Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ligas menores da Europa e Ásia


Bigode.

Posts Recomendados

Com a ideia de expandir conhecimento sobre ligas periféricas da Europa, usei as Dbs feitas pelo Claasen, ainda no FM17, e fui para o futebol polonês. O destino? O time que mais fez pontos na história da Ekstraklasa: O Widzew Łódź.

widzew-lodz-logo-pngbf83-11536012307gmwh

A equipe teve apenas a II Liga (3ªDivisão) para disputar na temporada - estranhamente os times que subiram para III Liga não disputavam a II Liga. Deve ser bug da db em si, mas não me atrapalhou.

O campeonato polonês tem duas divisões bastante distintas na DB ORIGINAL: A Ekstraklasa e a I Liga tem formas distintas. Na Ekstraklasa, por exemplo, só se exigia um sub21 no time titular; na I Liga, um sub20 no time titular. Já na II Liga, era mais cruel: Eram dois sub20 no time titular, o que me obrigava na teoria, ter, pelo menos, oito jogadores sub20 no time (traço esse número por conta das demandas da equipe).

No total, trouxe 30 atletas (metade por empréstimo - olha como pirei nessa parte do regulamento) e isso pois me limitei a não trazer atletas de times rivais (são dois: LKS Łódź e o todo-poderoso Legia Varsóvia, fora outros times que não aparecem rivalidades comigo, como o GKS Katowice e o Lech Poznan).

O time já tem uma base interessante que, se com uma busca de reforços bem refinada e um esquema de jogo propositivo, dá jogo. Nessa 1ªtemporada, eu dei foi sorte, pois a ideia de jogo propositivo foi por água abaixo; meu time defendia muito e atacava pouco. Aprofundei meu jogo em um 4-2-3-1, com o "2" sendo dois MDs - para dar segurança ao ataque.

Durante as partidas, transformava em 4-2-3-1, com o "2" sendo MCs e, quando o "1" não dava certo, radicalizava, inclusive colocando um 4-2-4, com 4 MA. Ideia com selo Carille de qualidade, pois, nas duas vezes que assim fiz, o time fez o que precisava ser feito - saiu de um 0x1 pra 2x1 e fez 2x0 no jogo do acesso.

No fim, ainda fui melhor ataque de um campeonato onde entulhei 'goleadas' por 1 a 0, 2 a 1, 3 a 2... No geral, a Polônia é uma liga bem legal, mas tenha algumas ideias em mente. Ainda tive o artilheiro, que teve uma média bem baixa para os 15 gols marcados: 6,98, em 34 jogos.

A primeira é que você só terá lucros mesmo caso vá para as competições europeias. É difícil ter lucro em transferências, salvo algumas revelações.

Segundo, é um mercado REVELADOR DE TALENTOS, logo busque afinar sua busca por atletas que tenham, no minimo, uma passagem por seleção de base.

Terceiro, o nível técnico da divisões é muito igual. Pra se terem uma ideia, na primeira temporada, quando o Widzew ainda era da III Liga, eles chegaram nas oitavas da Copa da Polônia, com direito a vitória sobre dois times da Ekstraklasa e eliminação na prorrogação ainda. E, do time-base que montei para a I Liga, mais da metade está em bom nível na divisão.

Entre as ligas inferiores do Leste Europeu, aparecem ótimos times, inclusive no FM19. Vale a pena sair da casinha do eixo BR-TOP5 Europe e desbravar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/11/2018 at 18:02, CCSantos disse:

Entre as ligas inferiores do Leste Europeu, aparecem ótimos times, inclusive no FM19. Vale a pena sair da casinha do eixo BR-TOP5 Europe e desbravar.

Pois eh Cleyton, tb acho interessante ir em busca de outros mercados tb, o jogo ganha muito em questão de desafio e acaba moldando nosso sentido daquilo que seria uma trajetória de sucesso. Fora que os aspectos táticos e de entendimento do jogo tb são afetados de forma positiva. Sorte na continuação dessa experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana sua trajetória no Sporting @SERGI pelo menos tah conseguindo se manter entre os 3 melhores. O título da Liga NOS vai vir logo logo, só não sei virá antes ou depois da Europa League, hehe. Quem tah levando o vice? Benfica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fjUBLU6.jpg

DESCREVENDO A TEMPORADA 2025

Confirmamos o favoritismo e conquistamos o hexa da Ykkonen e nos tornamos o maior campeão finlandês consecutivo da história ao lado do Helsingin Jalkapalloklubi (HJK). Nossa campanha contou com um total de 83 pontos sendo 26 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com 88 gols marcados (ultrapassando o nosso próprio recorde de 87) e 25 sofridos. Na Copa da Liga da Finlândia fomos campeões ao derrotar o VPS, nos pênaltis, devolvendo a derrota em 2024. Fechamos a Tríplice Coroa (repetindo o feito de 2023) conquistando a Copa da Finlândia ao derrotar de novo o VPS, dessa vez no tempo normal (2-0).

Na Liga dos Campeões nosso primeiro adversário foi o Levadia. Não passamos sufoco e vencemos as duas partidas (4-0 e 2-0). O segundo confronto foi contra o já conhecido Lech (adversário em 2022). Queríamos repetir o desempenho anterior, mas, o que vimos foram dois jogos difíceis onde empatamos o primeiro (2-2) e classificamos com a vitória em casa (3-2). Não tendo um desempenho tão bom contra o Lech, fomos chaveados contra o Olympiakos. Vencer nos colocaria mais uma vez na fase de grupos da Liga, porém, não fomos páreos para os gregos, mesmo empatando a partida de volta em casa (1-1), perdemos a classificação ainda na ida ao sermos derrotados por um magro 1-0.

Como de praxe, fomos remanejados à fase de grupos da Liga Europa, mais uma vez como único representante nacional. O sorteio não foi muito generoso e nos colocou no Grupo L junto com PAOK, Lyon e Fenerbahçe. Achei que seria possível brigar por uma vaga nas oitavas, mas, o PAOK tratou de mostrar a realidade. Tomamos um 2-0 com espaço pra mais na Grécia. Em casa enfrentamos o Lyon e fomos pra cima o que ainda nos rendeu um orgulhoso empate (1-1). O terceiro confronto nos levou até a Turquia onde novamente fomos derrotados, dessa vez de virada (1-2) e com gol aos 42 do segundo tempo. Na primeira partida do returno, devolvemos a derrota aos turcos (1-0). As outras duas partidas nos reservaram somente mais duas derrotas: 1-3 contra o PAOK e uma sonora goleada de 1-5 contra o Lyon na França.

DESCREVENDO AS FINANÇAS

Fechamos o ano sem pagar impostos, isso porque acumulamos um prejuízo de alguns milhões de reais graças às contratações de novos atletas. Como estamos renovando com os principais nomes da equipe, não planejamos grandes despesas em 2025, salvo se aparecer algum atleta realmente interessante. Ainda contamos com pouco mais de R$74Mi em caixa.

DESCREVENDO A EQUIPE

A principal decepação da temporada foi o sistema defensivo como um todo. Achamos que íamos solidificar a linha defensiva com a chegada de Juninho Paulista, contudo, não foi bem assim. Juninho realmente contribui bem para o setor, mas Mika Kari e Akyere Antwi não mantiveram o mesmo desempenho e estiveram abaixo da média em alguns jogos. No ataque o jovem Tuomas Kankala vai conseguindo seu espaço a cada dia tendo sido eleito o melhor jogador finlandês sub23 da temporada.

