Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TV Bandeirantes, onde estão as finalistas negras do concurso Miss Bahia?


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Já cansei de ver nas lojas do shopping daqui, Salvaro, principalmente em loja de mulher quando acompanhava minha mãe.

Em loja de shopping eu já tive problemas com isso mais de uma vez por causa da roupa ou da cara de mais novo, não sei. Quando comprei minha televisão eu estava sendo atendido na Colombo, anotando os preços/modelos e tal, veio um casal, o cidadão que estava atendendo simplesmente ignorou totalmente o que estava procurando e começou a atendê-los. O que eu fiz? Mandei a merda e fui comprar em outra loja.

Minha mulher recentemente estava pesquisando nas lojas para comprar um monitor, em uma das lojas o cara estava atendendo, chegou uma mulher e o cara parou de atendê-la e foi atender a outra e ainda falou "espera um pouquinho que eu só vou atender ela". Saiu da loja, não voltou mais e me ligou revoltada.

Outro lugar que tive problema com isso? Local de venda de carros, estava procurando um carro para comprar e fui extremamente mal atendido/tratado em uma concessionária da Peugeot.

Minha mãe voltando da caminhada de manhã passou em uma loja da Ford (na época que meu pai estava trocando de carro) e chegou em casa bufando pela forma como havia sido atendida. Tem várias outras situações.

Como eu disse, eu vejo muito acontecer E acontece muito comigo situações assim. É lamentável. Na hora eu fico puto, mando a merda e não volto mais na loja. Essa é a melhor coisa a se fazer, uma hora ou a loja quebra ou alguém percebe que tem coisa muito errada por lá.

Só não acho que isso tenha a ver com a cor da pele aqui no Brasil. Ao menos não por aqui. É como aquele texto com as 100 coisas de brasileiros atribuído a um americano "Brazil is cool about races. Brazil is not so cool about social classes." ou algo do tipo. Temos um problema de preconceito que todo mundo consegue ver no dia-a-dia, mas ele claramente não está ligado com raças.

No caso desses concursos de miss, as regras do concurso que acabam excluindo grande parte da população já que as medidas tradicionalmente são pra um tipo de corpo mais europeu e poucas mulheres negras têm esse biótipo. Por outro lado, se naqueles concursos de bumbum excluírem candidatas com silicone, tendem a ficar mais mulatas/pardas.

Não é a norma mas volta e meia sempre tem gente negando que existe tratamento diferente única e exclusivamente por causa da cor da pele:

Embora seja exceção, mostra que isso existe, sim. Enquanto podem haver muitos casos onde coincide da pessoa ser negra e pobre e/ou mal vestida, preferimos aceitar que o tratamento ocorre por causa da classe social ou aparência ao invés de admitirmos a possibilidade de que a cor da pele bastaria.

Como eu disse, na região onde você mora pode ser diferente, mas aqui eu nunca vi algum tipo de discriminação pura e simplesmente por causa da cor da pele. O que não quer dizer que não possa existir, mas se existe é a exceção e não a regra.

É diferente do que você vê nos EUA, por exemplo, que em alguns lugares o simples fato de você ser branco já faz todo mundo olhar torto para você. Aquele caso que comentei de Atlanta foi algo real, que aconteceu. A pessoa que passou por aquilo ficou preocupada com a situação e saiu dela falando em inglês com sotaque latino perguntando algumas coisas para quem estava do lado, quando perceberam que ele era "latino" e não "branco" o clima amenizou.

Outra situação, no tempo que morei na Itália eu pegava ônibus todo dia. E lá o que está escrito no ônibus é que ao entrar você precisa mostrar o bilhete ao motorista (e depois você carimba na máquina dentro do ônibus e ele vale por X minutos). Nunca em nenhum momento eu vi alguém fazendo isso, as pessoas entravam e carimbavam (ou não se estivessem no tempo) e os fiscais as vezes batiam no ônibus para verificar.

Em um final de semana eu e um colega fomos pegar o ônibus e entramos no ônibus falando português e íamos carimbar na máquina no fundo do ônibus. Só que depois de entrarmos o ônibus seguiu parado e a motorista resmungando alguma coisa. E continuou até que voltamos, procuramos o bilhete na mochila e mostramos.

Depois na viagem inteira não vimos ela pedir para mais ninguém mostrar o bilhete. Muito provavelmente foi porque entramos no ônibus falando português. Acontece, há pessoas preconceituosas em todo canto contra todo tipo de coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 115
  • Criado
  • Última resposta

Salvador, mas esses exemplos que você citou não classificaria como discriminação. Mal atendimento tem em todo lugar, claro que se você estivesse vestindo um terno e com a chave de um Audi pendurada na cintura seria diferente, mas ai é interesse. O vendedor quer vender e vai atrás de quem quer comprar, mesmo que aparentemente. Se a pessoa está só pesquisando preço, dando a boa olhadinha, vendedor dá uma sorriso e larga para trás mesmo.

