Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Campanha presidencial 2014


MarkuZ

Posts Recomendados

  • Respostas 2.4k
  • Criado
  • Última resposta

Ai eu jogo a pergunta aos (bem) mais politizados ... até que ponto pode-se dizer que uma reforma política sustentada na ideia de maior participação da população pode dar abertura para um "golpe político"?

Faço a pergunta porque é o que vejo alguns direitistas apontando ...

http://www.pt.org.br/reformapolitica/

O que me parece que pode dar abertura é eles quererem convocar uma Constituinte dizendo que só querem alterar parte da Constituição, uma meia-Constituinte, algo que não existe. Até porque a desculpinha que eles colocaram ali de "convocar uma Constituinte para não atrapalhar o dia-a-dia do Legislativo" é conversa pra boi dormir.

Mas de qualquer forma, sem tornar o voto facultativo, não assino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vi mentira nenhuma nos dados apresentados.

Eu imaginei que depois daquele texto você ia se dar ao trabalho de pesquisar.

E lá vamos nós:

1) Qual o conceito/critério para avaliar que a prova ficou mais fácil?

2) 30% das vagas aos negros? Vou pegar da primeira universidade que pensei, a UFSC:

O conselho manteve 10% das vagas para candidatos autodeclarados negros, em todos os cursos e turnos, prioritariamente para egressos de escolas públicas.

http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/19/ufsc-destina-35-das-vagas-para-cotas-a-partir-do-vestibular-2014.htm

3) Sem fazer provas? Documento com as notas do primeiro e último classificado em cada curso no vestibular 2014: http://antiga.coperve.ufsc.br/vestibular2014/resultado/vestcur02_cat1.pdf

4) O critério do IBGE para avaliar o analfabetismo é o mesmo no mínimo desde 2000 (escrever um bilhete simples): http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u76.shtml . Os conceitos do IBGE são encontrados aqui: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/conceitos.shtm . Essa notícia de 2012 comenta e até critica o conceito do IBGE: http://www.ufjf.br/ladem/2012/02/24/analfabetismo-no-brasil-evidencia-desigualdades-sociais-historicas/ .

5) O conceito de desemprego também está aqui: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/conceitos.shtm . O IBGE usa o mesmo critério desde 2000 ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_desemprego_no_Brasil ) e a variação dos anos anteriores para 2000 não foi nada radical. O critério que coloca quem não está procurando como economicamente inativo é o mesmo do UK: http://en.wikipedia.org/wiki/Unemployment_in_the_United_Kingdom#mediaviewer/File:Flow_Chart_of_UK_Labour_Market_Categories.png .

6) Algumas obras da saúde podem ser vistas (com fotos) a partir dos relatórios do PAC: http://www.pac.gov.br/sobre-o-pac/apresentacoes . O crescente orçamento do Ministério da Saúde pode ser encontrado ao vasculhar o orçamento da União, aqui: https://orcamentofederal.gov.br/ .

7) A criação de novos cursos foi autorizada (e já vinha sido feita como o curso da UFFS - http://www.uffs.edu.br/index.php?site=uffs&option=com_content&view=article&id=5968:curso-de-medicina-realiza-aula-inaugural-em-passo-fundo&catid=479:noticias-campus-passo-fundo&Itemid=1985): http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/09/governo-federal-abrira-quatro-novos-cursos-de-medicina-no-estado-4590850.html .

A internet é uma ferramente genial, o mínimo que você deveria saber fazer é usar o Google antes de sair curtindo textos e opinando sobre um determinado tema. Veja quanta informação eu consegui em poucos minutos. Você também consegue (eu acho)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lembro quando Orkut era legal e quando piorou. Lembro quando Facebook era legal e quando piorou. Twitter já foi legal ou minha impressão de que é essa merda desde sempre não é só minha?

Não fui e nunca será chato. Twitter e FManager são os únicos lugares aonde tenho discussões decentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To achando engraçado demais a galera falando em separatismo no facebook, apesar de eu achar que isso ainda vai dar uma tretinha maligna por uns dias.

Estou extremamente satisfeito com o resultado das eleições em Minas, a mascara caiu bonito,eim?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest João Gilberto

Tá, mas o Sul e Sudeste não tem muito mais população?

