Entre para seguir isso  
Seguidores 0
(SPFC)Coach

fm 2017
Emulando a Seleção - 1982

7 posts neste tópico

Fala, galera! Seguindo a linha de tópicos de fóruns gringos, trago à tona a discussão sobre a melhor forma de emular a tática de Telê em 1982. Confesso que estou sentindo dificuldades pela falta de informações. Alguns dizem que Cerezo jogava de forma igual a Falcão, outros diziam que ele era muito mais defensor do que armador. Pela falta de estatísticas na internet daquelas partidas, não consigo saber de certeza a função de cada um, e nem o estilo de jogo que poderíamos adaptar pelo FM. Mas gostaria de discutir sugestões a partir do que é dito pela maioria:

copadomundo02.jpg

 

Alguém que já tenha assistido à íntegra dos jogos, pode me dizer como era o estilo de jogo? Faziam transições rápidas ou mantinham a posse de bola, a linha defensiva era alta, controlavam o jogo?

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O site Imortais do Futebol geralmente faz umas matérias interessantes sobre equipes da história. Achei o link pra seleção de 82 nesse site. A maioria do texto deve ser sobre a história e o desenrolar da Copa, mas algumas partes, prestando atenção, falam da parte tática.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguindo o quadro acima, emulei dessa forma:

yVSAMPX.jpg?1

Nas laterais, um ala que ataca e do outro um fullback que ataca poucas vezes - mas também ataca. Isso se deve ao fato de que sempre ouvi que o Junior funcionava por vezes quase como um meia esquerda, menos do que como lateral. Leandro também subia ao ataque como ala, mas não tanto quanto o Junior. 

No meio, Cerezo e Falcão jogavam como meias defensores que apoiavam Zico e Sócrates na criação das jogadas. Para isso, ambos como armadores recuados.

No meio do ataque, Zico e Sócrates alternavam de posições, ambos criando as principais jogadas. Então instruí para os dois trocarem de posições no decorrer do jogo. 

Na ponta, Éder flutuava como ponta pela esquerda chegando ao ataque para apoiar Serginho, que era um finalizador nato, mas se movimentava bastante para ocupar espaços, função melhor definida pelo atacante completo no FM.

Pensando em ter a posse e o jogo bonito, que todos nós conhecemos, instruí desse jeito:

ztr3jhi.png?1

Sinceramente, ainda não sei se está de acordo com a realidade apresentada por aquela seleção. Carece de estatísticas reais daquela equipe. Se alguém tiver em algum link ou ebook, favor recomendar.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Yan Perisse disse:

O site Imortais do Futebol geralmente faz umas matérias interessantes sobre equipes da história. Achei o link pra seleção de 82 nesse site. A maioria do texto deve ser sobre a história e o desenrolar da Copa, mas algumas partes, prestando atenção, falam da parte tática.

Pois é, li também esse site. Li em vários lugares, mas pouco se tem de concreto do estilo de jogo do time. E é difícil ver por vídeos de melhores momentos. Pior do que ver lances chave do FM hahahaha

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, (SPFC)Coach disse:

Pois é, li também esse site. Li em vários lugares, mas pouco se tem de concreto do estilo de jogo do time. E é difícil ver por vídeos de melhores momentos. Pior do que ver lances chave do FM hahahaha

É difícil mesmo emular seleções do passado. Eu, por exemplo, tentei chegar perto do Barcelona de 94 e já foi difícil, imagina em 82. O que me salvou foi um jogo completo que vi até a metade do primeiro tempo e um site que falava um pouco sobre cada jogador.

0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando a análise, seguem estatísticas dos meus jogadores e do primeiro jogo com a formação acima postada:

QPAXZgN.png

Maior domínio na posse de bola, muito mais passes trocados (quase o dobro do adversário) e mais de 3x mais finalizações. Pecou pela falta de oportunidades claras e pelo excesso de cruzamentos, que não creio que acontecia tanto naquela equipe, apesar da grande quantidade de subidas dos alas.

xCg9iDo.png?1

Nas estatísticas dos jogadores, constato que os armadores recuados e meias-atacantes são os que mais participam do jogo. Tanto que ganharam as maiores notas. Nessa parte, creio que foi bem realizado. O lateral-esquerdo, que seria o papel do Junior, fez o que se esperava: por vezes virava um meia pela esquerda, chegando até o Eder ou até mesmo ultrapassando pra chegar à linha de fundo. Funcionou ok, tanto que foi o melhor do jogo. Enquanto isso, o LD, que seria o Leandro, ficava postado mais próximo aos defensores, estabilizando um pouco mais o sistema enquanto o LE desequilibrava no ataque. O atacante completo (Chulapa) funcionou como eu imaginava: pouco participava da criação do jogo, quase a mesma qtd de passes que o goleiro, mas se movimentava bastante para dar opção aos meias - todos armadores. Tanto que fez gol e participou de um dos gols (que foi um gol contra). Não gostei da pouca participação do ponta-esquerda. 

