Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!


Peepe

Posts Recomendados

Muito legal esse início de temporada do Once - talvez pudesse ser resumido como "pensando grande". Investiu bem na equipe, buscando trazer reforços que pudessem realmente fazer a diferença, e tendo em mente dominar o futebol colombiano, gostei.

E em campo o resultado logo se vê: ótimo início no Campeonato Colombiano com apenas uma derrota, líder do grupo na Libertadores e encaminhando uma boa sequência de temporada. Tá bonito.

Sobre a tática nova, para mim isso aí é um 3-4-3 (hehe), três zagueiros, quatro no meio, três no ataque. Vejo como uma formação excelente, embora eu ache o desenho um pouco mais difícil de encaixar do que um 3-2-2-1-2 (com meia ofensivo) e um 3-2-3-2 (com três meias centrais), especialmente por conta da movimentação do homem de frente e porque exige bastante dos dois meias centrais. Mas acho bem legal e pode dar coisa muito boa.

Se eu fosse você (hehehe) experimentava esse CJ em Apoiar. Você já tem três na defesa e um ala em apoiar por ali, não creio que seja necessária a tarefa Defender, o CJ Apoiar dá conta. E se mais adiante você sentir que precisa mexer na estrutura de ataque, pode pedir pra esse PL virar um atacante que puxa a marcação, tipo Trabalhador, Recuado ou Jogador Alvo Apoiar (ou até mesmo Recuado Atacar), de forma que recue pro espaço vazio pra receber a bola direta e lance os pontas no espaço. Pra um jogo direto e de contragolpe pode funcionar muito bem.

Vai que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Investiu furando o teto para dominar a Colômbia. Espero que Henao consiga seu objetivo.

Seguindo na trilha do @Tsuru e também não vejo um 3-6-1, mas um 3-4-3, assim como ele, mas também eu não via um 4-5-1 no esquema anterior, mas um típico 4-3-3.😀 Gostei da proposta dos pontas caindo para o meio com os alas ajudando a forma uma linha de "cinco" no ataque. Vamos ver se funcionará e se será o esquema que tirará o Once Caldas da filha do título colombiano.

Para começar a temporada mais um título internacional, a Recopa, que muitos dão de ombro, mas quando ganham ficam exaltando o título. O Once Caldas foi merecedor diante do El Paranense.

Na Liga, o Once Caldas começou forte, lidera, mas a defesa tem fortes concorrentes e um deles é o Tolima, mostrando que Henao vem fazendo escola na Colômbia.

Na Libertadores, o campeão da América lidera o grupo, apesar do empate com o Del Valle, mas deve se classificar. Só falta o Del Valle aprontar para cima do Boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim! Contratou muito bem e parece que vai conseguir vencer em casa, grande obsessão aqui. Os números são bons e, apesar de algumas partidas meio estranhas, o time está bem, já conquistou taça e os cacete. Na Libertadores Henao parece que incorporou o sangue da competição e vai dando mostras de que entra forte pra manter o título na Colômbia. A disputa fica mais legal pra ver quem passa com o Once para as oitavas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De modo geral reforçou bem o time e Perez pode agregar bastante ao time, mesmo muito novo. 

Parabéns pelo título da Recopa, mais um pra Henao e um título inédito pro clube.

Quando vi os jogos em destaque achei que o time estaria mal das pernas (apesar do título sugerir o contrário), mas foram poucos tropeços no caminho e fevereiro quase foi um mês perfeito, não fosse o Tolima colocar água no chope do Once.

Interessante com tem defesas sólidas nessa edição do campeonato, mesmo com média de quase 0,5 gol sofrido por jogo, ainda tem 4 defesas menos vazadas. na outra ponta, o ataque parece estar funcionando muito bem, apesar do modelo de jogo defensivo.

Sobre a Libertadores, se tu não aguenta mais o Boca, imagina a cara deles no sorteio haha. Apesar da distância não ser tão grande para o Del Valle, acredito que faz a tua parte no returno e passa sem grandes dificuldades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Agora o Henao está falando a minha língua pô, hahahaha é isso aí: tem que investir mesmo pra quebrar essa zica braba no Colombianão. Gostei dos reforços, qualidade e juventude e um time além dos 11 titulares que pode oferecer o mesmo alto nível dentro de campo.

Início de temporada bastante animador, mas vamos com calma também hahaha. Já vimos esse filme antes (pelo menos nacionalmente). O caneco da Recopa é a cereja do bolo da última temporada né? Maravilha, parabéns pela conquista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, a máquina Caldense não para. Depois de ser bicampeão da Libertadores, que aqui no Brasil seria para parar a cidade por um mês, já está de volta pensando ainda mais alto com esses reforços. A verdadeira obsessão é o Colombianão, porque os fracassos lá estão se repetem duas vezes ao ano, mas pessoalmente acho que vale muito mais a luta na Libertadores que qualquer outra coisa - pode se tornar a equipe colombiana com mais títulos da competição e isso é para colocar o time na primeira prateleira do país e da América.

Também sou do time do 3-4-3 😅, mas para um bom retranqueiro falar em 3 atacantes é quase um crime.

Boa sorte espantando o fantasma do campeonato nacional, acredito que não demora a conseguir esse título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/11/2021 em 12:06, Tsuru disse:

Muito legal esse início de temporada do Once - talvez pudesse ser resumido como "pensando grande". Investiu bem na equipe, buscando trazer reforços que pudessem realmente fazer a diferença, e tendo em mente dominar o futebol colombiano, gostei.

E em campo o resultado logo se vê: ótimo início no Campeonato Colombiano com apenas uma derrota, líder do grupo na Libertadores e encaminhando uma boa sequência de temporada. Tá bonito.

Sobre a tática nova, para mim isso aí é um 3-4-3 (hehe), três zagueiros, quatro no meio, três no ataque. Vejo como uma formação excelente, embora eu ache o desenho um pouco mais difícil de encaixar do que um 3-2-2-1-2 (com meia ofensivo) e um 3-2-3-2 (com três meias centrais), especialmente por conta da movimentação do homem de frente e porque exige bastante dos dois meias centrais. Mas acho bem legal e pode dar coisa muito boa.

Se eu fosse você (hehehe) experimentava esse CJ em Apoiar. Você já tem três na defesa e um ala em apoiar por ali, não creio que seja necessária a tarefa Defender, o CJ Apoiar dá conta. E se mais adiante você sentir que precisa mexer na estrutura de ataque, pode pedir pra esse PL virar um atacante que puxa a marcação, tipo Trabalhador, Recuado ou Jogador Alvo Apoiar (ou até mesmo Recuado Atacar), de forma que recue pro espaço vazio pra receber a bola direta e lance os pontas no espaço. Pra um jogo direto e de contragolpe pode funcionar muito bem.

Vai que dá.

Oi, Tsuru!

Pensar grande é um bom resumo, até diria que sempre pensamos grande mas a urgência de ganhar me obrigou a optar por outros caminhos. Os resultados e desempenho são bons, animam mas o campeonato só começa depois.

Quanto ao 343, eu de fato não vi esse desenho mas faz sentido. A grande questão do meio campo, até mesmo sobre o CJ, é a necessidade de não deixar o time exposto só com os 3 zagueiros defendendo, por isso escolhi um jogador que é criativo, que vai fazer o jogo rodar, mas que tem comprometimento mais com a defesa do que em marcar gols. Posso exxperimentar o CJ em Apoiar e acho que dá caldo, ele em defender foi uma ideia mais segura. Quanto aos pontas, eu gosto do PLA desde outros saves e ter um atacante recuado é bom mas num sistema tão direto eu preciso ter um centroavante forte, e ele raramente combina com funções mais recuadas.

Estou sempre ajustando, agradeço as dicas e vou fazer os testes.

 

Em 16/11/2021 em 14:37, GGilson disse:

Investiu furando o teto para dominar a Colômbia. Espero que Henao consiga seu objetivo.

Seguindo na trilha do @Tsuru e também não vejo um 3-6-1, mas um 3-4-3, assim como ele, mas também eu não via um 4-5-1 no esquema anterior, mas um típico 4-3-3.😀 Gostei da proposta dos pontas caindo para o meio com os alas ajudando a forma uma linha de "cinco" no ataque. Vamos ver se funcionará e se será o esquema que tirará o Once Caldas da filha do título colombiano.

Para começar a temporada mais um título internacional, a Recopa, que muitos dão de ombro, mas quando ganham ficam exaltando o título. O Once Caldas foi merecedor diante do El Paranense.

Na Liga, o Once Caldas começou forte, lidera, mas a defesa tem fortes concorrentes e um deles é o Tolima, mostrando que Henao vem fazendo escola na Colômbia.

Na Libertadores, o campeão da América lidera o grupo, apesar do empate com o Del Valle, mas deve se classificar. Só falta o Del Valle aprontar para cima do Boca.

Oi, GG!

Estamos todos na torcida, vencer o Nacional é obrigação e não vencer vai criar um pequeno bug já que é uma expectativa falha contra outra excedida, que foi a Libertadores.

Título é sempre título e é bom vencer, o Athletico campeão da Sula é o FM imitando a realidade e foi bom vencê-los, toda oportunidade de enfrentar times de Brasil e Argentina são oportunidades para reafirmação. E vamos torcer para o Del Valle diante do Boca, embora ache difícil, depois de enfrentar os dois senti o Boca bem mais time.

