Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Neymar é o único brasileiro nos 30 finalistas da Bola de Ouro


Perissé

Posts Recomendados

Citar

Neymar é o único brasileiro nos 30 finalistas da Bola de Ouro; Leicester tem 2 nomes

A revista France Football divulgou a conta gotas os 30 finalistas na disputa da Bola de Ouro ao longo desta segunda-feira. Após seis ‘pacotes' com cinco atletas cada, o único brasileiro que deu as caras foi Neymar, campeão espanhol com o Barcelona.

O atacante marcou 31 gols e deu 20 assistências em 49 partidas por Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Uefa Champions League e Mundial de Clubes, o que lhe rendeu uma média de mais de uma participação de gol por partida.

A relação ainda conta com Pepe, que é naturalizado português, e fez ótimo temporada em 2015-16, sendo um dos destaques defensivos no título da Champions conquistado pelo Real Madrid e no triunfo de Portugal na Eurocopa.

Campeão inglês de forma inédita na última temporada e responsável por uma das maiore surpresas na história do futebol, o Leicester City emplacou dois nomes: Jamie Vardy (vice-artilheiro da Premier League com 24 gols) e Riyad Mahrez (melhor jogador da competição com 17 gols e 11 assistências).

Outro campeão improvável também ocupou um espaço de destaque na relação da revista francesa: Portugal. Além de Pep, os campeões europeus também contam com Cristiano Ronaldo, grande favorito ao prêmio, e o goleiro Rui Patrício, do Sporting.

Esta será a primeira separada da France Football desde 2010, já que nos últimos anos a revista trabalhava conjuntamente com a Fifa. Agora, serão dois prêmios diferentes, como ocorria outrora.

O vencedor da próxima edição da Bola de Ouro será determinado por voto de jornalistas - jogadores (capitães das seleções) e técnicos não irão mais ter voz.

A primeira Bola de Ouro foi dada a Stanley Matthews, que na época estava no Blackpool e superou Alfredo Di Stefano para ficar com o título em 1956. Somente atletas europeus disputavam até 1994.

Veja a lista dos 30 finalistas:

Sem título.png

O que faz o Pepe nessa lista? É um absurdo não colocarem o menino Couto nessa lista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, PsychShw disse:

Pepe de bicão nessa lista por conta da final da UCL e Eurocopa. Injustiça com o Coutinho.

Injustiça com o Boateng, isso sim. Se era pra colocar zagueiro na lista, tinha que ter sido ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mim, os três melhores foram Messi, Griezmann e Payet, respectivamente. Já está na hora do Cris sair dos três melhores.

Mas ainda tem muito chão até janeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hora atrás, Yan Perisse disse:

Por mim, os três melhores foram Messi, Griezmann e Payet, respectivamente. Já está na hora do Cris sair dos três melhores.

Mas ainda tem muito chão até janeiro.

O cara ganhou Champions e Euro, com certeza vai levar a bola de ouro, é mais perigoso o Messi não figurar entre os 3 do que o Cristiano Ronaldo. A France Football leva muito mais em consideração os títulos que o jogador conquistou do que o prêmio em conjunto com a FIFA, que era cheio da camaradagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique M. disse:

O cara ganhou Champions e Euro, com certeza vai levar a bola de ouro, é mais perigoso o Messi não figurar entre os 3 do que o Cristiano Ronaldo. A France Football leva muito mais em consideração os títulos que o jogador conquistou do que o prêmio em conjunto com a FIFA, que era cheio da camaradagem.

A France Football tem a sua opinião. Eu tenho a minha. Cristiano pode ter conquistado os dois títulos mais importantes da Europa, mas não figura entre os três pra mim. Se figurasse, seria no lugar do Payet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
2 minutos atrás, Yan Perisse disse:

A France Football tem a sua opinião. Eu tenho a minha. Cristiano pode ter conquistado os dois títulos mais importantes da Europa, mas não figura entre os três pra mim. Se figurasse, seria no lugar do Payet.

