Jump to content

Engenharia de base: CA e PA no desenvolvimento de jogadores


Henrique M.

Recommended Posts

  • Vice-Presidente

KuafoXI.png

Como que a habilidade de um jogador é transcrita da vida real para o Football Manager? E o que são estrelas pretas e douradas? E quais as diferenças entre elas? Além disso, como que o jogo define o que é importante para um jogador de diferentes posições? Afinal de contas, o melhor zagueiro, o melhor meio-campo e o melhor atacante são jogadores distintos. A ideia desse guia é dar continuidade ao conteúdo produzido na série Engenharia de Base e informar como que o sistema de habilidade do jogo funciona.

Para que seja possível determinar a qualidade dos jogadores, e até dos staffs, o jogo utiliza de dois conjuntos de atributos numéricos distintos. O primeiro é a Capacidade Atual (na tradução do inglês: Current Ability, de onde origina o termo CA) e o segundo é a Capacidade Potencial (na tradução do inglês: Potential Ability, de onde origina o termo PA). O primeiro define a habilidade atual de um jogador, já a segunda determinar até onde esse jogador pode chegar no futuro. Ambos os valores variam entre 0 e 200, com zero sendo o pior possível e 200 sendo o melhor de todos.

O que é CA?

A Capacidade Atual é o nível em que o jogador se encontra atualmente. Esses valores são pré-determinados na base de dados do jogo pelos pesquisadores da Sports Interactive. Mas em alguns casos raros (jogadores desconhecidos ou muito jovens) que não possuem um valor inicial (no caso, 0). Isso significa que a CA deles é aleatória e será diferente cada vez que você criar um novo save.

A CA é um valor dinâmico, ele pode evoluir ao longo do tempo (nos limites da PA) ou declinar, de acordo com o desenvolvimento do jogador ou a idade avançada. Lesões também podem afetar o valor da CA.

O que é PA?

A Capacidade Potencial de um jogador vai determinar qual é o nível máximo possível que determinado jogador pode atingir. Porém, isso não significa que automaticamente ele alcançará esses valores ao longo do seu save. A PA determina o máximo de capacidade possível para aquele jogador, mas atributos psicológicos, decisões de carreira e até mesmo lesões graves podem afetar a progressão de um jogador. Além disso, se um jogador já passou do seu auge técnico, dificilmente será possível alterar essa curva e fazê-lo recuperar o talento de outrora.

Apesar de ser um valor fixo, existe uma variedade especial de PA: o PA negativo. Quando a equipe de pesquisadores da SI não tem certeza de qual o tipo de futuro que um jogador pode atingir, eles utilizam PAs negativos para estabelecer uma eventual faixa de PAs para aquele jogador. Ou seja, um jogador com uma PA negativa terá diferentes PAs em diferentes saves. A PA máxima é -10 e a mínima -1. Abaixo segue uma lista de qual faixa cada PA negativa representa para um jogador.

  • -10 = 170-200
  • -95 = 160-190
  • -9 = 150-180
  • -85 = 140-170
  • -8 = 130-160
  • -75 = 120-150
  • -7 = 110-140
  • -65 = 100-130
  • -6 = 90-120
  • -55 = 80-110
  • -5 = 70-100
  • -45 = 60-90
  • -4 = 50-80
  • -35 = 40-70
  • -3 = 30-60
  • -25 = 20-50
  • -2 = 10-40
  • -15 = 0-30
  • -1 = 0-20

Estrelas

Apesar da CA e PA serem atributos visíveis no editor do jogo, elas não aparecem no jogo (a não ser que você adquira o editor in-game) e para nos informar da habilidade e potencial dos jogadores, o Football Manager utiliza-se de estrelas. Elas variam entre 0,5 estrelas e 5 estrelas, totalizando 10 níveis de habilidade.

Existem 3 tipos de estrelas no jogo: as prateadas, as douradas e as pretas.

As estrelas prateadas só são utilizadas com jogadores jovens (e geralmente apenas das suas equipes juniores). As estrelas douradas são dadas para o restante dos jogadores, enquanto as estrelas pretas surgem quando existe uma dúvida sobre o potencial do jogador e geralmente adicionam uma incerteza de +/- 1 estrela preta. 

Nota do autor

Spoiler

Eu costumo descartar as estrelas pretas na hora de avaliar um jogador, na minha experiência, dificilmente eles vão atingir mais do que os valores da estrela dourada, mesmo se você fizer todo o processo de desenvolvimento do jogador de maneira adequada.

O CA e o PA são valores matemáticos definitivos, as estrelas são valores relativos. Ou seja, elas podem acabar te confundindo se você não souber como lê-las. A avaliação das estrelas leva em conta diversos fatores, como:

  • A capacidade de avaliação dos membros do seu staff (principalmente assistente e olheiros)
  • O nível geral do seu elenco
  • O nível das competições em que você está jogando
  • A forma de um jogador

Ou seja, caso sua equipe tenha muitos jogadores ruins, um jogador um pouco melhor pode ser avaliado com 4 ou 5 estrelas. Enquanto o contrário também vale, num elenco cheio de jogadores estelares, você pode ter jogadores com altos níveis de CA sendo avaliados com 2 ou 3 estrelas.

Como o jogo calcula a CA?

Jogadores de posições diferentes necessitam de atributos diferentes, assim como jogadores da mesma posições podem necessitar de atributos diferentes de acordo com a função e tarefa que melhor se encaixam ao jogador. A CA é um valor definitivo, mas não significa que um jogador com CA 200 terá 20 em todos os atributos.

Isso ocorre porque conforme o jogador vai evoluindo, os atributos vão consumindo valores diferentes para cada posição. Para um zagueiro, ao evoluir desarme e marcação, por exemplo, consumirá muito mais CA do que a evolução de um atributo como finalização. Esse processo de adicionar pesos nos atributos de cada posição garantem que a evolução de cada jogador é diferente e seguem de acordo com a posição e função de um jogador que desempenha no jogo. Um regista terá padrões de consumos distintos de um primeiro-volante, mesmo que ambos compartilhem a posição de volante.

Confira outros textos da série Engenharia de Base

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link to comment
  • Perissé featured this topic

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...