Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ariel'

Posts Recomendados

  • Respostas 3.1k
  • Criado
  • Última resposta

"Política é convencimento." ALCKMIN, Geraldo.

Discordo parcialmente. Geraldo Alckmin acabou de demonstrar na Globo News (de programa exibido dia 2 de agosto) que não tem mentalidade para ser um político competente. Política é uma palavra grega, poucas palavras importantes que utilizamos foi inventado no idioma português, e quer dizer "acerca da cidade e/ou espaço público" por minha própria definição. Vou no Wikipédia e vejo que política é algo semelhante:

Citar

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica

Olha aí, tem gente que gosta de Wikipédia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Ariel' disse:

Caras, vocês já perceberam que quem faz faculdade, principalmente pós-graduação, é quem tem um rio de dinheiro pra conseguir se manter sem precisar trabalhar por um bom tempo? Faz boa escola, possivelmente cursinho, universidade em outra cidade, ou na mesma, mas não passa 1/3 do stress de quem precisa pegar condução e se revirar pra estudar. Chegar na pós-graduação e ganhar uma bolsa do governo pra "estudar" é uma grande sacanagem, pensando na tão sonhada "justiça social". 

É importante lembrar que a camada social que está dentro da universidade não é nada desfavorecida e quem está fora da faculdade é que paga a maior % da renda em impostos pra manter um monte de playba na faculdade grátis, pública e gratuita.

Agora se antes de você usar aspas pra tudo e não argumentar mais de uma frase para discordar ou pisar em determinada ideologia pensasse um segundinho em como é feita a distribuição de renda no Brasil, onde o governo tira do pobre pra dar ao rico, veria que sim, o plano liberal que faz o estudade da faculdade pagar por ela é muito mais socialmente justo do que continuar com essa ilusão de ensino superior gratuito.

Falando específicamente do que eu vivo e da pós-graduação:

Somos em 40 poucos alunos regulares no curso de pós-graduação que eu frequento. Acho que tem em torno de 13 bolsas para o programa, a ser distribuído nas linhas de pesquisa. Tirando um caso ou outro, quase ninguém é rico, ou dependem da bolsa, ou se matam pra conciliar o emprego com a pesquisa, que é bem pesada. Eu não estudei em escola particular, não fiz cursinho, me formei em faculdade particular com bolsa de 50%, inclusive era em outra cidade. Óbvio que eu tinha um teto e o mínimo para poder trabalhar e pagar meu curso. 

Não é apenas "ganhar bolsa", você está trabalhando, produzindo algo para a pesquisa científica, enriquecendo-a e gerando ganhos para o país ou até mesmo desenvolvendo coisas para melhorar a vida das pessoas.  Estamos num fórum de jogos, obviamente o sr deve jogar alguma coisa, sugiro que pesquise sobre a linguagem de scripts LUA, ou mesmo que busque onde foi criado o CORRETOR DE TEXTOS do Word. Ainda sobre "ganhar bolsa", eu poderia muito bem estar trabalhando, ganhando o dobro da bolsa (além de férias, décimo terceiro, trabalhando 44 horas semais, plano de saúde), porém a PESQUISA que eu DESENVOLVO sofreria perdas, iria demorar mais para me formar e estaria ocupando vaga de outra pessoa. Fora que quem recebe bolsa NÃO PODE exercer outra atividade empregatícia.

Existe um problema sim, muitos alunos de universidades públicas são de famílias abastadas, você tem razão. Porém isso não justifica simplesmente acabar com ensino superior/pós-gradução público como é feito atualmente, ou substituir por distribuição de bolsas (irá ocorrer o mesmo, ainda mais se forem por desempenho, o "riquinho" vai conseguir a bolsa pois teve mais tempo e recursos para estudar). Além disso, sugiro que busque em cursos menos "da moda" (direito, medicina, engenharia cívil/mecânica) e vai notar que as coisas não são bem assim, existem pessoas que dão a alma pra entrar na universidade, mesmo tendo inúmeras dificuldades financeiras.

Você querer implantar um modelo de país de primeiro mundo, onde a educação básica é nivelada, em um país de terceiro mundo onde existe uma gigante desigualdade social e de educação, me soa no mínimo ingênuo (pra não levantar questionamentos sobre seu caráter). Sugiro que saia de casa e vá no campo ver como as coisas funcionam. Uso aspas por que o que você fala é com base em achismos. E não adianta ficar bravinho.

