Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM 14] Y Digo Deportivo: Identidade Nacional (v.2)


Bruno Trink

Posts Recomendados

O time vem fazendo uma excelente temporada. O bi na Liga está bem encaminhado, será difícil perder.

Na UCL vai encarar o Barça, pedra no sapato, mas com a moral alta que o Depor está e com a lesão do Messi, acredito na sua passagem para final.

Depor x Arsenal na final!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time vem fazendo uma excelente temporada. O bi na Liga está bem encaminhado, será difícil perder.

Na UCL vai encarar o Barça, pedra no sapato, mas com a moral alta que o Depor está e com a lesão do Messi, acredito na sua passagem para final.

Depor x Arsenal na final!

É, acho difícil que o bicampeonato espanhol não venha, mas a Champions League é mais complicada. Dá pra ganhar, mas será tenso. E, como torcedor, estou torcendo para os Spurs triturarem os Gunners! :)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner_zpsb53ee661.png

Chegamos ao topo e queremos mais

2.julho.2019

Quando assumi o comando técnico do Deportivo, tínhamos um objetivo: levar o time ao topo da Espanha e, depois, da Europa. Seis anos depois, mais rápido do que qualquer um imaginava, somos bicampeões espanhóis e campeões da UEFA Champions League. Estamos próximos de entrar no top-10 de clubes europeus. Isso se reflete, entre outras coisas, em mais patrocínios para o clube, interesse de jogadores de nível de seleção em vir jogar no Depor, respeito dos outros clubes. Mas não paramos por aí. Quero deixar o Deportivo pronto num nível em que esse sucesso não seja passageiro, que o time fique, definitivamente, no panteão dos gigantes.

20190602_calend_zpsd6fd4211.jpg

Rayo | Espanyol | Valencia | Barcelona | Villarreal | Barcelona

Real Sociedad | Atlético | Elche | Granada | Tottenham

bnrChampions_zps1ed175b8.png

Dentro da evolução gradual que o Deportivo tem tido desde 2013, chegar nas semifinais da Champions League na sexta temporada já estava de bom tamanho. Nosso adversário era o Barcelona e o retrospecto contra eles nessa temporada ainda era levemente desfavorável a nós. Conquistamos a Supercopa, mas fomos eliminados na Copa del Rey e não conseguimos vencê-los na Liga. Ao contrário das fases anteriores, jogamos primeiro em casa. Partida bastante equilibrada, completamente igual e um justo zero a zero no placar. Era importante vencer no Riazor, mas foi bom pelo menos não sofrer gols. Só que no Camp Nou com mais de 95 mil espectadores, o Barça controlou o jogo. E marcou logo aos 17 minutos, com o Neymar. Não jogamos bem, os catalães tiveram chances de ampliar, colocaram bola na trave. Não valia a pena arriscar muito e sofrer o segundo gol. Até que, faltando 20, 25 minutos, fomos para o abafa. Tello empatou mas nem tivemos muito tempo para comemorar pois Witsel acertou um belo chute colocado, de fora da área e fez 2 a 1. Tudo levava a uma eliminação esperada quando o árbitro eslovaco Richard Trutz apontou pênalti do Dedé no Tello. Thauvin cobrou e nos levou à decisão.

O Tottenham goleou no White Hart Lane, perdeu no Emirates e seria nosso adversário num estádio já bem conhecido, o Camp Nou. Correa estava de volta, Moreno não. Romeu, suspenso, também era desfalque. Começamos bem, Angelito concluiu duas vezes para fora mas, com pouco mais de 20 minutos, já tínhamos nossos dois laterais pendurados com amarelos. Apeser de ter o controle da partida, saímos na frente do placar num contra-ataque. Em posições trocadas, Correa arrancou pela direita e cruzou para Suso desviar de cabeça na primeira trave. O Spurs reagiram e tiveram quatro oportunidades para empatar ainda no primeiro tempo, com Whiteman, Borini, Dembélé e Ayew. No vestiário, dei instruções claras para que Manquillo e Montoya se acalmassem e evitassem a expulsão.

