Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Henrique M.

O8xxBzA.jpg

O mercado de transferências é sempre a primeira opção quando precisamos reforçar o elenco, contudo, o Football Manager nos dá outra ferramenta para aprofundar e melhorar nosso elenco sem a necessidade de mover mundos e fundos por um reforço. Além disso, serve para redirecionar um jogador que está perto de seu potencial, mas não tem espaço na atual posição, mas poderia ser útil em outro lugar. E quando aquele jovem jogador da fornada chega com uma posição que quase nunca mais se vê no futebol atual? E por fim, talvez um redirecionamento no desenvolvimento de um jovem jogador pode acabar lhe dando uma nova opção num lugar onde você não esperava ter. 

Como retreinar um jogador?

Essa é a parte mais fácil do processo. Acesso o perfil do jogador que você quer retreinar, procure a aba Desenvolvimento, na janelinha que vai aparecer, escolha Treino. Uma nova tela irá aparecer e nessa tela, você irá na parte que está escrito Posição/Papel, irá clicar na parte onde está o atual treino de posição/função de seu jogador e um novo menu irá aparecer na sua tela, ali, é só escolher a posição em que você quer retreinar, mover seu mouse até lá e escolher a função que deseja fazer o retreinamento de seu jogador.

Giovani-Lo-Celso_-Desenvolvimento-Treino

O que devo levar em consideração quando estou retreinando um jogador?

Existem diversos fatores que pesam no retreinamento de um jogador e se ele será capaz de atuar ou não na nova função de maneira efetiva ou natural.

  1. O percentual do treino individual do jogador dedicado ao desenvolvimento do novo posicionamento em campo. Normalmente, um jogador tem três tipos de treinos que podem ocorrer simultaneamente, o de posição/papel, melhoria de um atributo através do foco adicional e adição/remoção de Movimento Preferido do Jogador (MPJ) através de Nova característica do jogador. O ideal é que ele se concentre apenas no treino de posição/papel ou apenas divida a carga com um dos outros dois treinos. De preferência, o foco adicional, para melhorar algum atributo que pode estar em baixa e que é necessário na nova função;
  2. A quantidade de partidas na nova posição enquanto ele está aprendendo;
  3. O quão familiar ele é com a nova posição quando está começando um treino (indicado pelas cores no mapa de posição vermelho é o pior e verde claro é o melhor);
  4. A sua idade, quanto mais jovem, melhor;
  5. O seu atributo Versatilidade, que é um atributo oculto.

Mesmo tendo tudo isso ao seu favor, ainda pode demorar algum tempo para que o novo jogador aprenda a atuar adequadamente na nova posição. E caso ele pare de atuar ou treinar nessa posição, ele pode acabar perdendo efetividade e até mesmo se "esquecer" de como jogar por ali.

Identificando uma nova posição para o seu jogador

No atual save, em que me encontro comandando o Werder Bremen, Giovani Lo Celso está no meu elenco. O meia-atacante argentino é capaz de atuar como meia-central e meia-lateral esquerdo, além da sua posição natural. O fato de Lo Celso ser capaz de atuar efetivamente como meia-lateral por um dos lados do campo, já me indica que o jogador pode ter atributos que o fazem uma opção ideal para um retreinamento pelas pontas, sendo assim, o jogador aumentaria sua versatilidade e utilidade dentro do elenco, sendo capaz de atuar em pelo menos quatro posições. Por isso, conferi se os atributos do jogador o fazem ideias para a nova posição.

Giovani-Lo-Celso_-Geral-Perfil85287116c3

Como podem perceber nos atributos do jogador, o atributos mais baixo é o Índice de Trabalho com valor 11. Portanto, Lo Celso é um excelente candidato para se aprofundar no treinamento de uma nova posição, fazendo com que ele ajude com uma nova posição no seu atual leque. Contudo, será que se eu decidisse treinar Giovani Lo Celso como ponta-direita, levando em conta que seu pé-preferido é o Esquerdo, será que o jogador se sairia bem como Avançado Interior?

