Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quatro razões a favor da NÃO redução da maioridade penal


Pedrods

Posts Recomendados

Vocês nesses últimos posts foram extremamente ignorantes. Na boa, me desmotivou a continuar discutindo (isso e o fato de estabelecerem correlações que não podem explicar).

A culpa do ensino público ser "ruim" é dessa "política petista"? Os colégios públicos em sua maioria são estaduais ou municipais (e geralmente os municipais são melhores que os estaduais). E os poucos federais ainda estão entre os melhores.

É só ver os resultados das escolas públicas federais como os colégios de aplicação, colégios militares (vinculados ao exército), institutos federais e o próprio Pedro II no RJ, que normalmente aparecem bem.

Meu colega, quem mantém a educação neste país são os fundos que decorrem de recursos da União. A União estabelece as diretrizes básicas da educação.

Essas escolas federais provavelmente devem seguir critério semelhante aos do Aplicação aqui do Acre, então não é qualquer aluno Zé Ruela que entra.

Os Estados e Municípios tem sua grande culpa também, mas aí tem o dedo do PT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 165
  • Criado
  • Última resposta

Meu colega, quem mantém a educação neste país são os fundos que decorrem de recursos da União. A União estabelece as diretrizes básicas da educação.

Essas escolas federais provavelmente devem seguir critério semelhante aos do Aplicação aqui do Acre, então não é qualquer aluno Zé Ruela que entra.

Os Estados e Municípios tem sua grande culpa também, mas aí tem o dedo do PT.

Aí tem o dedo do PT e de todo mundo. Meu estado acredito que nunca tenha sido governado pelo PT e as escolas estaduais são muito piores que as municipais. Os professores são muito mal pagos, há menor preocupação com a infraestrutura e por aí vai.

Procurando o texto do Reinaldo Azevedo sobre universidades que ele falou um monte de besteira para mencionar em outro tópico achei um texto atual dele culpando o governo federal pela situação deprimente de infraestrutura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Entre outras coisas, as piscinas estão destruídas e sem condição de uso.

Aí eu pergunto, se a UFRRJ teve um aumento da verba recebida de R$352Mi em 2010 para R$400Mi em 2012 e os caras não conseguem arrumar as piscinas ou dar jeito na pintura dos prédios a culpa é do Governo Federal?

A UFRRJ recebe pouco menos da metade (2/5) que a UFSC recebeu em 2012 (R$1Bi) e ao mesmo tempo tem 1/3 dos alunos (sendo que tem menos de 1000 alunos de pós-graduação contra 9000 na UFSC) e mais da metade do número de docentes.

O fato de eles não conseguirem manter piscinas funcionando será que realmente é culpa do governo federal ou da incapacidade de gestão local?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí a gente já vai entrar em outro foco, que seria a má administração das instituições de ensino...

Eu só queria ressaltar que uma análise fria de recursos/aluno PODE (não estou dizendo que seja, pois não conheço a fundo as universidades) levar a equívoco, pois tudo depende dos cursos oferecidos... alguns cursos tem um custo muito maior do que outros.

E eu digo, sim, o Governo Federal tem culpa. Apesar da relativa autonomia, a politicagem fala muito alto nas universidades federais.

Sem falar que historicamente elas são um reduto petista, já que nos tempos da ditadura, os esquerdistas que não eram terroristas viviam tranquilamente nas universidades federais.

Só pra dar um exemplo de como a influência política manda, aqui no Acre o Governador Sebastião Neves é paraninfo "obrigatório" das turmas de medicina, já que ele colaborou bastante para trazer o curso ao Acre. Mesmo que ninguém da turma seja simpatizante dele, o camarada está lá.

Então se existe má administração nessas instituições, por mais que não seja culpa exclusiva do Governo Federal, eles têm a maior parcela da culpa, já que seguem firme na política de fazer vista grossas aos amiguinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí a gente já vai entrar em outro foco, que seria a má administração das instituições de ensino...

Eu só queria ressaltar que uma análise fria de recursos/aluno PODE (não estou dizendo que seja, pois não conheço a fundo as universidades) levar a equívoco, pois tudo depende dos cursos oferecidos... alguns cursos tem um custo muito maior do que outros.

E eu digo, sim, o Governo Federal tem culpa. Apesar da relativa autonomia, a politicagem fala muito alto nas universidades federais.

Sem falar que historicamente elas são um reduto petista, já que nos tempos da ditadura, os esquerdistas que não eram terroristas viviam tranquilamente nas universidades federais.

Só pra dar um exemplo de como a influência política manda, aqui no Acre o Governador Sebastião Neves é paraninfo "obrigatório" das turmas de medicina, já que ele colaborou bastante para trazer o curso ao Acre. Mesmo que ninguém da turma seja simpatizante dele, o camarada está lá.

Então se existe má administração nessas instituições, por mais que não seja culpa exclusiva do Governo Federal, eles têm a maior parcela da culpa, já que seguem firme na política de fazer vista grossas aos amiguinhos.

