Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!


Peepe

Posts Recomendados

Depois do sonhado título da liga colombiana, o Once Caldas voltou com tudo no Clausura. Fez uma 1ª fase perto da perfeição, mas o Millonarios ficou colado e ainda quebrou a invencibilidade dos atuais campeões. Porém, o mesmo Millonario acabou eliminado pelo Once na Copa Colômbia na qual a equipe de Manizales chegou até à decisão contra o Santa Fé, decidida nos pênaltis favoravelmente para Los Cardenales. 

Na sequência da liga cafeteira, o Once não conseguiu bater o Tolima em casa, mas as duas vitórias fora mantiveram a equipe branca na disputa. Depois, atropelou o Junior. Como sabemos não basta vencer, é preciso ser perfeito e o time de Henao perdeu para quem não poderia perder, o Tolima. O time de Ibagué aprontou mais uma vez e conseguiu a classificação para decisão confirmada contra o Junior. Infelizmente, o Once Caldas retorna às eliminações traumáticas na liga cafeteira, uma campeonato que não permite falhas na fase final. O Tolima festeja.

Na Libertadores, o Once foi semifinalista depois de bater os dois gigantes argentinos, primeiro o River, no estilo caldista, depois o Boca, em um eliminatória com duas vitórias do Once. Na semifinal contra o poderoso Flamengo, o Once perdeu fora e em casa não conseguiu fazer nenhum gol e acabou eliminado. Uma campanha excelente, mas que muitas vezes esbarra no poderio econômico dos clubes brasileiros.

A temporada foi muito boa. O Once Caldas sempre rondando a melhor colocação nas competições e saiu da fila do campeonato nacional. Infelizmente, a proximidade aos títulos sempre traz frustação quando não são conquistados. O trabalho é ótimo, mas fica a pergunta: e você como treinador, está ficando frustrado ou está gostando das incertezas do save?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O saldo final da temporada foi de um título colombiano, fase de grupos do outro, uma final de taça e uma semifinal de Libertadores. Acho um saldo bem positivo e assim, poucos times no mundo ganham tudo todas as temporadas, nem mesmo gigantes europeus. Então parabéns pela ótima temporada.

Dado o histórico e o desenvolvimento, podemos dizer que o Once hoje é sempre candidato ao título colombiano e se transformou em um grande time sul-americano. Assim, tem algum objetivo que você pense em alcançar em específico com a equipe? Sente que o save começa a se encaminhar para o final ou acha que ainda tem muita lenha para queimar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de tudo foi uma excelente temporada. Depois do título do Apertura, novamente na luta pelo Clausura e voltaram a falhar pequenos detalhes para a equipa conseguir disputar uma nova final. Mas está sempre nas decisões e isso é o mais importante para tornar o clube competitivo. Por falar em ser competitivo, mais uma excelente campanha a nível continental que só esbarrou mesmo num Flamengo de outro nível e uma final da taça perdida nos penaltis para o Santa Fé. Curioso teres perdido dessa forma depois de dizeres na eliminatória anterior que a equipa tem boa capacidade nesse capítulo, eheh, deu zica como vocês dizem.

O balanço é positivo a meu ver. Destaco ainda esse defesa-central de 2 metros de altura e 20 de impulsão. Deve ser uma dor de cabeça para o mister adversário, nossa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando os últimos posts, fico feliz com o sucesso que o Once vêm estabelecendo, com, como você disse, o levantar de um caneco a cada temporada.
Gostei de ver que o time está conseguindo se fiar bem com a produção da base, fazendo pouquíssimas contratações. É até natural (e bem vinda) a atitude do presidente em melhorar ainda mais as condições da base.

No entanto, enquanto o time se mantém competitivo no cenário doméstico, ainda faltam alguns degraus para conseguir bater de frente contra os grandes da América do Sul. Fico curioso para ver se Henao vai conseguir resolver só essa molecada criada em casa, quase como em um save de clube, ou se vai ter que complementar com uma galera de fora.

P.S.: 2 metros com 20 de impulsão? Escanteios serão uma arma perigosa desse Once.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trika tá demais, não tem jeito. Queria estar nesses jogos no Monumental e Bombonera hehe deve ter dado gosto de ver as atuações.

Ficou no quase nas competições nacionais nesse período, mas vejo esses jovens cada vez mais prontos pras próximas temporadas, tenho boa expectativa de em breve, ter um ano recheado de conquistas novamente. Estrutura e dinheiro (se precisar) não faltarão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zagueirão de 2.00 metros e VINTE de impulsão? O que esse maluco deve voar não é sacanagem.

Cacete, mas é muito quase pra uma atualização só. Quase no Clausura, quase na Copa, quase-quase na Libertadores (onde fez um jogaço contra o Boca, digase de passage). Mas eu ainda acho que é questão de tempo pra começar a ser soberano em casa, o formato da liga é ingrato demais, mas o elenco tá cada vez melhor e isso vai render frutos desportivos sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num primeiro momento acreditei que o Millionarios tinha vindo pra ser a pedra no teu sapato nesse final de temporada, com a derrota no campeonato colombiano e a disputa que deram na Copa, mas na verdade, a pedra no sapato no campeonato colombiano acabou sendo uma velha conhecida: perda de pontos em confrontos diretos. Infelizmente os tropeços contra o Tolima foram mais do que fundamentais.

De todo modo, a campanha é positiva na temporada em razão do título do apertura, além da final da copa e semifinal da Libertadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Once Caldas mostrou sua força tanto a nível nacional, quanto a nível continental. Na próxima temporada as equipes vão parar antes do jogo e dizer "ei, esse é o Once Caldas, semifinalista da última libertadores". Tem que botar medo neles e fazer essa goleada frente ao Júnior ecoar na mente de todos os adversários do país. Foi uma pena a derrota para o Santa Fé e a eliminação frente ao Flamengo, apesar dos brasileiros terem o total domínio da competição, mas foram guerreiros e estão chegando cada vez mais perto.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dureza do formato do campeonato é depender demais dos detalhes para chegar ao título e o Tolima é um nemesis admirável, dada a quantidade de vezes que eles ficaram no seu caminho para o sonho do título. Agora é levantar a cabeça e aproveitar que teve título do Apertura para pegar o mesmo espírito dessa competição e buscar novas taças.

