Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!


Peepe

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Investiu pesado na garotada hein? Hahaha, gostei do perfil dos contratados, principalmente dos meias com ótima qualidade no passe e na visão de jogo. Tem algum motivo especial por trás disso ou não?

No Apertura a campanha é ótima como de praxe, e esse grupo inusitado da 2a fase meio que torna obrigatória a sua classificação, né? Acho bom e ruim ao mesmo tempo, hahahaha mas creio que os Blancos irão corresponder à altura e se garantir na Final.

Grupo tranquilo na Libertadores, passeando como deveria ser. Pena ter pego justo o Fla nessas 8as, maldito Tolima! Mesmo assim, acredito na classificação também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montando uma equipe para o futuro, e dando moral para o garoto da base que virou o cara do ataque. Henao está se consolidando como grande treinador e acredito em mais um título do Colombianão e até da Libertadores com o time que conseguiu montar.

Pena ter pego o Fla logo nas oitavas, mas parece que o verdadeiro Malvadão no save é o Trilhas - será que a diretoria deu o golpe por lá também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Save de excelente nível até à data! Confesso que já seguia e lia há uns tempos e tenho que enaltecer o trabalho que tem sido feito no Once Caldas. O clube tem crescido imenso a nível interno e sobretudo isso nota-se no panorama internacional.

Venceste o campeonato na finalíssima e logo sem espinhas 😎 Realizaste uma excelente Primeira Fase e agora creio que há argumentos para acabar no topo. Na Libertadores operaste um excelente trabalho na fase de grupos, perdendo apenas pontos uma vez (com um empate). Segue-se o obviamente poderoso Flamengo. Mas deixar de querer ou de acreditar? Isso nunca! Vamos para a frente, parando apenas no final, com a TAÇA NA MÃO! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2022 em 20:13, GGilson disse:

Fiquei um pouco desanimado com sua resposta ao Tsuru. Pensei que o investimento constante em jovens era sinal que você desejava levá-los mais adiante, mas parece que não. Estou enganado?

200 Km em 6 horas. É na montanha esse trajeto ou a estrada é ruim mesmo?

Hoje, me assustei ao perceber que estamos ainda em 2026. Parecia que tinha muito mais tempo de save. Acho que foi o efeito dos campeonato curtos (Apertura e Clausura).

Abriu os bolsos com vontade e investiu bastante para a temporada e o resultado da Supertaça deu o tom da temporada até agora. A equipe não marca gols em profusão, mas a defesa é quase imbátivel e isso coloca o Once Caldas como um díficil adversário para qulalquer equipe. Infelizmente, os resultados em casa impediram a equipe de conseguir o 1º lugar invicto e mesmo não valendo muito podem ser um sinal do que virá na fase final, onde o Once Caldas tem quase a obrigação de passar e não pode vaciliar diante de sua torcida.

Na Libertadores, o Once fez uma das melhores campanhas da fase de grupos, mas acabou sendo "premiado" com o Flamengo nas oitavas. Eu acho que vai passar.

Oi, GG!

Eu quero e vou levar os garotos adiante, gosto muito dessa fase do jogo onde todo jogador é uma novidade, porém não posso prometer entregar algo que envolva os leitores se a leitura se tornar repetitiva e sem maiores objetivos. É um dilema que vivo mas não penso nisso agora, creio que mais um ciclo de 4 anos seja suficiente para eu ver se dá para manter a história ou não.

Quanto ao percurso, é provável que na hora que eu tenha pesquisado o cálculo do maps tenha levado o trânsito em conta, refiz a pesquisa e o caminho mais distante deu 5 horas e 11 minutos. Digamos que o tempo a mais considere a viagem de ônibus, um pouquinho mais devagar que o carro rs.

Pois é, em 2026 jogaremos o 12º torneio nacional. A noção de tempo voa mesmo, a intensidade é lá em cima, mas o período é pouco.

Espero confirmar esse otimismo tanto na Liga quanto na Libertadores, na primeira delas vejo como um dever a classificação para a final pelo nível dos adversários mas surpresas acontecem e dificultarão nossa vida, já na Libertadores não tenho grandes esperanças, demos azar demais.

 

Em 01/02/2022 em 20:23, Danut disse:

Não curti muito o vice-artilheiro ali que tu contratou. Ok que ele fez uma boa temporada, mas não me empolguei com o perfil e o rapaz já tem 29 anos (por uns meses ainda posso falar de quem tem 29 anos como velho, depois complica :P). Mas enfim, pelo tanto que investiu em outros jogadores não parece que esse dinheiro vai fazer tanta diferença.

No mais excelente começo de temporada. A ver se mantém o ritmo.

Oi, Danut

Então, olhando mais friamente acho que o preço do Sanchez foi acima do que ele vale de fato. Eu me empolguei porque é um jogador que já me deu trabalho outras vezes e vem de boas temporadas dentro do campeonato nacional, como sempre observo as listas de notas do campeonato e sempre via o Sánchez lá, acabei trazendo por ver nele uma certeza, diferente de outros nomes que sondei.

 

Em 01/02/2022 em 21:17, felipevalle disse:

Detalhe né, o 🩳ez tem determinação baixa, e já tem entrada pra calvície 🥺🥺

Mas tomara que ele deslanche na tua fortaleza.

Já o Ramírez tem tudo pra ter uns 23 anos e ter uns 15 de decisões sendo top nas ass. 

A determinação dele está bacana pra idade. E se não me engano, ela também aumenta com mentoria.

 

Oi, Felipe!

Calvície é mais genética que idade e eu falo com propriedade que tenho muito respeito pelos calvos. Confesso que ele é uma grata surpresa, já é jogador de seleção e eu nem tinha tanta expectativa nele assim.

O Ramírez é reserva a princípio mas cada vez mais nosso jogo vai dependendo de alas, é importante ter nele uma segurança para quando o Quiñones tiver de fora.

 

Em 01/02/2022 em 23:44, Fujarra disse:

Enfim, o título condiz com a realidade, a mesma que eu vivo atualmente, e no meu caso é pior pois eles ainda vão embora logo depois de chegarem hahaha mas é isso daí, tem que investir na juventude. Agora, o que o Tolima te sacaneou não é brincadeira, pegar o Flamengo já nas oitavas é muita sacanagem, e tu tinha dado maior sorte no sorteio da fase de grupos... bem, mas faz parte, quem quer ser campeão não escolhe adversário, e Nandéz... digo, Henao já eliminou Boca e River numa mesma edição, eliminar o mais odiado é possível.

E concordo que você é franco favorito a final ali no Apertura. Mas vê se não escorrega na nasca de bacana!

Oi, Marcio!

A grande diferença de nossos trabalhos é que aqui a balança comercial não tem fechado no superávit das vendas: o futebol colombiano é MUITO desvalorizado e um cara que eu choro para vender por 15 milhões valeria o triplo se saísse de qualquer time brasileiro, por exemplo. Vamos acompanhar se esses moleques vão valorizar bem mas confesso que nem conto com isso, a meta é ter deles o retorno técnico mesmo.

Eliminar o Flamengo é possível mas não vai ser tão fácil, a última edição que ficou River e Boca pra trás é um exemplo de como o nível deles tá acima. Vamos torcer.

 

Em 02/02/2022 em 20:39, victor095 disse:

Eu gosto quando chega nesse ponto de trazer jovens que nem vão pro time de cima ainda por valores consideráveis. Já começa a ter opções pra puxar pro time quando precisar.

O Tolima sabia que precisava atrapalhar de alguma forma, parece que fizeram de tudo pra te proporcionar um grande duelo logo nas oitavas. Já torcendo de antemão por um Tolima x Once.

Fez uma campanha forte apesar dos tropeços (só) em casa, de fato, podia ser melhor e a torcida vai querer mais nessa fase final.

Boa sorte! 

Oi, Victor!

Mas a ideia principal é exatamente essa: a Colômbia é um mercado bem desvalorizado, acaba sendo difícil comprar um jogador pronto e muito bom porque normalmente eles já estão fora do país e recebendo algo inconcebível para minha realidade, vale lembrar que meu maior salário mal chega a 30 mil por semana. Então, contratar um jovem de potencial e puxar ele aos poucos é outra forma de subir o nível do time daqui 1 ou 2 temporadas, vamos ver se funciona.

Um Tolima x Once era tudo que eu queria na próxima fase, até porque deve ser mais fácil enfrentá-los do que enfrentar o Santos hahaha

 

Em 02/02/2022 em 23:05, #Vini disse:

Seguramente o Tolima é o seu nemesis. E são tão caprichosos que fazem questão de garantir sua dor de cabeça até na Libertadores. Achei muito bom esse desfecho do save. Agora é gastar a bola que costuma ter contra os grandes na competição e quebrar um tabu contra os cariocas.

No Apertura deu aquela passeada, ainda que com um desempenho melhor fora dos seus domínios. O Carreazo sentiu a água bater na bunda e resolveu chamar a responsabilidade pra si. Menos mal.

Agora com o chaveamento da semi, é quase obrigação bater na final. Espero que seja esse o desfecho.

Por fim, gostei dessa nova organização do texto do save. Para mim, ficou melhor.

Oi, Vini!

Nossos rivais são de fases: tivemos um tempo de grandes jogos contra o Santa Fé, outro com Atlético Nacional, América de Cali, Millonarios mas o Tolima sempre aparece em todos esses momentos para dar um "oi". Esse ano foi inexplicável, na pior fase deles no save pegaram a liderança na Libertadores e deixaram essa lembrancinha amarga em nossas vidas. 

A frase sobre o Carreazo é quase um resumo do jogador: sempre que eu fico puto com ele e dou chance pra outro jogador, ele começa a reagir e fazer gol. Por ora mantive porque o jogador é um líder no elenco mas aceitaria tranquilo alguma proposta por ele.

A organização é algo que eu busco há muito tempo, acho que dessa forma dá espaço pra detalhar os grandes jogos e não deixa o texto final tão grande. 

Valeu pelo comentário!

 

Em 03/02/2022 em 09:20, Vltx disse:

Não tem muito que dizer, começo sensacional. Conquistaste a supertaça, limpaste o campeonato na fase regular e o grupo da Libertadores também foi um passeio. Agora é que a porca vai torcer o rabo e vamos ver se consegues ultrapassar esse grupo final do campeonato e um grande adversário como o Flamengo. Sorte!

Oi, Vitx

Obrigado pela participação! Vamos ver como o time se sai no momento de maior pressão, tenho confiança nas vitórias.

