Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Coronavírus no Brasil e no mundo


Ariel'

Posts Recomendados

8 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Mas aí é uma comparação injusta, né? Quem que tá indo pra Venezuela? 😂

O vírus só entra lá se for nas costas dos colombianos que estão traficando comida e papel higiênico pra dentro do país. Ou de traficantes usando como base de operações ou ponte.

Particularmente, acho injusto qualquer comparação que envolva ditaduras. Isso no que se refere a Venezuela, a China ou qualquer outra. Ditaduras tendem a mentir em seus dados. Não existe um Estado ou alguém que tenha a responsabilidade de expor a realidade. A verdade é unicamente o que o Ditador quer que seja exposto.

Editado por Mantrax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse lance da Venezuela, além da subnotificação, eu acho que mesmo em uma situação normal, não é o lugar que as pessoas de fora vão ir. Então explica um pouco também o baixo número.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Guilherme Faria disse:

https://twitter.com/SamPancher/status/1259976850329264129?s=08 reação do Ministro ao descobrir em plena coletiva. 

Ele não liga. Entrou lá sabendo onde iria se meter.

Não dá pra esperar nada de útil do ministério da saúde e do governo federal quanto à pandemia. 

Isso é sabido.

O que resta é ancorar nas decisões estaduais e municipais, que foram as que conseguiram manter as coisas mais ou menos em ordem até umas duas semanas atrás.

Embora, particularmente, ache que já perdemos a chance de controle e a vaca já foi pro brejo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de medida é jogar pra galera, vulgo os próprios eleitores. A autonomia segue total de prefeitos e governadores em acatar ou não essa lista de serviços essenciais.

E, sinceramente, não me assusta mais, daqui pra frente eu só espero esse tipo de atitude do governo: medidas que visam mostrar que ele tá tentando romper o isolamento em prol supostamente da economia. Tudo isso pra não ter que voltar atrás, assumir que errou e pagar de arrependido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guilherme Faria disse:

https://twitter.com/SamPancher/status/1259976850329264129?s=08 reação do Ministro ao descobrir em plena coletiva. 

Cara...isso é tão bizarro, que eu não sei nem descrever.

Como que o presidente toma uma decisão a respeito de uma pandemia sem sequer consultar o ministro da saúde? Baseado em que ele decidiu isso? É surreal..na prática a relevância desse ministro é mínima para o governo. Ele só tá lá pra ocupar o cargo mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Peepe disse:

Esse tipo de medida é jogar pra galera, vulgo os próprios eleitores. A autonomia segue total de prefeitos e governadores em acatar ou não essa lista de serviços essenciais.

E, sinceramente, não me assusta mais, daqui pra frente eu só espero esse tipo de atitude do governo: medidas que visam mostrar que ele tá tentando romper o isolamento em prol supostamente da economia. Tudo isso pra não ter que voltar atrás, assumir que errou e pagar de arrependido.

Mesmo a autonomia sendo dos Governos Estaduais, esse tipo de medida incentiva outras pessoas a furarem as quarentenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2020 em 12:44, jonnyjones81 disse:

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/05/hidroxicloroquina-nao-diminui-mortalidade-por-covid-19-mostra-mais-um-grande-estudo.shtml

Com o destaque de:

Citar

A pesquisa com 1.438 pacientes foi publicada nesta segunda (11) na revista Jama (Journal of the American Medical Association), um dos principais períodos médicos do mundo. Isso significa que o estudo passou por revisão de outros cientistas não envolvidos nas análises em questão.

¯\_(ツ)_/¯

Mas certo está um tal de Messias e um apanhado do Google.

Editado por jonnyjones81
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, jonnyjones81 disse:

Odeio me meter nesta guerra de narrativas, mas tenho algo a acrescentar a discussão que não me coloca do lado de ninguém. Pq não quero estar mesmo. O tempo dirá quem está certo.

Ontem uma prima postou no grupo da família isso https://cartapiaui.com.br/noticias/feitosa-costa/avanco-hospital-no-piaui-cura-pessoas-da-covid-19-e-esvazia-utis-com-uso-de-cloroquina-36954.html#.XriNI6Ky2kc.whatsapp

A princípio achei só mais um dos capítulos da guerra, com alguém criando a sua verdade e tentando vender ela. Contudo, uma outra prima, médica, falou o seguinte:

"Esse é o esquema que os espanhóis estão usando para tratar a covid 19!  Aqui em Santa Maria, quando um paciente interna com suspeita de covid, já inicia cloroquina, azitromicina e anticoagulante; o uso da pulsoterapia ainda não está sendo feito por aqui."