Já esperava uma pressão inglesa na volta do intervalo mas não imaginei que fossem empatar tão rápido. Menos de três minutos, Ayew lançou, Iñigo Martínez falhou e não alcançou a bola. Valdés saiu nos pés do Whiteman, conseguiu abafar mas a bola escapou e o atacante completou para o gol vazio. Mas aos dez, o lance que podia ter mudado a final. Alberto roubou bola, tabelou com Sergi Roberto e foi derrubado por Miroslav Blagojevic dentro da área. Muita reclamação pela marcação e pelo cartão vermelho para o zagueiro. Depois de muita confusão, Correa bateu, Lloris defendeu e a bola ainda bateu na trave antes de sair. Tudo bem, ainda poderíamos ter boa parte do segundo tempo com um jogador a mais se o Montoya não tivesse feito uma falta no Ayew, recebido o segundo amarelo e igualado a situação em campo.

O banco se mexeu, Simeone voltou a colocou dois atacantes na frente e eu refiz a linha de defesa, improvisando o Cala na lateral esquerda. Dez contra dez, o jogo esfriou mas, nos dez minutos finais, voltou a esquentar. Borja cabeceou com perigo, Lloris espalmou. Suso, e depois Thauvin, quase nos deram o título no finalzinho mas acabamos na prorrogação. Quem esperava trinta minutos morosos, se enganou. Borja, novamente, quase marcou de cabeça. Cala salvou gol certo em cima da linha. Valdés defendeu duas finalizações perigosíssimas do Whiteman. Mas nada de gol, decisão por pênaltis. Confiei no meu artilheiro, coloquei Correa para abrir as cobranças e ele não me decepcionou. Alberto, Moi Gómez, Thauvin e Luis Alberto completaram os 100% na primeira série. Nas alternadas, Cala e Manquillo também converteram e coube a Valdés defender o chute do Balanta. Título sofrido mas muito merecido para colocar, de vez, o Deportivo entre os maiores da Europa.

20190602_ucl_diagrama_zps080ab416.jpg

bnrBBVA_zps5bcbda6c.png

Não dava para dizer que o título estava ganho, mas, claro, estava bem encaminhado. Ainda mais se levássemos em consideração a campanha que fazíamos na Liga até então. Dos noventa pontos disputados até então, tínhamos perdido apenas quinze, aproveitamento de 83,3%. Ficou tudo ainda mais claro depois das três vitórias antes da semifinal da Champions League. Fiquei ainda mais à vontade para poupar titulares sempre que achei necessário. Então, restava saber quando comemoraríamos. Podia ter sido contra o Atlético, mas foi na penúltima rodada, numa vitória simples sobre o Elche. Apesar de todo investimento que fizemos para essa temporada, esse título foi o triunfo do nosso coletivo sobre as individualidades do Real Madrid. Tristeza para Real Sociedad, Almería e Tenerife, que disputarão a próxima Liga Adelante.

20190602_liga_zps951a19fd.jpg

bnrElenco_zps8a03fbb8.png

O que fazer com um elenco que é campeão espanhol e europeu? Minha resposta é manter. Olho para o grupo e só consigo ver necessidade de reforçar nas laterais, mesmo assim para o banco. No máximo um lateral direito titular, mas é complicado encontrar dentro da limitação de contratar apenas espanhóis. Sendo assim, o esforço será total em renovar alguns contratos para manter afastados quaisquer interessados em algum de nossos jogadores. Além disso, tenho cinco ou seis nomes no radar, todos com menos de 21 anos, dentro da filosofia acertada com a diretoria, dos quais tentarei fechar com dois ou três. Claro que, surgindo uma boa oportunidade de contratar uma estrela que não chegue para bater de frente com algum titular incontestável, dinheiro não será problema.

20190602_elenco_zpsfab6dff5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ter ficado fora um tempo do fórum, sempre passa para olhar os saves no PM, e o seu era um deles. Tenho acompanhado desde seu início no Deportivo, e posso dizer que você mereceu conquistar a UCL, pois mesmo tendo um presidente ambicioso, que injetava grana para grandes estrelas, vc manteve a proposta do save e não abusou, fazendo com que o desafio continuasse interessante.

Parabéns pelo bicampeonato da liga e pela UCL, tenho certeza que o clube tende a crescer cada vez mais. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chupa sp*rs! haha.

Que jogão, digno de uma final de UCL. Pegado, nervoso, muito bem disputado, muitos cartões, expulsões. Com direito a prorrogação e vitória nos pênaltis. Deve ter sido uma verdadeira experiência. Parabéns pelas conquistas, continue o bom trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelas conquistas! Temporada excepcional, coroada com o título da Champions.

