Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Depois das Urnas: debates, discussões e afins...


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Comissão da Câmara aprova processo de impeachment de Dilma

Resultado será lido nesta terça publicado no Diário Oficial da Câmara.
Expectativa é que votação no plenário tenha início na próxima sexta.

 

Fernanda Calgaro, Gustavo Garcia e Nathalia Passarinho *Do G1, em Brasília

 
 
 
 
 
 
 
 

Por 38 votos a 27, a comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (11) o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

SAIBA COMO CADA DEPUTADO DA COMISSÃO VOTOU

Agora, o resultado da votação na comissão deverá ser lido no plenário da Câmara nesta terça-feira (12) e publicado no "Diário Oficial da Câmara" na manhã de quarta (13).

Depois de respeitado um prazo de 48 horas, a expectativa é de que a votação no plenário daCâmara comece na próxima sexta-feira (15) e leve três dias, terminando no domingo (17).

Para ser aprovado e seguir para o Senado, instância à qual cabe julgar a denúncia, são necessários os votos de 342 dos 513 deputados.

Em seu parecer, Jovair Arantes (veja no vídeo abaixo entrevista após a votação) sustentou haver indícios de que Dilma cometeu crime de responsabilidade ao editar decretos de crédito extraordinário sem autorização do Congresso Nacional e ao permitir a prática das chamadas“pedaladas fiscais”, que é o atraso no repasse pela União aos bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais.

Ao final da reunião da comissão, deputados oposicionistas foram vaiados por um grupo contrário ao impeachment, formado por assessores parlamentares e servidores da Câmara.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem, como “não vai ter golpe, vai ter luta” e “golpistas, fascistas, não passarão”.

Os parlamentares, acompanhados de pessoas pró-impeachment, responderam cantando “fora PT” e “acabou a boquinha”. Houve troca de empurrões e ofensas.

 
 
 
 
 
 
 
 

Sessão tensa
O parecer foi aprovado em uma sessão tensa, que durou mais de nove horas e foi marcada por bate-bocas e provocações entre parlamentares governistas e da oposição.

Antes mesmo do início, já houve briga entre os deputados na hora de assinar o nome na lista de presença. A disputa se explica porque, na ausência de deputados titulares, votariam os suplentes por ordem de chegada.

O debate sobre o parecer havia sido iniciado na última sexta-feira (7), quando 61 deputados tiveram a palavra para falar contra e a favor da decisão do relator. A sessão durou mais de 12 horas e só terminou na madrugada de sábado (9).

Logo no início da sessão desta segunda, o relator sustentou que a "população clama"para o processo de impeachment continuar e que havia indícios "sérios" de cometimento de crime de responsabilidade.

Seguinte a falar, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, atacou o parecer e sustentou ter "contradições" e "equívocos conceituais", além de um "desejo político" pelo impeachment.

Votação
Algumas bancadas foram rachadas para a votação. O PMDB, que até o fim de março era o principal aliado do governo e decidiu romper com a presidente Dilma, liberou o voto dos seus deputados diante das divisões internas.

“Não emitiremos nenhuma orientação, os parlamentares do PMDB estarão livres para votar de acordo com a sua consciência”, afirmou o líder da bancada, Leonardo Picciani (PMDB-RJ).

Dividido internamente, o PSD, que detém oMinistério das Cidades, teve uma ala que discursou contra o impeachment e outra a favor. Em nome da parcela contrária, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) afirmou que não existe, no processo, provas de que “Dilma é ladra”.

Favorável ao impedimento, o deputado Marcos Montes (PSD-MG) acusou o governo de não conseguir se desvencilhar da "turma" do governo Lula.

Em defesa de Dilma, o líder do PT, Afonso Florence (BA), repetiu o discurso de que há um golpe em curso por, segundo ele, não haver a comprovação de crime de responsabilidade. Florence também atacou o vice-presidente da República, Michel Temer, acusando-o de “traição”. Afirmou ainda que “não haverá sossego” para os defensores do impeachment.

O líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), criticou o tom de “ameaça” do discurso de Florence e disse que alguns pronunciamentos “revelam desequilíbrio emocional e ameaças”. “É muito triste a ver deputados ameaçarem a população brasileira", disse.

 
 
 
 
 
 
 
 

* Colaborou Laís Alegretti, do G1, em Brasília

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/04/2016 at 11:54, Ariel' disse:

Quais?

As críticas ou as razões? haha

Porque a principal razão eu já tinha discorrido antes: não vejo como eventualmente não descambaria para o caos. Acho que poucas sociedades no mundo teriam a maturidade pra não precisar de um mediador para lidar com e evitar conflitos, que é a proposta final. E certamente a nossa não é uma delas.

