Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bundesliga e divisões inferiores


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral
17 minutos atrás, Danut disse:

Os destaques do time, em ordem de classificação média:

  • nossos dois melhores zagueiros: Lawrence, simplesmente dono do time aos 19 anos, e Cacutalua;
  • o atacante Baris Atik: 9 gols até aqui, boa participação ofensiva no geral;
  • o japonês duplamente enganador: o rapaz é duplamente enganador pois enganou a gente ao se fingir de ruim, sendo que na verdade é craque. Fez o gol da classificação com dez homens na prorrogação da Copa da Alemanha, fez 3 no Hannover, é vice-artilheiro e lidera as assistências. Nunca critiquei.
  • O volante Andreas Müller: outro que me surpreendeu. Na avaliação de elenco achei que não tava pronto pra ser titular e ainda disse que era principalmente pela baixa mobilidade (aceleração e velocidade 10). Pois o rapaz compensa com visão de jogo, técnica, e muita disposição pra correr o campo todo pra cima e pra baixo. É o motor da equipe no meio de campo e de vez em quando aparece na entrada da área pra fazer seus gols também. 

Caramba, que japonês safado KKKKKKKKK! Ele e o volante então "esconderam o ouro" direitinho, fiquei esperando ver os alas nessa lista mas não. Já o centroavante também correspondeu de forma bem legal, bacana ver isso.

 

18 minutos atrás, Danut disse:

[...] Pelo menos tem algumas coisas na tática que eu acho que montei bem para o meu time específico (tipo o desenho nesse 3-4-2-1), que não são puramente "é assim porque o FM quer que seja assim". Mas outras realmente são puro metagame.

Sim, achei que a tua abordagem dado o elenco proposto foi bem assertiva. Eu provavelmente teria caído na zona de conforto e montado um 4-2-3-1 (ou 4-3-3), e aí entra naquilo que tu disse ali mais abaixo em seu post: se a gente não se forçar, vai acabar sempre caindo nessas. Mas legal que esse foi um dos motivos de tu ter insistido com o Magdeburg, pelo visto é algo que você pretende manter ao longo do save, correto? Ou não, kkkkk?

 

p.s: que skin é essa que tu usa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magdeburg - Temporada 2022/23 - 2º semestre

Continuando o relato do post anterior, agora com os resultados do 2º semestre. Começando pela liga:

AP1GczPtKv61OSzFdgRcEzXJ_SBmRh6HeoLK5Wdd

Uma campanha arrasadora na primeira parte do turno. Lembrando que a gente já vinha de onze jogos sem perder, e emendamos mais nove, pra um total de vinte(!) partidas sem conhecer a derrota (13 vitórias, 7 empates). 

A partir de abril a possibilidade de subir para a 1ª divisão estava se tornando muito real, e aí o time começou a sofrer aquelas derrotas clássicas de quem sente a pressão: no ataque o pé tremia na hora de finalizar, amontoando chances perdidas, e na defesa alguém ia lá e fazia besteira pra entregar.

O ponto decisivo foi o jogo contra o HSV. Era disputa entre líder e vice, e a gente vinha de duas derrotas nos últimos três jogos (e sem jogar de forma convincente já há umas seis partidas). Pois levamos 12 minutos para abrir 3 a 0 em cima do vice-líder.

Em maio voltamos a balançar, abrindo o mês com uma derrota e depois só empatando com o Nürnberg em outro jogo de mil chances perdidas. Mas os adversários diretos também não fizeram a sua parte e esse empate acabou garantindo matematicamente o acesso à elite do futebol alemão. 

Com o acesso definido o time parece ter tirado todo o peso das suas costas, e metemos logo quatro no Darmstadt pra comemorar o título em grande estilo.

No jogo final, bateu a ressaca do título - o 3 a 1 do já rebaixado Arminia Bielefeld foi nossa única derrota em casa na temporada.  

AP1GczMWXGuSL97wIqRurZyvv_FUiNIGzcrS-7zb

Nem em sonho eu imaginava uma campanha dessas na temporada de estreia.

Um dado estatístico que achei interessante é que em termos de Expected Goals a minha equipe liderou a competição com 2,08 gols esperados por partida. O Heidenheim ficou em segundo com 1,71 gols esperados. E o terceiro melhor ataque foi o do Greuther Fürth, com 1,34 gols esperados por partida. É uma distância absurda da produção ofensiva da minha equipe pro resto da liga. Só não dominamos mais porque tivemos uma taxa de conversão abaixo da média. 

Outro ponto interessante é que tivemos a segunda melhor defesa da liga (tanto em gols efetivamente sofridos quanto em Expected Goals contra). O que reforça a percepção de que jogar nessa ofensividade louca e pressão total é o caminho mesmo nesse FM. O "certo" seria ter um ataque excelente e uma defesa terrível, mas acabamos nos destacando em ambos. 

 

AP1GczNgxUM3BmJT0ALPSxBo2T7fV0-NBjbFBJPS

Na Copa da Alemanha batemos o Schalke de virada nas oitavas - eles marcaram de pênalti cedo e depois nós é que parecíamos a equipe da divisão superior, martelando até conseguir a vitória aos 89 minutos (lembrando que no FM23 o Schalke tá na elite e tem um time decente, diferentemente da vida real). 

Derrubamos outro time da Bundesliga nas quartas de final, batendo o Freiburg. Dessa vez eles jogaram melhor, mas tiveram um jogador expulso no último minuto do tempo regular e soubemos aproveitar isso na prorrogação. 

A campanha só acabou mesmo na semifinal, quando enfrentamos meu time favorito. Fora de casa contra aquele que é provavelmente o 3º melhor elenco do país, e só três dias depois do jogo absolutamente decisivo contra o HSV na briga pelo acesso (que, obviamente, era prioridade). Foi demais para nosso pobre Magdeburg. De qualquer modo uma campanha gigante, nos colocando entre os quatro melhores do país. 

 

AP1GczNHg0JdgommFObXXirpOCDI26jDjHvvqY9_

Falando do elenco, o grande destaque do ano foi o zagueiro Jamie Lawrence, que com 19-20 anos simplesmente dominou tudo lá atrás. Quem também foi muito bem foi Baris Atik, terminando a temporada com 24 gols marcados e 8 assistências. 

Outro ponto curioso é o número de cartões. Jogamos a temporada toda com instruções de desarmes mais agressivos, e isso aparece nos números: Andreas Müller levou 15 amarelos em 30 jogos, Lawrence 13 em 35 jogos, Piccini 9 amarelos e 2 vermelhos em 32 jogos. Fomos a equipe que mais cometeu faltas e mais levou cartões na divisão. 

A posição que mais decepcionou foi a ponta-direita. Enquanto na esquerda o japonês mais querido do Brasil marcou 11 gols e deu 9 assistências, com atuações muito sólidas sempre, na direita foi mais complicado. Kwarteng até participou de muitos gols - marcou 7 e deu 10 assistências -, mas foi aquele jogador que passa o resto do tempo absolutamente sumido. Quem também jogou por ali foi El Hankouri, segundo maior salário do elenco. O holandês nem aparece nessa imagem aí porque coloquei os jogadores em ordem de classificação média, e o rapaz ficou abaixo do corte da imagem. Esperava bem mais. 

 

AP1GczPykmWAersa8aVZ5mb0hM8ff7d3O93DoaVB

Bom, com esses resultados totalmente inesperados, na próxima temporada vamos disputar a primeira divisão. Quero só ver o que vai acontecer, pois o Magdeburg tem um elenco que é fraco para a 2ª divisão e nenhum dinheiro em caixa. Só para ter ideia do que nos aguarda, depois dos aumentos salariais por subida de divisão sobraram 800 mil euros por ano de espaço na folha salarial para trazer reforços. Pra disputar a 1ª divisão alemã. Onde um jogador mediano de time da parte de baixo da tabela já ganha mais do que isso.  

Ah, e isso que nem mencionei ainda que perdemos o japonês enganador e o Boris Atik. Ou seja: os dois artilheiros da equipe, responsáveis por 45% dos nossos gols no ano. 

