Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Barbosa expede mandados de prisão do Mensalão | CADEIA!


MarkuZ

Posts Recomendados

desculpem-me mas por mim, senta esses fdps na frente duma parede, e senta a bala. O cara (Genuino) falar que não tem como pagar 15 milhoes, sendo que além de ganhar um absurdo de grana, ainda roubar um monte, é simplesmente ridiculo, quero que quem defende, algum dia "deva" algo para o governo, para ver. Ou paga, ou vai pra jaula, e se ainda n pagar, vai pra jaula de novo. Poe esse(s) fdp pra quebrar pedra, até morrer!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta

Lowko ta Lowko em defender os lixos corruPTos.

É o que você diz. Se estivesse limpo de sua pré-concepções notaria que no momento eu estou mais interessado em saber melhor o que está se passando contrapondo o senso comum e a raivosa e cômica expressão "corruPTos". Isso ficou bem claro quando eu perguntei sobre a "ausência de provas clamada por alguns". Seu post me pareceu mais uma provocação do que qualquer coisa, mas passarei essa.

Eu mal sei sobre o assunto. No momento estou mais interessado em entender até que ponto esse julgamento foi político e não jurídico. Espero que pelo menos o MarkuZ entenda dessa maneira.

O que eu sei, e que já foi citado num texto postado nesse tópico, é sobre o fundo político, não pessoal, do caso todo. O dinheiro não foi desviado para enriquecimento próprio (o que não descaracteriza a culpa, obviamente), como o mentecapto acima sugeriu. É dessa ignorância que quero me afastar mais e mais com minhas perguntas.

Aliás, MarkuZ, lerei tua resposta mais tarde, com calma, no momento estou numa maratona dos episódios atrasados de Homeland. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FHC vem falar de justiça. O presidente que tinha como Procurador-Geral da União, um cara que era conhecido como o Engavetador-Geral da União.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que você diz. Se estivesse limpo de sua pré-concepções notaria que no momento eu estou mais interessado em saber melhor o que está se passando contrapondo o senso comum e a raivosa e cômica expressão "corruPTos". Isso ficou bem claro quando eu perguntei sobre a "ausência de provas clamada por alguns". Seu post me pareceu mais uma provocação do que qualquer coisa, mas passarei essa.

Eu mal sei sobre o assunto. No momento estou mais interessado em entender até que ponto esse julgamento foi político e não jurídico. Espero que pelo menos o MarkuZ entenda dessa maneira.

O que eu sei, e que já foi citado num texto postado nesse tópico, é sobre o fundo político, não pessoal, do caso todo. O dinheiro não foi desviado para enriquecimento próprio (o que não descaracteriza a culpa, obviamente), como o mentecapto acima sugeriu. É dessa ignorância que quero me afastar mais e mais com minhas perguntas.

Aliás, MarkuZ, lerei tua resposta mais tarde, com calma, no momento estou numa maratona dos episódios atrasados de Homeland. hehe

#toiss

não deixe de comentar no tópico de Homeland.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bando de hipócritas que nem o FHC. Essa política é fajuta só pelo fato de que a verdade não é a mesma para todos, em um lugar sujo de interesses partidários (não contra o partido em-si, mas quando o partido está acima da verdade).

E o Ne0 é daqueles que vem nos tópicos dizer coisa nada-a-ver e nada acrescentando à discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpem-me mas por mim, senta esses fdps na frente duma parede, e senta a bala. O cara (Genuino) falar que não tem como pagar 15 milhoes, sendo que além de ganhar um absurdo de grana, ainda roubar um monte, é simplesmente ridiculo, quero que quem defende, algum dia "deva" algo para o governo, para ver. Ou paga, ou vai pra jaula, e se ainda n pagar, vai pra jaula de novo. Poe esse(s) fdp pra quebrar pedra, até morrer!!

Cara não fala besteira. O Genoino errou e merece pagar o erro.

Mas é fato conhecido que ele leva uma vida super simples, quase espartana para falar a verdade. É dos políticos mais pobres do Congresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relaxem, caras, o mensalão tucano deve ser julgado ano que vem. Tá com o Barroso, parece que fica pronto no começo do ano.

Tem justiça pra todo mundo :D

Eu fico imaginando o julgamento dessa porra aosiuhsaiuohasiuo PT e PSDB putos com o Barbosa iuaoshasiuohassiuoa

Cara não fala besteira. O Genoino errou e merece pagar o erro.

