Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM12] Pride of Anglia: The 3-4-3 Project - de 2011/12 a 2017/18


GG.

Posts Recomendados

ipfc.png

losango-ou-apenas-um-quadrilatero.png

a-tatica.png

Continuando a proposta de abordar a construção do 3-4-3 no Football Manager 2012, falo agora do meio-campo, o único setor que falta ser detalhado.

Comecei o save utilizando um meio-campo com os quatro jogadores dispotos em linha, no entanto, já na 2ª metade daquela temporada comecei a utilizar um meio-campo em losango, algo mais condizente com a proposta do save.

Esse primeiro meio-campo em losango tinha em seu vértice inferior um médio defensivo (tarefa defender), um médio recuperador de bola (apoiar) e um médio centro (apoiar) pelos vértices laterais e no vértice superior um médio ofensivo (atacar).

Para a temporada 2012/13, a temporada que marcava o retorno do Ipswich à Premier League, optei por uma formação mais segura, que evitasse o rebaixamento do time. O médio defensivo (defender) foi alterado para uma função ainda mais defensiva, a de trinco (defender).

Como meu volante passou a ter uma função mais defensiva e contida, sem se arriscar em posições mais avançados do campo, optei por colocar meus dois meias-centrais como jogadores que dariam mais combate aos adversários e por isso, ambos passaram a jogar como médio recuperador de bola, mantendo a tarefa de apoio. Já o meu o meu meia-atacante continuou como médio ofensivo (atacar), criando jogadas para o centro-avante e também para si.

A nova distribuição de papéis e tarefas para o meio-campo em losango funcionou bem, mas na temporada seguinte, 2013/14, com as contratações e a melhoria da qualidade do elenco, optei por mudar novamente os papéis e tarefas do meio-campo da equipe.

Depois da temporada de estreia, onde o Ipswich não foi rebaixado, me senti mais confiante para arriscar mais ofensivamente. Meu volante deixou de ser um trinco (defender) e voltou a ser um médio defensivo (defender). Os meias-centrais também deixaram as tarefas mais combativas e optei por usá-los como construtores de jogo. Um deles como construtor de jogo (apoiar) e outro como construtor de jogo avançado (apoiar).

No vértice superior do losango, fiz outra mudança, pela primeira vez decidi jogar com um trequartista-número 10 (atacar).

Todas essas mudanças visavam aumentar a capacidade ofensiva da equipe, com mais “liberdade criativa” para jogadores e mais “passes a rasgar” para quem estava no ataque.

Para mim, a temporada 2014/15 foi o ponto de virada do clube, mas essa virada só aconteceu na 2ª metade da temporada. No ínicio da temporada, mantive o meio-campo com as mesmas tarefas e papéis da temporada 2013/14, confiando que os vários jogadores contratados anteriormente estariam mais adaptados ao time e ao estilo de jogo.

O desempenho era melhor, mas percebi uma relativa sobreposição que acontecia entre o meia-atacante e o centro avante de minha equipe. Além disso, sentia falta de uma chegada mais forte de um dos meias-centrais no ataque.

A sobreposição acontecia, por exemplo, na hora de pressionar os zagueiros adversários. Por várias vezes, o centro-avante e o meia-atacante pressionavam o mesmo zagueiro, deixando o outro desmarcado. Em outros momentos, o meia-atacante recebia a bola, mas o centro-avante ficava encaixotado entre os dois zagueiros adversários, dificultando a criação de jogadas para finalização.

Foi por conta dessas questões que fiz as mudanças que dariam mais consistência ao meio-campo e que seguem desde então no save. Para acabar a sobreposição entre meia-atacante e centroavante, desmontei o losango, empurrando o meia-atacante para a direita.

Procurando dar mais ofensividade a um dos meias-centrais, alterei a tarefa do construtor de jogo avançado de apoiar para a atacar. Com isso ele passou a conduzir mais a bola e também passou a chegar mais ao ataque.

A princípio seriam apenas essas mudanças, mas percebi que meu centro-avante talvez rendesse mais se ficasse deslocado para a esquerda em vez de ficar entre os dois zagueiros adversários, sendo marcado alternadamente pelos beques adversários.

4-3-4-assimetrico.png

Em minha opinião houve um crescimento das três posições alteradas. O meia-central que jogava como construtor de jogo avançado passou a marcar mais gols com a troca de tarefa de apoiar para atacar.

