Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

Patrolou na Série B, melhor ataque da competição e melhor defesa, os números defensivos me impressionaram até mais que os ofensivos, já que a segunda melhor defesa da competição levou quase o dobro de gols que a raposa. Espero que na Série A, estas saídas de jogadores durante o torneio seja mais sentida e faça o Cruzeiro ter mais dificuldades, pois a impressão que dá que mesmo sendo um ano de retorno, o Cruzeiro tem futebol para brigar na parte superior.

Sobre a final da Ponte Preta, tudo normal em Campinas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A equipe mereceu o acesso, dominou a competição até com certa tranquilidade e fez uma campanha digna de uma equipe grande na Serie B, que essa temporada seja um novo começo na história do clube e o torcedor volte a comemorar conquistas maiores como nas décadas passadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 hours ago, AllMight said:

Patrolou na Série B, melhor ataque da competição e melhor defesa, os números defensivos me impressionaram até mais que os ofensivos, já que a segunda melhor defesa da competição levou quase o dobro de gols que a raposa. Espero que na Série A, estas saídas de jogadores durante o torneio seja mais sentida e faça o Cruzeiro ter mais dificuldades, pois a impressão que dá que mesmo sendo um ano de retorno, o Cruzeiro tem futebol para brigar na parte superior.

Sobre a final da Ponte Preta, tudo normal em Campinas. 

O termo é esse mesmo que você usou. Como eu disse para os outros colegas, a defesa passou a ser um xodó e espero que mesmo na Série A ela continue sendo boa. É o meu desejo. O Cruzeiro era favorito à promoção no ano em que joguei a B com o Flu de Feira. Sendo assim, ao assumi-lo no ano seguinte, só a promoção poderia ser esperada. A questão seria como isso seria feito.

Eu ainda não sei qual será a avaliação do elenco do Cruzeiro com os demais da Série A, mas antes disso, eu desejo ficar pelo menos no meio da tabela, acho que é um anseio válido para um treinador humano recém-promovido. Precisarei dessa avaliação para ter uma ideia maior do que será possível realizar.

Fique com dó da Macaca.

 

11 hours ago, IgorRod1991 said:

A equipe mereceu o acesso, dominou a competição até com certa tranquilidade e fez uma campanha digna de uma equipe grande na Serie B, que essa temporada seja um novo começo na história do clube e o torcedor volte a comemorar conquistas maiores como nas décadas passadas.

A chegada de Tião no Cruzeiro foi para fazer o que o técnico anterior não havia conseguido e conseguiu, porém é importante lembrar que o Cruzeiro está longe de ser o grande que ele um dia foi. É apenas um sombra do que foi no passado. A temporada foi muito boa, mas a próxima temporada pode não ser, no que diz respeito a títulos. Esse é o caminho mais provável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha história que coroa o sucesso do Tião, o Rei dos Acessos! Parabéns pela quebra de recordes, pelo título e pela ascensão na carreira. A lamentar apenas a campanha do Flu de Feira, um lanterna incontestável, que sentiu mesmo a falta do Tião em seu comando técnico.

Essas trocas no Cruzeiro lembram muito o início da história com Zezinho Botafogo no Jaboticabal, embora lá o ímpeto maior fosse em comprar do que em vender. Acho também interessante enxergar o padrão do jogo e fico curioso em ver a relação dos próximos times, sempre desse escalão continental do Cruzeiro, para perceber se a venda em massa é algo tratado como cultural de determinados times ou todos do país sofrem com isso. Eu, pelo menos, nunca percebi em meus saves as equipes brasileiras vendendo tanto em um único ano, mas tenho uma observação distante. Pensando até no senso de realidade que a SI corre atrás, seria bacana que quem adotasse o estilo treinador tivesse autonomia para reclamar das vendas e isso causasse instabilidade no cargo, algo do tipo. Imagino o quanto é frustrante montar um timaço e ter de ficar remendando ele a toda hora.

No mais, a história do Jacozinho é mesmo maravilhosa por mil motivos. O que acho mais engraçado é ver essa euforia do carioca, e do flamenguista em especial, por personagens folclóricos: num jogo com Zico e Maradona, a torcida adotou o Jacozinho para ser o cara da galera. Anos depois, nessa linha, veio Obina, Brocador e outros que fizeram seu sucesso mas cresceram pelo carisma e folclore. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Peepe said:

Campanha história que coroa o sucesso do Tião, o Rei dos Acessos! Parabéns pela quebra de recordes, pelo título e pela ascensão na carreira. A lamentar apenas a campanha do Flu de Feira, um lanterna incontestável, que sentiu mesmo a falta do Tião em seu comando técnico.

Essas trocas no Cruzeiro lembram muito o início da história com Zezinho Botafogo no Jaboticabal, embora lá o ímpeto maior fosse em comprar do que em vender. Acho também interessante enxergar o padrão do jogo e fico curioso em ver a relação dos próximos times, sempre desse escalão continental do Cruzeiro, para perceber se a venda em massa é algo tratado como cultural de determinados times ou todos do país sofrem com isso. Eu, pelo menos, nunca percebi em meus saves as equipes brasileiras vendendo tanto em um único ano, mas tenho uma observação distante. Pensando até no senso de realidade que a SI corre atrás, seria bacana que quem adotasse o estilo treinador tivesse autonomia para reclamar das vendas e isso causasse instabilidade no cargo, algo do tipo. Imagino o quanto é frustrante montar um timaço e ter de ficar remendando ele a toda hora.

No mais, a história do Jacozinho é mesmo maravilhosa por mil motivos. O que acho mais engraçado é ver essa euforia do carioca, e do flamenguista em especial, por personagens folclóricos: num jogo com Zico e Maradona, a torcida adotou o Jacozinho para ser o cara da galera. Anos depois, nessa linha, veio Obina, Brocador e outros que fizeram seu sucesso mas cresceram pelo carisma e folclore. 

Foi a melhor campanha que Tião fez em um campeonato nacional até agora. Não restam dúvidas. Valeu. Tião agradece.

Já havia avisado que isso poderia acontecer, né? Sem o toque do treinador humano na hora de montar a equipe e ajustar as finanças, a coisa pesa quando ele troca de clube. Os outros também tiveram problemas.

Dei uma olhada aqui no save nos clubes da Série A e a coisa é bem disseminado pelos clubes. O Cruzeiro vende até pouco diante de outros clubes. Fiquei até assustado. Se eu não me engano existes perguntas sobre as vendas quando um jogador importante deixa o clube, eu que geralmente sou político e prefiro abaixar a fervura, ao inves de aumentá-la. Um hora, farei isso que você sugeriu para ver o que ocorre. Eu fico chateado porque não escolho os jogadores e me viro com o que tenho. Quando consigo fazer o time,  eles vendem. É ruim, mas deixa tudo mais instável e exigente do que geralmente ocorre quando estamos livres para contratar. Eu reclamei da venda do Jotapê e aí, vem o Thiaguinho e se torna artilheiro da Série B. Muito bom isso. 

Essa euforia é o que mais me agrada também. A torcida nem quis saber que o gol era contra o Flamengo, eles queriam é se divertir. Zico voltando? Maradona de convidado? Que nada, queremos é saber do Jacozinho. Fantástico. Isso é muito legal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Nei of unfeatured this tópico

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2035: Acima do capitão há um Coronel

Contrato: Mais uma temporada

Sebastião Oliveira não ficou satisfeito como a diretoria do Cruzeiro trabalhou a questão das transferências durante a temporada. Além de se desfazer, repetidamente, de vários titulares, a diretoria se empenhou em contratar jogadores, quando um dos objetivos do clube deveria ser o uso de jogadores da categoria de base. Mesmo assim, Sebastião Oliveira decidiu permanecer no clube e renovou o contrato por mais uma temporada.

