Yan Perisse

fm 2017
Clube Tático

300 posts neste tópico

4 horas atrás, hiroshitk disse:

Consegui montar um bom esquema com 5-2-2-1. Contra-ataque puro!

É que eu jogava sem laterais, jogava com MD e ME.. e dois volantes. De inicio avassalador, durou um ano e meio muito bem, depois só queda! kkkkk

1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, jmarcosm11 disse:

É que eu jogava sem laterais, jogava com MD e ME.. e dois volantes. De inicio avassalador, durou um ano e meio muito bem, depois só queda! kkkkk

Por aqui também, consegui levar no começo, passou meia temporada e o time caiu totalmente, tive que voltar pro normal. Era uma chuva de cruzamento na área e com velocidade, nem sempre meus zagueiros conseguiam marcar o ponta oposto e o centroavante.

1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, seus Kleina!

Estou com uma dúvida aqui... Vocês tem sucesso ofensivo utilizando uma tática com mentalidade defensiva?

Estou tentando aplicar um 4-2-3-1 com pontas, mentalidade defensiva e instruções visando a posse de bola e um time mais compacto... Agendei 7 amistosos na pré-temporada e já joguei 6... a maioria dos resultados não foram satisfatórios ao meu ver (mesmo as vitórias, levando em consideração o baixo nível adversário). Estou com o Palmeiras.

Será que é uma boa uma tática com mentalidade defensiva para um time grande? Dá pra fazer a equipe ter um bom rendimento lá na frente?

1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, VitorMondini disse:

Bom dia, seus Kleina!

Estou com uma dúvida aqui... Vocês tem sucesso ofensivo utilizando uma tática com mentalidade defensiva?

Estou tentando aplicar um 4-2-3-1 com pontas, mentalidade defensiva e instruções visando a posse de bola e um time mais compacto... Agendei 7 amistosos na pré-temporada e já joguei 6... a maioria dos resultados não foram satisfatórios ao meu ver (mesmo as vitórias, levando em consideração o baixo nível adversário). Estou com o Palmeiras.

Será que é uma boa uma tática com mentalidade defensiva para um time grande? Dá pra fazer a equipe ter um bom rendimento lá na frente?

Eu tenho sucesso com times fracos, utilizando uma mentalidade defensiva. Mas com times grandes, sempre jogo pra frente!

1

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei um save agora e montei um 4-2-3-1 com meias centrais e extremos, que é um esquema novo pra mim (estava mais acostumado com os 4-4-2 e variações), mas é o esquema que a equipe melhor se encaixa.

Estava seguindo o princípio do 3-2-3 e, no modo de jogo normal, coloquei três defendendo (zagueiros e um meia central), quatro apoiando (dois laterais, um meia central e um atacante recuado) e três atacando (o MAC e os extremos). Mas, observando a partida com cuidado, reparei que o MAC e os extremos ficavam isolados e não tinham muito pra quem tocar a bola.

Se eu puxar o MAC pra apoio, corro o risco do time ficar pouco objetivo e fazer poucos gols? Alguém tem alguma sugestão pra equilibrar melhor as coisas?

0

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, Tsuru disse:

Comecei um save agora e montei um 4-2-3-1 com meias centrais e extremos, que é um esquema novo pra mim (estava mais acostumado com os 4-4-2 e variações), mas é o esquema que a equipe melhor se encaixa.

Estava seguindo o princípio do 3-2-3 e, no modo de jogo normal, coloquei três defendendo (zagueiros e um meia central), quatro apoiando (dois laterais, um meia central e um atacante recuado) e três atacando (o MAC e os extremos). Mas, observando a partida com cuidado, reparei que o MAC e os extremos ficavam isolados e não tinham muito pra quem tocar a bola.

Se eu puxar o MAC pra apoio, corro o risco do time ficar pouco objetivo e fazer poucos gols? Alguém tem alguma sugestão pra equilibrar melhor as coisas?

Eu tava tendo problemas parecidos com o seu. No caso, não conseguia uma maneira do MAC armar entre os meias e o atacante recuado. O jeito que fiz foi colocá-lo de MC (Atacar), assim resolvi os problemas e ainda ganhei mais um jogador na hora de defender, haja visto que o MAC pouco voltava.

0

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Yan Perisse disse:

Eu tava tendo problemas parecidos com o seu. No caso, não conseguia uma maneira do MAC armar entre os meias e o atacante recuado. O jeito que fiz foi colocá-lo de MC (Atacar), assim resolvi os problemas e ainda ganhei mais um jogador na hora de defender, haja visto que o MAC pouco voltava.