Aramis foi uma bela surpresa, mas outros nomes começam a pedir passagem. Vai ser legal observar o desenvolvimento desses caras no time titular e como o Once reagirá a esse processo de renovação.

Avante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Aaaaah como eu queria que o meu Trikas estivesse desse jeito aí na vida real, hahahaha... sexta Liberta, que sonho. Eliminação mais do que compreensível para o Flamengo, derrotando a dupla de ferro argentina e não fazendo feio mais uma vez no continente. Bela campanha.

Nacionalmente, depois do tão sonhado caneco o Once até manteve o alto nível mas faltou acertar nos detalhes nessa fase semifinal. Faz parte, é como falaram aí já: nem os gigantes europeus conseguem ganhar tudo e a todo momento! O saldo é ótimo e a perspectiva pra próxima temporada melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2022 em 15:40, LC disse:

Não conseguiu ser primeiro do grupo, ficou a 1 ponto do Tolima. Apesar de tudo foi uma boa temporada.. Conseguiu eliminar River e Boca, mas perdeu para o Flamengo, que perdeu para os tricolores. Vendo a campanha do São Paulo eu acredito que tenha sido merecido, principalmente após a vitória sobre o porco.

Oi, LC

Obrigado pela participação! O são Paulo é o grande time do save, diria eu que todo título acaba sendo merecido porque é um time viciado em vencer mesmo.

Em 24/01/2022 em 16:48, GGilson disse:

Depois do sonhado título da liga colombiana, o Once Caldas voltou com tudo no Clausura. Fez uma 1ª fase perto da perfeição, mas o Millonarios ficou colado e ainda quebrou a invencibilidade dos atuais campeões. Porém, o mesmo Millonario acabou eliminado pelo Once na Copa Colombia na qual a equipe de Manizales chegou até à decisão contra o Santa Fé, decidida nos pênaltis favoravelmente para Los Cardenales. 

Na sequência da liga cafeteira, o Once não conseguiu bater o Tolima em casa, mas as duas vitórias fora mantiveram a equipe branca na disputa. Depois, atropelou o Junior. Como sabemos não basta vencer, é preciso ser perfeito e o time de Henao perdeu para quem não poderia perder, o Tolima. O time de Ibagué aprontou mais uma vez e conseguiu a classificação para decisão confirmada contra o Junior. Infelizmente, o Once Caldas retorna às eliminações traumáticas na liga cafeteira, uma campeonato que não permite falhas na fase final. O Tolima festeja.

Na Libertadores, o Once foi semifinalista depois de bater os dois gigantes argentinos, primeiro o River, no estilo caldista, depois o Boca, em um eliminatória com duas vitórias do Once. Na semifinal contra o poderoso Flamengo, o Once perdeu fora e em casa não conseguiu fazer nenhum gol e acabou eliminado. Uma campanha excelente, mas que muitas vezes esbarra no poderio econômico dos clubes brasileiros.

A temporada foi muito boa. O Once Caldas sempre rondando a melhor colocação nas competições e saiu da fila do campeonato nacional. Infelizmente, a proximidade aos títulos sempre traz frustação quando não são conquistados. O trabalho é ótimo, mas fica a pergunta: e você como treinador, está ficando frustrado ou está gostando das incertezas do save?

 

Oi, GG!

Em comparação, até pelo calendário, o Apertura é mais fácil de fazer a campanha perfeita. Fizemos um bom Clausura mas o rendimento defensivo caiu com a variação que os muitos jogos nos obrigaram. O Tolima é nossa grande pedra no sapato desde o começo do save, confesso que não fiz o levantamento para saber quais times já nos eliminaram mas eles são presença frequente nesse quadro.

Na Libertadores a gente tá acostumado a ver os brasileiros abrindo distância para o resto do continente, essa é uma realidade em praticamente todo save de FM da área. Acho bacana que o Once tenha encurtado distância, conseguimos bater de frente com o segundo escalão brasileiro e superar os grandes argentinos mas não sei se algum dia seremos de fato melhores que a primeira prateleira brasileira.

Sobre a pergunta final, tenho me divertido bastante com o save e perder demais não me frustra, o que me desanima é jogar no "piloto automático", isto é, ter o melhor time, só escalar os jogadores e ganhar sem esforços, sem pensar, sem mexer. Não que eu seja adepto de perder para ter emoção, porém, enquanto eu tiver a incerteza da vitória no início da temporada e tiver que me esforçar para vencer, eu estarei gostando de jogar o save.

Entrar em campo num jogo decisivo contra o Tolima, por exemplo, gera um sentimento gostoso de expectativa. Vencer um jogo como esse, como aconteceu no Apertura, rende uma felicidade que compensa o risco de perder e ficar frustrado. Não sei se me fiz entendido mas, para finalizar, perder é do jogo, desânimo eu teria se não tivesse como vencer ou fosse tão fácil vencer que eu não teria como perder.

 

Em 25/01/2022 em 11:28, Tsuru disse:

O saldo final da temporada foi de um título colombiano, fase de grupos do outro, uma final de taça e uma semifinal de Libertadores. Acho um saldo bem positivo e assim, poucos times no mundo ganham tudo todas as temporadas, nem mesmo gigantes europeus. Então parabéns pela ótima temporada.

Dado o histórico e o desenvolvimento, podemos dizer que o Once hoje é sempre candidato ao título colombiano e se transformou em um grande time sul-americano. Assim, tem algum objetivo que você pense em alcançar em específico com a equipe? Sente que o save começa a se encaminhar para o final ou acha que ainda tem muita lenha para queimar?

Oi, Tsuru

Sendo bem sincero, quando eu perdi o último jogo e fui eliminado do Clausura, eu falei comigo mesmo que o save se encerraria ali pois já conquistei tudo que podia conquistar, provei um pouco do sistema tático defensivo e coloquei o Once numa posição continental que um clube colombiano não chega há uns 30 anos. Porém, ao escrever a atualização e abrir o jogo para a pré-temporada, eu achei injusto terminar algo que eu tenho vontade de continuar, mesmo que os objetivos não possam ser atualizados.

Uma da coisas que eu pretendia ao criar o save era me desenvolver enquanto jogador, aprender um pouco sobre as diferentes facetas do jogo, desenvolvimento de base, influência do treino, estudar na prática a comissão técnica e os detalhes técnicos que não são tão simples. Não relato tanto esse tipo de evolução nas atualizações mas é algo que tenho desenvolvido, que pretendo continuar aprendendo e que me motiva a continuar.

