Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação


#Vini

Posts Recomendados

Em 14/02/2023 em 11:02, div disse:

Gostei das contratações, o zagueiro do Juventude, se combinado com uma boa rotina de bola parada, pode render muitos gols, tanto que já tem 3 gols em 11 jogos.

No estadual fez a obrigação, mas fez bem feito, sem contestação. Na CdB, realmente moscou, não tem muito o que dizer auhauhauhauha

Sim, no próprio alviverde o Davi já marcava gols de bola parada, tenho realmente que ajustar uma rotina, sou um pouco preguiçoso para isso hahaa

Isso, bem observado em ambos os casos. E na Copa do Brasil foi fatal, incrível como não estou tendo sorte na Copa (e não estou me ajudando também). 

Valeu, Div. 

Em 14/02/2023 em 15:30, Marcolation disse:

Muito boa a janela de transferências, conseguiu bons jogadores - em especial esse goleiro, muito barato para a qualidade - e ainda contou com a aleatoriedade dos chineses pra enxugar o elenco.

Temporada iniciada com o título estadual para não deixar a pressão aumentar, mas saiu para o Fortaleza na Copa do Brasil, coisa que talvez não acontecesse com o time titular. Vamos ver o quanto o time está melhor no Brasileirão.

O Loaiza realmente foi um bom achado e espero encontrar mais desses no meio do caminho, dando sorte inclusive dessa leva do Tianjin Tigers. 

É, o Brasileiro será o divisor de águas entre o Estadual e a CdB, onde poderemos medir adequadamente a capacidade do elenco.. 

Valeu, Marcos!

Em 14/02/2023 em 20:04, Fujarra disse:

O time sobrou no estadual, com um Náutico que cheirou seu cangote a competição toda e vendeu caro a final (a despeito de ter finalizado bem menos que o Sport no jogo final). A queda precoce na Copa do Brasil porém é um sinal de alerta, pois com os jogadores que contratou, eu esperava mais de um duelo contra um rival regional. Ainda assim, acredito numa Série A sem grandes sustos.

O Náutico foi um time bem organizado e nos deu trabalho. Conforme o rodízio seja instituído nas próximas edições, é um time capaz de nos causar muitas dificuldades e espero que eles subam para a Série A. Na CdB demos mole e era jogo para ir para a terceira fase e garantir mais uma graninha, mas não deu certo e agora fica o Brasileiro como régua para o nosso desempenho em 2030. 

Valeu, Marcio. 

Em 15/02/2023 em 14:35, victor095 disse:

Janela pontual e agora vai conhecendo melhor o time aos poucos. Estadual veio pra dar moral e é sempre bom vencer, mesmo que depois signifique pouco.

Uma pena o vacilo na copa do br, apesar de pouca posse, o jogo foi apertado e poderia ter tido melhor sorte. Mas bola pra frente e foco no brasileiro.

O legal desses reforços pontuais é que posso ir ajustando o elenco conforme as necessidades apresentadas em campo. É uma forma mais lenta, mas eficaz de elevar o nível do elenco. Estadual e Copa do Brasil foram extremos e agora precisamos encontrar nosso caminho durante o ano. 

Valeu, Victor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2030 - Todo dia um malandro e um otário saem de casa…

 

Mercado de Transferências

No período, fizemos mais duas aquisições para encorpar o elenco e assim chegaram dois reforços para a zaga e o meio de campo. São eles: 

Miguel - Jovem emprestado pelo Fluminense, destaca-se pela sua bravura e boa capacidade de posicionamento, algo que espero para um zagueiro. Tem boa altura e potencial para se desenvolver completamente. Vem para elevar o nível da zaga. 

Captura-de-tela-2023-02-12-17121455e0633

Auro Álvaro - Outro jovem e vindo do nosso rival. Como Elias recebeu várias propostas, resolvi atravessar o próprio Internacional e contratá-lo por R$ 17mi. Com boa resistência e impulsão, tem outros atributos em média que mostram sua capacidade de ser um ótimo prospecto como meia defensivo. 

Captura-de-tela-2023-02-12-171220f154ccf

Nas saídas, nós aproveitamos o desespero do Internacional, que primeiro tentou contratar Elias, mas eu recusei até atravessar a negociação deles com o Náutico e garantir o substituto. Depois disso, aceitei negociar por R$ 105mi à vista e mais R$ 20mi em variáveis. Essa grana irá manter o caixa do clube enquanto as premiações não são capazes de equilibrar as contas. 

Captura-de-tela-2023-02-12-1712253237947

 

Copa Sul-Americana - Fase de Grupos

Em um grupo com Independiente (ARG), Nacional (PAR) e Deportes La Serena (CHI), iniciamos a jornada contra o time chileno, com um time reserva, focados na disputa do Campeonato Brasileiro. E mesmo assim fomos muito bem na estreia, goleando o La Serena por 4 a 0 em grande dia de Luciano João, que marcou uma tripleta. 

