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Governo Jair Bolsonaro (2019-2022)


Aleef

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15 horas atrás, Aleef disse:

O documento eu já vi e li. O que você não comentou é que o negócio é obrigatório e é uma ótima forma de doutrinação ( dane-se se é comunista ou libertário), você consegue facilmente destruir uma geração de alunos e ainda por cima limita o pedagogo que fica atrelado a isto. Não deveria nem ter existido isto para dizer a verdade.

 

Claro que é obrigatório. Se não é pra ter diretrizes comuns para o ensino no país, acaba com o MEC e deixa cada um por si então, uai...

"Doutrinação" está virando buzzword e perdendo o sentido. Qualquer diretriz que não preze pela diversidade vai ser vista como doutrinação. Só que não é todo assunto que dá base pra debate. A gravidade existe, o céu não é azul, a terra não é plana, o Holocausto existiu, etc.

E a base não limita o pedagogo, ela especifica o mínimo que cada escola tem que cobrir. Se consegurem ir além, excelente.

 

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O documento tem a meta de determinar conteúdos mínimos que os alunos das 190 mil escolas do país terão que aprender a cada etapa da educação básica.

 

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Considero que é equivocado dizer que tudo de educação no Brasil é Paulo Freire. Bota Colégio e ensino privado nisso.

O ideal de ensino é Liberal tradicional e muitos alunos rendem melhor com Liberal Renovada progressivista.

Editado por Visitante
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15 horas atrás, Douglas. disse:

Mas isso foi só um exemplo. Ele também já "desmascarou" Einstein e Newton, pra não entrar no mérito de "cigarro não faz mal" e outras...

De boa.

Eu tinha ficado curioso quando me falaram a primeira vez e esqueci de pesquisar. Ontem, deu tempo e resolvi pesquisar até para entender como alguém pode chegar nesta ideia estúpida. No fim, o fundo da história (células de fetos x pepsi) existe.

O interlocutor da história que dá o tom que mais lhe convém. No caso do Olavo, o público dele credencia ele e fazer estas interpretações extrapoladas. É oq quem assiste ele quer ouvir. E tu nota que ele sabe da verdade, quando ele não fala especificamente só da pepsi (no vídeo que assiti ontem após escrever o post), mas fala de chocolate, shampoo e etc. Esta mesma empresa que fazia pesquisas com a célula HEK-293 tinha contrato com Nestle e outras empresas do ramo alimentício. O ramo de cosméticos usa a HEK-293 tb.

Desinformação. Na minha opinião não é loucura. O Olavo entende muito bem oq fala, e fala exatamente oq precisa falar para atingir quem quer atingir.

Já levantei a teoria no grupo de whatsapp da liga de fantasy da NBA aqui do fórum. Olavo entende tão bem da revolução cultural (Gramsci) dos anos 60~70 até hoje, que o objetivo dele é fazer um nova revolução cultural no Brasil, desta vez conservadora. Não é atoa que o MEC caiu no colo dele.

Notem quem foram os agentes da revolução cultural brasileira. Meio acadêmico, jornalistas e artistas. E agora notem oq vem sendo atacado constantemente pela direita conservadora (governo), cuja figura do Olavo é muito proeminente. Universidades/escolas, mídia e figuras populares do mundo artístico. Aos meus olhos o objetivo não é uma nova ditadura militar, torturar e perseguir guerrilheiros. Até pq eles não existem mais (tirando o MST e seus braços). O combate esquerda x direita moveu para o campo cultural.

E aqui estou afirmando que houve sim uma revolução cultural nos moldes das ideias de Gramsci que esquerdizou o Brasil demais. Opinião pessoal. O Olavo não está errado no diagnóstico. Só não concordo com o tratamento se ele for oq eu imagino que eles querem aplicar. 

Ficamos 30 anos da era dita "democrática" sem uma direita. Sem discutir ideias de direita, sem estudar ideias de direita. Ser de direita virou sinônimo de defender tortura. Isso não foi coincidência. Isso foi enraizado no subconsciente da população através da imprensa, ensino e meio artístico. Ouvi/li em algum lugar que o melhor gramscianista é o que nunca ouviu falar de Gramsci. Genial. Resume o sucesso de uma revolução cultural.