OxcTkmh.jpg

Yanis Mabchour ainda não se tornou o matador que a torcida do Lahti espera, tendo marcado apenas 2 gols nas competições continentais.

bI0LMAC.jpg

Como esse ano não pretendemos mexer muito na equipe, o entrosamento vai ser favorecido. Daniel Crisan é o único reforço confirmado devido a não renovação de contrato com Jovan Krneta (ZAG) e a saída de Mikko Koskinen (ZAG/LE).

bzLDCnz.jpg

COMENTANDO O SAVE

Com a conquista do hexa e sensação de que atingimos o limite nas competições continentais, me veio a vontade de experimentar novos mercados. Com isso, abri as duas divisões da Holanda e, talvez num futuro próximo, estarei pelos Países Baixos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2018 at 12:15, Bega Gomes disse:

Bacana sua trajetória no Sporting @SERGI pelo menos tah conseguindo se manter entre os 3 melhores. O título da Liga NOS vai vir logo logo, só não sei virá antes ou depois da Europa League, hehe. Quem tah levando o vice? Benfica?

Sim. Benfica fez 80 pontos nas duas temporadas. Nenhum outro time vem conseguindo acompanhar. Feirense foi quarto com 62 e depois o Portimonense foi com 56.

Espero que a liga venha! Essa temporada estou um pouco abaixo de Benfica e Porto por enquanto, porém conseguimos a classificação na fase de grupos da Champions League num grupo com Barcelona e Chelsea, então nem tudo é ruim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sporting - 3ª Temporada - 2020/21

Liga: 3º lugar

nGBGt2w.png

Terceiro...de novo! Regredimos em pontos porém tivemos a melhor defesa da liga. Perdemos vários pontos bobos, porém a queda tem um motivo. Um bom motivo! Que será explicado em breve!

Copa da Liga: Campeão

Quarto em seguida pro Sporting, terceiro em seguido para mim. Não é importante mas vale pro currículo!

Copa de Portugal: Vice-Campeão

Não conseguimos repetir o tricampeonato aqui, infelizmente. Esse foi o jogo que mais fiquei irritado no ano, disparado. Sempre sofro com as bolas nas costas da defesa quando jogo contra o Porto, então fui pra final preparado...zaga mais profunda, um zagueiro em cover para segurar as escapadas dos atacantes rápidos deles. Resultado? 1x0 num chutão por cima da defesa! E o pior é que foi pra um atacante lento ainda. Odeio demais o Porto e esse jogo!

Liga dos Campeões: Semi-Final

101VK9K.png

O bom motivo para a queda na liga foi essa ótima arrancada na Liga dos Campeões! Não esperava passar nem da fase de grupos, principalmente depois de ter empatado em casa com o Brugge, mas por algum motivo achamos uma vitória contra o Chelsea jogando com um a menos. Depois no mata-mata tinha certeza que cairíamos para a Juventus de Cristiano Ronaldo e Mauro Icardi, mas fizemos um ótimo resultado em casa e depois contamos com Matuidi expulso na volta para segurar o 2x1. Na semi já estava animadão e fiquei feliz em pegar o Dortmund ao invés dos outros dois semifinalistas, Liverpool e CIty, porém o Dortmund foi muito para o nosso time e inclusive terminaram como campeões vencendo o Liverpool na final. Maldito Fiete Arp com 10 de cabeceio e fez dois gols de cabeça. ?

Sporting - 4ª Temporada - 2021/2022

Transferências 

Tivemos um ótimo lucro na janela de transferências e conseguimos melhorar o time. Bas Dost finalmente nos deixou após mais uma temporada decepcionante. Raphinha foi a grande perda da janela, porém dá pra viver sem ele. Principalmente por preferir um Inside-Forward na esquerda já que uso o Acuña como um ala bem ofensivo. Radonjic foi nosso grande reforço e uma bela barganha. Nani também se aposentou e virou preparador do sub-19.

Resumo

Estou em novembro e sigo vivo na Liga dos Campeões num grupo com Liverpool, Real Madrid e Maccabi Tel-Aviv. Time do Maccabi é bem engraçado aliás. Eles têm Yohan Benalouane na defesa, Paddy McNair e Scott Brown no meio-campo e na frente Steven Fletcher e Bruno Mezenga.

Na liga eu já perdi dois jogos bobos para times menores, mas sigo apenas dois pontos atrás do líder Porto. Sò fico para a próxima temporada se por algum acaso eu for campeão e/ou conseguir o Cristiano Ronaldo! Risos. Preciso de mudanças para manter o save empolgante.

Principais Jogadores

André Moreira - Grande surpresa achá-lo por esse preço. Já está no mínimo no mesmo nível do Caio Secco e ainda é cinco anos mais novo.

Jesús Vallejo - Evoluiu bastante desde que chegou do Real Madrid e hoje é nosso capitão. Atributos mentais monstruosos.

Léo Santos - Se Vallejo é o cérebo da defesa, Léo Santos é o físico. Arsenal esteve interessado e ele ficou triste e pediu pra sair umas 500 vezes mas parece ter superado.

Marcos Acuña  - Uma coisa que me irrita é que mesmo jogando de DE há mais de três anos ele nunca melhora na posição. Incomoda ver ele com duas estrelas só de ala, mas em campo sempre corresponde.

Nemanja Radonjic - Imagino que seja conhecido nos círculos de FM, mas nunca tinha ouvido falar. Ótimo jogador e extremamente barato vindo do Olympiakos.

Dejan Joveljic - Outro puto maravilha da Sérvia que eu também não conhecia. Muito bom e completo, deu um baile no Bas Dost.

Diogo Brás / Bernardo Sousa / Diogo Bragança / Tiago Djaló- E só pra mostrar três jovens muito bons da base do Sporting. Diogo Bragança vem jogando desde a primeira temporada enquanto emprestei os dois primeiros por três anos e agora foram integrados ao time e estão jogando muito bem. Djaló é a quarta opção da zaga, mas zagueiro bem sólido também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

O final do meu save foi uma montanha russa de emoções.

1ª - Cheguei na última rodada na liderança! Um ou dois pontos na frente do Porto! Finalmente chegou o ano!!! Última rodada? Porto x Sporting, claro. Obrigado, FM. Gol deles no comecinho de jogo num escanteio! Nada acontece e vem o segundo tempo. Jogador do Porto expulso! Lindo! É HOJE! GOL DO JOÃO MARIO! NINGUÉM PARA! MINHA ZAGA TA BEM POSTADA, JOGADOR A MAIS, TIME TODO MOT...gol do Porto num chutão. Porto campeão.

2º - Fiquei com sangue nos olhos depois disso. FÚRIA TOTAL! Assinei com CRISTIANO FUCKING RONALDO, trouxe WILLIAM MOTHERFUCKER CARVALHO, AGORA VAI. METEMOS TRÊS NO PORTO NA FINAL DA SUPERCOPA. ESSE ANO VAI...NINGUÉM PARA!

3º - Comprei um ssd e fui instalar...QUEM PRECISA DE BACKUP? NADA VAI DAR ERRADO, NÃO VOU NEM MEXER NO HD ANTIGO. Deu errado. Não sei bem pq mas meu hdd antigo parou de funcionar depois que tirei e tive que formatá-lo e no processo perdi o save. C'est la vie.

Cristiano Ronaldo de volta ao Sporting viverá para sempre no céu dos saves perdidos de FM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Decidi aposentar o save com o St. Pauli para ir em busca de novos ares, decidi ir para a Rússia, país onde não me lembro de ter iniciado um save antes.

A equipe escolhida foi o FC Khimki da Russian Nacional League, equivalente a 2a Divisão Nacional.

 

HBnhvES.png

Finanças

Elenco

Alexandr Ryazantsev

Oleg Lanin

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

FC_Khimki_Logo.png

 

Terminamos a primeira temporada de forma muito melhor do que era esperada, visto todas as dificuldades financeiras que enfrentei. Eu já comecei a temporada com o orçamento salarial estourado em U$D 40k e com 85% do time tendo o contrato a encerrar na próxima temporada.