Mesmo se usasse de todas as vantagens do jogador humano sobre a IA, seria basicamente impossível montar uma equipe com esse dinheiro. Mas pra piorar mais as coisas eu tinha me proposto a jogar esse save deixando as contratações na mão do diretor, e assim será. Boa sorte pra IA que vai ter que montar um elenco pro Magdeburg sem absolutamente nenhum dinheiro pra isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutes ago, Leho. said:

Caramba, que japonês safado KKKKKKKKK! Ele e o volante então "esconderam o ouro" direitinho, fiquei esperando ver os alas nessa lista mas não. Já o centroavante também correspondeu de forma bem legal, bacana ver isso.

Totalmente. Eu não via nada demais nos dois, mas ambos jogaram muito bem esse ano. O japonês especialmente. Queria muito manter ele no time em definitivo, mas infelizmente não rolou (o clube dele até aceitou, mas queriam 300 mil euros de taxa, e a gente não tinha como pagar pois somos miseráveis). 

Os alas ficaram um pouco abaixo, mas também foram bem. São os jogadores que vem logo abaixo dos que eu citei na lista de classificação média. Não tiveram graaande destaque, mas acho que fizeram sua parte - e a minha avaliação vendo as partidas é mais positiva do que a nota que o FM deu a eles. 

 

27 minutes ago, Leho. said:

Sim, achei que a tua abordagem dado o elenco proposto foi bem assertiva. Eu provavelmente teria caído na zona de conforto e montado um 4-2-3-1 (ou 4-3-3), e aí entra naquilo que tu disse ali mais abaixo em seu post: se a gente não se forçar, vai acabar sempre caindo nessas. Mas legal que esse foi um dos motivos de tu ter insistido com o Magdeburg, pelo visto é algo que você pretende manter ao longo do save, correto? Ou não, kkkkk?

 

p.s: que skin é essa que tu usa?

Então, minha vontade é de manter esse desenho tático sim. Porém eu defini que quem vai contratar nesse save é o Diretor de Futebol, não eu mesmo. Aí fico dependendo do que ele inventar. Se tiver como, vou manter o esquema sim. 

A skin é essa aqui: https://community.sigames.com/forums/topic/571853-fm23-fm24-fm-light-skin-last-update-04042024/

Só fiz algumas modificações nela. Troquei os fundos todos por um fundo padrão, que acho mais bonito e facilita a leitura, os atributos tirei os quadrados que tem em volta dos números e mudei a cor deles, e tirei o negócio de mostrar a CA do jogador no perfil, que é habilitado por padrão. 

Se por acaso tu for usar ela e quiser mudar alguma coisa me avisa que a gente pode ver junto. Não sei se lembro exatamente tudo que fiz, mas dá pra gente ver, rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Caralho, campanha absurda hahahahaha! Parabéns por essa 1ª temporada @Danut, apesar de ter se valido de algumas tentativas anteriores, o trabalho é mt surpreendente pra um time que é cotado pra último colocado. Muito fera!

Agora, com essa restrição das contratações nas mãos do DdF estipulada dentro do save, quero só ver como será esse novo ano na Bundesliga hahaha, emoção não vai faltar (a começar pela montagem do plantel). Margem financeira é curtíssima, e o elenco mais ainda.

 

34 minutos atrás, Danut disse:

[...] Só fiz algumas modificações nela. Troquei os fundos todos por um fundo padrão, que acho mais bonito e facilita a leitura, os atributos tirei os quadrados que tem em volta dos números e mudei a cor deles, e tirei o negócio de mostrar a CA do jogador no perfil, que é habilitado por padrão. [...]

Eu curti, e se não for pedir demais, teria como tu fazer essas mesmas alterações na versão da skin pro FM24 e depois me mandar? Especialmente nos boxes dos atributos, acho aquilo lá terrível pra se ver hahaha! Se não der também tranquilo, eu me viro aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 4/7/2024 at 10:44 PM, Leho. said:

Eu curti, e se não for pedir demais, teria como tu fazer essas mesmas alterações na versão da skin pro FM24 e depois me mandar? Especialmente nos boxes dos atributos, acho aquilo lá terrível pra se ver hahaha! Se não der também tranquilo, eu me viro aqui.

Pior que não vou conseguir fazer pra ti porque eu não manjo de skin, fui mexendo meio que na tentativa e erro. Aí sem ter o jogo pra testar eu não consigo saber se dá certo.

Mas posso te dizer aqui o que eu fiz, com alguma investigação (olhando os últimos arquivos modificados e comparando com o original), aí tu vê o que quer fazer aí e se dá certo no FM24.

 

Ah, e vale dizer que eu não tirei aqueles quadrados dos atributos de todos os lugares. Eles continuam aparecendo nos membros da equipe técnica e em alguns outros lugares que eu não presto muita atenção, tipo relatório de treino e tal. Mas provavelmente dá para tu mudar essa parte também seguindo a mesma lógica dos que eu mudei, só procurar nos arquivos o que parece ter a ver com o que tu quiser mudar.


 

Spoiler

Para alterar o fundo: entrei na pasta graphics/backgrounds (isso dentro da pasta documentos/Sports Interactive/Football Manager 2023/skins/FM23Light, essa parte é sempre igual né) e deletei tudo que tinha lá exceto o background default.png. Isso resolveu a questão do fundo em uns 90% das telas.

Depois fui em graphics/pictures/city e troquei a imagem que tem lá (none.jpg) por uma cópia do arquivo default.png (renomeei o default para none.jpg, substituindo o arquivo que já existia).

Mesma coisa na pasta graphics/pictures/stadium. 

 

Para alterar a parte do perfil do jogador mexi em vários arquivos dentro da pasta panels/player. Eu não tenho certeza se sei exatamente o que cada coisa mudou (se é que mudou algo), então recomendo ter uma cópia de segurança dos arquivos em mãos antes de sair mexendo, e na dúvida parar e recarregar a skin pra ver se tá ok. Editei tudo com o Notepad++, se não tiver o programa recomendo, facilita demais esse tipo de coisa. Enfim, em ordem alfabética:

player attributes comparison panel.xml:

AP1GczPzjRSYrIRkFZ1iiothAvdmqKEs-uZBM4EF

Deletei essa linha ali.

 

player attributes panel profile.xml:

deletei a mesma linha do arquivo de cima.

 

player attributes tactics panel.xml

também aqui deletei a linha <record id="widget_info" class="attribute_label" alignment="centre,can_scale" colour="white" font="label" style="bold" size="12" use_attribute_colour_as_bg="true" appearance="boxes/custom/attributes/paper"/>

 

player attributes tactics pitch panel.xml

deletar a mesma linha dos outros arquivos. <record id="widget_info" class="attribute_label" alignment="centre,can_scale" colour="white" font="label" use_attribute_colour_as_bg="true" appearance="boxes/custom/attributes/paper"/>

 

player attributes training panel.xml

tu não vai imaginar o que eu apaguei aqui...

 

player overview panel.xml

AP1GczM1CxTGa4z7AxevtYvpyd4dfunRgLaidKUJ

Aqui eu tirei fora essa parte toda do Attribute Analyser, que é o radar que aparece no perfil do jogador. Eu pessoalmente não gosto daquilo, acho inútil, e tirando ele a parte de atributos ficou maior, gostei mais.

 

Seguindo para a pasta panels/player/extra_panels/player overview tabs/attributes:

player additional attributes.xml

AP1GczPTr07CfXugHPQG9_Y8v035HH6rZU8LE2r7

Deletei essa parte marcada, pra tirar o negócio que mostra a CA do jogador. Se quiser manter a CA é só não mexer aqui.

 

player attributes popup.xml

na parte de Attribute Value deletei a mesma linha que nos arquivos lá de cima: <record id="widget_info" class="attribute_label" alignment="centre,can_scale" colour="white" size="11" font="label" use_attribute_colour_as_bg="true" appearance="boxes/custom/attributes/paper"/>

 

player attributes.xml

Mesma história, deletar a famosa linha

 

E por fim, para mudar as cores dos atributos, fui na pasta principal da skin/settings (não mais em /panels), e editei o arquivo fm-color settings teal.xml, pra colocar cores que eu gosto mais para os atributos:

<!-- Attribute colours -->
    <colour name="low attribute"                                            value="grey 500"/>
    <colour name="normal attribute"                                            value="grey 900"/>
    <colour name="good attribute"                                            value="green 800"/>
    <colour name="excellent attribute"                                        value="blue 500"/>

 

Essa última acho que dá para mexer direto dentro do jogo, nas opções. Em todo caso se não funcionar no jogo dá para mudar ali no arquivo.