Claro que antes de fazer a comparação eu dei uma olhada nos cursos e em algumas outras coisas da universidade. E não justifica.

Assim como não justifica uma universidade ter um aumento de R$50Mi no orçamento em 2 anos não conseguir colocar uma piscina para funcionar. É uma piada.

Se o governo federal interferir vão fazer greve e vir com aquele papo de autonomia.

Não sei como é aí no Acre, mas aqui em SC teve várias turmas com nomes de políticos locais (Amin, Bornhausen e cia.) no passado.

Fora que o cargo de reitor da UFSC foi cair na mão de alguém do centro de humanas nessa última eleição.

Na boa, você quer ver coisa então você vai ver coisa.

Você pode pensar o que quiser, mas a grande maioria dos relatos e os número de investimento vão mostrar a diferença das universidades federais e a evolução que essas tem tido depois do SUCATEAMENTO durante o governo tucano.

Essa palhaçada de aumentar o número de alunos sem aumentar infraestrutura e professores foi coisa do Paulo Renato. Um monte de curso criado do dia para a noite para atender as exigências de carga horária, sem ter investimento na infraestrutura.

Essa merda turma ignorava o investimento em pesquisa, não criou uma única universidade federal em oito anos de governo, deixou sem aumento os professores ao longo de 8 anos...

Porra, os caras atrasavam bolsa de PET para tentar acabar com o negócio. O que dá para falar de gente assim!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou dar pitaco em relação a coisas que eu não pesquisei.

Pode o PSDB ter sido mesmo às universidades federais, não tenho número e nem comparativos.

De qualquer forma, é uma situação que já faz mais de 10 anos.

Se o PSDB que tivesse no Governo Federal, eles seriam os atuais responsáveis pelo caos. Mas quem está é o PT, os seus líderes é quem devem ser cobrados.

No mais, essa história de autonomia é balela. Que façam greve e o escambau, não se pode ter tolerância alguma com improbidade ou corrupção. Mas nesse assunto, o PT é imbatível, e os movimentos estudantis são representados na maioria por alienados ideológicos que convivem tranquilamente com esse partido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou dar pitaco em relação a coisas que eu não pesquisei.

Pode o PSDB ter sido mesmo às universidades federais, não tenho número e nem comparativos.

De qualquer forma, é uma situação que já faz mais de 10 anos.

Se o PSDB que tivesse no Governo Federal, eles seriam os atuais responsáveis pelo caos. Mas quem está é o PT, os seus líderes é quem devem ser cobrados.

No mais, essa história de autonomia é balela. Que façam greve e o escambau, não se pode ter tolerância alguma com improbidade ou corrupção. Mas nesse assunto, o PT é imbatível, e os movimentos estudantis são representados na maioria por alienados ideológicos que convivem tranquilamente com esse partido.

Sim, e os movimentos estudantis e os grupos de professores da área de humanas são geralmente derrotados em eleições para a reitoria. Votos de estudantes valem muito pouco. E os servidores geralmente estão de acordo com a gestão atual.

As melhorias na universidade começaram faz tempo já (desde 2004 pelo menos). Mas um atraso de 10 anos é difícil você tirar, ainda mais na década de 90. Imagina o impacto que, por exemplo, a Computação sofreu pela falta de apoio a pesquisa na década de 90??

Não pode ter sido, estou te falando, foi. Outra coisa, com a Dilma ao que parece a pesquisa está tendo maior atenção que no governo Lula.

Pega Santa Catarina, por exemplo. Tinha uma universidade federal com um único campus (Florianópolis). Hoje você tem a UFFS com vários campus (em SC e RS) e a UFSC com campus em Joinville, Araranguá, Curitibanus, indo para Blumenau...

Mas vou te ajudar com dados, por exemplo, do número de

bolsas da CAPES:

20120316221359280563o.jpg

E do CNPq:

20120316220919503054e.jpg

Sabe qual os valores das bolsas da CAPES de mestrado e doutorado em 1994? R$724 e R$1073. E em 2002? R$724 e R$1073. Sendo que nessa época ainda estava havendo a adaptação a nova moeda. Como pode ficar 8 anos sem um centavo de aumento?

Ao longo do governo Lula (e depois Dilma) elas foram reajustadas em

2004: R$855 e R$1267,

2006: R$940 e R$1394,

2008: R$1200 e R$1800,

2012: R$1350 e R$2000,

2013: R$1500 e R$2200.

Sabe qual o orçamento da CAPES em 1994? R$0.38Bi. E em 2002? R$0.52Bi.

E o orçamento da CAPES em 2011? R$3Bi.

Então agora com os dados em mãos, qual governo deu maior atenção ao ensino superior e a pesquisa no Brasil? Convenhamos, não é uma análise complicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com base nesses dados aí, é óbvio. Mas eles não são os únicos que são relevantes para uma análise completa.

Apesar de que normalmente é uma tendência do PSDB reduzir custos (não que eu ache necessariamente certo, é uma constatação).

