Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quatro razões a favor da NÃO redução da maioridade penal


Pedrods

Posts Recomendados

Salvaro, não vou entrar no mérito exatamente da redução da maioridade penal (não estou com saco e tampouco qualquer dos dois vai mudar de opinião, já que a gente já tocou nesse assunto por outras vezes), mas... que tal ao invés de reduzir a maioridade penal, aplicar critério misto?

Também tenho ressalvas quanto a esse critério, que é meio subjetivo, porque leva em conta a psique do indivíduo e tudo mais (salvo engano). Mas é um meio termo talvez interessante entre a pura redução da maioridade penal (critério puramente etário adotado no Brasil), e "ficar como está".

P.S.: Redução da maioridade penal não iria causar uma diminuição de crimes. A pena não tem essa função "pedagógica" que alguns colocam nela. Não é porque o crime dá 20 anos de prisão, ao invés de 2, que a pessoa irá deixar de cometê-lo. Fosse assim, ninguém mataria em lugar que tem pena de morte para homicídio, porque "saberia" que seria morto. O ser humano não é tão racional assim. But I digress...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 165
  • Criado
  • Última resposta

Salvaro, não vou entrar no mérito exatamente da redução da maioridade penal (não estou com saco e tampouco qualquer dos dois vai mudar de opinião, já que a gente já tocou nesse assunto por outras vezes), mas... que tal ao invés de reduzir a maioridade penal, aplicar critério misto?

Também tenho ressalvas quanto a esse critério, que é meio subjetivo, porque leva em conta a psique do indivíduo e tudo mais (salvo engano). Mas é um meio termo talvez interessante entre a pura redução da maioridade penal (critério puramente etário adotado no Brasil), e "ficar como está".

P.S.: Redução da maioridade penal não iria causar uma diminuição de crimes. A pena não tem essa função "pedagógica" que alguns colocam nela. Não é porque o crime dá 20 anos de prisão, ao invés de 2, que a pessoa irá deixar de cometê-lo. Fosse assim, ninguém mataria em lugar que tem pena de morte para homicídio, porque "saberia" que seria morto. O ser humano não é tão racional assim. But I digress...

Na verdade a questão não é saber que se for pego ficará 2 ou 20 anos (embora eu discorde de você, a pessoa deixa sim de fazê-lo se souber que efetivamente vai ficar preso ao invés de ser solto na semana seguinte), mas o fato de que diante de uma reincidência tão grande se o cidadão fica 20 e não 2 anos preso ele ficará 18 anos a menos nas ruas cometendo crimes.

O que tu queres dizer exatamente com "sistema misto"?

Eu não digo que tenha que determinar uma idade (vamos dizer, 15 anos) e que essa resolverá todos os problemas. Mas na busca de um sistema misto acredito que a melhor solução seria levar em conta a gravidade do crime e a reincidência no julgamento (e na situação do indivíduo antes desse) deveria fazer com ele passasse a responder como adulto por seus atos.

Se o cidadão pratica crimes como homicídio, estupro, etc. ou tem reincidência em outros crimes não tem porque deixá-lo solto por ser menor de idade. A idéia do reformatório é reintegrar o cidadão e acabar com a reincidência. Se um indivíduo fica lá, digamos, 3 semanas, é liberado e volta a comer o mesmo crime várias vezes, ele vai permanecer solto por ser menor de idade?

Quer um exemplo?

O Comandante do Policiamento solicitou que fosse verificado a situação dos adolescentes no sistema, onde constatou-se que um dos adolescentes abordados, o de 16 anos, já soma 44 passagens pela delegacia, sendo que destas passagens destacam-se 3 investigações por suspeitas de homicídio doloso, 5 envolvimentos em tentativas de homicídio, 4 apreensões por disparo de arma de fogo, 1 roubo a estabelecimento comercial e 9 apreensões por porte de substancias entorpecentes.

O que esse cidadão solto continuará fazendo? Cometendo crimes. E na altura dessa notícia ele tinha 16 anos. 44 passagens, fora as vezes que cometeu o crime e não foi pego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, você deve morar em uma area isolada do mundo em Niterói..

Pra mim tinha que botar 14 anos e foda se, tem cabeça pra foder, pra usar droga, pra estuprar, tem cabeça par se foder na cadeia..

E que se foda, pra mim dependendo do caso nem dava cadeia não, jogava na eutanasia cremava e pronto, virava adubo.