O meia-atacante que jogava como Número 10, ao ser deslocado para a direita, se tornou mais participativo na partida, marcando muitos gols, tornando-se uma espécia de 2º atacante e o centro-avante, que antes ficava encaixotado entre dois defensores adversários, passou a ter que enfrentar apenas um e muitas vezes se via com muito espaço para jogar, pois o outro zagueiro saía para tentar bloquear meu Número 10 e deixava muito espaço em suas costas, que às vezes era aproveitado pela velocidade de meu Número 10, que invadia a área adversária após driblá-lo ou lançava meu centro-avante que ficava no mano a mano com o único zagueiro adversário.

Abaixo alguns exemplos das jogadas que passaram a acontecer com as mudanças que efetuei. É possível ver os vídeos dos gols.

Na jogada abaixo, só não é possível ver Gabriel Torje (extremo direito) que está quase colado à linha lateral e foi quem iniciou a jogada do gol. É possível ver minha linha de zagueiros e o meio-campo em losango com Defour (vértice inferior), Tavares e Anderson (vértices laterais) e Popov (vértice superior), como um 2º ataque.

popov-01.png

Nesse momento, com exceção de Torje, meu time parece jogar em um 3-3-4. Anderson está com a bola. Ele passa para Ivelin Popov, que está de costas para seu marcador. Popov recua um pouco para receber o passe, enquanto o zagueiro sai em sua marcação. Ao receber a bola, ele gira em seu próprio eixo, deixa o zagueiro para trás e marca o gol.

Outra situação parecida que termina com finalização de Popov é quando ele vem de frente para o zagueiro, em vez de jogar de costas para o zagueiro, como na situação anterior. Na imagem novamente é possível ver toda equipe, exceto o goleiro. Temos os três zagueiros e o meio-campo em losango jogando mais pelo meio, diferentemente da situação anteior, quando o meio-campo estava pelo lado direito do campo.

popov-02.png

Cairney (vértice lateral esquerdo) está com a bola. É ele quem passa para Popov, que ao receber a bola de frente para a defesa adversária, mas um pouco recuado no campo, obriga o defensor a sair em sua marcação. Popov passa por ele, invade a área e chutar para marcar o gol.

Por último, uma jogada onde Popov não é o finalizador, mas quem municia o centro-avante, no caso, Ferreyra. Na imagem, Popov já está com a bola, o que obrigou a linha de quatro defensores do adversário a se desfazer. Enquanto os dois laterais cuidam dos meus extremos e um zagueiro marca Ferreyra, o outro foi em direção a Popov, deixando um espaço em suas costas.

ferreyra.png

Popov tem três excelentes opções para seguir. Um delas seria o drible no zagueiro e seguir com a bola, entrar na área adversária e tentar o gol. As outras duas são de passe para Ferreyra, que pode receber um passe no local deixado descoberto pelo zagueiro ou um passe para tentar superar seu marcador na corrida. Veja o que ele preferiu!

Essas são as principais situações criadas com as mudanças de posicionamento, tarefas e papéis que fiz no meio-campo e ataque do meu time. No próximo post tático, falarei das instruções coletivas da equipe e do equilíbro de tarefas no time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, fez milagre, que campanha. Meus parabéns. Montou um timasso. D:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O último vídeo ali é o da imagem em que Popov está com a bola, e tem 3 opções a seguir? Não parece...

No mais muito legal essas mudanças que vocês fez no time, aprimorou e vamos ver se dá ainda pra melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, fez milagre, que campanha. Meus parabéns. Montou um timasso. D:

Não é milagre não. É trabalho, como diria o Muricy! :whistling:

O último vídeo ali é o da imagem em que Popov está com a bola, e tem 3 opções a seguir? Não parece...

No mais muito legal essas mudanças que vocês fez no time, aprimorou e vamos ver se dá ainda pra melhorar.

Já consertei tudo. Valeu pelo alerta. Agora dá para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem show esse 3-4-3 viu...deu muito trabalho (dos saves que eu acompanho foi o que vc teve mais dificuldade) mas o resultado foi ótimo.

Parabéns.

Valeu, Neo.

Deu sim, só para conquistar o campeonato nacional foram quatro temporadas.

Creio que se o time tiver jogadores de melhor qualidade ele funcionará melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sempre estou postando, mais to de olho no save.

Fantástica a calma e a maneira de ir passo-a-passo construindo o save e seus objetivos, provando mais uma vez que é realmente um dos maiores contadores e também jogadores, parabéns Gilson.

Depois de baixar um update fiz um breve save com o Ipswich e pude observar que tem excelentes nomes ofensivos como Michael Chopra e JET!

Boa sorte Gilson!

Parece que eu estava certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sempre estou postando, mais to de olho no save.

Fantástica a calma e a maneira de ir passo-a-passo construindo o save e seus objetivos, provando mais uma vez que é realmente um dos maiores contadores e também jogadores, parabéns Gilson.

