Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação


#Vini

Posts Recomendados

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2031 - Retrospectiva do save

Retrospectiva

Com 10 temporadas completas, vale recapitular o que foi feito até aqui e quais foram os desfechos dos principais campeonatos até aqui. Primeiramente, vamos pela trajetória de Givanildo, que começou no Manaus e faturou cinco estaduais de 2021 a 2025 sem maiores dificuldades, ao passo que também subiu de divisão no Brasileirão.  Primeiro na Série C, onde garantiu a vaga no apagar das luzes com o 4º lugar no grupo Norte-Nordeste, para depois terminar atrás do Botafogo (PB), que foi o campeão, e garantir a ida à série B. Em 2022, na primeira temporada de Série B, o time não pareceu sentir as dificuldades de um recém-promovido e ficou no quinto lugar, quase subindo de cara. Até que no ano seguinte, com um ponto a mais (74), venceu a série B, chegando no topo do país. 

Na primeira temporada na Série A, não sentimos dificuldades e terminamos em terceiro em um ano bem atípico, com o Fortaleza sagrando-se campeão. E para bagunçar mais a cabeça dos analistas, em 2025 foi a nossa vez de conquistar o título, o primeiro da galeria de Givanildo.  Aqui, para quem acompanha fica sempre a dúvida do porquê não tentar uma Libertadores com o time e eu também fico com esse dilema. A questão para mim é que o save em si já é longo, então preciso focar nos objetivos principais e não me distrair com conquistas a mais. Por isso saí e fui para o Juventude, que também gerou certas dúvidas em vocês, mas que foi escolhido por pura e simples disponibilidade, evitando assim que eu ficasse muito tempo parado. 

No clube de Caxias, a Série B foi ultrapassada com a última vaga em um jogo emocionante com o Náutico na última rodada e a Série A poderia se mostrar difícil pensando em como subimos, mas a base que preparamos foi boa e os reforços adicionaram qualidade o suficiente para terminarmos na 3ª posição, repetindo o feito do Manaus.  Na temporada seguinte, a taça foi para Caxias e quase conseguimos uma maravilhosa dobradinha com a Libertadores, mas fomos vice para o Santos de Marcel Sabitzer (sim!). Novamente o dilema e novamente a decisão mais dolorida. Saí e dessa vez precisei esperar cinco meses para assinar com o Sport, em maio de 2029. O cenário era bem mais complicado, com o clube com um orçamento de transferência negativo em R$ 36 milhões. 

Após fazer uma limpa no elenco e ajustar conforme as qualidades dos jogadores que ficaram, conseguimos nos estabilizar e fugir do rebaixamento, terminando na 12º posição. Com esse ajuste e a importante venda de Elias em 2030, conseguimos reforçar o elenco e terminar o Brasileiro em sexto, ainda que lamentando as quedas precoces na Copa do Brasil e Sul-Americana.

 

Depois de Givanildo

Manaus

Depois da minha saída, o Manaus teve uma queda brusca e terminou em 11º em 2027 e em último em 2028. Terminou a série B 2029 em 3º, mas voltou a cair com a 18º posição em 2030. Na Libertadores 2026, perdeu para o Corinthians nas oitavas, mesmo clube que nos eliminou em 2025. A única campanha de destaque após minha saída foi o título da Copa Verde de 2028. 

Hoje o clube terminou a temporada em 7º e irá passar mais um ano na Série B. 

Juventude

A partir de 2027, o clube fez o mesmo caminho do Manaus, terminando em 13º e em 17º as duas edições seguintes e garantindo uma queda em conjunto com os clubes por onde Givanildo passou. O time fez duas boas campanhas na Sul-Americana, parando nas quartas em 2029 e sendo vice em 2030, para o rebaixado Corinthians. 

Em 2029 venceu a Supercopa do Brasil contra o Santos e foi até às quartas da Copa do Brasil. 

 

Um giro no save

Pelo Brasil 

Nos 10 anos de save são 4 títulos de Brasileirão para o Flamengo, que emendou um tri e depois só voltou a vencer em 2030. Fora os meus títulos, Fortaleza e os 3 grandes de São Paulo levaram um título, sendo que o Palmeiras é o único que não chegou perto da taça nos últimos anos, tendo como melhor posição o 3º lugar em 2026. 

Captura-de-tela-2023-03-12-1915389b17563

Na Copa do Brasil, Santos, São Paulo e Corinthians foram bicampeões, juntamente com o Flamengo. As maiores surpresas foram o bi-vice do CAP e segundo lugar do Fortaleza em 2025.

Captura-de-tela-2023-03-12-19154407f5cbc

 

Pela América do Sul 

Se no Brasil o Palmeiras não venceu nada no período, pode se gabar de ter conquistado as Libertadores de 2024 e 2030. Além disso, fica o destaque para o tri do Santos e para o Vasco, que venceu duas edições contra o Flamengo. 

Em termos de surpresas, podemos colocar os anos de 2023 a 2025 com os vices de Fortaleza e Athletico, além do Nacional sendo vice em 2027.

Captura-de-tela-2023-03-12-191619d4cee5a

Na Sul-Americana, o destaque vai para o Atlético (MG) que teve seus dias de América de Cali e emendou um tri-vice de 2024 a 2026. A competição também deu margem para campeões de fora do Brasil, com o Júnior em 2022 e o Racing em 2024.

Captura-de-tela-2023-03-12-191623da81817

No quesito seleções, o Brasil levou duas edições de Copa América, uma delas sobre a Venezuela (pasmem!). 

Captura-de-tela-2023-03-12-1915594decb6d

 

Pela Europa

Na Champions League, houve espaço para o tri do Real Madrid, a quebra de jejum da Juventus, o bi do Arsenal e os títulos dos clubes-estado Manchester City e PSG. A maior surpresa aqui foi o vice do Porto em 2024/2025. 

Captura-de-tela-2023-03-12-191605016ff55

Enquanto isso, na Europa League, pouca diversidade de campeões, inclusive com o surpreendente título do PSG em 2025/2026, repetindo a façanha do Porto que foi campeão em anos consecutivos da UEL e UCL. O que chama a atenção é o bicampeonato do Tottenham e o título do Villarreal recentemente. 

