Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

17 minutos atrás, Banton disse:

Sim. Eu jogo na linha defensiva mais alta possível. Vou passar a me atentar nesses atributos. O complicado é achar um zagueiro bom e rápido para um time pequeno... Valeu, Yan! 

Pois é, com equipes pequenas fica difícil encontrar zagueiros aptos pra tal escolha. É por isso que sempre temos que achar um meio-termo entre adequar o elenco à sua tática ou adequar a sua tática ao elenco. Eu nunca trocaria minhas ideias por causa de uma equipe, mas eu sempre revisaria algumas escolhas e tentaria achar um ponto de equilíbrio.

Eu tive um caso idêntico com a Portuguesa-RJ e não achei nenhum zagueiro pra linha alta que eu queria montar. O jeito foi recuar um pouco a linha defensiva e contratar zagueiros com boa Impulsão. Perdi um pouco de profundidade, mas parei de sofrer com as bolas enfiadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Perissé disse:

Pois é, com equipes pequenas fica difícil encontrar zagueiros aptos pra tal escolha. É por isso que sempre temos que achar um meio-termo entre adequar o elenco à sua tática ou adequar a sua tática ao elenco. Eu nunca trocaria minhas ideias por causa de uma equipe, mas eu sempre revisaria algumas escolhas e tentaria achar um ponto de equilíbrio.

Eu tive um caso idêntico com a Portuguesa-RJ e não achei nenhum zagueiro pra linha alta que eu queria montar. O jeito foi recuar um pouco a linha defensiva e contratar zagueiros com boa Impulsão. Perdi um pouco de profundidade, mas parei de sofrer com as bolas enfiadas.

Jogar com a linha mais recuada eu consegui uma boa defesa mas como você disse, o time não tinha tanto apoio no ataque. 

Estou pensando em montar um 4-4-2 Losango. Aquele mesmo do Milan e Corinthians. Era a minha formação preferida nos FM anteriores, eu parei no 15 e agora estou no 18, por isso tô sentindo tanta dificuldade pra me adaptar.

Eu tentei jogar no 4-4-2 Diamond mas eu não tive bons resultados... Os times exploravam demais as "avenidas" que os laterais deixavam.

Segundo a análise do jogo, a formação é estreita. O que faço? Aumento a largura de jogo? Posso deixar os laterais subir e por um Terceiro Zagueiro no meio da zaga? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Banton disse:

Jogar com a linha mais recuada eu consegui uma boa defesa mas como você disse, o time não tinha tanto apoio no ataque. 

Estou pensando em montar um 4-4-2 Losango. Aquele mesmo do Milan e Corinthians. Era a minha formação preferida nos FM anteriores, eu parei no 15 e agora estou no 18, por isso tô sentindo tanta dificuldade pra me adaptar.

Eu tentei jogar no 4-4-2 Diamond mas eu não tive bons resultados... Os times exploravam demais as "avenidas" que os laterais deixavam.

Segundo a análise do jogo, a formação é estreita. O que faço? Aumento a largura de jogo? Posso deixar os laterais subir e por um Terceiro Zagueiro no meio da zaga? 

No 4-4-2 Diamond não tem muito jeito, os laterais precisam ser completos e vão ser bastante explorados pela formação por terem que subir bastante e recuar pra formar a linha de 4 na fase defensiva.

Dando um exemplo, eu costumo deixar um volante mais recuado pra auxiliar os zagueiros nos contra-ataques. No meu 4-1-2-3, eu uso o PV, que é por sinal uma ótima função e bastante completa, pra aguentar mais a posição e auxiliar os zagueiros nos contra-ataques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Perissé disse:

No 4-4-2 Diamond não tem muito jeito, os laterais precisam ser completos e vão ser bastante explorados pela formação por terem que subir bastante e recuar pra formar a linha de 4 na fase defensiva.