Vem sendo bacana acompanhar a evolução do Deportivo. Agora é manter essa evolução e tentar fixar o time entre os maiores, mantendo a regularidade e sempre brigando por títulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor Valdéz deve estar para se aposentar em breve eu imagino, tem algum reforço/newgen para substituir ele em vista? O próprio Pablo Díaz tem capacidade técnica para isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande campanha da equipe, mudou muito o Deportivo desde a ultima vez que fiz um save aqui, apesar de estar sempre dando uma olhadinha por aqui, incluindo no teu save, agora já é uma das forças da Espanha e da Europa, sensacional, ainda mais que fez isso com um time quase toda espanhol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus parabéns pelas conquistas, foi grande do começo ao fim :yest2:

Valeu, miro!!!

Apesar de ter ficado fora um tempo do fórum, sempre passa para olhar os saves no PM, e o seu era um deles. Tenho acompanhado desde seu início no Deportivo, e posso dizer que você mereceu conquistar a UCL, pois mesmo tendo um presidente ambicioso, que injetava grana para grandes estrelas, vc manteve a proposta do save e não abusou, fazendo com que o desafio continuasse interessante.

Parabéns pelo bicampeonato da liga e pela UCL, tenho certeza que o clube tende a crescer cada vez mais. Boa sorte.

Estou tentando ao máximo não "chutar o balde" e usar em contratações os milhões que o galês quer injetar no Depor. Pelo menos estou aproveitando para melhorar a estrutura do clube. Pra próxima temporada, é continuar brigando pelos títulos.

Parabéns pelas conquistas da UCL e da Liga BBVA

Valeu!!!

Chupa sp*rs! haha.

Que jogão, digno de uma final de UCL. Pegado, nervoso, muito bem disputado, muitos cartões, expulsões. Com direito a prorrogação e vitória nos pênaltis. Deve ter sido uma verdadeira experiência. Parabéns pelas conquistas, continue o bom trabalho.

Foi um jogaço mesmo! Já imaginava que seria assim, o Tottenham está muito bem no save, já foi campeão da UCL. Podíamos até ter matado no tempo normal se tivéssemos convertido o pênalti mas, quando ficou 10 contra 10, o empate até ficou de bom tamanho.

Parabéns pelas conquistas! Temporada excepcional, coroada com o título da Champions.

Vem sendo bacana acompanhar a evolução do Deportivo. Agora é manter essa evolução e tentar fixar o time entre os maiores, mantendo a regularidade e sempre brigando por títulos.

O importante é manter a regularidade. Não basta apenas uma temporada quase perfeita, temos que continuar, pelo menos, se não conquistando, brigando, chegando perto dos títulos.

Victor Valdéz deve estar para se aposentar em breve eu imagino, tem algum reforço/newgen para substituir ele em vista? O próprio Pablo Díaz tem capacidade técnica para isso?

Pois é, uma das minhas preocupações é essa. Goleiro é uma posição em que não há muita renovação na Espanha, os newgens não são do mesmo nível de Valdés, Casillas, Reina. O Díaz, pelo que mostram os relatórios, nunca vai chegar aí, tem potencial de 3 e 1/2*. Tem um garoto no Real Madrid que é potencial 4 e 1/2, estou tentando tirar ele de lá mas está difícil. Meu sonho de consumo é o De Gea.

Grande conquista, derrubou dois gigantes pelo caminho para chegar no topo da europa! parabéns

O caminho foi árduo mas passamos. Na verdade, foram três gigantes, já que os Spurs já estão nesse nível no meu save.

Grande campanha da equipe, mudou muito o Deportivo desde a ultima vez que fiz um save aqui, apesar de estar sempre dando uma olhadinha por aqui, incluindo no teu save, agora já é uma das forças da Espanha e da Europa, sensacional, ainda mais que fez isso com um time quase toda espanhol

Meu elenco é todo espanhol. Se não primeira nacionalidade, mas todos tem. Estava pensando, mais pra frente, vetar também os que jogam em outras seleções, mas fica difícil abrir mão do Angelito e do Thauvin. Mas já estou evitando contratá-los, você não vê novos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner_zpsb53ee661.png

Ainda há motivação?

