Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2035: Grêmio conquista a tríplice coroa

Série A: Contusões cobram seu preço

A Série A terminou com o Grêmio como campeão brasileiro, conquistando a tríplice coroa (Gaúcho, Copa do Brasil e Série A). A equipe do técnico Daniel Paulista esteve na liderança na 8ª e 9ª rodadas, mas foi a partir da 12ª que o Grêmio se consolidou na liderança e seguiu até a última rodada para conquistar o título. 

Esse foi o 27º título da carreira do técnico que já tem no currículo uma Copa Libertadores (2032), uma Copa Sul-Americana (2024), duas Série A (2031 e 2035), uma Copa do Brasil (2035), uma Copa do Nordeste (2022) e outros títulos, entre eles, 13 títulos de campeonatos estaduais. Com isso, ele ocupa no Quadro de Honra o 4º lugar na América Do Sul, o 5º no Brasil e o 3º da nacionalidade brasileira.

A grande surpresa da Série A em 2035 foi o recém-promovido Paraná, de Loco Abreu. A equipe paranaense chegou a ficar na vice-liderança da competição entre as rodadas 27 e 35, mas por fim terminou em 3º lugar. Por acaso, foi uma das equipes que o Cruzeiro não conseguiu derrotar no campeonato, tendo empatado em 1 a 1 e perdido por 1 a 0.

ACtC-3fxfOm8EKfftKYLAbsuGQltyU46-bRqrPiI

O Cruzeiro teve um desempenho um pouco acima do projetado por Sebastião Oliveira no início da competição. A expectativa dele era ficar em 10º lugar e conseguiu ficar algumas posições acima, em 7º lugar, a mesma colocação da equipe ao término do 1º turno. Com o 6º título do Grêmio na Copa do Brasil, o primeiro desde 2016, o Cruzeiro também garantiu uma vaga para a 2ª fase de qualificação da Copa Libertadores e disputará a principal competição continental pela 1ª vez desde 2019.

A campanha muito boa do Cruzeiro no 1º turno, teve uma queda no 2º turno e no fim, o Cruzeiro conquistou cinco pontos a menos do que no turno inicial. A queda do desempenho teve início a partir de outubro, quando a equipe, que já havia perdido Cantú por contusão, também perdeu por lesão, Lahchev e Barovero, respectivamente o artilheiro e o principal assistente da equipe. Infelizmente, os substitutos não jogaram com a mesma eficiência e o Cruzeiro não conquistou muitos pontos em outubro. Mesmo assim, ao término daquele mês, o Cruzeiro tinha 24 pontos, enquanto na mesma rodada do 1º turno, tinha 20 pontos.

No início de novembro, o Cruzeiro voltou a vencer e derrotou na sequência o Corinthians (4-2-3-1) e o Novo Hamburgo (4-2-3-1), mas nas últimas quatro rodadas do campeonato não venceu mais e não conseguiu repetir o mesmo desempenho do 1º turno. Apesar da queda, finalizou a competição na 7ª colocação.

ACtC-3cwaOpSeX8fDqWHoBbtShiyJ9MGscyYHoYI

Curiosamente, o Cruzeiro perdeu quatro partidas no returno, uma partida a menos do que no 1º turno. A única equipe que derrotou o Cruzeiro duas vezes no campeonato foi o campeão Grêmio (4-4-1-1), que mesmo jogando no Mineirão foi dominante e venceu por 1 a 0.

ACtC-3e1IEupheC2d2g0fQdF-pMTCSfsaDVHOqrw

Por outro lado, das 17 vitórias conquistas no campeonato, apenas duas equipes foram derrotadas duas vezes pelo time de Sebastião Oliveira, o rebaixado Criciúma (4-2-3-1), que perdeu as duas partidas por 1 a 0 e o Botafogo (4-2-3-1 MD) que perdeu por 3 a 2 e 1 a 0.

Dos quatro primeiros colocados do campeonato, o Cruzeiro lamenta muito o empate sofrido diante do Palmeiras (4-4-2) em uma partida onde teve tudo para garantir os três pontos depois que abriu o placar aos 68, mas cedeu o empate nos acréscimos e ainda perdeu Cantú. Outra derrota dolorida foi diante do arquirrival, o Atlético (4-2-3-1), já na reta final do campeonato. Depois de um 1º tempo de domínio na casa do adversário, no 2º tempo o Atlético marcou duas vezes e venceu a partida.

ACtC-3fPuqyt3pbwPvkWaJ-c7ru9dMWyJuR9insB

O principal destaque da equipe foi a defesa, a 4ª melhor da competição com 25 gols sofridos (média 0,65), mas o ataque não foi tão bem e foi apenas o 10º com 46 gols marcados (média 1,21). A principal dificuldade do Cruzeiro na Série A foi o desempenho fora de casa. A equipe ficou em 9º lugar, colocação que foi recuperada com o desempenho em casa, no qual o Cruzeiro foi o 4º melhor.

ACtC-3c9qu4FcSMbhJEyMad6HzwE8pLAPIwUnN8w

Mesmo com a queda de desempenho nos últimos meses da temporada, o 7º lugar significa para o Cruzeiro sua melhor classificação na Série A desde 2017, quando ficou em 5º lugar. Uma campanha ótima para um recém-promovido e para a estreia de um técnico na Série A.

ACtC-3fSNtbwuwJJMIhoUbu5u8Vn3iLseiT74mKa

Ao longo da Série A, seis clubes trocaram de técnico durante a competição: Fluminense e Botafogo e os rebaixados São Paulo, Sport, Criciúma e Chapecoense. Ao término da competição, outros três demitiram seus técnicos: Vasco, Vitória e Bahia.

Elenco, transferências e estatísticas: Lahchev foi o destaque

No início da temporada, o Cruzeiro tinha três zagueiros: Jhoan Rivas, Dwann Dionny e Rodrigo (formado na base). Sebastião Oliveira promoveu outro jogador da base, Gláuber, para ter pelo menos quatro zagueiros para a temporada. Em maio, a diretoria trouxe o zagueiro Mário Celso, por empréstimo do Grêmio. O único titular absoluto era o colombiano Jhoan Riva, mas em agosto, a diretoria resolveu se desfazer dos dois pratas da casa, Rodrigo e Gláuber, deixando a equipe até o fim da temporada com apenas três zagueiros. 

A temporada terminou pior do que as expectativas ao término do 1º turno. Com as contusões de Cantú, Barovero e Lahchev, a equipe perdeu desempenho e os seus respectivos substitutos, Juan Ruiz, Durval e Josenílson, não renderam o necessário e mesmo com o retorno dos contundidos, a equipe não jogou tão bem e não conseguiu conquistar muitos pontos.

