Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

O8xxBzA.jpg

O mercado de transferências é sempre a primeira opção quando precisamos reforçar o elenco, contudo, o Football Manager nos dá outra ferramenta para aprofundar e melhorar nosso elenco sem a necessidade de mover mundos e fundos por um reforço. Além disso, serve para redirecionar um jogador que está perto de seu potencial, mas não tem espaço na atual posição, mas poderia ser útil em outro lugar. E quando aquele jovem jogador da fornada chega com uma posição que quase nunca mais se vê no futebol atual? E por fim, talvez um redirecionamento no desenvolvimento de um jovem jogador pode acabar lhe dando uma nova opção num lugar onde você não esperava ter. 

Como retreinar um jogador?

Essa é a parte mais fácil do processo. Acesso o perfil do jogador que você quer retreinar, procure a aba Desenvolvimento, na janelinha que vai aparecer, escolha Treino. Uma nova tela irá aparecer e nessa tela, você irá na parte que está escrito Posição/Papel, irá clicar na parte onde está o atual treino de posição/função de seu jogador e um novo menu irá aparecer na sua tela, ali, é só escolher a posição em que você quer retreinar, mover seu mouse até lá e escolher a função que deseja fazer o retreinamento de seu jogador.

Giovani-Lo-Celso_-Desenvolvimento-Treino

O que devo levar em consideração quando estou retreinando um jogador?

Existem diversos fatores que pesam no retreinamento de um jogador e se ele será capaz de atuar ou não na nova função de maneira efetiva ou natural.

  1. O percentual do treino individual do jogador dedicado ao desenvolvimento do novo posicionamento em campo. Normalmente, um jogador tem três tipos de treinos que podem ocorrer simultaneamente, o de posição/papel, melhoria de um atributo através do foco adicional e adição/remoção de Movimento Preferido do Jogador (MPJ) através de Nova característica do jogador. O ideal é que ele se concentre apenas no treino de posição/papel ou apenas divida a carga com um dos outros dois treinos. De preferência, o foco adicional, para melhorar algum atributo que pode estar em baixa e que é necessário na nova função;
  2. A quantidade de partidas na nova posição enquanto ele está aprendendo;
  3. O quão familiar ele é com a nova posição quando está começando um treino (indicado pelas cores no mapa de posição vermelho é o pior e verde claro é o melhor);
  4. A sua idade, quanto mais jovem, melhor;
  5. O seu atributo Versatilidade, que é um atributo oculto.

Mesmo tendo tudo isso ao seu favor, ainda pode demorar algum tempo para que o novo jogador aprenda a atuar adequadamente na nova posição. E caso ele pare de atuar ou treinar nessa posição, ele pode acabar perdendo efetividade e até mesmo se "esquecer" de como jogar por ali.

Identificando uma nova posição para o seu jogador

No atual save, em que me encontro comandando o Werder Bremen, Giovani Lo Celso está no meu elenco. O meia-atacante argentino é capaz de atuar como meia-central e meia-lateral esquerdo, além da sua posição natural. O fato de Lo Celso ser capaz de atuar efetivamente como meia-lateral por um dos lados do campo, já me indica que o jogador pode ter atributos que o fazem uma opção ideal para um retreinamento pelas pontas, sendo assim, o jogador aumentaria sua versatilidade e utilidade dentro do elenco, sendo capaz de atuar em pelo menos quatro posições. Por isso, conferi se os atributos do jogador o fazem ideias para a nova posição.

Giovani-Lo-Celso_-Geral-Perfil85287116c3

Como podem perceber nos atributos do jogador, o atributos mais baixo é o Índice de Trabalho com valor 11. Portanto, Lo Celso é um excelente candidato para se aprofundar no treinamento de uma nova posição, fazendo com que ele ajude com uma nova posição no seu atual leque. Contudo, será que se eu decidisse treinar Giovani Lo Celso como ponta-direita, levando em conta que seu pé-preferido é o Esquerdo, será que o jogador se sairia bem como Avançado Interior?

Giovani-Lo-Celso_-Desenvolvimento-Treino

Nesse caso, Lo Celso tem como pior atributo, Finalização, o que faria com que o jogador pudesse ser descartado como uma boa opção para a ponta-direita, contudo, com o treinamento do MPJ Procura o passe em vez de tentar o golo, o jogador pode virar uma força perigosa ao cortar para dentro e servir seus companheiros, graças à sua habilidade criativa e capacidade de encontrar companheiros bem posicionados.

Dando uma nova utilidade para quem estava descartado

Nicklas Schmidt tem 22 anos e é fruto da base do Werder Bremen, inclusive, teve uma temporada regular anteriormente, mas acabou sendo relegado pela chegada de um jogador de maior impacto (Giovani Lo Celso). O jogador saiu de opção no time titular, como reserva do meia-atacante titular para atuar no time B do Werder Bremen. Contudo, segundo seu relatório, o jovem jogador ainda tem espaço para evoluir e talvez seja a hora de lhe dar uma nova utilidade, já que ele ainda pode ganhar uma boa evolução em novos atributos.

LEIA MAIS: CA e PA no desenvolvimento de jogadores

Às vezes acho que meu atual esquema se beneficiaria de um bom Falso Nove no comando de ataque, ao invés do atual Atacante Completo, mas não tenho nenhum jogador capaz de fazer essa função no elenco. Por isso, uma procura nos meus outros times poderia revelar algum meia-atacante ou ponta capaz de fazer essa nova função. Encontrei em Schmidt uma boa opção para que eu pudesse adicionar essa carta na manga quando necessitasse de mudar a função dos meus dois atacantes atuais. 

