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O que são os Movimentos Preferidos do Jogador?

Os Movimentos Preferidos do Jogador (MPJ) há muitos anos são uma grande parte dos atributos dos jogadores no Football Manager. Ainda assim, é uma área que parece ser bastante negligenciada pelas pessoas ou que elas não entendem adequadamente o que são ou como funcionam. Espero que esse guia explique melhor como usar os MPJs e decidir o que você, como treinador, precisa e o mais importante, o que o jogador é capaz de fazer com o que eu aprendi com ele. É um guia pautado em visões pessoais e por isso, outras pessoas podem fazer diferente, mas a intenção aqui é desanuviar e melhorar a discussão em torno desse assunto.

A primeira coisa a se dizer é que não existe um MPJ que é universalmente eficiente em uma função ou posição do campo, a diferença entre ter um jogador com um MPJ que faça a diferença é o jogador ser capaz de executá-lo e não somente possuí-lo. Além disso, o estilo de jogo que você usa também é relevante, já que você não vai querer MPJs de posse de bola em um time que atua de forma mais direta. Qualquer treino de MPJ deve ser baseado nessas duas diretrizes, já que irão impactar no seu estilo de jogo e tática de alguma maneira, portanto, você precisa fatorar esse detalhe quando estiver criando alguma tática.

Observando os MPJs antes de montar uma tática

Mesmo depois de montar sua tática com as instruções para o time e para os jogadores, não significa que os jogadores estarão executando aquelas ordens em campo porque eles podem ter uma movimento preferido que não permite que ele siga as instruções ou impacte de alguma maneira as instruções que você selecionou. Por isso é importante estar atento as MPJs de seus jogadores quando estiver montando uma tática.

Como os MPJs não custam CA no desenvolvimento do atleta (exceto melhorar o pé fraco), é importante pensar neles como as tendências de um jogador e deve ser uma extensão do perfil do jogador dentro de campo. Se alguém tiver um MPJ, eles tentarão fazer uso disso em campo sempre que acharem oportuno. A frequência na qual ele será utilizada dependerá das decisões feitas pelo jogador e o quão eficiente está sendo sua execução, ou seja, depende totalmente dos atributos do jogador. Você não terá capacidade de influenciar elas através de determinadas instruções táticas, já que elas dependem única e exclusivamente das Decisões que seu jogador toma.

Isso adiciona uma nova dimensão para o jogador e dependendo do MPJ dele, certas ações e atitudes serão tomadas no jogo, tais quais: Gere o Ritmo de Jogo, Remata com Efeito, Remata com Força e assim por diante. Então quando estiver criando uma tática e escolhendo uma função para um jogador, você realmente deveria levar isso em consideração, pois os MPJs podem afetar o nível de atuação dele na função que você determinou. Por exemplo, você não vai querer que seu Trinco tenha Chega à Frente Sempre que Possível, já que sua função é ficar recuado e proteger a linha defensiva. Ter esse tipo de MPJ nesse tipo de função pode fazer com que ele não exerça sua função adequadamente e pode fazer com que ele seja pego fora de posicionamento frequentemente. Por isso é que você tem que estar atento aos MPJs de um jogadores antes de decidir o que você quer que ele faça em campo.

Existem 51 MPJs que estão disponíveis seja por tutoria ou por treinamento específico. A lista completa você vê abaixo:

Screenshotbe8b199c487fb852.png

Movimentos Preferidos do Jogador

Quando observamos os MPJs, seja para um jogador aprender ou desaprender um deles, poucas pessoas levam em conta os atributos do jogador, e como dito anteriormente, os atributos do jogador são uma parte imensa da mecânica dos MPJs e vão determinar se ele é ou não é capaz de fazer o que lhe foi instruído. Aqui segue uma lista empírica de atributos necessários para cada um deles:

  • Corre com a bola pela esquerda - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Corre com a bola pela direita - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Corre com a bola pelo centro - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Entra na grande área adversária - antecipação, determinação, sem bola, velocidade, índice de trabalho;
  • Explora os espaços - sem bola, índice de trabalho, criatividade;
  • Chega à frente sempre que possível - índice de trabalho, resistência, trabalho em equipe, velocidade ou aceleração;
  • Joga curto e simples - passe, técnica, primeiro toque, antecipação;
  • Tenta desmarcar colegas frequentemente - antecipação, técnica, passe, trabalho em equipe, determinação, primeiro toque, visão;
  • Tiros de longe - remates de longe, técnica, compostura, imprevisibilidade;
  • Remata com força - remates de longe, técnica, compostura, força;
  • Remata com jeito - finalização, compostura, antecipação, técnica;
  • Remata com curva - Técnica, antecipação, imprevisibilidade;
  • Gosta de fintar o Guarda-Redes - imprevisibilidade, visão, técnica, compostura, equilíbrio, agilidade;
  • Gosta de tentar iludir a armadilha do fora-de-jogo - antecipação, velocidade, sem bola, agilidade, equilíbrio;
  • Discute com os árbitros - não é MPJ que impacta as ações com a bola rolando;
  • Gosta de fazer chapéus ao GR - imprevisibilidade, visão, técnica, antecipação;
  • Não faz passes a rasgar - Não é preciso nenhum atributo para isso;
  • Lento com a bola nos pés - Compostura, técnica, concentração, visão, antecipação;
  • Chega mais tarde à área adversária - Sem bola, índice de trabalho, determinação, resistência, velocidade;
  • Tenta sair com a bola controlada - Compostura, drible, antecipação, equilíbrio, força, índice de trabalho;
  • Fica sempre atrás - Não precisa de atributos;
  • Faz entradas de carrinho -  concentração, compostura, bravura, desarme, agressividade, força, equilíbrio;
  • Não faz entradas de carrinho - Baixo valores de desarme, determinação, força, bravura ou posicionamento. Ou então, se você não gosta que seus jogadores deem carrinhos;
  • Bate Livres com força - força, livres, técnica;
  • Corre frequentemente com a bola - drible, velocidade, técnica, aceleração, equilíbrio, agilidade;
  • Raramente corre com a bola - Não é preciso atributos para isso;
  • Tenta Pontapés Livres de longe - força, livres, técnica, imprevisibilidade;
  • Corta para o interior a partir de ambas as alas - finalização, drible, aceleração, técnica, criatividade, índice de trabalho;
  • Vem atrás buscar jogo - sem bola, técnica, visão, passe, índice de trabalho;
  • Vai à linha - drible, cruzamento, trabalho em equipe;
  • Procura o passe em vez de tentar o golo - passe, trabalho em equipe, imprevisibilidade, visão, compostura;
  • Faz marcação cerrada - marcação, concentração, posicionamento, resistência, índice de trabalho;
  • Joga de costas para baliza - índice de trabalho, equilíbrio, força, primeiro toque;
  • Tem lançamento longo e tenso - força, lançamentos longos, visão;
  • Pára o jogo - visão, trabalho em equipe, compostura, antecipação, concentração;
  • Tenta chutar de primeira - finalização, antecipação, técnica, imprevisibilidade;
  • Procura fazer tabelinhas - visão, trabalho em equipe, primeiro toque, técnica, passe;
  • Gere o ritmo de jogo - passe, concentração, compostura, primeiro toque, trabalho em equipe, índice de trabalho, visão;
  • Tenta Pontapés de bicicleta - imprevisibilidade, equilíbrio, agilidade, força;
  • Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro - velocidade, aceleração, equilíbrio, determinação, agilidade, índice de trabalho;
  • Evita utilizar pé mais fraco - auto-explicativo, mas tem custo de CA;
  • Tenta fazer passes longos - imprevisibilidade, visão, antecipação, passe, técnica, primeiro toque, compostura;
  • Gosta de mudar a bola de flanco - técnica, passe, trabalho em equipe, imprevisibilidade, concentração;
  • Usa lançamento longo para iniciar contra-ataques - força, lançamentos longo, visão;
  • Evita rematar a longa distância - não precisa de atributos para isso;
  • Jogador de área - compostura, antecipação, concentração, finalização, força, índice de trabalho;
  • Flecte para o centro desde a ala esquerda - drible, aceleração, técnica;
  • Flecte para o centro desde a ala direita - drible, aceleração, técnica;
  • Cruza cedo - antecipação, cruzamento, visão, imprevisibilidade, técnica;
  • Sair da defesa com a bola controlada - compostura, drible, técnica, velocidade.