Mas afinal, por que o debate tomou esse rumo?

Você quer dizer que com isso temos mais educação e deveríamos ter menos crime?

Se for, conta quantas pessoas aí fazem parte da estatística que você botou. Pode até somar pelo excel.

Agora compara com o tamanho da população brasileira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com base nesses dados aí, é óbvio. Mas eles não são os únicos que são relevantes para uma análise completa.

Apesar de que normalmente é uma tendência do PSDB reduzir custos (não que eu ache necessariamente certo, é uma constatação).

Mas afinal, por que o debate tomou esse rumo?

Você quer dizer que com isso temos mais educação e deveríamos ter menos crime?

Se for, conta quantas pessoas aí fazem parte da estatística que você botou. Pode até somar pelo excel.

Agora compara com o tamanho da população brasileira...

Chegou nesses dados porque você citou uma situação da educação e falou do "dedo do PT", mas esqueceu da desgraça que foi (a falta de) investimento na educação no gov. FHC. O cara reverteu tendências de crescimento mesmo com uma situação econômica mais favorável.

Tem outros números, gastos diretor do Ministério da Educação:

2004: 14Bi

2012: 51Bi

A situação da criminalidade acho que já entramos em loop, não sei se vale a pena continuar. A não ser que alguém consiga estabelecer uma correlação mais forte da violência com alguma das variáveis.

Isso é educação superior. O governo aumentou o número de vagas e de instituições com ensino básico (os IFCs). O investimento na educação básica tem muito dos governos estaduais e municipais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou nesses dados porque você citou uma situação da educação e falou do "dedo do PT", mas esqueceu da desgraça que foi (a falta de) investimento na educação no gov. FHC. O cara reverteu tendências de crescimento mesmo com uma situação econômica mais favorável.

Ah, se é isso, então tudo isso que você falou só reforça o que eu disse: quem mantém o ensino no Brasil é a União.

E é louvável que haja altos investimentos na educação. Falta transformar isso em qualidade. Deixar a politicagem de lado e ser intolerante com a bandidagem.

Olhando assim os números, parece que a educação na época do FHC era uma merda. Mas as pessoas esquecem que foi lá que realmente se efetivou a educação básica obrigatória, ainda no primeiro mandato.

Sem falar que a situação econômica brasileira era outra... inclusive como uma crise no segundo mandato dele.

No mais, tenho uma visão própria da educação, nada conservadora quanto aos métodos de ensino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, se é isso, então tudo isso que você falou só reforça o que eu disse: quem mantém o ensino no Brasil é a União.

E é louvável que haja altos investimentos na educação. Falta transformar isso em qualidade. Deixar a politicagem de lado e ser intolerante com a bandidagem.

Olhando assim os números, parece que a educação na época do FHC era uma merda. Mas as pessoas esquecem que foi lá que realmente se efetivou a educação básica obrigatória, ainda no primeiro mandato.

Sem falar que a situação econômica brasileira era outra... inclusive como uma crise no segundo mandato dele.

No mais, tenho uma visão própria da educação, nada conservadora quanto aos métodos de ensino.

Você está forçando a barra para ver o que quer denovo, mesmo tendo os números a disposição.

"Situação econômica brasileira era outro", foram revertidas tendências de crescimento de um governo anterior que tinha problemas bem mais graves. Como pode as bolsas de pesquisa ficarem 8 anos sem ajuste? E o crescimento significativo após o governo dele? Os aumentos considerávies na verba para educação (que se mantinha estáveis ou em queda no governo anterior)? Os CEFETs (atuais IFSC) que não se expandiam, não melhoravam e viviam em greve? As universidades federais sucateadas? Bolsa de PET atrasada? Professores 8 anos sem aumento? Nenhuma universidade federal aberta em 8 anos?

Não tem crise econômica que justifique tudo isso. O "doutor" foi um completo desastre em relação a educaçao superior e a pesquisa no país.

Claro que ainda há muito a evoluir, mas ao menos vemos novamente olhos na educação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está forçando a barra para ver o que quer denovo, mesmo tendo os números a disposição.

"Situação econômica brasileira era outro", foram revertidas tendências de crescimento de um governo anterior que tinha problemas bem mais graves. Como pode as bolsas de pesquisa ficarem 8 anos sem ajuste? E o crescimento significativo após o governo dele? Os aumentos considerávies na verba para educação (que se mantinha estáveis ou em queda no governo anterior)? Os CEFETs (atuais IFSC) que não se expandiam, não melhoravam e viviam em greve? As universidades federais sucateadas? Bolsa de PET atrasada? Professores 8 anos sem aumento? Nenhuma universidade federal aberta em 8 anos?

Não tem crise econômica que justifique tudo isso. O "doutor" foi um completo desastre em relação a educaçao superior e a pesquisa no país.

Claro que ainda há muito a evoluir, mas ao menos vemos novamente olhos na educação.