Valeu pela dica, acho que vou tentar isso mesmo. Depois posto aqui se funcionou.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas para atualizar sobre a dúvida que eu postei acima...
Mantive a minha tática defensiva no inicio do paulistão e venci os 3 jogos que disputei: 0x3, 0x1, 0x1 (Este último contra o Santos). Acho que estou no caminho certo do que eu estou pensando: consistência defensiva, mas sem deixar de atacar. Como assisto as partidas completas, percebi um bom domínio do meu time nos 3 jogos. Só quero acertar mais as conclusões das jogadas.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem me ajuda com esse FM17, caras, to com um Elenco bom do Vasco, passe, trabalho de equipe, etc do time é boa, sou lider de posse e passe certo no brasileirão, mas to perdendo, e as vezes feio até em casa, para times retranqueiros, e ta me matando de raiva, da vontade de socar monitor, logicamente por ter a posse, minha linha é sim alta, o que ta deixando contra ataques obvios, e mortais, como eu consigo evitar? uso 4 2 3 1 por exemplo (ou 4-1-2(mc's)2(pontas/SA) 1 atacante) e mto comum tomar uma bola enfiada entre meus zagueiros e ngm cobrir, é os 2 correndo atraz do atacante, ja tentei funções diferentes para o primeiro volante e nada funfa, até patch 17.2 nunca tive isso, minha tatica funcionava perfeita com o Terceiro Zagueiro (função) ele ficava centralizado e os 2 zagueiros abertos, enquanto os laterais atacavam, mas dps desse patch parece que essas funções foram mudadas por serem muito fortes? não sei

0

Compartilhar este post

Link para o post
Em 31/03/2017 at 11:09, VitorMondini disse:

Bom dia, seus Kleina!

Eu usava no FM16 uma formação que tinha mentalidade de contenção e consegui subir da Serie B pra A como campeão e ser campeão da Serie A no primeiro ano de Serie A.

Depende da forma q vc vai jogar quando tem a bola. Eu jogava com passes direto e com instrução de dar chutão pro meu atacante. Como minhas linhas ficavam bem recuadas, o adversário tinha espaço pra subir mais. Aí eu pegava sempre nos contra-ataques.

No FM17, eu coloquei a mesma tatica no time de meu irmão, que vinha perdendo todas. E funciona tbm. Agora, esse estilo de jogo só me serviu no Futebol BR. Tentei na EPL e na Calcio, mas não funciona de jeito nenhum.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que eu monto um esquema bom, o time se adapta e ganha algumas partidas e depois só perde. Como vcs fazem ? Mudam de esquema dependendo se jogam dentro ou fora de casa ? Tbm to com outra problema, meu time chuta muito, mas nem metade é no gol, já coloquei instrução de levar a bola até a área

0

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, math312323 disse:

Parece que eu monto um esquema bom, o time se adapta e ganha algumas partidas e depois só perde. Como vcs fazem ? Mudam de esquema dependendo se jogam dentro ou fora de casa ? Tbm to com outra problema, meu time chuta muito, mas nem metade é no gol, já coloquei instrução de levar a bola até a área

comigo acontece a mesma coisa

0

Compartilhar este post

Link para o post
Em 05/04/2017 at 05:41, igor0liveira disse:

Alguem me ajuda com esse FM17, caras, to com um Elenco bom do Vasco, passe, trabalho de equipe, etc do time é boa, sou lider de posse e passe certo no brasileirão, mas to perdendo, e as vezes feio até em casa, para times retranqueiros, e ta me matando de raiva, da vontade de socar monitor, logicamente por ter a posse, minha linha é sim alta, o que ta deixando contra ataques obvios, e mortais, como eu consigo evitar? uso 4 2 3 1 por exemplo (ou 4-1-2(mc's)2(pontas/SA) 1 atacante) e mto comum tomar uma bola enfiada entre meus zagueiros e ngm cobrir, é os 2 correndo atraz do atacante, ja tentei funções diferentes para o primeiro volante e nada funfa, até patch 17.2 nunca tive isso, minha tatica funcionava perfeita com o Terceiro Zagueiro (função) ele ficava centralizado e os 2 zagueiros abertos, enquanto os laterais atacavam, mas dps desse patch parece que essas funções foram mudadas por serem muito fortes? não sei

Ofensivamente a equipe vai bem? Se o problema defensivo é "só" esse da linha defensiva, seria bom dar uma olhada nos zagueiros que atuam. O básico pro zagueiro atuar bem com linha defensiva alta é ter Velocidade, Aceleração, Antecipação e Posicionamento, além disso, particularmente gosto de atuar com uma dupla complementar, ou seja, um zagueiro rápido com um zagueiro melhor no jogo aéreo.