Captura-de-tela-2023-03-12-19161090f589e

Por fim, na Conference, o Tottenham também abocanhou um bicampeonato - juntamente com a Real Sociedad, enquanto Chelsea e Leicester levaram as últimas taças. Os vices mais interessantes talvez sejam os da primeira metade do período, com o Bologna fazendo a campanha de maior destaque em 2025/2026. 

Captura-de-tela-2023-03-12-19161475d88a4

A nível de seleções, divisão de titulos e a Inglaterra sendo a única a fazer duas finais nas três edições de Euro, enquanto que a Sérvia foi a seleção surpresa em 2024. 

Captura-de-tela-2023-03-12-1915540585d25

 

Pelo Mundo 

Na Copa do Mundo podemos dizer que tivemos uma Eurocopa 2.0, sem que nenhuma seleção de fora da Europa ficasse entre os três primeiros e Alemanha chegasse ao seu sexto título, se tornando a maior vencedora da competição. 

Em 2022 o Brasil foi eliminado na semi por Portugal e perdeu a decisão de 3º lugar para a Bélgica, enquanto que em 2026 foi eliminado nos 16-avos de final para a Costa do Margim, e em 2030 nas oitavas para a Argentina, assim como foi há quarenta anos na Itália. Feita a retrospectiva, vamos falar do Sport. 

Captura-de-tela-2023-03-12-1915507819b1e

 

Temporada 2031 - Sport

Mercado de Transferências

Para o ano de 2031, era importante fazer contratações pontuais, buscando atender às expectativas da Diretoria de trabalhar dentro do orçamento, além de investir para encorpar o elenco que irá disputar Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Gastamos R$27 mi e recebemos R$6mi em vendas, deixando um saldo de R$21 líquidos investidos no time. 

Davi Napolitano - Renovamos o contrato de empréstimo com o Cruzeiro e confiamos que o zagueiro manterá os níveis de atuação de 2030. Pagaremos apenas seus salários. 

Neto - Aposta vinda da Chapecoense para reforçar a zaga. Jovem e alto, espero que ele possa servir para cobertura, mas sua avaliação parecia melhor antes de sua chegada. 

Fernando Augusto - Aproveitando a queda do Corinthians, fomos para cima de seus principais ativos e conseguimos fechar com o ponta de 24 anos por R$27 mi, que podem chegar a R$ 30mi. 

Captura-de-tela-2023-03-04-234703f182c73

Com essas entradas, foquei em me livrar de alguns jogadores que não teriam muito futuro no clube, seja pela idade ou pela falta de qualidade mesmo. O maior destaque aqui é a saída de Matheus Frizzo, que foi muito importante em meu primeiro ano, mas agora claramente ficou para trás e vai tentar a sorte na Série B.

Captura-de-tela-2023-03-04-23452629c0016

 

Campeonato Pernambucano 

Fizemos uma primeira fase muito forte, mesmo usando o time reserva. Fomos sofrer gols apenas no quarto jogo, enquanto que no primeiro clássico contra o Santa Cruz fomos dominantes e com um doblete de Novelli, vencemos por 2 a 0. 

Captura-de-tela-2023-03-04-235210e31d11f

Contra o Náutico, novamente um jogo duro, mas conseguimos neutralizar os ataques do Timbu e chegamos bem ao ataque, mas sem conseguir concluir para o gol. Até que no apagar das luzes, Willimas Figueira venceu a defesa adversária e garantiu mais três pontos e a invencibilidade em clássicos. Na sequência desse clássico, vencemos o Decisão por 7 a 0 e Tássio marcou quatro gols na ocasião, somando assim 9 tentos na fase inicial da competição. Michael Novelli e Willimas Figueira vieram logo atrás com seis gols cada.

Captura-de-tela-2023-03-04-235258d4431f2

 

Calendário

Captura-de-tela-2023-03-04-2349420fd1c86

 

Classificação 

Terminamos a primeira fase com 100% de aproveitamento, 34 gols marcados e 2 sofridos, isso tudo com o time reserva. A diferença do Sport para os outros clubes é gritante. Agora basicamente temos que continuar nesse ritmo para garantir o título. 

Decisão e Flamengo de Arcoverde foram os rebaixados da edição. Classificado diretamente à semifinal, iremos esperar o vencedor de Central e Santa Cruz para decidir a vaga na final. 

Captura-de-tela-2023-03-04-2354056f001d1

 

Copa Libertadores

Com a sexta posição na Série A de 2030, fomos disputar a segunda eliminatória da Libertadores, contra o Guaraní (PAR). E a estreia no Traçaia (lenda do Sport nos anos 50 e maior artilheiro do clube) foi digna de aplausos, graças a uma grande noite de Fábio Luzzi e Luan Capanni que juntos marcaram 4 dos 5 gols da goleada por 5 a 0, que pavimentou nossa ida para a segunda fase. No Paraguai, fizemos questão de golear novamente por 4 a 0, outra vez em grande dia do nosso artilheiro, marcou uma tripleta para nos garantir na próxima fase. 

Captura-de-tela-2023-03-04-2355401c74fe1

Contra o Liverpool (URU) o empate em casa ligou o sinal de alerta para uma eliminação precoce, mas demos a volta por cima no paisito com mais um ótimo dia de Capanni, que marcou duas vezes na goleada por 4 a 1 e já soma sete tentos na competição. 

Captura-de-tela-2023-03-04-23565485fa7b5

Assim, fomos sorteados no grupo com Santos, San Lorenzo e LDU, que não era dos mais fáceis, mas se jogarmos em nosso melhor nível  também não deve ser dos mais difíceis. Pois assim aconteceu, com a vitória na estreia contra o San Lorenzo por 2 a 0, em uma partida bastante controlada. 

Na sequência, o Santos não deu sopa para o azar e na Vila, com dois gols antes dos 30’ de partida liquidou a fatura sem que fossemos capazes de competir no mesmo nível. Uma derrota que me deixou preocupado para a continuação, mas que foi rapidamente superada com os 5 a 2 na LDU, em grande dia de Fábio Luzzi e Fernando Augusto. 