17.agosto.2019

Todos os objetivos colocados quando assumi o controle técnico do Deportivo foram realizados. Dessa forma, preciso de novos objetivos. Num primeiro momento, o foco será em manter a equipe no topo, disputando todos os títulos para ganhar. Conseguindo isso, o segundo passo é introduzir no time os jogadores jovens formados ou forjados no clube. Resta ver se essas metas serão suficientes para manter a motivação em continuar no comando do Depor.

20190817_calend_zps4e4135a2.jpg

A'erbin | Hanghzou | Tianjin

bnrTransf_zps6d02b1f1.png

Não convém mexer muito num elenco que acabou de ser bicampeão espanhol e campeão europeu. Poucas são as carências desse grupo que, além da qualidade individual, baseia seu sucesso no jogo coletivo. Sendo assim, o mais importante para essa temporada era dispensar os interessados nos nossos talentos. Ao contrário de temporadas anteriores, quando o que tínhamos eram apenas boatos e interesses não concretizados, agora tivemos tentativas reais. A Juventus queria o Angel Correa, o Real Madrid sondou o Thauvin, Wolfsburg e Fiorentina fizeram propostas, respectivamente, pelo Moi Gómez e pelo Curro. Nem dei muita conversa. O agente do Moi chiou, pediu revisão salarial, mas ainda falta bastante para terminar seu contrato e não vejo necessidade de renová-lo agora.

Seguramos os titulares e reservas imediatos, mas muita gente saiu. Temos um grupo muito grande de jogadores, desde jovens com potencial, ou não, mas com idade de sub-20 estourando até outros que já foram importantes para o Depor mas que hoje perderam espaço. A política era emprestar os garotos para que pudessem evoluir jogando e tentar negociar em definitivo os demais. Alcácer foi para o Espanyol, Bernardo para o Málaga. Manquillo bateu pé, queria ficar, mas não tinha jeito. Já queria tê-lo negociado no ano passado. Saiu brigado. Outro que tive problemas foi o Cala. O contrato dele terminaria no fim da temporada mas, ao tentar renová-lo, o zagueiro pediu um salário quase quatro vezes maior. Com 29 anos e quarta opção no grupo, negociei, talvez, por menos do que valeria para que não saísse de graça daqui a um ano. Os demais, Saúl, Mattheus e até o Rafinha, foram emprestados já que provavelmente teriam poucas oportunidades.

Manquillo saiu para dar vez ao Blanco, sempre convocado para as seleções de base e visto como o futuro lateral direito titular da Fúria. Estou tentando contratá-lo há uns dois ou três anos e só consegui agora graças ao rebaixamento da Real Sociedad. Outro prodígio que está na minha mira é o baixinho invocado Toni, meia do Levante. Em declarações à imprensa, ele já mostrou algumas vezes interesse em se transferir para o Deportivo. Consegui negociar com o time, pagaria mais de 35Mi, mas, quando estava tudo acertado, seu empresário não quis nem começar a falar sobre salários. Continuará jogando em time médio. Pedro Chirivella é uma promessa que ainda não vingou. Comparado com Busquets e Xabi Alonso, saiu cedo do Valencia para o Liverpool, assim como Suso e Luis Alberto, mas ainda não explodiu. É um volante rápido, de bons passes e criatividade alta, mas de pouca agressividade na marcação e pode servir para revezar com o Illarramendi como segundo homem do meio. Já na filosofia de repatriar espanhóis que estivesse jogando no exterior, trouxe o meia Sergio Canales, ex-Valencia e há três anos na Inter de Milão.

20190817_transf_zpsa824dd88.jpg

Jon Ander Blanco | Pedro Chirivella | Sergio Canales

bnrElenco_zps8a03fbb8.png

Luis Alberto ficou insatisfeito com a contratação do Canales. Temendo se tornar dispensável, o meia pediu para conversar comigo e eu prometi que ia negociar algum jogador. Pensei até em vendê-lo mas fiquei com medo de uma reação negativa da torcida, uma vez que ele é o jogador que mais vende camisas. Assim, pouco muda no elenco para a temporada 19/20. Negredo e Montoya renovaram seus empréstimos por mais um ano, Deulofeu não. Como o contrato dele com o Barcelona terminou também, até tentei contratá-lo mas a pedida salarial ficou muito acima do que eu entendia como justo. A novidade fica por conta do aproveitamento do volante Javi, o único que subiu da base que optei por não emprestar. O time titular que começa a temporada continua o mesmo: Valdés, Montoya, Alberto, Iñigo Martínez e Moreno; Romeu, Illarramendi, Sergi Roberto, Suso e Thauvin; Angel Correa.