Problemas bem mais grave no governo anterior? Meu colega, o segundo mandato do FHC foi marcado por duas crises, uma que resultou na disparada do dólar e outra energética, que deu ensejo ao famoso racionamento.

Atualmente também existem greves nas universidades federais, a diferença é que, como disse, elas continuam sendo um reduto petista, dominadas por setores da esquerda desde os tempos da ditadura.

No Governo FHC, os professores não foram os únicos que não tiveram aumento. Isso também aconteceu com quase todos os demais servidores. Algumas carreiras pontuais tiveram grandes melhoras, principalmente as que atuavam em setor estratégico da Fazenda, a exemplo da AGU.

Outra coisa é que 1.000 reais hoje é completamente diferente de 1.000 reais no ano de 2000.

Inegável que o PT tenha feito maiores investimentos na educação superior. Louvável, ponto.

Volto e repito: falta acabar com a corrupção, pra mim, a maior marca desse Governo, que é conivente com ela desde o alto escalão até aos pequenos, como as universidades..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problemas bem mais grave no governo anterior? Meu colega, o segundo mandato do FHC foi marcado por duas crises, uma que resultou na disparada do dólar e outra energética, que deu ensejo ao famoso racionamento.

Atualmente também existem greves nas universidades federais, a diferença é que, como disse, elas continuam sendo um reduto petista, dominadas por setores da esquerda desde os tempos da ditadura.

No Governo FHC, os professores não foram os únicos que não tiveram aumento. Isso também aconteceu com quase todos os demais servidores. Algumas carreiras pontuais tiveram grandes melhoras, principalmente as que atuavam em setor estratégico da Fazenda, a exemplo da AGU.

Outra coisa é que 1.000 reais hoje é completamente diferente de 1.000 reais no ano de 2000.

Inegável que o PT tenha feito maiores investimentos na educação superior. Louvável, ponto.

Volto e repito: falta acabar com a corrupção, pra mim, a maior marca desse Governo, que é conivente com ela desde o alto escalão até aos pequenos, como as universidades..

E a inflação absurda antes do governo Itamar? Aquilo era leve.

Brasil historicamente se virou bem nas grandes crises do centro do capitalismo, porque sofreu tanto com crises periféricas como em 97 e 98? Claro, se prendeu a vender commodities. A disparada do dólar só foi problema porque o Brasil atrelou a dívida a uma moeda com lastro nela mesma. Tinha que se foder mesmo. E a desvalorização do real de 99 nada mais foi do que resultado das políticas estúpidas da década de 90 que não incentivaram o desenvolvimento de indústrias nacionais, tornando o Brasil dependente de um mercado internacional comprador de commodities e de privatizações mal feitas.

O fato de existir greve não quer dizer que muita coisa não tenha melhorado. Pô, eu vou diariamente a uma universidade federal há 8 anos. E mesmo quando era mais novo eu frequentava aquele ambiente. E outra, desde que entrei lá ainda na graduação houve duas greves em período letivo, ambas de servidores. O que não quer dizer que não haja greve em muitos outros lugares (muitas delas justificadas).

"Blablabla reduto petista", troca o disco cara, os caras testemunharam as atrocidades do PSDB para com as universidades e o ensino. Você queria o quê? Um domínio tucano?

É claro que R$1000 reais de hoje é muito menos que em 2000. Assim como R$1000 de 1994 valia MUITO mais que em 2000. A estagnação salarial e a falta de investimento em pesquisa foram óbvios. Países do mundo que estavam em situação pior que o Brasil na década de 80 (como a Coréia do Sul) ou em outros períodos (Japão pós-guerra) superaram essa situação investindo em ciência e tecnologia, incentivando o surgimento de grandes empresas e de uma indústria locais.

O que os gênios tucanos neo-liberais fizeram? Uma sequência de privatizações porcas, com condições melhores do que um pai faria para um filho. Também cortaram investimentos em pesquisa e na educação. Isso em conjunto com a abertura de mercado do Collor que proporcionou uma quebradeira de empresas locais anos antes.

Achar que a corrupção é problema do governo já é uma grande redução. Agora falar em corrupção como problema desse governo? Esse governo é tão corrupto quanto os outros. Não temos medidas para dizer que é mais ou menos. Mas a corrupção está entranhada na política brasileira desde que os portugueses aqui chegaram, o primeiro governo geral do Tomé de Souza tinha no alto escalão um cara condenado por corrupção em Portugal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a inflação absurda antes do governo Itamar? Aquilo era leve.

Brasil historicamente se virou bem nas grandes crises do centro do capitalismo, porque sofreu tanto com crises periféricas como em 97 e 98? Claro, se prendeu a vender commodities. A disparada do dólar só foi problema porque o Brasil atrelou a dívida a uma moeda com lastro nela mesma. Tinha que se foder mesmo. E a desvalorização do real de 99 nada mais foi do que resultado das políticas estúpidas da década de 90 que não incentivaram o desenvolvimento de indústrias nacionais, tornando o Brasil dependente de um mercado internacional comprador de commodities e de privatizações mal feitas.

