Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

18 minutos atrás, Danut disse:

Em tese, o Atacante Sombra era para fazer isso. Única coisa que consigo pensar aqui é dar a ele a instrução de "mover-se das posições". Talvez ajude. 

Selecionei essa opção e n mudou muita coisa. Uma que me agradou um pouco, mas n foi 100% foi usar como camisa 10. Vou treinar movimento preferido de entrar sempre na área, acho que pode ajudar ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuiBricce disse:

Selecionei essa opção e n mudou muita coisa. Uma que me agradou um pouco, mas n foi 100% foi usar como camisa 10. Vou treinar movimento preferido de entrar sempre na área, acho que pode ajudar ne?

Pode treinar o movimento de explorar os espaços(acho que é assim em pt-br), e usar ele na função de atacante sombra. 

No meu save eu estou usando dois meias ofensivos, um como meia ofensivo e outro de atacante sombra. Pra minha surpresa o que está fazendo mais gols e aparecendo mais na área é o meia ofensivo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, bstrelow disse:

Pode treinar o movimento de explorar os espaços(acho que é assim em pt-br), e usar ele na função de atacante sombra. 

No meu save eu estou usando dois meias ofensivos, um como meia ofensivo e outro de atacante sombra. Pra minha surpresa o que está fazendo mais gols e aparecendo mais na área é o meia ofensivo. 

Acabei por colocar um jovem da Base que tem o movimento de "Entrar na area adversaria" e ele sempre estava la de fato haha porém pela falta de habilidade (o cara e ruim dms hahaha) acaba nao fazendo nada com a bola, mas em relação a posicionamento acredito que esse movimento se encaixa bem.

No meu save treinei o Cueva para "explorar espaços" o que reparei que mudou com essa movimento foi que ele, embora seja MAC, sempre cai pras laterais (seja direita ou esquerda) deixando espaço aberto po MC chegar na posição de MAC.

Isso até que é bom, da mais amplitude pro ataque e etc... Porém um dos meus atacantes recua e deixa um espaço vago na frente, seria melhor se o MAC entrasse na area, to ate pensando em retirar esse movimento do Cueva. Mas não sei se realmente é esse movimento que faz com que ele caia pelas laterais.

Ja ia me esquecendo, testei a posição de meia ofensivo, e realmente ele sempre esta melhor posicionado na area que o atacante sombra... Pode ser coisa da minha cabeça, mas sempre que uso algum atacante sombra tenho a impressão que eles só marcam gols em rebote hahaha 

Editado por GuiBricce
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 14/08/2017 at 13:42, GuiBricce disse:

Esta com o Elenco original?

Consegui ganhar somente o Brasileirão na 1ª temporada.

Vamos lá:

Assim como no elenco real, o Renan Ribeiro é seu melhor goleiro (mas se puder, reforce esta area)

Hernanes, Jucilei, Pratto e Rodrigo Caio são os seus jogadores chaves.

JBrsaOs.jpg

rsTdOcm.jpg

Ignore os jogadores novos, esse elenco é de 2018. Apenas se atente as posiçoes escolhidas.

Para primeira temporada, contratei apenas o Natanel (DE) do Ludogorets, ele e Edimar revezavam na Lat E

Escalação da 1ª temporada.

Renan Ribeiro - GOL

Natanael - DE

Arboleda - DC

R. Caio - DC

Buffarir - DD

Jucilei - MC (MRB)

Petros - MCCE (MAA)

Hernanes - MCCD (AA)

Cueva - MAC (Enganche)

Gilberto - CACD ( Atacan Recuado)

Pratto - CACE (Atacante completo)

 

Pratto terminou a temporada com mais de 40 gols.