Justamente por isso a quantidade de votos ganhos dela aí ficam ainda maiores em números absolutos. São Paulo, por exemplo, onde enchem a boca para falar que ela tomou uma surra, foi onde mais recebeu votos no Brasil. Se nossa região, que é bem maior, fosse tão povoada quanto a de baixo, a surra seria estrondosa! O que quero dizer é que no final das contas, quem decidiu estas eleições não fomos nós, mas a galera precisa de um bode expiatório certo?! E nordestino cai como uma luva nestas horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente por isso a quantidade de votos ganhos dela aí ficam ainda maiores em números absolutos. São Paulo, por exemplo, onde enchem a boca para falar que ela tomou uma surra, foi onde mais recebeu votos no Brasil. Se nossa região, que é bem maior, fosse tão povoada quanto a de baixo, a surra seria estrondosa! O que quero dizer é que no final das contas, quem decidiu estas eleições não fomos nós, mas a galera precisa de um bode expiatório certo?! E nordestino cai como uma luva nestas horas.

Cara, é o ponto deles: Se fosse pelo menos acirrado no Nordeste, Aécio levaria a eleição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

/\ Os n estados que tem maior numero de familias vinculadas ao BF são os mesmos n estados aonde o PT surrou todo e qualquer candidato da oposição. Não fosse o terrorismo político dessa bolsa e o PT ganhasse poderia ser dito que o interesse da maioria foi atendido, mas infelizmente os mais miseráveis decidiram a eleição mais uma vez motivados pelo medo. Ou como o Lula disse em um vídeo dos anos 2.000 (criticando o FHC por, pasmém, dar cestas básicas aos mais pobres) foram votos com a barriga, e não votos com a cabeça. Não dá pra se chamar democracia um país com milhões de votos nessa condição....



Tá aí, com todas as letras...

Edit: Extremamente curioso sobre o que o Salvaro vai comentar sobre o vídeo. Não tenho nada contra o Nordeste, mas é como o Ariel disse, não existe disputa política nos estados com o Bolsa Família, não tem como oposição nenhuma competir ali, e isso é absurdo, impensável pra um país democrático....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acreditar que tudo se define por causa do Bolsa Família sem sequer se inteirar das melhorias que tiveram estados como Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí é brincadeira. O programa é sim fruto de melhoria nessas regiões, mas vai além disso, desde obras de infraestrutura na Bahia, obras "faraônicas" no Ceará e Pernambuco até coisas mais simples como a luz elétrica, instalação de cisternas, etc. no Piauí. Isso para ficar nesses estados.

Aliás, a Marina venceu a Dilma em Pernambuco, então como assim não existe disputa ali? Quem não vence ali é o PSDB que deixou o NE de lado e agora paga por isso.

Esse vídeo do Lula critica doação alimentar que é uma desgraça e ao contrário de distribuição direta de renda se mostrou inefetivo e com efeitos muito ruins em todos os lugares que foi usada como combate a pobreza. Isso foi melhor explicado nesse tópico umas páginas para trás quando postaram esse vídeo. Não vou explicar denovo e se não é capaz de entender a diferença de distribuição de comida e distribuição direta de renda por si só acho que nem vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra uma família miserável 77 reais por mes, por cabeça, você acha que quantos 95% disso não viram comida?

Marina ganhou em Pernambuco. Ok desde 2006 foi o UNICO estado que o PT perdeu. E Não foi a Marian, foi o Eduardo Campos que venceu Pernambuco por ela.

E que houve investimentos lá com certeza houveram, seja no Pac I, II , III ou 300 (com várias inacabadas com certeza), mas você não acha um pouco de coincidencia a Dilma vencer Minas e SÓ fora os estados com maior numero de familias do BF? Afinal, o Brasil inteiro recebeu investimentos eu suponho, mas SÓ os que tem mais familias no programa tiveram essa vitória acachapante do PT. Negar que o PT infelizmente aliciou pelo medo uma grande parcela desse povo miserável é mta falta de boa vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra uma família miserável 77 reais por mes, por cabeça, você acha que quantos 95% disso não viram comida?

Marina ganhou em Pernambuco. Ok desde 2006 foi o UNICO estado que o PT perdeu. E Não foi a Marian, foi o Eduardo Campos que venceu Pernambuco por ela.

E que houve investimentos lá com certeza houveram, seja no Pac I, II , III ou 300 (com várias inacabadas com certeza), mas você não acha um pouco de coincidencia a Dilma vencer Minas e SÓ fora os estados com maior numero de familias do BF? Afinal, o Brasil inteiro recebeu investimentos eu suponho, mas SÓ os que tem mais familias no programa tiveram essa vitória acachapante do PT. Negar que o PT infelizmente aliciou pelo medo uma grande parcela desse povo miserável é mta falta de boa vontade.