 

Em 03/02/2022 em 19:05, PedroJr14 disse:

O time tem sobrado nesse temporada, para mim é o Franco favorito para a conquista do "Colombianão". Na Libertadores, foste incrível, com uma primeira fase quase que perfeita, derrubando até o forte Inter e o favoritismo que os brasileiros sempre tem.

O sorteio das oitavas lhe colocou frente ao Flamengo, um time que tem que ser respeitado sempre, mas depois dessa primeira fase, acho que o Once Caldas está preparado para avançar e exorcizar de vez os seis fantasmas.

O time está cada vez mais sólido, acho que a taça libertadores está próxima de voltar ao estádio do Once Caldas.

Oi, Pedro!

O Once no Brasileirão brigava tranquilo por G4, ainda que passe longe do título. O Inter é forte, bom time mas já estamos num nível que eu confiava na vitória em casa e empate fora, acabou sendo até melhor que isso. O problema é justamente o Flamengo, ser líder e entrar como azarão nas oitavas é complicado.

 

Em 04/02/2022 em 08:41, div disse:

Vergara parece um excelente jogador, mas o destaque mesmo fica para o nepotismo do treinador, que contratou o próprio filho, Alvaro. Lastimável hahaha

Em casa, parabéns pelo título da Supertaça, é um troféu menos cobiçado, mas ainda preenche as prateleiras do clube. Além disso, mais uma vez o melhor time da 1ª fase, tem um grupo que não parece dos mais complicados pra chegar na final. Vamos ver se o favoritismo se confirma.

Grande fase de grupos da Libertadores, mas mesmo assim, não dá sorte mesmo, né? Poderíamos ter um confronto de colombianos, agora precisa encarar o Flamengo. Torço para que o confronto de colombianos ocorra nas quartas e tu possa despachar eles haha.

Oi, div!

Alvinho, como o Henao gosta de chamar, é um ótimo menino hahahaha pior que existem alguns Henaos no futebol colombiano, inclusive já sofri gol de um zagueiro com esse sobrenome. Família grande tem dessas coisas.

Valeu pelos parabéns, título é sempre bom ganhar independente de qual seja. Torço para que o confronto de colombianos também aconteça, até porque prefiro pegar o Tolima a ter que encarar o Santos de todo jeito, mas só penso nisso se conseguir superar o Fla.

 

Em 04/02/2022 em 13:02, Tsuru disse:

A Supertaça é a final do Campeonato Colombiano, né? Ou ao menos deveria ser. Então venceu o campeonato colombiano na finalíssima, parabéns!

Em casa o time vai indo muito bem e terá uma segunda fase sem alguns dos grandes adversários, concordo que haja "obrigação" de avançar. Acho que avança sim e fica com o título, tudo se desenha pra isso.

Na Libertadores pegou um grupo razoavemente tranquilo e fez jus a isso com uma primeira fase muito boa. Pra mim vai passar pelo Flamengo e teremos duelo colombiano na fase seguinte, justamente com a sua "besta negra" do save. Teste pra cardíaco, amigo!

Valeu, Tsuru!

Deveria ser uma final mas é tratada como amistoso, tanto que se joga no ano seguinte com os times campeões já modificados. De toda forma, obrigado pelos parabéns!

Sempre pedi tanto por um sorteio camarada, é bom enfim estar numa posição de superioridade e estou preparado para lidar com essa pressão, a ver apenas se a disputa não polariza com América ou Envigado. Tenho essa confiança quanto a Libertadores em nós mas nem tanto no Tolima, vamos ver no que dá.

 

Em 04/02/2022 em 19:22, LC disse:

Pegou pedreira na Libertadores. Qual a análise que você faz do time do Flamengo?

Oi, LC!

Como comentei algumas vezes, o grande time do save é o São Paulo mas o Flamengo segue sendo uma máquina de ganhar e fazer dinheiro. Por esse motivo é o time mais caro e tem os melhores jogadores, jogam num 4231 gegenpress clássico do jogo onde os pontas são extremos - atacar e procuram o fundo o tempo inteiro. O time é bem jovem e bem físico, tem números de velocidade que são bem acima da média e a nossa única chance é conseguir segurar os pontas com marcação individual e erro zero. Não vai ser fácil mas só nos resta tentar.

Em 06/02/2022 em 09:43, Leho. disse:

Investiu pesado na garotada hein? Hahaha, gostei do perfil dos contratados, principalmente dos meias com ótima qualidade no passe e na visão de jogo. Tem algum motivo especial por trás disso ou não?

No Apertura a campanha é ótima como de praxe, e esse grupo inusitado da 2a fase meio que torna obrigatória a sua classificação, né? Acho bom e ruim ao mesmo tempo, hahahaha mas creio que os Blancos irão corresponder à altura e se garantir na Final.

Grupo tranquilo na Libertadores, passeando como deveria ser. Pena ter pego justo o Fla nessas 8as, maldito Tolima! Mesmo assim, acredito na classificação também.

Oi, Leho

Na verdade não tem nenhum motivo especial por trás disso mas é o perfil de meia que eu gosto muito, não sei viver sem um CJ ditando o ritmo no meio campo e olhando pra trás, os grandes jogadores da minha passagem pelo Once são meias que fazem esse papel.

Eu prefiro um grupo assim que um grupo com 3 grandes times, pra ser honesto. É claro que existe uma pressão maior e surpresas acontecem mas sinto mais confiança sabendo que somos favoritos em todos os jogos.

Em 06/02/2022 em 10:03, Marcolation disse:

Montando uma equipe para o futuro, e dando moral para o garoto da base que virou o cara do ataque. Henao está se consolidando como grande treinador e acredito em mais um título do Colombianão e até da Libertadores com o time que conseguiu montar.

Pena ter pego o Fla logo nas oitavas, mas parece que o verdadeiro Malvadão no save é o Trilhas - será que a diretoria deu o golpe por lá também?

Oi, Marco!

Pois é, a Libertadores ainda depende de um chaveamento como foi a nossa, e talvez esse não tenha sido o caso agora, mas o Colombianão surge como uma oportunidade única de ser feliz, espero bater na final de novo e levar mais essa taça.

Em 06/02/2022 em 17:19, Martini Branco disse:

Save de excelente nível até à data! Confesso que já seguia e lia há uns tempos e tenho que enaltecer o trabalho que tem sido feito no Once Caldas. O clube tem crescido imenso a nível interno e sobretudo isso nota-se no panorama internacional.

Venceste o campeonato na finalíssima e logo sem espinhas 😎 Realizaste uma excelente Primeira Fase e agora creio que há argumentos para acabar no topo. Na Libertadores operaste um excelente trabalho na fase de grupos, perdendo apenas pontos uma vez (com um empate). Segue-se o obviamente poderoso Flamengo. Mas deixar de querer ou de acreditar? Isso nunca! Vamos para a frente, parando apenas no final, com a TAÇA NA MÃO! 

Oi, Martini, seja bem vindo a história!

A frase final é perfeita! Não posso deixar de querer e nem de acreditar, será difícil mas a dificuldade dá gosto a vitória. Vamos encarar o Flamengo de frente e se não der para avançar, tem outras copas mais para tentar.

Obrigado pela participação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

A Copa do Mundo mudou minha vida.

Pois é, hincha amigo, nós vimos na última atualização que o Once foi em frente em mais uma primeira fase de liderança na Liga Nacional e começaria em um grupo favorável para desfecho do Apertura. O título era nossa obsessão, mas alguns percalços vão mudar a nossa trajetória e tirar a obviedade da campanha.

Simultaneamente a isso, temos atualizações sobre Taça, Libertadores, Janela de Transferências e o começo do Clausura.

 

Apertura – Semifinal

Após uma primeira fase peculiar, disputaríamos a semifinal no Grupo A junto de Huila, Envigado e América de Cali, este último que prometia ser nosso principal rival. Começar em casa contra eles era perfeito para começar bem e confiante, certo?

Erramos… Fizemos bom jogo mas logo cedo os diablos deram o golpe trágico: Ronaldo Ariza, aos 15’, abriu a contagem para eles. Com o placar favorável, o América cedeu a bola, a posse e nós tivemos campo pra jogar, só que os velhos problemas de ataque apareceram, os remates para fora se sucederam e o jogo acabou da pior forma possível com 1-0 para o América.

101459ae1c69575d4.png

Para quem lembra, fizemos uma primeira fase invicta fora de casa e tivemos sucessivos tropeços fora. Na segunda rodada abríamos uma sequência de 3 jogos fora e era a superstição que nos guiava para voltar a disputa e recuperar os pontos perdidos.

Abrimos a sequência diante do Huila em Guillermo Plazas Alcid e aos 36’ Aramis Birnstingl perdia pênalti, dando a sensação que aquela noite seria longa. Com mais sorte que juízo, 3 minutos depois, Aramis reapareceu, serviu e Yuri Alberto acertou chute cruzado para abrir placar. A fragilidade do Huila era tanta que o placar mínimo parecia suficiente, fomos pouco ameaçados, e decretamos a vitória de vez no minuto quase final com Brayan Cortés, 2-0.

28c9b3bcb8166ec7f.png

Na partida diante do Envigado, o desempenho foi preocupante, resistimos a pressão adversária por quase todo o jogo até que a qualidade fez a diferença: Yuri Alberto tentou duas vezes para, enfim, tirar o zero do placar e marcar o tento da vitória.

3e521b87c0be5b11d.png

Na 4ª rodada é instaurado o drama: iríamos a Cali enfrentar um América que estava empatado em pontos com 1 jogo a menos que nós. Mais do que isso, a convocação para a Copa do Mundo saiu e nós tivemos 4 convocados, Brayan Cortés (Colombia), Juan Villamayor (Paraguai), Aramis Birnstingl (Canadá) e Marcelino Carreazo (Venezuela), sendo que Aramis já estaria fora do jogo de Cali e os outros 3 viajariam logo depois do jogo. Ou seja, faríamos a reta final do Apertura com 3 titulares a menos e o reserva imediato do centroavante.

Para completar, nosso primeiro tempo foi ruim e bem ruim, sustentamos o zero no placar mas os diablos fizeram por onde abrir o placar naquele jogo. Acontece que as vezes Deus escreve certo por linhas tortas: testando um novo centroavante, já que seus 2 estariam na Copa, Henao colocou o meia Diego Becerra de 9 e ele correspondeu aos 57’ aproveitando lançamento do goleiro Escobar. O Once foi outro time no segundo tempo, cresceu, convenceu e ampliou: Villamayor aos 73’ e Becerra de novo aos 78’ fecharam um 3-0 com muita autoridade, coisa de quem vai para a final.