Não vou dizer que tenho muita lenha para queimar mas, por enquanto, penso em mais um ciclo de Mundial para voltar a pegar os europeus se ganharmos mais uma Libertadores. Depois disso, aí de fato tenho receio do save ficar repetitivo mas só vou saber se chegar lá.

 

Em 25/01/2022 em 12:57, Vltx disse:

Apesar de tudo foi uma excelente temporada. Depois do título do Apertura, novamente na luta pelo Clausura e voltaram a falhar pequenos detalhes para a equipa conseguir disputar uma nova final. Mas está sempre nas decisões e isso é o mais importante para tornar o clube competitivo. Por falar em ser competitivo, mais uma excelente campanha a nível continental que só esbarrou mesmo num Flamengo de outro nível e uma final da taça perdida nos penaltis para o Santa Fé. Curioso teres perdido dessa forma depois de dizeres na eliminatória anterior que a equipa tem boa capacidade nesse capítulo, eheh, deu zica como vocês dizem.

O balanço é positivo a meu ver. Destaco ainda esse defesa-central de 2 metros de altura e 20 de impulsão. Deve ser uma dor de cabeça para o mister adversário, nossa.

Oi, Vitx

Pois é, ziquei hahaha até ali eu tinha bom retrospecto mesmo, tanto que avançamos contra o Millonarios pela disputa de pênaltis. Contra o Santa Fé entrar sem nenhum dos 3 batedores de confiança me desanimou desde o começo da disputa, senti que não daria certo. Apesar do retrospecto, essa é uma carência do meu elenco, não tinha nenhum jogador com mais de 12 nesse atributo e sem ter os melhores finalizadores, sucumbimos infelizmente.

 

Em 25/01/2022 em 16:47, LuisSilveira disse:

Acompanhando os últimos posts, fico feliz com o sucesso que o Once vêm estabelecendo, com, como você disse, o levantar de um caneco a cada temporada.
Gostei de ver que o time está conseguindo se fiar bem com a produção da base, fazendo pouquíssimas contratações. É até natural (e bem vinda) a atitude do presidente em melhorar ainda mais as condições da base.

No entanto, enquanto o time se mantém competitivo no cenário doméstico, ainda faltam alguns degraus para conseguir bater de frente contra os grandes da América do Sul. Fico curioso para ver se Henao vai conseguir resolver só essa molecada criada em casa, quase como em um save de clube, ou se vai ter que complementar com uma galera de fora.

P.S.: 2 metros com 20 de impulsão? Escanteios serão uma arma perigosa desse Once.

Oi, Luis!

Obrigado pela participação.

Então, a Colombia é um país que não oferece grandes aportes financeiros em sua Liga e o mercado é "emergente", o que desvaloriza bastante o preço dos jogadores (só para exemplificar, vendi o Carbonero por 25 milhões para um clube chinês. Em 3 meses lá, o valor de mercado dele era de mais de 80 milhões.)

O fato da gente arrecadar pouco com os melhores jogadores e não receber nenhum grande patrocínio cria uma lógica em que o mercado nem sempre tem as melhores opções, principalmente porque a folha salarial é baixa, nosso maior salário não ganha 30 mil p/s e isso limita os jogadores com interesse em vir. Normalmente a saída é ir atrás de atletas da própria divisão colombiana, filtrar equipes de segunda prateleira porque pra competir com um argentino, por exemplo, eu teria que colocar 2 ou 3 vezes mais de salário do que o habitual. Nesse sentido, entre contratar um cara nota 7 do futebol local ou apostar no que vem da base, acaba sendo interessante dar tempo aos garotos para que eles desenvolvam.

E esse cenário todo impede um pouco nosso desenvolvimento, bater de frente com Flamengo e São Paulo é questão de oportunidade: um jogo em que nossa bola parada entra, outro em que a gente segura o ímpeto deles. Estou sempre aberto para contratar, tanto que parte do sucesso recente foi o ato de investir firme e "furar o teto" mas não acho que a lógica vá ser diferente da atual, investir no mercado nacional, filtrar talentos e apostar nos consagrados só em caso de extrema urgência.

 

Em 25/01/2022 em 18:46, victor095 disse:

Trika tá demais, não tem jeito. Queria estar nesses jogos no Monumental e Bombonera hehe deve ter dado gosto de ver as atuações.

Ficou no quase nas competições nacionais nesse período, mas vejo esses jovens cada vez mais prontos pras próximas temporadas, tenho boa expectativa de em breve, ter um ano recheado de conquistas novamente. Estrutura e dinheiro (se precisar) não faltarão.

Oi, Victor!

O jogo no Monumental foi insano, o golzinho no fim veio com a sensação de vamos classificar na volta e realmente aconteceu. O jogo da Bombonera foi mais tranquilo, eles viraram fregueses demais.

O caminho tá bem traçado, falta só aquele ano mágico pra dar tudo certo.

 

Em 26/01/2022 em 11:49, Fujarra disse:

Zagueirão de 2.00 metros e VINTE de impulsão? O que esse maluco deve voar não é sacanagem.

Cacete, mas é muito quase pra uma atualização só. Quase no Clausura, quase na Copa, quase-quase na Libertadores (onde fez um jogaço contra o Boca, digase de passage). Mas eu ainda acho que é questão de tempo pra começar a ser soberano em casa, o formato da liga é ingrato demais, mas o elenco tá cada vez melhor e isso vai render frutos desportivos sim.

Oi, Fujarra

O Serna Marín nem é tuuudo isso mas chama a atenção esse tamanho todo e a impulsão sim. Para quem joga tanto na bola parada, ele é um sonho.

3 quases para uma atualização só é frustrante, ainda bem que o Apertura veio e já começamos o semestre aliviados. É bom fincar o próprio pé na Libertadores e se passar por time grande, tirar River e Boca na mesma edição é uma coisa que nenhum clube conseguiu, e olha que o Once tem histórico de derrubar gigantes. O formato da Liga que impede um pouco essa soberania, mesmo sendo melhor que os adversários a vida se resume aos confrontos diretos, o que sempre aumenta as chances de perder tudo num dia ruim. Vamos torcer para que no próximo ano venha Apertura e Clausura juntos.