Tá falando só do NE? Porque venceu no Acre também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra uma família miserável 77 reais por mes, por cabeça, você acha que quantos 95% disso não viram comida?

Marina ganhou em Pernambuco. Ok desde 2006 foi o UNICO estado que o PT perdeu. E Não foi a Marian, foi o Eduardo Campos que venceu Pernambuco por ela.

E que houve investimentos lá com certeza houveram, seja no Pac I, II , III ou 300 (com várias inacabadas com certeza), mas você não acha um pouco de coincidencia a Dilma vencer Minas e SÓ fora os estados com maior numero de familias do BF? Afinal, o Brasil inteiro recebeu investimentos eu suponho, mas SÓ os que tem mais familias no programa tiveram essa vitória acachapante do PT. Negar que o PT infelizmente aliciou pelo medo uma grande parcela desse povo miserável é mta falta de boa vontade.

Você não entende, quando você doa comida você quebra toda a "micro" economia que existe em volta. Quando você dá dinheiro a pessoa vai gastar na mercearia local (que vai abrir), na padaria local, vai começar a consumir pequenos serviços e por aí vai. Doar comida gera dependência e propaga miséria além de quebrar economias frágeis (como aconteceu na África com os auxílios alimentares). Fora que quanto mais coisas diferentes uma pessoa consegue ter, mais coisas ela quer ter, isso é básico.

A diferença é que o impacto de investimentos em um esquecido e empobrecido nordeste e em um mais desenvolvido Sul/Sudeste/Centro-Oeste é bem diferente. Em muitos lugares do Piauí foi levada luz elétrica, por exemplo. Algo básico aqui para o sul mas que faz uma diferença absurda no local.

Em 1994 FHC venceu em todos os estados menos RS, em 1998 venceu em todos menos no RS, RJ e CE (o Ciro levou), em 2002 o PT venceu em todos menos em Alagoas (devido a rejeição do FHC).

Em 2006 a coisa ficou mais balanceada e é a base que o PT tem mantido. Perdeu o Acre, Rondônia e Espírito Santo em 2010 e perdeu o DF nessa. O resto se mantém, inclusive o RJ. No RS é sempre apertado. Estados como SC, PR e SP nunca votaram em peso no PT então não tem mudança nenhuma e o Centro-Oeste tem a força do agronegócio que hoje tem um lado.

O Campos venceu em Pernambuco, você tem razão (assim como o Ciro venceu no Ceará em 2002 e teria boas chances de vencer hoje). Mas isso mostra que é possível um candidato vencer no nordeste desde que ele não traga a lembrança do descaso ao qual a região foi submetida no governo PSDB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que doar dinheiro é diferente de doar comida no espectro economico, isso é óbvio Salvaro, mas quem ganhou com isso foram os 'donos dos meios de produção'. Isso não refuta em momento algum o fato do BF aliciar as pessoas. Você pode ter a memória do NE ao léu pelo PSDB, mas eu duvido que o povo de lá tenha essa lembrança. Tivesse ela Collor não teria sido Senador, nem o candidato do Sarney teria sido eleito esse ano. Você não pode cogitar os motivos do voto deles da mesma forma como você racionaliza isso, porque o seu grau de instrução geralmente não se compara com o grau dessas pessoas.

Em nenhum momento eu estou culpando ou incitando ódio contra essas pessoas, apenas lamentando um fato. A votação da Dilma permaneceu na mesma casa de 2010, Em torno de 55~56 milhões, e a oposição esse ano foi de uma insatisfação e união mto grande. Seguindo a toada dos últimos 4 anos, com ou sem Bolsa Família o governo do PT vai perder a peleja federal.

E isso vai ser ótimo pra desmistificar o BF. Pode ser que parem de expandir o programa, mas ele não vai ser removido, e aí voltamos a ter essas pessoas 'livres'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que doar dinheiro é diferente de doar comida no espectro economico, isso é óbvio Salvaro, mas quem ganhou com isso foram os 'donos dos meios de produção'. Isso não refuta em momento algum o fato do BF aliciar as pessoas. Você pode ter a memória do NE ao léu pelo PSDB, mas eu duvido que o povo de lá tenha essa lembrança. Tivesse ela Collor não teria sido Senador, nem o candidato do Sarney teria sido eleito esse ano. Você não pode cogitar os motivos do voto deles da mesma forma como você racionaliza isso, porque o seu grau de instrução geralmente não se compara com o grau dessas pessoas.

