Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quatro razões a favor da NÃO redução da maioridade penal


Pedrods

Posts Recomendados

E pra terminar: vocês se surpreendem com a violência?

Mas o ser mais violento é o próprio Estado. Basta ver as milhões de mortes cruéis já causadas por esse ser.

E atualmente, é como eu falei: ele falha ao prestar direitos básicos aos seus cidadãos, que acabam caindo no crime... e depois quer punir rigorosamente delitos que têm origem na sua falha. Nada mais totalitário.

Nem tudo ao céu, nem tudo ao mar. Não dá pra generalizar e falar que todos vão pro crime porque o Estado não deu condições. Quantos criminosos vêm até de classe média hoje em dia? Sem contar os "pobres" que largam escola, família, etc. pra entrar pro crime.

O "grosso" que talvez tenham tido menos condições mas uma parcela boa escolheu seguir por esse caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 165
  • Criado
  • Última resposta

Nem tudo ao céu, nem tudo ao mar. Não dá pra generalizar e falar que todos vão pro crime porque o Estado não deu condições. Quantos criminosos vêm até de classe média hoje em dia? Sem contar os "pobres" que largam escola, família, etc. pra entrar pro crime.

O "grosso" que talvez tenham tido menos condições mas uma parcela boa escolheu seguir por esse caminho.

Desde que o mundo é mundo existe a criminalidade, isso é fato.

Mas como eu falei, estatisticamente a maioria esmagadora dos crimes estão ligadas às desigualidades sociais e falta de questão financeira.

Os números que comprovam isso.

Talvez a pessoa tenha realmente escolhido esse caminho, mas para nós que temos oportunidade na vida é fácil dizer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante João Gilberto

603814_532880626759906_974394577_n.jpg

...com 42% por tráfico e 44% por roubo, vocês conseguem enxergar melhor onde está o problema?! Ainda vão acreditar que casos de homicídio (menos de 1%) são regra quando na verdade são exceções?!

Verdade que são dados de apenas uma instituição em SP, mas podem ter certeza, é a tendência em todo o país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

603814_532880626759906_974394577_n.jpg

...com 42% por tráfico e 44% por roubo, vocês conseguem enxergar melhor onde está o problema?! Ainda vão acreditar que casos de homicídio (menos de 1%) são regra quando na verdade são exceções?!

Verdade que são dados de apenas uma instituição em SP, mas podem ter certeza, é a tendência em todo o país.

Você acha que homicídio no Brasil é problema pequeno? O país com mais homicídios do mundo (junto com a Índia)!?

Consegue enxergar que roubo e tráfico aos 15, 16 anos é só o começo de uma escalada para crimes ainda piores?

O tráfico (na minha cidade) é responsável por mais de 1/3 dos homicídios.

Você parou pra pensar o quanto torturou esses números para transformar homicídio em insignificante? Menos de 1% são detidos por homicídio porque roubam muito e não porque matam pouco.

Vou pegar como exemplo os números do crime na minha cidade em 2012:

Homicídios - 77

Roubos - 2202

Furtos - 13309

Ou seja, roubos e furtos (registrados, sendo que esses muitas vezes são ignorados ao contrário do homicídio que é mais difícil ignorar) deu um total de 15511. O que quer dizer que se considerarmos só esses 3 crimes o número de homicídios corresponderia a cerca de 0.5%.

Então minha pergunta é, se só 0.5% dos crimes são homicídios, você queria o quê? 10% dos detidos serem por homicídio?

A propósito, você sabe o que é latrocínio? É clássico usarem isso separado de homicídio para mascarar as estatísticas desse, e pelo visto nesse te enganaram também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui atrás das estatística de SP (capital), no primeiro trimestre de 2013:

Homicídios - 305

Latrocínio - 40

Lesão Corpotal Dolosa - 10.573

Tráfico de Entorpecentes - 2059

Roubo - 40940

Furto - 60429

Cosiderando só homicídios, latrocínios e roubo temos um total de 41285. Ou seja: 0.7% homicídio, latrocínio 0.1% e roubo 99.2%. Você continua achando o número de menores detidos por esses crimes insignificante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Você continua achando o número de menores detidos por esses crimes insignificante?