ACtC-3cJBHzduaxylk56IoLO7WpRAc143GurP_zlACtC-3dhqbScIrQPL01CUMQhL4c3OJlTvT0tQ5FX

Ao término da temporada, apenas cinco jogadores tiveram médias acima de sete: o zagueiro Johan Rivas, os volantes Laino e José Valencia, o meia-externo Barovero e o meia-atacante Hugo. Apenas com as médias da Série A, quatro jogadores conseguiram médias acima de sete: o zagueiro Johan Rivas, o volante José Valencia, o lateral esquerdo Jaílson Wieth e o centroavante Lahchev. Mesmo assim, alguns jogadores do Cruzeiro conquistaram prêmios ao término do campeonato. Vitor Hugo (2º melhor lateral direito), Jhoan Rivas (1º melhor zagueiro), José Valencia (1º melhor volante). Lahchev foi o grande premiado do Cruzeiro: 2º melhor atacante, 3º artilheiro da Série A, 2º lugar como Revelação e 3º como Rei da Bola.

Finanças: Por enquanto, tudo bem

O Cruzeiro caminha, como eu disse na atualização anterior, para voltar a ter saldos globais negativos em breve, alguns anos antes de quitar o empréstimo realizado em 2020 e que terminará em 2045. No momento, a projeção para 2037 melhorou bastante e a expectativa é de um saldo global de quase 100 milhões, mas como se sabe isso muda facilmente.

ACtC-3eO3eMmq5FEmwWUYrE59Ed1bkGiInLmTfTU

Se tudo correr bem, veremos o que acontecerá com o Cruzeiro nos próximos anos. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2035: Grêmio conquista a tríplice coroa | atualizado: 13/12

Fez uma ótima campanha no retorno à Série A, apesar da queda de rendimento do primeiro para o segundo turno. 

Curioso ver como o Daniel Paulista virou um verdadeiro "papa-títulos" dentro do seu save. E com essa temporada brilhante no Grêmio, ainda parece ter muita lenha pra queimar. Impressionante! Mas, ele que se cuide, pois o Tião vem aí! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela temporada! Para uma estreia na Série A, começou muito bem e o 7º lugar é um mérito e tanto. Além disso, chama a atenção que venceu 15 times no campeonato (se minhas contas não estão erradas) e não parece ter um desequilíbrio dos jogos em casa e fora. De modo otimista, significa que o Cruzeiro está bem adaptado aos diferentes esquemas da Série A e não se intimida com os adversários, entretanto, peca um pouco pela inconsistência e isso pode ser melhorado.

Imagino que Tião esteja satisfeito e pronto para uma nova temporada. A ver o rendimento na Libertadores, depois de tantos anos a torcida está ansiosa, e se o destino reserva surpresas para o Tião, quem sabe uma sucessão ao Daniel Paulista??

Por falar nisso, achei muito bem trago a informação sobre os títulos estaduais do Daniel Paulista. Se ele é o treinador de maior sucesso no save, imagino eu, o Tião deve utilizá-lo como espelho, até pela coincidência de iniciar no nordeste e dominar o Brasil. Como os títulos estaduais são o currículo do Tião até aqui, cabe a comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, M. Feitosa said:

Fez uma ótima campanha no retorno à Série A, apesar da queda de rendimento do primeiro para o segundo turno. 

Curioso ver como o Daniel Paulista virou um verdadeiro "papa-títulos" dentro do seu save. E com essa temporada brilhante no Grêmio, ainda parece ter muita lenha pra queimar. Impressionante! Mas, ele que se cuide, pois o Tião vem aí! 

Também achei. Estimei viável um 10º lugar e terminamos em 7º e mesmo com a queda de rendimento no returno permanecemos no 7º lugar que alcançamos no 1º turno.

Também acho que ele vai longe. No momento é o principal técnico brasileiro na ativa. Ele tem 53 anos e em 2038 completará 20 anos como técnico. Ele e o Tião começaram próximos e tem quase o mesmo tempo como técnico, acontece que o Tião é bem mais novo, 37 anos.

 

1 hour ago, Peepe said:

Parabéns pela temporada! Para uma estreia na Série A, começou muito bem e o 7º lugar é um mérito e tanto. Além disso, chama a atenção que venceu 15 times no campeonato (se minhas contas não estão erradas) e não parece ter um desequilíbrio dos jogos em casa e fora. De modo otimista, significa que o Cruzeiro está bem adaptado aos diferentes esquemas da Série A e não se intimida com os adversários, entretanto, peca um pouco pela inconsistência e isso pode ser melhorado.

Imagino que Tião esteja satisfeito e pronto para uma nova temporada. A ver o rendimento na Libertadores, depois de tantos anos a torcida está ansiosa, e se o destino reserva surpresas para o Tião, quem sabe uma sucessão ao Daniel Paulista??

Por falar nisso, achei muito bem trago a informação sobre os títulos estaduais do Daniel Paulista. Se ele é o treinador de maior sucesso no save, imagino eu, o Tião deve utilizá-lo como espelho, até pela coincidência de iniciar no nordeste e dominar o Brasil. Como os títulos estaduais são o currículo do Tião até aqui, cabe a comparação.

Valeu. Também achei muito bom e como disse ao Feitosa, fizemos uma campanha um pouco melhor do que estimamos.

Teve um desequilíbrio sim com disse no post. "A principal dificuldade do Cruzeiro na Série A foi o desempenho fora de casa. A equipe ficou em 9º lugar, colocação que foi recuperada com o desempenho em casa, no qual o Cruzeiro foi o 4º melhor." Em casa, 40 pontos, fora dela, 23.

Eu não acho que nem foi muito inconsistência. Sentimos a falta dos jogadores, como relatei, mas acho que a equipe não conseguiria subir muito mais, as partidas não eram fáceis, isso fica bem caracterízado pela baixa média de gols positivos e até pelo número de empates. A dificuldade que tive nas partidas me lembrou o Flu de Feira na Série B. Se o Cruzeiro continuar vendendo os principais jogadores não terá como fazer frente aos adversários da Série A.

Nova temporada no Cruzeiro? Tião não anda animado não. Está um pouco cansado com dilapidação do elenco seguidamente. Talvez, a Libertadores demore mais alguns anos.

O Daniel se tornou o técnico a ser perseguido no Brasil. Sei lá até aonde ele irá. Acho que ainda poderá superar o Felipão e Tite. Acho que você está esquecendo que o Tião conquistou os títulos da Copa do Nordeste e as Série D,C e B. Estaduais ele tem outros três. Se incluir a A3 de Pernambuco são quatro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima temporada, GG. Fechou o ano com essa belíssima participação no campeonato e devolvendo o Cruzeiro a uma competição internacional depois de tantos anos. A cada vai se tornando um ídolo ainda maior no time. Uma pena ter perdido o Lachev e o Cantú, se não poderia ter ido ainda melhor.

Por falar em Lachev, legal que ele tenha chamado a responsabilidade do time depois da saída do Thiaguinho, porque se dependesse do Felipão 🤡.

O Grêmio aqui também é um potência. Deve ser pelo belo time que eles têm no começo do save, com jovens e tudo mais. Legal essa informação do Daniel Paulista mesmo, sempre legal ver quem são os melhores treinadores na atualidade.

Outras duas coisas interessantes, o Paraná com Loco Abreu fazendo essa bela temporada e o Novo Hamburgo ter conseguido se manter na elite.