 

Em 27/01/2022 em 20:59, div disse:

Num primeiro momento acreditei que o Millionarios tinha vindo pra ser a pedra no teu sapato nesse final de temporada, com a derrota no campeonato colombiano e a disputa que deram na Copa, mas na verdade, a pedra no sapato no campeonato colombiano acabou sendo uma velha conhecida: perda de pontos em confrontos diretos. Infelizmente os tropeços contra o Tolima foram mais do que fundamentais.

De todo modo, a campanha é positiva na temporada em razão do título do apertura, além da final da copa e semifinal da Libertadores.

Oi, div

O colombianão é um programa do Chaves, o roteiro muda, muda e sempre se repete. O Tolima tem sido um algoz comum e esses confrontos diretos tiram meu sono, mas de fato o saldo é positivo nessa temporada.

Em 28/01/2022 em 01:28, PedroJr14 disse:

O Once Caldas mostrou sua força tanto a nível nacional, quanto a nível continental. Na próxima temporada as equipes vão parar antes do jogo e dizer "ei, esse é o Once Caldas, semifinalista da última libertadores". Tem que botar medo neles e fazer essa goleada frente ao Júnior ecoar na mente de todos os adversários do país. Foi uma pena a derrota para o Santa Fé e a eliminação frente ao Flamengo, apesar dos brasileiros terem o total domínio da competição, mas foram guerreiros e estão chegando cada vez mais perto.

Boa sorte!

Oi, Pedro

O Once virou uma força continental que a Colombia não tem desde o auge do Atlético Nacional nos anos 80, a gente impõe medo mas tem sido difícil sobreviver aos confrontos diretos na semifinal da Liga. Sei que estamos no caminho certo.

Obrigado pela participação

 

Em 28/01/2022 em 23:31, #Vini disse:

A dureza do formato do campeonato é depender demais dos detalhes para chegar ao título e o Tolima é um nemesis admirável, dada a quantidade de vezes que eles ficaram no seu caminho para o sonho do título. Agora é levantar a cabeça e aproveitar que teve título do Apertura para pegar o mesmo espírito dessa competição e buscar novas taças.

Aramis foi uma bela surpresa, mas outros nomes começam a pedir passagem. Vai ser legal observar o desenvolvimento desses caras no time titular e como o Once reagirá a esse processo de renovação.

Avante!

Oi, Vini

O Tolima já entrou na lista dos times que odeio, todo ano eles dão um jeito de nos quebrar. Mais leve e mais tranquilo após um título da Liga, mesmo sendo o Apertura, a gente entra menos pressionado e isso vai ser positivo. Tenho esperança que o próximo ano será melhor.

Gosto bastante de trabalhar com a base, ainda mais quando de forma tão natural, aproveitando bons jogadores. Os que destaquei ali começaram a ser influentes nesse semestre com destaque ao Aramis que foi fora da curva.

 

23 horas atrás, Leho. disse:

Aaaaah como eu queria que o meu Trikas estivesse desse jeito aí na vida real, hahahaha... sexta Liberta, que sonho. Eliminação mais do que compreensível para o Flamengo, derrotando a dupla de ferro argentina e não fazendo feio mais uma vez no continente. Bela campanha.

Nacionalmente, depois do tão sonhado caneco o Once até manteve o alto nível mas faltou acertar nos detalhes nessa fase semifinal. Faz parte, é como falaram aí já: nem os gigantes europeus conseguem ganhar tudo e a todo momento! O saldo é ótimo e a perspectiva pra próxima temporada melhor ainda.

Oi, Leho

Sabe a diferença entre o São Paulo dessa realidade e o do mundo real: é que no FM o Diniz não foi demitido kkkkkkk é impressionante como o Diniz é gênio nesse FM20, todo save que eu crio ele empilha títulos independente do clube onde passe.

No mais, é isso! Estamos no caminho certo e agora, sem tanto medo da semifinal, o título deve vir naturalmente. O próximo ano tem tudo para ser o nosso ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma lida por cima no que aconteceu desde que parei de acompanhar aqui. Achei muito curioso o time levantando o título continental antes do título doméstico, e mais curioso ainda que a diretoria não tenha ficado nada satisfeita com isso.

Por sorte não foi demitido e conseguiu dar uma resposta às demandas da diretoria, levantando finalmente um título nacional. Pena que no clausura não deu pra repetir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Dei uma lida por cima no que aconteceu desde que parei de acompanhar aqui. Achei muito curioso o time levantando o título continental antes do título doméstico, e mais curioso ainda que a diretoria não tenha ficado nada satisfeita com isso.

Por sorte não foi demitido e conseguiu dar uma resposta às demandas da diretoria, levantando finalmente um título nacional. Pena que no clausura não deu pra repetir.

Acho que no save do Tupi do @Fujarra aconteceu o mesmo. O Tupi conquistou primeiramente a Libertadores e só depois o Brasileirão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2022 em 11:50, Danut disse:

Dei uma lida por cima no que aconteceu desde que parei de acompanhar aqui. Achei muito curioso o time levantando o título continental antes do título doméstico, e mais curioso ainda que a diretoria não tenha ficado nada satisfeita com isso.

Por sorte não foi demitido e conseguiu dar uma resposta às demandas da diretoria, levantando finalmente um título nacional. Pena que no clausura não deu pra repetir.

Obrigado pela participação, Danut, e @GGilson pela observação.

A real é que no ano do título da Libertadores, a diretoria aliviou bem a campanha na liga nacional. Pro ano seguinte, pela reputação do time, a cobrança subiu bastante porque a reputação também disparou. Olhando para o jogo em si eu entendo, mesmo não concordando. Ainda bem que sobrevivi, ter sido demitido sem um título de Liga seria triste demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

O futuro promete e custa caro

Diário do Treinador

Hola, hincha!

Como todos já estão acostumados, primeiro momento do ano e cá estou eu aqui apresentando nossos planos para 2026. Antes de iniciarmos, apenas para registro, essa temporada e as demais serão sempre divididas em 3 momentos: a primeira com a pré-temporada e a primeira fase do Apertura, a segunda com a fase final do Apertura e o início do Clausura e a terceira com o fim do ano. Como dividir em semestres prejudica um pouco o tamanho da postagem sobre o Clausura, creio ser assim mais conveniente para quem escreve e quem lê.