Desta vez, Sebastião Oliveira optou por fazer duas exigências para a diretoria do clube, ambas relacionadas à infraestrutura: melhorias das instalações de treino e melhorias das instalações da academia. Elas foram aceitas e estão em andamento.

Dois fatores foram importantes para a permanência de Tião no Cruzeiro. O primeiro, a possibilidade de disputar pela primeira vez em sua carreira a Série A do Campeonato Brasileiro, sonho de qualquer técnico brasileiro, e em em segundo lugar, a carência afetiva do clube, que desde a conquista do Campeonato Mineiro, ainda nos primeiros meses do ano passado, colocou Oliveira com um dos “favoritos do clube”. Tião também está a caminho de tirar a licença “B Continental”.

ACtC-3d6X3EQMihMrVOgmM8kSKVb8rJz3ITP4F3-

A carreira de Sebastião Oliveira está em seu melhor momento até aqui. Nas últimas seis temporadas, desde 2029, ele não passou uma temporada sem a conquista de um título. São oito nesse período:

  • 2029: Copa Pernambuco (Íbis)
  • 2030: Copa Pernambuco (Íbis)
  • 2031: Série D (Fluminense de Feira)
  • 2032: Série C (Fluminense de Feira)
  • 2033: Campeonato Baiano e Copa do Nordeste (Fluminense de Feira)
  • 2034: Campeonato Mineiro e Série B (Cruzeiro)

Para a temporada 2035, a única chance real de conquistar um título é o Campeonato Mineiro, no qual o Cruzeiro tentará o bicampeonato. Na Copa do Brasil e na Série A, a situação é muito mais complexa. Na Copa do Brasil, o Cruzeiro, como campeão da Série B, só participou da competição a partir da 5ª eliminatória (oitavas de final), a mesma fase na qual foi eliminado pelo Fluminense na temporada passada. Na Série A, a situação é bastante complicada já que o regulamento da competição prevê o rebaixamento dos quatro últimos colocados, o que exige bastante das equipes recém-promovidas.


ACtC-3dsq0rdC6OVpVLxZuT19KLrkYzM-pGiugSH

Uniformes: Simplicidade

Para a temporada, a opção foi pela simplicidade nos uniformes. Eles seguem o padrão de cores do Cruzeiro com a camisa azul e calção e meias brancas para o uniforme titular e a camisa branca e calção e meias azuis para o uniforme reserva.

ACtC-3dSNlX5mt-idjHsmfZqSep-NrB-02jfCOiQqtsArscrO4QpGfjNRmhXmqWJf6i48v1UyML6JOyAYkwi1c0m0L1kJI8CZ73-UGXP32Nrvsz_KMA7M4ujTxg5nRjN5ECdGAfo-PU-OvmRxvyKFF_BifEb5Q=w1200-h640-no?authuser=0
Clique na imagem para ampliá-la e clique aqui para ouvir o hino do Cruzeiro.

Só há um detalhe que pode ser apontado. No uniforme principal a gola e o punho da manga são na cor azul marinho, enquanto o restante da camisa tem um tom de azul menos escuro.

Diretoria e Comissão Técnica: Novos integrantes

O clube contratou mais profissionais para a comissão técnica. É importante lembrar que, desde o início do save, nenhum profissional foi contratado para a comissão técnica de qualquer clube em que Sebastião Oliveira trabalhou. Também não houve pedido de ampliação da comissão técnica. Tudo sempre ficou sob a responsabilidade e desejos do diretor de futebol ou do presidente do clube, quando não havia um diretor. 

ACtC-3d8Rf217tPKyqA4N_ylKNJMrYlI8SWrFeZ5

Elenco e transferências: Thiaguinho no Fluminense

A expectativa sobre o elenco para a temporada era que a diretoria mantivesse a base da equipe que encerrou a temporada passada, exceto pelos seis jogadores que estavam no clube por empréstimo e os que foram dispensados ao fim de 2034. Isso permitiria que Tião Oliveira utilizasse mais os jovens formados no Cruzeiro, princípio que faz parte da cultura do clube. No momento, dos 25 jogadores do elenco, 10 são formados na base e estão marcados em verde na imagem abaixo.

ACtC-3eULthywrc0dWnKbJxX7-NmgrF6nVDJn8s8ACtC-3frH8dJX0VDum20wGsnkYy8EpE9Mr3joB96

Quem imaginou que o clube se esforçaria para manter os principais jogadores do elenco diante da difícil temporada, se enganou. Dois titulares da temporada passada, o volante Valença e o centroavante Thiaguinho foram negociados sem muita cerimônia nos primeiros meses do ano. Valença (3 partidas, 0 gol, 1 assistência, 0 HdJ, média 7,63) foi jogar na China por 60 milhões e Thiaguinho (9 partidas, 9 gols, 1 assistência, 3 HdJ, média 7,43) foi para o Fluminense por 35 milhões. Até agora já são 95 milhões em vendas.

Para não ser injusto, a diretoria contratou três jogadores que serão muito úteis na temporada, um deles por empréstimo. Durval e Coronel farão sombra a Hugo, que joga de meia-atacante. Durval também jogará como meia-externo esquerdo como substituto de Barovero. Felipão, que é venezuelano e realmente se chama Freddy Martinez, é um centroavante que foi contratado quando Sebastião Oliveira buscava uma solução para a posição entre os jovens do elenco.

No momento há um desequilíbrio no elenco, faltam jogadores para a lateral direita e por isso, o jovem Edilson (19 anos), lateral esquerdo tem jogado por lá. Da temporada passada para cá, depois da venda de Fredinho, Tião Oliveira utilizou, com sucesso, três volantes na posição de lateral direito: Everaldo, Maurício (empréstimo) e Valença. Todos deixaram o clube. A criatividade do Tião não é infinita.

Por favor, vote na enquete sobre os uniformes no topo da página. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | Acima do capitão há um Coronel | atualizado: 04/12

Os uniformes ficaram lindos novamente, GG, parabéns!!

Fico feliz que tenha permanecido no Cruzeiro, será interessante ver essa situação na Série A mais de perto, principalmente com um treinador humano, será bem legal a briga. 

Nunca é bom perder o artilheiro do time, mas a chegada do Felipão acalma um pouco as coisas, achei os atributos dele mais completos do que o do Thiaguinho. O Coronel e o Durval também são muito bons, além de serem polivalente, o que te possibilitará brincar um pouco com a parte tática do time pra esse ano. 

Parabéns por ter se tornado um dos favoritos do time e boa sorte na sequência da temporada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uniforme do Cruzeiro simples + 5 estrelas no peito é uma combinação infalível, facilita a vida de qualquer design e os modelos ficaram lindos. Curti muito a proposta das três listras no short, é o tipo de detalhe pequeno mas que faz toda a diferença e é uma solução criativa para a identidade visual da marca. Só para manter o nível de detalhe, única coisa que eu sugeriria era fazer modelos de uniforme onde as listras do ombro percorrem toda a manga da camisa, sei que a Adidas já não trabalha mais com essa marca mas eu confesso que achava tão mais bonito.

