Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Brasil aguarda "sim" de 4 jovens talentos para não perder novos Diego Costa


Cesarrock9

Posts Recomendados

27jun2013---alexandre-gallo-cumprimenta-

Evitar que novos casos como o de Diego Costa virem praxe no futebol internacional passou a ser uma das missões da CBF depois que o sergipano preteriu a seleção brasileira para jogar na Espanha. E o trabalho começa já entre jovens jogadores que têm a chance de optar por jogar por outra nação antes mesmo da profissionalização.

Para isso, o coordenador das categorias de base da seleção, Alexandre Gallo, fez uma viagem à Europa entre fevereiro e março para visitar categorias de base de clubes europeus que possuem atletas brasileiros. A intenção foi apresentar a eles um projeto da entidade e mostrar que estão sendo observados e podem fazer parte futuramente da equipe de base e futuramente da principal ou olímpica (com atletas de idade até 23 anos).

Ele visitou Manchester United, Manchester City, Benfica, Rio Ave, Vittesse (Holanda), Milan, Udinese e o Hannover, da Alemanha. Nesta sexta, faz convocação para torneios na França e China, em que alguns desses atletas podem estar.

"Cada vez mais nós vamos ter jogadores de alto rendimento jogando na Europa cada vez mais jovens, como aconteceu com o próprio Diego. Demorou um pouquinho, mas ele só foi amadurecer depois. Então é esse mapeamento é que nós estamos fazendo", falou, em entrevista ao UOL Esporte. "Estamos dando a oportunidade para que todo mundo entenda (as intenções da seleção). Foram surgindo nomes de muitos atletas que nós não conhecíamos."

A tarefa não será das mais fáceis no caso de alguns jogadores. Quatro dos jovens que o treinador do time sub-20 e coordenador da base conversou já jogaram ou jogam por seleções menores de outros países (dois por Portugal, um pela Bélgica e outro para a Alemanha). A decisão de alguns deles será indicada nesta sexta-feira, caso aceitem o chamado.

O caso mais emblemático e difícil é de Marcos Lopes, 18 anos, também conhecido como Rony Lopes. Ele é nascido em Belém do Pará e filho de pai brasileiro com mãe portuguesa. Foi com quatro anos de idade para Lisboa. Chegou a jogar no Benfica e hoje é uma das maiores apostas do futebol europeu, atuando pelo Manchester City. O meia canhoto e habilidoso, mesmo tão jovem, já participou de algumas partidas do time profissional do estrelado elenco azul, que tem no meio atletas como Yaya Touré, Fernandinho, Jesus Navas, David Silva e Nasri. Deu até assistência para Aguero marcar um gol.

marcos-lopes-conhecido-como-rony-lopes-q

Como já atua há muitos anos na seleção portuguesa, a missão não será das mais fáceis. O garoto não deixa claro, mas já indica sua preferência. "Portugal deu todas as condições à minha família e a mim para podermos evoluir e tenho jogado nas seleções de base de Portugal há vários anos. Se há valores em que eu acredito são a humildade e a gratidão, por isso... Tenho a certeza que faria muito feliz a uma parte da minha família se eu um dia defendesse as cores do Brasil. Mas nunca se sabe", falou Rony, há alguns meses, em entrevista ao Esporte Interativo.

Outro caso é o de Andreas Pereira, jovem de 17 anos nascido na Bélgica e filho de brasileiros. Ele atua no Manchester United e já esboçou em entrevistas recentes a preferência pelo Brasil.

Gallo diz que as conversas não só com Rony e Andres, mas com todos os outros foram extremamente positivas. Diz não ter ouvido nenhum "não" como resposta, mas quer evitar que os garotos se sintam pressionados para decisões futuras. Por isso deu um prazo de dois a três meses para que o luso-brasileiro e outros refletissem bem.

"Ele (Rony) não deu nenhuma resposta concreta. Fui bem recebido, e os próprios familiares e os pais estavam lá quando nós fomos ao centro de treinamento do clube e ficaram satisfeitos com a nossa visita. Por enquanto não tive nenhuma resposta negativa e dei esse prazo até o dia 9 de maio, justamente para que tivesse bastante tempo de pensar. Ele está há muito tempo em Portugal. Se vier com a gente será ótimo, se não, vamos torcer para que seja feliz, pois o Brasil sempre será um grande celeiro de atletas", falou Gallo.