Logo em seguida, encaramos o Independiente e pela divisão de forças do grupo, era a partida decisiva já na segunda partida, o que para mim dá mostras de uma chave mal formatada, mas enfim. Contra o clube argentino, não fomos páreo para eles em momento algum do jogo e saímos com a derrota. 

Na terceira rodada, novamente encaramos o La Serena e os vencemos por 2 a 0, ficando próximos do Independiente na classificação. Mas só que o Nacional não conseguiu dar conta de El Rey de Copas e nossa situação ficou difícil, tendo que buscar o resultado na Argentina. No fim das contas, isso não aconteceu e no duelo da quarta rodada, perdemos novamente, agora pelo placar mínimo e praticamente demos adeus às chances de classificação. 

Captura-de-tela-2023-02-12-171155a85ae00

Enfrentamos o Nacional nas rodadas finais e na soma dos dois jogos, vencemos o time paraguaio por 5 a 0 em duas boas atuações de Willimas Figueira, mas que infelizmente não foi suficiente para selar a nossa idade para a próxima fase, muito em conta pelo regulamento esdrúxulo da competição. 

Calendário 

Captura-de-tela-2023-02-12-171254b9744b6

 

Classificação 

Como eu disse, o regulamento é péssimo e se fosse igual ao da Europa League, poderíamos ter ido pelo menos para uma repescagem contra o terceiro da Libertadores. Não fizemos mal com o time reserva, marcando 12 pontos em 18 possíveis, só não dando conta do Independiente, o que de certa forma era esperado. Foi uma boa campanha no geral e isso me deixou animado para aguentar o pique do Brasileirão. 

Nos outros grupos, Juventude e Fluminense passaram com 100% de aproveitamento, enquanto o Fortaleza se livrou do Boca para passar à próxima fase. Dos brasileiros, só nós ficaremos de fora. 

Captura-de-tela-2023-02-12-1712307ce7605

 

Campeonato Brasileiro - 1º Turno 

Fizemos poucos jogos no Brasileirão nesta atualização, devido ao caótico mês de maio em que emendamos a Sul-Americana. E arrancamos bem, com 7 pontos em 9 possíveis, com destaque para o duelo de estreia contra o Palmeiras em que Soares Neto, nosso ponta-direita, fez uma grande partida e garantiu uma tripleta para selar os primeiros três pontos para o clube. 

Captura-de-tela-2023-02-12-17124892f85ef

Porém, depois desses sete pontos, a partida contra o São Paulo representou um divisor de águas para o Sport no Brasileiro. Não fomos capazes de segurar o Tricolor Paulista, no que foi a maior injustiça dessa sequência em termos coletivos, porque produzimos bem mais que o adversário, mas individualmente o dia ruim de alguns jogadores selou a derrota com um gol no começo e no final da partida. 

Captura-de-tela-2023-02-12-171324509dd46

Com essa derrota, emendamos uma série de cinco jogos sem vitória, embora valha destacar que era uma série de adversários fortes, inclusive um ponto (literalmente) a destacar foi o empate contra o Santos em que fomos bem, mas demos o azar de ceder o gol já no final da partida e quase sofrer a virada, inclusive. 

Captura-de-tela-2023-02-12-17131550eca7c

 

Calendário

Captura-de-tela-2023-02-12-171319b952ec1

 

Classificação 

Começamos bem, mas a maré virou depois de alguns jogos e depois de 9 rodadas, estamos na 13ª posição e por mais que isso pareça ruim, eu acredito que o time tem um viés de melhora e só teve uma série de jogos complicada, inclusive estamos a dois pontos do sétimo lugar, que é o Palmeiras. Vamos ver como o time irá se comportar até o final do turno. 

Captura-de-tela-2023-02-12-171310d44ce7d

Estatísticas gerais | individuais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Todo dia um malandro e um otário saem de casa- (At. em 22.02)
  • Vice-Presidente

Acho que é esperado nessa transição que a equipe não consiga engatar longas sequências positivas, mas acho que acabou sendo um pouco pior do que o esperado essa má fase em junho. Mas vejo que está confiante, logo, aguardando para ver o que vai aprontar agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelicidade de apanhar um Independiente em forma. Na liga, sim, fase complicada de jogos. Agora é "só" melhorar pois esse 7° lugar está mesmo perto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou bem contra o Palmeiras. Depois as derrotas pra Grêmio, São Paulo e Flamengo eram de certa forma esperadas, enquanto outras contra adversários mais diretos pelo meio da tabela - Vasco, Botafogo, Santos - talvez fossem menos.

Olhando o copo meio cheio, a distância pro Palmeiras é de dois pontos, mas pro primeiro do Z-4 são três. Está confiante e por isso acredito que a briga será mais lá pra cima do que pra baixo, de qualquer forma, olho vivo pra essa má-fase não se repetir e te complicar a vida.

Na Sula fez o possível mas o Rey de Copas se revelou muito forte em um bom momento, e classificando só uma equipe fica difícil mesmo. FIca para a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que dei um sorrisinho ao ver quem era o otário da história auhauhauhauha

Na Sula fez uma boa campanha, mas é um regulamento complicado quando só um passa, melhor pro Independiente.