O fato de existir greve não quer dizer que muita coisa não tenha melhorado. Pô, eu vou diariamente a uma universidade federal há 8 anos. E mesmo quando era mais novo eu frequentava aquele ambiente. E outra, desde que entrei lá ainda na graduação houve duas greves em período letivo, ambas de servidores. O que não quer dizer que não haja greve em muitos outros lugares (muitas delas justificadas).

"Blablabla reduto petista", troca o disco cara, os caras testemunharam as atrocidades do PSDB para com as universidades e o ensino. Você queria o quê? Um domínio tucano?

É claro que R$1000 reais de hoje é muito menos que em 2000. Assim como R$1000 de 1994 valia MUITO mais que em 2000. A estagnação salarial e a falta de investimento em pesquisa foram óbvios. Países do mundo que estavam em situação pior que o Brasil na década de 80 (como a Coréia do Sul) ou em outros períodos (Japão pós-guerra) superaram essa situação investindo em ciência e tecnologia, incentivando o surgimento de grandes empresas e de uma indústria locais.

O que os gênios tucanos neo-liberais fizeram? Uma sequência de privatizações porcas, com condições melhores do que um pai faria para um filho. Também cortaram investimentos em pesquisa e na educação. Isso em conjunto com a abertura de mercado do Collor que proporcionou uma quebradeira de empresas locais anos antes.

Achar que a corrupção é problema do governo já é uma grande redução. Agora falar em corrupção como problema desse governo? Esse governo é tão corrupto quanto os outros. Não temos medidas para dizer que é mais ou menos. Mas a corrupção está entranhada na política brasileira desde que os portugueses aqui chegaram, o primeiro governo geral do Tomé de Souza tinha no alto escalão um cara condenado por corrupção em Portugal.

Olhando assim parece que o PSDB deixou uma herança maldita pro PTzinho.

Meu colega, as privatizações foram um dos maiores avanços no serviço público. Muita coisa precisa ir sendo a justada aos poucos, mas foi extremamente necessária.

Não vejo como políticas estúpidas, mas sim, de maneira geral, como adequadas àquele momento, havendo falhas quanto à infraestrutura, fato que também acontece com o atual governo. Os projetos de infraestrutura são morosos, custosos e, como sempre, objeto de peculato.

Universidade é reduto petista mesmo, sempre foi. Não é por causa dos tucanos, isso já vem de antes da ditadura.

Talvez por você ter "crescido" dentro de uma também esteja míope em razão do ambiente.

Quanto à corrupçãp.... meu colega, sim, é uma marca história e não apenas do Brasil.

mas afirmo com tranquilidade, NUNCA, mas NUNCA HOUVE TANTA CORRUPÇÃO quanto esse governo.

Primeiro, porque nunca teve tanto dinheiro circulando por aqui...

Um presidente que usa medida provisória para conceder prerrogativa de função (leia-se, foro privlegiado) a comparsa é uma marca desse governo.

Um filho de Presidente que fica milionário... militantes dispostos a pagar multa criminal de condenados por corrupção... bancos que se agigantam misteriosamente, com direito a cartinha com pedido de empréstimo.

Enfim, dava para passar o dia todo falando aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ah, sim, só pra demonstrar como falta comprometimento do PT com a ciência, tecnologia e infraestrutura: basta olhar o sucateamento do exército, que tem função importante em relação a essas questões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando assim parece que o PSDB deixou uma herança maldita pro PTzinho.

Meu colega, as privatizações foram um dos maiores avanços no serviço público. Muita coisa precisa ir sendo a justada aos poucos, mas foi extremamente necessária.

Não vejo como políticas estúpidas, mas sim, de maneira geral, como adequadas àquele momento, havendo falhas quanto à infraestrutura, fato que também acontece com o atual governo. Os projetos de infraestrutura são morosos, custosos e, como sempre, objeto de peculato.

Universidade é reduto petista mesmo, sempre foi. Não é por causa dos tucanos, isso já vem de antes da ditadura.

Talvez por você ter "crescido" dentro de uma também esteja míope em razão do ambiente.

Quanto à corrupçãp.... meu colega, sim, é uma marca história e não apenas do Brasil.

mas afirmo com tranquilidade, NUNCA, mas NUNCA HOUVE TANTA CORRUPÇÃO quanto esse governo.

Primeiro, porque nunca teve tanto dinheiro circulando por aqui...

Um presidente que usa medida provisória para conceder prerrogativa de função (leia-se, foro privlegiado) a comparsa é uma marca desse governo.

Um filho de Presidente que fica milionário... militantes dispostos a pagar multa criminal de condenados por corrupção... bancos que se agigantam misteriosamente, com direito a cartinha com pedido de empréstimo.

Enfim, dava para passar o dia todo falando aqui.

E não deixou uma péssima herança?

As privatizações foram altamente mal feitas. Qualquer um que se dispor a ler sobre elas e a forma como foram feitas irá concordar com isso.