Foi o único comentário dela no grupo da família em relação a doença até hoje, fora um corte que ela deu em outra prima na história de idosos pararem de usar remédios de uso contínuo que possuíssem uma substância que esqueci.

Notem que ela cita "Cloroquina", que não é o remédio vendido (Hidroxicloroquina). E administrado em conjunto com um antibiótico e um anticoagulante.

Isso nos dá duas possibilidades:

  1. Não só Bolsonaro, mas todo mundo politizou a cloroquina. Oq prejudicou demais a busca por um tratamento eficaz, já que a tal em conjunto com outros remédio poderia ser uma solução paliativa;
  2. Hospitais estão usando um tratamento inútil.

Qualquer uma das opções, é ruim. 😄 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Psicopinto disse:

Odeio me meter nesta guerra de narrativas, mas tenho algo a acrescentar a discussão que não me coloca do lado de ninguém. Pq não quero estar mesmo. O tempo dirá quem está certo.

Ontem uma prima postou no grupo da família isso https://cartapiaui.com.br/noticias/feitosa-costa/avanco-hospital-no-piaui-cura-pessoas-da-covid-19-e-esvazia-utis-com-uso-de-cloroquina-36954.html#.XriNI6Ky2kc.whatsapp

A princípio achei só mais um dos capítulos da guerra, com alguém criando a sua verdade e tentando vender ela. Contudo, uma outra prima, médica, falou o seguinte:

"Esse é o esquema que os espanhóis estão usando para tratar a covid 19!  Aqui em Santa Maria, quando um paciente interna com suspeita de covid, já inicia cloroquina, azitromicina e anticoagulante; o uso da pulsoterapia ainda não está sendo feito por aqui."

Foi o único comentário dela no grupo da família em relação a doença até hoje, fora um corte que ela deu em outra prima na história de idosos pararem de usar remédios de uso contínuo que possuíssem uma substância que esqueci.

Notem que ela cita "Cloroquina", que não é o remédio vendido (Hidroxicloroquina). E administrado em conjunto com um antibiótico e um anticoagulante.

Isso nos dá duas possibilidades:

  1. Não só Bolsonaro, mas todo mundo politizou a cloroquina. Oq prejudicou demais a busca por um tratamento eficaz, já que a tal em conjunto com outros remédio poderia ser uma solução paliativa;
  2. Hospitais estão usando um tratamento inútil.

Qualquer uma das opções, é ruim. 😄 

Achei super importante essa contribuição. Traz mais informações, até para efeito comparativo.

Mas são poucos os estudos que seguem a metodologia de pesquisa, e esse da matéria não me parece o caso, a principio.

Sempre fico em cima do muro entre estudos e pesquisas x relatos de quem está na linha de frete. Mas tenho uma tendência a considerar mais as pesquisas.

 

Em tempo, para não fazer double;

https://exame.abril.com.br/mundo/alemanha-quase-triplica-numero-de-casos-de-covid-19-em-24h-apos-reabertura/

A Alemanha registrou nesta terça-feira (12) quase o triplo do número de novos casos de coronavírus, cerca de uma semana depois que o país flexibilizou as regras do isolamento social. O aumento de casos gera preocupações sobre o controle da pandemia.

Editado por jonnyjones81
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Psicopinto disse:

Odeio me meter nesta guerra de narrativas, mas tenho algo a acrescentar a discussão que não me coloca do lado de ninguém. Pq não quero estar mesmo. O tempo dirá quem está certo.

Ontem uma prima postou no grupo da família isso https://cartapiaui.com.br/noticias/feitosa-costa/avanco-hospital-no-piaui-cura-pessoas-da-covid-19-e-esvazia-utis-com-uso-de-cloroquina-36954.html#.XriNI6Ky2kc.whatsapp

A princípio achei só mais um dos capítulos da guerra, com alguém criando a sua verdade e tentando vender ela. Contudo, uma outra prima, médica, falou o seguinte:

"Esse é o esquema que os espanhóis estão usando para tratar a covid 19!  Aqui em Santa Maria, quando um paciente interna com suspeita de covid, já inicia cloroquina, azitromicina e anticoagulante; o uso da pulsoterapia ainda não está sendo feito por aqui."

Foi o único comentário dela no grupo da família em relação a doença até hoje, fora um corte que ela deu em outra prima na história de idosos pararem de usar remédios de uso contínuo que possuíssem uma substância que esqueci.

Notem que ela cita "Cloroquina", que não é o remédio vendido (Hidroxicloroquina). E administrado em conjunto com um antibiótico e um anticoagulante.

Isso nos dá duas possibilidades:

  1. Não só Bolsonaro, mas todo mundo politizou a cloroquina. Oq prejudicou demais a busca por um tratamento eficaz, já que a tal em conjunto com outros remédio poderia ser uma solução paliativa;
  2. Hospitais estão usando um tratamento inútil.