Infelizmente é o 16 e não o 17 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal , me tirem uma duvida . Costumo jogar com times com posse de bola ,  mais estreito , sobreposiçoes , controlar , manter posse de bola e tudo mais .. Em alguns jogos q necessito atacar , mudo para atacar aumento o ritmo para alto , coloco mover das posiçoes , continuo com o mesmo comprimento ,passe curto e manter posse de bola . Assim desse jeito mantenho maior posse , mas alguns jogos dão certo . É pensar de maneira equivocada q um time q ataque , segure tanto a bola mas  , q se mova no estilo toca me voy ? Tipo jogador recebe , segura  ,outro passa no espaço e ele entrega , as vezes ao lateral ou ao meia area area caso esteja marcado q entram no espaço assim abrindo para cruzemento ou ate mesmo ao chute .. Estou pensando corretamente ou teria q tirar a instrução manter posse de bola e sobreposiçoes , para: levar apenas a area ritmo alto , mudar comprimento para equilibrado ou aumentar , mesmo mantendo o passe curto ? Estou equivocado ou é plausível oq disse 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Gustavohdcarioca disse:

Pessoal , me tirem uma duvida . Costumo jogar com times com posse de bola ,  mais estreito , sobreposiçoes , controlar , manter posse de bola e tudo mais .. Em alguns jogos q necessito atacar , mudo para atacar aumento o ritmo para alto , coloco mover das posiçoes , continuo com o mesmo comprimento ,passe curto e manter posse de bola . Assim desse jeito mantenho maior posse , mas alguns jogos dão certo . É pensar de maneira equivocada q um time q ataque , segure tanto a bola mas  , q se mova no estilo toca me voy ? Tipo jogador recebe , segura  ,outro passa no espaço e ele entrega , as vezes ao lateral ou ao meia area area caso esteja marcado q entram no espaço assim abrindo para cruzemento ou ate mesmo ao chute .. Estou pensando corretamente ou teria q tirar a instrução manter posse de bola e sobreposiçoes , para: levar apenas a area ritmo alto , mudar comprimento para equilibrado ou aumentar , mesmo mantendo o passe curto ? Estou equivocado ou é plausível oq disse 

Menos é mais cara! Você próprio já deduziu exatamente o que precisa ser feito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, pessoal!

Seguinte, assumi o Náutico no início da temporada (após ser demitido pelo Palmeiras :''''( ). Consegui ganhar o campeonato pernambucano perdendo o primeiro jogo em casa 1 a 0 pro Santa e devolvendo 2 a 0 no arruda heróico.

No início da Série B, duas derrotas pesadas (3 a 0 pra Chape e 2 a 3 pro CRB em casa). O time parou de render. Os caras são dominados o jogo todo. Sobre as instruções, a do link são instruções nas quais eu tenho condições de vencer (adv fraco em casa). Para os jogos fora, contra adversários superiores, limpo as instruções todas e deixo apenas como contra ataque. Quais sugestões vocês me dão?

Tática do Time e Instruções do Time aqui. (não sei por a imagem direto, como alguns colocam).

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, anrfernando disse:

Boa tarde, pessoal!

Seguinte, assumi o Náutico no início da temporada (após ser demitido pelo Palmeiras :''''( ). Consegui ganhar o campeonato pernambucano perdendo o primeiro jogo em casa 1 a 0 pro Santa e devolvendo 2 a 0 no arruda heróico.

No início da Série B, duas derrotas pesadas (3 a 0 pra Chape e 2 a 3 pro CRB em casa). O time parou de render. Os caras são dominados o jogo todo. Sobre as instruções, a do link são instruções nas quais eu tenho condições de vencer (adv fraco em casa). Para os jogos fora, contra adversários superiores, limpo as instruções todas e deixo apenas como contra ataque. Quais sugestões vocês me dão?

Tática do Time e Instruções do Time aqui. (não sei por a imagem direto, como alguns colocam).

Obrigado!

Acho que teu time está com muitos jogadores em posições defensivas. Tu joga com dois volantes com função de defender, e mesmo assim só um lateral em apoiar - que já não é lá uma função muito ofensiva.

Eu tentaria trocar os laterais para atacar - ou, no mínimo, um para atacar (esquerda) e outro para apoiar (direita). Trocaria um dos volantes para uma função mais preocupada em propor o jogo.