471b316d4951e684b.png

A tabela na oportunidade ficou assim:

rodada-4-fase-finalad50111be016aab9.png

 

Diante do Huila em casa o nervosismo era nosso maior adversário. Com mais sorte que juízo, o novo artilheiro Becerra marcou de pênalti aos 8’ e abriu a contagem logo cedo para o Blanco Blanco. Fato é que Becerra por ali não funcionou como no último jogo, o nervosismo pesou e o 1-0 ficou de muito bom tamanho, eram 3 pontos e só isso importava.

5172fa708e3a83ce9.png

No dia 7 de junho, o Once entrava em campo pela 6ª rodada enquanto América de Cali faria o 5º jogo diante do Huila. Os diablos rojos atropelaram por 5-0 e foram a 10 pontos. O Once começou aquela rodada com 12 pontos. Resumindo: a vitória nos garantia, o empate nos faria depender do saldo e a derrota dava chances ao América de Cali apenas vencer o Envigado na última rodada.

Quem acompanha esse time há mais tempo pode prever o que aconteceu: um jogo nervoso, a ausência dos titulares pesou já que desmontaram nosso sistema ofensivo, até criamos boas chances mas Becerra fez novo mal jogo frente ao goleiro. O tempo correu, correu e o 0-0 ficou até o fim no placar. Tínhamos saldo 6, o América 4 e ficaríamos dependendo do Envigado para ir a final.

6f192fd5cc2cf0f9c.png

 

Os ventos mudaram definitivamente… O Envigado, mesmo com 1 a menos, fez um grande jogo, venceu por 2-1 e o Once foi para a final.

9b944022b0a8fc3e2.png

Nós aqui sempre lamentamos quando o grupo polariza e bem, dessa vez a nossa teoria se confirmou: com um Envigado bem indigesto e um Huila sem ameaçar, o grupo foi bem confuso e o Once sobressaiu justamente por ter vencido 1 vez cada um dos times do grupo. No outro grupo, o Millonarios avançou com uma campanha bem superior e chegava a final bem cotado, muito embora o favoritismo e a melhor campanha geral fossem Caldistas.

 

Apertura – Final

Já com Yuri Alberto de centroavante, Henao mandou a campo o melhor que ele tinha: fora os desfalques da copa, o lateral Quiñones também não podia jogar. E para ser justo, é difícil dizer que os desfalques expliquem o primeiro jogo, a partida foi bem mais aberta do que o Once está acostumado, o número de finalizações foi alto de ambas as partes mas infelizmente a sorte sorriu para o lado azul: aos 31’ após falta na área, a bola ficou viva na pequena área e Emanuel Palacio empurrou para o gol. O jogo não foi dos melhores tecnicamente e aquele golzinho chorado marcou a vitória da equipe de Bogotá.

7552058bae6f1d0fa.png

A derrota fora na ida tinha muita cara de 2025 e Palogrande estava tão lotado quanto naquela noite mágica diante do Santa Fé. O time titular mudara bastante mas o espírito acompanha aquela camisa e a noite seria tão mágica quanto a de 1 ano atrás.

O começo, pelo menos, foi perfeito: aos 15’ Ramirez cruza e Duván Sanchez, o antigo artilheiro, marca pela primeira vez com a camisa Blanca para abrir o placar e empatar o agregado da final. Os 30 minutos finais do primeiro tempo foram excelentes e seria justo ampliar o marcador, só que a falta de pontaria e certo nervosismo mantiveram o um no placar até o intervalo, e depois dali piorou. No segundo tempo, ambos os times finalizaram juntos 3 vezes e a partida de tão tensa tornou-se monótona, os pênaltis eram óbvios e tão óbvios que no minuto final Henao tirou o lateral esquerdo para pôr um atacante.

O Once gosta de pênaltis, esse time inclusive eliminou o Millonarios na última Taça da Colombia dessa forma, e a confiança foi vista com boas batidas de Mateo Velasco e Lozano. O Millonarios acompanhou e converteu as três primeiras. Na hora de fazer o 3-3, Ramírez cobrou na trave e a bola saiu dando a vantagem para os visitantes. Rivera ampliou para 2-4, Aladesanmi descontou para 3-4 e Alejandro Perea partiu para carimbar o título: cobrou forte, com raiva, no meio e Escobar pegou! Diego Becerra nos tirou uma enorme pressão quando empatou em 4-4 e encaminhou a disputa para as alternadas. Por lá, gol deles e gol nosso, Yuri Alberto deslocou o goleiro e fez, 5-5. Na 7ª cobrança, Ángel tentou no meio e Escobar pegou de novo; Germán Pérez chamou a responsa, cometeu o mesmo erro de bater no meio e foi a vez do goleiro Bonilla virar herói, 5-5. Na 8ª série a tensão era absurda para todos menos um, Juan Camilo Escobar pegou mais uma no meio do gol e deu a Duván Sanchez a chance de ir para capa do jornal, o ponta que fez seu primeiro gol naquele dia cobrou forte, tirou do goleiro e trouxe a festa para Palogrande. O Once Caldas é campeão do Apertura 2026!

8b03e354ef6e916f3.png

 

Intertemporada – Transferências & mais

O recesso de campeonato serviu para que a Copa do Mundo desenrolasse. Nenhum dos nossos convocados teve grande destaque: Brayan Cortés foi o único a marcar gol, o único gol colombiano diga-se de passagem, e nossa seleção sucumbiu a França e Guiné sendo eliminada precocemente na primeira fase. Com isso, vocês podem imaginar o que aconteceu…

selecaof5603aa5893d319a.png

Não foi necessariamente durante a intertemporada mas o convite era previsível diante do destaque de Henao dentro da Colômbia. O aceite também era previsível, Henao vê a seleção colombiana como uma forma de estender seu vínculo com o país e consequentemente acrescer um novo objetivo a sua carreira: disputar uma Copa do Mundo.

selecao-2564edaa5175a1c0c.png

Para fins de organização, a Colômbia será um anexo de fim de temporada em nossas postagens, ou seja, após o desfecho do Clausura, será feito separadamente um resumo de todo o ano colombiano com jogos, jogadores e convocações. Também importante sinalizar que o futebol ofensivo colombiano é coisa de velho saudosista: viveremos uma era de mentalidade defensiva e jogo cauteloso para os Cafeteros.

De resto, a Copa teve uma surpreendente Venezuela chegando até as oitavas de final e caindo para a Suécia somente nos pênaltis, além de uma final bem comum: Brasil e Itália refizeram as decisões de 1970 e 1994, com vencedor diferente dessa vez. A Itália sagrou-se campeã do mundo após um 0-0 no tempo normal, 1-1 na prorrogação e 4-3 nos pênaltis.

21db88bcc4559197fd.png

Falando sobre transferências e sendo curto, direto e sucinto: contratamos mais um prodígio e trata-se do paraguaio Juan Ramón Torres, atleta que estava listado para transferência no Libertad e pareceu uma ótima oportunidade de mercado. Vem para o sub-20 mas vai subir em breve.

2254be84c9118d9224.png

E se paraguaio vem, infelizmente paraguaio sai. Tal qual Enciso há alguns anos, Juan Villamayor veio com multa fixada por seu empresário e nosso dever era curtir o tempo que fosse possível, após jogar a Copa o jogador recebeu sondagens, propostas e acabou indo parar no Southampton por 12,25M sem que a gente pudesse negociar. Além dele, Mateo Velasco, Neider López e Jhon Campaña foram vendidos por valores módicos como forma de desocupar o elenco.

2318601d014f31aa97.png

Copa Libertadores

O Flamengo seria um adversário duro e desde o sorteio lamentamos a brevidade desse confronto. As vésperas do jogo no Maracanã, o clube carioca completava uma sequência de 10 vitórias em 10 rodadas do Brasileirão e liderava com folgas o campeonato. Não era só enfrentar um time superior ao nosso, era enfrentar um time embalado e superior ao nosso.

Fomos a campo assim como na última temporada: dispostos a não ceder grandes chances a equipe rubro negra, reforçando a marcação aos seus pontas que são os grandes criadores de jogo. Nós até resistimos bem mas erros individuais custam caro: uma bola mal dividida no meio, o Fla pegou nossa zaga exposta, Balbino fez jogada numa ponta, inverteu para a outra e Vandick José abriu o placar no fim do primeiro tempo. Se o 1-0 era ruim, o 2-0 foi um desastre: Adriano aproveitou cruzamento de Montiel e ampliou vantagem. Criamos mais nos 10 minutos finais, Aramis acertou um balaço na trave mas foi pouco para ameaçar e era preciso fazer milagre em Palogrande.

109e5f6f70e6d62ede.png

E o milagre não veio: entrei com um time mais disposto a chutar todas, pressionando nominalmente pontas e laterais adversários, e num estilo de jogo mais direto. Começamos bem, jogamos bem mas o futebol foi cruel: aos 18’ a defesa erra, Adriano aproveita e abre o placar no primeiro chute rubro negro. Ali a classificação ficou impossível, jogamos por nosso orgulho e conseguimos uma atuação superior as nossas expectativas, infelizmente não impedimos que Balbino fizesse o segundo gol no segundo e último remate do Flamengo no jogo. Tem noites no futebol que não se explica, apenas se lamenta.

11e37376594975bbf9.png

Afim de satisfazer a curiosidade, até o fechamento dessa edição, a Libertadores ou uma Copa do Brasil Continental está assim:

152269081110a2df5f.png

 

Taça da Colômbia

Por falar em azar e sorteio, na tradicional segunda fase da Taça da Colômbia é costumeiro pegar equipes de pequeno porte, saídas da fase de grupos inicial. Nesse ano, nosso adversário foi o tradicional Independiente Medellín com a ida ocorrendo entre os dois jogos da Libertadores.

Ao menos o nosso mistão deu conta do recado: Sánchez encontrou a veia artilheira na final do Apertura, marcou duas vezes e viu Juan Ramón Torres, em sua estreia, fazer o 3º de um sufocante 3-2 para nos dar uma mínima mas vantagem na ida.

12fd916aa9c86c3471.png

A volta prometia mas já encorpados pelo time titular a história era diferente, não cedemos tanto o nosso gol como na ida, e pra melhorar fomos cirúrgicos no ataque: Londoño abriu o placar aos 67’, Aramis fez um doblete nos minutos finais e vencemos por um pesado 3-0 pra dar a moral que o time precisava.

13fc48131a5667881b.png

Na próxima fase o sorteio segue sem aliviar: enfrentaremos o Millonarios nesse replay da final recente do Apertura. Será que vem vingança ou confirmação de paternidade?

