Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bundesliga e divisões inferiores


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Baita início, @leobdaniel! Quase deu na UCL, mas acho que ter pego uma UEL assim vai te ajudar a ter mais chances de chegar em fases mais agudas da competição, e assim ganhar mais moral e tempo pra construir sua equipe de forma tranquila!

Depois se der posta imagem da tua tática pra essa 2ª temporada junto do time titular, hehe. Fiquei curioso.

 

1 hour ago, ElPerroMG said:

[...] O Barco é excelente também, sempre rende comigo desde o FM18, tomara que no 21 continue assim, o custo benefício dele é ótimo. [...]

Acho que foi no FM18 também (ou no 19, não lembro hehe) que eu trouxe o Barco pro meu Villarreal na Espanha. Rendeu um absurdo, hahahah... joga fácil e realmente é bem acessível tirá-lo da MLS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ElPerroMG disse:

Luis Abram é bola demais, fiz um save com o Vélez no FM20 e ele deitava na zaga. Ele chegou a jogar de titular ou foi só pra compor elenco?

O Barco é excelente também, sempre rende comigo desde o FM18, tomara que no 21 continue assim, o custo benefício dele é ótimo. 

Teu time tá bem jovem, dá pra manter isso aí e buscar a Europa nos próximos anos.

Abram por enquanto está revezando com o Niakhaté (Eric Garcia titular absoluto), mas o plano é ter o Abram de titular no meio dessa segunda temporada, pois já tem time de olho no francês.

 

9 horas atrás, Leho. disse:

Baita início, @leobdaniel! Quase deu na UCL, mas acho que ter pego uma UEL assim vai te ajudar a ter mais chances de chegar em fases mais agudas da competição, e assim ganhar mais moral e tempo pra construir sua equipe de forma tranquila!

Depois se der posta imagem da tua tática pra essa 2ª temporada junto do time titular, hehe. Fiquei curioso.

 

Acho que foi no FM18 também (ou no 19, não lembro hehe) que eu trouxe o Barco pro meu Villarreal na Espanha. Rendeu um absurdo, hahahah... joga fácil e realmente é bem acessível tirá-lo da MLS.

Valeu! O Mainz já começa com um time bom. Mateta, Edmilson Fernandes, Aaron Martin, Niakhaté... são ótimos.

Eu sempre uso essa:

dUYKzGR.jpg?1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
19 hours ago, leobdaniel said:

Valeu! O Mainz já começa com um time bom. Mateta, Edmilson Fernandes, Aaron Martin, Niakhaté... são ótimos.

Eu sempre uso essa:

dUYKzGR.jpg?1

Hum, pode crer. Imaginei que o elenco já tivesse qualidade logo de cara. O Aaron eu já contratei num save no FM20, é mt bom lateral realmente, equilibrado em todos os atributos praticamente. Excelente!

Sobre a tática, é a minha preferida faz mt tempo também, hahahaha. Sempre que posso, eu a utilizo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei um save no Stuttgart e, assim, não foi nada fácil até o time engrenar.
Alternei muito entre o Gegenpress e o Contra-Ataque Fluído contra os gigantes (Bayern e Dortmund).

Bundesliga

Spoiler

296131438_Bundesliga_Profile.thumb.png.e4e96945b96e7f9ea2724c6ff4eaadfd.png

DFB Pokal

Manuel Ugarte errou o pênalti nas cobranças alternadas que sacramentou a vitória do Gladbach na final. Achei que sairiamos vencedores dessa competição após passar o Bayern, mas... Ugarte 😑

Spoiler


542510139_JniorMafra_EndofSeasonReview.thumb.png.d73d22400daa993a1677ee37b4eba83a.png


Tática mais usada e outros stats

Nico González não rendeu tanto quanto esperado, mas compareceu quando o time precisou. Sugawara e De la Vega tiveram seus momentos de glória, mas foram meio apagados.
Kobel foi uma parede, fazendo umas defesas tão incríveis que me deixaram estupefato. Wamangituka é o deus de ébano desse time; o homem que faz tudo.

E o Ugarte só me deu raiva. Fez porra nenhuma e já fez um transfer request porque não jogou na posição favorita dele. Um arrombado desses... 😑

Spoiler

1395484745_JniorMafra_EndofSeasonReview-3.thumb.png.7edd8148a2a0c27ece38c5f2af9d71df.png


Já estou pensando em trazer Arezo e Almada para essa equipe, além de reforçar a lateral direita.
Stuttgart vai acabarar virando um time de colônia argentina. rs

E o Ugarte que vá pra puta que o pariu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Caralho, mas vocês tão pica demais nesse FM21 dentro da Alemanha, hahahaha... só campanha foda!

Baita 1ª temporada, amigo @P.S.Y.! Pegar logo vaga na Champinha com o Stuttgart, que provavelmente é time cotado pra meio de tabela pra baixo, é uma senhora conquista. Gostei também da tática mais conservadora, hahaha um 4-4-2 à moda antiga sempre cai bem.

 

Agora, esse Wamangituka é um cavalo pra fazer gols, hein? 27 numa temporada, coisa linda. Superou o Lewa ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leho. disse:

Agora, esse Wamangituka é um cavalo pra fazer gols, hein? 27 numa temporada, coisa linda. Superou o Lewa ou não?