Política estúpida sim. Os problemas de infraestrutura são notáveis hoje. Porém hoje também há claramente mais atenção e um número maior de obras em relação a infraestrutura (coisa esquecida até então). Longe do ideal, mas melhor que o que se teve na década de 90.

Não, não estou míope em relação ao ambiente. Na universidade tirando o pessoal do centro de humanas (e uma ou outra exceção), política é algo secundário e a posição desses é sim resultado da forma como os governos anteriores trataram a universidade (principalmente o governo PSDB).

Só se meu problema ao invés de miopia for visão múltipla em relação a universidade porque vejo mais universidades, mais campus, mais prédios, mais alunos com acesso, mais projetos, mais bolsas, mais investimento, maior orçamento...

Como eu disse, certamente há corrupção no Brasil. Mas não adianta ser leviano e falar de mais ou menos sem mostrar números. A corrupção é algo existente em todas as instâncias, em todos os partidos. Desde prefeituras de cidades de 10000 habitantes que faz falcatrua em licitação de merenda até desvio de verba de obras importantes. Acredite, não existe santos na política brasileira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ah, sim, só pra demonstrar como falta comprometimento do PT com a ciência, tecnologia e infraestrutura: basta olhar o sucateamento do exército, que tem função importante em relação a essas questões

Essa informação não se sustenta, sucateamento do exército descreve bem o que aconteceu nos governos anteriores (tirando o período militar onde houve grande investimentos).

Uma visão rápida dos gastos do governo no Portal da Transparência mostra que em 2004 os gastos diretos do Ministério da Defesa era de 26Bi (exército 13Bi) e em 2012 o valor cresceu para 59Bi (exército 27Bi).

Você pode argumentar que está aquém do que deveria e eu vou concordar com você. Mas repare, houve um aumento significativo.

Hoje vemos planos de aumento de salário dos militares, de compra de equipamentos e armas, projeções de aumento do efetivo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho parentes de alta patente no exército e eles são unânimes: política do PT para as forças armadas é uma merda.

Como eu falo, não dá pra confiar cegamente nos números.

Além de que tem muita gente que não sabe de nada lá dentro dando pitaco. Talvez por causa do estilo PT de governar, baseado no apadrinhamento (essa última frase é opinião minha, não deles).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho parentes de alta patente no exército e eles são unânimes: política do PT para as forças armadas é uma merda.

Como eu falo, não dá pra confiar cegamente nos números.

Além de que tem muita gente que não sabe de nada lá dentro dando pitaco. Talvez por causa do estilo PT de governar, baseado no apadrinhamento (essa última frase é opinião minha, não deles).

Militares de alta patente viveram o período em que eles comandavam o país e grande parte dos recursos era investido na estrutura militar. Natural que achem tudo pouco ou uma merda. O crescimento da dívida externa brasileira e obras faraônicas que eles fizeram eu também acho uma merda.

Mas quem vai sentir mais diferença nos aumentos salariais, nas melhores de condições básicas são os de baixa patente.

De qualquer forma, não disse que a política do PT era boa. Só não concordo com a idéia do sucateamento. Sucateamento é o que o gov. PSDB fez com o ensino superior federal.

A Estratégia de Defesa Nacional de 2008 está aqui: http://www.defesa.gov.br/projetosweb/estrategia/arquivos/estrategia_defesa_nacional_portugues.pdf .

Não tenho tempo para ler agora e também não tenho experiência com a área militar então é impossível dizer se é boa ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas meus parentes não são da ditadura, cara...

Lógico que eu usar os meus parentes como parâmetro é sacanagem, mas, até onde eu sei, o descontentamento interno é gigantesco.

Só de início, a União mantém a Polícia Militar do Distrito Federal e o Exército... todos são militares, cada um com suas atribuições, mas há um salário maior aos policiais militares.

E não é só questão salarial não, o exército está mesmo sucateado. Esses meus parentes só ficam lá por amor à instituição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas meus parentes não são da ditadura, cara...

Lógico que eu usar os meus parentes como parâmetro é sacanagem, mas, até onde eu sei, o descontentamento interno é gigantesco.

Só de início, a União mantém a Polícia Militar do Distrito Federal e o Exército... todos são militares, cada um com suas atribuições, mas há um salário maior aos policiais militares.

E não é só questão salarial não, o exército está mesmo sucateado. Esses meus parentes só ficam lá por amor à instituição.

Estar sucateado e estar sendo sucateado são coisas diferentes. O gasto direto do governo com os caras mais que dobrou em 8 anos.

Os salários com a projeção de aumento proposta (não sei o que está incluso nesses valores porque geralmente tem adicionais):

07en150a_web.jpg

Aspirante a oficial ganha atualmente mais de R$4mil, terceiro sargento R$2.7mil. Não é um início de carreira ruim não. Principalmente se você comparar com o mercado de trabalho em diversas áreas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, por que o assunto do tópico debandou pra isso?

Porque o outro assunto entrou em loop.