147f6cd11a7425dd98.png

 

Clausura – 1ª Fase

Animados com o título do Apertura mas com os jogos da Libertadores na cabeça, começamos o Clausura em cima de uma gangorra subindo, como na estreia com um 3-0 inapelável diante do nosso vice Millonarios. Uma última dança para Juan Villamayor, autor de um doblete, se despedir em grande estilo.

1633d1b6fc08d7cc56.png

E descendo na gangorra, como no jogo seguinte diante do Envigado. Uma derrota apática e que já poderia ter acontecido na fase semifinal (mas ainda bem que não aconteceu).

170c6e8bcd566067ac.png

Descemos ainda mais e na 5ª rodada perdemos nosso 2º jogo. Aramis Birstingl teve a chance mas perdeu pênalti logo no começo, o time sentiu a perda e o Santa Fé bateu, bateu, bateu e furou nossa barreira aos 82’ com Sandoval.

18ce2cf38f8e427f2f.png

Ao menos aquela viria ser a última derrota, foram outros 5 jogos e 5 vitórias, com realçado destaque para Duván Sánchez, que de fato encontrou o caminho do gol e marcou 7 vezes apenas nesse segundo semestre. Apesar dos tropeços, o saldo até que termina positivo nessa primeira metade de Clausura.

1969b959770e1e33d1.png

A campanha poderia ser pior, estivemos fora da zona de classificação por um momento, e o desempenho defensivo também não vive seus melhores dias, mas a crise pelas derrotas nacionais e a eliminação para o Flamengo foi espantada e o Once já se posiciona na tabela para avançar sem sustos conforme manda o protocolo.

207ddd591c85242afd.png

 

Diário do Treinador

Hei, hincha! Aqui quem fala é o treinador da seleção colombiana de futebol! Mas a que isso importa? Falemos de Once que é de Once que vocês querem ouvir. O plantel fez isso aí e compartilho com vocês:

240b8abe0f65bc3341.png

Chama muito minha atenção ao olhar para as notas como jogo é um tanto quanto viciado em valorizar o desempenho ofensivo, o líder em notas é Brayan Cortés seguido por Diego Becerra, ambos construtores de jogo (apesar das aventuras de Becerra pelo ataque), junto deles acima dos 7 temos os dois laterais direitos e Óscar Vergara pela esquerda, além da dupla de zaga que é a exceção entre aspas, já que Mina e Palma são responsáveis por alguns gols e finalizações todo jogo.

De toda maneira, diria que é um bom resumo de nosso time até aqui: o jogo dos alas tem sido nossa principal arma e foi um grande acerto investir em Vergara, ele é nosso líder disparado em assistências com 8 e faz muito bom proveito do fato de Yuri Alberto (8 gols), um atacante, jogar como Extremo atacar pela direita. Além deles, num jogo de passe curto mas que depende da bola médio-longa para achar espaços, os construtores de jogo se destacam porque ditam o ritmo do jogo fazendo essa transição defesa-laterais/ataque. Não acho que o resto do time jogue mal, longe disso, mas é fato que nosso jogo flui quando essas posições estão ocupadas por jogadores num bom dia.

Há algum tempo não compartilho a questão tática por aqui e trago pequenas novidades, além de uma aposta. A primeira novidade em nosso modelo tradicional é a inversão do CJA para o lado direito e a instrução para que o MAA mantenha-se aberto, de forma que o lado esquerdo sirva ainda mais como garçom para que o direito finalize, além de adaptar o time com um Alvo – Atacar que faz diminuir o espaço entre o meio e o ataque. Essa escolha é uma forma de deixar Aramis mais bem adaptado ao sistema e acabou agradando, mesmo porque o canadense faz bem o papel de parede na hora de receber a bola longa.

26ec53b8de8588427b.png

A aposta, essa olhando para o futuro, é o seguinte desenho:

256efcc4fef3800574.png

A ideia é do início da temporada e parte do fato que está cada vez mais difícil encontrar pontas, porém, temos ótimos meias ofensivos centrais na base. Pude fazer experimentos com esse 41212, do qual sou grande fã do desenho, e percebi que ele sustenta ofensivamente desde que tenhamos dois alas de muita imposição ofensiva, o que nós temos. No ataque funciona, na defesa cria o problema de deixar as laterais abertas e o time sofre com o excesso de cruzamentos na área mas é um risco menor do que eu imaginava. Como temos menos meias no profissional, o sistema é usado em ocasiões específicas mas pretendo intensificar e aprender sobre ele nesse resto de ano.

De resto, sigo sobrevivendo quanto a confiança da direção, que não se abalou pela queda na Libertadores.

27b4ed31ac72242a07.png

A dinâmica atinge índices nunca antes visto na história desse clube, e esse mérito é todo do elenco enxuto com o tempo de jogo adequado a praticamente todos os jogadores.

288ee6d173b3d799d2.png

O clube financeiramente teve algum desfalque por conta dos reforços mas tem um saldo global suficiente para que isso não vire crise.

29f96a349fa0665509.png

E como um marco de crescimento, que eu deveria fazer mais vezes para ter o acompanhamento, a distância dos títulos continentais fez com que nossa reputação caísse dentro do continente: somos hoje o 10° mais reputado, atrás de gigantes colossais e do surpreendente Talleres da Argentina, mas seguimos bem a frente dos rivais locais.

309a33279be5437728.png

Obrigado pela atenção, hincha amigo, e não se esqueça: viva Colombia!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (A Copa do Mundo mudou minha vida. 09/02)

Que final apertura apertado tivemos no Apertura! 

Agora não basta os torcedores do Millonarios, Cali e Tolima sofrerem com Henao no colombianão, agora precisam torcer por ele na seleção hehehe Bem legal criar essa identidade com o país.

Na libertadores o povo clamava por um duelo colombiano que não aconteceu, mas não da nem pra achar culpados, esse confronto aconteceu muito cedo. Bola pra frente.

O Cali começou mal das pernas o Clausura, quero ver se vão ter forças de se recuperar.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, essa final do Apertura foi ao melhor estilo caldista. Muito suor, poucos gols, e um final feliz.

A Copa do Mundo te trouxe um título por linhas tortas e um segundo emprego. Acho o desafio bem interessante, visto que na vida real o Carlos Queiroz, de estilo de jogo parecido ao de Henao, não se criou em terras sudacas. 

A Libertadores acabou confirmando a disparidade que existe entre Brasil e Argentina, contra o restante do continente. Que o time volte forte no ano que vem para buscar ir mais longe.

O Clausura teve muito a cara do Brasileirão para alguns times quando a Libertadores ia até o meio do ano. Um pouco de melancolia pela eliminação e a letargia em campo. Menos mal que espantou isso rapidamente e já se coloca no bolo do grupo da semifinal.

JRT vem como uma grande promessa e creio que tem tudo para marcar seu nome na história do clube. Tem atributos para ser o cara pra aproveitar as bolas paradas do time. E a tática 1 cai bem para ele, vai ser bom para revezar com o Aramis. 

A tática 2 é a minha favorita. Acho que para o estilo de jogo defensivo, ela tem bons predicados e como você já observou com cuidado as laterais, creio que possa encaixar bem no elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, victor095 disse:

Que final apertura apertado tivemos no Apertura!

Essa foi péssima.

Vamos melhorar: Esse Apertura foi bem apertado e quase fica no aperto ao final da Liga.🤣🤣🤣

 

Como você mesmo disse..Teria que tentar segurar os extremos do Mengão e não foi possível.No Continente fica difícil melhorar a reputação, pois de 10, 7 são brasileiros. Complica a situação.

Gostei da primeira tática, bem ofensiva. O problema é quando o adversário faz uma inversão longa de jogada e podem pegar seus alas no contrapé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, as multas não são problema só meu, mas de Henao, complicado.

Pois bem, conseguiu vencer o Apertura, parabéns! Quando vi o início da atualização, achei que iria babar com a derrota, mas deu a volta no seu grupo pra chegar nas finais.

Na Libertadores, é isto. Realmente o FM é complicado nisso, os times brasileiros ganham muito terreno rápido demais e não é incomum dominarem constantemente, ainda mais com a liga ativada.

No Clausura, o que importa é passar de fase, já que depois divide tudo de novo, ser campeão do turno de nada acrescenta. E na Copa, só pedrada.

Esse jogador paraguaio que vc comprou já veio pronto, vc disse que em breve sobe pro time, mas achei ele com nível pra até já fazer parte do elenco hahaha

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LC disse:

Essa foi péssima.

Vamos melhorar: Esse Apertura foi bem apertado e quase fica no aperto ao final da Liga.🤣🤣🤣

 

 

Ficou bem melhor mesmo, mas a minha péssima tentativa que conduziu pra isso🤣🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título do Apertura! O Millionarios deu trabalho, mas no final das contas, conseguiu levar a melhor.

E parabéns também pelo cargo na seleção colombiana, vai ter um ciclo inteiro na frente da seleção.

Na Libertadores, infelizmente não foi dessa vez que conseguiu repetir o feito.

A campanha nesse começo de clausura não é ruim, apesar de não estar disparado na liderança, como nos acostumamos hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Campeonato Colombiano tem sido o grande desafio de Henao desde o início do save, a Copa do Mundo chegou para apimentar ainda mais a reta final do campeonato. 

Fazendo mágica, Bezerra marcou alguns gols necessários e o empate na rodada final contra o Envigado grantiu outra final para o Once Caldas. Encontrou o Millonarios e com drama o time tirou a desvantagem na 2ª partida e nas penalidade pôde comemorar mais um título colombiano. Parabéns.

Os Cafeteros decepcionaram mais uma vez. Muita salsa, reggaeton e pouco futebol.

Opa, gostei do Henao na seleção. Melhor ainda que seguirá no Once.

O Malvadão fez o esperado e se não fosse o Melgar a Libertadores tinha virado uma Copa do Brasil mais cedo.

E que venha a Taça Colômbia e os Millonarios novamente.

O Clausura tem toda a ressaca que você disse, mas o Once tá ali entre o melhores e sabemos que irá novamente para a fase final.

O save segue grande e agora temos uma diversão a mais, a seleção colombiana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom trabalho na fase de Apertura, com um final empolgante, mas que caiu para o lado bom da barricada! Serás também o selecionador da Colômbia e isso é uma boa notícia, pois irá aumentar a qualidade do futebol nacional. A base será da tua equipa? Estou curioso para ver as primeiras convocatórias que farás.