Falta agora corrigir a quantidade de cruzamentos

1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo replay dos gols (

) da seleção, percebi que na verdade eles não se preocupavam taaaanto assim em levar a bola até a área para finalizar. MUITOS gols foram de fora da área. Então não faz sentido eu setar isso na tática. Na verdade, a maioria dos gols foram de chutes de média distância dos meias. Removi. Aumentei também a movimentação dos homens de frente. 

Pelo Southampton, joguei mais 5 jogos. Perdi 2 para o United (2x4 e 2x0, ambos jogamos e igual para igual e com mais passes e mais posse), empatamos 1 (0x0 Tottenham) e ganhamos 2 (2x0Watford e 0x1 Hull). Todos os jogos da mesma forma de jogar: mais posse, mais passe, e domínio dos armadores no jogo. Testarei agora na seleção brasileira numa copa do mundo.

Editado por (SPFC)Coach
1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

  • Conteúdo Similar

    • Jirimias
      Por Jirimias
      Boa noite a todos!   Depois de um tempo afastado da área, juntando as ideias, cuidando de outras partes da vida que precisavam de minha atenção, estou de volta para compartilhar um save aqui na área.   A escolha da temática "Os doze trabalhos de Hércules" creio que já tenha visitado a cabeça de muitos, mas sem sair do campo das ideias, então vi que era hora de colocar em prática. Aí entrava o desafio de alinhar os desafios do clube aos trabalhos do herói, para tanto, fiz interpretação bem pessoal dos objetivos para que ficassem adequado aos pilares que considero fundamentam um save de clube: alto rendimento em campo, crescimento do clube e desenvolvimento de jovens. Aí bastava dividir os trabalhos dentro destes critérios e algumas vezes apelar para a criatividade, como verão mais a frente.

      O clube escolhido é o Hercules, atualmente na terceira divisão da Espanha.
      Sem ficção?   Para quem está acostumado as minhas ficções, poderá estranhar um pouco, porque o save, apesar de ser uma ficção, não possui uma trama secundária, não que não faltasse ideias e vontade, mas falta tempo para isso. Por isso o save seguirá a um estilo que fiz no passado: o documentário. Cada postagem será um episódio, e contará com um narrador que dará a palavra aos outros entes envolvidos. Tentarei ser mais sucinto nas postagens e assim chegar a um save dinâmico, onde jogo e tópico andem de mãos dadas: um sonho de consumo meu. Por ser um save de clube, ele não terminará na demissão do treinador: demitiu um, eu crio outro.    Bom, chega de papo. Vamos ao trabalho! Ops, vamos à diversão! Abaixo um vídeo para "dar um esquenta".       
       
    • wagnerss
      Por wagnerss
      Estou com problema desde que atualizou não aparece o logo do time e nem o kits:
    • CesarBr
      Por CesarBr
      Fala pessoal. Comecei um save com o America de cali na segundona da Colômbia, já li muita coisa sobre táticas, mas mesmo assim acho complexo.
      Minha dificuldade está em montar uma tática onde a equipe jogue de forma compacta com os setores bem próximos um ao outro e não sei qual a instrução para fazer o time jogar assim. 
      Outra coisa que percebi é a na forma como o time conduz a bola, meu atacante fica isolado e não tem ninguém para tabelar e como ele é meio pesadão (Ernesto farias, Maxi perea) eles não vão arrancar até o gol sabe. 
      Minha tática e um 4-2-3-1 e 4-3-3 com pontas (essa ultima até deu certo, mas tem esses problemas que mencionei.)
      Já testei os pontas como segundo atacante pq ele corta para o meio, mas não percebi uma maior participação dos mesmos.
    • gBssasadqw
      Por gBssasadqw
      Boa Tarde.
       
      Estou com problemas na inscrição da equipe em todas as ligas europeias. O meu FM não me permite selecionar os jogadores que eu quero inscrever e a única forma de passar dessa tela é deixando por conta do meu assistente, que nunca seleciona todos os jogadores que eu quero.

      Alguém sabe como resolver isso? já iniciei saves com todos os updates que encontrei e com o jogo puro, e em todas as ocasiões tive o mesmo problema. 
      Segue um print da situação Screenshot Inscrição da equipe

      Obrigado.
    • DRMoreira04
      Por DRMoreira04
      Pessoal, boa noite.
       
      Atualmente, estou sofrendo treinando o Ternana Calcio, time da segunda divisão Italiana.
      Não sou um técnico experiente, muito pelo contrário, e tenho me deparado com o seguinte problema: bola nas costas + jogadores adversários fazendo facão e recebendo excelentes bolas atrás dos meus pontas/ zagueiros = o que normalmente tem resultado em gols. 
      Além disso, estou com certa dificuldade em fazer meu time jogar TAMBÉM pelas pontas, já que estão concentrando os ataques no meio campo.
      Minha tática atual é a 3-4-1-2 e, não sei como consertar isso, portanto, se puderem me ajudar fico muito agradecido.
       
      Seguem as imagens da tática e das instruções que utilizo, além dos resultados obtidos até então (iniciei a temporada agora):
      :


       
      Se também tiverem outras dicas para que meu time possa render mais, sou todo ouvidos.