Visto isso naturalmente não pude contratar ninguém, não consegui nem ao menos pedir ao olheiro para observar jogadores das duas divisões pois não havia fundos para tanto. Somente em Dezembro foi que pude conversar com os jogadores sobre renovar o contrato, alguns queriam e outros não, felizmente consegui que todos os que renovaram, diminuíssem o seu salário, com isso fiquei somente U$D 5k acima. Com a temporada se encerrando, poucos jogadores não quiseram renovar o contrato, mas um deles era de um veterano que ganhava mais de U$D 90k por mês, com ele sendo dispensado pude finalmente ficar em paz com a parte orçamentária. E ainda melhor, o orçamento para a próxima temporada aumentou e com isso ganho ainda mais folga para buscar reforços.

Finanças ao final da temporada

Durante a temporada fomos sempre consistentes, a partir da 8a rodada até o final ocupamos a 3a ou 4a colocação, ambas dando vaga ao playoff de acesso. Sobre a 2a Divisão Russa, são 20 equipes e as 5 pior classificadas caem de divisão, o campeão e o vice sobem direto, enquanto que o 3o e 4o disputam o playoff contra o 13o e 14o da 1a Divisão Russa.

Rostov 1x1 Khimki

Khimki 3x1 Rostov

Dados do Elenco

 

S08WAqh.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Qual o nível técnico dessa segundona Russa, @Johann Duwe? Muito baixo?

As equipes gostam de jogar, de forma geral, como? No tradicional 4-2-3-1 ou em outra formação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Leho. disse:

Qual o nível técnico dessa segundona Russa, @Johann Duwe? Muito baixo?

As equipes gostam de jogar, de forma geral, como? No tradicional 4-2-3-1 ou em outra formação?

Baixo é pouco ainda, os atributos chaves dos meus melhores jogadores não passam de 12 para ter uma noção. Sobre esquemas dos adversários, a maioria usa o 4-4-2 Britânico e outra boa parte usa o 4-2-3-1 com dois volantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2017 at 12:20, Luchín disse:

@Danut, é pra você.

u2h5o.png

A muralha amarela sucumbiu aos vikings. 

Que delicia de goleada

 

Em 23/11/2018 at 13:56, SERGI disse:

Principais Jogadores

André Moreira - Grande surpresa achá-lo por esse preço. Já está no mínimo no mesmo nível do Caio Secco e ainda é cinco anos mais novo.

 

Caio Secco é o meu terceiro goleiro do meu save com PSG. É seguro e atende minhas exigencias como terceiro goleiro. 

Em 25/12/2018 at 20:03, SERGI disse:

O final do meu save foi uma montanha russa de emoções.

1ª - Cheguei na última rodada na liderança! Um ou dois pontos na frente do Porto! Finalmente chegou o ano!!! Última rodada? Porto x Sporting, claro. Obrigado, FM. Gol deles no comecinho de jogo num escanteio! Nada acontece e vem o segundo tempo. Jogador do Porto expulso! Lindo! É HOJE! GOL DO JOÃO MARIO! NINGUÉM PARA! MINHA ZAGA TA BEM POSTADA, JOGADOR A MAIS, TIME TODO MOT...gol do Porto num chutão. Porto campeão.

2º - Fiquei com sangue nos olhos depois disso. FÚRIA TOTAL! Assinei com CRISTIANO FUCKING RONALDO, trouxe WILLIAM MOTHERFUCKER CARVALHO, AGORA VAI. METEMOS TRÊS NO PORTO NA FINAL DA SUPERCOPA. ESSE ANO VAI...NINGUÉM PARA!

3º - Comprei um ssd e fui instalar...QUEM PRECISA DE BACKUP? NADA VAI DAR ERRADO, NÃO VOU NEM MEXER NO HD ANTIGO. Deu errado. Não sei bem pq mas meu hdd antigo parou de funcionar depois que tirei e tive que formatá-lo e no processo perdi o save. C'est la vie.

Cristiano Ronaldo de volta ao Sporting viverá para sempre no céu dos saves perdidos de FM.

Putz ja perdi save assim e é algo que nao desejo a ninguem. Adoraria ver a continuação deste save, pena. 

 

=========================

Eu ja tive uma experiencia asiatica no FM 18 ou 17. Peguei o Ulsan se nao me engano. Lembro que tinha uns 2 BR interessantes no ataque e um meia veterano espanhol. Fui campeão da liga e da copa e perdi a final da Champions, tudo isso na primeira temporada. A minha segunda temporada foi muito abaixo e fui demitido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ter a pior defesa e um dos piores ataques, ainda assim conseguimos nos manter na principal divisão russa. Agora é buscar bons negócios para não passar tanto sufoco na próxima temporada.

muoDGo6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Diretor Geral

#FM20 #Heerenveen 🇳🇱

Bom, depois de não dar sequência ao save-teste que fiz com o Marseille, resolvi sair um pouco das 5 grandes ligas europeias e me aventurar em uma que eu nunca havia jogado até aqui. Holanda. E muito do que me motivou a escolhê-la foi justamente o estilo da escola holandesa de futebol, extremamente técnica e propositiva, com jogadores de alta classe que vi jogar na vida real (Bergkamp, Overmars, irmãos De Boer, Van Persie, Sneijder e etc, etc).

Bom, sabendo o país, a escolha do time foi menos "a dedo" assim, digamos hahaha. Queria um time cotado a meio de tabela, com finanças seguras e que apostasse nas canteiras do clube. E ah! Que o uniforme me agradasse também, rs rs.

E eis que...

1036.png.a89bbf1eb8840d09e0c3683443515db2.png

A princípio é um time médio holandês do norte do país (região da Frísia), fundado em 1920 mas que nunca protagonizou nada de grandioso assim, seja na liga nacional, seja em competições europeias. Conquistou apenas uma taça nacional (2008/09). Ainda assim, é berço de jogadores como o lendário Van Nistelrooy, Huntelaar, Bas Dost e mais recentemente, o craque marroquino do Ajax, Ziyech. Ah, claro! Quem não se lembra de Afonso Alves aí? hahahahahah

Temporada 19/20 — transferências

O elenco estava quase equilibrado em seus setores, mas tive que ir ao mercado. Fui "agraciado" com contratações sem custo que se encaixaram perfeitamente no time, mas também investi algum cascalho, que também trouxeram ótimo retorno desportivo/financeiro.

ukmMX2r.png


Mbaye (VOL/MC), Mrkic (AT) e Marko Petkovic (LD) vieram livres e rapidamente enxertaram à equipe mais qualidade e experiência. Agudelo (PL) foi minha aposta como centroavante (num clube de tradição em revelar esse tipo de jogador) e não me decepcionou. Veio do Cúcuta por um preço baixo, e acabou bastante valorizado ao final. Barmen (MC) foi negócio de oportunidade, mas que também se encaixou perfeitamente no meu meio-campo, dominando a função de B2B.

Pra fazer caixa, tive que vender um ponta nigeriano que acabara de chegar ao clube. Ejuke me rendeu bons €1.6 milhões aos cofres.

Esquema Tático

Embora a escola holandesa seja pautada bastante no 4-3-3 e utilização dos extremos, resolvi não arriscar tanto e jogar mais dentro de um padrão clássico e equilibrado. Fui de 4-4-2 mesmo, sem enfeitar. Devido às peças que tinha, meu ME (Bruijn) era mais construtor (organizador aberto) e meu MD era mais extremo, funcionando como ponta e válvula de escape (Halilovic).

Eredivisie 19/20

Na liga nacional, como já disse, o Heerenveen estava cotado pro meio da tabela, um pouco acima vai (7ª posição). Minha intenção então era: manter isso (no mínimo) mas tentar beliscar alguma vaga europeia também (Europa League).