Captura-de-tela-2023-03-04-2357376307609

 

Calendário

Captura-de-tela-2023-03-04-235449d6d4f8a

 

Classificação

Com seis pontos em três jogos, estamos somente atrás do Santos que ainda tem 100% de aproveitamento e se nada mudar, deve passar em primeiro. Nossa briga é para nos distanciarmos do San Lorenzo e assegurar a ida para as oitavas de final. 

Captura-de-tela-2023-03-12-2036347deab52

Grupos A a C | D-F | G-H

 

Elenco

Com as contratações pontuais, o elenco é praticamente o mesmo da temporada anterior e isso foi pensado buscando o maior entrosamento dos jogadores. Devo buscar outros reforços durante a temporada, mas inicialmente queria trabalhar com uma base para desenvolver o time taticamente. 

Elencoe51ff5dd8fa4b84c.png

Isso deu frutos ao meu ver, porque no estadual conseguimos potencializar jovens talentos como Tássio e Diego (LD), ainda dando a oportunidade de jogadores mais consolidados de terem minutos para brigar pela titularidade, sem cansar os principais atletas do elenco. 

Captura-de-tela-2023-03-04-23491383effb3

 

Extra-Campo

Inter e Atlético (MG) procuram Givanildo. Treinador rejeita ambas as propostas para se dedicar ao Sport. 

Diretoria aceita projeto de melhoria das instalações de treino
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Retrospectiva do save - (At. em 12.03)

O rapaz de 20 anos ali que chegou no clube realmente não parece grande coisa. Ele tem uns atributos interessantes e dá para entender por que ele deu uma enganada, mas olhando o perfil todo acho que ele tem muitas deficiências para se tornar relevante. Espero estar errado. 

No mais, campanha tranquila no estadual e bem encaminhada também na Libertadores. Começo de ano tende a ser fácil no Brasil, mas é bom ver que está tudo correndo de acordo com os planos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos primeiros saves em que vejo time reserva no Estadual. Sempre que joguei no Brasil pensei em fazer isso, time reserva, time de jovens ou mistão, porque não faz sentido botar os titulares numa competição onde a distância pros rivais é tão grande. E funciona, estão garantindo com tranquilidade a boa campanha e o título deve se confirmar em breve.

No mais, campanha tranquila na Libertadores até aqui e vamos ver como os reforços ajudam o time quando as coisas começarem de fato a apertar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danut disse:

O rapaz de 20 anos ali que chegou no clube realmente não parece grande coisa. Ele tem uns atributos interessantes e dá para entender por que ele deu uma enganada, mas olhando o perfil todo acho que ele tem muitas deficiências para se tornar relevante. Espero estar errado. 

No mais, campanha tranquila no estadual e bem encaminhada também na Libertadores. Começo de ano tende a ser fácil no Brasil, mas é bom ver que está tudo correndo de acordo com os planos. 

Sim, eu olhei apressadamente, e com um pouco de ansiedade para cobrir uma lacuna sem gastar tanto, visto que o reforço que tentei era o Agenor do Corinthians, mas o alvinegro estava pedindo mais de R$ 40mi e achei demais. Tinha a expectativa que eles baixariam a pedida estando na Série B. Como não fizeram isso, aí entrou o Neto e o erro de avaliação. De qualquer forma, corrigi isso na sequência. 

Verdade, o maior desafio é a Libertadores e mesmo ela está dentro do esperado. A parte boa é conseguir poupar os titulares para a disputa continental, algo que só um Estadual tranquilo pode proporcionar. 

Valeu, Danut!

2 horas atrás, Tsuru disse:

Um dos primeiros saves em que vejo time reserva no Estadual. Sempre que joguei no Brasil pensei em fazer isso, time reserva, time de jovens ou mistão, porque não faz sentido botar os titulares numa competição onde a distância pros rivais é tão grande. E funciona, estão garantindo com tranquilidade a boa campanha e o título deve se confirmar em breve.

No mais, campanha tranquila na Libertadores até aqui e vamos ver como os reforços ajudam o time quando as coisas começarem de fato a apertar.

Me inspiro no @Henrique M. com os times A e B, mas nesse caso, por segurança, faço apenas no Estadual. Eu acho que faz total sentido e adotei isso no Manaus e Juventude também. Além disso, eu consigo desenvolver alguns jovens que podem virar reservas confiáveis na sequência do ano. 

Sim, a expectativa é para a continuação da Libertadores, na confirmação da vaga e num possível adversário nas oitavas. 

Valeu, Tsuru!

 

EDIT: @Cadete213 acabei pulando seu comentário antes. Mas de fato, é muito bom ver o Arsenal tão forte assim. Espero que aconteça o mesmo na vida real. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o Arsenal campeão é muito mais surpresa que o vice do Porto hahahaha

Vamos pra mais uma temporada e a tática de usar os reservas/jovens no estadual costuma dar bons frutos, principalmente físicos, lá na frente. Boa fase de grupos até aqui e provavelmente vai decidir em casa quem fica no primeiro lugar contra o Santos. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Estadual é para passar o carro mesmo e bom ver mais um discípulo da rotação completa, mesmo que não tão completa. hahaha

O estadual foi tranquilo até aqui e não deve ser muito diferente. Quanto a Liberta, tem apenas um adversário real no grupo, logo é só não bobear no restante que a vaga tá no papo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal a retrospesctiva, não me lembrava da grande primeira temporada do Manaus na Série A.

Interessante que não teve um domínio completo de um time na Série A (mesmo que o Flamengo tenha vencido 4 vezes, geralmente é mais uahuahuahuah), destaque pro Santos que só não ficou no top-3 em 2 temporadas e mesmo assim só venceu uma vez auhauahuahuah

Sobre as seleções, não estão invertidas as imagens da Euro e da Copa?

Na atual temporada, um estadual sem reparos e uma fase de grupos da Libertadores que confirma o favoritismo brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/03/2023 em 15:18, victor095 disse:

Pra mim o Arsenal campeão é muito mais surpresa que o vice do Porto hahahaha

Vamos pra mais uma temporada e a tática de usar os reservas/jovens no estadual costuma dar bons frutos, principalmente físicos, lá na frente. Boa fase de grupos até aqui e provavelmente vai decidir em casa quem fica no primeiro lugar contra o Santos. Boa sorte!