Quem pensa a favor de vagabundo é porque nunca perdeu um parente morto por um filho da puta qualquer, ou foi assaltado. Pena de bandido é querer muito ser Gezus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh caras, apesar de ser formado em Direito, tenho que confessar que depois que entrei para a área de Segurança Pública minha visão ficou um tanto menos humanitária quanto a esta situação. Até concordo que a desigualdade social é um fator relevante para a criminalização de menores, mas tem muito bandido por aí que se aproveita deste "discurso pronto" para justificar suas atitudes. E pra quem já viu, é triste demais ver uma família do bem, trabalhadora, honesta, feliz, ser destruída por perder um ente querido em decorrência de um destes menores, e o pior, ter a sensação de impunidade pós crime.

Realmente, combater a desigualdade social e melhorar a distribuição de rendas é o fator principal, mas sabemos que isto leva tempo, talvez bastante tempo( isto se for combatido). Acredito que até lá precisam ser revistas as formas de se tratarem as infrações penais, talvez um sistema em que se permita uma maior punidade aos reincidentes e aos que praticarem crimes de maior potencial ofensivo. O problema aí fica quanto ao famigerado sistema prisional, já superlotado. Também acho meio complicado misturar menores a maiores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, você deve morar em uma area isolada do mundo em Niterói..

Pra mim tinha que botar 14 anos e foda se, tem cabeça pra foder, pra usar droga, pra estuprar, tem cabeça par se foder na cadeia..

E que se foda, pra mim dependendo do caso nem dava cadeia não, jogava na eutanasia cremava e pronto, virava adubo.

Quem pensa a favor de vagabundo é porque nunca perdeu um parente morto por um filho da puta qualquer, ou foi assaltado. Pena de bandido é querer muito ser Gezus

Quem deve viver em uma área isolada é você. No oceano da sua ignorância e preguiça de raciocinar.

Tem que ser muito inocente, pra não dizer burro, pra acreditar que a redução da maioridade penal vai servir de alguma coisa a não ser inchar ainda mais o sistema penal brasileiro assim como aumentar de forma significativa o numero de reincidentes.

A redução da maioridade penal tornaria mais caótico o já falido sistema carcerário brasileiro e aumentaria o número de reincidentes

O foco é isso aqui. Mais jovens detidos, maior custo pra um sistema podre que não socializa ninguém. Jovens de até 14 anos como você sugeriu vão ser jogados na cadeia junto com outros bandidos e vão sair de lá com, no máximo 20 anos prontos e animados pra cometer o mesmo crime que prendeu ele aos 14.

Se vivessemos em um país coerente eu seria a favor da redução da maioridade penal também. Só que é óbvio que só a redução penal aqui não vai adiantar de nada.Sistema judiciário fraco, presídios lotados, e falta de oportunidade além do crime pra essas pessoas. Culpam o homem pelo erro da sociedade e a sociedade pune o homem. Apesar de achar que crimes hediondos cometidos por menores deveriam ser vistos de outra forma..

Citando:

Tem que atacar a raiz do problema. Miséria social, desigualdade, PÉSSIMA educação pública, péssimos professores, falta de perspectivas para os jovens pobres, desestrutura familiar, marginalização no mercado de trabalho... Tudo isso fomenta o aumento da criminalidade, e com ou sem cadeia pra eles, vai ter cada vez mais criminosos se isso não começar a mudar. Podem começar a construir uma porrada de cadeia então, porque nos próximos anos metade dos brasileiros pobres vai parar lá se não tomarem medidas pra diminuir esse abismo social.

Citando novamente, encaixa como resposta ao seu comentário:

Esse post exemplifica a idiotice do pensamento HUE HUE BR BR que está se vendo nas redes sociais. Transtornado, emocional, raso, pretensioso. Se a coisa é levada assim a ponta de faca, por que então parar nos 16 anos? Já soube de garotos de 12, 13, que abusaram sexualmente de colegas menores, já vi moleque de 9 anos fumando e distribuindo maconha, já vi trombadinha assaltando com a mesma idade. Então vamos "punir severamente" essas crianças, afinal, quem mandou elas nascerem no meio da porra de um lixão, sem pai e mãe por perto pra dar modos, analfabetas? A classe média não tem nada com isso, né, essa "raça" agora não deixa nem a gente passar de carro pelas favelas em paz... Tsc, tsc.