Também não me parece fazer muito sentido jogar pressionando muito com uma equipe tão postada lá atrás. Mesmo trocando as funções, acho que tu tá pressionando demais para um 4-2-3-1 profundo.

No ataque, teu esquema me parece meio voltado demais para a jogada individual: ser expressivo e driblar mais são instruções que favorecem a solução individual para a jogada. Não sei se não seria melhor pensar em algo que utilize mais o resto da equipe. Mas estou menos certo nessa parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anrfernando, acrescentando sobre o que o @Danut disse, acredito que seus pontas precisam ser mais agudos no contra-ataque contra adversários superiores e usaria os dois na função de extremos, não na função de avançado interior como tá na ponta esquerda. Mas isso somente nos contra-ataques, em que precisam de homens fazendo a velocidade e na grande maioria das vezes são os pontas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Danut disse:

Acho que teu time está com muitos jogadores em posições defensivas. Tu joga com dois volantes com função de defender, e mesmo assim só um lateral em apoiar - que já não é lá uma função muito ofensiva.

Eu tentaria trocar os laterais para atacar - ou, no mínimo, um para atacar (esquerda) e outro para apoiar (direita). Trocaria um dos volantes para uma função mais preocupada em propor o jogo.

Também não me parece fazer muito sentido jogar pressionando muito com uma equipe tão postada lá atrás. Mesmo trocando as funções, acho que tu tá pressionando demais para um 4-2-3-1 profundo.

No ataque, teu esquema me parece meio voltado demais para a jogada individual: ser expressivo e driblar mais são instruções que favorecem a solução individual para a jogada. Não sei se não seria melhor pensar em algo que utilize mais o resto da equipe. Mas estou menos certo nessa parte.

Eu ainda não achei um jeito em que o time se sinta confortável para jogar. Os resultados estão aparecendo, mas nunca com tranquilidade. Quando assumi essa equipe, pela característica dos jogadores, eu tenho muito jogador de meio campo e pouquíssimos de lado ( o giva na esquerda é PL de origem, mas vai bem na esquerda). A Série B é muito forte pro meu nível. Pensei em um time que se postasse inteiro atrás da linha da bola, que se preocupasse primeiro em não levar gol, do que marcar. Quando tiver a bola, tentar chegar a frente e concluir o mais rapidamente possível. Gostaria de uma defesa bem postada, e um ataque que saísse com velocidade. Não me importo de ter 30, 25% de posse na partida, mas gostaria de arrematar mais. Quais tipos de instrução e/ou formação vocês sugerem? @Yan Perisse. Se puder me ajudar nessa também! Obrigado pelas dicas, rapazes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, anrfernando disse:

Eu ainda não achei um jeito em que o time se sinta confortável para jogar. Os resultados estão aparecendo, mas nunca com tranquilidade. Quando assumi essa equipe, pela característica dos jogadores, eu tenho muito jogador de meio campo e pouquíssimos de lado ( o giva na esquerda é PL de origem, mas vai bem na esquerda). A Série B é muito forte pro meu nível. Pensei em um time que se postasse inteiro atrás da linha da bola, que se preocupasse primeiro em não levar gol, do que marcar. Quando tiver a bola, tentar chegar a frente e concluir o mais rapidamente possível. Gostaria de uma defesa bem postada, e um ataque que saísse com velocidade. Não me importo de ter 30, 25% de posse na partida, mas gostaria de arrematar mais. Quais tipos de instrução e/ou formação vocês sugerem? @Yan Perisse. Se puder me ajudar nessa também! Obrigado pelas dicas, rapazes!

Recomendaria uma formação com pontas bem agudos (tarefa de atacar), seguindo a tua escolha de uma defesa bem postada e com velocidade na transição ofensiva, e com os outros jogadores com tarefas de defesa ou apoio em maioria, geralmente deixo um dos meia com a tarefa de atacar para ter um elemento surpresa nos contra-ataques.