Não estou dizendo que é certo, mas é assim que funciona. Se coloca no lugar do cara que vive de comissão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvador, mas esses exemplos que você citou não classificaria como discriminação. Mal atendimento tem em todo lugar, claro que se você estivesse vestindo um terno e com a chave de um Audi pendurada na cintura seria diferente, mas ai é interesse. O vendedor quer vender e vai atrás de quem quer comprar, mesmo que aparentemente. Se a pessoa está só pesquisando preço, dando a boa olhadinha, vendedor dá uma sorriso e larga para trás mesmo.

Não estou dizendo que é certo, mas é assim que funciona. Se coloca no lugar do cara que vive de comissão.

Não estou dizendo que é incomum. É extremamente comum. Mas o cidadão julga a tua aparência, a aparência do outro e vai atender o outro. É pura discriminação.

E em todos os casos que citei foram comprados os produtos no mesmo dia ou na semana seguinte, ou seja, os caras deixaram de vender. E em alguns casos não havia outras pessoas para quem vender.

A aparência não indica se o cara vai comprar ou não. E mal atendimento tem em todo lugar com todo tipo de pessoa, mas o tratamento diferenciado para as pessoas é uma forma de discriminação. Na Inglaterra, por exemplo, é muito difícil você não ser atendido bem. E o que eu falei ali da aparência vale para lugares sem comissão, restaurantes, por exemplo.

É burrice. A propósito, a maioria dos vendedores não sabe vender e não entende nada sobre o produto que vendem (em lojas de eletrônicos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo absolutamente com o Salvaro, preconceito no Brasil é social, totalmente. Moro em SC, passei muito tempo no RS e no PR, que são teoricamente estados mais "brancos" e nunca vi uma merda acontecer por racismo. Só galera "das antiga" é bem preconceituosa quanto a isso e por causa da ascendência bem complicada hahaha

Essa parada tá se diluindo com o tempo, já passou da hora de esquecerem essa parada de racismo, cotas raciais e mimimi de "sou preto e me tratam mal" e começarem a ver que se tu for negro, inteligente e descolado vai ser tratado bem melhor que um branco, burro, retardado. Tem um amigo meu que é negão, baita guitarrista, faz engenharia civil e é o primeiro da turma, ser negro dificultou algo na vida dele? Nada. Ele ficou puto por passar por "cotas" no resultado final, ele tinha pontuação pra passar sem, mas no resultado dizia que ele utilizou das cotas pra passar.

Graças a Deus não somos como nos EUA com essa nóia de white trash retardados achando negros, latinos e qualquer pessoa com melanina a mais inferiores, 90% dos brasileiros cresce com familias mestiças, tem amigos mestiços e não se incomoda com isso. Mesmo os que não crescem, também não se incomodam.

Galera se incomoda com os favelados, daí sim existe MUITO racismo e como é social, tem certa razão. Vai do governo prover educação e condições pra essa galera poder evoluir, largar mão de fazer merda como um todo. Enquanto o governo não fizer isso e a grande maioria seguir mostrando a todos que o esteriótipo é correto, a minoria de pessoas sem condições, com noção, que tentam ter uma vida digna, vão entrar no bonde do racismo.

E é obvio, sempre terão os idiotas, em todas as castas sociais, de cor, raça e credo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou dizendo que é incomum. É extremamente comum. Mas o cidadão julga a tua aparência, a aparência do outro e vai atender o outro. É pura discriminação.

E em todos os casos que citei foram comprados os produtos no mesmo dia ou na semana seguinte, ou seja, os caras deixaram de vender. E em alguns casos não havia outras pessoas para quem vender.

A aparência não indica se o cara vai comprar ou não. E mal atendimento tem em todo lugar com todo tipo de pessoa, mas o tratamento diferenciado para as pessoas é uma forma de discriminação. Na Inglaterra, por exemplo, é muito difícil você não ser atendido bem. E o que eu falei ali da aparência vale para lugares sem comissão, restaurantes, por exemplo.

É burrice. A propósito, a maioria dos vendedores não sabe vender e não entende nada sobre o produto que vendem (em lojas de eletrônicos).

Vendedor são todos uns filhos da puta, essa é a verdade.

Eu não sou um cara de me arrumar ou ostentar qualquer coisa. Já deixei iPhone no bolso e anotei o telefone de mulher na balada em um Nokia de R$50,00 por simples questão de principios. Bobagem, besteira? Pode ser, mas me sinto bem com essas atitudes. Depende muito da situação também. Se acho que tem chances da menina me dar e o iPhone vai ajudar, não penso duas vezes em saca-lo. Minha postura não fecha meus olhos para a realidade que nos cerca e não me impede de me vestir melhor em situações que sei que a aparência é relevante.