Eu não disse que são poucos, eu disse que não são regra. Quis acima de tudo trazer ao primeiro plano a questão maior que é a prevenção, porque a maioria destes que cometeram homicídios ou latrocínios começaram fazendo furtos e pequenos roubos. Estou mostrando que de nada adianta mandar pra cadeia pedindo redução da maioridade penal, por exemplo, jovens que em sua maioria, 85% em média, cometerem crimes leves e que acabariam em contato com adultos bem piores, acelerando o processo de envolvimento com o crime, entendesse?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não disse que são poucos, eu disse que não são regra. Quis acima de tudo trazer ao primeiro plano a questão maior que é a prevenção, porque a maioria destes que cometeram homicídios ou latrocínios começaram fazendo furtos e pequenos roubos. Estou mostrando que de nada adianta mandar pra cadeia pedindo redução da maioridade penal, por exemplo, jovens que em sua maioria, 85% em média, cometerem crimes leves e que acabariam em contato com adultos bem piores, acelerando o processo de envolvimento com o crime, entendesse?!

Mas presos por homicídio não vão ser regra em lugar nenhum.

Existe diferença entre deixar preso e deixar preso com outros criminosos.

Eu não acho roubo a mão armado ou tráfico crimes leves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

A princípio, realmente não são, mas você precisa levar o contexto em consideração para entender o grande número de casos nestes crimes em específico. Eu perdi a conta das vezes que ouvi um reeducando dizer que não era bandido usando o argumento de que nunca matou alguém. Que "apenas" roubava ou traficava. Na cabeça desses caras, bandido, pessoa ruim é quem mata, estupra, entre outros mais graves. Traficar é visto como comércio, roubo como necessidade e até trabalho para os que roubam banco, por exemplo, já que não prejudicam diretamente as pessoas e sim uma instituição. É uma forma deturpada de ver as coisas, mas explica um pouco esse número tão alarmante, saca?!

No trabalho com essa população precisa-se sair do mundo comum e tentar olhar a coisa por outro ângulo. Isso não significa passar a mão e aliviar, significa apenas entender que a coisa não é simplesmente 1 + 1.

Para mim, agora, o trabalho tem que ser preventivo, com estes jovens que ainda tem possibilidade de reeducação. Porque para os adultos, da forma como o sistema é estruturado, infelizmente, não há mais do que 10% de esperança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo essas estatísticas absurdas, não sei como alguém tem coragem de dizer que pobreza não está ligada à criminalidade.

Como eu sempre digo, cada país tem sua cultura, e a principal criminalidade no Brasil está ligada diretamente às desigualdades sociais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo essas estatísticas absurdas, não sei como alguém tem coragem de dizer que pobreza não está ligada à criminalidade.

Como eu sempre digo, cada país tem sua cultura, e a principal criminalidade no Brasil está ligada diretamente às desigualdades sociais.

Não é questão de a probreza estar ou não ligada a criminalidade, mas dizer que apenas a pobreza explica isso é uma visão muito limitada. Ou grande parte da população pobre é criminosa? Porque na última década houve grande redução da pobreza e aumento da criminalidade?

É evidente que crimes como roubo e furto em geral estão ligadas a pessoas com rendimentos menores (ou sem rendimentos). Se a pessoa está roubando e furtando, provavelmente não está trabalhando nem tinha um bom salário antes. A grande questão é que em algumas regiões do país dado o grande número de empregos gerados estar tabalhando ou não é uma opção.

Agora, a maior parte dos homicídios (e muitos dos outros crimes) é ligada ao tráfico. O tráfico se refugia em comunidades mais pobres e aproveita a ausência do poder público. Mas quem o comando definitivamente não é pobre.

Assim como alguns crimes em geral são praticados por pessoas mais condições (e geralmente mais instruídas), como a corrupção, estelionato, assaltos a caixas eletrônicos, etc.

Há outros que são mais bem distribuídos como lesão corporal.

A propósito, esses vi algumas pessoas comentando que o "menor por 2 dias" que matou o outro cidadão em SP por causa do celular estava matriculada no ensino médio em uma escola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande questão é que em algumas regiões do país dado o grande número de empregos gerados estar tabalhando ou não é uma opção.

Pode ser, mas nem sempre é. Muitas das vagas têm pré-requisitos que não vão ser atendidos por gente que está buscando primeiro emprego. Por mais que hoje em dia existam muito mais cursos de capacitação profissional do que há 10 anos, ainda não acho que suprem a demanda. Ao menos aqui esses cursos são muito visados e muitos não conseguem entrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser, mas nem sempre é. Muitas das vagas têm pré-requisitos que não vão ser atendidos por gente que está buscando primeiro emprego. Por mais que hoje em dia existam muito mais cursos de capacitação profissional do que há 10 anos, ainda não acho que suprem a demanda. Ao menos aqui esses cursos são muito visados e muitos não conseguem entrar.

