isso vale para testes de funções, pequenos ajustes na tática, experimentar alguns jogadores no time principal, enfim, acho que podemos fazer dos limões uma limonada e usar esse tempo que temos para arrebentar no ano que vem.

Obrigado pelo comentário!

20 minutos atrás, ggpofm disse:

Que dureza, hein Tsuru?

Bom que conseguiu recuperar a equipe nas rodadas mais recentes. Parece ter encontrado um caminho para manter o Nacional na 1ª divisão, o que é muito mais importante nesse momento do que qualquer sonho com uma vaga continental. Se eu fosse você esqueceria que uma dia o Nacional esteve próximo de se estabelecer como uma equipe que chegou a sonhar com a UCL. Foram muitos erros cometidos e talvez, o grande aprendizado do save sejam as dificuldades vivenciadas e todo processo de tomadas de decisão que tem sido adotado. Títulos? Pode ser que venham, mas isso não faz de um save mais ou menos legal.

Mesmo com essa recuperação é preciso que você faça uma auto-crítica do seu trabalho que parece totalmente sem rumo em vários aspectos, passando por contratações, escolhas táticas e principalmente suas ações dentro das partidas. Minha impressão é que é tudo muito aleatório, tudo na tentativa e erro e sem muito fundamento, pegando uma coisa de um, outras de outro, misturando várias abordagens, muitas vezes divergentes.

Força na continuação, seu save continua sendo um dos mais interessantes da área. ;)

Foi mesmo, essa temporada foi bem complicada em vários sentidos. É claro que terminar longe da zona de rebaixamento é o primeiro objetivo, mas discordo quanto a esquecer que um dia estivemos sonhando com a UCL. Na verdade esse continua sendo meu objetivo e estamos trabalhando bastante para chegar lá - por exemplo, investindo nos "miúdos" para que estejam arrebentando em um futuro próximo. Como comentei com o Marcio, o objetivo é fazer dos limões uma limonada e começar a preparação para a temporada que vem agora mesmo.

Sobre o trabalho ser sem rumo, eu concordo em partes e discordo em outras. A parte tática pra mim ainda é bem difícil, principalmente depois de tantos anos longe do jogo, e eu não conseguia ver a partida de forma dinâmica, como você e o Henrique sugeriram algumas vezes. Ficava muito difícil entender o que de fato estava acontecendo, e eu tentava corrigir mudando o que podia - uma instrução, uma função, até a formação mesmo. Precisava fazer algo, as coisas não estavam funcionando, não dava pra ficar assistindo o que estava errado, vendo o time jogar mal, vendo as coisas não funcionarem, entende? Era melhor ser errático do que inerte.

Isso só mudou recentemente quando passei a assistir o jogo em 2D. Com a visão completa do campo, ficou mais fácil por exemplo entender onde o atacante único está posicionado, se acima ou abaixo da linha defensiva rival; se o time está muito "largo", com os jogadores muito espaçados, e por isso erra muitos passes; se os pontas estão com marcação individual (dá pra ver a bolachinha rival seguindo a do meu time por onde ela vai) e por isso não conseguem render, enfim. Então eu agora de fato consigo ver a partida de forma dinâmica e ajustar as instruções pra que façam sentido. 

Sobre abordagens, eu concordo. Até por não conseguir ver o jogo de forma dinâmica, ficava difícil entender qual abordagem de fato funcionava - era aquela que sugere mais funções de ataque conforme a mentalidade? Era o 3-2-3? Então eu tentava mudar pra ver se resolvia alguma coisa e acabava não escolhendo nenhuma. 

Em relação a contratações, eu discordo. A realidade do futebol português é muito cruel com os clubes pequenos, tão cruel que você tem duas opções: ou contrata aquele jogador disponível ou fica sem. Então às vezes você contrata um cara que é apenas razoável na posição que seu time é carente, simplesmente porque só tem ele. De cabeça posso citar o exemplo do Zé Nuno Xavier e do Sodiq Fatai. Michael Morais nem tanto, porque era uma aposta e tem salário baixo.

Pra você ter uma ideia, estou observando atacantes para a próxima temporada e só tem UM nome disponível de razoável pra bom, que chegue e seja capaz de ser titular, e o cara não quer negociar comigo até o fim do contrato dele. Se eu não conseguir contratá-lo de graça e a diretoria não me der dinheiro pra investir, não tem nenhum outro nome disponível no mercado e vamos passar mais uma temporada sofrendo sem atacantes velozes, precisando lançar alguém da base no time titular ou contratar um jogador que não seja tão bom assim.

