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  • Vice-Presidente

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O que são os Movimentos Preferidos do Jogador?

Os Movimentos Preferidos do Jogador (MPJ) há muitos anos são uma grande parte dos atributos dos jogadores no Football Manager. Ainda assim, é uma área que parece ser bastante negligenciada pelas pessoas ou que elas não entendem adequadamente o que são ou como funcionam. Espero que esse guia explique melhor como usar os MPJs e decidir o que você, como treinador, precisa e o mais importante, o que o jogador é capaz de fazer com o que eu aprendi com ele. É um guia pautado em visões pessoais e por isso, outras pessoas podem fazer diferente, mas a intenção aqui é desanuviar e melhorar a discussão em torno desse assunto.

A primeira coisa a se dizer é que não existe um MPJ que é universalmente eficiente em uma função ou posição do campo, a diferença entre ter um jogador com um MPJ que faça a diferença é o jogador ser capaz de executá-lo e não somente possuí-lo. Além disso, o estilo de jogo que você usa também é relevante, já que você não vai querer MPJs de posse de bola em um time que atua de forma mais direta. Qualquer treino de MPJ deve ser baseado nessas duas diretrizes, já que irão impactar no seu estilo de jogo e tática de alguma maneira, portanto, você precisa fatorar esse detalhe quando estiver criando alguma tática.

Observando os MPJs antes de montar uma tática

Mesmo depois de montar sua tática com as instruções para o time e para os jogadores, não significa que os jogadores estarão executando aquelas ordens em campo porque eles podem ter uma movimento preferido que não permite que ele siga as instruções ou impacte de alguma maneira as instruções que você selecionou. Por isso é importante estar atento as MPJs de seus jogadores quando estiver montando uma tática.

Como os MPJs não custam CA no desenvolvimento do atleta (exceto melhorar o pé fraco), é importante pensar neles como as tendências de um jogador e deve ser uma extensão do perfil do jogador dentro de campo. Se alguém tiver um MPJ, eles tentarão fazer uso disso em campo sempre que acharem oportuno. A frequência na qual ele será utilizada dependerá das decisões feitas pelo jogador e o quão eficiente está sendo sua execução, ou seja, depende totalmente dos atributos do jogador. Você não terá capacidade de influenciar elas através de determinadas instruções táticas, já que elas dependem única e exclusivamente das Decisões que seu jogador toma.

Isso adiciona uma nova dimensão para o jogador e dependendo do MPJ dele, certas ações e atitudes serão tomadas no jogo, tais quais: Gere o Ritmo de Jogo, Remata com Efeito, Remata com Força e assim por diante. Então quando estiver criando uma tática e escolhendo uma função para um jogador, você realmente deveria levar isso em consideração, pois os MPJs podem afetar o nível de atuação dele na função que você determinou. Por exemplo, você não vai querer que seu Trinco tenha Chega à Frente Sempre que Possível, já que sua função é ficar recuado e proteger a linha defensiva. Ter esse tipo de MPJ nesse tipo de função pode fazer com que ele não exerça sua função adequadamente e pode fazer com que ele seja pego fora de posicionamento frequentemente. Por isso é que você tem que estar atento aos MPJs de um jogadores antes de decidir o que você quer que ele faça em campo.

Existem 51 MPJs que estão disponíveis seja por tutoria ou por treinamento específico. A lista completa você vê abaixo:

Screenshotbe8b199c487fb852.png

Movimentos Preferidos do Jogador

Quando observamos os MPJs, seja para um jogador aprender ou desaprender um deles, poucas pessoas levam em conta os atributos do jogador, e como dito anteriormente, os atributos do jogador são uma parte imensa da mecânica dos MPJs e vão determinar se ele é ou não é capaz de fazer o que lhe foi instruído. Aqui segue uma lista empírica de atributos necessários para cada um deles:

  • Corre com a bola pela esquerda - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Corre com a bola pela direita - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Corre com a bola pelo centro - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Entra na grande área adversária - antecipação, determinação, sem bola, velocidade, índice de trabalho;
  • Explora os espaços - sem bola, índice de trabalho, criatividade;
  • Chega à frente sempre que possível - índice de trabalho, resistência, trabalho em equipe, velocidade ou aceleração;
  • Joga curto e simples - passe, técnica, primeiro toque, antecipação;
  • Tenta desmarcar colegas frequentemente - antecipação, técnica, passe, trabalho em equipe, determinação, primeiro toque, visão;
  • Tiros de longe - remates de longe, técnica, compostura, imprevisibilidade;
  • Remata com força - remates de longe, técnica, compostura, força;
  • Remata com jeito - finalização, compostura, antecipação, técnica;
  • Remata com curva - Técnica, antecipação, imprevisibilidade;
  • Gosta de fintar o Guarda-Redes - imprevisibilidade, visão, técnica, compostura, equilíbrio, agilidade;
  • Gosta de tentar iludir a armadilha do fora-de-jogo - antecipação, velocidade, sem bola, agilidade, equilíbrio;
  • Discute com os árbitros - não é MPJ que impacta as ações com a bola rolando;
  • Gosta de fazer chapéus ao GR - imprevisibilidade, visão, técnica, antecipação;
  • Não faz passes a rasgar - Não é preciso nenhum atributo para isso;
  • Lento com a bola nos pés - Compostura, técnica, concentração, visão, antecipação;
  • Chega mais tarde à área adversária - Sem bola, índice de trabalho, determinação, resistência, velocidade;
  • Tenta sair com a bola controlada - Compostura, drible, antecipação, equilíbrio, força, índice de trabalho;
  • Fica sempre atrás - Não precisa de atributos;
  • Faz entradas de carrinho -  concentração, compostura, bravura, desarme, agressividade, força, equilíbrio;
  • Não faz entradas de carrinho - Baixo valores de desarme, determinação, força, bravura ou posicionamento. Ou então, se você não gosta que seus jogadores deem carrinhos;
  • Bate Livres com força - força, livres, técnica;
  • Corre frequentemente com a bola - drible, velocidade, técnica, aceleração, equilíbrio, agilidade;
  • Raramente corre com a bola - Não é preciso atributos para isso;
  • Tenta Pontapés Livres de longe - força, livres, técnica, imprevisibilidade;
  • Corta para o interior a partir de ambas as alas - finalização, drible, aceleração, técnica, criatividade, índice de trabalho;
  • Vem atrás buscar jogo - sem bola, técnica, visão, passe, índice de trabalho;
  • Vai à linha - drible, cruzamento, trabalho em equipe;
  • Procura o passe em vez de tentar o golo - passe, trabalho em equipe, imprevisibilidade, visão, compostura;
  • Faz marcação cerrada - marcação, concentração, posicionamento, resistência, índice de trabalho;
  • Joga de costas para baliza - índice de trabalho, equilíbrio, força, primeiro toque;
  • Tem lançamento longo e tenso - força, lançamentos longos, visão;
  • Pára o jogo - visão, trabalho em equipe, compostura, antecipação, concentração;
  • Tenta chutar de primeira - finalização, antecipação, técnica, imprevisibilidade;
  • Procura fazer tabelinhas - visão, trabalho em equipe, primeiro toque, técnica, passe;
  • Gere o ritmo de jogo - passe, concentração, compostura, primeiro toque, trabalho em equipe, índice de trabalho, visão;
  • Tenta Pontapés de bicicleta - imprevisibilidade, equilíbrio, agilidade, força;
  • Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro - velocidade, aceleração, equilíbrio, determinação, agilidade, índice de trabalho;
  • Evita utilizar pé mais fraco - auto-explicativo, mas tem custo de CA;
  • Tenta fazer passes longos - imprevisibilidade, visão, antecipação, passe, técnica, primeiro toque, compostura;
  • Gosta de mudar a bola de flanco - técnica, passe, trabalho em equipe, imprevisibilidade, concentração;
  • Usa lançamento longo para iniciar contra-ataques - força, lançamentos longo, visão;
  • Evita rematar a longa distância - não precisa de atributos para isso;
  • Jogador de área - compostura, antecipação, concentração, finalização, força, índice de trabalho;
  • Flecte para o centro desde a ala esquerda - drible, aceleração, técnica;
  • Flecte para o centro desde a ala direita - drible, aceleração, técnica;
  • Cruza cedo - antecipação, cruzamento, visão, imprevisibilidade, técnica;
  • Sair da defesa com a bola controlada - compostura, drible, técnica, velocidade.