As finanças ainda correm bem e deveremos ter contratações ano que vez.

Quais são suas expectativas para o futuro do Tião?

Valeu, GG!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutes ago, ElPerroMG said:

Ótima temporada, GG. Fechou o ano com essa belíssima participação no campeonato e devolvendo o Cruzeiro a uma competição internacional depois de tantos anos. A cada vai se tornando um ídolo ainda maior no time. Uma pena ter perdido o Lachev e o Cantú, se não poderia ter ido ainda melhor.

Por falar em Lachev, legal que ele tenha chamado a responsabilidade do time depois da saída do Thiaguinho, porque se dependesse do Felipão 🤡.

O Grêmio aqui também é um potência. Deve ser pelo belo time que eles têm no começo do save, com jovens e tudo mais. Legal essa informação do Daniel Paulista mesmo, sempre legal ver quem são os melhores treinadores na atualidade.

Outras duas coisas interessantes, o Paraná com Loco Abreu fazendo essa bela temporada e o Novo Hamburgo ter conseguido se manter na elite.

As finanças ainda correm bem e deveremos ter contratações ano que vez.

Quais são suas expectativas para o futuro do Tião?

Valeu, GG!

 

Também achei e fique ainda mais feliz que porque foi próxima da estimativa que fiz. Indica que estou analisando bem o elenco e minhas reais possibilidades. Queria que a equipe tivesse chegado ao término da temporada jogando melhor, mas as contusões de Lahchev, Barovero e Cantu, me derrubaram. Sorte que o Cruzeiro voltará à Libertadores.

Demorou para ele desencantar né? Mas fico feliz que tenha acontecido porque sempre vi potencial nele. Felipão e nada é a mesma coisa. O pior é que gastaram 32 milhões nele.

O Grêmio está bem, mas a potência aqui é o Flamengo, acontece que só tem treinadores argentinos. O Daniel Paulista se deu bem porque vem sendo mantido no clube e aí tem tido a oportunidade de conquistar títulos. Resolvi privilegiar as informações sobre os técnicos, já que o save é sobre isso.

O Paraná do Loco foi a sensação do campeonato, melhor que o Cruzeiro. Nenhum dos quatro recém-promovidos caiu. Novo Hamburgo e o Red Bull estão nessa conta.

E acho que o Cruzeiro vai vender. Ele tem que pagar 40 milhões de empréstimo por ano.

Estou cansado do Cruzeiro por excesso de vendas dos principais jogadores. Em duas temporadas, tive que arrumar uns cinco laterais direitos diferentes. É muito. Terminei a temporada com apenas três zagueiros, um deles por empréstimo. É demais. Mesmo tendo a chance de disputar a pré-Libertadores, Tião está em dúvida se deve seguir ou não. 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande temporada, terminando na zona da Libertadores. O time do Paraná é bom assim mesmo ou é o Loco Abreu que tá tirando tudo que pode?

Sobre o Daniel Paulista, acho engraçado que ele virou uma espécie de Ferguson brasileiro. Coisas que só vemos no FM.

Seria interessante ver o Tião na Libertadores, mas entendo que esteja irritado com a diretoria (qualquer um se sentiria assim).

Acredito que se não ficar no Cruzeiro, o que parece ser a tendência, pode pintar um Flamengo ou Bahia, pelas colocações no campeonato, com o São Paulo correndo por fora (já que não sei se Tião quer voltar pra Série B).

Qualquer que seja o destino, boa sorte e que parem de vender todos os atletas de uma mesma posição haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu. Conseguimos pegar a Libertadores porque o Grêmio conquistou o título da CdB, mas mesmo assim, a colocação seria muito boa.

Eu não consigo ver muita coisa porque uso a máscara de atributos no save. Mas podemos ver algumas coisas por outros meios. Eles eram candidatos ao 14º lugar, o Cruzeiro ao 16º. O Cruzeiro (16ª folha salarial) gasta 80 milhões em salários, o Paraná gasta 123 milhões (11ª folha). Dei uma olhada na comparação de elencos antes da partida entre as duas equipes e o Paraná tem um elenco melhor do que o do Cruzeiro em muitos aributos, mas não dá para negar que o Loco Abreu tem parcela nesse desempenho.

O Daniel Paulista aparece tão bem porque no Quadro de Honra do Brasil os dois primeiros são os argentinos Gallardo e Pablo Quatrochi, ambos treinadores do Flamengo. O DAniel está 11 anos no Grêmio e ele teve um sorte grande de conquistar a Sul-americana no 1º ano de trabalho. Depois passou seis anos só ganhando o estadual e aí ganhou o Brasileiro e no ano seguinte a Libertadores.

Eu também quero participar dela, mas estou um pouco cansado porque o time tem piorado e rápido se pensar que ele só está no clube há duas temporadas. 

Com o Flamengo, eu diria que tem 95% de chance de eu nunca treiná-lo. O Flamengo já ganhou tanto no save, que não vejo Tião lá. Fazendo o quê? Ganhando o que outros já ganharam? Tião volta fácil para a Série B e até para a Série C, dependendo do clube e do "projeto".

Obrigado pelo apoio. Daqui a pouco vou colocar um goleiro para jogar na lateral direita.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2036: Depois de 17 anos

Novo contrato: Motivos para ficar

Quem acompanha mais atentamente o save deve se lembrar da insatisfação de Sebastião Oliveira com a forma que as transferências do Cruzeiro têm sido trabalhadas pela diretoria. Por conta disso, a saída dele do Cruzeiro ao término da temporada 2035 era quase certa. Contudo, a situação se modificou e ele permanecerá por pelo menos mais uma temporada, mesmo com o contrato tendo sido renovado por três temporadas por exigência da direção do Cruzeiro. 

Fora a insatisfação com as constantes vendas de titulares e também de jovens do Cruzeiro, não havia outro motivo para deixar o clube. Na verdade, o bicampeonato mineiro e, principalmente, o 7º lugar na Série A e que garantiu a vaga para disputar as fases eliminatórias da Copa Libertadores, indicavam a permanência de Sebastião Oliveira no Cruzeiro.

Alguns motivos ligados diretamente ao save pesaram bastante para eu decidir pela permanência de Sebastião Oliveira no clube. Um deles é ver de perto como a diretoria do clube se comportará diante do mercado de transferências em sua 2ª temporada na Série A e com o saldo global em queda. Outro motivo é ter o gosto de disputar a Copa Libertadores depois de muitas temporadas jogadas e, principalmente, com uma equipe de qualidade inferior a outras. Por último, a chance de poder mudar o sistema tático por um que ainda não foi utilizado no save e utilizando-se do mesmo elenco. Ideia que só apareceu de última hora.

ACtC-3dRITb3jjWjv96t9CXzuxggnKEyVCFkY0gZ

Esses foram os principais motivos que acabaram surgindo, enquanto eu decidia se o Sebastião Oliveira deveria ou não deixar o Cruzeiro e que pesaram para a permanência dele no clube. Aproveitando a renovação, Sebastião Oliveira iniciou um curso para adquirir a licença A Continental, a última antes da licença Pro.