 

Em 17/11/2021 em 14:30, Fujarra disse:

Agora sim! Contratou muito bem e parece que vai conseguir vencer em casa, grande obsessão aqui. Os números são bons e, apesar de algumas partidas meio estranhas, o time está bem, já conquistou taça e os cacete. Na Libertadores Henao parece que incorporou o sangue da competição e vai dando mostras de que entra forte pra manter o título na Colômbia. A disputa fica mais legal pra ver quem passa com o Once para as oitavas mesmo.

Oi, Fujarra!

Quem diria que num save desses a comoção seria em cima do título colombiano. É curioso mas é o que eu preciso.

Existe uma torcida frequente para a eliminação cedo do Boca mas sinto que não vai ser dessa vez, diferente do Colo-Colo na última temporada, o Del Valle é bem inferior.

 

Em 17/11/2021 em 16:19, div disse:

De modo geral reforçou bem o time e Perez pode agregar bastante ao time, mesmo muito novo. 

Parabéns pelo título da Recopa, mais um pra Henao e um título inédito pro clube.

Quando vi os jogos em destaque achei que o time estaria mal das pernas (apesar do título sugerir o contrário), mas foram poucos tropeços no caminho e fevereiro quase foi um mês perfeito, não fosse o Tolima colocar água no chope do Once.

Interessante com tem defesas sólidas nessa edição do campeonato, mesmo com média de quase 0,5 gol sofrido por jogo, ainda tem 4 defesas menos vazadas. na outra ponta, o ataque parece estar funcionando muito bem, apesar do modelo de jogo defensivo.

Sobre a Libertadores, se tu não aguenta mais o Boca, imagina a cara deles no sorteio haha. Apesar da distância não ser tão grande para o Del Valle, acredito que faz a tua parte no returno e passa sem grandes dificuldades.

Oi, div!

O Pérez foi um achado e tem sido preciso ir atrás de jogadores nos grandes colombianos pra me fortalecer e enfraquecer os caras, ele já chega como titular e o fato de fazer a direita ainda pesa numa liga que só tem 5 no banco de reservas.

A trajetória no Nacional é sempre parecida: vitórias magras mas frequentes sobre metade do campeonato, algum tropeço a lamentar contra esses times, e partidas mais pegadas contra os grandes no save, que estão seguindo o caminho defensivo "criado" por Henao. Quem diria que o futebol colombiano, marcado por times com bons ataques, viraria a casa da retranca.

Sobre o Boca, não tinha pensado nisso hahahah mais um pouco e o Henao recebe proposta de lá pra ver se consegue acabar com a freguesia.

 

Em 21/11/2021 em 09:37, Leho. disse:

Agora o Henao está falando a minha língua pô, hahahaha é isso aí: tem que investir mesmo pra quebrar essa zica braba no Colombianão. Gostei dos reforços, qualidade e juventude e um time além dos 11 titulares que pode oferecer o mesmo alto nível dentro de campo.

Início de temporada bastante animador, mas vamos com calma também hahaha. Já vimos esse filme antes (pelo menos nacionalmente). O caneco da Recopa é a cereja do bolo da última temporada né? Maravilha, parabéns pela conquista.

Fala, Leho!

Eu lutei mas me entreguei, foi preciso investir pesado pra gente quebrar essa zica. O time é muito bom, os resultados existem mas falta impor a superioridade em campo. Vamos ver o que os novos jogadores podem fazer por isso.

Sobre a Liga, já tem sido frequente ter as melhores campanhas, a competição só começa na segunda fase mesmo.

 

Em 22/11/2021 em 09:14, Marcolation disse:

Rapaz, a máquina Caldense não para. Depois de ser bicampeão da Libertadores, que aqui no Brasil seria para parar a cidade por um mês, já está de volta pensando ainda mais alto com esses reforços. A verdadeira obsessão é o Colombianão, porque os fracassos lá estão se repetem duas vezes ao ano, mas pessoalmente acho que vale muito mais a luta na Libertadores que qualquer outra coisa - pode se tornar a equipe colombiana com mais títulos da competição e isso é para colocar o time na primeira prateleira do país e da América.

Também sou do time do 3-4-3 😅, mas para um bom retranqueiro falar em 3 atacantes é quase um crime.

Boa sorte espantando o fantasma do campeonato nacional, acredito que não demora a conseguir esse título.

Oi, Marco!

O Once só ganhou uma Libertadores, na verdade hahaha a questão é que tem sido difícil trazer pra casa o caneco da Liga e isso tem sido cobrado demais. Eu concordo que a Libertadores tem mais peso mas é tanta derrota, tanta derrota, que eu trocaria a próxima Libertadores pelo próximo Apertura.

Valeu pela participação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

Por um fio.

Coisas inéditas acontecem o tempo todo e desta vez não foi diferente. Vejamos no fechamento do semestre como foi a vida de nosso Once e de nosso comandante Henao pela Libertadores e pelo campeonato nacional.

 

Libertadores – Fase de Grupos

Fizemos 7 pontos em 9 e tínhamos a situação sob controle, sendo necessário apenas não perder para Del Valle e Peñarol para classificar, mas antes deles voltamos a Bombonera para enfrentar nossos fregueses mais queridos.

Vocês já sabem, todos já sabemos, o Boca é um time com um bom centroavante, alas que apoiam bastante e são dois times diferentes em casa e fora. Mas o que eles também sabem é que o Once Caldas é frio, calculista e tem em sua defesa uma fortaleza, gigante em sua obrigação e oportunista quando passa do meio campo. Fizemos mais uma aula durante o jogo, demos chances mas nada tão claro e criamos as nossas na bola parada. Aos 41’ Sebastian Palma, sempre ele, desvia corner, a bola beija a trave e vai as redes naquele que seria o gol da vitória.

1c1f72dcc732e2074.png

 

Em casa diante do Del Valle o objetivo era ir em busca da liderança e vencer quem nos segurou no primeiro jogo. Foi uma partida mais fácil do que o esperado: aos 9’ o centroavante de nome impronunciável abriu o placar marcando contra e aos 14’ Carbonero ampliou da forma como ele adora, remate cruzado na quina da área. Partida tão confortável que Palma também fez o seu antes do fim.

29c037fc3ed3be487.png

 

Por fim, diante daquele que foi o mais fraco do grupo, uma atuação modesta mas suficiente: com Cortés em grande, Carreazo abriu e o zagueiro Pájaro fechou a conta. Um 2-0 que finaliza uma campanha praticamente perfeita.

33a6daea524d454f2.png

 

Fizemos 16 pontos em 18 possíveis. Não foi só o primeiro lugar isolado no grupo de um colosso como o Boca, fizemos a segunda melhor campanha da fase de grupos, atrás apenas de um avassalador Flamengo. Não assusta ninguém, afinal, nós somos os atuais campeões mas é bom ver o Once impondo sua força.

4e6c50c0c76a149ac.png

Todos os Grupos

 

Nas Oitavas, diferente de outros anos, um bom desafio logo de cara: Grêmio! Rival de nossa primeira fase de grupos, onde vencemos fora e perdemos em casa, o tricolor gaúcho, campeão brasileiro em 2022, volta a dar as caras em nossa trajetória após uma campanha de segundo lugar no grupo do River Plate. O Imortal, comandado por Reinaldo Rueda, aposta num time bem jovem e de ótimos valores potenciais para ser forte e é uma referência no futebol brasileiro, tendo brigado por todos os títulos brasileiros desde o início do save. Será um duelo e tanto.

637cdf5d409ca25d1.png

O chaveamento nos coloca diante de Boca Jrs ou Millonarios numa possível quartas de final.

Por fim, um detalhe curioso: somos 4 times colombianos nas Oitavas da Libertadores. Para que se tenha ideia do tamanho desse número, a Argentina com um futebol mais tradicional classificou os mesmos 4 para as oitavas. O futebol local cresce seu nível e almeja melhores resultados, o Once puxou a fila mas quem será que vem atrás?

 

Apertura – Primeira Fase

Da última para essa atualização, dois meses foram jogados e dois sentimentos distintos foram vividos. O primeiro era de felicidade por uma campanha impecável, quase perfeita, e boas vitórias diante de Millonarios…

8edd906fcbae467e6.png

 

e Jaguares, com direito a hat-trick de nosso centroavante reserva Velasco numa das partidas destacadas de nosso sistema ofensivo.

99c7510c24a17aafb.png

 

Maio trouxe três jogos finais e com eles duas grandes decepções. Não saímos do zero diante do Pereira em nossos domínios. O ataque outrora positivo foi improdutivo diante de nosso rival…

10830156a120aa8bff.png

 

E na rodada final, a rodada dos clássicos, mais uma vez um empate amargo: tivemos a bola do 1-0 mas Carreazo perdeu pênalti e não nos encontramos, sofremos o gol, empatamos e pressionamos pela virada mas os malditos se seguraram. Não vencer o Pereira em nossos domínios é uma bola fora, mesmo que o Once seja multicampeão, a torcida ainda anseia pela troça com os rivais de Manizales.

110fd630577d54381f.png

No período aqui tratado foram 8 jogos com 4 vitórias e 4 empates, mais do que suficiente para a tranquila classificação e cumprimento dos protocolos. O número de gols sofridos preocupa, porém, Henao coloca na conta das variações necessárias para conciliar com a Libertadores.

1264489408700d12b9.png

 

Na classificação geral fomos líderes por muito tempo, classificamos com antecedência mas os empates finais cobraram seu preço e fechamos apenas a 3ª campanha da primeira fase. O líder foi o Junior e o surpreendente América de Cali, que oscila grandes e más campanhas, ficou com o segundo lugar.