Sem mais delongas, vamos falar de uma pré-temporada recheada de jogadores novos, contrariando até os padrões Caldistas que todos estão acostumados. A razão disso é bem simples: com os cofres cheios e um elenco já formado, investimos firmes em garotos e boa parte dos reforços vão figurar primeiro o time sub-20 até serem alçados ao elenco profissional.

Dos que chegam, 4 são para jogar de imediato. Começamos pelo nome fechado há mais de 1 ano e, enfim, apresentado: Óscar Vergara fechou com o clube em 2024 mas por um erro de interpretação só pôde chegar em 2026. O importante é que ele está aqui, é um ala esquerdo completo e oferece uma dinâmica de jogo ofensiva pela lateral, algo que deu muito certo pela direita com o Quiñónes.

2d1ff6164a55bff60.png

Por falar na direita, o segundo reforço vem para a ala direita, é do Millonarios e segue os mesmos caminhos de Quiñones. Sendo essa uma carência em nosso banco, fomos atrás de Edgar Ramírez para ter uma reposição a altura de nosso principal destaque no último ano.

334a4024c890c8d0e.png

A terceira e última carência identificada era a ponta esquerda. Villamayor é craque e nosso titular mas, com a lesão de Aladesanmi, necessitavamos de um reserva. O nome é conhecido no futebol colombiano, Duván Sánchez é simplesmente o vice-artilheiro do campeonato em 2025, empatado com Aramis Birnstingl, um nome de muito destaque pelo Santa Fé. Quando fiz a proposta, não acreditei que o Santa Fé toparia negociar mas não só toparam como o valor de 13,75M me pareceu pouco para um jogador que vem de um ano tão positivo. Fechamos negócio, Sánchez vem como estrela e tem um perfil de jogador que muito me admira: é um ponta um pouco lento mas finaliza como poucos dada a sua compostura 17, e espero que ele mantenha sua veia artilheira por aqui.

482b68431b34d53c6.png

O último dos reforços para o time principal também chega por 13 milhões e alguns quebrados, não supre uma carência mas é entendido como uma oportunidade: o zagueiro José Fernando Bermúdez já é um selecionável, tinha um valor acessível na multa rescisória e num time como o nosso, bom zagueiro nunca é demais. Na necessidade o jogador faz até a lateral direita e isso é uma característica importante.

5cbb1aaef1849422d.png

Outros 5 jogadores foram contratados e integrados às nossas divisões de base. O preço deles foi salgado sim, acima até daquilo que costumamos investir para o time de cima, mas faz parte do processo de construir uma base para o futuro. A expectativa em cima deles é enorme e contratar agora é uma forma de impedir que a gente precise recorrer a janela de transferências no futuro para elevar o patamar da equipe. Os jogadores seguem abaixo:

- Juan Camilo Moreno, 18 anos, MC/MOC – 7,5 milhões

- Kenny Restrepo, 18 anos, DC – 7 milhões

- Jhonier Marulanda, 18 anos, MDC/MC – 7,75 milhões

- Adinton Carabalí, 19 anos, equatoriano, MOC/PL – 3,4 milhões

- Alvaro Henao, 18 anos, MC – 13,75 milhões

O elenco que começaremos a temporada inicia dessa forma: uma defesa robusta e bem robusta, ainda mais encorpada pois os volantes e meias que quebram o galho de zagueiro acabam se misturando aos zagueiros na observação. Um meio campo com poucas opções, jogando praticamente no limite tendo 2 volantes, 2 meias que atacam e defendem e 2 construtores de jogo, mas são 6 jogadores de bom nível e confiança. E o ataque, setor costumeiramente mais fraco, que melhorou a partir da chegada do Sánchez e a consolidação de Aramis.

120921392854f23d73.png

 

Percebam que o elenco enxuto é consequência do alto número de saídas, entretanto é preciso contextualizar: de saída de fato foram 5 jogadores, todos experientes e em idade que justificava uma decadência técnico e física. A saída mais lamentada foi a de Gonzalo Zárate, o argentino virou favorito de nosso torcedor, e nunca é fácil dizer adeus. Só que era preciso: há uns 2 anos que seus atributos não impressionavam na função, embora o jogador em campo parecesse o James Rodríguez no auge. Com o contrato terminando em junho, achei por bem transferir e encerrar essa ilusão ao invés de renovar e ter que dar tempo a um meia de 31 anos com alguma queda física.

Os demais que saíram são fruto da nossa parceria com o Atlético FC e são, em grande maioria, atletas do sub-20 que não tem nível para atuar em nosso time, ou, no caso de Serna Marín, atuam em uma posição onde nossas opções são muitas e não teriam tempo de jogo nesse semestre.

11447a3bc1ad003151.png

 

Há a previsão de retornar com alguns atletas para o Clausura, haja visto a simultaneidade dos jogos de Taça, Clausura e Libertadores.

Sem mais delongas, deixo a palavra com Pedro que nos contará sobre os primeiros jogos dessa temporada.

 

Amistosos

Hei, hincha amigo, como vai? É pouco usual vir aqui falar de amistosos, na verdade nunca aconteceu, mas certas coisas não podem ser ignoradas. Em meio de pré-temporada, quando organizava o próprio calendário, Henao viu alguns times alemães relacionados na lista de possíveis adversários. Uma ligação aqui, outra ali e o Bayer Leverkusen veio a Manizales enfrentar o Once Caldas.

Em campo dá pra dizer que colocamos os alemães na roda, porém, sem incluir os gols necessários para vencer nessa conta. Jogo xoxo, ambos os times sem forçar muito, e um 0-0 bem justificado. Valeu a festa.

11caf8d964e185179.png

 

Supertaça da Colômbia

Quando a temporada inicia, a federação colombiana organiza uma espécie de final de campeonato amistosa, isto é, os campeões de Apertura e Clausura se enfrentam na Supertaça da Colômbia, um jogo sempre divertido mas que é tratado por ambos os clubes como um amistoso.

