Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

Análise tática sempre bem detalhada e cuidadosa, é difícil planejar algo novo se sabemos que o elenco vai mudar mas novamente Tião usa bem os pontos fortes do elenco e cria algo muito bem equilibrado. Funções como o Organizador Móvel e o Pivô Defensivo são excelentes e o time está equilibrado mas é tão difícil encontrar jogadores capazes de fazer a função. Que bom que consegue e os resultados são fáceis de perceber.

Falávamos do sorteio da Libertadores e acho que ele te favoreceu, o abismo entre brasileiros e argentinos para o resto do continente faz com que o River seja o patinho feio do grupo e vê-los ganhando do Lanus facilita demais sua vida. Diria que a classificação está sob controle e no mata-mata seja o que Deus quiser.

Pro Mineiro, não há o que dizer, está passando o carro como precisa ser feito, mas o campeonato só começa na final contra o Atlético.

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho ótimas lembranças do esquema com três zagueiros que utilizava com o Sanhueza. É uma boa formação, com tantos prós e contras quanto qualquer outra, embora muitos temam em utilizá-la. De toda forma, utilizar um 3-5-2 como formação principal exigiria todo um planejamento de plantel que o Tião não teria controle sobre. 

A escolha por dois atacantes também é muito interessante e a forma como você desenhou esse "4-4-2" me parece bastante funcional. Geralmente, eu tendo a sempre espelhar as funções nos dois flancos, seja nas laterais ou nos extremos, mas a maneira como você compensou isso com funções distintas foi bem pensada.

Passando para a parte prática, o Cruzeiro parece ter respondido de maneira satisfatória aos ajustes realizados pelo Tião. No Estadual, nem se fala. A Raposa não deu chances a ninguém e caminha a passos largos para mais uma conquista. Na Libertadores, a equipe passou bem pela fase preliminar e pegou um grupo onde tem totais condições de avançar. Com o Lanús decepcionando assim, não penso que seria o River (URU) que tiraria a vaga da Raposa.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei a leitura depois de um bom tempo longe. Com isso, acompanhei toda a trajetória no Cruzeiro (até aqui) de uma vez. E tem sido uma trajetória muito boa. A promoção da B era esperada, mas fez mais do que achei que conseguiria no primeiro ano na A, tá indo bem na Libertadores e ainda por cima estabeleceu quem manda em Minas Gerais. Parabéns pelo trabalho até aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irei acompanhar o Feitosa e o Pepe, é sensacional como você e o @Tsuru tratam a parte tática nos saves de vocês, sempre levando muito a sério e trazendo de maneira detalhada que, a cada atualização, aprendemos mais. O Organizador Aberto, por exemplo, tive que testá-lo aqui no meu save, assim como o extremos invertidos/avançados interiores com o lateral atacar. O Defesa Lateral Invertido eu nunca usei também, embora o Tsuru já tenha me indicado algumas vezes, e por isso vai ser bacana acompanhar durante essa sua temporada. No mais, espero ver coisas boas do Cruzeiro nessa temporada.

Campeonato estadual sensacional, passando o carro com força. Até pelo confronto direito da primeira fase com o Galo, só algo muito atípico tira esse título do maior de MG. 

Na Libertadores, não fez mais que sua obrigação passando das eliminatórias fez um trabalho muito bom nas eliminatórios e pegou um grupo equilibrado, porém vem se sobressaindo e deve conseguir a vaga.

O trabalho está tão legal que até o Felipão está fazendo gol.

Valeu, GG!!

Feliz Natal!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo coro aos demais, é elogiável como você consegue trazer bem claramente as táticas das suas esquipes e as razões para as mudanças. Não apenas fazem sentido, como dão resultado.

Começou muito bem a temporada e vai mostrando que enquanto Tião estiver no Cruzeiro, Minas tem dono. Na Libertadores passou com relativa tranquilidade para a fase de grupos e deve se classificar, ainda mais tendo dois jogos em casa. Seria ideal ganhar do Corinthians em casa pra tentar um confronto teoricamente mais fácil nas oitavas.

Boa sorte na continuação e feliz natal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 12/24/2020 at 11:29 AM, Cadete213 said:

Essa tática está a funcionar e no estadual estás imparável. Várias vitórias convincentes, incluíndo o 3-0 no Atlético. Agora temos o América que é para eliminar rumo ao tri.

Na Libertadores, com maiores ou menores dificuldades, chegaste à fase de grupos. Fase mais complicada com equipas mais fortes mas conseguiste bons empates em Lanús e no terreno do Corinthians. Agora é aproveitar o fator casa para garantir a passagem à próxima fase.

Feliz Natal

No nível do Estadual ela está funcionando muito bem, mas acredito que fique ainda em um nível bom quando enfrentarmos equipes mais fortes. O começo foi muito bom e agora é a hora de confirmar o que foi feito até aqui, começando pelo América.

Na Libertadores não espero título, mas uma campanha boa. Seria um pouco frustrante se não houvesse chegado à fase de grupos. Agora é passar para as fases eliminatórias.

Valeu e feliz Natal atrasado. Feliz 2022.

 

On 12/24/2020 at 11:30 AM, Peepe said:

Análise tática sempre bem detalhada e cuidadosa, é difícil planejar algo novo se sabemos que o elenco vai mudar mas novamente Tião usa bem os pontos fortes do elenco e cria algo muito bem equilibrado. Funções como o Organizador Móvel e o Pivô Defensivo são excelentes e o time está equilibrado mas é tão difícil encontrar jogadores capazes de fazer a função. Que bom que consegue e os resultados são fáceis de perceber.

Falávamos do sorteio da Libertadores e acho que ele te favoreceu, o abismo entre brasileiros e argentinos para o resto do continente faz com que o River seja o patinho feio do grupo e vê-los ganhando do Lanus facilita demais sua vida. Diria que a classificação está sob controle e no mata-mata seja o que Deus quiser.

Pro Mineiro, não há o que dizer, está passando o carro como precisa ser feito, mas o campeonato só começa na final contra o Atlético.

Boa sorte na sequência!

Um dos pontos interessantes de se jogar com o DdF no comando é esse que você citou. Não dá para planejar muito quando as negociações estão nas mãos do DdF. Ele intensifica algo que já é intenso no Brasil que são as transferências de jogadores. Estou curioso quanto o Pivô Defensivo, já que o Organizador Móvel foi utilizado pela equipe na temporada passada e o Barovero se adpatou muito bem a ela. Obrigado pelo elogio. Alinhar a teoria e a prática é minha maior preocupação.

Eram três clubes na disputa de duas vagas, mas o Lanus se atrapalhou. A expectativa é pela vaga, dependendo da partida contra o Corinthians para ver se dá para pega ro 1º lugar.