0

Compartilhar este post

Link para o post
22 horas atrás, Yan Perisse disse:

Ofensivamente a equipe vai bem? Se o problema defensivo é "só" esse da linha defensiva, seria bom dar uma olhada nos zagueiros que atuam. O básico pro zagueiro atuar bem com linha defensiva alta é ter Velocidade, Aceleração, Antecipação e Posicionamento, além disso, particularmente gosto de atuar com uma dupla complementar, ou seja, um zagueiro rápido com um zagueiro melhor no jogo aéreo.

o que me ajudou, ate agora, numa tatica nova que criei foi sair do fluido, para estruturado, deixar um volante bem mais recuado (eu usava 2 centrais) agora uso um mais recuado, e balancear os laterais, por enquanto parou um pouco as bolas na costa, os meus 2 zagueiros n sao lentos, mas tb a velocidade deles n passa de 15, é o Dedé e Luan, e tem o Raul Silva e Pedro Henrique (brs que jogavam em portugal) que tb n sao lentos, mas n sao os velocistas, para falar a verdade, procuro um zagueiro rapido faz tempo, a esperança agora fica num newgen da minha base, que parece que vai ser 16+

0

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, igor0liveira disse:

o que me ajudou, ate agora, numa tatica nova que criei foi sair do fluido, para estruturado, deixar um volante bem mais recuado (eu usava 2 centrais) agora uso um mais recuado, e balancear os laterais, por enquanto parou um pouco as bolas na costa, os meus 2 zagueiros n sao lentos, mas tb a velocidade deles n passa de 15, é o Dedé e Luan, e tem o Raul Silva e Pedro Henrique (brs que jogavam em portugal) que tb n sao lentos, mas n sao os velocistas, para falar a verdade, procuro um zagueiro rapido faz tempo, a esperança agora fica num newgen da minha base, que parece que vai ser 16+

Esses atributos que falei precisam ser superiores que os dos atacantes. A dupla de zaga é boa, acho que seria uma boa então colocar uma linha burra e esperar a zaga absorver seria uma boa.

0

Compartilhar este post

Link para o post
Em 4/1/2017 at 18:16, Tsuru disse:

Valeu pela dica, acho que vou tentar isso mesmo. Depois posto aqui se funcionou.

@Yan Perisse, o time melhorou, obrigado pela dica.

Outra dúvida: armei um 4-4-2 defensivo, para jogos complicados e para segurar os resultados, e o adjunto fica dizendo que as linhas estão muito espaçadas. Coloquei zagueiros e laterais defendendo, médio alas atacando, um meia central apoiando e outro defendendo, um atacante recuado apoiando e um ponta de lança atacando.

Alguém já passou por esse problema? Se sim, como conseguiu diminuir esses espaços?

Valeu!

0

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Tsuru disse:

@Yan Perisse, o time melhorou, obrigado pela dica.

Outra dúvida: armei um 4-4-2 defensivo, para jogos complicados e para segurar os resultados, e o adjunto fica dizendo que as linhas estão muito espaçadas. Coloquei zagueiros e laterais defendendo, médio alas atacando, um meia central apoiando e outro defendendo, um atacante recuado apoiando e um ponta de lança atacando.

Alguém já passou por esse problema? Se sim, como conseguiu diminuir esses espaços?

Valeu!

Na teoria era pro meia central defendendo conseguir diminuir esse buraco entrelinhas que fica com 4-4-2 ou 4-4-1-1. Algo que geralmente afeta isso é a pressão dos meias que pode estar agressiva demais, deixando esse buraco.

Se tiver sem pressão e mesmo assim com esse espaçamento entre as linhas, uma boa seria colocar instruções que deixe a equipe mais compacta como aumentar a linha defensiva, aumentar a fluidez, passes mistos ou curtos, construção do jogo a partir da defesa, etc.

0

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Yan Perisse disse:

Na teoria era pro meia central defendendo conseguir diminuir esse buraco entrelinhas que fica com 4-4-2 ou 4-4-1-1. Algo que geralmente afeta isso é a pressão dos meias que pode estar agressiva demais, deixando esse buraco.

Se tiver sem pressão e mesmo assim com esse espaçamento entre as linhas, uma boa seria colocar instruções que deixe a equipe mais compacta como aumentar a linha defensiva, aumentar a fluidez, passes mistos ou curtos, construção do jogo a partir da defesa, etc.