Posso ter patinado em questões táticas e de abordagem de jogo, mas te garanto que em termos de pesquisa e montagem de elenco eu trabalhei bastante e fiz o melhor possível dentro da realidade do clube. Tanto é assim que a rotação tem evitado lesões graves, todas as posições têm substituto imediato, estamos cheios de boas promessas para o futuro e a folha salarial está quase 700 mil abaixo da margem estabelecida pela diretoria. Todas as contratações foram feitas com uma formação (e variações) em mente, seguindo um planejamento, mas nem sempre o que a gente planeja funciona, e se não sabemos o que está errado, a tendência é mudar tudo pra ver se conseguimos corrigir.

Você pode até dizer que o elenco ficou grande demais, mas aí é uma questão pessoal, eu gosto de trabalhar com elencos maiores mesmo. A mea-culpa nesse caso é que demorei a entender como poderia fazer isso sem quebrar o clube.

Obrigado pelo comentário e vamos em frente!

22 minutos atrás, Herr Jones disse:

Tá complicado esse processo de reavaliação, mas acho que tem encontrado aos poucos um ponto de referência para colocar novamente o time nos eixos. Tanto que conseguiu se recuperar bastante no campeonato e agora já vê mais aliviado a permanência na primeira divisão, o que, no momento, é o mais importante para o clube.

Fez boas apostas para o futuro, com destaque para o Wellington Luis que me parece ser um bom jogador desde já para o Nacional. Entretanto, pelo momento de reestruturação do clube, acho que seja mais sensato mesmo que ele fique no aguardo de melhores oportunidades na próxima temporada, embora possa ir ganhando alguns minutos por enquanto em jogos mais confortáveis pra ele se aparecer.

De fato, conseguimos voltar a um patamar onde sabemos para onde vamos e como corrigir o que não está legal. Permanecendo na Primeira Liga, a partir daí é lucro.

Sobre o Wellington, ele já chega com status de jogador chave e foi uma exigência do próprio, portanto vai ser titular. De qualquer forma eu venho lançando os jovens na equipe principal mesmo, sem muito cuidado, até porque se não fizer isso não teria opções pra fazer o rodízio do elenco e poderia sofrer com lesões em excesso.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom @Tsuru, é bom ver você conseguindo resolver os problemas. Acho que o mais divertido do jogo é essa parte tática e estratégica, é muito bom esse método de tentativa e erro principalmente quando você já desconfia de algo, espero que vc consiga cada vez mais bater o olho e já sentir qual a causa do problema, e força Nacional! Eu ainda acho que o 4° lugar é realidade e o 3° a meta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Que bom @Tsuru, é bom ver você conseguindo resolver os problemas. Acho que o mais divertido do jogo é essa parte tática e estratégica, é muito bom esse método de tentativa e erro principalmente quando você já desconfia de algo, espero que vc consiga cada vez mais bater o olho e já sentir qual a causa do problema, e força Nacional! Eu ainda acho que o 4° lugar é realidade e o 3° a meta. 

Mais uma vez obrigado pela ajuda, você ainda acertou quando disse que o Gomelt renderia um bom ponta. O croata tá comendo a bola.

Assistindo o jogo em 2D ficou mais fácil, meu olho tá mais clínico...nessa partida contra o Fafe o time tava errando passes e reparei que o comprimento tava largo, corrigi e fluiu melhor, tomara que continue assim e comece a observar cada vez mais nas entrelinhas. E o jogo com o Porto foi aquele que comentei que o contragolpe não funcionou, mas tipo, meio que nada funciona contra o Porto, os caras tão muito acima da gente (ainda). Pra você ter ideia eles usam 4-2-3-1 profundo (dois volantes) com linha baixa e pressionando a gente o tempo todo, meu centroavante em Ponta de Lança Fixo ainda tava abaixo da linha defensiva deles, surreal.