De qualquer forma, está tudo relacionado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estar sucateado e estar sendo sucateado são coisas diferentes. O gasto direto do governo com os caras mais que dobrou em 8 anos.

Os salários com a projeção de aumento proposta (não sei o que está incluso nesses valores porque geralmente tem adicionais):

07en150a_web.jpg

Aspirante a oficial ganha atualmente mais de R$4mil, terceiro sargento R$2.7mil. Não é um início de carreira ruim não. Principalmente se você comparar com o mercado de trabalho em diversas áreas...

Eu acho que essa tabela está desatualizada. A remuneração dos parentes não bate com isso aí não, a não ser que exista algum adicional por mestrado, doutorado...

A propósito, bem lembrado a questão dos praças em início de carreira. Não sei se ainda está assim, mas chegamos ao cúmulo da negada receber menos de um salário mínimo (STF inclusive reconheceu a constitucionalidade disso)...

Talvez o aumento significativo seja especialmente por causa da infraestrutura mesmo, eu não sei.

Quando se compara com outras carreiras, chega a ser ridículo, um Delegado da Polícia Federal em inicio de carreira ganha mais do que muitos oficiais do alto escalão...

Enfim, te garanto e repito: a insatisfação no exército é gigantesca. Além de que o PT tem uma rusga com a instituição, por causa da ditadura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que essa tabela está desatualizada. A remuneração dos parentes não bate com isso aí não, a não ser que exista algum adicional por mestrado, doutorado...

A propósito, bem lembrado a questão dos praças em início de carreira. Não sei se ainda está assim, mas chegamos ao cúmulo da negada receber menos de um salário mínimo (STF inclusive reconheceu a constitucionalidade disso)...

Talvez o aumento significativo seja especialmente por causa da infraestrutura mesmo, eu não sei.

Quando se compara com outras carreiras, chega a ser ridículo, um Delegado da Polícia Federal em inicio de carreira ganha mais do que muitos oficiais do alto escalão...

Enfim, te garanto e repito: a insatisfação no exército é gigantesca. Além de que o PT tem uma rusga com a instituição, por causa da ditadura.

Que há antipatia mútua entre PT e exército eu não tenho dúvida. Sob o prisma dos dois um grupo é um bando de ditadores que afundou o país e o outro é um amontoado de comunistas cara suja que estão dando um golpe.

Essa tabela era estimativa para os aumentos, imagino que o valor atual esteja correto. E provavelmente tem vários adicionais em cima disso.

Nesse post aqui, um capitão do exército reclama de receber R$5290 líquido e faz uma série de críticas (algumas corretas):

http://blogcoronelpa...o-exercito.html

O problema é que a maioria das pessoas no país passa longe de ganhar os R$5290 líquidos. Chega até a soar mal algumas das reclamações feitas por ele.

As carreiras do exército e da PF são muito diferentes, a forma de ação deles também. A PF abre concurso público, se o cara não está satisfeito ele pode tentar outra carreira, a paixão pela profissão não irá mudar já que os próprios reclamam de fazer "a mesma coisa" e ganhar menos.

Um general do exército dos EUA, com mais de 20 anos de serviço ganha 15000 dólares por mês. E estamos falando de um país com um orçamento militar enorme.

Um capitão do exército nos EUA começa ganhando 3000 dólares. Um agente do FBI em começo e meio de carreira ganha muito mais que um soldado no começo e meio de carreira por lá também.

Não acharia injusto aumentos para o exército, como não seriam injustos aumentos para a maior parte das carreiras com exceção das políticas e dos cargos associados. Mas se aquela tabela estiver correta não ganham mal.

Mas é normal, o exército tem um efetivo de quantos soldados? 300000? E a PF tem quantos funcionários? 11, 12 mil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro que os EUA tem uma política diferente salarial, não dá para comparar.

Lá o serviço público tem remuneração, de modo geral, bastante parelha. Vale a pena seguir naquilo que realmente você gosta.

Aqui há uma discrepância salarial enorme entre as funções, muitas vezes baseados em critérios puramente corporativista.

A própria existência da carreira de Delegado, a meu ver, é um erro... mas infelizmente o Brasil talvez ainda não esteja pronto para uma polícia investigativa baseada na promoção progressiva.