Reflita, se você conseguir, sobre o quote do texto que eu duvido que você tenha lido:

cobram do governo a redução da maioridade penal, uma atitude impulsiva e irresponsável que iria piorar ainda mais a questão da violência no Brasil. A questão é tentar reduzir a violência ou atender a um desejo coletivo de vingança?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ser muito inocente, pra não dizer burro, pra acreditar que a redução da maioridade penal vai servir de alguma coisa a não ser inchar ainda mais o sistema penal brasileiro assim como aumentar de forma significativa o numero de reincidentes.

Vai tirar or mais tempo elementos que estao nas ruas apenas pra prejudicar outros.

E pra derrubar o argumento do 'vai misturar crianças com bandidos", ue, entao interne na fundaçao casa, ate completar 20 anos e em seguida seja transferido pra cadeia comum ate o termino da pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a questão não é saber que se for pego ficará 2 ou 20 anos (embora eu discorde de você, a pessoa deixa sim de fazê-lo se souber que efetivamente vai ficar preso ao invés de ser solto na semana seguinte), mas o fato de que diante de uma reincidência tão grande se o cidadão fica 20 e não 2 anos preso ele ficará 18 anos a menos nas ruas cometendo crimes.

O que tu queres dizer exatamente com "sistema misto"?

Eu não digo que tenha que determinar uma idade (vamos dizer, 15 anos) e que essa resolverá todos os problemas. Mas na busca de um sistema misto acredito que a melhor solução seria levar em conta a gravidade do crime e a reincidência no julgamento (e na situação do indivíduo antes desse) deveria fazer com ele passasse a responder como adulto por seus atos.

Se o cidadão pratica crimes como homicídio, estupro, etc. ou tem reincidência em outros crimes não tem porque deixá-lo solto por ser menor de idade. A idéia do reformatório é reintegrar o cidadão e acabar com a reincidência. Se um indivíduo fica lá, digamos, 3 semanas, é liberado e volta a comer o mesmo crime várias vezes, ele vai permanecer solto por ser menor de idade?

Quer um exemplo?

O que esse cidadão solto continuará fazendo? Cometendo crimes. E na altura dessa notícia ele tinha 16 anos. 44 passagens, fora as vezes que cometeu o crime e não foi pego.

Aí é outros quinhentos. Se a punição para menores não funciona, não é diminuindo a maioridade penal que passará a funcionar. Por que não modifica o ECA, tempo máximo que a pessoa pode ficar na Fundação Casa? Por que não conserta o sistema, fazendo-o funcionar da maneira que deveria funcionar, ao invés de como está agora? A CASA, do jeito que está, é tão ruim quanto várias prisões. É óbvio que o cara vai sair de lá e cometer crimes novamente, salvo raríssimas exceções.

Sobre o critério misto:

"Há respeitáveis vozes defendendo a diminuição da maioridade penal, entretanto grande parte dessa corrente a condiciona à comprovação do desenvolvimento intelectual e emocional do adolescente entre 16 e 18 anos [7]. Adoção do sistema biopsicológico (ou biopsicológico normativo ou misto), onde as pessoas nessa faixa etária necessariamente serão submetidas a avaliação psiquiátrica e psicológica para aferir o seu grau de amadurecimento."

http://wwwdireitoxjustica.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html

Sobre o primeiro parágrafo, não vamos discutir sobre isso, não é o foco do tópico, acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou contra reduzir a maioridade penal, você vai colocar um monte de pivete no meio de criminosos de verdade e eles só vão piorar. E detalhe, quem usa os menores como bode expiatório não vai deixar de usar menores. Os moleques de 14~15 anos serão usados.

Eu defendo é uma reforma na FEBEM, e o menor não deveria perder a sua ficha criminal. Deveria continuar taxado, e foda-se. Eles voltam pra suas pra continuar fazendo merda porque não tem chance de serem inseridos na sociedade novamente. E obviamente muitos não querem. Não adianta falar que baixar a maioridade penal vai mudar a sensação de insegurança. O moleque de 16 anos vai preso e o de 14 vai tomar o lugar dele. Logo logo a maioridade penal vai ser de 10 anos porque já começa a nascer pelo no saco.