Dando um exemplo, eu costumo deixar um volante mais recuado pra auxiliar os zagueiros nos contra-ataques. No meu 4-1-2-3, eu uso o PV, que é por sinal uma ótima função e bastante completa, pra aguentar mais a posição e auxiliar os zagueiros nos contra-ataques.

Falando nisso, estou procurando uma maneira de quebrar times que jogam no contra-ataque. Qual formação e estilo de jogo você acha ideal para segurar times que jogam dessa forma? Perdi de 3x2 em casa mesmo segurando meus laterais na defesa.

Estava jogando num 4-2-3-1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Banton disse:

Falando nisso, estou procurando uma maneira de quebrar times que jogam no contra-ataque. Qual formação e estilo de jogo você acha ideal para segurar times que jogam dessa forma? Perdi de 3x2 em casa mesmo segurando meus laterais na defesa.

Estava jogando num 4-2-3-1.

Mas qual é o seu problema com eles? É na parte defensiva (dificuldade em segurar os contra-ataques) ou na ofensiva (dificuldade em infiltrar no adversário mais fechado)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Banton disse:

Sim. Eu jogo na linha defensiva mais alta possível. Vou passar a me atentar nesses atributos. O complicado é achar um zagueiro bom e rápido para um time pequeno... Valeu, Yan!

Eu jogo na "Mais Alta", "Muito Mais Alta" ´só e momentos especificos quando vejo que tenho q por mais pressão mas logo volto um nivel a menos por ter esse risco de bola nas costas mesmo com zagueiros de bons atributos para evitar isso. Sempre tem uma ou duas que passam e isso pode ser perigoso em jogos parelhos ou de dificil penetração na defesa adversaria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Perissé disse:

Mas qual é o seu problema com eles? É na parte defensiva (dificuldade em segurar os contra-ataques) ou na ofensiva (dificuldade em infiltrar no adversário mais fechado)?

É na parte defensiva. Meu time tem 535636 oportunidades de gol, aí o adversário consegue uma brecha e faz um contra ataque letal.

 

8 horas atrás, senna889091 disse:

Eu jogo na "Mais Alta", "Muito Mais Alta" ´só e momentos especificos quando vejo que tenho q por mais pressão mas logo volto um nivel a menos por ter esse risco de bola nas costas mesmo com zagueiros de bons atributos para evitar isso. Sempre tem uma ou duas que passam e isso pode ser perigoso em jogos parelhos ou de dificil penetração na defesa adversaria. 

Vou começar a fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Banton disse:

É na parte defensiva. Meu time tem 535636 oportunidades de gol, aí o adversário consegue uma brecha e faz um contra ataque letal.

 

Vou começar a fazer isso.

Já tentasse colocar treinos ofensivos pra ver se resolve a pontaria? Ou trocar os jogadores que tão perdendo os gols? A propósito como está o desempenho geral do treino deles? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Anjo disse:

Já tentasse colocar treinos ofensivos pra ver se resolve a pontaria? Ou trocar os jogadores que tão perdendo os gols? A propósito como está o desempenho geral do treino deles? 

Peço desculpas, tô sempre aqui no tópico perguntando e perguntando mas nunca resolvendo... Eu realmente desaprendi a jogar FM. A engine tá totalmente diferente e eu não estou conseguindo me adaptar. Nos FM antigos era só montar uma tática que ela funcionava até o final do save. Agora, está diferente.

Acho que o meu principal problema é não conseguir ler os pontos fortes e explorar os pontos fracos dos adversários. Eu também não tô conseguindo montar uma tática legal. Não sei se é o meu time que é muito ruim (o que é bem provável, pois estamos cotados para rebaixamento). Eu tô lendo sempre a dinâmica do meu time e recebendo analises do adversário mas não consigo por em prática. Estou jogando na 2. Bundesliga.

Por exemplo: Um adversário joga no 4-4-2, eles atacam mais pelo meio e suas assistências vem de passe em profundidade.