 

Spoiler

Esse spoiler aqui não tem nada a ver, é só um rascunho do próximo post da saga do Magdeburg que eu não tinha outro lugar para enfiar.

 

Magdeburg - Temporada 2023/24

Hora de ver como o Magdeburg se saiu na primeira metade da 3ª temporada do save, depois de contratar 7 novos atletas e dobrar a folha salarial - ainda assim, a 2ª menor da divisão.

 

AP1GczPpKjrKPQiyw1oY1yYbwX505M5qPThTOHnV

A diferença em relação ao ano anterior é gigantesca. Ainda perdemos quase todas contra os times mais fortes da liga, mas contra os demais estamos conseguindo bater de frente - e mesmo contra o Schalke, que vem em 3º, conseguimos descolar uma vitória por 2 a 0.

Fechamos o semestre com 6 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, com 3 gols de saldo. Números que mostram que o Magdeburg é uma equipe totalmente mediana. Para quem sofria horrores por cada ponto conquistado e lutou até o final para escapar da degola, ser mediano é excelente.

Uma curiosidade desse semestre fica por conta do jogo contra o Hoffenheim. Eles tiveram um jogador expulso com 41 segundos jogados na temporada. Deve ser um recorde.

AP1GczMYhf43OlpQVGRpz1lx656WzM5rtTrJn0yW

É verdade que os 23 pontos conquistados são só 1 ponto a mais do que fizemos no 2º semestre do ano passado. Mas naquele caso tivemos pelo menos seis pontos que foram conquistados contra equipes que não tavam nem aí pro campeonato mais. Dessa vez todos os jogos foram "de verdade".

 

AP1GczOwa07VpFBSMV0HpZl-kelRaF_assiHMtLZ

Na Copa da Alemanha conseguimos passar pelos dois primeiros adversários. O Sandhausen está na 3ª divisão e não ofereceu muita resistência.

Já contra o Schalke tivemos um jogo bem disputado, que só foi decidido nos pênaltis. E que disputa de pênaltis absolutamente maluca foi essa: eles tiveram três pênaltis que era só fazer para levar a classificação, pois nós (que estávamos batendo primeiro) perdemos a 5ª cobrança, a 7ª e a 12ª. Na primeira o jogador deles bateu na trave. Na segunda e na terceira, nosso goleiro catou. A disputa continuou até a cobrança de número 20, quando meu goleiro voltou a defender e fechamos com vitória.

AP1GczPp88ecFoQRq-mWPiP2GrfjWYrjx0OsVCDj

Nunca tinha visto algo assim. Faltou muito pouco para fechar duas séries inteiras de penalidades.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
12 horas atrás, Danut disse:

[...]

Mas posso te dizer aqui o que eu fiz, com alguma investigação (olhando os últimos arquivos modificados e comparando com o original), aí tu vê o que quer fazer aí e se dá certo no FM24.

Boa! Só pelas indicações das mudanças já dá pra me virar! Vlw amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magdeburg - Temporada 2023/24

Bom, com o acesso inesperado à elite do futebol alemão colocamos nosso Diretor de Futebol numa enrascada daquelas. O Magdeburg tinha a menor folha salarial da 2ª divisão, e mesmo com o dinheiro extra do título ainda somos muito, mas muito pobres. Nosso orçamento salarial para a temporada é de menos da metade do segundo menor orçamento da divisão. Existe time pobre, existe time miserável, e existe o Magdeburg.

 

Saídas

E como o que está ruim sempre pode piorar, perdemos nossos dois principais jogadores, responsáveis por 45% dos gols da equipe. Boris Atik, o atacante de 24 gols, resolveu que podia jogar em uma equipe melhor e não quis nem saber de renovar contrato. O irônico é que o rapaz deixou de ganhar seus 600-900 mil euros por ano aqui no clube para ficar desempregado, mas cada um sabe as escolhas de vida que faz. Aliás, por curiosidade, ao final da temporada o perfil do rapaz está uma bela porcaria, incrível o declínio de uma temporada desempregado.

O outro que nos deixou foi o japonês enganador craque Tatsuyo Ito, que estava apenas emprestado ao Magdeburg. O triste é que eles até aceitavam emprestar ele de novo, mas pediram 300 mil euros para liberar o rapaz. E nem se fossem 30 reais a gente não tinha como pagar.

Além dos dois, tivemos algumas saídas de reservas em final de contrato. Ninguém individualmente importante, mas aumentou nossa necessidade de pessoal para fechar o grupo.

 

Entradas

Quando um time sobe de divisão, é bem comum que ele vá buscar jogadores naquelas equipes que acabaram de ser rebaixadas. É aquela coisa: quem foi rebaixado provavelmente não joga grandes coisas - se fosse bom, não tinha sido rebaixado -, mas ao mesmo tempo costuma ser mais barato e tem mais disposição em aceitar jogar em time que recém subiu.

Pois foi exatamente assim que trouxemos nosso primeiro reforço. Só tem um detalhe: não buscamos um jogador de equipe rebaixada da Bundesliga. Quem chegou foi David Kinsombi, ex-jogador do Sandhausen, rebaixado da 2ª para a 3ª divisão. Sim, nosso plano para se manter na elite do futebol alemão começou com um jogador que foi rebaixado pra 3ª divisão.

AP1GczMY2pxBJzFMPwsu7OJd-bMt-hPq0gdtXOXa

Mas justiça seja feita, considerando as circunstâncias do Magdeburg, achei um ótimo negócio do diretor. O rapaz tem atributos bem interessantes pro valor pago (155 mil euros + 340 mil de salário anual), e sua capacidade de jogar de zagueiro, volante ou meia vai ser muito útil num elenco reduzido que nem o nosso.

 

O próximo a chegar foi Marcin Kamisnki, zagueiro de 31 anos do Schalke 04. Esse eu achei que o diretor exagerou nos valores envolvidos, pois vamos pagar 725 mil euros na transferência e 900 mil por ano de salário.

AP1GczOaXhxL1_uJJwDz7SOLhjp6QEbOhg8ID02_

Acho que o diretor acertou na avaliação de que mais um zagueiro seria interessante, e no geral o rapaz tem um nível aceitável para nosso clube. O problema é que gastar todo esse dinheiro em um único jogador não condiz com a realidade financeira do clube.

 

O terceiro contratado também veio do Schalke. É o atacante Kenan Karaman, 29 anos, que chega para ser o novo homem-gol do Magdeburg. Custou 450 mil euros de transferência e vai ganhar 900 mil por ano.

AP1GczPggB-BRnEh5LILQoh0J6JzsSqwcujGVohK

É o atacante dos meus sonhos para a 1ª divisão alemã? Não. Mas de novo acho que o diretor mandou bem na relação custo-benefício. E fiquei feliz de ver que ele trouxe um atacante brigador, com alto índice de trabalho e bom desarme. Ainda por cima o rapaz quebra um galho jogando pelas pontas. É basicamente tudo que a gente precisava mesmo.

 

Fechamos a lista de contratados com Carlo Boukhalfa, volante/meia de 24 anos do St. Pauli. Esse é bem pior que o resto, mas também custou só 35 mil euros e vai ganhar 60 mil por ano, quase nada. Vem pra ser reserva mesmo. Se ignorar que a gente tá na Bundesliga, é um jogador que faz sentido, tem uns atributos bem interessantes pro valor que custou. Se ignorar que estamos na Bundesliga, porque se pensar em nível de 1ª divisão alemã, só dá para sentar e chorar.

AP1GczOO_6Xo4Lf2rcDzD1SKibYpr4yTcgWCUjPe

Mas é aquela coisa: não dá para culpar o diretor pelo nível dos contratados, o time simplesmente não tem dinheiro.