Outra muito importante e frequentemente relevada é a necessidade das pessoas não "sujarem as mãos". E evitar micromanaging. O Estado foi uma solução também pra quem não quer se envolver diretamente em todos os aspectos ao seu redor, principalmente mas não somente os que envolvem ações que vão afetar outros negativamente.

Por exemplo, quem já teve que cobrar alguém por algo que foi combinado sabe como é chato. E ter que fazer isso várias vezes, com várias pessoas, acaba desgastando todos os envolvidos. Terceirizar é possível mas quando se trata de um grupo pequeno não ameniza tanto, afinal só evita a cobrança direta mas o ressentimento ainda vai existir. Não moro em apartamento mas já ouvi várias histórias sobre brigas assim que até chegam a azedar de vez as coisas. Transportando isso pra vários outros aspectos da vida, é grande a probabilidade todo mundo ter pelo menos um problema assim. Pra ficar num contraponto parecido, é muito mais cômodo ter o governo cobrando o IPTU e agindo como buffer.

 

 

Curiosamente, o que me abriu os olhos pra esse aspecto foi o argumento mais inesperado que já li:

Faz muito tempo mas alguém citava que o Batman era culpado por cada uma das mortes causadas pelos seus vilões porque ele só os internava ou prendia sem nunca dar uma "solução final" ao problema. Aí outra pessoa chamou atenção para o fato dele ser um vigilante mas aderir às leis. As pessoas clamam por uma solução (governamental ou não) mas elas têm o poder de mudar a Lei, por exemplo, e não o fazem. E porquê elas não fazem? Por não quererem sujar as mãos... Colocar a pena de morte como opção, por exemplo, tiraria a responsabilidade do governo e colocaria sobre os ombros de cada um.

Não que muita gente por aí não tenha coragem de um linchamento ou uma decapitação pública mas a metáfora está aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Muro em Brasília separará manifestantes pró e contra impeachment

0q2pizmcmob6wdjidxre7thx0.jpg

 

----------------------------------------------

 

Eu só digo uma coisa: seja qual for o resultado domingo, vai ter batalha aí fora, pode ter certeza e seja qual for o resultado, também não vai melhorar em nada a situação do país, vão ser mais 2 anos de instabilidade até as próximas eleições, isso, se não anteciparem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/04/2016 at 19:21, João Gilberto disse:

Eu só digo uma coisa: seja qual for o resultado domingo, vai ter batalha aí fora, pode ter certeza e seja qual for o resultado, também não vai melhorar em nada a situação do país, vão ser mais 2 anos de instabilidade até as próximas eleições, isso, se não anteciparem.

Não sei se é real ou editado, mas eu peguei essa imagem num outro fórum...

bbIqpTy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, VitorSouza disse:

Não sei se é real ou editado, mas eu peguei essa imagem num outro fórum...

bbIqpTy.jpg

Tomara que seja verdade e que ele consiga tal proeza.

Seria magnânimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E segundo o placar do estadão já atingimos o número mágico. são 343 intenções de voto.

Dilma sua vaca, vá pra puta que a pariu.

Paz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o número mágico é 342. Mas em um exercício de chutologia eu aposto em uns 365 votos a favor, unas 130 contra e 18 faltas/abstenções. Se acertar, jogo na mega sena logo em seguida hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
Agora, Ariel' disse:

Quem tá dizendo isso?

MUITA, muita gente... ou você não está acompanhando os movimentos nas ruas, nas redes sociais? A ideia geral é de que saindo o PT do poder, tudo vai caminhar como nunca. Para mim, como já mencionei antes, os problemas reais começam segunda, o país vai travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, João Gilberto disse:

MUITA, muita gente... ou você não está acompanhando os movimentos nas ruas, nas redes sociais? A ideia geral é de que saindo o PT do poder, tudo vai caminhar como nunca. Para mim, como já mencionei antes, os problemas reais começam segunda, o país vai travar.

Estou, mas além dos personagens de direita, não vejo ninguém dizendo que com a saída do PT vai ser as mil maravilhas. O único sentimento é de: Tomara que este partido saia porque "a gente" não quer mais.

Tanto que a posse de Michel Temer e seu governo já divide opiniões. Deve-se manter o cara? Vamos pra rua pedir pra ele sair também? Ninguém acredita em PMDB. Nem em partido nenhum.

Às vezes acho que nos defendemos das moscas, gritando antes mesmo do ataque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
8 minutos atrás, Ariel' disse:

Estou, mas além dos personagens de direita, não vejo ninguém dizendo que com a saída do PT vai ser as mil maravilhas. O único sentimento é de: Tomara que este partido saia porque "a gente" não quer mais.