Nesta 2ª Fase (melhor ou pior) acabarás nos lugares de acesso ao apuramento de campeão. Aí sim... será preciso ter unhas para tocar guitarra, até porque se prevê mais dificuldades e uma equilíbrio bem significativo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Opa opa opa, e não é que temos mais um caneco do Nacional pro nosso querido Henao? Aí sim! Sai zica! hahahahah. Parabéns pelo título, confirmou seu favoritismo no grupo da semifinal e o caneco veio no sofrimento que os Blancos já estão acostumados a viver, hehe. Mas o importante é que veio.

Na Libertadores o encontro precoce com o Fla meio que lhe impediu de sonhar mais alto, acho que não tem o que se lamentar aqui.

E o desempenho no Clausura ainda tá sofrendo com a ressaca do título do Apertura, tenho certeza hahahahah! Acho que dá pra brigar nessa frente também, mas o time vai ter que se focar novamente, senão complica.

O convite à Seleção Colombiana é uma forma de reconhecimento ao bom trabalho de Henao mt legal de se ter, e acho que tem tudo pra ser um casamento interessante. Curioso pra saber o que vai sair disso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bom trabalho frente ao Once Caldas deu frutos e a seleção Colombiana parece estar ligada no que acontece no país. Agira vai ter, de fato, o poder de mudar os rumos do futebol colombiano.

Onde Caldas vencendo o campeonato local é algo que logo vamos olhar e dizer "eu já sabia", o que foi surpresa mesmo foi a facilidade que o flamengo teve para deixar vocês para trás, eu estava esperançoso para esse jogo, apesar de saber que a diferença de um time colombiano para um brasileiro é proporcionalmente igual a de um sul-americano para um europeu. A liberta fica para a próxima, mas eu ainda estou esperando por esse título!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sorte virou mesmo, depois de tantas temporadas naquela maré de azar. A vitória ali do Envigado ajudou bastante e o Once fez a sua parte, fez grandes jogos e conquistou mais um título de forma muito merecida. Parabéns!

As coisas vão ficar interessantes agora com a classificação encaminhada no Campeonato Colombiano e o trabalho na seleção do país, onde o treinador vai levar o estilo defensivo. Vai ser interessante ver como esse jeito de jogar vai render em um outro nível de futebol como é o de seleções, e encaixando com a necessidade dos Cafeteros de jogar assim.

Também gostei bastante da aposta no 4-4-2 diamante, é uma das minhas formações preferidas. Eu tenho evitado usar porque sempre que jogo sem pontas meu time vira um arame liso, os laterais acabam sobrecarregados e fazemos poucos gols, mas tô curioso para ver se é uma questão pessoal, na forma como eu armo o time nessa formação, ou se você percebe o problema e descobrimos que jogar sem pontas traz mesmo esse tipo de questão.

Que venham mais sucessos na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma final emocionante no Apertura, do tipo que ficará para o folclore nacional. Parabéns!

A eliminação na Libertadores foi ruim (embora esperada) mas dará mais tempo e espaço para o time melhorar as posições no Clausura. Chegará ainda a hora na qual o Once conseguirá lidar com todas as competições simultaneamente.

Gostei das táticas colocadas, até porque pouco as testei no modo defensivo. Em uma postura mais positiva, evito colocar aquele volante como MRB porque sinto que ele vira uma barata tonta, abrindo espaços demais, mas no seu esquema acredito que esses espaços são cobertos de melhor forma.
Fiquei curioso com esse mezzala ofensivo no diamante. Não tem ninguém mais realmente cobrindo essa área, o que me levou a crer que o ala esquerdo deve estar sendo sobrecarregado. É isso ou eu que estou imaginando demais?

Boa sorte! Que mais orelhudas venham na próxima atualização!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo emocionante título no Apertura. Foi suado, sofrido, quase matou os torcedores do coração nas penalidades, mas no fim tudo deu certo.

A Copa Libertadores do Brasil realmente tá complicada. Muito time forte chegando longe. Pra levantar outro caneco vai precisar de uma equipe em ótima forma.

O Clausura não tá grandes coisas, mas o que importa mesmo é a fase seguinte. Não imagino tua equipe ficando de fora.

A parte de seleções do FM é algo que eu acho chato demais, mas sei que tem gente que gosta delas pra adicionar um extra ao save. Espero que tu te divirta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2022 em 16:25, victor095 disse:

Que final apertura apertado tivemos no Apertura! 

Agora não basta os torcedores do Millonarios, Cali e Tolima sofrerem com Henao no colombianão, agora precisam torcer por ele na seleção hehehe Bem legal criar essa identidade com o país.

Na libertadores o povo clamava por um duelo colombiano que não aconteceu, mas não da nem pra achar culpados, esse confronto aconteceu muito cedo. Bola pra frente.

O Cali começou mal das pernas o Clausura, quero ver se vão ter forças de se recuperar.

Boa sorte!

Oi, Victor

Aperturado é um bom nome pra uma atualização futura, vou adaptar sua piada kkkkk

Será que eles vão gostar ou odiar o Henao de vez? Desde a contratação do James Rodríguez que tem me batido uma vontade de tentar ganhar algo com a Colombia também, de ampliar os horizontes e fico feliz que a oportunidade veio.

A voz do povo pode até ser a voz de Deus mas não necessariamente a vontade. Eu sabia que era difícil demais avançar e o Tolima também, fica para uma próxima.

 

Em 09/02/2022 em 18:51, #Vini disse:

Rapaz, essa final do Apertura foi ao melhor estilo caldista. Muito suor, poucos gols, e um final feliz.

A Copa do Mundo te trouxe um título por linhas tortas e um segundo emprego. Acho o desafio bem interessante, visto que na vida real o Carlos Queiroz, de estilo de jogo parecido ao de Henao, não se criou em terras sudacas. 

A Libertadores acabou confirmando a disparidade que existe entre Brasil e Argentina, contra o restante do continente. Que o time volte forte no ano que vem para buscar ir mais longe.

O Clausura teve muito a cara do Brasileirão para alguns times quando a Libertadores ia até o meio do ano. Um pouco de melancolia pela eliminação e a letargia em campo. Menos mal que espantou isso rapidamente e já se coloca no bolo do grupo da semifinal.

JRT vem como uma grande promessa e creio que tem tudo para marcar seu nome na história do clube. Tem atributos para ser o cara pra aproveitar as bolas paradas do time. E a tática 1 cai bem para ele, vai ser bom para revezar com o Aramis. 

A tática 2 é a minha favorita. Acho que para o estilo de jogo defensivo, ela tem bons predicados e como você já observou com cuidado as laterais, creio que possa encaixar bem no elenco.

Oi, Vini

Poucos gols e pênaltis, algo que tem virado rotina pra gente na Taça. Foi um título bem festejado, até porque só mostra como aquela zica anterior ficou para trás.

Eu diria que a seleção veio em boa hora, pra dar uma movimentada a mais no save, e tirar o Henao da zona de conforto. O Queiroz é um mau exemplo mas essa geração colombiana dele já não vivia seus melhores dias como em 2014, o fracasso dele é mais pelo ciclo do futebol local do que pelo estilo.

A Liberta e o Clausura acabaram tendo momentos muito próximos, a alta exigência de um jogo contra o Flamengo impactou nos jogos locais e isso fez o time ter resultados abaixo da média. Pelo menos, parecemos recuperar na reta final e vamos ver até onde o gás vai.

Pensando no Torres e nas táticas, é possível testar o segundo atacante como Alvo - Apoiar que encaixaria o Carreazo, o Birnstingl e ainda se adapta ao paraguaio. Se falei em zona de conforto, esse desafio tático de ter poucos pontas e uma geração de bons meio campistas vai me forçar a adotar um sistema diferente, o desenho ali está em fase de testes mas gosto da dinâmica que ele oferece pra controlar a posse e atacar de forma mais paciente.

 

Em 09/02/2022 em 19:11, LC disse:

Como você mesmo disse..Teria que tentar segurar os extremos do Mengão e não foi possível.No Continente fica difícil melhorar a reputação, pois de 10, 7 são brasileiros. Complica a situação.

Gostei da primeira tática, bem ofensiva. O problema é quando o adversário faz uma inversão longa de jogada e podem pegar seus alas no contrapé.

Oi, LC

De fato, a reputação é cruel porque o Brasileirão é a liga mais bem reputada e boas campanhas lá valem mais que um título colombiano. De toda forma, é um referencial interessante pra ver como o Once cresceu, já que a gente venceu bem times que estão acima da gente nesse ranking.

Quanto a tática, a mentalidade em defender tira muito da liberdade dos jogadores para jogar no campo de ataque, isso na prática torna os alas mais responsáveis e essa inversão não costuma acontecer. O problema maior defensivo é um ponta e um ala adversário jogando pra cima do meu ala, mas essa é uma estratégia bem padrão do jogo.

 

Em 09/02/2022 em 20:25, Fujarra disse:

Realmente, as multas não são problema só meu, mas de Henao, complicado.

Pois bem, conseguiu vencer o Apertura, parabéns! Quando vi o início da atualização, achei que iria babar com a derrota, mas deu a volta no seu grupo pra chegar nas finais.

Na Libertadores, é isto. Realmente o FM é complicado nisso, os times brasileiros ganham muito terreno rápido demais e não é incomum dominarem constantemente, ainda mais com a liga ativada.

No Clausura, o que importa é passar de fase, já que depois divide tudo de novo, ser campeão do turno de nada acrescenta. E na Copa, só pedrada.

Esse jogador paraguaio que vc comprou já veio pronto, vc disse que em breve sobe pro time, mas achei ele com nível pra até já fazer parte do elenco hahaha

Boa sorte!

Oi, Marcio

As multas em mercados/times emergentes sempre nos complicam, o Villamayor é o segundo paraguaio que eu encontro e é acima da média mas acaba vendido por menos do que vale por conta da multa. Aliás, esse problema vem de longa data desde meus tempos no Cerro Porteño.

Eu também achei que não conseguiria, os desfalques deram uma quebrada no nosso desempenho mas o fato do grupo ser tão nivelado nos favoreceu. A final acabou sendo mais tranquila, e nem foi tão tranquila, que a semifinal.

O Torres é bom e tá pronto mas não tem vaga pra ele e não quero arrumar problema por falta de utilização. Começar por baixo demonstra humildade e é o destino dele, mas logo logo ele aparece no time titular, ainda mais se efetivamente firmar os 2 atacantes.

 

Em 10/02/2022 em 11:12, div disse:

Parabéns pelo título do Apertura! O Millionarios deu trabalho, mas no final das contas, conseguiu levar a melhor.