Mas como quem distribui a bola de ouro é a France Football...

Não te critiquei nem nada, por isso não entendi esse post agressivo, só estava te explicando como funciona a mentalidade dos jornalistas que votam ali. Não precisava pegar ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Henrique M. disse:

Mas como quem distribui a bola de ouro é a France Football...

Não te critiquei nem nada, por isso não entendi esse post agressivo, só estava te explicando como funciona a mentalidade dos jornalistas que votam ali. Não precisava pegar ar.

Eu sei qual é a mentalidade dos jornalistas e, pensando como eles, provavelmente quem ganha é o Cris. Só falei a minha mentalidade quanto a isso. Eu não quis ser agressivo, se pareceu, peço desculpas, lindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara é artilheiro da porra toda e ainda dizem que não fez nada? hauahuahau sou fã do Messi, acho que ele sempre foi muito melhor do que o CR7, mas dizer que o cara não fez nada e não merece estar nem no top3 é absurdo demais. 

Pra mim é CR7, Messi e Suárez. E provavelmente vai ser isso pra France Football mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, (SPFC)Coach disse:

O cara é artilheiro da porra toda e ainda dizem que não fez nada? hauahuahau sou fã do Messi, acho que ele sempre foi muito melhor do que o CR7, mas dizer que o cara não fez nada e não merece estar nem no top3 é absurdo demais. 

Pra mim é CR7, Messi e Suárez. E provavelmente vai ser isso pra France Football mesmo.

Ele foi somente uma vez artilheiro, na UCL, e jogou bem só a fase de grupos, praticamente. Só apareceu mesmo contra o Wolfsburg.

No mais, tinha esquecido do Suárez. Acho que o Suárez é mais top 3 que o Payet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

CR7 vai levar isso aí, pela Eurocopa e pela Champions que colocou no bolso (se foi decisivo já são oooooooutros quinhentos).

Agora, falaram do Pepe né, mas o Agüero ali tá só pelo nome também, não? haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu acho curioso é que quando vão falar do cara ser decisivo ou não só lembram da porra da final. Como se pra chegar lá não precisasse decidir oitavas, quartas, semi, pontuar na fase de grupos..

É muita escrotice. O cara foi artilheiro disparado da UCL. Se ele tivesse perdido o último pênalti na final ele seria pipoca, cagão, mas fazer não o torna decisivo. Não entendo, definitivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Raimundos disse:

O que eu acho curioso é que quando vão falar do cara ser decisivo ou não só lembram da porra da final. Como se pra chegar lá não precisasse decidir oitavas, quartas, semi, pontuar na fase de grupos..

É muita escrotice. O cara foi artilheiro disparado da UCL. Se ele tivesse perdido o último pênalti na final ele seria pipoca, cagão, mas fazer não o torna decisivo. Não entendo, definitivamente.

Os gols do Cristiano foram contra Shakhtar (5), Malmö (6), Roma (2) e Wolfsburg (3). Dessa lista, o único clube que mais fez frente foi o Wolfsburg. Contra o PSG, Atlético de Madrid e City, não fez nenhum. No total, foram 5 partidas importantes que ele não marcou. Ser artilheiro da UCL contra Malmö, Roma e Shakhtar é fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Os gols do Cristiano foram contra Shakhtar (5), Malmö (6), Roma (2) e Wolfsburg (3). Dessa lista, o único clube que mais fez frente foi o Wolfsburg. Contra o PSG, Atlético de Madrid e City, não fez nenhum. No total, foram 5 partidas importantes que ele não marcou. Ser artilheiro da UCL contra Malmö, Roma e Shakhtar é fácil.

Se é fácil por que ninguém mais é, então? Para com isso, por favor.

Decidiu as oitavas e as quartas, na semi só teve um gol nos dois jogos e na final bateu o pênalti decisivo.