20190817_elenco_zps5fda7735.jpg

bnrFinancas_zps01c57d38.png

Na temporada passada, com os mais de 80Mi em transferências, acabamos o ano com déficit financeiro. Como contratamos menos e com o aumento dos patrocínios em virtude das conquistas recentes, a tendência é que a curva passe a ter um aspecto de crescimento. Temos ainda a dívida a pagar até 2025 mas o crescimento do clube fez com que as parcelas fiquem cada vez mais irrelevantes em comparação com as demais despesas.

20190817_financas_zps794d002a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente depois de conquistar tudo fica difícil manter a "sede" de jogar, mas acredito que a nacionalização do plantel, utilização de jovens formados no clube e a manutenção de Depor como time grande, especialmente na Europa, sejam bons objetivos, que possam manter o interesse em jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o primeiro save que eu optei por colocar em dia. Além de ter sido escolhido o SdM, queria ver o desempenho do Depor na UCL. Felizmente, o Depor confirmou aquela aposta que fiz quando disse que até a 7ª temporada ela seria conquistada pelo time dirigido por Donato. Não tem nada a ver com clarividência, mas venho observando que pessoas que jogam bem o FM (você está nesse grupo), levam mais ou menos seis ou sete temporadas para alcançar o título da UCL. Sempre achei e dise que aquele objetivo seu de "conquistar o título da Liga e da Champions League - dez a doze anos" era totalmente irreal diante do que você sabe jogar e quando disse que você conquistaria a UCL até a 7ª temporada sabia que era uma aposta bastante realizável, ainda mais por você.

Se posso provocá-lo a continuar o save, diria que há espaço para o Depor subir de nível, principalmente do que tem feito em campo. Não é uma crítica, mas creio que você também perceba que mesmo com o bicampeonato da Liga, o Depor tem tido dificuldades ao enfrentar o Barça e o Real e os resultados contra essas equipes podem melhorar, já que das 10 partidas contra o Real ou Barça na temporada que terminou, o Depor venceu apenas duas.

Outro aspecto que acho que valeria a pena dar continuidade no save diz respeito ao título da UCL. Uma vitória saborosa e um conquista que não estava em seus planos, mas que o Depor pode repetir na temporada 2019/20 ou nas seguintes de forma mais dominante, já que na semi e na final não conseguiu nenhuma vitória. Repito, o título é justo, os empates não diminuem a conquista, mas creio que outro título poderá vir e de forma mais dominante.

Espero que entenda meu ponto de vista e força para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente depois de conquistar tudo fica difícil manter a "sede" de jogar, mas acredito que a nacionalização do plantel, utilização de jovens formados no clube e a manutenção de Depor como time grande, especialmente na Europa, sejam bons objetivos, que possam manter o interesse em jogar.

Essa próxima temporada servirá para ver isso, se a motivação continua mesmo com todos os objetivos completados.

Esse é o primeiro save que eu optei por colocar em dia. Além de ter sido escolhido o SdM, queria ver o desempenho do Depor na UCL. Felizmente, o Depor confirmou aquela aposta que fiz quando disse que até a 7ª temporada ela seria conquistada pelo time dirigido por Donato. Não tem nada a ver com clarividência, mas venho observando que pessoas que jogam bem o FM (você está nesse grupo), levam mais ou menos seis ou sete temporadas para alcançar o título da UCL. Sempre achei e dise que aquele objetivo seu de "conquistar o título da Liga e da Champions League - dez a doze anos" era totalmente irreal diante do que você sabe jogar e quando disse que você conquistaria a UCL até a 7ª temporada sabia que era uma aposta bastante realizável, ainda mais por você.

Se posso provocá-lo a continuar o save, diria que há espaço para o Depor subir de nível, principalmente do que tem feito em campo. Não é uma crítica, mas creio que você também perceba que mesmo com o bicampeonato da Liga, o Depor tem tido dificuldades ao enfrentar o Barça e o Real e os resultados contra essas equipes podem melhorar, já que das 10 partidas contra o Real ou Barça na temporada que terminou, o Depor venceu apenas duas.