No Mineiro, agora a coisa não permitirá falhas. Em busca do tri.

Valeu.

 

On 12/24/2020 at 5:12 PM, M. Feitosa said:

Tenho ótimas lembranças do esquema com três zagueiros que utilizava com o Sanhueza. É uma boa formação, com tantos prós e contras quanto qualquer outra, embora muitos temam em utilizá-la. De toda forma, utilizar um 3-5-2 como formação principal exigiria todo um planejamento de plantel que o Tião não teria controle sobre. 

A escolha por dois atacantes também é muito interessante e a forma como você desenhou esse "4-4-2" me parece bastante funcional. Geralmente, eu tendo a sempre espelhar as funções nos dois flancos, seja nas laterais ou nos extremos, mas a maneira como você compensou isso com funções distintas foi bem pensada.

Passando para a parte prática, o Cruzeiro parece ter respondido de maneira satisfatória aos ajustes realizados pelo Tião. No Estadual, nem se fala. A Raposa não deu chances a ninguém e caminha a passos largos para mais uma conquista. Na Libertadores, a equipe passou bem pela fase preliminar e pegou um grupo onde tem totais condições de avançar. Com o Lanús decepcionando assim, não penso que seria o River (URU) que tiraria a vaga da Raposa.
 

Eu ainda quero pegar um time que possibilite fazer o que você fez. Dependerei um pouco da sorte  e de alas muito competentes para ela funcionar bem, imagino, não é mesmo?

Você falou do temor de muitos em usar o 3-5-2, o mesmo parece existir ao usar um meio-campo apena com um MC. A coisa tem funcionado.

Espelhar é o caminho mais comum e tranquilo e faço isso muitas vezes também, mas tenho optado, principalmente neste save, causar esse desquilíbrio para a IA com essas funções diferentes em lados opostos? Ela fica desestabilizada? Não posso afirmar, mas fica claro que o time passa a jogar diferente por conta dessas funções que não estão espelhadas.

Está respondendo mesmo. O Estadual é a melhor edição da equipe até o momento. Mas precisa confirmar isso no mata-mata. Na Libertadores estamos depedendo dos nosso resultados para seguir adiante e com o Lanus decepcionando é muito provável avançar.

 

On 12/24/2020 at 6:36 PM, Danut said:

Atualizei a leitura depois de um bom tempo longe. Com isso, acompanhei toda a trajetória no Cruzeiro (até aqui) de uma vez. E tem sido uma trajetória muito boa. A promoção da B era esperada, mas fez mais do que achei que conseguiria no primeiro ano na A, tá indo bem na Libertadores e ainda por cima estabeleceu quem manda em Minas Gerais. Parabéns pelo trabalho até aqui.

Notei que você havia sumido novamente.😉 Bom retorno. Também tenho gostado da trajetória como o Cruzeiro. Eu diria que a Série B era obrigatória. Na série A apostei no 10º lugar, mas como disse nos comentários, o 7º foi acima do esperado. Agora é seguir bem no Mineiro e levar o Tri e avançar na Libertadores. 

Valeu.

 

On 12/24/2020 at 7:20 PM, ElPerroMG said:

Irei acompanhar o Feitosa e o Pepe, é sensacional como você e o @Tsuru tratam a parte tática nos saves de vocês, sempre levando muito a sério e trazendo de maneira detalhada que, a cada atualização, aprendemos mais. O Organizador Aberto, por exemplo, tive que testá-lo aqui no meu save, assim como o extremos invertidos/avançados interiores com o lateral atacar. O Defesa Lateral Invertido eu nunca usei também, embora o Tsuru já tenha me indicado algumas vezes, e por isso vai ser bacana acompanhar durante essa sua temporada. No mais, espero ver coisas boas do Cruzeiro nessa temporada.

Campeonato estadual sensacional, passando o carro com força. Até pelo confronto direito da primeira fase com o Galo, só algo muito atípico tira esse título do maior de MG. 

Na Libertadores, não fez mais que sua obrigação passando das eliminatórias fez um trabalho muito bom nas eliminatórios e pegou um grupo equilibrado, porém vem se sobressaindo e deve conseguir a vaga.

O trabalho está tão legal que até o Felipão está fazendo gol.

Valeu, GG!!

Feliz Natal!!

Obrigado pelo elogio/incentivo. Como eu disse para o Peepe, minha maior preocupação é que em campo a equipe funcione a partir das ideias de que tenho apresentado, ou seja alinhar a teoria e a prática. Se os resultados não aparecerem é sinal que a teoria não é boa e aí não adianta muito ficar falando sobre a A, B ou C.  Até agora tenho ficado satisfeito pelo que tenho feito no save. O meu lateral invertido tem se chocado como um dos zagueiros, como eu havia previsto. O melhor, como o esperado, é o lateral que jogue aberto.

Também espero boas coisas com o Cruzeiro, apesar de não esperar títulos nesta temporada, exceto o tri no Mineiro. Na Liberta, com os tropeços do Lanus fica mais fácil avançar e para um clube brasileiro é sempre obrigação avançar. Pelo menos no FM.

Até o Felipão começou a marcar. Um pouco tímido, ainda mas já saiu da seca.

Valeu, Perro. Feliz 2021.

 

On 12/25/2020 at 10:24 AM, div said:

Fazendo coro aos demais, é elogiável como você consegue trazer bem claramente as táticas das suas esquipes e as razões para as mudanças. Não apenas fazem sentido, como dão resultado.

Começou muito bem a temporada e vai mostrando que enquanto Tião estiver no Cruzeiro, Minas tem dono. Na Libertadores passou com relativa tranquilidade para a fase de grupos e deve se classificar, ainda mais tendo dois jogos em casa. Seria ideal ganhar do Corinthians em casa pra tentar um confronto teoricamente mais fácil nas oitavas.

Boa sorte na continuação e feliz natal!

Obrigado. Você falou algo muito importante para mim: "Não apenas fazem sentido, como dão resultado." É o que eu digo, a teoria precisa ser confirmada na prática.  Só teoria sempre prática bem sucidida é um palavreado vazio, como diriam os mais antigos. Essa é minha maior preocupação.

Espero que a dominância se confirme no mata-mata do Mineiro. E na Libertadores a classificação só depende do Cruzeiro. Se ganhar do Coringão dá para sonhar com o 1º lugar, né?

Valeu. Feliz 2021.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2036: Faixa carimbada

Campeonato Mineiro: Derrota na última partida

A excelente campanha do Cruzeiro no Campeonato Mineiro seguiu na semifinal contra o América (4-2-3-1 MD). Na ida, disputada no Independência, o Cruzeiro fez 3 a 0 e selou a vaga para a fase seguinte. Na partida de volta, com um time misto, o Cruzeiro confirmou a vaga com vitória por 2 a 0. Na outra semifinal, o Atlético também avançou para a decisão ao passar pelo Ipatinga por 6 a 2 no agregado. 