Tanto que a posse de Michel Temer e seu governo já divide opiniões. Deve-se manter o cara? Vamos pra rua pedir pra ele sair também? Ninguém acredita em PMDB. Nem em partido nenhum.

Às vezes acho que nos defendemos das moscas, gritando antes mesmo do ataque.

Da forma como está, só novas eleições trariam um pouco de paz entre os a favor e contra, não há outra alternativa. O problema, é que ao meu ver, não há tempo hábil, nem vontade do congresso para que Temer seja deposto como Dilma está sendo e se esta deposição não vier até o final deste ano, que pode eleger nosso próximo presidente é esse congresso escroto. Resumindo, seja qual for o resultado domingo, eu não tenho o mínimo otimismo de quê as coisas vão melhorar. Temer não vai conseguir governar, porque a oposição a ele será maior e mais ferrenha do que é a contra Dilma hoje ou você acredita que o PSDB (maior partido da oposição hoje) vai ficar do lado deles? Dilma, se ficar, também não tem mais força pra governar, por isso, eu acredito que de fato, esse país vai parar e ficar em compasso de espera até 2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, João Gilberto disse:

Da forma como está, só novas eleições traiam um pouco de paz entre os a favor e contra, não há outra alternativa. O problema, é que ao meu ver, não há tempo hábil, nem vontade do congresso para que Temer seja deposto como Dilma está sendo e se esta deposição não vier até o final deste ano, que pode eleger nosso próximo presidente é esse congresso escroto. Resumindo, seja qual for o resultado domingo, eu não tenho o mínimo otimismo de quê as coisas vão melhorar. Temer não vai conseguir governar, porque a oposição a ele será maior e mais ferrenha do que é a contra Dilma hoje ou você acredita que o PSDB (maior partido da oposição hoje) vai ficar do lado deles? Dilma, se ficar, também não tem mais força pra governar, por isso, eu acredito que de fato, esse país vai parar e ficar em compasso de espera até 2018.

O PSDB é a incógnita da história mesmo, justamente porque tem pretensões de chegar ao poder em 2018 e há três pré-candidatos (Aécio, Serra e Alckmin). Se tivessem feito uma oposição decente desde o começo do mandato a história nesse momento poderia ser outra.

Mas esse papo da oposição ao governo Temer ser maior que ao da Dilma... bom, não sei. É tudo muito escuro e o que podemos fazer agora não passa de conjectura.

Fica a dica de um ótimo texto do Fernando Abrucio para o Valor Econômico: O desafio é reconstruir o pacto político

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novas eleições:

(  ) Marina Silva.

(  )Aécio.

(  )Lula.

(  )Bolsonaro.

(x) Ninguém!

Dia que esse povo ler este livro:

http://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/arquivos/deus-que-falhou.pdf

Vai ter um monte de mensagem de "404: error" em cérebros por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Ariel' disse:

[...]

Às vezes acho que nos defendemos das moscas, gritando antes mesmo do ataque.

Foi mal pelo off-topic, mas cara, que tipo de comparação é essa hahahau? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Temujin disse:

Foi mal pelo off-topic, mas cara, que tipo de comparação é essa hahahau? 

HAHAHAHAHAHAHHA ideia doida mesmo, seria algo do tipo: Ninguém realmente te atacou, então você grita pra cima ou pra qualquer lado - atacando espantalhos, gritando pra moscas (gente irrelevante) - só pra se sentir bem com seu próprio argumento e reproduzir um discurso que aprendeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
27 minutos atrás, Ariel' disse:

Fica a dica de um ótimo texto do Fernando Abrucio para o Valor Econômico: O desafio é reconstruir o pacto político

Terminei agora o texto, tive que fazer cadastro ainda para ler... pois é, é disso tudo que eu estava falando e por isso mesmo eu não tenho nenhum otimismo, a conjuntura política de agora, não é nem um pouco favorável a tréguas, muito pelo contrário, ela está mais agressiva e bélica. Eu espero que, se Dilma cair, de imediato Temer siga o mesmo caminho, seja pelo congresso, sela pelo TSE, com Gilmar Mendes cassando a chapa (o que duvido) e que venham novas eleições já junto com as de outubro ou até o final do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, João Gilberto disse:

Da forma como está, só novas eleições trariam um pouco de paz entre os a favor e contra, não há outra alternativa. O problema, é que ao meu ver, não há tempo hábil, nem vontade do congresso para que Temer seja deposto como Dilma está sendo e se esta deposição não vier até o final deste ano, que pode eleger nosso próximo presidente é esse congresso escroto. Resumindo, seja qual for o resultado domingo, eu não tenho o mínimo otimismo de quê as coisas vão melhorar. Temer não vai conseguir governar, porque a oposição a ele será maior e mais ferrenha do que é a contra Dilma hoje ou você acredita que o PSDB (maior partido da oposição hoje) vai ficar do lado deles? Dilma, se ficar, também não tem mais força pra governar, por isso, eu acredito que de fato, esse país vai parar e ficar em compasso de espera até 2018.