Giovani-Lo-Celso_-Desenvolvimento-Treino

Nesse caso, Lo Celso tem como pior atributo, Finalização, o que faria com que o jogador pudesse ser descartado como uma boa opção para a ponta-direita, contudo, com o treinamento do MPJ Procura o passe em vez de tentar o golo, o jogador pode virar uma força perigosa ao cortar para dentro e servir seus companheiros, graças à sua habilidade criativa e capacidade de encontrar companheiros bem posicionados.

Dando uma nova utilidade para quem estava descartado

Nicklas Schmidt tem 22 anos e é fruto da base do Werder Bremen, inclusive, teve uma temporada regular anteriormente, mas acabou sendo relegado pela chegada de um jogador de maior impacto (Giovani Lo Celso). O jogador saiu de opção no time titular, como reserva do meia-atacante titular para atuar no time B do Werder Bremen. Contudo, segundo seu relatório, o jovem jogador ainda tem espaço para evoluir e talvez seja a hora de lhe dar uma nova utilidade, já que ele ainda pode ganhar uma boa evolução em novos atributos.

LEIA MAIS: CA e PA no desenvolvimento de jogadores

Às vezes acho que meu atual esquema se beneficiaria de um bom Falso Nove no comando de ataque, ao invés do atual Atacante Completo, mas não tenho nenhum jogador capaz de fazer essa função no elenco. Por isso, uma procura nos meus outros times poderia revelar algum meia-atacante ou ponta capaz de fazer essa nova função. Encontrei em Schmidt uma boa opção para que eu pudesse adicionar essa carta na manga quando necessitasse de mudar a função dos meus dois atacantes atuais. 

Niklas-Schmidt_-Desenvolvimento-Treino.p

Com um leve trabalho em sua ResistênciaDecisões e Trabalho em Equipa, o jogador pode virar um opção muito boa para a função, por isso, aproveitando que o jogador já tem certa familiaridade com a posição de atacante, eu ganharia em tempo e dinheiro, pois ao invés de procurar um Falso Nove no mercado que pudesse servir como opção tática ao meu atual comando de ataque, eu posso adaptar um jogador que está encostado e tem potencial para evolução e retreiná-lo para algo que eu pode ser útil dentro do arsenal tático da minha equipe.

O jovem jogador com uma posição inusitada

As fornadas de jovens costumam nos pregar surpresas, trazendo uma joia inesperada ou aquela baciada de perebas quando estávamos confiantes que descobriríamos o próximo Lionel Messi. Contudo, em algumas raras ocasiões, um jovem jogador pode acabar surgindo somente com as posições de Ala e Líbero, que são posições pouco utilizadas no futebol moderno e quando são usadas, o jogador geralmente é proficiente na zaga ou na lateral/ponta.

Esse é o caso de Burak Sarica, um jovem que surgiu recentemente que chamou a atenção até do Bayern de Munique. Contudo, o jovem turco atua somente como ala pela direita, o que não é muito interessante quando não utilizamos um esquema baseado nesse tipo de jogador. As duas posições mais tradicionais a serem escolhidas são a Lateral ou Ponta. Como lateral, o jogador precisaria de uma gama maior de desenvolvimento em certos atributos técnicos.

Burak-Sarica_-Desenvolvimento-Treino-2.p

Apesar de fisicamente muito evoluído, Sarica deixa a desejar em outros departamentos, mas ele ainda tem apenas 15 anos, tempo suficiente para retreiná-lo em uma nova posição. Como podem observar, o jogador já tem certa familiaridade com as posições de Meia-Lateral e Ponta. Isso me indica que talvez seja melhor investir em um treinamento mais à frente, com o jogador atuando como Extremo. Será que é isso mesmo?

Burak-Sarica_-Desenvolvimento-Treino.png

Os atributos CruzamentoFintaPasse e Primeiro Toque são comuns à ambas posições, enquanto a carga psicológica de atributos é infinitamente menor para a posição de Ponta. Essa é uma decisão puramente do treinador, como o jogador ainda é um diamante que ainda tem muito tempo para ser lapidado, qualquer direção que se resolva tomar nessa idade, provavelmente resultará num jogador muito bom. Se sua necessidade for um jogador na linha defensiva, é só treiná-lo como lateral, se for o inverso, como ponta. Entretanto, antes de tomar uma decisão, é importante ver se o jogador tem um tutor mais adequado como lateral ou ponta, pois o ganho em atributos técnicos e mentais que a tutoria pode trazer ao jogador, podem acabar lhe fazendo decidir por vê-lo atuar em determinada posição.

