Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!


Peepe

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Amistosos mt bons e um início bastante interessante nas Eliminatórias, mt por conta da vitória contra os uruguaios. Ainda é só o início, mas Henao já dá mostras de sua competência também a nível de Seleções, e tenho certeza de que será uma classificação pra Copa até tranquila.

Grupo da Copa América realmente é chato, mas nada absurdo também. Bom pra se testar.

E torcendo pela classificação do Sub-20 pras Olimpíadas, seria mais uma oportunidade de Henao mostrar ao mundo suas qualidades, hahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi bom esse período com a seleção colombiana hein? Fez amistosos interessantes, considerando as possibilidades de adversários, e a campanha nas Eliminatórias é muito boa. Só perdeu mesmo pra Argentina, o que é sempre esperado, e só ficou abaixo dos hermanos e do Brasil. Se mantiver essa pegada a vaga virá sem grandes problemas. Legal também a perspectiva de assumir a seleção olímpica.

Pergunta, com a mentalidade mais baixa e a linha de engajamento mais baixa o time não fica muito exposto à pressão adversária? Curiosidade mesmo, não tô sugerindo nenhuma mudança até porque a equipe tá indo muito bem. De repente é exatamente essa "exposição" que permite os contragolpes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa temporada de ajustes nos amistosos que fizeram com que a seleção fizesse o melhor possível no arranque das eliminatórias. Como bem disse, são jogos como esse contra o Uruguai que fazem a diferença na tabela final.

Na torcida também para que vá para as olimpíadas. Vai ser bom ter essa análise mais de perto de alguns jovens e ver se alguns se destacam para a seleção principal.

Obs: a família Vaca está toda na seleção boliviana, impressionante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vários amigáveis realizados contra seleções de boa valia Mundial, de modo a preparar o início da fase de apuramento para o Mundial. Ao cabo de 4 jornadas, uma derrota pesada por 3x0 na Argentina, num jogo onde houve qualquer ressurreição de "Messi/Maradona". Reagiste muito bem e recuperaste, conquistando nove pontos nos restantes 3 jogos. A minha dúvida não é se irás (ou não) estar no Mundial, mas sim se será mais ou menos rápido. Tens mais do que equipa para te qualificares e jogas num sistema tático muito equilibrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título, e que pressão foi essa da imprensa e da diretoria hein? E na seleção vem fazendo um ótimo começo de trabalho, perder para a Argentina é natural, e ser melhor do resto já é um grande feito. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pela seleção o início é bom. Bons amistosos, perdeu pra Argentina mas venceu o Uruguai nas eliminatórias e com tantas vagas na América do Sul, não vejo a Colômbia ficando de fora em nenhuma hipótese. Ainda assim, é bom dar o seu melhor para chegar na ponta dos cascos no Mundial.

Grupo da Copa América é chato, encardido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como passei um tempo distante, não vou tecer muitas linhas sobre o Once agora, mas gostei de ver a dobradinha. O time está sempre jogando o sarrafo no alto.

Na Colômbia, arrancou bem e conquistou uma daquelas vitórias que em retrospecto podem ser fundamentais por uma vaga na Copa. E vale como preparativo para esse delicioso grupo da Copa América. Quem sabe não é o ponto de partida para o bicampeonato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (La Fortaleza Cafetera, a Colômbia em 2027 05/04) - Arquivar em 05/07
Em 05/04/2022 em 18:31, GGilson disse:

Boas notícias cafeteras nessa atualização. Destaque para as partidas amistosas contra países africanos e a goleada sobre a Polônia, que não é lá essas coisas. Quando a bola rolou para valer não conseguiu fazer frente à Argentina, algo até esperado, mas conquistou todos os pontos possíveis contra o sempre perigoso Uruguai e as fracas Venezuela e Bolívia, apesar das dificuldades contra os venezuelanos. Arranque muito bom para conquistar uma vaga na Copa do Mundo.

Vai ser legal ver a seleção olímpica com Henao, espero que a Colômbia consiga a vaga. Dá para saber ou vai ser na sorte?

Tem muita coisa pela frente e eliminatórias que pemitirão treinar bastante a equipe.

Oi, GG

A Colombia tem tido um desempenho até acima do que eu esperava, fizemos bons jogos e conquistamos os resultados possíveis. Ainda não vejo uma seleção muito forte ou avassaladora mas essa competitividade tem sido importante, vencer o Uruguai é um trunfo que eu nunca conto mas que fará toda a diferença.

Quanto as Olimpíadas, adianto que a seleção classificou mas não consigo ver se de fato vou assumir, pois até aqui os amistosos foram todos na conta do treinador da sub-20. Espero comandar pra ganhar mais essa experiência com o FM.

Em 06/04/2022 em 10:40, Leho. disse:

Amistosos mt bons e um início bastante interessante nas Eliminatórias, mt por conta da vitória contra os uruguaios. Ainda é só o início, mas Henao já dá mostras de sua competência também a nível de Seleções, e tenho certeza de que será uma classificação pra Copa até tranquila.

Grupo da Copa América realmente é chato, mas nada absurdo também. Bom pra se testar.

E torcendo pela classificação do Sub-20 pras Olimpíadas, seria mais uma oportunidade de Henao mostrar ao mundo suas qualidades, hahaha!

Oi, Leho

Obrigado pela participação!

O grupo é curioso porque parece concentrar todas as forças de um lado, mas é importante enxergar o copo meio cheio e pensar que a tendência é ter vida facilitada nas quartas já que só o Uruguai parece ser bicho papão do lado de lá.

Em 06/04/2022 em 13:47, felipevalle disse:

Tirando o jogo atípico contra os portenhos o restante foi de boa.

Valeu, Felipe!

 

Em 07/04/2022 em 13:01, Tsuru disse:

Foi bom esse período com a seleção colombiana hein? Fez amistosos interessantes, considerando as possibilidades de adversários, e a campanha nas Eliminatórias é muito boa. Só perdeu mesmo pra Argentina, o que é sempre esperado, e só ficou abaixo dos hermanos e do Brasil. Se mantiver essa pegada a vaga virá sem grandes problemas. Legal também a perspectiva de assumir a seleção olímpica.

Pergunta, com a mentalidade mais baixa e a linha de engajamento mais baixa o time não fica muito exposto à pressão adversária? Curiosidade mesmo, não tô sugerindo nenhuma mudança até porque a equipe tá indo muito bem. De repente é exatamente essa "exposição" que permite os contragolpes.

Oi, Tsuru!

O mesmo dilema que o Tite vive, vivo eu com a Colombia: os europeus nunca tem calendário e tento como posso jogar contra times bem ranqueados mas o ranking no FM é um pouco complexo pra entender. No fim, até que foram bons testes embora o que mais me agrade tenha sido o desempenho nas eliminatórias.

Quanto a pergunta, desculpa até no atraso em respondê-la mas já joguei algumas coisas para ver melhor o desenho, eu uso a linha de engajamento baixa para compensar o espaço entre os meias e a zaga no 4231, o que funciona pra esse objetivo mas cria um domínio adversário na intermediária. Isso gera mais posse de bola pro adversário sim mas é uma posse distante de gol e que força o adversário a procurar sobreposição nas laterais pois o meio acaba sendo bem povoado, já que o CJA participa bastante desse primeiro combate, com uma dupla de zaga forte no jogo aereo dá pra sobreviver sem sustos a essa configuração, e o jogo ofensivo fica dependente de pontas individualistas pra serem lançados, mas esse é um ponto forte da minha seleção então acontece o encaixe.

 

Em 10/04/2022 em 20:01, victor095 disse:

Boa temporada de ajustes nos amistosos que fizeram com que a seleção fizesse o melhor possível no arranque das eliminatórias. Como bem disse, são jogos como esse contra o Uruguai que fazem a diferença na tabela final.

Na torcida também para que vá para as olimpíadas. Vai ser bom ter essa análise mais de perto de alguns jovens e ver se alguns se destacam para a seleção principal.

Obs: a família Vaca está toda na seleção boliviana, impressionante.

Valeu, Victor

Esse início deu certo alívio quanto a tabela final, o bom começo não coloca a corda no nosso pescoço e a gente pode seguir aproveitando pra consolidar o time e testar opções. Eu quero ir pras Olimpíadas pela experiência, torneio de poucos jogadores, jogo em cima de jogo e certamente será uma loucura, mas não crio expectativas maiores que essa confusão.

Sobre a família Vaca, o FM é pouquíssimo criativo nos nomes possíveis para bolivianos, jogar no país é tenso depois que a máquina começa a formar newgens.

 

Em 13/04/2022 em 06:30, Martini Branco disse:

Vários amigáveis realizados contra seleções de boa valia Mundial, de modo a preparar o início da fase de apuramento para o Mundial. Ao cabo de 4 jornadas, uma derrota pesada por 3x0 na Argentina, num jogo onde houve qualquer ressurreição de "Messi/Maradona". Reagiste muito bem e recuperaste, conquistando nove pontos nos restantes 3 jogos. A minha dúvida não é se irás (ou não) estar no Mundial, mas sim se será mais ou menos rápido. Tens mais do que equipa para te qualificares e jogas num sistema tático muito equilibrado.

Oi, Martini

Agradeço a certeza em meu trabalho, estou confiando que a vaga vem sim mas cada coisa a seu tempo, o começo foi bom mas tem muito caminho pela frente até chegarmos na Copa de 2030, paciência é chave embora eu concorde com sua visão de que o começo é melhor que o esperado.