Mas é fato conhecido que ele leva uma vida super simples. É dos políticos mais pobres do Congresso.

Por burrice, inclusive. Porque com o salário que ele ganha há anos dava pra ter montado um patrimônio maior. Mas eu não tenho nada a ver com isso, né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara não fala besteira. O Genoino errou e merece pagar o erro.

Mas é fato conhecido que ele leva uma vida super simples. É dos políticos mais pobres do Congresso.

Pobre???? auhauahuauhahu, pobre é o povo que paga pra um fdp desses ganhar uma fortuna e ainda roubar na caruda, se ele é um dos mais "pobre" do congresso, entao deve ser um dos que mneos rouba do povo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relaxem, caras, o mensalão tucano deve ser julgado ano que vem. Tá com o Barroso, parece que fica pronto no começo do ano.

Tem justiça pra todo mundo :D

Eu fico imaginando o julgamento dessa porra aosiuhsaiuohasiuo PT e PSDB putos com o Barbosa iuaoshasiuohassiuoa

Por burrice, inclusive. Porque com o salário que ele ganha há anos dava pra ter montado um patrimônio maior. Mas eu não tenho nada a ver com isso, né.

Não acho que seja burrice. É algo dele, mesmo. O cara é bem desapegado.

E sinceramente duvido que o Mensalão tucano terá o mesmo resultado. Pressão da mídia será bem menor.

Mesma coisa com o Caso Alstom aqui em São Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relaxem, caras, o mensalão tucano deve ser julgado ano que vem. Tá com o Barroso, parece que fica pronto no começo do ano.

Tem justiça pra todo mundo :D

Eu fico imaginando o julgamento dessa porra aosiuhsaiuohasiuo PT e PSDB putos com o Barbosa iuaoshasiuohassiuoa

Por burrice, inclusive. Porque com o salário que ele ganha há anos dava pra ter montado um patrimônio maior. Mas eu não tenho nada a ver com isso, né.

que sejam todos presos, e principalmente, paguem tudo o que roubaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relaxem, caras, o mensalão tucano deve ser julgado ano que vem. Tá com o Barroso, parece que fica pronto no começo do ano.

 

Tem justiça pra todo mundo :D

 

Eu fico imaginando o julgamento dessa porra aosiuhsaiuohasiuo PT e PSDB putos com o Barbosa iuaoshasiuohassiuoa

 

Por burrice, inclusive. Porque com o salário que ele ganha há anos dava pra ter montado um patrimônio maior. Mas eu não tenho nada a ver com isso, né.

Que dentes brilhantes MarcuZ!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se o Wadih Damous tá certo, mesmo que esteja, foram menos de 72 horas. Ele já tá no semi-aberto. Qualquer coisa reduzam o período da pena, ou reduzam dobrado ou que o estado pague uma multa. Muito grito pra pouca coisa. Uma guria ficou não sei quanto tempo presa numa cela com homens e não deu tanta repercussão quanto essas horas de transição do Genoino. Espetáculo midiático, como disse o Damous.

Não acho que seja burrice. É algo dele, mesmo. O cara é bem desapegado.

E sinceramente duvido que o Mensalão tucano terá o mesmo resultado. Pressão da mídia será bem menor.

Mesma coisa com o Caso Alstom aqui em São Paulo.

Aposto que terá.

Esse caso Alstom aí vai longe. Daqui uns 5 anos, quem sabe. Tem treta aqui no DF também, descobriram antes e nada ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mensalão merece destaque por ser o símbolo da falência do sistema democrático brasileiro. Onde o governo de um partido que sempre defendeu a lisura e posicionou-se contra a corrupção (mesmo todo mundo sabendo que é só discurso) desviou dinheiro do estado para implantar suas políticas, comprando aqueles que deveriam representar o povo (e que em alguns casos foram eleitos para ser oposição).

Porém, como parte da monstruosa corrupção no Brasil financeiramente ele é algo pequeno. Pelo que li há um tempo os valores desviando andam em torno de R$100-150Mi. São valores altos, resolveriam alguns problemas, por exemplo, de mobilidade em uma cidade média. Só parece menor quando comparado a outros desvios, desvios na construção de obras públicas, desvios na locação/compra de produtos superfaturados, salários pagos acima do teto na câmara e do senado (na câmara a estimativa de economia é de R$70Mi por ano, o TCU fala em economia de R$3Bi em 5 anos para câmara e senado) e por aí vai.

