Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

kJldpI1.jpg

Introdução

O treinamento é parte fundamental da carreira de um jogador de futebol. Os avanços científicos e tecnológicos nas últimas décadas transformaram os regimes de treino em algo cada vez mais meticuloso na preparação das equipes para os seus jogos. Os grandes clubes do mundo gastam milhões melhorando seus centros de treinamentos e trazendo os melhores preparadores, equipe médica e qualquer outra peça que possa ser determinante no sucesso e desenvolvimento dos jogadores. Esses clubes entenderam a real importância de se preparam adequadamente em suas sessões de treinos.

O treinamento é igualmente importante no Football Manager. Alguns jogadores costuram ignorar ou neglicenciar parcialmente esse aspecto do jogo e não percebe as repercussões desse tipo de atitude. Quanto mais você se dedicar aos treinamentos da sua equipe, melhores serão seus resultados. Se você preparar-se adequadamente e gastar seus recursos sabiamente para melhorar a qualidade dos seus treinos, seus jogadores irão jogar melhor e desenvolver melhor. Será que ainda é necessário te provar da importância de entender e usar os treinamentos no Football Manager?

Como conseguir cinco estrelas em todas as áreas de treinamento?

A única maneira de conseguir treinos cinco estrelas no jogo é contratando um preparador que seja capaz de fazer isso possível. Existe muito a se considerar quando estiver contratando um preparador, e não somente seus atributos específicos para a área de treinamento desejada. Obviamente que você pode contratar aquele que tem 20 em treino defensivo, mas não é garantia de que ele vá te entregar um treino cinco estrelas. Você tem que considerar diversos outros fatores antes de contratar um preparador, e mesmo assim não é garantido que se você o contratar, ele te dará um treino cinco estrelas.

Junto com seus atributos de treinamento, você tem que considerar outros como: Determinação, Motivação e Nível de Disciplina. Outros pontos interessantes de se observar são a experiência anterior do preparador e se ele é capaz de falar o mesmo idioma que a maioria de seus jogadores. Não faz sentido contratar um preparador para um clube espanhol que não saiba espanhol. Isso foi até aliviado com a opção de mandar jogadores e staff para um curso intensivo de idiomas, mas até que a nova língua seja aprendida, demora um tempo. Outro bom indicador são os clubes anteriores do preparador desejado. Por exemplo, alguém que trabalhou no Chelsea tem a tendência de ser melhor que alguém que trabalhou na sexta divisão inglesa. No fim das contas, você só saberá se um preparador entregará um treino cinco estrelas após contratá-lo. Você pode acabar tendo que contratar diversos, mas se você tem capacidade de atrair diversos preparadores de qualidade, em breve terá um treino cinco estrelas em todas as áreas.

Também é importante notar que preparadores desenvolvem-se da mesma forma que jogadores. Com tempo e experiência, eles se tornam melhores em suas sessões de treino. Um preparador pode começar com três estrelas no treino ofensivo, mas dez anos depois ser um treinador quatro estrelas e meia. Você também deve considerar a carga de trabalho. Um preparador pode não ser o suficiente para cada área de treinamento, dependendo do tamanho do seu elenco. O ideal é sempre contratar funcionários, caso o clube permite, até ter uma carga abaixo de média.

Contudo, em termos gerais, basta que você tenha uma estrutura de treinos 5 estrelas e contrate preparadores que tenham acima de 15 nos atributos destacados pelo Football Manager. Abaixo, um exemplo de treinador cinco estrelas para o treino tático.

Jose-Pekerman_-Geral-Perfil.png

Melhorando sua infraestrutura de treino

A qualidade das suas infraestruturas de treino é absolutamente vital para seu elenco principal, e também para os jovens. O quão melhores forem suas infraestruturas, melhor será o desenvolvimento dos seus jogadores e o seu preparo para as necessidades da temporada. Além disso, ganhar condição de jogo torna-se mais fácil, assim como a recuperação física entre as partidas.

Não é uma área do seu clube que vale a pena neglicenciar. Mesmo que as melhorias possam custar uma boa quantidade de dinheiro para um curto espaço de tempo, você deve encará-las como investimento à longo prazo. Os benefícios apareceram em forma de aceleração no desenvolvimento dos jogadores, uma melhoria na condição física padrão do elenco e menos lesões ocorrerão em treinos. E também se torna algo para atrair jogadores, já que podem fazer a diferença no interesse de um jogador quando ele se deparar com duas ofertas de clubes similares. 