Mesmo que os stats de finalização dele ainda precisam melhorar, só o físico do Wamangituka é o de um cavalo mesmo.

Lewa não ficou nem entre os três maiores artilheiros da Bundesliga, pra 'cê ter uma noção. Houveram jogos em que o Bayern usou o Zirkzee ou Arp ao invés dele.

Pode ser que o Lewa tenha se lesionado também. Só que jogou contra o Stuttgart nas semis da Copa da Alemanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
52 minutos atrás, Stay Heavy disse:

Tô até com vergonha de iniciar o meu save na segundona. Só save top aqui hehehe

Deixa disso, meu caro! Manda bala e conta aqui pra gente o desenrolar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Bigode. disse:

Deixa disso, meu caro! Manda bala e conta aqui pra gente o desenrolar!

Amanhã a tarde após o trampo vou iniciar 😃
1º save no 21.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta. Vocês jogam de que forma? Eu comecei usando o lanches-chave prolongado (o mesmo que usava no 20), mas achei as partidas demoradas demais (mais do que no 20). Mudei para lances-chave resumido e tô gostando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
19 hours ago, Stay Heavy said:

Uma pergunta. Vocês jogam de que forma? Eu comecei usando o lanches-chave prolongado (o mesmo que usava no 20), mas achei as partidas demoradas demais (mais do que no 20). Mudei para lances-chave resumido e tô gostando.

Lances-chave prolongado. Eu também achei um pouco mais demorado, mas acabei me adaptando e até mudei um pouco de opinião, acho que assim consigo identificar melhor os erros da equipe e agir sobre eles a tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Leho. disse:

Lances-chave prolongado. Eu também achei um pouco mais demorado, mas acabei me adaptando e até mudei um pouco de opinião, acho que assim consigo identificar melhor os erros da equipe e agir sobre eles a tempo.

Ah no 20 eu achava bom, mas no 21 achei demorado demais. Ontem só no 1º tempo, foram 5min de lances kkkkkkk, coisa demais. No resumido caiu pela metade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, como esse FM21 tá gostosinho de jogar hein =D
E fiquei surpreendido, positivamente, com a quantidade de informações no pré e pós partida, estatísticas, análises, etc. Tem muita coisa boa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Diretor Geral

Adquiri o FM23 com alguns amigos aqui do fórum, mas justo no meu save de despedida da versão anterior eu tô mais motivado hahahaha, entrando na terceira temporada. Por isso resolvi adiar um pouco a estreia da nova versão, e continuar no FM22 ainda um pouco.

TSG Hoffenheim

879226.png.c5f39343dc8314e8371168bb8c78ce25.png

Iniciei com o Hoffe' que tem ótimas infraestruturas (o estádio por ex. é um brinco! rs), ótimo potencial financeiro mas é tido como time de meio de tabela (pra baixo). Além, é claro, de não ter a pressão de um clube mais tradicional da Bundesliga.

Na primeira temporada (21/22) consegui encaixar o time num esquema mais ousado e fomos além das expectativas, 4º lugar e Champions assegurada.

Já na segunda (22/23), com o calendário completamente espremido (parecendo a zona do Brasileirão, hahahah) por conta da Copa no Qatar e devido também, creio eu, a uma mudança na ousadia da tática em si (saí de uma mentalidade positiva pra uma equilibrada), o time caiu mt de produção, meu CA goleador Kramaric que na passada havia sido um dos artilheiros da Bundes', nessa marcou somente 8 gols. Meu time acabou com saldo ZERO, kkkk fizemos o mesmo tanto que tomamos.

É claro que com um rendimento pífio desses a colocação também foi broxante: ficamos somente em 8º, fora da zona de classificação pra Europa. Triste, fiquei bem puto com o time na verdade.

Agora, entrando na terceira temporada a expectativa é bem alta: apesar da diretoria exigir somente uma Liga Europa, creio que dá pra mirar na Champions de novo. Até pelo mercado que acabei fazendo, que me agradou MUITO! Consegui fazer praticamente todos os negócios que queria e reformular o elenco à minha maneira.

Meu time base pra essa 23/24 será esse:

496304463_hoffe_DT23-24.png.cc8b8afac5dcfaf37afd97cfc5f1dc54.png

 

Vou voltar com a ousadia kkkkkkk! Vamos ver se dessa vez vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima primeira temporada, @Leho.!

Na segunda temporada, é bem notável a queda pelo número de gols marcados mesmo, porque se formos ver pela pontuação e pelos gols sofridos, a queda foi mínima (por questões de desvio padrão dá até pra dizer que foi igual hahaha), já que fez apenas 2 pontos a menos do que na temporada anterior e sofreu 4 gols a menos também.

E fiquei na dúvida em relação a Champions. Como você não comentou nada, imagino que não tenha conseguido nem fazer uma gracinha, mas diz aí: como foi a participação?! E também fiquei curioso em relação ao restante do elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 horas atrás, Bigode. disse:

Ótima primeira temporada, @Leho.!