Outro aspecto que acho que valeria a pena dar continuidade no save diz respeito ao título da UCL. Uma vitória saborosa e um conquista que não estava em seus planos, mas que o Depor pode repetir na temporada 2019/20 ou nas seguintes de forma mais dominante, já que na semi e na final não conseguiu nenhuma vitória. Repito, o título é justo, os empates não diminuem a conquista, mas creio que outro título poderá vir e de forma mais dominante.

Espero que entenda meu ponto de vista e força para a continuação.

Gilson, sempre suas observações são bastante pertinentes e úteis.

Ficou claro nessas duas últimas temporadas que, apesar das contratações dos selecionáveis, ainda temos um "gap" de qualidade individual quando comparamos com Barcelona e Real Madrid, sem falar nos outros gigantes europeus. Vencemos essas duas ligas com base em vitórias sobre os médios e pequenos, praticamente não tropeçamos. O problema é que não sei dizer se essa diferença individual poderá diminuir só com jogadores espanhóis. Ainda mais porque estou evitando aqueles que são nacionais de outros países e tem segunda nacionalidade espanhola.

Essa temporada 19/20 dirá muito. Você sabe muito bem, a motivação continua por disputar os jogos grandes, mas com a "facilidade" que temos com os outros times é que vai a graça vai diminuindo. É como acontece com os Estaduais quando jogamos no Brasil. Vamos ver. Ainda estou tranquilo nesse save. Se tivesse tempo para um save offline, seria mais fácil continuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa próxima temporada servirá para ver isso, se a motivação continua mesmo com todos os objetivos completados.

Gilson, sempre suas observações são bastante pertinentes e úteis.

Ficou claro nessas duas últimas temporadas que, apesar das contratações dos selecionáveis, ainda temos um "gap" de qualidade individual quando comparamos com Barcelona e Real Madrid, sem falar nos outros gigantes europeus. Vencemos essas duas ligas com base em vitórias sobre os médios e pequenos, praticamente não tropeçamos. O problema é que não sei dizer se essa diferença individual poderá diminuir só com jogadores espanhóis. Ainda mais porque estou evitando aqueles que são nacionais de outros países e tem segunda nacionalidade espanhola.

Essa temporada 19/20 dirá muito. Você sabe muito bem, a motivação continua por disputar os jogos grandes, mas com a "facilidade" que temos com os outros times é que vai a graça vai diminuindo. É como acontece com os Estaduais quando jogamos no Brasil. Vamos ver. Ainda estou tranquilo nesse save. Se tivesse tempo para um save offline, seria mais fácil continuar.

Entendo perfeitamente a situação em que você vive no save e também não sei se você conseguirá diminuir essa diferença apenas com os jogadores espanhóis. Talvez, somente o tempo e com investimento nas categorias de base, você conseguiria superar isso, mas leva muito tempo. Sei que a decisão é sua, mas acho correto evitar os jogadores de dupla nacionalidade.

Acho legal você dar esse "tempo" para ver como o save caminhará antes de tomar qualquer decisão sobre a contratação de espanhóis. Você pensa reforçar o Depor, com dois ou três jogadores top da Espanha para tentar fazer frente ao Barça e ao Real? Ou isso nem passa pela sua cabeça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo perfeitamente a situação em que você vive no save e também não sei se você conseguirá diminuir essa diferença apenas com os jogadores espanhóis. Talvez, somente o tempo e com investimento nas categorias de base, você conseguiria superar isso, mas leva muito tempo. Sei que a decisão é sua, mas acho correto evitar os jogadores de dupla nacionalidade.

Acho legal você dar esse "tempo" para ver como o save caminhará antes de tomar qualquer decisão sobre a contratação de espanhóis. Você pensa reforçar o Depor, com dois ou três jogadores top da Espanha para tentar fazer frente ao Barça e ao Real? Ou isso nem passa pela sua cabeça?

Olha, não estava pensando em reforçar mais o elenco agora. Existe sempre o pé atrás de mexer num time que está funcionando e que, teoricamente, não tem um ponto fraco muito claro. Estou sempre de olho no mercado, tenho uma shortlist que venho montado ao longo das temporadas. A princípio o grupo será esse mas, quem sabe? ;)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre dificil manter a motivação de um save quando tu tens um elenco muito bom e muito dinheiro, tambem sofro com essa falta de motivação e a espera pelos 'jogos maiores', mas sempre há um ou outro objetivo para ser cumprido e se dar a continuidade do save, espero que dure mais algumas temporadas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu save está muito bacana, tem vários aspectos que vc pode melhorar, como o Gilson disse.