Começamos oscilando bastante, o time com bastante erros, encaixes ruins e tal. Mas insisti no esquema e apostei que com o entrosamento e o passar da competição, nós melhoraríamos isso. E foi o que aconteceu realmente:

9hq01aX.png


Conseguimos terminar a primeira perna da liga colocando-se em meio ao grupo que brigaria até o final pelas vagas europeias (AZ, PSV, Utrecht e Feyenoord). 5 equipes para somente 3 vagas. O time conseguiu se fortalecer como grupo, ganhando mais estabilidade (principalmente defensiva, onde por mt tempo figuramos como a melhor defesa do campeonato). As bolas paradas também ajudaram bastante.

Bom, nesse ponto meu objetivo já não era mais só o meio de tabela, e aí começamos a encarar alguns jogos de outra maneira, mais ofensivos.

E o resultado disso tudo foi:

Spoiler

rx4U65Q.png


SENSACIONAL!

Me saiu mt melhor que a encomenda hahahahah... isso porque poderíamos ter ficado em 2º, se tivéssemos vencido na última rodada o desesperado PEC Zwolle (só empatamos). Mas no fim esse terceiro lugar foi ótimo, nos garantiu a fase de grupos da Europa League, sem playoffs nem nada hahaha.


TOTO KNVB Beker (Taça Nacional)

E4mQKfl.png


Na taça, depois de termos desclassificado um AZ superior teoricamente, acabamos caindo nas 8as pro Excelsior, surpresa da Segundona que até aquele momento vinha bem. Ficamos decepcionados, mas enfim. Vida que seguiu, e ainda bem que isso não abalou o elenco.

Pra próxima temporada quero dar um carinho maior à competição, já que como a Holanda subiu seus coeficientes dentro do jogo, o campeão agora vai direto pra fase de grupos da Champions, ou seja, caminho curto pra nós!

Resumo da Temporada 19/20

oGUkqKo.png


O entrosamento veio, o time se fortaleceu e o 4-4-2 se mostrou efetivo. Mrkic e Agudelo estavam extremamente entrosados ao final da competição, protagonizando uma bela dupla. Halilovic foi meu destaque ofensivo como ponta, mas Faik foi quem brilhou nesse meio-campo, sendo meu melhor construtor criativo.

Na defesa, Warner foi um goleiraço e pegou mt (3º melhor goleiro da competição), mas destaco meu xerifão e líder desse grupo, o dinamarquês Hoegh. Seguro, eficiente, e influenciando positivamente seus companheiros, foi meu braço direito dentro de campo.

-x-

Pra temporada seguinte, a intenção é moldar ainda mais o elenco à minha maneira, tentar negociar alguns jogadores fazendo caixa e reforçar melhor essa equipe. Dois garotos se destacaram muito nessa reta final de 19/20 e vão ter bastante espaço também no próximo ano: van der Heide e van Bergen. Acredito que o Heide inclusive seja titular já de cara do time, é mt promessa o garoto hahahah!

Nas competições, quero chegar o mais longe possível na Europa League, e manter esse rendimento na Eredivisie.

 

Aguardemos... 🇳🇱

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Diretor Geral
3 hours ago, Johann Duwe said:

Boa @Leho., fez uma temporada de estréia muito boa no clube. Vai ter caixa para conseguir bons reforços na próxima temporada?

Então, a princípio sim, mas nada muito faraônico não. O clube tem uma situação financeira segura, mas vou ter que vender algumas peças pra levantar essa grana, pra enxertar novos jogadores no elenco.

Cena dos próximos capítulos a seguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Diretor Geral

#FM20 #Heerenveen 🇳🇱

Temporada 2020/21

1036.png.a89bbf1eb8840d09e0c3683443515db2.png

Bom, fomos pra segunda temporada com o clube do norte da Holanda, depois de ter conquistado uma histórica 3ª colocação no campeonato nacional, classificação europeia, enfim. A intenção era manter o rendimento e se possível, fazer uma fumaça fora do país também, hehe.

 

Transferências e elenco

Eu queria mudar algumas peças do elenco que, apesar de terem desempenhado bem na temporada passada, não me agradavam de todo. Até pra fazer um caixa também. Por isso, Bruijn, Dresevic e Mihajlovic foram negociados. Levantamos um dinheiro e trouxemos Bel Hassani (MOD), Jeka (MOE), André Pereira (PL), Matheus Sales (MC) Nikolau (Z) e Robles (Z/VOL).

Transferências 2020/21

Desses, André Pereira foi o gasto mais acentuado, já que detinha bons e equilibrados atributos e era jovem. Chegava pra ser o titular da posição, com o Agudelo lhe fazendo uma bela sombra.

Jeka é uma promessa ucraniana da ponta esquerda, que pode eventualmente jogar como avante centralizado. Bel Hassani, holandês, chegou pra ser um suplente interessante no outro oposto do campo. Matheus Sales, ex-Palmeiras, vem com ótimas recomendações dos olheiros (81 pts), e como uma boa oportunidade de negócio (estava listado). Nikolau veio mt bem recomendado pelo olheiros também e chega pra ser titular na zaga. O chileno Robles é um volante de bom passe e que pode fazer as vezes na zaga também, essa versatilidade foi o que lhe trouxe ao clube.

Maaaaaas, como nem tudo são rosas, quase no fim da janela recebi uma proposta de € 5Mi pelo meu goleiro titular e de confiança Warner, oriunda lá do mundo árabe. Ele quis ouvir a proposta. Acabei aceitando e corri pra buscar um substituto. Prezando pela língua nativa, trouxe o francês Paul Nardi, que fala bem o holandês.

Meu elenco então ficou assim:

squad_2.png.022396c2941d713077714548a12b11d9.png

 

Esquema Tático

Aqui eu resolvi optar pelo esquema que mais tem rendido boas campanhas ao longo dessas últimas versões, o 4-5-1 (ou o 4-1-2-3 como o jogo gosta de chamar). Saí então do clássico 4-4-2 pra esse esquema um pouco mais agressivo, de posse e exploração dos flancos:

mg8o63Z.png

E já aproveitando pra dizer que meu XI inicial base era este mesmo da foto. Acabei sentindo falta de um MOC, pra preencher aquele espaço atrás do centroavante, mas já comento sobre o rendimento mais pra frente.

 

Eredivisie 2020/21

O objetivo na liga era continuar se colocando dentro do pelotão de frente, ou pelo menos segui-los de perto até o sprint final do campeonato. E começamos bem, buscando esse topo e seguindo os grandes clubes de perto. Porém, lá pra Nov/Dez o time desandou em rendimento: muitos empates, algumas derrotas, moral baixa, enfim. Má fase.

Terminamos a primeira perna assim:

3UnMifX.png

Um tanto distantes do TOP4 e ainda com o PSV por vir, pois claramente não era pra estar ali em sétimo.

Bom, mas aí... (segue o spoiler)

Spoiler

Veio a segunda perna do campeonato, e se valendo de alguns confrontos diretos que nos ajudaram na reta final conseguimos uma reação, tardia, mas ainda assim uma reação hahahahaha!

6wFzZNJ.png


Um mt bom quarto lugar. Caímos em relação à classificação da primeira temporada? Sim, mas continuamos no circuito europeu (ainda que pra uma Série B da UEL, hahaha mas vá lá). O time esse ano perdeu em consistência defensiva, tomando mais gols que na passada, seja pelas mudanças das peças, seja pela queda de rendimento geral do time mesmo.

As minhas apostas nas pratas-da-casa (Van Bergen e Van der Heide) apesar de terem sido boas, trouxeram a instabilidade de jovens que ainda estão em desenvolvimento, e isso trouxe o rendimento pra baixo também. Além disso, na dinâmica da tática faltou mais suporte ao avante lá na frente, senti que meu meio-campo não ocupava tanto a zona ofensiva como eu gostaria, pra acionar melhor o tridente. 