Na segunda temporada, é bem notável a queda pelo número de gols marcados mesmo, porque se formos ver pela pontuação e pelos gols sofridos, a queda foi mínima (por questões de desvio padrão dá até pra dizer que foi igual hahaha), já que fez apenas 2 pontos a menos do que na temporada anterior e sofreu 4 gols a menos também.

E fiquei na dúvida em relação a Champions. Como você não comentou nada, imagino que não tenha conseguido nem fazer uma gracinha, mas diz aí: como foi a participação?! E também fiquei curioso em relação ao restante do elenco.

Pois é cara, acho que essa rebaixada na mentalidade que eu dei (de positiva pra equilibrada) meio que tirou o ímpeto goleador do time, e soma-se a isso também a péssima fase que viveu o Kramaric, perdeu um caminhão de gols fáceis e nos prejudicou bastante nesse sentido. O setor defensivo — embora o goleiro Köhn tenha me tirado do sério algumas vezes hahahah — se manteve regular e a pontuação foi mt parecida também, o que mudou foi o desempenho ofensivo e o dos adversários.

Sobre a Champions, eu esqueci completamente hahaha! Mas fui direto pra fase de grupos e consegui avançar às 8as, caindo pro City do Pep. Gostei do desempenho do time, esperava pelo pior até.

Quanto ao restante do elenco, quando abrir o jogo vou tirar uma ss' e trazer aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2022 em 14:35, Leho. disse:

Adquiri o FM23 com alguns amigos aqui do fórum, mas justo no meu save de despedida da versão anterior eu tô mais motivado hahahaha, entrando na terceira temporada. Por isso resolvi adiar um pouco a estreia da nova versão, e continuar no FM22 ainda um pouco.

TSG Hoffenheim

879226.png.c5f39343dc8314e8371168bb8c78ce25.png

Iniciei com o Hoffe' que tem ótimas infraestruturas (o estádio por ex. é um brinco! rs), ótimo potencial financeiro mas é tido como time de meio de tabela (pra baixo). Além, é claro, de não ter a pressão de um clube mais tradicional da Bundesliga.

Na primeira temporada (21/22) consegui encaixar o time num esquema mais ousado e fomos além das expectativas, 4º lugar e Champions assegurada.

Já na segunda (22/23), com o calendário completamente espremido (parecendo a zona do Brasileirão, hahahah) por conta da Copa no Qatar e devido também, creio eu, a uma mudança na ousadia da tática em si (saí de uma mentalidade positiva pra uma equilibrada), o time caiu mt de produção, meu CA goleador Kramaric que na passada havia sido um dos artilheiros da Bundes', nessa marcou somente 8 gols. Meu time acabou com saldo ZERO, kkkk fizemos o mesmo tanto que tomamos.

É claro que com um rendimento pífio desses a colocação também foi broxante: ficamos somente em 8º, fora da zona de classificação pra Europa. Triste, fiquei bem puto com o time na verdade.

Agora, entrando na terceira temporada a expectativa é bem alta: apesar da diretoria exigir somente uma Liga Europa, creio que dá pra mirar na Champions de novo. Até pelo mercado que acabei fazendo, que me agradou MUITO! Consegui fazer praticamente todos os negócios que queria e reformular o elenco à minha maneira.

Meu time base pra essa 23/24 será esse:

496304463_hoffe_DT23-24.png.cc8b8afac5dcfaf37afd97cfc5f1dc54.png

 

Vou voltar com a ousadia kkkkkkk! Vamos ver se dessa vez vai.

Esse Esposito normalmente vira um monstrinho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
23 horas atrás, Thiago disse:

Esse Esposito normalmente vira um monstrinho. 

Pois é, eu o trouxe exatamente por saber disso hahahahaha! Nunca o treinei, queria experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Em 26/10/2022 em 16:50, Bigode. disse:

[...] E também fiquei curioso em relação ao restante do elenco.

2058950857_hoffe_elenco22-23.thumb.png.c8e47ba0b9304adb6d01805779866592.png
(clique para ampliar)

Na imagem só não saiu o goleiro titular Köhn, mas o restante tá todo aí. Vale dizer que eu mexo MUITO nas "alcunhas", então pode ser que vocês estranhem um pouco hahahaha! O Vera ali por ex. é o volante argentino Fausto Vera, hoje no Corinthians.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2022 em 21:55, Leho. disse:

Pois é, eu o trouxe exatamente por saber disso hahahahaha! Nunca o treinei, queria experimentar.

Só lembro de Esposito no save que fiz com o Genk, da Bélgica, acho que no FM 20. Esse rapaz fazia gol de tudo que era jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Quem acompanha o Boteco sabe que eu estava procurando uma equipe para jogar no FM23 (sim, 23 ainda). Depois de ouvir a opinião do pessoal, decidi começar com o Magdeburg, cotado para terminar na última colocação da 2ª divisão.

Tava em dúvida entre postar a história no Profissão: Manager ou só trazer relatos mais objetivos para cá, então comecei anotando tudo em detalhes. Nesse primeiro post vou trazer essa parte mais detalhada com a minha análise do elenco. Na sequência trago outro falando sobre os resultados, que já vai ser bem mais breve.