Ao Once, tudo que se refere ao título é novidade, então, havia um brilho no olhar mais forte para colocar esse trofeu em nossa galeria, não a toa que nossa torcida foi em peso para Ibagué, no primeiro jogo do ano, enfrentar o Tolima pela partida de ida. A distância entre as cidades são de 200km e praticamente 6 horas de carro, mas nosso Once querido fez valer a pena: gigante do primeiro ao último minuto, o Blanco Blanco fez uma partida de almanaque, foi o único a criar chances e venceu com gol de Germán Pérez, após falta cobrada para a área.

1302c1aa58d4db8c38.png

A ida serviu para abrir os caminhos e mostrar como dominar a equipe grená, restavam mais 90 minutos e um Palogrande cheio impulsionava o Once a confirmar seu favoritismo. Não demorou muito e o que se via em campo era outra partida de almanaque, refletido numa posse de bola de 70% e no dobro de finalizações. Nesse sentido, o relógio não marcava nem 10 minutos quando Rendón subiu mais alto que a defesa e abriu o placar para o Once. Dali por diante, com 2 gols de vantagem, o Tolima congelou, o Once administrou e foi só no apagar das luzes que Pérez invadiu a área após intensa troca de passes e fechou o caixão: finalização forte, cruzada e indefensável, um 2-0 de campeão com gostinho de vingança.

14cd2dd22d353815e2.png

 

Apertura – 1ª Fase

Atuais campeões, a gente precisava fazer bonito no torneio e tinha a meta de seguir o padrão de desempenho: poucos gols sofridos, gols marcados no momento certo e tranquilidade na campanha. Abrimos o ano contra o Millonarios em Bogotá com time misto, já que a estreia ocorreu entre os dois jogos da Supertaça. Dois gols marcados cedo nos deram tranquilidade para fazer uma enorme partida, segurar o placar mesmo sendo pressionado e trazer 3 pontos para casa.

152be0dad01d801e5f.png

 

Seguindo a linha de sofrer poucos gols, somente o Pereira na 4ª rodada vazou nossa defesa no primeiro mês. Pablo Aias abriu a contagem há poucos minutos do intervalo e nosso grande rival flertou com a vitória. Pena que em 8 minutos, o flerte acabou: Villamayor fez boa jogada, tentou duas vezes e empatou aos 65’; Yuri Alberto aproveitou mais um cruzamento de Vergara e virou o jogo aos 73’. O Pereira tenta mas o rei do eixo cafeteiro segue sendo o Once.

160a993973c95ace56.png

 

Fevereiro viria a ser um mês peculiar: 5 jogos, 3 gols marcados e 1 sofrido. Vencemos 3 partidas pelo placar mínimo, perdemos na última rodada do mês para o Atlético Nacional por 1-0.

17124cd839b1ccd31f.png

 

No mês seguinte, enfrentaríamos o Junior e o Medellin nos últimos confrontos contra os grandes pelo campeonato. Duas vitórias por 1-0, com destaque para a primeira quando Marcelino Carreazo marcou em Barranquilla. O venezuelano fez um ótimo primeiro semestre e voltou a briga pela posição de titular com Aramis. Sua venda, que antes era uma certeza, não aconteceu pela posição de liderança dele no elenco e o medo de dispensar um jogador com esse status.

18d11daff42c3d391d.png

 

A partir de abril, contra adversário inferiores, a tendência era ter a vida mais fácil e jogos mais mornos, certo? Sim, certo, só que a tendência nem sempre corresponde a realidade: perdemos em casa para o Alianza Petrolera nesse período, na segunda derrota que tivemos na primeira fase. O Once até jogou bem mas um mal dia do seu ataque e um Balceiro certeiro na cobrança de falta deram a improvável vitória aos amarelos.

19e7e360ff28bd7133.png

 

Outro exemplo foi o agônico jogo contra o Bucaramanga fora de casa. Tudo parecia perdido até os 77’ quando Rendón empatou o jogo e o time tirou fôlego de onde não tinha para pressionar e desempatar aos 90+2’ com o lateral Ramírez, subindo de cabeça após assistência de Vergara.

Sendo esse o último jogo digno de nota, apesar da vitória diante do Pereira em nossa casa na última rodada, segue abaixo a relação de jogos do Once Caldas nessa primeira fase: 20 jogos, 15 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. 23 gols marcados e somente 5 sofridos. Números animadores e que lembram muito a campanha do título no ano passado.

20d440dd6ef505eb6e.png

 

A liderança dessa primeira fase já não é mais novidade, fizemos 48 pontos e 7 a mais que o Santa Fé, um segundo lugar bem constante nessa disputa. A decepção, se é que podemos chamar assim, fica nas entrelinhas: dos 10 jogos em casa vencemos apenas 5 e nunca convencemos o torcedor, entretanto, dos 10 jogos fora de casa, vencemos os 10 e fizemos uma campanha perfeita.

27f39baab77b0c2511.png

Quem olhar com atenção a classificação vai perceber que o campeonato desse ano é bem peculiar: Junior, Medellín e Tolima ficaram de fora da fase semifinal. O Tolima, inclusive, demitiu seu treinador e vive crise nacional, mas, como veremos a seguir, eles sempre dão um jeito de nos prejudicar.

Posto isso, na semifinal estamos no grupo A junto de América de Cali, Envigado e Huila. Com todo respeito as equipes e a Henao mas a vaga na final nunca foi tão obrigatória quanto agora. Não que isso signifique algo, esse time sempre nos surpreende, mas somos muito favoritos.

30ce8ce347a6cc8867.png

Copa Libertadores

Chegou a hora de falar dela, nossa eterna obsessão, a Copa Libertadores!

O grupo desse ano não demonstrava grandes dificuldades, fomos sorteados juntos do Internacional, um bom time mas nitidamente de segunda prateleira no Brasil, o Olimpia, atual campeão paraguaio, e o Deportivo Táchira, um time de ponta na Venezuela que vinha de um 3º lugar no campeonato nacional. A nossa intenção era ser líder e vencer o Inter era obrigação nesse desejo.

Os gaúchos marcaram nossa estreia vindo a Manizales. Com um time repleto de jovens e liderado pelo ponta Paulinho, o começo foi animador para o Colorado: logo aos 22’ Paulinho foi calçado na área, sofreu pênalti que Nonato converteu com categoria. O placar foi aberto na primeira tentativa colorada e o cenário era um tanto quanto frustrante para o Once.