Tudo isso culminou numa campanha irregular, mas ainda assim mt boa.

 

Copas Nacionais e Internacionais

Bom, paralelo a Eredivisie, esse ano disputamos a Copa TOTO KNVB Beker e também a Liga Europa. Gostei do rendimento em ambas, mas poderíamos ter nos doado um pouquinho mais pra trazer o caneco pra casa.

QNZm4ZK.png


Depois de um 1-0 meio que improvável contra o poderoso Feyenoord, nosso time se animou e chegou até as semis com chances reais de título (Ajax e Utrecht haviam ficado pelo caminho). Mas o também importante AZ acabou nos tirando essa chance, num sonoro 2-0 que nos colocou no devido lugar hahahahah.

Triste, pois tinha vislumbrado meu primeiro título à frente do clube, e as chances realmente eram boas (o N.E.C na final era completamente acessível pra nós).
 

Nmjv8ct.png

Bom, pelos lados europeus nossa trajetória foi interessante. Dentro de um grupo equilibrado, acabamos por conseguir a classificação ao superar os duelos contra os russos do CSKA, já que o Galatasaray nos patrolou sem dó (inclusive num 6-2 onde levei uma sova por colocar time misto, rs).

Na sequência, demos MUITO azar: o gigante Milan caiu na nossa frente. Fizemos um jogo honesto dentro de casa (1-1), o que me serviu como motivo de orgulho. Mas lá em Milão a coisa foi outra, eles fizeram por merecer o favoritismo e nos derrotaram por 3-1 (mesmo assim demos trabalho até o final).

 

Resumo da Temporada 2020/21

Bom, apesar das oscilações e de ter caído uma posição com relação a 19/20, a temporada foi produtiva e positiva. Consegui talhar melhor o elenco ao meu gosto, fizemos caixa, nossos jovens estão ganhando cada vez mais espaço (e consequentemente, valorização também) e pudemos fazer bonito dentro do possível dentro da Liga Europa.

AP5ReLF.png


Van der Heide surpreendeu a todos sendo meu goleador do ano, impressionante o arremate desse diabinho, entrando em diagonal ele é quase letal.

Faik novamente liderando as notas do elenco, e mt por causa do trabalho de assistências (bola parada também ajudou aqui). Bel Hassani ficou na lista dos MEC pelas atuações na copa nacional, contra times mais fracos nas fases primárias, mas ainda assim me surpreendeu no terço final da temporada onde por um momento botou o Van Bergen no banco. Ainda assim, continua como suplente, hehe.

--x--

Temporada seguinte teremos um desafio novo, num torneio europeu inédito: a Liga Europa II. O nome é genérico porque isso ainda não foi definido oficialmente pela UEFA, mas o caráter já é notável: um terceiro escalão de times europeus disputando um caneco nos mesmos moldes que já jogam na UCL e UEL.

Acho até melhor assim, já que poderemos ter mais acesso às fases mais agudas, pegando times mais parelhos ao nosso (assim espero!).

O prognóstico esperado na Eredivisie segue o mesmo: se colocar no pelotão de frente. Sem tantas oscilações desta vez.

 

Até lá... 🇳🇱

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Ligas menores da Europa e Ásia
  • Diretor Geral

#FM20 #Heerenveen 🇳🇱

1036.png.a89bbf1eb8840d09e0c3683443515db2.png

Temporada 2021/22

Terceira temporada à frente dos "Super Frísios", hahaha que apelidinho mais feio... mas beleza. Ainda tentando marcar território entre os principais clubes holandeses, meu intuito era de voltar a ter um time sólido novamente (principalmente defensivamente), como conseguimos ser lá na 1a temporada. Com os diamantes da base (Heide e Bergen) agora assumindo um protagonismo maior nos flancos, sua maturidade também deve ajudar nesse equilíbrio ao longo dos jogos.

Transferências e Elenco

Fiz uma janela menor que a anterior (em quantidade), pontual e buscando elevar a qualidade de alguns setores.

JANELA TRANSF. (img)

Aproveitando a Lei Bosman e minha rede de olheiros, consegui dois negócios excelentes para o clube: Sportiello e Miguel Blanco. O primeiro é um GR até de certo renome, oriundo da Atalanta, e o 2º veio de um clube menor da Holanda, mas com excelentes atributos e recomendações. Os dois chegam pra fortalecer minha meta e minha zaga.

Além deles, fui atrás de Rosell, LE que também chega pra ser titular; Gélson Dala (PL) pro comando de ataque titular; Doukouré (uma pechincha) pra ser o pilar defensivo do meio-de-campo e o Fiolic (MOD) como uma opção ao Bergen. Com exceção do último, todos chegam pra ser titulares em suas posições, já que acabei negociando outras peças dos mesmos setores.

Meu elenco então ficou assim:

> ELENCO (img)

Esquema Tático

Sem grandes mudanças, mantive o esquema explorando os pontas, um centroavante e três meias. A diferença foi trazer o volante pra posição de meia central, papel incumbido pelo líder Doukouré (reforço da temporada).

Hw6I6vX.png

Nas pontas os garotos da base van der Heide e van Bergen (agora um pouco mais maduros), e a zaga tinha o incremento de 3 peças novas: Sportiello, Blanco e Rosell. Tudo pra não oscilar defensivamente como ocorreu na 2a temporada.

Eredivisie 2021/22

Como já pontuei acima, o objetivo era o mesmo dos anos anteriores: brigar lá em cima, por vaga europeia. Se consolidar ali. Começamos bem, mesmo enfrentando uma sequência inicial "pesada", contra os times mais fortes da liga. Mas novamente, lá pelo fim do ano de 2021 e virada, o time oscilou. A primeira perna então ficou assim:

xXD8loO.png

Bem parecido com o ano anterior, diga-se. Porém, o time me dava mais esperanças do que o seu antecessor, justamente pelas peças que tínhamos. O Feyenoord vinha logo atrás, o que aumentava ainda mais a pressão pra continuarmos ali no meio deles.

E eis então que veio a segunda perna:

Spoiler

CAMPEÃO MEU CARALHO! CAMPEÃO PORRA!1!!!1111!%#@!%*$@

flmCj85.png

Com confrontos diretos que conseguimos vencer ou pelo menos segurar os concorrentes, fomos aos poucos galgando posições e vendo o Ajax principalmente tropeçar na tabela. Assumi a liderança na reta final, e consegui suando mt sangue se sustentar ali. Defensivamente voltamos a ter solidez, e não à toa fomos a melhor defesa do campeonato.

Meu meio-campo com a novidade do MC ao invés de um VOL também se portou melhor, principalmente no suporte ao ataque. Posicionalmente meu time em vários jogos já ganhava o setor, tomando posse dos espaços. Só o ataque que acabou engrenando mesmo na reta final, o Gélson demorou a encaixar no time.

Agora, pra ser bem sincero eu não esperava esse título, mas conforme as rodadas caminhavam e o Ajax tropeçava, eu sentia que dava. E deu, hahahahaha vem CHAMPINHA! Sua linda!

hnwSA6c.png

Deixo aqui os resultados ao longo da temporada:

> AGO-OUT NOV-FEV MAR-MAI

Copas: Nacional e Internacional

Maldito sorteio, puta merda. Na copa doméstica acabei enfrentando o poderoso Ajax cedo demais, aí já viu né? Era um caneco que eu almejava conquistar, e fiz de tudo pra passar por eles mas não deu. Caímos nas 8as mesmo.

qt58h3y.png

 

Já na Liga Europa II (nome genérico), conseguimos caminhar um tanto legal aí pela competição. Como ela comporta times do 3º escalão europeu, nossas chances consequentemente subiram. Não a ponto de ser campeão, mas pelo menos de brigar. Passei por duas fases antes de me garantir nos grupos:

Spoiler

vEeCS0D.png

Um grupo bem acessível eu diria, só não esperava que o APOEL fosse facilitar tanto pra nós, hahahaha. No fim das contas, eu e os russos duelamos pela 1ª colocação, dando ruim pra mim no fim das contas pelo confronto direto. Fomos pro mata-mata.