 

Além desses aí, considerando que nosso caixa estava zerado e ainda tinha buracos no elenco, nosso diretor tentou trazer mais uns jogadores por empréstimo. Pontos para a IA novamente, que identificou o problema e partiu para a única solução viável. Só que ninguém quis saber de vir jogar no Magdeburg. Não culpo eles. Com a perspectiva de ser saco de pancadas da divisão, eu também não ia querer ser emprestado pra esse time.

 

Finanças

Depois de todas as contratações, nossa situação salarial comparada com o restante da liga ficou assim:

AP1GczPmdJJ3-iMdVfhy-9bGM_oi8ToiQIuPxzU9

Lembrando que quem cuidou dos contratos foi o diretor, então não tem aquele "bônus" do jogador humano que vai lá achar um garoto esloveno de 18 anos que é craque mas aceita vir com salário de fome. Nosso orçamento é diretamente comparável com o das outras equipes da divisão.

 

E em termos de receitas comerciais, a situação é ainda mais triste:

AP1GczM2ELaHvimWoOySlvkV3ANY7zSdQhqqRtF3

 

Elenco

AP1GczMOStjNkISjQkiWHl862IpAwcvEmhfkjVNC

Esse é o grupo de coitados corajosos que vão encarar o desafio de se manter na elite do futebol alemão. Lembrando sempre que as estrelas representam a avaliação dentro do próprio elenco. Para ter uma ideia de como o time se compara aos demais, nosso adjunto considera que um jogador 3 estrelas (mediano no nosso elenco, portanto) é algo entre "bom para a 3ª divisão" e "razoável para a 2ª divisão".

Nossos três melhores jogadores, avaliados com 4 estrelas, são considerados "bom para a 2ª divisão".

 

Copa da Alemanha

Abrimos a temporada estreando pela competição eliminatória. Pelo menos ia começar enfrentando um time fraco - o Osnabrück, que recém subiu pra segundona. Jogo pra ganhar uma moral antes de ser espancado na liga, certo?

AP1GczPf5wcN9dGV7khdxGNp3GDPuQ5JnTQAJhYk

3 a 0 fora o baile, e já comecei a temporada falhando o único objetivo que prometi à diretoria.

 

Bundesliga

AP1GczMyQPYGq8U1jhmcJTyW3ZDqT74DpUzUj5-E

Meu primeiro objetivo era não entregar três pontos para quem também briga contra o rebaixamento. Isso a gente conseguiu. Empatamos com HSV e Union Berlin, e vencemos Düsseldorf e Bochum. Só que foi basicamente só isso mesmo. Tivemos ainda uma vitória marota sobre o Schalke e um outro empatezinho com o Frankfurt. De resto, onze derrotas, com 4 gols marcados e 28 sofridos. Destaque para as goleadas sofridas contra Wolfsburg (5 a 0), Dortmund (6 a 0) e Leipzig (5 a 1). Pelo menos do Bayern perdemos só de 2 a 1. 

AP1GczPdOBcinOY812RJqJdrRJEro1rIpTZqrwyq

A nossa sorte é que tem mais gente jogando muito mal, então ainda não está tudo perdido. Mas a situação é bem preocupante. Pelo histórico, a margem de segurança são 34 pontos. Precisava ter feito 17 na primeira metade do campeonato. Fizemos 12.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Danut disse:

Sim, nosso plano para se manter na elite do futebol alemão começou com um jogador que foi rebaixado pra 3ª divisão.

Esse é o tipo de pensamento fora da caixa que precisamos. 😄

Com um pouquinho mais de sorte no returno nos jogos contra os medianos, vai dar. O ruim é ter que ficar preparando os jogadores pra não se abaterem quando vierem os titãs, principalmente na reta final que todo mundo ali embaixo está meio desesperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutes ago, Douglas. said:

Esse é o tipo de pensamento fora da caixa que precisamos. 😄

Pior que não dá para acusar o diretor de não ter sido criativo. E olha, pelo preço pago, acho que ele contratou o que havia de melhor mesmo. O problema é que a gente não devia depender de jogador dessa faixa de preço né.

 

3 minutes ago, Douglas. said:

Com um pouquinho mais de sorte no returno nos jogos contra os medianos, vai dar. O ruim é ter que ficar preparando os jogadores pra não se abaterem quando vierem os titãs, principalmente na reta final que todo mundo ali embaixo está meio desesperado.

Olha, eu só tenho alguma esperança porque tem mais gente indo muito mal, então é capaz de ser preciso menos pontos nesse ano. Pelo que vi na história normalmente se precisa de 34 pontos para estar seguro, mas teve ano que deu pra se salvar com 28. Essa marca acho que é viável atingir, se repetir o desempenho contra os outros times da parte de baixo. 

Mas a moral é realmente uma preocupação. O time tá todo cagado já né. Os reservas pedindo pra jogar mais, o povo todo incomodado com os resultados...

E eu considero que a gente tem que ter a nossa vida resolvida até o jogo contra o Gladbach. Olha o nosso final de returno: Bayern, Frankfurt, Leverkusen, Freiburg, Hertha, Dortmund e Leipzig. Considerando a tabela atual, nossos últimos sete jogos são contra times do top 8 da liga. Só não é literalmente uma lista dos melhores times porque enfrentaremos o Wolfsburg bem antes. 

Se chegar no jogo com o Bayern na zona de rebaixamento ou muito perto dela, acho que já dá pra jogar a toalha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magdeburg - Temporada 2023/24 - 2º semestre

Tivemos apenas uma contratação nessa parte da temporada. Calogero Rizzuto, italiano de 32 anos do Saarbrücken, que chega para brigar pela titularidade na ala direita.

AP1GczNPrfaTZ2AucyU9dRC84cJKiMW6ja5UJK9D

Na verdade o diretor acertou a contratação do rapaz em final de contrato, então ele chegaria só no fim da temporada. Mas aí eu resolvi usar a opção de "comprar agora" que o FM dá. Até onde sei a IA não usa isso por conta própria, então resolvi me meter nessa parte. Assim pagamos 80 mil euros para contar com o jogador.

 

AP1GczPGyYWba1dUIsaPhYqH_Y76VuGOpj3-5xnW

Começamos o segundo semestre como terminamos o primeiro: mal. O Schalke tinha sido uma das únicas três equipes que derrotamos no primeiro turno, então levar 4 a 0 deles pesou bastante. Por sorte conseguimos uma vitória fundamental no jogo seguinte, em disputa direta contra o HSV. Nesse momento tinha um ponto conquistado em dez partidas. Não tem como exagerar a importância de vencer esse jogo.

Conseguimos uma segunda vitória contra o Mainz com gol no finalzinho, antes de ser despachados pelo Leverkusen. Até aí estava contente com os resultados, apesar das duas goleadas sofridas. Na sequência teria quatro jogos seguidos de disputa direta na parte de baixo da tabela, e com as vitórias sobre HSV e Mainz eu tava confiante na nossa capacidade de bater as outras equipes fracas da liga. Meu objetivo era tirar pelo menos nove pontos desses quatro jogos, o que nos deixaria em boa posição para a reta final contra os melhores times do país.

Pois não foi o que aconteceu. Começamos perdendo em casa do lanterna Union Berlin. Contra o Stuttgart com 15 minutos jogados já perdia por dois gols e tinha só dez em campo.

O terceiro confronto direto seguido foi contra o Düsseldorf. Fizemos um jogo horrível na primeira etapa e fomos pro intervalo perdendo de 3 a 1. Nesse momento eu estava conformado com o rebaixamento já. Mas a minha equipe não. Os rapazes marcaram quatro gols na segunda etapa, garantindo um excelente 5 a 3. Infelizmente não levamos o bom momento pra partida seguinte, ficando apenas no empate com o Bochum - 17º colocado.

Dos nove pontos que esperava fazer nessa sequência, levamos só quatro. Pelo menos conseguimos manter alguma distância da zona de rebaixamento - cinco pontos, pra ser preciso. Mas ainda tinha oito rodadas por disputar, e a gente só enfrentaria equipes dentro do top 10. Com 22 pontos conquistados, estava bem longe da meta de 34. Ia precisar vencer muita gente graúda pra chegar lá.