Para o Football Manager 2018, uma novidade interessante é de que você não pode mais ensinar MPJs contraditórios para o seu jogador, o que faz sentido. Aqui segue uma lista de MPJs que um jogador não pode ter mais de um ao mesmo tempo:

  • Corre com a bola pela esquerda, corre com a bola pela direita, corre com a bola pelo centro, raramente corre com a bola;
  • Explora os espaços, fica sempre atrás, jogador de área;
  • Joga curto e simples, tenta desmarcar colegas frequentemente, tenta fazer passes longos, gosta de mudar a bola de flanco;
  • Tiros de longe, procura o passe em vez de tentar do golo, evita rematar de longa distância, evita rematar a longa distância;
  • Remata com jeito, remata com força;
  • Gosta de fintar o guarda-redes, raramente corre com a bola;
  • Joga de costas para baliza, gosta de tentar iludir a armadilha fora-de-jogo;
  • Tenta sair com a bola controlada, corre com a bola frequentemente; 
  • Evita usar o pé fraco, corta para o interior a partir de ambas as alas;
  • Tenta pontapés livre de longe, evita pontapés livre de longe;
  • Não faz entrada de carrinho, faz entrada de carrinho;
  • Vai à linha, entra na grande área adversária;
  • Raramente corre com a bola, tenta sair com a bola controlada, sair da defesa com a bola controlada, corre com a bola frequentemente, mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro, gosta de fintar o guarda-redes, corre com a bola pela esquerda, corre com a bola pela direita, corre com a bola pelo centro;
  • Evita pontapés livre de longe, tenta pontapés livre de longe, Tiros de Longe, bate livres com força;
  • Sair da defesa com a bola controlada, raramente correr com a bola;
  • Entra na grande área adversária, chega mais tarde à área adversária, fica sempre atrás;
  • Chega à frente sempre que possível, vem atrás buscar jogo, fica sempre atrás;
  • Tenta desmarcar colegas regularmente, joga curto e simples; não faz passes a rasgar;
  •  Vem atrás buscar jogo, chega à frente sempre que possível;
  • Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro, raramente corre com bola;
  • Tenta fazer passes longos, joga curto e simples;
  • Gosta de mudar a bola de flanco, joga curto e simples;
  • Frequentemente corre com à bola, raramente corre com a bola;

Não faz sentido perder tempo sugerindo quais as posições ou funções que se encaixam melhor com qual MPJ, pois isso é subjetivo e deve ser uma decisão do treinador.

Conteúdo traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e para o Engenharia do Futebol
Fonte: https://teaandbusquets.com/footballs-kindgom-player-preferred-moves-ppms
Banner: @_Matheus_

 

 

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  • Henrique M. featured e unpinned this tópico
Em 18/03/2018 at 18:13, Henrique M. disse:

Como os MPJs não custam CA no desenvolvimento do atleta (exceto melhorar o pé fraco)

Nossa, entao ferrei o desenvolvimento de alguns hahah

 

Esse tipo de artigo gosto muito, principalmente que eu estou tendo cuidado com essa parte na montagem do time 

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  • Vice-Presidente
25 minutos atrás, judiai disse:

Como eu coloco os jogadores pra treinar seus movimentos preferidos? 

Acesse o perfil do jogador que você quer, procure a aba Desenvolvimento, na janelinha que vai aparecer, escolha Treino. Uma nova tela irá aparecer e nessa tela, você irá na parte que está escrito Nova Característica do Jogador, vai clicar um novo menu irá aparecer na sua tela, ali, é só escolher o preparador e a área que quer atribuir uma nova MPJ. Você vai começar uma conversa com o preparador, e as opções referentes vão aparecer.