Você está usando o termo "discriminação" de uma forma muito ampla. É natural ser julgado pela aparência em todas as especies e o ser humano não foge a essa regra, mas não necessariamente dá para classificar isso como discriminação. A aparência diz muito sobre a personalidade de uma pessoa. Alguém com dreads, ou que se veste como os lek lek ou ainda jornalistas, para mim são tudo farinha do mesmo saco, o saco que de pessoas que a principio não tem traços de personalidade que me agradam. Não classifico esse pré-julgamento como discriminação, nesses casos a aparência apenas coloca um abismo de interesses entre nós em um primeiro momento. Se me recusasse a ser amigo de alguém com dread, jornalista ou qualquer outro, ai é outra história.

Entrar em uma loja mal vestido e pesquisando preço vai contra os interesses do vendedor que está ali querendo vender e ser trocado por alguém no mínimo com melhor aparência é perfeitamente plausível, ainda mais em uma sociedade hipócrita. Discriminação seria se o vendedor desse as costas e falasse com um segurança para ficar de olho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquilo são exemplos pessoais, simples, mas que mostram como há discriminação no dia-a-dia por variados fatores.

Só que ao menos no que eu vejo, o que a pessoa aparenta e o que a pessoa tem é algo que resulta em discriminação muito mais do que a cor da pele aqui no Brasil.

Você ir comprar um carro e uma pessoa que não te conhece sugerir que você não tem dinheiro para comprar aquele carro se não é discriminação, é o quê? Isso não cola como jogo de interesse, na minha opinião, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Racismo quase não existe na nossa sociedade? Quanta ingenuidade, racismo exacerbado não se vê frequente, mas o incipiente está presente na cabeça de todos, inclusive na dos negros.

Quando tiverem vendo propagandas, principalmente as de consumo, parem pra notar quantas delas aparecem negros, uma família negro comprando sua casa nova, um homem negro falando do seu carro novo e por ai vai.

Eu fiz um trabalho no EM sobre racismo e até então eu também compartilhava da mesma opinião, até que o professor de história que passou esse trabalho me fez abrir a cabeça.

E olha que não vivemos em uma Dinamarca ou Noruega da vida, a população negra e parda é muito grande no nosso país!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Racismo? Exemplo bem claro e próximo de quem vive em Rio Grande/região (quem é de Pelotas também já deve ter ouvido falar e muito): o racismo contra os baianos. A aversão que a maioria dos riograndinos têm pelos baianos beira a xenofobia nazista. Baiano, por aqui, virou sinônimo de vagabundo, "sujo" e tudo mais. Pra (grande) parcela da população, é como se tudo de ruim que a cidade tem passado seja culpa única e exclusiva dos que vieram da Bahia. Não tiro o mérito que realmente tenha vindo gente "ruim" de lá, mas não por isso começo a generalizar, dizendo que "se eu fosse o prefeito, mandava todo baiano de volta pra terra deles" (já ouvi isso de gente viajada, que diz ter sofrido preconceito por ser brasileiro, hahaha... vejam só que ironia). Aliás, conheci algumas pessoas boas de lá, também.

Enfim, exemplo mais claro, pra mim, não há. Vai dizer que não é racismo, Salvaro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Racismo? Exemplo bem claro e próximo de quem vive em Rio Grande/região (quem é de Pelotas também já deve ter ouvido falar e muito): o racismo contra os baianos. A aversão que a maioria dos riograndinos têm pelos baianos beira a xenofobia nazista. Baiano, por aqui, virou sinônimo de vagabundo, "sujo" e tudo mais. Pra (grande) parcela da população, é como se tudo de ruim que a cidade tem passado seja culpa única e exclusiva dos que vieram da Bahia. Não tiro o mérito que realmente tenha vindo gente "ruim" de lá, mas não por isso começo a generalizar, dizendo que "se eu fosse o prefeito, mandava todo baiano de volta pra terra deles" (já ouvi isso de gente viajada, que diz ter sofrido preconceito por ser brasileiro, hahaha... vejam só que ironia). Aliás, conheci algumas pessoas boas de lá, também.

Enfim, exemplo mais claro, pra mim, não há. Vai dizer que não é racismo, Salvaro?

Não é racismo, é "xenofobia". Mas é uma forma de discriminação e é lamentável, concordo.

Eu tive esse problema na Itália que citei acima e um mais grave na Alemanha com relação a xenofobia. Acontece.

Agora é inegável que migração desordenada para um local e incompetência do governo desse local no planejamento da cidade é uma combinação explosiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é racismo, é "xenofobia".

Xenofobia é "apenas" um tipo de racismo ainda mais exclusivo já que inclui a região somando aos outros parâmetros.