Não é errado julgar, condenar e principalmente recuperar o dinheiro desviado no mensalão. É errado usar o mensalão como um espantalho com a bandeirinha de um partido e ter sua divulgação com fins eleitoreiros dispersando a atenção de um quadro muito maior de corrupção que vemos no Brasil.

Corrupção está em todos os níveis e em todos os partidos. Então novo ciclo é o caralho, tem que cair MUITO mais gente para falarmos em novo ciclo. E vai desde prefeitura que compra frango para a merenda a R$30 o kg (em Vinhedo) até a prefeitura de SP que iria gastar R$138Mi pelo aluguel de 10.421 tablets por 3 anos (supondo que o tablet fosse um iPad retina comprado sem desconto pelo site da Apple daria para comprar mais de 80 mil tablets - e isso que o iPad retina claramente não deveria ser a escolha de um tablet para a educação pelo preço excessivo)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mensalão merece destaque por ser o símbolo da falência do sistema democrático brasileiro. Onde o governo de um partido que sempre defendeu a lisura e posicionou-se contra a corrupção (mesmo todo mundo sabendo que é só discurso) desviou dinheiro do estado para implantar suas políticas, comprando aqueles que deveriam representar o povo (e que em alguns casos foram eleitos para ser oposição).

E como você pensa a democracia para a próxima constituição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes.

Houve mensalão. Disso não há dúvidas, correto? Por que você diz isso, Marcus? Simples, quem mais absolveu no julgamento da AP 470 foi o Ministro Lewandowski, revisor do caso e odiado por adversários políticos do PT. Conferindo bem por alto, ele votou pela condenação em cerca de 50% dos crimes se você pegar todos os réus, todos os crimes e conferir voto a voto se foi absolvição ou condenação. Ora, se a opinião pública diz que há crime, a PGR diz que há crime, o STF aceita o inquérito e o ministro conhecido por defender os acusados votou pela condenação em mais ou menos 50% das vezes, sobra alguma dúvida de que alguma coisa ilegal aconteceu?

Assim sendo, é mais que óbvio supor que existam algumas provas.

Se existem algumas provas por que existe dúvida sobre algumas condenações? Bom, as condenações mais discutidas são a do Dirceu, do Delúbio e do Genoino (o adorado). Pois vejamos o que aconteceu com os dois mais famosos -- vou ignorar o Delúbio pq ninguém se importa com ele rs.

Dirceu foi condenado por dois crimes:

Corrupção ativa (Art. 333 do CP: Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício) pelo qual pegou 7 anos e 11 meses de cadeia. A pena para esse crime varia entre 2 e 12 anos, podendo ser aumentada em terço segundo o parágrafo único. Ou seja, ele foi condenado a menos de 2/3 da pena máxima ou praticamente a metade se contar o aumento. Razoável, né!? Não dá pra dizer que foi muito alta, dá?

Formação de quadrilha (Art. 288 do CP: Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes), pelo qual pegou 2 anos e 11 meses, de um máximo de 3; Agora sim uma pena mais "dura".

Total 10 anos e 10 meses. Regime inicial fechado.

Mas e aí, houve provas para as condenações? Começo pela maior, corrupção. Eu poderia gastar horas e horas procurando os motivos que levaram a condenação por esse crime, mas vou economizar o tempo de todo mundo e dizer que ele foi condenado por 8 a 2. Votos contrários apenas de Lewandowski e Toffoli. O número é claro, não?

Quanto a associação para o crime, o placar é próximo: 6x4, com Rosa Weber e Cármen Lúcia se juntando aos outros dois. Como há embargo infringente aqui e a pena não está sendo cumprida, vou deixar de lado e aguardar o julgamento.

Genoino foi condenado pelos mesmos crimes que Dirceu, mas com dosimetria diferente: 2 anos e 3 meses por quadrilha, e 4 anos e 8 meses por corrupção ativa.