Parece que eu estava certo!

Estava certo sim, o JET foi uma grande indicação.

Obrigado pelo elogio. É como eu digo, com um pouco de paciência, aos poucos se constrói uma equipe forte no FM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve uma campanha impecável na Premier League e o time se superou na reta final da UCL com as viradas.

Vai falar também sobre as instruções individuais dos jogadores ou não teve que usar elas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve uma campanha impecável na Premier League e o time se superou na reta final da UCL com as viradas.

Vai falar também sobre as instruções individuais dos jogadores ou não teve que usar elas?

Na Premier nos comportamos muito bem e na UCL foi como você disse, na base da superação.

Não devo falar não, pois com exceção da defesa, no restante eu usei instruções padrão, sem alterações.

Ótima análise, ótimo time e ótima temporada (ponto final)

Ótimo comentário (ponto final)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ggpofm, qual update voce utiliza nesse save? E quando eu digo update é em relação a db

Editado por jmcc84
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ggpofm, qual update voce utiliza nesse save? E quando eu digo update é em relação a db

Eu sempre uso o que vem com o jogo. Não uso updates de terceiros. No meu caso creio que tenha sido a primeira, logo quando o FM12 foi lançado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre uso o que vem com o jogo. Não uso updates de terceiros. No meu caso creio que tenha sido a primeira, logo quando o FM12 foi lançado.

Ah tá. É que eu notei pelas fotos que a grafia de alguns clubes é diferente da db original , por exemplo, no seu save tá "Manchester United" por extenso mesmo o nome do clube, e aqui com o db original ele fica abreviado : "Man Utd".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá. É que eu notei pelas fotos que a grafia de alguns clubes é diferente da db original , por exemplo, no seu save tá "Manchester United" por extenso mesmo o nome do clube, e aqui com o db original ele fica abreviado : "Man Utd".

É que eu não gosto, de certas abreviaturas que o FM usa. Mas isso não precisa ser alterado na DB, pode ser feito por meio de um arquivo .lnc

Eu não sei como está, mas existe um arquivo pronto para isso: http://forum.fmanager.com.br/index.php/topic/100703-fm2012-susie-real-names-for-clubs-competitions-and-awards-fix/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

ipfc.png

Faz quase um mês que fiz a última atualização do save. Depois de conquistar a Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique fiquei um pouco desanimado para continuar o save, algo muito comum quando se joga na Europa e mais comum ainda quando se joga com um único clube. Sem saber que destino dar ao save, resolvi deixá-lo sem atualizações enquanto decidia o que fazer.

Depois de muito pensar, percebi que o save ainda tem alguns aspectos a sererem explorados e o principal deles diz respeito ao estilo de jogo. Mesmo tendo implantado o 3-4-3 com sucesso penso que há espaço para evoluir o estilo de jogo do time. Se eu consegui fazer o Ipswich jogar com qualidade com muitos jogadores que não fazem parte da elite do futebol mundial, o que poderei fazer se contratar jogadores de melhor qualidade? Será que a posse de bola aumentaria? Ou o time ficaria apenas mais forte e venceria os adversários com maior facilidade? E o sistema defensivo? É possível aperfeiçoá-lo transformando-o em algo ainda mais seguro mesmo com três zagueiros? Essas são algumas das perguntas que me motivaram a prosseguir com o save.

Além da questão do estilo de jogo, exitem outros aspectos do save a serem explorados:

  • Tenho vários jogadores com menos de 20 anos com potencial de evolução e que precisam jogar para evoluir.
  • Mesmo com vários títulos, ainda não consegui vencer o Manchester United em uma partida pela Premier League.
  • Na mais recente temporada, eu conquistei a primeira tripla do save com a Liga dos Campeões, Premier League e Copa da Liga, mas ainda não consegui ganhar a tripla mais valisosa formada por Liga dos Campeões, Premier League e FA Cup.
  • Também posso tentar a conquista de todos os títulos de uma temporada com a conquista das duas supercopas (Community Shield e Supercopa UEFA), Liga dos Campeões, Premier League, FA Cup, Copa da Liga e Mundial de Clubes.

