Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM09] O Zé da Europa volta a casa


Red_Moskito

Posts Recomendados

bannerdortmund.png

Mostrando as mexidas, apresentando os craques

Depois da pequena revolução que por aqui fiz na época passada, estava na altura de dar estabilidade à equipa. Por um lado, porque não posso passar o resto da vida a transformar radicalmente a equipa, nem as contas do clube me permitem fazê-lo. Por outro lado, porque a equipa já se assemelha aquilo que pretendo, e o que seria de estranhar era o contrário, depois de tanta alteração.

Assim, as compras e as vendas foram bastante mais limitadas que na época anterior, também devido aos curtos 10 milhões colocados à disposição. Sairam jogadores que não tinham o perfil que pretendo, mesmo que o seu valor fosse inquestionável. Entraram os possíveis, tendo em conta as limitações.

transf-27.png

Passamos à prometida e tão aguardada apresentação do plantel, para já dos Guarda-Redes.

faixabaliza.png

José Luis Navarro Velho conhecido, foi o titular do Feyenoord durante a passagem do Nabão por lá, e foi uma das primeiras compras deste Dortmund. Titular na época passada, terá mais algumas dificuldades para manter o posto este ano. Capaz do pior e do melhor, resolve jogos sozinho, mas também consegue borrar a pintura a sair estudipamente a bolas inofensivas.

navarro-1.png

Stéphane Fournier Nascido nas escolas do ESTAC passou por Delemont e Angers até chegar ao Manchester City em 2022. Estava há uns meses no Ajax, onde era suplente. Confesso que tenho algumas dúvidas entre ele e o Navarro como titulares.

fournir.png

Carlos Camacho O titular da selecção da Costa Rica era o dono das redes do Borussia aquando da minha chegada, pelo que podem imaginar o estado de alguns sectores do plantel. Fraquinho, em atributos e exibições, será o número 3.

camacho.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 657
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • gq-tricolor

    36

  • Red_Moskito

    320

  • six_strings

    104

  • Rykardow

    35

bannerdortmund.png

A defesa, juventude e qualidade

Na defesa não temos craques mundiais, como aliás não os temos em nenhum sector. Mas temos jogadores de grande nível, e penso mesmo que é o melhor sector da equipa, e a menos que haja saídas inesperadas, não prevejo grandes mudanças por aqui.

faixadefesa.png

Sebastián Defesa direito. O Espanhol chegou de forma curiosa, pois eu estava a tentar contratar outro jogador que ia custar 11 milhões, e ele preferiu ir para o Depor. Por acaso decidi ir ver quem era o anterior titular deles, e aproveitei a baixa de preço. Não é nenhum fenómeno, mas dará certamente 1 bom suplente.

sebastian.png

Darko Cvetkovski Defesa direito. É um pouco lento para o que eu gosto como lateral, mas defende bem. Perseguido pelos gigantes da europa, veremos quanto tempo por aqui se mantem. Vai ser a 5a época no Dortmundo depois da chegada vindo do Hannover por 4,6M em 2022.

cvetkovski.png

Tobias Çaliskan Defesa esquerdo e centro. Bom central, tem jogado em adaptação à faixa esquerda e tem cumprido. Já recusei 14 milhões por ele, mais do que a nossa verba anual de compras. É para manter.

caliskan.png

Ronaldo Defesa esquerdo. O Brasileiro é o tipo de lateral que todos gostam de ter. Não tem pontos forte nem fracos. Pena estar em fim de contrato e não querer renovar, provavelmente sairá em Dezembro. É uma boa alternativa.

ronaldo.png

Ben May Defesa esquerdo e centro. Uma contratação tipica do FM. Já no Feyenoord o tinha tentado contratar, e continuei a tentar no Dortmund. Nem aceitava dizer quanto queria, e esperava que renovasse pelo Arsenal. De repende ficou sem clube e assinou por um ordenado normal. Ainda bem, porque é titularissimo.