LEIA MAIS: O Desenvolvimento de uma categoria de base

Identificando uma nova posição para um jovem jogador

Talvez sua fornada de jovens tenha lhe trago um excesso de jogadores promissores em uma posição que você se considera bem servido por algumas temporadas e talvez seja ideal que alguma dessas promessas mude de posição para ganhar espaço. Talvez esse seja o caso de Angelos Pappas, o grego-germânico é meia-central por natureza, com aptidões para atuar como volante. Contudo, com um titular tendo apenas 23 anos e um excelente reserva apenas esperando a passagem de bastão de um jogador mais experiente também com essa idade, Pappas pode acabar não tendo espaço no Werder Bremen. Com isso, talvez foi mais útil achar um novo lugar para o jogador atuar. Investigando as opções, ele se mostrou um interessante Avançado Defensivo.

Angelos-Pappas_-Desenvolvimento-Treino.p

Com uma Compostura muito boa para quem tem apenas 16 anos e com diversos atributos psicológicos com margem clara para melhora, o único atributo técnico que o jogador precisaria desenvolver seria sua Finalização. Com seu bom porte físico e certa agilidade, o jogador pode acabar tendo um futuro em uma posição diferente da sua natural.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Compartilhar este post


Link para o post
bieleao

Se meu jogador começar reclamar da quantidade de treinamento, devo ouvi-lo e diminuir a carga de treino?

Compartilhar este post


Link para o post
Henrique M.
2 horas atrás, bieleao disse:

Se meu jogador começar reclamar da quantidade de treinamento, devo ouvi-lo e diminuir a carga de treino?

Diminuir.

Compartilhar este post


Link para o post
EduardoSofiate

Henrique, você é um monstro cara!
Jogo FM desde a primeira versão, antes disso jogava CM e entendo a maioria das funções do jogo.
Porém você coloca de uma forma muito didática e completa sobre essas funções do jogo.

Sou fã de seus tutoriais! Parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Leonardo Moreno

Gostei. Vou pensar 2x agora antes de dispensar um jogador ou de buscar alguém pra suprir carência no mercado. Valeu por trazer esse conhecimento!

Obs.: algumas imagens aparentemente estão indisponíveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Ademare

eu só vim aqui elogia o banner!

Compartilhar este post


Link para o post
Henrique M.
Em 13/03/2018 at 21:57, Leonardo Moreno disse:

Gostei. Vou pensar 2x agora antes de dispensar um jogador ou de buscar alguém pra suprir carência no mercado. Valeu por trazer esse conhecimento!

Obs.: algumas imagens aparentemente estão indisponíveis.

Quais imagens? Aqui aparenta estar tudo certo

Compartilhar este post


Link para o post
Leonardo Moreno
5 hours ago, Henrique M. said:

Quais imagens? Aqui aparenta estar tudo certo

Tá tudo OK também agora. No outro dia que abri, tinha umas imagens que aparecia só o nome do arquivo, algo tipo "treino.png". 

Compartilhar este post


Link para o post
senna889091
Em 12/03/2018 at 12:13, Henrique M. disse:

Diminuir.

E se reclamar constantemente, mesmo o time tendo carga leve na semana? Pois tinha um jovem que só aguentava um tipo de treino, se eu botasse foco ele chiava 

Alias valeu o post, ja vou olhar com mais carinho meus elencos daqui pra frente, apesar que ja fazia um pouco disso de retreinar jogador, pois no FM e devido disputar campeonatos com limite de jogador, ter um versatil é fundamental 

 

Compartilhar este post


Link para o post
_Matheus_
14 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Tá tudo OK também agora. No outro dia que abri, tinha umas imagens que aparecia só o nome do arquivo, algo tipo "treino.png". 