Para o Football Manager 2018, uma novidade interessante é de que você não pode mais ensinar MPJs contraditórios para o seu jogador, o que faz sentido. Aqui segue uma lista de MPJs que um jogador não pode ter mais de um ao mesmo tempo:

  • Corre com a bola pela esquerda, corre com a bola pela direita, corre com a bola pelo centro, raramente corre com a bola;
  • Explora os espaços, fica sempre atrás, jogador de área;
  • Joga curto e simples, tenta desmarcar colegas frequentemente, tenta fazer passes longos, gosta de mudar a bola de flanco;
  • Tiros de longe, procura o passe em vez de tentar do golo, evita rematar de longa distância, evita rematar a longa distância;
  • Remata com jeito, remata com força;
  • Gosta de fintar o guarda-redes, raramente corre com a bola;
  • Joga de costas para baliza, gosta de tentar iludir a armadilha fora-de-jogo;
  • Tenta sair com a bola controlada, corre com a bola frequentemente; 
  • Evita usar o pé fraco, corta para o interior a partir de ambas as alas;
  • Tenta pontapés livre de longe, evita pontapés livre de longe;
  • Não faz entrada de carrinho, faz entrada de carrinho;
  • Vai à linha, entra na grande área adversária;
  • Raramente corre com a bola, tenta sair com a bola controlada, sair da defesa com a bola controlada, corre com a bola frequentemente, mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro, gosta de fintar o guarda-redes, corre com a bola pela esquerda, corre com a bola pela direita, corre com a bola pelo centro;
  • Evita pontapés livre de longe, tenta pontapés livre de longe, Tiros de Longe, bate livres com força;
  • Sair da defesa com a bola controlada, raramente correr com a bola;
  • Entra na grande área adversária, chega mais tarde à área adversária, fica sempre atrás;
  • Chega à frente sempre que possível, vem atrás buscar jogo, fica sempre atrás;
  • Tenta desmarcar colegas regularmente, joga curto e simples; não faz passes a rasgar;
  •  Vem atrás buscar jogo, chega à frente sempre que possível;
  • Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro, raramente corre com bola;
  • Tenta fazer passes longos, joga curto e simples;
  • Gosta de mudar a bola de flanco, joga curto e simples;
  • Frequentemente corre com à bola, raramente corre com a bola;

Não faz sentido perder tempo sugerindo quais as posições ou funções que se encaixam melhor com qual MPJ, pois isso é subjetivo e deve ser uma decisão do treinador.

Conteúdo traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e para o Engenharia do Futebol
Fonte: https://teaandbusquets.com/footballs-kindgom-player-preferred-moves-ppms
Banner: @_Matheus_

 

 

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  • Henrique M. Destacou e desfixou este tópico
Em 18/03/2018 at 18:13, Henrique M. disse:

Como os MPJs não custam CA no desenvolvimento do atleta (exceto melhorar o pé fraco)

Nossa, entao ferrei o desenvolvimento de alguns hahah

 

Esse tipo de artigo gosto muito, principalmente que eu estou tendo cuidado com essa parte na montagem do time 

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  • Vice-Presidente
25 minutos atrás, judiai disse:

Como eu coloco os jogadores pra treinar seus movimentos preferidos? 

Acesse o perfil do jogador que você quer, procure a aba Desenvolvimento, na janelinha que vai aparecer, escolha Treino. Uma nova tela irá aparecer e nessa tela, você irá na parte que está escrito Nova Característica do Jogador, vai clicar um novo menu irá aparecer na sua tela, ali, é só escolher o preparador e a área que quer atribuir uma nova MPJ. Você vai começar uma conversa com o preparador, e as opções referentes vão aparecer.