 

Em 15/04/2022 em 11:29, AllMight disse:

Parabéns pelo título, e que pressão foi essa da imprensa e da diretoria hein? E na seleção vem fazendo um ótimo começo de trabalho, perder para a Argentina é natural, e ser melhor do resto já é um grande feito. Boa sorte na sequência.

Valeu, Diogo!

A imprensa é doida pra ver o Henao perder a cabeça, e olha que em tese ele é amigo dos jornalistas e sempre vai as coletivas.

 

Em 21/04/2022 em 13:08, Fujarra disse:

Acho que pela seleção o início é bom. Bons amistosos, perdeu pra Argentina mas venceu o Uruguai nas eliminatórias e com tantas vagas na América do Sul, não vejo a Colômbia ficando de fora em nenhuma hipótese. Ainda assim, é bom dar o seu melhor para chegar na ponta dos cascos no Mundial.

Grupo da Copa América é chato, encardido.

Valeu, Fujarra, por comentar e resgatar o tópico

Ainda bem que existe Copa do Mundo com 48 times, concorda? Esse festival de vagas é algo que eu não lembrava e dá uma garantia mesmo, vai dar alguma tranquilidade pra testar e levar o time pronto pra surpreender no Mundial.

 

Em 28/04/2022 em 23:30, #Vini disse:

Como passei um tempo distante, não vou tecer muitas linhas sobre o Once agora, mas gostei de ver a dobradinha. O time está sempre jogando o sarrafo no alto.

Na Colômbia, arrancou bem e conquistou uma daquelas vitórias que em retrospecto podem ser fundamentais por uma vaga na Copa. E vale como preparativo para esse delicioso grupo da Copa América. Quem sabe não é o ponto de partida para o bicampeonato?

Valeu, Vini!

Gostei do seu otimismo quanto ao bicampeonato, vendo o copo meio cheio é até bom disputar contra os dois favoritos num grupo em que avançam outros 2 porque é certeza que não os enfrento nas quartas, porém, assusta que qualquer erro nos "confrontos diretos" vai pesar o dobro.

 

Pessoal, reconheço que estou em dívida e estive com problemas de tempo ao longo desse mês, o que infelizmente impactou no andamento da história, mas não esqueci Henao e nem o sonho de criar uma gigantesca fortaleza nas Américas. Retomei agora a jogar, vou retomar com o save até amanhã no máximo e pretendo normalizar as postagens. 

Desculpa a quem ficou na expectativa de ver mais e obrigado aos que retornarem a leitura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (La Fortaleza Cafetera, a Colômbia em 2027 05/04)

banner-once030af2c94bc2eec6.png

De volta a vida.

Diário do Treinador

Conforme padrão, hincha amigo, uma ótima tarde a todos e chegou, enfim, a hora de pensarmos: como está o Once Caldas em 2028? Já adianto que está como sempre esteve, bem mas com problemas para marcar gols.

Antes de adentrarmos nisso e falando em nosso elenco, é interessante vermos uma movimentação maior na janela de transferências e novas peças se somando ao elenco, embora os dois movimentos sejam distintos.

2ddd5540348e5f333.png

Contratamos 6 jogadores mas, em vista de nossas necessidades, apenas uma posição era carência: a lateral esquerda, carente de um reserva com a venda do já veterano Arbeláez. Ninguém nunca será como Vergara, que desfila seu futebol pelo Grêmio, e tentei resolver o problema em duas frentes.

Primeiro com Carlos Ordoñez, contratado do Santa Fé, um zagueiro de fato mas com valências físicas importantes para ser um ala atacante, além de um cruzamento no nível médio dessa função. O valor de 15 milhões é bem inflacionado mas dinheiro não é problema para o Once e Ordóñez era o melhor jogador possível para função, então, que se pague o que seu clube queria.

35026ba006ceea51c.png

A segunda tentativa é uma aposta futura, trata-se do jovem Felipe Gómez, ex jogador do Quindío, contratado por 5,5 milhões de reais. Sem tanta força defensiva como Ordóñez, Gómez é visto com potencial pelos seus bons atributos físicos e personalidade, não deve se tornar um Vergara mas bem treinado deve se consolidar como um bom lateral para a Primeira Divisão Colombiana, o que os olheiros já apontam como realidade.

4084d31d5b1ad5474.png

 

Embora tenhamos jogadores com 19 e 20 anos, já estourando a idade para as divisões de base, todos os outros 4 reforços chegam com status de futuro, mesmo que seja um futuro próximo. Fizemos um olhar atento pelo futebol uruguaio, de onde pinçamos a maior parte dos atletas e estamos utilizando esse ano como forma de dar a eles tempo de Colômbia para subirem sem entrar na cota de estrangeiros (o que só vai acontecer na segunda temporada).

Dentre os destaques, trazer Rafael Pereira de graça vindo do Peñarol foi nosso melhor negócio, o atacante parece ter o necessário para ser um bom ponta de lança e o fazedor de gols é nossa carência há alguns anos. Quem sabe o uruguaio não venha derrubando paredes para ser esse atleta.

5d52895ddc4e9a85c.png

Os demais jogadores estão relacionados abaixo:

Antonio Rueda | Ezequiel Márquez | Brayan Silva

 

Quanto as saídas, o objetivo delas foi garantir a rodagem do elenco. Alguns nomes que fizeram bom papel mas não eram de grande destaque saíram para dar vez aos jovens da base, caso dos zagueiros Montaño e Serna Marín, além do lateral esquerdo Arbeláez, este mais pela idade do que pela capacidade em si. Além de limpar nosso elenco com vendas de jogadores pouco utilizados, a partir das transferências se percebe uma parceria com o Cortuluá, equipe da segunda divisão que recebeu 3 jogadores emprestados. E, pra fechar, de todos os negócios o mais espantoso é o de Wilson Villalba, o bom atacante paraguaio, sacrificado por conta da cota de estrangeiros. Como ele não podia sair do país para manter a contagem de dias, o jeito foi emprestá-lo para o Junior Barranquilla. Fizemos 8,5 milhões com vendas e isso não teve grande impacto financeiro, mas também não somos tão reféns de vendas assim. Porém, há de se destacar a valorização da nova geração pelo mercado norte-americano, o que me faz pensar que teremos vendas maiores em breve.

Podemos, portanto, olhar o elenco Caldista para 2028 mas não sem antes fazer 4 observações:

1) Kenny Restrepo, zagueiro de 20 anos, contratado há 3 temporadas. Eu esperava mais dele quando o busquei no Deportivo Cali mas o jogador não vingou como um dos melhores do time (e nem deve vingar). Ainda assim, soma bem ao nível do nosso elenco e está incorporado ao elenco profissional do Once Caldas.

9b0a481b6ba478691.png

2) Juan Camilo Moreno, meia ofensivo de 20 anos, contratado há 3 temporadas na mesma geração de Restrepo. O atleta tem atributos muito interessantes para um bom construtor de jogo, é uma pena que não tenha desenvolvido fisicamente como esperado mas também será de boa utilidade, apesar de compor uma das posições mais difíceis de nosso elenco.

108bf270293bbd9f16.png

3) Jhonier Marulanda, volante de 20 anos e da mesma geração dos dois acima. Embora não seja um meia clássico, Marulanda virou um excelente destruidor de jogadas e se destaca por um jogo mental acima da média. Em janeiro, sem sequer estrear pelos profissionais, o jogador já recebeu propostas de 30 milhões de reais do futebol norte-americano mas ele mesmo recusou sair. Para seu azar, Alvaro Henao é o dono da posição mas penso em formas de encaixar os dois no mesmo time.

11e7f3d2bf98f1139c.png

4) Giovanni Escobar, atacante de 21 anos, nascido, criado e formado nas canteras de Palogrande. Esse aqui é meu xodó pelo simples fato de ser fruto de nossa captação, Escobar é um Blanco Blanco de arquibancada que entra em campo. Enquanto jogador, ele tende a crescer fisicamente dada sua determinação e predisposição física e tem um bom jogo técnico, a finalização e compostura mostram que ele pode ser o finalizador que necessitamos. Se fosse um pouco melhor nos atributos de construção e passe, ele seria fenômeno mas não dá pra exigir perfeição.

137739b609eafe30a7.png

 

Com isso, segue uma visão de nossos jogadores com as principais informações de perfil, capacidade e potencial:

147baa07b413fafb1c.png

Temos 27 jogadores que serão mais utilizados e há um excesso de meio campistas criativos, o que vejo como um conflito entre jogadores consagrados e não vendidos (Cortés e Becerra), antigos jovens se consolidando (Carabalí), boas oportunidades de mercado (Yaeguer) e novos jovens querendo espaço (Moreno e Apupalo). A lógica tática me pede para abrir mão de um Mezzala por um Carillero mas a lógica de elenco me faz manter o Mezzala justamente para ver mais desses caras em campo.

Se antes havia uma supremacia visível na defesa em relação a capacidade, o elenco desse ano é mais bem equilibrado: temos 3 bons zagueiros e uma aposta, nenhum que destoe como Palma destoara um dia, e vem das laterais o que joga a média defensiva pra cima, com Ordóñez e Ramírez bem avaliados.

Além dos criativos meias, Henao é qualificado como o melhor jogador do elenco em capacidade e potencial, e serve de sustento para os sempre eficientes Pérez e Vega. No caso desse trio, além de bons há um entrosamento importante.