No brasileirão eu achei que estaria melhor depois da ótima recuperação na temporada passada e pela bela campanha no estadual. Vamos ver o que consegue fazer no segundo turno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/02/2023 em 23:42, Henrique M. disse:

Acho que é esperado nessa transição que a equipe não consiga engatar longas sequências positivas, mas acho que acabou sendo um pouco pior do que o esperado essa má fase em junho. Mas vejo que está confiante, logo, aguardando para ver o que vai aprontar agora.

Sim, é bem esse momentos que estamos e precisamos aproveitar pequenas janelas com mandos de campo favoráveis ou equipes mais acessíveis para subir na classificação. 

Valeu, Henrique!

Em 23/02/2023 em 06:32, Cadete213 disse:

Infelicidade de apanhar um Independiente em forma. Na liga, sim, fase complicada de jogos. Agora é "só" melhorar pois esse 7° lugar está mesmo perto. 

Sim, o chaveamento foi complicado, e demos um azar. Bom que podemos focar na liga e esperamos buscar a zona da Liberadores. 

Valeu, Cadete!

Em 23/02/2023 em 08:56, Tsuru disse:

Começou bem contra o Palmeiras. Depois as derrotas pra Grêmio, São Paulo e Flamengo eram de certa forma esperadas, enquanto outras contra adversários mais diretos pelo meio da tabela - Vasco, Botafogo, Santos - talvez fossem menos.

Olhando o copo meio cheio, a distância pro Palmeiras é de dois pontos, mas pro primeiro do Z-4 são três. Está confiante e por isso acredito que a briga será mais lá pra cima do que pra baixo, de qualquer forma, olho vivo pra essa má-fase não se repetir e te complicar a vida.

Na Sula fez o possível mas o Rey de Copas se revelou muito forte em um bom momento, e classificando só uma equipe fica difícil mesmo. FIca para a próxima.

O Botafogo eu venci, mas Santos e Vasco são clubes que estão sempre ali rondando o top 5 no Brasileiro e o clube cruzmaltino tem um esquema tático com 3 MAC que é bem complicado de marcar, mesmo em outras passagens minhas. Mas é isso, estou olhando para cima e acredito que com uma sequência boa de jogos, podemos ficar perto de uma vaga da Libertadores. 

Pena que essa vaga não pode vir pela Sul-Americana, onde o Independiente realmente foi um passo a mais para as nossas pretensões. 

Valeu, Tsuru!

Em 23/02/2023 em 15:12, div disse:

Confesso que dei um sorrisinho ao ver quem era o otário da história auhauhauhauha

Na Sula fez uma boa campanha, mas é um regulamento complicado quando só um passa, melhor pro Independiente.

No brasileirão eu achei que estaria melhor depois da ótima recuperação na temporada passada e pela bela campanha no estadual. Vamos ver o que consegue fazer no segundo turno.

Hahahaha foi bem divertido. 

Sim, também estou de acordo, poderíamos ao menos ter a opção de uma repescagem. 

O Brasileirão começa sempre meio caótico, com várias competições ao mesmo tempo e isso afeta o nosso desempenho. Agora com o caminho livre, creio que podemos melhorar. 

Valeu, Div!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2030 - Na briga 

 

Campeonato Brasileiro - 2º Turno 

Com as eliminações na Copa do Brasil e Sul-Americana, nosso foco era exclusivo no Brasileiro e o calendário pós-Copa do Mundo ainda não voltou em um ritmo puxado, o que permitiu que a nossa preparação fosse maior para recuperar terreno na briga pela Série A. Em julho, apenas 2 jogos foram agendados, já no retorno do certame mundial. Contra o Atlético (MG) fizemos uma partida regular, pouco agressiva dos dois lados e o diferencial até então era o gol de Luan Capanni, após receber enfiada de bola nas costas da zaga. Só que na segunda etapa, Alexandre cabeceou no primeiro pau e empatou, o que afetou nosso ânimo na partida e permitiu a virada, quatro minutos depois, com um ex-jogador meu, Riquelmo. 

Captura-de-tela-2023-02-26-17394154aad70

Na sequência, Luan Capanni foi o destaque do bimestre, marcando cinco gols em seis jogos, o que foi muito importante para que conseguíssemos os 10 pontos em 18 possíveis. Mas os placares eram muito escassos e isso contribuiu para alguns tropeços, como na partida contra o Fortaleza, em que chegamos a vencer por 2 a 1, mas tomamos um gol aos 92’, o que foi um banho de água fria para nós. 

Captura-de-tela-2023-02-26-1749526fe0bf0

Setembro foi o mês mais movimentado do período, com seis jogos e times mais tradicionais, mas em fase ruim, com a maioria deles abaixo da 10ª posição, o que foi bom para o nosso momento. Apesar da derrota contra o Bragantino, que estava lutando contra o rebaixamento, engatamos uma ótima sequência e aproveitamos os mandos de campo para garantir 13 pontos em 18 possíveis. 