Eu coloco a minha equipe com largura estreita e troco e recuo a linha defensiva, mas mesmo assim, eles conseguem um gol de fora da área, um gol de escanteio. De alguma forma o adversário consegue fazer gol e isso me deixa muito puto. Eu já coloquei todos os tipos de treino, principalmente Ataque e Defesa, mas não tem jeito.

Eu tenho um bom meio-campo e dois bons pontas, mas a defesa deixa a desejar, principalmente os laterais.

Tô começando a ficar desanimado com o FM.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Banton disse:

Um adversário joga no 4-4-2, eles atacam mais pelo meio e suas assistências vem de passe em profundidade.

Eu coloco a minha equipe com largura estreita e troco e recuo a linha defensiva, mas mesmo assim, eles conseguem um gol de fora da área, um gol de escanteio.

Acho que, antes de pensar em como combater o adversário, é importante você analisar com calma como as instruções que dá pro seu time afetam seu modo de jogo. Qual mentalidade e instruções está usando? Qual é seu objetivo na partida?

Por exemplo, se você estiver usando mentalidade "Controlar", reduzir a largura vai fazer com que ela fique "Equilibrada". Será que esse é mesmo o objetivo? E eu particularmente entendo que mexer na largura só afeta a fase ofensiva, portanto não ajuda defensivamente falando.

Sobre a linha defensiva é a mesma coisa, mexer nela faz com que seus laterais e zagueiros atuem mais longe do meio. Se você não tiver um volante - como o 4231 não tem - isso abre um buraco ótimo pro adversário criar jogadas e chutar de fora da área. Às vezes é mais fácil usar um zagueiro em cobrir e outro em bloquear (não sei se você já faz isso), pra que um deles faça a cobertura desse tipo de jogada, mais do que mexer na linha em si. Como comentei antes, entendo que funções e tarefas costumam ser mais decisivas do que mentalidade e instruções.

O 4231 normalmente é uma formação voltada para times mais fortes, que atacam em bloco e pressionam o tempo todo. Será que essa é a melhor solução para a sua equipe? Consegue postar uns prints da formação, instruções e do seu elenco, bem como dos seus três principais jogadores (atributos deles)? Assim dá pra avaliar o time que você tem nas mãos e o que pode armar com o material disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RELATÓRIO DA EQUIPE:

Spoiler


4ZtqhxP.png

KrkzBTi.png

 

Eu só não consegui tirar os prints dos jogadores, porque é uma burocracia do cacete e minha internet tá lenta, mas os melhores do meu time é o Kopke, Nazarov e o Frandich, ambos jogadores extremamente ofensivos. 

Eu estava jogando na formação e instrução tática que o Thiago me passou: 

 mas com pequenas alterações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, Banton disse:

Eu só não consegui tirar os prints dos jogadores, porque é uma burocracia do cacete e minha internet tá lenta, mas os melhores do meu time é o Kopke, Nazarov e o Frandich, ambos jogadores extremamente ofensivos. 

Bom, olhando o elenco por cima, você tem como principais jogadores um PL, três meias centrais e dois pontas, e tem volantes de boa qualidade, bem como um MC que sabe jogar de MRB e pode ser treinado pra virar volante. E apesar de seu segundo PL não ser excepcional, é um bom atacante de suporte. Pra fechar, você conta também com bons laterais que sabem atuar como alas.

Com isso, eu enxergo duas possibilidades de formação: um 4-1-3-2 com três meias bem dinâmicos que se movimentam bastante ou um 4-4-2 inglês bem básico, com duas linhas de quatro.

O 4-1-3-2 tem como vantagens o fato de ter mais atacantes e proteger bem a defesa, mas os três MCs precisariam se movimentar muito e você deixaria os flancos mais expostos. Por isso, de repente pode ser uma boa colocar a mentalidade "Contra-Ataque" ou "Defensiva" e usar os laterais como "Defesa Lateral - Apoiar" ou "Ala - Apoiar".