Era bug do fórum, provavelmente.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

    • IgorNatalino
      Por IgorNatalino
      Estamos animados em apresentar a todos, a criação do tópico para os kits FC'12, um projeto do FM Slovakia, para a temporada 2018-2019.
      Para os que gostam do nosso estilo de kits, aqui ficarão todos os links úteis e atualizações sobre o lançamentos dos kits, principalmente os brasileiros feitos por mim; A ideia principal do tópico é entregar packs de qualidade para todos jogadores do FM.
      Gosta de acompanhar o desenvolvimento dos kits e saber quais estão sendo produzidos?
      Nos acompanhe no Facebook - https://www.facebook.com/groups/allstar.kitmakers/
      Parceiros:
      FM Slovakia - http://fmslovakia.com/

      Todos os Kits produzidos na temporada 2016-2017:
      http://fmslovakia.com/downloads/kitpacks/fc12-season-201617/
      Kits produzidos para a temporada 2017-2018:
      http://fmslovakia.com/downloads/kitpacks/fc12-season-201718/

      Como instalar:
      Passo 1:
      Faça o download do pack e extraia usando Winrar ou 7-zip.
      Passo 2:
      Copie a pasta com os arquivos para:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2017\graphics\kits\
      p.s: Crie as pastas Graphics e Kits caso não existam.
      Passo 3:
      Abra o FM e vá em Preferências > Interface
      Marque "Recarregar Skin quando confirmar alterações nas preferências"
      Desmarque "Usar cache para reduzir o tempo de carregamento das telas"
       
       
      Qualquer dúvida, sugestão ou comentário, deixe sua postagem!

      Quer nos ajudar?
      Me contate para fazer parte do All Star Kitmakers.
    • Lohan
      Por Lohan
      BRASIL MUNDI UP  (19\09\2018)  
      ✔️ Séries A, B, C e D (formato original) 
      ✔️ Série Regional, equivalente a uma 5a divisão fictícia, que faz com que os Estaduais fiquem mais realistas e disputados (grupos verdadeiramente regionalizados)
      ✔️ Segundonas, Terceiras e Quartas Estaduais
       ✔️ Copa SP de Futebol Júnior, Copa BH, Copa do Brasil e Brasileirão sub-20, Brasileirão sub-17
       ✔️ Copas Estaduais (detalhe: quando os times sobem pra Séries A e B, deixam de participar pra não inflar o calendário)
      ✔️ Novidade! Todos os Campeonatos Estaduais Sub-20
       
      Colocar o arquivo .FMF na pasta (editor data) que fica em: "documentos / Sports Interactive / Football Manager 2018 / editor data",
      e depois selecioná-lo antes de criar o Save.
      Testado 3 vezes até 2030 sem bugs! (protegido contra cópia)
      DOWNLOAD:  
                        Brasil Mundi Up (19-09) Unificado ao Pr0 Update gringo
                      4Shared: 
      MEDIAFIRE: http://www.mediafire.com/file/7mqaaw2vm1dker7/Brasil+Mundi+UP+(19-08)+FM18.rar
       
       
      Ligas fundamentais que não vem no FM18 e fazem muita diferença, principalmente pra quem joga no Brasil (só funciona se deixar setado como "Jogáveis", não adianta nada ativar essas ligas ao criar o save e deixar setado em "Ver apenas").
      Libertadores mais difícil e realista
      Deixando as primeiras divisões de todas as ligas Sulamericanas ativadas, a Libertadores e a Copa Sulamericana ficam mais difícil
      Mercado de transferências bastante ativo
      Ativando Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar, Portugal, China e Itália você vai ver bastante transferências realistas, e vai conseguir vender ou emprestar facilmente até jogadores encostados sugando a folha salarial
       
      DOWNLOAD:  https://www.fmscout.com/a-fm18-leagues-megapack-by-claassen.html
       
      Após fazer o download extraia o arquivo na pasta editor data, vá na pasta dos continentes e retire somente os países recomendados, delete o restante que não for usar para não bugar o save, depois coloque os países escolhidos na mesma pasta em que fica o update do Brasil Mundi UP
       