ACtC-3eybdaAA69-5OncVNGLGwYCDFMuyiF7dy9J

Na decisão, com o time titular, o Cruzeiro fez uma partida equilibrada contra o Atlético e com um tempo de domínio para cada equipe. Contudo, o Cruzeiro marcou gols em ambos os tempos e o gol de Barovero, aos 81, fechou o placar em 2 a 0 e aumentou a vantagem para a Raposa na partida de volta.

ACtC-3cWhQzOKw5ARQhXoYRVYdEUSDP0vDgdkp54

Para a partida de volta, o Cruzeiro jogou com um time misto por conta da partida que decidiria a vaga na Copa Libertadores contra o River Plate. Na partida, o Cruzeiro desperdiçou a chance de abrir o placar ao perder um pênalti e sofreu um gol do Atlético alguns minutos depois em uma falha defensiva. Mesmo podendo perder por 2 a 0 e ainda assim conquistar o tricampeonato, o Cruzeiro atacava mais o Atlético quando sofreu o 2º gol no 2º tempo. Felizmente, o susto durou poucos minutos porque em um novo pênalti, o Cruzeiro diminuiu a desvantagem para 2 a 1 e o placar se manteve até o fim da partida e garantiu o tricampeonato mineiro.

ACtC-3f9BOXKNLacZ3Gx4dEYSkvCU-t08nPtUpoB

O tricampeonato mineiro veio, mas a perda da invencibilidade na partida de volta da final deixou uma pequena mancha na campanha que foi quase 100% vitoriosa. Talvez, o fato de ter entrado com cinco reservas em campo possa ter afetado o desempenho da equipe, ainda mais quando Lahchev perdeu o pênalti. Mesmo com derrota, o mais importante foi a conquista do título e do tricampeonato que não vinha desde as temporadas 2018-19-20.

Copa Libertadores: Vaga confirmada

A definição da Copa Libertadores aconteceu durante as partidas decisivas do Campeonato Mineiro. Na 4ª rodada, o Corinthians jogou mais que o Cruzeiro, principalmente no 1º tempo, e diferentemente da partida em São Paulo, o Timão conquistou os três pontos ao vencer por 1 a 0.

ACtC-3dP3bqCQ9ymZXDtODnvfePPNQoKsG_zE2JX

A vaga do Cruzeiro veio na rodada seguinte com a goleada por 4 a 0 sobre o uruguaio River Plate (4-2-2-2 com meias externos) e a derrota do Lanús para o Corinthians. 

ACtC-3fZOpiJ7SGTA8xD7PMpevZ3lZd9-82X2qyx

Na última rodada, as duas equipes brasileiras confirmaram a classificação. O Corinthians em 1º lugar e o Cruzeiro em 2º, com a vitória sobre o Lanús (4-2-3-1) por 2 a 0.

ACtC-3cSfMIDjcdxXoJsiGugy2dcjExGbJ_88dBw

Para as oitavas de final, o Cruzeiro enfrentará o San Lorenzo (Argentina), 1º lugar do Grupo A com Barcelona (Equador), Cerro Porteño (Paraguai) e Santa Fé (Colômbia). Todos os clubes sete brasileiros avançaram e além do Lanús, outros três argentinos ficaram na fase de grupos, Estudiantes, Independiente e Boca Juniors. O campeão e vice-campeão da temporada passada, Libertad (Paraguai) e Palmeiras terão um tira-teima na próxima fase.

Copa do Brasil: Sport eliminado

Para a atual temporada, o Cruzeiro entrou novamente na 5ª eliminatória (oitavas de final) por conta da participação na Copa Libertadores. O adversário foi o Sport que passou pelo Manaus (AM), Novo Hamburgo (RS), CSA (AL) e o Vitória (BA). A ida foi no Mineirão e o Sport (4-1-4-1) teve dificuldades para ter a posse de bola, mas conseguiu chegar ao gol várias vezes. O placar só foi definido no 2º tempo com quatro gols e o placar de 3 a 1 para o Cruzeiro.

ACtC-3f__lXfH1v46DJ_WWsIjipOfGFjHrHNn22O

A vantagem conquistada na partida de ida foi ampliada na volta, na Ilha do Retiro, aos 16. O Sport (4-3-3 sem extremos) não conseguiu se impor com seus três atacantes e acabou eliminado ao perder por 1 a 0 em casa.

ACtC-3fMHd3MkNWeuHPwk-Cto8pJWUBoOxfOh9Zg

Para as quartas de final, a primeira que o Cruzeiro disputará desde 2023, o adversário será o Internacional, que passou pelo Santos.

Elenco, transferências e estatísticas: Conexão russa

A diretoria do Cruzeiro surpreendeu Sebastião Oliveira com a contratação de um 6º atacante para o elenco. Maxim Larionov é internacional russo com 13 partidas. Formado pelo Rubin Kazan, ele jogará no Cruzeiro por 7 milhões de reais.

ACtC-3eCAtTUuizWYJo4k0wPrkjnn8Po3hRnBjtfACtC-3cEtooY3kNrJeHUDIYoGzBZihOaGktDJlWe

Como é sabido, até o início da Série A as médias costumam se manterem altas por conta dos campeonatos estaduais.

Tática: Mudança na lateral

Por conta do previsível choque de posicionamento entre um Defesa Central (defender) e o Defesa Ala Invertido (apoiar) pelo lado direito, optei pela mudança para o 4-1-3-2 com um Ala (apoiar), como foi previamente apontado na atualização anterior. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2036: Faixa carimbada | atualizado: 27/12

O pénaltie do Josenílson garantiu o tri no campeonato Mineiro, depois do susto de ver o Atlético empatar a eliminatória.

Na Libertadores, o Corinthians mereceu vencer esse jogo mas acabaste por te qualificares com mérito após essa goleada no River de Montevideu. Lahchev em geande com o hat-trick. Agora vem eliminatória complicada contra o San Lorenzo.

Finalmente na Copa, adivinha-se mais uma eliminatória complicada contra o Internacional. Sport Recife não teve argumentos para o poderio do Cruzeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No campeonato mineiro deu a lógica, Cruzeirão campeão. Um susto ali no final com o Galo conseguindo fazer os 2 gols, mas, por sorte, o teve o pênalti ali convertido que deu mais um título na carreira do Tião. 

Na Libertadores também seguiu o que a gente previa, os dois brasileiros classificando. A partir de agora o cerco aperta e só os melhores continuarão, assim como na CdB. Acredito em 2 confrontos dificílimos na CdB e Libertadores, mas confio no Cruzeiro. 