Se você quiser usar uma mentalidade mais atacante/direta, pode optar pelo 4-4-2 inglês, com mentalidade "Normal" ou "Controlar". No caso do 4-4-2, ele parece ser o que aproveita mais seu elenco.

Eu sugeriria não acrescentar nenhuma instrução específica por enquanto, deixar a filosofia em "Flexível" e usar as funções básicas de cada posição (de acordo com o guia do link abaixo). A explicação é simples: funções mais específicas dão instruções específicas a seus jogadores, e instruções de equipe fazem a mesma coisa em termos de time. Se você somar as duas, tudo de uma vez, pode ficar perdido em relação ao que mudar quando as coisas não estiverem funcionando bem.

Em relação à distribuição de tarefas pela equipe (quem ataca, quem apoia e quem defende), eu gosto de usar o princípio 3-2-3, que pode ser entendido nesse tópico aqui:

Não é a única abordagem, existem outras, mas por experiência própria, é a que melhor funciona comigo.

Aí, conforme for observando nos jogos o que funciona e o que não, você pode ir com cuidado acrescentando as instruções de equipe pra arredondar seu time, corrigindo o que não está funcionando ou o que ainda pode melhorar. Sugiro sempre assistir as partidas no 2D e rever os jogos em que você for derrotado pra tentar entender quais pontos fracos os adversários exploraram/estão explorando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Banton disse:

É na parte defensiva. Meu time tem 535636 oportunidades de gol, aí o adversário consegue uma brecha e faz um contra ataque letal.

É importante você sempre notar com quantos e quais jogadores o adversário efetua o contra-ataque.

Um 4-2-2-2, por exemplo, deixa os dois atacantes isolados para puxar o contra-ataque. Portanto, não é recomendável você deixar os dois zagueiros sozinhos contra eles. Algo que eu faço muito é usar Laterais com a tarefa de apoiar ou, se você tiver um volante, usar o Primeiro Volante e liberar mais os laterais. Nas duas ocasiões você vai possuir superioridade numérica nos contra-ataques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o ponta volta pra marcar invés de ficar posicionado para um contra-ataque é por causa da filosofia "Fluída/Flexível"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Banton disse:

Quando o ponta volta pra marcar invés de ficar posicionado para um contra-ataque é por causa da filosofia "Fluída/Flexível"?

Provavelmente. Ou da tarefa, caso esteja em apoiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Banton disse:

Eu coloco a minha equipe com largura estreita e troco e recuo a linha defensiva, mas mesmo assim, eles conseguem um gol de fora da área, um gol de escanteio. De alguma forma o adversário consegue fazer gol e isso me deixa muito puto.

O importante é ir aprendendo, ninguém nasce sabendo. Continua fazendo análises e auto-críticas para sempre tentar entender o que se passa.

Por exemplo, se você, de acordo com o que narrou a cima, recuou a linha defensiva e estão surgindo oportunidades de chutes perigosos de fora da área você tem que fazer algo a respeito. O que seria eficaz? Talvez colocar instruções individuais no adversários "pressão" nos jogadores que ficam livres na intermediária para chutar? Subir um pouco mais a linha? Se eles jogam com passes curtos enfiados, talvez não seja melhor subir mais a linha, tirar a pressão e a marcação apertada e apenas preencher o espaço para que eles não tenham por onde enfiar a bola e sejam forçados ao erro?

Tenta pegar problema por problema, separá-los e estudar as soluções para cada um.    

Um detalhe que você falou: É na parte defensiva. Meu time tem 535636 oportunidades de gol, aí o adversário consegue uma brecha e faz um contra ataque letal."