ACtC-3cu3OOf9KHoXuR4QVZ5scfWCocfD3AIAvm6

A temporada 2036 promete ser mais movimentada que a temporada anterior. Se tudo der certo, o Cruzeiro participará da fase de grupos da Copa Libertadores, além das outras três competições que disputará, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série A.

Uniforme: Homenagem aos anos 1970

Em 2036, o Cruzeiro completa 60 anos do título de sua primeira Copa Libertadores, vencida contra o River Plate, em 1976. Além dessa efeméride, a Raposa está voltando à principal competição da América do Sul, depois de 17 anos e a primeira vez no save.

Na época do título da Copa Libertadores, o Cruzeiro não tinha a Adidas como fornecedora de uniformes. A primeira vez que a marca alemã vestiu o Cruzeiro foi entre 1985 e 1989. Procurando conciliar essas duas situações, pensei em um uniforme retrô, como se o Cruzeiro usasse Adidas em 1976. A base é o uniforme que a seleção brasileira usou na Copa do Mundo de 1978, com gola e punho da manga com a mesma cor das três listras, mas em vez da gola careca, a gola v, usada pelo Cruzeiro em 1976. 

Por favor, vote na enquete e se quiser, opine em um post.

ACtC-3cHKMQ4RJ_vwyRO6sXr6FaxQSH7r-Q7rmy8AEY-FM23UP3b0hEyrm55NTvc9HQyI6HYO6teQ8mK2LCJ1jx0k3KMYorrbPV0jG0S6f5AJtM1WMImaDtbgKKP146Uam7GtwL3xT6IjwCXnPaqYjxqqX1dYw=w800-h437-no?authuser=0
Clique na imagem para ampliá-la e clique aqui para ouvir o hino do Cruzeiro. Template de Marito Rodriguez


Elenco e transferências: abundâncias e carências 

Quando jogamos FM, uma das primeiras ações de um treinador humano é analisar o elenco, ver as carências e os excessos e providenciar que ele se torne mais equilibrado. As ausências de jogadores em determinada posição são preenchidas, enquanto os excedentes são negociados. 

Quando se joga com o diretor de futebol controlando integralmente todo o processo de formação do elenco, a dinâmica do save é completamente diferente. O diretor de futebol tem sua própria personalidade, reputação, qualidades, defeitos e as próprias opiniões sobre como deve ser montado o elenco. Isso mexe bastante com o save e pode trazer um desafio adicional se é isso que você busca.

Mesmo com 15 temporadas jogadas nesse modo, ainda não tenho uma opinião definitiva sobre o trabalho do diretor de futebol na formação de um elenco. Preciso trabalhar com diretores de futebol com qualidade maior para saber como eles agem nessa questão, para aí sim, poder opinar.  

A temporada começou com o elenco dispondo de 22 jogadores. Contudo, com as quatro contratações no mês de janeiro e mais um jogador que puxei do Sub-20, o elenco do Cruzeiro tem no fim de fevereiro, 27 jogadores com nove formados na base do clube

ACtC-3f5TzJdb0IIsQA34apegggW_Cu9WRYHBS9kACtC-3eWeuhOafLfAtvnBMdWBNw8J1UAIS1gu2su

Mesmo com as contratações, o elenco do Cruzeiro continua como um dos piores da Série A. O elenco do Cruzeiro tem 18 atributos (16 em 2035) acima da média, sendo que apenas seis (cinco em 2035) deles estão entre os cinco melhores. Os demais 58 atributos (60 em 2035) estão abaixo da média, sendo que 50 atributos (46 em 2035) estão entre os cinco piores.

O Cruzeiro não está bem servido em todas as posições e existem desequilíbrios. Por exemplo, a diretoria contratou mais um goleiro, o que deixa o elenco principal com três, sendo que nas três equipes (principal, reserva e sub-20), o Cruzeiro tem oito goleiros.

Depois de tanto reclamar, um lateral direito foi contratado, o colombiano Luis Cañarete. Juntamente com  ele retornou Edilson, que estava por empréstino no Palestino (Chile). Com isso Vitor Hugo, o 2º melhor lateral direito da Série A, foi devolvido à zaga, já que o Cruzeiro dispõe de apenas outros dois zagueiros, Rivas e Dionny.

Para jogar como lateral esquerdo, o elenco tem dois jogadores: Laureci e Jailson Wieth. Para jogar como meia central, o único natural da posição é Hugo. Se faltam opções em uma posição, sobram em outras. Para a posição de centroavante são cinco atacantes: Lahchev, Felipão, Josenílson, Fagner Neto e André Alex.

Houve um tempo no Cruzeiro, logo na chegada de Tião Oliveira, que o elenco teve sete volantes, o que possibilitou que alguns jogassem como defesa central e lateral direito. Atualmente, o Cruzeiro tem apenas dois (Zé Anderson e Laino) e por isso, o jovem PH foi puxado para a equipe principal.

Na temporada passada, Sebastião Oliveira tinha dois jogadores para jogar como meia-externo esquerdo (Barovero e Josedith). Com a chegada de Durval, ele foi treinado para jogar lá também. Agora, outros dois foram contratados, ambos ao Vasco: Federico Bazán (empréstimo) e Giuseppe (definitivo), um jogador de 30 anos contratado por 21 milhões ao Vasco. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2036: Depois de 17 anos | atualizado: 18/12

Quando eu vi o título de uma atualização passada, em que estava no Cruzeiro, eu pensei: como assim? Acompanhar a saga faz perceber o sentido e a correção do caminho.
Eu demorei para chegar aqui pela quantidade de atualizações perdidas. Sempre iniciava e parava. Poderia pegar o bonde andando, porém ficaria com questões mal resolvidas, como essa que indiquei ali acima.
Não vou tecer comentários sobre cada temporada, porque com isso eu nunca conseguiria me atualizar (ficaria preso em detalhes, o tempo passaria, mais atualizações viriam...), já irei para um comentário geral. De qualquer forma, sinto-me engajado o suficiente para comentar agora.
A saga teve uma mudança fundamental e um crescimento evidente com a ida de Sebastião ao Íbis. Nada mais curioso que ser campeão pela primeira vez num clube famoso pelas derrotas.
Dali, propos o Sebastianismo? Porém, time tricolor, nordestino, campeão de divisões de acesso, Estadual e Copa do Nordeste? Do tricolor vai ao Cruzeiro? O nome disso pra mim é Cenismo hahaha.
Ao combalido Cruzeiro chegou um técnico gabaritado. Jovem, porém experiente. Amável com a imprensa - onde se encerra as comparações com Ceni.
No Cruzeiro o esperado. Ganha a série B com um pés nas costas, em um título que tem sotaque americano, de Rivas que segura tudo lá atrás, e passa para Cantu e Barovero municiarem Jotapê. A volta à primeira divisão ficou de bom tamanho e encaminha uma próxima temporada ainda melhor

Assim como eu curto demais Bega e Nismo fazendo uniformes, os teus foram um primor também. Dá uma imersão a mais à história e fica bem legal de acompanhar.