"Isso vai ter que ser a escolha deles, não vamos forçar nenhuma situação. Nós estamos apresentando o projeto olímpico e dentro do contexto de bons jogadores, vamos querer sempre que joguem pelo Brasil. É uma decisão única e exclusiva do atleta, não tem como a gente tratar isso de outra maneira. Eles ficaram muito contentes com a nossa ida lá. Nunca tivemos este tipo de trabalho da CBF. Eles ficaram surpresos. Agora demos esse prazo como resposta e vamos voltar a fazer contatos."

Gallo vai anunciar uma lista com 40 nomes, 20 para o Torneio de Toulon e outros 20 para o de Seng Du, na China. O torneio francês é um dos mais tradicionais das categorias de base mundial e foi vencido no ano passado pela seleção.

O coordenador já faz seu trabalho visando dar experiência e formar um grupo que tem como grande objetivo nos próximos anos a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.

"Temos um grupo que queremos manter até 2016 e fazer um trabalho de excelência para a tão sonhada medalha. Agora temos dois anos para trabalhar e fazer várias convocações. Estamos focando com uma antecedência inédita."

Fonte: UOL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Como já atua há muitos anos na seleção portuguesa, a missão não será das mais fáceis. O garoto não deixa claro, mas já indica sua preferência. "Portugal deu todas as condições à minha família e a mim para podermos evoluir e tenho jogado nas seleções de base de Portugal há vários anos. Se há valores em que eu acredito são a humildade e a gratidão, por isso... Tenho a certeza que faria muito feliz a uma parte da minha família se eu um dia defendesse as cores do Brasil. Mas nunca se sabe", falou Rony, há alguns meses, em entrevista ao Esporte Interativo."

Não acharia errado um cara como Marcos Lopes defendendo Portugal ao invés do Brasil. Ele parece ter talento e futuro (pelo menos no FM e no FIFA), mas tem muita ligação com Portugal, até mãe e família de lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não entendo como algum jogador prefere jogar na seleção X ao invés do Brasil.

Maaaaaaaaaas... é uma questão de escolhas... se o cara é grato ao país que deu uma oportunidade pra ele, tem mais que jogar por essa seleção mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma cilada... Vão convocar uma vez, talvez tenham sequência na base mas se não virarem craques vai ser "tchau e bença". haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa se continuarem por um bom tempo. Aprendendo com os erros.

Cairia fácil fácil na seleção nos dias de hoje. (Diego Costa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é complexo, a gente até então sempre teve jogadores extra-classes na seleção, porém a coisa mudou, por isso um bom jogador que em outros tempos não faria falta, hoje é visto como solução. Ou alguém acha que se tivéssemos o Adriano em forma estaríamos sentido falta de um Diego Costa? (até um Luís Fabiano no auge era mais jogador)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso desse moleque que foi pra Portugal com 4 anos, e sempre treinou em clubes de lá e defendeu seleção de base de Portugal, eu acho natural que opte por defender Portugal. Até por gratidão mesmo.

Essa questão de identidade é muito complicada e vai de cada um.

A única ressalva é pras famosas PUTARIAS, tipo um cara que jogou pela seleção brasileira depois jogar por outra seleção. E essa entrevista que o Diego deu foi uma puta sacanagem, como se ele tivesse esquecido o português. Só tripudiando. Tenho certeza que quando estava com o grupo da seleção falava direitinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é complexo, a gente até então sempre teve jogadores extra-classes na seleção, porém a coisa mudou, por isso um bom jogador que em outros tempos não faria falta, hoje é visto como solução. Ou alguém acha que se tivéssemos o Adriano em forma estaríamos sentido falta de um Diego Costa? (até um Luís Fabiano no auge era mais jogador)

Sei não. Na época do Paulo Rink teve um certo ciúme, e era a época que mais tínhamos atacantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma cilada... Vão convocar uma vez, talvez tenham sequência na base mas se não virarem craques vai ser "tchau e bença". haha

Meio que fizeram isso com o Bordon não? Botaram ele naquela Copa América pra nunca ser lembrado depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se cita na lista, mas um dos nomes é o Rafinha Alcântara (irmão do Thiago do Bayern) que é bem fraco e já tem 21 anos.

Fizeram uma entrevista com o Ronny, ele fala como um Português mesmo, mora lá desde que tem 4 anos, pra mim é caso perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do Benfica deve ser o Guzzo

Do Rio Ave tem o Diego Lopes e Luis Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio que fizeram isso com o Bordon não? Botaram ele naquela Copa América pra nunca ser lembrado depois.

Ele tinha outra nacionalidade na época?