Enfim, mover o debate no Brasil mais para a direita do que está hoje é ótimo. Para todos. Já eliminar totalmente a esquerda do debate, como foi feito com a direita até poucos anos atrás, só vai causar mais atraso para o país. Acho que era Aristóteles que defendia que a humanidade só avança quando há o embate de ideias opostas.

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20 horas atrás, Douglas. disse:

 

Claro que é obrigatório. Se não é pra ter diretrizes comuns para o ensino no país, acaba com o MEC e deixa cada um por si então, uai...

"Doutrinação" está virando buzzword e perdendo o sentido. Qualquer diretriz que não preze pela diversidade vai ser vista como doutrinação. Só que não é todo assunto que dá base pra debate. A gravidade existe, o céu não é azul, a terra não é plana, o Holocausto existiu, etc.

E a base não limita o pedagogo, ela especifica o mínimo que cada escola tem que cobrir. Se consegurem ir além, excelente.

 

 

Mas a intenção deles é essa mesmo, o tanto que insistem em dar abertura para homeschooling , criacionismo e etc. Cada vez mais retiram o pensamento científico e crítico do ensino, colocando só o que convém e assim que dá margem para o crescimento dessas teorias conspiratórias que o Olavo proclama.

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18 horas atrás, Douglas. disse:

Claro que é obrigatório. Se não é pra ter diretrizes comuns para o ensino no país, acaba com o MEC e deixa cada um por si então, uai...

Ae abre margem para implantar a revolução cultural que o governo que está no poder deseja. Seja ele conservador, libertária, comunista, socialista ou qualquer governo ou revolução cultural que você queira achar. Vale ressaltar que será revisado também o conteúdo aplicado nas escolas no ensino médio como toda a sua estruturação no conteúdo. Mas ainda está muito cedo Douglas para debatermos isto enquanto não compararmos o BNCC gerado pelos governos anteriores e as mudanças que serão feitas. Enfim, o BNCC não irá acabar. Vou deixar baixado aqui o arquivo e depois que vermos o novo compararmos. 

Abraham disse que irá demitir todos os secretários deixando só o Carlos Nadalim responsável pelo novo programa nacional de alfabetização ( fonte: Folha de SP). Ressalta-se que a promessa do governo Bolsonaro era mudar a aprendizagem de alfabetização do aluno. Já que a alfabetização criada pelo Paulo Freire tinha como objetivo alfabetizar os adultos, mas a Magda Soares aproveitou e enfiou nas crianças. Qualquer escola desde a escola no Acre até em centros como São Paulo usam este meio de alfabetização (estou me referindo a escola publica aonde se encontra a maioria da população). É deficitária e não apresenta resultados concretos ( PISA) e científicos ( comprovado que nao funciona).

Entrevista com Abraham :

 

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ministro-defende-tirar-bolsa-familia-de-aluno-agressor,70002785912

 

Sugiro a vcs lerem como ele analisou se era capacitado pro cargo. ahuahauahau

Qual o plano do senhor para as universidades federais?

O Brasil gasta muito e a produção científica com resultados objetivos para a população é baixa. O Brasil é um país de renda média que tem necessidades essenciais. Precisamos escolher melhor nossas prioridades porque nossos recursos são escassos. Não sou contra estudar filosofia, gosto de estudar filosofia. Mas imagina uma família de agricultores que o filho entrou na faculdade e, quatro anos depois, volta com título de antropólogo? Acho que ele traria mais bem-estar para ele e para a comunidade se fosse veterinário, dentista, professor, médico. O Japão direcionou recursos públicos para coisas mais objetivas e materiais.

Enfim, a entrevistadora só ficou falando do Olavo e não perguntou sobre como será o modelo de gestão, se ele irá fazer algumas mudanças, planos e tudo mais. Bom, ele conseguiu sair de algumas encruzilhadas. Vamos ver no CCJ com a Tabata querendo crescer.

 

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1 hora atrás, Aleef disse:

Qual o plano do senhor para as universidades federais?