Já aprendi uma ou duas dicas só de ler alguns comentários.

Fui pego achando que tinha ido pro Grêmio hahaha
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu comentei por aqui pela última vez, Tião ainda era treinador do Íbis e quando retorno está em um dos grandes times do país e tendo a oportunidade de disputar a Libertadores, mas sem nenhuma dúvida é um reconhecimento pelo excelente trabalho no pássaro preto

Sempre me chama a atenção jogadores mexicanos em times brasileiros no FM, assim como africanos, e confesso que foi um ponto que o FM20 me decepcionou, pois vejo croatas, até com certa carreira, como o Perisic, vindo pra América do Sul em 3 ou 4 temporadas. Nada a ver com o tópico, mas apenas uma opinião. 😅

Vamos ver como será essa temporada. Chegar às quartas da Libertadores é uma exigência alta, mas possível. 

Boa sorte, GG. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 hours ago, Nei não cai (38D) said:

Quando eu vi o título de uma atualização passada, em que estava no Cruzeiro, eu pensei: como assim? Acompanhar a saga faz perceber o sentido e a correção do caminho.
Eu demorei para chegar aqui pela quantidade de atualizações perdidas. Sempre iniciava e parava. Poderia pegar o bonde andando, porém ficaria com questões mal resolvidas, como essa que indiquei ali acima.
Não vou tecer comentários sobre cada temporada, porque com isso eu nunca conseguiria me atualizar (ficaria preso em detalhes, o tempo passaria, mais atualizações viriam...), já irei para um comentário geral. De qualquer forma, sinto-me engajado o suficiente para comentar agora.
A saga teve uma mudança fundamental e um crescimento evidente com a ida de Sebastião ao Íbis. Nada mais curioso que ser campeão pela primeira vez num clube famoso pelas derrotas.
Dali, propos o Sebastianismo? Porém, time tricolor, nordestino, campeão de divisões de acesso, Estadual e Copa do Nordeste? Do tricolor vai ao Cruzeiro? O nome disso pra mim é Cenismo hahaha.
Ao combalido Cruzeiro chegou um técnico gabaritado. Jovem, porém experiente. Amável com a imprensa - onde se encerra as comparações com Ceni.
No Cruzeiro o esperado. Ganha a série B com um pés nas costas, em um título que tem sotaque americano, de Rivas que segura tudo lá atrás, e passa para Cantu e Barovero municiarem Jotapê. A volta à primeira divisão ficou de bom tamanho e encaminha uma próxima temporada ainda melhor

Assim como eu curto demais Bega e Nismo fazendo uniformes, os teus foram um primor também. Dá uma imersão a mais à história e fica bem legal de acompanhar.

Já aprendi uma ou duas dicas só de ler alguns comentários.

Fui pego achando que tinha ido pro Grêmio hahaha
 

Vi que estava colocando a leitura em dia pelos "joinhas". São muitas temporadas, muitas atualizações em cada uma. Fica complicado.

A chegada ao Íbis foi decisiva mesmo, ali a coisa começou a mudar no save. Com essa peculiaridade que você citou, tanto o Íbis e o Sebastião foram conhecer o sabor de ser campeão juntos.

A torcida de Feria de Santana resolveu fazer um agrada ao técnico. Nada mais merecido, não é mesmo?

O Cruzeiro foi uma oportunidade que não se podia perder, mesmo com tantos anos longe do sucesso do passado. A contratação da diretoria tinha exatamente o que o Tião entregou. Uma promoção tranquila e com título. 

Pois é, decidi que ia fazer uma graça para todos os clubes com os uniformes e desde o início tem sido assim. Às vezes atrasa um pouco as coisas, mas quando vem um comentário legal, como o seu e de outros, motiva.

O melhor de acompanhar os saves é o que aprendemos com eles.

De vez em quando eu engano alguém.

Bem-vindo.

19 hours ago, L U I Z said:

Quando eu comentei por aqui pela última vez, Tião ainda era treinador do Íbis e quando retorno está em um dos grandes times do país e tendo a oportunidade de disputar a Libertadores, mas sem nenhuma dúvida é um reconhecimento pelo excelente trabalho no pássaro preto

Sempre me chama a atenção jogadores mexicanos em times brasileiros no FM, assim como africanos, e confesso que foi um ponto que o FM20 me decepcionou, pois vejo croatas, até com certa carreira, como o Perisic, vindo pra América do Sul em 3 ou 4 temporadas. Nada a ver com o tópico, mas apenas uma opinião. 😅

Vamos ver como será essa temporada. Chegar às quartas da Libertadores é uma exigência alta, mas possível. 

Boa sorte, GG. 

Eita, já passou muito tempo. A fase no Íbis foi muito importante.

Também não vejo muito sentido os mexicanos por aqui. Os de outros países sul-americanos não vejo problema. Africanos também não, o que é um vacilo grande dos clubes brasileiros. No caso do Lahchev que é búlgaro, como ele já surgiu no Cruzeiro e creio que seja por conta da parceria que o clube tem com o Lokomotiv Plovdiv. Tive também outros jogadores com dupla nacionalidade, mas eram nascidos no Brasil, mas com ascendência estrangeira, o que é mais comum.Também não gosto muito de certas coisas que acontecem nesse sentido, mas essas últimas que citei fazem sentido na minha opinião.

Toda vez que tiver espaço para colocar uma expectativa mais alta, o Tião escolherá ela. Não só para aumentar a exigência, como também para aumentar a pressão da diretoria sobre ele, mesmo se eu souber que não tem time para isso.

Vaelu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei surpreso por continuar no Cruzeiro, devido à insatisfação na temporada passada. Mas a Libertadores tem o seu valor, não? haha.

O elenco parece um pouco mais equilibrado do que na temporada anterior e pelas informações sobre a média de atributos parece ter evoluído um pouco.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, div said:

Fiquei surpreso por continuar no Cruzeiro, devido à insatisfação na temporada passada. Mas a Libertadores tem o seu valor, não? haha.

O elenco parece um pouco mais equilibrado do que na temporada anterior e pelas informações sobre a média de atributos parece ter evoluído um pouco.

Boa sorte!

Estive bem próximo de trocar de clube, mas alguns comentários de vocês me fizeram pensar mais um pouco. E quem perderia a oportunidade de disputar a Libertadores, né?

Acho que ainda está desequilibrado, mas já estou acostumado e me virando. Na média, acho que os atributos estão quase na mesma da temporada passada, ganhei alguma coisa boa, mas o que era ruim piorou ainda mais e no geral quase 60 dos 76 atributos estão abaixo da média. É muita coisa.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindo o uniforme, GG. Achei inclusive o mais bonito de todos até aqui. 

Fico feliz que tenha ficado no Cruzeiro, sendo clubista hahah. Com o reforço de ium lateral direito, que você tanto queria, quem sabe não consiga brigar por títulos mais importantes na temporada. Mesmo com a comparação dos atributos e a expectativa da direção indo ao contrário, acredito que você possa copar na temporada.