O destaque do período foi a partida contra o Cruzeiro, em que o resultado veio a fórceps. Começamos perdendo com um gol no início da segunda etapa, mas fomos capazes de virar rapidamente e os três pontos pareciam próximos, até que Robert José empatou aos 83’ e parecia selar nosso tropeço. Mas Luan Capanni começou uma jogada que terminou com o oportunismo de Tarcísio, que marcou aos 92’ e selou os três pontos para nós. 

Captura-de-tela-2023-02-26-174054acfbfe3

 

Calendário

Captura-de-tela-2023-02-26-173859e4a6020

 

Classificação 

Zona de Libertadores. Chegamos nela e estou próximo - até acima - do meu objetivo para esse ano com o troféu sétimo lugar. Com números intermediários entre defesa e ataque, aproveitamos bem a oportunidade em setembro de encarar times em fase mais complicada. Estamos próximos das vagas diretas para a competição continental, mas nossos próximos jogos reservarão vários postulantes ao título e provavelmente perderemos vários pontos aqui. 

O destaque negativo (e feliz) fica para a vice-lanterna do Corinthians, que enquanto segue firme na Sul-Americana, com boa vantagem na semi após golear o Atlético Rafaela por 6 a 0, e podendo encarar um outro time na briga para não cair, o Juventude, que venceu por 2 a 0 a ida contra o Fluminense. 

Captura-de-tela-2023-02-26-174201a0eb948

Estatísticas gerais | individuais

 

Elenco 

Os vários gols de Luan Capanni nessa fase do Brasileirão, o alçaram à condição de artilheiro do time no Brasileiro. Seus 9 gols e 4 assistências dentre os 30 gols que marcamos representam uma ótima média, justamente o que eu apostava quando banquei a contratação de um atleta de 30 anos. 

Nossa linha de frente vai bem, além do artilheiro. Soares Neto, Fábio Luzzi e Bruno dividem-se nos gols marcados e assim evitam uma dependência de um único atleta, nos carregando assim para a briga pela Libertadores. 

Elenco65edb39b2f878213.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Na briga - (At. em 26.02)
  • Vice-Presidente

Foi só engatar uma sequência mais positiva que a equipe subiu o elevador e vai poder aproveitar a briga pelas 20 vagas que o campeonato brasileiro garante na Libertadores. Acho que o título parece meio fora de questão, mas o G-4 é completamente plausível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vaga na Libertadores é uma realidade muito pelo ótimo mês de Setembro que fez. Os resultados deram uma boa tração pro time num momento que as coisas (quem briga pelo título, Libertadores, etc.) costumam se definir. E o Sport parece ter fôlego para brigar por esse objetivo. 

Sobre os outros times acima, como estão de calendário?

Boa sorte para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande sequência no final trimestre pra alavancar o time pra zona da Libertadores. Luan Capanni jogou muito nesse período, mas achei os números meio baixos pra temporada, ele assumiu a titularidade recentemente?

E que zona de rebaixamento é essa? uahuahuahuah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que zona de rebaixamento maravilhosa hahaha

Bom, o momento parece tranquilizar na briga por uma vaga até direta pela libertadores. Título também acho que é pra se pensar em outro momento. A sua defesa até vem desempenhando próximo aos líderes, mas o ataque ainda tem um caminho a melhorar. Mas ainda falta muito, e essa sequência contra os da sua frente vai ditar os rumos. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, victor095 disse:

Que zona de rebaixamento maravilhosa hahaha

Acompanho o voto do relator hahaha

Foi uma ótima sequência, o time perdeu pouco e perdeu de pouco. Está numa zona meio embolada da tabela, mas com a diferença de seis pontos para o Grêmio, dá tanto pra pegar um G-4 quanto quem sabe um G-3. Vai depender aí do calendário dos demais e de como o Ixpó vai se comportar nessa reta final.

Vai que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2023 em 14:36, div disse:

Grande sequência no final trimestre pra alavancar o time pra zona da Libertadores. Luan Capanni jogou muito nesse período, mas achei os números meio baixos pra temporada, ele assumiu a titularidade recentemente?

E que zona de rebaixamento é essa? uahuahuahuah

Sim, temos que aproveitar esses momentos para alavancar nossa posição na tabela. Luan Capanni é titular desde o começo, mas ele ainda não havia se entrosado com o restante do time titular. Agora ele deve ser mais participativo. 

Hahaha, maravilhosa!

Valeu, div!

Em 02/03/2023 em 10:21, victor095 disse:

Que zona de rebaixamento maravilhosa hahaha

Bom, o momento parece tranquilizar na briga por uma vaga até direta pela libertadores. Título também acho que é pra se pensar em outro momento. A sua defesa até vem desempenhando próximo aos líderes, mas o ataque ainda tem um caminho a melhorar. Mas ainda falta muito, e essa sequência contra os da sua frente vai ditar os rumos. Boa sorte!

Hahaha sim, tem que guardar para a posteridade.