Você não pode tomar contra-ataque jogando no contra-ataque (pelo que você falou, você tava jogando no contra-ataque), se acontece, algo tá errado. Se o outro time está jogando fechado e saindo no contra-ataque, você não pode continuar no contra-ataque, não vai ser produtivo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Banton disse:

Quando o ponta volta pra marcar invés de ficar posicionado para um contra-ataque é por causa da filosofia "Fluída/Flexível"?

Primeiro sua Tarefa, é preciso observar se ele está atacando ou apoiando, depois suas instruções individuais, se elas tendem pra uma ou outra coisa e depois sua estratégia de jogo. Estrutura da equipe (Altamente estruturada - Muito fluída) não tem tanto a ver (não quer dizer que não tenha, mas não é a primeira coisa que você vai observar. Seu ponta pode ficar no ataque você tanto jogando altamente estruturado como muito fluído) com essa parte da mentalidade, isso diz mais respeito a quanto os jogadores vão se movimentar em campo saindo da sua posição e quanto vão fazer coberturas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Primeiro sua Tarefa, é preciso observar se ele está atacando ou apoiando, depois suas instruções individuais, se elas tendem pra uma ou outra coisa e depois sua estratégia de jogo. Estrutura da equipe (Altamente estruturada - Muito fluída) não tem tanto a ver (não quer dizer que não tenha, mas não é a primeira coisa que você vai observar. Seu ponta pode ficar no ataque você tanto jogando altamente estruturado como muito fluído) com essa parte da mentalidade, isso diz mais respeito a quanto os jogadores vão se movimentar em campo saindo da sua posição e quanto vão fazer coberturas. 

Consegui aqui, Thiagão. Meus pontas agora ficam posicionados no ataque com a (Altamente Estruturada).

O meu grande problema agora é encaixar uma outra formação. Só aquela 4-1-2-2-1 que você me deu um exemplo é que funciona comigo e a máquina uma hora vai aprender a se defender do meu estilo de jogo.

Não tô conseguindo fazer outra tática funcionar. Tentei um 3-4-3 aqui e gostei mas perdi e o adversário teve muita oportunidade de rematar. Tentei um 4-2-1-2-1 e não deu certo, meu time ficou muito preso na defesa. Vou tentar um 4-2-2-2 (dois volantes, 2 pontas e 2 atacantes) estilo Leipzig.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Banton disse:

Consegui aqui, Thiagão. Meus pontas agora ficam posicionados no ataque com a (Altamente Estruturada).

O meu grande problema agora é encaixar uma outra formação. Só aquela 4-1-2-2-1 que você me deu um exemplo é que funciona comigo e a máquina uma hora vai aprender a se defender do meu estilo de jogo.

Não tô conseguindo fazer outra tática funcionar. Tentei um 3-4-3 aqui e gostei mas perdi e o adversário teve muita oportunidade de rematar. Tentei um 4-2-1-2-1 e não deu certo, meu time ficou muito preso no ataque. Vou tentar um 4-2-2-2 (dois volantes, 2 pontas e 2 atacantes) estilo Leipzig.

A que está dando certo é a do contra-ataque? Você não precisa necessariamente criar OUTRA tática, você pode criar mais 2 soluções pontuais, para eventuais problemas (que você precisa imaginar quais serão, por exemplo: jogar contra um time muito fechado e com 3 zagueiros ou jogar contra um time que joga controlando o jogo e usa uma linha defensiva muito recuada...) 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Thiago Anjo disse:

A que está dando certo é a do contra-ataque? Você não precisa necessariamente criar OUTRA tática, você pode criar mais 2 soluções pontuais, para eventuais problemas (que você precisa imaginar quais serão, por exemplo: jogar contra um time muito fechado e com 3 zagueiros ou jogar contra um time que joga controlando o jogo e usa uma linha defensiva muito recuada...) 
 

Sim. É a única que dá certo é o 4-3-3 no contra-ataque. Eu queria testar outras formações também, até pra dar uma rotação no elenco. Você tem alguma dica de outra formação tática que seja boa para contra-ataque? Não tenho meia-ala, então o 4-4-2 está descartado. 