Pra quadrilha digo o mesmo do Dirceu, mas corrupção ativa é interessante ressaltar que nesse caso a derrota foi 9x1. Até o Toffoli condenou. É bom lembrar que o Toffoli era advogado do PT à época dos crimes. Veja bem, se nem o cara que é odiado por ser leve com os réus e foi advogado do PT absolveu o Genoino, quem sobra pra defendê-lo?

Depois disso tudo, o que resta em defesa dos mensaleiros?

Aliás, obrigado por puxar a discussão. Depois de procurar as respostas eu nunca me senti tão certo de que houve sim mensalão, houve crime, houve participação desses moços e o que tem de errado nesse processo é a demora e as penas curtas.

Não sei se é porque estou meio desatento ou preocupado com outras coisas, mas não consegui achar de fato uma prova concreta no que você disse, apenas indícios. Pode desenhar pra mim? hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é porque estou meio desatento ou preocupado com outras coisas, mas não consegui achar de fato uma prova concreta no que você disse, apenas indícios. Pode desenhar pra mim? hahahaha

Não são provas mesmo. Eu não aponto as evidências dos crimes. O que eu quis mostrar são indícios de que o julgamento não foi errado como dizem alguns. Aliás, melhor usar a expressão "político" -- o julgamento não foi político.

Quando o Lewandowski, reconhecido pelos petistas como o juiz que entendeu o processo e tomou as decisões corretas, condena uma boa parte dos acusados isso diz que houve algo.

juiz.jpg

Quando o Toffoli, conhecido como petista, condena o Genoino, quem sobra para defendê-lo?

Quando os dois condenam o Delúbio, qual o argumento de que não houve crime, que o PT não estava envolvido?

Isso pra não falar do número de ministros que participaram do julgamento e foram indicados por presidentes filiados ao PT.

E mesmo assim dizem que o mensalão é invenção da mídia manipuladora. Mas peraí.

Se o mensalão não existiu, por que é que o próprio Lula pede desculpas à população brasileira?

Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento.

Eu não mudei e, tenho certeza, a mesma indignação que sinto é compartilhada pela grande maioria de todos aqueles que nos acompanharam nessa trajetória.

Se estivesse ao meu alcance, já teria identificado e punido exemplarmente os responsáveis por esta situação.

(...) vamos continuar assim até o fim, até que todos os culpados sejam responsabilizados e entregues à Justiça.

Queria, neste final, dizer ao povo brasileiro que eu não tenho nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que nós temos que pedir desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que pedir desculpas.

E não apenas o Lula confirmou a existência do mensalão.

1451352_685436338154866_1623780249_n.jpg

Entrevista publicada em 2008 nas páginas amarelas de Veja.

Estado: Mas o sr. integrou a CPI dos Correios como deputado e, à época, disse que o mensalão existiu. O sr. mudou de opinião?

Cardozo: Em nenhum momento eu disse que o mensalão existiu. Cheguei até a pedir uma correção à revista Veja. Afirmei que existia uma situação de destinação de recursos ilegais, de caixa dois. Isso era indiscutível.

Em 2012 ao Estadão

ISTOÉ – O Mensalão do PT não contribuiu para esse desgate?

Cardozo – De fato, na eleição de 2006 eu tive uma redução brutal em meus votos, de cerca de 300 mil em 2002 para 129 mil, por causa do Mensalão e dos aloprados. Há, sem dúvida, companheiros do partido que erraram. O Mensalão existiu.

Em 2010 à IstoÉ

Diante de tantas evidências, por que eu acreditaria nesse papo de que não houve nada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvido muito que o mensalão tucano tenha a mesma cobertura e a mesma repercussão.
TUDO o que é ligado à "direita" (se é que podemos chamar assim um partido autodenominado de social-democrata) é atenuado pela grande mídia. Em absoluto.
Markuz, militantes do PT têm dito que a posição dos ministros Lewandowski e Toffoli teria sido manipulada pela opinião pública e pela mídia (em outras palavras, eles teriam sido "convencidos" a se posicionar de acordo com o JB).
Uma dúvida que eu tenho é se o Genuíno poderia ir direto do regime semi-aberto para o aberto domiciliar. Que eu saiba, o regime domiciliar é um benefício concedido a quem já está no regime aberto. Todavia, os advogados do Genuíno estão gritando pela ilegalidade da manutenção da prisão do ex-presidente do PT.
Um texto a mais para engrandecer a discussão:

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que agiu fora da lei, ao conduzir as prisões dos réus da Ação Penal 470, acaba de receber, de volta, o resultado da própria violência: dezenas de juristas, intelectuais e personalidades da sociedade civil já assinaram um manifesto de repúdio às prisões ilegais. "Um erro inadmissível que compromete a imagem e reputação do Supremo Tribunal Federal. O STF precisa reagir para não se tornar refém de seu presidente"; assinam, entre outros, Celso Bandeira de Mello, Dalmo de Abreu Dallari, Fernando Morais, Eric Nepomuceno, Wanderley Guilherme dos Santos e Marilena Chauí
19 DE NOVEMBRO DE 2013 ÀS 20:54
247 - O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que agiu fora da lei, ao conduzir as prisões de determinados réus da Ação Penal 470, acaba de conseguir o impensável: dezenas de juristas, intelectuais e personalidades da sociedade civil já assinaram um manifesto de repúdio às prisões ilegais. "Um erro inadmissível que compromete a imagem e reputação do Supremo Tribunal Federal e já provoca reações da sociedade e meio jurídico. O STF precisa reagir para não se tornar refém de seu presidente", diz o texto. Leia o manifesto e veja, abaixo, os nomes que já assinaram:
MANIFESTO DE REPÚDIO ÀS PRISÕES ILEGAIS
Para: POVO BRASILEIRO
A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal de mandar prender os réus da Ação Penal 470 no dia da proclamação da República expõe claro açodamento e ilegalidade. Mais uma vez, prevaleceu o objetivo de fazer do julgamento o exemplo no combate à corrupção.
Sem qualquer razão meramente defensável, organizou-se um desfile aéreo, custeado com dinheiro público e com forte apelo midiático, para levar todos os réus a Brasília. Não faz sentido transferir para o regime fechado, no presídio da Papuda, réus que deveriam iniciar o cumprimento das penas já no semiaberto em seus estados de origem. Só o desejo pelo espetáculo justifica.
Tal medida, tomada monocraticamente pelo ministro relator Joaquim Barbosa, nos causa profunda preocupação e constitui mais um lamentável capítulo de exceção em um julgamento marcado por sérias violações de garantias constitucionais.
A imprecisão e a fragilidade jurídica dos mandados expedidos em pleno feriado da República, sem definição do regime prisional a que cada réu teria direito, não condizem com a envergadura da Suprema Corte brasileira.
A pressa de Joaquim Barbosa levou ainda a um inaceitável descompasso de informação entre a Vara de Execução Penal do Distrito Federal e a Polícia Federal, responsável pelo cumprimento dos mandados.
O presidente do STF fez os pedidos de prisão, mas só expediu as cartas de sentença, que deveriam orientar o juiz responsável pelo cumprimento das penas, 48 horas depois que todos estavam presos. Um flagrante desrespeito à Lei de Execuções Penais que lança dúvidas sobre o preparo ou a boa fé de Joaquim Barbosa na condução do processo.
Um erro inadmissível que compromete a imagem e reputação do Supremo Tribunal Federal e já provoca reações da sociedade e meio jurídico. O STF precisa reagir para não se tornar refém de seu presidente.
A verdade inegável é que todos foram presos em regime fechado antes do “trânsito em julgado” para todos os crimes a que respondem perante o tribunal. Mesmo os réus que deveriam cumprir pena em regime semiaberto foram encarcerados, com plena restrição de liberdade, sem que o STF justifique a incoerência entre a decisão de fatiar o cumprimento das penas e a situação em que os réus hoje se encontram.
Mais que uma violação de garantia, o caso do ex-presidente do PT José Genoino é dramático diante de seu grave estado de saúde. Traduz quanto o apelo por uma solução midiática pode se sobrepor ao bom senso da Justiça e ao respeito à integridade humana.
Tais desdobramentos maculam qualquer propósito de fazer da execução penal do julgamento do mensalão o exemplo maior do combate à corrupção. Tornam também temerária a decisão majoritária dos ministros da Corte de fatiar o cumprimento das penas, mandando prender agora mesmo aqueles réus que ainda têm direito a embargos infringentes.
Querem encerrar a AP 470 a todo custo, sacrificando o devido processo legal. O julgamento que começou negando aos réus o direito ao duplo grau de jurisdição conheceu neste feriado da República mais um capítulo sombrio.
Sugerimos aos ministros da Suprema Corte, que na semana passada permitiram o fatiamento das prisões, que atentem para a gravidade dos fatos dos últimos dias. Não escrevemos em nome dos réus, mas de uma significativa parcela da sociedade que está perplexa com a exploração midiática das prisões e temem não só pelo destino dos réus, mas também pelo futuro do Estado Democrático de Direito no Brasil.
19 de Novembro de 2013