O Brasil gasta muito e a produção científica com resultados objetivos para a população é baixa. O Brasil é um país de renda média que tem necessidades essenciais. Precisamos escolher melhor nossas prioridades porque nossos recursos são escassos. Não sou contra estudar filosofia, gosto de estudar filosofia. Mas imagina uma família de agricultores que o filho entrou na faculdade e, quatro anos depois, volta com título de antropólogo? Acho que ele traria mais bem-estar para ele e para a comunidade se fosse veterinário, dentista, professor, médico. O Japão direcionou recursos públicos para coisas mais objetivas e materiais.

Enfim, a entrevistadora só ficou falando do Olavo e não perguntou sobre como será o modelo de gestão, se ele irá fazer algumas mudanças, planos e tudo mais. Bom, ele conseguiu sair de algumas encruzilhadas. Vamos ver no CCJ com a Tabata querendo crescer.

 

Surreal essa fala, do início ao fim.

Quer dizer que o indivíduo tem que escolher o caminho que quer seguir na vida pela necessidade do meio em que vive, ao invés de sua vontade pessoal ou vocação para aquela profissão? Que tipo de profissional ele irá se tornar? Baita liberal mesmo.

Vou pegar um exemplo que eu vivi bem de perto. Entrei na faculdade de Engenharia durante o “boom” da Engenharia Civil, de repente era o curso da moda, todo mundo querendo fazer e faculdades para todo lado. Estudei em uma federal, que tornou um curso que já era complicado...ainda mais pela exigência, e muitos colegas meus entraram no curso justamente com o pensamento de que o mercado estava bom e que poderia ser uma outra opção. Enfim, veio a crise em 2015/16 e a construção civil estagnou..o que dava para perceber era que houve uma evasão grande de alunos que não gostavam do curso, além de outros que não conseguiam avançar na faculdade. Então o que adianta você condicionar a formação de indivíduos em uma área passando por cima da vontade individual de cada um? Esse é o problema de se aplicar uma visão empresarial para uma área como a educação, as coisas não são simplesmente exatas..existem problemas específicos que envolve o contexto social de cada um.

Quanto a produção científica, quando alguém se propõe a participar de uma pesquisa, não necessariamente ela irá alcançar o resultado que se esperavam no início..simplesmente porque estamos tratando de algo desconhecido, e até o “não resultado” é importante para que outro indivíduo que fizer um estudo semelhante futuramente ter como referência que aquele caminho não traz o resultado esperado. Outros tipos de pesquisa, como “mapping study” não trazem resultados expressivos, mas são fundamentais para servirem de base para estudos posteriores. Além disso, existem inúmeros exemplos de produções científicas brasileiras que foram altamente elogiadas e premiadas, a própria vacina que surgiu para conter a epidemia de Zika é um exemplo.

Pelos discursos que foram feitos, além da falta de ação do Ministro de Ciência e Tecnologia, da pra perceber que não devemos esperar que esse governo vá dar alguma atenção para a produção científica nacional. O máximo que pode acontecer é mais cortes e terminar de matar o que já estava indo de mal a pior.

 

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4 horas atrás, David Reis disse:

Surreal essa fala, do início ao fim.

 

O pior é que não é nem um exemplo anedótico já que ele não cita que conhece o caso de perto, é algo que ele inventou.

 

 

6 horas atrás, Aleef disse:

Abraham disse que irá demitir todos os secretários deixando só o Carlos Nadalim responsável pelo novo programa nacional de alfabetização ( fonte: Folha de SP). Ressalta-se que a promessa do governo Bolsonaro era mudar a aprendizagem de alfabetização do aluno. Já que a alfabetização criada pelo Paulo Freire tinha como objetivo alfabetizar os adultos, mas a Magda Soares aproveitou e enfiou nas crianças. Qualquer escola desde a escola no Acre até em centros como São Paulo usam este meio de alfabetização (estou me referindo a escola publica aonde se encontra a maioria da população). É deficitária e não apresenta resultados concretos ( PISA) e científicos ( comprovado que nao funciona).

 

PISA não mede ensino básico.

http://www.oecd.org/pisa/aboutpisa/

E os achados mostram como o problema é o método mesmo...