O momento é bom, mas ainda tem chão. Ainda pegaremos uma sequência contra times mais fortes e isso deve corrigir nossa posição na tabela, evitando pensar em vaga direta ou título, que inclusive está fora de cogitação por causa do nível atual do elenco. Geralmente consigo construir melhor a partir da defesa para daí então desenvolver o ataque e agora não tem sido diferente. Creio que com novas contratações, poderemos evoluir esse aspecto. 

Valeu, Victor!

Em 27/02/2023 em 21:27, Anismaldo disse:

A vaga na Libertadores é uma realidade muito pelo ótimo mês de Setembro que fez. Os resultados deram uma boa tração pro time num momento que as coisas (quem briga pelo título, Libertadores, etc.) costumam se definir. E o Sport parece ter fôlego para brigar por esse objetivo. 

Sobre os outros times acima, como estão de calendário?

Boa sorte para a continuação.

Sim, teremos que consolidar essa posição ao longo do restante do campeonato para poder sorrir no final. Fôlego temos, mas precisamos encarar em alto nível os times acima de nós na tabela ou então sermos impecáveis com os times abaixo. 

Como são vários jogos a disputar, 17, e eu passei um pouco do timing do jogo, vou ficar te devendo essa. Mas o que posso adiantar é que houve mudanças no G-4. 

Valeu, Nismo!

Em 26/02/2023 em 18:42, Henrique M. disse:

Foi só engatar uma sequência mais positiva que a equipe subiu o elevador e vai poder aproveitar a briga pelas 20 vagas que o campeonato brasileiro garante na Libertadores. Acho que o título parece meio fora de questão, mas o G-4 é completamente plausível.

O importante é saber aproveitar esses momentos para conquistar a vaga na Libertadores. Título não tem como, ainda estamos muitas casas atrás. 

Valeu, Henrique!

Em 02/03/2023 em 12:46, Tsuru disse:

Acompanho o voto do relator hahaha

Foi uma ótima sequência, o time perdeu pouco e perdeu de pouco. Está numa zona meio embolada da tabela, mas com a diferença de seis pontos para o Grêmio, dá tanto pra pegar um G-4 quanto quem sabe um G-3. Vai depender aí do calendário dos demais e de como o Ixpó vai se comportar nessa reta final.

Vai que dá.

Hahaha. 

Sim, a defesa foi a tônica do processo e isso segurou o estrago em algumas derrotas, nos mantendo na briga pela Libertadores. Eu acredito que essa briga seja mais pelo nosso desempenho do que o dos outros times. Como estamos muito próximos, precisaremos olhar o nosso caminho para olhar os adversários depois. 

Valeu, Tsuru!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2030  - Givanildo time

 

Mercado de Transferências

Mais dois reforços para fechar o elenco em 2030. Michael Novelli foi o primeiro, pensando para ser o reserva de Luan Capanni e chega por R$ 17mi, mas depois da finalização do negócio a avaliação dos olheiros e o meu crivo para tal pareceu equivocada pelo preço pago. 

Captura-de-tela-2023-02-28-223954c304058

O segundo vem para servir de alternativa no meio campo, tanto como o homem mais defensivo, quanto aquele mais próximo do MAC e é Luís Cláudio, emprestado pelo Flamengo apenas com o pagamento de salários.

 

Campeonato Brasileiro - 2º Turno 

Teremos uma sequência mais longa nessa atualização, cobrindo o último trimestre do campeonato Brasileiro. Nos oito jogos realizados em outubro, o desempenho foi de regular para ruim, com o atenuante de ter encarado times mais fortes e que brigam pela parte de cima da tabela.  Abrimos o mês empolgados pela sequência anterior, mas o Santos nos tratou de colocar de volta à realidade. Com forte domínio das ações desde o primeiro minuto, fomos reféns do adversário e não conseguimos criar meios para escapar disso. Até que aos 19’ Macarato ratificou essa relação de forças na partida ao finalizar um contra-ataque com um forte chute rasteiro. 

Seis minutos depois, Ananias empata com oportunismo ao receber um cruzamento na pequena área, livre de marcação. Nos fechamos um pouco mais na segunda etapa para tentar estancar a sangria, mas não foi possível. Romário Deodato com dois gols selou o grande desempenho alvinegro fechando o duelo em 3 a 1. 

Captura-de-tela-2023-02-28-223340d3f3650

Nos recuperamos com uma vitória contra o Botafogo e um empate relativamente justo contra o São Paulo. Essa série permitiu que os ânimos estivessem lá no alto para encarar o Corinthians e era o que precisávamos para um jogo fora de casa. Começamos mal sofrendo gol aos 25’ do craque Joabinho, mas Tarcísio veio em nosso socorro e marcou duas vezes, aos 26’ e aos 44’, levando a vantagem para o intervalo. 

Era um jogo muito igual e Marcone validou essa impressão com o 2 a 2 aos 63’. E o jogo virou trocação pura, com ambos os times com chances de empate, até que aos 92’ Capanni aproveitou excelente passe de Calebe, que pegou a defesa desarrumada. Porém, essa vitória seria a última no mês, uma vez que encaramos os três primeiros colocados mais o chato time do Vasco e saímos com dois empates e duas derrotas. 