Eu existe uma reforma no meio de se educar essas pessoas ou vai continuar tudo a mesma merda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é outros quinhentos. Se a punição para menores não funciona, não é diminuindo a maioridade penal que passará a funcionar. Por que não modifica o ECA, tempo máximo que a pessoa pode ficar na Fundação Casa? Por que não conserta o sistema, fazendo-o funcionar da maneira que deveria funcionar, ao invés de como está agora? A CASA, do jeito que está, é tão ruim quanto várias prisões. É óbvio que o cara vai sair de lá e cometer crimes novamente, salvo raríssimas exceções.

Sobre o critério misto:

"Há respeitáveis vozes defendendo a diminuição da maioridade penal, entretanto grande parte dessa corrente a condiciona à comprovação do desenvolvimento intelectual e emocional do adolescente entre 16 e 18 anos [7]. Adoção do sistema biopsicológico (ou biopsicológico normativo ou misto), onde as pessoas nessa faixa etária necessariamente serão submetidas a avaliação psiquiátrica e psicológica para aferir o seu grau de amadurecimento."

http://wwwdireitoxju...01_archive.html

Sobre o primeiro parágrafo, não vamos discutir sobre isso, não é o foco do tópico, acho.

Esse negócio de avaliação psicológica eu acho besteira. É subjetivo demais.

A questão é que a maioria dos menores nem punição tem. Cometem o crime, vão pra delegacia e são liberados.

Não adianta falar que "vão piorar se ficarem no meio de outros bandidos". Alguém que vai roubar celular armado e que mete bala se o cidadão não der o celular (ou mesmo se der o celular) é um cidadão que mata por motivo fútil, que não valoriza a vida. Não tem como ser pior que isso. De qualquer forma, que fiquem detidos até os 18 (se essa for a idade) entre menores e cumpram o resto da pena na cadeia.

O que não pode é o filho da puta pegar 3 anos por homicídio e ser liberado (muitas vezes antes disso) para matar denovo. As penas para crimes cometidos com porte de armas (principalmente armas de fogo, mas não só) deveriam ter penas muito mais duras.

Esse negócio de "miséria social" é besteira para a maior parte de SC. A maioria das cidades tem apresentado melhorias na educação, muitas deles estão entre as maiores geradoras de emprego, o acesso a universidade ficou muito mais fácil nos últimos anos e o que vemos é a violência aumentar na maioria das cidades.

E só para completar, isso da reincidência e de quem deveria estar preso estar cometendo crimes não vale só para jovens (mas mais para esses). Outro exemplo de Chapecó, de algo que aconteceu hoje:

A motocicleta havia sido roubada no último sábado, dia 13. O receptador que conduzia a moto, um homem de 20 anos, tem passagens pela polícia por dano, furto, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal dolosa e tráfico de drogas. O caroneiro tem 21 anos e já foi preso por suspeita de tráfico de drogas em 2009, quando foi pego com 40 pedras de crack.

Só tráfico de drogas é de 5 a 15 anos. Mas em 2009 ele tinha 17 anos. O outro provavelmente cometeu alguns dos crimes ali como menor. E vocês querem deixar pessoas assim na rua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta falar que "vão piorar se ficarem no meio de outros bandidos". Alguém que vai roubar celular armado e que mete bala se o cidadão não der o celular (ou mesmo se der o celular) é um cidadão que mata por motivo fútil, que não valoriza a vida. Não tem como ser pior que isso. De qualquer forma, que fiquem detidos até os 18 (se essa for a idade) entre menores e cumpram o resto da pena na cadeia.

Eu concordo com essa parte em negrito, mas no caso, tem que separar sim, tem que ver se nos 2 anos que ele esteve na FEBEM ele se recuperou. Obvio que no nosso sistema isso não existe, mas seria o certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem concorda com a não redução, não acha que isso serve de "incentivo" para alguém entrar na vida de crimes?

É obvio que o Brasil tem outros problemas maiores que se solucionados não precisaria essa discussão toda. Só que estamos falando de soluções a médio e longo prazo, enquanto o problema está ai.

Uma "criança" de 15 anos é perfeitamente capaz de compreender certo e errado, se estiver na duvida, saber que será julgada como adulto é um incentivo maior e mais adequado do que passar a mão na cabeça. A verdade para mim é que hoje um menor de idade tem licença para matar, e muito projeto de marginal sabe e se aproveita disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais notícias atuais do porque eu acho que os menores criminosos devem ser tratados como tal e permanecerem detidos:

Dos criminosos, dois são menores e já tinham passagem pela polícia. Depois de detidos, eles foram encaminhados para a 6ª DP, onde passaram o fim de semana, e nesta segunda-feira serão apresentados para a Promotoria de Infância e Juventude.