Qualquer uma das opções, é ruim. 😄 

Mas tem o detalhe também de que nesse local fazem uso da azitromicina e da heparina. Não tem como distinguir exatamente se é a cloroquina ou não que tem feito isso e, pelo o que li até agora, provavelmente os outros dois são muito mais determinantes. 

É o que o @jonnyjones81 falou ali, pesquisas com metrologia científica têm peso muito maior do que relatos de quem está na linha de frente que, muitas vezes, são não intencionalmente enviesados. 

Editado por Guilherme Faria
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Psicopinto disse:

Odeio me meter nesta guerra de narrativas, mas tenho algo a acrescentar a discussão que não me coloca do lado de ninguém. Pq não quero estar mesmo. O tempo dirá quem está certo.

Ontem uma prima postou no grupo da família isso https://cartapiaui.com.br/noticias/feitosa-costa/avanco-hospital-no-piaui-cura-pessoas-da-covid-19-e-esvazia-utis-com-uso-de-cloroquina-36954.html#.XriNI6Ky2kc.whatsapp

A princípio achei só mais um dos capítulos da guerra, com alguém criando a sua verdade e tentando vender ela. Contudo, uma outra prima, médica, falou o seguinte:

"Esse é o esquema que os espanhóis estão usando para tratar a covid 19!  Aqui em Santa Maria, quando um paciente interna com suspeita de covid, já inicia cloroquina, azitromicina e anticoagulante; o uso da pulsoterapia ainda não está sendo feito por aqui."

Foi o único comentário dela no grupo da família em relação a doença até hoje, fora um corte que ela deu em outra prima na história de idosos pararem de usar remédios de uso contínuo que possuíssem uma substância que esqueci.

Notem que ela cita "Cloroquina", que não é o remédio vendido (Hidroxicloroquina). E administrado em conjunto com um antibiótico e um anticoagulante.

Isso nos dá duas possibilidades:

  1. Não só Bolsonaro, mas todo mundo politizou a cloroquina. Oq prejudicou demais a busca por um tratamento eficaz, já que a tal em conjunto com outros remédio poderia ser uma solução paliativa;
  2. Hospitais estão usando um tratamento inútil.

Qualquer uma das opções, é ruim. 😄 

Desde o começo, antes da enxurrada de torcedores da Cloroquina, quem enxergava eficácia dizia exatamente isso: paciente em estado inicial do vírus, combinado a outros remédios, pode fazer um tratamento que combate o problema. Só que quando a questão politizou, passaram a tratar a Cloroquina como salvadora ou como placebo, sem um meio termo, e o debate público foi esvaziado.

Apesar da politização, acredito que a comunidade científica ainda esteja observando os efeitos e a eficácia do remédio. Só que é muito complexo afirmar qualquer coisa com 2 ou 3 meses de testes, em condições como as atuais. Falando de forma bem leiga, porque não entendo NADA da área e apenas sou um leitor de coisas aqui e ali, acho que vai ser confirmado que o remédio deve liderar o tratamento mas que ele não é capaz de garantir imunidade ou algo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Psicopinto said:

Odeio me meter nesta guerra de narrativas, mas tenho algo a acrescentar a discussão que não me coloca do lado de ninguém. Pq não quero estar mesmo. O tempo dirá quem está certo.

Ontem uma prima postou no grupo da família isso https://cartapiaui.com.br/noticias/feitosa-costa/avanco-hospital-no-piaui-cura-pessoas-da-covid-19-e-esvazia-utis-com-uso-de-cloroquina-36954.html#.XriNI6Ky2kc.whatsapp

A princípio achei só mais um dos capítulos da guerra, com alguém criando a sua verdade e tentando vender ela. Contudo, uma outra prima, médica, falou o seguinte:

"Esse é o esquema que os espanhóis estão usando para tratar a covid 19!  Aqui em Santa Maria, quando um paciente interna com suspeita de covid, já inicia cloroquina, azitromicina e anticoagulante; o uso da pulsoterapia ainda não está sendo feito por aqui."

Foi o único comentário dela no grupo da família em relação a doença até hoje, fora um corte que ela deu em outra prima na história de idosos pararem de usar remédios de uso contínuo que possuíssem uma substância que esqueci.

Notem que ela cita "Cloroquina", que não é o remédio vendido (Hidroxicloroquina). E administrado em conjunto com um antibiótico e um anticoagulante.

Isso nos dá duas possibilidades:

  1. Não só Bolsonaro, mas todo mundo politizou a cloroquina. Oq prejudicou demais a busca por um tratamento eficaz, já que a tal em conjunto com outros remédio poderia ser uma solução paliativa;
  2. Hospitais estão usando um tratamento inútil.

