Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Como o treinador adjunto define os treinos no FM?


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

VFIp5Vr.png

Desde o FM 2019 que a forma como o Football Manager encarava os treinamentos das equipes dentro do universo do jogo mudou completamente. Antes, era algo simples, com a definição de alguns regimes de treino como padrão e alguns focos aqui. E não tinha mais nada. Se você quisesse editar algo para um dia ou alguns dias, era impossível, pois o FM apenas lidava com semanas e com seus focos específicos. Entretanto, com a novidade no Football Manager 2019, agora era possível calendarizar todo o treino e você, obviamente, poderia deixar tudo a seu gosto para obter os resultados que desejasse. Entretanto, os que não são muito fãs de microgerenciamento, ou não tem muito entendimento da questão, acabam deixando tudo nas mãos do adjunto, por isso, esse guia busca demonstrar como o treinador adjunto define os treinos no FM para que você possa entender como ele impacta o seu time.

O treinador adjunto não reinventa a roda

A primeira coisa que é importante dizer é que o treinador adjunto não irá tirar calendários e treinamentos da sua imaginação. Ele irá utilizar apenas os calendários padrões do FM, automatizando um processo que você mesmo seria capaz de fazer. Logo, para quem não tem o interesse de se dedicar a isso, deixar o adjunto ou escolher qualquer opção é basicamente a mesma coisa, com a exceção de que o adjunto sabe o que está fazendo.

Quais os critérios definem os treinos escolhidos?

Bem, se o treinador adjunto escolhe seus treinos baseados naquilo que o jogo lhe fornece, qual o processo de decisão que leva ele a escolher tão tipo de treino em detrimento de outros? Eles vão basear as decisões em cinco critérios:

  • O estilo de jogo preferido do treinador adjunto;
  • As preferências táticas do treinador adjunto;
  • As tendências táticas do treinador adjunto;
  • A previsão climática para a sessão do treino;
  • As táticas escolhidas pelo treinador;

treinador-adjunto-treino-fm-28c1e7312639

Ou seja, é importante observar se o seu treinador adjunto e você são uma boa dupla. Vamos supor que você é um treinador adepto do Tiki-Taka Vertical, mas os estilos e tendências do adjunto encaixam melhor com outro estilo de jogo, como o Contra-Ataque Direto, por exemplo. A forma como ele irá calendarizar os treinos não será muito produtiva para você e seu time.

No exemplo acima, temos uma calendarização onde os focos são o estilo tático da equipe e dois tipos de treinos distintos, defensivo e posse. Entretanto, o time tem como uma das táticas o 4-1-2-3 com pontas, ou 4-3-3 com pontas. E um dos estilos táticos é o Gegenpress. Na tela de criação de tática, esse é a terceira tática, logo, o adjunto está priorizando as outras táticas no seu treinamento. Por isso, é importante ver se o planejamento do seu adjunto encaixa com seus planos de jogo para determinada semana. Se você pretende usar uma tática mais ofensiva, e na semana, o adjunto está treinando uma tática defensiva, talvez não seja a melhor decisão em termos de treino.

Por fim, podemos notar que pelo menos um estilo de jogo do treinador e o estilo de jogo favorito do adjunto também não batem. Quem favorece um jogo de pressão, não pode ter um treinador adjunto que favorece a famigerada ligação direta. Mas, quem favorece um jogo de passes longos, irá se beneficiar de ter um adjunto assim.

treinador-adjunto-treino-fm-35dc477a8b8f

Caso não queira trocar seu adjunto, talvez seja melhor você assumir essa função. Afinal de contas, não é lá muito difícil modificar as sessões de treino planejadas pelo adjunto, já que ele te manda uma mensagem e você só precisa escolher um calendário padronizado.

treinador adjunto treino fm 1

Mas, no frigir dos ovos, se essa é uma situação que te incomoda, o ideal é que você e seu adjunto compartilhem táticas e estilo de jogos preferidos, pois assim, você saberá que ele estaria fazendo a mesma coisa que você, enquanto te economiza um tempinho para focar em outras coisas.

Como o treinador adjunto define os treinos baseado na sua tática personalizada?

Todo o cenário descrito acima trabalha com a ideia de que você escolheu os estilos táticos e táticas que o jogo lhe oferece. Então, é meio óbvio o caminho para você ou o assistente montarem o calendário de treinos. É só seguir as recomendações ou confiar no adjunto. Mas e se você criou sua própria tática ou modificou algumas instruções de um estilo que já estava lá antes?