Hahaha é que como eles ganharam mais títulos, acabei destacando o Porto, que é fora das grandes ligas. 

Não é nem que o time vai estar sempre na ponta dos cascos, mas se eu conseguir evitar lesões de longa duração, já está valendo bastante, sem contar o tempo de jogo para jovens e reservas. 

Valeu, Duque!

Em 17/03/2023 em 11:57, Henrique M. disse:

Estadual é para passar o carro mesmo e bom ver mais um discípulo da rotação completa, mesmo que não tão completa. hahaha

O estadual foi tranquilo até aqui e não deve ser muito diferente. Quanto a Liberta, tem apenas um adversário real no grupo, logo é só não bobear no restante que a vaga tá no papo.

Hahaha gosto bastante, mais para frente quero colocar ainda mais jogadores reservas. 

O Estadual é sem novidades. Acho que o meu maior desafio de fato foi com o Juventude e mesmo assim consegui ser bicampeão. Agora o bicho deve pegar no Sudeste, provavelmente. Espero que o time esteja bem fisicamente para aguentar o tranco e ratificar a vaga nas oitavas da Libertadores.

Valeu, Henrique!

Em 17/03/2023 em 18:35, div disse:

Muito legal a retrospesctiva, não me lembrava da grande primeira temporada do Manaus na Série A.

Interessante que não teve um domínio completo de um time na Série A (mesmo que o Flamengo tenha vencido 4 vezes, geralmente é mais uahuahuahuah), destaque pro Santos que só não ficou no top-3 em 2 temporadas e mesmo assim só venceu uma vez auhauahuahuah

Sobre as seleções, não estão invertidas as imagens da Euro e da Copa?

Na atual temporada, um estadual sem reparos e uma fase de grupos da Libertadores que confirma o favoritismo brasileiro.

Sim, achei legal fazer isso após 10 anos de save. Obrigado. 

Hahaha sim, isso eu achei bem interessante, abrindo margem até para o título do Fortaleza. Santos batendo na trave e Palmeiras nem vendo a cor do título brasileiro me chamaram a atenção. 

Valeu pelo toque, arrumei. É tanta seleção europeia que me confundi. 

Sim, agora é justificar o favoritismo com a vaga para as oitavas. 

Valeu, Div!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2031 - A prova dos nove

 

Mercado de transferências

Buscando reforçar mais o elenco para o início do Brasileirão, fizemos quatro contratações no período. Ao todo, gastamos cerca de R$ 20 mi, sacrificando um pouco o caixa do clube. 

Vallejo - Volante colombiano de 24 anos, com ótimos níveis de passe, trabalho de equipe e resistência, vem para aumentar a rotação do elenco, que precisa elevar seu nível para aguentar o tranco de um calendário muito cheio. 

Tello - Oportunidade de mercado, pois estava listado para transferência e me pareceu muito qualificado, algo que parece se concretizar após sua chegada. Também com ótimo passe, bons níveis de determinação e velocidade, ainda tem uma idade ótima para se desenvolver aqui no Sport. 

Captura-de-tela-2023-03-19-1758261c3dcec

José - A lesão de Miguel por 6 meses me obrigou a fazer manobras inesperadas no mercado. Esse é um jovem de bom potencial e com bons mentais para aguentar o ritmo de uma rotação de elenco. 

Luiz Henrique - Ainda assim, resolvi trazer mais um zagueiro, oriundo do Santos e com boa altura, concentração e velocidade. Um pouco mais pronto que José, tem condições de alinhar com David Napolitano na zaga titular. 

Captura-de-tela-2023-03-19-175959725e36d

 

Campeonato Pernambucano 

Semifinal 

Contra o Santa Cruz, éramos franco-favoritos e jogamos como tal. Não deixamos o adversário chutar a gol, chutamos 12 vezes a gol e mesmo assim o gol só saiu em um lance de insistência de Diego, nosso lateral-direito, que cruzou na medida para Tarcísio, que foi oportunista e só empurrou para as redes. E depois disso, mesmo com a expulsão de Milhorim, nada aconteceu e fomos para a final. 

Captura-de-tela-2023-03-19-174900c9992d9

Final

No primeiro duelo contra o Náutico, Willimas Figueira e Tarcísio decidiram novamente com gols rápidos, mas o duelo em si não foi amplamente dominado por nós, mas que talvez pelo momento em que fizemos o 2 a 0 tenha esfriado nossa vontade na partida. Destaque também para um ótimo dia do setor defensivo, que cortou as poucas chegadas do Timbu ao ataque. 

Com a vitória fora de casa, jogamos preguiçosamente e com o regulamento debaixo do braço para segurar o 0 a 0 no Traçaia e levar o bicampeonato. 

Captura-de-tela-2023-03-19-175019a5bfe57

 

Copa Libertadores - Primeira Fase

Segundo Turno 

Com os seis pontos em três jogos, estávamos em boa posição para garantir a vaga para as oitavas e ainda tentávamos brigar pela primeira posição contra o Santos. Pois bem, vencemos a LDU com um gol cedo de Juliano Rosa e outro de Luan Capanni, mais próximo do final da partida, indo para a decisão contra o Santos. 

No jogo contra o alvinegro, seguramos bem o adversário durante toda a partida e escapamos ilesos, mesmo sofrendo mais chutes a gol e permitindo algumas chances críticas do adversário. Porém, numa das poucas escapadas do Sport, conseguimos um escanteio e Bindella (LE) cruzou na medida no primeiro pau para Novelli aproveitar. 

Com a vitória, tínhamos os mesmos 12 pontos do Santos e ainda tínhamos chances de alcançar a liderança, contanto que o Santos não vencesse a LDU por larga margem. No entanto, vacilamos bastante e cedemos um pênalti que Matías Rosa marcou aos 15’. Próximo do final do primeiro tempo, o mesmo Rosa aproveitou um rebote em cobrança de falta e fez o 2 a 0. 

A desvantagem somada ao resultado do jogo do Santos, que goleava a LDU, fez o time desencanar e só conseguiu um gol de honra, com Luan Capanni. 