Pra fechar, não há incentivo privado em pesquisa no país, cabe ao governo tentar incentivar, achar formas de gerar pesquisas melhores e contribuir para o desenvolvimento do país. Ciência não é gasto, é investimento.

Lembrando que o valor "gasto" em bolsas é muito pequeno se comparado com aposentadorias e benefícios de militares/políticos e os auxílios moradia de Juízes/Políticos. Mas o importante é acabar com as bolsas de gente que produz algo bom para o país, né?

Edit:

@Roman você está certo em muitas coisas, os critérios de distribuição das bolsas é bem aleatório. Além de que existem algumas pesquisas meio "bobas" que não agregam nada. Porém é naquela, se de 10 pesquisas feitas, 2 trazerem retorno CONCRETO para a sociedade, já está maravilhoso. O investimento retornou e deu lucro. Deve haver uma reestruturação SIM, mas é naquela, se tem um corte no braço, vocẽ vai tratar ele, não cortá-lo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Ariel' disse:

Agora se antes de você usar aspas pra tudo e não argumentar mais de uma frase para discordar ou pisar em determinada ideologia pensasse um segundinho em como é feita a distribuição de renda no Brasil, onde o governo tira do pobre pra dar ao rico, veria que sim, o plano liberal que faz o estudade da faculdade pagar por ela é muito mais socialmente justo do que continuar com essa ilusão de ensino superior gratuito.

Simplesmente mudar pra pós paga vai ser mais socialmente justo porquê? Pelo lado de parar de usar o dinheiro público ou vai de algum jeito permitir que mais gente das camadas mais baixas façam pós?

 

Mesmo num contexto de reforma completa, com muito menos recolhimento de impostos, não acho que a conta fecha de modo que o ganho seja suficiente pra acompanhar o aumento no custo após o fim do subsídio. É parecido com o argumento da Saúde subsidiada versus Saúde privativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vídeo é interessante e mostra o porquê, do ponto de vista econômico, é importante a pesquisa ser financiada pelo Estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Léo R. disse:

Lembrando que o valor "gasto" em bolsas é muito pequeno se comparado com aposentadorias e benefícios de militares/políticos e os auxílios moradia de Juízes/Políticos. Mas o importante é acabar com as bolsas de gente que produz algo bom para o país, né?

Gente, neste ponto o Léo está certo. São hipócritas quando se esquecem das montanhas de benefícios que recebem aquelas pessoas que não produzem NADA, ABSOLUTAMENTE PORCARIA NENHUMA, e o impacto que isso gera para as contas públicas, sem precisar desses privilégios. Ah sim, os "políticos" produzem leis equivocadas e os juízes ao menos prendem gente corrupta.

Outro ponto a se questionar:

21 horas atrás, Roman disse:

É bem complexo o problema, duvido que se eleito a resolução seria tão simplista. Não assisti, mas provavelmente ele apresentou a proposta de uma forma eleitoreira pra ratificar o quanto encara como um problema os gastos elevados nisso, tendo em vista a situação do país, do que propriamente pra colocar 100% em prática.

Oras, você está reclamando dessa "forma eleitoreira" ou está apenas constatando o problema!? Eu presumi que você fosse a favor desses truques eleitoreiros, também conhecidos como "promessas não cumpridas" mas é mais do "te engano que eu gosto, vote em mim".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2018 at 21:08, Ariel' disse:

Caras, vocês já perceberam que quem faz faculdade, principalmente pós-graduação, é quem tem um rio de dinheiro pra conseguir se manter sem precisar trabalhar por um bom tempo? Faz boa escola, possivelmente cursinho, universidade em outra cidade, ou na mesma, mas não passa 1/3 do stress de quem precisa pegar condução e se revirar pra estudar. Chegar na pós-graduação e ganhar uma bolsa do governo pra "estudar" é uma grande sacanagem, pensando na tão sonhada "justiça social". 

Bixo, na boa, vou fingir que não li essa besteira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Stay Heavy disse:

Bixo, na boa, vou fingir que não li essa besteira...

Que isso pode acontecer é um argumento válido. Eu não acho é que a alternativa proposta, ou o que entendi da proposta, funcionaria melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Douglas. disse:

Que isso pode acontecer é um argumento válido. Eu não acho é que a alternativa proposta, ou o que entendi da proposta, funcionaria melhor.