AP1GczNhoIL7y0VCA3t9NWC1q2Ryv67cMkv6ojfF

Pois começamos a reta final com outra vitória absolutamente fundamental, 1 a 0 sobre o Gladbach, mantendo a nossa vantagem em cinco pontos. Agora com sete partidas por disputar.

AP1GczOjXjluu-hSBA9Ziok8ZfK-LaSZudevnYQX

Na sequência levamos ferro do Bayern, como era de se esperar. Mas aí conseguimos a maior vitória da temporada: 4 a 1 em cima do excelente time do Frankfurt, que vinha na 4ª posição!

Aliás, esse jogo contra o Frankfurt teve dois gols que achei bem representativos do nosso estilo de jogo, e como agora eu aprendi como capturar vídeo no windows, resolvi colocar os dois no Youtube. No spoiler se alguém tiver curiosidade:

Spoiler

Esse gol aqui mostra bem a dinâmica do nosso volante, do ala e do ponta. A jogada começa com o zagueiro central ganhando no alto (seu ponto forte, por sinal). O volante pega e imediatamente dá o passe abrindo o jogo. Como melhor passador da equipe, ele frequentemente faz esses passes mais longos que ditam por onde o jogo vai correr.

O ala já tinha iniciado a corrida pra frente antes do passe vir (pois está jogando em "atacar"), e vejam que ele se mantém bem próximo da linha lateral - instrução manter-se aberto -, dando amplitude na jogada. Ele faz o passe para o ponta, que corre até o fundo antes de cortar pro seu pé mais forte.

Nisso nosso ala continua avançando no campo, que é exatamente o que eu quero dele (até porque, se observarem, o zagueiro pela direita já está fazendo o papel que o lateral muitas vezes faz, que é de ficar um pouco mais atrás como opção nessa parte lateral do campo, então o ala eu quero mais é que se mande pro ataque mesmo). Ele recebe a bola e faz o toque pro volante, que iniciou toda a jogada e agora aparece entrando na área para concluir - completamente livre de marcação, já que os zagueiros estão preocupados com nosso atacante.

Esse outro gol começa com uma saída de bola típica, com goleiro participando e o zagueiro central e um dos zagueiros laterais combinando com o ala. Ele tenta o avanço no campo. É uma jogada que, por vezes, já nos leva ao ataque, sobrecarregando o lateral adversário. Nesse caso o meio campo deles ajudou a fechar na marcação e o ala achou melhor voltar a bola para o zagueiro pela direita - que já está bem aberto, dando essa opção de recuo.

A bola passa por dois zagueiros e vai para nosso meia área-a-área, que faz esse movimento de se aproximar na saída de bola e distribuir rápido. No caso, ele distribui para o volante, que é quem tem o melhor passe. O volante gira com algum espaço e mete o lançamento pro ala esquerdo. Vejam que na hora que o passe sai o lateral deles está marcando nosso ponta, então o ala tem bastante espaço nas costas - especialmente porque o ponta corre um pouco mais para dentro e o ala se mantém na linha lateral.

No que o ala recebe a bola, o lateral deles se vê em situação complicada. Ele estava acompanhando o ponta, mas se ficar lá o nosso lateral tem campo livre. Então o cara se vê obrigado a sair para dar combate ao lateral, e nisso se abre um buraco pro nosso ponta explorar. Ele recebe a bola e finaliza de pé direito.

Com a vitória sobre o Frankfurt, abrimos oito pontos de vantagem sobre a zona de rebaixamento, com cinco partidas por disputar. Mas só tinha pedreira pela frente. Contra o Hoffenheim quase conseguimos buscar um empate heroico com dez homens, mas levamos o segundo gol no último lance da partida, reduzindo a vantagem para 7 pontos. Contra o Freiburg, nova derrota. A essa altura eram cinco pontos de vantagem e três partidas - contra Hertha (5º colocado), Dortmund (3º) e Leipzig (2º).

O jogo com o Hertha foi outro em que lutamos para buscar um empate - saímos perdendo por dois gols -, só para entregar a paçoca no finalzinho. Agora eram quatro pontos de vantagem, com dois jogos que eram derrotas certas pela frente.

Ou não. Contra o Dortmund, contamos com duas ajudas fundamentais. Primeiro, eles enviaram uma equipe mista, com uns quatro garotos da base. Depois, tiveram um jogador expulso no final do primeiro tempo. Até ali o jogo estava 1 a 0 para eles, sem muitas chances para nós. A partir da expulsão sentimos que era a nossa melhor chance de garantir a permanência na elite do futebol alemão. Buscamos o empate cedo na segunda etapa, e martelamos até conseguir a virada, já no apagar das luzes.

Com o gol aos 87 minutos, o Magdeburg garantiu a sua permanência na elite do futebol alemão por mais uma temporada, mesmo com uma folha salarial que não é nem metade do que gasta o segundo time mais pobre da divisão!

Fechamos a temporada com um 3 a 0 sobre o time titular do Leipzig. Acho que eles estavam pensando nas férias já, porque foi uma partida irreconhecível do adversário.

AP1GczPQVo3zuv6SBZh8AVqrA2-0R8Eg1Mr9SyZW

Encerramos a temporada em um excelente 14º lugar, com exatamente os 34 pontos que eu havia estipulado de meta no início do ano. No fim teria conseguido se manter com 28, mas foi bom ter um pouco mais de margem. Aliás, que disputa final entre Düsseldorf, Union Berlin e HSV, todos terminando com 27 pontos e definindo no detalhe do saldo de gols quem é rebaixado direto, quem vai pro playoff de rebaixamento, e quem está salvo.

Voltando ao Magdeburg, esse talvez tenha sido meu maior feito em termos de sobrevivência no FM. Acho que nunca tinha pego uma equipe tão pior do que os adversários e conseguido conquistar a manutenção. Tivemos a pior defesa da liga, com mais de dois gols sofridos por partida. Mas nosso ataque foi superior ao de todas as outras equipes dessa parte de baixo da tabela, e isso foi suficiente para garantir os pontos necessários.

Vale também destacar a melhora da equipe no returno. No primeiro turno nosso aproveitamento foi de 23%. No segundo, 43%.

AP1GczOfuQq4xWtKPzgCnsemfveNswxSrLBP7jT-

Já falei bastante das diferenças financeiras, mas tá aí outra imagem boa para entender a nossa situação. Não precisamos nem comparar nossa situação com o Bayern. A média da liga é 45 milhões de euros em receitas de patrocinador. O Magdeburg levou 2 milhões.

 

AP1GczPjI5n_6fMKS8i7rkh18Oh3tw8riie1zBqI

Passando para a análise do elenco, a primeira coisa que chama a atenção é que nossas notas médias foram muito baixas. O melhor jogador do time teve média 6,89. O segundo melhor já cai para 6,82! É um time que realmente esteve jogando contra adversários acima de suas capacidades.

O melhor da temporada foi nosso meia área-a-área, Amara Condé. Isso me chamou a atenção porque ano passado ele não foi tão bem, e no início dessa temporada eu cheguei a testar uma mudança de função para o jogador. Não me convenci das mudanças e deixei como estava. Parece ter sido a decisão correta.

Dos jogadores que o diretor contratou essa temporada, os destaques foram David Kinsombi e Kenan Karaman. Kinsombi foi uma presença importante, jogando 15 partidas do início e entrando em outras 18 - sua versatilidade ajudou bastante, permitindo que entrasse no lugar de quem quer que estivesse mal ou cansado na parte central do campo.

Karaman chegou para ser nosso homem-gol. Fez 12 gols - metade do que fez o artilheiro da temporada anterior. Mas é claro que não dá para ficar na comparação direta, já que ano passado o time estava na 2ª divisão. Considerando a situação do clube, 12 gols é uma marca muito boa. O atleta cresceu especialmente na segunda metade da temporada, sendo um dos responsáveis pela melhora da equipe.