Paciência sempre foi a palavra da vez e após o intervalo o Once voltou buscando agredir ainda mais o time brasileiro, criando boas chances mas sofrendo para vencer o goleiro César. Eis que numa bola levantada na área, Sebastian Palma é puxado e o juiz aponta o centro da área: pênalti que Carreazo pegou pra bater, bateu mal, o goleiro tocou nela mas por uma questão de destino, não impediu que a redonda beijasse as redes, 1-1. Do minuto 67’ em diante o jogo virou clássico, ambos os times tentavam fazer o gol da vitória e, apesar de melhor como um todo, o Once não pressionou tanto quanto podia. Nossa hinchada vivia momentos de tensão que sucederam a euforia: aos 88’ Vergara recebe livre, cruza da entrada da área e Carreazo, no embalo, acerta um tiro com a cabeça e desempata o jogo. Restando apenas segurar o jogo, o Once foi além: no último minuto, após longa troca de passes, o time triangulou, Yuri Alberto puxou a marcação e Quiñones atacou em suas costas, o lateral saiu livre, bateu na saída do goleiro e fechou a conta em 3-1.

21a362f9f7b811ea54.png

Vencer o Internacional em casa tirou certo peso de nossas costas, faltaria apenas cumprir com o protocolo fechando 9 pontos em casa e vencendo o Táchira fora, na segunda rodada, para atingir a pontuação de classificação sem sustos.

Na prática, houve susto sim: aos 9’ de jogo Fermín aproveitou saída errada de Escobar e empurrou para o gol vazio abrindo a conta para os venezuelanos. A reação demorou pouco, menos de 10 minutos depois, Vergara cruzou longo e Yuri Alberto conferiu o empate. O jogo voltou ao nosso controle, o Once era mais time e o gol parecia questão de tempo. Para ser exato, 25 minutos. Aos 43’ Yuri Alberto faz grande jogada, cruza rasteiro e Carreazo morde a mão que lhe alimentou, virando o jogo contra o time que lhe revelou. O segundo tempo é bem morno, o Once controla a partida e volta para casa com os 3 pontos.

22f2efaef12f18b45e.png

O jogo no Paraguai foi minha grande surpresa dessa Libertadores. Por mais que eu imaginasse um Once melhor, o que se viu em campo foi um time com bola e atacando, enquanto o Olimpia pedia a Deus para o jogo acabar. Se o placar não foi aberto logo, parte se justifica na boa atuação da defesa paraguaia e o alto número de remates bloqueados. Foi por pouco, bem pouco, que os paraguaios não sustentaram o 0-0, porém, aos 90’ Rendón recebeu na risca da área, fintou dois e acertou chute com raiva. O gol da vitória veio no apagar das luzes e ali a classificação foi praticamente carimbada.

23614d4e9d6ac293a5.png

Há uma expressão que diz que a repetição leva a perfeição. O Olimpia apostou nessa teoria para entrar em campo em Palogrande na 4ª rodada. Desenhados da mesma forma e com a mesma ideia de jogo, a equipe paraguaia lutou contra um ataque caldista pouco inspirado, que até teve suas chances mas não foi capaz de marcar o gol da vitória. O 0-0 tão sonhado no primeiro jogo acabou acontecendo somente na Colômbia.

2474ddb9829b3e1025.png

Aquela altura do campeonato, as contas eram simples: nós tínhamos 10 pontos, o Inter 7 e o Olimpia 4. A classificação só não aconteceria por milagre e ser primeiro era uma grande possibilidade. Num cenário desses, contra o Deportivo Táchira, o relaxamento pesa e pesou mais do que devia em nosso jogo: abrimos o placar com Mina ainda na primeira etapa mas foi só, mesmo criando mais e criando bem, o ataque não conseguiu ampliar o placar e viu a trave repelir nossas oportunidades por 3 vezes seguidas.

253ec5ca4e6c4e0ee5.png

Na 5ª rodada mencionada, o Olimpia venceu o Internacional. Isso significa que a primeira colocação do grupo era nossa, e isso seria um castigo no futuro, e que o Inter precisava nos vencer para se classificar. Todo hincha do Once e Henao incluso deram a vida pela vitória e a eliminação precoce colorada, mesmo que o Inter tenha entrado bem e começado muito melhor no jogo. Lembra do que foi dito após a estreia? Paciência sempre foi a palavra da vez. Peglow perdeu uma, Rony a outra, o Inter finalizava mal e o Once seguia com a baliza inviolada. Numa das poucas escapadas do primeiro tempo, Vergara correu livre, foi no fundo, cruzou e Yuri Alberto cabeceou firme para abrir o marcador. O gol ali desmontou a equipe brasileira, que quanto mais mexia no segundo tempo, mais espaços cedia. O segundo gol era merecido mas não aconteceu, o placar final foi de fato 1-0 e o Once já pode dizer que venceu os dois do Rio Grande do Sul fora de casa.

266563c44973fd4b17.png

No outro jogo, na Venezuela, o Deportivo Táchira enfiou 4-0 no Olimpia e, pelo saldo de gols, o Inter acabou classificado para a próxima fase. Nossos 16 pontos são um número impressionante e nos garantiu a segunda melhor campanha da primeira fase, atrás apenas do Palmeiras e por conta do saldo de gols.

3184ddfd936b4f3db3.png

Todos os Grupos

Porém, a vida é uma caixinha de surpresas. No Grupo C, o Tolima se classificou em primeiro lugar de forma surpreendente num grupo com Flamengo, o segundo, e Argentinos Jrs. Adivinhem o que aconteceu no sorteio? Repetindo o duelo da última Libertadores, o Once vai encarar o Flamengo nas Oitavas da Copa Libertadores. É assustadora a facilidade do Tolima em acabar com nossa felicidade.

33801de21dd197efee.png

Caso a gente passe, teremos a chance de nos vingar do Tolima ou de conhecer o time do Santos nas quartas, conforme chaveamento abaixo.

340f7062cac00709d6.png

De resto, caro hincha, é isso! O ano só está começando e a expectativa é do tamanho do investimento na nossa divisão de base. Que dê tudo certo e conto com você nas próximas atualizações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (O futuro promete e custa caro 01/02)

Fiquei um pouco desanimado com sua resposta ao Tsuru. Pensei que o investimento constante em jovens era sinal que você desejava levá-los mais adiante, mas parece que não. Estou enganado?