Valeu Yan. Eu cheguei a colocar os defesas laterais como "Ala - Defender" e melhorou o buraco, mas obviamente eles marcam mais a frente e dependendo do adversário pode ser um problema. Vou experimentar suas sugestões.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém usa passe direto na 4-2-3-1 [MC]?

Editado por felipevalle
0

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, pessoal!

Estou em mais um save com o Vascão e tentando sempre trabalhar com variações do 4-2-3-1, que é meu esquema favorito.

Tive dificuldades pra me adaptar no FM17, mas agora as coisas estão andando!

Um problema crônico nos meus times sempre foi o centroavante meio que inútil... Daí eu pesquisei bastante e tive a ideia de colocar um atacante recuado como apoiar e dois segundos atacantes domo atacar cortando pra dentro, assim eu consigo encher a grande área e o atacante recuado tem feito bons movimentos pra trás abrindo espaço pros pontas. Fora o meia ofensivo como atacar também.

Fora que com os pontas colocando pra dentro avancei os laterais pra aproveitarem o corredor, com isso o time melhorou ofensivamente. Pra compactar defesa e meio, já que os pontas são ofensivos, coloquei a defesa bem avançada e a combinação com laterais com orientação de ataque... Daí vocês imaginam como fica a correria quando o adversário contra ataca... Preciso achar esse equilíbrio, até usei laterais e zagueiros com boa velocidade pra conseguirem suprir a correria, mas sempre sofro e conto com o Martion Silva...rs

Quero equilibrar o time defensivamente, sem perder as qualidades que o time vem apresentando. Que são:

- Alto índice de posse de bola. (Já cheguei em mais de 70% em jogos contra grandes)

- Movimentação dos pontas pra dentro. Estão fazendo muitos gols!

- Laterais chegando muito bem no fundo. Impressionante as jogadas em que o ponta corta pro meio e deixa a bola com o MC ou com o MO e os dois encontram os laterais sozinhos!

1lPxr9P.png

aEDJovl.png

Editado por MEZA
0

Compartilhar este post

Link para o post

Então @MEZA, essa variação lembra a 4-1-2-2-1. Só que com a passagem do volante pra meia atacante. Ambas, se usarem o passe curto dão boa posse de bola. Se bem que a 4-2-3-1 é mais flexível pra mudar o estilo do passe e ainda continuar rendendo bem.

Sendo que essa combinação de avançado interior e recuado, favorece os pontas pra marcar gols. Acho interessante quando tem bons pontas e um centro-avante com passe mediano. Só achei um pouco fraca nas laterais. Daí mudei pra lateral com função de ala, o qual rendeu melhor. Também pra recompor no meio, pra cobrir a subida constante dos alas, mudei de MC pra AR e MAA. Cheguei a testar com MC, e perde um pouco a posse, mas obtem bons resultados também (dois gols em média).

Mantendo um jogo equilibrado o time tomou mais sufoco do que ofensivamente. Então mudei pra ataque. Coloquei também linha de impedimento. O restante das instruções são semelhantes.

E a respeito do passe direto, seria pra sacrificar, muitas das vezes, na posse, mas ser mais incisivo. Nesse caso uso na frente 2 AI e 1 Op.

0

Compartilhar este post

Link para o post

@felipevalle Comecei com alas, mas tava sofrendo com os contra ataques. Daí resolvi mudar os alas pra laterais com a função atacar.

Gostei da ideia da linha de impedimento, pode ser que eu sofra menos nos contra ataques dos adversários. Se bem que já vejo os atacantes adversários constantemente impedidos. Vou testar.

Em jogos contra times mais fortes que o meu, tô testando um volante no lugar do MC defensivo e trocando o MC apoiar por Armador recuado... Mas ainda não tenho parâmetros pra dizer se dá certo.

O que tenho feito é mudar um pouco o time quando construo um bom resultado, recuo a linha da defesa e coloco "Contra atacar" e coloco os laterais como Automático. O time perde um pouco ofensivamente e quase nada da posse de bola,,, Tem dado certo, mas ainda tô muito incomodado com os contra ataques...

Me ajuda aí, pessoal!

Editado por MEZA
0

Compartilhar este post

Link para o post

Meu deus, eu estou profundamente arrependido de ter comprado essa porcaria de jogo. Estou quase quebrando o computador de raiva...esse jogo trouxe a discordia aqui pra casa pq eu to dando rage com todo mundo.

Eu não entendo, eu joguei o FM15 e lá sempre consegui montar minhas taticas e o time sempre respondeu bem, mesmo sempre deixando o treinamento por conta do auxilar.