Juristas e advogados
- Celso Bandeira de Mello - jurista, professor emérito da PUC-SP
- Dalmo de Abreu Dallari - jurista, professor emérito do USP
- Pedro Serrano - advogado, membro da comissão de estudos constitucionais do CFOAB
- Pierpaolo Bottini - advogado
- Marco Aurélio de Carvalho – jurista, professor universitário e secretário do setorial jurídico do PT.
- Antonio Fabrício - presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas e Diretor Financeiro da
OAB/MG
- Bruno Bugareli - advogado e presidente da comissão de estudos constitucionais da OAB-MG
- Felipe Olegário - advogado e professor universitário
- Gabriela Araújo – advogada
- Gabriel Ciríaco Lira – advogado
- Gabriel Ivo - advogado, professor universitário e procurador do Estado.
- Jarbas Vasconcelos – presidente da OAB/PA
- Luiz Guilherme Conci - jurista, professor universitário e presidente coordenação do Sistema Internacional de Proteção dos
Direitos Humanos do CFOAB
- Marcos Meira - advogado
- Rafael Valim - advogado e professor universitário
- Weida Zancaner- jurista e advogada
Apoio dos partidos e entidades
- Rui Falcão - presidente nacional do PT
- Renato Rabelo – presidente nacional do PCdoB
- Vagner Freitas – presidente nacional da CUT
- Adílson Araújo – presidente nacional da CTB
- João Pedro Stédile – membro da direção nacional do MST
- Ricardo Gebrim – membro da Consulta Popular
- Wellington Dias - senador, líder do PT no Senado e membro do Diretório Nacional - PT/PI
- José Guimarães - deputado federal, líder do PT na Câmara e secretário nacional do PT
- Alberto Cantalice - vice-presidente nacional do PT
- Humberto Costa – senador e vice-presidente nacional do PT
- Maria de Fátima Bezerra - vice-presidente nacional do PT, deputada federal PT/RN
- Emídio de Souza - ex-prefeito de Osasco e presidente eleito do PT/SP
- Carlos Henrique Árabe – secretário nacional de formação do PT
- Florisvaldo Raimundo de Souza - secretário nacional de organização do PT
- Francisco Rocha – Rochinha – dirigente nacional do PT
- Jefferson Lima - secretário nacional da juventude do PT
- João Vaccari Neto - secretário nacional de finanças do PT
- Laisy Moriére – secretária nacional de mulheres PT
- Paulo Frateschi - secretário nacional de comunicação do PT
- Renato Simões - secretário de movimentos populares do PT
- Adriano Diogo – deputado estadual PT/SP e presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALESP
- Alfredo Alves Cavalcante – Alfredinho – vereador de São Paulo – PT/SP
- André Tokarski – presidente nacional da UJS
- André Tredezini – ex-presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto
- Arlete Sampaio - comissão executiva nacional do PT e deputada distrital do DF
- Alexandre Luís César - deputado estadual/MT e membro do diretório nacional do PT/MT
- Antonio Rangel dos Santos - membro do diretório nacional PT/RJ
- Artur Henrique - ex-presidente da CUT e diretor da Fundação Perseu Abramo - PT
- Benedita da Silva - comissão executiva nacional e deputada federal PT/RJ
- Bruno Elias - PT/SP
- Carlos Magno Ribeiro - membro do diretório nacional do PT/MG
- Carlos Veras –presidente da CUT/PE
- Carmen da Silva Ferreira – liderança do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro)/FLM (Frente de Luta por Moradia)
- Catia Cristina Silva – secretária municipal de Combate ao Racismo - PT/SP
- Dirceu Dresch - deputado estadual/SC
- Doralice Nascimento de Souza - vice-governadora do Amapá
- Edson Santos - deputado federal - PT/RJ
- Elói Pietá - membro do diretório nacional - PT/SP
- Enildo Arantes – vice-prefeito de Olinda/PE
- Erik Bouzan – presidente municipal de Juventude – PT/SP
- Estela Almagro - membro do diretório nacional PT/SP e vice-prefeita de Bauru
- Fátima Nunes - membro do diretório nacional - PT/BA
- Fernanda Carisio - executiva do PT/RJ
- Frederico Haddad – estudante de Direito/USP e membro do Coletivo Graúna
- Geraldo Magela - membro do diretório nacional - PT/DF
- Geraldo Vitor de Abreu - membro do diretório nacional – PT
- Gleber Naime – membro do diretório nacional – PT/MG
- Gustavo Tatto – presidente eleito do Diretório Zonal do PT da Capela do Socorro
- Humberto de Jesus – secretário de assistência social, cidadania e direitos humanos de Olinda/PE
- Ilário Marques - PT/CE
- Iole Ilíada - membro do diretório nacional – PT/SP