    Deixando de lado as conquistas, há espaço também para a evolução do clube:

    • Existem quatro clubes com reputação mundial: Barcelona, Manchester United, Bayern Munique e Real Madrid. Abaixo deles existem os clubes de reputação continental e o Ipswich já é o segundo da lista, atrás apenas do Chelsea.
    • Com relação à riqueza, o Ipswich ocupa uma posição de destaque, o 7º colocado e precisaria passar por Manchester United, o Arsenal e o Tottenham para se tornar o clube mais rico da Inglaterra.
    • Esportivamente, o clube está em 9º lugar no Ranking da UEFA e tem muitas possibilidades de ascender nele nas próximas temporadas, conquistando uma vaga “cativa” no 1º pote no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.
    • Estruturalmente, eu tenho procurado evoluir o clube desde o início do save e a “menina dos olhos” é o novo estádio do Ipswich, que está em construção e ficará pronto, não sei bem ao certo, se em junho de 2018 ou setembro de 2019 e que promoverá o aumento das receitas do clube.

    Por último existem alguns aspectos relacionados com o meu personagem no save. Meu pseudônimo, William White, tem reputação mundial e com o título da Liga dos Campeões foi incluído na lista de lendas do Ipswich, ao lado de nomes como Bob Robson e Alf Ramsey. Um desses aspectos é que na temporada 2017/18 ele superará o número de partidas de Alf Ramsey no comando do Ipswich.

    Eu ainda poderia listar vários outros aspectos do save em que há espaço para evoluir e isso é possível em qualquer save, de qualquer pessoa, desde que se queira criar esses motivadores para se levar um save adiante. No meu caso, agora eu estou pronto para seguir adiante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que o save não parou, já estava achando que ia terminar ali mesmo, e mesmo que tivesse terminado há aquela altura, já teria sido um save fantástico, agora se você conseguir levar adiante, até "cumprir" todos esses tópicos ai que você citou, eu não saberia uma palavra para definir o quão bom seria o save.

O tabu contra o Manchester não pode continuar, e quero ver como será se tiver os jogadores TOP de linha da europa, seria muito interessante ver um super craque mundial no Ipswich.

Força Gílson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande GG !

Ainda bem que voltou e colocou novos aspectos a serem alcançados no save .. estou no aguardo das atualizações e na transformação por completo do clube em uma potência mundial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que o save não parou, já estava achando que ia terminar ali mesmo, e mesmo que tivesse terminado há aquela altura, já teria sido um save fantástico, agora se você conseguir levar adiante, até "cumprir" todos esses tópicos ai que você citou, eu não saberia uma palavra para definir o quão bom seria o save.

O tabu contra o Manchester não pode continuar, e quero ver como será se tiver os jogadores TOP de linha da europa, seria muito interessante ver um super craque mundial no Ipswich.

Força Gílson!

Reli aquele seu comentário depois que venci a UCL e vi que valia a pena jogar um pouco mais. É verdade que pretendo fazê-lo menos detalhado, mas creio que será um bom divertimento.

Também tenho essas expectativas que você têm. Vamos ver como será.

Grande GG !

Ainda bem que voltou e colocou novos aspectos a serem alcançados no save .. estou no aguardo das atualizações e na transformação por completo do clube em uma potência mundial.

Precisei daquela pausa para não fechá-lo prematuramente. Quero ver como esse time se sairá com novos e melhores jogadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que tinha encerrado-o. Muito bom você ter recuperado o ânimo em continuar contando esse ótimo save.

Seguindo o que o Igor disse, caso você cumpra o que mostrou no post, esse save irá se tornar um dos melhores - se não o melhor - da história da área. Parabéns e força para a continuação, Gílson! :happy_cool2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que tinha encerrado-o. Muito bom você ter recuperado o ânimo em continuar contando esse ótimo save.

Seguindo o que o Igor disse, caso você cumpra o que mostrou no post, esse save irá se tornar um dos melhores - se não o melhor - da história da área. Parabéns e força para a continuação, Gílson! :happy_cool2:

Foi bom eu ter esperado um pouco. Em outras oportunidades já havia acontecido algo semelhante, mas infelizmente havia apagado os arquivos do save e não pude retomá-los.

O que coloquei no post não são objetivos a serem cumpridos. Como eu disse são aspectos que podem ser explorados, mas não significa que irei persegui-los. Se eu quisesse, além daqueles poderia listar outros 10 "objetivos" ou até mais, porém o único objetivo do save era fazer o 3-4-3 funcionar no FM e isso eu creio que já consegui.

Luiz, sei que você falou com boa intenção, mas outra questão é que esse negócio de o save precisar cumprir objetivos para ser bom não me agrada nem um pouco, por isso mesmo não coloquei nenhum objetivo explícito no meu save, pois não vejo necessidade.

Outra coisa que não gosto é essa relação de que para um save ser bom ele precisa ser vencedor. Como já disse outras vezes, me interesso mais pela trajetória de um save com suas conquistas, derrotas, sofrimentos, alegrias e outras emoções do que necessariamente um save com vários títulos conquistados de forma rápida, limpa e indolor, por isso mesmo, dificilmente me interesso por saves com equipes grandes ou até medianas de ligas importantes ou aqueles saves onde as conquistas sempre parecem fáceis em demasia. Para mim são saves sem alma.