12/05/2013 - 03h00

O novo racismo

SÃO PAULO - Acaba de sair nos EUA um livro que muda nossas concepções sobre o racismo. É "Blindspot" (ponto cego), de Mahzarin Banaji (Harvard) e Anthony Greenwald (Universidade de Washington).

A tese central dos autores é a de que o racismo mudou. O sujeito que maltrata negros e os agride verbalmente é uma espécie em extinção. O contingente cada vez menor de gente que acredita em conceitos como o de raça inferior aprendeu a ficar calado. Não obstante, os efeitos do racismo continuam firmes e operantes, como se pode constatar nas diferentes posições ocupadas por brancos e negros numa série de estatísticas, como renda, desemprego, evasão escolar, performance acadêmica, taxa de encarceramento etc.

Para a dupla de autores, a explicação está em nosso racismo implícito ou inconsciente, do qual nós mesmos não nos damos conta, mas que pode ser medido objetivamente através de um teste específico chamado IAT, que avalia a facilidade com que associamos negros e brancos a conceitos positivos e negativos. Cerca de 75% das dezenas de milhares de pessoas que fizeram o teste nos EUA revelaram preferência automática por brancos. Outros estudos apontam uma correlação moderada entre preconceito implícito e atos discriminatórios contra negros.

Esses dados todos, porém, já eram mais ou menos conhecidos. O grande "insight" do livro é a constatação de que o novo racismo, em vez de envolver atos que prejudicam membros de outro grupo, assume cada vez mais a forma de atos de favorecimento a membros do próprio grupo. Num mundo que utiliza intensamente cartas de recomendação, "networking" e amigos no lugar certo, isso pode fazer toda a diferença.

Se o novo racismo traz o benefício de não ser violento como o tradicional, apresenta a desvantagem de ser algo muito mais difícil de combater. Afinal, não dá para recriminar alguém por tentar ajudar seus amigos.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2013/05/1277142-o-novo-racismo.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cotas para negros pra mim é um preconceito do caralho

estudei em escola estadual com muitos negros, eu vou, faço vestibular

tiro menos que ele e quem passa? o meu amigo negro

tivemos as mesmas condições de ensino, a mesma vida social, e pq na hora do vamos ver, quem vai passar é meu amigo negro

injustiça!!!!

(e uma injustiça com o negro também, parece que eles não sabem aprender, somos todos iguais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xenofobia é "apenas" um tipo de racismo ainda mais exclusivo já que inclui a região somando aos outros parâmetros.

Que bom, a modernidade agora quer também foder o português.

Vamos lá:

XENOFOBIA É UMA PORRA DE UMA PALAVRA QUE VEM DO GREGO ONDE XENOS SIGNIFICA ESTRANGEIRO.

RACISMO? RACIS? RAC? PRECISA CONTINUAR?

Ambos são formas de discriminação? Sim. Agora não forcem a barra, porra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discriminação SEMPRE vai existir e todos nós discriminamos e julgamos os outros o tempo todo. Não é algo amoral. Não é uma falha de caráter. Já dei vários exemplos, precisamos disso para sobreviver. O errado é querer fuder algo só pq a pessoa é gay, gorda, preta ou o que for.

Que tese ridícula, Douglas. Daqui a pouco vão falar que se um pai decide dar o comando da sua empresa para o filho e ambos são brancos isso vai ser parte do "novo racismo" que você postou.

Graças aos séculos passados, na grande maioria dos países em que as duas etnias são predominantes existe uma diferença significativa socioeconômica entre brancos e pretos. Isso sim era racismo. Só políticas sociais acertadas do governo, como a melhora da educação e etc vão mudar isso. É o governo que tem que mudar isso, não o cara que é branco que vai deixar de indicar um amigo que provavelmente é branco pra colocar um cara preto lá no emprego ou a vantagem que for.

É só pensar: por participarmos dessa mesma classe social, dessa mesma parcela socioeconômica os brancos vão geralmente estudar em escolas de maioria branca, vão viver em bairros de maioria branca, criando laços com pessoas dessa cor. Por isso, vão tentar ajudar seus amigos mesmo. Não tem como falar que isso é racismo.

A verdade é só uma: todo mundo quer ficar vendo discriminação (no sentido pejorativo, criminal) e racismo em tudo. E não é o que acontece. Se existe diferença socioeconômica entre duas etnias, cabe ao governo e ao tempo corrigi-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não tive a oportunidade de conseguir meter numa mulata, mas é algo que eu não quero morrer sem fazer, as melhores bundas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Racismo? Exemplo bem claro e próximo de quem vive em Rio Grande/região (quem é de Pelotas também já deve ter ouvido falar e muito): o racismo contra os baianos. A aversão que a maioria dos riograndinos têm pelos baianos beira a xenofobia nazista. Baiano, por aqui, virou sinônimo de vagabundo, "sujo" e tudo mais. Pra (grande) parcela da população, é como se tudo de ruim que a cidade tem passado seja culpa única e exclusiva dos que vieram da Bahia. Não tiro o mérito que realmente tenha vindo gente "ruim" de lá, mas não por isso começo a generalizar, dizendo que "se eu fosse o prefeito, mandava todo baiano de volta pra terra deles" (já ouvi isso de gente viajada, que diz ter sofrido preconceito por ser brasileiro, hahaha... vejam só que ironia). Aliás, conheci algumas pessoas boas de lá, também.