Captura-de-tela-2023-02-28-2232157ab589d

Como se fosse para compensar o calendário complicado de outubro, novembro nos reservou diversos times abaixo da 10ª posição e aproveitamos bem a situação, primeiro ao bater o Avaí com certa dificuldade. Depois, veio o Bahia que nos deu um enorme trabalho e parecia que não teríamos nada além do empate, mas aí começou a se fortalecer a nossa relação com os gols no final do jogo. Aqui, marcamos dois após os 80’ e selamos a vitória. 

Captura-de-tela-2023-02-28-223440736bd2c

Depois do empate contra o Athletico, vencemos o Fortaleza por 1 a 0 no fim, bem como a Chapecoense por 3 a 2, também no apagar das luzes. Contra o Cruzeiro, saímos atrás e nos recuperamos cinco minutos depois, mas sem conseguir a virada. Até que Bruno veio em nosso socorro aos 94’, garantindo assim nosso 16º ponto graças a gols após os 80 minutos. 

Captura-de-tela-2023-02-28-223532213af4a

Fizemos jogos mornos em dezembro contra Bragantino e Fluminense e saímos apenas com um ponto dessas duas partidas. Mas aí, lavamos a alma no campo contra o Inter, depois de usá-los como trampolim para a nossa maior venda e dar um chapéu neles por Auro Álvaro. Sendo 3 vira e 6 acaba, encerramos em grande estilo nossa participação na Série A. 

Captura-de-tela-2023-02-28-2236012e7d3d1

 

Calendário 

Captura-de-tela-2023-02-28-223115a1c67f9

 

Classificação 

No fim das contas, até superamos meu objetivo inicial, que era o 7º lugar. A sexta colocação nos dará direito a disputar a pré-Libertadores, o que irá alavancar nossas finanças. Terminamos com a quarta melhor defesa, o nosso diferencial nessa campanha e que me deixa bastante aliviado porque me permite construir o time daí para frente. 

O campeão é o Flamengo, que depois do tricampeonato de 2021 a 2023 não havia conquistado mais nada e tira o doce da boca do Atlético, que almejava e muito essa taça para tirar a seca do vice da Libertadores (perdeu para o Palmeiras). O melhor de tudo foi o rebaixamento do Corinthians, na última posição, com apenas 4 vitórias no campeonato, muito embora tenham conquistado a Sulamericana desse ano em cima do Juventude, que infelizmente também caiu. 

Captura-de-tela-2023-02-28-2237370e749bd

Estatísticas gerais | individuais

 

Elenco 

Nosso elenco já caminha para a consolidação. Temos muitos jovens de bastante potencial e que entregam resultados no tempo presente, bem como veteranos que podem apoiar esses jogadores e segurar a onda nos momentos difíceis.  A venda de Elias foi o sacrifício necessário para bancar o elenco atual e permitindo que o assédio a outros jogadores fosse evitado. Assim, é possível que jovens destaques como Soares Neto, Tiago e Juliano Rosa continuem na equipe por muito mais tempo. 

Para o próximo ano, tentarei fazer poucas movimentações, mais pontuais, focando no entrosamento e desenvolvimento dos atletas atuais, inclusive partindo da tática atual. Creio que isso será importante na evolução do Sport em busca do seu segundo título do Brasileiro. 

Elenco5109cb04825760ac.png

Fornada de jovens

Nossos números não foram nada excepcionais, mas refletem o que foi o campeonato do Sport. Uma defesa forte, sofrendo menos gols que o esperado e um ataque cirúrgico, sustentado por um meio com muita qualidade nos passes para levar essa bola ao ataque e proteger a defesa do avanço adversário. 

Captura-de-tela-2023-02-28-223629c3c95b8

Fora de campo, fizemos algumas mudanças na equipe técnica e pretendemos seguir com essa estratégia para melhorar a qualidade dos nossos treinos e relatórios, fundamentais para o desenvolvimento do Sport em âmbito nacional. 

Captura-de-tela-2023-02-28-2240504c2fdc2

 

Finanças

A venda de Elias sustentou boa parte do segundo semestre do clube e só agora com o término do Brasileiro tivemos um fôlego a mais com os R$ 24,7mi recebidos pela sexta posição. O desafio agora é contratar bem sem afetar tanto os cofres do clube e seguir recebendo mais prêmios de competição para tornar o clube sustentável financeiramente. Também será importante terminar a limpeza do elenco para ajustar a questão salarial, priorizando os jovens talentos e garantindo que eles fiquem aqui em detrimento de veteranos que já não são capazes de jogar em alto nível. 

Captura-de-tela-2023-02-28-223925a581588

Sumário Comercial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Givanildo time - (At. em 26.02)

Crise no Corinthians mas Sport Recife em grande. Foi um campeonato positivo e agora é sempre a subir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Corinthians com campanha de time inesperado que subiu em 4º lugar na Série B do ano anterior.