19ec723268d04bf390.png

 

Apertura – Segunda Fase

Com o sorteio, caímos no que se pode chamar grupo da morte: ao nosso lado estava o temido Tolima, o forte Junior e o tradicional Atlético Nacional, ao passo que Alianza Petrolera e América de Cali, equipes menos constantes nessa fase, ficaram no grupo A junto de Sante Fé e Millonarios.

Ficar no grupo da morte tem uma coisa boa, todo jogo é um risco diferente de perder pontos e isso serve tanto para nós quanto para os demais concorrentes. Depois de grupos tão polarizados, era satisfatório pensar em jogar em um imprevísivel.

E a primeira rodada foi boa. Mesmo sem grande atuação em nosso 343, abrimos 1-0 com Carreazo e vimos Henao fechar a casa no segundo tempo diante do Nacional. Três pontos conquistados com base no sofrimento mas que nos davam a liderança, pois Tolima e Junior ficaram no 1-1.

137191a515baa126d6.png

 

Henao explorou o máximo que pôde sua nova variação tática, alternava os esquemas de acordo com o que viu durante o duelo da primeira fase e foi a Barranquilla confiante na escolha dos 3 zagueiros. Esse sistema tem um problema que custa caro, o desarme agressivo força um alto número de faltas e numa dessas, Danny Rosero abriu a contagem para o Junior. O segundo erro de Henao aquela noite foi trocar o sistema no meio do segundo tempo, forçando o jogo pelo meio que foi bem neutralizado pela forte defesa do Junior. A derrota ali não era trágica mas era preciso recuperar os pontos nos próximos duelos.

1468411320e29b0a1a.png

 

O Tolima do outro lado era um fantasma, todo torcedor presente a Palogrande sofria arrepios quando lembrava da temporada passada. Ao menos, em campo, o que se viu foi um Once forte, dominante e com placar aberto cedo em firme testada de Carreazo. Sem o carrasco Luis Miranda, os tolimenses trocaram o setor ofensivo quase completo, não conseguiram criar muito e saímos de campo com o cenário pronto para a segunda metade.

15bb4d3c0bebe95385.png

 

Naquele momento, Once tinha 6 pontos e estava atrás do Junior com 7. Tolima e Atlético Nacional tinham 1 ponto apenas, com o confronto entre os dois adiados. Estava desenhado uma luta até o final entre Once e Junior contrariando todas as expectativas de jogos equilibrados.

O que se viu em Palogrande pela 4ª rodada da semifinal foi uma final de campeonato com todas as características de final: jogo ruim, muitas faltas e uma tensão eminente. O primeiro tempo acabou com 1 finalização para cada lado e ninguém parecia arriscar pelo medo de errar. No segundo tempo o jogo até melhora, Díaz cresce pelo lado visitante e se aproveita de um sistema pouco combativo pelo meio que o Once adotou. Nenhum dos times fez por onde marcar seus gols, o 0-0 deixava o clima de suspense e nas melhores chances Kevin foi travado dentro da área. Restavam 2 jogos, aquele empate não era um fim de mundo mas ele dava ao Junior todas as chances de ir para a final.

16ed7ffd73de496bc3.png

 

O primeiro problema Caldista era o fato de fazer dois jogos fora enquanto o Junior faria os dois em Barranquilla. Na 5ª rodada a visita em Ibagué trazia novamente o clima fantasmagórico mas o Once assumiu o jogo cedo e abriu o placar com José Julio, no mesmo minuto que o Junior também fazia o seu em Barranquilla, onde pouco depois fez o 2-0 e confirmou vitória.

Para o Tolima sem nenhuma pretensão mais no campeonato, o empate de Velázquez tinha o sabor de acabar com a festa Caldista novamente mas dessa vez não: após boa jogada de Carbonero, Kevin Aladesanmi foi decisivo e fuzilou para as redes aos 66’. Seguíamos vivos mas não seria fácil.

177394501ef9f219a1.png

 

O cenário da última rodada era simples: Junior líder com 11 pontos, Once segundo com 10. Era preciso vencer o Atlético Nacional e contar com o Tolima em Barranquilla mas vocês sabem o que sempre acontece. Já aos 12’ o Junior abria o placar numa partida que dominaria por completo, sem sofrer nenhuma finalização. A notícia veio como uma bomba e tirou parte de nossa concentração. No meio de muitas mexidas de Henao durante o jogo, criamos chances, tivemos as melhores embora em menos quantidade, e não tiramos o zero do placar. Era preciso vencer e secar, fracassamos nas duas, o Junior venceu por 2-0 e foi a final.

180dde229ec29c0b06.png

Tudo que já foi dito por 8 oportunidades pode ser repetido: foi uma boa campanha, vencemos 2 dos 3 jogos em casa e faltou crescer diante do Junior. O jogo de ida é a lembrança mais amarga pois ali conseguimos jogar e fizemos por onde empatar, enquanto na volta ficamos presos nas armadilhas defensivas deles.

Há uma enorme pressão em Henao sobre os resultados mas ele vai falar disso melhor que todos nós.

2081c36e67bb9de065.png

Na final do Apertura, o Santa Fé até perdeu o primeiro jogo mas se recuperou e foi campeão com um 4-3 no agregado. A boa campanha do Junior na primeira e segunda fase de nada serviu.

 

Diário de um Treinador

Hola, hincha!

Vamos começar pelo caos…

212f2a66e989dec959.png

O título nacional não era nossa meta quando assumi e disputá-lo era suficiente, depois se tornou desejável e possível, agora é tratado como uma obrigação. Saí de casa para Medellín enfrentar o Atlético com a confiança no topo, voltei a um fio da demissão. Não há o que fazer, sequer o que falar, a cobrança é legítima e nessa altura do campeonato já deveríamos ter algum campeonato para chamar de nosso. Veremos se a diretoria terá paciência, por ora não fui chamado nem para conversas, afinal, eles “reconhecem as melhorias feitas na dimensão do clube.” mas até onde isso se sustentará?

Sobre o plantel, alguns pontos de observação:

228b6fba538f387cfe.png

1) Reduzimos em partes o número dito ideal, se antes utilizávamos 27 a 28 jogadores, foram apenas 24 nesses primeiros 6 meses. Isso se deve a um time titular mais pronto, menos meio campistas no elenco e a efetivação de Escobar como o único goleiro, sem dar tempo de jogo para o reserva Román, que inclusive está de saída.

2) Se antes nosso setor defensivo tinha as melhores médias, o ataque passou a se engraçar: Cortés herdou o posto de Zárate como comandante do time e é o melhor jogador, seguido pelo atacante reserva Velasco, o zagueiro Palma e Johan Carbonero. Todos os nomes são destaques das últimas temporadas mas surpreende a falta de mais defensores nessa seleta lista.

3) Contratado pela boa adaptabilidade demonstrada e senso de finalizador, Renato Kayser é o jogador mais mal avaliado em sua média. Parte dessa cobrança é natural pela função de Extremo Invertido, que é pouco popular, mas o jogador que fez bom início não caiu nas graças da galera e foi pouco participativo nos gols nessa reta final. Creio que há uma necessidade maior de adaptação por parte dele e não pretendo mudar por enquanto, Labastidas está tão mal quanto e Kevin assumiu a função de extremo apoiar quando precisamos dar amplitude pelos lados.

4) Por outro lado, Yuri Alberto tem sido uma grata surpresa e tem sido listado entre os marcadores de jogo com frequência quando joga. Não fosse a ótima fase de Carbonero, é possível que o jogador estivesse ainda melhor.

O elenco não compra a ideia de que a falta de título nacional é um fracasso e nossa dinâmica segue intacta, embora um ou outro esteja insatisfeito com o tempo de jogo.

23617a8cead992ac89.png

Prova de nosso bom trabalho é que perdemos dois membros da comissão técnica para equipes menores no cargo de treinador: o técnico do sub-20 Pedro Santos e Neys Nieto, nosso ex-diretor desportivo. A reposição será feita nessa inter-temporada.

24da0b1f8ac24f33cd.png

Por fim, eu peço forças, defenda Henao e não deixe o crime ser cometido: eu não posso ser demitido!

#HenaoEmpregado #FicaHenao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (Por um fio. 24/11)
  • Diretor Geral

Éééé... a paciência da diretoria pelo visto já se esgotou. É um paradoxo curioso isso: você inicia a jornada apenas tendo que disputar o título nacional, com o ótimo trabalho e desempenho as coisas melhoram, e por conta do fruto desse mesmo trabalho a cobrança se eleva e aí você passa a ter que conquistá-lo como uma obrigação. É duro, hahaha!

Esse Clausura aí com certeza vai funcionar como "xeque mate" pro Henao. Ou vai ou racha. Tô na torcida de qualquer maneira #FicaHenao

 

 

p.s: excelente campanha na Libertadores, olha só que coisa hahahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você havia analisado não houve espaço para o Del Valle na Libertadores e deu Once e Boca no grupo. Terá uma desafio interessante já nas oitavas-de-final, podendo reencontrar o Boca ou o conhecido Milonarios, um dos quatro colombianos que avançaram na competição, algo muito legal.

Na liga cafetera o Once se classificou como o esperado, mas como você bem frisou, os empates cobraram seu preço e acabou em 3º lugar. Caiu em um grupo difícil na fase final, incluindo o 1º lugar da fase de classificação, o Junior. E foi ele quem foi o verdugo da vez para o Once Caldas. Infelizmente, o Once não conseguiu bater o Junior nas duas partidas e chegou à rodada final precisando vencer o Atlético Nacional e torcer para o Tolima. Não deu certo e ficou de fora mais uma vez da decisão, aumentando a escrita.