Enfim, exemplo mais claro, pra mim, não há. Vai dizer que não é racismo, Salvaro?

Cara, eu tenho um amigo baiano que mora em Pelotas a cerca de um ano. Ele nunca foi discriminado, pelo contrário, foi bem recebido, conseguiu fazer amizades, pegar várias mulheres... enfim, ele disse que não tem o que reclamar de lá. Já o contrário não se aplica, pois tenho um amigo de Pelotas que morava aqui na Bahia, e eu ( sou paulista ) assim como ele, cansamos de ouvir gratuitamente, de pessoas que nem sequer conhecemos, " vai tomar sol, seu branquelo ". Não ligamos pra isso mas é racismo, não é? Sem contar que na praia e na feira por exemplo, tudo para o " branquelo sulista" é mais caro.

É certo que por questões históricas os negros ainda sofrem preconceito mas as vezes pequenos acontecimentos ganham grandes proporções sem necessidade alguma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom, a modernidade agora quer também foder o português.

Vamos lá:

XENOFOBIA É UMA PORRA DE UMA PALAVRA QUE VEM DO GREGO ONDE XENOS SIGNIFICA ESTRANGEIRO.

RACISMO? RACIS? RAC? PRECISA CONTINUAR?

Ambos são formas de discriminação? Sim. Agora não forcem a barra, porra.

Você sabe que técnicamente não existem raças diferentes de humanos, né?

Se estrangeiro é tudo que é desconhecido e existe o preconceito de evitar o que é desconhecido, o resultado prático é o mesmo. Você parece estar querendo usar essa tecnicalidade pra tirar a importância. Na verdade até pra evitar isso deveriam abolir o uso da palavra "racismo" e usar somente discriminação baseado em X, Y, Z...

E Xenofobia não se limita a nacionalidade. Usavam pra se referir a gregos de províncias distantes.

Xenos (Greek: ξένος, xénos, plural xenoi) is a word used in the Greek language from Homer onwards that has a wide gradient of meaning, signifying such divergent concepts as “enemy stranger” as well as “ritual friend”.

Xenos can be translated both to foreigner (in the sense of a person from another Greek state) and to a foreigner or traveler brought into a relationship of long distance friendship. Xenos can also be used simply to assert that someone is not a member of your community, that is simply foreigner and with no implication of reciprocity or relationship. Xenos generally refers to the variety of what a particular individual can be, specifically guest, host, stranger, friend, and, as previously mentioned, foreigner.

The ambiguity of the meaning of xenos is not a modern misunderstanding, but was in fact present in ancient Greece. Sophocles uses the vagueness of the word xenos in his tragedy Philoctetes, with Neoptolemus using the word exclusively for Philoctetes to indicate the uncertain relationship between the two characters. Xenos can be used to refer to guest-friends whose relationship is constructed under the ritual of xenia ("guest-friendship"). In this usage it is commonly translated as "guest-friend" to distinguish it from the Greek word philos, which was used to refer to local friends and to relatives not strictly bound by xenia. The Greeks used this ambiguity because they thought strangers could be gods or goddesses in disguise, so they were always kind and respectful to strangers, because if it was a god, they could be blessed by that god or goddess.

http://en.wikipedia.org/wiki/Xenos_%28Greek%29

Cotas para negros pra mim é um preconceito do caralho

estudei em escola estadual com muitos negros, eu vou, faço vestibular

tiro menos que ele e quem passa? o meu amigo negro

tivemos as mesmas condições de ensino, a mesma vida social, e pq na hora do vamos ver, quem vai passar é meu amigo negro

injustiça!!!!

(e uma injustiça com o negro também, parece que eles não sabem aprender, somos todos iguais)

Você não entende a diferença entre cotas raciais e cotas sociais. Cada uma ataca um problema diferente. O mais justo é haverem ambas.

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/57903/

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/injustica-para-quem-a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discriminação SEMPRE vai existir e todos nós discriminamos e julgamos os outros o tempo todo. Não é algo amoral. Não é uma falha de caráter. Já dei vários exemplos, precisamos disso para sobreviver. O errado é querer fuder algo só pq a pessoa é gay, gorda, preta ou o que for.