Captura-de-tela-2023-03-19-175140eff078b

 

Calendário 

Captura-de-tela-2023-03-19-18251450d6bfb

 

Classificação 

Com a combinação da nossa derrota para o San Lorenzo e a goleada do Santos contra a LDU, terminamos em segundo lugar no grupo, com 12 pontos, 3 pontos atrás do Alvinegro. Não fomos capazes de competir com o líder, que marcou 17 gols e sofreu 4, enquanto nós marcamos 11 apenas e sofremos 5 gols. Mas o que importa é que a vaga foi obtida e agora vamos encarar o Peñarol. 

Captura-de-tela-2023-03-12-2027367e64478

Nas oitavas, destaque para um Corinthians e Palmeiras logo de cara e uma reedição da final de 1994, entre Vélez e São Paulo. A quantidade de brasileiros é absurda, com 9 clubes contra 3 argentinos, 2 uruguaios, 1 colombiano e 1 chileno. 

Captura-de-tela-2023-03-19-175224174a735

 

Campeonato Brasileiro 

Primeiro Turno

Nossa sequência inicial de jogos foi muito dura, com Flamengo, Grêmio, Atlético (MG) e São Paulo, com mais jogos fora de casa do que como mandante. No entanto, para a minha surpresa, tivemos um início de perfeito, muito arrasador. Contra o Flamengo, fizemos um jogo correto, tivemos um pênalti perdido por Luan Capanni e fomos recompensados com o gol de Bruno aos 40’, que soltou um balaço sem chances para Rafael. A vantagem foi ótima para o nosso jogo e conseguimos sustentar o controle das ações, contando com o gol contra de Rafael Vançan para ampliar aos 83’. Manuel até descontou, cinco minutos depois, mas não evitou a derrota rubro-negra. 

Captura-de-tela-2023-03-19-1754031b448bf

Depois de vencer o Fortaleza, encaramos o Grêmio e isso me lembrou meus tempos de Juventude, em que o jogo foi bastante igual, mas a nossa eficiência estava lá em cima e com Napolitano e Capanni em ótimo dia, vencemos por 3 a 0 e começamos com 100% de aproveitamento em 3 jogos. Ananias, Luan Capanni e Fábio Luzzi dividiram-se para marcar seis gols em quatro jogos e vencer Vitória, Athletico (PR), Cruzeiro e Atlético (MG). Sofrendo gols em todos os jogos, mas marcando 11 no mesmo período, vencemos confortavelmente essas partidas e nos credenciados para encarar o São Paulo, que estava na cola pela liderança. 

Captura-de-tela-2023-03-19-175457fe10b19

No duelo contra o Tricolor, Fábio Luzzi recebeu belo passe de Tello e chutou forte de fora da área para abrir o placar. Continuamos num ritmo forte na partida, mas não demos sorte e De Souza recebeu um passe por elevação para tocar na saída de Loaiza e empatar. Não desistimos do jogo e um pênalti bem batido por Fábio Augusto selou os três pontos a nosso favor. 

Depois dessa vitória, fechamos os 100% de aproveitamento com uma vitória magra contra a recém-promovida Ponte Preta. 

Captura-de-tela-2023-03-19-1755326299aff

 

Calendário

Captura-de-tela-2023-03-19-1753119794bb4

 

Classificação 

Com incríveis 27 pontos em 27 disputados e enfrentando adversários casca-grossa, não poderíamos esperar melhor começo. Sofrendo poucos gols e ostentando a segunda melhor defesa da competição, estamos em pé de igualdade contra todos os times do país no momento e precisamos do equilíbrio entre o bom ataque e uma boa defesa para continuar sonhando com o bicampeonato brasileiro. 

O destaque negativo nesse início de campeonato é Internacional e Cruzeiro na zona de rebaixamento, com 3 e 2 pontos conquistados, respectivamente. Porém, muitos times ainda tem vários jogos de atraso e isso pode mudar bastante.

Captura-de-tela-2023-03-19-17563655571fc
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - A prova dos nove - (At. em 19.03)

Rapaz, que começo de brasileirão é esse? Leão vem forte pra repetir o Fortaleza e trazer esse troféu de volta pro nordeste.

Na Libertadores, apesar do adversário tradicional, acho que passa pelo Peñarol sem muitos sustos. A coisa geralmente encrenca quando começam a afunilar os brasileiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma ou outra dificuldade na Libertadores e Peñarol é adversário acessível. Agora no Brasileirão, isso foi modo rolo compressor. Não passa nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha brilhante no Brasileirão até aqui. O início tinha tudo para ser complicado, mas tá deixando claro desde logo quem é o favorito ao título.

Na libertadores faltou um pouco para a liderança do grupo, mas tem perfeitas condições de bater o Peñarol e chegar longe na competição.

Ah, e gostei dos contratados. O jovem ali que tu disse que foi um negócio de ocasião é muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Já acelerou na frente e tem tudo para se solidificar ali na continuidade da competição, além de ter pegado um sorteio fácil nas oitavas da Libertadores. Acho que enfim vão poder gritar é campeão sem serem zuados por causa de um asterisco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2023 em 19:48, div disse:

Rapaz, que começo de brasileirão é esse? Leão vem forte pra repetir o Fortaleza e trazer esse troféu de volta pro nordeste.

Na Libertadores, apesar do adversário tradicional, acho que passa pelo Peñarol sem muitos sustos. A coisa geralmente encrenca quando começam a afunilar os brasileiros.

Avassaladores, eu não esperava. Mas agora o difícil é desgarrar dos concorrentes para poder gerenciar o calendário que é bastante longo. 

É tradicional o adversário, mas não é aquele bicho-papão, né. Também acredito nisso e o desafio fica para as quartas. 

Valeu, Div!

Em 20/03/2023 em 06:05, Cadete213 disse:

Uma ou outra dificuldade na Libertadores e Peñarol é adversário acessível. Agora no Brasileirão, isso foi modo rolo compressor. Não passa nada.

Sim, concordo, mesmo passando em segundo o chaveamento foi bom. No Brasileirão estamos bem, mas precisamos estar atentos. 

Valeu, Cadete!