Boa sorte na temporada, que faça bem a adaptação de elencos bem instáveis e trocas sucessivas pois, aparentemente, é uma marca de quem tem dinheiro no jogo esse fluxo de compra e de venda. Inclusive, sobre a questão financeira, o patamar subiu tanto assim nesses anos para que 90 milhões em investimentos seja o orçamento de um time que vai evitar a descida somente? Sei que a economia infla com o tempo no jogo mas queria ver, se possível, a lista dos clubes mais ricos do Brasil para entender se o Cruzeiro é um ponto fora da curva nessa expectativa inicial pro Brasileirão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, ElPerroMG said:

Os uniformes ficaram lindos novamente, GG, parabéns!!

Fico feliz que tenha permanecido no Cruzeiro, será interessante ver essa situação na Série A mais de perto, principalmente com um treinador humano, será bem legal a briga. 

Nunca é bom perder o artilheiro do time, mas a chegada do Felipão acalma um pouco as coisas, achei os atributos dele mais completos do que o do Thiaguinho. O Coronel e o Durval também são muito bons, além de serem polivalente, o que te possibilitará brincar um pouco com a parte tática do time pra esse ano. 

Parabéns por ter se tornado um dos favoritos do time e boa sorte na sequência da temporada!!

Legal que tenha gostado.

Estive pensando se não valia deixá-lo e encontrar um clube nordestino para comandar, mas acabei vendo que perder a chance de jogar a Série A pela 1ª vez não fazia sentido. Vai ser a oportunidade para ver como estão os times da Série A.

Fiquei chateado, mas a chegada do Felipão pode realmente trazer até mais qualidade e você poderá ver mais a respeito quando eu postar o Campeonato Mineiro. Tudo depende deles jogarem bem. Pelos atributos eu também acho que podem adicionar ao elenco, apesar de preferir quem já estava. Comodidade...

Fiquei chocado com o fato de ter sido depois do Mineiro. A coisa tá feia no lado azul de BH.

 

3 hours ago, Peepe said:

Uniforme do Cruzeiro simples + 5 estrelas no peito é uma combinação infalível, facilita a vida de qualquer design e os modelos ficaram lindos. Curti muito a proposta das três listras no short, é o tipo de detalhe pequeno mas que faz toda a diferença e é uma solução criativa para a identidade visual da marca. Só para manter o nível de detalhe, única coisa que eu sugeriria era fazer modelos de uniforme onde as listras do ombro percorrem toda a manga da camisa, sei que a Adidas já não trabalha mais com essa marca mas eu confesso que achava tão mais bonito.

Boa sorte na temporada, que faça bem a adaptação de elencos bem instáveis e trocas sucessivas pois, aparentemente, é uma marca de quem tem dinheiro no jogo esse fluxo de compra e de venda. Inclusive, sobre a questão financeira, o patamar subiu tanto assim nesses anos para que 90 milhões em investimentos seja o orçamento de um time que vai evitar a descida somente? Sei que a economia infla com o tempo no jogo mas queria ver, se possível, a lista dos clubes mais ricos do Brasil para entender se o Cruzeiro é um ponto fora da curva nessa expectativa inicial pro Brasileirão.

Fica fácil mesmo. A opção foi essa já que a outra tinha os detalhes mais diferentes. Na Copa de 94, a Argentina usou um calção com as listras desse jeito. E dessa vez resolvi marcar bem que o uniforme era adidas. Nem as meias escaparam. Eu também gostava das litras pelo ombro e mangas. Sugestão anotada.

Qual imagem você gostaria para poder visualizar isso melhor? O retorno serve? Acho que o Cruzeiro está nessa situação porque teve o empréstimo gigantesco e porque vende muito. Aí consegue movimentar muito dinheiro. Ele paga 40 milhões por conta do empréstimo todo ano. Veja o que você acha.

Eu estou achando o elenco pior do que já foi, mas pode ser impressão minha. Se ainda estivesse na Série B dava para comparar.

 

1 hour ago, Seguradora Gralha Azul said:

Realmente, uniforme do Cruzeiro não tem como errar. Muito bonitos.

Gostei do projeto do elenco, apostando na base. Boa sorte para a continuidade.

Camisa de uma cor só é mais fácil, né? O problema é inovar a cada ano. Acho que deve ser bem difícil para quem trabalha com isso. Valeu, obrigado.

Como eu não faço as contratações, fico feliz que tenha conseguido ter vários jogadores formados no clube. Dava para ter mais, se a diretoria seguisse a própria cultura do clube que ela criou.

Obrigado por ter registrado o comentário sobre o save.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2035: Faltou brilho?

Tática: Sai o Trequartista (Número 10)

As ideias implantadas no Cruzeiro na temporada passada seguem as mesmas para essa temporada, exceto pela desistência de usar o Número 10 (atacar), optando por um Construtor de Jogo Avançado (Atacar) na posição de meia-atacante. 

Ao optar pelo Construtor de Jogo Avançado (Atacar) fica a curiosidade para ver como ele funcionará na equipe e também a relação entre ele e o meia-externo esquerdo que joga na função de Organizador Aberto (Apoiar).

ACtC-3dmiSt8boCAbN5ntNXsN1BswQslB91FuYe6

No que diz respeito às instruções coletivas, segue o estilo de poucas instruções, já que eles podem ser adicionadas durante as partidas. A única instrução que tem sido permanente nas equipes de Sebastião Oliveira tem sido sempre a construção das jogadas ofensivas a partir do goleiro e dos defensores.

Campeonato Mineiro: Derrota  na final

Para este ano de 2035, o Campeonato Mineiro contou com a promoção do Ipatinga e Inter de Minas, da cidade de Uberlândia, respectivamente, campeão e vice-campeão do Módulo II do Campeonato Mineiro.

Na fase classificatória, o Cruzeiro fez uma campanha invicta, mas que não foi o suficiente para lhe garantir o 1º lugar, como foi na temporada passada. Com oito vitórias e três empates, o Cruzeiro ficou atrás do Atlético Mineiro que teve nove vitórias e dois empates.

O Cruzeiro foi o responsável pela maior goleada do campeonato já na 1ª rodada da competição. Contra a Caldense (4-4-2), o Cruzeiro fez 6 a 0 em dia com Thiaguinho marcando quatro gols. Depois outra vitória, por 3 a 0 sobre o Ipatinga (4-4-2) e o primeiro empate dos três. Contra o Atlético (4-1-4-1), que fez apenas um arremate em toda a partida, o Cruzeiro tentou, mas teve que se contentar com o empate em 1 a 1, depois de sair atrás no placar.

ACtC-3crJg8-1aJc0OOAyGiSHprcWjeb5JwIIaBb

O segundo empate aconteceu na rodada seguinte contra o Tombense (4-2-3-1 MD). Da mesma forma que o Atlético, o adversário pouco fez, mas conseguiu marcar um gol e o Cruzeiro não conseguiu sair do empate em 1 a 1, mesmo dominando amplamente a partida.

ACtC-3eKmpTTU97yyJ9SkLiHJRffKqea5TtU6izm

Na sequência de partidas em fevereiro, o Cruzeiro venceu os três adversários sem sofrer gols: 1 a 0 no Figueirense (4-1-4-1), 3 a 0 no Boa Esporte (4-1-4-1) e 3 a 0 no Tupi (4-2-3-1 MD).