- Irene dos Santos - PT/SP
- Joaquim Cartaxo - membro do diretório nacional - PT/CE e vice-presidente do PT no Ceará
- João Batista - presidente do PT/PA
- Joao Guilherme Vargas Netto - consultor sindical
- João Paulo Lima – ex-prefeito de Recife e deputado federal PT/PE
- Joel Banha Picanço - deputado estadual/AP
- Jonas Paulo - presidente do PT/BA
- José Reudson de Souza - membro do diretório nacional do PT/CE
- Juçara Dutra Vieira - membro do diretório nacional - PT
- Juliana Cardoso - presidente municipal do PT/SP
- Juliana Borges da Silva – secretária municipal de Mulheres PT/SP e membro do Coletivo Graúna
- Laio Correia Morais – estudante de Direito/PUC-SP e membro do Coletivo Graúna
- Lenildo Morais - vice-prefeito de Patos/PB
- Luci Choinacki – deputada federal PT/SC
- Luciana Mandelli - membro da Fundação Perseu Abramo - PT/BA
- Luís César Bueno - deputado estadual/GO e presidente do PT de Goiânia
- Luizianne Lins – ex-prefeita de Fortaleza e membro do diretório nacional do PT/CE
- Maia Franklin – ex-presidenta do Centro Acadêmico XI de Agosto
- Marcelo Santa Cruz – vereador de Olinda/PE
- Márcio Jardim - membro da comissão executiva estadual do PT/MA
- Márcio Pochmann – presidente da Fundação Perseu Abramo
- Margarida Salomão - deputada federal - PT/MG
- Maria Aparecida de Jesus - membro da comissão executiva nacional - PT/MG
- Maria do Carmo Lara Perpétuo - comissão executiva nacional do PT
- Maria Rocha – vice-presidenta do diretório municipal PT/SP
- Marinete Merss - membro do diretório nacional - PT/SC
- Markus Sokol – membro do diretório nacional do PT/SP
- Marquinho Oliveira - membro do diretório nacional PT/PA
- Mirian Lúcia Hoffmann - PT/SC
- Misa Boito - membro do diretório estadual – PT/SP
- Nabil Bonduki – vereador de São Paulo/SP – PT/SP
- Neyde Aparecida da Silva - membro do diretório nacional do PT/GO
- Oswaldo Dias - ex-prefeito de Mauá e membro do diretório nacional - PT/SP
- Pedro Eugenio – deputado federal PT/PE
- Rachel Marques - deputada estadual/CE
- Raimundo Luís de Sousa – PT/SP
- Raul Pont - membro do diretório nacional PT/RS e deputado estadual/RS
- Rogério Cruz – secretário estadual de Juventude – PT/SP
- Romênio Pereira - membro do diretório nacional – PT/MG
- Rosana Ramos - PT/SP
- Selma Rocha - diretora da Escola Nacional de Formação do PT
- Silbene Santana de Oliveira - PT/MT
- Sônia Braga - comissão executiva nacional do PT, ex-presidente do PT no Ceará
- Tiago Soares - PT/SP
- Valter Pomar – membro do Diretório Nacional do PT/SP
- Vilson Oliveira - membro do diretório nacional - PT/SP
- Virgílio Guimarães - membro do diretório nacional - PT/MG
- Vivian Farias – secretária de comunicação PT/PE
- Willian César Sampaio - presidente estadual do PT/MT
- Zeca Dirceu – deputado federal PT/PR
- Zezéu Ribeiro – deputado estadual do PT/BA
Apoios da sociedade civil
- Rioco Kayano
- Miruna Genoino
- Ronan Genoino
- Mariana Genoino
- Altamiro Borges – jornalista
- Andrea do Rocio Caldas – diretora do setor de educação/UFPR
- Emir Sader – sociólogo e professor universitário/UERJ
- Eric Nepomuceno – escritor
- Fernando Morais – escritor
- Fernando Nogueira da Costa – economista e professor universitário
- Galeno Amorim – escritor e gestor cultural
- Glauber Piva – sociólogo e ex-diretor da Ancine
- Gegê – vice-presidente nacional da CMP (Central de Movimentos Populares)
- Giuseppe Cocco – professor universitário/UFRJ
- Henrique Cairus – professor universitário/UFRJ
- Hildegard Angel - jornalista
- Ivana Bentes – professora universitária/UFRJ
- Izaías Almada – filósofo
- João Sicsú – economista e professor universitário/UFRJ
- José do Nascimento Júnior – antropólogo e gestor cultural
- Laurindo Lalo Leal Filho – jornalista e professor universitário
- Luiz Carlos Barreto – cineasta
- Lucy Barreto – produtora cultural
- Maria Victória de Mesquita Benevides – socióloga e professora universitária/USP
- Marilena Chauí – filósofa e professora universitária/USP
- Tatiana Ribeiro – professora universitária/UFRJ
- Venício de Lima – jornalista e professor universitário/UNB
- Xico Chaves – artista plástico
- Wanderley Guilherme dos Santos – professor titular de teoria política (aposentado da UFRJ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vocês acham disso?