Nas instruções eu seguiria a lógica de contra-ataques, ou seja, linha defensiva baixa ou normal, pressão baixa e passar à frente (traz velocidade à transição ofensiva) no mínimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Recomendaria uma formação com pontas bem agudos (tarefa de atacar), seguindo a tua escolha de uma defesa bem postada e com velocidade na transição ofensiva, e com os outros jogadores com tarefas de defesa ou apoio em maioria, geralmente deixo um dos meia com a tarefa de atacar para ter um elemento surpresa nos contra-ataques.

Nas instruções eu seguiria a lógica de contra-ataques, ou seja, linha defensiva baixa ou normal, pressão baixa e passar à frente (traz velocidade à transição ofensiva) no mínimo.

Valeu! Vou testar agora. Hoje fiz 5 jogos:

1 x 0 Tupi (F)
0 x 0 Coritiba (C)
0 X 2 Criciúma (F)
0 X 1 Bragantino (C)
0 x 0 Oeste (F)

Só 5 pontinhos somados em 15 disputados. Contra o oeste coloquei um pouco mais pra frente a equipe, joguei muito melhor, mas a bola simplesmente não entrou. Estou tentando achar a mão ainda! Uma hora vai! Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu seguiria isso que o Yan Perisse falou já. Diminui essa pressão, talvez baixa a linha defensiva também - a ideia é atrair o adversário para abrir espaços na defesa dele. 

No ataque, eu não jogaria com instrução para enfrentar defesa. Pensa em um contra-ataque. Tu quer que o jogador procure passar pelo zagueiro no drible ou levante a cabeça e toque a bola para o companheiro que talvez esteja lá, livre de marcação? Também acho que não precisa de mais liberdade criativa nesse caso - tu já tem bem claro o que quer do jogador, deixa cada um fazer sua função dentro do normal da tática.

Por fim, também não gosto muito da ideia de incentivar finalizações. Acho que tu não colocou ela, mas vale mencionar pq pelo que tu falou, de querer um time que finalize as jogadas e tal, tu pode pensar em usar ela. Mas o que vejo em esquemas de contra-ataque é que usar essa instrução resulta em o jogador chutar pro gol do meio da rua mesmo quando tem espaço pra avançar pro gol. Deixaria sem instrução específica nessa área. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Danut disse:

Eu seguiria isso que o Yan Perisse falou já. Diminui essa pressão, talvez baixa a linha defensiva também - a ideia é atrair o adversário para abrir espaços na defesa dele. 

No ataque, eu não jogaria com instrução para enfrentar defesa. Pensa em um contra-ataque. Tu quer que o jogador procure passar pelo zagueiro no drible ou levante a cabeça e toque a bola para o companheiro que talvez esteja lá, livre de marcação? Também acho que não precisa de mais liberdade criativa nesse caso - tu já tem bem claro o que quer do jogador, deixa cada um fazer sua função dentro do normal da tática.

Por fim, também não gosto muito da ideia de incentivar finalizações. Acho que tu não colocou ela, mas vale mencionar pq pelo que tu falou, de querer um time que finalize as jogadas e tal, tu pode pensar em usar ela. Mas o que vejo em esquemas de contra-ataque é que usar essa instrução resulta em o jogador chutar pro gol do meio da rua mesmo quando tem espaço pra avançar pro gol. Deixaria sem instrução específica nessa área. 

Show de bola! Obrigadão @Danut! Vou aplicar tudo que tu me disse agora!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2017 at 12:39, anrfernando disse:

Boa tarde, pessoal!

Seguinte, assumi o Náutico no início da temporada (após ser demitido pelo Palmeiras :''''( ). Consegui ganhar o campeonato pernambucano perdendo o primeiro jogo em casa 1 a 0 pro Santa e devolvendo 2 a 0 no arruda heróico.