Entretanto, antes de melhorar suas infraestruturas, observe a situação financeira do clube. Dificilmente uma diretoria vai aceitar se não houver recursos, mas caso você os convença, a situação financeira do time pode piorar se você não tiver dinheiro em caixa para arcar com o investimento. Ou seja, apenas peça melhorias quando não existir chances de prejudicar as finanças do seu clube num curto prazo.

Foco Principal no Treino Geral

Qual é o aspecto mais importante para o seu time focar? Na página de Treino, na aba da sua equipe, você tem sete opções para seu time focar: Equilibrado, Aptidão, Tácticas, Controlo de Bola, Defender, Ataque, Coesão da Equipa. Mas no que cada uma dessas opções ajuda seu time a focar?

  • Equilibrado: Nesse foco, seu time terá um abordagem equilibrada nos treinamentos e não focará em nenhum dos outros seis aspectos. O foco será igualmente dividido entre as outras áreas, essa é a abordagem padrão caso você tenha dúvidas de qua foco seu time deve ter.
  • Aptidão: Nesse foco, sua equipe irá trabalhar aos aspectos físicos. É o treino ideal para focar no começo da pré-temporada e início da temporada, quando seu elenco não está com a condição de jogo ideal e pode não estar na melhor forma para jogar. Se você tiver um calendário rigoroso na temporada, incluindo jogos de competições continentais, é a opção perfeita para focar na pré-temporada e preparar seu time para o calendário mais apertado. A melhoria nos atributos físicos será a mais afetada por esse foco.
  • Tácticas: Quando você estiver mudando o esquema tático, colocar esse foco é importante e agilizará o entendimento do novo esquema pela sua equipe. Se os seus jogadores não tiverem inteligência tática para entender o que você deseja durante a temporada, seu time pode se tornar irregular. A melhoria nos atributos táticos do jogador será a mais afetada por esse foco.
  • Controlo de Bola: Você quer foco no lado técnico da sua equipe? Você ganha jogos marcando gols com a bola e se você não for capaz de controlar a bola, você pode não controlar o jogo. Se você melhorar o trabalho dos seus jogadores com a bola, com um aumento de habilidades técnicas e maior eficiência do time quando estiver com a posse, esse é o treino para você. A melhoria nos atributos técnicos será a mais afetada por esse foco.
  • Defesa: Sua equipe está tendo dificuldades em não sofrer gols? Focar no treino defensivo pode ajudar sua equipe a trabalhar melhor na prevenção de gols do adversário. Pode demorar algum tempo para você ver os resultados, mas solidez defensiva é importante em todos os times, e se você estiver tendo problemas lá atrás, esse foco deve retificar isso. A melhoria nos atributos defensivos será a mais afetada por esse foco.
  • Ataque: Mas e se seu problema é marcar gols? Seu time é capaz de criar chances para marcar ou é o famoso arame liso? Focar no treino de ataque trará melhorias no jogo ofensivo da sua equipe nas partidas. Assim como o treino defensivo, pode demorar algum tempo para surtir efeito. A melhoria nos atributos ofensivos será a mais afetada por esse foco.
  • Coesão da Equipa: Se você trouxe diversos novos jogadores, e o pessoal ainda não se conhece bem, ou ainda se a harmonia e o ambiente não estão bacanas, é esse o seu foco. Trabalhar na Coesão da Equipe vai aumentar os laços entre seu jogadores e eles trabalharão melhor como uma unidade em campo. Futebol é um esporte coletivo e é importante que seus jogadores atuem como um time, ao invés de apenas cada um por si. Uma boa coesão gera melhores atuações.

Celtic_-Equipa.png

Foco Principal na Preparação do Jogo

Além de poder escolher um treino geral, você pode escolher um treino específico para cada jogo. Eles estão divididos nas seguintes áreas: Tácticas de Jogo, Trabalho de Equipa, Posicionamento Defensivo, Movimento Ataque, Bolas Paradas Defensivas, Bolas Paradas Ofensivas. Cada um desses treinos traz benefícios diferentes ao longo da semana de treinamentos e você pode optar por ter mais preparação de jogo ou treino geral. O ideal é dedicar um ou dois dias para a preparação de jogo.