Qualquer uma das opções, é ruim. 😄 

Exatamente. Também já percebi isso. Já vi diversas vezes esse tipo de matéria falando que a hidroxicloroquina ou a cloroquina não é eficaz etc. mas desde o começo que surgiu esse papo de ela amenizar os efeitos do vírus em casos iniciais, sempre vi ela citada como o uso da substância cloroquina (ou hidroxicloroquina, acho que vi os dois casos) MAIS a azitromicina. Aparentemente a melhora nos pacientes era causada pelo "combo" das duas substâncias, e não só da (hidro)coloroquina. A parte do anticoagulante eu confesso nunca ter visto.

Claro que não dá pra tratar isso como a salvação, mas se for capaz de evitar problemas maiores com o Covid e não tiver nenhuma contra indicação, precisa ser usado sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, EduFernandes disse:

Exatamente. Também já percebi isso. Já vi diversas vezes esse tipo de matéria falando que a hidroxicloroquina ou a cloroquina não é eficaz etc. mas desde o começo que surgiu esse papo de ela amenizar os efeitos do vírus em casos iniciais, sempre vi ela citada como o uso da substância cloroquina (ou hidroxicloroquina, acho que vi os dois casos) MAIS a azitromicina. Aparentemente a melhora nos pacientes era causada pelo "combo" das duas substâncias, e não só da (hidro)coloroquina. A parte do anticoagulante eu confesso nunca ter visto.

Claro que não dá pra tratar isso como a salvação, mas se for capaz de evitar problemas maiores com o Covid e não tiver nenhuma contra indicação, precisa ser usado sim.

Não sei como esta o tratamento a nivel nacional obviamente, mas meu tio teve sintomas e levamos ele ao hospital. Tomografia do torax deu padrão COVID, que é o mesmo padrão de várias outras coisas (obs: não havia mais material no hospital para fazer o exame de COVID, por isso nao fizemos), por isso a médica passou um tratamento com prednizona e azitromicina, caso confirmar o exame do COVID, acrescenta cloroquina a esse tratamento. Então acredito que o remédio não esta sendo ignorado só porque foi politizado.

Acredito que o governo federal politizou a cloroquina, mas os cientistas não abandonaram seus experimentos por causa disso. Quem foi contra o presidente, o fez porque ele simplesmente vendeu a ideia de que era uma cura.

A parte do coagulante é um estudo preliminar da USP.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse "sumiço" do tema na pauta pública é porque se percebeu que ele não é o agente imune que se esperava.

Há alguns dias eu tenho reparado que a ação coordenada de perfis nas redes sociais (os famosos robôs) impulsiona temas que repercutem na mídia e causam um impacto positivo sobre o governo, inclusive não é difícil achar postagens repetidas em perfis diferentes no twitter. Quando o remédio apareceu e o presidente tentou se pintar como o descobridor da cura, a gente viu muito o assunto pq isso era tema de trending topics e repercutia bem. Pouco tempo depois, por ação desses mesmos robôs, a quantidade de postagem sobre o tema, e consequentemente a repercussão, caiu vertiginosamente e passa a impressão que foi abandonada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, bieleao disse:

Não sei como esta o tratamento a nivel nacional obviamente, mas meu tio teve sintomas e levamos ele ao hospital. Tomografia do torax deu padrão COVID, que é o mesmo padrão de várias outras coisas (obs: não havia mais material no hospital para fazer o exame de COVID, por isso nao fizemos), por isso a médica passou um tratamento com prednizona e azitromicina, caso confirmar o exame do COVID, acrescenta cloroquina a esse tratamento. Então acredito que o remédio não esta sendo ignorado só porque foi politizado.

Acredito que o governo federal politizou a cloroquina, mas os cientistas não abandonaram seus experimentos por causa disso. Quem foi contra o presidente, o fez porque ele simplesmente vendeu a ideia de que era uma cura.

A parte do coagulante é um estudo preliminar da USP.

 

fico imaginando como deve ser preocupante ter um parente ao qual depende da dosagem e mistura certa desses elementos para o tratamento.

Melhoras pra ele 👌

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, PMLF disse:

Este é o mentor do Bolsonaro...

Um idiota como ele é uma vergonha para quem é de direita, e vergonha alheia para o resto.

Ele deve estar tentando usar a estratégia dos blefes flagrantes, mas como é demente, não sabe usar e o tiro sai literalmente pela culatra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, PMLF disse:

O Brasil deve ficar em segundo eventualmente, atrás só dos EUA.

Já somos o segundo há alguns dias, só não "sabemos" ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...