No início da Série B, duas derrotas pesadas (3 a 0 pra Chape e 2 a 3 pro CRB em casa). O time parou de render. Os caras são dominados o jogo todo. Sobre as instruções, a do link são instruções nas quais eu tenho condições de vencer (adv fraco em casa). Para os jogos fora, contra adversários superiores, limpo as instruções todas e deixo apenas como contra ataque. Quais sugestões vocês me dão?

Tática do Time e Instruções do Time aqui. (não sei por a imagem direto, como alguns colocam).

Obrigado!

Eu penso mais ou menos nessa linha que o Danut disse, o time acaba ficando muito atrás por conta dos dois volantes com funções defensivas. Talvez se você alterar a função de um volante para algo mais criativo, ele dê um suporte legal criando as jogadas, e coloca um lateral (o oposto ao volante que estará apoiando) com a instrução de atacar (seria interessante, inclusive, colocar ele com a função de ala, pois ele acaba subindo mais), pois ele subirá mais no campo; o outro pode deixar apoiando mesmo.

Outra coisa que eu notei nesse FM é que os cruzamentos geram muitos gols, porém, a instrução de antecipar cruzamentos tem matado muito isso porque acaba dando o passe final para a jogada, por vezes, em um momento ruim. Eu alteraria, se fizesse as mudanças que sugeri, para buscar sobreposições e levar a bola até o ataque. Pois com os extremos e os laterais subindo será natural que existam vários cruzamentos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/09/2017 at 05:16, Herr Jones disse:

Eu penso mais ou menos nessa linha que o Danut disse, o time acaba ficando muito atrás por conta dos dois volantes com funções defensivas. Talvez se você alterar a função de um volante para algo mais criativo, ele dê um suporte legal criando as jogadas, e coloca um lateral (o oposto ao volante que estará apoiando) com a instrução de atacar (seria interessante, inclusive, colocar ele com a função de ala, pois ele acaba subindo mais), pois ele subirá mais no campo; o outro pode deixar apoiando mesmo.

Outra coisa que eu notei nesse FM é que os cruzamentos geram muitos gols, porém, a instrução de antecipar cruzamentos tem matado muito isso porque acaba dando o passe final para a jogada, por vezes, em um momento ruim. Eu alteraria, se fizesse as mudanças que sugeri, para buscar sobreposições e levar a bola até o ataque. Pois com os extremos e os laterais subindo será natural que existam vários cruzamentos...

Legal @Herr Jones. Obrigado pelas Dicas. eu acabei fechando esse save e começando um novo com o Portsmouth, nas divisões inferiores da inglaterra. Mas vou tentar aplicar a mesma metodologia. Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, minhas formações usam meio campo em linha, costumo jogar no contra ataque e, mesmo colocando um MRB com função defensiva, quando baixo a linha defensiva o adjunto fica reclamando do espaço entre a defesa e o meio.

Tentei mexer na pressão do MRB nas instruções individuais mas não consigo, o jogo não me deixa mudar.

Alguém tem alguma sugestão? Acham que trocar o MRB por um Construtor de Jogo Recuado - Defender poderia ser uma solução? Tenho jogadores capazes de atuar nas duas funções.

Ou o jeito é manter a linha defensiva sempre em Normal? É que isso parece estranho pra uma tática defensiva, que pra mim usa a linha um pouco mais recuada mesmo.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tsuru disse:

Pessoal, minhas formações usam meio campo em linha, costumo jogar no contra ataque e, mesmo colocando um MRB com função defensiva, quando baixo a linha defensiva o adjunto fica reclamando do espaço entre a defesa e o meio.

Tentei mexer na pressão do MRB nas instruções individuais mas não consigo, o jogo não me deixa mudar.

Alguém tem alguma sugestão? Acham que trocar o MRB por um Construtor de Jogo Recuado - Defender poderia ser uma solução? Tenho jogadores capazes de atuar nas duas funções.

Ou o jeito é manter a linha defensiva sempre em Normal? É que isso parece estranho pra uma tática defensiva, que pra mim usa a linha um pouco mais recuada mesmo.

Obrigado!