"Ahh, pênalti decisivo, mimimi, só fez isso"

Se tivesse errado era pipoca, era cagão, etc. Fez e pronto. Pênalti é pênalti, amigo. O Griezmann perdeu um no tempo normal. 

Pra chegar na final tem que jogar fase de grupos, oitavas, quartas e semi. Se não tiver alguém pra decidir tudo isso não chega. E o time tem onze em campo, achar que o Ronaldo vai fazer todos os gols da equipe em todos os jogos decisivos que disputar é ser muito tapado.

Na Euro fez os dois gols que levaram ao empate com a Hungria, se não tivesse feito nem de fase Portugal teria passado. Nas oitavas participou diretamente do gol do Quaresma. Nas quartas fez o gol que tinha que fazer na disputa de pênaltis. Na semi fez gol.

Artilheiro da UCL, vice-artilheiro da Euro, vice-líder de assistências aa UCL e vice-líder de assistências da Euro.

Esse ano o Ronaldo é bola de ouro sim. Queiram ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Raimundos disse:

Se é fácil por que ninguém mais é, então? Para com isso, por favor.

Decidiu as oitavas e as quartas, na semi só teve um gol nos dois jogos e na final bateu o pênalti decisivo.

"Ahh, pênalti decisivo, mimimi, só fez isso"

Se tivesse errado era pipoca, era cagão, etc. Fez e pronto. Pênalti é pênalti, amigo. O Griezmann perdeu um no tempo normal. 

Pra chegar na final tem que jogar fase de grupos, oitavas, quartas e semi. Se não tiver alguém pra decidir tudo isso não chega. E o time tem onze em campo, achar que o Ronaldo vai fazer todos os gols da equipe em todos os jogos decisivos que disputar é ser muito tapado.

Na Euro fez os dois gols que levaram ao empate com a Hungria, se não tivesse feito nem de fase Portugal teria passado. Nas oitavas participou diretamente do gol do Quaresma. Nas quartas fez o gol que tinha que fazer na disputa de pênaltis. Na semi fez gol.

Artilheiro da UCL, vice-artilheiro da Euro, vice-líder de assistências aa UCL e vice-líder de assistências da Euro.

Esse ano o Ronaldo é bola de ouro sim. Queiram ou não.

Vou pegar o exemplo do Messi e do Suárez que são mais fáceis de comparar. O Messi marcou contra Roma (2), Leverkusen (1), Arsenal (3). O Suárez marcou contra Roma (3), Leverkusen (1), BATE (1), Arsenal (1) e Atlético (2). O Barcelona enfrentou BATE, Bayer Leverkusen, Roma, Arsenal e Atlético de Madrid. Dessas equipes, apenas BATE e Roma são mais fracos. O Messi não jogou contra o BATE e não jogou uma das partida contra Roma.

A diferença de qualidade das equipes é bem clara. Messi só não marcou em uma equipe mais difícil (Atlético). Ronaldo não marcou contra três equipes fortes. Decidiu as quartas, válido. Mas na semi, não fez nenhum gol. E na final, eu não acho que um pênalti é algo de exaltar um jogador de nível mundial. É obrigação ele acertar.

Na Euro, marcou somente contra Hungria e País de Gales, países fracos. Não marcou contra Islândia, Áustria e Croácia, de fracos. Foi vice-artilheiro da Euro, jogando contra apenas uma equipe forte. Enquanto que o artilheiro foi com três gols a mais, enfrentando duas equipes fortes.

Na verdade, ficou em terceiro nas assistências na Euro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra meu amigo, quanta besteira, hein? O que tem a ver os gols do Messi? Tá doido, é? Então vai lá sortear você e coloca o Real Madrid no grupo do Bayern, Chelsea e Juventus e coloca no caminho de Portugal só as potências europeias. Não faz sentido nenhum. Se Real Madrid e Portugal tiveram que jogar contra essas equipes você queria que ele fizesse o quê?