ZMzyg4v.png

Não aparece na imagem, mas passamos pelo Club Brugge com certa tranquilidade (3-1) no agregado. Aí vieram os portugueses, e a parada arrochou um pouco mais, lá em PT quase entregamos uma bela vantagem. Mas passamos. Aí, novamente o sorteio me botou na bunda: Atalanta. Nosso fim da linha, e com uma melancólica goleada jogando em gramados italianos.

Eu não tinha o intuito de levar o caneco, então a lição foi aprendida e a experiência absorvida. Próxima temporada estaremos na Champions, mas quem sabe não pinta uma UEL aí também?

Resumo da Temporada 2021/22

O caneco da Eredivisie veio, vou falar o quê? hahahahah Tô nas nuvens com o time. Tivemos uma jornada bastante forte na liga, e nem tanto assim nas copas, mas vá lá também. Um título que foi construído no terço final, com duelos diretos e jogos emocionantes (AZ, Ajax, Feyenoord, PSV, todos jogos duríssimos). Claro que as tropeçadas do maior candidato também colaboraram, hahaha maaaaas... azar o deles.

6gmMwK6.png

Gelson Dala demorou a encaixar no time, mas também quando encaixou hahahaha! Monstro. Até aqui, o melhor goleador que tive no time.

Agora, surpresa mesmo foi o menino Droste, oriundo das canteiras do time. Começou como aposta jovem no elenco, já havia comido a bola na base e tava pedindo passagem. Começou a virar titular só no terço final da liga, e não saiu mais. Consistente para um cacete o rapaz, hahahaha por isso teve a melhor média. Já renovei seu contrato, pois o assédio deve vir forte.

Petkovic mesmo já entrando na fase final da carreira, consegue ser bastante efetivo nas assistências. Líder e capitão do time. Justo.

Bom, com o caneco da liga, o prêmio individual acabou me sorrindo também:

Spoiler

68SeZoh.png

--x--

Bom, depois dessa temporada mágica, espero continuar brigando no topo, mas agora solidificando um time mais forte. Vai entrar dinheiro da Champions, tenho alguns ativos aí pra levantar, enfim. Construir um elenco mais forte, e continuar brigando dentro da Holanda pela hegemonia.

No continente, espero não fazer feio e se possível, pegar uma UEL de tabela, hahahaha.

O ano foi tão especial que a diretoria já tá pensando em dar um grande passo também:

DeetHPq.png

Espero que tenha o meu nome, oiuaheoiuaheoiuae!

Seguimos... 🇳🇱

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
34 minutes ago, Leho. said:

#FM20 #Heerenveen 🇳🇱

1036.png.a89bbf1eb8840d09e0c3683443515db2.png

Temporada 2021/22

Terceira temporada à frente dos "Super Frísios", hahaha que apelidinho mais feio... mas beleza. Ainda tentando marcar território entre os principais clubes holandeses, meu intuito era de voltar a ter um time sólido novamente (principalmente defensivamente), como conseguimos ser lá na 1a temporada. Com os diamantes da base (Heide e Bergen) agora assumindo um protagonismo maior nos flancos, sua maturidade também deve ajudar nesse equilíbrio ao longo dos jogos.

Transferências e Elenco

Fiz uma janela menor que a anterior (em quantidade), pontual e buscando elevar a qualidade de alguns setores.

JANELA TRANSF. (img)

Aproveitando a Lei Bosman e minha rede de olheiros, consegui dois negócios excelentes para o clube: Sportiello e Miguel Blanco. O primeiro é um GR até de certo renome, oriundo da Atalanta, e o 2º veio de um clube menor da Holanda, mas com excelentes atributos e recomendações. Os dois chegam pra fortalecer minha meta e minha zaga.

Além deles, fui atrás de Rosell, LE que também chega pra ser titular; Gélson Dala (PL) pro comando de ataque titular; Doukouré (uma pechincha) pra ser o pilar defensivo do meio-de-campo e o Fiolic (MOD) como uma opção ao Bergen. Com exceção do último, todos chegam pra ser titulares em suas posições, já que acabei negociando outras peças dos mesmos setores.

Meu elenco então ficou assim:

> ELENCO (img)

Esquema Tático

Sem grandes mudanças, mantive o esquema explorando os pontas, um centroavante e três meias. A diferença foi trazer o volante pra posição de meia central, papel incumbido pelo líder Doukouré (reforço da temporada).

Hw6I6vX.png

Nas pontas os garotos da base van der Heide e van Bergen (agora um pouco mais maduros), e a zaga tinha o incremento de 3 peças novas: Sportiello, Blanco e Rosell. Tudo pra não oscilar defensivamente como ocorreu na 2a temporada.

Eredivisie 2021/22

Como já pontuei acima, o objetivo era o mesmo dos anos anteriores: brigar lá em cima, por vaga europeia. Se consolidar ali. Começamos bem, mesmo enfrentando uma sequência inicial "pesada", contra os times mais fortes da liga. Mas novamente, lá pelo fim do ano de 2021 e virada, o time oscilou. A primeira perna então ficou assim:

xXD8loO.png

Bem parecido com o ano anterior, diga-se. Porém, o time me dava mais esperanças do que o seu antecessor, justamente pelas peças que tínhamos. O Feyenoord vinha logo atrás, o que aumentava ainda mais a pressão pra continuarmos ali no meio deles.

E eis então que veio a segunda perna:

  Hide contents

CAMPEÃO MEU CARALHO! CAMPEÃO PORRA!1!!!1111!%#@!%*$@

flmCj85.png

Com confrontos diretos que conseguimos vencer ou pelo menos segurar os concorrentes, fomos aos poucos galgando posições e vendo o Ajax principalmente tropeçar na tabela. Assumi a liderança na reta final, e consegui suando mt sangue se sustentar ali. Defensivamente voltamos a ter solidez, e não à toa fomos a melhor defesa do campeonato.

Meu meio-campo com a novidade do MC ao invés de um VOL também se portou melhor, principalmente no suporte ao ataque. Posicionalmente meu time em vários jogos já ganhava o setor, tomando posse dos espaços. Só o ataque que acabou engrenando mesmo na reta final, o Gélson demorou a encaixar no time.

Agora, pra ser bem sincero eu não esperava esse título, mas conforme as rodadas caminhavam e o Ajax tropeçava, eu sentia que dava. E deu, hahahahaha vem CHAMPINHA! Sua linda!

hnwSA6c.png

Deixo aqui os resultados ao longo da temporada:

> AGO-OUT NOV-FEV MAR-MAI

Copas: Nacional e Internacional

Maldito sorteio, puta merda. Na copa doméstica acabei enfrentando o poderoso Ajax cedo demais, aí já viu né? Era um caneco que eu almejava conquistar, e fiz de tudo pra passar por eles mas não deu. Caímos nas 8as mesmo.

qt58h3y.png

 

Já na Liga Europa II (nome genérico), conseguimos caminhar um tanto legal aí pela competição. Como ela comporta times do 3º escalão europeu, nossas chances consequentemente subiram. Não a ponto de ser campeão, mas pelo menos de brigar. Passei por duas fases antes de me garantir nos grupos:

  Hide contents

vEeCS0D.png

Um grupo bem acessível eu diria, só não esperava que o APOEL fosse facilitar tanto pra nós, hahahaha. No fim das contas, eu e os russos duelamos pela 1ª colocação, dando ruim pra mim no fim das contas pelo confronto direto. Fomos pro mata-mata.