may.png

Mario Montoya Defesa esquerdo e centro. Estava à procura de um central de classe para fazer dupla com o May, mas os preços eram proibitivos, sempre acima de 15M. De repente o Marselha vem oferecê-lo por menos de 8M, e apesar de ter que oferecer 1 salário que considero exagerado, penso que o vale bem.

montoya.png

Vito de Gregório Defesa centro. O Italiano já fazia parte do plantel, e decidi mantê-lo por cá. Foi titular na época passada, será suplente nesta. Tem capacidades de nível, mas o seu fisico não é o indicado para esta liga, principalmente pela lentidão.

vito.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerdortmund.png

O meio campo é pouco versátil mas muito forte

O miolo costuma ser a parte mais importante de uma equipa, e não será diferente na Alemanha, principalmente numa equipa que joga 90% das vezes em 451. Estes são os nossos maestros, e a qualidade abunda, pena que a maioria deles sejam pouco versáteis, o que coloca algumas dificuldades quando as lesões apertam.

faixamedios-2.png

Dimitrije Rovcanin Defesa centro, Médio defensivo, Médio centro. Começou no Partizan em 2017, mas não se impôs. Passou pelo Borac e chegou ao Estrela estrela Vermelha, onde se afirmou como patrão da defesa. Vi nele um possível médio completo, e fui buscá-lo para o Feyenoord. Assim que cheguei a Dortmund foi das minhas primeiras compras, e foram 14 milhões bem gastos.

rovcanin-1.png

Fernando Salguero Defesa centro, Médio defensivo, Médio centro. É um médio defensivo completo, sem grande exuberâncias mas sem quase nenhuns pontos fracos. Pensei nele para o Feyenoord mas estava de saída, e adiei a decisão. Faz parte dos titulares mas não tem o lugar garantido. Veio do Brondby por uns 2,6M bem gastos.

salguero.png

Uwe Heitmeier Defesa centro, Médio defensivo, Médio centro. Jogador mediano mas muito útil. Nunca será um craque, mas até haver mais verbas será uma opção interessante. De 2014 a 2022 no Estugarda, estava há 3 anos no Leverkusen, e mesmo sem ser titular era muito usado. 3,9M foi 1 pouco caro, mas as opções eram mais caras ou de menos qualidade.

heitmeier.png

Juan Arias Médio atacante direito e esquerdo. O craque do Hannover esteve a 1 passo do Feyenoord mas na altura custava mais de 10M. Custou 1s agradáveis 5,25M, pena apenas a idade. Bastante razoável nas bolas paradas.

arias.png

Jaap Hiddink Médio atacante direito. Suplente no Feyenoord, suplente por cá. Jogador útil, mas ligeiramente inferior ao Arias. 9M um pouco caros, mas tem o perfil que procurava.

hiddink-1.png

Robin Schenkel Médio atacante esquerdo. um dos craques da equipa, muito da época vai depender de se manter fora de lesões. Custou 6,75M para deixar o Feyenoord, muito bem gastos. Dividirá com Arias a cobrança de livres e cantos.

schenkel.png

Javier Médio atacante esquerdo e centro. Um dos poucos jogadores que podem fazer mais que uma posição no meio campo. Custou uns módicos 1,6M e pelo preço foi uma boa compra. Opção.

javier.png

Gordon Gourlay Defesa e médio centro. Uma das falhas (na minha opinião) da equipa na época passada, foi ter um maestro fraco fisicamente, o que causava um meio campo passivo contra defesas mais aguerridas. Gourlay foi o patrão do Feyenoord, será o patrão do Dortmund. Há 3 anos custou aos holandeses 12M, saiu por 5,75M. Boa compra, pena a idade obrigar a começar a pensar na sua sucessão dentro de 2 ou 3 anos.

gourlay-1.png

René van Buren Médio centro. Um jogador mediano, para ter como opção. Foi comprado com o que restou da aquisição dos craques do ano passado, e fez alguns jogos de bom nível. Por 300mil seria um pouco injusto pedir mais.