Como eu falei, no meu programa de pós-graduação, só sei de um caso onde o cidadão é "abastado", de resto é todo mundo matando um leão por dia pra sobreviver com o dinheiro da bolsa ou trabalhando e tentando se formar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrevista com o Bolsonióbio vira trending topics mundial, o cara anuncia um general como vice e é top 1 das notícias mais vistas no G1... Quem fica militando contra ele em rede social, assim como a mídia que quer destruí-lo a qualquer custo, é BURRO. Estão elegendo esse asno e mal conseguem perceber. Essa gente não consegue entender que tem MUITA, mas MUITA gente que concorda com que o Bolsonaro diz, ficar fazendo textinho lacrador no facebook só vai atrair mais eleitores pra ele. Efeito Trump.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Baita tiro no pé. Escolher uma ruralista como vice e querer disputar os votos da esquerda com o PT não é uma escolha inteligente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É engraçado, porque a sensibilidade do grosso do eleitorado do PT com o ruralismo não é tão grande. Enfim, qualquer decisão do Ciro seria uma bosta, visto que teria que ser uma pessoa do PDT e isso por si só já deixa a campanha dele pobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria votar no Ranfolfe Rodrigues para presidente, mas eu não posso. Então eu vou partir para alguma coisa próxima disso e pronto.

E o Jair se aproximando da ala "Candidatos do Exército", que é justo e direito deles. Teria sido mais interessante com o Príncipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema dessa relação da Universidade Pública e empresas privadas é que, segundo alguns pesquisadores os quais já vi algumas palestras, há uma relação burocrática e ideológica, por parte das Universidades, em relação à essa parceria. Ou seja, muitas vezes os pesquisadores das universidades têm dificuldades de fazer parceria com as empresas, porque a universidade trava. Argumentam que estão usando a coisa pública em interesse do capital e toda ideia ideológica. 

É uma visão. 

Outra questão é que há uma certa seletividade em relação à quem é beneficiado com essas bolsas e que não as merece, vide a relevância do projeto e sua escrita, prova de conhecimento estrangeiro e a prova sobre a área qual você deseja se dedicar. 

Dado ao investimento, esse é um dos menores que temos. Precisamos de TUDO e acredito que não é esse orçamento que vai parar o país (e sei que ninguém aqui falou isso, estou apenas hiperbolizando). Acredito que a mensagem principal é que trouxe o debate acerca da educação e o que queremos para o futuro. Vamos sepultar grande parte da população acadêmica e que produz por cerca de haver distorções ou vamos focar onde está o problema indeed. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gostei do vice do Bolsonaro. Para mim foi uma escolha horrível! Essa parte do eleitorado ele já domina 90%, para que colocar um militar de vice? Eu também acho que com o príncipe seria muito melhor, inclusive é bem capacitado.

E o PT está morto, não se elege esse ano nem a pau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, bernardog disse:

Não gostei do vice do Bolsonaro. Para mim foi uma escolha horrível! Essa parte do eleitorado ele já domina 90%, para que colocar um militar de vice? Eu também acho que com o príncipe seria muito melhor, inclusive é bem capacitado.

E o PT está morto, não se elege esse ano nem a pau.

Por que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Léo R. disse:

Por que?

É um cara estudado, com boas ideias para o futuro do país, tem alguns pontos que agregariam bastante ao possível governo de bolsonaro, um profissional de sucesso na carreira, empreendedor nato.. Enfim, agregaria muito do que o Gen. Mourão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, bernardog disse:

É um cara estudado, com boas ideias para o futuro do país, tem alguns pontos que agregariam bastante ao possível governo de bolsonaro, um profissional de sucesso na carreira, empreendedor nato.. Enfim, agregaria muito do que o Gen. Mourão.

Se você puder citar algumas, ficarei grato. Tenho curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só reparei agora, qual o sentido da campanha não começar logo após o prazo pra oficializar as candidaturas? Se fosse pelo risco de impugnações, não sei se muda muita coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Léo R. disse:

Se você puder citar algumas, ficarei grato. Tenho curiosidade.

A principal é a proposta de nova Constituição, nos moldes de EUA, Japão e Alemanha (estes dois, no pós segunda guerra). Para ele, a atual massacra a livre iniciativa ao conceder ao Estado a prerrogativa de garantir um número enorme de direitos. A maior demonstração do fracasso desta é o número de emendas que foram adicionadas em 30 anos, transformando-a num Frankenstein.