Enquanto o Sport vai superando, mesmo que marginalmente as expectativas do treinador, agora é a hora de ver se o salto vem logo na próxima temporada e pode ambicionar levar o título para o nordeste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo sobre o Juventude rebaixado, fiquei pensando no Manaus, não lembro se você já comentou em atualizações anteriores. Que fim levou?

Depois de uma sequência mais complicada, fez uma excelente reta final e garantiu um ótimo sexto lugar. Com a grana que vai entrar da pré-Libertadores e de uma eventual boa campanha na competição continental, tem tudo para tornar a equipe ainda mais forte e começar a brigar pelo topo da tabela do Brasileirão desde o início.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Givanildo time - (At. em 04.03)

Voltando a acompanhar aqui. Tinha parado na página 10, então rolou muita água desde que abri o tópico pela última vez. Para que o povo não fale muito dos meus posts gigantes, dessa vez vou ser breve (tá, o real motivo para ser breve é que eu só dei uma olhada por cima no que aconteceu mesmo, para poder acompanhar melhor daqui pra frente).

Primeiro de tudo, parabéns pelo título brasileiro com o Manaus. Eu gostaria de te ver jogando a Libertadores do próximo ano com eles, mas entendo a decisão de sair. 

Interessante a decisão de ir para o Juventude. Não esperava que fosse para o sul do país nesse momento, mas gostei da escolha. Com o maior da serra o treinador se deu muito bem, conseguindo avançar rapidamente até o caneco nacional. Achei que demoraria um pouquinho mais, mas mostrou que não estava para brincadeira. Só faltou derrotar o Santos mesmo, mas tem dias que o time não entra em campo do jeito que deveria.

Agora vamos ver o que apronta com o Sport. 

 

PS: Me atravessando na resposta ao @Tsuru, o Manaus foi rebaixado (pela segunda vez) em 2029. Tá na tabela final dessa atualização aqui. Mas claro que o Vini pode trazer mais detalhes :D Só comentando porque também fiquei curioso com a pergunta e aí fui ver que tava ali nesse post. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente campanha, principalmente se consideramor o início. Nessa posição que terminou o Sport já pode pedir para colocá-lo como campeão brasileiro, como é hábito kk.  Curioso para ver como será a libertadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A campanha foi excelente, parabéns. Bem legal de ver os jovens evoluindo e tomando conta de algumas posições, e com uma quase certa melhora financeira na próxima temporada, com premiações e etc, tem tudo pra como disse, consolidar o clube financeiramente pra aí sim encostar nos primeiros colocados do brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que belo chapéu que aplicou no Inter, para rir a toa se você não for colorado. O 6x0 foi a cereja do bolo, só faltou o gol do Auro Álvaro pra completar a desgraça.

O mês de Outubro realmente foi pavoroso, mas vendo pelo lado bom foram 3 empates - contra o campeão e dois adversários diretos na briga pela última vaga na Libertadores. Por fim, aproveitou o calendário mais tranquilo para engatar uma sequência ótima e chegar na frente da concorrência. Pré-Libertadores também é Libertadores!

Ótima temporada no geral, agora é aproveitar a grana  - com fé que não vai cair antes da fase de grupos - e qualificar ainda mais o elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha excelente no final da temporada.

A partir de novembro a equipe realmente embalou para a vaga na Libertadores. Luan Capanni fez uma temporada goleadora, aliás.

Boa sorte para a nova temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2023 em 07:50, Cadete213 disse:

Crise no Corinthians mas Sport Recife em grande. Foi um campeonato positivo e agora é sempre a subir.

Agora é subir mais em busca do título. Valeu, Cadete!

Em 05/03/2023 em 15:18, Henrique M. disse:

Corinthians com campanha de time inesperado que subiu em 4º lugar na Série B do ano anterior.

Enquanto o Sport vai superando, mesmo que marginalmente as expectativas do treinador, agora é a hora de ver se o salto vem logo na próxima temporada e pode ambicionar levar o título para o nordeste.

Sim, muito legal ver isso. Pena que venceram a Sula em cima do Juventude. 

Dependendo do mercado que fizermos, mais o entrosamento dos jogadores atuais, podemos ambicionar coisas mais importantes na temporada. 

Valeu, Henrique!

Em 08/03/2023 em 10:21, Tsuru disse:

Lendo sobre o Juventude rebaixado, fiquei pensando no Manaus, não lembro se você já comentou em atualizações anteriores. Que fim levou?

Depois de uma sequência mais complicada, fez uma excelente reta final e garantiu um ótimo sexto lugar. Com a grana que vai entrar da pré-Libertadores e de uma eventual boa campanha na competição continental, tem tudo para tornar a equipe ainda mais forte e começar a brigar pelo topo da tabela do Brasileirão desde o início.

Trarei mais detalhes na próxima atualização. 

Tenho que aproveitar essa bonança financeira para deixar o clube mais sólido e buscar esse salto competitivo.

Valeu, Tsuru!