Olhando para trás, é nítido a evolução do Once Caldas nas mãos de Henao. A equipe faz sempre boas campanhas, é a atual campeã da Libertadores, mas a exigência da diretoria também aumentou e a falta do título nacional já cobra seu preço do técnico. O elenco está está com o treinador, mas ninguém arriscará a própria cabeça em caso de demissão do profe. Adoro tudo isso. Vamos ver aonde isso tudo vai dar

Ainda temos meia temporada para ver o que acontece de um save que na minha opinião já faz por merecer melhor sorte na eleição para o save do mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, a direção tá puta com essa eliminação hein? Não imaginava que a avaliação estaria tão baixa, ainda mais com título da Libertadores na última temporada e uma ótima campanha agora. Pelo visto o título nacional é mais importante no momento e essa é uma pedra no sapato do Henao.

Fico na torcida pra que reverta esse quadro com a direção e que o trabalho tenha sua continuidade.

Algo que acho curioso no seu Once Caldas é que passou com tranquilidade em 1º lugar num grupo mais complicado na Libertadores e sofreu no grupo do campeonato nacional que, teoricamente, é mais fácil (claro, isso na visão de quem está de fora, pode ser que os times colombianos estejam realmente mais fortes, o que pode ser o caso por termos mais colombianos do que argentinos nas oitavas da Libertadores).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É rapaz... se as coisas continuarem assim a cabeça de Henao vai rolar. E não é pra menos, um time já campeão de Libertadores, que joga bem e tem um puta elenco e mesmo assim não rende em casa, é realmente foda. Eu to torcendo bastante pra que você dê a volta por cima no Clausura, esse time merece melhor sorte.

O mais engraçado ainda é que foi bem na Libertadores kkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem na Liberta e não muito bem no campeonato. Sei não...mas vão cortar sua cabeça se não for bem no restante da temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2021 em 12:37, Leho. disse:

Éééé... a paciência da diretoria pelo visto já se esgotou. É um paradoxo curioso isso: você inicia a jornada apenas tendo que disputar o título nacional, com o ótimo trabalho e desempenho as coisas melhoram, e por conta do fruto desse mesmo trabalho a cobrança se eleva e aí você passa a ter que conquistá-lo como uma obrigação. É duro, hahaha!

Esse Clausura aí com certeza vai funcionar como "xeque mate" pro Henao. Ou vai ou racha. Tô na torcida de qualquer maneira #FicaHenao

 

 

p.s: excelente campanha na Libertadores, olha só que coisa hahahahaha!

Oi, Leho!

O paradoxo amplia porque a cobrança normalmente vem a partir de grandes investimentos ou da melhora nos resultados, não fiz nenhum grande investimento para estourar financeiramente e os resultados nacionais são sempre os mesmos. Porém, entendo que um projeto de longo prazo precisa terminar campeão nacional e entendo a cobrança, espero sobreviver a ela.

Em 24/11/2021 em 17:49, GGilson disse:

Como você havia analisado não houve espaço para o Del Valle na Libertadores e deu Once e Boca no grupo. Terá uma desafio interessante já nas oitavas-de-final, podendo reencontrar o Boca ou o conhecido Milonarios, um dos quatro colombianos que avançaram na competição, algo muito legal.

Na liga cafetera o Once se classificou como o esperado, mas como você bem frisou, os empates cobraram seu preço e acabou em 3º lugar. Caiu em um grupo difícil na fase final, incluindo o 1º lugar da fase de classificação, o Junior. E foi ele quem foi o verdugo da vez para o Once Caldas. Infelizmente, o Once não conseguiu bater o Junior nas duas partidas e chegou à rodada final precisando vencer o Atlético Nacional e torcer para o Tolima. Não deu certo e ficou de fora mais uma vez da decisão, aumentando a escrita.

Olhando para trás, é nítido a evolução do Once Caldas nas mãos de Henao. A equipe faz sempre boas campanhas, é a atual campeã da Libertadores, mas a exigência da diretoria também aumentou e a falta do título nacional já cobra seu preço do técnico. O elenco está está com o treinador, mas ninguém arriscará a própria cabeça em caso de demissão do profe. Adoro tudo isso. Vamos ver aonde isso tudo vai dar

Ainda temos meia temporada para ver o que acontece de um save que na minha opinião já faz por merecer melhor sorte na eleição para o save do mês.

Oi, GG!

A Libertadores tem tido uma primeira fase tão protocolar quanto o campeonato nacional, o Boca é um grande time mas parece sucumbir ao estilo defensivo do Once. Veremos como será daqui pra frente, haja visto que o Grêmio é um desafio bem interessante dentro do futebol continental.

A sua análise é precisa, o Once evoluiu em todos os setores e o time alça voos maiores mas falta alcançar o resultado que seria mais "natural" por assim dizer. O fato do campeonato ter 2 títulos por ano só aumenta a frustração e é normal ser cobrado por isso, ainda que a demissão pareça algo muito radical.

Agradeço ainda o elogio sobre o save do mês, é sempre uma conquista secundária e não crio o save com isso em mente mas agradeço pelo reconhecimento. Tenho andado sumido da área, sequer consegui votar mas é gratificante ficar com a prata, ainda que esse sumiço, a meu ver, prejudique a avaliação do save.

 

Em 25/11/2021 em 07:24, div disse:

Rapaz, a direção tá puta com essa eliminação hein? Não imaginava que a avaliação estaria tão baixa, ainda mais com título da Libertadores na última temporada e uma ótima campanha agora. Pelo visto o título nacional é mais importante no momento e essa é uma pedra no sapato do Henao.

Fico na torcida pra que reverta esse quadro com a direção e que o trabalho tenha sua continuidade.

Algo que acho curioso no seu Once Caldas é que passou com tranquilidade em 1º lugar num grupo mais complicado na Libertadores e sofreu no grupo do campeonato nacional que, teoricamente, é mais fácil (claro, isso na visão de quem está de fora, pode ser que os times colombianos estejam realmente mais fortes, o que pode ser o caso por termos mais colombianos do que argentinos nas oitavas da Libertadores).

Oi, div!

A avaliação estava em 16 e caiu pra 8 após 1 jogo. Como a liga era uma obrigação, não vencê-la cobrou seu preço e é curioso ver o treinador campeão da América a um fio de ser rebaixado. Só me faz pensar que sem aquela conquista é provável que a cabeça de Henao tivesse rolado.

Quanto a questão dos níveis do grupo, eu concordo com você nessa avaliação mas entendo que o grupo da Liga é um pouco mais difícil sim, são outros 3 times de nível semelhante numa Liga que é melhor avaliada que os campeonatos uruguaio e equatoriano, onde nem Peñarol e nem Del Valle são atuais campeões. Aí é mais uma forma como a Engine do jogo funciona e eu tendo a crer que ela fortalece o campeonato que você está atuando.

 

Em 27/11/2021 em 16:14, Fujarra disse:

É rapaz... se as coisas continuarem assim a cabeça de Henao vai rolar. E não é pra menos, um time já campeão de Libertadores, que joga bem e tem um puta elenco e mesmo assim não rende em casa, é realmente foda. Eu to torcendo bastante pra que você dê a volta por cima no Clausura, esse time merece melhor sorte.

O mais engraçado ainda é que foi bem na Libertadores kkkkkkkkkkk

Oi, Fujarra!

Agradeço a torcida, nesse momento qualquer coisa serve para que eu possa me agarrar.

 

Em 06/12/2021 em 03:23, TheTNOFan disse:

o q achei mais intrigante é como o Chacarita e o Belgrano chegaram na Libertadores

Oi, Notfan

O campeonato argentino, ao menos aqui, costuma ceder muita vaga para a Libertadores e vez ou outra acontece desse tipo de coisa. Ambos os times estão na primeira divisão e, no atual campeonato, o Belgrano é o líder depois de 23 rodadas (momento que consulto agora)

Em 06/12/2021 em 10:56, LC disse:

Bem na Liberta e não muito bem no campeonato. Sei não...mas vão cortar sua cabeça se não for bem no restante da temporada.

Oi, LC, bom vê-lo de volta!

Pois é, tem mais um título a disputar nacionalmente e é nele que me garanto para permanecer empregado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2021 em 21:09, Peepe disse:

Oi, Marco!

O Once só ganhou uma Libertadores, na verdade hahaha a questão é que tem sido difícil trazer pra casa o caneco da Liga e isso tem sido cobrado demais. Eu concordo que a Libertadores tem mais peso mas é tanta derrota, tanta derrota, que eu trocaria a próxima Libertadores pelo próximo Apertura.

Valeu pela participação!

O bicampeão é contando o título enquanto Henao ainda era jogador. Com certeza os fracassos em sequência na liga nacional trazem esse peso, mas acho um pouco exagerada a cobrança da diretoria para um time campeão continental e da copa mais de uma vez, uma hora o título colombiano vem.

Na nova atualização essa pressão ficou ainda maior, e torço para não ser demitido porque seria uma baita injustiça com o técnico. #FicaHenao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/12/2021 em 11:47, Marcolation disse:

O bicampeão é contando o título enquanto Henao ainda era jogador. Com certeza os fracassos em sequência na liga nacional trazem esse peso, mas acho um pouco exagerada a cobrança da diretoria para um time campeão continental e da copa mais de uma vez, uma hora o título colombiano vem.