ZMzyg4v.png

Não aparece na imagem, mas passamos pelo Club Brugge com certa tranquilidade (3-1) no agregado. Aí vieram os portugueses, e a parada arrochou um pouco mais, lá em PT quase entregamos uma bela vantagem. Mas passamos. Aí, novamente o sorteio me botou na bunda: Atalanta. Nosso fim da linha, e com uma melancólica goleada jogando em gramados italianos.

Eu não tinha o intuito de levar o caneco, então a lição foi aprendida e a experiência absorvida. Próxima temporada estaremos na Champions, mas quem sabe não pinta uma UEL aí também?

Resumo da Temporada 2021/22

O caneco da Eredivisie veio, vou falar o quê? hahahahah Tô nas nuvens com o time. Tivemos uma jornada bastante forte na liga, e nem tanto assim nas copas, mas vá lá também. Um título que foi construído no terço final, com duelos diretos e jogos emocionantes (AZ, Ajax, Feyenoord, PSV, todos jogos duríssimos). Claro que as tropeçadas do maior candidato também colaboraram, hahaha maaaaas... azar o deles.

6gmMwK6.png

Gelson Dala demorou a encaixar no time, mas também quando encaixou hahahaha! Monstro. Até aqui, o melhor goleador que tive no time.

Agora, surpresa mesmo foi o menino Droste, oriundo das canteiras do time. Começou como aposta jovem no elenco, já havia comido a bola na base e tava pedindo passagem. Começou a virar titular só no terço final da liga, e não saiu mais. Consistente para um cacete o rapaz, hahahaha por isso teve a melhor média. Já renovei seu contato, pois o assédio deve vir forte.

Petkovic mesmo já entrando na fase final da carreira, consegue ser bastante efetivo nas assistências. Líder e capitão do time. Justo.

Bom, com o caneco da liga, o prêmio individual acabou me sorrindo também:

  Reveal hidden contents

68SeZoh.png

--x--

Bom, depois dessa temporada mágica, espero continuar brigando no topo, mas agora solidificando um time mais forte. Vai entrar dinheiro da Champions, tenho alguns ativos aí pra levantar, enfim. Construir um elenco mais forte, e continuar brigando dentro da Holanda pela hegemonia.

No continente, espero não fazer feio e se possível, pegar uma UEL de tabela, hahahaha.

O ano foi tão especial que a diretoria já tá pensando em dar um grande passo também:

DeetHPq.png

Espero que tenha o meu nome, oiuaheoiuaheoiuae!

Seguimos... 🇳🇱

Parabéns, Leleco. Deve ter sido inesperado e emocionante.

Mas quanto ao estádio, duvido muito que vá ter seu nome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
19 minutes ago, Henrique M. said:

Mas quanto ao estádio, duvido muito que vá ter seu nome.

Também duvido, mas sonhar não custa nada né hahahahah 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que grande temporada, @Leho.! Aí sim fomos surpreendidos! Título gigantesco.

Curioso pra ver o que pode aprontar agora com uma competição continental mais forte em paralelo a liga nacional. E que belo monstrinho o garoto ali da base, hein?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
15 hours ago, Bigode. said:

Que grande temporada, @Leho.! Aí sim fomos surpreendidos! Título gigantesco.

Curioso pra ver o que pode aprontar agora com uma competição continental mais forte em paralelo a liga nacional. E que belo monstrinho o garoto ali da base, hein?!

Pois é, baita surpresa pra todos hahahahahah! Mas foi mt bom.

Nessa Champions aí, como já disse, o objetivo é não passar vergonha hahahaha, e tentar ficar em 3º do grupo pra pular pra UEL, de repente ali pode ser mais acessível. Mas só de entrar um dinheiro bom já fico feliz em participar.

O Droste é um monstro, o rapaz é meia-atacante de origem mas no meu esquema foi recuado pra MC e tem jogado numa intensidade absurda. Por isso acho que sua média ficou tão boa, o garoto não deixa o ritmo do time cair. Já começaram a assediá-lo, e isso me preocupa. Conto com ele como titular pra próxima temporada, mas receio que vou ter que correr atrás de um substituto hahahah!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Time engatou a marcha ali na virada de ano e não tirou mais o pé. Baita campanha no segundo semestre, ainda com competição continental pra disputar em paralelo. Parabéns.

O Droste é craque mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • victor095
      Por victor095
      Salve galera. Todos bem? Voltando aqui pra área com o FM 22. Depois de sentir um pouco o jogo e testar algumas ligas adicionais, decidi seguir em frente com uma desejo pessoal que desenvolvi recentemente, depois do anúncio da criação da Conference League.
      Objetivos e Informações da carreira:
      O objetivo aqui é ignorar as 5 principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, França e Itália) e treinar apenas nas outras ligas. Quero explorar outros países pela europa, e participar das competições continentais, digamos, por um outro ângulo. Para isso, adicionei um grande número de ligas do continente europeu que já vem na db oficial e mais algumas (devidamente testadas e sem premiações fora da realidade).
      As ligas selecionadas estão aqui, para quem se interessar.
      Será um save carreira, sempre visando o crescimento do treinador. Treinador aliás que começa da seguinte forma:

      Eventualmente, talvez assuma uma seleção seguindo o mesmo critério, restringindo as grandes seleções.
      Para quem não me conhece muito bem ainda por aqui e gosta de saves com regras e restrições, você não verá isso por aqui😆, tenho total certeza que fazer isso no meu caso vai colocar prazo de validade no save (porém, admiro muito quem o faz hehehe). Logo, a ideia é sempre me divertir pra tentar trazer uma boa história por aqui também.
      O treinador vai começar desempregado e disputar as vagas que estiverem disponíveis. Em breve, voltaremos com a nossa primeira parada no velho continente!
    • tricolor de coraçao
      Por tricolor de coraçao
      *Créditos ao @Guilherermepor essa bela arte
      Considerações iniciais
      Antes de entrarmos a fundo na história umas breves considerações para situar o leitor
      Primeiramente, digo que dei uma pausa na saga do "SER Caxias" e retomei uma antiga série. Talvez você não lembre ou não saiba, mas no passado fiz uma saga pela América do Sul onde passei os 10 países da América do Sul + México e USA na saga chamada O Desbravador da América. A ideia agora era continuar o mesmo estilo pela Ásia passando os 12 países do continente, porém no passado já tentei por 3 vezes fazer a saga e sempre deu bugs. O @Cadete213 deve se lembrar, pois lembro que ele acompanhava.
      Mas eu sou brasileiro e não desisto nunca!
      Recentemente (nem tão recentemente) conheci o @Orieomil666num grupo de wattsap (descobri ele lá meio ao acaso enfim) e testando o save acabei pegando os arquivos dele que são mais atualizados, fizemos uns testes e não mais deu bugs.
      Isso me animou a refazer a saga. Não pretendo passar os 12 países. Em vez de todo ano passar um país pretendo passar menos países, entre 6 a 10 países dos 12 selecionados na data base e talvez ficar mais tempo em algum deles se a coisa ficar boa. Tanto faz a divisão
      E assim estipulei algumas regras. Li várias sagas aqui e mesclei várias ideias para escrever esta que irei contar.
      A saga será contada sobre um irmão meu (imaginário é claro, não tenho irmão). Por que? Ocorre que o save anterior que deu bug teve meus dados arquivados, então para resolver esse problema vou dizer que sofri um acidente de trabalho algo assim e meu irmão agora está indo lá seguir meus passos enfim vou contornar essas questõezinhas e deixar a coisa bacana. Mas em forma de diário na terceira pessoa com termos como "o treinador...", "o manager Carlos Magno Bonfante"...assim por diante. 
      Tentarei dar um ar fictício a história. 
       
      REGRAS
      Não pretendo me complicar, apenas me divertir, não priorizarei os clubes mas sim minha evolução pessoa, mas quero aplicar umas regras para a coisa ficar mais interessantes.