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Muto bom abordar essa assunto, eu utilizo bastante os MPJs mas fico sempre no básico pq sei q mau feito pode ter impacto negativo, os que eu gosto é tentar chutar de primeira para os atacantes com boa antecipação, sem bola e primeiro toque pq nos cruzamentos eles antecipam o zagueiro e já chegam chutando nao dando tempo de reação pro goleiro.

Um que geralmente não gosto é rematar com força e rematar de longe, geralmente isolam a bola ou estragam jogadas de ataque se precipitando e chutando de qualquer lugar.

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Em 18/03/2018 at 18:13, Henrique M. disse:

Evita utilizar pé mais fraco - auto-explicativo, mas tem custo de CA;

Eita, não sabia dessa do custo de CA, alguma ideia de quanto pode ser?

 

Muito bacana o tópico, parabéns aos responsáveis.

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15 minutos atrás, Matias_ disse:

Eita, não sabia dessa do custo de CA, alguma ideia de quanto pode ser?

tbm queria saber do quanto, pq eh uma das q mais utilizo

 

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  • Vice-Presidente
1 hora atrás, Matias_ disse:

Eita, não sabia dessa do custo de CA, alguma ideia de quanto pode ser?

 

Muito bacana o tópico, parabéns aos responsáveis.

 

1 hora atrás, senna889091 disse:

tbm queria saber do quanto, pq eh uma das q mais utilizo

 

Infelizmente, não tenho informações precisas. Mas o que impacta é que o jogador pode deixar de desenvolver atributos importantes para a posição.

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Penso que os MPJ preferidos do PL já estão de bom tamanho. Por exemplo, há os movimentos preferidos complementares e os úteis. Do primeiro; 

~ correr frequentemente com a bola,

~ corre com a bola pelo centro,

~ chega à frente sempre que possível,

~ explora os espaços,

E dos úteis:

~ Gosta de tentar iludir a armadilha fora do jogo,

~ remata com curva,

~ procura fazer tabelinha,

~ tenta chutar de primeira,

~ gosta de fintar o guarda-redes

~ gosta de fazer chapéus no GR,

~ tenta desmarcar colegas regularmente

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  • 2 semanas atrás...
  • 5 meses depois...
Em 18/03/2018 at 18:13, Henrique M. disse:

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O que são os Movimentos Preferidos do Jogador?

Os Movimentos Preferidos do Jogador (MPJ) há muitos anos são uma grande parte dos atributos dos jogadores no Football Manager. Ainda assim, é uma área que parece ser bastante negligenciada pelas pessoas ou que elas não entendem adequadamente o que são ou como funcionam. Espero que esse guia explique melhor como usar os MPJs e decidir o que você, como treinador, precisa e o mais importante, o que o jogador é capaz de fazer com o que eu aprendi com ele. É um guia pautado em visões pessoais e por isso, outras pessoas podem fazer diferente, mas a intenção aqui é desanuviar e melhorar a discussão em torno desse assunto.

A primeira coisa a se dizer é que não existe um MPJ que é universalmente eficiente em uma função ou posição do campo, a diferença entre ter um jogador com um MPJ que faça a diferença é o jogador ser capaz de executá-lo e não somente possuí-lo. Além disso, o estilo de jogo que você usa também é relevante, já que você não vai querer MPJs de posse de bola em um time que atua de forma mais direta. Qualquer treino de MPJ deve ser baseado nessas duas diretrizes, já que irão impactar no seu estilo de jogo e tática de alguma maneira, portanto, você precisa fatorar esse detalhe quando estiver criando alguma tática.

Observando os MPJs antes de montar uma tática

Mesmo depois de montar sua tática com as instruções para o time e para os jogadores, não significa que os jogadores estarão executando aquelas ordens em campo porque eles podem ter uma movimento preferido que não permite que ele siga as instruções ou impacte de alguma maneira as instruções que você selecionou. Por isso é importante estar atento as MPJs de seus jogadores quando estiver montando uma tática.