Ronaldo foi campeão da UCL e da Euro e foi decisivo SIM nas duas. Ponto. Messi meteu esses gols aí e não ganhou porra nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Decidiu a fase x. Na fase y não marcou gol".

Assim, não é por nada, mas um jogador não precisa marcar gol pra ser decisivo. Não é porque ele não marcou gol na semi ou na final que ele automaticamente não foi decisivo.

E foi como o @Raimundos falou: se é assim tão fácil marcar gol nas equipes A, B e C, por que foi o Cristiano que o fez e não outro jogador? E discordo fortemente desse papo de "é obrigação ele acertar um pênalti porque é um jogador de nível mundial". Não, não é obrigação dele. Se for, é dele e de qualquer outro jogador que se disponha a cobrar. Ponto. E se ele perder, não é cagão ou pipoqueiro. Não deve ser chamado assim. Bem como qualquer outro que erre também não deve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Raimundos disse:

Porra meu amigo, quanta besteira, hein? O que tem a ver os gols do Messi? Tá doido, é? Então vai lá sortear você e coloca o Real Madrid no grupo do Bayern, Chelsea e Juventus e coloca no caminho de Portugal só as potências europeias. Não faz sentido nenhum. Se Real Madrid e Portugal tiveram que jogar contra essas equipes você queria que ele fizesse o quê?

Ronaldo foi campeão da UCL e da Euro e foi decisivo SIM nas duas. Ponto. Messi meteu esses gols aí e não ganhou porra nenhuma.

Eu dei um exemplo do Messi na mesma competição. Não estou falando sobre o Real Madrid ou Portugal terem sido sorteados contra equipes fracas e sim com o Cristiano não ter jogado o que se esperava de um jogador do calibre dele nesses jogos.

4 horas atrás, Bigode. disse:

"Decidiu a fase x. Na fase y não marcou gol".

Assim, não é por nada, mas um jogador não precisa marcar gol pra ser decisivo. Não é porque ele não marcou gol na semi ou na final que ele automaticamente não foi decisivo.

E foi como o @Raimundos falou: se é assim tão fácil marcar gol nas equipes A, B e C, por que foi o Cristiano que o fez e não outro jogador? E discordo fortemente desse papo de "é obrigação ele acertar um pênalti porque é um jogador de nível mundial". Não, não é obrigação dele. Se for, é dele e de qualquer outro jogador que se disponha a cobrar. Ponto. E se ele perder, não é cagão ou pipoqueiro. Não deve ser chamado assim. Bem como qualquer outro que erre também não deve.

Também acho isso. Eu só rebati argumentos que eram as artilharias do Cristiano. Marcar um ou dois não quer dizer que seja o nome do campeonato.

Peguei dois exemplos: Suárez e Messi. Os dois pegaram uma tabela bem mais difícil na competição inteira e mesmo assim marcaram bastante. E sim, pênalti é algo de se avaliar. Um pênalti perdido é sim motivo de crítica, a não ser se for mérito do goleiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Eu dei um exemplo do Messi na mesma competição. Não estou falando sobre o Real Madrid ou Portugal terem sido sorteados contra equipes fracas e sim com o Cristiano não ter jogado o que se esperava de um jogador do calibre dele nesses jogos.

Também acho isso. Eu só rebati argumentos que eram as artilharias do Cristiano. Marcar um ou dois não quer dizer que seja o nome do campeonato.

Peguei dois exemplos: Suárez e Messi. Os dois pegaram uma tabela bem mais difícil na competição inteira e mesmo assim marcaram bastante. E sim, pênalti é algo de se avaliar. Um pênalti perdido é sim motivo de crítica, a não ser se for mérito do goleiro.

Sim, é motivo de crítica. Se ele bater muito mal, por exemplo. Mas crítica é diferente de chamar de pipoqueiro e afins. Isso eu não concordo e não consigo aceitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Bigode. disse:

Sim, é motivo de crítica. Se ele bater muito mal, por exemplo. Mas crítica é diferente de chamar de pipoqueiro e afins. Isso eu não concordo e não consigo aceitar.

