Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

CBF sondou Tite e disse não a Sampaoli


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente
Citar

Nesta semana, CBF ouviu "não" de Tite e disse "não" a Jorge Sampaoli
Sondagem ao técnico do Corinthians foi feita por intermediário da entidade; treinador argentino campeão da Copa América de 2015 pelo Chile foi oferecido e recusado

Por Martín Fernandez,
São Paulo

Tite Corinthians Ponte Preta (Foto: Mauro Horita)
Tite (Foto: Mauro Horita)

Na mesma semana em que bancou a permanência de Dunga no comando da seleção brasileira, a CBF procurou Tite - e ouviu dele um "não". Também nesta semana, empresários procuraram a CBF para oferecer o argentino Jorge Sampaoli. Então foi a vez de a CBF dizer "não".

Não houve contato direto entre um funcionário da CBF e o técnico do Corinthians. Tudo se deu por intermediários - um da confederação, outro do treinador. O movimento da CBF deu-se à revelia do coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, que defende a continuidade de Dunga. A decisão de sondar Tite partiu da cúpula da entidade. O recado que chegou à CBF foi que Tite não largaria o Corinthians no meio da disputa da Copa Libertadores.

Jorge Sampaoli técnico Chile (Foto: Reuters)
Jorge Sampaoli (Foto: Reuters)

Jorge Sampaoli, campeão da última Copa América à frente da seleção chilena está desempregado desde janeiro. Segundo oGloboEsporte.com apurou, Sampaoli toparia assumir o comando da seleção brasileira. Neste caso, a cúpula da CBF e Gilmar Rinaldi coincidiram na recusa ao treinador argentino.

Sem ter ouvido "sim" de Tite e tendo dito "não" a Sampaoli, a CBF resolver bancar Dunga. O técnico ganhou o que pode ser definido ao mesmo tempo como um voto de confiança e um ultimato: ele será o técnico na Copa América Centenário, a ser disputada em junho, nos Estados Unidos.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2016/04/nesta-semana-cbf-ouviu-nao-de-tite-e-disse-nao-jorge-sampaoli.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_content=Esporte&utm_campaign=globoesportecom

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

A galera é muito sensacionalista nas chamadas viu? Aí você lê a reportagem toda e fica claro que Tite não sai enquanto não terminar a Libertadores, mas que após isso o caminho está totalmente aberto, ou seja, justamente quando coincide com o término da Copa América.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De treinador brasileiro, eu só iria no Tite. O Sampaoli eu acho que levaria um bom tempo pra fixar e não acho que seja tão bom quanto o Tite. 

E o Tite fez certo, deixa terminar a libertadores com o Corinthians e depois tu vê o que faz. 

Uma pena a história do Guardiola não ter se concretizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a seleção(ou CBF) recusou Guardiola e Sampaolli, para que neste período fosse treinado por Felipão e Dunga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recusar Sampaoli pra ficar com Dunga é sacanagem.

A não ser que tenha ficado subentendido que após a Libertadores o Tite aceitaria assumir a seleção, aí provavelmente a CBF ta metendo o louco, deixando o Dunga de "tampão" pro Tite assumir. O foda que seria arriscado, pois se o Dunga consegue ser campeão na cagada, ia ficar sem "clima" pra mandar ele embora. 

Mas no fundo no fundo acho q os próprios jogadores não estão se esforçando muito (pra não dizer outra coisa) pra ver se o Dunga é demitido logo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, igorlucas10 disse:

Então, a seleção(ou CBF) recusou Guardiola e Sampaolli, para que neste período fosse treinados por Felipão e Dunga?

Com certeza que a que mais dói é a primeira... Imaginar que Guardiola poderia ter assumido a seleção quase dois anos antes da Copa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
3 horas atrás, João Gilberto disse:

A galera é muito sensacionalista nas chamadas viu? Aí você lê a reportagem toda e fica claro que Tite não sai enquanto não terminar a Libertadores, mas que após isso o caminho está totalmente aberto, ou seja, justamente quando coincide com o término da Copa América.

Por isso que eu mudei o título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
1 hora atrás, Henrique M. disse:

Por isso que eu mudei o título.

Mas não precisava, a crítica é para as fontes mesmo. Não teve um site esportivo que não tivesse posto a notícia assim, como se o Tite tivesse dado um sonoro não pra CBF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, igorlucas10 disse:

Então, a seleção(ou CBF) recusou Guardiola e Sampaolli, para que neste período fosse treinado por Felipão e Dunga?

Não entendo a comparação. Guardiola e Scolari são multicampeões, ok. Mas Dunga e Sampoli não ganharam porra nenhuma até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sampaoli transformou um time mais ou menos num time competitivo.