Segunda a tarde provavelmente já estão na rua roubando denovo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais notícias atuais do porque eu acho que os menores criminosos devem ser tratados como tal e permanecerem detidos:

Segunda a tarde provavelmente já estão na rua roubando denovo.

Salvador, 90% ou mais, das notícias que você pegar, o criminoso tem passagem pela polícia, não importa se é menor ou não. Também sou a favor da redução da maioridade penal mas o grande problema mesmo é a justiça que não pune quase nenhum criminoso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que o assunto beira a inconstitucionalidade...

A solução pra isso é mais simples que parece. Falta EDUCAÇÃO.

Não concordo com a redução da maioridade penal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvador, 90% ou mais, das notícias que você pegar, o criminoso tem passagem pela polícia, não importa se é menor ou não. Também sou a favor da redução da maioridade penal mas o grande problema mesmo é a justiça que não pune quase nenhum criminoso!

Mas foi o que eu disse antes, a maioria dos crimes são feitos por pessoas que não deveriam estar nas ruas (tanto maiores quanto menores). E no caso dos jovens isso é ainda mais grave porque os outros ainda cumprem pena de 3, 5, 8, 10 anos, o menor entra em um dia e é liberado no outro.

Me parece que o assunto beira a inconstitucionalidade...

A solução pra isso é mais simples que parece. Falta EDUCAÇÃO.

Não concordo com a redução da maioridade penal.

Não, educação é só uma pequena parte da solução para isso.

O Brasil tem uma série de problemas com criminalidade dos mais diversos tipos. Mas tem uma coisa que diferencia o Brasil de outros países que é o número de homicídios.

Eu não tenho (nem vou procurar agora) nenhum dado para bancar isso, mas pelas notícias que vemos muito raramente o primeiro crime da pessoa é um homicídio doloso. Ou seja, nosso número de homicídios não é resultado da falta de educação, mas resultado da falta de valor a vida e da impunidade que permite uma escalada do criminoso em relação a gravidade dos atos que comete.

Na última década apesar de melhorias sociais e na educação os homicídios no Paraná cresceram mais de 60%. O Paraná era o oitavo (deve estar "melhor" posicionado agora) do país no índice de homicídios mesmo tendo índices educacionais dos mais altos no país.

Em Santa Catarina os homicídios cresceram mais de 50% enquanto no RS cresceu 3%.

Curitiba é a capital com maior taxa de alfabetização do país e é também a única em que a taxa de homicídios de negros é menor que a de brancos. Estava a frente de Teresina, por exemplo. Aliás, o Piauí é um estado que sempre esteve entre os melhores dos índices na questão da violência apesar de não ser um estado rico. E nos últimos anos a criminalidade começou a aumentar absurdamente.

O que nós vemos em todo o país de 10 anos para cá são melhorias na educação, redução no abismo social e... aumento na criminalidade, sobretudo em taxas de homicídio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá Salvaro, depois que sai do Fórum, onde trabalhei durante 3 anos na área criminal, vendo mais de 90% dos réus não tendo nem ensino fundamental, aprendi que a educação tem um papel fundamental e prioritário. Tanto assim, que a remição do preso também se dá pelo estudo.

É meio ilógico pensar que isso não é o escudo de frente contra a criminalidade, pior ainda achar que o papel dela é pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei pela net aqui e acredito que pode contribuir com o tópico.

Sou a favor da NÃO REDUÇÃO da maioridade penal. Destaque para o 9º item, que resume meu pensamento.

63554_538879239495730_378877699_n.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá Salvaro, depois que sai do Fórum, onde trabalhei durante 3 anos na área criminal, vendo mais de 90% dos réus não tendo nem ensino fundamental, aprendi que a educação tem um papel fundamental e prioritário. Tanto assim, que a remição do preso também se dá pelo estudo.

É meio ilógico pensar que isso não é o escudo de frente contra a criminalidade, pior ainda achar que o papel dela é pequeno.

E todas as outras pessoas das gerações anteriores que tem um percentual muito maior de pessoas sem ensino fundamental completo e que possui índices de criminalidade bem menores?

Outra coisa, não tem nem ensino fundamental por falta de acesso a vagas? Aí no RS? Ou por largar os estudos para se dedicar ao crime por falta de vontade/interesse?