Que tese ridícula, Douglas. Daqui a pouco vão falar que se um pai decide dar o comando da sua empresa para o filho e ambos são brancos isso vai ser parte do "novo racismo" que você postou.

Graças aos séculos passados, na grande maioria dos países em que as duas etnias são predominantes existe uma diferença significativa socioeconômica entre brancos e pretos. Isso sim era racismo. Só políticas sociais acertadas do governo, como a melhora da educação e etc vão mudar isso. É o governo que tem que mudar isso, não o cara que é branco que vai deixar de indicar um amigo que provavelmente é branco pra colocar um cara preto lá no emprego ou a vantagem que for.

É só pensar: por participarmos dessa mesma classe social, dessa mesma parcela socioeconômica os brancos vão geralmente estudar em escolas de maioria branca, vão viver em bairros de maioria branca, criando laços com pessoas dessa cor. Por isso, vão tentar ajudar seus amigos mesmo. Não tem como falar que isso é racismo.

A verdade é só uma: todo mundo quer ficar vendo discriminação (no sentido pejorativo, criminal) e racismo em tudo. E não é o que acontece. Se existe diferença socioeconômica entre duas etnias, cabe ao governo e ao tempo corrigi-la.

Mas claro que o networking é um tipo de discriminação. Seria exagero na parte da empresa de família mas as "peixadas" são outro modo de discriminar, mesmo que não seja necessariamente arbitrário - afinal, mesmo com indicação, contratar gente incompetente é pura burrice.

Idealmente, a gente tem que ser isento. Não é o que acontece na maior parte do tempo e existem muitos fatores que consideramos na hora de lidar com outras pessoas mas o fato de existir não quer dizer que seja certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas claro que o networking é um tipo de discriminação. Seria exagero na parte da empresa de família mas as "peixadas" são outro modo de discriminar, mesmo que não seja necessariamente arbitrário - afinal, mesmo com indicação, contratar gente incompetente é pura burrice.

Idealmente, a gente tem que ser isento. Não é o que acontece na maior parte do tempo e existem muitos fatores que consideramos na hora de lidar com outras pessoas mas o fato de existir não quer dizer que seja certo.

Não temos nada, cara. Eu contrato quem eu quiser pra trabalhar comigo, puta merda. Essa nossa/sua geração de gente fresca que quer fazer drama, ver racismo, discriminação e etc em tudo é um SACO.

A vida é mais difícil pra alguns mesmo, eu não nasci em berço de ouro, meu pai me fudeu, me emancipou, abriu uma empresa em meu nome e sonego um monte de imposto. Fiquei anos e anos pagando uma divida enorme e completamente impagável pra um cara de 20 e poucos anos que não era minha, se não eu era preso, pois minha defesa não deu muito certo. Mas estudei igual um doido, fiz federal, me formei, trabalhei pra caralho e hoje tenho uma vida ótima, uma condição financeira excelente e que se FODA se não tive o networking necessário pra ter tido uma vida mais fácil que tive. Não me senti discriminado, nem um pouco. Vcs tem que parar de ser frescos e colocar a mão na massa. ÓBVIO que quem nasce preto já nasce em desvantagem, na maioria dos casos. Assim como quem nasce pobre, ou com um pai/mãe que são uns merdas e etc. Cabe a pessoa dar a volta por cima, achar que o mundo tem que ser igual e justo pra todo mundo é coisa de criança mimada. Nunca vai ser assimm.

Enfim, só fale de racismo se um dia vc entrar numa loja e uma pessoa deixar de te atender pq ela não gosta de gente preta e só por esse motivo. Se um preto começar a me xingar e querer me prejudicar só por eu ser branco. Aí sim é racismo, tirando isso, não é. Deixem de ser frescos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não temos nada, cara. Eu contrato quem eu quiser pra trabalhar comigo, puta merda. Essa nossa/sua geração de gente fresca que quer fazer drama, ver racismo, discriminação e etc em tudo é um SACO.

A vida é mais difícil pra alguns mesmo, eu não nasci em berço de ouro, meu pai me fudeu, me emancipou, abriu uma empresa em meu nome e sonego um monte de imposto. Fiquei anos e anos pagando uma divida enorme e completamente impagável pra um cara de 20 e poucos anos que não era minha, se não eu era preso, pois minha defesa não deu muito certo. Mas estudei igual um doido, fiz federal, me formei, trabalhei pra caralho e hoje tenho uma vida ótima, uma condição financeira excelente e que se FODA se não tive o networking necessário pra ter tido uma vida mais fácil que tive. Não me senti discriminado, nem um pouco. Vcs tem que parar de ser frescos e colocar a mão na massa. ÓBVIO que quem nasce preto já nasce em desvantagem, na maioria dos casos. Assim como quem nasce pobre, ou com um pai/mãe que são uns merdas e etc. Cabe a pessoa dar a volta por cima, achar que o mundo tem que ser igual e justo pra todo mundo é coisa de criança mimada. Nunca vai ser assimm.