Quanto ao ataque, começamos repetindo a dupla Carreazo e Birnstingl por respeito a trajetória de ambos, mas a comissão técnica avisou e o destino fez com que Torres e Escobar vivessem bons momentos. Chama a atenção a inexperiência de 3 dos 4 atacantes mas me sinto bem trabalhando com garotos. Entretanto, sou obrigado a reconhecer que vem daí a maior dor de cabeça que eu tive no começo da temporada.

Taticamente a gente mudou pouco para o que está acostumado, mas reforço alguns pontos:

1504de9e88bab4458d.png

O 442 em losango virou um 4132 pelo simples motivo de que eu não consigo fazer um MOC jogar bem ao passo que gosto do CJA em posição de meia central. Como comentei acima, o desenho ideal para esse sistema de jogo são dois carilleiros e eu posso assumir que virei fã da função, o jogador que a desempenha controla a posse, joga mais longo e tabela de verdade com o ala (algo que o Mezzala faz menos), mas adotar um Carillero me tira um Mezzala de campo e isso sacrifica o alto número de meias criativos, que disputariam pela vaga de CJA. Ofensivamente nada que eu faça resolve o problema do ataque mas, novamente, tenho tido bons números com os centroavantes mesmo sentindo que um BOM homem gol faria mais.

A grande inovação é o retorno usual do 451 tradicional, porém, o objetivo é muito mais dar tempo de jogo ao bom Jair Londoño do que encaixar o sistema em algum adversário específico.

1612c66ae4c23aecb0.png

Acho que é isso, hincha amigo, podemos passar a palavra para Pedro Pompeo contar como começou a temporada.

 

Supercopa da Colômbia

Hey, hincha!

Demoramos? Demoramos! Mas olha a gente aqui de novo abrindo o ano com o título que ninguém liga pra ganhar e todo mundo odeia perder. Contra os atuais campeões do Apertura, o Once entrou em campo ainda experimentando seu time de início de temporada e isso custou muuuito caro.

Isso porque num jogo bem amarrado erros custam caro. Quiñones virou mal o jogo, Becerra não dominou e o Millonarios em dois toques abriu o placar: Murcia deu de cabeça mesmo e Mendoza bateu de primeira na metade do segundo tempo. Tudo poderia ser melhor mas o ataque, improdutivo em acertar o gol, manteve a média no minuto 90 quando Carreazo teve a chance mas jogou longe um pênalti decisivo. O jogo de ida, sendo o primeiro jogo da temporada, preocupava quanto ao título e quanto a certos nomes.

17a47509a5e3bfa593.png

 

Vencer na volta era uma obrigação para se reafirmar, a torcida precisava sentir que aquele não seria um ano estragado por nosso ataque. Em casa, com Palogrande cheio, os erros se diminuíram e o Once Caldas tomou as rédeas do confronto desde cedo: Angelo, de cabeça, abriu o placar de forma pouco comum.

A equipe da capital colombiana empatou 10 minutos depois com Mendoza, em um dos raros chutes a gol, mas a noite era nossa: Pérez, no minuto final do primeiro tempo, aproveitou aparada de cabeça de Birnstingl e acertou um balaço para igualar o agregado. A partida era boa e o Once era melhor em campo, faltava apenas o candidato a herói e como torcemos para que fosse o menino Escobar, titular no ataque, para começar o ano nos braços da galera.

Porém, das muitas coisas que o Once nos ensinou, é que a melhor defesa é o ataque: Becerra bateu escanteio e o zagueiro Miguel Mina voou, cabeceou para o chão e foi para a capa dos jornais. 3-1 incontestável e mais um título na conta.

1856210cf8edaf9a70.png

 

Apertura – 1ª Fase

As previsões da imprensa eram claras: o Once vinha pra brigar pelo título e era o maior favorito dessa temporada. A diretoria criou um paradoxo inexplicável aonde a expectativa para 2029 é terminar na metade superior da tabela, e Henao foi elogiado por isso, mas a meta de 2028 é ser campeão das duas fases. No fim, o sonho do clube é ser bicampeão no mesmo ano, quem sabe até uma tríplice coroa nacional, e é para isso que Henao trabalha.

O começo não foi dos melhores, dada que a estreia de time misto foi um xoxo empate em 1-1 com o Fortaleza em que Apupalo salvou a lavoura.

20da479ae6971eedde.png

 

Porém, já impulsionado pelo título da Supercopa e com time principal, o segundo jogo foi digno de aplausos diante do Junior, um adversário de respeito. A tarde foi de nosso ataque, Birnstingl marcou dois, Escobar fez seu primeiro gol com a camisa Blanca e o 4-0 abriu o ano dando muitas esperanças ao torcedor para o que seria nosso ano.

21907e00b0bb0466c9.png

 

A primeira metade do Apertura colocou o Once diante de adversários mais frágeis e foi nesse momento que vivemos nosso ápice na temporada: Escobar e Birnstingl se revezavam nos jogos a marcar, vitórias foram sendo empilhadas até mesmo contra nossos rivais. O Pereira foi alvo fácil para um Caldista inspirado em campo, Escobar fez um doblete e comandou o 3-0.

3855bed32f7f7d8265.png

Com o início da Libertadores e a clara preferência, as coisas foram se complicando. O Once conheceu sua primeira derrota com seu time misto diante de um Santa Fé oportunista.

22d220385a233a9291.png

 

A segunda e última derrota, dessa vez com melhor time, também veio fora de casa contra um grande. O Millonarios se vingou da Supercopa e o mesmo Mendoza, que marcou os 2 gols naquela oportunidade, fez o da vitória magra pelo Apertura.

399f074463b67219fd.png

Mas como nem só de derrotas se viveu contra os grandes, o Once teve uma grande noite em Ibagué ao despachar o Tolima em 37 minutos com 3 gols. Vitória maiuscula, surpreendente de certa forma e a última grande noite do Blanco Blanco na primeira fase.

239dea194586a30dfd.png

 

Ao todo foi uma campanha de 13 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com satisfatórios 33 gols marcados e excelentes 5 gols sofridos. Há uma diferença em desempenho da primeira para a segunda metade e preocupa o torcedor pensar que nos últimos 3 jogos foram 3 empates sem mexer no placar. Logo agora, na fase semifinal, que o time tanto precisa, os gols parecem ter saído de rotina.

24465976e92ed46053.png

 

Os empates finais justificam um surpreendente Envigado como líder do Apertura numa campanha que conquistou 45 pontos, 1 a mais que o Once Caldas. A zona classificatória foi finalizada sem a presença dos tradicionais Junior, América e Tolima.

322a4db7b7c41d3d57.png

Ao Once, o grupo parece que vai polarizar: apesar da má campanha, o Santa Fé é sempre um time de muito peso e força, e divide o favoritismo na disputa com o Once Caldas. Fortaleza e Huila, dois bons times mas menos usuais nessa fase, correm por fora do grupo A. O mesmo cenário se repete no Grupo B, a camisa azul Millonaria é a mais pesada (tendo em vista o que ocorre no save) mas a campanha do Envigado lhe qualifica a dar trabalho.

339ad113ea38e5c477.png

 

Copa Libertadores

Aqui se esperava vida tranquila e o que se viu preocupou. O Once foi sorteado no grupo E junto de Grêmio, um velho conhecido, Sporting Cristal e Oriente Petrolero. A disputa natural era contra os brasileiros e o esperado era atropelar os peruanos e bolivianos, que embora tenham meu respeito não são do nível de quem quer ser campeão.

O problema, meu hincha amigo, é que os problemas nacionais de ataque foram potencializados a milhão na Libertadores. Já na estreia, em Lima, diante do Sporting Cristal, Deus avisava que esse ano seria trabalhoso: sofremos um gol bobo logo cedo, Ruíz aproveitou indecisão dos zagueiros e marcou. O Once foi pra cima como conseguiu, criou boas chances mas viu o goleiro Salazar crescer, se impôr e repelir quase todas as chances. A noite só não foi um desastre pois Birnstingl, de cabeça, empatou o jogo aos 49’ mas foi pouco, bem pouco, e o empate tinha um gosto amargo.

25cf2892d5884250ff.png

 

Na sequência, dois jogos em casa para espantar a má fase. Ou, instalá-la no sofá.

O jogo contra o Grêmio marcou o retorno de Óscar Vergara a Palogrande e quando Henao o abraçou certamente lhe pediu para voltar. O jogo em si foi bem parelho, as defesas levaram a vantagem na maior parte das disputas e mesmo com bom número de finalizações, poucas chances de gol foram claras naquela noite. Gozada como só a vida, aos 48 do segundo tempo, Carreazo escorou para trás e o lateral Ângelo fez o gol da vitória. O substituto de Vergara decidiu o jogo no retorno do lateral.

26de740741e355e4ce.png

 

Se aquela vitória de gol único e pouca criação ofensiva foi entendida como normal, a partida diante do Oriente Petrolero em Palogrande demonstrou que o problema podia ser maior do que pensavamos. Contra um adversário pouco reativo, o Once teve bola, finalizou mas sua dupla de ataque em mau dia foi improdutiva. Só nos minutos finais que Juan Ramón Torres, reserva paraguaio, desafogou a torcida com o gol da vitória aproveitando cruzamento de Ramírez.

27834f7a75f52f3961.png

 

Se em casa estava ruim, fora dela eu nem te conto.

Ou melhor, conto porque sou pago para contar.

Fomos a Santa Cruz de la Sierra e saímos de campo atônitos, revoltados e tentando entender: foram 14 finalizações ao todo, somente 4 no alvo e destas, 3 vindas de defensores (Angelo 2 e Pajaro 1). O Once estagnou sua criatividade, parou de criar e o 0-0 foi justo no duelo de um time que cria mal e outro que sequer criou.