Tomara que dê tudo certo nessa temporada, que tudo indica que será a último do Tião em solo mineiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutes ago, ElPerroMG said:

Lindo o uniforme, GG. Achei inclusive o mais bonito de todos até aqui. 

Fico feliz que tenha ficado no Cruzeiro, sendo clubista hahah. Com o reforço de ium lateral direito, que você tanto queria, quem sabe não consiga brigar por títulos mais importantes na temporada. Mesmo com a comparação dos atributos e a expectativa da direção indo ao contrário, acredito que você possa copar na temporada.

Tomara que dê tudo certo nessa temporada, que tudo indica que será a último do Tião em solo mineiro.

Legal que um torcedor cruzeirense tenha gostado dos uniformes. Depois que o @Peepe sugeriu um uniforme com as três listras no ombro e manga,  eu achei esse template. Ele chegou em um bom momento do save.

Estive muito perto de sair mesmo, mas vi que ia perder algumas coisas interessantes que poderiam acontecer e resolvi dar mais um ano para o clube. Esse lateral chegou em ótima hora e de quebra o outro retornou do empréstimo. Acho que não vai ser muito diferente do ano passado. O Mineiro será o título a ser disputado, mas os demais dependerá de muitas outras coisas. Acho possível fazer boas campanhas, mas títulos dependerão da sorte também.

É bastante provável que seja a última mesmo. Por conta do curso, é provável que ele vá até dezembro. Vamos ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi um percurso bonito até chegares ao Cruzeiro. Vários títulos pelo caminho, incluíndo a promoção à Série A, onde poderás finalmente lutar pelo título de campeão brasileiro. 

Sendo português, fiquei a conhecer equipas brasileiras que me eram completamente desconhecidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, Cadete213 said:

Foi um percurso bonito até chegares ao Cruzeiro. Vários títulos pelo caminho, incluíndo a promoção à Série A, onde poderás finalmente lutar pelo título de campeão brasileiro. 

Sendo português, fiquei a conhecer equipas brasileiras que me eram completamente desconhecidas.

Bem-vindo, Cadete.

Durante muitos anos, o CMPT também foi minha casa. Espero que fique por aqui também e compartilhe seus saves. Curiosamente, estamos fazendo saves com a mesma proposta deixando a maioria das responsabilidades nas mãos do diretor de futebol.

Em um país com dimensões continetais, ainda existem muitos outros, que infelizmente, na maioria dos casos, apenas sobrevivem. Um save onde você poderá conhecer ainda mais é o do @marciof89, Do Oiapoque ao Chuí.

Valeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutes ago, ggpofm said:

Bem-vindo, Cadete.

Durante muitos anos, o CMPT também foi minha casa. Espero que fique por aqui também e compartilhe seus saves. Curiosamente, estamos fazendo saves com a mesma proposta deixando a maioria das responsabilidades nas mãos do diretor de futebol.

Em um país com dimensões continetais, ainda existem muitos outros, que infelizmente, na maioria dos casos, apenas sobrevivem. Um save onde você poderá conhecer ainda mais é o do @marciof89, Do Oiapoque ao Chuí.

Valeu.

 

Obrigado. Lembro-me de ti ainda no CMPT. Registei-me lá em 2006. Vou abrir um save aqui brevemente e espero ficar por aqui. Já dei uma "vista de olhos" no save do marciof89. Desafios super interessantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Tião fez bem em permanecer mais uma temporada no Cruzeiro, principalmente, por conta da chance de disputar a Libertadores. 

Jogar esse tipo de desafio, com o diretor de futebol tomando conta das entradas e saídas do elenco, tem se mostrado algo bem interessante, mesmo numa divisão de topo. Penso que o fator da imprevisibilidade é mantido de uma forma bacana ao jogar dessa forma, o que torna o passar das temporadas bem menos "calculável". Praticamente, não dá para fazer planos. É lutar com o que tem.

Ah! Os uniformes ficaram muito bonitos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, M. Feitosa said:

Acho que o Tião fez bem em permanecer mais uma temporada no Cruzeiro, principalmente, por conta da chance de disputar a Libertadores. 

Jogar esse tipo de desafio, com o diretor de futebol tomando conta das entradas e saídas do elenco, tem se mostrado algo bem interessante, mesmo numa divisão de topo. Penso que o fator da imprevisibilidade é mantido de uma forma bacana ao jogar dessa forma, o que torna o passar das temporadas bem menos "calculável". Praticamente, não dá para fazer planos. É lutar com o que tem.

Ah! Os uniformes ficaram muito bonitos!

Também acho que ficou de bom tamanho, independentemente do que aconteça na temporada.

Preciso de segunda temporada no Cruzeiro para ver como o DdF se comporta nessa situação. Geralmente, os treinadores humanos já iniciam a reforma do elenco no primeiro na Série A e seguem reformando-o nos anos seguintes. E o DdF? Segue o mesmo padrão? Tive que aproveitar essa oportunidade para verificar isso, já que não sei se o Tião voltará a jogar com uma equipe recém-promovida. Se a pessoa não se incomoda verdadeiramente com essa imprevisibilidade, pode ser realmente algo divertido.

Onrigado pela opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse modelo da Adidas com as pontas da manga na cor oposta a predominante da camisa é espetacular, esse modelo da Adidas é lindo e uma ótima referência aos 60 anos da Libertadores.

É muito curioso o jeito como o jogo desenvolve alguns elencos, o Cruzeiro aparenta ter dinheiro e potencial mas o elenco não melhora e vai pra mais uma temporada em posição inferior. É triste pensar isso mas aparenta que vai sofrer o mesmo do Flu de Feira, isto é, voltar a decadência sem o Tião. 

Boa sorte na Libertadores e vamos torcer pra que tudo dê certo logo no sorteio, ele costuma definir o destino de times como o Cruzeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, Peepe said:

Esse modelo da Adidas com as pontas da manga na cor oposta a predominante da camisa é espetacular, esse modelo da Adidas é lindo e uma ótima referência aos 60 anos da Libertadores.

É muito curioso o jeito como o jogo desenvolve alguns elencos, o Cruzeiro aparenta ter dinheiro e potencial mas o elenco não melhora e vai pra mais uma temporada em posição inferior. É triste pensar isso mas aparenta que vai sofrer o mesmo do Flu de Feira, isto é, voltar a decadência sem o Tião. 

Boa sorte na Libertadores e vamos torcer pra que tudo dê certo logo no sorteio, ele costuma definir o destino de times como o Cruzeiro.

Pois é, lembro muito desses uniformes por conta da Copa de 78, a primeira que me lembro.

Também acho curioso. Fico sem saber se esses desequilíbrios e escolhas de montagem do elenco são projetados ou mau aplicação da ideia pela SI. Por outro lado, se o elenco estivesse nas mãos de um treinador humano, já na temporada anterior ele já seria melhor e nessa, então, nem se fala. Também acho que o que irá acontecer é isso mesmo. Quando o Tião sair, o Cruzeiro não se segurará por muito tempo.