Enfim, só fale de racismo se um dia vc entrar numa loja e uma pessoa deixar de te atender pq ela não gosta de gente preta e só por esse motivo. Se um preto começar a me xingar e querer me prejudicar só por eu ser branco. Aí sim é racismo, tirando isso, não é. Deixem de ser frescos.

Perfeito brother, e parabéns pela sua força de vontade.

O problema é que a maioria das pessoas gosta de jogar a culpa pela sua incompetência e falta de vontade na sociedade e no "mundo cruel".

Já vi muita gente que veio da merda ascender na vida por puro esforço e vontade de mudar a sua situação, na minha turma tinha um negão, burro igual uma porta, estudou a vida inteira em colégio público, nascido e criado no morro da Providência, mesmo sendo burro estudou igual um filho da puta e depois de 3 anos tentando, conseguiu passar pra EFOMM... tinha um maluco também que trabalhou a vida inteira na roça num interior do Rio Grande do Sul, juntou uma grana, pagou 1 ano de cursinho e moradia em POA e passou, a cidade de onde ele vem é tão fudida, que quando ele foi aprovado ele desfilou em carro de bombeiro, ganhou a chave da cidade direto do prefeito... Um parceiro meu, da minha turma também, terminou o colégio, o pai morreu, a mãe sem condições, o cara virou marujo, foi pra Marinha limpar chão e cortar grama, com o dinheiro ele pagava um cursinho que ele ia quando tinha tempo e estudava depois do expediente. claro que esses são casos de pessoas exemplares, mas mostra o como é possível você mudar o seu destino, basta você querer. Todas essas pessoas que eu citei tinham suas vidas fadadas a miséria, mas resolveram meter a cara e peitar o destino, hoje todos tem 23-24 anos e ganham na faixa de 8-10k, ainda cada um ta conseguindo resgatar sua família, pagar estudos pros irmão mais novos ou dar sossego pra uma vida de sacrifício que os pais tiveram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito brother, e parabéns pela sua força de vontade.

O problema é que a maioria das pessoas gosta de jogar a culpa pela sua incompetência e falta de vontade na sociedade e no "mundo cruel".

Já vi muita gente que veio da merda ascender na vida por puro esforço e vontade de mudar a sua situação, na minha turma tinha um negão, burro igual uma porta, estudou a vida inteira em colégio público, nascido e criado no morro da Providência, mesmo sendo burro estudou igual um filho da puta e depois de 3 anos tentando, conseguiu passar pra EFOMM... tinha um maluco também que trabalhou a vida inteira na roça num interior do Rio Grande do Sul, juntou uma grana, pagou 1 ano de cursinho e moradia em POA e passou, a cidade de onde ele vem é tão fudida, que quando ele foi aprovado ele desfilou em carro de bombeiro, ganhou a chave da cidade direto do prefeito... Um parceiro meu, da minha turma também, terminou o colégio, o pai morreu, a mãe sem condições, o cara virou marujo, foi pra Marinha limpar chão e cortar grama, com o dinheiro ele pagava um cursinho que ele ia quando tinha tempo e estudava depois do expediente. claro que esses são casos de pessoas exemplares, mas mostra o como é possível você mudar o seu destino, basta você querer. Todas essas pessoas que eu citei tinham suas vidas fadadas a miséria, mas resolveram meter a cara e peitar o destino, hoje todos tem 23-24 anos e ganham na faixa de 8-10k, ainda cada um ta conseguindo resgatar sua família, pagar estudos pros irmão mais novos ou dar sossego pra uma vida de sacrifício que os pais tiveram.

É isso ae mesmo. Pode ser muito mais dificil pra alguns do que para outros , mas no final , se o cara se esforçar , ele consegue. Ta cheio de pobre reclamando do mundo e da sociedade , que é injusta , desigual , preconceituosa , capitalista. Sim , a sociedade é assim , ficar reclamando a vida inteira não vai adiantar nada , só vai te prejudicar e te deixar pra trás. Se o tanto de tempo que o cara gasta reclamando ele buscasse se aperfeiçoar e melhorar a condição , teria uma vida muito melhor , está cheio de exemplos de superação , porque o cara não pode ser um? É só se esforçar e será recompensado. Oportunidade quase todo mundo tem , a diferença é o que cada um faz com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sabe que técnicamente não existem raças diferentes de humanos, né?

Se estrangeiro é tudo que é desconhecido e existe o preconceito de evitar o que é desconhecido, o resultado prático é o mesmo. Você parece estar querendo usar essa tecnicalidade pra tirar a importância. Na verdade até pra evitar isso deveriam abolir o uso da palavra "racismo" e usar somente discriminação baseado em X, Y, Z...