Mas você está notando esse espaço, o adversário está se aproveitando dele?  Se não, não dá nada. As vezes o adjuntos fala merda, ainda mais se não tiver um bom conhecimento tático. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, bstrelow disse:

Mas você está notando esse espaço, o adversário está se aproveitando dele?  Se não, não dá nada. As vezes o adjuntos fala merda, ainda mais se não tiver um bom conhecimento tático. 

O mesmo adjunto sempre sugere uma formação 4312 e quase todos os adversários jogam com pontas avançados, o que indica que ele não tem muito conhecimento tático mesmo. Vou observar mais na partida pra ver se é só bobagem dele. Obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Tsuru disse:

O mesmo adjunto sempre sugere uma formação 4312 e quase todos os adversários jogam com pontas avançados, o que indica que ele não tem muito conhecimento tático mesmo. Vou observar mais na partida pra ver se é só bobagem dele. Obrigado pela dica!

Tem o atributo "conhecimento tático", da uma olhada nisso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2017 at 18:19, bstrelow disse:

Tem o atributo "conhecimento tático", da uma olhada nisso

Ele tem conhecimento tático "6", o que explica os conselhos idiotas.

Eu estava deixando as contratações de equipe técnica a cargo do diretor mas já vi que é uma péssima ideia, vou demitir o cara e arrumar outro adjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Acho que até já discuti isso por aqui, mas como o problema voltou, vou perguntar de novo: como fazer para lidar com o 4-1-2-3 (volante com pontas)?

Minha equipe joga normalmente no 4-3-3 em linha (eventualmente com um volante e dois meias centrais, outras vezes com três meias centrais mesmo). A maioria dos gols sai de bolas passadas pelos meias para os laterais, que cruzam da intermediária para a área. 

O problema é que contra o 4-1-2-3 nada funciona. O meio de campo não consegue encaixar o meio adversário (já que meu jogador central ou é volante ou meia central com função defensiva, então o volante adversário acaba livre - e quando daí um dos outros dois meias vai marcar ele, abre espaço para o meia central adversário). Os laterais sofrem demais para marcar os pontas do outro time, especialmente porque quase sempre eles tem apoio do lateral ou do meia central. E meus laterais também não produzem muito no ataque nessa situação.

Tenho vários bons volantes e meias centrais no elenco, assim como atacantes, então posso mexer bastante nessas posições. A linha de quatro atrás no máximo dá pra trocar função de jogador, e também não tenho ninguém para as laterais do meio campo (no máximo consigo improvisar dois pontas se for o caso).

O que fazer? Espelhar o adversário, mesmo se isso significar improvisar pontas? Mudar o meio campo? Passar a jogar com dois atacantes? Um meia avançado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Acho que até já discuti isso por aqui, mas como o problema voltou, vou perguntar de novo: como fazer para lidar com o 4-1-2-3 (volante com pontas)?

Minha equipe joga normalmente no 4-3-3 em linha (eventualmente com um volante e dois meias centrais, outras vezes com três meias centrais mesmo). A maioria dos gols sai de bolas passadas pelos meias para os laterais, que cruzam da intermediária para a área. 

O problema é que contra o 4-1-2-3 nada funciona. O meio de campo não consegue encaixar o meio adversário (já que meu jogador central ou é volante ou meia central com função defensiva, então o volante adversário acaba livre - e quando daí um dos outros dois meias vai marcar ele, abre espaço para o meia central adversário). Os laterais sofrem demais para marcar os pontas do outro time, especialmente porque quase sempre eles tem apoio do lateral ou do meia central. E meus laterais também não produzem muito no ataque nessa situação.

Tenho vários bons volantes e meias centrais no elenco, assim como atacantes, então posso mexer bastante nessas posições. A linha de quatro atrás no máximo dá pra trocar função de jogador, e também não tenho ninguém para as laterais do meio campo (no máximo consigo improvisar dois pontas se for o caso).

O que fazer? Espelhar o adversário, mesmo se isso significar improvisar pontas? Mudar o meio campo? Passar a jogar com dois atacantes? Um meia avançado?