Acontece que no FM17 até agora nao consegui fazer o time jogar direito uma unica partida sequer, sao varios problemas, tudo que tento alterar nao surte efeito, ja tentei muita coisa, nada responde. Parece simplesmente que o jogadores nao estao treinando ou algo assim. Marcam errado, bola nas costas, jogadores de frente nao rendem nada. 

Jogo com o Cruzeiro e fui eliminado na copa do brasil na segunda rodada pelo juventude, perdi a final do mineiro pro america e ainda agora no brasileirao comecei bem, mas perdi pra ponte preta em casa, sport fora e atletico pr em casa....que inferno

Vim aqui pedir ajuda para esse time começar a jogar bola logo, ja estou em junho e essa porra parece um bando em campo, nao respeitam minhas orientações.

AJUDE FM A NAO PERDER UM FA

Editado por Bestia
erro de portugues
0

Compartilhar este post

Link para o post

@MEZA há algumas modalidades de contra-ataque, sendo que o possuem de comum é a pouca troca de passes. 

O mais letal é aquele na qual com uma ligação o defensor envia pra um avançado no seu campo defensivo. Nesse caso se pressionar com mentalidade ofensiva dará mais chances disso ocorrer. É um dos riscos que se corre, mas vale a pena caso seu time funcione bem atacando.

Também há o na qual usa passe em profundidade e, funciona quando a visão de jogo é alta. E pra evitar esse é bom ter um zagueiro que intercepte bem e, ter um bom que cubra.

Com respeito a brecha dos alas e do contra-ataque adversário, pra se evitá-los ou diminuir a ocorrência pode tentar deixar os laterais no apoio somente, linha defensiva média, além de deixar a função dum MC pra CJA (construtor de jogo avançado [quando precisar do resultado]) ou AR (armador recuado) e o outro pra MRB (meia roubador de bola), agora caso tenha um MC com alto nível de finalização além do desarme opte pra MAA (meia área-a-área). Porque caso o adversário explore o corredor vazio dum lateral seu, terá dois meias que ajudam na marcação, sendo que um fica na sobra ou faz a proteção, e o outro dá o combate pra desarmar. Diferente de dois meias centrais apoiadores (que seriam indicados para uma equipe que joga equilibrado e com pontas). Apesar de marcarem, seriam mais pra manter a posse, do que pro jogo agressivo, além de cobrir espaços deixados nos corredores e terem que recuperar a bola.

E se o adversário enfrenta muito a sua defesa pode desmarcar a opção da linha de impedimento. 

Editado por felipevalle
1

Compartilhar este post

Link para o post

@Bestia experimente a 4-2-3-1 (com VOL) que tomará poucos gols.  

0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Estou de volta novamente e trazendo mais uma história à área. Andei jogando o FM 2017 desde dezembro, embora nenhum save a sério, e obviamente bateu a saudade e a vontade de voltar a postar por aqui. Depois de muito pensar e, principalmente, após o incentivo dado pelo amigo @Bega Gomes, resolvi postar. Espero que tudo corra bem dessa vez, ao contrário das minhas últimas (e frustrantes) experiências. Não prometo vida longa ao save, mas costumo sempre levar até o final os meus saves "clubistas", em contraponto às minhas tentativas de "carreira". Pelo menos, foi o que aconteceu com o Bangu, Ceará e a Casale.
      A escolha pelo time do Ferroviário Atlético Clube foi algo que já vinha alimentando há algum tempo, mas que sempre acabava deixando de lado e fazendo mais um save com o Ceará, que é meu clube de coração. No entanto, me animei bastante com as possibilidades que o Brasil Mundi Up nos proporciona. Achei muito bacana e vou testar!

Fundado em 1933, o Ferroviário Atlético Clube, carinhosamente chamado de Ferrão, Ferrim, Peixe, Tubarão da Barra... é um dos clubes de maior tradição do Estado do Ceará. O time coral já levantou a taça do certame local em 9 oportunidades e foi vice em outras 20. Seu último bom momento ocorreu entre 1988 e 1995, quando foi três vezes campeão estadual, incluindo o festejado Bi-Campeonato de 1994-95. 

Todavia, hoje o time vive uma longa crise. Após ter passado a década de 2000 inteira sem títulos e iniciado a década de 2010 com campanhas pífias no Campeonato Cearense, o Ferroviário foi "finalmente" rebaixado à Segunda Divisão local em 2014.
      Em 2017, o Tubarão retornou à elite do futebol cearense, mas o feito foi alcançado fora das quatro linhas. Foi necessário que o time do Alto Santo, que havia conquistado o acesso com a 2º colocação da Segundona Cearense em 2016, abrisse mão de sua participação na 1ª Divisão para que o Ferrim conseguisse sua vaga, haja vista que encerraram a competição em 3º lugar. Com a chegada de novos investidores e uma diretoria aparentemente mais profissional, o Ferroviário sonha com dias melhores e tem feito uma boa campanha no Cearense 2017. E é a partir daqui que iniciamos a nossa história.