289f9e4ee0565197d2.png

 

É claro que esse clima na Arena do Grêmio pagaria seu preço, o time brasileiro era favorito e foi melhor utilizando a dobra na ponta direita para atacar as costas de nosso ala e do mezzala. As chances gremistas foram melhores mas em nenhum momento houve um verdadeiro domínio de jogo, a partida era tão parelha que lembrava a noite em Manizales e havia um otimismo de que a bola aleatória entraria a nosso favor. Uma pena que aos 72’ o Grêmio resolveu com gol do jovem José Nivaldo, e praticamente selou ali a primeira colocação do grupo.

2982e91304f320b79e.png

 

Pois é, quem vê esse tanto de tropeço pode pensar que os gaúchos estavam firmes e fortes mas eles também ratearam. Na última rodada o grupo tinha o Grêmio na liderança com 10 pontos, o Once em segundo com 8, o Oriente Petrolero com 5 e o Sp. Cristal com 4. Em resumo, o Oriente sonhava em vencer o Grêmio para avançar, enquanto o Once queria vencer pra sonhar com a liderança do grupo.

Entre sonhos e realidade, vencer bem era dever para causar boa impressão para a próxima fase. Não posso dizer que o Once conseguiu, seria pretensão demais de minha parte, mas a vitória foi segura: Birnstingl, sempre ele, foi as redes logo aos 30’ para dar um começo favorável a nosso time. O segundo gol de misericórdia demorou, o ataque está nitidamente nervoso e o Cristal resistia como podia. No fim, Cortés de cabeça ampliou e o placar final foi um agradável 2-0.

301bcda61d0bc9cae0.png

 

Com o empate na Bolívia entre Oriente e Grêmio, faltaram 2 gols para alcançarmos a liderança. Fica o sentimento de frustração pelo péssimo desempenho fora de casa, mesmo diante de adversários mais frágeis. Afirmo com amarga tranquilidade que não fizemos por merecer a liderança.

349863e6524b234281.png

Todos os Grupos

E claro, quando um boleto vem, o banco resolve mandar todos. Nas oitavas de final, mais uma vez, a bolinha castigou e nosso adversário será o Flamengo, com a decisão acontecendo no Maracanã. É vencer e fazer história ou se contentar com o mínimo na Libertadores.

36c296c76ceada6a6a.png

Chaveamento completo

Seja o que Deus quiser, hincha amigo, tanto na Libertadores, quanto nessa fase final de Apertura.

Eu volto contando as vontades Dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (De volta a vida. 10/05)
  • Diretor Geral

Elenco segue sendo rejuvenescido, gosto disso, especialmente por jovens que já foram captados e agora podem enfim ter suas oportunidades. E por falar em jovem, que ótima pechincha essa do Rafael Pereira, gostei mt dos atributos do sujeito, tomara que evolua como esperado!

Na liga fizestes uma campanha sólida, e acho que o grupo da semifinal é mais tranquilo do que o outro, que tem uns "casca-grossas" a mais hahahaha! De qualquer forma, essa fase é justamente onde os Blancos costumam refugar, então vamos com calma.

De negativo - se é que dá pra dizer isso da campanha - ficou esse rendimento aquém do esperado na Libertadores, poderiam ter feito mais até pra poder escapar do sorteio ingrato que lhe colocou o Fla novamente pelo caminho já nas Oitavas (se não me engano isso já aconteceu antes, correto?). Adversário pesado, se conseguir passar a moral vai lá em cima, vamos ver o que nos reserva esse duelo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começando pela seleção, bom início de eliminatórias, embora ainda tenha muito caminho pela frente. Já na Copa América, que grupo ingrato, hein? Sobrou quem pro outro grupo? uahuahuah

No Once, a campanha na última temporada foi bastante parecida com a anterior, se eu não me engano, caiu na semi do apertura, ganhou o clausura, foi bem na Libertadores, mas caiu pra um gigante e renovou o título da copa. Não que isso seja ruim, inclusive, parabéns pelos títulos na última temporada, em que pese os títulos tenham vindo com um aviso de quase demissão auahuahuahuaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre janelas bem interessantes, sempre muito produtivo fazer essa busca pela américa do sul (e mais gratificante quando não se treina no Brasil hehe).

Boa primeira fase na Liga, caiu em um grupo mais acessível do vinha acontecendo recentemente. Na Libertadores foi excelente não ter tido um terceiro time de melhor nível no grupo, com essa fase de poucos gols, poderia ter sido trágico! Boa sorte contra o malvadão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente retorno de um excelente save. Janela favorável financeiramente e mudança tática por problemas com a função CJA.

O primeiro título veio, algo importante para quem sonha arrebatar todos os títulos nacionais da temporada. Fez uma ótima temporada, mas como disse, com algumas ressalvas que serão testadas pelos adversários na fase semifinal do Apertura, que como sabemos é sempre dificílimo.

Na Libertadores, quem olha a tabela final imagina que o Once ficou perto da liderança, mas a campanha foi bem irregular diante de alguns adversários mais fracos. Pegará pela frente o Flamengo e deve ser uma eliminatória bem complicada.

Que venham as partidas decisivas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando da Libertadores. 

Ficou em segundo lugar no seu grupo e vai pegar o Flamengo.

Qual o histórico de confrontos das duas equipes desde que você passou a treinar o Once?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois do título todo mundo esperava passar o carro no Apertura e na Libertadores, principalmente nesta última considerando o nível dos adversários. Mas o futebol tinha outros planos e as coisas não foram assim tão simples. Pra complicar, tem agora o Flamengo pela frente, isso parece literalmente um "vai ou racha" hehehe. Com o Santa Fé fazendo frente no grupo do Clausura, as cenas dos próximos capítulos parece que serão recheadas de fortes emoções.

Sobre a tática eu adoro o 4132, inclusive tive bons momentos com ele e sempre achei mais equilibrado que o diamante, por dois motivos. O primeiro é que, por jogar mais atrás, o meia central tem mais espaço para se movimentar e fica mais imprevisível para a defesa adversária do que se atuasse como "10", fora que é bem mais fácil fazer render um MC Atacar com instruções do que qualquer função de meia ofensivo. O outro ponto é que recuar esse meia ofensivo "empurra" os meias centrais mais para os lados, dando maior cobertura aos laterais e deixando eles menos isolados no flanco.

Algo que você pode experimentar, assim como quem não quer nada, é algo que tenho visto em formações de 4-4-2 diamante no fórum da SI: testar ambos os laterais como Ala Defender, ou ambos como Defesa Ala Invertido. O Ala Defender meio que dispensa apresentações no sentido que é basicamente um ala mais contido, que sai menos da posição e cruza de uma posição mais "profunda" em vez de ir na linha de fundo, mas isso é algo que faz sentido uma vez que ele joga sozinho e não tem os pontas pra ajudar. Já o Ala Invertido pode parecer loucura mas não é: quando você o utiliza do lado do pé bom e sem pontas na frente ele se comporta como um lateral normal, sem cortar pra dentro, mas com as mesmas instruções do Invertido. Já li várias vezes que fica excelente em formações sem pontas, tem que testar pra ver se fica bom mesmo.

Enfim, sempre acho complicado usar formações sem pontas no FM e a outra fica ali como uma boa opção, tomara que consiga resolver o problema dos gols para levar a equipe adiante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/05/2022 em 15:06, Leho. disse:

Elenco segue sendo rejuvenescido, gosto disso, especialmente por jovens que já foram captados e agora podem enfim ter suas oportunidades. E por falar em jovem, que ótima pechincha essa do Rafael Pereira, gostei mt dos atributos do sujeito, tomara que evolua como esperado!

Na liga fizestes uma campanha sólida, e acho que o grupo da semifinal é mais tranquilo do que o outro, que tem uns "casca-grossas" a mais hahahaha! De qualquer forma, essa fase é justamente onde os Blancos costumam refugar, então vamos com calma.

De negativo - se é que dá pra dizer isso da campanha - ficou esse rendimento aquém do esperado na Libertadores, poderiam ter feito mais até pra poder escapar do sorteio ingrato que lhe colocou o Fla novamente pelo caminho já nas Oitavas (se não me engano isso já aconteceu antes, correto?). Adversário pesado, se conseguir passar a moral vai lá em cima, vamos ver o que nos reserva esse duelo...

Oi, Leho!

Chega um momento, especialmente quando jogamos em países como a Colombia, que não tem muito pra onde correr quando precisamos de jogador, os melhores já estão com a gente ou estão com valor europeu pra sair muito em breve. Esse desafio me coloca na obrigação de pensar diferente e ir atrás de jovens que vão amadurecendo enquanto o tempo passa é a melhor saída. O Rafael foi um verdadeiro achado e o que me motivou a varrer os clubes uruguaios em busca de talentos.

Em outros momentos, com grupos parecidos com esse, a gente sucumbiu no detalhe porque o rival de mesmo nível atropelou todo mundo. É importante ter cuidado mas, tal qual sempre, o Once entra como favorito.