Dunga transformou um time competitivo num time mais ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Deod disse:

Sampaoli transformou um time mais ou menos num time competitivo.

Dunga transformou um time competitivo num time mais ou menos.

Bem por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Trivela_logo-2014.jpg

Por que a CBF não quis Sampaoli como técnico da Seleção?

Sampaoli.jpg

A informação é do ótimo Martín Fernandez, no Globo Esporte. A mesma CBF, que bancou Dunga nesta semana, procurou Tite para comandar a Seleção. E recebeu um não do técnico do Corinthians, em negociação realizada entre intermediários. Diante da bagunça que se encontra a confederação e do compromisso que tem com os alvinegros, a postura do treinador não surpreende. Porém, não foi apenas isso que movimentou os bastidores da entidade, segundo o jornalista. A cúpula da CBF recebeu a informação de que Jorge Sampaoli aceitaria assumir a equipe. Mas não quis o ex-comandante do Chile, desempregado desde janeiro.

Agora, cá aqui com meus botões, fico pensando nos motivos que levaram à recusa dos dirigentes diante do treinador que, embora não agrade a todos, é reconhecidamente um dos melhores da atualidade no mundo. Eis as possibilidades:

– Porque Dunga é melhor do que Sampaoli;

– Porque a amarelinha é muito pesada para ele;

– Porque ele não tem identificação com o Brasil;

– Porque ele não conhece o futebol brasileiro;

– Porque ele tem um estilo de jogo muito irresponsável para a Seleção;

– Porque as Eliminatórias não são para aventura;

– Porque seus títulos foram golpes de sorte, não é experimentado o suficiente;

– Porque trabalhar sem pressão no Chile é fácil;

– Porque não saberia aproveitar a nossa geração;

– Porque é um Professor Pardal que nunca jogou bola na vida;

– Porque lhe falta malemolência e alegria nas pernas;

– Porque ele não tem o estilo xerife para lidar com nossos craques;

– Porque é muito caro para os cofres da CBF;

– Porque é mercenário, e os dirigentes prezam pela moral e pelos bons costumes;

– Porque a CBF escolheu esperar;

– Porque é estrangeiro, e precisamos valorizar a escola de técnicos nacional;

– Porque, se for para vir alguém de fora, que seja logo Guardiola ou Mourinho;

– Porque é argentino e certamente sabotaria o nosso símbolo patriótico;

– Porque com ele o 7 a 1 seria pouco;

Sinceramente, não acredito que algum destes pontos seria motivo suficiente – tudo bem, até porque eu dei uma zoada em parte deles. Sampaoli pode mesmo ter pouca “experiência”, mas o seu trabalho com o Chile já serve para qualificá-lo. Construiu um coletivo forte, apresenta um futebol ofensivo e, embora conte com ótimos nomes do nível de Vidal ou Sánchez, fez vários jogadores limitados renderem como nunca – para ficar em dois que não se deram/dão bem no Brasil, cito Eduardo Vargas e Mena. Justamente as principais cobranças técnicas sobre Dunga e que ele não vem conseguindo solucionar.

Se a CBF preferir Tite, ok, é algo compreensível. Mas a Seleção não está em condições confortáveis nas Eliminatórias para se dar ao luxo de esperar muito. Se conseguirem achar um nome tão bom ou melhor que Sampaoli, ótimo. Ainda assim, nada me tira da cabeça que pelo menos uma (ou todas) das afirmações acima saíram da boca dos cartolas da confederação. Desta forma, aí sim, consigo encontrar uma razão que me convença:

– Porque a CBF prefere se apegar às filosofias retrógradas de seus “coronéis” do que verdadeiramente pensar em futebol.

O tal “Brasil que deu certo”. E o que tira ainda mais as esperanças é pensar que a mudança de um nome acaba dependendo de transformações mais profundas em uma cúpula que não se desapega do poder há décadas. Que alguém ao menos mude de ideias.

@Trivela, por Leandro Stein

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mark. disse:

Copa América não é parâmetro nenhum.

Ganhar uma copa america com o Chile é merito demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Hazel disse:

Ganhar uma copa america com o Chile é merito demais.

Sim, claro. O que eu quis dizer é que o mérito maior do Sampaoli não foi levantar a taça, mas o desempenho e o grande trabalho que ele fez com o Chile, independente do título. Se ele não tivesss ganho a Copa America, com certeza ainda estaria entre os melhores treinadores atualmente. A Copa America so foi uma consequencia do bom trabalho qur ele fez. Título por título o Peru também tem, e até o Dunga. Nessa competição eu prefiro avaliar o trabalho feito pelo treinador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hazel disse:

Ganhar uma copa america com o Chile é merito demais.