A mudança tática você já previa, né? Como o Ala Invertido indo pra dentro, podia surgir a necessidade de mudança. Vamos torcer pra que funcione.

A chegada de mais um atacante te surpreendeu positivamente ou negativamente? Os atributos dele e a altura me pareceram muito bons.

Boa sorte na segunda metade da temporada, GG!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 12/26/2020 at 5:44 PM, ggpofm said:

Notei que você havia sumido novamente.😉

Minha relação com o FM anda conturbada há tempos já. Tem hora que eu empolgo e tenho muita vontade de jogar. Aí depois passo um mês e meio sem sequer olhar pro jogo. Não sei o motivo.

Mais uma vez dominou o estadual. A derrota no último jogo tem esse leve gostinho amargo por tirar o que seria um título invicto. Mas o que importa é continuar comemorando título.

Sobre as notas médias dos jogadores por conta do estadual, isso é parecido com a situação do meu save na Polônia nos anos mais avançados, quando o campeonato nacional virou basicamente um estadual. É até difícil de estabelecer quem é que tá jogando bem ou não, porque a nota de todo mundo é muito alta. Por lá eu acabava olhando as notas dos jogos da Champions só. Aqui o jeito é esperar passar mais uns jogos pro estadual perder relevância.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lavchev joga muito hein? Fico feliz e triste pelo corinthians ter passado. Triste por ser seu time, feliz por ser o meu paoskposakposakposakopskapo. 

AChei engraçado a diretoria trazendo um Russo (?), ele tem dupla nacionalidade? To gostando de ver como esta agindo a IA do jogo para as contratações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui atualizar

Fluz(ao)inho é demais, ganhando ele ou Bahia o Senhor do Bonfim agradece.

Entendi a primeira recusa em sair de Feira, mas acho que devia ter ido para o Goias

Tanto cuidado com o Fluzinho para depois dá-lhes 2 traulitadas... coitados 

Trequartista sempre me frustra. Não sei se a culpa é minha, da match engine, ou do meu romantismo....

ah, não vou tecer comentários sobre zico.

No Cruzeiro, bem, quase tenho pena de vcs que jogam tão bem, deixa o jogo quase sem graça 🤣 Com o título a faixa carimbada tava achando que já tinha sido campeão brasileiro. Ainda bem que não. Quer dizer, ainda não nessa atualização, não quer dizer nessa temporada!😉

Cruzeiro é uma equipe com uma bela história, e uma linda camisa. Não gostei de nenhuma das apresentadas, nem culpa sua, mas dos modernismos, patrocínios... ah, a rabugice do idoso saudosista!

na libertadores 4 ficaram na fase de grupos. Esqueceu o Lanus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 hours ago, Cadete213 said:

O pénaltie do Josenílson garantiu o tri no campeonato Mineiro, depois do susto de ver o Atlético empatar a eliminatória.

Na Libertadores, o Corinthians mereceu vencer esse jogo mas acabaste por te qualificares com mérito após essa goleada no River de Montevideu. Lahchev em geande com o hat-trick. Agora vem eliminatória complicada contra o San Lorenzo.

Finalmente na Copa, adivinha-se mais uma eliminatória complicada contra o Internacional. Sport Recife não teve argumentos para o poderio do Cruzeiro.

Na verdade a eliminatória não estava empatada. Caso ela terminasse com a vitória de 2 a 0 do Atlético, o Cruzeiro ainda seria campeão por conta do 1º lugar na fase classificatória, mas você tem razão, o gol de Josenílson garantiu o título porque a partida estava muito perigosa naquele momento.

O Corinthians é muito mais forte que o  Cruzeiro. Quando consigo resultados contra ele é sempre com muito esforço. O Lanús ajudou bastante e o River, mesmo sendo corajoso, acabou pagando caro nas duas partidas.

Que venha o San Lorenzo.

O Internacional será outra dureza.

 

22 hours ago, ElPerroMG said:

No campeonato mineiro deu a lógica, Cruzeirão campeão. Um susto ali no final com o Galo conseguindo fazer os 2 gols, mas, por sorte, o teve o pênalti ali convertido que deu mais um título na carreira do Tião. 

Na Libertadores também seguiu o que a gente previa, os dois brasileiros classificando. A partir de agora o cerco aperta e só os melhores continuarão, assim como na CdB. Acredito em 2 confrontos dificílimos na CdB e Libertadores, mas confio no Cruzeiro. 

A mudança tática você já previa, né? Como o Ala Invertido indo pra dentro, podia surgir a necessidade de mudança. Vamos torcer pra que funcione.

A chegada de mais um atacante te surpreendeu positivamente ou negativamente? Os atributos dele e a altura me pareceram muito bons.

Boa sorte na segunda metade da temporada, GG!

Tri para a alegria da torcida. Foi um susto mesmo. Nada parecia indicar aquele resultado, mas o pênalti acalmou tudo novamente.

A Libertadores acabou sendo mais tranquila com os tropeços do Lanús. Melhor para o Cruzeiro. Agora, é isso que você disse. Dureza na CdB e na Liberta.

A mudança estava bem indicada. Tinha tudo para dar algum problema. Agora tudo volta a funcionar mais tranquilamente.

Eu não queria a chegada de mais um. Já temos cinco e já estava dando trabalho para rodá-los. Eu gostei dele também. Não temos ninguém que essas características. 

Valeu.

 

13 hours ago, Danut said:

Minha relação com o FM anda conturbada há tempos já. Tem hora que eu empolgo e tenho muita vontade de jogar. Aí depois passo um mês e meio sem sequer olhar pro jogo. Não sei o motivo.

Mais uma vez dominou o estadual. A derrota no último jogo tem esse leve gostinho amargo por tirar o que seria um título invicto. Mas o que importa é continuar comemorando título.

Sobre as notas médias dos jogadores por conta do estadual, isso é parecido com a situação do meu save na Polônia nos anos mais avançados, quando o campeonato nacional virou basicamente um estadual. É até difícil de estabelecer quem é que tá jogando bem ou não, porque a nota de todo mundo é muito alta. Por lá eu acabava olhando as notas dos jogos da Champions só. Aqui o jeito é esperar passar mais uns jogos pro estadual perder relevância.

 

 

Dá para notar. Sei bem o que é isso.

O estadual é bem mais limitado. Uma pré-temporada de luxo, com partidas competitivas. Eu não gostei da derrota. Depois de tudo que foi feito, perder na última partida não foi legal, perdemos a oportunidade de vencer um campeonato vencendo todas as partidas. Pior seria se tivéssemos perdido o título. 

Pois é, é preciso tomar cuidado por conta desse dados que mascaram a realidade. Como tem aquela tela com as estatísticas da Série A, daqui a pouco vou parar de ver essa e me concentrar na outra.