Na nova atualização essa pressão ficou ainda maior, e torço para não ser demitido porque seria uma baita injustiça com o técnico. #FicaHenao

Oi, Marco

Você tem razão sobre o bicampeonato, perdão kkkkk

Agradeço o apoio e a força, Henao está precisando porque a torcida quer o caneco nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

Apesar das novidades, Roteiro Repetido.

9 de julho de 2024.

Quem diz que aquele foi um dia normal, enganou-se redondamente. As lojas abriram no centro de Manizales com um sorriso no rosto dos lojistas, o Blanco estava espalhado pela cidade e o entorno de Palogrande estava enfeitado para um dia tão especial.

No meio daquela intertemporada tudo aconteceu de forma rápida: Henao avistou a oportunidade, ligou e em 1 semana os jornais anunciavam a bomba que seria apresentada naquela tarde de terça-feira. Por cada bar que se parava, a TV mostrava relances da Copa de 2014 e as camisas com o número 10 se multiplicavam. Em 9 de julho de 2024, o Once Caldas apresentou um dos maiores nomes da história do futebol colombiano, o meia James Rodríguez!

1ec5afe2245199aa2.png

17 anos após sair do futebol local, no Envigado, rumo ao Banfield e posteriormente a Europa, James retorna para seu lar buscando a identificação e os braços de um povo em sua terra natal. Com uma carreira que dispensa comentários, o meia jogou 3 temporadas no Tottenham e uma emprestado no Slavia Praga, onde anunciou sua aposentadoria para junho de 2025.

Daí por diante tudo se resolveu: o meia aceitou um salário dentro dos padrões Caldistas (19.750 p/s) e um tempo de jogo condizente com sua condição física, ao passo que o Once ganhava um chamariz de público e um jogador para atuar nas partidas de menor porte do Clausura.

Sem tanto alarde o goleiro César Pérez, ex-Delfín, foi contratado por 4 milhões suprindo a lacuna de goleiro reserva, deixada após a saída de Sergio Román em final de contrato. E assim fecharam-se as transferências desse meio de ano.

2d222ee82b89466ae.png

 

Copa Libertadores

Começamos pela mais importante das competições relembrando a classificação em primeiro lugar, com uma das melhores campanhas da fase de grupos, e o sorteio ingrato que nos colocou diante do Grêmio.

E por mais que o Grêmio seja um grande time, é válido lembrar que o Once entra em sua zona de conforto quando visita esse tipo de time: o sistema defensivo forte costuma fechar bem a defesa e obriga o adversário a finalizar em regiões mais difíceis de marcar, exatamente como se viu na Arena do Grêmio, onde os gaúchos tiveram maior volume mas esbarraram numa parede e se viram forçados a buscar o remate de longa distância sem muito sucesso.

A outra metade da zona de conforto é a estocada final. Aos 37’ o Once rodou a bola com toda calma do mundo até que Cortés acelerou com uma bola longa nas costas do lateral esquerdo gremista, com tamanha precisão que Carbonero dominou e já bateu, cruzada, para marcar o que seria o tento da vitória.

3b6dafb8a3cef1491.png

 

Se sem vantagem o Once já se sentia confortável, que dirá em sua casa precisando apenas do empate. O roteiro se repetiu: o Grêmio não tinha a bola e acelerava numa tentativa de forçar o 1 pra 1, a linha defensiva Caldista deu um show e Cortés saiu como melhor em campo por sua capacidade de prender a posse. O placar não foi igual mas nem precisava, o 0-0 bastou para avançarmos às quartas de final.

43f053eb014ae17c3.png

 

Nas quartas uma curiosa surpresa: o Millonarios superou o Boca Jrs e seria nosso adversário num confronto 100% colombiano. Se por um lado, isso pode parecer que passou o mais fraco, nosso retrospecto é melhor contra o Boca que contra nossos adversários locais.

Apesar de tudo, nosso grande adversário foi a má fase e o azar. Naquela que foi a pior fase no ano, entramos em campo em El Campín para o jogo de ida e fizemos bom jogo, criamos as melhores chances mas com o ataque em baixa isso não foi suficiente. Para piorar, naquela noite, foram 4 problemas de lesão no mesmo jogo, o que impossibilitou mexidas para dar fôlego ao ataque.

O cenário era tão ruim que só o pior podia acontecer: aos 61’ Emanuel Palacio acertou linda cobrança de falta e aos 71’ ele aproveitou sobra de bola após falta lateral para marcar seu segundo gol na noite. O Millonarios abria 2-0 e, enfim, saímos da zona de conforto.

57c8b03cd7225e1f6.png

Quando Henao e Fernando Velasco, técnico do Millonarios, se abraçaram na saída do jogo, eu tenho certeza que o parabéns foi de um professor para um aluno que passa na prova. O que Manizales presenciou na noite do jogo de volta foi o maior volume de jogo da era Henao no Once Caldas, um bombardeio constante, frequente e balanceado entre tempos, e sempre bem absorvido pela defesa montada por Velasco. O Millonarios resistiu ao ímpeto inicial, aguentou o esforço final de primeiro tempo e segurou cada tentativa de mudar o jogo feita pelo Once.

O placar em 0-0 foi uma partida de almanaque como muitas das que nós já fizemos, mas dessa vez foram eles a comemorar.

601335ebc7e886148.png

Enquanto representante colombiano na semifinal, o Millonarios não repetiu os feitos do Once nas duas últimas temporadas. A equipe sucumbiu ao São Paulo já no jogo de ida e saiu com um 4-1 no agregado. Ao passo que o tricolor paulista chegou a final mas não foi páreo ao Flamengo, campeão dessa edição da Libertadores.

398f9b2d37a5e683bb.png

 

Taça da Colômbia

A Taça da Colômbia é um torneio extremamente secundário, do qual a diretoria nem faz questão de exigir algum resultado. O Once Caldas tirou o pé no início mas, após a queda da Libertadores e com os jogos sendo simultâneos a primeira fase do Clausura, não havia porque não tentar ganhar a 3ª Taça em sua história.

O primeiro confronto foi diante do Deportivo Cali e o roteiro é bem peculiar: o jogo de ida, em Cali, foi ótimo para o Once, uma atuação impecável de um time que agrediu, finalizou mas seguia com bloqueios para marcar em um amargo 0-0. Na volta, em Manizales, o Deportivo Cali deu as cartas do início ao fim e mesmo sem fazer grande jogo, é fácil dizer que eles foram melhores em campo. Só que isso não é suficiente: aos 58’ Marcelino Carreazo, de ponta esquerda, recebe cruzamento de Carbonero, cabeceia para o fundo das redes e sela nossa classificação com o 1-0.

723ef006c41342771.png

 

O segundo adversário é o sempre enjoado Santa Fé, e mais uma vez o Once decepcionou em casa. Péssima atuação, o Santa Fé abriu o placar com um gol contra de Arbelaez e fez por onde ampliar o marcador. Como quem não faz leva e não está morto quem peleia, Palma empatou o jogo e salvou a lavoura.

8a2e32ca188f45da6.png

 

Na volta, logo aos 9’, Yuri Alberto faz grande jogada, carrega pelo meio e serve Kayser que faz o facão nas costas do lateral e finaliza com força para abrir o placar. O gol ali condicionou o resto do jogo e o Santa Fé voltou a bombardear a defesa blanca. Foi só aos 78’ que a defesa foi vazada, Dennes Quiñones de falta empatou o jogo e levou a decisão para as penalidades.

O Once não tem nenhum grande batedor mas a concentração desse time no quesito é invejável. Mais uma disputa que os 5 batedores converteram os seus. Com tamanha confiança, o goleiro trabalha em paz: na 4ª cobrança do Santa Fé, Balanta bateu mal e Escobar pegou. A classificação jogando tão mal foi um marco de resistência e o Once sobreviveu na Taça dentro de sua pior fase na temporada.

90f62365be442651b.png

 

A semifinal era diante do forte Junior e a ida seria em Barranquilla. Uma das marcas do estilo de Osorio a frente do Junior é um jogo mais calmo, sem grandes chances e são muitas as partidas, como essa, onde há apenas 2 finalizações em um tempo. Em jogos como esse, ter um Carreazo afiado faz a diferença: na segunda finalização do primeiro tempo, ele abre o marcador aos 15’. No segundo tempo, em nova falta lateral, ele sobe mais que todo mundo e faz 2-0. O próprio Carreazo fecha a conta aos 76’ e define um placar praticamente irreversível para a volta.

10bc9a5d2e9312d80b.png

 

Se algum adjetivo resume o jogo de volta em Manizales é protocolar. O Once entrou com time relativamente misto, sustentou bem sua defesa e passou todo o jogo esfriando os ânimos sem permitir que o Junior abrisse a contagem, enquanto eles começaram animados mas diante da dificuldade de marcar 1 gol, os ânimos baixaram e em um jogo monótono o 0-0 classificou o Once a final.

11114fbd368156b699.png

 

Do outro lado na final estava um velho fantasma que atende pelo nome de Tolima. Se algumas eliminações de Liga foram traumáticas para o Once, o retrospecto recente era uma injeção de ânimo, afinal, eram 3 vitórias nos últimos 3 jogos.

O desenrolar do jogo de ida atestava essa superioridade Blanca, o volume de jogo maior era facilmente percebido e o Tolima ocupava a posição de defender acima de tudo, resistindo até onde pôde. E quase que eles carregam o empate para Ibagué, foi só nos acréscimo que Chaverra cruzou e Aladesanmi, o predestinado, cabeceou para abrir a contagem da final.