E Xenofobia não se limita a nacionalidade. Usavam pra se referir a gregos de províncias distantes.

Eu só falei 12 vezes em etnias nesse tópico. Então não, eu não sei.

E porque você acha que eu chamei de "xenofobia" a relação que alguém exemplificou do RS com os imigrantes da Bahia!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não temos nada, cara. Eu contrato quem eu quiser pra trabalhar comigo, puta merda. Essa nossa/sua geração de gente fresca que quer fazer drama, ver racismo, discriminação e etc em tudo é um SACO.

A vida é mais difícil pra alguns mesmo, eu não nasci em berço de ouro, meu pai me fudeu, me emancipou, abriu uma empresa em meu nome e sonego um monte de imposto. Fiquei anos e anos pagando uma divida enorme e completamente impagável pra um cara de 20 e poucos anos que não era minha, se não eu era preso, pois minha defesa não deu muito certo. Mas estudei igual um doido, fiz federal, me formei, trabalhei pra caralho e hoje tenho uma vida ótima, uma condição financeira excelente e que se FODA se não tive o networking necessário pra ter tido uma vida mais fácil que tive. Não me senti discriminado, nem um pouco. Vcs tem que parar de ser frescos e colocar a mão na massa. ÓBVIO que quem nasce preto já nasce em desvantagem, na maioria dos casos. Assim como quem nasce pobre, ou com um pai/mãe que são uns merdas e etc. Cabe a pessoa dar a volta por cima, achar que o mundo tem que ser igual e justo pra todo mundo é coisa de criança mimada. Nunca vai ser assimm.

Enfim, só fale de racismo se um dia vc entrar numa loja e uma pessoa deixar de te atender pq ela não gosta de gente preta e só por esse motivo. Se um preto começar a me xingar e querer me prejudicar só por eu ser branco. Aí sim é racismo, tirando isso, não é. Deixem de ser frescos.

Mas eu não falei de racismo mesmo...

Se conformar com um mundo injusto é pior do que ser idealista. Ser mimado seria sentar e chorar por causa desse "puta mundo injusto". Eu faço o que eu posso, que é tentar policiar meu comportamento ao invés de me conformar e acreditar que é assim que deve continuar sendo já que é assim "desde que o mundo é mundo". Ainda bem que o resto da humanidade de tempos em tempos ousou questionar alguns moldes.

Eu só falei 12 vezes em etnias nesse tópico. Então não, eu não sei.

E porque você acha que eu chamei de "xenofobia" a relação que alguém exemplificou do RS com os imigrantes da Bahia!?

Seu argumento estava indo para um caminho de diminuir a importância da xenofobia, como se não fosse tão grave quanto racismo. Por isso falei que como a palavra "racismo" já tem um sentido errado, deveriam usar apenas discriminação contra X, Y, Z... Toda discriminação baseada em preconceitos é igualmente burra e grave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não falei de racismo mesmo...

Se conformar com um mundo injusto é pior do que ser idealista. Ser mimado seria sentar e chorar por causa desse "puta mundo injusto". Eu faço o que eu posso, que é tentar policiar meu comportamento ao invés de me conformar e acreditar que é assim que deve continuar sendo já que é assim "desde que o mundo é mundo". Ainda bem que o resto da humanidade de tempos em tempos ousou questionar alguns moldes.

Entendi, então eu, que mudei minha vida, sou conformado? Tentei argumentar pra ver se abria um pouco sua mente, mas você é muito criança ainda, então deixa pra lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, então eu, que mudei minha vida, sou conformado? Tentei argumentar pra ver se abria um pouco sua mente, mas você é muito criança ainda, então deixa pra lá.

Você não entendeu a crítica. Que você tenha conseguido reverter a siuação a seu favor é ótimo, só que o ideal é que não fosse tão difícil. A postura de conformação é achar que é normal justo alguém ter que enfrentar mais dificuldades por não ter referências/dinheiro/etc.

Seria o mesmo caso de eu falar mal de cotas porque eu sou pardo e consegui fazer uma graduação sem isso. Não é porque eu consegui que todos têm/terão as mesmas oportunidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não entendeu a crítica. Que você tenha conseguido reverter a siuação a seu favor é ótimo, só que o ideal é que não fosse tão difícil. A postura de conformação é achar que é normal justo alguém ter que enfrentar mais dificuldades por não ter referências/dinheiro/etc.

Seria o mesmo caso de eu falar mal de cotas porque eu sou pardo e consegui fazer uma graduação sem isso. Não é porque eu consegui que todos têm/terão as mesmas oportunidades.

Então se o seu pai estudar que nem um louco a vida inteira e o meu só na zona e na gandaia , é injusto eu enfrentar mais dificuldade na vida do que você???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...