      (mais o Brasil por recomendação do pessoal do Mundiup. Vinte e oito ligas de 13 países e quase 50 mil jogadores)
       
      São 12 países e assim eu dividi estes em 3 grupos conforme o ranking da reputação da divisão principal. 
      Grupo 1: Singapura (38º) , Honk Kong (29º), Malásia (28º) e Indonésia (25º)(indonesia serie b = 44º)
      Grupo 2: Japão (5º), Arábia Saudita (7º), Austrália (8) e India (23º)
      Grupo 3: China (1º), Catar (2º), Emirados Arabes Unidos (3º) e Coreia do sul (4º)
       
      A regra que pensei é a seguinte eu começo no grupo na Singapura, pior primeira divisão entre os rankeados da database mas num dos melhores times de lá, o Tampines. Mas só posso ir para o grupo acima se passar antes por mais um país do mesmo grupo. Ou seja preciso passar no mínimo 2 países de cada grupo.
      Por que isso? Seria muito fácil eu no segundo ano ir para uma terceira divisão chinesa que deve estar mal rankeada e de repente logo estar na segunda e na primeira chinesa. Ou então estar no Japão e depois ir para uma Austrália seria estranho.
      Ou seja, eu quero subir sem ser tão forçado, sem parecer ser tão irreal. Meu medo é ir para uma divisao inferior depois e desequilibrar mas tentarei subir com certa gradação.
      Claro, não estou muito a fim de passar por Índia e Hong Kong, mas tudo pode acontecer. Uma coisa é certa, pelo ranking já se vê que a partir da Austrália os times são muito bons, mas que o terceiro grupo é terrível.
      Não que eu tenha que seguir a ordem acima, é apenas um roteiro pré-definido para dar um norte.
      Mesmo assim #Partiu Cingapura.
       
      P.S.: Abaixo meu passado no save anterior
      Vamos começar a aventura?
       
      __________
      CAPÍTULO 1
      ATO 1
      Planejando a Aventura
       
      01 de janeiro de 2021 - 12:00 h, horário de Brasília
      Carlos Magno Bonfante ou simplesmente Carlos Magno é o irmão mais novo de Ernani Bonfante, um ex-treinador que fora para a Ásia no passado, tentar a sorte por lá e que tem tido um passado interessante. Conta a lenda que no velho continente, seu irmão Bonfante começou num clube que trabalhava com sub-23, o Young Lions de Cingapura e depois para o Tampines e teria sido campeão em em ambos, campeão da segunda divisão malaia com o Kelantam, da segunda divisão arabe-saudita com o Al Batin, campeão indiano com o AL-Mohamed Sporting e campeão da liga e taça indonésia com o PSM Makasar. Além de ter passado sem muito sucesso pelo Lee-Man de Hong Kong. Tempos em que o futebol não era tão profissional. As autoridades negam esses fatos, mas o nome do irmão de Carlos Magno está no quadro da fama desses países.
      O mais estranho que seu irmão nunca mais foi visto. Como explicar tal mistério? Mundo paralelo tipo Dark? Problemas na matrix? Estariam as autoridades asiáticas escondendo algo? Mistééééério!
      Carlos Magno, formado em Educação Física e Administração sempre seguiu os passos do irmão, quer descobrir o que houve ou ao menos terminar o que seu irmão começou: seu irmão simpatizante do ganghzou como Carlos deseja um dia treinar esse grande clube asiatico.
      Sem perspectivas e sem dinheiro ligou para @Cadete213 um bancário, amigo de seu irmão Ernani,  que atualmente soube Carlos que ele resolveu ser treinador e estaria treinando o Napoli,  para ver se emprestava dinheiro e ajudasse com Cingapura. 
      Cadete disse as mesmas palavras que havia dito a seu irmão:
      Cadete: amigo, vá para a Cingapura e os países da Asia, é lindo lá, irá gostar
      (Carlos pensou: Será que o cadete sabe algo de lá que eu não sei? Devo estar delirando...) e respondeu
      Carlos: Obrigado amigo, se puder financiar esse meu projeto...estive falando com meu empresário o @Orieomil666, o mesmo que empresariava meu irmão, talvez conheça ele por Claudio Xing Ling, então eu agradeço muito.
      Cadete não respondeu, ficou de dar um retorno.
      Carlos Magno saiu e foi buscar alguns acessores.
       
      10 de Janeiro de 2021 - 12:00, horário de Brasília
       
      Carlos Magno pode não ter sido um atleta profissional mas fez alguns cursos da CBF e se preparou, teve algum preparo minimo e nesse mundo do futebol conheceu algumas pessoas do meio como o ex-tecnico do Young Lions @Bruno Alves Managerque disse já ter tido uma experiência na Cingapura no passado.
      Bruno: Rapaz. não vá para o Young Lions, eles são muito ruins cara, tudo sub23 e se você ficar no top 3 nao poderá disputar Champions, taça asiatica, taça de Singapura, nem contratar estrangeiros nesse clube. Sinceramente eu fui um tempo lá e di no pé.
      Carlos: É, estive pensando nisso, meu irmão já havia dito que apesar do titulo todo ano era só a S-League que tinha para disputar. To pensando em ir para o Tampines.
      Bruno: Isso, vá para o Tampines. O DPMM de Brunei, O Nigata Albirex do Japão e o Sailors também são bons.
      Carlos: Ué times estrangeiros em Cingapura....?
      Fora interrompido Carlos:
      Bruno: Seu irmão não explicou essa parte não? Esses clubes acham pouco interessante ou muito forte em seus países e preferem jogar em Cingapura
      Carlos: Hummm, vou ir para o Tampines mesmo então.
      Bruno: Boa sorte.
      Carlos: Só uma duvida, conte-me mais sobre sua experiência em Cinga...
      Bruno mudou a conversa, não contou nada. Estaria Bruno escondendo algo também. Estraaaanho!
       
      20 de Janeiro, 12:00 h,  horário de Brasília.
      Carlos conheceu mais pessoas que parecem dispostas a apoia-lo nessa empreitada: @Victor Duque, @schacoffee @alberto_ijui @Johann Duwe @Megalodonte @PedroJr14 @just12 mas não sabe ainda o que são eles, se são profissionais que poderiam ser seu staff na Asia ou o que, ao que tudo indica são conselheiros, algo como coachs esportivos e Carlos esta disposto a leva-los consigo para Cingapura. Conseguiu o patrocinio do @Cadete213. E fechou contato com seu empresário.
      Carlos: fala @Orieomil666 meu empresário Xing Ling, vamos para a Cingapura?
      Xingling: Faaaala "el mago de cedro segundo" hahahaha tu me lembras teu irmão. Boraaa, só não vai me dizer que vai para aquele yooo ...io...young o que mesmo?
      Carlos: Relaxa, tu me consegue colocar no Tampines?
      Xingling: Meu amigo, não me chamo Xingling a toa né? Sou mestre ali nessa área "xacomigo"!
      (Esse cara é estranho, asiático que parece carioca e usa camisa do Flamengo,estranho, devo estar delirando, tenho que superar o sumiço de meu irmão - pensou Carlos)
      Carlos: combinado meu guru!
       
      Carlos reuniu esse pessoal todo e partiu para Tampines, Cingapura onde treinará o TAMPINES ROVERS FOOTBALL CLUB.

       
      A gente se vê em um próximo capítulo. Gostaram da história pessoal? Algum problema que não gostara?
      A vontade para darem suas impressões.
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Galford Strife
      Por Galford Strife
      Mals a falta de tradução, mas por enquanto estou sem tempo, caso alguém possa traduzir pra galera que não fala inglês.
      Mas em resumo, não vai ser um game diferente. O FM terá as duas modalidades e o treinador poderá transitar entre as duas em um save. Achei ótimo e mais realista.
×
×
  • Criar Novo...