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Muto bom abordar essa assunto, eu utilizo bastante os MPJs mas fico sempre no básico pq sei q mau feito pode ter impacto negativo, os que eu gosto é tentar chutar de primeira para os atacantes com boa antecipação, sem bola e primeiro toque pq nos cruzamentos eles antecipam o zagueiro e já chegam chutando nao dando tempo de reação pro goleiro.

Um que geralmente não gosto é rematar com força e rematar de longe, geralmente isolam a bola ou estragam jogadas de ataque se precipitando e chutando de qualquer lugar.

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Em 18/03/2018 at 18:13, Henrique M. disse:

Evita utilizar pé mais fraco - auto-explicativo, mas tem custo de CA;

Eita, não sabia dessa do custo de CA, alguma ideia de quanto pode ser?

 

Muito bacana o tópico, parabéns aos responsáveis.

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15 minutos atrás, Matias_ disse:

Eita, não sabia dessa do custo de CA, alguma ideia de quanto pode ser?

tbm queria saber do quanto, pq eh uma das q mais utilizo

 

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  • Vice-Presidente
1 hora atrás, Matias_ disse:

Eita, não sabia dessa do custo de CA, alguma ideia de quanto pode ser?

 

Muito bacana o tópico, parabéns aos responsáveis.

 

1 hora atrás, senna889091 disse:

tbm queria saber do quanto, pq eh uma das q mais utilizo

 

Infelizmente, não tenho informações precisas. Mas o que impacta é que o jogador pode deixar de desenvolver atributos importantes para a posição.

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Penso que os MPJ preferidos do PL já estão de bom tamanho. Por exemplo, há os movimentos preferidos complementares e os úteis. Do primeiro; 

~ correr frequentemente com a bola,

~ corre com a bola pelo centro,

~ chega à frente sempre que possível,

~ explora os espaços,

E dos úteis:

~ Gosta de tentar iludir a armadilha fora do jogo,

~ remata com curva,

~ procura fazer tabelinha,

~ tenta chutar de primeira,

~ gosta de fintar o guarda-redes

~ gosta de fazer chapéus no GR,

~ tenta desmarcar colegas regularmente

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  • 2 semanas depois...
2 horas atrás, Nikos disse:

Onde acho o MJP ???

5ac3e5afefda4_MateusMuller(LE).thumb.png.f8e9610a2b427dd5a9a21fb0097b735a.png

No canto inferior direito, onde tá escrito "características do jogador".

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  • 5 meses depois...
Em 18/03/2018 at 18:13, Henrique M. disse:

Oc5kNJO.jpg

O que são os Movimentos Preferidos do Jogador?

Os Movimentos Preferidos do Jogador (MPJ) há muitos anos são uma grande parte dos atributos dos jogadores no Football Manager. Ainda assim, é uma área que parece ser bastante negligenciada pelas pessoas ou que elas não entendem adequadamente o que são ou como funcionam. Espero que esse guia explique melhor como usar os MPJs e decidir o que você, como treinador, precisa e o mais importante, o que o jogador é capaz de fazer com o que eu aprendi com ele. É um guia pautado em visões pessoais e por isso, outras pessoas podem fazer diferente, mas a intenção aqui é desanuviar e melhorar a discussão em torno desse assunto.

A primeira coisa a se dizer é que não existe um MPJ que é universalmente eficiente em uma função ou posição do campo, a diferença entre ter um jogador com um MPJ que faça a diferença é o jogador ser capaz de executá-lo e não somente possuí-lo. Além disso, o estilo de jogo que você usa também é relevante, já que você não vai querer MPJs de posse de bola em um time que atua de forma mais direta. Qualquer treino de MPJ deve ser baseado nessas duas diretrizes, já que irão impactar no seu estilo de jogo e tática de alguma maneira, portanto, você precisa fatorar esse detalhe quando estiver criando alguma tática.

Observando os MPJs antes de montar uma tática

Mesmo depois de montar sua tática com as instruções para o time e para os jogadores, não significa que os jogadores estarão executando aquelas ordens em campo porque eles podem ter uma movimento preferido que não permite que ele siga as instruções ou impacte de alguma maneira as instruções que você selecionou. Por isso é importante estar atento as MPJs de seus jogadores quando estiver montando uma tática.