    • mark_valley
      Por mark_valley
      Fala galera! 
      Eu estava acompanhando o tópico do Tupi, criado pelo marciof89 e vi ele comentando que a fornada de jovens dele estava vindo bem fraca.
      Eu fiquei curioso e decidi pesquisar o que influencia na qualidade dos novos regens. Vi muita informação contraditória mas acabei caindo no fórum da Sigames. Lá, um dos membros da empresa comentou que os dois principais fatores que influenciam na qualidade dos regens são "Junior coaching" para a habilidade atual e "Youth recruitment" para habilidade potencial. (Eu jogo em inglês e não sei como esses termos ficam em português). O "diretor de camadas jovens", que eu achava ser muito importante, só influencia na personalidade, posição e distribuição dos atributos do newgen.
      O tópico é esse: https://community.sigames.com/topic/400465-crucial-attributes-for-head-of-youth-development/
      O comentário do membro da sigames (Traduzido pelo google):
       
      Essa lógica é o contrário do que eu imaginava mas faz sentido:  um newgen não é um jogador que chegou no seu clube com 14-15 anos mas um cara que está lá desde as camadas mais jovens (sub-13, sub-11) e só apareceu no jogo agora por causa da idade. O nível de "junior coaching" e o "youth recruitment" (de novo, desculpe pelo inglês) se aplicam durante esse período em que a gente não vê esses jovens e por isso pode demorar algumas temporadas para surtir efeito.
      No meu save atual eu vou focar nessas áreas e vou pedir para a diretoria investir mais, porém vai demorar algum tempo para ver se deu algum resultado.
      Alguém aí já tentou melhorar essas áreas e pode confirmar se é isso mesmo?
       
    • Ari Cesar
      Por Ari Cesar
      Olá a todos.
      Comprei o FM 18 e resolvi iniciar um save no Brasil de formação e base. Já estava realizando em off no FM 17 com o Milan RS e ai com a nova versão resolvi jogar da mesma forma e compartilhar. A ideia é bem similar aos demais saves de base: levar o clube a glória usando apenas a base.
      Escolha do clube
      Para escolher o clube resolvi pesquisar na base do brasil up qual seria o clube profissional com menor estádio no Brasil. Inicialmente havia encontrado um clube do RS com um estádio de 200 lugares, mas procurando um pouco mais encontrei o SC Jaraguá que possui um estádio com apenas 100 lugares. Após isso resolvi pesquisar um pouco da história e descobri que SC Jaraguá foi criado graças ao desenvolvimento da base. Dessa forma resolvi escolher o Leão do Vale para iniciar minha empreitada.
      Objetivos do save
      Resolvi colocar algumas metas que em sua maioria serão atingidos a longo prazo. Coloquei asterisco naqueles que acho ser quase impossíveis mas que gosta de ver como o FM se comporta.
      Equipe
      Utilizar a base Aplicar o modelo de jogo ofensivo visando a posse de bola e passes rápidos.  Reter o máximo de jogadores na equipe impedindo que saiam para a Europa. * Ter eleito o melhor jogador jovem do mundo. * Ter eleito o melhor jogador do mundo. *  
      Clube
      Possuir a melhor estrutura de Santa Catarina Possuir a melhor estrutura do Brasil Possuir a melhor estrutura de clube Sul Americano Se tornar o principal clube formador de Santa Catarina Se tornar o principal clube formador do Brasileiros Se tornar o principal clube formador Sul Americano Se tornar o principal clube Catarinense Se tornar o principal clube Brasileiro Se tornar o principal clube da América do Sul Ficar entre os 5 melhores clubes do mundo * Títulos
      Ganhar a campeonato catarinense Ganhar o Brasileiro série A Ganhar a copa do Brasil Ganhar a Sul Americana Ganhar a libertadores Ganhar o mundial de clubes Técnico
      Me tornar o melhor técnico brasileiro de todos os tempos História do clube
      O Sport Club Jaraguá nasceu inicialmente com o nome de: Associação Catarinense de Futebol Arte, quando foi fundado em 15 de abril de 2008, e no dia 25 de março de 2011, passou a ser chamado pelo nome atual. O clube iniciou suas atividades com o intuito de trabalhar com atletas da região, com idade de categorias de base. Com o passar do tempo a base foi se estruturando, parcerias foram sendo firmadas com outros clubes e empresários e, no ano de 2011, um novo clube de futebol profissional foi lançado no futebol catarinense.
      O Sport Club Jaraguá possui as cores preto, vermelho e amarelo, devido a forte imigração alemã da região.Sua estreia em competições oficiais, ocorreu na disputa da Divisão de acesso do Campeonato Catarinense de 2011 quando terminou a competição como vice-campeão.
       