Mas enfim, conversa chegou no loop de novo. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Post Original:
       
       
      Edições da moderação (Links Úteis)
      Steam - http://store.steampowered.com/ Origin - https://www.origin.com/pt-br/store/ Humble Bundle - https://www.humblebundle.com/?aug1914 Nuuvem - http://www.nuuvem.com.br/ Uplay - http://shop.ubi.com/store/ubibr/pt_BR/home/ThemeID.36933300 (não ativa na steam) Green Man Gaming - http://www.greenmangaming.com/ CustoGamer - Site para histórico de preços e aviso de promoções. Recomendações de Jogos (Indies e Mainstream) Quer saber se os jogos da Steam estão no preço mais baixo de todos os tempos?
      https://isthereanydeal.com/ https://steamdb.info/ https://www.steamprices.com/br/
    • Léo R.
      Por Léo R.
      Seguinte, preciso comprar um Note/Ultra novo no valor de no máximo uns 2300~2400 reais, gostaria de indicações, e pergunto se os notes da lenovo são bons, só não quero HP, já tive 2.
      Obrigado.
      Note, pra programação/edição de imagens leves, alguns jogos como o FM, e internet/edição de textos.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      De forma a trazer alguma coisas diferentes, e observando o movimento do pessoal nos tópicos nostálgicos, achamos que seria uma boa ideia criar algo para que os membros possam conhecer um ao outro, interagir e se divertir. Para isso, pensamos num joguinho bobo de perguntas e respostas.
      Funcionará assim:
      Alguém posta, o próximo que postar, faz uma pergunta para quem postou (aqui mesmo no tópico) e a pessoa responde, a próxima pergunta vai para quem perguntou por último e assim por diante. Não vale fugir da raia, tem que dar uma resposta honesta. Não vale mandar um "não sei", ou qualquer coisa do gênero. O objetivo aqui é iniciar uma interação entre nós e se você não quiser receber nenhuma pergunta, não faça nenhuma pergunta, é simples.
      Só para exemplificar: Eu fiz o post, o @Leho. vem e faz uma pergunta, eu respondo, daí, o @ZaMBiA vem e faz uma pergunta, o Leho responde e assim por diante.
      Podem perguntar qualquer coisa, desde que dentro dos limites das regras do fórum e do bom senso. Perguntas que sirvam apenas para ofender e denegrir algum outro membro, estão veemente proibidas. Contamos com a colaboração dos membros. Pensem nisso como uma mesa de boteco, não precisam perguntar apenas coisas sérias.
      Portanto, eu já inicio a brincadeira, quem quiser perguntar qualquer coisa, pode perguntar.
      ------------------------------------
      O tópico também serve pra quem quiser contar qualquer coisa da vida, ter ajuda nos problemas pessoais, desabafar, falar de mulher, dos planos e por aí vai. É mesa de boteco mesmo.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Estava lendo uns comentários no reddit sobre o pessoal que veio depois de Seinfeld falando dos clichês da série, sendo que na época, era algo inovador. Daí tive essa ideia para batermos um papinho. Quais os clichês vocês menos gostam nos seus filmes e séries?
      Os meus dois mais odiados tem a ver com relacionamentos, principalmente em séries.
      O primeiro é o famoso "eles vão ficar juntos?", nós sabemos que eles vão ficar juntos, todo mundo sabe que eles vão ficar juntos, mas os roteiristas ficam arrastando até a última temporada ou até o season finale. Um exemplo clássico seria Ross e Rachel de Friends. Não tem problema nenhum os protagonistas ficarem juntos, mas façam de uma maneira orgânica, tipo Bones fez. Enrolaram, tradicionalmente, mas depois da enrolação, criaram um relacionamento novo e utilizaram os dilemas da nova etapa da vida para adicionar drama sem ficar esticando o mistério.
      O segundo é a necessidade inerente de em uma série que tem dois protagonistas de sexos opostos ficarem juntos. Em algumas séries faz sentido, em outras não. Mas normalmente numa série que está faltando algo nesse departamento, forçam situações que nem sempre fazem sentido. Aí fica uma coisa forçada que acaba depois caindo no clichê de cima. Um exemplo recente de que lidaram bem com isso foi Elementary, outro que lidaram muito mal foi The Big Bang Theory, já que o casal principal não passava de uma fantasia nerd e não tinha lá muita química quando as coisas foram evoluindo.
      E os de vocês?
    • Visitante
      Por Visitante
      É ainda um tipo de jogo para um nicho de usuários, imagine 20 anos atrás, 15 anos atrás?
      Os jogos Manager não tinham tanta notoriedade naquela época. Hoje tem uma gama de diversidade muito maior, com um número de gamers muito maior.
      Mas afinal, como vocês vieram parar neste tipo de jogo?
      Enquanto estava todo mundo jogando outros tipos de games em que você tinha que movimentar os seus comandados, em uma época que não tinha esse conceito de "gerenciador", e somente havia as partidas, o play e as manetes. Eis então você conheceu este tipo de jogo peculiar, que você gerencia os comandados, mas não os controla por si próprio. Como você chegou a esse tipo de jogo? Foi um jogo de futebol ou foi com jogo de outro esporte? Fale para nós como descobriu que existe esse tipo de jogo.
       
      Eu conheci o Championship Manager 4 por idos anos 2005 ou 2006 na casa dos meus primos. Depois que voltei das férias, eu fiquei com vontade e obtive o CM4, depois o CM 03/04 até descobrir que havia um tal de Football Manager 2005, que depois foi logo superado pelos FMs posteriores. Mas sempre ouvi falar de gente que começou no CM 01/02 bem antes de mim.
×
×
  • Criar Novo...