Em 21/03/2023 em 12:24, Danut disse:

Campanha brilhante no Brasileirão até aqui. O início tinha tudo para ser complicado, mas tá deixando claro desde logo quem é o favorito ao título.

Na libertadores faltou um pouco para a liderança do grupo, mas tem perfeitas condições de bater o Peñarol e chegar longe na competição.

Ah, e gostei dos contratados. O jovem ali que tu disse que foi um negócio de ocasião é muito bom.

Sim, agora vamos ver o desempenho no turno como um todo para entender onde iremos nos encaixar nessa briga e quais serão os concorrentes. 

Na Libertadores mesmo com o segundo lugar tivemos um bom chaveamento e acredito que dá pra passar. 

Realmente, Tello foi um belo achado e está ajudando bastante na rotação. Ainda espero um pouco mais dele.

Valeu, Danut!

Em 21/03/2023 em 13:16, Henrique M. disse:

Já acelerou na frente e tem tudo para se solidificar ali na continuidade da competição, além de ter pegado um sorteio fácil nas oitavas da Libertadores. Acho que enfim vão poder gritar é campeão sem serem zuados por causa de um asterisco.

Sim, tudo vai se encaixando e em breve espero comemorar um título sem decisão judicial. 

Valeu, Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2031 - La Copa empieza en octavos

Campeonato Brasileiro - Primeiro Turno

Depois do início arrasador nas nove primeiras rodadas, não demorou muito para conhecermos nossa primeira derrota. Depois de vencer o Goiás com gols de Luan Capanni, fizemos um duelo muito pobre contra o Fluminense - muito por conta do calendário apertado, que nos obrigou a levar um time mais modificado. Eles também não foram lá essas coisas, mas acertaram o gol com José Airton e levaram os três pontos. 

Captura-de-tela-2023-03-27-210501f02a094

Após o primeiro revés, tivemos uma sequência de defesa invicta nas vitórias contra Ceará, Inter e Chapecoense, para perder novamente contra o Palmeiras em um jogo que não houve justificativas para o nível de atuação apresentado. Talvez o cansaço por ser um fim de mês agitado possa explicar, mas estou rodando bem o elenco para evitar esse tipo de situação. 

Na sequência, com os empates contra Bragantino e Santos, tivemos nosso pior momento no campeonato, somando três jogos sem vitória e sendo ultrapassados na tabela pelo Grêmio, que nunca se distanciou de nós durante o início de campeonato. Contra o alvinegro ainda tivemos a sorte de nos recuperarmos em um duelo que parecíamos muito aquém do nível exigido, mas graças a um grande dia de Tarcísio, conseguimos três gols no segundo tempo e selamos a igualdade. 

Captura-de-tela-2023-03-27-210625c99344b

Isso foi fundamental para recuperar a confiança da equipe para um duelo acessível contra o Avaí que tivemos a estrela improvável do lateral Tiago, que em dia de artilheiro, deixou três e teve seu nome cantado no Traçaia. Até chegarmos ao último duelo do turno e do mês contra o Vasco, que possui um retrospecto positivo desde a minha chegada, com dois empates e uma vitória. 

Passei a apostar mais em um 4-4-2 losango, com o gegenpress de base. E esse foi o esquema responsável por travar as ações do time cruzmaltino, garantir um amplo domínio da partida e o gol cedo de Luan Capanni foi pouco considerando o que fizemos no jogo. Finalmente quebramos a sina, que se arrastava em outros times de Givanildo. 

Captura-de-tela-2023-03-27-21065491b546c

 

Calendário 

Captura-de-tela-2023-03-27-21035090b40ad

 

Classificação 

Recuperamos a liderança e abrimos 4 pontos para o Grêmio. Com uma defesa muito forte, abaixo da média de 1 gol por partida, vamos abrindo vantagem para os times do G-4 e assim pode-se dizer que nossa briga é pelo título, contra um adversário que tem o melhor ataque e a segunda melhor defesa e que não vai deixar barato essa desvantagem atual. 

Daqui a quatro rodadas teremos o duelo entre líder e vice-líder, e as coisas se mantendo do jeito que estão, teremos um belo tira-teima no qual o empate é um bom resultado e a vitória pode dar a gordura necessária para que o time aguente a rotina incessante de jogos até o fim do ano. 

Captura-de-tela-2023-03-27-211113d36603f

Estatísticas gerais e individuais | Destaques do elenco

 

Copa do Brasil - Oitavas e Quartas de final

Estreamos na competição nas oitavas contra o Fluminense e, focando na contenção de danos, buscamos o melhor resultado possível fora com um time alternativo. Até abrimos o placar, mas cinco minutos depois o Tricolor empatou e definiu o placar. Em Recife, fizemos um jogo bastante sólido em todos os aspectos, com diversos jogadores terminando com notas acima de 7 e já virando para a metade final da partida conseguimos o gol que nos levou às quartas. 

Captura-de-tela-2023-03-27-2109042fce7b7

Contra o Palmeiras, tivemos um primeiro jogo digno de campeão. Sofremos o gol cedo, empatamos em seguida com Novelli, que tratou de ser expulso aos 59’ quando eu ia tirar ele de campo. Dois minutos depois, no entanto, Luan Capanni recebe uma enfiada de bola de Willimas Figueira e desempata. Quando sofríamos uma pressão enorme do alviverde, o mesmo Willimas tira um coelho da cartola e acerta um chutaço de fora da área para fazer o 3 a 1. 

Vantagem confortável? Não foi o que o jogo da volta nos disse. Ovando marcou mais uma vez contra nós e mais uma vez empatamos rápido, conseguindo a virada após a primeira expulsão palmeirense. No segundo tempo, mais uma expulsão para o lado de lá e o jogo parecia na mão, até que em três minutos sofremos uma virada e ficamos sob risco de levar um duelo controlado para os pênaltis, mas Luan veio em nosso socorro e empatou nos acréscimos para nos levar a semi, onde iremos encarar o Atlético (MG). 