E parabéns também pelo cargo na seleção colombiana, vai ter um ciclo inteiro na frente da seleção.

Na Libertadores, infelizmente não foi dessa vez que conseguiu repetir o feito.

A campanha nesse começo de clausura não é ruim, apesar de não estar disparado na liderança, como nos acostumamos hehe

Oi, div!

A ideia do ciclo inteiro me anima, apesar de ser difícil jogar uma Copa América é a chance de ganhar um título improvável, a Colombia é uma boa oportunidade para dar uma diversificada no save.

Quanto ao Once, passamos apertos por aí mas sobrevivemos campeões no Apertura, vamos levando no Clausura e na Libertadores infelizmente não deu. Apesar de tudo, saldo segue positivo na temporada.

 

Em 10/02/2022 em 14:45, GGilson disse:

Se o Campeonato Colombiano tem sido o grande desafio de Henao desde o início do save, a Copa do Mundo chegou para apimentar ainda mais a reta final do campeonato. 

Fazendo mágica, Bezerra marcou alguns gols necessários e o empate na rodada final contra o Envigado grantiu outra final para o Once Caldas. Encontrou o Millonarios e com drama o time tirou a desvantagem na 2ª partida e nas penalidade pôde comemorar mais um título colombiano. Parabéns.

Os Cafeteros decepcionaram mais uma vez. Muita salsa, reggaeton e pouco futebol.

Opa, gostei do Henao na seleção. Melhor ainda que seguirá no Once.

O Malvadão fez o esperado e se não fosse o Melgar a Libertadores tinha virado uma Copa do Brasil mais cedo.

E que venha a Taça Colômbia e os Millonarios novamente.

O Clausura tem toda a ressaca que você disse, mas o Once tá ali entre o melhores e sabemos que irá novamente para a fase final.

O save segue grande e agora temos uma diversão a mais, a seleção colombiana.

Oi, GG!

Obrigado pelos elogios ao save

A Copa do Mundo veio para virar o save: os desfalques foram escolhidos a dedo para queimar os neurônios do treinador mas felizmente deu tudo certo, fomos campeões e só isso importa. A Colômbia fez péssima campanha, vou falar melhor na próxima atualização, e foi uma boa oportunidade para dar um gás a mais no save, criando novos objetivos, o fato de ser um ciclo completo me anima porque tem Copa América pra jogar, sendo ela um título mais possível que a Copa do Mundo de fato.

Na Libertadores, os jogos contra o Flamengo foram amargos pelo roteiro e a infelicidade do jogo da volta de tomar 2 gols em 2 remates mas é do jogo, eu sabia que a tarefa seria muito difícil. A ver se consigo desenvolver o time melhor nas próximas oportunidades para bater de frente.

No Clausura, apesar dos tropeços as coisas estão no eixo e o torneio começa no final. Na Taça, ela tá ali pra ser divertida e segue sendo, que venha o Millonarios.

 

Em 11/02/2022 em 08:04, Martini Branco disse:

Bom trabalho na fase de Apertura, com um final empolgante, mas que caiu para o lado bom da barricada! Serás também o selecionador da Colômbia e isso é uma boa notícia, pois irá aumentar a qualidade do futebol nacional. A base será da tua equipa? Estou curioso para ver as primeiras convocatórias que farás.

Nesta 2ª Fase (melhor ou pior) acabarás nos lugares de acesso ao apuramento de campeão. Aí sim... será preciso ter unhas para tocar guitarra, até porque se prevê mais dificuldades e uma equilíbrio bem significativo. 

Oi, Martini

A pergunta é pertinente sobre a base mas seria audácia demais de minha parte esperar que os melhores jogadores colombianos estão num time local, há muitos jogadores de alto nível na Europa e a base será formada por eles, porém, reconheço os bons valores que temos e sei que alguns nomes do Once vão jogar. 

O Clausura tem um desenho que sou simpático a ele, gosto dessa preparação na primeira fase e a loucura que vem na semifinal. Estamos prontos, quem sabe não pinta dois títulos consecutivos?

 

Em 13/02/2022 em 23:10, Leho. disse:

Opa opa opa, e não é que temos mais um caneco do Nacional pro nosso querido Henao? Aí sim! Sai zica! hahahahah. Parabéns pelo título, confirmou seu favoritismo no grupo da semifinal e o caneco veio no sofrimento que os Blancos já estão acostumados a viver, hehe. Mas o importante é que veio.

Na Libertadores o encontro precoce com o Fla meio que lhe impediu de sonhar mais alto, acho que não tem o que se lamentar aqui.

E o desempenho no Clausura ainda tá sofrendo com a ressaca do título do Apertura, tenho certeza hahahahah! Acho que dá pra brigar nessa frente também, mas o time vai ter que se focar novamente, senão complica.

O convite à Seleção Colombiana é uma forma de reconhecimento ao bom trabalho de Henao mt legal de se ter, e acho que tem tudo pra ser um casamento interessante. Curioso pra saber o que vai sair disso!

Oi, Leho

A zica não está mais entre nós, agora até desfalcado o Once vence, vence e vence. A semifinal acabou mais difícil do que a gente queria mas a equipe se saiu bem com seus remendos, aproveitou dos pênaltis na final e é mais um título pra conta.

Não lamento a derrota pro Flamengo mas lamento o sorteio, dava pra ir além do que fomos com mais sorte mas o que resta é pensar numa próxima temporada e em como vamos enfrentá-los, já que para ser campeão vamos ter que superar brasileiros mesmo.

O convite era um pouco previsível pra mim, Henao é colombiano e tem nome local, fiquei feliz de assumir o desafio e o fato de pegar o ciclo completo é uma oportunidade interessante pra chegar bem na Copa do Mundo, além de poder beliscar uma Copa América, que é nossa grande expectativa.

 

10 horas atrás, PedroJr14 disse:

O bom trabalho frente ao Once Caldas deu frutos e a seleção Colombiana parece estar ligada no que acontece no país. Agira vai ter, de fato, o poder de mudar os rumos do futebol colombiano.

Onde Caldas vencendo o campeonato local é algo que logo vamos olhar e dizer "eu já sabia", o que foi surpresa mesmo foi a facilidade que o flamengo teve para deixar vocês para trás, eu estava esperançoso para esse jogo, apesar de saber que a diferença de um time colombiano para um brasileiro é proporcionalmente igual a de um sul-americano para um europeu. A liberta fica para a próxima, mas eu ainda estou esperando por esse título!

Boa sorte!

Oi, Pedro

Mudar o futebol colombiano é forte, não sei se pretendo mas é interessante pensar nessa nova cultura defensiva em um país tão marcado por um futebol sempre vistoso.

Por mais favorito que fossemos, esse "eu já sabia" sempre complica kkkk e não acho que o Flamengo venceu fácil, só que fizeram um bom resultado na ida e acabaram matando a volta nas únicas escapadas que tiveram. Eles souberam se colocar numa posição de superioridade e não tivemos muitas chances de igualar o jogo mas faz parte da disparidade. 

 

2 horas atrás, Tsuru disse:

A sorte virou mesmo, depois de tantas temporadas naquela maré de azar. A vitória ali do Envigado ajudou bastante e o Once fez a sua parte, fez grandes jogos e conquistou mais um título de forma muito merecida. Parabéns!

As coisas vão ficar interessantes agora com a classificação encaminhada no Campeonato Colombiano e o trabalho na seleção do país, onde o treinador vai levar o estilo defensivo. Vai ser interessante ver como esse jeito de jogar vai render em um outro nível de futebol como é o de seleções, e encaixando com a necessidade dos Cafeteros de jogar assim.

Também gostei bastante da aposta no 4-4-2 diamante, é uma das minhas formações preferidas. Eu tenho evitado usar porque sempre que jogo sem pontas meu time vira um arame liso, os laterais acabam sobrecarregados e fazemos poucos gols, mas tô curioso para ver se é uma questão pessoal, na forma como eu armo o time nessa formação, ou se você percebe o problema e descobrimos que jogar sem pontas traz mesmo esse tipo de questão.

Que venham mais sucessos na continuação.

Oi, Tsuru

Pra você ver como a sorte sorriu diferente para nós, em outros tempos o Envigado viraria um time infanto-juvenil pra que a gente fosse eliminado mas agora deu tudo certo e eles carimbaram nossa vaga pra final.

Numa primeira avaliação, a Colombia tem ótimos atacantes e maus zagueiros, talvez seja um momento ingrato para apostar no sistema defensivo ou talvez seja perfeito ter um ataque mortal e que se resolve sozinho enquanto o coletivo foca em defender. Vamos ver no que vai dar.

O grande problema de jogar sem pontas no meu caso é que o sistema abre muita brecha para o lateral adversário avançar e tabelar com o ponta, o que causa um número chato de cruzamentos pra áreas e finalizações. O jogo é montado pra você ter pontas, então, esse é um preço a ser pago mesmo. Do meio pra frente, eu particularmente gosto bastante do desenho: o time circula bastante a bola e os laterais servem como um escape, frequentemente aparecem no mano a mano mas aí você precisa de 2 laterais com muita velocidade e orientar direitinho de onde e pra onde eles devem cruzar. 

42 minutos atrás, LuisSilveira disse:

Uma final emocionante no Apertura, do tipo que ficará para o folclore nacional. Parabéns!

A eliminação na Libertadores foi ruim (embora esperada) mas dará mais tempo e espaço para o time melhorar as posições no Clausura. Chegará ainda a hora na qual o Once conseguirá lidar com todas as competições simultaneamente.

Gostei das táticas colocadas, até porque pouco as testei no modo defensivo. Em uma postura mais positiva, evito colocar aquele volante como MRB porque sinto que ele vira uma barata tonta, abrindo espaços demais, mas no seu esquema acredito que esses espaços são cobertos de melhor forma.
Fiquei curioso com esse mezzala ofensivo no diamante. Não tem ninguém mais realmente cobrindo essa área, o que me levou a crer que o ala esquerdo deve estar sendo sobrecarregado. É isso ou eu que estou imaginando demais?

Boa sorte! Que mais orelhudas venham na próxima atualização!

Oi, Luis

Obrigado pelos parabens! 

Essa questão da simultaneidade já foi um problema e normalmente quem paga o preço é a Taça, mas até que o calendário colombiano é bem arrumado: salvo em anos de Copa do Mundo em dezembro, que foi só em 2022, e a final do Apertura foi junto da estreia do Clausura, os jogos sempre acontecem 2 vezes por semana e não tem muito aquelas gambiarras de jogo terça-quinta-domingo. O time até sofre no formato atual mas dá pra priorizar os jogos certos.