A educação tem sim papel fundamental na sociedade. Mas na questão da criminalidade não existe essa relação direta. Como disse, a qualidade melhorou, o acesso foi ampliado e a criminalidade cresceu também. A primeira coisa é que o cara precisa QUERER estudar.

Hoje temos professores do estado que são razoavelmente pagos em relação ao mercado, professores municipais que geralmente são bem pagos em relação a maioria das outras profissões, infraestrutura mínima para aulas (cadeiras, salas, quadro, etc.) estão disponíveis na maioria das cidades do Sul, em alguns estados acesso a novas tecnologias em sala de aula, novos centros para formação de pessoas que não tiveram oportunidade de estudar e por aí vai.

Eu gosto do exemplo da Índia, a maior parte do país tem problemas sociais e educacionais mais graves que boa parte do Brasil e os índices de homicídio são bem menor preocupantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Salvaro.

Cada um toma seu partido de acordo com o que viveu.

Na minha vida sempre percebi isso.

Pra ti as coisas foram diferentes.

Entendo seu ponto de vista, mas não mudo o meu.

E acho que se quiser comparar com outros países, deve-se comparar também a cultura e a política.

Pra mim a educação é o cargo chefe para combater a criminalidade e não uma redução da maioridade penal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Salvaro.

Cada um toma seu partido de acordo com o que viveu.

Na minha vida sempre percebi isso.

Pra ti as coisas foram diferentes.

Entendo seu ponto de vista, mas não mudo o meu.

E acho que se quiser comparar com outros países, deve-se comparar também a cultura e a política.

Pra mim a educação é o cargo chefe para combater a criminalidade e não uma redução da maioridade penal.

Você não viveu realidade diferente da minha. O RS também teve melhorias na educação e aumento na criminalidade. Você não pode ignorar isso para definir como "meu ponto de vista".

Não existe um único fator que resulta na criminalidade. Educação e redução da maioridade são dois fatores que contribuem para a redução da criminalidade. Um a médio/longo prazo e com efeito maior em lugares que o acesso a educação ainda é muito estrito (não é o caso do RS) e outro a curto prazo.

A matemática é simples:

1) a maioria dos crimes é cometido por reincidentes, se os reincidentes não estão nas ruas os crimes não serão cometidos;

2) é possível observar uma escalada na violência dos crimes, se são parados nos primeiros crimes que cometem não irá evoluir até o homicídio banal como vemos hoje.

Um homicida não merece estar na rua, tenha 15, 17, 19 ou 21 anos. Homicídio é a desgraça nacional.

Você me fala que para comparar com outros países deve-se considerar a cultura e a política. Mas o principal não era a educação? Você concordou comigo, a educação é só parte do problema. Mas em relação aos homicídios o Brasil é destaque. Brasil e Índia são os 2 países com maior número de homicídios totais no mundo (em torno de 40mil), só que a Índia tem quase 6 vezes a população do Brasil. O terceiro país na lista é o México com em torno de 25 mil homicídios.

Com o crescimento considerável da população no Brasil (cerca de 10% entre 2002 e 2012) nos primeiros anos a taxa de homicídio caiu (embora os homicídios e outros crimes tenham aumentado), mas de 2009 para cá a taxa estabilizou e voltou a crescer (em conjunto com a desaceleração do crescimento populacional). E isso que como disse, o Brasil teve melhorias sociais, melhorias educacionais e muito investimento em segurança pública. Não existe explicação única para o que acontece no Brasil, é um conjunto de muitos fatores, mas a impunidade tem sim um grande papel nessa história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu seria a favor de mudar o sistema penitenciário, tinham que fazer estilo base militar... 5:30 já está de pé com a cama feita e vestido, ir cantar o hino, estudar, capinar, plantar, fazer trabalhos artesanais e umas 21:00 já tá dormindo pra no outro dia cair dentro de novo.. tem que manter os vagabundos ocupados, deixam os caras apertados numa cela com outros 40, depois banho de sol, comer e dormir é que não da... Mente Vazia oficina do diabo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvaro,

Tu está irredutível.

Não percebeu ainda que estou fugindo da discussão? (é histórico que discutir contigo é perda de tempo)

Já disse que entendo o seu ponto de vista, mas não aceito que tu seja incisivo dessa forma, ao ponto de dizer o que eu vivi ou deixei de viver.

Se tu acha que reduzir a maioridade penal adianta, ótimo. Eu não acho.