- Conquistar o título Campeonato Cearense (último título em 1995);
      - Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2006);
      - Conquistar o acesso à Série B (última participação em 1991);
      - Conquistar o acesso à Série A (última participação em 1984);
      - Conquistar o título da Copa do Brasil;
      - Conquistar o título da Série A;
      - Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais);
      - Superar os rivais Ceará e Fortaleza no ranking de reputação;

O técnico foi criado com meu nome (Marcelo Feitosa) e outros dados pessoais, sem nenhuma qualificação (licenças), experiência anterior de Futebol Amador e estilo de treino Original. O perfil ficou assim:

• Tsuru
      Por Tsuru
      Quando retornei à área no início deste ano, pretendia fazer um save no CM 01/02, que descobri que ainda recebe updates. Mas a instalação de tudo que não era o jogo original causou tantos problemas no computador que perdi quase duas semanas tentando arrumar. Além disso, nenhuma ideia de save se encaixava com o jogo. Então desisti e voltei para o FM, decisão da qual não me arrependo.

Entre as muitas ideias e até possíveis usos de ligas alternativas - das quais desisti após um problema na passagem de tempo - decidi qual caminho iria seguir.
      O maior objetivo dessa aventura, contada no estilo JET (jogo e texto), será transformar um pequeno clube português em uma grande equipe nacional. Um daqueles times que forma grandes jogadores, que é uma pedra no sapato dos grandes campeões, invencível em casa e temido fora dela. E que não só conquista títulos, como cria condições para que eles se sustentem a longo prazo.
        Será um save de clube, portanto se eu for demitido o save acaba.
      Vou incluir também alguns postos relacionados à história do clube e de seus rivais, como gg e Danut fazem em alguns de seus saves. Não era minha ideia a princípio, mas a pesquisa revelou uma história muito rica e interessante que merece ser compartilhada.   Por fim, para tornar o save um pouco mais desafiador, haverá uma cota máxima de quatro jogadores brasileiros no elenco principal.   Curiosamente, essa ideia de save que estou começando funcionaria no CM 01/02.     Conquistar duas vezes o Campeonato Português (Liga NOS) em um período de três anos;
        Ao longo do save, conquistar o bicampeonato da Taça da Liga e da Taça de Portugal;
        Estabelecer um recorde de pelo menos cinco vitórias seguidas sobre cada um dos três maiores times portugueses (Porto, Benfica e Sporting) no Campeonato Português;
        Estabelecer um recorde de dez jogos sem perder para os maiores rivais, somando todas as competições disputadas;
        Estabelecer um recorde de dez jogos sem perder em casa, independente do adversário, sendo pelo menos seis vitórias;
        Ter pelo menos três jogadores formados na base convocados para a Seleção Portuguesa;
        Transformar pelo menos um jogador formado na base em lenda do clube;
        Ter instalações e categorias de base de primeiro mundo.   Outras sugestões de objetivos e de regras, ou mesmo alterações nos que estabeleci, são sempre muito bem-vindos.   Não coloquei objetivos específicos sobre competições europeias porque acredito que a distância dos portugueses para clubes de outros países é muito grande, e levaria muito tempo para chegar nesse patamar. Mas, dependendo do andamento do save, conquistas continentais podem sim fazer parte do projeto.   E que role a bola em terras lusitanas!   Cenas dos próximos capítulos Uma viagem muito especial...  
    • Johann Duwe
      Por Johann Duwe
      Los Caballeros de la Noche será meu save de estreia no FM 2017 e se tudo correr bem, deve ser também meu único save aqui na área neste FM.
      Estou me adiantando para não perder o entusiasmo com a ideia e com o clube, visto que o Projeto Pentágono entrou em sua fase final, eu precisava já pensar em um outro save, troquei algumas ideias com o Baltazar sobre desenvolvimento de jovens e é nisso que eu irei me focar.
      Optei por sair um pouco da Europa e trabalhar mais em cima do nosso continente, então eu pesquisei um pouco e optei por jogar na Liga Mexicana, não irei negar que a série "Club de Cuervos" da Netflix, foi uma fonte de inspiração na hora de escolhe a liga principal do save, que é a mexicana.
      Neste save irei buscar apenas desenvolver jovens jogadores e lançando eles na equipe principal, para servir unicamente como fonte de receita. Apresentação do clube irá ficar para outro dia.