Na Libertadores eu não sei muito como explicar, senti que a vitória contra o Grêmio nos daria certa vantagem mas eles devolveram em casa e a gente ainda tropeçou mais uma vez contra o Oriente Petrolero. No fim das contas, o segundo lugar foi justo mas de todos os times possíveis, pegamos logo o pior. E sim, já enfrentamos o Flamengo outras duas vezes: a primeira numa semifinal e a segunda nas oitavas, quando terminamos em primeiro no grupo e eles em segundo. Nas 4 partidas foram 4 derrotas

Em 12/05/2022 em 16:16, div disse:

Começando pela seleção, bom início de eliminatórias, embora ainda tenha muito caminho pela frente. Já na Copa América, que grupo ingrato, hein? Sobrou quem pro outro grupo? uahuahuah

No Once, a campanha na última temporada foi bastante parecida com a anterior, se eu não me engano, caiu na semi do apertura, ganhou o clausura, foi bem na Libertadores, mas caiu pra um gigante e renovou o título da copa. Não que isso seja ruim, inclusive, parabéns pelos títulos na última temporada, em que pese os títulos tenham vindo com um aviso de quase demissão auahuahuahuaha

Valeu, div!

No grupo de lá ficou basicamente o Uruguai hahahaha tem Paraguai, Venezuela, Bolívia. Olhando positivamente, a chance de pegar um bom jogo nas quartas é positiva.

Quando o sarrafo sobe, as expectativas sobem junto. Ter sido avisado de demissão pela imprensa foi peculiar mas entendo o nível de cobrança porque eles não ligam pra Taça (uma pena...) e a gente já tinha sucumbido no Apertura. Pelo menos, com a água no pescoço, o Henao se safou.

Em 12/05/2022 em 17:09, victor095 disse:

Sempre janelas bem interessantes, sempre muito produtivo fazer essa busca pela américa do sul (e mais gratificante quando não se treina no Brasil hehe).

Boa primeira fase na Liga, caiu em um grupo mais acessível do vinha acontecendo recentemente. Na Libertadores foi excelente não ter tido um terceiro time de melhor nível no grupo, com essa fase de poucos gols, poderia ter sido trágico! Boa sorte contra o malvadão...

Oi, Victor

Fazer uma busca na América do Sul é estratégia de sobrevivência, não tem jeito. Aqui na Colômbia a rivalidade faz com que os times encareçam os jogadores propositalmente, nos sobra ir atrás de outros países com moeda equivalente da Colômbia e aproveitar as oportunidades, sinto que fiz bom mercado mas é triste esperar 2 anos pra usar porque são muitos estrangeiros e não tenho tanta inscrição.

A ideia da Libertadores, infelizmente, é essa, um sorteio complicado e nos complicaria a vida. Vamos precisar dessa sorte contra o Flamengo, especialmente depois de enfrentá-los 4 vezes e perder as 4.

 

Em 13/05/2022 em 17:29, GGilson disse:

Excelente retorno de um excelente save. Janela favorável financeiramente e mudança tática por problemas com a função CJA.

O primeiro título veio, algo importante para quem sonha arrebatar todos os títulos nacionais da temporada. Fez uma ótima temporada, mas como disse, com algumas ressalvas que serão testadas pelos adversários na fase semifinal do Apertura, que como sabemos é sempre dificílimo.

Na Libertadores, quem olha a tabela final imagina que o Once ficou perto da liderança, mas a campanha foi bem irregular diante de alguns adversários mais fracos. Pegará pela frente o Flamengo e deve ser uma eliminatória bem complicada.

Que venham as partidas decisivas...

Obrigado, GG!

Eu não digo nem problema com a função CJA, meu problema é com a posição MOC. Já tentei em diferentes contextos, com diferentes times, e me recordo de poucos MOCs realmente decisivos nos meus times, e quase jogadores acima da média da liga em que disputava ou que viveram uma grande fase e logo depois caíram bem de rendimento.

O futuro nos reserva complicações, sejam a criada por nós mesmos na semifinal do Apertura ou o que o Flamengo nos reserva, mas a expectativa é positiva.

 

Em 15/05/2022 em 19:01, LC disse:

Falando da Libertadores. 

Ficou em segundo lugar no seu grupo e vai pegar o Flamengo.

Qual o histórico de confrontos das duas equipes desde que você passou a treinar o Once?

Oi, LC!

Tenho 4 jogos e 4 derrotas contra o Flamengo. Não estou com o jogo aberto para lembrar de anos exatos mas lembro que a primeira eliminatória foi numa semifinal, perdi de 3-2 em casa e 1 ou 2-0 fora, na segunda foi numa oitavas em que foram 2x 2-0 com um segundo jogo em Manizales que o Flamengo chutou 2 vezes e fez 2 gols. Infelizmente o retrospecto nao anima.

 

Em 16/05/2022 em 08:36, Tsuru disse:

Depois do título todo mundo esperava passar o carro no Apertura e na Libertadores, principalmente nesta última considerando o nível dos adversários. Mas o futebol tinha outros planos e as coisas não foram assim tão simples. Pra complicar, tem agora o Flamengo pela frente, isso parece literalmente um "vai ou racha" hehehe. Com o Santa Fé fazendo frente no grupo do Clausura, as cenas dos próximos capítulos parece que serão recheadas de fortes emoções.

Sobre a tática eu adoro o 4132, inclusive tive bons momentos com ele e sempre achei mais equilibrado que o diamante, por dois motivos. O primeiro é que, por jogar mais atrás, o meia central tem mais espaço para se movimentar e fica mais imprevisível para a defesa adversária do que se atuasse como "10", fora que é bem mais fácil fazer render um MC Atacar com instruções do que qualquer função de meia ofensivo. O outro ponto é que recuar esse meia ofensivo "empurra" os meias centrais mais para os lados, dando maior cobertura aos laterais e deixando eles menos isolados no flanco.

Algo que você pode experimentar, assim como quem não quer nada, é algo que tenho visto em formações de 4-4-2 diamante no fórum da SI: testar ambos os laterais como Ala Defender, ou ambos como Defesa Ala Invertido. O Ala Defender meio que dispensa apresentações no sentido que é basicamente um ala mais contido, que sai menos da posição e cruza de uma posição mais "profunda" em vez de ir na linha de fundo, mas isso é algo que faz sentido uma vez que ele joga sozinho e não tem os pontas pra ajudar. Já o Ala Invertido pode parecer loucura mas não é: quando você o utiliza do lado do pé bom e sem pontas na frente ele se comporta como um lateral normal, sem cortar pra dentro, mas com as mesmas instruções do Invertido. Já li várias vezes que fica excelente em formações sem pontas, tem que testar pra ver se fica bom mesmo.

Enfim, sempre acho complicado usar formações sem pontas no FM e a outra fica ali como uma boa opção, tomara que consiga resolver o problema dos gols para levar a equipe adiante.

Oi, Tsuru

A real é que começamos a temporada bem bem devagar, isso significou uma classificações sem sustos mas sempre com algum preço a ser pago: o segundo lugar do Apertura não é bem um lamento, até porque o grupo está ok, mas o Flamengo é um rival bem mais indigesto do que eu gostaria. Sinto que temos chances mas vai ser difícil.

O resumo entre MOC vs MC é esse: por alguma razão oculta, o MC atacando atua exatamente como a gente sonha que um MOC faça. Eu até acho que essa coisa dos meias centrais abrirem já acontecia com o CJA de qualquer jeito, porque essa é uma função que recua normalmente, mas dá maior segurança principalmente na fase defensiva de que os meias vão dobrar com os alas pra marcar.

Quanto ao experimento, eu vejo na prática que faz sentido a questão dos cruzamento e vou testar mas também penso na função do ala dentro do espaço: como ele é o único jogador que ataca pelas pontas (e praticamente no time inteiro), o time avança no campo quando os alas se posicionam a frente da linha da bola, algo orientado pela função atacar. Tenho receio que eles em função defender não sejam tão agudos e o time se torne estéril, já que hoje em dia os alas devem participar da maior parte dos gols.

A questão de marcar gols é um dilema eterno mas eu pude perceber na atualização seguinte que um atacante bom sustenta a tática atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-once030af2c94bc2eec6.png

Pequenas e Grandes Surpresas.

Hola, hincha querido que sempre nos acompanha.

De volta a contar aquilo que vocês querem ler: o Once Caldas nos momentos decisivos do Apertura, a janela de transferências, as Copas e o começo do Clausura. Tem tanta coisa que é melhor começar logo.

 

Apertura – Fase Semifinal

Você há de lembrar, e se não lembra eu te faço esse favor, que o Once Caldas abriu o Grupo A após a segunda colocação na primeira fase do Apertura. Junto dele estavam os azarões Huila, Fortaleza e o sempre forte Santa Fé. Um grupo que tendia a polarizar, onde cada jogo carrega a obrigação de vencer.

A estreia fora de casa diante de um Huila franco atirador era o teste perfeito para saber se o Once cumpriria com suas obrigações. Em campo, dois times taticamente dispostos a explorar as fraquezas do adversário: o Once forçava seu jogo por dentro enquanto os verde-amarelos investiram num 352 no segundo tempo, onde os alas subiam em campo para aproveitar a falta de pontas em suas costas.

Curiosa como só a vida, aos 24’ Angelo recebe nas costas do ala, invade a área e é derrubado. Giovanni Escobar desloca o goleiro, marca o gol e abre a contagem. Com as mudanças de Osorio, a equipe da casa cresceu e o jogo ganhou ares dramáticos, ambos os ataques tiveram chances mas a noite era Blanca, o 1-0 foi mantido e os primeiros três pontos conquistados.

15be3a117d8e3139a.png

O segundo embate, diante do Santa Fé em casa, era mais um jogo obrigatório: pintado como principal adversário, era importante vencer e abrir vantagem. Em campo, um Once clássico: aproveitando bolas paradas com Escobar aos 33’ e matando o duelo aos 40’, em mais uma bola parada, com Mina sofrendo pênalti convertido por Escobar. Foi um jogo mais seguro que o padrão e o Once ganhava embalo na hora certa.