Na minha época de faculdade esse assunto deu o que falar na aula de criminologia, pra mim a questão já está saturada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvaro,

Tu está irredutível.

Não percebeu ainda que estou fugindo da discussão? (é histórico que discutir contigo é perda de tempo)

Já disse que entendo o seu ponto de vista, mas não aceito que tu seja incisivo dessa forma, ao ponto de dizer o que eu vivi ou deixei de viver.

Se tu acha que reduzir a maioridade penal adianta, ótimo. Eu não acho.

Na minha época de faculdade esse assunto deu o que falar na aula de criminologia, pra mim a questão já está saturada.

Não é perda de tempo discutir comigo, é perda de tempo para mim discutir com alguém que não apresenta dados para bancar suas posições. Se não estava interessado em discutir está no lugar errado (já que postou em um tópico em um fórum de discussão).

Eu conheço a realidade do RS e não é muito diferente da de SC. Se você fosse de Pernambuco aí sim eu teria problemas em falar alguma coisa.

É bom de vez em quando sustentar suas posições com mais do que um "eu acho". Colocar as coisas no papel, observar as estatísticas, comparar com o que acontece em outros lugares... é sempre um exercício importante.

Se ficar na base do achismo aí é conversa para mesa de bar. E se vier discutir comigo com a conversa de mesa de bar é natural que vou ser irredutível. Se colocar números na mesa e me mostrar que estou errado e porque estou errado a conversa muda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvaro, te disse agora. Eu não quero discutir contigo.

Respondi a primeira vez para não deixar no "vácuo".

E eu estou no lugar certo, só que discutir contigo é burrice. Já fiz isso uma vez e me arrependi imensamente de ter perdido meu tempo. Não farei isso de novo.

Sinceramente, a discussão contigo não vale a pena.

Mas tem uns quantos aí que são contra os teus argumentos. Segue o baile com o tópico. Vou ler aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvaro, te disse agora. Eu não quero discutir contigo.

Respondi a primeira vez para não deixar no "vácuo".

E eu estou no lugar certo, só que discutir contigo é burrice. Já fiz isso uma vez e me arrependi imensamente de ter perdido meu tempo. Não farei isso de novo.

Sinceramente, a discussão contigo não vale a pena.

Mas tem uns quantos aí que são contra os teus argumentos. Segue o baile com o tópico. Vou ler aqui.

Burrice é querer impor sua opinião na base do grito como em uma mesa de bar. Burrice é não saber sustentar um argumento em favor do que defende. Burrice é falar bobagem em um fórum e vir com papo de "discutir contigo é perda de tempo" quando quem perdeu tempo fui eu ao colocar números e situações para tentar ao menos provocar o questionamento em um achador "profissional".

Agora realmente, quando a coisa parte para esse lado eu tenho que concordar, você estava certo e eu errado, o teu exemplo me mostra que a educação no Brasil (e no RS) é problemática, as pessoas são incapazes de argumentar e defender seus pontos de vista. Não quero que ninguém discuta comigo pessoalmente, quero que discutam com os números e situações que eu coloquei. Não tem nada mais impessoal que números.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Post Original:
       