Nas últimas rodadas da fase de classificação, um novo empate acabou por definir a posição no Cruzeiro atrás do Atlético com dois pontos a menos, dando ao Galo a vantagem nas eliminatórias em caso de necessidade. Mesmo tendo vencido o América (4-2-3-1 MD) por 1 a 0, o Inter de Minas (4-2-3-1 MD) por 5 a 0 e o Guarani (4-1-4-1) por 3 a 0, o empate em 1 a 1 com o Villa Nova (4-2-3-1 MD) foi decisivo na classificação final.

ACtC-3erx8atIxfZHp7qeX1v_8ThygPkd_h-UcMk

Os quatro primeiros colocados foram os mesmos das duas últimas temporadas, 2034 e 2033, América, Atlético, Cruzeiro e Villa Nova. O Atlético Mineiro enfrentou e passou pelo Villa Nova com uma goleada de 5 a 2 na partida de volta, depois de ter vencido na ida por 2 a 0.

ACtC-3dzjpwqyF2eiX6F2qG7zDPCnDgY3laxLJgy

ACtC-3f3EgF9LtZ4tGKGAtNQVmrFjOC6dZI0lJ73

O Cruzeiro já não tinha o artilheiro Thiaguinho desde a partida com o Inter de Minas e fez uma eliminatória mais equilibrada com o América (4-2-3-1 MD), pelo menos na partida de ida, com um empate em 1 a 1. Na partida de volta, o Cruzeiro abriu o placar cedo, administrou a vantagem e no 2º tempo fez mais dois, definindo a classificação com 3 a 0.

ACtC-3dGQSZGypojHTBNAyd0mfsg4VI7NY73-8LO

Para a decisão, o Atlético e Cruzeiro chegaram invictos. Na ida, o mando de campo do Cruzeiro pesou e a Raposa fez dois gols, um em cada tempo, fazendo uma importante vantagem para a partida de volta.

ACtC-3e23M6vy6FEUF_OvlfG0W2odwupXks25ZUZ

Na volta, na Arena MRV, o Atlético fez um gol muito cedo, aos 5, e ficou a um gol do título, já que tinha vantagem no regulamento por conta da melhor campanha na fase de classificação. O Cruzeiro não jogou nada bem, mas conseguiu se defender e mesmo com a derrota por 1 a 0 se sagrou bicampeão mineiro, conquistando títulos estaduais seguidos pela primeira vez, desde 2020, quando conquistou o tricampeonato mineiro. Sebatião Oliveira ficou com o prêmio de Melhor Técnico.

ACtC-3epkZg2HQrDVyxdoEu0_Fiad27vsDxTsyDc

O bicampeonato mineiro não teve o mesmo brilho da conquista do ano anterior. Talvez pela perda de Thiaguinho, que mesmo tendo jogado apenas nove das 15 partidas foi o artilheiro do campeonato com 10 gols., ou por algo que o técnico ainda não conseguiu identificar. Entretanto, o título vem para aumentar o ânimo para o restante da temporada e as disputas da Copa do Brasil e da Série A, na qual o Cruzeiro é um dos candidatos ao rebaixamento.

Elenco, transferências e estatísticas: Nível de Série A?

Como é possível que você tenha notado, toda a movimentação de jogadores ocorrida no Cruzeiro e que apresentei na atualização passada ocorreu durante o Campeonato Mineiro. As estatísticas abaixo são do fim da competição, após a 2ª partida da final contra o Atlético Mineiro.

ACtC-3co7pz3DWxerdqa8ekuQSnxyzKfdP8oJZw5ACtC-3ctOdzoZbMq7h3gXcREFRymjohUgkzu_-7V

Como eu disse alguns parágrafos antes, o Cruzeiro é cotado como uma das piores equipes da Série A e os atributos indicam essa baixa qualificação. Dos 76 atributos que o FM compara, o Cruzeiro tem 16 atributos acima da média, sendo que apenas cinco deles estão entre os cinco melhores. Os demais 60 atributos comparados estão todos abaixo da média da Série A, desses 46 atributos estão entre os cinco piores. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2035: Sem o mesmo brilho | atualizado: 06/12

Parabéns pelo título estadual. Mais um pra conta. Aquele empate com o Galo na 1ª fase foi "muito FM", 34 chutes de um lado, 1 chute do outro: 1x1.

Ah sim, só pra dizer que minhas fontes são boas mesmo, viu! Hahaha

Boa sorte na Série A.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, div said:

Parabéns pelo título estadual. Mais um pra conta. Aquele empate com o Galo na 1ª fase foi "muito FM", 34 chutes de um lado, 1 chute do outro: 1x1.

Ah sim, só pra dizer que minhas fontes são boas mesmo, viu! Hahaha

Boa sorte na Série A.

 

 

Obrigado, div.

É uma coisa que eu levo com tranquilidade, afinal, acontece favoralmente para o nosso lado também.

Tá poderoso.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala GG! Muito bacana que ainda esteja tocando o save! Apesar de eu ter acompanhado apenas as quatro ou cinco temporadas iniciais, vejo que a trajetória do Tião seguiu uma linha plenamente factível, onde acabou com passagens interessantíssimas por clubes do Nordeste, superando um rebaixamento com o Centro e depois dando a volta por cima com o folclórico Íbis, e na sequência com o Flu de Feira. 

Agora no Cruzeiro, Tião tratou de trazer a Raposa de volta à Série A, com uma baita campanha na Série B. E por falar nisto, fiquei surpreso do time ainda estar na Série B, àquela altura. Na realidade, havia retornado à Série B, não é mesmo?

Boa sorte com a sequência! Tentarei acompanhar daqui por diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns por mais um estadual pelo maior de MG, GG. Pelas estatísticas dos jogos iniciais da pra perceber a falta que o Thiaguinho fará. Em contrapartida, o Felipão ainda não estreou, então não dá pra ter uma ideia clara do que irá ocorrer no futuro. De qualquer forma, dá pra ver que será briga dura na Série A e a imprensa não tá confiante, ainda bem que eles erram na maioria das vezes. 

Como tá o CJA com o OA? 

Boa sorte na estreia da CdB e Br, GG!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu falava sobre o retorno financeiro mesmo e aquele ranking. Curioso ver o Cruzeiro tão abaixo e essa informação, mais a comparação de atributos, me serviu como um choque de realidade nas expectativas: acho que vai sofrer no Brasileirão mas consegue a permanência sem maiores dificuldades. Isso, claro, sem olhar o novo elenco que vai surgir com as compras e vendas que não param.

Sobre o Estadual, parabéns pelo título! Fez uma campanha irretocável e ganha o caneco merecidamente, mesmo com uma atuação inferior na segunda partida, foi melhor nas duas mãos e coloca mais uma medalha na longa lista de conquistas estaduais. Sinto que Tião vai ficar marcado pelos sucessos locais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, mfeitosa said:

Fala GG! Muito bacana que ainda esteja tocando o save! Apesar de eu ter acompanhado apenas as quatro ou cinco temporadas iniciais, vejo que a trajetória do Tião seguiu uma linha plenamente factível, onde acabou com passagens interessantíssimas por clubes do Nordeste, superando um rebaixamento com o Centro e depois dando a volta por cima com o folclórico Íbis, e na sequência com o Flu de Feira. 

Agora no Cruzeiro, Tião tratou de trazer a Raposa de volta à Série A, com uma baita campanha na Série B. E por falar nisto, fiquei surpreso do time ainda estar na Série B, àquela altura. Na realidade, havia retornado à Série B, não é mesmo?

Boa sorte com a sequência! Tentarei acompanhar daqui por diante.