 

Situação geral da equipe

AP1GczNnNeMjvq32m2rCdUFgnQg36rVCCSMx7SyJ

O Magdeburg é uma equipe da antiga Alemanha Oriental. Teve seus maiores sucessos esportivos na década de 70, incluindo um título de Recopa UEFA em cima do Milan, se tornando o único time da DDR a conquistar uma competição continental. Como quase todos os clubes daquele lado do país, porém, a reunificação foi extremamente dura para o Magdeburg, deixando o clube nos níveis amadores do futebol alemão. 

Mais recentemente, o time conquistou o acesso à 3ª divisão em 2015, e para a 2ª divisão em 2018. Só que a passagem na segundona foi curta, voltando para a 3ª divisão no ano seguinte. Em 2022 veio novo acesso com o título da 3ª divisão, e agora a missão é tentar evitar outro bate-e-volta na 2ª Bundesliga.

 

AP1GczNGT046KZC0TIz_Ta_-BafBO8AQ0nStgaTT

Missão essa que não deve ser fácil. Começamos com a menor folha salarial da divisão (cerca de 5,5 milhões de euros), menos de 1/3 da folha dos clubes mais ricos da liga. A previsão da imprensa é o 18º lugar, e nas casas de apostas quem for louco o suficiente para colocar dinheiro no nosso título poderá ficar rico. Somos favoritos à lanterna, e com muita distância pro resto da liga.

 

Passando agora ao elenco:

Goleiros

AP1GczO71DbYFVhlSW5Bnp0IP8ZvSbVs7TW8Dm1g

Dominik Reimann vai para sua segunda temporada como titular do clube. Relativamente jovem, o goleiro tem qualidade suficiente para ser uma peça sólida da equipe nessa parte inicial do save. Não espero milagres, mas também não deve comprometer.

Para a reserva temos Tim Boss e Noah Kruth. Boss é levemente melhor, mas Kruth é um jovem de muito talento que tem tudo para ser nosso futuro na posição, além de ganhar um salário muito menor. Com isso, Tim Boss é fortíssimo candidato a sair do clube ao final da temporada.

 

Laterais Esquerdos

AP1GczMWzyluL-KRYnTCzxf2_dY8wUJWloGQ5U_n

Só temos um jogador natural da posição, mas não estou preocupado porque esse um jogador tem um bom nível e para a reserva tem uns cinco atletas que sabem jogar por ali se precisar (só não são naturais da posição). Recém-chegado da liga belga, Silas Gnaka tem tudo que espero de um lateral nesse nível.

 

Laterais Direitos

AP1GczMxv5GmfMby-_I3hqPMNFcETOVS04b7Fw4F

Uma posição com muita experiência. Cristiano Piccini é um italiano que se destacou em Portugal e na Espanha, tendo passagens pelo Sporting e pelo Valencia, onde foi titular até ter a carreira gravemente prejudicada por uma lesão no joelho. Mesmo com esse histórico, o atleta de 29 anos ainda tem muito para oferecer na segundona alemã.

E se precisar de ainda mais experiência posso contar com Alexander Bittroff, jogador de 33 anos que fez carreira entre a 2ª e a 3ª divisão alemã. Pela idade, não espero que ele tenha um papel no clube no longo prazo, mas sua capacidade de jogar em todas as posições de defesa pode ser bem importante nesse momento inicial.

O problema na posição é no médio prazo, já que temos dois atletas mais velhos e um reserva sem qualidade.

 

Zagueiros

AP1GczPEQGMzpQ5kppdVpor4LyA948G7Vyfkf825

Com uma carreira inteira na 2ª divisão, Malcolm Cacutalua só peca um pouco em decisões e concentração, mas tem atributos muito bons em todo o resto. Acredito que será um dos destaques do clube.

Para jogar ao seu lado temos o jovem Jamie Lawrence, de apenas 19 anos. Com muito potencial, o garoto emprestado pelo Bayern de Munique se destaca principalmente pela presença aérea.

Depois dos dois titulares a qualidade dos atletas específicos do setor cai bastante. Julian Rieckmann até tem potencial, mas ainda não chegou lá. Minha preferência será por utilizar jogadores que são naturais de outras posições, como Alexander Bittroff. Se precisar lançar mão dos demais zagueiros de origem, poderemos ter dificuldades.

 

Meias Centrais

AP1GczPcYr_WuBa35jDDNmVngky-MkLBiAMtngE_

Até aqui o elenco estava me surpreendendo positivamente. No meio de campo a situação mudou um pouco. O melhor da posição é Amara Condé, atleta que teve algum destaque na 3ª divisão, mas nunca jogou nesse nível. Tem bons atributos físicos e mentais, só que a parte técnica não entrega muito.

Depois dele o nível cai bastante. O melhor do resto é Andreas Müller, jovem que tem potencial para se tornar um jogador interessante. Infelizmente ainda não vejo nele um atleta pronto para ser titular, principalmente pela combinação de baixa mobilidade e pouca inteligência de posicionamento em campo.

 

Pontas Direitos

AP1GczMJ_HAMZ_Mefp0CZBddDK0hB_dOYDoIBfZO

Mohammed El Hankouri veio da liga holandesa com bastante pompa para ajudar o Magdeburg a se manter na divisão. Infelizmente eu não vejo tudo isso no atleta. Ele é razoavelmente rápido, tem bom drible, mas só. Não cruza bem, não passa bem, não chuta bem. Aí fica difícil.