Como os MPJs não custam CA no desenvolvimento do atleta (exceto melhorar o pé fraco), é importante pensar neles como as tendências de um jogador e deve ser uma extensão do perfil do jogador dentro de campo. Se alguém tiver um MPJ, eles tentarão fazer uso disso em campo sempre que acharem oportuno. A frequência na qual ele será utilizada dependerá das decisões feitas pelo jogador e o quão eficiente está sendo sua execução, ou seja, depende totalmente dos atributos do jogador. Você não terá capacidade de influenciar elas através de determinadas instruções táticas, já que elas dependem única e exclusivamente das Decisões que seu jogador toma.

Isso adiciona uma nova dimensão para o jogador e dependendo do MPJ dele, certas ações e atitudes serão tomadas no jogo, tais quais: Gere o Ritmo de Jogo, Remata com Efeito, Remata com Força e assim por diante. Então quando estiver criando uma tática e escolhendo uma função para um jogador, você realmente deveria levar isso em consideração, pois os MPJs podem afetar o nível de atuação dele na função que você determinou. Por exemplo, você não vai querer que seu Trinco tenha Chega à Frente Sempre que Possível, já que sua função é ficar recuado e proteger a linha defensiva. Ter esse tipo de MPJ nesse tipo de função pode fazer com que ele não exerça sua função adequadamente e pode fazer com que ele seja pego fora de posicionamento frequentemente. Por isso é que você tem que estar atento aos MPJs de um jogadores antes de decidir o que você quer que ele faça em campo.

Existem 51 MPJs que estão disponíveis seja por tutoria ou por treinamento específico. A lista completa você vê abaixo:

Screenshotbe8b199c487fb852.png

Movimentos Preferidos do Jogador

Quando observamos os MPJs, seja para um jogador aprender ou desaprender um deles, poucas pessoas levam em conta os atributos do jogador, e como dito anteriormente, os atributos do jogador são uma parte imensa da mecânica dos MPJs e vão determinar se ele é ou não é capaz de fazer o que lhe foi instruído. Aqui segue uma lista empírica de atributos necessários para cada um deles:

  • Corre com a bola pela esquerda - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Corre com a bola pela direita - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Corre com a bola pelo centro - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Entra na grande área adversária - antecipação, determinação, sem bola, velocidade, índice de trabalho;
  • Explora os espaços - sem bola, índice de trabalho, criatividade;
  • Chega à frente sempre que possível - índice de trabalho, resistência, trabalho em equipe, velocidade ou aceleração;
  • Joga curto e simples - passe, técnica, primeiro toque, antecipação;
  • Tenta desmarcar colegas frequentemente - antecipação, técnica, passe, trabalho em equipe, determinação, primeiro toque, visão;
  • Tiros de longe - remates de longe, técnica, compostura, imprevisibilidade;
  • Remata com força - remates de longe, técnica, compostura, força;
  • Remata com jeito - finalização, compostura, antecipação, técnica;
  • Remata com curva - Técnica, antecipação, imprevisibilidade;
  • Gosta de fintar o Guarda-Redes - imprevisibilidade, visão, técnica, compostura, equilíbrio, agilidade;
  • Gosta de tentar iludir a armadilha do fora-de-jogo - antecipação, velocidade, sem bola, agilidade, equilíbrio;
  • Discute com os árbitros - não é MPJ que impacta as ações com a bola rolando;
  • Gosta de fazer chapéus ao GR - imprevisibilidade, visão, técnica, antecipação;
  • Não faz passes a rasgar - Não é preciso nenhum atributo para isso;
  • Lento com a bola nos pés - Compostura, técnica, concentração, visão, antecipação;
  • Chega mais tarde à área adversária - Sem bola, índice de trabalho, determinação, resistência, velocidade;
  • Tenta sair com a bola controlada - Compostura, drible, antecipação, equilíbrio, força, índice de trabalho;
  • Fica sempre atrás - Não precisa de atributos;
  • Faz entradas de carrinho -  concentração, compostura, bravura, desarme, agressividade, força, equilíbrio;
  • Não faz entradas de carrinho - Baixo valores de desarme, determinação, força, bravura ou posicionamento. Ou então, se você não gosta que seus jogadores deem carrinhos;
  • Bate Livres com força - força, livres, técnica;
  • Corre frequentemente com a bola - drible, velocidade, técnica, aceleração, equilíbrio, agilidade;
  • Raramente corre com a bola - Não é preciso atributos para isso;
  • Tenta Pontapés Livres de longe - força, livres, técnica, imprevisibilidade;
  • Corta para o interior a partir de ambas as alas - finalização, drible, aceleração, técnica, criatividade, índice de trabalho;
  • Vem atrás buscar jogo - sem bola, técnica, visão, passe, índice de trabalho;
  • Vai à linha - drible, cruzamento, trabalho em equipe;
  • Procura o passe em vez de tentar o golo - passe, trabalho em equipe, imprevisibilidade, visão, compostura;
  • Faz marcação cerrada - marcação, concentração, posicionamento, resistência, índice de trabalho;
  • Joga de costas para baliza - índice de trabalho, equilíbrio, força, primeiro toque;
  • Tem lançamento longo e tenso - força, lançamentos longos, visão;
  • Pára o jogo - visão, trabalho em equipe, compostura, antecipação, concentração;
  • Tenta chutar de primeira - finalização, antecipação, técnica, imprevisibilidade;
  • Procura fazer tabelinhas - visão, trabalho em equipe, primeiro toque, técnica, passe;
  • Gere o ritmo de jogo - passe, concentração, compostura, primeiro toque, trabalho em equipe, índice de trabalho, visão;
  • Tenta Pontapés de bicicleta - imprevisibilidade, equilíbrio, agilidade, força;
  • Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro - velocidade, aceleração, equilíbrio, determinação, agilidade, índice de trabalho;
  • Evita utilizar pé mais fraco - auto-explicativo, mas tem custo de CA;
  • Tenta fazer passes longos - imprevisibilidade, visão, antecipação, passe, técnica, primeiro toque, compostura;
  • Gosta de mudar a bola de flanco - técnica, passe, trabalho em equipe, imprevisibilidade, concentração;
  • Usa lançamento longo para iniciar contra-ataques - força, lançamentos longo, visão;
  • Evita rematar a longa distância - não precisa de atributos para isso;
  • Jogador de área - compostura, antecipação, concentração, finalização, força, índice de trabalho;
  • Flecte para o centro desde a ala esquerda - drible, aceleração, técnica;
  • Flecte para o centro desde a ala direita - drible, aceleração, técnica;
  • Cruza cedo - antecipação, cruzamento, visão, imprevisibilidade, técnica;
  • Sair da defesa com a bola controlada - compostura, drible, técnica, velocidade.

Para o Football Manager 2018, uma novidade interessante é de que você não pode mais ensinar MPJs contraditórios para o seu jogador, o que faz sentido. Aqui segue uma lista de MPJs que um jogador não pode ter mais de um ao mesmo tempo:

  • Corre com a bola pela esquerda, corre com a bola pela direita, corre com a bola pelo centro, raramente corre com a bola;
  • Explora os espaços, fica sempre atrás, jogador de área;
  • Joga curto e simples, tenta desmarcar colegas frequentemente, tenta fazer passes longos, gosta de mudar a bola de flanco;
  • Tiros de longe, procura o passe em vez de tentar do golo, evita rematar de longa distância, evita rematar a longa distância;
  • Remata com jeito, remata com força;
  • Gosta de fintar o guarda-redes, raramente corre com a bola;
  • Joga de costas para baliza, gosta de tentar iludir a armadilha fora-de-jogo;
  • Tenta sair com a bola controlada, corre com a bola frequentemente; 
  • Evita usar o pé fraco, corta para o interior a partir de ambas as alas;
  • Tenta pontapés livre de longe, evita pontapés livre de longe;
  • Não faz entrada de carrinho, faz entrada de carrinho;
  • Vai à linha, entra na grande área adversária;
  • Raramente corre com a bola, tenta sair com a bola controlada, sair da defesa com a bola controlada, corre com a bola frequentemente, mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro, gosta de fintar o guarda-redes, corre com a bola pela esquerda, corre com a bola pela direita, corre com a bola pelo centro;
  • Evita pontapés livre de longe, tenta pontapés livre de longe, Tiros de Longe, bate livres com força;
  • Sair da defesa com a bola controlada, raramente correr com a bola;
  • Entra na grande área adversária, chega mais tarde à área adversária, fica sempre atrás;
  • Chega à frente sempre que possível, vem atrás buscar jogo, fica sempre atrás;
  • Tenta desmarcar colegas regularmente, joga curto e simples; não faz passes a rasgar;
  •  Vem atrás buscar jogo, chega à frente sempre que possível;
  • Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro, raramente corre com bola;
  • Tenta fazer passes longos, joga curto e simples;
  • Gosta de mudar a bola de flanco, joga curto e simples;
  • Frequentemente corre com à bola, raramente corre com a bola;

Não faz sentido perder tempo sugerindo quais as posições ou funções que se encaixam melhor com qual MPJ, pois isso é subjetivo e deve ser uma decisão do treinador.

Conteúdo traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e para o Engenharia do Futebol
Fonte: https://teaandbusquets.com/footballs-kindgom-player-preferred-moves-ppms
Banner: @_Matheus_

 

 

Alguém me ajuda! EU estou com o Barcelona atualizado, e não consigo mudar os MPJ do Arthur em específico, só dele, pq isso acontece? Como faço pra mudar isso?

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1 hora atrás, Banton disse:

Antigamente tinha um tópico explicando o que cada movimento preferido fazia. Seria bacana trazer aquele conteudo de volta ao fórum.

Senti falta da mesma coisa

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  • 1 mês depois...
Em 24/09/2018 at 14:05, Lucas Soares Fraga disse:

Alguém me ajuda! EU estou com o Barcelona atualizado, e não consigo mudar os MPJ do Arthur em específico, só dele, pq isso acontece? Como faço pra mudar isso?

Não sei se já resolveu ou desistiu, mas provavelmente se não está dando para treinar MPJ (ficando apagado a opção), é porque o atleta está em processo de tutoria. Nesse caso não pode desenvolver o MPJ, pois dependendo da fala que escolheu na hora de tutoria, ele pode aprender as MPJ do tutor tbm.

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  • 2 meses depois...

Oque significa esse? Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro. Esse é o drible da vaca, ou meia-lua.

Oque isso significa realmente no jogo? Não acredito que meu preparador mandou eu treinar meus laterais pra dar drible da vaca...

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  • Vice-Presidente
2 horas atrás, maxius disse:

Oque significa esse? Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro. Esse é o drible da vaca, ou meia-lua.

Oque isso significa realmente no jogo? Não acredito que meu preparador mandou eu treinar meus laterais pra dar drible da vaca...

Sim, é o drible da vaca. E é exatamente isso que seu preparador está mandando seus laterais aprenderem.

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  • Vice-Presidente
15 minutos atrás, maxius disse:

Nem acertar um passe eles conseguem... 

Você não é obrigado a concordar com ele. É só uma sugestão, a maioria do pessoal simplesmente ignora.

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FM2019:

Do que tenho observado, Knocks the Ball Past the Opponent é recomendado pra jogadores rápidos e sem Drible, e no campo esses são os jogadores que tentam dar esticadas maiores pra correr com a bola, então desde que eles sejam rápidos acaba sendo uma jogada eficiente. Aí "drible da vaca" ou "meia lua" não está (mais) incluída nisso.

Quando fui pedir pra ensinar isso a um jogador rápido mas com bom Drible, o preparador achou que era uma má ideia e sugeriu Corre Com a Bola Pelo Centro, então passei a interpretar que esses são movimentos mais completos que simplesmente correr.

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      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



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