Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Em 15 de Abril, a Inglaterra sofria sua maior tragédia no Futebol


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

CAMPEONATO INGLÊS

No 25º aniversário da tragédia de Hillsborough, futebol inglês fará 78 minutos de silêncio

Por ESPN.com.br

Getty

622_6d723e37-b5fa-3b98-ba45-91b7f58664ec

Por 23 anos, torcedores do Liverpool foram responsabilizados por tragédia em Hillsborough

GALERIA: Hillsborough, 25 anos - Fotos da maior tragédia da história do futebol inglês

O futebol inglês fará 78 minutos de silêncio até a próxima segunda-feira. Nesta sexta, completam-se 25 anos do incidente de Hillsborough, a maior tragédia da história do futebol da Inglaterra. Como forma de prestar homenagem às 96 vítimas do incidente, os jogos das principais divisões e da Copa da Inglaterra começarão sete minutos mais tarde que o horário habitual.

Caberá ao jogo entre Rotherham United x Bradford City, pela League One (terceira divisão) a honra de começar as homenagens, que terminarão na próxima segunda-feira com a partida entre Reading e Leicester City, marcada para as 16h07. Entre os dois confrontos, outras 76 partidas farão o mesmo.

Os sete minutos de adiamento das partidas pode ser explicado pela própria tragédia. Em 15 de abril de 1989, Liverpool e Nottingham Forest se enfrentariam no estádio de Hillsborough, propriedade do Sheffield Wednesday, pela semifinal da Copa da Inglaterra.

A partida durou seis minutos, tempo em que uma superlotação em um dos setores do local provocou quase uma centena de mortes de torcedores dos Reds e deixou outras dezenas de feridos. O sétimo minuto será reservado ao tradicional minuto de silêncio como forma de tributo.

O acordo para que o tributo fosse realizado foi costurado pela FA (Football Association) e as ligas que geram as principais divisões do futebol inglês: Premier League (primeira divisão), Football League (segunda, terceira e quarta divisões) e a Football Conference (quinta e sexta divisões).

Tragédia envolve acusações de tabloide e pedido de desculpas do governo

Faltavam dez minutos para o começo do jogo entre Liverpool e Nottingham Forest. A Lepping Lanes End - o setor Oeste do estádio de Hillsborough - já estava quase lotado. Para desespero da polícia, porém, cerca de duas mil pessoas ainda estavam tentando entrar no estádio. Como forma de evitar um tumulto, os oficiais liberaram os portões.

A superlotação provocou o esmagamento de pessoas contras as grades que cercavam o gramado. Foram necessários seis minutos até que um oficial que estava cuidando da segurança de jogo pedisse para a que partida fosse interrompida e iniciasse os procedimentos de resgate.

O relatório do incidente, produzido pelo Lorde Taylor de Gosforth, apontou falha na conduta policial e inadequação das instalações do estádio como causadoras da tragédia. O documento ainda sugeriu uma série de mudanças nas arenas inglesas, como a introdução de cadeiras e o fim de alambrados em torno do campo.

Em 2012, 23 anos após a tragédia, um grupo denominado Hillsborough Independent Panel publicou um relatório com vários arquivos não considerados na investigação. Com os documentos em mão, essa comissão revelou que a polícia tentou encobrir falhas da própria corporação, constatação de que 41 das 96 vítimas poderiam ter sobrevivido caso o atendimento médico tivesse sido realizado de maneira adequada.

Após a validação dos documentos o tabloide The Sun pediu desculpas pela cobertura falha no incidente. Na época, o periódico, dias após a tragédia, publicou em sua capa o título 'A verdade'. Na matéria que se seguia a publicação garantia que fãs do Liverpool urinaram nos policiais que tentavam prestar socorro às vítimas, assim como agrediram as equipes médicas presentes no estádio de Hillsborough.

Um marco pro futebol inglês. E como são nojentos esses tabloides ingleses, desde sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...