  • Tácticas de Jogo: Esse treino acelera a assimilação dos seus jogadores com as táticas de jogo da equipe. Ou seja, você acelera o processo de familiarização do seu elenco com suas táticas nessa opção. Sempre que você quiser usar uma tática nova, essa opção deve ser escolhida.
  • Trabalho de Equipa: Esse treino aumento a coesão e harmonia da sua equipe, fazendo com que os jogadores criem laços mais rapidamente, gerando um ambiente positivo no vestiário do clube e um maior entendimento do estilo de jogo de cada um por seus companheiros.
  • Posicionamento Defensivo: Esse treino diminui as probabilidades da sua equipe sofrer gols e deve ser usado sempre que você vai enfrentar um adversário mais forte ou que tem um ataque mais poderoso que o seu.
  • Movimento Ataque: Esse treino aumenta as probabilidades da sua equipe em marcar gols e deve ser usado sempre que você vai enfrentar um adversário mais fraco ou que tenha uma defesa muito sólida.
  • Bolas Paradas Defensivas: Esse treino diminui as probabilidades da sua equipe em sofrer gols de bolas paradas e deve ser usado sempre que você vai enfrentar um adversário muito forte nesse quesito.
  • Bolas Paradas Ofensivas: Esse treino aumenta as probabilidades da sua equipe em marcar gols de bolas paradas e deve ser usado sempre que você vai enfrentar um adversário muito frágil nas bolas paradas defensivas ou então num confronto muito igual que pode ser definido nos mínimos detalhes.

Carga de treinos

O quanto você bota seu elenco para treinar? Quanto que é excessivo para os seus jogadores? Existe uma linha tênue entre puxar seus jogadores até o limite e puxar além deles, e é muito importante compreender o quanto você pode exigir nos seus treinos. A quantidade exata de treinamento fará com que seus jogadores cresçam e desenvolvam, mas o excesso pode causar lesões ou até retrocesso no seu desenvolvimento.

Mas como encontrar o equilíbrio ideal? O ideal é sempre buscar uma carga mediana para o treinamento da equipe. A maioria dos jogadores ficará feliz com essa carga, já que não os desgasta demais, mas é o suficiente para trazer benefícios. Além disso, você tem espaço adequado para trabalhar treinos individuais sem medo de sobrecarregar o jogador. A maioria aceita uma carga de treino mediano e um tipo de treinamento individual sem muitos problemas. 

Já a carga de treino individual é uma história diferente. Se você está treinando um jogador em uma nova posição, pode esquecer de querer que ele trabalhe um atributo específico ou um movimento preferido até ele estar apto a jogar na nova posição. Se eles estiverem com bastante focos individuais, eles podem ficar infelizes com a carga de treinos. Para funções individuais e atributos, a intensidade mediana também parece ser o suficiente. Contudo, alguns jogadores não são tão profissionais e ficam infeliz com uma carga mediana ou alta de treinos individuais, com isso, talvez seja melhor deixá-lo com uma carga mais leve.

A cada mês, é importante notar as observações do staff sobre quem está feliz ou infeliz com sua carga de treino. Isso pode ser checado manualmente no relatório de treinos de cada jogador também. Caso eles estejam felizes, tente aumentar e ver se eles aceitam uma carga maior, caso isso mude no próximo mês, você já conhece o limite desse jogador. Caso eles estejam infeliz, cheque qual o problema. Se for a carga, diminua, se for o jogador achando que o treino não está dando resultados, escolha outro. Com a intensidade balanceada e o jogador feliz com sua carga de treinos, eles poderão se desenvolver de uma maneira adequada.

Callum-McGregor_-Desenvolvimento-Treino.

Treino individual de atributos

Esse é bem simples de entender, na tela de desenvolvimento e na aba de treinamentos, conforme demonstrado na figura acima, você pode definir um treino individual. Você pode escolher uma função ou atributo específico para o jogador treinar. Além disso, você pode definir a intensidade desse treino. Ou seja, uma maior intensidade, maior foco do jogador no que foi pedido e uma menor intensidade, menos foco.

Para jogadores que ainda tem espaço para se desenvolver, o ideal é trabalhá-lo na função que você acha mais adequada ou que ele rende mais. Assim você focará numa gama maior de atributos, fazendo com o que o jogador tenda a desenvolver aquelas áreas do seu jogo, para se tornar cada vez mais competente naquela função. Normalmente, tendemos a treinar o jogador na função que ele mais atua em campo, já que isso fortalece o seu entendimento da função e deixa-o mais preparado para tal. Contudo, seu papel com treinador é identificar o que é melhor para o jogador ou para o time, e talvez, uma mudança de função pode transformar um jogador mediano em uma peça-chave do seu time.