Quem também cresceu na reta final foram os pontas Mohammed El Hankouri e Moritz-Broni Kwarteng, autores de 7 gols e 4 assistências e 6 gols e 2 assistências. Destaco especialmente El Hankouri, porque na temporada anterior ele foi nosso pior jogador. Esse ano enfrentamos defesas muito mais complicadas e ele conseguiu ser um dos nossos melhores jogadores. Vai entender.

Terminando a análise dos contratados pelo diretor:

  • Carlo Boukhalfa cumpriu bem o papel de reserva, não comprometendo quando entrou. Atuou em 13 partidas (10 delas vindo do banco). É bastante coisa para uma temporada de liga, então considero um acerto do diretor ter decidido que a gente precisava mais um jogador pra completar o grupo.
  • Calogero Rizzuto não jogou bem, deixando nossa ala direita em situação complicada. Por outro lado, os alas no geral tiveram um ano ruim. Talvez seja mais problema tático do que do jogador. Ao mesmo tempo, o rapaz já está em forte declínio físico. E vale lembrar que pelo diretor ele chegaria só agora ao clube. Acho que dá para cravar como um mau negócio, mais pela idade do que pelas performances em si.
  • Quem realmente decepcionou foi Marcin Kaminski. O zagueiro foi o atleta mais caro da temporada, e tinha expectativa de que elevasse o nível da nossa defesa. Em vez disso se mostrou sempre o elo mais fraco do sistema defensivo. Péssima contratação.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí ó, deu mais sorte que eu pensei até. Vendo a tabela anterior eu pensava que a vaga no playout ia ficar entre você, Hamburgo ou Fortuna Dusseldorf (que volta e meia sempre disputa por ali mesmo, que nem a Salernitana na Itália), e o curinga seria o Union Berlin, que não engrenou então e embolou mais.

O ruim dessa vida sofrida é que só vai começar a melhorar quando conseguir uma boa venda, começar a ter alguns jogadores mais jovens pra tentar valorizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Douglas. said:

Aí ó, deu mais sorte que eu pensei até. Vendo a tabela anterior eu pensava que a vaga no playout ia ficar entre você, Hamburgo ou Fortuna Dusseldorf (que volta e meia sempre disputa por ali mesmo, que nem a Salernitana na Itália), e o curinga seria o Union Berlin, que não engrenou então e embolou mais.

O ruim dessa vida sofrida é que só vai começar a melhorar quando conseguir uma boa venda, começar a ter alguns jogadores mais jovens pra tentar valorizar.

Felizmente a gente conseguiu se afastar um pouquinho dessa briga de faca no escuro que os outros três times travaram. Mas foi no sufoco. Se eles tivessem feito uma temporada melhor, podia ter acabado rebaixado.

Uma das coisas boas da Bundesliga (e porque eu gosto de jogar na Alemanha) é que tem um prêmio interessante de participação. Não vamos alcançar o Bayern só com isso - inclusive é algo que quero ver mais pra frente no save, como vai ser pra tentar disputar títulos -, mas de momento já ajuda muito. Esse ano nosso orçamento salarial + transferências foi de menos de 12 milhões de euros. Para a próxima temporada, serão pouco mais de 26 milhões. Sem ter vendido ninguém, é um avanço financeiro enorme. A ver como o diretor vai gastar essa grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magdeburg - Temporada 2024/25

Depois de conseguir uma manutenção heroica na última temporada, o Magdeburg agora se vê em uma situação financeira um pouco mais confortável, graças aos bons prêmios de participação da Bundesliga. Ainda não estamos esbanjando, mas conseguimos entrar na temporada com uma margem interessante para salários e transferências.

AP1GczNM3fnHFFHB7uEkVGdt8HRJsPqaCOiLECnR

Esses valores ainda nos deixam perto do fundo da tabela em termos financeiros. Mas para quem chegou na elite com 800 mil euros de margem para gastar, ter cerca de 12 milhões para investir é muita coisa. Nossa diretoria que teve que fazer milagres na temporada anterior agora finalmente poderia mostrar o que é capaz de fazer em condições mais normais.

Aliás, falando em diretoria, tivemos uma mudança fundamental nesse setor. Deixei sair o diretor desportivo anterior, que tinha atributos mais modestos, e trouxe o mexicano Ignaciou Palou.

AP1GczPEix8VkIDJTviuTjcBrqCI6FOvKDG9nlnY

Palou foi diretor desportivo do Xolos Tijuana por 15 anos, com o cargo no Magdeburg sendo sua segunda experiência profissional. Ele me encantou pelos excelentes atributos. Por outro lado, não tem qualquer conhecimento de mercado em país europeu. Eu não sei se isso afeta sua capacidade de atuação nas contratações, mas espero que não.

Com o novo diretor contratado e uma boa margem financeira, tivemos várias movimentações. Ao todo, sete jogadores chegaram para reforçar o elenco do Magdeburg. Além disso, tivemos também a renovação do contrato de empréstimo do zagueiro Jamie Lawrence (esse o único negócio feito por mim, já que até onde sei o diretor não tenta renovação de empréstimo).

 

(nome - posição - custo de transferência - clube anterior - salário)

Frank Tsadjout - atacante - 825 mil euros - Cremonese - 466 mil por ano:

AP1GczO6F1rypjXiSe8SFF2NZ3edKM-Rs0ac4vFb

Começamos a temporada com o diretor decidindo que o clube precisava de outro atacante. Tentamos contratar Rafael Borré, mas ele preferiu ir disputar a 2ª divisão com o Düsseldorf, alegando que o elenco deles é melhor. Na sequência tentamos Wilfried Kanga, que estava no Hertha, mas quem levou a melhor foi o Bochum (outro rebaixado à 2ª divisão, para ver a moral que os jogadores dão para o Magdeburg). 

A terceira tentativa foi o rapaz que chegou. Tsadjout é um atacante que se destaca pela imposição física e determinação. Não é o melhor finalizador, mas deve atuar bem como atacante trabalhador, encaixando em nossa tática. Com isso, temos agora dois atacantes de bastante qualidade (para o nível que o Magdeburg consegue contratar).

 

Anthony Jung - zagueiro/ala esquerdo - 32 anos - 60 mil euros - Bochum - 384 mil por ano:

AP1GczPS7QyjBWN_TgErNVhSNYyX9In4vS2NxCnW

É outro jogador em idade avançada, que provavelmente jamais teria sido contratado se eu fosse o responsável pelos negócios do clube. Mas tirando a idade, achei uma contratação bem interessante do diretor. Saiu barato, tem bons atributos, e se encaixa perfeitamente em nossa ideia de ter zagueiros com mais qualidade na saída de bola. Ainda sabe jogar de ala se for preciso, o que é sempre bom em um elenco que não é tão grande assim. Só não dou nota 10 para a contratação porque o diretor fechou com ele por dois anos, e nessa idade isso pode ser um problema.

 

Connor Ronan - ponta direito/meia central - 26 anos - 2 milhões de euros - Stuttgart - 536 mil por ano:

AP1GczPNEymiTP5ADzSrNKoUnsFZgb3qqiNnxynb

Mais uma vez considero que o diretor acertou na avaliação de qual posição estava precisando de reforços. O que ele não acertou é que trouxe um ponta direito destro, sendo que nosso esquema tático prefere utilizar um canhoto por ali. Mas essas são as vantagens que o jogador humano leva sobre a IA. Tirando esse detalhe, é um jogador de atributos excelentes para nosso nível: veloz, com muita técnica e excelente passe. Consigo ver ele atuando tanto na ponta quanto no meio de campo. Saiu meio caro, mas acho que vai justificar o valor.

 

Jonas David - zagueiro/volante - 24 anos - 850 mil euros - Schalke 04 - 511 mil por ano:

AP1GczPJX39JUAPnv61CNpFsk8-u8AUHRUWkoTw3

Não estou totalmente convencido de que outro zagueiro era a nossa maior prioridade de contratação. Fora isso, é outro achado do diretor. Forte no jogo aéreo, com boa saída de bola, é um atleta que pode elevar o nível da nossa defesa. Se considerar o valor pago e que ele aceitou vir com status de jogador do plantel, é um excelente negócio.