 

11 hours ago, Valismaalane said:

Lavchev joga muito hein? Fico feliz e triste pelo corinthians ter passado. Triste por ser seu time, feliz por ser o meu paoskposakposakposakopskapo. 

AChei engraçado a diretoria trazendo um Russo (?), ele tem dupla nacionalidade? To gostando de ver como esta agindo a IA do jogo para as contratações.

Demorou bastante para ele engatar, mas com paciência e persistência ele parece estar crescendo. E só tem 20 ou 21 anos. Estranho que ainda não quiseram chamá-lo para a Bulgária. Tão perdendo a chance.

Eu achei mais ainda. Nada, russo da gema. Achei bizarro, ainda mais que alguns dias antes falei com o Lucho sobre isso aqui mesmo. Mas nesse caso, só posso rir.

 

10 hours ago, Andreh68 said:

Consegui atualizar

Fluz(ao)inho é demais, ganhando ele ou Bahia o Senhor do Bonfim agradece.

Entendi a primeira recusa em sair de Feira, mas acho que devia ter ido para o Goias

Tanto cuidado com o Fluzinho para depois dá-lhes 2 traulitadas... coitados 

Trequartista sempre me frustra. Não sei se a culpa é minha, da match engine, ou do meu romantismo....

ah, não vou tecer comentários sobre zico.

No Cruzeiro, bem, quase tenho pena de vcs que jogam tão bem, deixa o jogo quase sem graça 🤣 Com o título a faixa carimbada tava achando que já tinha sido campeão brasileiro. Ainda bem que não. Quer dizer, ainda não nessa atualização, não quer dizer nessa temporada!😉

Cruzeiro é uma equipe com uma bela história, e uma linda camisa. Não gostei de nenhuma das apresentadas, nem culpa sua, mas dos modernismos, patrocínios... ah, a rabugice do idoso saudosista!

na libertadores 4 ficaram na fase de grupos. Esqueceu o Lanus

Obrigado.

O Flu de Feira ficou marcado no save. Foi bem legal jogar com ele.

Eu sabia que o Flu ia sofrer depois. Uma pena.

Sempre costumo achar que ao não conseguir fazer uma função funcionar direito no FM é culpa minha. Outro dia, tento novamente.

Na Série B era o esperado, não acha? Campeão brasileiro (Série A) com o Cruzeiro vai ser difícil. Se o Tião ganhar ele aposenta.

Nem posso te agradar dessa vez com relação ao uniforme, como fiz com o Peepe que pediu listras por toda a manga. Vou ter que manter os patrocínios, mas estou com você nessa questão. Nas outras vou de caso a caso.

Sim, quatro. Você tem razão. Vou corrigir. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tri. Em que pese uma leve frustração por não garantir os 100% no campeonato mineiro, fez uma campanha excelente e levar 5 reservas pro jogo deve ter impactado nisso.

Na Libertadores tem tudo pra chegar numa semifinal, eu diria. Dali pra frente é briga de foice no escuro.

Na Copa do Brasil, não me lembro se tu já tinha trazido essa informação antes e eu esqueci, mas me surpreendeu o tanto de tempo que o Cruzeiro não chegava nem nas quartas.

E esse russo é bom hein? A diretoria deve ter pensado algo tipo "Agora que ele joga com dois atacantes, por que não contratar mais um e ter três duplas?" haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, mas é difícil ser campeão mineiro sem uma carimbadinha. Não sei se é coisa da minha cabeça, mas lá parece que não tem esse negócio de casa. Hora o Atletico perde em casa, hora vence no Mineirão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, div said:

Parabéns pelo tri. Em que pese uma leve frustração por não garantir os 100% no campeonato mineiro, fez uma campanha excelente e levar 5 reservas pro jogo deve ter impactado nisso.

Na Libertadores tem tudo pra chegar numa semifinal, eu diria. Dali pra frente é briga de foice no escuro.

Na Copa do Brasil, não me lembro se tu já tinha trazido essa informação antes e eu esqueci, mas me surpreendeu o tanto de tempo que o Cruzeiro não chegava nem nas quartas.

E esse russo é bom hein? A diretoria deve ter pensado algo tipo "Agora que ele joga com dois atacantes, por que não contratar mais um e ter três duplas?" haha.

Valeu. Foi ruim, mas  também não posso exagerar, afinal, o título é o mais importante e essa foi conquistado.

Eu não aposto em título por conta do nível do elenco do Cruzeiro. Seria ruim se conseguisse ganhar, não é mesmo?

Eu não tinha certeza e busquei quando apresentei o clube: "Na Copa do Brasil a participação não é boa. A melhor colocação foram as eliminações nas quartas de final das edições de 2021 e 2023, quando o clube foi eliminado, respectivamente, por Internacional e Palmeiras."

Muito bom, mesmo. Não tem nenhuma ligação com o Brasil. Nasceu em Zelenodolsk. Olha aí @Valismaalane

Não sei se foi por isso que ele foi contratado, mas em uma jogo legal deveria ser assim, né? Por exemplo, se uso alas em um 3-5-2, eles deveriam investir mais nisso. Mas seis duplas é muito mesmo assim.

 

4 hours ago, Nei não cai (38D) said:

Ah, mas é difícil ser campeão mineiro sem uma carimbadinha. Não sei se é coisa da minha cabeça, mas lá parece que não tem esse negócio de casa. Hora o Atletico perde em casa, hora vence no Mineirão.

Com certeza que não é comum. Por isso estava animado para ganhar todas as partidas.

Não entendi o que você quis dizer sobre casa e fora. Nem se era no FM ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um Paraná Clube perdido nas oitavas da Libertadores!!

Uma excelente primeira fase, sempre segura e perdendo quando podia para um Corinthians que aparenta estar num degrau acima, talvez seja um sinal daquilo que se tornará um problema na grande competição continental. Digo tornará no futuro, afinal, o sorteio te coloca diante de um tradicional San Lorenzo e nas quartas enfrentaria um time fora do eixo. Não é via de regra mas sabemos que o jogo cria um abismo entre brasileiros e argentinos do resto do continente e o Cruzeiro entraria como favorito no confronto. Chegar a uma semifinal assim de cara seria um feito e tanto para o Tião. Vamos aguardar e torcer.

Na Copa do Brasil, Tião que me perdoe mas deixo toda minha torcida ao Nacional. Fato inédito um time amazonense nas quartas da Copa do Brasil (não afirmo com 100% de certeza mas uns 85% talvez rs). Diria que o Nacional campeão é meu sonho distante e o Cruzeiro com a taça é um sonho pragmático hehehe de todo modo, é sempre o torneio mais intenso, o Internacional é um grande time mas o mata mata iguala as coisas e permite sonhar.