12d986d7795d8ecb8a.png

 

A vantagem era curta mas a confiança era máxima, o Once jogou melhor que o Tolima nas últimas oportunidades e sabia o que fazer em campo para segurar o placar. Só faltou avisar a Renato Kayser, que aos 21’ tentou virar rasteiro uma bola na defesa, interceptada por Luis Miranda, que finalizou em gol e abriu o marcador igualando o agregado. O estádio veio abaixo e o Tolima cresceu no jogo, tudo parecia conspirar a seu favor mas o futebol é um jogo de ironias: aos 30’ Carbonero cruza, Mancilla toma a frente e domina mas perde dentro da área para Kayser, que empata o jogo com finalização de esquerda. Erro por erro, 1-1 no placar e voltamos ao controle do jogo. Aos 61’ entra Mereles no time do Tolima e aos 63’ ele acerta uma tesoura voadora em Yulian Gómez. Com 2 minutos em campo ele é expulso e o tal controle do jogo passa a ser nosso definitivamente.

Um gol ali até mudaria tudo mas o Once seguro e encontrando espaços assume as rédeas, explora mais a posse e fecha a tampa do caixão aos 82’: Zárate encontra Kevin Aladesanmi, o predestinado, livre entre o zagueiro e o lateral adversário, ele chute e parte pro abraço mas a bola beija a trave e volta nos pés de Ubeda, que empurra para o gol vazio e carimba nosso título. O Once Caldas é campeão da Taça da Colômbia.

1304fa6c2b616118e5.png

 

Clausura – 1ª Fase

Dessa vez direto e sem delongas, podemos dividir essa primeira fase em 3 partes: a primeira foi o tiro rápido mas curto, vencemos 3 em 4 jogos e tivemos a única derrota da campanha na 3ª rodada para o Deportivo Cali.

14fe8474e9d2b31d39.png

Daquele jogo em frente, os gols secaram e colecionamos empates naquela que viria a ser a pior fase da temporada. Somando as 3 competições foram 6 jogos sem vencer e 1 vitória em 9 partidas. A segunda fase é o mês de Setembro, onde a gente recupera a confiança, tem vitórias pesadíssimas sobre Independiente Medellín e Millonarios, lavando a alma da eliminação na Libertadores.

16ddc64ced1b49afef.png

E a última fase, que são os 8 jogos finais, é marcada por um baixo desempenho defensivo. Sofremos gols em 7 desses 8 jogos, sendo que 9 dos 15 sofridos vieram nessa reta final. Porém, como nem tudo é copo meio vazio, o ataque foi surpreendentemente bem marcando 15 vezes.

Um destaque especial para a partida diante do Jaguares, onde abrimos 3-1 e sofremos empate, mas destaco pelo primeiro gol e melhor atuação de James Rodríguez com a camisa Blanca.

171365cbd00a5efce3.png

 

Outro destaque é que Henao voltou a ter a cabeça a prêmio as vésperas do primeiro jogo diante do Pereira. Visitamos nossos rivais com a imprensa especulando sua demissão.

demissaoaff6c8f20020d0a7.png

 

E a partida foi uma loucura, começamos mal e tomamos 1-0 mas viramos em 2 minutos para ter um expulso 5 minutos depois e sofrer o empate 6. Talvez por Henao, talvez por realmente serem melhores, nosso time se impôs mesmo com 1 a menos e venceu o jogo por 4-2.

180f536eccc13b19ae.png

 

Após a partida, a imprensa exaltava as palavras de Henao no vestiário.

demissao-292e4c397c0449ccd.png

 

A sequência toda segue abaixo:

192efa3df9f20cbc8a.png

 

E o questionado Henao, que quase perdeu o emprego no clássico, mesmo com oscilações buscou a segunda melhor campanha da primeira fase de Clausura, atrás apenas do Atlético Nacional. Os números defensivos já foram melhores, embora ainda estejam entre os 3 melhores do torneio, são o grande ponto de observação dessa temporada.

209c8d4f5a8992389e.png

Na próxima fase, o Once está no grupo B com América de Cali, Millonarios e Tolima.

 

Clausura – Segunda Fase

O sentimento de quem acompanha a campanha é sempre aguardar o pior que está por vir e, diria eu, que as coisas não mudaram tanto nessa campanha. O grupo colocava 3 grandes times na disputa, o que em tese deixa o grupo mais equilibrado, e toda vitória tem de ser comemorada.

A estreia diante do algoz continental Millonarios na casa deles foi uma partida frustrante. O Once abre 2-0 rápido com Carreazo e Kayser com uma eficácia ofensiva surpreendente para seus padrões, porém, havia muito tempo e o grande mérito Millonario foi bombardear impulsionados por sua torcida: Vega descontou ainda no primeiro tempo e Yony González tentou duas vezes para empatar o jogo na segunda etapa, em um momento que o Once sequer teve forças para reagir e tentar vencer.

212dbe1af27da749cc.png

 

Era importante superar e em casa, diante do Tolima, a expectativa era abrir uma sequência invicta dentro de casa, já que os 9 pontos ali fazem a diferença. Pena que faltou combinar com o adversário e o Tolima, do qual temos um bom retrospecto recente, resistiu como pôde, abusou das faltas e manteve o 0 intacto no placar.

22aa5cb8c5a2197cde.png

 

Antes de rolar a bola para nosso confronto contra o América de Cali, o Millonarios vencia seu segundo jogo e pintava como grande favorito para a vaga na final pois alcançava 7 pontos. Vencer o América significava chegar a 5 pontos e manter viva a esperança de classificação.

Essa foi uma das melhores atuações no campeonato, abrimos o placar cedo, asseguramos o placar com uma atuação defensivamente segura e individualmente o time esbanjava confiança. Renato Kayser ampliou ainda no primeiro tempo e o volante Hugo Moura foi as redes para finalizar o 3-0.

2341722c0fa08e92cf.png

 

O 4º jogo, em casa diante do Millonarios, era a final de campeonato da qual estamos acostumados: a vitória nos dava a liderança, o empate mantinha a distância entre times em 2 pontos e a derrota nos eliminaria. Levei a campo o time em seu 451 costumeiro com algumas mudanças em ritmo de jogo, funcionais nos últimos confrontos contra o Millonarios.

Nossa casa caiu aos 24’ quando Yony González fez ótima jogada, finalizou cruzado e abriu o placar para os azuis. Como era cedo e havia tempo, o desespero não bateu e a recompensa veio logo aos 36’ quando Carreazo converteu pênalti para empatar o confronto. O problema é que ambos os times se conheciam, o Millonarios foi feliz ao esfriar o jogo e nós tivemos problemas para fazer maior volume, o segundo tempo foi bem arrastado e os gols não saíram mais de nenhum lado. O 1-1 mantinha a chama viva mas o Millonarios comemorava mais do que nós esse resultado.

24fa4517766c4f5888.png

 

Já entramos em campo em Ibagué com a certeza da vitória do Millonarios sobre o América de Cali, portanto, aquele jogo tinha ares de sobrevivência. Se vencer era uma obrigação, assim o fizemos desde cedo quando Aladesanmi abriu o placar com um bonito gol de cabeça aos 4’. Mais leves e com a vantagem, baixamos as linhas e tivemos em Escobar uma barreira final contra o empate de um Tolima extremamente volumoso em suas ofensivas. Com mais sorte do que juízo, o Once chega ao 2-0 com Velasco em escapada de contra-ataque e segura os 3 pontos para a rodada final, ainda que Edward Henao tenha descontado para o time da casa na reta final do jogo.

257b39ff0c95c418d1.png

 

O último jogo precisando vencer e combinar resultados é algo desanimador por si só em Manizales, já que vivemos essa experiência várias vezes e nunca dá certo. Em Cali, contra o América, o Once entrou com força máxima e animado, criando e merecendo chegar ao gol, porém, no intervalo o Millonarios já vencia por 2-0 e só um milagre nos classificaria naquelas condições.

Com o time bem desanimado e algumas mexidas injustificáveis, como a entrada de James num jogo de alta competitividade, o América se viu em condições de vencer e venceu: 1-0 em linda cobrança de falta de Ariza.

267d53fa1ef874612c.png

 

A classificação do Millonarios veio com sobras, o time da capital venceu todos os 4 jogos e segurou o Once Caldas nos 2 confrontos restantes. É um demonstrativo de inteligência para com a tabela mas, principalmente, é um sintoma de superioridade da equipe colombiana melhor colocada continentalmente na temporada.

27be0fa19743c57994.png

Para o Once, foi uma fase atípica na realidade de Henao: sofremos muitos gols desde a primeira fase, essa tônica se manteve na semifinal e acabou custando caro, mais do que os gols sofridos a marca dos jogos é o alto número de finalizaçoes e chances adversárias, algo pouco comum desde que Henao assumiu o comando Blanco. É um problema que precisa ser corrigido e será que ele vai ter tempo para tal?

Responde essa, Juan Carlos!

Antes dele responder, deixo a classificação final da competição já com a observação que o Envigado, repleto de garotos, venceu o Millonarios na final do Clausura por 2-0. Será que vem novo concorrente aos títulos pela frente ou será que são só uma grande zebra?