Atrás dele temos o brasileiro Léo Scienza. Com passagem pelo Flamengo (de Alegrete), o rapaz supostamente tem algum potencial. Mas pelos atributos e já tendo 23 anos, não espero nada dele não. Uma curiosidade é que durante o primeiro semestre do save o rapaz foi representar a seleção de Luxemburgo, se tornando um desses brasileiros em seleções aleatórias pelo mundo.

 

Pontas Esquerdos

AP1GczNK4Ku0TrmdY4j9uLSv-7ZPwidjitsMTOZU

Três jogadores, e nenhum deles presta. O destaque é o japonês Tatsuya Ito, emprestado pelo Sint-Truiden, da Bélgica. Um rapaz veloz e trabalhador. Pena que é só isso mesmo. Passa longe de justificar o salário de 390 mil euros anuais, que fazem dele o atleta mais bem pago do clube.

 

Meias Ofensivos Centrais

AP1GczMYISCIv9A2c8f8PWwq9KpTeRXivzlSCo78

Moritz-Broni Kwarteng me parece o melhorzinho entre os jogadores dessa parte do campo. Ele veio do time B do HSV mostrando capacidades razoáveis em quase tudo. Só lhe falta visão de jogo e passe. Nada que vá ser importante para quem joga com a camisa 10.

 

Atacantes

AP1GczNQSisGUbxqisUbDWxpsRAAXIRxiUpXRk1I

Esqueci de tirar print da tela geral do plantel pra essa posição, mas temos três atletas para a posição. O melhor é esse aí de cima. Autor de 19 gols na campanha do título da 3ª divisão, Atik tem boas capacidades técnicas, mas vai precisar mostrar que está pronto para enfrentar defesas mais fortes. Na carreira, suas passagens pela 2ª divisão alemã foram bem apagadas (jogou por Kaiserslautern, Darmstadt e Dynamo Dresden, com 6 gols em 68 jogos na divisão). Além disso, o rapaz é uma nulidade no jogo aéreo, então apostar no jogo pelos lados e chuveirinho na área, típico de equipes de baixo nível, não deve funcionar muito.

AP1GczMdjB-B8OllCiyXpTjfUCWkoo-TcrNkbJNY

A segunda opção é Luca Schuler, jovem com um pouco mais de qualidade no jogo aéreo, mas que não é grandes coisas no restante. Pelo menos ainda tem algum potencial de crescimento. O terceiro jogador nem trouxe o print - é aquele reserva que só entra na falta de opção mesmo. 

 

----------

No próximo post trago os resultados. Já adianto que a minha primeira tentativa foi de enorme sucesso, como pode ser visto no print abaixo:

image.png

Depois desse jogo com o Hannover eu larguei o save de mão e recomecei, porque desse aí claramente não saía mais nada. Minha segunda tentativa foi basicamente igual. A terceira também. E a quarta e a quinta. Joguei sempre esses primeiros jogos (salvei o jogo logo antes da partida inicial da temporada), e nunca conseguia ganhar nenhuma (ou no máximo ganhava uma, mas o resto era um atropelo dos adversários). Aí ia lá, mudava a tática, elaborava mil planos sobre por que dessa vez ia ser diferente... e perdia como sempre.

Na sexta tentativa eu larguei de mão de tentar montar uma tática defensiva. Abracei o futebol ofensivo pressão louca no adversário que o FM favorece (mesmo achando que não faz nenhum sentido o pior time da 2ª divisão jogar desse jeito), e aí as coisas finalmente correram melhor. No próximo post vou falar dessa que foi a vez que o save saiu do zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magdeburg - Temporada 2022/23 - 1º semestre

Como mencionei ontem, iniciei o save com o Magdeburg tentando jogar futebol defensivo. Afinal, o time era cotado para a última posição na tabela da 2ª divisão. Além disso, minha avaliação do elenco era que os jogadores de defesa eram bem melhores do que os de ataque. Achei que fazia sentido jogar buscando segurar as coisas lá atrás e de repente buscar aquele golzinho maroto no contra-ataque.

Não funcionou. Reiniciei o save cinco vezes, e tomei pau em todas. Em todas larguei de mão porque tava claro que a demissão era só questão de tempo.

Na sexta vez eu decidi abandonar essa história de jogar futebol defensivo. Ao mesmo tempo, com a experiência acumulada das tentativas anteriores, já tinha alguma ideia do que o time fazia bem. Os resultados até aqui tinham sido horríveis, mas uma ou outra coisa eu já tinha observado nas táticas anteriores e decidi que valia replicar.

AP1GczPNR-g4c4PwPcrjhnaNCAX5c5-EPhzGwaTW

É nesse contexto que resolvi jogar num esquema bem diferente do que jogo normalmente. Uma das primeiras coisas que observei é que os laterais são provavelmente os jogadores de mais qualidade da equipe - e sabem jogar bem de alas também. O segundo setor mais forte é a zaga, com três bons nomes. Além disso, os zagueiros não são bons só na defesa, eles estão entre os melhores passadores da equipe. Então me parecia fazer sentido montar um esquema com três zagueiros e dois alas, buscando explorar a qualidade desses jogadores. Mesmo nas vezes que tomei pau, notei que essa saída de três funcionou bem.