 

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The percentage of students who have a bank account and/or a prepaid debit card is one of the lowest among the countries/economies participating in the PISA financial literacy assessment. (0 %, rank 14/15 , 2015)

The percentage of students who receive money from any allowance or pocket money (for regularly doing chores at home and/or without to do any chores) is one of the lowest among the countries/economies participating in the PISA financial literacy assessment. (0 %, rank 14/15 , 2015)

The percentage of students who receive money from any work activity (working outside school hours and/or working in a family business and/or occasional informal jobs) is one of the lowest among the countries/economies participating in the PISA financial literacy assessment. (0 %, rank 14/15 , 2015)

The percentage of students who have save up if they did not have enough money to buy something they really wanted is one of the lowest among the countries/economies participating in the PISA financial literacy assessment. (0 %, rank 14/15 , 2015)

Classes in language-of-instruction are comparatively large in Brazil. (36 Persons, rank 9/69 , 2015)

The ratio of students to teaching staff in schools attended by 15-year-olds is comparatively high in Brazil. (29.05 Ratio, rank 2/69 , 2015)

In Brazil, the average time per week spent learning regular lessons is one of the shortest among countries and economies participating in PISA. (24.9 Hours/week, rank 50/55 , 2015)

The difference in science performance between schools with high incidence of bullying (schools where more than 10% of students are frequently bullied) and schools with low incidence of bullying (schools where 5% of students or less are frequently bullied) is one of the largest among PISA-participating countries and economies. (-26 PISA Score points, rank 7/46 , 2015)

In Brazil, there is a small number of computers per student, compared to other countries and economies participating in PISA. (0.2 Number, rank 60/69 , 2015)

Before accounting for students' and schools' PISA index of economic, social and cultural status (ESCS), the difference in science performance between public and private schools is one of the largest in favour of private schools among PISA-participating countries and economies .  (-94 PISA Score, rank 58/58 , 2015)

After accounting for students' and schools' PISA index of economic, social and cultural status (ESCS), the difference in science performance between public and private schools is one of the largest in favour of private schools among PISA-participating countries and economies . (-25 PISA Score, rank 56/58 , 2015)

In schools attended by 15 year-olds, a low share of science teachers hold a university degree and a major in science. (33 %, rank 63/68 , 2015)

http://gpseducation.oecd.org/CountryProfile?primaryCountry=BRA&treshold=10&topic=PI

 

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 O GESTORZÃO levando pro MEC um monte de gente sem nenhuma experiencia na área de educação ?

Vai dar certo demaaaaaaaaaaaaaaais

 

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8 horas atrás, Rico Orestes disse:

 O GESTORZÃO levando pro MEC um monte de gente sem nenhuma experiencia na área de educação ?

Vai dar certo demaaaaaaaaaaaaaaais

 

Mas esse governo só coloca gente qualificada, só técnicos, nos ministérios. Todas as indicações tem ligações com políticos do passado, essa é a nova política. E tem bobão (aqui no fórum inclusive) que acha isso certo.

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16 horas atrás, Douglas. disse:

E os achados mostram como o problema é o método mesmo...

Sim claro, quase 30 anos,  com investimentos enormes nos ultimos 12 anos e o problema não é o método não. Nem pensar em trocar o método debatem. E isso que estamos falando de um método que cientificamente não é comprovado que tenha êxitos no aprendizado da criança.

Okay

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País ta quebrado, tem que fazer reformas, bla bla bla bla

opa, vamos reajustar salario da milicada (e só deles)

a nova era é linda ❤️ 

 

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5 horas atrás, Aleef disse:

Sim claro, quase 30 anos,  com investimentos enormes nos ultimos 12 anos e o problema não é o método não. Nem pensar em trocar o método debatem. E isso que estamos falando de um método que cientificamente não é comprovado que tenha êxitos no aprendizado da criança.

Okay

"30 anos" de quê? E "investimentos enormes" após décadas de sucateamento... Até onde eu sei, a maior parte do investimento foi no ensino superior, até porque os níveis anteriores são competência dos estados. Qual método cientificamente comprovado é esse? Você joga um monte de palavras ao vento, não esclarece nada...