Porém, para jogadores já consolidados e veteranos, é melhor tentar trabalhar certas deficiências que o jogador possua no seu jogo. O treino de atributos entra nessa parte e irá fazer com que o jogador foque seu treinamento em melhorar determinado atributo. Tenha certeza de escolher o atributo certo, pois a escolha errada fará você perder seu tempo.

Treino de função versus Treino de posição

Antigamente eram questões separadas, mas atualmente, para treinar uma posição, você deve escolher uma função, por isso, analise bem os atributos de um jogador que está sendo treinado em uma nova posição para que você escolha a função que melhor se encaixa com aquele jogador. Não faz sentido pegar um meia-central que atua como Armador Avançado e treiná-lo como um volante que atua como Médio Recuperador de Bolas se ele não tiver os atributos para isso.

Temos um guia completo sobre retreinamento aqui.

Movimentos Preferidos do Jogador

Movimentos Preferidos do jogador, ou MPJ na sigla, são características que seu jogador possui. Elas definem como seu jogador irá agir em determinadas situações durante o jogo e variam entre como eles se movem pelo campo e até que eles fazem quando estão em posição de finalizar. Se você conseguir treinador jogadores para terem MPJs que complementam suas habilidades e funções, elas se tornaram uma ferramenta bastante efetiva.

É importante ter um bom conhecimento dos MPJs disponíveis. Existem cinco tipos diferentes: Movimento, Passe, Finalização, Defesa e Técnica. Cada um desse tipos tem diversas opções. Vale a pena gastar um tempinho observando e tentando entender cada uma dessas opções e o que os jogadores que possuem determinados MPJs fazem e quais atributos adequados para cada um. Eles são auto-explicativos e fáceis de entender.

Antes de escolher um MPJ e iniciar um treinamento desse tipo de coisa, você deve considerar quais irão ajudar a melhorar o nível de seus jogadores. Veja em quais atributos eles são bons ou ruins, qual a posição que jogam e qual a função dele no time. Você tem que escolher MPJs que complementam o estilo de um jogador e ajudam a melhorar seu jogo. Por exemplo, um atacante com Frieza elevante seria ideal ter o MPJ Tenta chutes colocados. Vale mencionar que quanto mais velho um jogador for, mais complicado se torna para ele aprender um novo movimento.

Temos um guia completo sobre os Movimentos Preferidos do jogador aqui.

Como a personalidade afeta a evolução de um jogador?

Assim como na vida real, os jogadores no FM também tem personalidades. Essas personalidades afetam como cada um treina e desenvolve-se. Existem as personalidades positivas, que os fazem treinar e desenvolver melhor e as negativas, que atrapalham o treinamento e o desenvolvimento. É importante entender porquê elas afetam a evolução de um jogador, para que você possa guiar melhor seu atleta.

Idealmente as melhores personalidades para treinar e desenvolver são as profissionais, ambiciosas e determinadas. Jogadores mais profissionais cuidam melhor de si no treino e fora de campo. Se um jogador é determinado, ele vai se dedicar mais nas sessões de treino. Personalidades positivas são importantes pois irão garantir que os jogadores deixaram o seu melhor tanto no treino como no jogo. Além disso, um grupo de jogadores com personalidade positiva trabalham melhor em conjunto, e ajudam um aos outros. Não se esqueça que a personalidade geral do seu elenco importa, principalmente na adaptação de novos jogadores e pode refletir na mentalidade dos jovens da sua equipe.

Se seus jogadores são preguiçosos ou não são profissionais, eles não vão treinar bem e nem se dedicar adequadamente. E se ele não se dedica, ele terá resultados negativos nos treinos. E isso pode acabar influenciando no seu elenco, já que uma maçã podre pode gerar problemas no vestiário e na harmonia do clube.

Temos um guia completo sobre personalidades para você conhecer essa área melhor.

Meus jovens talentos devem treinar nos juniores ou no time principal? 