buuren.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerdortmund.png

Avançados que decidem, e é o que se pede

Na frente, tudo tranquilo. 3 matadores de grande classe, daqueles que têm capacidade para decidir jogos sozinhos, garantindo vitórias mesmo quando a equipa joga menos bem.

faixaataque.png

Thomas Hartung Ponta de lança. Craque do Werder Bremen de 2012 a 2021 até sair para o Kaiserslautern por 4,2M. 2 anos depois chegou por 8M ao Dortmund, onde já era suplente utilizado aquando da minha chegada.

hartung.png

Peter Schuster Ponta de lança. Criado no meu clube de coração na alemanha desde um certo save sobre fortunas, surgiu em 2010 mas saiu em 2015 de borla para o Bochum. Em 2018 veio para cá também à borla e tem sido sempre titular, com quase 100 golos marcados na Bundesliga. Craque!

schuster.png

Mikel Urrutia Ponta de lança. O espanhol é um jogador de grande futuro, apesar de o físico ainda o fazer perder muitas bolas fáceis. Gastei 2,6M para o trazer do Osasuna, e penso que foram bem gastos. Será opção juntamente com o Hartung.

urrutia.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem bons atacantes, só o Urrutia que deve ter mais dificuldades para jogar como matador, já que é fraco fisicamente.

Ele até é mediano, mas para uma liga destas isso pode não ser suficiente...

Obrigado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerdortmund.png

Começamos com a força toda! Vai Borussia!

Na época anterior, como já foi explicado repetidamente, foi um pouco caótica devido à chegada de 14 jogadores novos, 7 deles titulares e todos muito utilizados. Nesta nova época, como também já referi, limitei as entradas a 5 nomes, 3 titulares e 2 suplentes. As espectativas eram que a equipa começasse com mais gás que anteriormente, e mostrasse mais entrosamento e consistência.

A pré-época deixou-me, tenho que o confessar, com alguns receios tanto pela falta de resultados deslumbrantes como por alguma pobreza ao nível das exibições, principalmente contra adversários que considero mais fracos. Felizmente as coisas mudaram quando começaram os jogos a sério, e a pré-eliminatória contra o Halmstad serviu para colocar o moral da equipa bem elevado, deixando para o passado as crises de confiança de meados da época passada.

A partir desse momento a equipa pareceu crescer e jogar aquilo que eu esperava dela. Eliminámos o Tampere, e garantimos a passagem à fase de grupos da Taça UEFA, onde conseguimos fazer uma carreira razoável com 2 vitórias e 1 derrota no Kuip. Aparentemente, este Borussia tem sempre muitas dificuldades contra as antigas equipas do Nabão. Será sinal que o trabalho ficou bem feito? Quanto à Taça da Alemanha, as coisas vão correndo com naturalidade e os dois primeiros adversário já cairam. Eram equipas de segundo nível, é verdade, mas para mim passar uma eliminatória contra o Milan ou contra o Lordelo é igual, quero é passar. Na Bundesliga não podia estar mais contente com a prestação da equipa, com os bons resultados a serem acompanhados por exibições de bom nível, e os pontos perdidos a deixarem um sentimento de alguma injustiça.

faixajogos-5.png

Fizemos uma boa série, nos jogos oficiais arrancámos com umas impressionantes 12 vitórias seguidas, e no total conseguimos 16 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Na bundesliga conseguimos 25 pontos em 30 possíveis, coisa de equipa que luta pelo título, não tenho a certeza que o consigamos fazer novamente, pelo menos esta época. Destaco pela positiva os jogos contra Halmstad em casa e fora, o primeiro jogo contra o Tampere, e as importantes vitórias contra Hamburgo, Colónia e PAOK. Vamos ver o que consigo fazer na próxima série, que começa com uma dificuldade um pouco acima da média.