Ao menos aqui eu vejo muitas vagas para as variadas qualificações (ou mesmo a ausência delas até então), mas como disse, vai variar por todo o país, é difícil ver o Brasil como uma coisa só e acreditar que o que vale para um lugar vale para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confiram esse documentário aqui

25 minutinhos que vale a pena destinar pra formação de opinião e embasamento pra reflexões futuras.

Será que diminuir a minoridade penal vai adiantar? Será que efetivamente tem lugar pra colocar mais gente nas cadeias? Daí em diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só digo uma coisa: crescer jogando video-game torna fácil o julgamento daqueles que não tiveram muitas oportunidades na vida.

Não se pode esquecer que p ensino do brasil é um dos piores do mundo. E o governo faz de tudo para isso se manter, basta ver como são os requisitos para se tornar professor. É um ciclo inteiro cheio de falhas.

Esses números de que a pobreza diminuiu... a pobreza diminuiu porque o cidadão recebe 70 reais para ele e sua família?

Só estar matriculado em uma escola não quer dizer nada. Muitos desses garotos (e adultos também) acham que estudar é perca de tempo.

Para mim, com esses dados que nós temos, a clientela dessa redução penal é tão óbvia: os pobres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro. Direito Penal é voltado pra classe social mais baixa.

O Brasil tá preocupado com índice internacional. Foda-se se as famílias não tem condições de prover o seu sustento, e dependem do Bolsa Família. DIMINUÍMOS A POBREZA!

Beleza. Esse é o primeiro passo, mas não pode, sob nenhuma hipótese, parar ai o desenvolvimento.

Outra coisa é a educação. Se bobear, metade dessa juventude que tá saindo das escolas, nada mais são que analfabetos funcionais. Isso é sofrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Metade? Pode botar mais aí colega... não são poucos os alunos de colégios públicos que mal sabem escrever o nome.

Claro, existem exceções, assim como existem colégios públicos de qualidade (muito poucos).

Pior que essa política petista faz de tudo para manter isso. A debilidade vai alcançando todos os níveis de ensino, o ENEM é o maior atestado disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês nesses últimos posts foram extremamente ignorantes. Na boa, me desmotivou a continuar discutindo (isso e o fato de estabelecerem correlações que não podem explicar).

A culpa do ensino público ser "ruim" é dessa "política petista"? Os colégios públicos em sua maioria são estaduais ou municipais (e geralmente os municipais são melhores que os estaduais). E os poucos federais ainda estão entre os melhores.

É só ver os resultados das escolas públicas federais como os colégios de aplicação, colégios militares (vinculados ao exército), institutos federais e o próprio Pedro II no RJ, que normalmente aparecem bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...tu entendeu meu último post Salvaro!? É que esqueço de "quotar" e parece que tu passou direto de novo. =p

Eu li, mas é que não tem muito o que concordar nem discordar.

Só acho difícil que alguém que roube, coloque uma faca ou uma arma em outra pessoa realmente ache que não é crime. Mas provavelmente em alguns casos deve ter quem pense assim.

Acho que o maior problema do trabalho preventivo é que a educação principal para uma pessoa é a que recebe em casa e não simplesmente o conteúdo que veem na escola. Ou seja, os próprios pais não sabem educar seus filhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Acho que o maior problema do trabalho preventivo é que a educação principal para uma pessoa é a que recebe em casa e não simplesmente o conteúdo que veem na escola. Ou seja, os próprios pais não sabem educar seus filhos.

...aí entramos no velho círculo vicioso, né?!

O governo falha na educação dos pais, que negligenciam a dos filhos, etc etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...aí entramos no velho círculo vicioso, né?!

O governo falha na educação dos pais, que negligenciam a dos filhos, etc etc.

É muita vontade de colocar tudo na conta do governo e se eximir das próprias responsabilidades.

Educação vai muito além da formação acadêmica. Os pais precisam ensinar os filhos a se tornarem pessoas honestas, dignas, que tenham limites colocados e saibam respeitar os outros, isso está muito além da escola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

É muita vontade de colocar tudo na conta do governo e se eximir das próprias responsabilidades.

Educação vai muito além da formação acadêmica. Os pais precisam ensinar os filhos a se tornarem pessoas honestas, dignas, que tenham limites colocados e saibam respeitar os outros, isso está muito além da escola.