 

Daniel-Kofi Kyereh - ponta esquerdo - 28 anos - 800 mil euros - Freiburg - 713 mil por ano:

AP1GczOEf87mTUcroCWyeKYr09jcQQRfvwFyKB1x

Não é um craque de bola, mas tem os atributos certos para a função de extremo invertido - inclusive o pé direito mais forte para jogar no lado esquerdo do campo. Acho que pode ajudar.

Uma curiosidade é que Kyereh tem um único gol marcado na última temporada, e foi justamente contra o Magdeburg. De repente o diretor fez que nem certos cartolas brasileiros, que contratam jogadores simplesmente porque jogaram bem contra seu time.

 

Agustín Rogel - zagueiro - 26 anos - 2,8 milhões de euros - Hertha Berlim - 1 milhão por ano:

AP1GczP9-I1ije1tpVVnv98V4SFDsFWIcNoTJj0L

Se eu já não estava convencido de que precisava outro zagueiro na chegada do Jonas David, agora definitivamente acho que o diretor exagerou. Também fico meio assim porque, diferentemente dos outros zagueiros contratados, Rogel é bem fraco na saída de bola. Em termos puramente defensivos tem tudo para ser nosso melhor zagueiro, mas não sei se vai encaixar na tática. Eu teria gasto esse dinheiro em outro lugar.

 

Ao Tanaka - volante/meia central - 25 anos - 100 mil euros - Fortuna Düsseldorf - 290 mil por ano:

AP1GczNvc2R3nbN5Xj83drUAsuyVXS3crCOcD7mn

Jogador que chega para complementar o elenco. Não tenho certeza de que estivesse precisando de mais alguém para o meio campo. Mas saiu tão barato que não vou reclamar.

 

Fiquei bem surpreso com a atuação do diretor nessa janela. Não concordo com 100% das escolhas, mas acho que ele fez um trabalho bem interessante de identificar onde nosso time precisava melhorar e trazer gente que acrescenta qualidade ao grupo por valores que a gente pode pagar.

AP1GczP-8ZEi1UiGRzV3g0MbqrryUv_v6xw63gL5

Com as chegadas e renovações de contrato, nossa folha salarial basicamente dobrou. Ainda estamos muito longe da média da divisão, mas deixamos de ser a equipe mais pobre.

Depois de mandar alguns jogadores menos afortunados para o time B, esse é o grupo que vai disputar a temporada.

AP1GczOFLCnB8OyQJZb8EoUs3T_sud_lQy6AIUZe

É um grupo bem equilibrado. Faltou talvez um goleiro de mais qualidade, já que Noah Kruth ainda não parece estar pronto, e Reimann é um pouquinho mais fraco do que o ideal. De resto, é um grupo que tem boa opções em todas as posições, e que não perde mais tanto quando precisar utilizar algum reserva.

Aliás, nessa questão de profundida a diferença para o ano anterior é muito grande. A pergunta de milhões de euros é se o time titular está à altura do desafio, ou se vamos ter outra temporada em luta ferrenha pra não cair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora vai depender do encaixe, mas a qualidade aumentou bem. Dá pra tentar ficar longe da briga lá embaixo e, com alguma sorte, mirar o top 10.

Fiquei na dúvida quanto ao diretor e os empréstimos, ele faz propostas assim, com ou sem cláusula de compra? Será que vai tentar comprar o Lawrence ou renovar empréstimo? Não lembro de ter visto negociação de diretor assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Douglas. said:

Agora vai depender do encaixe, mas a qualidade aumentou bem. Dá pra tentar ficar longe da briga lá embaixo e, com alguma sorte, mirar o top 10.

Fiquei na dúvida quanto ao diretor e os empréstimos, ele faz propostas assim, com ou sem cláusula de compra? Será que vai tentar comprar o Lawrence ou renovar empréstimo? Não lembro de ter visto negociação de diretor assim.

O Lawrence eu que negociei mesmo. Na minha experiência em outros FMs (e, até onde vi, nesse também), o diretor não sabe fazer essa negociação de renovação de empréstimo.

Meu staff inclusive recomendou naquelas reuniões que tenho com eles que fizesse a renovação do empréstimo, mas não vi o diretor se mexer pra isso e nem como pedir pra ele fazer. Aí resolvi que eu ia fazer o negócio eu mesmo, pra não ficar refém de uma limitação da IA, numa situação em que claramente todos os envolvidos queriam a continuidade.

Não vou atrás de empréstimos novos, até porque isso o diretor faz (fez algumas nesse save já, os jogadores que recusaram vir ao Magdeburg). Mas tentar renovar o que já temos eu vou continuar fazendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danut disse:

Não vou atrás de empréstimos novos, até porque isso o diretor faz (fez algumas nesse save já, os jogadores que recusaram vir ao Magdeburg). Mas tentar renovar o que já temos eu vou continuar fazendo.

Ah, isso. Então eu suspeito que é por isso que a IA usa tantos empréstimos com cláusula de compra com gatilho por meta ou mesmo a obrigação de compra, é a forma do jogo forçar isso mais.

Outra coisa que dá pra usar eventualmente é a lista de alvos então, porque vai chegar a hora que você vai precisar contratar jogadores mais jovens pra experiência, no mínimo até ter sobra pra investir na base. Se bem que sei que tem a opção de deixar o diretor de futebol ou o diretor de base contratarem jogadores pro futuro também, então talvez você tente isso antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Douglas. said:

Ah, isso. Então eu suspeito que é por isso que a IA usa tantos empréstimos com cláusula de compra com gatilho por meta ou mesmo a obrigação de compra, é a forma do jogo forçar isso mais.

Outra coisa que dá pra usar eventualmente é a lista de alvos então, porque vai chegar a hora que você vai precisar contratar jogadores mais jovens pra experiência, no mínimo até ter sobra pra investir na base. Se bem que sei que tem a opção de deixar o diretor de futebol ou o diretor de base contratarem jogadores pro futuro também, então talvez você tente isso antes.

A minha ideia é ver até onde dá pra ir sem indicar ninguém pro diretor contratar mesmo. Mas se chegar no ponto em que não vejo perspectiva de avanço e ainda estiver me divertindo com o save provavelmente seguiria esse caminho sim.

Sobre os times de base, já estou deixando o staff contratar para eles. Até aqui tem sido só um gasto extra, pq os contratados não tem nível pra jogar no time principal. Tô fazendo mais por achar realista (é uma despesa que os outros times tem também). Mas claro que tenho esperanças de um dia eles trazerem alguém com futuro. Se acontecer vou mencionar aqui. Até agora já contratamos uns vinte pra base, mas nenhum que justificasse menção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magdeburg - Temporada 2024/25

Hora de ver como o Magdeburg se saiu na 3ª temporada do save, depois de contratar 7 novos atletas e dobrar a folha salarial - ainda assim, a 2ª menor da divisão.

 

Bundesliga - 1º semestre

AP1GczPpKjrKPQiyw1oY1yYbwX505M5qPThTOHnV

A diferença em relação ao ano anterior é gigantesca. Ainda perdemos quase todas contra os times mais fortes da liga, mas contra os demais conseguimos bater de frente - e mesmo contra o Schalke, que vem em 3º, conseguimos descolar uma vitória por 2 a 0.

Fechamos o semestre com 6 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, com 3 gols de saldo. Números que mostram que o Magdeburg é uma equipe totalmente mediana. Para quem sofria horrores por cada ponto conquistado e lutou até o final para escapar da degola, ser mediano é excelente.

Uma curiosidade desse semestre fica por conta do jogo contra o Hoffenheim. Eles tiveram um jogador expulso com 41 segundos jogados na temporada. Deve ser um recorde.

AP1GczMYhf43OlpQVGRpz1lx656WzM5rtTrJn0yW

 

 

Transferências - janeiro

AP1GczMf68MR2u554-1Xtg6Z3NmSn-QENKz0cmr3

O diretor trouxe dois novos reforços na janela de inverno. O principal é o rapaz acima, um zagueiro/ala de apenas 21 anos (quando chegou, 22 no print) que veio do Bayern por 160 mil euros. Achei um negócio excelente: o rapaz tem futebol pra brigar por titularidade, é jovem, e veio quase de graça. O salário também não é particularmente alto (374 mil por ano). 