O MRB é peça fundamental nesse esquema justamente porque ele corre igual barata tonta, como não instruo o time a pressionar tanto, eu tenho no MRB um cara que faz isso normalmente pela sua função. Acaba sendo útil pra quebrar um pouco quando o adversário sobrecarrega os laterais também.

Sobre o Mezzala, embora esteja em função de atacar, o jogador também cumpre papel defensivo quando o time não tem a bola e não vi acontecer tanto do time perder a bola e sofrer contra-ataque mas quando aconteceu, foi na linha dos 3 de defesa se virando como podia. O fato da mentalidade ser defensiva tira a liberdade criativa dos jogadores também, o time se posiciona de forma mais responsável e isso vale para os alas.

 

6 minutos atrás, Danut disse:

Parabéns pelo emocionante título no Apertura. Foi suado, sofrido, quase matou os torcedores do coração nas penalidades, mas no fim tudo deu certo.

A Copa Libertadores do Brasil realmente tá complicada. Muito time forte chegando longe. Pra levantar outro caneco vai precisar de uma equipe em ótima forma.

O Clausura não tá grandes coisas, mas o que importa mesmo é a fase seguinte. Não imagino tua equipe ficando de fora.

A parte de seleções do FM é algo que eu acho chato demais, mas sei que tem gente que gosta delas pra adicionar um extra ao save. Espero que tu te divirta.

Oi, Danut

O Apertura foi do jeito que a gente gosta: uma pitada de sorte, outra de improviso e penalidades no fim pra dar o gosto.

Copa Libertadores do Brasil é um ótimo resumo, até acho que a gente bata de frente com muito time no Brasil mas conforme o torneio afunila, os times mais fortes vão dando trabalho e infelizmente dessa vez nem afunilou e o Flamengo tava lá.

Eu gosto bastante das seleções no FM mas é uma relação complexa: se você só joga com seleções o jogo fica monótono, se você joga com seleção + clube acaba sobrecarregado. Como o Once já caminha com as próprias pernas, digamos assim, achei tranquilo assumir a seleção e é bom ter um panorama diferente do futebol mundial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

Um pouco de nostalgia pelo ar.

Taça da Colômbia

Falemos daquela que tem sido nossa grande diversão nas últimas temporadas, a Taça é um torneio desvalorizado mas que sempre reserva grandes emoções. O Once jogava por um tetracampeonato que lhe deixaria empatado com o Atlético Nacional como maior campeão do torneio.

Depois de passar pelo Medellin, o Once enfrentou o forte time do Millonarios com o primeiro jogo na casa do adversário. E a ida foi bem disputada, ambos os times sabem como explorar as fraquezas adversárias, de modo que a todo momento as defesas anulavam os ataques. Só que o mundo muda em 5 minutos, mais precisamente entre os minutos 68’, quando Palma abre o placar, e 73’ quando Carreazo amplia de cabeça. O Once praticamente se classificou nesses 5 minutos.

13eb591f1e11295eb.png

Para o jogo em casa, com o regulamento debaixo do braço, o Once entrou em seu 41212 e se concentrou em cozinhar o jogo. Uma partida das mais feias de assistir acabou com um satisfatório 0-0.

28df73762e5de4fca.png

 

Na semifinal, o Once recebeu o Junior em Manizales pelo jogo de ida. E bem, o time gostou do roteiro da fase anterior: dessa vez em uma atuação mais destacada, o Once viu o mundo mudar pelas mudanças. Perdoem as redundâncias mas é que Germán Pérez saiu do banco para abrir o placar em bonito chute de fora da área, enquanto Yuri Alberto, também saído do banco, conferiu para as redes após linda troca de passes do meio campo blanco já nos minutos finais.

39cf24f07806d8215.png

Depois de tanto tempo no torneio, três títulos e um vice, o Once já sabe o que fazer para avançar com alguma tranquilidade: impedir o adversário de marcar e aproveitar as chances que tem. O primeiro tempo perfeito, com apenas 2 finalizações por parte do Junior, foi premiado com mais um gol de Duván Sánchez já na metade da segunda etapa. O Junior até empata, o zagueiro Ditta tenta mas é tarde demais pra incendiar o jogo.

46656494eb2b36380.png

 

A final da vez tinha um adversário improvável: o jovem e bem falado Envigado. Donos de uma das melhores divisões de base do país, o Envigado bate na porta do grupo dos grandes clubes com campanhas de alto nível na Liga e agora também na Taça.

Demorou apenas 8 minutos do primeiro jogo para percebermos que o duelo não seriam favas contadas: o zagueiro Jesús Valencia se adiantou a marcação e cabeceou para as redes abrindo o placar em Manizales. A resposta veio rápido, Duván Sanchez colocou seu nome em mais uma final e empatou o jogo antes do relógio marcar 30’. O primeiro tempo foi um jogo aberto e com boas chances, destoando do segundo quando a defesa laranja cumpriu bom papel e superou o ataque Blanco. Aquela altura, o empate em casa era frustrante e injusto, o Once pelo volume construído merecia sorte melhor mas nem só de mérito se vive a vida e o 1-1 foi o placar final.

50b88f247d0fed56d.png

Na volta, Henao colocou em campo o 41212 visando surpreender o Envigado, dono de um campo bastante estreito, e dar confiança para o torcedor com o novo esquema. Pena que foi tudo ao contrário, o sistema surpreendeu o torcedor pela má atuação e deu confiança ao Envigado, único time a finalizar no primeiro tempo, que era possível ser campeão. Mais até, que era provável ser campeão.

O jogo melhora no segundo tempo quando os laterais ganham ainda mais liberdade e as funções de meio se ajustam, o Once equilibra o jogo o suficiente para não fazer vergonha mas passa longe de merecer marcar. Ao menos defensivamente, a boa prestação da dupla de zaga segurou o 0-0 e o jogo foi aos pênaltis.

Na hora que a porca torce o rabo o Once tinha seus dois cobradores oficiais abrindo as cobranças: Carreazo e Birnstingl foram as redes. O Envigado responde a altura, converte as duas e empata em 2-2. O terceiro a cobrar era Lozano, o melhor batedor em atributos, e o garoto foi as redes também, ao passo que Cesar Pérez começou seu show ao defender a cobrança laranja de Gonzalez. O Once fez o 4º com Becerra e ficou nas mãos de Pérez, que pulou certeiramente após cobrança do selecionável Asprilla e fez com que o Once se sagrasse tetracampeão da Taça da Colômbia.

6ad46de4f4f376f85.png

campeao-copa32641016466e53a2.png

Um detalhe bastante curioso sobre a Taça e o gosto dos hinchas caldistas pelo torneio: o Once está há 35 jogos sem perder na competição, a última foi um 1-0 para o Rionegro Águilas em 2022, que sequer nos eliminou da competição, pois remontamos com 3-0 na volta.

Nesse período, até como reforço a emoção que vivemos, o Once empatou 18 jogos e venceu 17, o que explica as eliminações de 2023 e o vice de 2025: dois empates e derrota nos pênaltis.

74302ced59c4c67d0.png

 

Clausura – 1ª Fase

Restavam 10 jogos para o fim dessa fase e o que vimos em campo foram dois times diferentes justo onde não pode ser: o primeiro time era defensivamente perfeito e viveu no primeiro jogo do mês de setembro, diante do Medellín, sua grande noite com Sanchez em grande.

8dc9963400f8a0ce4.png

Henao revezou bastante os sistemas de jogo, tal qual vimos ali na Copa, e o desempenho se manteve positivo mesmo em noites conturbadas como o empate diante do Alianza Petrolera, partida que seria a última do período de defesa inviolada.

98e7c8450a89dbe76.png

Isso porque, em outubro, o Once sofreu gol em todos os 4 jogos que fez, arrancando os cabelos do cabeludo Henao. Parte disso se dá a desatenção, como bem exemplificado no clássico diante do Pereira: atuação excepcional até os 66’ e um 3-0 inapelável. Dali pra frente, o Pereira reagiu e por pouco não empatou. O 3-2 fazia o alerta piscar.

10f23fa5f7ba15e598.png

A fase era tão preocupante que em certos jogos, como no duelo diante do Bucaramanga, o adversário praticamente não passou do meio campo e mesmo assim fez gol. Apesar disso, aquela foi a grande atuação Blanca na temporada e o 5-1 colocou os números ofensivos no topo, algo raro para o time de Henao.

11eba85429bea597e8.png

E no último respiro dessa primeira fase, um jogo tão épico quanto preocupante: o Deportivo Cali fez 2-0 e vencia com tranquilidade dentro de Palogrande, até que o Once em 3 minutos virou com doblete de Carreazo e outro de Diego Becerra. Foi lindo e emocionante vencer mas não era preciso dar tanta emoção ao jogo.

121d34f49f3944995b.png

Nessa sequência final foram 10 jogos com 8 vitórias e 2 empates. O leitor mais atento pode achar que é paranoia nossa bater tanto na tecla dos gols sofridos, foram 7, e que poderíamos focar mais nos marcados, 23, mas a gente aqui sabe que o ataque raramente consegue sustentar a defesa por muito tempo.

132a0e66ee57cd98c5.png

Variações aqui e acolá, não foi dessa vez que o Santa Fé roubou nossa liderança. O Once é líder, muito líder, e chegava com o melhor ataque e melhor defesa dessa fase, o favoritismo seguia em seu colo mas um velho algoz voltou as páginas do jornal: na segunda fase, o Once entrou no Grupo B junto de Fortaleza CEIF, Envigado e Tolima. Dois times jovens e de futuro, um velho pesadelo para os lados de Manizales.

146f244ea564edd9e8.png

 

Clausura – Semifinal

O ano do Tolima criava a expectativa de que eles não seriam o time a ser batido, o Envigado é um time que vem crescendo e conquista seu espaço com uma equipe jovem, de grande potencial, ao passo que o Fortaleza é um time pequeno mas estável financeiramente e ameaçou a liderança durante o campeonato. Em resumo, esse era o cenário de nossos adversários.

Um dos pontos importantes para pensar no Once Caldas dessa fase final é a falta de convicção quanto ao sistema tático: o 451 está manjado e o 41212 em fase de desenvolvimento, a variação funcionou na primeira fase mas deixou Henao perdido desde o primeiro jogo, em casa diante do Tolima.

Naquele jogo, verdade seja dita, as convocações dos dois centroavantes desmontaram o bom time Blanco e o Tolima sustentou o 0-0 ameaçando quando possível mas sem chegar perto de marcar. Um empate que preocupava, o filme já parecia repetido.