Tente fazer a melhor UCL possível, ganhar uma final com goleada, mostrar o porque é o melhor time da Europa.

Espero que não acabe, pois tenho gosto muito da maneira que vc tem levado o save. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre dificil manter a motivação de um save quando tu tens um elenco muito bom e muito dinheiro, tambem sofro com essa falta de motivação e a espera pelos 'jogos maiores', mas sempre há um ou outro objetivo para ser cumprido e se dar a continuidade do save, espero que dure mais algumas temporadas :)

Meu "alarme" de que um save não está mais me motivando tanto quanto deveria é quando eu já começo a pensar numa nova história. Já estou pensando, mas ainda cabe, pelo menos, mais uma temporada. Dependendo de como ela for, eu continuo.

Seu save está muito bacana, tem vários aspectos que vc pode melhorar, como o Gilson disse.

Tente fazer a melhor UCL possível, ganhar uma final com goleada, mostrar o porque é o melhor time da Europa.

Espero que não acabe, pois tenho gosto muito da maneira que vc tem levado o save. Boa sorte.

Certamente tenho aspectos a melhorar, ainda não tenho um time imbatível e esse seria o objetivo. Também queria ver um momento com mais newgens, pelo menos no meu time.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner_zpsb53ee661.png

Duas semanas, dois títulos

30.agosto.2019

Definitivamente a temporada não poderia ter começado melhor. Estreamos na Liga com vitória e vencemos os dois títulos que disputamos, as duas Supercopas. Na Espanhola, aprendi que Real Madrid e Barcelona tem o hábito de disputá-la com equipes reservas ou mistas. Como estamos entrando nesse seleto grupo, foi assim que escalei o time para as duas partidas contra os merengues. No Bernabéu, fomos salvos pela trave. Por quatro vezes os remates madrilenhos encontraram os postes e conseguimos levar um bom empate com gols para o jogo de volta. Com essa ligeira desvantagem, Ancelotti teve que mandar seu time para o ataque e conseguiu abrir o placar com o holandês Jeroen Lumu desviando no primeiro pau uma cobrança de escanteio. Conseguimos empatar apenas na etapa final e, novamente, assim como em vários confrontos na temporada passada, conquistamos o título sem precisar vencer.

Já na Supercopa Europeia, contra o Schalke 04 no Ullevål Stadion, escalei o que tinha de melhor. E isso não incluia nosso artilheiro, no departamento médico. Os mineiros tem um bom time, bem equilibrado, com Draxler e Diego Costa como destaques. Fizemos uma partida muito disputada, principalmente no meio de campo. Quando chegavam, as duas equipes eram perigosas. No primeiro tempo, melhores os alemães. Diego foi duas vezes barrado pelo Valdés e Andreas Cornelius cabeceou uma bola para fora. Voltamos melhores do vestiário e fizemos o gol num vacilo do adversário. Diego Costa cobrou falta para o lado sem olhar, nos pés do Thauvin. O franco-espanhol avançou desde a nossa intermediária com a bola dominada, livre, e, ao entrar na área, bateu sem chances para Timo Horn. Suso quase ampliou no fim mas a bola resvalou no travessão e saiu.

20190830_calend_zps589687c1.jpg

Granada | Real Madrid | Real Madrid | Schalke 04

bnrChampions_zps1ed175b8.png

As campanhas nos últimos anos, principalmente o título, nos colocaram no primeiro pote do sorteio para a fase de grupos da Champions League junto com todos os gigantes europeus. Escapamos do Chelsea e do Napoli, mas teremos que encarar uma viagem longa até Kiev. De qualquer forma, não posso reclamar do nosso grupo e acredito numa classificação sem sustos para a fase eliminatória.

20190830_ucl_grupos_zps199c0ca6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner_zpsb53ee661.png

Lesões, lesões e um baita reforço

23.outubro.2019

Depois dos dois títulos logo no início da temporada, os problemas começaram cedo. Mesmo com uma pré-temporada realizada da mesma maneira que as anteriores, focada basicamente em treinamentos físicos, as lesões apareceram logo cedo. Apesar de vários jogadores importantes fora, conseguimos vencer seis das dez partidas disputadas, estamos bem na liderança da Champions League e perdemos a primeira posição na Liga no saldo de gols. Não tem sido as atuações dos meus sonhos, perdemos pontos onde não deveríamos, mas podemos melhorar quando tivermos o elenco completo.