O outro contratado veio para a ala direita, pois tivemos algumas lesões graves na posição. Esqueci do print do rapaz, mas é um jogador que veio só para tapar buraco mesmo. Pagamos 100 mil euros no atleta.

 

Bundesliga - 2º semestre

AP1GczOinihdvfC0SmZGnXdEqDpTRPbVNz_cRB7c

Começamos o segundo semestre bem mal, com quatro derrotas seguidas. Frankfurt, Bayern e Dortmund são times excelentes, então dá para entender. Mas não tem como aceitar levar SEIS GOLS de uma equipe que estava atrás de nós na tabela. E jogando em casa, ainda por cima. 

Em todo caso depois desse começo ruim de turno a situação melhorou bastante. Perdemos só de Leipzig, Leverkusen e Mainz, conquistando sete vitórias e três empates.  

AP1GczNcsKjSV892HjkXThJY6Cb3KAYmgEIaagrJ

Com os resultados, terminamos a competição num excelente 9º lugar, fechando a primeira metade da classificação, com 47 pontos conquistados (46% de aproveitamento). Lembrando que ainda temos a 2ª menor folha salarial. 

Com 13 vitórias, 8 empates e 13 derrotas, foi uma campanha que realmente nos consolidou como um time mediano. Até o saldo de gols mostra isso, pois terminamos com 1 gol de saldo. Como já disse mais acima, ser mediano é ótimo para o Magdeburg. 

 

Copa da Alemanha

AP1GczOwa07VpFBSMV0HpZl-kelRaF_assiHMtLZ

Na Copa da Alemanha conseguimos passar pelos dois primeiros adversários. O Sandhausen está na 3ª divisão e não ofereceu muita resistência.

Já contra o Schalke tivemos um jogo bem disputado, que só foi decidido nos pênaltis. E que disputa de pênaltis absolutamente maluca foi essa: eles tiveram três pênaltis que era só fazer para levar a classificação, pois nós (que estávamos batendo primeiro) perdemos a 5ª cobrança, a 7ª e a 12ª. Na primeira o jogador deles bateu na trave. Na segunda e na terceira, nosso goleiro catou. A disputa continuou até a cobrança de número 20, quando meu goleiro voltou a defender e fechamos com vitória.

AP1GczPp88ecFoQRq-mWPiP2GrfjWYrjx0OsVCDj

Nunca tinha visto algo assim. Faltou muito pouco para fechar duas séries inteiras de cobranças.

AP1GczNEPZnh-XgoKwKqR6zYp4txSsijbHmtoAkq

Infelizmente depois desse épico contra o Schalke tivemos um jogo bem anticlimático contra o Düsseldorf, da 2ª divisão. Foi especialmente doído porque Rafael Borré nos esnobou no começo do ano, e agora fomos eliminados com um gol e uma assistência dele. 

 

Plantel

AP1GczM30HCDNA5EkdfISGTwfoDWRk-jvyYM04DC

Comecei a temporada falando que não estava muito contente com nossa situação no gol. Pois como se tivessem ouvido e quisessem provar meu erro, meus dois goleiros terminaram no pódio de notas médias.

Outro destaque é David Herold. Geralmente quem chega no meio do ano tem mais dificuldade de encaixar na equipe, mas Herold já chegou sendo um de nossos melhores jogadores. Baita bola dentro do diretor.

Falando no diretor, vale fazer uma curta avaliação dos atletas que ele contratou esse ano:

  • Frank Tsadjout (825 mil euros, centroavante): Começou muito mal, sendo expulso nas duas primeiras partidas que fez pelo clube (na segunda expulsão ainda tomou três jogos de gancho). Melhorou bastante depois disso, mas acabou o ano em baixa. No todo até aqui não foi o homem gol que a gente precisava, mas nos seus melhores momentos indicou ter potencial pra cumprir esse papel. 
  • Anthony Jung (60 mil euros, ala esquerdo): Apesar da nota média baixa, foi o líder de assistências da equipe e, de modo geral, um dos nossos alas mais sólidos. A capacidade de jogar nas três posições de defesa (ala esquerdo, ala direito e zagueiro) foi muito importante também. Pelos valores envolvidos foi um ótimo negócio. Só considerando a idade realmente não precisava ter dado um segundo ano de contrato a ele.  
  • Connor Ronan (2 milhões de euros, ponta direito): Começou meio mal, mas deslanchou na segunda metade da temporada, quando também comecei a explorar algumas funções diferentes para o atleta. Foi o artilheiro do time mesmo não jogando no comando do ataque. Se continuar a jogar como nesse semestre que passou, é forte candidato ao prêmio de melhor contratação do save. 
  • Jonas David (850 mil euros, zagueiro): Foi sólido quando jogou, mas não jogou tanto assim porque o time tinha opções de sobra na posição. 
  • Daniel-Kofi Kyereh (800 mil euros, ponta esquerdo): oscilou, mas teve mais altos do que baixos. Participou de um bom número de gols considerando quantas partidas disputou. Não é o cara que vai levar nosso time ao próximo nível, mas pro momento atual agregou bastante.   
  • Augustín Rogel (2,8 milhões de euros, zagueiro): essa foi a grande decepção da temporada. Quando contratamos ele eu disse que não tinha certeza como um zagueiro com dificuldades na saída de bola ia se encaixar na equipe, e a resposta é que não encaixou. Insisti com ele quase a temporada toda porque o rapaz teoricamente é muito melhor na parte defensiva que nossos outros zagueiros, e eu não queria deixar um atleta tão caro no banco, mas olhando a nota média parece claro que eu devia ter desistido. 
  • Ao Tanaka (100 mil euros, volante): chegou pra tapar buraco e fez só isso mesmo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Herold fizer mais uma boa temporada assim, vai despontar também como um jogador cobiçado por outros clubes, até pela idade.

Contratação cara de zagueiro e goleiro, quando dá errado me deixa mais triste que quando são jogadores de ataque. Às vezes ele ainda se recupera depois mas são posições que a gente espera uma margem de erro menor.

 

No geral os resultados já são muito bons dado a limitação do orçamento - que agora vai passar a apertar o pescoço um pouco mais à medida que as despesas com peças melhores forem aumentando. Mas já dá pra começar a solidificar a posição atual e sonhar com competições continentais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Excelente jornada até aqui, @Danut! Fez um debute na Bundesliga que parecia complicado (e que de fato foi) mas no fim conseguiu se segurar na elite. Já nessa 2ª temp., com um diretor melhor e mais bem reforçado, foi ótima campanha e já começa a dar indícios de que os voos continentais estão mais próximos.

Não me surpreenderia beliscar uma vaguinha europeia nessa próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Bundesliga de 2023–24 será a 61ª edição da primeira divisão do futebol alemão. Começará em 18 de agosto de 2023 e está programado para terminar em 18 de maio de 2024.
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão
       
      Últimos vencedores
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      O Brasil começou sua jornada hoje (24 de julho) na Copa do Mundo Feminina de 2023, que teve início sexta-feira, dia 20. A Seleção já deu seu primeiro passo com o pé direito, ao vencer convincentemente o Panamá por 4x0, com 3 gols de Ary Borges e 1 de Bia Zaneratto. Sábado, às 7h, enfrentaremos a França, adversária que em tese é a mais complicada do grupo, mas já tropeçou ontem num empate em 0x0 contra a Jamaica. 
      Não somos considerados primeira prateleira no futebol feminino, mas podemos brigar pra conquistar a primeira estrela. O bom futebol de hoje é um sinal disso, apesar do adversário fraco, debutante em Copas. 
       
      A Copa tem transmissão dos Canais Globo e da CazéTV.
       
      Tabela com os grupos do torneio:

       
      Por fim, fiquem com o golaço que fez a Bia Zaneratto hoje:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Tópico geral do Grupo E da Copa do Mundo FIFA 2022
       

×
×
  • Criar Novo...