Em nenhum momento eu estou culpando ou incitando ódio contra essas pessoas, apenas lamentando um fato. A votação da Dilma permaneceu na mesma casa de 2010, Em torno de 55~56 milhões, e a oposição esse ano foi de uma insatisfação e união mto grande. Seguindo a toada dos últimos 4 anos, com ou sem Bolsa Família o governo do PT vai perder a peleja federal.

E isso vai ser ótimo pra desmistificar o BF. Pode ser que parem de expandir o programa, mas ele não vai ser removido, e aí voltamos a ter essas pessoas 'livres'.

Se fosse óbvio você não teria postado aquele vídeo. O que acontece é que dá oportunidade de consumo e dá possibilidade para que as pessoas possam criar seus pequenos negócios. Em áreas miseráveis o mínimo não existe.

O candidato do Sarney não foi eleito esse ano.

É só perguntar ao pessoal do NE aqui do fórum, eles provavelmente vão falar o que já ouvi de outros nordestinos sobre o PSDB.

O fato é que um candidato mais forte no NE conseguiria dividir o eleitorado até porque a votação do PT vai além do número de beneficiados pelo programa. O que acontece é que tem duas possibilidades: votam porque não querem perder o programa ou votam porque reconhecem que sua vidade melhorou (e entre outras coisas o Bolsa Família tem parte nisso).

Foi de uma insatisfação muito grande no centro-sul e nas regiões metropolitanas. Os protestos foram contra a política e não contra a Dilma ou o PT. Claro que eles pegaram mais forte o governo e quem estava em posições de destaque, mas isso não quer dizer que o PSDB significa mudança para eles, ou ainda, a mudança que eles querem.

Essa eleição mais apertada se deve a erros na parte econômica a partir de 2013 e aos protestos de Junho. Antes deles a aprovação da Dilma era acima de 60% e ela provavelmente teria vencido no primeiro turno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, Salvaro. Erro econômico à partir do ano de 2013?

Em 2013 foi quando os índices começaram a cair, mas reflexo dos erros de 2009/2010.

Os erros de 2013 ainda terão sua ressaca batendo na nossa economia até daqui uns 2 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já foi falado, mas tenho que ressaltar o Fmanager, um dos poucos lugares que vi uma boa discussão de ambos os lados, debate com conteúdo.

Vendo as redes sociais pude perceber o motivo de estarmos na lama. O problema não são os políticos, mas sim o povo. A solução para este país seria o reboot desta população brasileira, infelizmente. O que vi de intolerância, preconceito, ideias vazias... Muita gente que se diz "instruída" com pensamentos de dar vergonha...

Quanto a eleição, acredito que o PSDB perdeu essa por si só. Como dizia o presidenciável Aécio: "A história não se reescreve". É os fatos são que o PSDB, enquanto no poder, negligenciou a região Norte e Nordeste. "Méritos" do PT, que além de desenvolver a região soube trazer para si esta responsabilidade. Me chateia a falta de alternância do poder, ainda mais com a possibilidade real de Lula em 2018 e 2022, mas acho inocência demais pensar que o país mudaria e tudo se resolveria por uma simples mudança de governo. Ahhh se fosse fácil assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida (não é provocação, de verdade, rsrs). De onde tiraram que, se eleito, o Aécio levantaria a economia? Fora aquela notícia da reação positiva do mercado tem algum estudo que comprove ou pelo menos especule de forma concreta esta mudança tão radical?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest João Gilberto

Esse Diego Mainardi é do mesmo estilo daquele flamenguista do Acre, se não me engano, que posta por aqui:

http://youtu.be/vSDMfbQHdXs

E o Vaz tem mais um para a causa dele:

154543_744819772256499_66416159171973120

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Movimento separatista é uma grande piada.

Parece que os caras pensam que o Norte e Nordeste do Brasil vão definhar sem o Sudeste e Sul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A DIlma agora se verá obrigada a fazer melhorias nos estados onde ela foi mal, isto é, se ela quiser que o PT se mantenha no poder daqui a 4 anos, do contrário PT vai tomar uma surra em 18.

Sobre o Movimento Separatista, escutei hoje aqui no Trabalho que ele só não aconteceu antigamente (a pessoa não soube precisar quando e qual revolução ou movimento), porque São Paulo não quis aderir à dita separação, eu sinceramente não sabia se ria ou se chorava. Ignorância é mato, isto que é uma pessoa "esclarecida".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...