Eu sei que o Dedê tinha e fizeram isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele tinha outra nacionalidade na época?

Eu sei que o Dedê tinha e fizeram isso.

Acho que tinha sim. Ele jogou no Schalke de 20 a.C. até perto dos tempos atuais, hahaha.

Tinha me esquecido do Dedé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do Benfica deve ser o Guzzo

Do Rio Ave tem o Diego Lopes e Luis Gustavo

Mota, Filipe Augusto já voltou a jogar pelo RIo Ave?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogou a final da Taça da Liga contra o Benfica.

Mas acho que voltou em fevereiro e tem sido titular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As listas:

Seleção Brasileira Sub-21 divulga convocados para Torneio de Toulon

Goleiros
Ederson (Rio Ave, de Portugal)
Jacsson (Internacional)
Marcos (Fluminense)

Zagueiros
Dória (Botafogo)
Jubal (Santos)
Marquinhos (PSG, da França)
Paulo Ricardo (Santos)
Wallace (Cruzeiro)

Laterais
Auro (São Paulo)
Douglas Santos (Udinese, da Itália)
Gilberto (Internacional)
Wendell (Grêmio)

Meio-campistas
Ademílson (São Paulo)
Alison (Santos)
Jean Deretti (Grêmio)
Lucas Evangelista (São Paulo)
Lucas Silva (Cruzeiro)
Rodrigo Caio (São Paulo)

Atacantes
Alisson (Cruzeiro)
Leandro (Palmeiras)
Luan (Grêmio)
Lucas Piazon (Chelsea, da Inglaterra)
Mosquito (Atlético-PR)
Thalles (Vasco)

Fonte: Terra

Torneio de Toulon: Os 24 convocados têm a missão de defender o título conquistado pela Seleção Brasileira Sub-21 no ano passado. O time está no grupo B ao lado de Coreia do Sul, Colômbia, Inglaterra e Catar. Os garotos se preparam no Espírito Santo a partir do próximo dia 15 e embarcam para a França quatro dias depois.

Gallo convoca Sub-19 para a Panda Cup

GOLEIROS

Caique (Vitória)
Georgemy (Cruzeiro)

ZAGUEIROS

Eduardo (Internacional)
Léo Pereira (Atlético-PR)
Marlon (Fluminense)

LATERAIS

Breno Lorran (Grêmio)
Mateus Muller (Palmeiras)
Willian (Internacional)

MEIAS

Andreas Pereira (Manchester United)
Boschilia (São Paulo)
Danilo (Vasco)
Jajá (Flamengo)
João Afonso (Internacional)
José Welison (Vitória)
Matheus Biteco (Grêmio)
Otávio (Internacional)

ATACANTES

Bruno Lopes (Criciúma)
Carlos (Atlético-MG)
Everton (Grêmio)
Ewandro (São Paulo)
Leandro (Internacional)

Fonte: Globo Esporte

Panda Cup: Torneio que será disputado na China entre os dias 4 e 8 de junho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Mas essa ação deles, com a nova política da FIFA de só jogadores com dupla nacionalidade poderem optar por escolher outra seleção mesmo tendo jogada com a categoria de base, não vai evitar que jogadores como esse belga do Manchester jogue pela Bélgica, por exemplo. A nova política da FIFA por si só já será um impedimento. Só ver o caso do Fernando, do Porto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ESPN Brasil anuncia transmissão do torneio de Toulon

logo-espn-brasil.jpg

A ESPN Brasil está anunciando a transmissão do Torneio de Toulon, na França, que reúne oito seleções de futebol sub-21. Ano passado, o certame foi mostrado no Brasil pelo FOX Sports.

O torneio ocorre entre 21 de maio a 1º de junho. Atual campeã, a seleção brasileira está no grupo B em Toulon, ao lado de Coreia do Sul, Colômbia, Inglaterra e Catar. Já o grupo A tem México, Portugal, França, China e Chile.

Fonte: Esporte e Mídia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oque me preocupa é que o Santos tem 2 titulares e um reserva imediato nessa lista...

vai ser depois da nona rodada né? se for, beleza....

Santos sem Dracena, Neto tá bem zuado com essa história de lesão e quem tem David Braz joga com um zagueiro a menos... então o Jubal vai fazer uma puta falta. Fora que o Alison também tem jogado "bem" dentro dessa fase escrota que o Santos anda.

No mais, raramente dou ibope pra campeonatos "sub alguma coisa", pois raramente você vê uma seleção dessas vingar mais da metade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...