jogos1-17.png

jogos2-17.png

faixabundesliga.png

Estamos no grupo que lidera a bundesliga, o que é bastante surpreendente e agradável. Temos um ataque que será apenas mediano, mas até aqui conseguimos mostrar que temos uma defesa de respeito. A liderança não me preocupa muito, porque tenho a noção da realidade, e sei que esta equipa ainda não tem estofo suficiente para voos tão altos. Mas é importante manter o Borussia perto da frente, porque o grupo vai acabar por se quebrar, e quem se conseguir manter no grupo da frente terá uma época muito mais tranquila. No ano passado o grupo da frente foi constituido por 4 equipas, bom mesmo era o grupo desta época ser só de 3, garantia já a ida à Champions.

tabela10-16.png

faixaeuropa-5.png

Impressionante uma vitória com 2 algarismos numa competição europeia, e logo na jornada inicial o Feyenoord mostrou ser a equipa mais forte do grupo. Pela nossa parte conseguimos as duas vitórias "obrigatórias" nos jogos contra as equipas mais fracas. Ao terceiro jogo, foi muito complicado jogar no Kuip, tanto em termos de memórias, como pelo jogo tremendo dos Holandeses. Muito fortes mesmo, espero que no jogo de retorno seja possível dar o troco. Mesmo que o consiga, será complicado compensar a diferença de golos e atingir o primeiro lugar da tabela. Era importante para evitar alguns tubarões na fase já do mata-mata, mas o mais provavel é estar bem praparado para dificuldades...

tabela3uefa-1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! Só perdeu dois jogos na temporada e com certeza deverá assumir a liderança da Bundesliga. Se ganhar do Bayern, um abraço. E venceu os que tinha que vencer. Acho que passa o Feyenoord no último jogo em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Bundesliga teoricamente é líder, pis estás com um jogo a menos...

Acho que no momento a Taça Europa deve ficar em segundo plano.

Vai tudo depender do lider, estao mesmo muito fortes!

Obrigado!

Muito bom! Só perdeu dois jogos na temporada e com certeza deverá assumir a liderança da Bundesliga. Se ganhar do Bayern, um abraço. E venceu os que tinha que vencer. Acho que passa o Feyenoord no último jogo em casa.

Vamo la para cima do bayern!!!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerdortmund.png

Não chegámos ao inverno na frente, mas quase

Depois de um arranque que até a mim me surpreendeu, tinha a dúvida se esta equipa se conseguia manter nos lugares cimeiros da tabela à medida que o grupo se fosse partindo. Não posso dizer que tenha sido outra surpresa, mas foi bastante agradável ver a equipa do Dortmund a manter-se coladinha ao líder até à paragem de inverno. A qualidade das exibições manteve-se, e as vitórias iam aparecendo. Na UEFA ganhámos o que faltava, pena a quantidade absurda de golos do Feyenoord que nos obrigou a passar à fase do mata-mata no segundo posto, o que pode colocar no nosso caminho equipas mais fortes. No total disputámos 10 jogos, com apenas 1 derrota e 1 empate, pelo que o saldo é mais uma vez positivo.

faixajogos-5.png

As vitórias contra Bayer e LevaNoKusen foram a prova final de que esta equipa está mais forte, e mais madura. Temos estofo para bater os grandes, tanto em nossa casa como nos estádios deles. Conseguimos ainda ganhar ao Estugarda e ao Feyenoord, que foram vitórias bem importantes. Pena a muito injusta derrota caseira frente ao líder, que podia ter colocado o Dortmund na frente e bem isolado. Por outro lado o empate contra o Hannover foi justissimo, e se tivessemos perdido a partida também não era escândalo nenhum.

jogos3-18.png

faixabundesliga.png

Na tabela conseguimos acompanhar a fuga do Schalke, e destacámo-nos dos perseguidores. A lógica terá que ser a mesma até final, vamos tentar acompanhar o andamento do primeiro classificado, e esperar que quem nos segue não o consiga fazer. Conseguir manter este lugar na tabela no finald a próxima série era mesmo muito bom.

tabela17-1.png

faixaeuropa-5.png

Ganhámos todos os jogos da UEFA que faltavam, e conseguimos colar aos Holandeses, pena já não ter sido suficiente para os tirar do primeiro posto. Não posso dizer que seja muito injusto, a verdade é que eles são mesmo muito fortes.