      Historia do manager
      Lucas Castro é morador de Jaraguá e em sua infância/adolescência atuou na Associação Catarinense de Futebol Arte. No período de transição dos nomes Lucas abandonou a equipe por perceber que não possuía qualidade suficiente para atuar como jogador. Apesar de sua paixão pelo clube e pelo futebol Lucas decidiu cursar Educação física para no futuro ajudar a equipe fora das 4 linhas. Agora chegou esse dia e Lucas foi escolhido como técnico do Sport Clube Jaraguá. Ele não possui licença e seu passado esta como futebol amador.
       
      Em breve coloco informações sobre a equipe, formação, competições e início da aplicação da filosofia na equipe.
       
    • baltazar
      Por baltazar
      E ai pessoal, beleza? Estou de volta no PM e dessa vez vim para ficar por tempo indeterminado. Novamente estou trazendo um save que já fiz por aqui, pegarei um time de um país que escolhi e terei que conquistar tudo que eu conseguir utilizando apenas as categorias de base. Vou fazer o possível para trazer o máximo de informações durante cada temporada, também não irei exagerar nas postagens, elas serão bem resumidas, pois quero escrever o mínimo possível para que as postagens não fiquem muito longas e assim não canse os leitores e nem eu ao escrever, além disso pretendo ao final do save montar um histórico de conquistas, mostrar a evolução da infraestrutura do clube, os melhores jogadores que surgiram bem como imagens do seu desenvolvimento ao decorrer das temporadas ( provavelmente a cada 3-5 anos, vai depender do meu tempo para postar ^^ ). Enfim, é isso, então vamos ao que interessa.
      Introdução 
      Resolvi escolher a Turquia (com todos o jogadores possíveis) pois é um país que possui uma boa reputação, com sua principal liga no top 10 da Europa, além disso seu youth rating é superior ao da Inglaterra, 124 de acordo com esse site, sendo que entre os países europeus, a Turquia fica atrás apenas da Alemanha, Itália, França e Espanha, portanto posso esperar newgens ainda melhores do que naquele save. Na DB oficial a Turquia possui apenas 3 divisões ativas, porém para dificultar ainda mais, baixei o update do claassen o qual adiciona mais 2 divisões, assim irei jogar com um clube da 5ª divisão, o Araban Belediyespor Kulübü . O treinador irá se chamar Emir Berker ( Foto ), ele é turco e começará com nenhum curso e reputação amadora.
      Regras
      Não contratar jogadores ( Usar apenas a base). Contratar apenas staff que tenha 1ª ou 2ª nacionalidade turca (Com exceção dos olheiros). Posso treinar apenas a seleção turca, mas somente depois de eu ter cumprido todos os objetivos com o clube e também se ainda não tiverem ganho uma Copa do Mundo. Objetivos
      Conquistar todos os principais títulos nacionais. ( Supercopa | Copa | Liga ) CONQUISTADO  Ter a maior reputação da Turquia. CONQUISTADO  Ser o mais rico do país. CONQUISTADO Possuir a melhor infraestrutura possível. CONQUISTADO Alcançar o maior nível de recrutamento permitido. CONQUISTADO Virar a base da seleção turca. CONQUISTADO Conquistar todos os principais títulos internacionais. ( Supercopa | UEL | UCL | Mundial ) CONQUISTADO Tornar-se o clube com a maior reputação do mundo. Revelar um jogador que ganhe a bola de ouro. CONQUISTADO Construir um estádio com capacidade superior a 80 mil pessoas.
×