Parabéns pelo título estadual, segue cumprindo o protocolo e engordando currículo. Achei o russo completo e pode elevar o nível de seu ataque, pena que transferências desse nível costumam ter uma multa baixa e o jogador trata o clube como trampolim. Sem o controle do treinador humano, acho improvável que ele dure 1 ano mas vai dar para aproveitar enquanto ele aí estiver.

Boa sorte pro Brasileirão! Sei da visão realista e de como vê os adversários a frente, não tiro seu ponto, mas poucos chegam as vésperas do torneio tão embalados como o Cruzeiro. O G4 é possível e Tião vai atrás dele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Peepe said:

Tem um Paraná Clube perdido nas oitavas da Libertadores!!

Uma excelente primeira fase, sempre segura e perdendo quando podia para um Corinthians que aparenta estar num degrau acima, talvez seja um sinal daquilo que se tornará um problema na grande competição continental. Digo tornará no futuro, afinal, o sorteio te coloca diante de um tradicional San Lorenzo e nas quartas enfrentaria um time fora do eixo. Não é via de regra mas sabemos que o jogo cria um abismo entre brasileiros e argentinos do resto do continente e o Cruzeiro entraria como favorito no confronto. Chegar a uma semifinal assim de cara seria um feito e tanto para o Tião. Vamos aguardar e torcer.

Na Copa do Brasil, Tião que me perdoe mas deixo toda minha torcida ao Nacional. Fato inédito um time amazonense nas quartas da Copa do Brasil (não afirmo com 100% de certeza mas uns 85% talvez rs). Diria que o Nacional campeão é meu sonho distante e o Cruzeiro com a taça é um sonho pragmático hehehe de todo modo, é sempre o torneio mais intenso, o Internacional é um grande time mas o mata mata iguala as coisas e permite sonhar.

Parabéns pelo título estadual, segue cumprindo o protocolo e engordando currículo. Achei o russo completo e pode elevar o nível de seu ataque, pena que transferências desse nível costumam ter uma multa baixa e o jogador trata o clube como trampolim. Sem o controle do treinador humano, acho improvável que ele dure 1 ano mas vai dar para aproveitar enquanto ele aí estiver.

Boa sorte pro Brasileirão! Sei da visão realista e de como vê os adversários a frente, não tiro seu ponto, mas poucos chegam as vésperas do torneio tão embalados como o Cruzeiro. O G4 é possível e Tião vai atrás dele!

O Paraná de Loco Abreu!

Com o Lanus rateando foi só não seguir o exemplo dele. Pelo menos ainda arrancamos um pontinho do Timão. O San Lorenzo pode significar o fim da participação na Libertadores, mas faz tempo que deixei de alimentar esperanças com ela no FM. Pelo menos, o Libertad ganhou a última. Chegar à semi seria bom mesmo.

Tenho que apoiá-lo na CdB. Torcer para o Nacional é legal. Também não tenho certeza, mas acho que é raro. Aqui no meu save não dará o Nacional de jeito nenhum. O Internacional será tipo o Corinthians. Coisa complicada.

Tenho que ganhar os estaduais para igualar o Tião ao Papai Joel Santana.

Achei muito fora da caisa esse russo no Cruzeiro. Já tinha um búlgaro. Estão querendo transformar o Cruzeiro em um célula de infiltração comunista. Imagine se os dois se tornarem ídolos da torcida. Seria a vitória do marxismo cultural.🤣

Pode dar G-4? Pode. Depende de ter um pouquinho de sorte e fizer tudo certo, sem contusões, não perdendo pontos bobos. Igual ao ano passado. Era para dar lá pelo 10º. Um pouco de sorte e batemos em 7º. Essa é para repetir o 7º. Se der sorte e fizer tudo certo dá para subir um pouco mais.

Valeu pela força.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cruzeiro quase se complicou na partida de volta ao utilizar um time misto contra o Galo, mas não o suficiente para perder o tricampeonato mineiro. Parabéns pela conquista. 

Na Libertadores, a Raposa não decepcionou e garantiu a vaga sem tantos sustos. A classificação do grupo ficou bem próxima do que eu imaginei que seria. Agora contra o San Lorenzo, a situação tende a complicar um pouco mais. Não vai ser fácil, mas vejo o Cruzeiro com reais chances de passar.

Como ainda segue vivo na Copa do Brasil, pretende priorizar alguma das competições? 

Contratação pra lá de inusitada essa da diretoria. Nunca imaginei que um russo surgiria dessa forma. Mesmo assim, se o garoto se adaptar, será de grande valia para o time do Tião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava dando uma olhada aqui no teu tópico novamente e me surgiu uma dúvida sobre a comparação de atributos. Tu costuma mencionar algo tipo isso aqui:

Quote

O elenco do Cruzeiro tem 18 atributos (16 em 2035) acima da média, sendo que apenas seis (cinco em 2035) deles estão entre os cinco melhores. Os demais 58 atributos (60 em 2035) estão abaixo da média, sendo que 50 atributos (46 em 2035) estão entre os cinco piores.

Imagino que tu pegue isso a partir do Relatório da Equipe > Comparação, certo? Nesse caso, o que exatamente tu conta? Porque por exemplo "passe" aparece na aba "todas as posições", mas também aparece na aba de "meio-campo". Cada um desses é um atributo (portanto se o time todo estiver abaixo da média em passe, mas o meio-campo estiver acima da média comparando com outros meio-campo, então terá um atributo acima e um abaixo - mesmo que os dois sejam o atributo "passe"), ou segue algum outro sistema?

Ia te mandar MP perguntando isso, mas talvez eu não seja o único que tá com a dúvida, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 hours ago, M. Feitosa said:

O Cruzeiro quase se complicou na partida de volta ao utilizar um time misto contra o Galo, mas não o suficiente para perder o tricampeonato mineiro. Parabéns pela conquista. 

Na Libertadores, a Raposa não decepcionou e garantiu a vaga sem tantos sustos. A classificação do grupo ficou bem próxima do que eu imaginei que seria. Agora contra o San Lorenzo, a situação tende a complicar um pouco mais. Não vai ser fácil, mas vejo o Cruzeiro com reais chances de passar.

Como ainda segue vivo na Copa do Brasil, pretende priorizar alguma das competições? 

Contratação pra lá de inusitada essa da diretoria. Nunca imaginei que um russo surgiria dessa forma. Mesmo assim, se o garoto se adaptar, será de grande valia para o time do Tião.

Quase mesmo. Mas como tinha uma vantagem de 2 a 0, não há gol qualificado e em caso de derrota por 2 gols o título seria do Cruzeiro, resolvi arriscar. "Se" o Lahchev tivesse marcado o gol de pênalti a coisa poderia ter sido bem diferente. Mas ao sofrer o 2 a 0 fiquei bastante preocupado, mas foi por pouco tempo. Ufa!