Teu problema é pra defender ou atacar?

Se for pra defender, em jogos mais complicados, às vezes o que eu faço é botar o meu atacante pra marcar o primeiro volante, especialmente se esse cabeçudo for um armador ou construtor de jogo (vai dar pra perceber com facilidade porque ele recua muito pra pegar a bola). E pra não acontecer essa jogadinha de lateral recebendo livre e cruzando, os pontas como suporte e se necessário, bota pra marcar individualmente o lateral, mesmo. Mas isso eu me refiro pra jogos onde o ala adversário é muito ofensivo (formando aqueles 3 atacantes dentro da área + 2 alas na linha praticamente).

Eu também diminuiria a largura de jogo, pra dar menos espaço pros pontas. Isso funciona bem quando tu perde a bola e teu time já tá junto.

O problema de 4-3-3 x 4-3-3 é que o volante tem bastante liberdade se o atacante não pegar mesmo e ai rola aquela jogada rápida de ele pegar a bola e já dar um passe longo pro ponta, que possivelmente vai estar desmarcado se estiver como suporte. Se o ala for ofensivo, ferrou. Teu ponta precisa voltar pra marcar (suporte) ou tu faz como eu e vai no gamble do gegenklopp: alas atacando pra pegar o ponta lá em cima e não deixar acontecer o 1x2 pelo lado em cima de ti. Se quiser um gamble maior ainda, bota os pontas pra atacar que se teu time recuperar a bola, vão ter um espaço gigantesco pro contra-ataque e quase sempre sai gol. Do contrário, usa como suporte mesmo.

Acho que a solução mais simples é fazer o teu atacante marcar o volante. Ele vai perder um pouco de eficiência e tu vai facilitar a saída dos zagueiros e pelos lados, mas vai ser muito melhor. A outra solução pra não ter essa triangulação em cima do teu lateral é botar o ponta pra suporte e a última é fazer o ala atacar.

E claro, normalmente, times no FM que usam alas atacando ficam com a linha defensiva muito alta. É um prato cheio pra ti botar um ponta de lança e sair toda hora na cara do gol. Funciona que é uma beleza, por vezes eu uso aqui e pune muito os times com alas que sobem demais.

É por coisas assim que eu tenho essa crítica pelo FM. Tu poderia botar teu time pra atacar num 4-3-3 e defender num 4-4-1-1, que resolveria todos os teus problemas. Mas né, não dá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danut disse:

O problema é que contra o 4-1-2-3 nada funciona. O meio de campo não consegue encaixar o meio adversário (já que meu jogador central ou é volante ou meia central com função defensiva, então o volante adversário acaba livre - e quando daí um dos outros dois meias vai marcar ele, abre espaço para o meia central adversário). Os laterais sofrem demais para marcar os pontas do outro time, especialmente porque quase sempre eles tem apoio do lateral ou do meia central. E meus laterais também não produzem muito no ataque nessa situação.

Em muitos casos, o volante adversário exerce mais uma função de destruidor do que construtor e se esse for caso, ele está mais preocupado em passar a bola adiante para um companheiro do que gerar uma jogada decisiva. Sendo assim, você poderia pensar em marcar o destino dos passes (no seu caso, os meias adversários, por exemplo) e não a origem dos passes (volante adversário), isso pouparia energia de seus jogadores, já que eles não teriam que deixar o seu posicionamento para tentar pressionar o volante adversário e geralmente sem sucesso como você disse; manteria a formação da sua equipe estabilizada, já que ninguém deixaria a posição para caçar o volante adversário; e ainda provocaria no volante adversário um desconforto que poderia resultar em passes errados curtos, lançamentos sem precisão e chutes de longa distância dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SilveiraGOD. disse:

É por coisas assim que eu tenho essa crítica pelo FM. Tu poderia botar teu time pra atacar num 4-3-3 e defender num 4-4-1-1, que resolveria todos os teus problemas. Mas né, não dá...

Só botar os pontas função suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...