Obrigado, mas pensando seriamente, o Cruzeiro não deve ter condições de chegar muito longe na Libertadores, mesmo contando com a imprevisibilidade do mata-mata. Em certa medida seria até frustrante se chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2036: Para dar confiança ao que virá

Tática: Dois atacantes

Agradeço novamente aos que votaram na enquete sobre os uniformes da temporada. Dessa vez tivemos oito votantes. Valeu.

Um dos motivos para eu fazer um save de carreira foi a vontade de jogar com várias táticas e funções diferentes, algo que seria incentivado com as mudanças de clube. Tenho feito isso desde o início e já utilizei várias táticas diferentes, mas ainda não utilizei, por exemplo, uma defesa com três zagueiros, um ataque com dois atacantes e o 4-2-2-2 brasileiro.

Quando eu estava pensando em motivos para que Sebastião Oliveira pudesse permanecer no Cruzeiro, surgiu a ideia de utilizar uma nova tática para aproveitar melhor os cinco centroavantes do elenco. Foi pensando em utilizar dois deles entre os onze titulares que optei por abandonar o 4-5-1 (4-2-2-1-1) das duas temporadas no Cruzeiro.

ACtC-3cc7fkDuW_OFAFyCh6nApdZIR_t7fGr00M2zQAMg9qTiBO8VjvdzfYMusvkg_FG_NbyVZ3KTHfx2yoTa_WruNnVeElu1cFqFjYh7OAV735r9ZuV9fmPW_w3FAjvgp7hDYpzD8MGDQIoK671NlLEwy_a3A=w580-h532-no?authuser=0Com relação ao 4-5-1 (4-2-2-1-1) das temporadas passadas, as principais mudanças posicionais foram o abandono do uso de um meia-atacante para ter os dois atacantes e também o abandono do uso de dois volantes para ter um meia central. Com essas mudanças, o time terá  a defesa com o goleiro e quatro defensores, o meio-campo com um volante, um meia central e dois meias-externos e o ataque com os dois atacantes.

Começando da defesa, tenho o goleiro como Guarda-Redes (defender) e dois zagueiros como Defesa Central (defender). Antes de falar dos laterais, vou para o meio-campo formado pelo volante, um meia central e dois meias-externos. À frente da dupla de zagueiros terei um volante como Pivô Defensivo (defender) para que ele possa recuar como um “3º zagueiro” quando o goleiro tiver a posse de bola e fazer a Saída Lavolpiana (Saída de Três).  

Os dois meias-externos jogarão nas funções que atuavam na temporada passada, mas com uma mudança de tarefa no lado direito. Para aproveitar mais a ofensividade dos jogadores que tenho para o setor (Cantú, Juan Ruiz e Luís Gustavo) utilizarei um Extremo (atacar) em vez de um Extremo (apoiar), com isso ele jogará um pouco mais avançado no gramado e muitas vezes receberá o passe já se deslocando para frente. Do lado esquerdo, o meia-externo jogará como Organizador Aberto (apoiar), da mesma maneira que jogava na temporada passada. Entre esses dois meias-externos, terei um meia central jogando como Médio Centro (apoiar).

No meio-campo com três jogadores jogando da forma como o Cruzeiro jogará, sobra um espaço considerável entre um e outro. No lado direito, o Extremo (atacar) ficará aberto, como determina a função dele, por conta disso, pedirei que o lateral direito da equipe jogue como Defesa Ala Invertido (apoiar) para aproveitar esse espaço entre o meia central e o meia-externo direito. ele será como um “2º volante”, mas tenho dúvidas se ele não atrapalhará a Saída Lavolpiana por ficar em uma posição mais fechada quando a equipe tiver a posse de bola, em vez de ficar aberto na lateral para aproveitar a saída com três jogadores (dois zagueiros e o volante).

No lado esquerdo, a situação é diferente. O Organizador Aberto (apoiar) fecha mais para o meio e é menos ofensivo, como determina a função dele, abrindo um corredor pelo lado esquerdo que poderá ser aproveitado se alguém subir por ali. Por isso, meu lateral esquerdo jogará, inicialmente como Ala (atacar) avançando até o terço final do gramado, nesse caso, fazendo naturalmente um overlapping com o Organizador Aberto (apoiar) pela diferença de mentalidades entre eles.

No ataque, tenho dois atacantes e por conta da ausência de jogadores da minha equipe na intermediária adversária, como o Cruzeiro tinha na temporada passada, quero que um dos atacantes recue para fazer essa conexão entre o ataque e o meio-campo, o Avançado Recuado (apoiar), enquanto o outro atacante poderá ficar mais avançado, o Ponta-de-Lança (atacar) e um Avançado Recuado (apoiar).

O meu Ponta-de-Lança (atacar) jogará pelo lado esquerdo, provavelmente recebendo passes do Organizador Aberto (apoiar), enquanto o Avançado Recuado (apoiar), recua para compensar  a ofensividade do meia-externo direito e do lateral direito. Uma configuração que adicionei foi que esses dois atacantes trocarão de posição durante a partida.

Tenho algumas alternativas prévias, por exemplo, se o Defesa Ala Invertido (apoiar) não funcionar bem, ele mudará para Ala (apoiar). Se eu quiser que o meia central chegue mais ao ataque, posso alterá-lo para Médio Centro (atacar), mas aí para contrabalançar, colocarei o Extremo (atacar) com Extremo (apoiar) e aí precisarei que o Ala (apoiar) do lado direito se torne Ala (atacar).

Campeonato Mineiro: Quase perfeito

A única competição na temporada na qual o Cruzeiro entra com obrigação de lutar pelo título é o Campeonato Mineiro. Se vencer a edição de 2036, o Cruzeiro conquistará o tricampeonato, algo que não se repete desde o tricampeonato de 2018-19-20.

Por enquanto, o Cruzeiro fez a melhor campanha desde a chegada de Sebastião Oliveira na fase classificatória. A equipe venceu as 11 partidas com 34 gols marcados e apenas quatro sofridos.

ACtC-3e7MuOkPbP3r-cLi0TXI_Vq-IcNWzH_h00E

O Cruzeiro fez a maior goleada do campeonato, o 6 a 0 sobre a URT (4-2-2-2) e também a segunda maior ao lado do América, que respectivamente derrotaram por 5 a 0  o Villa Nova (4-1-4-1) e  URT. 

O Cruzeiro também goleou a surpresa do campeonato, o Ipatinga (4-4-2), que conseguiu uma vaga na semifinal, que nas últimas três temporadas foi ocupada pelo Villa Nova. A partida foi na 6ª rodada e o Ipatinga também estava invicto com cinco vitórias em cinco partidas. O Ipatinga abriu o placar aos 16, mas depois foi goleado por 5 a 1.

ACtC-3ew19JPkjKTev2aCYF8uGX8ymL9F-lg60mQ

Contra os rivais, América (4-2-3-1 MD) e Atlético (4-2-3-1 MD), a Raposa também conquistou os três pontos.Com um time misto nas duas partidas, o Cruzeiro venceu o América por 1 a 0 e o Atlético por 3 a 0.