Regras:
      - Não contratar jogadores, exceto na Fornada da Base.
      - Desenvolver os jogadores da base.
      - Obter receita com a venda de jovens jogadores.

Objetivos:
      - Vencer a Liga Bancomer MX.
      - Vencer a Concacaf Champions League.
      - Vencer o Mundial de Clubes.
      - Formar jogadores para a Seleção Mexicana.

Histórico de temporadas
      2016/2017 - 12º Lugar no Apertura | 10º Lugar no Clausura
      2017/2018 - Campeão no Apertura | 08º Lugar no Clausura | Derrota no Playoff de Promoção
      2018/2019 - Campeão no Apertura | Campeão Clausura | Subida de Divisão
      2019/2020 - 14º Lugar no Apertura | 09º Lugar no Clausura
      2020/2021 - 10º Lugar no Apertura | 06º Lugar no Clausura
    • Paulinho_Kayser
      Por Paulinho_Kayser
      Introdução
      Bielsa é para mim, a grande referência entre os treinadores atuais. É inegável a sua influência sobre o pensar o jogo dessa onda de treinadores argentinos no mercado europeu. Seja de forma clara e direta como é com Sampaoli, ou mais subjetivamente como em Simeone. Mas, a pressão, a influência do futebol total ali está. Neste contexto, resolvi criar minha primeira saga. Com pouco conteúdo ficcional, pretendo apenas a partir de um discípulo da lenda, percorrer o mesmo caminho que Bielsa trilhou, utilizando seus conceitos e ideias como os principais pré-requisitos. Creio que será extremamente difícil percorrer todos os clubes e seleções que ele também treinou e que por isso diversas vezes o trabalho será interrompido sem um desfecho completo. Devido a essa dificuldade, não estabelecerei ordem cronológica, a medida que as oportunidades surgirem, elas serão aceitas mesmo que com isso venha a treinar a seleção Chilena depois de treinar o Lille, por exemplo.
      Onde só havia bilardismo e menottismo, surgia uma influência arrebatadora que vem ao longo dos anos sendo chamada de bielsismo.
      Sobre mim, essa influência sempre esteve presente, amava assistir a albiceleste dele em campo, depois a roja mas, quando ele assumiu o Athletic eu nunca mais consegui deixar de prestar atenção a tudo que envolve "el loco". O que ele fez com aquele time, o nível de futebol que apresentou, foi algo que eu nunca tinha visto com nenhum outro treinador.
      Assim sendo, a aventura começa agora. 
    • ggpofm
      Por ggpofm
      Soccer. Uma palavra que para muitos remete ao futebol praticado nos Estados Unidos. Quando muito a outros países de colonização inglesa, tais como, a Austrália, África do Sul ou Nova Zelândia.
      O que muitos não sabem é que a palavra “Soccer” não é de origem americana, e sim britânica. Oficialmente chamado de Association Football para se diferenciar do Rugby Football, o “nosso” futebol recebeu dos universitários ingleses no final do século XIX, o apelido de “Soccer” como abreviação de “asSOCiation”.
      O termo atravessou o Oceano Atlântico e foi adotado rapidamente nos Estados Unidos para diferenciar o Association Football do Football (Futebol Americano). Em muitas publicações norte-americanas o esporte apareceu grafado como “Socker”, mas “Soccer” acabou prevalecendo e continua sendo utilizado pelos norte-americanos.
      No Reino Unido, o caminho que o termo seguiu foi diverso. Nas primeiras décadas do século XX ele foi pouco utilizado, mas com o fim da 2ª Guerra Mundial, a utilização da palavra “Soccer” ganhou força e surpreendentemente, como atesta Stefan Szymanski no artigo “It’s Football not Soccer”, tornou-se intercambiável com o termo “Football” entre as décadas de 1960 e 1980 ao ponto de grandes nomes do futebol britânico publicarem suas biografias utilizando-se do termo, como por exemplo, uma biografia de George Best, “The inside story of soccer’s super-star” ou a do treinador Matt Busby, “Soccer at the top”, ou revistas, tais como, a “Soccer Star”, publicada entre os anos de 1950 e 1970, e a conhecida “World Soccer” que é publicada desde os anos 1960. Contudo, a partir da década de 1980, o uso da palavra “Soccer” voltou a declinar no Reino Unido, sendo utilizada principalmente em contextos de futebol praticado nos Estados Unidos.
      Para efeitos do save, usarei os termos “Futebol” e “Soccer” ao me referir ao Association Football e ao esporte da bola oval chamarei exclusivamente como “Futebol Americano”.