tabelauefa-1.png

Depois da paragem da liga, aconteceram dois acontecimentos que tenho que dar algum destaque, pelo menos para vocês aplaudirem ou criticarem ;)

Uma proposta muito tentadora vinda de terras de sua majestade, mas que não se enquadra nos planos de carreira do Nabão. Voltar a Inglaterra é uma questão que não se coloca neste momento.

propostaarsenal.png

Além disso, houve 1 ligeira mexida no plantel. Surgiu 1 boa proposta pelo nosso defesa esquerdo suplente, e o brasileiro Ronaldo saiu para o Chievo por 9,5M. Aproveitei o dinheiro recebido para dar à equipa mais opções no miolo do meio campo, e fomos ao Tenerife buscar o médio centro Rafael, um jovem já muito completo, pena o fraco jogo aéreo. Além disso, veio também outro homem do Feyenoord. O guarda-redes Bargougui estava à venda a custo zero, e para terceira opção não podia desperdiçar 1 jogador que eu próprio tinha contratado para o clube holandês por 8M há pouco mais de 1 ano.

rafael.png

barguli.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está surpreendendo..

Mechou no necessário, e eu não resistiria a uma proposta do Arsenal NUNCA.

Já ganhei a EPL com o Villa, 3 taças UEFAS e 2 Champions, tive no Real o melhor plantel do mundo, portanto havia pouco de novo a conseguir em Londres ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerdortmund.png

Podia esperar tudo, mas isto não...

Tenho que admitir que nada me preparava para, a sete jogos do fim, estar na frente isoladissimo. Começamos a série bem instalados na tabela, com 1 segundo posto que já me agradava. Nestes 10 jogos fizemos uns razoáveis 23 pontos em 30 possíveis, o que em circunstâncias normais seriam suficientes para nos mantermos perto do líder, ou pelo menos para não os deixarmos fugir muito. Incrivelmente o Líder fez apenas 15 pontos na mesma série, e ainda mais impressionante o Hoffenheim, que estava em terceiro, fez apenas 11 pontos... É por isso que esta é a minha liga favorita, não existeste outra no mundo que seja mais competitiva. Na Taça da Alemanha continuamos rumo às meias finais, embora tenha que admitir que o sorteio tem sido muito amigável. Pena a eliminação da Taça UEFA, contra um Ajax que nem sequer nos deu chances de discutir a eliminatória. Os Holandeses foram sempre muito mais fortes, e conseguiram colocar sempre tanta pressão no nosso meio campo que a equipa simplesmente bloqueou.

faixajogos-5.png

Bons resultados no campo do Hertha, Werder Bremen e Hoffenheim. Pena as derrotas com o Ajax, e os pontos da Bundesliga perdidos com HSV, Colónia e Frankfurt.

jogos6-12.png

jogos7-8.png

faixabundesliga.png

Com 7 pontos de avanço a 7 pontos do fim, tenho que admitir que as minhas previsões estão completamente fora de causa. Não vamos lutar pelo título e demorar uns anos até conquistar a bundesliga, provavelmente seremos campeões já este ano. A menos que haja alguma tragédia.

tabela27-1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bannerdortmund.png

And the winner is... BORUSSIA!!!

Era difícil deixar fugir o caneco, e conseguimos manter o ritmo demolidor até final. Fizemos mesmo uma grande, grande época, e conseguimos ser o campeão Alemão com mais pontos desde o início deste save.

faixajogos-5.png

Apenas 1 empate nos 7 jogos finais da Liga, fizeram um campeão com uns impressionantes 83 pontos, e com um avanço de 12 que ainda é mais impressionante. Pena a derrota na Taça, onde alguns erros na apreciação do adversário ditaram a derrota, mais uma vez.

jogos8-2.png

faixabundesliga.png

Bonito isto, não?

tabelafinal-1.png

Fica a ficha de mais uma final perdida pelo Nabão...

finaltaca-4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...