20191023_calend_zps26260d46.jpg

Athletic | Villarreal | Dinamo Kiev | Real Madrid | Ponferradina

Barcelona | Gladbach | Valencia | Atlético | Dinamo Bucareste

bnrChampions_zps1ed175b8.png

Assim que terminou o sorteio dos grupos, imaginei que o Gladbach seria o adversário mais complicado e que teríamos dificuldades com a viagem até Kiev. Errei completamente. Logo na estreia fui surpreendido também pela qualidade da equipe ucraniana que nos vendeu caro um ponto no NSC Olympiyskyi. Em seguida, recebemos os alemães e os vencemos sem sustos. Já em Bucareste, quando também achei que fossemos vencer tranquilamente, o outro Dinamo fez jogo duro. Conseguimos o primeiro gol apenas no final do primeiro tempo, com Borja, de cabeça, e só definimos o jogo com um gol de pênalti também nos minutos finais da segunda etapa. De qualquer forma, somos líderes e faremos, na volta, duas partidas no Riazor.

20191023_ucl_classif_zps17decf4c.jpg

bnrBBVA_zps5bcbda6c.png

Três times com 17 pontos, dois com 16, um com 15 e três com 13. Tudo ainda muito embolado nesse início do campeonato espanhol. Podíamos ser líderes isolados, mas perdemos dois pontos que não estavam nos planos contra a Ponferradina. Já enfrentamos Real Madrid e Barcelona. No Riazor, fizemos uma partida equilibrada com os merengues mas fomos ligeiramente melhores e conseguimos confirmar isso no placar. Já no Camp Nou, jogamos muito mal. Fomos completamente dominados, não criamos praticamente e os 2 a 0 ficaram até baratos. Uma vitória no derbi gallego mesmo no Balaídos já na próxima rodada será fundamental para que não deixemos o grupo de cima da tabela.

20191023_liga_zpse927785f.jpg

bnrElenco_zps8a03fbb8.png

As lesões nesse início de temporada tem sido um problema para a equipe. Moreno torceu o tornozelo duas vezes em sequência, Thauvin e Javi tiveram contusões um pouco mais sérias na panturrilha e Suso está terminando a recuperação de um pulso fraturado. Ainda tivemos o estiramento na coxa do Angel Correa ainda em agosto e o Rafael, que se contundiu junto com o Moreno e nos deixou durante duas semanas sem lateral esquerdo. Por outro lado, uma contratação de peso no final da janela deu um upgrade na lateral direita. Marc Bartra ficou cinco anos no Bayern e era sempre vinculado a um possível retorno ao Camp Nou. No entanto, chegamos na frente e os 22,5Mi foram suficientes para convencer os bávaros a liberar o jogador. Com a chegada, Montoya teve seu contrato de empréstimo rescindido e retornou ao Swansea.

20191023_elenco_zps7cfa86c8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • DiegoCosta7
      Por DiegoCosta7
      Alguém sabe me dizer porquê o FM não baixa o conteudo selecionado da oficina para ele ? (Eu estou inscrito em varios conteúdos mas o fm não baixa todos eles ou só baixauma parte do conteúdo que estou inscrito. Porquê isso acontece ?
    • Ighor S.
      Por Ighor S.
      Joguei bastante tempo no fm14 com essa tática, mas após a última formatação perdi ela e não consegui mais encontrar. 
      Pelo que me lembro, ela foi baixada aqui no fórum antes da reformulação. Procurei no Google mas não achei nada. Alguma boa alma que possa ter a tática salva poderia upar? 
    • Orange 2
      Por Orange 2
      Quando vou colocar o código do produto desse jogo na minha segunda conta da Steam aparece essa mensagem de erro:

       
      A antiga conta da Steam que eu tinha e que eu não lembro mais foi cadastrada com um email IG, que de uns tempos pra cá passou a ser paga e não tenho como ter acesso a ele, só pagando pra mim recuperar a antiga conta.
       
      Alguém tem outra solução?
×
×
  • Criar Novo...