ACtC-3dyZDQSZaXqJbr_Yi4_1ltArpp6L2iTDaDd

Mesmo com uma média de três gols marcados por partida, em três delas o Cruzeiro venceu por apenas 1 a 0. Além da partida contra o América, o Cruzeiro venceu o recém-promovido Portal (4-14-1), de Uberlândia, e o Tombense (4-2-3-1 MD) pelo placar mínimo também utilizando um time misto.

ACtC-3e5lSFY5raJhJlJ750THZUZx6aS6Bovfxck

O adversário da semifinal será o mesmo das outras duas temporadas anteriores, o América.

Copa Libertadores: De volta 17 anos depois

O Cruzeiro entrou na Copa Libertadores na 2ª fase de qualificação em meio à disputa do Campeonato Mineiro. No save, os clubes brasileiros têm passado nas fases de qualificação quase sempre. Na 2ª fase de qualificação, exceto três vezes, um clube brasileiro não passou: Corinthians (2020), Athletico Paranaense (2026) e Internacional (2029). Na 3ª fase de qualificação, as eliminações são um pouco mais frequentes: São Paulo (2021), Vitória (2028), Vasco e Atlético Mineiro(2031), Internacional e Atlético Mineiro (2033).

O adversário da Raposa na 2ª fase de qualificação foi o Danúbio (Uruguai), do técnico uruguaio Amaranto Abascal, no clube desde 2030. O Danúbio venceu a Primera División em 2023 (vice em 2020 e 2033) e a Supercopa Uruguaia em 2024 e 2032 (vice em 2034). Nos 15 anos de save disputou a Libertadores nove vezes, mas sem passar da fase de grupos. 

A partida no Mineirão poderia ter sido melhor para o Cruzeiro se a equipe não tivesse sofrido um gol do Danúbio (4-2-2-2 com meias externos) nos acréscimos e vencido por 2 a 1. Na partida de volta, o Cruzeiro não correu riscos e o Danúbio (4-2-2-2 com meias externos) não conseguiu fazer valer o fator casa. No 2º tempo, com um gol de Barovero, o Cruzeiro confirmou a classificação para a fase seguinte com outra vitória, mas por 1 a 0.

ACtC-3dUbJDoh-ueyeZDwW37hr5cUQ83MhyNWzwG

Na 3ª fase de qualificação, o Cruzeiro enfrentou o O'Higgins (Chile), do chileno Rodrigo González, desde 2034 no clube. O clube chileno foi Campeão Nacional em 2030 (vice em 2028 e 2034) e da Copa do Chile em 2029-30 e 2035 (vice em 2028 e 2031) e da Supercopa do Chile em 2031 (vice em 2029, 2030, 2036). Na Copa Libertadores participou seis vezes no save. Foi semifinalista em 2029 e quadrifinalista na temporada passada. Na ida, novamente disputada no Mineirão, as estatísticas até foram equilibradas, mas o placar de 5 a 1 sobre O’Higgins (4-4-1-1) garantiu a vaga ao Cruzeiro antecipadamente.

ACtC-3eE_PPYmOnM-e_riCMyM5KLJ9RaAtpO6Wa5

Na partida de volta, a equipe chilena foi para o tudo ou nada, mas o Cruzeiro novamente foi melhor que O’Higgins (4-1-2-3 sem extremos) e derrotou os chilenos por 2 a 1, garantindo a vaga na fase de grupos, assim como o Internacional que passou Juan Aurich (Peru) e o Olímpia (Paraguai).

Diferentemente do Campeonato Mineiro, a expectativa da diretoria era alcançar a fase de grupos, mas como eu sempre quis fazer no save, preferi que Sebastião Oliveira escolhesse o objetivo mais avançado disponível, as quartas de final. Para alcançar esse objetivo, o Cruzeiro tem que passar no grupo com Corinthians, Lanús (Argentina) e River Plate (Uruguai). 

O Lanús, na atual temporada, 2035/36, está em 4º lugar na Superliga Argentina. O clube não disputa a Libertadores desde 2032, quando foi semifinalista e foi eliminado pelo campeão Grêmio. No save, o clube foi campeão da Superliga Argentina em 2026 (vice em 2028), da Copa Argentina em 2028 e 2031 e da Supercopa Argentina em 2027 e 2032. Com o técnico Hugo Fontana, desde 2033, o Lanús (4-2-3-1 MD) fez uma partida bastante equilibrada contra o Cruzeiro e com quatro gols no 1º tempo, empatou em 2 a 2.

ACtC-3f0Xt3XygtFE6oR7prM0zz5UHE8WhfZ5yH3

Na 2ª rodada, o Cruzeiro recebeu o River Plate, do técnico uruguaio Maurício Prieto, desde 2032 no clube. O River Plate é o atual campeão da Primera Divisíon. No save, o clube também conquistou a Segunda División em 2024 e foi vice-campeão da Supercopa Uruguaia em 2036 e  disputa pela primeira vez a Libertadores. No Mineirão, o River Plate (4-2-2-2 com meias externos) surpreendeu e abriu o placar, aos 9, mas levou a virada e foi goleado por 4 a 1. É um time corajoso e perigoso.

ACtC-3d-zUw5IcrwwfDZHZSDnOSLXVQOFxYuqWv9

O Corinthians é o favorito do grupo. Sob o comando de Roger Machado desde 2030, após ter deixado a seleção brasileira, o Corinthians foi o 4º colocado da Série A em 2035. No save, conquistou a Copa Sul-americana em 2027, a Copa do Brasil em 2028 e 2030 (vice em 2032), o Campeonato Paulista em 2028-29-30 (vice em 2023-24, 2026, e 2035) e a Supercopa do Brasil em 2031 (vice em 2029). O Corinthians só não disputou a Libertadores em 2023 e entre 2025 e 2027. Na partida contra o Cruzeiro, o Corinthians (4-2-3-1) teve uma partida difícil, equilibrada, que terminou em 0 a 0, mas manteve o Timão na liderança do grupo.

ACtC-3f7Zdfyr2AAu5UVKSQtbS6kYeOAho27L7Ab

ACtC-3fRNe7xowUxbOQAscFCh3KX1x9id32ZDNQZ

O grupo ainda está indefinido, mas o Corinthians caminha para a classificação. O Cruzeiro terá duas partidas em casa e se alcançar 10 pontos, provavelmente se classificará. O River Plate também almeja a classificação, mas terá uma partida decisiva contra o Lanús, fora de casa.

Feliz Natal a todos que acompanham o save. Cuidem-se. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2036: Para dar confiança ao que virá | atualizado: 24/12

Essa tática está a funcionar e no estadual estás imparável. Várias vitórias convincentes, incluíndo o 3-0 no Atlético. Agora temos o América que é para eliminar rumo ao tri.

Na Libertadores, com maiores ou menores dificuldades, chegaste à fase de grupos. Fase mais complicada com equipas mais fortes mas conseguiste bons empates em Lanús e no terreno do Corinthians. Agora é aproveitar o fator casa para garantir a passagem à próxima fase.

Feliz Natal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...