Opa, Feitosa. Legal que tenha retornado. Sinal que teremos, brevemente, um save seu aqui na área?

Já tem um bom tempinho, várias temporadas jogadas. Também tenho gostado da trajetória do Tião. Os momentos mais complicados parecem ter passado e, quem diria,  avirada começou com o Íbis. O Flu de Feira foi um marco por tudo de importante o que ele conquistou por ele e agora, o Cruzeiro. Depois da queda em 2020, ele retornou rápido, ficou uns 10 anos na Série A sem muito destaque e voltou a cair subiu, caiu novamente e ficou. Tião veio e subiu novamente. Se quiser saber melhor o que aconteceu com o Cruzeiro no save, faça uma leitura nas informações até a apresentação dos uniformes e você saberá.

Obrigado. Será legal ter seus comentários por aqui.😉

 

14 hours ago, ElPerroMG said:

Parabéns por mais um estadual pelo maior de MG, GG. Pelas estatísticas dos jogos iniciais da pra perceber a falta que o Thiaguinho fará. Em contrapartida, o Felipão ainda não estreou, então não dá pra ter uma ideia clara do que irá ocorrer no futuro. De qualquer forma, dá pra ver que será briga dura na Série A e a imprensa não tá confiante, ainda bem que eles erram na maioria das vezes. 

Como tá o CJA com o OA? 

Boa sorte na estreia da CdB e Br, GG!!

Valeu, Pero. Vencer o Galo é importante, sempre.

A expectativa é que alguém substitua adequadamente o Thiaguinho. O Felipão é o candidato natural. A maior preocupação é com a avaliação do elenco que fiz ali no último parágrafo. Já as expectativas da direção e imprensa são sempre aquelas para quem é recém-promovido.

Boa pergunta. Estou acopmanhando e não tenho notado nenhuma conflito entre os dois. O CJA tem feito passes chave, assim como já fazia o OA. Isso não acontecia quando era o Trequartista.

Valeu. Obrigado.

 

13 hours ago, Peepe said:

Bem, eu falava sobre o retorno financeiro mesmo e aquele ranking. Curioso ver o Cruzeiro tão abaixo e essa informação, mais a comparação de atributos, me serviu como um choque de realidade nas expectativas: acho que vai sofrer no Brasileirão mas consegue a permanência sem maiores dificuldades. Isso, claro, sem olhar o novo elenco que vai surgir com as compras e vendas que não param.

Sobre o Estadual, parabéns pelo título! Fez uma campanha irretocável e ganha o caneco merecidamente, mesmo com uma atuação inferior na segunda partida, foi melhor nas duas mãos e coloca mais uma medalha na longa lista de conquistas estaduais. Sinto que Tião vai ficar marcado pelos sucessos locais.

Que bom que acertei. Os números mesmo sendo altos quando comparados com outras equipes nem são tão grandes assim, não é mesmo? Minha expectativa é não passar sufoco para escapar do rebaixamento, particularmente não consigo achar isso normal para um treinador humano que joga há muito tempo. Tudo bem que a Série A caem quatro, mas sempre acho que é possível passar dessa 1ª temporada com mais tranquilidade. A Série A será o primeiro momento do save que terei um maior contato com o que o Brasil tem de melhor. Vai ser interessante ver como será, mas acho que se a defesa funcionar bem novamente dá para surpreender. Sonhar com um 10º lugar para um treinador humano que está cotado para o 16º lugar não é pedir demais.

O Estadual é aquela pré-temporada com decisão. Ganhá-los sempre será algo importante para mim. Achei que a campanha poderia ter sido melhor, empatamos demasiadamente e com a final como você disse, mas o título veio e isso é importante. Já é a 3ª temporada seguida ganhando estaduais de 1ª divisão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ


Temporada 2035: Dupla Grenal lidera

Copa do Brasil: Eliminação rápida

Obrigado a todos que participaram da enquete. Tivemos menos votos que a anterior, mas agradeço quem perdeu alguns segundos para registar o voto.

Como campeão da Série B, o Cruzeiro entrou na Copa do Brasil apenas na 5ª eliminatória para enfrentar o Criciúma, também cotado para uma colocação ruim na Série A. 

A expectativa era avançar para as quartas de final, mas a partida de ida acendeu um alerta para o Cruzeiro. A equipe vinha de duas derrotas seguidas, 1 a 0 para o Atlético (2ª partida da final do Campeonato Mineiro) e 2 a 0 para o Fluminense (1ª rodada da série A) e perdeu a 3ª partida, em casa, para o Criciúma.

ACtC-3cI9m0VtklApZzgeLfs2OB0igc-S3RU53a-

Sem marcar gols e com cinco gols sofridos em três partidas. Sebastião Oliveira voltou sua atenção totalmente para o Campeonato Brasileiro.Quando a partida de volta da Copa do Brasil foi jogada, o Cruzeiro levou um time misto e não saiu do empate em 1 a 1, sendo eliminado da competição muito antes do que Sebastião Oliveira desejava.

Série A: Surpresa mineira

Na atualização anterior mostrei indicativos da menor qualidade do Cruzeiro em relação aos demais competidores da Série A. Além de uma expectativa de 16º lugar, o Cruzeiro tem um elenco, segundo a ferramenta de comparação de elencos, com 60% dos atributos entre os cinco piores da Série A. Outro item frequentemente usado para avaliar um elenco é o tamanho da folha salarial e no caso do Cruzeiro ela também sugere um elenco fraco, sendo apenas a 16ª folha salarial do Brasileirão. Quando a Série A começou nesta temporada, os técnicos dos 20 clubes eram os seguintes: 

  • Flamengo: argentino Pablo Quatrocchi (desde julho de 2028)
  • Grêmio : Daniel Paulista (desde janeiro de 2024)
  • Palmeiras: Márcio Sousa (newgen - desde janeiro de 2033)
  • Vasco: boliviano Humberto Viviani (desde janeiro de 2028)
  • Corinthians: Roger Machado (desde julho de 2030)
  • Santos: argentino Mariano Soso (desde janeiro de 2033)
  • Fluminense: Victor Ferraz (janeiro de 2030)
  • Internacional: Dado Cavalcanti (outubro de 2031)
  • Atlético Mineiro: Fernando Miguel (janeiro de 2031)
  • Vitória: Lúcio Flávio (desde julho de 2033)
  • Sport: Itamar Schülle  (desde julho de 2034) 
  • São Paulo: Bruno Guimarães  (desde setembro de 2034)
  • Bahia: Juan Jesus (desde julho de 2032)
  • Paraná: Sebastián Abreu (desde julho de 2033)
  • Red Bull Bragantino: Thiago Larghi (desde setembro de 2033)
  • Criciúma: Rodrigo Becão (desde novembro de 2032)
  • Chapecoense: Tassio Rubim (newgen - desde agosto de 2034)
  • Botafogo: Odair Hellman (desde setembro de 2026)
  • Novo Hamburgo: Marcus Vinícius Ozias (desde julho de 2031)

Para a temporada 2035, o Campeonato Brasileiro tem como favoritos o Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Vasco e Corinthians. O Flamengo retomou o título brasileiro que estava com o Vasco. Nas últimas seis temporadas, os títulos da Série A deixaram de ser exclusivamente do Flamengo. Depois do decacampeonato (2019-28) rubro-negro, Palmeiras (2029), Grêmio (2031) e Vasco (2033) também alcançaram o título mais importante do País, enquanto o Flamengo conquistou os títulos de 2030, 2032 e 2034.