 

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8 horas atrás, Aleef disse:

Sim claro, quase 30 anos,  com investimentos enormes nos ultimos 12 anos e o problema não é o método não. Nem pensar em trocar o método debatem. E isso que estamos falando de um método que cientificamente não é comprovado que tenha êxitos no aprendizado da criança.

Okay

De onde você tirou que o investimento é enorme? Se pegar em números absolutos, até pode-se dizer isso. Mas está errado quando comparado com o PIB nacional.

Vou usar como exemplo o Bozo:

O Brasil gasta hoje 4x mais no MEC do que em 2003. Porém, no mesmo período, o nosso PIB cresceu 4x. 

O Investimento é o mesmo desde o início do Governo Lula. Não houve acréscimos de investimentos além do que o País cresceu e isso vem em conjunto com nossa constituição que obriga qualquer Presidente a colocar um determinado X% pra educação. 

Questão é de foco. Não adianta você querer qualidade em educação para crianças, senão possuímos um programa que exige a contínua qualificação de nossos educadores.

Não adianta falar que queremos educação de qualidade, se nosso professores não recebem um salário de qualidade.

O problema vai muito além do método que você está querendo citar. Está na base do nosso sistema educacional. Ninguém vai dar educação de qualidade se precisa todo dia ficar preocupado se vai ter comida na mesa.

Editado por Mantrax
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8 minutos atrás, Mantrax disse:

De onde você tirou que o investimento é enorme? Se pegar em números absolutos, até pode-se dizer isso. Mas está errado quando comparado com o PIB nacional.

Na verdade em % do PIB o Brasil está mesmo entre os que mais gastam (ainda que ele tenha se mantido estável desde 2000 e tantos como tu disse, já era um percentual elevado), e é esse o argumento da galera do "gastamos muito já".

A questão é que esse argumento é uma bosta. O Brasil gasta um percentual alto do PIB com educação porque o PIB brasileiro per capita é baixo. A comparação que importa é de gasto nominal por indivíduo.

 

"Ah, o Brasil gasta 6% do PIB na educação, isso é mais do que os países da OCDE".

Aí tu vai ver o PIB per capita do Brasil: 9.821 dólares. 6% disso é 590 dólares. É isso que o Brasil gasta por pessoa.

Daí compara isso com, sei lá, a Hungria, que tá BEM LONGE de ser um dos países mais ricos da OCDE: pib per capita é 30.971 dólares. Não sei quantos % a Hungria gasta com educação, mas se pegar os 5,5% que são a média da OCDE isso dá 1.693 dólares. Três vezes o que o Brasil gasta.

 

Ainda existem outros fatores importantes, como o número de alunos em cada país. Afinal ali em cima está o gasto por pessoa, mas se a proporção entre total de pessoas e pessoas alunas for diferente isso vai impactar quanto se precisa gastar. Não tenho esse dado, mas imagino que ele coloque a situação brasileira ainda mais para baixo, já que temos uma sociedade ainda consideravelmente jovem quando comparada com as da OCDE em geral.

 

Gasto do Brasil com educação é ridiculamente baixo. Sempre foi.

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https://www.abp.org.br/noticias/aprovacao-nova-pnad

 

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Com o decreto, a Política sobre Drogas deixa de ser de redução de danos, passando a promover a Abstinência. Entre os principais objetivos, está a construção de uma sociedade protegida do uso de drogas lícitas e ilícitas.

 

 

 

Parabéns aos envolvidos! ?

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Que bela merda isso aí.

Essas comunidades terapêuticas ganham uma grana pesada, e algumas delas são muito questionáveis. Já era uma caixa preta antes...

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Nego é maluco... Tá indo na contra mão do mundo e tentando governar um país de 200 milhões de pessoas como se fosse um condomínio de casas antigas em Laranjeiras.

O mundo inteiro caminha pra flexibilização do consumo de drogas, existem 1 milhão de argumentos, explicações econômicas, sociais e os caralhos... mas não, "é um absurdo esse monte de maconheiro", "tem que coibir mesmo!!"

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Tenho medo do futuro.

Aliás, biroliro encaminhou para o congresso a proposta da regulamentação do ensino domiciliar, surreal.

Editado por Léo R.
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    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
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