Sim, acho que chamar de pipoqueiro e afins é uma crítica muito fraca e muito sem estrutura. Crítica é algo que deve ser feito para melhorar algo na pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês estão discutindo o ponto errado. A questão é apoiar o Ronaldo em argumentos muito fracos para justificá-lo como melhor do mundo nessa premiação. A influência que o Ronaldo tem em um jogo e seu atual overall fazem essa discussão morrer, simples.

(Antes, uma ressalva. A Bola de Ouro deixou de ser um prêmio respeitável já há algum tempo. Não porque pessoas que não mereciam ganharam - inclusive não discordo dos vencedores dos últimos anos. Mas claro, cada um com uma opinião, apesar de algumas serem mais lúcidas.  A questão é apontar o individualismo, a preocupação com o 'será que ele vai ser Bola de Ouro esse ano?', tornando o futebol um jogo onde você torce para o jogador, e não para o time. A análise é feita ora com base nos números - que geralmente são frios demais -, ora com base nos títulos - que podem muito bem ter sido mérito enorme de um grupo que não se apoiou totalmente em um só jogador. Por isso, esse prêmio valoriza o que o beautiful game não foi feito para ser: egocêntrico e individualista. Logo, não deveríamos julgar o ano de um jogador pela sua colocação no ranking feito por esse prêmio. Mas já que a BdO existe, a discussão sobre o que ela supostamente deveria representar para o vencedor é válida).

Dito isso, é importante ressaltar que existem alguns erros de julgamento. Basear a performance individual com base em números ou títulos não é algo necessariamente justo. E mesmo analisando com uma viseira, ainda assim não vejo motivo para colocar Ronaldo como melhor do mundo. O que acontece é que os números sempre espantosos do Ronaldo mostram simplesmente um lado da história. Não vou encher o post de estatísticas, mas basta uma pesquisa rápida para saber que o Ronaldo não foi conciso. E essa foi uma discussão repetida algumas vezes durante 2016. Sua artilharia de UCL se apoiou em times pequenos (inclusive, para a BdO, boa parte dos gols que garantiram sua artilharia foram feitos na fase de grupos em 2015). A campanha dele na Champions se resume a um jogo contra o Wolfsburg. Sua atuação na final foi lamentável, e ele jogou vários jogos decisivos naquele nível esse ano. Alguns pontos importantes foram perdidos na Liga, em parte por oportunidades perdidas e atuação bem abaixo do normal (quem viu, sabe), e a ajuda que ele deu à Portugal na EURO foi bem menor do que se esperava. Felizmente para os portugueses, não era tão necessária quanto se julgava antes do torneio. Os títulos conquistados não tiveram o Ronaldo como protagonista. O principal jogador do Real Madrid é Modric. A EURO dos portugueses teve Pepe, Nani, Quaresma e o novato Renato Sanches como pilares do time, além do herói improvável Éder. Mas esperamos que aquele que se diz melhor do mundo seja protagonista e melhor jogador do seu time durante as competições do ano, não?

Mas até então, ok. Afinal, ele realmente teve números muito bons e ganhou títulos importantes. O que é bom entender é que Ronaldo não joga como melhor do mundo já fazem no mínimo 2 anos. Ele é um winger que não dribla e não constrói. O Ronaldo não domina mais alguns atributos básicos. Ele também já não tem aquela capacidade de finalizar com precisão de qualquer lugar. Suas atuações são completamente maquiadas pelas estatísticas. Assistir aos jogos do Ronaldo esse ano (ou mesmo em 2015) e dizer que esse cara deve ser melhor do mundo significa séria dificuldade em avaliar a capacidade de um jogador. Mas, novamente, mesmo que o Ronaldo esteja com sérios problemas técnicos, a BdO da a impressão de que isso não importa, desde que ele seja eleito. E isso não faz absolutamente nenhum sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2016 at 21:26, Leho. disse:

CR7 vai levar isso aí, pela Eurocopa e pela Champions que colocou no bolso (se foi decisivo já são oooooooutros quinhentos).