388c8b86183b7f7fba.png

 

Diário do Treinador

É claro que, assim como Pedro, eu também fui intimado por parte de nossa diretoria. Tão logo tenha acabado a trágica noite em Cali, o convite estava em minha mesa.

demissao-reuniao7414a725a025c9b5.png

Tulio Castrillón, presidente do Once, primeiro me ouviu falar sobre a força das equipes locais, como maneira de explicar que nem tudo é tão fácil como ele quer crer, mas a resposta não o agradou. Somente quando pedi mais tempo para trabalhar é que, enfim, tive a certeza que permaneceria no cargo.

demissao-reuniao-21f9df75cd053b4ba.png

 

Me chama a atenção é que hoje, 11 de dezembro de 2024, minha meta para a próxima época gira apenas em torno da Copa Libertadores e “ser uma equipe consagrada na Liga Nacional”. A confiança também não é das melhores, porém, está alguns degraus acima de como terminei o Apertura.

28f06b53d8408f5577.png

 

Sobre o desempenho do time, vamos aos números individuais e alguns pontos observados dentro da temporada:

25f6190f6be4aeefdd.png

1) Defensivamente o ano foi decepcionante, assim como já dito anteriormente. Em 2021 sofremos 35 gols em toda Liga nacional, caímos para 27 e 25 gols nos últimos 2 anos mas agora retornamos ao patamar de 35 tentos sofridos. Parte do problema está no alto número de gols sofridos em bolas paradas, e entendo que a solução está em começar do zero esse tipo de defesa e passar a treinar mais o quesito.

2) Se o ano da defesa foi para esquecer, o ataque foi bem e aqui mora um grande problema. Tivemos o melhor desempenho ofensivo desde que assumi, prova disso é que Carreazo com 25 gols é o nosso maior artilheiro de uma única temporada, seguido por bons 14 gols marcados por seu reserva Mateo Velasco. A dupla é, inclusive, os jogadores que menos precisam de tempo para marcar gols no campeonato colombiano.

296d70b6f62075b130.png

3) Mas por que eu chamei isto de um grande problema? Se fizermos uma comparação entre os times colombianos, nossa defesa é uma das melhores do país, liderando 3 atributos e se colocando acima da média em todos os outros.

30e59b9bdab16bc49c.png

 

Porém, nosso ataque, é um ataque médio na competição, brigando para que alguns atributos fiquem acima da média ao passo que outros estão bem abaixo.

31bbffc6b4ef3d3c04.png

Isso significa que, numa temporada onde fomos dependentes de um bom desempenho do ataque, ele só nos levou a posição intermediária e nos impediu de brigar mais fortemente pela vaga na final. Gosto e sou fã de nosso trio de frente, mas, talvez esteja aqui a razão para nossas sucessivas derrotas.

A fins de curiosidade, segue a comparação dos meias e dos goleiros da equipe.

4) Os melhores jogadores do time em média foram Zárate, Cortés e James Rodríguez, ao qual eu me disponho a comentar individualmente. Quando escolhi o jogador eu tinha a intenção de fazer festa e carnaval, nunca pensei em levá-lo a frente nos jogos mais agudos, e foi uma escolha que entregou resultados, Rodríguez é um craque e jogando sem responsabilidades teve atuações de me encher os olhos, não por acaso tem 2 prêmios de melhor em campo em 11 jogos que fez como titular. O craque quando pega na bola é diferente e ele mantém a risca isso. Não vai virar moda e seguirei criterioso com veteranos mas este em específico precisa ser exaltado.

340f15186f3d8e22a4.png

 

Financeiramente falando o ano foi ruim, faltaram maiores títulos para impulsionar nossa arrecadação mas o saldo global é enorme e os orçamentos de transferências e salários também. A situação está sob controle.

35a1538aec9b6f0642.png

 

E a dinâmica pode ser chamada como a âncora de Henao. Se eu ainda não caí é porque tenho muito respaldo dos jogadores, mantenho bom ambiente no vestiário e os jogadores coesos.

3657c2bf2828d8506d.png

Voltamos ao velho ponto de sempre: sabemos o que fazer e assim o faremos, se na última janela de janeiro tive o objetivo de furar o teto, nessa não será diferente e o torcedor pode esperar reforços, ainda que pra isso signifique abrir mão de jogadores emblemáticos em nossa trajetória até aqui.

Ano que vem é ano de Mundial de Clubes e de mais Liga Colombiana. Vamos por mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (Apesar das novidades, Roteiro Repetido. 13/12)

Legal a contratação do James. Será que Henao consegue demovê-lo da aposentadoria?

Na Liberta, o Once bateu o Grêmio com uma vitória magrinha em Porto Alegre, mas aí veio a surpresa. Um rival local, o Millonarios, que bateu o Boca e mostrou o Once que conhecia as artimanhas de Henao e que o buraco é mais embaixo e eliminou a equipe do Once Caldas, que teve muito a se lamentar na partida de ida. Pena que não teve força para superar o São Paulo e permitiu uma decisão entre brasileiros.

Com a eliminação na Libertadores, a Copa Colômbia voltou a ganhar importância para o Once Caldas e foi passando por importantes equipes do futebol cafetero nas fases de mata-mata até se defrontar com o fantasma Tolima. Não acho que serviu para exorcizá-lo, mas o título sobre o adversário veio em uma boa hora.

Contudo, Henao parece sofrer um bombardeio nos bastidores do clube. Mesmo tendo conquistado o que conquistou dentro e fora do campo, a demissão parece ser uma questão de um tropeço ou de um dia mal dormido de alguém da direção.

Na fase final do Clausura, Henao e seus jogadores sentiram mais uma vez a dificuldade de um campeonato que tem se mostrado muito mais difícil do que enfrentar os gigantes argentinos e brasileiros na Libertadores. O Millonarios aproveitou e complicou mais uma vez a vida do Once Caldas, mas caiu para a juventude do Envigado.

Como não gostar deste save?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já vi muitas cobranças injustas de diretorias no FM, mas nenhuma se compara a essa. Nem ganhar titulo continental cala a boca dos caras hahahahah 

É um crime o que o FM faz com os grandes craques da vida real após chegarem aos 33 anos. James Rodriguez ser apenas um coadjuvante num time da Colômbia ainda com 33 anos por causa de um físico ridiculamente deteriorado é criminoso. Eles precisam urgentemente corrigir isso.

Bom, mais uma vez o quase foi o que aconteceu. Realmente, as novidades estão ali, mas o roteiro é o mesmo, e Henao vai seguir suando. Acho que o formato da liga ajuda um pouco a dificultar as coisas também. Pelo menos teve título na temporada, o que mostra que você está fazendo por onde. Só não é um "onde" suficiente.

Talvez tenha que ir no mercado internacional para buscar os jogadores realmente diferenciados. Hora de tirar o escorpião do bolso e meter uma de Atlético Mineiro hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dei uma pesquisada na liga colombiana no fm22 recentemente e percebi como a expectativa inicial dos clubes cotados pra terminar nas primeiras posições é altíssima, então, é inviável que todos cumpram aquilo que é pedido, ainda mais levando em conta o formato que favorece zebras pelo caminho. Acredito que tenha uma alta rotatividade de treinadores com o passar do tempo (me corrija se estiver errado hehe) principalmente entre os grandes do país. Depois que parei pra pesquisar isso entendi melhor essa pressão constante que Henao vem sofrendo. Não da pra negar que isso acaba sendo um tempero a mais de emoção. Sigo torcendo pra que o treinador consiga amansar essa diretoria hehe Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A guilhotina travou bem perto do seu pescoço. Direção ridícula essa do Once Caldas. Vida que segue e agora é tentar reforçar a equipa para ganhar títulos e poder convence-los que foi uma boa ideia não te mandar embora.

Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título da Copa, um alento nesse final de temporada.

Uma pena essa queda na Libertadores, ainda mais porque o Millionarios te surrupiou de novos confrontos contra Boca e São Paulo, que certamente teria mais chances de passar haha

Na Liga, parece urucubaca mesmo, o Once tá com muitas dificuldades pra se impor nas segundas fases dos campeonatos colombianos, talvez tenha que abordar um pouco diferente os jogos (não sei como, contudo haha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Será que depois desse ultimato do ultimato o Henao não vai querer rever um poucos suas estratégias táticas pra mudar esse cenário dentro da Liga Nacional? Sei lá, talvez deixar o pragmatismo de lado e apostar num time mais postado à frente, propositivo?

Porque já deu pra perceber que o teto dessa atual estratégia é essa 2ª fase, onde os fantasmas aparecem e os grandes rivais sempre acabam prevalecendo em cima do Once. Acho que pra mudar isso só mudando a abordagem mesmo, sinceramente.

Na Liberta o time foi bem, mas nem sempre fará campanhas vitoriosas, ou seja, não é um cenário catastrófico. De qualquer maneira, caiu em pé. E na Copa o título veio mais uma vez, com o time perfilando bem e incrivelmente não sentindo a pressão em jogos difíceis (como costuma ocorrer na Liga). Parabéns ao Henao pelo caneco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/12/2021 em 18:32, GGilson disse:

Legal a contratação do James. Será que Henao consegue demovê-lo da aposentadoria?

Na Liberta, o Once bateu o Grêmio com uma vitória magrinha em Porto Alegre, mas aí veio a surpresa. Um rival local, o Millonarios, que bateu o Boca e mostrou o Once que conhecia as artimanhas de Henao e que o buraco é mais embaixo e eliminou a equipe do Once Caldas, que teve muito a se lamentar na partida de ida. Pena que não teve força para superar o São Paulo e permitiu uma decisão entre brasileiros.

Com a eliminação na Libertadores, a Copa Colômbia voltou a ganhar importância para o Once Caldas e foi passando por importantes equipes do futebol cafetero nas fases de mata-mata até se defrontar com o fantasma Tolima. Não acho que serviu para exorcizá-lo, mas o título sobre o adversário veio em uma boa hora.