O Lanus rateou e o River, mesmo corajoso, não conseguiu fazer frente aos demais. Eu esperava um resultado melhor com o Corinthians em casa, mas não deu. O San Lorenzo é argentino e aí, a situação, como você disse se complica. Será um teste.

Eu acho pouco provável ganhar a Libertadores ou a CdB, mas nas duas próximas eliminatórias vou com o melhor nessas partidas, deixando o Brasileiro com equipes mais enfraquecidas nessas datas. Dependendo do adversário do Brasilierão, dá para levar alguns titulares para campo, mesmo que para jogar um tempo ou um pouco mais. É algo que terei que olhar quando as partidas se aproximarem.

Eu também não. Tomei um susto, ainda mais que ele foi barato, 7 milhões de reais. Já está estudando a língua.

 

5 hours ago, Danut said:

Tava dando uma olhada aqui no teu tópico novamente e me surgiu uma dúvida sobre a comparação de atributos. Tu costuma mencionar algo tipo isso aqui:

Imagino que tu pegue isso a partir do Relatório da Equipe > Comparação, certo? Nesse caso, o que exatamente tu conta? Porque por exemplo "passe" aparece na aba "todas as posições", mas também aparece na aba de "meio-campo". Cada um desses é um atributo (portanto se o time todo estiver abaixo da média em passe, mas o meio-campo estiver acima da média comparando com outros meio-campo, então terá um atributo acima e um abaixo - mesmo que os dois sejam o atributo "passe"), ou segue algum outro sistema?

Ia te mandar MP perguntando isso, mas talvez eu não seja o único que tá com a dúvida, rs.

Como ninguém nunca fez nenhuma pergunta a respeito, imaginei que estava tudo transparente para todos. Várias vezes fico com receio de ser mais explicativo e parecer que estou falando o óbvio.

Com exceção da aba Geral, que apresenta informações que não são dos atributos dos jogadores, as outras oito abas somam 76 atributos, um jogador de campo tem 36 atributos visíveis, um goleiro tem 38. Como você bem observou, vários atributos são repetidos e vistos por setores da equipe (goleiro, defesa, meio-campo e ataque). Não apresento nenhuma análise específica é só a contagem do número de atributos que estão acima ou abaixo da média e depois olhando em cada barra qual é o posicionamento do clube com relação aos demais, se os atributos médios estão entre o 1º e 5º ou se estão entre o 16º e 20º, no caso do Cruzeiro na Série A ou na B, por exemplo. 

E a interpretação é exatamente essa que você fez. Por exemplo em cabeceamento, a equipe toda está acima de média, é a 10ª. Meu ataque nesse mesmo atributo é o 4º melhor, minha defesa nesse atributo é a 15ª. O mesmo atributo está listado três vezes, mas com enfoque diferente. Um com a média geral do elenco e outras duas com médias por setores, no caso, defesa e ataque. Na contagem que faço e apresento nos posts como uma avaliação do elenco, nesse caso, entra duas vezes acima da média e uma vez entre os cinco melhores e entra como um abaixo da média, mas não está entre os cinco piores.

Na minha skin, acho que na de todo mundo, eu ainda consigo selecionar o setor em que posso ver os atributos. Por exemplo, nos atributos físicos, eu posso ver por setor (GR, Defesa, Meio e Ataque). Mas aí essa análise eu não tenho colocado no posts que faço.

Achei melhor ter perguntado aqui. Pode ser uma dúvida de outros também, ou não.😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2036: Convite do Peru

Copa Libertadores: Classificação merecida

A temporada 2036 foi paralisada no início de junho por conta da Copa América vencida pelo Paraguai, que não conquistava a competição desde a edição de 1979. 

As competições só foram retomadas no fim de julho e para o Cruzeiro, ela recomeçou com a Copa Libertadores. O Cruzeiro enfrentou o San Lorenzo (Argentina), que por sua vez, iniciava a temporada 2036/27 depois de um 9º lugar na temporada 2035/36.

Na sua 1ª partida oficial da temporada, o San Lorenzo (4-1-4-1), do técnico brasileiro Rogério Henrique, perdeu por 2 a 0 e viu a classificação ficar muito complicada. Na partida de volta, o San Lorenzo (4-1-4-1) buscou a recuperação. Teve chances, mas também correu riscos e no fim de mais 90 minutos, foi derrotado por 2 a 1 e eliminado da competição.

ACtC-3fm2gLzD9ZduO_FGaaK2zkymNz5u2J0XeJl

O Cruzeiro avançou para as quartas de final contra o Independiente Medellín (Colômbia), que eliminou o Barcelona (Equador) na fase anterior. Como campeão do Apertura em 2036, o Independiente Medellín (4-4-2), do técnico Iván Delfino, foi um forte adversário para o Cruzeiro. No Mineirão, o Independiente não se intimidou e saiu com uma importante vitória por 2 a 0. A vantagem conseguida no Brasil sofreu um abalo na partida de volta, com um gol do Cruzeiro aos 14, mas ao empatar aos 38, o Independiente Medellín (4-4-2) conseguiu se estabilizar e levou a partida empatada em 1 a 1 até o fim e conquistou a vaga para a semifinal.

ACtC-3d6P92vKCuA1cZBFCqURP3-77AfZM5sDlug

Copa do Brasil: Nova eliminação nos pênaltis

Depois de passar pelo Sport, o Cruzeiro enfrentou o Internacional, que eliminou o Santos. Na partida de ida, no Beira-Rio, Internacional e Cruzeiro fizeram uma partida bem disputada, com os donos da casa com ligeira vantagem. O empate em 0 a 0 permaneceu durante os 90 minutos e só foi desfeito nos acréscimos com um gol dos donos da casa.

ACtC-3dS0U_X9g4YMXFwnGVuEjd-RUWTqMP67qTm

A vitória apertada na ida manteve a eliminatória indefinida para a partida de volta e a indefinição aumentou aos 13, quando o Cruzeiro fez 1 a 0 no Mineirão, igualando a eliminatória. O Internacional procurou ficar com a bola, mas não conseguiu impedir que o Cruzeiro chegasse ao seu gol e a partida acabou indo para a decisão por pênaltis, decidida apenas na 12ª cobrança e favoravelmente ao Internacional.

ACtC-3cZ1zwJ_dkYRDUdNV15MNPqerXncyCb2i4N

Série A: Sonhando com mais

Para a temporada 2036 da Série A, o Cruzeiro subiu um pouco mais na cotação do campeonato e apareceu como candidato ao 13º lugar. A equipe, curiosamente, também ocupa a 13ª colocação entre as folhas salariais, enquanto o elenco permanece como um dos piores da competição, com 18 atributos acima da média, sendo que apenas seis entre os cinco melhores e 58 atributos abaixo da média, com 50 atributos entre os cinco piores.