204dfeac477d82a40.png

Sabe quem mais embalava? Giovanni Escobar! A aposta do treinador, que fazia uma temporada razoável, encontrou a fórmula do sucesso e, na terceira rodada diante do Fortaleza, marcava seu 4° gol já aos 25’ para abrir os trabalhos daquela tarde. O gol de Escobar foi o de empate, já que a equipe da casa fizera seu gol com 15 minutos, e foi ponto chave de virada: no minuto seguinte após o empate, Quiñones já acertava chute cruzado para desempatar o jogo.

Naquela que viria a ser a melhor atuação na fase semifinal, o Once ampliou com belo gol de Carabalí aos 50’ e viu seu miúdo maravilha fechar a conta: Escobar recebeu nas costas da defesa, conduziu com calma e deslocou o goleiro para fazer o 4-1, sendo aquele seu 5º gol em 3 jogos.

3f3566d9bc8b1f51d.png

9 pontos em 3 jogos era um sonho, em especial porque o Santa Fé cometeu seus tropeços, e quando os times se enfrentaram na 4ª rodada o Once jogava pela vitória para se classificar. Com Escobar abrindo o placar aos 11’ tudo parecia um sonho e nada poderia nos derrubar. Porém, já diz a bonita frase, não está morto quem peleia. O Santa Fé fez um bom jogo, foi bem eficiente em suas finalizações e virou com gol do selecionável Angulo e Nelson Luna, alimentando o sonho de classificação.

404edaf1ca4115ffe.png

Aquele jogo marcara o 5º ponto do Santa Fé, ao passo que o Once seguia com 9. O cenário era simples: ao Once bastava vencer 1 para avançar. O fantasma do improvável nos persegue, fomos a Palogrande com medo diante do Huila, mas confiávamos em Escobar. Infelizmente para nós aquele foi o primeiro jogo em branco de nosso menino na fase semifinal.

Por sorte, o Once estava revivendo seus anos dourados: falta cobrada por Henao, o zagueiro Mina se adiantou e cabeceou para as redes, 1-0. Embora houvesse medo por parte da torcida, o treinador Henao tanto estava confiante que deu tempo a alguns nomes menos utilizados nessa fase e eles corresponderam: boa jogada de Apupalo, passe para Pérez e lindo remate cruzado, 2-0. Ainda deu tempo para Torres, o bom reserva centroavante, ir as redes após assistência de Pérez e finalizar uma vitória com gostinho de final.

569ab0617cf572b3d.png

 

A vaga estava garantida e o calendário cobrava seu preço. Para a última rodada, Henao levou a campo um mexidão diante do Fortaleza, aproveitando para deixar o time que jogaria a final inteiro fisicamente. Foi um bom jogo e um teste de paciência ao hincha Blanco Blanco, o gol de desafogo só veio aos 90+2’ com Jhonier de la Cruz, e ainda mais pro fim foi complementado por Yaeguer.

6f93c4926b9e6813b.png

 

Foram 15 pontos em 18 ao todo e não restou dúvidas da superioridade Caldista nessa primeira fase. Classificação na melhor semifinal que o Once fez em sua história, e que curiosamente foi inferior ao de seu rival na final. Cumprindo com o favoritismo e apagando as chances do Envigado, o Millonarios avançou com 5 vitórias e 1 empate numa assombrosa campanha que lhe qualificava a bater de frente com o Once na final.

277bc9bdb228240d00.png

Apertura - Final

Dois times em franca ascensão, gabaritados por uma semifinal arrasadora, o jogo prometia muito mas começou com um grande problema: a Copa América iniciava um dia antes do primeiro jogo da final, de modo que Henao não se dedicaria a nada além dos jogos e o Once estaria desfalcado de Juan Camilo Escobar, Edgar Ramírez, Miguel Mina, José Fernando Bermúdez e Aramis Birnstingl. Em resumo, uma linha defensiva quase inteira e Aramis, que voltaria antes por ser canadense e não disputar a Copa América.

O Millonarios, por sua vez, perdera Emanuel Palacio, convocado pelo próprio Henao para a Colombia, e apenas ele. A equipe azul confiava em Ramón Mendoza, atacante que marcara nas 3 partidas anteriores contra o Once, e em uma torcida barulhenta para levar vantagem no jogo de ida.

O El Campín fez sua parte, o Once entrou assustado mas viu o goleiro Pérez em um bom dia. O Millonarios tinha menos a posse mas seu jogo de pressão era velho conhecido de nosso time, e diferente das outras vezes nesse jogo não erramos. O primeiro tempo se foi e deu lugar a um segundo em que nenhum dos dois times quis se comprometer, os ataques agrediram pouco e as defesas pareciam satisfeitas. O 0-0 fez justiça e deixou tudo aberto para a semana seguinte.

72462d62a99cde27e.png

 

Já com Birnstingl em campo, o Once entrou com casa cheia em Palogrande para sua terceira final de Apertura sob o comando de Henao. A confiança era alta, nas duas finais anteriores o resultado de ida fora era desfavorável e uma atuação de gala na volta carimbava o título. Dessa vez não poderia ser diferente. E o que dizer do clima em campo quando, logo aos 20’, a bola é levantada na área, Escobar desvia e Birnstingl confere para as redes? Loucura total! O gol era um prêmio e indicava um dia abençoado, porém, o Millonarios é certeiro e dá o bote na hora certa: aos 29’ Mendoza domina na área, chama a marcação e Mosquera aparece em suas costas para empurrar para o gol. O empate era o placar quando as equipes entraram no vestiário e tudo mudou.

Dispostos a cumprir com a missão de ser campeão, a equipe blanca fez um grande segundo tempo: em comparação aos 4 tempos de final, os 3 primeiros foram equilibrados mas nesse último a balança pesou para a qualidade técnica e disposição física da equipe de Manizales. Foram algumas chances criadas, seja para Birnstingl, seja para os homens de meio, seja para os zagueiros, mas a bola teimou, teimou e nos acréscimos ela ainda não tinha entrado. Henao, o treinador, colocou em campo um atacante no lugar de um meio campista, forçou um 433 já pensando em pênaltis mas o imponderável agiu: a defesa Millonaria corta cruzamento e a bola sobra na entrada da área, Henao, o volante, nem pensa e já chuta, de esquerda, a bola corta o ar e beija a rede. Aos 90+2’ o Once chegava ao gol do título.

Você, caro leitor, deve lembrar de Ramón Mendoza, o homem que fez gol em todos os jogos diante do Once, e percebeu que ele estava quieto demais nesse confronto. O Once tentava dispôr seu time ofensivo em campo para se defender num 4222 cheio de improvisações, e Henao, o treinador, esqueceu de ajustar a linha defensiva, o que permitiu um cruzamento despretensioso de Murcia encontrar Mendoza no lugar certo, hora certa com a coisa errada: o carrasco adiantou-se a Pajaro, finalizou com força e empatou o jogo. Do milagre de Henao, o Once via o santo de lá também agir e entregar um segundo milagre. O empate levaria o jogo para pênaltis.

Quem abriu a disputa foi Juan Ramón Torres, o homem que entrou para bater pênaltis, pelo Once Caldas. Cobrança firme, gol e o jogo mental voltou a ser nosso. Carlos Cuesta veio para o Millonarios, cobrou com força mas Cesar Pérez parou a bola, espalmou pra longe e nos deu vantagem. Brayan Cortés ampliou a vantagem em outro pênalti seguro, e como numa repetição, César Pérez leu a batida, esperou e defendeu o remate de Rosas Quintero. Yaeguer, outro batedor de ultima hora, converteu o 3º e nossa torcida sentiu que nada mais nos escapava. O Millonarios até faz o seu de honra mas, na 4ª cobrança, Carlos Ordoñez coloca a redonda na bochecha esquerda da rede, fecha o 4-1 e o Once Caldas é campeão do Apertura 2028.

8e89cfe556006fd52.png

 

Intertemporada

Com Henao totalmente dedicado a Colômbia na Copa América, a intertemporada foi de uma grande folga sem nenhum amistoso, o que impactou demais o retorno do time às condições físicas ideais na volta com o Clausura. Algumas mexidas foram vistas na comissão técnica, especialmente após a saída de Alan Aal do comando de nossas camadas jovens e a contratação da estrela Miguel Angel Ramírez para comandar nossos meninos.

945db0cd2a153bc51.png

 

Engana-se quem pensa que esta foi a única estrela a chegar a Manizales. Em meio a Copa América tudo foi rápido, resolvido em poucas ligações e o Once Caldas voltou a aparecer nas emissoras mundiais com um nome pouco convencional: artilheiro em diversas oportunidades, dono de medalhas e troféus na Inter, na Juve e no PSG, e vivendo um ano transitório até se assumir como Diretor de Futebol Jovem, Mauro Icardi foi apresentado como novo reforço do Once Caldas.

Um jogador dessa qualidade dispensa quaisquer apresentações, Icardi é o finalizador que o Once nunca teve e chega com uma parte técnica impecável. Evidente que fisicamente o jogador está longe dos grandes dias, e Henao foi bem claro ao dizer que ele é apenas uma peça no plantel e não será alçado a titularidade, porém, tal qual James Rodríguez, será um privilégio acompanhar um fenômeno mundial nos campos colombianos por um ano.