José Dirceu impõe disciplina a companheiros de cárcere

Vera Rosa, colaborou Andreza Matais | Agência Estado

A costumado a dar ordens, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu impõe a disciplina na prisão. Levanta bem cedo, faz ginástica, organiza temas para "debates" e virou o "rei da cela". É ele o mandachuva que passa as tarefas para os companheiros e decreta a hora de fazer exercícios, de ler, de caminhar e de jogar conversa fora.

Na manhã desta quinta-feira, 21, antes da saída do deputado e ex-presidente do PT José Genoino - que passou mal e foi hospitalizado -, Dirceu deu voz de comando a Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido. Maníaco por limpeza, ele pegou um balde de água, sabão e vassoura e puxou Delúbio para ajudá-lo na faxina na cela "S 13", número do PT.

"A gente chega lá e sai triste com a situação, mas também motivado, porque meu pai não se entrega. É um guerreiro", afirmou o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro.

Quem vai visitar Dirceu e seus companheiros tem a impressão de que está num quartel. A sala de visitas é modesta, com mesa e cadeiras, e todos vestem roupas brancas. No Centro Penitenciário da Papuda, a cela que abriga os condenados do PT foi a cantina do presídio, hoje reformada.

Até esta quinta-feira, era Dirceu - hipocondríaco de carteirinha - quem cuidava do horário dos remédios de Genoino, conferia se ele se alimentava direito e procurava animá-lo. "A Dilma defendeu você", disse ao deputado, na noite de quarta-feira, numa referência à entrevista na qual a presidente Dilma Rousseff afirmou estar preocupada com a saúde do amigo petista.

No manual de autoajuda de Dirceu, o importante é manter "a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo". Para se distrair no cárcere, o ex-chefe da Casa Civil do governo Lula lê O Capital e suas Metamorfoses, do economista Luiz Gonzaga Belluzzo. "O ensaio é uma tentativa de resgatar Karl Marx como pensador da prisão a que ele foi submetido ao longo do século 20", definiu o autor. Depois de ler, Dirceu gosta de saber a opinião dos colegas de cela - como Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do PL (hoje PR) e Romeu Queiroz, ex-deputado do PTB - sobre as eleições de 2014 e os rumos da política.


Fonte: http://atarde.uol.com.br/politica/materias/1550278-jose-dirceu-impoe-disciplina-a-companheiros-de-carcere

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barbosa vai se candidatar a presidente em 2014, ainda dá tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Materia solta pra dar mais simpatia do cara e pá. Fora disso não significa nada, é só reflexo das capacidades que sempre teve, organização e liderança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...