O Cruzeiro entrou no campeonato para conquistar a permanência na Série A, contudo, Sebastião Oliveira achava que dava para sonhar com mais e estaria satisfeito com uma posição no meio da tabela.Todavia, o que a equipe tem feito até o fim do 1º turno tem sido muito acima do esperado.

Julho, o mês mais recente, foi o melhor até o momento, no que diz respeito a desempenho. Dos 15 pontos em disputa, o Cruzeiro conquistou 13, um aproveitamento de 86%, uma porcentagem bem acima dos 59% que a equipe tem ao término do 1º turno. A mais recente vitória foi contra o atual campeão, o Flamengo (4-2-3-1), com um gol do mexicano Juan Ruiz, contratado por empréstimo ao Pachuca.

ACtC-3daA38SMLYOhBAcJZ6CXgjykWV3MfS51tlB

Nesse mesmo mês também teve as vitórias sobre o Novo Hamburgo (4-2-3-1), em partida equilibrada, a vitória tranquila sobre a Chapecoense (4-1-4-1) e a vitória no clássico mineiro por 3 a 0, sem dar muitas chances ao Atlético (4-1-4-1), que teve um jogador expulso aos 56.

ACtC-3cbW-t2c8Oyk9Bv9jHKor9QoxOnsoNLnBny

A partida na qual o Cruzeiro perdeu seus dois únicos pontos no mês foi em São Januário, contra o Vasco (4-2-2-2). O Cruzeiro fez um 1º tempo equilibrado, mas no 2º tempo, o Vasco da Gama cresceu em campo e esteve com a vitória nas mãos, porém sofreu o gol de empate nos acréscimos. 

ACtC-3cHKfM-iEcNsGQlVTgOzfjFwac7BvaUOm0m

Além do empate contra o Vasco, a Raposa empatou outras três vezes. No início do campeonato, na 3ª rodada contra o Paraná (4-4-2 com dois volantes), quando poderia ter vencido, e contra fortes adversários, o Internacional (4-2-3-1) e o Corinthians(4-2-3-1) em partidas equilibradas.

E por falar de fortes adversários, dos cinco favoritos ao título, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Vasco e Corinthians, o Cruzeiro conseguiu apenas cinco pontos (33%) contra eles. Venceu o Flamengo, empatou com o Vasco e Corinthians e perdeu para o Palmeiras (4-4-2) por 1 a 0, sendo dominado pelo Verdão, e Grêmio (4-4-1-1), a maior derrota do Cruzeiro na competição até o momento, 3 a 0.

ACtC-3fJKA17F0sE8aj2x3lEGHREECV2IPvXIPIo

O Cruzeiro perdeu apenas cinco vezes nas 19 rodadas. O momento mais complicado foi logo após a decisão do Campeonato Mineiro. Mesmo com o título sobre o Atlético, a derrota por 1 a 0 foi seguida por outras duas derrotas, a reestreia na Série A diante do Fluminense (4-2-3-1), em uma partida na qual o Cruzeiro cedeu muitas oportunidades claras de gol para a equipe carioca e em seguida, a derrota, em casa, para o Criciúma na Copa do Brasil. 

ACtC-3eS6hzBC3zPNakOONwSKk7lJK2lQ4PfjmyT

Demorou um pouco para o Cruzeiro se acertar na competição. Depois da concretização da eliminação na Copa do Brasil para o Criciúma, ainda houve a derrota para o Sport (4-2-3-1), um adversário direto na luta contra o rebaixamento, no Mineirão.

Essas derrotas só não se avolumaram porque o Cruzeiro conseguiu vencer adversários que também poderiam ter dificuldades no campeonato, o Botafogo, o São Paulo e o Vitória. Dessas vitórias, as mais emocionantes foram contra o Botafogo (4-1-4-1), uma vitória conseguida nos acréscimos, e contra o Vitória (4-2-3-1) com dois gols marcados nos minutos finais da partida. 

ACtC-3ckOxyT5b6lWqp1BD_ESyEukfZleBuhBSwt

Se o Cruzeiro conquistou apenas cinco pontos contra os cinco favoritos ao título, contra as equipes cotadas entre 6º e 10º lugares, a pontuação foi um pouco melhor. Contra Santos, Fluminense, Internacional, Atlético Mineiro e Vitória, o Cruzeiro venceu Atlético e Vitória, empatou com o Internacional e perdeu para Santos e Fluminense e conquistou sete pontos (46%).

Já contra as nove equipes cotadas para a metade de baixo da tabela, o Cruzeiro conquistou 22 dos 27 pontos disputados, 81%. Contra elas, a Raposa foi derrotada pelo Sport, empatou com o Paraná e derrotou São Paulo, Bahia, Red Bull Bragantino, Criciúma, Chapecoense (600ª partida de Tião), Botafogo e Novo Hamburgo.

ACtC-3cHlVPqwfvc9Nb9gcarRvFjLrQUdsoNuduO

Na perspectiva de Sebastião Oliveira, uma equipe como a do Cruzeiro, recém-promovida, ou até mesmo uma equipe mais fraca, precisa focar seus esforços em conquistar pontos diante das equipes de mesmo nível ou de um nível um pouco acima. Isso é até mais importante do que tirar pontos das equipes mais fortes, seja porque elas são muito difíceis de serem derrotadas, seja porque as outras equipes fracas também perderão a maioria dos pontos quando enfrentarem essas equipes, sem contar que, os cinco favoritos representam apenas 26% dos pontos totais em disputa.

ACtC-3d-48qzOUhWL__6syaPMgzTU45xtAUj5kXm

O Cruzeiro está em 5º lugar. Com 34 pontos está empatado com outras três equipes, Vasco, Flamengo e Corinthians. Tem uma defesa entre as cinco melhores da competição e o ataque é o 7º mais positivo. O que tem feito grande diferença é o desempenho em casa. No Mineirão, o Cruzeiro é o 2º colocado (8v, 1e, 1d), enquanto fora de casa é apenas o 13º (2v, 3e, 4d).

Elenco, transferências e estatísticas: Solução búlgara?

Depois da saída de Thiaguinho, o Cruzeiro demorou muito para encontrar um substituto para ocupar a posição de centroavante. A contratação do venezuelano Felipão (6,70) não surtiu efeito e mesmo tendo jogado 10(5) partidas, ele ainda não marcou gols. Quem pareceu que iria assumir a titularidade foi Josenilson (6,83) que chegou a marcar cinco gols no 1º turno da Série A, mas quem parece que resolverá o problema será o búlgaro Lahchev (7,01), formado na base do clube, que nas últimas cinco rodadas marcou seis gols e tem sete no campeonato.

ACtC-3cXQqzkcuRfj4s-XNxJdZz9dnQIsRlmrAQIACtC-3eF3PLWfafUOYswM6yZBtpWp_aBylIrSzJe

As assistências estão bem distribuídas por toda a equipe, mas o destaque no quesito continua sendo o argentino Damián Barovero (7,10), com oito assistências, seguido pelo lateral esquerdo Laureci (6,93), que fez cinco.

No total, a equipe tem 13 jogadores com média acima de sete na temporada, mas nove na Série A. Barovero, Rodrigo, Cantú e Dwann Dionny são os jogadores que estão jogando abaixo da média na Série A.