Aliás, a saída de bola da zaga funcionou tão bem que resolvi adotar uma função que não existia nos FMs anteriores, o Central Descaído - basicamente, um defensor de uma linha de 3 que abre mais do que o normal de um zagueiro, atuando quase como um ala. Com isso Bittroff e Lawrence se colocam em posições mais abertas e um pouco mais avançadas. Com a posse de bola o time passa a jogar com três homens na lateral do campo - Central Descaído, Ala e Avançado Interior -, com dois deles fazendo corridas ao ataque e o terceiro atuando como um jogador mais fixo para reciclar a posse de bola.

Por outro lado, inicialmente eu tentei jogar com dois atacantes e mais gente no meio, deixando só os alas com o lado do campo, já que achei eles bem melhores que os pontas. Não funcionou. Mesmo com três zagueiros deixar só os alas cuidando o campo todo pelo lado acabava sendo coisa demais. Aí aproveitei que os meus pontas no geral são ambidestros e meti o pessoal de Avançado Interior, dando algum suporte pelo lado mas também vindo mais para dentro para deixar espaço para os alas explorarem.

No meio meti um segundo volante e um médio área-a-área pra fazer correria da defesa até o ataque. O segundo volante em especial me parece meio quebrado nesse FM (lembrando que estou no 23), porque o rapaz aparece muito livre lá no ataque.

AP1GczMYU0U8MkwupgQjbmwlX9LRv6zktIoyz2L5

Nas instruções táticas segui o básico do FM. Ritmo alto, jogando a partir da defesa, e sem chuveirar demais pra área que meu atacante é ruim no jogo aéreo.

AP1GczOeWmpRxj8TKFPPScfT60Q5cS3FiR0jtHOv

Na transição a dupla usual de contra-pressão e contra-atacar. Continuo achando que contra-pressão nessa equipe e nesse esquema tático faz zero sentido. Mas no FM essa opção simplesmente é um botão que diz "você quer que seu time jogue melhor?".

AP1GczO2AD76cPLnkPZvR7bxgje_16KG5btZ2m6R

E sem a bola também a usual pressão louca no adversário que o FM tanto favorece. Vale destacar que um dos meus maiores problemas nas tentativas anteriores era que sempre levava gol de bola lançada nas costas dos zagueiros. Não importa o quanto eu tentava baixar as linhas, jogar mais recuado, nada funcionava. Sempre tinha um mundo de espaço entre meus zagueiros e o goleiro, e os adversários faziam passes de Pirlo no auge da carreira pra meter exatamente naquele espaço.

Pois foi trocar pra esse esquema de pressão louca que os passes nas costas da zaga diminuíram absurdamente. Sentido nenhum. Até entendo que pressionar os adversários deixa menos tempo pra eles buscarem o passe perfeito, mas era pra ter muito mais espaço, eventualmente os caras deviam conseguir explorar isso, até porque a gente não consegue marcar todo mundo IMEDIATAMENTE, as vezes o cara tem tempo mesmo com pressão vindo. Mas foi mudar isso que os passes nas costas sumiram.

AP1GczNdV_FHIVm9W2u3ACxTA60AILtho8bRG1VL

Pois bem, os resultados do primeiro semestre da liga estão aí. De time que todos já contavam como rebaixado para a vice-liderança, com 8 vitórias, 7 empates e 1 derrota. Só no finalzinho tivemos uma sequência de jogos em que a defesa não foi tão bem e levamos mais de um gol (e ainda assim vencemos dois dos três), no resto não tomamos mais de um gol por jogo.

Um ponto curioso é que depois das primeiras partidas, em que ainda tava encaixando alguns detalhes da tática, nós basicamente só tivemos dificuldades contra os piores times da liga. Perdemos do Kaiserslautern e empatamos com Sandhausen e Eintracht Braunschweig (todos brigando pra se afastar da zona de rebaixamento). Depois voltamos a empatar com o Bielefeld, que é o lanterna.

Por outro lado, os times da ponta de cima foram todos batidos. 3 a 0 no Hannover, 2 a 0 no HSV, 3 a 2 no Nürnberg, 2 a 1 no Regensburg. Se o time estava brigando conosco lá em cima, nós despachamos eles.

AP1GczNlSiN0Qb8bv9GegdY2GBfu5lGrwtIAWoSU

A tabela ao final do primeiro turno nos coloca na 2ª posição, já com os pontos que eu esperava somar no campeonato inteiro. Acho difícil manter o ritmo até o final, até porque nosso time titular é muito melhor que os reservas, e eventualmente vamos sofrer com lesões. Mas mesmo se perder o segundo turno inteiro tá bom já.