Como os MPJs não custam CA no desenvolvimento do atleta (exceto melhorar o pé fraco), é importante pensar neles como as tendências de um jogador e deve ser uma extensão do perfil do jogador dentro de campo. Se alguém tiver um MPJ, eles tentarão fazer uso disso em campo sempre que acharem oportuno. A frequência na qual ele será utilizada dependerá das decisões feitas pelo jogador e o quão eficiente está sendo sua execução, ou seja, depende totalmente dos atributos do jogador. Você não terá capacidade de influenciar elas através de determinadas instruções táticas, já que elas dependem única e exclusivamente das Decisões que seu jogador toma.

Isso adiciona uma nova dimensão para o jogador e dependendo do MPJ dele, certas ações e atitudes serão tomadas no jogo, tais quais: Gere o Ritmo de Jogo, Remata com Efeito, Remata com Força e assim por diante. Então quando estiver criando uma tática e escolhendo uma função para um jogador, você realmente deveria levar isso em consideração, pois os MPJs podem afetar o nível de atuação dele na função que você determinou. Por exemplo, você não vai querer que seu Trinco tenha Chega à Frente Sempre que Possível, já que sua função é ficar recuado e proteger a linha defensiva. Ter esse tipo de MPJ nesse tipo de função pode fazer com que ele não exerça sua função adequadamente e pode fazer com que ele seja pego fora de posicionamento frequentemente. Por isso é que você tem que estar atento aos MPJs de um jogadores antes de decidir o que você quer que ele faça em campo.

Existem 51 MPJs que estão disponíveis seja por tutoria ou por treinamento específico. A lista completa você vê abaixo:

Screenshotbe8b199c487fb852.png

Movimentos Preferidos do Jogador

Quando observamos os MPJs, seja para um jogador aprender ou desaprender um deles, poucas pessoas levam em conta os atributos do jogador, e como dito anteriormente, os atributos do jogador são uma parte imensa da mecânica dos MPJs e vão determinar se ele é ou não é capaz de fazer o que lhe foi instruído. Aqui segue uma lista empírica de atributos necessários para cada um deles:

  • Corre com a bola pela esquerda - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Corre com a bola pela direita - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Corre com a bola pelo centro - drible, técnica, aceleração, equilíbrio e agilidade;
  • Entra na grande área adversária - antecipação, determinação, sem bola, velocidade, índice de trabalho;
  • Explora os espaços - sem bola, índice de trabalho, criatividade;
  • Chega à frente sempre que possível - índice de trabalho, resistência, trabalho em equipe, velocidade ou aceleração;
  • Joga curto e simples - passe, técnica, primeiro toque, antecipação;
  • Tenta desmarcar colegas frequentemente - antecipação, técnica, passe, trabalho em equipe, determinação, primeiro toque, visão;
  • Tiros de longe - remates de longe, técnica, compostura, imprevisibilidade;
  • Remata com força - remates de longe, técnica, compostura, força;
  • Remata com jeito - finalização, compostura, antecipação, técnica;
  • Remata com curva - Técnica, antecipação, imprevisibilidade;
  • Gosta de fintar o Guarda-Redes - imprevisibilidade, visão, técnica, compostura, equilíbrio, agilidade;
  • Gosta de tentar iludir a armadilha do fora-de-jogo - antecipação, velocidade, sem bola, agilidade, equilíbrio;
  • Discute com os árbitros - não é MPJ que impacta as ações com a bola rolando;
  • Gosta de fazer chapéus ao GR - imprevisibilidade, visão, técnica, antecipação;
  • Não faz passes a rasgar - Não é preciso nenhum atributo para isso;
  • Lento com a bola nos pés - Compostura, técnica, concentração, visão, antecipação;
  • Chega mais tarde à área adversária - Sem bola, índice de trabalho, determinação, resistência, velocidade;
  • Tenta sair com a bola controlada - Compostura, drible, antecipação, equilíbrio, força, índice de trabalho;
  • Fica sempre atrás - Não precisa de atributos;
  • Faz entradas de carrinho -  concentração, compostura, bravura, desarme, agressividade, força, equilíbrio;
  • Não faz entradas de carrinho - Baixo valores de desarme, determinação, força, bravura ou posicionamento. Ou então, se você não gosta que seus jogadores deem carrinhos;
  • Bate Livres com força - força, livres, técnica;
  • Corre frequentemente com a bola - drible, velocidade, técnica, aceleração, equilíbrio, agilidade;
  • Raramente corre com a bola - Não é preciso atributos para isso;
  • Tenta Pontapés Livres de longe - força, livres, técnica, imprevisibilidade;
  • Corta para o interior a partir de ambas as alas - finalização, drible, aceleração, técnica, criatividade, índice de trabalho;
  • Vem atrás buscar jogo - sem bola, técnica, visão, passe, índice de trabalho;
  • Vai à linha - drible, cruzamento, trabalho em equipe;
  • Procura o passe em vez de tentar o golo - passe, trabalho em equipe, imprevisibilidade, visão, compostura;
  • Faz marcação cerrada - marcação, concentração, posicionamento, resistência, índice de trabalho;
  • Joga de costas para baliza - índice de trabalho, equilíbrio, força, primeiro toque;
  • Tem lançamento longo e tenso - força, lançamentos longos, visão;
  • Pára o jogo - visão, trabalho em equipe, compostura, antecipação, concentração;
  • Tenta chutar de primeira - finalização, antecipação, técnica, imprevisibilidade;
  • Procura fazer tabelinhas - visão, trabalho em equipe, primeiro toque, técnica, passe;
  • Gere o ritmo de jogo - passe, concentração, compostura, primeiro toque, trabalho em equipe, índice de trabalho, visão;
  • Tenta Pontapés de bicicleta - imprevisibilidade, equilíbrio, agilidade, força;
  • Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro - velocidade, aceleração, equilíbrio, determinação, agilidade, índice de trabalho;
  • Evita utilizar pé mais fraco - auto-explicativo, mas tem custo de CA;
  • Tenta fazer passes longos - imprevisibilidade, visão, antecipação, passe, técnica, primeiro toque, compostura;
  • Gosta de mudar a bola de flanco - técnica, passe, trabalho em equipe, imprevisibilidade, concentração;
  • Usa lançamento longo para iniciar contra-ataques - força, lançamentos longo, visão;
  • Evita rematar a longa distância - não precisa de atributos para isso;
  • Jogador de área - compostura, antecipação, concentração, finalização, força, índice de trabalho;
  • Flecte para o centro desde a ala esquerda - drible, aceleração, técnica;
  • Flecte para o centro desde a ala direita - drible, aceleração, técnica;
  • Cruza cedo - antecipação, cruzamento, visão, imprevisibilidade, técnica;
  • Sair da defesa com a bola controlada - compostura, drible, técnica, velocidade.

Para o Football Manager 2018, uma novidade interessante é de que você não pode mais ensinar MPJs contraditórios para o seu jogador, o que faz sentido. Aqui segue uma lista de MPJs que um jogador não pode ter mais de um ao mesmo tempo:

  • Corre com a bola pela esquerda, corre com a bola pela direita, corre com a bola pelo centro, raramente corre com a bola;
  • Explora os espaços, fica sempre atrás, jogador de área;
  • Joga curto e simples, tenta desmarcar colegas frequentemente, tenta fazer passes longos, gosta de mudar a bola de flanco;
  • Tiros de longe, procura o passe em vez de tentar do golo, evita rematar de longa distância, evita rematar a longa distância;
  • Remata com jeito, remata com força;
  • Gosta de fintar o guarda-redes, raramente corre com a bola;
  • Joga de costas para baliza, gosta de tentar iludir a armadilha fora-de-jogo;
  • Tenta sair com a bola controlada, corre com a bola frequentemente; 
  • Evita usar o pé fraco, corta para o interior a partir de ambas as alas;
  • Tenta pontapés livre de longe, evita pontapés livre de longe;
  • Não faz entrada de carrinho, faz entrada de carrinho;
  • Vai à linha, entra na grande área adversária;
  • Raramente corre com a bola, tenta sair com a bola controlada, sair da defesa com a bola controlada, corre com a bola frequentemente, mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro, gosta de fintar o guarda-redes, corre com a bola pela esquerda, corre com a bola pela direita, corre com a bola pelo centro;
  • Evita pontapés livre de longe, tenta pontapés livre de longe, Tiros de Longe, bate livres com força;
  • Sair da defesa com a bola controlada, raramente correr com a bola;
  • Entra na grande área adversária, chega mais tarde à área adversária, fica sempre atrás;
  • Chega à frente sempre que possível, vem atrás buscar jogo, fica sempre atrás;
  • Tenta desmarcar colegas regularmente, joga curto e simples; não faz passes a rasgar;
  •  Vem atrás buscar jogo, chega à frente sempre que possível;
  • Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro, raramente corre com bola;
  • Tenta fazer passes longos, joga curto e simples;
  • Gosta de mudar a bola de flanco, joga curto e simples;
  • Frequentemente corre com à bola, raramente corre com a bola;

Não faz sentido perder tempo sugerindo quais as posições ou funções que se encaixam melhor com qual MPJ, pois isso é subjetivo e deve ser uma decisão do treinador.

Conteúdo traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e para o Engenharia do Futebol
Fonte: https://teaandbusquets.com/footballs-kindgom-player-preferred-moves-ppms
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Alguém me ajuda! EU estou com o Barcelona atualizado, e não consigo mudar os MPJ do Arthur em específico, só dele, pq isso acontece? Como faço pra mudar isso?

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1 hora atrás, Banton disse:

Antigamente tinha um tópico explicando o que cada movimento preferido fazia. Seria bacana trazer aquele conteudo de volta ao fórum.

Senti falta da mesma coisa

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  • 1 mês depois...
Em 24/09/2018 at 14:05, Lucas Soares Fraga disse:

Alguém me ajuda! EU estou com o Barcelona atualizado, e não consigo mudar os MPJ do Arthur em específico, só dele, pq isso acontece? Como faço pra mudar isso?

Não sei se já resolveu ou desistiu, mas provavelmente se não está dando para treinar MPJ (ficando apagado a opção), é porque o atleta está em processo de tutoria. Nesse caso não pode desenvolver o MPJ, pois dependendo da fala que escolheu na hora de tutoria, ele pode aprender as MPJ do tutor tbm.

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  • 2 meses depois...
  • Vice-Presidente
2 horas atrás, maxius disse:

Oque significa esse? Mete a bola por um lado e vai buscar pelo outro. Esse é o drible da vaca, ou meia-lua.

Oque isso significa realmente no jogo? Não acredito que meu preparador mandou eu treinar meus laterais pra dar drible da vaca...

Sim, é o drible da vaca. E é exatamente isso que seu preparador está mandando seus laterais aprenderem.

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  • Vice-Presidente
15 minutos atrás, maxius disse:

Nem acertar um passe eles conseguem... 

Você não é obrigado a concordar com ele. É só uma sugestão, a maioria do pessoal simplesmente ignora.

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FM2019:

Do que tenho observado, Knocks the Ball Past the Opponent é recomendado pra jogadores rápidos e sem Drible, e no campo esses são os jogadores que tentam dar esticadas maiores pra correr com a bola, então desde que eles sejam rápidos acaba sendo uma jogada eficiente. Aí "drible da vaca" ou "meia lua" não está (mais) incluída nisso.

Quando fui pedir pra ensinar isso a um jogador rápido mas com bom Drible, o preparador achou que era uma má ideia e sugeriu Corre Com a Bola Pelo Centro, então passei a interpretar que esses são movimentos mais completos que simplesmente correr.

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