Mas eu nem falo apenas de educação escolar, para mim entram nesse bolo: cultura, lazer, trabalho, salários dignos, etc. A negligência que coloco como responsabilidade do governo é prover a população dignidade e qualidade de vida. Se estes pais não tivessem que se preocupar tanto em "se virar" para viver, talvez tivessem mais tempo para dedicar aos seus filhos, não acha?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu nem falo apenas de educação escolar, para mim entram nesse bolo: cultura, lazer, trabalho, salários dignos, etc. A negligência que coloco como responsabilidade do governo é prover a população dignidade e qualidade de vida. Se estes pais não tivessem que se preocupar tanto em "se virar" para viver, talvez tivessem mais tempo para dedicar aos seus filhos, não acha?!

Não concordo. Até porque esse problema da educação em casa você vê em pobres e ricos. O que não falta é filho de milionário burro igual uma porta e que vive fazendo merda.

Assim como tem muito filho de pessoas com menos condições financeiras que por mais problemas que tenham nunca a vida criminosa. E na minha família tem vários exemplos disso, casal com filho vivendo com R$900 por mês, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Não concordo. Até porque esse problema da educação em casa você vê em pobres e ricos. O que não falta é filho de milionário burro igual uma porta e que vive fazendo merda.

Assim como tem muito filho de pessoas com menos condições financeiras que por mais problemas que tenham nunca a vida criminosa. E na minha família tem vários exemplos disso, casal com filho vivendo com R$900 por mês, por exemplo.

...porra Salvaro, isso são exceções e não regras. É inegável que quanto mais adequado o ambiente (alimentação, acessibilidade e segurança), maior a probabilidade de se desenvolver bem de uma forma geral. Como estamos discutindo possibilidades de prevenção, estou tentando chegar a um consenso contigo, por isso, não podemos ficar infinitamente debatendo pequenos desvios em cada possível solução.

Para mim, a melhor forma de prevenir o desvio de conduta dos jovens é fornecendo tudo que comentei acima e isso tudo depende muito mais do governo de que da própria pessoa.

Que ainda assim vão haver desvios é óbvio. Não há como ter perfeição na medida levando em consideração que estamos falando de seres humanos; pessoas que possuem personalidades e características extremamente diversas dependendo de cultura, educação e infinitas outras peculiaridades, mas podemos sim tentar encontrar meios que consigam evitar 60, 70% dos caminhos para a criminalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...porra Salvaro, isso são exceções e não regras. É inegável que quanto mais adequado o ambiente (alimentação, acessibilidade e segurança), maior a probabilidade de se desenvolver bem de uma forma geral. Como estamos discutindo possibilidades de prevenção, estou tentando chegar a um consenso contigo, por isso, não podemos ficar infinitamente debatendo pequenos desvios em cada possível solução.

Para mim, a melhor forma de prevenir o desvio de conduta dos jovens é fornecendo tudo que comentei acima e isso tudo depende muito mais do governo de que da própria pessoa.

Que ainda assim vão haver desvios é óbvio. Não há como ter perfeição na medida levando em consideração que estamos falando de seres humanos; pessoas que possuem personalidades e características extremamente diversas dependendo de cultura, educação e infinitas outras peculiaridades, mas podemos sim tentar encontrar meios que consigam evitar 60, 70% dos caminhos para a criminalidade.

Mas que o ambiente influencia eu já falei atrás.

Eu só não acho que possamos colocar tudo na conta do governo e esquecer a responsabilidade do indivíduo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Post Original:
       