AP1GczNYYca8NLOYAXttdfhfLuZkENJpAln4D0vJ

Na Copa da Alemanha também tivemos sucesso no semestre. Destaque para a vitória sobre o Bielefeld. É verdade que eles estão na lanterna da nossa divisão, mas foi um jogo em que abrimos 2 a 0, aí ficamos com um jogador a menos (lesão e eu já tinha feito as cinco substituições). Eles pressionaram, descontaram, e depois marcaram o empate aos 90+5. Fomos para a prorrogação com dez homens. Eu pensei que jogar defendendo não estava dando certo e meti nosso esquema normal de pressão e ataque mesmo, foda-se. Pois vencemos na prorrogação, mostrando que o negócio é não ter medo de atacar, em qualquer circunstância.

 

--------------------

No próximo post trago o resto da temporada. É claro que esses resultados aí são influenciados pelo fato de eu ter aprendido bastante sobre o time nas cinco tentativas de início de save que falharam. Não conseguiria esses resultados sem isso (mas só para deixar totalmente claro: só dei reload pra começar de novo quando via que tava pra ser demitido, não teve nenhum jogo que eu joguei de novo pra mudar resultado da partida ou algo assim). De qualquer modo, mesmo com essa vantagem inicial, tô bem feliz com os resultados obtidos (um pouco menos com o fato de ter que jogar no esquema pressão louca que o FM obriga todo mundo a jogar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Esse japonês aí ganhando o melhor salário do time é um baita dum enganador hein, @Danut? Hahahaha. Campanha excepcional até aqui, o time não é tão ruim tecnicamente mas óbvio que não se esperaria uma vice-liderança logo de cara. Acho que (a campanha) tende a perder um pouco de força, mas já dá pra sonhar com os playoffs de acesso sim, quem sabe?

Gostei da abordagem tática, e realmente... é correr pro ataque todo mundo KKKKKKK! Até aqui quem são seus melhores jogadores?

 

10 horas atrás, Danut disse:

[...] tô bem feliz com os resultados obtidos (um pouco menos com o fato de ter que jogar no esquema pressão louca que o FM obriga todo mundo a jogar).

Isso é foda, num save recente meu no 24 que crashou, comandando o Celta de Vigo, eu fiz um 1º turno bom mas fiquei num "limbo" ali entre os 2 gigantes e o restante dos outros times. Como não tinha mt mais pra onde ir em termos de tabela, resolvi fazer um teste justamente sobre essa questão: baixei uma tática de um dos gurus conceituados lá no no fórum da SI, e joguei com ela o 2º turno todo. Tática ofensiva e de alta pressão, claro, explorando exatamente esses exploits que o jogo proporciona pro jogador mais hardcore que acaba os descobrindo.

Resultado? Melhorei meu rendimento, a ponto de encostar em Real e Barça. É claro que era uma tática um tanto quanto 'Kamikaze' hahaha, e eu não gostava do tamanho da exposição que ela gerava, mas ainda assim os resultados vieram. Foda isso, a gente meio que fica preso dentro daquilo que a ME sugere ser o único caminho pro sucesso, independente do time que seja.

Na questão tática eu sinto também que quase sempre eu me vejo forçado a usar o 4-3-3 (ou 4-5-1, ou suas variantes). Quase nunca pego um elenco pra montar de forma diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutes ago, Leho. said:

Esse japonês aí ganhando o melhor salário do time é um baita dum enganador hein, @Danut? Hahahaha. Campanha excepcional até aqui, o time não é tão ruim tecnicamente mas óbvio que não se esperaria uma vice-liderança logo de cara. Acho que (a campanha) tende a perder um pouco de força, mas já dá pra sonhar com os playoffs de acesso sim, quem sabe?

Os jogadores são um pouco melhores do que eu esperaria numa equipe cotada pra lanterna do campeonato. Mas a qualidade cai bastante nos reservas, e mesmo o time titular é pior do que os adversários da liga no geral. Acho que acima da média só a linha de defesa (zagueiros e laterais) e o atacante. 

O japonês eu realmente fiquei indignado que ganha tudo o que ganha. Porém...

 

4 minutes ago, Leho. said:

Gostei da abordagem tática, e realmente... é correr pro ataque todo mundo KKKKKKK! Até aqui quem são seus melhores jogadores?

Os destaques do time, em ordem de classificação média:

  • nossos dois melhores zagueiros: Lawrence, simplesmente dono do time aos 19 anos, e Cacutalua;
  • o atacante Baris Atik: 9 gols até aqui, boa participação ofensiva no geral;
  • o japonês duplamente enganador: o rapaz é duplamente enganador pois enganou a gente ao se fingir de ruim, sendo que na verdade é craque. Fez o gol da classificação com dez homens na prorrogação da Copa da Alemanha, fez 3 no Hannover, é vice-artilheiro e lidera as assistências. Nunca critiquei.
  • O volante Andreas Müller: outro que me surpreendeu. Na avaliação de elenco achei que não tava pronto pra ser titular e ainda disse que era principalmente pela baixa mobilidade (aceleração e velocidade 10). Pois o rapaz compensa com visão de jogo, técnica, e muita disposição pra correr o campo todo pra cima e pra baixo. É o motor da equipe no meio de campo e de vez em quando aparece na entrada da área pra fazer seus gols também. 