       
      Edições da moderação (Links Úteis)
      Steam - http://store.steampowered.com/ Origin - https://www.origin.com/pt-br/store/ Humble Bundle - https://www.humblebundle.com/?aug1914 Nuuvem - http://www.nuuvem.com.br/ Uplay - http://shop.ubi.com/store/ubibr/pt_BR/home/ThemeID.36933300 (não ativa na steam) Green Man Gaming - http://www.greenmangaming.com/ CustoGamer - Site para histórico de preços e aviso de promoções. Recomendações de Jogos (Indies e Mainstream) Quer saber se os jogos da Steam estão no preço mais baixo de todos os tempos?
      https://isthereanydeal.com/ https://steamdb.info/ https://www.steamprices.com/br/
    • Léo R.
      Por Léo R.
      Seguinte, preciso comprar um Note/Ultra novo no valor de no máximo uns 2300~2400 reais, gostaria de indicações, e pergunto se os notes da lenovo são bons, só não quero HP, já tive 2.
      Obrigado.
      Note, pra programação/edição de imagens leves, alguns jogos como o FM, e internet/edição de textos.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      De forma a trazer alguma coisas diferentes, e observando o movimento do pessoal nos tópicos nostálgicos, achamos que seria uma boa ideia criar algo para que os membros possam conhecer um ao outro, interagir e se divertir. Para isso, pensamos num joguinho bobo de perguntas e respostas.
      Funcionará assim:
      Alguém posta, o próximo que postar, faz uma pergunta para quem postou (aqui mesmo no tópico) e a pessoa responde, a próxima pergunta vai para quem perguntou por último e assim por diante. Não vale fugir da raia, tem que dar uma resposta honesta. Não vale mandar um "não sei", ou qualquer coisa do gênero. O objetivo aqui é iniciar uma interação entre nós e se você não quiser receber nenhuma pergunta, não faça nenhuma pergunta, é simples.
      Só para exemplificar: Eu fiz o post, o @Leho. vem e faz uma pergunta, eu respondo, daí, o @ZaMBiA vem e faz uma pergunta, o Leho responde e assim por diante.
      Podem perguntar qualquer coisa, desde que dentro dos limites das regras do fórum e do bom senso. Perguntas que sirvam apenas para ofender e denegrir algum outro membro, estão veemente proibidas. Contamos com a colaboração dos membros. Pensem nisso como uma mesa de boteco, não precisam perguntar apenas coisas sérias.
      Portanto, eu já inicio a brincadeira, quem quiser perguntar qualquer coisa, pode perguntar.
      ------------------------------------
      O tópico também serve pra quem quiser contar qualquer coisa da vida, ter ajuda nos problemas pessoais, desabafar, falar de mulher, dos planos e por aí vai. É mesa de boteco mesmo.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Estava lendo uns comentários no reddit sobre o pessoal que veio depois de Seinfeld falando dos clichês da série, sendo que na época, era algo inovador. Daí tive essa ideia para batermos um papinho. Quais os clichês vocês menos gostam nos seus filmes e séries?
      Os meus dois mais odiados tem a ver com relacionamentos, principalmente em séries.
      O primeiro é o famoso "eles vão ficar juntos?", nós sabemos que eles vão ficar juntos, todo mundo sabe que eles vão ficar juntos, mas os roteiristas ficam arrastando até a última temporada ou até o season finale. Um exemplo clássico seria Ross e Rachel de Friends. Não tem problema nenhum os protagonistas ficarem juntos, mas façam de uma maneira orgânica, tipo Bones fez. Enrolaram, tradicionalmente, mas depois da enrolação, criaram um relacionamento novo e utilizaram os dilemas da nova etapa da vida para adicionar drama sem ficar esticando o mistério.
      O segundo é a necessidade inerente de em uma série que tem dois protagonistas de sexos opostos ficarem juntos. Em algumas séries faz sentido, em outras não. Mas normalmente numa série que está faltando algo nesse departamento, forçam situações que nem sempre fazem sentido. Aí fica uma coisa forçada que acaba depois caindo no clichê de cima. Um exemplo recente de que lidaram bem com isso foi Elementary, outro que lidaram muito mal foi The Big Bang Theory, já que o casal principal não passava de uma fantasia nerd e não tinha lá muita química quando as coisas foram evoluindo.
      E os de vocês?
    • Visitante
      Por Visitante
      É ainda um tipo de jogo para um nicho de usuários, imagine 20 anos atrás, 15 anos atrás?
      Os jogos Manager não tinham tanta notoriedade naquela época. Hoje tem uma gama de diversidade muito maior, com um número de gamers muito maior.
      Mas afinal, como vocês vieram parar neste tipo de jogo?
      Enquanto estava todo mundo jogando outros tipos de games em que você tinha que movimentar os seus comandados, em uma época que não tinha esse conceito de "gerenciador", e somente havia as partidas, o play e as manetes. Eis então você conheceu este tipo de jogo peculiar, que você gerencia os comandados, mas não os controla por si próprio. Como você chegou a esse tipo de jogo? Foi um jogo de futebol ou foi com jogo de outro esporte? Fale para nós como descobriu que existe esse tipo de jogo.
       
      Eu conheci o Championship Manager 4 por idos anos 2005 ou 2006 na casa dos meus primos. Depois que voltei das férias, eu fiquei com vontade e obtive o CM4, depois o CM 03/04 até descobrir que havia um tal de Football Manager 2005, que depois foi logo superado pelos FMs posteriores. Mas sempre ouvi falar de gente que começou no CM 01/02 bem antes de mim.
×
×
  • Criar Novo...