:: A proposta do save

Faz tempo que desejo voltar a jogar um save nos Estados Unidos (EUA), mas sempre adiei a ideia. Geralmente, a liga norte-americana é um local que poucos gostam de jogar por conta das várias regras que existem na Major League Soccer (MLS) e de outras peculiaridades que deixam tudo bastante diferente do que estamos acostumados e para jogar lá é preciso paciência e vontade para se adaptar. 
      Escolhi fazer um save de carreira, no entanto não queria começar diretamente na MLS, a única disponível no Football Manager 2017 (FM 17). Queria começar por baixo e vivenciar o desenvolvimento da carreira de treinador, que tem como uma de suas peculiaridades o fato de que não há promoção/rebaixamento entre as divisões, o que me obrigará a percorrer um caminho menos usual para se desenvolver e alcançar o ponto mais alto nos Estados Unidos, a MLS.
      Com o uso do editor do FM, ativei outras três divisões, a National American Soccer League (NASL), a United Soccer League (USL) e a Premier Development League (PDL). Inicialmente, a ativação de três divisões abaixo da MLS foi feita com as regras básicas do editor. Contudo, resolvi fazer alguns ajustes na fórmula das competições ativadas e foi preciso usar as “regras avançadas” do editor. Além de ajustes na fórmula das competições, fiz as seguintes alterações:
      Inclusão de clubes na PDL; Designação de estádios para clubes da PDL que estavam sem estádio; Criação de prêmios esportivos para jogadores e técnicos para a NASL e USL; Criação de prêmios financeiros por classificação na temporada e também pelo título para as equipes da NASL, USL e PDL; Criação de direitos televisivos para as equipes da NASL e USL. Além das quatro divisões dos Estados Unidos, carreguei as duas do México e outras 10 ligas. Ao todo serão mais de 56 mil jogadores. Os demais detalhes da configuração do save podem ser vistos aqui.
      O save não será ficcional, mas não ficará limitado à narrativa dos acontecimentos do jogo. Farei no tópico o mesmo que fiz no save “Um clube, um troféu e outras histórias” e trarei informações atuais e históricas sobre o futebol nos Estados Unidos. Acho que será uma oportunidade bastante interessante para abordar vários temas como complemento ao save e espero que os leitores gostem.

:: O perfil do técnico

Para o save, escolhi o pseudônimo de Gus Gibson, norte-americano natural de Harrison, New Jersey. Nascido em 1987 em uma região ligada historicamente ao soccer, ele viveu o “renascimento” do esporte nos Estados Unidos com a Copa do Mundo de 1994 e a estreia da MLS em 1996. Quando criança foi torcedor do extinto MetroStars, franquia rebatizada como New York Red Bulls a partir de 2006.
      Fiz o que geralmente faço ao jogar FM e escolhi o nível mais baixo possível, ou seja, passado como jogador amador e sem nenhuma licença de treinador. A expectativa é que a escolha desse perfil traga alguma dificuldade para o save, porém não ficarei surpreso se isso não acontecer.
      Aos 28 anos, o estilo de Gus Gibson será focado no desenvolvimento de jovens e na prática de um futebol ofensivo. Ele promoverá e utilizará jovens em todos os clubes pelos quais passar e isso fará parte da filosofia de trabalho dele, mesmo que resulte na redução da qualidade da equipe. Sempre que houver categorias de base em um clube será incluída no contrato a cláusula de “desenvolver jogadores recorrendo às camadas jovens do clube”. Além disso, ele priorizará investimentos na infraestrutura e em recrutamento em vez de investimentos em contratações de jogadores. Quanto à ofensividade, ele sempre negociará nos contratos a filosofia de “praticar um futebol ofensivo” e procurará protagonizar as partidas, buscando marcar muitos gols.
      Minha ideia é fazer da carreira de Gus Gibson algo que não se limite a conquistar títulos. Logicamente que eles são essenciais, mas quero que Gibson fique conhecido pelas vitórias e títulos, mas principalmente por ajudar a fortalecer a formação de jogadores estadunidenses ao desenvolver os jovens talentos daquele país. Quem sabe se ele não alcança a seleção norte-americana de futebol ou até mesmo se ele não é convidado para trabalhar na Europa?
      Pelo fato de não existir promoção/rebaixamento entre as divisões é provável que Gus Gibson não permaneça muito tempo nos clubes durante a formação e a ascensão na carreira de treinador. Contudo é bastante provável que ele faça um trabalho de médio ou longo prazos mais adiante na carreira.
      Agora é começar o save e procurar me divertir bastante no futebol dos Estados Unidos e se você quiser acompanhar essa aventura, espero que se divirta também.