Niklas-Schmidt_-Desenvolvimento-Treino.p

Com um leve trabalho em sua ResistênciaDecisões e Trabalho em Equipa, o jogador pode virar um opção muito boa para a função, por isso, aproveitando que o jogador já tem certa familiaridade com a posição de atacante, eu ganharia em tempo e dinheiro, pois ao invés de procurar um Falso Nove no mercado que pudesse servir como opção tática ao meu atual comando de ataque, eu posso adaptar um jogador que está encostado e tem potencial para evolução e retreiná-lo para algo que eu pode ser útil dentro do arsenal tático da minha equipe.

O jovem jogador com uma posição inusitada

As fornadas de jovens costumam nos pregar surpresas, trazendo uma joia inesperada ou aquela baciada de perebas quando estávamos confiantes que descobriríamos o próximo Lionel Messi. Contudo, em algumas raras ocasiões, um jovem jogador pode acabar surgindo somente com as posições de Ala e Líbero, que são posições pouco utilizadas no futebol moderno e quando são usadas, o jogador geralmente é proficiente na zaga ou na lateral/ponta.

Esse é o caso de Burak Sarica, um jovem que surgiu recentemente que chamou a atenção até do Bayern de Munique. Contudo, o jovem turco atua somente como ala pela direita, o que não é muito interessante quando não utilizamos um esquema baseado nesse tipo de jogador. As duas posições mais tradicionais a serem escolhidas são a Lateral ou Ponta. Como lateral, o jogador precisaria de uma gama maior de desenvolvimento em certos atributos técnicos.

Burak-Sarica_-Desenvolvimento-Treino-2.p

Apesar de fisicamente muito evoluído, Sarica deixa a desejar em outros departamentos, mas ele ainda tem apenas 15 anos, tempo suficiente para retreiná-lo em uma nova posição. Como podem observar, o jogador já tem certa familiaridade com as posições de Meia-Lateral e Ponta. Isso me indica que talvez seja melhor investir em um treinamento mais à frente, com o jogador atuando como Extremo. Será que é isso mesmo?

Burak-Sarica_-Desenvolvimento-Treino.png

Os atributos CruzamentoFintaPasse e Primeiro Toque são comuns à ambas posições, enquanto a carga psicológica de atributos é infinitamente menor para a posição de Ponta. Essa é uma decisão puramente do treinador, como o jogador ainda é um diamante que ainda tem muito tempo para ser lapidado, qualquer direção que se resolva tomar nessa idade, provavelmente resultará num jogador muito bom. Se sua necessidade for um jogador na linha defensiva, é só treiná-lo como lateral, se for o inverso, como ponta. Entretanto, antes de tomar uma decisão, é importante ver se o jogador tem um tutor mais adequado como lateral ou ponta, pois o ganho em atributos técnicos e mentais que a tutoria pode trazer ao jogador, podem acabar lhe fazendo decidir por vê-lo atuar em determinada posição.

LEIA MAIS: O Desenvolvimento de uma categoria de base

Identificando uma nova posição para um jovem jogador

Talvez sua fornada de jovens tenha lhe trago um excesso de jogadores promissores em uma posição que você se considera bem servido por algumas temporadas e talvez seja ideal que alguma dessas promessas mude de posição para ganhar espaço. Talvez esse seja o caso de Angelos Pappas, o grego-germânico é meia-central por natureza, com aptidões para atuar como volante. Contudo, com um titular tendo apenas 23 anos e um excelente reserva apenas esperando a passagem de bastão de um jogador mais experiente também com essa idade, Pappas pode acabar não tendo espaço no Werder Bremen. Com isso, talvez foi mais útil achar um novo lugar para o jogador atuar. Investigando as opções, ele se mostrou um interessante Avançado Defensivo.

Angelos-Pappas_-Desenvolvimento-Treino.p

Com uma Compostura muito boa para quem tem apenas 16 anos e com diversos atributos psicológicos com margem clara para melhora, o único atributo técnico que o jogador precisaria desenvolver seria sua Finalização. Com seu bom porte físico e certa agilidade, o jogador pode acabar tendo um futuro em uma posição diferente da sua natural.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
2 horas atrás, bieleao disse:

Se meu jogador começar reclamar da quantidade de treinamento, devo ouvi-lo e diminuir a carga de treino?

Diminuir.

Link para o comentário

Henrique, você é um monstro cara!
Jogo FM desde a primeira versão, antes disso jogava CM e entendo a maioria das funções do jogo.
Porém você coloca de uma forma muito didática e completa sobre essas funções do jogo.

Sou fã de seus tutoriais! Parabéns!

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
Em 13/03/2018 at 21:57, Leonardo Moreno disse:

Gostei. Vou pensar 2x agora antes de dispensar um jogador ou de buscar alguém pra suprir carência no mercado. Valeu por trazer esse conhecimento!

Obs.: algumas imagens aparentemente estão indisponíveis.

Quais imagens? Aqui aparenta estar tudo certo

Link para o comentário
Em 12/03/2018 at 12:13, Henrique M. disse:

Diminuir.

E se reclamar constantemente, mesmo o time tendo carga leve na semana? Pois tinha um jovem que só aguentava um tipo de treino, se eu botasse foco ele chiava 

Alias valeu o post, ja vou olhar com mais carinho meus elencos daqui pra frente, apesar que ja fazia um pouco disso de retreinar jogador, pois no FM e devido disputar campeonatos com limite de jogador, ter um versatil é fundamental 

 

Link para o comentário
14 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Tá tudo OK também agora. No outro dia que abri, tinha umas imagens que aparecia só o nome do arquivo, algo tipo "treino.png". 

Era bug do fórum, provavelmente.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...