O problema é que eles estão com receio do Lula ganhar. Daí nem novas eleições resolveriam. Porque as pessoas se apegaram a um líder político, que apegou-se ao poder, enquanto o resto da população quer realmente que isso passe.

O Lula poderia mesmo ser inelegível nas próximas eleições. Outros dezenas também, porque usam as eleições para lavar dinheiro de empreiteiras que pagam para manter a influência sobre um determinado ramo de negócios ou prestação de serviços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Temer vai ter mais oposição que a Dilma desde quando??? Que ele é um canalha todo mundo já sabe, mas o cara articulou o impeachment, mexeu todos os pauzinhos e não vai conseguir arrecardar força política pra fazer o que ele quiser? Se não for deposto, o que duvido muito pq pra isso o Renan teria que perder toda a influencia no Senado e o Cunha sair (o que já vai acontecer no final do ano de qualquer forma), vai governar o país por 2 anos.

Ninguem que n seja imbecil acha que a corrupção vai acabar. O PT é um partido de incompetentes E bandidos, infelizmente pro nosso momento agora se for um competente bandido a situação já melhora de figura e pra 2018 rezar que apareça um nome forte, COMPETENTE e principalmente ficha limpa.

Mais inábil e imbecil que a trupe do Lula eu acho bem difícil que o Temer seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumava ser otimista. Agora já acho que o Brasil não tem jeito mesmo.

Hoje eu acredito que o país não pode ter estatais porque políticos e empreiteiros roubam delas até não poder mais. Então vou ver a alternativa: passar coisas para mãos privadas, e as concessões/contratos são superfaturados ou os serviços prestados são uma merda ou o contrato não é cumprido e nem rompido.

Não tem para onde correr, a corrupção e a pilantragem estão em todos os lugares na sociedade brasileira.

É preciso ser realista e pragmático, a Dilma não tem mais condições de governar (tanto que já falei que deveria renunciar há tempos). Esse impeachment é político e sem dúvida forçaram a barra no motivo pelo fato de ser um governo extremamente impopular. Mas a resposta para isso é a economia, as políticas do governo principalmente de 2014 para cá (mas com origens em 2013) deram em sua maioria muito errado e o governo não sabe mais o que fazer (diga-se que até iniciativas que acho positivas foram em doses completamente exageradas). E não adianta, fodeu a economia uma hora ou outra vai cair.

Não satisfeitos em colocar a economia para baixo foram EXTREMAMENTE INCOMPETENTES na articulação política. Desde o final de 2014 erraram em todas as decisões, tudo que o Mercadante sugeria dava merda. Se o Lula tivesse entrado na Casa Civil lá no começo de 2015 quando foi especulado a primeira vez teria alguma chance de melhorar o quadro político. Hoje e aceitando o cargo nas condições em que aceitou além de ficar feito para ele só mudaria algo se fizesse um milagre.

Não me parece que Temer seja solução até porque as propostas e tudo que vem do PMDB é confuso e contraditório. Se assumir, espero que tenha culhão de aproveitar o momento para fazer muitas das reformas necessárias (mas é difícil acreditar nisso).

Editado por Salvador.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Zé. disse:

O Temer vai ter mais oposição que a Dilma desde quando??? Que ele é um canalha todo mundo já sabe, mas o cara articulou o impeachment, mexeu todos os pauzinhos e não vai conseguir arrecardar força política pra fazer o que ele quiser? Se não for deposto, o que duvido muito pq pra isso o Renan teria que perder toda a influencia no Senado e o Cunha sair (o que já vai acontecer no final do ano de qualquer forma), vai governar o país por 2 anos.

Ninguem que n seja imbecil acha que a corrupção vai acabar. O PT é um partido de incompetentes E bandidos, infelizmente pro nosso momento agora se for um competente bandido a situação já melhora de figura e pra 2018 rezar que apareça um nome forte, COMPETENTE e principalmente ficha limpa.

Mais inábil e imbecil que a trupe do Lula eu acho bem difícil que o Temer seja.

Pelo amor de deus para de tentar achar o salvador da pátria por favooooorrr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...