Captura-de-tela-2023-03-27-210933458684d

 

Copa Libertadores - Oitavas de final

Assim como foi contra o Palmeiras, abrimos a eliminatória com um 3 a 1, contra o Peñarol. Mas esse foi um pouco mais folgado, ainda que os gols tenham demorado a sair. O domínio era evidente e foi concretizado entre os 60 e 70 minutos quando abrimos o 3 a 0, com direito a um golaço por cobertura de Luan. O time aurinegro descontou no fim, mas a partida de volta mostrou que foi um gol para alimentar falsas esperanças. De fato foi uma eliminatória dominada só por um time e o jogo da volta foi apenas uma queda de foco do time dada a vantagem obtida na primeira partida. Vamos encarar o São Paulo.

Captura-de-tela-2023-03-27-22221399d3bdc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - La Copa empieza en octavos - (At. em 27.03)

Não tem para ninguém, o Sport é o time do momento. Mesmo com alguns tropeços mantém uma campanha invejável no Brasileirão. O Grêmio tentou, mas não está conseguindo acompanhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Danut disse:

Não tem para ninguém, o Sport é o time do momento. Mesmo com alguns tropeços mantém uma campanha invejável no Brasileirão. O Grêmio tentou, mas não está conseguindo acompanhar.

Opa, o importante será aproveitar esse momento no jogo de seis pontos para conduzir o calendário de forma mais tranquila e riscar o Nordeste da lista. E o Grêmio é um time muito bom, mas realmente não está acompanhando e como está vivo em outras competições, pode perder gás mais à frente. 

Valeu, Danut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2031 - O Império Contra-Ataca

Campeonato Brasileiro - Segundo Turno

Em agosto, continuamos a sina de sofrer poucos gols e fizemos nossa parte em todos os jogos, praticamente. Contra o Vitória, Fernando Augusto foi o homem da noite e com uma tripleta garantiu os três pontos. No jogo seguinte, o Flamengo nos recebeu no Maracanã e dominou as ações nos 20 primeiros minutos e escapamos do 1 a 0 salvando uma bola em cima da linha, mas o estreante Trajkovic cometeu pênalti em Manuel, que Joabinho não desperdiçou. O 3-4-3 do rubro-negro controlou a partida por inteiro e não tivemos recursos para combater o esquema. 

Captura-de-tela-2023-04-01-2040449fd3a2f

Contra o Fortaleza, que está na lanterna do campeonato, poupei a maior parte do time titular e Willimas Figueira novamente aproveitou sua chance, marcando dois gols. Thiago Morais, novato no elenco, fez um ótimo jogo e deixou uma assistência. O jogo seguinte, na atualização anterior, seria pela liderança, mas o Grêmio se desgarrou um pouco e caiu para o quarto lugar. Com o jogo no meio das partidas pela Libertadores, poupei jogadores e eles tiveram um dia razoável. Mas o Grêmio estava com mais fome e buscou o resultado com afinco, marcando aos 35’ e selando o placar aos 53’, que não nos afetou tanto, visto que ainda mantinhamos os 6 pontos de vantagem. 

Captura-de-tela-2023-04-01-204122f72461a

Na última rodada do mês, um empate com o Athletico reduziu um pouco mais a nossa vantagem e colocou mais oponentes na briga pelo título. Agora podemos dizer que cinco clubes brigam pela taça, o que é ruim conforme o calendário afunila. Já em setembro, já em meio aos jogos pela Copa do Brasil e Libertadores, tomei a decisão de poupar jogadores para encarar o Cruzeiro (do técnico Nênê) fora de casa e o resultado foi péssimo. Íamos bem na partida, até que José se enrolou sozinho e deu a bola de presente que terminou com Max William finalizando para abrir o placar. 

Empatamos rápido com Soares Neto de cabeça, mas Santos desempatou já próximo do intervalo. Demos o azar de perder Thiago Morais logo em seguida e acabei saindo do 4-4-2 para o 4-2-3-1, o que não surtiu tanto efeito e deu tempo de Santos marcar mais um e fechar o resultado. 

Captura-de-tela-2023-04-01-2042452cd9309

Contra o São Paulo, agora terceiro colocado, era imprescindível vencer para não deixar o Flamengo, que assumiu a liderança na rodada anterior, abrir distância na primeira posição. Fizemos isso muito bem na primeira etapa, com os gols de Luan Capanni e Fernando Augusto. Mas quase pusemos tudo a perder quando permitimos o Tricolor reagir já na etapa final. Só que nos seguramos e garantimos a vitória.

Além disso, fechamos o mês com mais uma vitória contra a Macaca, mantendo o ritmo na perseguição ao Flamengo. 

Captura-de-tela-2023-04-01-20432291c1c0a

 

Calendário

Captura-de-tela-2023-04-01-2040029da92e9

 

Classificação

Ao tentar disputar todas as frentes, perdemos não só a vantagem como a liderança para o Flamengo, ainda que por um ponto. Trouxemos também São Paulo e Palmeiras para a disputa, além do Grêmio que já brigava pelo título. A parte boa é que a defesa ainda permanece forte, com só 25 gols sofridos em 28 jogos, enquanto que o ataque está no top 5.

O destaque fica para o Flamengo, que ganhou os últimos cinco jogos, com apenas dois gols sofridos no período e a vantagem no confronto direto contra nós. Serão 10 jogos muito duros.

Captura-de-tela-2023-04-01-20392402c0c13

 

Copa do Brasil

Semifinal 

Abrimos a semifinal contra o Galo após a derrota para o Flamengo no Brasileiro e parece que o ânimo do time não estava lá em cima, que entrou meio desligado e permitiu que Ferreira entrasse livre na primeira trave e abrisse o placar. No entanto, depois disso passamos a igualar as ações e finalmente chegamos ao empate, graças a Capanni, que recebeu belo passe de Soares Neto para fazer 1 a 1. Só que em lance parecido, Ferreira aproveitou enfiada de bola e deu números finais ao primeiro jogo. 

A volta, já em setembro, viu um Sport muito melhor em campo e o gol parecia um detalhe, bem demorado, inclusive. Só conseguimos ratificar nosso favoritismo no placar com o gol de cabeça de Novelli aos 68’. Isso fez com que o alvinegro se desesperasse, partindo em busca do empate que daria a vantagem ao time, lembrando aqui que o gol fora não vale. Nada aconteceu e no fim, ainda marcamos o segundo gol com Capanni, de pênalti, selando a ida à final contra o Flamengo. 