Na Copa do Brasil e na Copa Libertadores as expectativas de Sebastião Oliveira eram de boas campanhas, mas de poucas chances de título. Na Série A, o caminho deve ser muito parecido. Alcançar o 7º lugar é uma colocação viável para a equipe cruzeirense, mas com um pouco de sorte, ausência de lesões importantes e sem perder pontos para equipes mais fracas é possível ficar acima do 7º lugar.

A Série A começou com 12 clubes com técnicos reais: 

  • Flamengo: argentino Pablo Quatrocchi (desde julho de 2028)
  • Grêmio : Daniel Paulista (desde janeiro de 2024)
  • Vasco: Fernando Miguel (desde janeiro de 2036)
  • Corinthians: Roger Machado (desde julho de 2030)
  • Santos: argentino Mariano Soso (desde janeiro de 2033)
  • Fluminense: Lúcio Flávio (desde janeiro de 2036)
  • Internacional: Dado Cavalcanti (desde outubro de 2031)
  • Atlético Mineiro: Juan Jesus (desde janeiro de 2036)
  • Vitória: boliviano Humberto Viviani (desde janeiro de 2036)
  • Paraná: Sebastián Abreu (desde julho de 2033)
  • Red Bull Bragantino: Thiago Larghi (desde setembro de 2033)
  • Novo Hamburgo: Bernardo Silva (desde janeiro de 2036)

Contudo, a Copa América se encarregou de mudar um pouco mais as coisas. Jair Ventura (Brasil), Felipe Conceição (Colômbia) e o argentino Claudio Vivas (Uruguai) demitiram-se.Com isso, Daniel Paulista (Grêmio) e Sebastián Abreu (Paraná) foram, respectivamente, para as seleções do Brasil e da Colômbia. No Grêmio assumiu um newgen e no Paraná, o argentino Claudio Vivas.

Outro brasileiro que deixou uma seleção sul-americana foi Max Sandro, demitido da seleção peruana depois de quase oito anos no cargo. Ele agora é técnico do Alianza. Sebastião Oliveira foi convidado para assumir a seleção peruana, mas recusou o cargo. 

Por conta da Copa América e da interrupção da temporada, o calendário ficou muito bagunçado e o Cruzeiro completou as 19 das 38 rodadas quando outras 10 equipes já iniciaram o returno. No momento, a Raposa está em 7º lugar, mas se a observação for pelo critério de pontuação média por partida, o Cruzeiro aparece em 5º lugar, empatado com o Palmeiras.

ACtC-3fcnh5YkRXa89CvxjXkPzMwyy6wadnlCP0c

Com apenas duas derrotas até agora, uma para o Santos (4-2-3-1) e outra para o Bahia (4-2-3-1 MD), o Cruzeiro faz novamente um campeonato seguro na luta por uma vaga na Libertadores. A equipe não perdeu para os cinco favoritos ao título (Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Vasco), tendo conseguido uma vitória diante do Corinthians.

ACtC-3cidy_mDBqdJH5EH7k5drDt_uz6Kb8fdSyu

Contra as equipes cotadas ao rebaixamento (Athletico, Botafogo, Ponte Preta, Londrina e Novo Hamburgo), o desempenho do Cruzeiro é superior com dois empates contra Londrina e Novo Hamburgo e quatro vitórias, uma contra Botafogo, uma contra Ponte Preta e duas contra o Athletico por conta do calendário desregulado.

Se com as equipes favoritas ao título e as candidatas ao rebaixamento, o Cruzeiro teve, respectivamente, 46% e 77% de aproveitamento, com as nove equipes do meio de tabela, a equipe de Sebastião Oliveira teve 58% de aproveitamento, tendo vencido quatro delas, Fluminense, Vitória, Paraná e Red Bull Bragantino.

ACtC-3f_cXEx5EYiLO4x2OW2G1db-hCYMokRdGc1

ACtC-3dUTKBB5lbT0-Ku6Svkr20P3eDwFrtlLETR

A campanha até o momento segue dentro do esperado com a 6ª melhor defesa e o 7º melhor ataque. A 8ª melhor campanha em casa e 2ª melhor fora de casa.

Elenco, transferências e estatísticas: Lateral-direito

A diretoria do Cruzeiro aprontou das suas novamente. Depois de contratar Luis Cañarete para  lateral-direito, emprestou os dois substitutos da posição, Robson Ventura e Edilson, obrigando a utilização do zagueiro Vitor Hugo novamente por lá.

A diretoria também negociou um titular da equipe, o meia central Hugo (20 partidas, 7 gols, 3 assistências, 2 HdJ e média 7,39). Não era um jogador que Sebastião Oliveira gostaria de ter perdido, mas compreende a negociação de um jogador com 30 anos. 

ACtC-3ewQVoojydk2p2nQsuCkya65GWJhCQSGZsHACtC-3fC4qfdCFh8FY0x2BufwXu0zJe4JOfBFA4v

Depois da contratação do russo Larionov, a diretoria optou por emprestar Fagner Neto. Uma decisão correta na opinião do técnico. 

A diretoria também trouxe outros três jogadores, dois deles por empréstimo, mas vou deixá-los para apresentá-los mais adiante se eles se destacarem. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2036: Convite do Peru | atualizado: 30/12

Eliminação na 12ª cobrança é sacanagem.

No mais, a equipe tá indo bastante bem na temporada. Não briga por título ainda, mas já está entre as equipes consolidadas na parte de cima da tabela.

Não sei se já estava por aí antes e eu que não tinha percebido, mas Novo Hamburgo na primeira divisão é curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre difícil ser eliminado pelo Internacional, ainda mais numa maratona de penálties. Tiveste um bom resultado contra o San Lorenzo mas infelizmente caíste aos pés do Ind Medellín. Na Série A, estás cada vez mais próximo dos lugares cimeiros e a cimentar um lugar onde o Cruzeiro merece estar...entre os grandes do futebol brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 derrotas bem enjoadas, em GG. 

Na Libertadores foi bem demais contra o San Lorenzo, com Felipão queimando nossa língua. Já contra o Medelín, que tinha tudo pra ser mais fácil, acabou se complicando no jogo dentro de casa e depois ficou ruim. Esse gol aos 14' lá na Colômbia te deu uma animada né? Pena que parou por ali. 

Na CdB, perder nos pênaltis é ruim demais, uma bolinha ou outra podia mudar história do confronto. 

Porém, parabéns pelas duas campanhas!! 

No Brasileirão vem fazendo o bom trabalho de sempre e deve conseguir deixar o time na Libertadores mais uma vez.

A seleção peruana não merece o Tião, que é Gareca perto do Tião?

Valeu, GG!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...