Tomara que você esteja certo sobre a classificação, mas pra isso vamos precisar de uma campanha de time campeão, quem sabe roubando pontos do Benfica e do Sporting. Vou trabalhar pra isso acontecer, o que vier é lucro.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dos problemas você tem feito um bom trabalho  levando-se em conta a reformulação no elenco. Mesmo que não venha a vaga para uma Europa League eu acredito que possa ficar entre os 7 primeiros colocados. Um pedido: Você pode postar as screens das táticas que estava usando? Tipo a 4-1-2-3 e a atual? 4-4-1-1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, LC disse:

Apesar dos problemas você tem feito um bom trabalho  levando-se em conta a reformulação no elenco. Mesmo que não venha a vaga para uma Europa League eu acredito que possa ficar entre os 7 primeiros colocados. Um pedido: Você pode postar as screens das táticas que estava usando? Tipo a 4-1-2-3 e a atual? 4-4-1-1?

Obrigado LC! Eu espero mesmo ficar entre os 7, e que o resultado final de toda a reformulação seja positivo :)

Estou te devendo os prints das táticas mesmo - na verdade o 4141 só usei em dois jogos, depois voltei ao 4123. Vou tirar as screens e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tsuru disse:

Mais uma vez obrigado pela ajuda, você ainda acertou quando disse que o Gomelt renderia um bom ponta. O croata tá comendo a bola.

Assistindo o jogo em 2D ficou mais fácil, meu olho tá mais clínico...nessa partida contra o Fafe o time tava errando passes e reparei que o comprimento tava largo, corrigi e fluiu melhor, tomara que continue assim e comece a observar cada vez mais nas entrelinhas. E o jogo com o Porto foi aquele que comentei que o contragolpe não funcionou, mas tipo, meio que nada funciona contra o Porto, os caras tão muito acima da gente (ainda). Pra você ter ideia eles usam 4-2-3-1 profundo (dois volantes) com linha baixa e pressionando a gente o tempo todo, meu centroavante em Ponta de Lança Fixo ainda tava abaixo da linha defensiva deles, surreal.

Tomara que você esteja certo sobre a classificação, mas pra isso vamos precisar de uma campanha de time campeão, quem sabe roubando pontos do Benfica e do Sporting. Vou trabalhar pra isso acontecer, o que vier é lucro.

Obrigado pelo comentário!

É difícil jogar contra uma adversário superior que joga com linha profunda, para penetrar já é ruim com um time bom imagina com um time bem inferior? Eu diria que nesses casos, é fechar a casinha e abandonar o contra-ataque, trabalhar a bola o máximo que puder para diminuir os chutes a gol e a pressão (é parecido com a estratégia de contenção, mas com menos cera e mais movimentação). E eu espero mesmo que você consiga os resultados! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time deu uma melhorada nesta última atualização e torço para que ele continue em ascensão.

Vi seu comentário sobre o campo 2D, e uma coisa que uso muito é clicar logo no início da partida no jogador que eu quero observar, ele fica marcado durante o jogo todo, mesmo sem estar com a bola. É ótimo para observar o comportamento tático dele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Thiago Anjo disse:

É difícil jogar contra uma adversário superior que joga com linha profunda, para penetrar já é ruim com um time bom imagina com um time bem inferior? Eu diria que nesses casos, é fechar a casinha e abandonar o contra-ataque, trabalhar a bola o máximo que puder para diminuir os chutes a gol e a pressão (é parecido com a estratégia de contenção, mas com menos cera e mais movimentação). E eu espero mesmo que você consiga os resultados! 

Interessante você falar nisso porque uma das vezes que venci o Porto eu fechei a casinha sem perceber, e deu muito certo, ganhamos com um gol de falta. Vou tentar usar essa estratégia novamente contra o Benfica e o Sporting, agora de forma mais consciente, quem sabe não traz bons resultados...

14 horas atrás, DiogoHernandes disse:

O time deu uma melhorada nesta última atualização e torço para que ele continue em ascensão.

Vi seu comentário sobre o campo 2D, e uma coisa que uso muito é clicar logo no início da partida no jogador que eu quero observar, ele fica marcado durante o jogo todo, mesmo sem estar com a bola. É ótimo para observar o comportamento tático dele.

Eu também espero! Continuo trabalhando para que a equipe siga crescendo e fazendo mais uma boa sequência, e entre na próxima temporada à toda velocidade.

Não sabia que o próprio FM tinha esse recurso de marcar o jogador, vou utilizar aqui pra fazer algumas experiências com funções dentro da tática.

Obrigado pelo comentário e pela sugestão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Que bom que as coisas melhoraram e pelas suas respostas no comentários, dá para perceber que a vontade de fazer o Projeto dar certo voltaram e isso é o que importa, conquistas no FM são relativas quando se vive um bom save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...