       
      Edições da moderação (Links Úteis)
      Steam - http://store.steampowered.com/ Origin - https://www.origin.com/pt-br/store/ Humble Bundle - https://www.humblebundle.com/?aug1914 Nuuvem - http://www.nuuvem.com.br/ Uplay - http://shop.ubi.com/store/ubibr/pt_BR/home/ThemeID.36933300 (não ativa na steam) Green Man Gaming - http://www.greenmangaming.com/ CustoGamer - Site para histórico de preços e aviso de promoções. Recomendações de Jogos (Indies e Mainstream) Quer saber se os jogos da Steam estão no preço mais baixo de todos os tempos?
      https://isthereanydeal.com/ https://steamdb.info/ https://www.steamprices.com/br/
    • Léo R.
      Por Léo R.
      Seguinte, preciso comprar um Note/Ultra novo no valor de no máximo uns 2300~2400 reais, gostaria de indicações, e pergunto se os notes da lenovo são bons, só não quero HP, já tive 2.
      Obrigado.
      Note, pra programação/edição de imagens leves, alguns jogos como o FM, e internet/edição de textos.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      De forma a trazer alguma coisas diferentes, e observando o movimento do pessoal nos tópicos nostálgicos, achamos que seria uma boa ideia criar algo para que os membros possam conhecer um ao outro, interagir e se divertir. Para isso, pensamos num joguinho bobo de perguntas e respostas.
      Funcionará assim:
      Alguém posta, o próximo que postar, faz uma pergunta para quem postou (aqui mesmo no tópico) e a pessoa responde, a próxima pergunta vai para quem perguntou por último e assim por diante. Não vale fugir da raia, tem que dar uma resposta honesta. Não vale mandar um "não sei", ou qualquer coisa do gênero. O objetivo aqui é iniciar uma interação entre nós e se você não quiser receber nenhuma pergunta, não faça nenhuma pergunta, é simples.
      Só para exemplificar: Eu fiz o post, o @Leho. vem e faz uma pergunta, eu respondo, daí, o @ZaMBiA vem e faz uma pergunta, o Leho responde e assim por diante.
      Podem perguntar qualquer coisa, desde que dentro dos limites das regras do fórum e do bom senso. Perguntas que sirvam apenas para ofender e denegrir algum outro membro, estão veemente proibidas. Contamos com a colaboração dos membros. Pensem nisso como uma mesa de boteco, não precisam perguntar apenas coisas sérias.
      Portanto, eu já inicio a brincadeira, quem quiser perguntar qualquer coisa, pode perguntar.
      ------------------------------------
      O tópico também serve pra quem quiser contar qualquer coisa da vida, ter ajuda nos problemas pessoais, desabafar, falar de mulher, dos planos e por aí vai. É mesa de boteco mesmo.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Estava lendo uns comentários no reddit sobre o pessoal que veio depois de Seinfeld falando dos clichês da série, sendo que na época, era algo inovador. Daí tive essa ideia para batermos um papinho. Quais os clichês vocês menos gostam nos seus filmes e séries?
      Os meus dois mais odiados tem a ver com relacionamentos, principalmente em séries.
      O primeiro é o famoso "eles vão ficar juntos?", nós sabemos que eles vão ficar juntos, todo mundo sabe que eles vão ficar juntos, mas os roteiristas ficam arrastando até a última temporada ou até o season finale. Um exemplo clássico seria Ross e Rachel de Friends. Não tem problema nenhum os protagonistas ficarem juntos, mas façam de uma maneira orgânica, tipo Bones fez. Enrolaram, tradicionalmente, mas depois da enrolação, criaram um relacionamento novo e utilizaram os dilemas da nova etapa da vida para adicionar drama sem ficar esticando o mistério.
      O segundo é a necessidade inerente de em uma série que tem dois protagonistas de sexos opostos ficarem juntos. Em algumas séries faz sentido, em outras não. Mas normalmente numa série que está faltando algo nesse departamento, forçam situações que nem sempre fazem sentido. Aí fica uma coisa forçada que acaba depois caindo no clichê de cima. Um exemplo recente de que lidaram bem com isso foi Elementary, outro que lidaram muito mal foi The Big Bang Theory, já que o casal principal não passava de uma fantasia nerd e não tinha lá muita química quando as coisas foram evoluindo.
      E os de vocês?
    • Visitante
      Por Visitante
      É ainda um tipo de jogo para um nicho de usuários, imagine 20 anos atrás, 15 anos atrás?
      Os jogos Manager não tinham tanta notoriedade naquela época. Hoje tem uma gama de diversidade muito maior, com um número de gamers muito maior.
      Mas afinal, como vocês vieram parar neste tipo de jogo?
      Enquanto estava todo mundo jogando outros tipos de games em que você tinha que movimentar os seus comandados, em uma época que não tinha esse conceito de "gerenciador", e somente havia as partidas, o play e as manetes. Eis então você conheceu este tipo de jogo peculiar, que você gerencia os comandados, mas não os controla por si próprio. Como você chegou a esse tipo de jogo? Foi um jogo de futebol ou foi com jogo de outro esporte? Fale para nós como descobriu que existe esse tipo de jogo.
       
      Eu conheci o Championship Manager 4 por idos anos 2005 ou 2006 na casa dos meus primos. Depois que voltei das férias, eu fiquei com vontade e obtive o CM4, depois o CM 03/04 até descobrir que havia um tal de Football Manager 2005, que depois foi logo superado pelos FMs posteriores. Mas sempre ouvi falar de gente que começou no CM 01/02 bem antes de mim.
×
×
  • Criar Novo...