Depois da venda dos últimos quatro laterais direitos titulares da equipe, Tião Oliveira perdeu mais um, o jovem de 19 anos, formado na base, Edilson (19(4) partidas, 3 assistências, média 6,89) vendido ao Palestino (Chile).Tião Oliveira tirou mais um coelho da cartola e o zagueiro Vitor Hugo passou a jogar por ali. Já são 10 partidas na Série A com um gol, três assistências e média 7,08.

Nesse período, a diretoria vendeu mais um titular além do Edilson. Varjão (19 partidas, 3 gols, 2 assistências, 4 HdF, média 7,29) foi negociado com o Newell’s Old Boys por 26,5 milhões. Apesar da perda imediata, a venda pode ser considerada muito boa já que o jogador tem 30 anos. Entretanto, Sebastião Oliveira nem pode reclamar porque a diretoria trouxe outros quatro jogadores que já estão ajudando a equipe: Neizinho, Mario Celso, Juan Ruiz e José Valencia.

Finanças: Rumo ao buraco

Algo que segurou o Cruzeiro nesses anos de save foi o empréstimo de mais de 800 milhões de reais. Foi ele, juntamente com as vendas de jogadores que permitiram à direção do clube manter gastos elevados nos anos em que esteve na Série A após o rebaixamento em 2019. A folha salarial do clube está longe de ser uma das maiores da Série A, mas é alta diante da situação financeira do clube.

  • Saldo global: R$ 186.326.872
  • Orçamento de transferências: R$ 61.618.120
  • Folha salarial: R$ 6.856.930 (Orçamento salarial: R$ 16.219.790)
  • Orçamento de olheiros: R$ 2.713.504

A perspectiva das finanças do Cruzeiro não é boa para os próximos anos. As projeções indicam que em 2037, o saldo global será de apenas 43 milhões. Isso indica que o grupo voltará a ter saldos globais negativos em breve, sendo que o empréstimo só será quitado no fim de 2045. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | 2035: Dupla Grenal lidera | atualizado: 10/12
Em 22/11/2020 em 17:53, ggpofm disse:

Alguns tentam contornar as limitações das ligas no modo “ver apenas” configurando o carregamento de jogadores na opção que define o tamanho da base de dados. Carregar os jogadores das ligas que estão em “ver apenas” resolve esse problema para os anos iniciais do save. Contudo, com o passar das temporadas, não haverá a renovação esperada nessas ligas e o enfraquecimento ocorrerá.

estou me atualizando aqui, save incrivel e com varias curiosidades lançadas
eu mesmo era um dos que carregava as ligas em ver apenas e carregava os jogdores, ficava uma base menor e talz, mas nao dava a mesma competitividade

a pergunta é

e melhor carregar os paises normais, mesmo que diminua a quantidade, e nao carregar nenhum outro jogador??

por exemplo, carrego as 6 da america do sul e as 6 principais da europa( portugal tambem entra) e so? o jogo se torna melhor com o passar do tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o Grêmio abrindo 16 pontos de vantagem dessa forma, o título é um posto inalcançável a princípio e até mesmo para os mais favoritos, já é recomendado não se iludir e ter esperança em milagres. Apesar disso, observo com otimismo essa sequência: fez um início irregular, alguns pontos ficaram pelo caminho, mas o time foi se acertando e o último mês é espetacular, venceu quase todos os pontos inclusive contra adversarios diretos, caso do Flamengo. Se o time realmente embalou, é para sonhar com uma Libertadores diretamente da fase de grupos, tem feito tudo para ficar entre os 4 principais times do país.

Sobre a dúvida do @André Honorato, se me permite dar meus pitacos sobre o tema, são duas coisas complementares: carregando as ligas você torna o jogo mais competitivo , carregando os jogadores você aumenta as suas chances de ser competitivo. O ideal sempre é ter os dois mas, em caso de escolha, acho mais razoável carregar as ligas somente, pois você atinge um número de jogadores razoável e mantém um alto nível entre os seus adversários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Peepe disse:

Com o Grêmio abrindo 16 pontos de vantagem dessa forma, o título é um posto inalcançável a princípio e até mesmo para os mais favoritos, já é recomendado não se iludir e ter esperança em milagres. Apesar disso, observo com otimismo essa sequência: fez um início irregular, alguns pontos ficaram pelo caminho, mas o time foi se acertando e o último mês é espetacular, venceu quase todos os pontos inclusive contra adversarios diretos, caso do Flamengo. Se o time realmente embalou, é para sonhar com uma Libertadores diretamente da fase de grupos, tem feito tudo para ficar entre os 4 principais times do país.

Sobre a dúvida do @André Honorato, se me permite dar meus pitacos sobre o tema, são duas coisas complementares: carregando as ligas você torna o jogo mais competitivo , carregando os jogadores você aumenta as suas chances de ser competitivo. O ideal sempre é ter os dois mas, em caso de escolha, acho mais razoável carregar as ligas somente, pois você atinge um número de jogadores razoável e mantém um alto nível entre os seus adversários.

eu sempre carreguei as ligas e coloquei ver apenas e carregava os jogadores
dava uma base de dados aproximada em termos de tamanho, mas nunca competitiva
apesar que no touch carrego as 6 sul americanas e 12 europeias rsrs

mas quando vou jogar no modo normal, isso pesa bem, e no FMT roda melhor, mas vou testar com menos ligas depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, André Honorato said:

estou me atualizando aqui, save incrivel e com varias curiosidades lançadas
eu mesmo era um dos que carregava as ligas em ver apenas e carregava os jogdores, ficava uma base menor e talz, mas nao dava a mesma competitividade

a pergunta é

e melhor carregar os paises normais, mesmo que diminua a quantidade, e nao carregar nenhum outro jogador??

por exemplo, carrego as 6 da america do sul e as 6 principais da europa( portugal tambem entra) e so? o jogo se torna melhor com o passar do tempo?

Legal, obrigado pela leitura.

As ligas mais importantes precisam ser carregadas se você quer competitividade contra elas, como eu disse no texto. Não há como resolver isso. O problema é a velocidade do jogo em seu computador. Isso você tem que avaliar. Para gerar newgens adequadamente, ele sugere que você vá na opção "avançado" que existe na base de dados e selecione em todos os continentes a opção "Jogadores de clubes de topo". Se ficar pesado, selecione apenas para a Europa e América do Sul. Se o seu computador permitir ele sugere que selecione também para todos os continentes a opção "jogadores atualmente internacionais".

 

2 hours ago, Peepe said:

Com o Grêmio abrindo 16 pontos de vantagem dessa forma, o título é um posto inalcançável a princípio e até mesmo para os mais favoritos, já é recomendado não se iludir e ter esperança em milagres. Apesar disso, observo com otimismo essa sequência: fez um início irregular, alguns pontos ficaram pelo caminho, mas o time foi se acertando e o último mês é espetacular, venceu quase todos os pontos inclusive contra adversarios diretos, caso do Flamengo. Se o time realmente embalou, é para sonhar com uma Libertadores diretamente da fase de grupos, tem feito tudo para ficar entre os 4 principais times do país.

Sobre a dúvida do @André Honorato, se me permite dar meus pitacos sobre o tema, são duas coisas complementares: carregando as ligas você torna o jogo mais competitivo , carregando os jogadores você aumenta as suas chances de ser competitivo. O ideal sempre é ter os dois mas, em caso de escolha, acho mais razoável carregar as ligas somente, pois você atinge um número de jogadores razoável e mantém um alto nível entre os seus adversários.