Não se preocupe, seu treinador adjunto tem a capacidade de identificar qual o estilo de jogo mais parecido baseado nas suas instruções e ele calendariza as sessões de treinos baseados nessa aproximação dada por aquilo que você montou na tela de táticas.

treinador-adjunto-treino-fm-4dcf2d164786

Outras considerações

  • No curto prazo, treinadores adjuntos com estilos, preferências e tendências similares tendem a ter um calendário diferenciado, contudo, no longo prazo, os calendários tendem a se tornar similares, mesmo que ordens de calendarização diferente. Portanto, não é necessário se preocupar com detalhes como aleatoriedade, atributos escondidos na hora de decidir entre dois assistentes com estilos semelhantes;
  • Analisei meu adjunto e nós somos incompatíveis, mas, ele é bom em outras coisas que são importantes para você, qual é a perda em treinamento? Todo e qualquer adjunto do jogo, levando em consideração tudo já falado são perfeitamente competentes quando se trata de calendarização dos treinos. É óbvio que se você fizer o ajuste perfeito daquilo que deseja com as táticas que usa, os resultados irão ser satisfatórios, mas aquilo que o treinador adjunto lhe dá é pelo menos 70% do caminho para o mundo ideal.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

P.S: Agradecimento especial ao @Bruno Trink por fornecer as imagens desse guia.

Link para o comentário
  • Diretor Geral

Baita conteúdo @Henrique M., parabéns e obrigado amigo! 👏🏽👏🏽

Desde quando reformularam os treinos (FM19) que eu delegava totalmente essa função para o Adjunto. E nunca tive problemas quanto a isso.

Sempre tratei a escolha desse profissional com bastante cuidado (e isso desde sempre, olhando muito pros atributos de análise de potencial e capacidade primeiramente, e conforme o jogo foi evoluindo, olhando também pra outras características que passaram a ser importantes), mas sem imaginar que o perfil e as preferências táticas dele impactassem tanto nos treinos; eu sempre escolhi Adjuntos que se aproximassem das minhas filosofias de jogo porque queria que, ao entrar de férias por exemplo, ele mantivesse o time dentro do mesmo padrão. De certa maneira, eu acertava (nessa questão dos treinos) sem saber hahahaha.

Agora, a partir do FM20 eu passei a explorar mais essa área, fui aprender melhor sobre calendarização de treinos e me arrisquei mais dentro dessa tarefa. Inclusive passei a tomar conta sozinho dos treinos em determinado save. (eu falei bastante sobre isso num outro tópico aqui da área, que recomendo também: como montar rotinas de treino e treinos individuais).

 

Mas no fim das contas acho que o melhor dos mundos é: colocar o Adjunto pra fazer a função e ir customizando à sua maneira, com base no que ele vai formatando ao longo das semanas.

Link para o comentário
  • 4 semanas atrás...

Eu praticamente comecei a jogar(levando á sério) com o fm15; então quando decidi fazer um "upload", então já tinha o fm19, é aonde estou agora e pretendo ficar por um bom tempo(no mesmo save).

Meu estilo é ter um save e continuar nele sempre criando mais técnicos e esticando o tempo passado, já cheguei a passar 80 anos no save do fm15.

Infelizmente ainda estou passando por problemas no fm19 na questão de treinos, isso bagunçou todos os meus conhecimentos e preciso de ajuda.... como treinar meus jogadores com o estilo tiki-taka---em profundidade? No modo individual e no modo coletivo...

Nota: Peguei o Barça para restaurar aquele time temido do período 2009-2011.(ainda estou na pré temporada, então algumas peças podem vir)

Basicamente meu esquadrão de Jogadores é:

Gol:-------------------Ter Stegen e Cillessen

Zaga:----------------Piqué, Vermaelen, Umtiti e Lenglet

Volantes:----------S. Busquets e Samper

Meias:--------------Rakitic, Carles Aleña(aqui aparece com bom potencial então vou segurá-lo), Arthur, A. Vidal e Riqui Puig(apesar de não estar pronto, deixei ele para a copa do rei e liberado para o sub 19)

Pontas:------------Messi, P. Coutinho, O. Dembélé e .... Contratei o A. Martial(veio do M. United)

Atacantes:------Suárez, Munir.

quero manter o esclão assim:

4-1-2-2-1(ou se preferir 4-3-3 com pontas) 2 na zaga -2 laterais -1 volante -2 meias - 2 pontas - 1 centro avante

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...