 

4 minutes ago, Leho. said:

Isso é foda, num save recente meu no 24 que crashou, comandando o Celta de Vigo, eu fiz um 1º turno bom mas fiquei num "limbo" ali entre os 2 gigantes e o restante dos outros times. Como não tinha mt mais pra onde ir em termos de tabela, resolvi fazer um teste justamente sobre essa questão: baixei uma tática de um dos gurus conceituados lá no no fórum da SI, e joguei com ela o 2º turno todo. Tática ofensiva e de alta pressão, claro, explorando exatamente esses exploits que o jogo proporciona pro jogador mais hardcore que acaba os descobrindo.

Resultado? Melhorei meu rendimento, a ponto de encostar em Real e Barça. É claro que era uma tática um tanto quanto 'Kamikaze' hahaha, e eu não gostava do tamanho da exposição que ela gerava, mas ainda assim os resultados vieram. Foda isso, a gente meio que fica preso dentro daquilo que a ME sugere ser o único caminho pro sucesso, independente do time que seja.

Pois é. Isso de existirem táticas mais fortes sempre vai existir né. O FM é um jogo, e todo jogo tem alguma forma de você tirar o máximo da mecânica da coisa. Mas eu vejo os FMs recentes dando muita vantagem pra esses esquemas de ultra-pressão. Quando eu tava tentando montar um esquema mais defensivo pro Magdeburg e as coisas não tavam dando certo fui olhar no fórum da SI, e mesmo a galera que se propõe a jogar favorecendo a defesa usa sempre pressão alta e linha defensiva mais pra frente.

O que me incomoda nisso é que claramente jogar com linha defensiva mais baixa não diminui os espaços nas costas da zaga, sendo que na vida real é bem mais comum de ver times com linha baixa que fecham a entrada da área (até podem acabar perdendo por convidar o adversário a pressionar, ok, mas não é levando gol de bola nas costas da zaga o tempo todo).  

Outra instrução que me parece obrigatória nesse FM23 é jogar com ritmo elevado. Tentei jogar com ritmo mais baixo numa ideia de segurar o jogo, e simplesmente meus jogadores pareciam crianças jogando entre profissionais: eles todo jogo perdiam umas 10 vezes por ficar segurando a bola até a pressão chegar e roubar ela. E sim, isso é um risco de jogar mais lentamente, mas uma coisa é acontecer eventualmente, outra é todo jogo acontecer o tempo inteiro. O cara recebe a bola, domina, e fica parado esperando a marcação chegar e roubar. Parece que a instrução é "jogue que nem um retardado", e não "jogue com um pouco mais de calma quando tiver espaço pra isso".

Enfim, o jeito é aceitar que ou a gente joga com algumas coisas que o jogo exige, ou vai ter resultados piores. No meu caso os resultados piores foram tão ruins que não deu pra jogar. Então me sobrou aceitar jogar com certas instruções puramente porque é o que o jogo quer. Paciência. Pelo menos tem algumas coisas na tática que eu acho que montei bem para o meu time específico (tipo o desenho nesse 3-4-2-1), que não são puramente "é assim porque o FM quer que seja assim". Mas outras realmente são puro metagame.

 

4 minutes ago, Leho. said:

Na questão tática eu sinto também que quase sempre eu me vejo forçado a usar o 4-3-3 (ou 4-5-1, ou suas variantes). Quase nunca pego um elenco pra montar de forma diferente.

Uma das razões pra eu ter insistido nesse save com o Magdeburg mesmo depois de fracassar feio a primeira vez (e a segunda, e a terceira...) é que eu tava sentindo que tinha algo pra montar um esquema diferente. Também quase só jogo nesses esquemas que tu falou. Aí nesse caso eu tava vendo a possibilidade de montar um esquema com três zagueiros e resolvi insistir na ideia. 

Mas é aquilo. Funcionou nessa situação específica, que já tinha um time voltado pra isso. Mas na prática provavelmente se montar o time pro 4-1-2-3 vai ser mais fácil. Acaba sendo algo que a gente tem que se forçar a fazer diferente mesmo, se quiser sair da mesmice. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Bundesliga de 2023–24 será a 61ª edição da primeira divisão do futebol alemão. Começará em 18 de agosto de 2023 e está programado para terminar em 18 de maio de 2024.
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão
       
      Últimos vencedores
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      O Brasil começou sua jornada hoje (24 de julho) na Copa do Mundo Feminina de 2023, que teve início sexta-feira, dia 20. A Seleção já deu seu primeiro passo com o pé direito, ao vencer convincentemente o Panamá por 4x0, com 3 gols de Ary Borges e 1 de Bia Zaneratto. Sábado, às 7h, enfrentaremos a França, adversária que em tese é a mais complicada do grupo, mas já tropeçou ontem num empate em 0x0 contra a Jamaica. 
      Não somos considerados primeira prateleira no futebol feminino, mas podemos brigar pra conquistar a primeira estrela. O bom futebol de hoje é um sinal disso, apesar do adversário fraco, debutante em Copas. 
       
      A Copa tem transmissão dos Canais Globo e da CazéTV.
       
      Tabela com os grupos do torneio:

       
      Por fim, fiquem com o golaço que fez a Bia Zaneratto hoje:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Tópico geral do Grupo E da Copa do Mundo FIFA 2022
       

×
×
  • Criar Novo...