Contudo, Henao parece sofrer um bombardeio nos bastidores do clube. Mesmo tendo conquistado o que conquistou dentro e fora do campo, a demissão parece ser uma questão de um tropeço ou de um dia mal dormido de alguém da direção.

Na fase final do Clausura, Henao e seus jogadores sentiram mais uma vez a dificuldade de um campeonato que tem se mostrado muito mais difícil do que enfrentar os gigantes argentinos e brasileiros na Libertadores. O Millonarios aproveitou e complicou mais uma vez a vida do Once Caldas, mas caiu para a juventude do Envigado.

Como não gostar deste save?

 

Oi, GG!

Muito obrigado pelo carinho com o save.

Não imagino demover o James da aposentadoria não, ele é jogador pra 1 temporada, fazer uma fumaça e vida que segue. Infelizmente, o jogo cobra muito do físico de determinados jogadores e com ele se tornou insustentável. Mas, como sempre há possibilidades, o James é treinador em formação, quem sabe ele não apareça em nosso sub-20??

Foi uma grata surpresa encontrar o Millonarios nas quartas mas dado retrospecto recente, infelizmente não foi o Boca. Calhou da Taça ser o trofeu de consolação e ele tem bem essa cara, é um torneio de grandes confrontos e eu gosto bastante mas ele é bem desvalorizado pelos clubes, o que é uma pena, já que acaba sendo uma prévia interessante da Liga. 

Até perder esse Clausura eu tinha muita confiança que não seria demitido e os boatos são boatos, mesmo porque tem pouco tempo do título da Libertadores e ainda tinha alguma gordura para queimar, mas ser chamado para reunião e ver a moral tão baixa me faz pensar se serei capaz de sobreviver a mais uma derrota. Por mais que o nome do Henao seja grande pela conquista continental, é preciso alimentar a direção com algo mais e nesse ano, a Taça foi uma refeição muito modesta.

Espero que o save dure assim como o cargo do Henao.

Em 14/12/2021 em 08:39, Fujarra disse:

Eu já vi muitas cobranças injustas de diretorias no FM, mas nenhuma se compara a essa. Nem ganhar titulo continental cala a boca dos caras hahahahah 

É um crime o que o FM faz com os grandes craques da vida real após chegarem aos 33 anos. James Rodriguez ser apenas um coadjuvante num time da Colômbia ainda com 33 anos por causa de um físico ridiculamente deteriorado é criminoso. Eles precisam urgentemente corrigir isso.

Bom, mais uma vez o quase foi o que aconteceu. Realmente, as novidades estão ali, mas o roteiro é o mesmo, e Henao vai seguir suando. Acho que o formato da liga ajuda um pouco a dificultar as coisas também. Pelo menos teve título na temporada, o que mostra que você está fazendo por onde. Só não é um "onde" suficiente.

Talvez tenha que ir no mercado internacional para buscar os jogadores realmente diferenciados. Hora de tirar o escorpião do bolso e meter uma de Atlético Mineiro hahahah

Oi, Marcio!

Eu sempre acho cobrança por título exagerada num torneio de nível técnico tão semelhante, não dá pra exigir mais do que os bons resultados que o Henao entrega e nesse sentido entendo o exagero. A Libertadores foi ótimo de ganhar mas já tem um ano de frente e o sentimento de estagnação está com os presidentes. Vamos ver como será esse tempo que o Henao ganhou para sobrevivência, confesso que tem sido interessante jogar com a corda no pescoço mas até eu não vejo a hora de ser campeão.

Quanto a questão física, estou 100% de acordo e torço para que seja algo já consertado nas versões atuais. O melhor atributo do James é a predisposição física e imagino que ela deveria ser referência para entender melhor o declínio do jogador nessa área, e o certo seria que jogadores com o atributo bem baixo chegassem ao fim de carreira tão cedo. Como não acontece, é estranho ver um cara tão bom mas tão acabado. Não queria cair na tentação do @Nei of mas foi inevitável contratar o veterano.

Sobre o mercado internacional, eu quero evitar e ser mesquinho, algo que aprendi com o Nandéz kkkkk na real a faixa salarial do Once é bem baixa, se eu trago um cara que ganha o dobro do meu maior salário (uma média de jogador internacional), eu vou começar a me perder e sem a certeza de estourar uma outra Libertadores, que jogou a arrecadação lá em cima. Vou seguir com a proposta de contratar bons jogadores nos rivais de país, só preciso melhorar o olho e ter menos medo de investir.

 

Em 14/12/2021 em 11:44, victor095 disse:

Eu dei uma pesquisada na liga colombiana no fm22 recentemente e percebi como a expectativa inicial dos clubes cotados pra terminar nas primeiras posições é altíssima, então, é inviável que todos cumpram aquilo que é pedido, ainda mais levando em conta o formato que favorece zebras pelo caminho. Acredito que tenha uma alta rotatividade de treinadores com o passar do tempo (me corrija se estiver errado hehe) principalmente entre os grandes do país. Depois que parei pra pesquisar isso entendi melhor essa pressão constante que Henao vem sofrendo. Não da pra negar que isso acaba sendo um tempero a mais de emoção. Sigo torcendo pra que o treinador consiga amansar essa diretoria hehe Boa sorte!

Oi, Victor!

Seu ponto é bem observado, realmente a liga colombiana tem muito candidato ao título e isso gera alguma rotatividade sim, porém, esse save até que tem mantido os treinadores dos times que disputam título constantemente, caso de Tolima, Junior, Once, Millonarios e Santa Fé, salvo engano, cada um desses trocou de treinador 1 ou 2 vezes e sempre nos momentos mais em baixa. Por outro lado, o Atlético Nacional, que já bateu 12º num ano e campeão no outro, teve 10 treinadores até aqui e é o grande fritador de treinadores da liga.

Concordo que é bom de jogar pressionado e o formato da liga é muito bacana, realmente gostei da ideia de mata-mata todo ano pois a competitividade é outra. Espero sair vitorioso desse save mas se não der, valeu pela experiência.

Em 14/12/2021 em 17:15, LC disse:

A guilhotina travou bem perto do seu pescoço. Direção ridícula essa do Once Caldas. Vida que segue e agora é tentar reforçar a equipa para ganhar títulos e poder convence-los que foi uma boa ideia não te mandar embora.

Boa sorte na sequência.

Oi, LC!

Obrigado pela participação.

Tentar retomar o caminho dos títulos é o básico, vejamos se Henao vai conseguir mesmo,.

Em 14/12/2021 em 20:38, div disse:

Parabéns pelo título da Copa, um alento nesse final de temporada.

Uma pena essa queda na Libertadores, ainda mais porque o Millionarios te surrupiou de novos confrontos contra Boca e São Paulo, que certamente teria mais chances de passar haha

Na Liga, parece urucubaca mesmo, o Once tá com muitas dificuldades pra se impor nas segundas fases dos campeonatos colombianos, talvez tenha que abordar um pouco diferente os jogos (não sei como, contudo haha).

Oi, div

A Colômbia está virando potência e é bom ver o Millonarios bem no continente, apesar de nem tão bom assim nacionalmente. Já sabemos que o Boca Jrs tem pesadelos com colombianos.

Eu também acho que abordando diferente as coisas encaixam mas a mentalidade defensiva é um empecilho. A proposta pro próximo ano  ao invés de abrir o time é fechar ainda mais, esse número de gols sofridos me incomoda e sinto que passa por aí a quebra desse tabu.

Em 17/12/2021 em 15:47, Leho. disse:

Será que depois desse ultimato do ultimato o Henao não vai querer rever um poucos suas estratégias táticas pra mudar esse cenário dentro da Liga Nacional? Sei lá, talvez deixar o pragmatismo de lado e apostar num time mais postado à frente, propositivo?

Porque já deu pra perceber que o teto dessa atual estratégia é essa 2ª fase, onde os fantasmas aparecem e os grandes rivais sempre acabam prevalecendo em cima do Once. Acho que pra mudar isso só mudando a abordagem mesmo, sinceramente.

Na Liberta o time foi bem, mas nem sempre fará campanhas vitoriosas, ou seja, não é um cenário catastrófico. De qualquer maneira, caiu em pé. E na Copa o título veio mais uma vez, com o time perfilando bem e incrivelmente não sentindo a pressão em jogos difíceis (como costuma ocorrer na Liga). Parabéns ao Henao pelo caneco!

Oi, Leho

É claro que poderia fazer isso, e pra ser sincero teria dificuldades de início mas o adjunto, os jogadores e o mundo já pede esse estilo propositivo, mas serei fiel as regras e estou identificado com a retranca. Como comentei com o div acima, a ideia pro próximo ano é fechar a casa de vez e diminuir o número de gols sofridos, daí pra frente temos uma base pra construir nosso jogo e não perder é o primeiro passo pra ganhar.

E sendo bem crítico com meu trabalho, essa foi a pior semifinal que a gente fez, o time não cumpriu com o mínimo que era esperado pra ter bom rendimento. Eu concordo que o jogo defensivo gera uma dificuldade para vencer, e já tendo a crer que o jogo privilegia defesa em prol do ataque, mas se nem mesmo fomos bem defendendo, não tinha mesmo como ser campeão. Pode ser um exercício de persistência, pode ser que eu fracasse mas morrerei abraçado com a retranca.

Obrigado pela participação e vamos juntos nessa epopeia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...