Captura-de-tela-2023-04-01-220701dffd383

 

Final

O primeiro jogo da final veio logo após a derrota para o Cruzeiro, em que a decisão de poupar o time titular parece não ter ajudado, visto que entramos na partida pouco inspirados e mesmo mudando de tática ao longo do tempo, não conseguimos evoluir o suficiente e ainda de quebra tomamos o gol de Pedro, aos 61’. Esse gol deu a vantagem ao rubro-negro para o jogo da volta.

Captura-de-tela-2023-04-01-22081766116ab

Na volta, adicionamos uma terceira derrota à nossa sequência, com a virada sofrida para o Atlético (MG) e chegamos determinados a reverter esse cenário, fazendo jus ao apoio recebido pelos torcedores até aqui. Dessa vez, entramos no espírito certo, marcando cedo, ao aproveitar rápido contra ataque, finalizado por Capanni. Durante 60 minutos, o jogo estava equilibrado, mas depois o que se viu foi uma avalanche do Flamengo, que foi travada pela enorme partida de Loaiza, que fez 5 defesas díficeis no tempo normal. 

Como bem acrescentei, no tempo normal, a partida ficou em 1 a 0 e foi direto para os pênaltis. E nele, começamos mal, com Capanni e Barrero falhando a primeira e terceira cobrança. No entanto, Marcos Leonardo e Manuel falharam do outro lado na segunda e quarta cobrança. E aí, nas alternadas, Fernando Augusto marcou e Douglas Borel parou em Loaiza. O Sport Recife é bicampeão da Copa do Brasil! 

Captura-de-tela-2023-04-01-220851ca224f7

 

Copa Libertadores

Quartas

Com a vitória sobre o Peñarol, o caminho ficou livre para encarar o São Paulo e a primeira partida foi no Traçaia, na qual saímos perdendo logo de cara, com o gol de Cairo Alberto. Preocupado com a vantagem Tricolor, fiz alterações no time, colocando Willimas Figueira no comando das ações ofensivas. Mas antes dele, Thiago Morais pegou uma bola de fora da área e sem quicar mandou um balaço para empatar e elevar o moral da equipe, que continuou martelando, até que Figueira recebeu a bola em um lateral e rolou na medida para o jovem lateral-direito Diego girar e chutar de fora da área para virar o placar. 

Na volta, Capanni abriu o placar logo no primeiro minuto, após receber na corrida e tocar na saída do goleiro. O São Paulo não esboçava reação e assim dominamos a partida, ficando cada vez mais confortáveis para garantir a vaga e fizemos isso com o gol de Luzzi aos 81’. 

Captura-de-tela-2023-04-01-220946babb3f9

 

Semi final

O primeiro duelo da semi contra o Palmeiras marcou uma excelente atuação do Leão, que no 4-4-2 losango estraçalhou o alviverde e os gols no primeiro tempo selaram esse desempenho. Primeiro, Luzzi serviu Barrero na corrida e o lateral colombiano mandou uma pancada no canto de Lúcio Flávio. Depois, o lateral devolveu a gentileza em um cruzamento, que o meia só precisou estar bem colocado para aproveitar.

Captura-de-tela-2023-04-01-221015a607685

 

Finanças

Com o avanço na Libertadores, mais a vitória na Copa do Brasil, em que arrecadamos R$ 53mi após o jogo final, estamos com R$ 100mi em caixa e considerando a posição final no Brasileiro, a tendência é do caixa aumentar ainda mais e terminarmos com boa folga nas finanças, permitindo que o clube melhore a sua infraestrutura.

Captura-de-tela-2023-04-01-221149465e1d0

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - O Império Contra-Ataca - (At. em 02.04)

Tem momentos em que tentar pegar três pássaros voando deixa a gente sem nenhum na mão. Não foi o caso aqui: apesar de ter perdido a vantagem na liderança, o Flamengo está a apenas um ponto na frente e acho difícil que não oscilem nada até o fim da competição.

E a estratégia de poupar acabou se revelando acertada ao conquistar a Copa do Brasil, pode botar essa na conta do Loaiza que ele merece. Parabéns!

Também creio que avançará na Libertadores, embora tenha um jogo duro pela frente em São Paulo. Quem são os adversários de uma possível final?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de perder a liderança, não foi um período tão mal assim no brasileiro - perdeu três fora de casa, sim, mas também venceu fora o São Paulo que é concorrente direto. O problema mesmo foi o empate em casa para o Ahthlethico, que é um time brigando para não afundar no z4.

Já na Copa do Brasil fez uma ótima campanha até a final e conseguiu derrubar o campeão de 87 nos pênaltis. Grande título!

Acho que dá pra fechar a temporada até com tríplice coroa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leão em grande na Liberta, a caminho da final (mas ainda há uma pequena barreira para ultrapassar). Parabéns pela conquista suada da Taça. Na Liga, é que um pequeno mau momento de forma permitiu ver o Flamengo liderar e outras equipas entrarem na corrida pelo título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei preocupado ao ver a campanha no Brasileiro, onde o time perdeu muito gás. Mas depois vi que foi campeão na Copa do Brasil (aliás, que final emocionante, perder dois pênaltis e ainda levar o título...) e que está muito bem encaminhado na Libertadores. Isso dá uma perspectiva bem diferente para a situação. Ainda dá para vencer tudo. E, se não vencer, ao menos já está com um título garantido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O clube faz grandes campanhas em todas as frentes, já culminando com uma vitória com sabor especial na Copa do Brasil, é um retorno aos títulos, mas melhor ainda que foi em cima do Flamengo. Ainda pode faturar a Libertadores e o Brasileiro, o que seria uma grande temporada na história do Leão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Período com muitos confrontos diretos pelo título do brasileirão. Infelizmente acabou perdendo a gordura e agora vai precisar recuperar esse ponto para o Flamengo, sem deixar de olhar pro retrovisor, né? Reta final promete emoção.

Parabéns pelo título da CdB! Falando em emoção, foi algo que não faltou ali também, né?

E na Libertadores vai decidir a vaga na final em São Paulo com uma pequena, mas importante vantagem. Vai ser jogo difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
×
×
  • Criar Novo...