Agora, falaram do Pepe né, mas o Agüero ali tá só pelo nome também, não? haha

Fui conferir e na temporada foram 34 jogos e 27 gols. E, segundo a Squawka (referência para stats), teve o melhor perfomance score em todo o time do City. Yaya Touré foi o segundo, com alguma distância.

Fora essa temporada que ele tá com 12 jogos e 10 gols. Menino tá jogando bem, tá jogando bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • felipevalle
      Por felipevalle
      Senhores y senhores,   Mundial de clubes começando. E do confronto de hoje, pode sair o possível adversário do Real. A depender, se caso vença o Seattle na fase seguinte.   Já no caso do Fuderosaum, só teremos uma ideia melhor lá para o dia 4, em que ocorre outro embate, dessa vez entre o Casablanca y o Hilal.
    • Aleef
      Por Aleef
      Intercontinental foi um torneio entre times sulamericanos x times europeus, mas foi suspensa, porém....
      A Conmebol e a UEFA se uniram contra a possibilidade de ter Copa do Mundo a cada dois anos, a "Finalíssima" foi um evento criado contra a Copa do Mundo. Ambas as entidades tiveram reuniões sobre a possibilidade da volta da competição mas ainda não chegaram ao consenso envolvendo as equipes. Entretanto, hoje tivemos novidades.
      Finalíssima Feminina realizada na Europa (entre a campeã da Copa América x Eurocopa) Intercontinental sub20 será realizado em território sulamericano (Peñarol x Benfica). Essa competição inclusive será em Montevideo no dia 21 de agosto Torneio Final Four (campeões e vice-campeões de futsal sulamericanos e europeus) será realizado na Argentina nos dias 16 e 18 de setembro Claro, até ontem não existia a possibilidade da volta do torneio. Mas aparentemente essa ideia está sendo amadurecida principalmente com a FIFA querendo a Copa do Mundo a cada dois anos e a Superliga envolvendo os grandes times da Europa.
      → Há conversas também envolvendo Brasil e Argentina em participar da Liga das Nações: https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2022/06/02/conmebol-e-uefa-anunciam-versao-feminina-da-finalissima-e-intercontinental-sub-20.ghtml
      → O Corinthians já vem brigando sobre a possibilidade de ter um Mundial Interclubes Feminino há algum tempo.
      → Em 2017 a Conmebol começou a agir nos bastidores para que o Intercontinental pudesse voltar com ida e volta e criaram um escritório junto com a UEFA para pôr o plano em prática. Um patrocinador que está disposto a por a Finalíssima é o Qatar, fecharia por 10 anos a parceria com ambas as entidades e seria neutro o território. Pelo que saiu na mídia (fonte abaixo) o plano é:
      Campeão da Copa América x campeão da Eurocopa Campeão da Libertadores x campeão da Champions League  Campeão da Sulamericana x campeão da Europa League https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2021/09/30/super-copa-intercontinental-de-clubes-entra-na-pauta-de-uefa-e-conmebol.htm
       
      Só lembrando que no orçamento da FIFA não há verba para o próximo Mundial Interclubes. Dependendo dos patrocinadores, a UEFA e a CONMEBOL vão bater no peito e vão criar sozinhos sem chancela da FIFA.
    • ZMB
      Por ZMB
      A final (Chelsea x Palmeiras), que é o que importa, vai rolar amanhã (sábado, 12 de fevereiro), às 13h30m, com transmissão da Band.
      Palpites?
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Lewandowski e Jorginho completaram o pódio. 
      Além do prêmio principal, também houve a entrega de alguns outros, como o de melhor goleiro (Donnarumma) e melhor jogador sub-21 (Pedri). 
      E aí, acharam justo? 
×
×
  • Criar Novo...