Se tiver genuína curiosidade, leia um livro de sua autoria: "Por Que o Brasil é um País Atrasado?".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rkiller disse:

A principal é a proposta de nova Constituição, nos moldes de EUA, Japão e Alemanha (estes dois, no pós segunda guerra). Para ele, a atual massacra a livre iniciativa ao conceder ao Estado a prerrogativa de garantir um número enorme de direitos. A maior demonstração do fracasso desta é o número de emendas que foram adicionadas em 30 anos, transformando-a num Frankenstein.

Se tiver genuína curiosidade, leia um livro de sua autoria: "Por Que o Brasil é um País Atrasado?".


Concordo que temos que "copiar" exemplos de modelos que dão/deram "certo" em outros países. Porém, me soa utópico achar que isso é algo simples, que é só mudar e deu. Cada país tem suas peculiaridades, características e cultura, deve-se aprimorar/moldar um modelo afim de atender nossas necessidades de imediato. A questão da desigualdade de renda/social/educacional, ao meu ver com um modelo desses países, só iria aumentar no momento, caso esse tipo de coisa fosse imposta. São necessários estudos SÉRIOS para ver o que deve ou o que não deve ser colocado em prática aqui no Brasil. Além de ser aplicada de forma gradual, o que um governo sem apoio do congresso, sem pessoas capacitadas, jamais conseguiria fazer.

Um dos maiores problemas do País atualmente é a questão previdenciária. E sabe-se que existem benefícios exagerados á militares (aposentadoria principalmente), políticos e magistrados. Até então, essa chapa é a que menos quer mexer nisso, apenas parece querer impor modelos ideológicos (o mesmo ocorre com a esquerda aqui no Brasil em outros quesitos) e "punir" o povo com uma reforma da previdência que só prejudica quem realmente trabalha nesse país. A nomeação de um membro da "família real" que só PREJUDICOU o Brasil (não venha me falar da independência, por que só no Brasil, acontece uma independência mantendo os mesmos no governo), que nunca fez NADA pelo país é uma completa piada. Assim como a nomeação do general.

Enfim, o eleitor do Bolsonaro tem uma dificuldade imensa em aceitar o fato de que ele vota/defende em um candidato ignorante, simplesmente por odiar o que chama de "esquerda" e por que acha que "mitar" (embora critiquem o que nominam de "lacradores") em entrevista é mais importante do que saber o nome de um imposto ou ter propostas plausíveis de governo. Ficar filosofando sobre liberalismo, o tempo todo, não vai resolver os problemas IMEDIATOS do país.

Sobre mitar e lacrar, dois termos idiotas, a diferença do primeiro para o segundo, é que quem "mita", dá resposta curta (sem se preocupar com todo o contexto) e o lacrador escreve textão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Léo R. disse:


Concordo que temos que "copiar" exemplos de modelos que dão/deram "certo" em outros países. Porém, me soa utópico achar que isso é algo simples, que é só mudar e deu. Cada país tem suas peculiaridades, características e cultura, deve-se aprimorar/moldar um modelo afim de atender nossas necessidades de imediato. A questão da desigualdade de renda/social/educacional, ao meu ver com um modelo desses países, só iria aumentar no momento.

Esse argumento é um dos que ele combate nesse livro que eu citei. Entende que a cultura de um país é fruto de suas leis, e não a Constituição uma derivação das práticas que formam a cultura.

O Japão, citando o exemplo, era um país pobre e com uma visão imperialista bastante arraigada na sua cultura. Uma nova constituição feita à moda americana, influenciada por juristas americanos no pós segunda guerra, não só ajudou no rápido desenvolvimento econômico como na mudança cultural daquele país. Com ressalvas, pode-se afirmar o mesmo da Alemanha Ocidental.

Obviamente, não é o caso de só mudar que as coisas se resolvem. Mas deve-se partir de um argumento para alcançar aquilo que se deseja para uma nação. E qual argumento melhor que a bem sucedida experiência em outros países? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Léo R. disse:

A nomeação de um membro da "família real" que só PREJUDICOU o Brasil (não venha me falar da independência, por que só no Brasil, acontece uma independência mantendo os mesmos no governo), que nunca fez NADA pelo país é uma completa piada. Assim como a nomeação do general.

 

PQP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Marvin Angulo disse:

PQP!

Vai dizer que a família real portuguesa foi boa para o Brasil? Por favor... Nossa "independência", do dia 7 de setembro, foi uma piada e só atrasou o desenvolvimento do país. Mas vamos ver, quero ler o seu argumento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...