Valeu pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh, felizmente vc conseguiu encontrar um ponto futuro no save, algo para buscar, algo que ainda te desafia, e isso faz este save tão especial. Poderia ser o título maior do continente o auge do save, mas ainda há muito o que fazer pelo Ips, mais que títulos, objetivos e tudo mais. Conseguir motivação quando se chega tão alto, falando ainda em relação a títulos, é algo muito complicado, senti isso no save do Rayo. Vai ser bonito de ver este clube crescendo também fora das quatro linhas, a começar pelo novo estádio que certamente irá dar um up nas receitas e encaminhar o time para este seleto grupo dos grandes clubes do mundo.

Além do mais, ainda tem esta questão da tática, que diga-se de passagem você já conseguiu desmitificar esta formação tão complicada de se colocar em prática, principalmente pela insegurança que passa uma tática com três zagueiros, mas se ainda cabe melhorias, vamos lá! Na torcida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh, felizmente vc conseguiu encontrar um ponto futuro no save, algo para buscar, algo que ainda te desafia, e isso faz este save tão especial. Poderia ser o título maior do continente o auge do save, mas ainda há muito o que fazer pelo Ips, mais que títulos, objetivos e tudo mais. Conseguir motivação quando se chega tão alto, falando ainda em relação a títulos, é algo muito complicado, senti isso no save do Rayo. Vai ser bonito de ver este clube crescendo também fora das quatro linhas, a começar pelo novo estádio que certamente irá dar um up nas receitas e encaminhar o time para este seleto grupo dos grandes clubes do mundo.

Além do mais, ainda tem esta questão da tática, que diga-se de passagem você já conseguiu desmitificar esta formação tão complicada de se colocar em prática, principalmente pela insegurança que passa uma tática com três zagueiros, mas se ainda cabe melhorias, vamos lá! Na torcida!

Minha motivação foi aproveitar o dinheiro que o clube está recebendo e contratar jogadores de maior renome e ver o jogo evoluir, pois se eu conseguir isso, os títulos virão, mesmo que não sejam todos. Além disso tem a estrutura e fiquei curioso para ver porque em um lado o estádio sai em 2018 e em outro em 2019. Será que virá coisa boa por aí?

Pois, parecia meio difícil, mas no final deu até para ser campeão invicto da Premier e da UCL e sofrendo poucos gols, o que é bastante legal.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal ver que irá continuar. Já estou curioso pra ver as mudanças que fará no elenco e a busca pelos objetivos dá uma inspirada na gente pra fazer o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal ver que irá continuar. Já estou curioso pra ver as mudanças que fará no elenco e a busca pelos objetivos dá uma inspirada na gente pra fazer o mesmo.

Por isso que eu pedi para você não fechá-lo. Precisava de um tempo para pensar.

Não existem objetivos a serem cumpridos. O objetivo que coloquei para o save foi fazer o 3-4-3 funcionar e isso foi conseguido em minha opinião. Agora, meu desejo é evoluir o estilo de jogo da equipe e aí entram os novos jogadores. :yes_thumbup2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • SilveiraGOD.
      Por SilveiraGOD.
      17h



       
      MINHA NOSSA SENHORA! EUROPA LEAGUE, AÍ VAMOS NÓS!
      Kelleher, terceiro goleiro, vai jogar um jogo de Champions League decidindo classificação contra o Ajax. Não tá legal ainda? Vamo de Neco Williams na lateral e de Jones na meia. Ah, não nos esqueçamos que o Fabinho tá na zaga, também.
      Caralho, sério, eu não lembro de ter tanto problema de lesão ou de jogadores medianos/não prontos desde a chegada do Klopp, 4~5 anos atrás. É rezar pro Henderson segurar o meio e o trio de frente estar inspirado porque olha... tá foda o bagulho.
    • SilveiraGOD.
      Por SilveiraGOD.
      Valor bem legal de venda pras duas partes. Ziyech tá saindo da Holanda com uns 2 anos de atraso. Acho que vai mitar na PL, ainda mais sob comando do Lampard, que vem fazendo um bom trabalho.
    • Lanko
      Por Lanko
      Última fase de mata-mata antes da fase de grupos. O Ajax vai visitar os cipriotas hoje, às 16:00.
      Infelizmente só devo poder assistir o 2° tempo, se isso.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Contratação muito grande para se perder no tópico único.
    • David R.
×
×
  • Criar Novo...