O treinamento de jovens jogadores vem ganhando cada vez mais destaque para os jogadores de Football Manager, com diversos desafios surgindo em torno do uso de jogadores da base de um clube. Obviamente que é fundamental que seus jogadores recebem o melhor treino possível para que possam alcançar todo seu potencial. Assim como é importante investir nas infraestruturas e staff da equipe principal, o mesmo é válido para as categorias de base. Todo dinheiro gasto aqui será retornado adequadamente para você no futuro, portanto, não poupe esforços nessa área. Uma dica importante é observar bem o treinador que você está contratando, a personalidade e o estilo de jogo dele podem ser determinantes no futuro de suas promessas.

Assim como qualquer outro jogador do seu clube, você deve analisar regularmente como está a performance e felicidade dos seus jovens jogadores nos treinamentos e ajustar a carga de treinos para melhores resultados. Isso inclui dar atenção ao treino de função ou de posição e principalmente, tutoria. Ache um ciclo de tempo que lhe agrade e observe de perto seus jovens.

Quando você ver que um jovem talento está se tornando bom demais para o futebol de júniores, promova-o para a equipe principal. Trabalhar com seu elenco profissional traz grandes benefícios, principalmente se eles se encaixarem no seu sistema de jogo. Você provavelmente não vai querer colocar todo o peso do mundo nas costas dos seus jovens atletas, mas um nível de treino superior e tempo de jogo com os profissionais são vitais para a continuidade do desenvolvimento dos jovens.

Obviamente que tempo de jogo é crucial, mas apenas coloque seus jovens lá se você tem intenção de desenvolvê-los. Faz parte oscilar nessa idade e se você queimar o jogador, poderá trazer consequências negativas para o atleta. Se você tem medo que seu jovem talento vai comprometer sua equipe, não coloque ele em campo, apenas dê tempo de jogo quando você estiver disposto ou achar que ele tem capacidade para jogar de igual para igual com os outros.

Temos um guia completo sobre o desenvolvimento de jogadores aqui

Treinamento na pré-temporada

A pré-temporada pode forjar um campeão ou destruir sua temporada. Existem diversos fatores que podem se tornar maçantes para jogadores menos experientes do jogo. Mas se você arregaçar as mangas e trabalhar adequadamente nessa época do ano, você terá uma boa temporada. Portanto, a pré-temporada não deve ser encarada como um período de férias e relaxamento para o treinador.

Durante a sua pré-temporada é importante focar em quatro aspectos: condição de jogo, coesão da equipe, táticas moral. Se você focar essas questões corretamente, seu time estará pronto para uma temporada brilhante.

  • Condição de jogo: Jogadores que não estão em condição de jogo tem mais probabilidade de se lesionar e isso pode fazer com que ele dê o azar de contundir-se gravemente. Imagina ficar sem seu principal jogador até o segundo turno do campeonato? Durante a pré-temporada é importante que todo mundo jogue e chegue na estreia ao menos com 80% de condição de jogo. Uma boa estratégia é dividir seus jogadores em dois times e um deles jogar no final de semana e o outro no meio da semana.
  • Coesão da Equipe: Mudanças no elenco são comuns nesse período, sejam por contratações, vendas ou jovens promovidos para o time principal. Isso pode gerar uma queda brusca na harmonia do elenco. Depois que você treinou o aspecto físico do seu time, pode ser útil trabalhar coesão e entrosamento para ajudar seus jogadores a se conhecerem melhor dentro de campo e evitar problemas durante a temporada.
  • Táticas: Se o time não faz ideia de como jogar, você ficará sem emprego em breve. Esse é o aspecto mais importante de toda pré-temporada, portanto, trate de jogar o máximo de amistosos possíveis nesse período.
  • Moral: Melhorar o moral do time é fácil, basta vencer. Por isso, não faça uma pré-temporada caça-níquel e reserva os últimos jogos para enfrentar equipes que você tem certeza que vai vencer de barbada.

Um bom regime de treino em pré-temporada é escolher ao menos seis semanas de treino. Comece com duas semanas de treino físico intenso (alto ou muito alto, ou então alterne os dois ao seu gosto). Depois, marque uns oito amistosos. Comece com dois ou três de nível elevado, mais dois ou três de mesmo nível e mais uns três ou quatro que você deve golear. Dessa forma, você testa sua tática contra três níveis diferentes de adversário e garante um moral alto para o começo da temporada. Caso você esteja trabalhando táticas novas, foque nisso na Preparação de Jogo, caso contrário, escolha Trabalho de Equipa.