Outra coisa, Thiagão... Você tem algum tópico ai pra me mandar sobre as instruções à equipe? Aquelas coisas do tipo: "Manter posse de bola" ou "Aliviar para os Flancos" queria saber com mais detalhes sobre cada instrução e qual momento certo para usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Banton disse:

Sim. É a única que dá certo é o 4-3-3 no contra-ataque. Eu queria testar outras formações também, até pra dar uma rotação no elenco. Você tem alguma dica de outra formação tática que seja boa para contra-ataque? Não tenho meia-ala, então o 4-4-2 está descartado. 

Outra coisa, Thiagão... Você tem algum tópico ai pra me mandar sobre as instruções à equipe? Aquelas coisas do tipo: "Manter posse de bola" ou "Aliviar para os Flancos" queria saber com mais detalhes sobre cada instrução e qual momento certo para usar.

Olha, eu uso esse 433 pra contra-ataque por que estudando as formações, foi a que fez mais sentido para mim, então não encontrei nenhuma outra que fosse tão eficiente quanto (nunca explorei muito as formações com 3 zagueiros, não sou muito fã por que gosto de ter um volante mais a frente da zaga para interceptar lançamentos para atacantes recuados). 

O 442 serve bem para o contra-ataque (não tão bem quanto o 433, na minha opinião) e você não precisa ter médio-ala, pode ser pontas, é só ajustar a função/tarefa/instruções. Eu iria de 1 no apoio voltando pra marcar e saindo rápido e outro no ataque explorando o lado mais ofensivo do adversário (para explorar o espaço deixado nas costas), ambos os pontas com pés bons do lado bom para explorar cruzamentos.

Sobre esse tópico, eu nunca vi por aqui, então não saberia indicar, mas as explicações no próprio jogo já te dão uma ideia legal. E na minha opinião, o melhor é você testar cada coisa em algum save alternativo, para ter a noção exata do que cada coisa faz, demora mas é bem legal.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Banton disse:

Você tem algum tópico ai pra me mandar sobre as instruções à equipe? Aquelas coisas do tipo: "Manter posse de bola" ou "Aliviar para os Flancos" queria saber com mais detalhes sobre cada instrução e qual momento certo para usar.

Há esses dois:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, amigos. Comecei um save em off pra tentar pôr em prática umas ideias de uns guias aí (tks, @Tsuru) e tô tentando assistir o jogo em modo completo. DEZ MINUTOS SE PASSARAM no relógio e recém o jogo tá nos 15 minutos do 1T. Meu chapéu, não vai dar pra jogar todas as partidas assim. Imagina quanto tempo demoraria pra jogar uma temporada inteira? 2 meses? Alguém aí joga assistindo o jogo completo mesmo? Tem algum macete pro cara poder estudar o jogo sem perder tanto tempo? Eu tentei acelerar a velocidade do jogo, mas aí fica difícil de analisar direitinho, as coisas acontecem muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fosk13 têm várias formações boas para isso: 4-1-3-2, 4-1-2-2-1 (a mais apelona de entre os usuários e que se adapta aos elencos iniciais de quase todos os clubes do jogo) e 4-5-1.

Privilegiaria uma que pudesse ter o máximo de jogadores naturais para as posições da tática. Por exemplo, se montar o elenco para que a tática 4-1-3-2 seja a principal, é possível jogar com outras duas formações para variar o esquema. A 4-3-3 (que também é boa para manter a posse e pressionar o adv. em seu campo defensivo) e a 4-1-2-3 (que é bem parecida com a primeira). Das vezes que fiz esse esquema, ganhava já na primeira temporada o nacional, e isso com clubes medianos. Lembrando que no continental quando atuava em casa ou quando ficava duas partidas sem vitória ia para o 4-3-3, afinal com três CA a certeza de muitos gols era imensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...