10e1ce3aef43f7071b.png

 

Se ninguém entrou, infelizmente alguém teve que sair. O processo de “limpar” o elenco para tornar o número de jogadores cada vez mais próximo do que realmente é utilizado pautou as 3 saídas: Jhonier de la Cruz, meia que subiu nesta temporada e tinha pouco destaque, foi vendido ao Oriente Petrolero; Duván Sánchez, ponta esquerda de qualidade que perdeu espaço com a troca de esquema, foi para o Qatar SC, e o talentoso meia Adínton Carabalí foi vendido para o futebol norte-americano por 37,5 milhões de reais. O equatoriano era uma de nossas principais peças, porém, o valor foi considerado bom por um atleta que atuava numa posição em campo já com outras boas peças. Essa transferência abriu espaço para a inscrição de Icardi.

126ffc3ca713d1e7cb.png

 

Copa Libertadores

Vamos começar por aquela que tem sido ainda mais nossa obsessão após tantos anos sem uma campanha de destaque. Chegamos a semifinal pela última vez em 2025, curiosamente eliminados pelo mesmo Flamengo que seria nosso adversário nessas oitavas. O Flamengo, como já sabido, é um dos times mais ricos e melhor em talentos, atual campeão da Libertadores e tem um time tecnicamente mortal, fato que pesou em todos os nossos duelos até aqui. O favoritismo era todo deles mas havia uma esperança em jogar a primeira em casa.

Reconheço que fizemos um grande jogo, a estratégia de Henao consistia em não dar espaço para o corredor com a mudança para 2 Carilleros e um time mais bem disposto a rematar de fora da área. A estratégia funciona mas a disparidade cumpre seu papel: o Flamengo avançou ao ataque pela primeira vez aos 15’, a zaga rebateu e Valinhos, ponta direita, dominou, driblou dois e marcou bonito gol para abrir o placar. A tônica de todas as eliminações reaparece, o Once fica nervoso e Ramírez comete erro imperdoável aos 62’, para Lincoln, o centroavante velho conhecido, ampliar o marcador. Ainda descontaríamos, com Bermúdez após escanteio, aos 77’, mas com a regra do gol fora aquela seria mais uma visita amarga ao Maracanã.

13c3e3d2b014a156dd.png

 

Henao não tinha porque mexer muito naquilo que tornava o Once competitivo quando escalou o time no jogo da volta, precisava apenas torcer para essa competitividade ser convertida em gols e conquistar o milagre. O primeiro tempo foi rubro-negro, mas sem grande pressão ainda com a segurança no placar, e na segunda etapa o Once cresceu, foi claramente melhor e impôs certo domínio entre a entrada de Cortés e os 10 minutos finais, momento em que o Maracanã se empalidecia com o medo de um gol incendiar o confronto.

Porém, com o bom trabalho defensivo brasileiro e o mau dia dos atacantes colombianos, o ímpeto foi arrefecendo, o Flamengo foi retomando o controle e aos 90’, de bola parada, o volante Roma marcou o tento que selou a classificação flamenguista.

14feb2b1c94b140c75.png

O gol final impediu Henao de pontuar a primeira vez contra o Flamengo, são 6 jogos e 6 derrotas, mas marcou a primeira eliminatória em que o Once teve algum lampejo, principalmente após noites complicadas no Maracanã. 

Quanto ao resto da competição, o Santa Fé representou a Colombia nas quartas e ficou a 1 gol de chegar a semifinal, tendo sido eliminado pelo surpreendente Botafogo-RJ. Além dele, Flamengo, São Paulo e Palmeiras completam a semifinal em dois clássicos Rio x São Paulo.

152485a697d7318443.png

 

Taça da Colômbia

É possível conquistar a tríplice coroa na Colômbia e para tal é preciso vencer o torneio secundário do país. Com boas chances de fazer história, o Once Caldas olhou o sorteio com certa expectativa e pôde “celebrar” quando viu que seu adversário seria o Huila, que aparentemente é frágil mas estava em seu grupo na semifinal do Apertura.

Em campo, em Palogrande, o jogo de ida foi extremamente faltoso por parte da equipe visitante e o Once agrediu bastante, com um alto número de finalizações e uma partida bem criativa da dupla de meio Henao e Cortés. Curiosamente, o homem que completa o trio que foi realmente decisivo: escanteio da direita, a defesa afasta e Gérman Pérez bate forte, a meia altura, vê a bola passar no meio de uma confusão e morrer no gol, 1-0. Muito parecido, aos 62’, quando o escanteio vem da esquerda, a defesa corta e Pérez volta a bater, a bola sairia mas Giovanni Escobar estava no lugar certo, desvia para o gol vazio e encaminha a classificação.

16c48b185d87d3a6b4.png

Um placar dilatado na ida e um calendário cheio incentivaram Juan Carlos Henao a poupar jogadores para a volta, marcando ali a primeira noite de Icardi como titular. O Huila adota uma postura menos agressiva de marcação e sem as bolas paradas o Once finaliza menos, o que torna o jogo mais monótono.

As emoções começam no minuto 74’ quando Torres recebe dentro da área, divide com dois zagueiros, vence e desloca o goleiro para abrir 3-0 no agregado. Andrés Amaya, 5 minutos depois, faria lindo gol para os donos da casa mas nada que ameaçasse a vaga Blanca para as quartas de final.

174c4d25216c75b329.png

Nas quartas mais um pequeno fenômeno da Liga local: o líder do Apertura Envigado foi sorteado, o que causou certo medo mas também ansiedade pelo jogo. Para azar dos laranjas do Polideportivo Sur, o Once teme mesmo camisas pesadas e não costuma cair diante de equipes de momento, portanto, já na ida se viu uma superioridade Caldista que viria a ser concretizada de pênalti, com Giovanni Escobar, no minuto 49. O 1-0 fora era pouco mas, em tese, parecia suficiente pra ficar tranquilo.

1857caa9a2b0a41f06.png

O dilema da tranquilidade foi pauta do jogo da volta durante todo o primeiro tempo: a boa atuação tranquilizava mas e se o gol saísse? Becerra abriu o placar aos 25’ mas Presentado empatou dois minutos depois, e a partida se desenrolou naquele clima silencioso de imprevisibilidade. Faltava o gol e quando isso acontece, deve-se chamar os atacantes: aos 56’ Escobar foi lançado de forma brilhante e acertou um sem pulo na gaveta, 2-1, e aos 72’ Germán Pérez cruzou quase na pequena área, Icardi se desmarcou e desviou para as redes. O italiano, como se verá abaixo, vivia grande fase e o Once avançou para a semifinal.

19694e956a5963439d.png

Todo hincha torceu pelo clássico cafetero contra o Pereira mas os deuses do futebol não quiseram ver Manizales parada por um clássico. Na semifinal, nosso adversário é o sempre complicado Santa Fé, enquanto do outro lado Millonarios x Pereira duelam por vaga na final.

20ddb26f7ebc11f9ba.png

 

Clausura – 1ª Fase

Até aqui foram 10 jogos e algumas pequenas surpresas que muito nos alegram, impulsionadas pela grande surpresa italiana que veste nossa camisa 9 (com ele não teve ordem alfabética), porém, o Clausura não começou nessa rotação, pelo contrário, e o Once teve dificuldades nos primeiros jogos.

A estreia diante do Junior parece tranquila a primeira vista, uma atuação defensiva segura e um ataque mais eficiente que criativo fizeram um 2-0 de muita maturidade contra um adversário incômodo.

21cd097a3be248d8f2.png

Mas já na segunda e terceira rodada, a tônica foi de sofrimento ofensivo e segurança defensiva. O resultado foi um 1-0 apertado diante do Bogotá e um 0-0 contra o Envigado, partida de time bem reserva, em que o placar é inexplicável diante do domínio laranja.

228ac0f5290a796be8.png

A eliminação contra o Flamengo veio justamente após essa partida mas o retorno foi o melhor possível: um 4-0 em 45 minutos diante do Atlético FC e a vitória contra os fregueses e rivais de Pereira, gols de Miguel Mina e do sempre presente na lista de marcadores Juan Ramón Torres.

23b7f6bee2ec500c0e.png

Nos 3 jogos finais, consolidando a boa fase, é preciso falar de nosso reforço Icardi. Contra o Alianza Petrolera, aos 29 segundos ele desviou cruzamento de Gómez e Torres aproveitou para abrir o placar. Aos 10’ novamente Gómez, bola precisa e Icardi fez seu primeiro gol com a camisa blanca. A noite perfeita ainda teve tempo para que Restrepo e Torres pela segunda vez ampliassem para uma goleada.

247edc3fef56c84f98.png

Primeira assistência e primeiro gol num dia, primeiro melhor em campo no outro. Diante do Boyacá Chicó, dentro de Palogrande, Icardi fez o seu de pênalti e ampliou ao melhor estilo Icardi: posicionado às costas do zagueiro, se desmarcou na hora certa, nem dominou a bola e já bateu tirando do goleiro. Aramis fechou a conta numa ótima fase de nosso ataque…

2520d7f0c9a3c8b304.png

que viria a ser confirmada na despedida desse momento, Icardi de novo, aos 10’, aproveitou cruzamento rasteiro da direita e foi pra galera. Cortés e Birnstingl ampliaram e, enfim, um zagueiro voltou a marcar, com Pajaro, já próximo dos descontos.