O Grêmio caminha fortemente para o título e nem antes sonhava com essa possibilidade. Agora, muito menos. Acho muito para o Cruzeiro com o desempenho atual. O início assustou, mas entendi que teria que jogar como joguei com o Flu de Feira na C e na B, ou seja, sem pressa de fazer o resultado e sabendo defender a vantagem no placar. Por isso, acho complicado ganhar o título, mesmo se o Grêmio não tivesse essa vantagem. Se eu conseguir o título é melhor parar o save e iniciar um Youth Challenge. Acho que a posição atual pode ser um bom momento. Não quero ficar pensando na Libertadores para não me sentir obrigado a fazer um jogo que pode arriscar o Cruzeiro a conquistar pontos importantes.

Deve dar pitacos.😉

 

2 hours ago, André Honorato said:

eu sempre carreguei as ligas e coloquei ver apenas e carregava os jogadores
dava uma base de dados aproximada em termos de tamanho, mas nunca competitiva
apesar que no touch carrego as 6 sul americanas e 12 europeias rsrs

mas quando vou jogar no modo normal, isso pesa bem, e no FMT roda melhor, mas vou testar com menos ligas depois

A questão que o texto que citei levanta é saber quais jogadores carregados vão gerar newgens posteriormente. O que gera mais newgens é ter a liga carregada. Liga em "ver apenas" não tem efeito. A questão é como não temos um computador para carregar o máximo de ligas possível, há algo que poderia ser feito para gerar newgens nos países que não estão com as ligas carregadas? No teste dele ele chegou à conclusão que selecionar "Jogadores de clubes de topo" e "jogadores atualmente internacionais" gerará newgens nesses lugares onde eles só seriam gerados se as ligas estivesse ativas. Assim, você não precisa carregar todos os jogadores de um determinado país ou continente, sobrecarregando seu jogo. Aí, vai depender de suas escolhar. O que não dá é para imaginar que "ver apenas" trará competitividade ao save. Isso é um equívoco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal essa tabela com os treinadores, melhor ainda ver ex jogadores como Juan Jesus, Bruno Guimarães e Victor Ferraz já na elite como treinadores. El Loco Abreu deve ser hilário como treinador aqui no Brasil. 

A expectativa da imprensa sempre pessimista, em tese é ate bom, te permite trabalhar com mais tranquilidade. 

Nos jogos foi legal ver que o time foi progredindo aos poucos, teve um começo meio que incômodo, com apenas 2 vitórias em 6 jogos, mas terminou Julho invicto e isso mostra, ao meu ver, que o time encaixou depois das pernas pós Mineiro. R.I.P Thiaguinho. Legal ver que sua perspectiva de tirar pontos de equipes mais fracas e mesmo nível vem se concretizando. Tirando o empate com o Paraná e a derrota para o Sport, acredito que tenha conseguido. 

A posição na tabela é muito interessante, com um turno praticamente já liquidou a expectativa da imprensa e vai se manter na A. Acredito que sua briga agora será por uma vaga na Libertadores. Quem diria, nos torneios inferiores do campeonato paulista a brigar por uma vaga na América, grande história. 


Situação financeira ruim e Cruzeiro é uma história sem fim. Pelo menos esse superávit na situação global permite com que a diretoria contrate alguns jogadores. 

Por falar em joagdores, que flopada foi essa do Felipão, 0 gols?

Valeu, GG!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando o líder, tá uma disputa muito embolada ali na ponta. 

Julho foi um mês quase perfeito, hein? 

Às vezes ficamos procurando soluções externas pros problemas do nosso elenco (não é o seu caso, pela restrição de contratação) e o que resolve é o que já temos, mas nem sempre nos lembramos que temos. Interessante ter achado a solução num jogador formado pelo clube.

Boa sorte no final de temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, ElPerroMG said:

Legal essa tabela com os treinadores, melhor ainda ver ex jogadores como Juan Jesus, Bruno Guimarães e Victor Ferraz já na elite como treinadores. El Loco Abreu deve ser hilário como treinador aqui no Brasil. 

A expectativa da imprensa sempre pessimista, em tese é ate bom, te permite trabalhar com mais tranquilidade. 

Nos jogos foi legal ver que o time foi progredindo aos poucos, teve um começo meio que incômodo, com apenas 2 vitórias em 6 jogos, mas terminou Julho invicto e isso mostra, ao meu ver, que o time encaixou depois das pernas pós Mineiro. R.I.P Thiaguinho. Legal ver que sua perspectiva de tirar pontos de equipes mais fracas e mesmo nível vem se concretizando. Tirando o empate com o Paraná e a derrota para o Sport, acredito que tenha conseguido. 

A posição na tabela é muito interessante, com um turno praticamente já liquidou a expectativa da imprensa e vai se manter na A. Acredito que sua briga agora será por uma vaga na Libertadores. Quem diria, nos torneios inferiores do campeonato paulista a brigar por uma vaga na América, grande história. 


Situação financeira ruim e Cruzeiro é uma história sem fim. Pelo menos esse superávit na situação global permite com que a diretoria contrate alguns jogadores. 

Por falar em joagdores, que flopada foi essa do Felipão, 0 gols?

Valeu, GG!!

Achei que valeria a pena divulgá-la, já que o foco do save está no técnico e não nos jogadores. Gostei também que tem poucos newgens até o momento. Imagine as entrevistas do Loco Abreu como seriam.

O FM sendo FM no que diz respeito ao nosso trabalho.

tomei um susto no início. Fiquei com receio, mas consegui ajustar rápido e a coisa melhorou sensivelmente. Demorou bastante para encontrar um substituto para o Thiaguinho, mas parece que encontrei e tudo isso porque o Felipão tem sido uma negação e não dá para dizer que o Tião não deu chances para ele no time titular.

Sempre trabalho com essa perspectiva. Sempre foco em vencer quem é do meu nível. Já cheguei a poupar o time titular contra equipes mais fortes de um campeonato em outros saves. Logicamente, a coisa não acontece perfeitamente, como você assinalou.

Com a média de 1 ponto ganho por partida o Cruzeiro escapará do rebaixamento. Então, Tião está bem tranquilo agora. Não quero ficar pensando nela para não me colocar muita pressão. A evolução de uma carreira, né?

Acho que o Cruzeiro vai sentir o prejuízo da administração que levou ao rebaixamento em 2020 em poucos anos no save. O dinheiro vai acabar, os custos continuarão altos e a equipe não voltou a ser forte em nível nacional. Se lá trás tivessem conseguido voltar ao topo com títulos, o dinheiro estaria entrando e seguraria essa queda, mas não foi o que aconteceu. Veremos mais adiante o que acontecerá com o Cruzeiro.

Valeu, Perro.

 

2 hours ago, div said:

Tirando o líder, tá uma disputa muito embolada ali na ponta. 

Julho foi um mês quase perfeito, hein? 

Às vezes ficamos procurando soluções externas pros problemas do nosso elenco (não é o seu caso, pela restrição de contratação) e o que resolve é o que já temos, mas nem sempre nos lembramos que temos. Interessante ter achado a solução num jogador formado pelo clube.

Boa sorte no final de temporada.

Tá bem embolado mesmo. O que é legal para o save. 

Um mês quase perfeito mesmo.

Isso que você diz é um hábito comum nosso. Quantas vezes não fiz o que você disse. Vai no caminho do que eu disse no save do Bega Gomes. Fazemos da varíavel "contratação" nosso grande assistente técnico. Com a limitação que tenho, tenho que me virar, como você bem sabe e tem sido bem recompensador.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...