Dias de descanso

Dias de descanso são vitais para os jogadores recuperarem-se de jogos intensos e desgastantes. No FM, você pode descansar seu time antes e/ou depois de um jogo, mas se preferir, pode mandar seus jogadores descansar por um período superior. Se você apenas decidir descansá-lo nos treinos, pode deixá-lo por até sete dias sem treinar. Mas caso prefira dar umas "férias" fora de época, o jogador pode ficar fora por até um mês. Não subestime a capacidade dos dias de descanso fazerem a diferença entre uma derrota e uma vitória na reta final de uma temporada.

O mínimo recomendado é que seu time sempre descanse depois das partidas, já que essa é a opção padrão para recuperar os jogadores no jogo. Contudo, caso o calendário esteja apertado, treinar pode acabar não te valendo de muita coisa e você vai estar apenas desgastando desnecessariamente seu elenco, portanto, nessas épocas, talvez seja melhor liberar o descanso antes e depois do jogo.

Ajustando seus treinos de acordo com os resultados

Anteriormente foi explicado como o foco no treino da sua equipe funciona e o que cada um traz para seu treinamento. Dependendo de como seu time está atuando e dos resultados da partida, em conjunto com os resultados dos treinos, você deve continuar ajeitando suas sessões de treino. Uma variedade de treinos oferece uma especialização em mais áreas.

Mas como eu decido a hora de mudar? A função primordial de um treinador é vencer, portanto, você tem que escolher o treino que vai lhe ajudar a obter resultados. Se a defesa anda sendo vazada constantemente, talvez seja o momento de melhorar as habilidades defensivas no treinamento. O mesmo se aplica para os outros treinos. O que vale aqui é ajudar seu time a atuar melhor em campo e trazer os resultados necessários.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol.
Fonte: https://www.fmscout.com/a-how-to-master-training-on-football-manager.html
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
  • 2 meses depois...

cara, me tira uma duvida, a carga de trabalho dos preparadores deve estar como? leve, mediana, forte ? Pq sempre contrato 1 treinador para cada atributo de treino, ai fica forte sempre, ai quando contrato mais pra mesma area diminui pra mediana, leve.. nunca sei como agir.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
6 horas atrás, juca_fuca disse:

cara, me tira uma duvida, a carga de trabalho dos preparadores deve estar como? leve, mediana, forte ? Pq sempre contrato 1 treinador para cada atributo de treino, ai fica forte sempre, ai quando contrato mais pra mesma area diminui pra mediana, leve.. nunca sei como agir.

Forte é a única coisa que você deve evitar. O mínimo aceitável é mediana, mas o ideal é leve. Entretanto, esse tipo de carga de trabalho só é possíveis em clubes em que dá para ter pelo menos 2 preparadores para cada área de treinamento.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
Em 29/04/2018 at 21:28, Henrique M. disse:

Cara, quando eu coloco um jogador jovem e bom na função construtor de jogo avançado pra treinar nessa função já que foca nos atributos dessa função, eu coloco algum foco adicional ou apenas a função ? Tenho essa duvida no FM 18

 

Link para o comentário
  • 3 semanas atrás...

Sobre, os treinadores, quando estou em clubes menores as opções para bons treinadores são bem mais escassas, e muitos deles são aqueles criados pelo jogo. Diferentemente dos jogadores, não podemos ver o CA e nem CP, e eu já vi eles evoluírem alguns atributos, ao longo dos anos, tem como chutar melhor por personalidade ou atributos mentais se eles vão melhorar ao longo dos anos?

Link para o comentário

@Henrique M. Beleza ?

Quando se está jogando com times menores, que não tem dinheiro para bancar um vários preparadores fisicos, é melhor deixar a carga de treino mediana/leve e diminuir meia ou até uma estrela no treino OU é melhor manter uma carga forte para os treinadores mas manter meia ou uma estrela maior no treino ?

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
22 horas atrás, Zap! disse:

@Henrique M. Beleza ?

Quando se está jogando com times menores, que não tem dinheiro para bancar um vários preparadores fisicos, é melhor deixar a carga de treino mediana/leve e diminuir meia ou até uma estrela no treino OU é melhor manter uma carga forte para os treinadores mas manter meia ou uma estrela maior no treino ?

O ideal é sempre encontrar um equilíbrio entre carga e qualidade, mas se for para ficar com qualidade ruim, é melhor ter uma carga menor.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...