15df8ac65c4683728b.png

No segundo jogo, ainda com os gritos de “Campeão” ecoando pelo Polideportivo Sur, o Envigado foi um bravo adversário e segurou até onde deu seu empate. Para nossa sorte, no final do jogo, Vergara achou espaço, cruzou e Rendón foi para as redes marcando o tento da vitória.

16a47240092235046a.png

O terceiro jogo, na simpática casa do Fortaleza, é aquele momento onde o peito dói e a memória vai amargar por todo o próximo ano. Fizemos um bom jogo, abrimos o placar cedo com Bermúdez mas logo cedemos o empate com bom chute de Palomeque e falha de Escobar no gol. O resultado no jogo simultâneo nos empolgou, fomos pra cima no segundo tempo mas o time se desmontou a cada mexida mais ofensiva, o Fortaleza que só se defendeu por 30 minutos viu a oportunidade, marcou um gol bem anulado aos 89’ e aos 90+1’ conseguiu a virada com Mateo Rendón, sem ter bandeirinha para nos salvar.

176e5ffc346ca47429.png

No “segundo turno” a tabela começava de forma engraçada: todos os times tinham 4 pontos e 3 jogos realizados. A vida seria jogada nos 3 jogos restantes e o Once já começava a desconfiar que o Tolima seria sim o time a ser batido.

Na 4ª rodada, uma injeção de ânimo: partida perfeita, sem riscos defensivos e com a bola entrando, Sanchez fez o primeiro cedo, Vega ampliou e Carreazo fechou no final. Once 3-0 Envigado, grande vitória pelo saldo, e que nos dava a liderança após empate entre Tolima e Fortaleza no outro jogo.

18567eb0a0d9dfee6e.png

Para o jogo em Ibagué, o Once vivia algo costumeiro ao leitor dessas páginas: não podia perder para o Tolima. Em jogos como esse, os fantasmas gritam e nos confundem, Henao colocou a campo o 451 e viu seu time sucumbir a um jogo de pressão muito forte da equipe Grená. O relógio marcava 11’ quando Córdoba abriu o placar e deu ao Tolima a chance de ser líder.

Óbvio que o Once respondeu, com Carreazo e Aramis no ataque o time cresceu, teve 3 grandes chances mas aquela não era a noite de nenhum dos dois. Conforme o tempo passava, o time aumentava seus erros e os fantasmas venceram, o Tolima venceu e ficava a uma vitória de se classificar.

19e20b9da82c46a048.png

Quem não se lembra das partidas em que o olho estava em campo e o ouvido no rádio, torcendo contra o adversário direto? Na atual configuração do grupo, o Tolima era líder com 8 pontos enquanto Once e Envigado estavam empatados com 7 na segunda colocação. A vitória Blanca era obrigação e em Ibagué, o Tolima não podia vencer.

Com 6 minutos, o narrador gritava gol para o Tolima e o destino parecia selado. Marcelino Carreazo, em Palogrande, abriu o placar a nosso favor e pediu para a torcida acreditar. Acreditamos e fomos ouvidos: 6 minutos após nosso gol, o Envigado empatava o jogo. Descemos para o vestiário classificados mas qualquer gol mudaria a tabela, e ele veio para lado errado: o mesmo Jhon Córdoba que fez o gol da vitória contra a gente, fez seu doblete na última rodada e colocou o Tolima na grande final.

O Once até amplia, Marcelino Carreazo fecha o ano batendo no peito pela titularidade em 2027, e esse foi o primeiro jogo que pudemos ver Carreazo e Birnstingl juntos no ataque, e pareceu ter funcionado tão bem que os dois saíram de campo com boas notas. Quem sabe essa não seja a tônica do próximo ano.

2013cf43449f76c5b8.png

A real é que nosso gás acabou no final da primeira fase, ainda que alguns resultados omitissem isso. Por mais que seja o Tolima de novo, quando olho pra classificação e para os pontos perdidos, eu sinto que a responsabilidade foi toda nossa e pecamos demais na hora de concluir contra Fortaleza e Tolima fora de casa. O saldo segue positivo, foram 2 títulos na temporada, mas bater na trave de uma tríplice coroa no ano é frustrante.

2449f79622d9afbcdd.png

Na final do Clausura, deu Tolima por 3-1 no agregado contra o Junior. Teremos Once x Tolima de novo na Supercopa.

 

Diário do Treinador

Hola, hincha!

Sem maiores delongas, vamos ao elenco confirmar aquilo que já abordamos na última atualização em rápidas pinceladas:

b333e704f857077b9f.png

1) Foi um ano sem um grande destaque individual, o desempenho de Cortés foi bom e o melhor do time mas longe dos grandes anos de Zárate, por exemplo. Por outro lado, o elenco notoriamente cresceu em desempenho: temos jogadores bem avaliados em todos os setores do campo mas o principal destaque vai para os 4 laterais com notas acima de 7, desempenho impulsionado por um maior uso do 41212.

2) O ano foi de afirmação para algumas peças, entre elas o goleiro César Pérez, que já pode ser considerado titular. Algumas falhas decisivas de Escobar e os relatórios da seleção me impressionaram e sinto maior chance de crescimento em Pérez.

3) Vergara foi eleito merecidamente o reforço do ano: 11 assistências sem nenhuma bola parada é um número e tanto numa posição em que não é tão fácil fazer isso. Ele liderou a corrida dos garçons junto de Cortés, este batedor terciário de faltas longas e escanteios.

4) Todo ano temos um zagueiro entre os intrusos na lista pela artilharia mas esse ano os números quase são surpreendentes: Carreazo com 16 gols, Duván Sanchez com 15 e Aramis Birstingl com 12 são 3 homens de ataque e comandaram os gols da temporada. Bom que deixamos de ser dependentes da bola parada, ruim que deixamos de usar a bola parada como arma tão eficaz. A perda de Villamayor e Zárate, que eram referências nos escanteios, foi reposta apenas com a bola rolando.

5) Eu mencionei mas repito: Carreazo fez 16 gols na temporada com menos de 40 jogos, e quase metade dos jogos saindo do banco. O venezuelano tem esse dom de morrer e ser odiado para voltar a redenção sendo fundamental para o time. Outra curiosidade já mencionada, Sánchez marca seu primeiro gol na final do Apertura e faz um grande segundo semestre chegando a 15 gols ao todo. O arrependimento de contratar até bateu mas já foi embora.

6) O nosso ano rendeu algumas premiações nacionais, a mais curiosa delas foi Diego Becerra como 3º melhor jogador da Liga Colombiana mesmo tendo feito poucos jogos e sequer sendo titular...

b7c9750f01bea7628.png

... enquanto Brayan Cortés, o titular, autor de gol em Copa do Mundo e jogador de Liga há anos, recebe como revelação do campeonato.

b15419aa88220e3f24.png

E por último, Henao com 70% de aproveitamento no ano perde para um técnico com pouco mais de 40%. 

b2aa853298a6779397.png

 

Direção e Demais

Nada muito diferente daquilo que estamos acostumados: a confiança da direção caiu após a perda do Clausura mas passo longe de ser tão criticado como em outros tempos.

2125c32b04c3b07489.png

A temporada acabando cedo na Libertadores custou um prejuízo de 55 milhões naquele que foi o ano de maior gasto com transferências também mas nossa situação financeira, como todos sabem seguem confortáveis. No sumário comercial que fecha o ano a gente percebe uma queda de faturamento em todos os setores praticamente, o que só reforça a necessidade de dar mais sorte nos sorteios de mata-mata.

22807d73137b0c5c5e.png

E por fim, das coisas que não tenho o hábito de trazer mas que sinto que vale a pena, depois de tantos anos a torcida enxerga esse como nosso melhor 11.

233e5e26d5c0521526.png

Considero que temos hoje os melhores jogadores, inclusive em comparação a esse time, mas a nostalgia do time campeão da Libertadores é bastante influente para nomes como José Julio, Leyser Chaverra, Yulián Gómez e Kevin Aladesanmi. Entre todos, o que me parece mais deslocado é o meia Juan Rodríguez (não confundir com o James Rodríguez) que foi bem importante nos meus 2 primeiros anos mas logo saiu só com uma Taça da Colômbia, mesmo que tenha sido o melhor jogador dela.

E que a nostalgia nos motive a fazer mais.

Abraços, hincha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (Um pouco de nostalgia pelo ar. 16/02)

O que esse save consegue surpreender e prender a gente não está escrito! (apesar de estar escrito sim) nada vem fácil, e a cada semestre parece que é certo que alguma dificuldade bem grande aparece pra Henao. Algumas ele consegue resolver, outras não. Como você bem disse, o Tolima não tirou a chance do Once disputar o título, talvez não diretamente, porque bastava ter vencido o Fortaleza. Mas o psicológico, os fantasmas, tudo isso está entrando na hora H.

Vamos ver como entra pra próxima temporada. O Tolima vem renovado com a conquista e os torcedores serão agraciados com mais um duelo na Supercopa!

Ah, e parabéns pelo título na taça, é que a parte final me prendeu muito hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aaah Tolima! Parafraseando Vanucci (QEPD). Mais uma vez eles se colocaram no seu caminho e deixaram o Once Caldas a ver navios. Porém, como você mesmo apontou, a derrota para o Fortaleza é daquelas que aperta o peito, visto que foi ali que eles conquistaram a maior parte dos pontos na chave.

Perdeu uma boa grana com a Libertadores, mas acho que consegue absorver bem o impacto com a manutenção do elenco. Aliás, o mais legal no save de clube é ter paciência, porque você pode ser surpreendido com jogadores indo muito bem após períodos ruins. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Once vem se mostrando uma equipe mais decisiva na Taça Colômbia, diferentemente da Liga, onde a fase de grupos tem derrubado a equipe de Henao. Uma pergunta: você sabe se na Taça, as equipes optam por equipes mistas ou algo do gênero?

Depois de passar pelo forte Millonarios e também pelo Junior enfrentou um dos queridinhos de Pablo Escobar, o Envigado. Em duas partidas disputadas, a decisão ficou para o pênaltis e o Once Caldas levantou mais um troféu. Parabéns pelo 3º troféu no semestre.

O Once fez uma campanha de classificação ótima, mas sabemos que ela não garante muito para a continuação. E quem diria, hein? O Fortaleza aprontou e o Tolima também com um empate fora e a vitória em casa. Vaga na decisão e troféu para a galeria.

Henao é um técnico vitorioso que não é amado pela diretoria do clube e parece que nem pelo meio futeboleiro, vide o prêmio de treinador do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...