26571d5e09a6fe81f5.png

10 jogos, 8 vitórias e 2 empates, com 21 gols marcados e 2 sofridos. Números de uma campanha consistente, que não deve sofrer para classificar. E por falar na classificação…

30dce1ee2fa22657a7.png

O Envigado continua agarrado firme e forte a 1ª posição mas, depois de tudo que aconteceu no Apertura, eu diria que o segundo lugar pode ser nosso lugarzinho de sorte. Os desfalques pela seleção fizeram alguns jogos serem adiados, fato que explica porque quase todos estão com 12 jogos e o Once apenas 10. Em tese, apenas se vencermos os 2 jogos seremos líderes, o que é sempre legal, mas o objetivo é se classificar e não estamos distantes disso.

28bcdaacbc90271f26.png

A fins de curiosidade, o Envigado bem que tentou com 2 grandes campanhas mas o Once segue líder da classificação geral (que leva em conta todos os jogos das duas fases, incluso semi e final).

29f09f62d425a4d064.png

Seguimos vivos com o sonho da tríplice coroa nacional mas a Libertadores volta ao patamar que a gente imaginava, cada temporada mais inalcançável. O que será que Henao tem a dizer sobre?

 

Diário do Treinador

hola, hincha amigo!

Hoje serei mais sucinto que o normal, haja vista que olhar para a tela de notas e desempenho de forma destrinchada faz mais sentido no final do ano mesmo. Compartilho aqui para acompanhamento de quem nos lê mas vou me ater a pequenos pontos.

31ba6a822b9407e60a.png

Entre tudo aquilo que pode ser exaltado em nossa equipe, diria eu que o nosso maior mérito é ter grandes atacantes vivendo uma grande fase.

Giovanni Escobar, nosso pupilo, tem praticamente a média de 0,5 gol por jogo, um número sonhado para todos os atacantes, e foi as redes por 15 vezes; Birnstingl tornou-se uma referência para elenco, é o atleta que mais atuou na temporada e vem logo atrás com 13 gols marcados; Juan Ramón Torres, o primeiro reserva para Birnstingl, já tem 10 gols no ano em 24 jogos, mas em muitas vezes saindo do banco e carrega o melhor índice de finalizações por gol, são 38 remates e 10 tentos (Giovanni e Aramis, em comparação, finalizam quase 90 vezes para marcar 15 e 13), uma eficácia bem impressionante; e por fim, Mauro Icardi mal chegou e já tem 6 gols marcados, um bom número de finalizações e surpreende até os mais otimistas quanto sua participação até aqui.

32be4a02202d3fa719.png

A nota triste, em contraste com o brilho ofensivo, passa por um dos nomes mais importantes em minha trajetória como treinador: Marcelino Carreazo tem 99 gols na carreira, todos marcados com a camisa blanca e muitos sob meu comando, foi artilheiro do time em algumas temporadas e ainda tem lenha para queimar mas certamente não aqui. O venezuelano vive um péssimo ano, entrou em campo por 18 vezes e não marcou nenhum gol. Ficará na memória as boas histórias e creio que esta seja a última temporada dele conosco.

Vale lembrar que Carreazo é o único jogador atualmente no Once que já estava no elenco quando assumi a equipe em 2020, fato que reforça a importância e idolatria dele. O goleiro Juan Camilo Escobar, formado na primeira fornada do clube, é o segundo jogador mais antigo de nosso elenco mas só veio a estrear em 2023.

33d469e577be533ee9.png

Natural que esses números tenham peso coletivo, principalmente com o olhar atento ao campeonato nacional. Fizemos 38 partidas e marcamos 69 gols, o melhor ataque da Colômbia. Há de se valorizar o equilíbrio, já que temos a melhor defesa com apenas 12 gols sofridos e a importante marca de 28 jogos de baliza inviolada em 38 jogos totais.

34c121b051de81928d.png

Em um ano com o desempenho local tão positivo e o internacional tão difícil, já completando alguns anos sem competir de verdade contra os melhores do continente, fica o pensamento de sempre: como fazer para recuperar as campanhas de antes? É só sorte ou falta mais?

Espero que tudo dê certo, completar essa tríplice coroa seria um sonho e a promessa é investir mais para o presente visando nos colocar em alto nível para não ter medo de Flamengo, São Paulo, Palmeiras ou River, que considero a elite do continente.

Conto com sua torcida, hincha, e espero que você venha junto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Peepe changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales! (Pequenas e Grandes Surpresas. 19/05)

Parabéns pela boa temporada, principalmente com a conquista do Apertura. Na Copa Libertadores o Flamengo continua sendo sua " Bestia negra). Domínio completo dos brasileiros na Libertadores.🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma campanha quase perfeita na semifinal. Teve a chance de garantir a vaga na 4ª rodada! Mesmo com a derrota para o Santa Fé, merecidamente garantiu a vaga na decisão de forma antecipada. A final acabou sendo mais emocionante do que precisava. Fez o gol que parecia decisivo nos acréscimos, mas o Millonários se encarregou de adiar as comemorações. Felizmente conquistou o título do pênaltis. Parabéns por mais esse título.

Libertadores é sempre complicado e tem que ser assim mesmo. Enfrentar o Flamengo acabou provocando a eliminação, mas o Once fez bons resultados em ambas as partidas.

Na Taça Colômbia, o Once Caldas avança, mas terá um importante desafio nas semis e se passar terá um adversário interessante. Ou o Millonários, revivendo a final recente ou o rival Pereira.

No Clausura segue muito bem também, mas está interessante ver esse Envigado jogando bem.

Gostei das contratações do Icardi e do M. Ángel. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Cuidado com as esposas lá em Manizales hein? Hahahahaha Icardi é sempre um perigo. 😎🤣

Parabéns pelo título do Apertura, fez ótima campanha no grupo das semis e na final, mesmo todo desfalcado pela Copa América o time de Henao foi grande e soube vencer. Título merecido, agora é buscar o Clausura.

Na Libertadores infelizmente deu a lógica, pegar um Flamengo logo de cara assim é sempre bem difícil.

Já na Taça acho que tem condições de chegar novamente ao caneco, mas o desafio das semis é grande e na final pode pintar um Millionarios também, o que seria outro desafio e tanto. O sonho da tríplice coroa segue vivo, mas não será fácil conquistá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apertura teve sua devida dose de emoção, sem dúvida essas apertadas disputas são um tempero a mais. Parabéns!

Na libertadores ainda sabemos da dificuldade que é enfrentar certos times como o Flamengo. Mas como dito no final, a campanha vem dando esperanças de uma tríplice coroa, e a promessa é de que essa diferença para os brasileiros/argentino vai diminuir. Não seeia nada mal iniciar esse período com uma soberania nacional.

Boa sorte com o Once e também para todos os maridosno elenco do time.😆

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título do Apertura! Sobrou emoção no final da partida (teste pra cardíaco, como diriam por aí), mas teve um final feliz pro Once. A direção tá mais feliz com esse título ou tá puta ainda? auhauhauha

Na Copa do Brasil Libertadores, infelizmente o Flamengo fez valer o favoritismo e passou vencendo as duas, uma pena. Porém, mesmo que passasse do Flamengo teria um caminho nada fácil até a final.

Na Copa, segue com o espírito copeiro e não duvido que leve novamente.

Já no Clausura, tá no começo ainda, mas já podemos garantir que vai estar no grupo semifinal, né? Huahauahahuahuah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente na fase de grupos da meia final do Apertura, uma vez que dominaste a teu belo prazer o grupo A. Apenas deixaste escapar fontes no terreno do Santa Fé, o que constituiu um total de 15 pontos em 18 possíveis. Geriste muitíssimo bem as incidências do grupo, que não haja qualquer dúvida disso mesmo! Contudo, o mesmo se pode dizer dos Milionarios, que também andaram em "modo de passeio" no grupo B!

Tiveste que defrontá-los na final e obviamente que as dificuldades aumentaram de forma significativa. Muitíssimo equilíbrio, bastantes baixas na tua equipa fruto da convocatória da seleção nacional e uma 1ª mão muito fechada. A segunda mão (mesmo sendo igualmente equilibrada), já foi bem mais aberta e daí o empate a duas bolas... na lotaria das grandes penalidades (que de lotaria tem pouco) acabaste por levar a melhor. E que bom quando assim é! Vitória no Apertura 2028! 

Conseguiste trazer duas estrelas, uma para treinar a cantera e a segunda que dispensa qualquer tipo de apresentações. ICARDI é ainda um craque e dar-te-á muito jeito com toda a certeza. Será sinónimo de muitos golos e de muita qualidade. Conseguiste paralelamente limpar a casa e vender três jogadores.

Na Libertadores, o maldito Flamengo lá te eliminou... é um dos melhores clubes continentais (quiçá o melhor) e contra factos não há argumentos.. Na Taça da Colômbia cumpriste de forma inteligente com as expetativas e terás agora pela frente o Santa Fé nas meias finais (equipa que fez um bom trabalho na Libertadores, diga-se)... 

No Clausura entraste bem e em dez jogos ainda não conheceste o amargo da derrota. Tens dois jogos a menos face à concorrência e acredito que vencerás os dois e catapultarás para o 1º lugar (com 30 pontos)!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns por mais um título! E que legal que o Icardi ainda tem lenha para queimar, eu achei que ele não seria tão decisivo quanto está sendo quando o vi o print da contratação. Uma pena ter caído para o Flamengo na Libertadores, mas se tivesse passado, provavelmente teria caído um pouco mais a frente apenas. De qualquer forma seguimos na torcida por mais títulos e pela tríplice coroa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Once Caldas - La Fortaleza de Manizales!
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...