Não acho. O Chile tem a terceira ou quarta melhor seleção com relação aos jogadores disponíveis. E o Brasil que é melhor nisso não vem bem.

Na Copa América 2015 o Chile jogou em casa (e tiveram vantagens como a de jogar todos os jogos em Santiago) e empatou com o México (3x3), ganhou por placar mínimo do Uruguai (1x0) e venceu a Argentina nos pênaltis. Sim, tem mérito por ter feito isso e não quero tirar esse mérito, mas esse "demais" é forçar muito já que são todos resultados bem possíveis (e não ter perdido da Argentina é algo a se destacar).

Não acho o Samapoli mau treinador (e não tenho dúvida que é uma melhor opção que o Dunga), só que o cara definitivamente não tem o currículo que alguns sugeriram ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Alô, Coronel? Jorge Sampaoli

- Hola, Coronel? Soy Jorge Sampaoli.

- Quem?

- Jorge Sampaoli. O senhor deve ter ouvido falar de mim.

- Na verdade não...

- Deve haver algum equívoco. Meus representantes entraram em contato recentemente sobre a possibilidade de dirigir a Seleção Brasileira. O senhor não foi avisado?

- A Seleção Brasileira joga a Copa América, que tem dez seleções da Conmebol e seis da Concacaf, as eliminatórias da Copa do Mundo, que também podemos chamar de classificatórias, e temos também a Olímpica, chamada também de sub-23.

- Sim, sei disso, presidente. Só gostaria se saber por que não houve interesse no nosso projeto esportivo.

- No quê?

- Nosso projeto esportivo para a Seleção Brasileira.

- A Seleção Brasileira joga a Copa América, que tem dez seleções da Conmebol e seis da Concacaf, as eliminatórias da Copa do Mundo, que também podemos chamar de classificatórias, e temos também a Olímpica, chamada também de sub-23.

- Isso o senhor já disse. Soube que procuraram o senhor Tite, mas ele não se declarou disponível para assumir o cargo. Entendo, portanto, que estão procurando um substituto para Dunga.

- Vamos ter jogos dentro e fora de casa.

- O senhor está me ouvindo, Coronel?

- Quem está falando mesmo?

- Jorge Sampaoli. Ex-técnico da seleção chilena. Fomos campeões da Copa América apresentando um ótimo nível de jogo. Ganhamos do Brasil nas eliminatórias, ou classificatórias, como o senhor prefere chamar. Acredito que, com os jogadores que o Brasil tem à disposição, podemos resgatar a imagem do bom futebol que o país sempre transmitiu ao mundo.

- O Brasil nunca deixou de participar de uma Copa do Mundo.

- É verdade, presidente. E ninguém deseja que isso aconteça pela primeira vez, certo?

- O vento não está a nosso favor. Mas vai virar a nosso favor.

- Não entendo o vento como conceito de jogo, Coronel. Quando podemos nos reunir para eu lhe apresentar minhas ideias?

- Curioso seu sotaque. É estrangeiro.

- Sou argentino.

- Não precisamos de argentinos nos ensinando futebol.

- Não tenho a pretensão de ensiná-los, assim como não creio ter ensinado futebol aos chilenos. Apenas coloquei meus conhecimentos a serviço da montagem de uma seleção competitiva. Então, podemos ou não conversar?

- A gente quer ganhar, ganhar, ganhar. Ninguém quer perder.

- Não estou tão certo disso. Um abraço, Coronel.

- Vamos ter jogos dentro e fora de casa.

- E na Rússia, presidente?

- (desliga)

@Leonardo Bertozzi

Pra quem não entendeu as referências, vejam o vídeo da épica entrevista do nosso grande Coronel nessa semana, explicando sua visão sobre diversos assuntos:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o nível do cara. Vendo ele falar é ainda pior que ler as merdas que ele fala, impressionante.

E ainda falou em "pojeto". Discípulo do Buxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Salvador. disse:

Não entendo a comparação. Guardiola e Scolari são multicampeões, ok. Mas Dunga e Sampoli não ganharam porra nenhuma até hoje.

Quando fiz a comparação não quis comparar os currículos, mas sim a competência dos envolvidos. A qualidade de um possível trabalho da dupla estrangeira é muito superior a dupla brasileira, pois as metodologias são muito mais atuais e mais próximos do que eu consigo ideal.

Se quisesse usar alguém para comparar com o currículo do Scolari, seria mais apropriado Joel Santana, Luxemburgo e etc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...