Em 08/03/2023 em 12:48, Danut disse:

Voltando a acompanhar aqui. Tinha parado na página 10, então rolou muita água desde que abri o tópico pela última vez. Para que o povo não fale muito dos meus posts gigantes, dessa vez vou ser breve (tá, o real motivo para ser breve é que eu só dei uma olhada por cima no que aconteceu mesmo, para poder acompanhar melhor daqui pra frente).

Primeiro de tudo, parabéns pelo título brasileiro com o Manaus. Eu gostaria de te ver jogando a Libertadores do próximo ano com eles, mas entendo a decisão de sair. 

Interessante a decisão de ir para o Juventude. Não esperava que fosse para o sul do país nesse momento, mas gostei da escolha. Com o maior da serra o treinador se deu muito bem, conseguindo avançar rapidamente até o caneco nacional. Achei que demoraria um pouquinho mais, mas mostrou que não estava para brincadeira. Só faltou derrotar o Santos mesmo, mas tem dias que o time não entra em campo do jeito que deveria.

Agora vamos ver o que apronta com o Sport. 

PS: Me atravessando na resposta ao @Tsuru, o Manaus foi rebaixado (pela segunda vez) em 2029. Tá na tabela final dessa atualização aqui. Mas claro que o Vini pode trazer mais detalhes :D Só comentando porque também fiquei curioso com a pergunta e aí fui ver que tava ali nesse post. 

Hahaha ok. 

Sim, é um dilema sempre que isso acontece, mas a vida seguiu e tivemos boas experiências no Juventud, que veio por uma combinação de fatores, mas revelou-se uma boa escolha, curti demais jogar por lá e até não esperava um sucesso tão rápido, mas a base que peguei era muito boa e isso ajudou inclusive na disputa da Libertadores, que infelizmente não teve um final feliz. 

Espero que com o Sport eu consiga me divertir e talvez demorar um pouco mais aqui. 

Valeu, Danut!

Em 08/03/2023 em 14:29, div disse:

Campanha acima do esperado e uma disputa de Libertadores pela frente.

Ainda falta um pouco pra chegar no Flamengo, mas acredito no Leão.

Sim, são bons desafios para provar se o clube realmente tem condições de ficar no topo. 

Valeu, Div!

Em 08/03/2023 em 17:01, Jirimias disse:

Excelente campanha, principalmente se considerarmos o início. Nessa posição que terminou o Sport já pode pedir para colocá-lo como campeão brasileiro, como é hábito kk.  Curioso para ver como será a libertadores.

Kkkkkk pode deixar que seremos campeões de fato e de direito. A Libertadores deve ser divertida, mas não é o objetivo principal, visto que o Brasileiro é mais longo e rende mais grana ao longo do ano. 

Valeu, Jiri!

Em 08/03/2023 em 18:01, victor095 disse:

A campanha foi excelente, parabéns. Bem legal de ver os jovens evoluindo e tomando conta de algumas posições, e com uma quase certa melhora financeira na próxima temporada, com premiações e etc, tem tudo pra como disse, consolidar o clube financeiramente pra aí sim encostar nos primeiros colocados do brasileiro.

Gosto quando os jovens assumem o protagonismo, assim como foi no Juventude. Aqui a categoria de base não vai render mais nada, então vamos confiar no que já temos no time titular para dar o salto de qualidade e consolidar o clube financeiramente sem precisar de grandes investimentos. 

Valeu, Duque!

Em 08/03/2023 em 19:12, Marcolation disse:

Que belo chapéu que aplicou no Inter, para rir a toa se você não for colorado. O 6x0 foi a cereja do bolo, só faltou o gol do Auro Álvaro pra completar a desgraça.

O mês de Outubro realmente foi pavoroso, mas vendo pelo lado bom foram 3 empates - contra o campeão e dois adversários diretos na briga pela última vaga na Libertadores. Por fim, aproveitou o calendário mais tranquilo para engatar uma sequência ótima e chegar na frente da concorrência. Pré-Libertadores também é Libertadores!

Ótima temporada no geral, agora é aproveitar a grana  - com fé que não vai cair antes da fase de grupos - e qualificar ainda mais o elenco.

Haha os colorados não devem aguentar mais um rubro-negro. O 6 a 0 foi um belo encerramento e concordo que seria legal um gol do Auro, pena que não rolou. 

O importante foi aproveitar bem o calendário quando este nos foi favorável para consolidar a nossa posição rumo a Libertadores. Agora, é importante ao menos chegar na fase de grupos para garantir uma graninha a mais para o resto do ano. 

Valeu, Marco!

Em 09/03/2023 em 20:39, Anismaldo disse:

Campanha excelente no final da temporada.

A partir de novembro a equipe realmente embalou para a vaga na Libertadores. Luan Capanni fez uma temporada goleadora, aliás.

Boa sorte para a nova temporada!

Sim, foi um bela reta final e Luan Capanni foi um belo achado nesse ano. R$ 5 mi investidos por uma vaga na Libertadores está de bom tamanho. 

Valeu, Nismo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
×
×
  • Criar Novo...