200 Km em 6 horas. É na montanha esse trajeto ou a estrada é ruim mesmo?

Hoje, me assustei ao perceber que estamos ainda em 2026. Parecia que tinha muito mais tempo de save. Acho que foi o efeito dos campeonato curtos (Apertura e Clausura).

Abriu os bolsos com vontade e investiu bastante para a temporada e o resultado da Supertaça deu o tom da temporada até agora. A equipe não marca gols em profusão, mas a defesa é quase imbátivel e isso coloca o Once Caldas como um díficil adversário para qulalquer equipe. Infelizmente, os resultados em casa impediram a equipe de conseguir o 1º lugar invicto e mesmo não valendo muito podem ser um sinal do que virá na fase final, onde o Once Caldas tem quase a obrigação de passar e não pode vaciliar diante de sua torcida.

Na Libertadores, o Once fez uma das melhores campanhas da fase de grupos, mas acabou sendo "premiado" com o Flamengo nas oitavas. Eu acho que vai passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não curti muito o vice-artilheiro ali que tu contratou. Ok que ele fez uma boa temporada, mas não me empolguei com o perfil e o rapaz já tem 29 anos (por uns meses ainda posso falar de quem tem 29 anos como velho, depois complica :P). Mas enfim, pelo tanto que investiu em outros jogadores não parece que esse dinheiro vai fazer tanta diferença.

No mais excelente começo de temporada. A ver se mantém o ritmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe né, o 🩳ez tem determinação baixa, e já tem entrada pra calvície 🥺🥺

Mas tomara que ele deslanche na tua fortaleza.

Já o Ramírez tem tudo pra ter uns 23 anos e ter uns 15 de decisões sendo top nas ass. 

A determinação dele está bacana pra idade. E se não me engano, ela também aumenta com mentoria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2022 em 13:12, GGilson disse:

Acho que no save do Tupi do @Fujarra aconteceu o mesmo. O Tupi conquistou primeiramente a Libertadores e só depois o Brasileirão.

Libertadores E Mundial antes do Brasileirão, bem doido, enquanto nessa mesma temporada ficamos apenas em oitavo na Série A, na temporada anterior a gente até conseguiu o vice, mas título da Série A mesmo só veio no ano seguinte ao primeiro título da Libertadores.

Enfim, o título condiz com a realidade, a mesma que eu vivo atualmente, e no meu caso é pior pois eles ainda vão embora logo depois de chegarem hahaha mas é isso daí, tem que investir na juventude. Agora, o que o Tolima te sacaneou não é brincadeira, pegar o Flamengo já nas oitavas é muita sacanagem, e tu tinha dado maior sorte no sorteio da fase de grupos... bem, mas faz parte, quem quer ser campeão não escolhe adversário, e Nandéz... digo, Henao já eliminou Boca e River numa mesma edição, eliminar o mais odiado é possível.

E concordo que você é franco favorito a final ali no Apertura. Mas vê se não escorrega na nasca de bacana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto quando chega nesse ponto de trazer jovens que nem vão pro time de cima ainda por valores consideráveis. Já começa a ter opções pra puxar pro time quando precisar.

O Tolima sabia que precisava atrapalhar de alguma forma, parece que fizeram de tudo pra te proporcionar um grande duelo logo nas oitavas. Já torcendo de antemão por um Tolima x Once.

Fez uma campanha forte apesar dos tropeços (só) em casa, de fato, podia ser melhor e a torcida vai querer mais nessa fase final.

Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguramente o Tolima é o seu nemesis. E são tão caprichosos que fazem questão de garantir sua dor de cabeça até na Libertadores. Achei muito bom esse desfecho do save. Agora é gastar a bola que costuma ter contra os grandes na competição e quebrar um tabu contra os cariocas.

No Apertura deu aquela passeada, ainda que com um desempenho melhor fora dos seus domínios. O Carreazo sentiu a água bater na bunda e resolveu chamar a responsabilidade pra si. Menos mal.

Agora com o chaveamento da semi, é quase obrigação bater na final. Espero que seja esse o desfecho.

Por fim, gostei dessa nova organização do texto do save. Para mim, ficou melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem muito que dizer, começo sensacional. Conquistaste a supertaça, limpaste o campeonato na fase regular e o grupo da Libertadores também foi um passeio. Agora é que a porca vai torcer o rabo e vamos ver se consegues ultrapassar esse grupo final do campeonato e um grande adversário como o Flamengo. Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time tem sobrado nesse temporada, para mim é o Franco favorito para a conquista do "Colombianão". Na Libertadores, foste incrível, com uma primeira fase quase que perfeita, derrubando até o forte Inter e o favoritismo que os brasileiros sempre tem.

O sorteio das oitavas lhe colocou frente ao Flamengo, um time que tem que ser respeitado sempre, mas depois dessa primeira fase, acho que o Once Caldas está preparado para avançar e exorcizar de vez os seis fantasmas.

O time está cada vez mais sólido, acho que a taça libertadores está próxima de voltar ao estádio do Once Caldas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vergara parece um excelente jogador, mas o destaque mesmo fica para o nepotismo do treinador, que contratou o próprio filho, Alvaro. Lastimável hahaha

Em casa, parabéns pelo título da Supertaça, é um troféu menos cobiçado, mas ainda preenche as prateleiras do clube. Além disso, mais uma vez o melhor time da 1ª fase, tem um grupo que não parece dos mais complicados pra chegar na final. Vamos ver se o favoritismo se confirma.

Grande fase de grupos da Libertadores, mas mesmo assim, não dá sorte mesmo, né? Poderíamos ter um confronto de colombianos, agora precisa encarar o Flamengo. Torço para que o confronto de colombianos ocorra nas quartas e tu possa despachar eles haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Supertaça é a final do Campeonato Colombiano, né? Ou ao menos deveria ser. Então venceu o campeonato colombiano na finalíssima, parabéns!

Em casa o time vai indo muito bem e terá uma segunda fase sem alguns dos grandes adversários, concordo que haja "obrigação" de avançar. Acho que avança sim e fica com o título, tudo se desenha pra isso.

Na Libertadores pegou um grupo razoavemente tranquilo e fez jus a isso com uma primeira fase muito boa. Pra mim vai passar pelo Flamengo e teremos duelo colombiano na fase seguinte, justamente com a sua "besta negra" do save. Teste pra cardíaco, amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...